CARACTERIZAÇÃO DOS BIÓTIPOS GOUVEIO E VERDELHO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CARACTERIZAÇÃO DOS BIÓTIPOS GOUVEIO E VERDELHO"

Transcrição

1 CARACTERIZAÇÃO DOS BIÓTIPOS GOUVEIO E VERDELHO J.E. EIRAS-DIAS 1, J. CUNHA 1, J. BRAZÃO 1, VANDA PEDROSO 2 1) INRB, L-INIA DOIS PORTOS, EX-ESTAÇÃO VITIVINÍCOLA NACIONAL, QUINTA D ALMOINHA, DOIS PORTOS (PORTUGAL). 2) DRAP CENTRO, CENTRO DE ESTUDOS VITIVINÍCOLAS DO DÃO, QUINTA DA CALE NELAS (PORTUGAL). RESUMO Em Portugal, as designações Gouveio e Verdelho, aplicadas a castas de uva para vinho, origina alguma confusão, com prejuízo na plantação de novas vinhas. Embora alguns autores considerem Gouveio e Verdelho como designações sinónimas da mesma casta, este facto não é verdadeiro, existindo duas castas distintas identificadas por estas duas designações e referidas na Portaria 428/2000, de 17 de Julho, que define as castas aptas à produção de vinho em Portugal. Com o presente trabalho, pretendemos contribuir para o esclarecimento desta sinonímia, recorrendo a uma aproximação multidisciplinar que contempla a utilização de dois métodos de caracterização de castas actualmente disponíveis: a caracterização morfológica e a caracterização molecular com microssatélites, baseadas no descritor da OIV (2007). Clarificamos ainda, a identidade de outras castas distintas mas com designações aparentadas que podem originar confusão a viticultores, viveiristas e enólogos, como Verdejo, Gouveio Real, Gouveio Estimado e Verdicchio. Palavras-chave: Caracterização, morfologia, microssatélites, castas. INTRODUÇÃO A sinonímia e homonímia das castas são um problema comum a todos os países vitícolas. Qualquer Viticultor, em consequência da grande consideração que tem pela cultura da videira, não suporta ter nas suas vinhas castas desconhecidas ou que não consiga identificar. Como consequência, ou sabe o verdadeiro nome da casta ou, pura e simplesmente, rebaptiza-a.

2 Este facto, aliado à percepção que determinados nomes são de uso comum em viticultura (Malvasia, Boal, Tinta, etc.), origina o constante aparecimento de novos nomes que acabam por ser iguais ou adaptações de outros já existentes. Em Portugal, as designações Gouveio e Verdelho, aplicadas a castas de uva para vinho, enquadram-se nesta problemática e originam alguma confusão, com incidência na plantação de novas vinhas. Segundo alguns autores, Gouveio e Verdelho são sinónimos. Daqui não adviria problema de maior se estas designações fossem identificativas de uma única casta. Mas não é o caso. Com as designações Gouveio e Verdelho identificamse, actualmente, duas castas totalmente distintas e referidas na Portaria 428/2000, de 17 de Julho, que define as castas aptas à produção de vinho em Portugal. Paralelamente, cultivam-se na região do Douro outras castas brancas com a designação Gouveio, que é o caso da Gouveio Estimado e da Gouveio Real. Com o presente trabalho, pretende-se contribuir para o esclarecimento destas sinonímias / homonímias, recorrendo a uma aproximação multidisciplinar que contempla o emprego de vários métodos de caracterização de castas actualmente disponíveis. MATERIAL E MÉTODOS As castas em estudo ( Gouveio, Gouveio Estimado, Gouveio Real, Verdelho e Verdejo ) existem na Colecção Ampelográfica Nacional (CAN), instalada na ex- Estação Vitivinícola Nacional, em Dois Portos. Estas castas estão descritas morfologicamente segundo o descritor da OIV (2007). Devido ao carácter subjectivo da descrição morfológica, estão, também, caracterizadas molecularmente, com marcadores de microssatélites. As duas mais importantes ( Gouveio e Verdelho ) possuem informação sobre as exigências térmicas do ciclo vegetativo (Tabela 1). Na determinação destas exigências térmicas usou-se como temperatura base para o abrolhamento 3,5ºC, e para os restantes estados de desenvolvimento utilizou-se uma temperatura base de 10ºC, pois este valor tem utilização

