Um encontro dialógico na Tenda Espírita Umbandista de Santa Barbara em Teresina-PI

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Um encontro dialógico na Tenda Espírita Umbandista de Santa Barbara em Teresina-PI"

Transcrição

1 Um encontro dialógico na Tenda Espírita Umbandista de Santa Barbara em Teresina-PI ARIANY MARIA FARIAS DE SOUZA 1 1. Introdução Neste artigo me proponho a descrever o espaço do terreiro denominado Tenda Espírita Umbandista de Santa Barbara e seus principais rituais para em seguida interpretar o que esta sendo expresso nos seus rituais e nas representações dos membros deste grupo. Dessa forma, pretendo perceber a lógica que está por trás desses rituais, dos símbolos e do discurso daqueles que o praticam. É necessário que eu venha a esclarecer de inicio que me localizo neste trabalho como observadora e como participante dos fatos que se sucedem dentro deste terreiro. A percepção que tive do objeto de pesquisa em constante relação comigo enquanto pesquisadora ocorre a partir da ideia de que estas experiências religiosas se configuram enquanto uma construção dialógica (Portelli, 1997; 2001) onde o pesquisador não somente ensinaria, mas também aprenderia com seus informantes. 2. O terreiro A Tenda Espírita Umbandista de Santa Barbara localiza-se na zona norte de Teresina, em um bairro chamado Santa Maria da Codipe. O seu espaço corresponde a um grande terreno em uma esquina deste bairro. Em sua fachada encontra-se um letreiro com a seguinte mensagem: Sejam bem vindos à Casa da Sopa, não estando explicita nenhuma referencia a religião umbandista 2, abrindo discussões sobre a invisibilidade religiosa naquele terreiro. Ao adentrarmos na parte interna nos deparamos com uma grande casa onde mora o pai de santo e algumas casas menores onde habitam seus filhos de sangue, neste mesmo espaço existe o barracão dos santos, onde se realizam as baias e alguns atendimentos em dias de festa. Na casa do pai de santo existe uma enorme cozinha que é o local onde a maioria dos frequentadores do terreiro se reúnem e interagem a partir de 1 Licenciada em História-UESPI; Especialista em Estado, Movimentos Sociais e Cultura-UESPI; Mestranda em Antropologia-UFPI; Bolsista CAPES-FAPEPI; Professora do Ensino Fundamental- SEMEC. 2 Este assunto discutimos no artigo Distintos e Invisíveis: perspectivas sobre a umbanda no espaço público de Teresina apresentado no 1º Simpósio Internacional da ABHR.

2 conversas, brincadeiras e reuniões. Adentrando mais ainda existe uma sala onde os atendimentos corriqueiros são realizados de forma mais reservada. Em outras situações os atendimentos também podem ocorrer do lado de fora da casa em um espaço rodeado de mata e muitas arvores e com pouca iluminação, isso depende muito da entidade que dirige o atendimento neste momento. Nas mais variadas partes da casa encontramos dispostos imagens de orixás e santos em forma de gesso ou quadros pendurados nas paredes. Na cozinha existem quadros que nos mostram imagens de exus e uma carranca talhada em madeira, na sala reservada aos atendimentos notamos um outro tanto de orixás. Mas a parte que mais nos chama a atenção dentro deste cenário é o barracão onde estão dispostos o maior número de santos católicos e imagens de orixás da umbanda, todos em cima de um grande altar que fica centralizado neste espaço. No meio deste altar está a imagem de Jesus Cristo e ao seu lado temos: Iemanjá, Cosme e Damiao, Xangô, Oxóssi, São Jorge, Pombagira e outros. Neste mesmo espaço encontramos ainda uma cadeira de madeira na qual o pai de santo senta-se para realizar os atendimentos realizados neste espaço. A parte externa da casa é composta por um grande número de arvores e de mata em um terreno de chão batido. No meio deste terreno visualiza-se um imenso cajueiro que possui todo um significado especial para os frequentadores deste espaço religioso, pois explica-se que foi ao redor dele que se construiu e estruturou todo o restante do terreiro que hoje existe neste local. A partir de agora faremos um apanhado sobre as características socioeconômicas dos frequentadores e membro do terreiro que nos propomos a estudar.tendo em vista que as variadas camadas sociais que se apresentam neste complexo religioso formado neste ambiente da conta de explicar as diferentes experiências religiosas destes sujeitos. O pai de santo possuiu a sua iniciação aos 13 anos de idade, ate então apresentava problemas psicológicos, segundo os seus familiares e foi tratado por um psiquiatra por algum tempo. Este possuía uma tia que residia na cidade de Codó Maranhão, a tia Inácia, onde esta o levou a um centro de umbanda de dona Raimunda,

3 havendo assim a sua iniciação. Ao voltar de Codó o pai de santo iniciou em sua casa um peji 3 no bairro Aeroporto, zona norte de Teresina. Este dito peji mais tarde tornou-se a Tenda Espirita do Silencio e Iemanja, mudando sua localização para a atual (bairro Santa Maria da Codipe) onde seu nome passou a ser Tenda Espírita Umbandista de Santa Barbara há cerca de 21 anos. O pai de santo possui 55 anos, é casado possui 3 filhos de sangue, possui formação superior em História, além reside no próprio terreiro, que abriga as duas funções conjugadas para ele, pois além de ser seu lar é ainda o seu templo religioso onde exerce a sua fé e a maior parte de suas obrigações religiosas. Este pai de santo atua ainda na organização das ações promovidas pela Casa da Sopa 4 e pela Associação Amigos da Sopa 5. Em geral as pessoas que frequentam o terreiro são de perfis socioeconômicos diferentes, havendo pessoas que trabalham como: dona de casa; serviços gerais; vigilantes; cozinheira; eletricista. E ainda podemos observar outro grupo que possui um poder aquisitivo maior como: médicos; advogados; assistentes sociais; administradores e etc. A faixa etária das pessoas que frequentam de forma regular ou irregular o terreiro tem grande extensão e varia de cerca de 20 anos de idade à 65 anos. Desta forma, é proporcionado o convívio de várias gerações de pessoas em um mesmo espaço religioso, o que tem como consequência a variedade de concepções a respeito da religiosidade umbandista e dos rituais desenvolvidos neste espaço em que se encontram e interagem semanalmente. O equilíbrio é notório ao tratarmos da questão de gênero neste espaço religioso pois há um número quase que igual de frequentadores masculinos e femininos. O que podemos destacar são as formas de aproximações diferentes que ambos utilizam para chegar até os guias nas consultas. Assim, as mulheres são mais claras e objetivas em seus pedidos de auxilio e conselhos enquanto os homens frequentam e observam 3 Um quarto com uma mesa com vários santos e orixás onde ser realiza pequenos atendimentos. 4 Encontra-se no mesmo espaço físico que a tenda umbandista porém ocupa-se de questões sociais como a distribuição de sopa e verduras para os mais carentes. 5 Órgão responsável por organizar juridicamente e administrativamente as ações da Casa da Sopa possuindo a ajuda de alguns frequentadores do terreiro. Localiza-se em um espaço em frente ao terreiro.