3 generalizada, tornando possível comparar as durações térmicas obtidas com as da literatura existente. Tabela 1 - Necessidades térmicas das castas em estudo. Gouveio Verdelho 1 Jan. Abrolh Abrolh. - Floração Abrolh. - Pintor Abrolh. - Maturação Caracterização morfológica Gouveio Cultivada na região da Galiza (Espanha) com o nome de Godello. Godelho é um sinónimo. Alguns autores, como o Visconde de Villa Maior, no Manual de Viticultura Practica, editado em 1875, e Truel, nas Notes sur les Cépages du Portugal et leur Synonymie, publicadas na Progrès Agricole et Viticole, em 1983, citam-na, erradamente, como cultivada no continente e na Madeira. Esta casta é cultivada tradicionalmente no Douro e Dão. Nos Vinhos Verdes chamam-lhe Godelho. Morfologicamente caracteriza-se pela extremidade do ramo jovem aberta, com orla carmim e baixa densidade de pêlos prostrados. A folha jovem é verde com zonas acobreadas e a página inferior com baixa densidade de pêlos prostrados. A flor é hermafrodita. Pâmpano ligeiramente estriado de vermelho e gomos com fraca intensidade antociânica. A folha adulta é de tamanho médio, orbicular, com cinco lóbulos; limbo verde-escuro, plano, bolhosidade elevada; página inferior com baixa densidade de pêlos prostrados; dentes curtos e convexos; seio peciolar aberto, com a base em chaveta, seios laterais abertos, em U. O cacho é pequeno, cilindro-cónico, compacto, com o pedúnculo de comprimento médio, fortemente lenhificado. Os bagos são elípticos curtos, médios, verde-amarelados e difíceis de destacar; película medianamente espessa, polpa de consistência média. Tem graínhas grandes e em número médio. O sarmento é castanho amarelado, com entrenós de tamanho médio e regular. As gavinhas são frágeis.

4 Casta de ciclo vegetativo médio (Tabela 1). O abrolhamento é em época média (5 dias após a Fernão Pires ), a floração em época média (3 dias após a Fernão Pires ), o pintor é precoce (2 dias após a Fernão Pires ) e a maturação em época média (uma semana após Fernão Pires ). Porte semi-erecto. Vigor médio, com alguma tendência ao desenvolvimento de netas. Produtividade média e regular. Muito sensível ao stress térmico, tanto na folha como no cacho, e à escoriose. Sensível à podridão. Alguma sensibilidade à carência de magnésio. Medianamente sensível ao desavinho, ao míldio e ao oídio. Pouco sensível ao stress hídrico. Adapta-se a qualquer tipo de poda. A vara é de dureza média. As sebes são medianamente fáceis de conduzir. Os mostos denotam um teor alcoólico provável muito elevado (o maior das castas recomendadas do Dão) e baixa acidez. Após esmagamento, apresentam cor verde característica desta casta. Dá vinhos de cor citrina, frutados, sabor com "substância" (corpo), macio e equilibrado. É geralmente loteada com outras castas do Dão, aumentando-lhes o teor alcoólico, sem baixar significativamente a sua acidez, ao mesmo tempo que lhes transmite uma sensação de elegância. Verdelho A introdução da vinha e da casta Verdelho na ilha do Pico é relatada por Catarina Carvalho (2004) do seguinte modo: O primeiro pároco da ilha, o franciscano Frei Gigante, teve então a revelação de que aquela terra parecia a da Sicília, e mandou plantar em pé franco as primeiras cepas de Verdecchio, que mandou vir da Madeira. O Anuário do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV, , p. 431) também refere a origem da vinha e da Verdelho, no arquipélago dos Açores, em termos semelhantes:... pensando-se que foram os religiosos Franciscanos quem nelas (nas ilhas do arquipélago) introduziram o plantio da vinha. Desde muito cedo estes religiosos constataram existirem grandes semelhanças entre as condições edafo-climáticas da Sicília e algumas