4 algumas sessões até efetivarem as suas consultas. Vale observar que existem algumas exceções sobre estes casos. 3. Rituais Os rituais desenvolvidos neste terreiro foram por nós divididos da seguinte forma: festas aos santos e orixás e atendimentos. As festas realizadas aos santos e orixás ocorrem no dia destinado a cada um deles e nesta data há uma intensa comemoração antecedida de uma preparação antes mesmo do começo destas festas e de seus rituais. A Tenda Espírita Umbandista de Santa Bárbara, assim como várias outros terreiros espalhados pela nossa capital, possuem algumas comemorações chaves para o contexto das práticas e dos rituais como as festas de São Cosme e Damião (ibejis) e de Santa Barbara (iansã). Assim, em depoimento que me foi concedido por uma das filhas da casa a mesma explica que: Todo bom umbandista faz pelo menos a comemoração das quatro festas do ano. Quase todos os terreiros fazem festa para São Sebastião, quase todos fazem festa para São Cosme e Damião, quase todos fazem festa para Santa Bárbara, todas tem que fazer festa para Santa Bárbara, porque é a padroeira de todo terreiro de Umbanda. E também tem a de virada de ano. Então a festa do Francisco 6 é a de São Cosme e Damião. Porque ao longo da sua infância ele conviveu muito com os terreiros. (PAZ, 2009) Logo, antecipamos que a comemoração denominada Festa de São Cosme e Damião, ocorrida sempre no dia 27 de setembro de cada ano, já está em sua 39ª edição na Tenda Espírita de Santa Bárbara, podemos perceber assim a importância atribuída à esta com a sua continuidade ao longo dos anos. Passo agora a destacar elementos que foram observados na festa ocorrida neste ano de A 39ª Festa de São Cosme e Damião promovida pela Tenda Espírita Umbandista de Santa Bárbara ocorreu no dia 27 de setembro de 2013, a partir das 16:00h.A festa deste ano de 2013 teve a distribuição prévia de 1288 senhas para o recebimento das sacolinhas (bombons, salgadinhos, doces e brinquedos). Este número faz-nos ter uma ideia do número aproximado de crianças que iriam participar da comemoração. Todavia não podemos estimar de forma exata o número de crianças 6 Este é o nome fictício utilizado para designar o Pai de Santo da Tenda Espírita Umbandista de Santa Bárbara.

5 participantes porque as sacolinhas são distribuídas apenas para aqueles com idade até 9 anos, mas as outras atrações da festa como palhaços, refrigerantes, bolos, mingau e picolé, são livres para crianças de todas as idades. A Festa de São Cosme e Damião neste contexto tem um papel de carro chefe, para os integrantes deste terreiro obtendo desta forma um papel de destaque dentro do rol das suas comemorações. Assim, em depoimento a mim concedido um dos organizadores nos explica que a respeito do significado e importância desta festa. A gente passa o ano inteiro trabalhando, esperando a festa, esse é o carro chefe. E para mim é como se todos os anos o Cosme e Damião fosse o dia da eleição. É o dia que a gente espera pra ver quantas crianças aparecem, quantas famílias comparecem, quantas pessoas ajudam dentro da festa. Porque é o dia que a gente tem a avaliação da Casa. Se não aparecer ninguém a gente passou o ano todo sem trabalhar, a gente passou um ano sem atender as pessoas, então sem ter o trabalho reconhecido. (PAZ, 2009) As festas nos terreiros de umbanda são, realmente, acontecimentos especiais, que, muda a rotina dos Filhos e Filhas de santo, que saem de suas casas em direção à casa de Umbanda, dispensa muito tempo na preparação do espaço e da comida ritual, e aguardam, com grande ansiedade o momento da festa. Os ajudantes da festa se revezam na casa durante todo o dia, para os processos de limpeza e na feitura do alimento com muita dedicação. De acordo com Pai Francisco A gente vai trabalhar para o Santo. E aqueles que chegam depois de tudo preparado, sentem-se agraciados com tamanha alegria em homenagear os santos. Patrícia Birman (1983, p.54) nos fala que quando se aproxima a data comemorativa de algum orixá, as obrigações dobram; o terreiro promove festa, o que implica também fazer comida para todos os convidados, além das comidas do santo. Dessa forma, ao analisar a dinâmica deste terreiro observamos que para os fiéis, seus orixás e guias são os responsáveis por todas as graças e realizações ocorridas. Para estas pessoas todo o auxílio espiritual, a cura no tratamento do corpo e da mente, a assistência financeira, a solução de problemas do lar e outros benefícios alcançados, só se tornaram possíveis por que assim estas divindades o quiseram, enchendo-os com suas graças. Sobre este assunto Patrícia Biman nos explica que: As diversas obrigações, os despachos, as oferendas são meios que os umbandistas usam para manter as entidades espirituais com boa vontade e dispostas a retribuir o que recebem. Cria-se uma relação vertical, com os homens esforçando-se para manter aberto o canal de acesso para cima. (BIRMAN, p. 54)

6 A Festa de Santa Bárbara promovida pela Tenda Espírita Umbandista de Santa Bárbara que iremos descrever a partir de agoraocorreu no dia 04 de dezembro, a partir das 20:00 h. As comemorações e rituais direcionados à Santa Bárbara ocorreram predominantemente dentro do salão da tenda. Formou-se uma grande roda com os iniciados na religião umbandista e durante todo o tempo entonaram-se hinos e canções exaltando os seus santos e orixás. Dentre estas canções destacaram-se aquelas com temáticas referidas ao Caboclo Sete Léguas, Terêco, Ogum, Iansã entre outros. Os participantes desta roda estavam todos caracterizados com as cores atribuídas ao santo festejado, o vermelho e o branco. Durante a comemoração também foi possível notar o grande consumo de álcool entre os participantes do ritual. Dentro desta roda de canto e entonações à Iansã, percebemos uma divisão de papéis sociais, havendo aqueles que eram responsáveispor puxar as músicas, outros tocavam os instrumentos musicais, outros dançavam e havia também aqueles que assim como eu encontravam-se assistindo tudo do lado de fora do salão, no terreiro da casa, porém todos os presentes obrigatoriamente estavam caracterizados com vermelho e branco. É necessário que destaquemos também a presença das crianças na participação dos rituais e cantos dentro do salão dos santos. Antes de realizar-se o toque e a festa em si, foi feita uma grande fogueira na entrada do salão da casa usada em alguns momentos para esquentar os tambores.em determinado momento houve a chegada do Pai de Santo (Sr. Francisco) incorporado com a entidade conhecida como Sr. Lauro. A sua chegada foi comemorada por todos os presentes, e os filhos de santo pediram sua benção. Em seguida o Pai de Santo inicia a entonação de cantos e frases em saudação à Santa Bárbara. Durante o momento denominado de baía houve princípios de incorporação por alguns dos envolvidos neste ritual, nenhuma se concretizando totalmente. Quando este fato ocorria os outros filhos de santo ajudavam aquele que tinha suas forças diminuídas indo quase ao chão por ocasião da chegada da entidade. Este terreiro assim como outras esferas sociais também apresenta uma hierarquia, e como tal esta é respeitada pelos frequentadores deste espaço religioso. Assim, neste espaço encontramos várias pessoas que fazem parte da religião umbandista