5 ilhas deste arquipélago, tendo trazido várias plantas da casta mais conhecida, o Verdelho (antigo Verdecchio siciliano, segundo alguns investigadores), cuja expansão foi rápida e abundante. A coincidência de nomes e de factos é praticamente total. A diferença entre os dois textos é que Catarina Carvalho cita a Verdelho como tendo sido introduzida da Madeira e o Anuário do IVV dá a entender que a casta foi introduzida directamente da Sicília. Os factos que estamos a analisar reportam-se ao século XV, sendo impossível saber a verdadeira identidade da casta citada. Actualmente, sendo a designação Verdelho, Verdello, Verdecchio e até Verdejo (nome espanhol), bastante comuns, é praticamente impossível saber de modo preciso a que casta estes autores estão a referir-se. Contudo, a Verdelho actualmente cultivada nos arquipélagos dos Açores e da Madeira é uma entidade bem conhecida. É a única casta tradicional dos Açores que mantém a designação entre as ilhas do Pico, Terceira e Graciosa. Este facto é coerente com a história da casta no arquipélago, pois, como se depreende das citações sobre a origem da vinha na região, é considerada a mais antiga e a mais típica do encepamento. É igual à Verdelho cultivada na Madeira (Lopes et al., 1999) e na Austrália, para onde foi levada da ilha da Madeira, por volta de 1824 (Krake et al., 1999, p.115). É diferente da Verdecchio italiana e da Verdejo espanhola. Relativamente a esta última casta, é morfologicamente muito semelhante, mas os perfis de microssatélites provam que são duas castas distintas. Vários autores consideram, erradamente, que é igual à Gouveio cultivada no Continente (Kerridge e Antcliff, 1999, p. 177 e 194). Morfologicamente caracteriza-se por possuir folhas jovens verdes com zonas bronzeadas, sendo a página inferior glabra (sem pêlos). Pâmpano estriado de vermelho. Gomos ligeiramente avermelhados. A folha adulta é orbicular, subinteira, ligeiramente irregular, bastante bolhosa, possuindo a página inferior baixa densidade de pêlos prostrados. O seio peciolar é fechado, com a base em U. Os seios laterais superiores são em V abertos. Os dentes são convexos. As nervuras principais são ligeiramente avermelhadas junto ao ponto peciolar. O pecíolo é avermelhado. O cacho é pequeno e tochado. O bago é ligeiramente elíptico.

6 Casta de ciclo vegetativo curto (Tabela 1). O abrolhamento é em época média (6 dias após a Fernão Pires ) e a maturação bastante precoce (2 semanas antes da Fernão Pires ). Produz facilmente dois cachos por lançamento. O seu vigor é médio e o porte semi-erecto. Verdejo A principal casta da Denominação de Origem Rueda, em Espanha, e que representa 69 % do encepamento de Valladolid. Morfologicamente caracteriza-se pela extremidade do ramo jovem com orla carmim e média densidade de pêlos prostrados. A folha jovem é verde com zonas bronzeadas e a página inferior com baixa densidade de pêlos prostrados. Pâmpano estriado de vermelho e gomos com fraca intensidade antociânica. Folha adulta orbicular a pentagonal, subinteira (mais recortada que Verdelho); limbo plano, bolhosidade fraca; página inferior com nula densidade de pêlos prostrados; seio peciolar pouco aberto, em V, seios laterais superiores em V; nervuras principais com fraca intensidade antociânica; dentes médios e rectilíneos; pecíolo c/ média intensidade antociânica. Cacho cónico-alado, médio e medianamente compacto. Bago elíptico-curto. Sarmento castanho-amarelado, loro de comprimento médio. Abrolhamento em época média. Produz 1,5 a 1 cacho por lançamento. Vigor médio. Porte semi-erecto. Média emissão de netas. Gouveio Estimado Cultivada na região do Douro. Extremidade do ramo jovem aberta, com orla carmim de intensidade elevada e média densidade de pêlos prostrados. Folha jovem verde, página inferior com média densidade de pêlos prostrados. Folha adulta com seio peciolar fechado e lóbulos sobrepostos.