7 e que possuem algum tipo de mediunidade que geralmente estão em desenvolvimento, tais como: de cura, de manipulação de ervas, de conselhos e outras. Porém apenas o pai de santo possui a mediunidade de incorporação, logo somente ele realiza os atendimentos nos quais são recebidos vários guias como: Sete Saias; Mestre Lauro; Maria Padilha. Os dias de atendimento ao público são terça e sábado e são nestes dias que encontramos um maior fluxo de pessoas dentro do terreiro. O discurso do pai de santo é de que naquele espaço se pratica a umbanda todos os dias, diferente de outros terreiros em que esta religião é cultuada apenas em alguns dias da semana. Os atendimentos nas terças feiras iniciam-se após as 19h, pois neste horário e dia é realizada a distribuição da sopa para a comunidade. Antes desta atividade realizase a benção da sopa que é dirigida pelo pai de santo com algumas orações e com o hino da umbanda. Em seguida, inicia-se a distribuição da sopa e os atendimentos que são feitos em uma sala reservada dentro da casa. Logo, se aglomeram algumas pessoas em frente a esse espaço esperando serem atendidas, há sempre um auxiliar do pai de santo que organiza as pessoas a serem atendidas. Os grupos que frequentam o terreiro são: aqueles que efetivamente se identificam como umbandistas; aqueles que buscam auxilio de alguma forma e há ainda os que são gratos pela cura alcançada. A partir de nossa observação e de alguns relatos percebemos que as principais causas que levam a procura de auxilio no terreiro são: busca por emprego; busca por amor; problemas familiares; cura de doenças; conforto espiritual. Dessa maneira, os atendimentos realizados seguem rumos diferentes e variam de acordo com o problema apresentado, sendo o visitante muitas vezes orientado a fazer banhos especiais e algumas oferendas aos orixás para alcançar o seu proposito ou ainda é realizada uma limpeza no mesmo momento do atendimento. 4. Representações e simbologias dos frequentadores do terreiro sobre os rituais Para que possamos entender as representações e simbologias articuladas pelos frequentadores do terreiro que estamos estudando é preciso que tenhamos consciência de que este espaço religioso não se constitui em uma aldeia tribal (MAGGIE, 2001).

8 Esse fato pode ser explicado pela analise realizada e a verificação de diversas camadas sociais diferentes dentro deste terreiro. As diversas camadas sociais a que me referi acima podem ser relevantes a medida que analise simbólica dos frequentadores dos rituais desenvolvidos neste terreiro, irá favorecer nosso acessoaos diversos modelos e significados que estes possuem dos rituais. A variedade na umbanda não para por ai, a principal diferença desta religião com relação a algumas outras é a sua autonomia ritual e litúrgica, que possibilita várias interpretações de rituais e de práticas dentro de cada terreiro. Dessa forma: Na umbanda, pelo contrário, cada terreiro é relativamente autônomo, tendo apenas uma ligação formal com as congregações e federações umbandistas. Cada terreiro é, desse modo, uma igreja, constituída por seus médiuns e sua clientela. Além disso existe uma relação muito mais presente do que a filiação com as federações e congregações, que é a relação entre o pai ou mãe de santo do terreiro com suas mães e pais de santo. (MAGGIE,2001. p.111) Em conversas e observações realizadas com membros e frequentadores deste terreiro podemos confirmar essa descentralização ritualística e litúrgica de forma bastante latente em seus cotidianos. Alguns admitem que a umbanda sobre tais variações de terreiro para terreiro e outros afirmam ainda que a umbanda não cobra por seus serviços. A ligação deste terreiro assim como comentado acima por Yvonne Maggie (2001) com a confederação CONUB (Conselho Nacional da Umbanda no Brasil) é apenas formal. Esta instituição não influencia em nada nos rituais e práticas desenvolvidas neste espaço religioso. É comum que a partir de orações, procissões, rituais, pedidos e súplicas estejamos sempre pedindo graças para as entidades da quais somos devotos. Desta forma, estabelece-se sempre uma necessidade de proximidade e ligação com o sagrado, seja de que forma esta se realize. A partir do momento em que o fiel se dirige a casa de Umbanda, participa do ritual que, embora seja restrito dentro do abassê aos iniciados e médiuns da casa, tem todo uma conotação coletiva, pois todos participam com palmas e cantos; ele tem a oportunidade de se posicionar frente a autoridade sagrada fazendo pedidos. Esta entidade, então oferece ao fiel o pedido realizado, este o recebe, mas a retribuição não é,

9 via de regra, obrigatória. O fiel, como no exemplo, leva e entrega, seja a garrafa de Chuva de Prata ou a caixa de cigarros às entidades espontaneamente, não há uma obrigação contratual para isso. O papel da dádiva não é puramente utilitarista, como nos ensinava Mauss, é uma regra moral que se impõe sobre a sociedade (Mauss, 1974), e que, embora sendo uma regra a seguir, não configura como uma imposição sobre os indivíduos. Portanto, a festa é um momento em que além de ocorrer a avaliação daquilo tudo que se fez o ano inteiro, de todo o serviço prestado, de todo passe, de todo trabalho realizado, é um momento de agradecer. O agradecimento vem em forma de comemoração e honra aos santos, os organizadores da comemoração pretendem assim reconhecer as graças recebidas dando em retribuição uma dádiva ainda mais simbólica em um momento oportuno. Ora, se reconhecer é manifestar gratidão, então reconhecer é entrar no campo e no registro do dom e do contradom, tão magistralmente destacado e analisado por Mauss em Ensaio sobre a dádiva. Reconhecer é admitir que houve um dom, que somos devedores daquele que o fez e que permaneceremos interagindo com ele, convocados a dar quando chegada nossa vez. Reconhecer é, de certo modo, portanto, assinalar um reconhecimento de dívida, ou ao menos de dádiva. (CAILLÉ, 2008, p.158) Logo, como explicava Mauss (1974), a espontaneidade de se retribuir um presente é muito comum, sem negar assim a sua obrigatoriedade, assim também ocorre nas religiões afro-brasileiras. Na Umbanda, a relação direta e constante com as divindades faz com que os participantes das festas e rituais religiosos retribuam todas as benécies, toda a contribuição que, recebendo gratuitamente, da mesma forma deve ser retribuída. Fica clara aqui ideia de busca por uma aliança a partir de um relacionamento com os deuses. Logo, esta reciprocidade se dá pela obrigatoriedade de oferecer as dádivas e o seu reforço ocorre com o recebimento das dádivas pelos fiéis e ainda a sua retribuição através das festas e de seus rituais, reestabelecendo as relações sociais neste contexto. 5. Referências Bibliográficas BIRMAN, Patricia. O que é umbanda? Coleção Primeiros Passos: Editora Brasiliense. São Paulo, 1997.

10 DURKHEIM, Emile. As formas elementares da vida religiosa: o sistema totêmico na Austrália. São Paulo: Martins Fontes ISAIA, Artur Cesar. Religião e magia na obra dos intelectuais da Umbanda In: Projeto História nº 37, São Paulo: EDUC, 2008, pp LANNA, Marcus. Nota sobre Marcel Mauss e o Ensaio sobre a Dádiva. In: Revista Sociologia Política. nº 14, Curitiba: p MAGGIE, Yvonne. Guerra de orixá: um estudo de ritual e conflito. 3ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar MARTINS, Paulo Henrique. A sociologia de Marcel Mauss: Dádiva, simbolismo e associação. In: Revista Crítica de Ciências Sociais. Dezembro p MAUSS, M [ ]. Ensaio sobre a dádiva. Forma e razão da troca nas sociedades arcaicas. In :. Sociologia e Antropologia.v. II. São Paulo : Edusp. PORTELLI, Alessandro. História Oral como gênero. In: Projeto História nº22são Paulo: EDUC, 2001, pp SABOURIN, Eric. Marcel Mauss: da dádiva à questão da reciprocidade. In: Revista brasileira de ciências sociais. São Paulo: vol. 23, n. 66, fevereiro/2008.

Emoções na Tenda Espírita Umbandista de Santa Bárbara em Teresina- PI Ariany Maria Farias de Souza 1

Emoções na Tenda Espírita Umbandista de Santa Bárbara em Teresina- PI Ariany Maria Farias de Souza 1 Emoções na Tenda Espírita Umbandista de Santa Bárbara em Teresina- PI Ariany Maria Farias de Souza 1 RESUMO: O trabalho é parte da pesquisa de dissertação de mestrado em andamento no Programa de Pós-Graduação

Leia mais

A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR?

A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR? A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR? Esse texto é um dos mais preciosos sobre Davi. Ao fim de sua vida,

Leia mais

Avaliação-Pibid-Metas

Avaliação-Pibid-Metas Bolsista ID: Claines kremer Avaliação-Pibid-Metas A Inserção Este ano o reingresso na escola foi diferente, pois já estávamos inseridas na mesma há praticamente um ano. Fomos bem recepcionadas por toda

Leia mais

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos.

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos. Os dados e resultados abaixo se referem ao preenchimento do questionário Das Práticas de Ensino na percepção de estudantes de Licenciaturas da UFSJ por dez estudantes do curso de Licenciatura Plena em

Leia mais

TERREIROS E QUILOMBOS: ESPACIALIDADES E ARTICULAÇÕES

TERREIROS E QUILOMBOS: ESPACIALIDADES E ARTICULAÇÕES 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( X ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA TERREIROS E QUILOMBOS: ESPACIALIDADES E ARTICULAÇÕES Caio

Leia mais

TRABALHO VOLUNTÁRIO VISITA AO LAR DA TERCEIRA IDADE DONA VILMA

TRABALHO VOLUNTÁRIO VISITA AO LAR DA TERCEIRA IDADE DONA VILMA 140 TRABALHO VOLUNTÁRIO VISITA AO LAR DA TERCEIRA IDADE DONA VILMA Lucas Moreira Professor Almiro Ferreira RESUMO Através deste trabalho será desenvolvido o conceito de responsabilidade social, onde para

Leia mais

CARTILHA SOBRE DIREITO À APOSENTADORIA ESPECIAL APÓS A DECISÃO DO STF NO MANDADO DE INJUNÇÃO Nº 880 ORIENTAÇÕES DA ASSESSORIA JURIDICA DA FENASPS

CARTILHA SOBRE DIREITO À APOSENTADORIA ESPECIAL APÓS A DECISÃO DO STF NO MANDADO DE INJUNÇÃO Nº 880 ORIENTAÇÕES DA ASSESSORIA JURIDICA DA FENASPS CARTILHA SOBRE DIREITO À APOSENTADORIA ESPECIAL APÓS A DECISÃO DO STF NO MANDADO DE INJUNÇÃO Nº 880 ORIENTAÇÕES DA ASSESSORIA JURIDICA DA FENASPS 1. Que entidades conseguiram no Supremo Tribunal Federal

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO Texto: Apocalipse 22:1-2 Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro, no meio da RUA principal da cidade. De

Leia mais

COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE

COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE 23 3 COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE Por que você deve dar este estudo Nas duas semanas anteriores, conversamos sobre dois aspectos de nossa missão comunitária que envolve: (a) olhar para

Leia mais

Deus o chamou para o ministério da palavra e do ensino também. Casou-se aos 21 de idade com a ministra de louvor Elaine Aparecida da Silva

Deus o chamou para o ministério da palavra e do ensino também. Casou-se aos 21 de idade com a ministra de louvor Elaine Aparecida da Silva Biografia Jessé de Souza Nascimento, nascido em 11/04/1986 em um lar evangélico. Filho de Adão Joaquim Nascimento e Maria de Souza Nascimento. Cresceu sendo ensinado dentro da palavra de Deus e desde muito

Leia mais

Salvador da Bahia Leitura: atividades RESPOSTAS. A festa é do povo

Salvador da Bahia Leitura: atividades RESPOSTAS. A festa é do povo Salvador da Bahia Leitura: atividades RESPOSTAS A festa é do povo 1. 2. A) O casamento na roça faz parte dos festejos juninos e antigamente era considerado um sacramento, já que em muitos locais isolados

Leia mais

ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Revista Linha Direta

ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Revista Linha Direta ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Valéria Araújo Quando crianças, adolescentes, jovens e familiares do distrito da Brasilândia

Leia mais

Dia 4. Criado para ser eterno

Dia 4. Criado para ser eterno Dia 4 Criado para ser eterno Deus tem [...] plantado a eternidade no coração humano. Eclesiastes 3.11; NLT Deus certamente não teria criado um ser como o homem para existir somente por um dia! Não, não...

Leia mais

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010 GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR EM MATEMÁTICA RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA GESTAR II Sidnei Luís da Silva Escola Municipal Vereador Benedito Batista Congatem - MG sidneiluisdasilva@yahoo.com.br Camila

Leia mais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 1º Ciclo. Título: Reencarnação

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 1º Ciclo. Título: Reencarnação Plano de Aula 12 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 1º Ciclo Educadora: Andréa, Rafael e Erenilton Dia: 04/05/2015 Horário: 20 às 21hs Título: Reencarnação

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

Aula 05 - Compromissos

Aula 05 - Compromissos Aula 05 - Compromissos Objetivos Agendar compromissos, utilizando verbos no infinitivo ou a estrutura (ir) + ter que + verbos no infinitivo; conversar ao telefone, reconhecendo e empregando expressões

Leia mais

COMO PREPARAR E COMUNICAR SEU TESTEMUNHO PESSOAL

COMO PREPARAR E COMUNICAR SEU TESTEMUNHO PESSOAL COMO PREPARAR E COMUNICAR SEU TESTEMUNHO PESSOAL O objetivo desta mensagem é motivar e equipar você a preparar e usar seu testemunho ao compartilhar sua fé com outros. Esta lição ajudará você a: 1. Conhecer