7 Sarmento castanho escuro e loro curto. Emite raízes aéreas (baixa emissão). Sensível à Podridão. Porte semi-erecto. Vigor médio. 0,5 cachos / lançamento. Gouveio Real Cultivada na região do Douro. Morfologicamente caracteriza-se pela extremidade do ramo jovem com orla carmim e média densidade de pêlos prostrados. A folha jovem é verde e a página inferior com média densidade de pêlos prostrados. Flor hermafrodita. Pâmpano ligeiramente estriado de vermelho e gomos com fraca intensidade antociânica. Folha adulta de tamanho médio, orbicular, subquinquelobada; limbo verde claro, ligeiramente revoluto, bolhosidade elevada; página inferior com média densidade de pêlos prostrados; dentes convexos; seio peciolar aberto a pouco aberto, com a base em chaveta, seios laterais fechados, em V; pecíolo avermelhado. Cacho médio, cónico-alado, com várias asas, compacto, pedúnculo curto. Bago elíptico curto, médio e verde-amarelado; película medianamente espessa, polpa de consistência média. Sarmento castanho escuro. Casta de abrolhamento precoce (1 dia após a Fernão Pires ), floração em época média (5 dias após a Fernão Pires ), pintor em época média (7 dias após a Fernão Pires ) e maturação em época média (uma semana após Fernão Pires ). Pouco vigorosa e produção média. Verdicchio Bianco (Vitis Rauscedo Societá Cooperativa Agrícola, 2005) Cultivada em Itália. Morfologicamente caracteriza-se pela extremidade do ramo jovem com elevada densidade de pêlos prostrados. Folha adulta de tamanho médio, pentagonal, subquinquelobada; limbo ligeiramente

8 ondulado, com os lóbulos revolutos e ondulados. Cacho médio a grande, cilindrocónico, com uma a duas asas, compacto. Bago arredondado, médio e verdeamarelado; película fina, polpa de consistência média. Casta de abrolhamento médio a tardio e maturação tardia. Porte semi-erecto. Casta vigorosa. Caracterização Molecular As cinco castas estão caracterizadas molecularmente, através do perfil de microssatélites. As castas Verdelho, Gouveio, Gouveio Estimado e Gouveio Real foram caracterizadas com 12 microssatélites por Lopes et al., 2006 (Tabela 2). A Verdejo foi caracterizada por Agostinha Marques (2006) com cinco microssatélites (Tabela 2). Da análise dos resultados verificamos que todos os perfis são distintos, confirmando os resultados das descrições morfológicas. Tabela 2 - Perfil de microssatélites das castas em estudo. Gouveio Verdelho Verdejo (1) Gouveio Estimado Gouveio Real VVS2 149: : : : :149 VVMD5 222: : : : :236 VVMD6 204: : : :204 VVMD7 236: : : : :240 ssrvrzag21 198: : : :204 ssrvrzag47 162: : : :166 ssrvrzag62 184: : : : :202 ssrvrzag64 136: : : :138 ssrvrzag67 121: : : :147 ssrvrzag79 248: : : : :248 ssrvrzag83 188: : : :194 Lopes et al., 2006; (1) Marques, Agostinha G.S. (2006). Bibliografia Carvalho, C. (2004). As vinhas património, Expresso, Única, 7 Fevereiro:

9 IVV ( ). Vinhos e Aguardentes de Portugal, Anuário 04/05, IVV, Lisboa. Kerridge, G., Antcliff, A. (1999). Wine Grape Varieties, CSIRO Publishing, Austrália. Krake, L.R., Scott, N.S., Rezaian, M.A., Taylor, R.H. (1999). Grafttransmitted Diseases of Grapevines, CSIRO Publishing, Austrália. Lopes, Joana, Eiras-Dias, J.E., Abreu, F., Clímaco, P., Cunha, J.P., Silvestre, J. (2008). Exigências térmicas, duração e precocidade de estados fenológicos de castas da Colecção Ampelográfica Nacional, Ciência Téc. Vitiv. 23: Lopes, M.S., Sefc, K.M., Eiras-Dias, J.E., Steinkellner, H., Laimer da Câmara Machado, M., da Câmara Machado, A. (1999). The use of microsatellites for germplasm management in a Portuguese grapevine collection, Theor Appl Genet 99: Lopes, M.S., Rodrigues dos Santos, M., Eiras-Dias, J.E., Mendonça, D., Câmara Machado A. (2006). Discrimination of Portuguese grapevines based on microsatellite markers, Journal of Biotechnology 127: Marques, Agostinha G.S. (2006). Caracterização genética de variedades de Vitis vinifera L. pelo método de Amplificação de Regiões de Microssatélites (SSRs), Relatório de Fim de Curso, ESA Bragança, Bragança. OIV (2007). 2nde Edition de la Liste des Descripteurs OIV pour les Variétés et Espèces de Vitis, OIV, Paris. Vitis Rauscedo Societá Cooperativa Agrícola (2005). Catalogo generale. 154 pp. Vitis Rauscedo Societá Cooperativa Agrícola, Rauscedo. Agradecimentos Jorge Cunha foi suportado pelo GRAPEGEN06 (EU project) através de uma bolsa de Mestre.

Bettencourt, S. 1 ; Simões, A. 2 ; Pereira, A. 3 ; Mendonça, D. 1 ; Monjardino, P. 1 ; Lopes, M.S. 1 ; da Câmara Machado, A. 1

Bettencourt, S. 1 ; Simões, A. 2 ; Pereira, A. 3 ; Mendonça, D. 1 ; Monjardino, P. 1 ; Lopes, M.S. 1 ; da Câmara Machado, A. 1 Bettencourt, S. 1 ; Simões, A. 2 ; Pereira, A. 3 ; Mendonça, D. 1 ; Monjardino, P. 1 ; Lopes, M.S. 1 ; da Câmara Machado, A. 1 1- IBB-CBA L.A. Instituto de Biotecnologia e Bioengenharia, Centro de Biotecnologia

Leia mais

Caracterização de Castas Cultivadas na Região Vitivinícola de Trás-os-Montes. Sub-regiões de Chaves, Planalto Mirandês e Valpaços

Caracterização de Castas Cultivadas na Região Vitivinícola de Trás-os-Montes. Sub-regiões de Chaves, Planalto Mirandês e Valpaços Colecção Uma Agricultura com Norte Caracterização de Castas Cultivadas na Região Vitivinícola de Trás-os-Montes Sub-regiões de Chaves, Planalto Mirandês e Valpaços Mário Sousa Carlos Pereira Joaquim Guerra

Leia mais

1 M O N Ç Ã O & M E L G A Ç O

1 M O N Ç Ã O & M E L G A Ç O 1 MONÇÃO & MELGAÇO Monção e Melgaço pertence à Região Demarcada dos Vinhos Verdes, uma das regiões vitícolas mais antigas de Portugal. Esta região centenária situa-se no noroeste de Portugal e o facto

Leia mais

ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR A SUSTENTABILIDADE DA VITICULTURA PORTUGUESA

ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR A SUSTENTABILIDADE DA VITICULTURA PORTUGUESA ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR A SUSTENTABILIDADE DA VITICULTURA PORTUGUESA Carlos Lopes Dep. Ciências e Engenharia de Biossistemas Instituto Superior de Agronomia/Univ. Lisboa Simp. Viticultura Sustentável,

Leia mais

ESTUDO DA PARCELA SANTIAGO DE RUIZ

ESTUDO DA PARCELA SANTIAGO DE RUIZ ESTUDO DA PARCELA SANTIAGO DE RUIZ ÍNDICE 1. A REGIÃO.........2 1.1 Delimitação e sub-regiões 2 1.2 Caracterização da região..3 1.3 As castas brancas......3 1.4 O vinho branco......4 2. A VINHA......5

Leia mais

AMARAL E AZAL TINTO - SINÓNIMOS OU CASTAS DIFERENTES?