Leia mais

COMUNIDADE DO TAQUARAL

COMUNIDADE DO TAQUARAL COMUNIDADE DO TAQUARAL Histórico Taquaral, localizada na região da morraria era uma sesmaria, que originou aos primeiros tempos da fundação da então Vila Maria do Paraguai. É um povoado antigo e tradicional,

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

Modos de vida no município de Paraty - Ponta Negra

Modos de vida no município de Paraty - Ponta Negra Modos de vida no município de Paraty - Ponta Negra Resultados gerais Dezembro 2010 Projeto Community-based resource management and food security in coastal Brazil (Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP)

Leia mais

Auxílio ao Professor EBD Aprender+ Programa de Incentivo à Leitura

Auxílio ao Professor EBD Aprender+ Programa de Incentivo à Leitura O PIL KIDS foi desenvolvido para ajudar na fixação das lições das revistas EBD infantil da Editora Betel de forma lúdica e contém várias atividades semanais elaboradas dentro de uma perspectiva e linguagem

Leia mais

SINCRETISMO RELIGIOSO, NATAL FESTEJA IEMANJÁ 1

SINCRETISMO RELIGIOSO, NATAL FESTEJA IEMANJÁ 1 SINCRETISMO RELIGIOSO, NATAL FESTEJA IEMANJÁ 1 Antônio da Silva PINTO Netto 2 Joabson Bruno de Araújo COSTA 3 Giovana Alves ARQUELINO 4 Sebastião Faustino PEREIRA Filho 5 Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma. Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo

Leia mais

1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015

1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015 1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015 JESUS ESTÁ COMIGO QUANDO SOU DESAFIADO A CRESCER! OBJETIVO - Saber que sempre que são desafiados a crescer ou assumir responsabilidades, Jesus está com

Leia mais

Q-Acadêmico. Módulo CIEE - Estágio. Revisão 01

Q-Acadêmico. Módulo CIEE - Estágio. Revisão 01 Q-Acadêmico Módulo CIEE - Estágio Revisão 01 SUMÁRIO 1. VISÃO GERAL DO MÓDULO... 2 1.1 PRÉ-REQUISITOS... 2 2. ORDEM DE CADASTROS PARA UTILIZAÇÃO DO MÓDULO CIEE... 3 2.1 CADASTRANDO EMPRESAS... 3 2.1.1

Leia mais

SEU NOME SERÁ CHAMADO DE "EMANUEL"

SEU NOME SERÁ CHAMADO DE EMANUEL Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel. Isaías 7.14 Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão

Leia mais

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé.

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé. 1 Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9 Introdução: Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre. Não se deixem levar pelos diversos ensinos estranhos. É bom que o nosso coração seja

Leia mais

APÊNDICE. Planejando a mudança. O kit correto

APÊNDICE. Planejando a mudança. O kit correto APÊNDICE Planejando a mudança No capítulo 11, trabalhamos o estabelecimento de um objetivo claro para a mudança. Agora, você está repleto de ideias e intenções, além de uma série de estratégias de mudança

Leia mais

ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59. Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br. Apresentação

ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59. Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br. Apresentação ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59 Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br Graduada em pedagogia e fonoaudiologia, Pós-graduada em linguagem, Professora da Creche-Escola

Leia mais

O MUNDO É A CASA DO HOMEM

O MUNDO É A CASA DO HOMEM O MUNDO É A CASA DO HOMEM Nichan Dichtchekenian Há dois motivos principais que me levam a fazer esta apresentação: O primeiro é fazer um esclarecimento e uma defesa da Fenomenologia, buscando, este esclarecimento,

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 3.º ANO/EF 2015

ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 3.º ANO/EF 2015 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 3.º ANO/EF 2015 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados na

Leia mais

DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69. 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos

DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69. 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69 1 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos 2. Lição Bíblica: Daniel 1-2 (Base bíblica para a história e

Leia mais

INSTRUÇÕES AO CANDIDATO

INSTRUÇÕES AO CANDIDATO FUNDAÇÃO SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DO PARÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO GESTÃO E SAÚDE NA AMAZÔNIA PROCESSO SELETIVO AO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL GESTÃO E SERVIÇOS DE SAÚDE NA AMAZÔNIA (MPGSSA)

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 24 Discurso na solenidade de entrega

Leia mais

Nesta feira, este ano, percebe-se que há novas editoras, novas propostas. Qual a influência disso tudo para o movimento espírita?

Nesta feira, este ano, percebe-se que há novas editoras, novas propostas. Qual a influência disso tudo para o movimento espírita? Reconhecido por sua extensa dedicação no trabalho da difusão do espiritismo, inclusive fora do país, Miguel de Jesus Sardano é também conhecido por ter iniciado o que hoje é a maior feira do livro espírita

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca Visita às Obras da Vila Brejal Minha

Leia mais

INFORMATIVO IDA. Tudo que você precisa saber antes de vir estudar com a gente

INFORMATIVO IDA. Tudo que você precisa saber antes de vir estudar com a gente INFORMATIVO IDA Tudo que você precisa saber antes de vir estudar com a gente PERÍODO DE AULAS E LOCALIZAÇÃO... 3 CONTEÚDO... 3 PARTICIPAÇÃO... 3 CERTIFICAÇÃO... 4 RESTRIÇÕES E ALOJAMENTOS... 4 ROTINA...

Leia mais

Papo com a Especialista

Papo com a Especialista Papo com a Especialista Silvie Cristina (Facebook) - Que expectativas posso ter com relação à inclusão da minha filha portadora da Síndrome de Down na Educação Infantil em escola pública? Quando colocamos

Leia mais

GS Educacional www.gseducacional.com.br

GS Educacional www.gseducacional.com.br Curso: Completo de Importação Henrique, boa noite. Nós que pensamos a Meritocracia e valoramos a quem Realiza, nos vimos na obrigação de dar feedbacks. Em pouco tempo de curso e sem nem receber ainda a

Leia mais

Crescer por dentro. compreender e caminhar rumo ao SER

Crescer por dentro. compreender e caminhar rumo ao SER Crescer por dentro compreender e caminhar rumo ao SER 2 Crescer por dentro compreender e caminhar rumo ao SER Gita Lazarte Primeira Edição São Paulo 2011 3 4 Agradecimentos: A meus filhos Leonardo, Arturo

Leia mais

agora a algumas questões Quem pode receber o

agora a algumas questões Quem pode receber o Pe. Henrique Soares da Costa Já vimos, nos artigos teologia do Batismo, isto é, do agora a algumas questões precedentes, os principais aspectos da significado deste sacramento. Respondamos, práticas. Quem

Leia mais

Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. (João 3:3).

Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. (João 3:3). Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. (João 3:3). O capítulo três do Evangelho de João conta uma história muito interessante, dizendo que certa noite

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 47 Discurso na solenidade de lançamento

Leia mais

Professor BÓRIS em O DIREITO DE SER CRIANÇA

Professor BÓRIS em O DIREITO DE SER CRIANÇA Professor BÓRIS em O DIREITO DE SER CRIANÇA AUTORA Luciana de Almeida COORDENAÇÃO EDITORIAL Sílnia N. Martins Prado REVISÃO DE TEXTO Katia Rossini PROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO Linea Creativa ILUSTRAÇÕES

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMEÇA NA ESCOLA: COMO O LIXO VIRA BRINQUEDO NA REDE PÚBLICA EM JUAZEIRO DO NORTE, NO SEMIÁRIDO CEARENSE

EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMEÇA NA ESCOLA: COMO O LIXO VIRA BRINQUEDO NA REDE PÚBLICA EM JUAZEIRO DO NORTE, NO SEMIÁRIDO CEARENSE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMEÇA NA ESCOLA: COMO O LIXO VIRA BRINQUEDO NA REDE PÚBLICA EM JUAZEIRO DO NORTE, NO SEMIÁRIDO CEARENSE Emmanuelle Monike Silva Feitosa 1 Celme Torres Ferreira da Costa 2 Niraldo Muniz

Leia mais

E.I.E. Caminhos da Tradição - Todos os direitos reservados.

E.I.E. Caminhos da Tradição - Todos os direitos reservados. Análise da Mandala Pessoal Pessoa Exemplo 19/06/2006 Cara XXX, A sua Mandala é uma Mandala Mista, isto quer dizer que ela contém vários itens que são característicos de diversas Mandalas chamadas por nós

Leia mais

DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA, REVISÃO E REDAÇÃO NÚCLEO DE REVISÃO DE COMISSÕES TEXTO COM REDAÇÃO FINAL

DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA, REVISÃO E REDAÇÃO NÚCLEO DE REVISÃO DE COMISSÕES TEXTO COM REDAÇÃO FINAL CÂMARA DOS DEPUTADOS DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA, REVISÃO E REDAÇÃO NÚCLEO DE REVISÃO DE COMISSÕES TEXTO COMISSÃO EXTERNA - CONFERÊNCIA MUNDIAL ÁFRICA DO SUL EVENTO: Reunião ordinária N : 001197/00 DATA:

Leia mais

RELIGIÃO E ESPIRITUALIDADE ENFERMAGEM DA FAMÍLIA

RELIGIÃO E ESPIRITUALIDADE ENFERMAGEM DA FAMÍLIA ENFERMAGEM DA FAMÍLIA A CIÊNCIA É APENAS UM DOS OLHOS POSSÍVEIS NA IMENSA BUSCA DE SIGNIFICADOS INFLUÊNCIAS NAS FAMÍLIAS Valores Tamanho Cuidados de saúde Hábitos sociais EMOÇÕES: MEDO PAZ CULPA ESPERANÇA

Leia mais

Curso de Umbanda EWÁ

Curso de Umbanda EWÁ Curso de Umbanda EWÁ Também conhecida como Ìyá Wa. Assim como Iemanjá e Oxum, também é uma divindade feminina das águas e, às vezes, associada à fecundidade. É reverenciada como a dona do mundo e dona

Leia mais

TRIBUTO AOS MAÇONS. uma cerimônia aberta emitida pelo. Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil

TRIBUTO AOS MAÇONS. uma cerimônia aberta emitida pelo. Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil TRIBUTO AOS MAÇONS uma cerimônia aberta emitida pelo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil Segunda Edição 2008 TRIBUTO AOS MAÇONS Esta cerimônia tem por objetivo apresentar

Leia mais

REGISTROS REUNIÃO DO PROGRAMA ENERGIA SOCIAL NA E.E SALVADOR MORENO MUNHOZ. TEORODO SAMPAIO - SP

REGISTROS REUNIÃO DO PROGRAMA ENERGIA SOCIAL NA E.E SALVADOR MORENO MUNHOZ. TEORODO SAMPAIO - SP 1 REGISTROS REUNIÃO DO PROGRAMA ENERGIA SOCIAL NA E.E SALVADOR MORENO MUNHOZ. TEORODO SAMPAIO - SP Data: 01/09/2012 Horário: 18h às 20h. Munhoz Município: Teodoro Sampaio Carneiro da Silva Gonçalves Número

Leia mais

Juniores aluno 7. Querido aluno,

Juniores aluno 7. Querido aluno, Querido aluno, Por acaso você já se perguntou algumas destas questões: Por que lemos a Bíblia? Suas histórias são mesmo verdadeiras? Quem criou o mundo? E o homem? Quem é o Espírito Santo? Por que precisamos

Leia mais

Carta de Paulo aos romanos:

Carta de Paulo aos romanos: Carta de Paulo aos romanos: Paulo está se preparando para fazer uma visita à comunidade dos cristãos de Roma. Ele ainda não conhece essa comunidade, mas sabe que dentro dela existe uma grande tensão. A

Leia mais

Dicas para investir em Imóveis

Dicas para investir em Imóveis Dicas para investir em Imóveis Aqui exploraremos dicas de como investir quando investir e porque investir em imóveis. Hoje estamos vivendo numa crise política, alta taxa de desemprego, dólar nas alturas,

Leia mais

coleção Conversas #18 - janeiro 2015 - m m Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #18 - janeiro 2015 - m m Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. coleção Conversas #18 - janeiro 2015 - ul ç u m verdade m an o que é todo ter r or i s ta? É Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora AfroReggae

Leia mais

150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1

150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1 150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1 23/09/2015 10:29:04 150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 2 23/09/2015 10:29:04 Talvez você já conheça algumas opções terapêuticas disponíveis contra o câncer,

Leia mais

CHAIR DRYDEN: Continuemos, vamos passar ao último tema do dia. Ainda temos 30 minutos.

CHAIR DRYDEN: Continuemos, vamos passar ao último tema do dia. Ainda temos 30 minutos. LOS ANGELES Grupo de Trabalho do GAC de processo da transição da custódia das funções da (IANA) e o fortalecimento da responsabilidade e a governança da (ICANN) Sábado, 11 de outubro de 2014 17:30 às 18:00

Leia mais

KLEIDYR BARBOSA: JUAZEIRENSE É O REI DO PLATINADO EM SÃO PAULO.

KLEIDYR BARBOSA: JUAZEIRENSE É O REI DO PLATINADO EM SÃO PAULO. KLEIDYR BARBOSA: JUAZEIRENSE É O REI DO PLATINADO EM SÃO PAULO. O Blog tem mantido contato nas últimas semanas com Cláudia Costa que reside em São Paulo e é amiga de Kleidyr Barbosa dos Santos que é natural

Leia mais

A Bíblia realmente afirma que Jesus

A Bíblia realmente afirma que Jesus 1 de 7 29/06/2015 11:32 esbocandoideias.com A Bíblia realmente afirma que Jesus Cristo é Deus? Presbítero André Sanchez Postado por em: #VocêPergunta Muitas pessoas se confundem a respeito de quem é Jesus

Leia mais

APOSTILA DO DOUTRINADOR INTRODUÇÃO

APOSTILA DO DOUTRINADOR INTRODUÇÃO APOSTILA DO DOUTRINADOR INTRODUÇÃO PROJETO AXÉ-MIRIM Chegou a hora de fazermos a diferença. É momento de se criar uma nova consciência sobre o que é a religião de Umbanda. Assim sendo, o Projeto Axé -Mirim

Leia mais

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV 1ª Edição (v1.4) 1 Um projeto de segurança bem feito Até pouco tempo atrás o mercado de CFTV era dividido entre fabricantes de alto custo

Leia mais

Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil

Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil Sugestão: estes exercícios devem ser feitos depois de estudar a Unidade 6 por completo do livrotexto Muito Prazer Unidade 6 I Ir Preposição para + artigo Preposição a + artigo Eu vou Para + o = para o

Leia mais

KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 18-11-15

KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 18-11-15 KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 18-11-15 A ORAÇÃO MANISFESTA O PODER DE DEUS ATRAVÉS DE MIM Princípio: Quando eu oro, o poder de Deus se manifesta através de mim! Versículo: Ora, àquele que é poderoso para fazer

Leia mais

Lógicas de Supervisão Pedagógica em Contexto de Avaliação de Desempenho Docente. ENTREVISTA - Professor Avaliado - E 5

Lógicas de Supervisão Pedagógica em Contexto de Avaliação de Desempenho Docente. ENTREVISTA - Professor Avaliado - E 5 Sexo Idade Grupo de Anos de Escola docência serviço Feminino 46 Filosofia 22 Distrito do Porto A professora, da disciplina de Filosofia, disponibilizou-se para conversar comigo sobre o processo de avaliação

Leia mais

A aceitação foi surpreendente, como revelam os números de acessos a seus programas, que podem se dar no site da TV ou via youtube.

A aceitação foi surpreendente, como revelam os números de acessos a seus programas, que podem se dar no site da TV ou via youtube. ANO 1, REVISTA Nº 13, MARÇO/2015 EDITORIAL Neste mês nossos entrevistados sãos os Diretores da TV WEB LUZ, importante veículo alternativo de difusão de ideias espiritas e de outras religiões, através de

Leia mais

PEDAGOGIA EM AÇÃO: O USO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO ELEMENTO INDISPENSÁVEL PARA A TRANSFORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

PEDAGOGIA EM AÇÃO: O USO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO ELEMENTO INDISPENSÁVEL PARA A TRANSFORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL PEDAGOGIA EM AÇÃO: O USO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO ELEMENTO INDISPENSÁVEL PARA A TRANSFORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL Kelly Cristina Costa de Lima, UEPA Aline Marques Sousa, UEPA Cassia Regina Rosa

Leia mais

Inicialmente vamos entender a lógica em que a Contabilidade está alicerçada.

Inicialmente vamos entender a lógica em que a Contabilidade está alicerçada. ENTENDENDO A LÓGICA DA CONTABILIDADE I - OBJETIVO O objetivo fim deste projeto é ensinar Contabilidade para aqueles que querem e precisam aprender, fazer um concurso público, ou simplesmente, aumentar

Leia mais

DANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR: QUANDO A RELIGIOSIDADE ATRAVESSA A PRÁTICA.

DANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR: QUANDO A RELIGIOSIDADE ATRAVESSA A PRÁTICA. DANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR: QUANDO A RELIGIOSIDADE ATRAVESSA A PRÁTICA. Amanda Pathiely Serrânia Faria UFG/FEFD 1 Orientador e Coautor: Prof. Dr. Alexandre Ferreira UFG/FEFD 2 Graduanda do curso de Licenciatura

Leia mais

1. Fatos Espíritas através dos Tempos... 11 2. Kardec e a Codifi cação... 21 3. O Que o Espiritismo Prega... 29 4. Diferenças Fundamentais...

1. Fatos Espíritas através dos Tempos... 11 2. Kardec e a Codifi cação... 21 3. O Que o Espiritismo Prega... 29 4. Diferenças Fundamentais... CAMPINAS-SP 2003 Sumário A Doutrina 1. Fatos Espíritas através dos Tempos...11 O anúncio de uma nova era...12 Em Hydesville, o primórdio...13 O neo-espiritualismo...17 2. Kardec e a Codificação...21 Primeiras

Leia mais

Parábolas curtas de Jesus: 3 - Vinho novo em odres velhos Lc 5,37-39

Parábolas curtas de Jesus: 3 - Vinho novo em odres velhos Lc 5,37-39 Pequenas de Jesus Parábolas curtas de Jesus: 1 - Os primeiros lugares Lc. 14,7-11 2 - Lâmpada para iluminar Lc 8,16-17; 11,33 3 - Vinho novo em odres velhos Lc 5,37-39 Parábola: Os primeiros lugares Lc.14,7-11

Leia mais

DISCURSO PRONUNCIADO PELO DEPUTADO GIVALDO CARIMBÃO (PSB/AL), NA SESSÃO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS DO DIA.../... /...

DISCURSO PRONUNCIADO PELO DEPUTADO GIVALDO CARIMBÃO (PSB/AL), NA SESSÃO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS DO DIA.../... /... DISCURSO PRONUNCIADO PELO DEPUTADO GIVALDO CARIMBÃO (PSB/AL), NA SESSÃO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS DO DIA.../... /... Senhor Presidente Senhoras e Senhores Deputados, Vivemos um período de banalização da

Leia mais

1. Você já havia assistido a um espetáculo de circo? Sim 25 Não 26

1. Você já havia assistido a um espetáculo de circo? Sim 25 Não 26 1. Você já havia assistido a um espetáculo de circo? Sim 25 Não 26 Não 51% Sim 49% Qual? Não lembra 11 Tihany 2 Espacial 2 Napoli 2 Beto Carreiro 2 Circo perto de casa 1 O mundo dos sonhos 1 Patinação

Leia mais

- Tudo isto através das mensagens do RACIONAL SUPERIOR, um ser extraterreno, publicadas nos Livros " SO EM DESENCANTO ". UNIVER

- Tudo isto através das mensagens do RACIONAL SUPERIOR, um ser extraterreno, publicadas nos Livros  SO EM DESENCANTO . UNIVER TIRE ALGUMAS DE SUAS DUVIDAS SOBRE CULTURA RACIONAL - O que é CULTURA RACIONAL? R - A Cultura Racional é a cultura do desenvolvimento do raciocínio. A cultura natural da Natureza. É o conhecimento da origem

Leia mais

Unidade 3: Acampamento Balaio

Unidade 3: Acampamento Balaio FRUTOS-3 DESAFIO Vivendo a Vida com Deus Unidade 3: Acampamento Balaio Fazendo Diferença ao Doar e Servir LIÇÃO 12 7-8 Anos Neste Trimestre, as crianças continuarão a pesquisar os cinco frutos do Trimestre

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

S.Tomé,19 de Fevereiro de 2014. Estimados irmãos, Intercessores e Mantenedores, Saudações em Cristo Jesus!