AMARAL E AZAL TINTO - SINÓNIMOS OU CASTAS DIFERENTES? AMARAL E AZAL TINTO - SINÓNIMOS OU CASTAS DIFERENTES? Isaura CASTRO (1) ; Maria Teresa MOTA (2) ; Juan Pedro MARTÍN (3) ; Jesús Maria ORTIZ (3) ; José LEÃO (4) ; João GARRIDO (2) ; Olinda PINTO-CARNIDE

Leia mais

CVIP COOPERATIVA VITIVINÍCOLA DA ILHA DO PICO, C.R.L. Catálogo. VINHOS DO PICO Produtos CVIP

CVIP COOPERATIVA VITIVINÍCOLA DA ILHA DO PICO, C.R.L. Catálogo. VINHOS DO PICO Produtos CVIP CVIP COOPERATIVA VITIVINÍCOLA DA ILHA DO PICO, C.R.L. Catálogo VINHOS DO PICO Produtos CVIP Quality Crown - Londres 2002 A vitivinicultura na Ilha do Pico Oreconhecimento da excelente qualidade das tradicionais

Leia mais

Poda da videira DEFINIÇÃO OBJECTIVOS TIPOS DE PODA CARGA. EVB, 4 fev 2014. César Almeida

Poda da videira DEFINIÇÃO OBJECTIVOS TIPOS DE PODA CARGA. EVB, 4 fev 2014. César Almeida Poda da videira EVB, 4 fev 2014 DEFINIÇÃO OBJECTIVOS TIPOS DE PODA CARGA César Almeida Poda da videira Operação que consiste no corte total ou parcial de certos órgãos de uma planta Objectivos: Regularizar

Leia mais

AFINIDADES DE CINCO CASTAS PORTUGUESAS E ORIGEM PROVÁVEL DA TOURIGA FRANCA

AFINIDADES DE CINCO CASTAS PORTUGUESAS E ORIGEM PROVÁVEL DA TOURIGA FRANCA AFINIDADES DE CINCO CASTAS PORTUGUESAS E ORIGEM PROVÁVEL DA TOURIGA FRANCA JORGE CUNHA 1,2, *; GENI ZANOL 1 ; MARGARIDA TEIXEIRA SANTOS 3 ; JOÃO BRAZÃO 1 ; PEDRO FEVEREIRO 2,3 ; JOSÉ E EIRAS-DIAS 1 1)

Leia mais

1 Introdução. 2 Exemplo de aplicação

1 Introdução. 2 Exemplo de aplicação Os problemas da utilização de métodos de simulação de cargas térmicas e consumo energético na auditoria energética para verificação dos Requisitos Energéticos dos edifícios por Luís Roriz e Alexandre Gonçalves

Leia mais

GESTÃO DO SOLO NA VINHA

GESTÃO DO SOLO NA VINHA GESTÃO DO SOLO NA VINHA António José Jordão 2007 Texto elaborado no âmbito do Plano de Acção para a Vitivinicultura da Alta Estremadura INTRODUÇÃO A Agricultura de Conservação em culturas permanentes,

Leia mais

Ginkgo biloba L. 64 Exemplares no Parque

Ginkgo biloba L. 64 Exemplares no Parque Ginkgo biloba L. 64 Exemplares no Parque Família Ginkgoaceae Nome Comum Ginkgo, árvore-dos-40-escudos, árvore-das-40-moedas, nogueira-do-japão Origem Noroeste da província de Zhejiang (China) e muito cultivado

Leia mais

TECNOLOGIA DO FRIO NA INDÚSTRIA VITIVINÍCOLA

TECNOLOGIA DO FRIO NA INDÚSTRIA VITIVINÍCOLA www.google.pt TECNOLOGIA DO FRIO NA INDÚSTRIA VITIVINÍCOLA O VINHO Há2 milhões de anos jácoexistiam as uvas e o homem que as podia colher (Hugh Johnson, The Story of Wine(1989) Na União Europeia, o vinho

Leia mais

O ano vitícola na região. As castas na sub região do AVE. Mesa Redonda. IV Jornadas Técnicas Ano Vitivinícola 2008 3 de Dezembro de 2008