S.Tomé,19 de Fevereiro de 2014. Estimados irmãos, Intercessores e Mantenedores, Saudações em Cristo Jesus! S.Tomé,19 de Fevereiro de 2014 Estimados irmãos, Intercessores e Mantenedores, Saudações em Cristo Jesus! Êxodo 34:5,6 Então o Senhor desceu na nuvem,pemaneceu ali com ele e proclamou o seu nome:o SENHOR.E

Leia mais

Estórias de Iracema. Maria Helena Magalhães. Ilustrações de Veridiana Magalhães

Estórias de Iracema. Maria Helena Magalhães. Ilustrações de Veridiana Magalhães Estórias de Iracema Maria Helena Magalhães Ilustrações de Veridiana Magalhães 2 Era domingo e o céu estava mais azul que o azul mais azul que se pode imaginar. O sol de maio deixava o dia ainda mais bonito

Leia mais

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NOS ANOS INICIAIS: UMA PERSPECTIVA INTERGERACIONAL

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NOS ANOS INICIAIS: UMA PERSPECTIVA INTERGERACIONAL BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NOS ANOS INICIAIS: UMA PERSPECTIVA INTERGERACIONAL RESUMO Luana da Mata (UEPB) 1 Patrícia Cristina de Aragão Araújo (UEPB) 2 Este artigo tem como objetivo refletir como as brincadeiras

Leia mais

Módulo 8 Estudos de Caso 5 e 6

Módulo 8 Estudos de Caso 5 e 6 Módulo 8 Estudos de Caso 5 e 6 Estudo de Caso 5 Restaurante Comida Mineira O restaurante Comida Mineira pretende implantar um sistema de gestão ambiental. O restaurante pode ser dividido para nosso estudo

Leia mais

Graças a Deus estamos bem, com saúde e fazendo o que o nosso Mestre tem nos ordenado.

Graças a Deus estamos bem, com saúde e fazendo o que o nosso Mestre tem nos ordenado. Graças a Deus estamos bem, com saúde e fazendo o que o nosso Mestre tem nos ordenado. Portanto, amados, enquanto esperam estas coisas, empenhem-se para serem encontrados por ele em paz, imaculados e inculpáveis.

Leia mais

ATA DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 09 DE JUNHO DE 2014 Às vinte horas do dia nove de junho de dois mil e quatorze, na sede da Câmara Municipal, reuniu-se

ATA DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 09 DE JUNHO DE 2014 Às vinte horas do dia nove de junho de dois mil e quatorze, na sede da Câmara Municipal, reuniu-se ATA DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 09 DE JUNHO DE 2014 Às vinte horas do dia nove de junho de dois mil e quatorze, na sede da Câmara Municipal, reuniu-se em Sessão Ordinária a totalidade dos Vereadores, sob

Leia mais

MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA

MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA 1 40 dias vivendo para Jesus 12/05/2013 At 1 4 Um dia, quando estava com os apóstolos, Jesus deu esta ordem: Fiquem em Jerusalém e esperem até que o Pai

Leia mais

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA Luiz Cleber Soares Padilha Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande lcspadilha@hotmail.com Resumo: Neste relato apresentaremos

Leia mais

Missão Arronches 2012 Artigo Cluny

Missão Arronches 2012 Artigo Cluny Na semana de 10 a 17 de Julho, cinco jovens acompanhadas pela Irmã Olinda Neves, desenvolveram uma semana missionária em Arronches. Esta foi a segunda vez, que a Vila Alentejana foi palco de uma Missão

Leia mais

análisederisco empresarial

análisederisco empresarial análisederisco empresarial Ca da vez mais, a administração torna-se uma arte, sendo que os administradores aprendem a cada dia novas articulações, para poder dar continuidade a seus negócios. Muitas vezes,

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 67 Discurso na cerimónia de outorga

Leia mais

Áudio. GUIA DO PROFESSOR Síndrome de Down - Parte I

Áudio. GUIA DO PROFESSOR Síndrome de Down - Parte I Síndrome de Down - Parte I Conteúdos: Tempo: Síndrome de Down 5 minutos Objetivos: Auxiliar o aluno na compreensão do que é síndrome de Down Descrição: Produções Relacionadas: Neste programa de Biologia

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR OS VALORES NA EDUCAÇÃO

A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR OS VALORES NA EDUCAÇÃO A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR OS VALORES NA EDUCAÇÃO Eliane Alves Leite Email: li.phn.louvoregloria@hotmail.com Fernanda Cristina Sanches Email: fer_cristina2007@hotmail.com Helena Aparecida Gica Arantes

Leia mais

Como IDENTIFICAr AS oportunidades E CoNqUISTAr o ClIENTE

Como IDENTIFICAr AS oportunidades E CoNqUISTAr o ClIENTE Como IDENTIFICAr AS oportunidades E CoNqUISTAr o ClIENTE A abertura de empresas tem uma grande importância na sociedade em que vivemos, pois gera diversos benefícios, como empregos e riquezas para o país.

Leia mais

Gestão diária da pobreza ou inclusão social sustentável?

Gestão diária da pobreza ou inclusão social sustentável? ARTIGO Gestão diária da pobreza ou inclusão social sustentável? Marcelo Garcia. Este ano, a Lei Orgânica da Assistência Social faz 17 anos. Já não é tão menina como a professora Aldaíza Sposatti da PUC

Leia mais

REGRAS E REGULAMENTOS OLIMPÍADAS DE RACIOCÍNIO PROGRAMA MENTEINOVADORA MIND LAB

REGRAS E REGULAMENTOS OLIMPÍADAS DE RACIOCÍNIO PROGRAMA MENTEINOVADORA MIND LAB REGRAS E REGULAMENTOS VIII OLIMPÍADA DE RACIOCINIO MENTEINOVADORA MIND LAB (alunos de 4º ao 7º ano) VII OLIMPÍADA DE RACIOCÍNIO MENTEINOVADORA DE JOVENS (alunos de 8º e 9º ano) A cada ano, o Grupo Mind

Leia mais

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL!

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL! O guia completo para uma presença online IMBATÍVEL! Sumário Introdução 3 Capítulo 1 - Produção de Conteúdo: Por que e Como produzir 5 Capítulo 2 - Distribuição e Divulgação 8 Capítulo 3 - Monitoramento

Leia mais

DILMA MARIA DE ANDRADE. Título: A Família, seus valores e Counseling

DILMA MARIA DE ANDRADE. Título: A Família, seus valores e Counseling DILMA MARIA DE ANDRADE Título: A Família, seus valores e Counseling Projeto de pesquisa apresentado como Requisito Para obtenção de nota parcial no módulo de Metodologia científica do Curso Cousenling.

Leia mais

INQ Já alguma vez se sentiu discriminado por ser filho de pais portugueses?

INQ Já alguma vez se sentiu discriminado por ser filho de pais portugueses? Transcrição da entrevista: Informante: nº15 Célula: 5 Data da gravação: Agosto de 2009 Geração: 2ª Idade: 35 Sexo: Masculino Tempo de gravação: 10.24 minutos INQ Já alguma vez se sentiu discriminado por

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração

Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração Carlos Araujo RCRJ/Nova Iguaçu Odense, Danmark. Ainda depois de 4 meses na Dinamarca, este país ainda consegue fazer surpresas. Desde de agosto, a minha

Leia mais