O ano vitícola na região. As castas na sub região do AVE. Mesa Redonda. IV Jornadas Técnicas Ano Vitivinícola 2008 3 de Dezembro de 2008 O ano vitícola na região Mesa Redonda As castas na sub região do AVE IV Jornadas Técnicas Ano Vitivinícola 2008 3 de Dezembro de 2008 EVAG Área de acção : Sub região do AVE, concelhos de V. N. Famalicão,

Leia mais

Ficha de Divulgação n.º 15 /2013. ENSAIO DE PRODUÇÃO DE Sterlitzia reginae PARA FLOR DE CORTE AO AR LIVRE NO ALGARVE

Ficha de Divulgação n.º 15 /2013. ENSAIO DE PRODUÇÃO DE Sterlitzia reginae PARA FLOR DE CORTE AO AR LIVRE NO ALGARVE Ficha de Divulgação n.º /0 ENSAIO DE PRODUÇÃO DE Sterlitzia reginae PARA FLOR DE CORTE AO AR LIVRE NO ALGARVE Divisão de Sanidade Isabel Monteiro Estrelícia ou Ave do paraíso Sterlitzia reginae A Sterlitzia

Leia mais

Pág: Online Secção: Data: 24-06-2014 Tipo: Blogue Origem: Portugal. A volta da Covela

Pág: Online Secção: Data: 24-06-2014 Tipo: Blogue Origem: Portugal. A volta da Covela Data: 24-06-2014 Tipo: Blogue Origem: Portugal Pág: Online Secção: A volta da Covela Como a rapariga loura de um dos melhores contos de Eça de Queirós, a Quinta de Covela tem muitas singularidades. A mais

Leia mais

Ensino Médio 2º ano classe: Prof. Gustavo Nome: nº. Lista de Exercícios 1ª Lei de Mendel, exceções e Sistema ABO e Rh

Ensino Médio 2º ano classe: Prof. Gustavo Nome: nº. Lista de Exercícios 1ª Lei de Mendel, exceções e Sistema ABO e Rh . Ensino Médio 2º ano classe: Prof. Gustavo Nome: nº Lista de Exercícios 1ª Lei de Mendel, exceções e Sistema ABO e Rh. 1- Em um experimento, preparou-se um conjunto de plantas por técnica de clonagem

Leia mais

DOURO - Uso seguro para os Viticultores

DOURO - Uso seguro para os Viticultores DOURO - Uso seguro para os Viticultores O que queremos dizer quando falamos em Uso Seguro de um produto fitofarmacêutico? Há várias perspetivas segundo as quais podemos abordar este tema, mas do ponto

Leia mais

Capítulo 5: Aplicações da Derivada

Capítulo 5: Aplicações da Derivada Instituto de Ciências Exatas - Departamento de Matemática Cálculo I Profª Maria Julieta Ventura Carvalho de Araujo Capítulo 5: Aplicações da Derivada 5- Acréscimos e Diferenciais - Acréscimos Seja y f

Leia mais

Notas Técnicas A região do Vale do Submédio São Francisco está se desenvolvendo intensamente nos últimos anos. A viticultura, ou seja, a produção de

Notas Técnicas A região do Vale do Submédio São Francisco está se desenvolvendo intensamente nos últimos anos. A viticultura, ou seja, a produção de Notas Técnicas A região do Vale do Submédio São Francisco está se desenvolvendo intensamente nos últimos anos. A viticultura, ou seja, a produção de uvas para o consumo in natura, foi introduzida no Semi-Árido

Leia mais

Os Segredos da Produtividade. por Pedro Conceição

Os Segredos da Produtividade. por Pedro Conceição Os Segredos da Produtividade por Pedro Conceição Em 1950, cada português produzia durante uma hora de trabalho um quinto do que um trabalhador norte-americano conseguia na mesma hora. Em 1999 esta diferença

Leia mais

CASTAS DO DÃO POTENCIAL VITÍCOLA E ENOLÓGICO

CASTAS DO DÃO POTENCIAL VITÍCOLA E ENOLÓGICO CASTAS DO DÃO POTENCIAL VITÍCOLA E ENOLÓGICO Plano de Acção Agro-Florestal para a Fileira Vitivinícola na Região Demarcada do Dão JORGE BRITES, VANDA PEDROSO, SÉRGIO MARTINS e CARLOS SILVEIRA DRAPC Centro

Leia mais

UMC Cotas em desenho técnico (Módulo 2) Componentes gráficos de uma cota: Linha de cota Linha de chamada Setas de cota

UMC Cotas em desenho técnico (Módulo 2) Componentes gráficos de uma cota: Linha de cota Linha de chamada Setas de cota 1 UMC Engenharia Mecânica Expressão Gráfica 2 Prof.: Jorge Luis Bazan. Desenho Básico Cotas em desenho técnico (Módulo 2) Em desenho técnico damos o nome de cota ao conjunto de elementos gráficos introduzidos

Leia mais

Dimensionamento de espaço

Dimensionamento de espaço Dimensionamento de espaço Definindo os volumes de produtos e os tipos de produtos que serão tratados no projeto, teremos condições, a partir de agora, de dimensionar o tamanho do armazém, suas características

Leia mais

TOURISM AND HOSPITALITY TODAY AND TOMORROW

TOURISM AND HOSPITALITY TODAY AND TOMORROW TOURISM AND HOSPITALITY TODAY AND TOMORROW Volume 5 Número 1 Setembro 2015 Volume 5 Number 1 September 2015 Volumen 5 Número 1 Septiembre 2015 www.isce-turismo.com ISSN: 2183-0800 Organização Apoios Recensão

Leia mais

Taxas de serviço aos comerciantes na utilização de cartões de pagamento

Taxas de serviço aos comerciantes na utilização de cartões de pagamento Taxas de serviço aos comerciantes na utilização de cartões de pagamento Caso comparativo Portugal vs. Espanha JULHO 2007 Síntese de conclusões Mais de 14% dos cartões de pagamento na Europa dos 15 são

Leia mais

Leia com atenção todas as questões antes de responder.

Leia com atenção todas as questões antes de responder. Ficha de Trabalho 0.º ano - Física e Química A Das Estrelas ao átomo Ano Lectivo: 007/008 Nome: Leia com atenção todas as questões antes de responder.. Seleccione a opção que corresponde ao nome que se

Leia mais

M alva Real Portug al 1

M alva Real Portug al 1 1 2 WINE OF DOURO (Portugal) QUINTA DA FONTE NOVA D.O.C. O GRUPO MALVA REAL representa e distribui os vinhos do Douro QUINTA DA FONTE NOVA DOC. Trata-se de vinhos premiados e de alta qualidade, revelando

Leia mais

TOURIGA NACIONAL: Fonte de Diversidade e de Identidade Ana Catarina Gomes

TOURIGA NACIONAL: Fonte de Diversidade e de Identidade Ana Catarina Gomes TOURIGA NACIONAL: Fonte de Diversidade e de Identidade Ana Catarina Gomes BIOTECNOLOGIA para a VINHA e o VINHO Ana Catarina Gomes Visão Abordagem integradora no eixo Vinha-Uva-Vinho Kits de Detecção

Leia mais

Ocupação em Empreendimentos Turísticos. Taxa de ocupação-quarto 2012

Ocupação em Empreendimentos Turísticos. Taxa de ocupação-quarto 2012 Ocupação em Empreendimentos Turísticos Taxa de ocupação-quarto 2012 Ocupação em Empreendimentos Turísticos Síntese A taxa de ocupação-quarto registada no país, em 2012, foi de 51,5%, com os residentes

Leia mais

Um sistema bem dimensionado permite poupar, em média, 70% a 80% da energia necessária para o aquecimento de água que usamos em casa.

Um sistema bem dimensionado permite poupar, em média, 70% a 80% da energia necessária para o aquecimento de água que usamos em casa. Mais Questões Isildo M. C. Benta, Assistência Técnica Certificada de Sistemas Solares Quanto poupo se instalar um painel solar térmico? Um sistema bem dimensionado permite poupar, em média, 70% a 80% da

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização

Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos

Leia mais

DIGEDRAT. (maleato de trimebutina)

DIGEDRAT. (maleato de trimebutina) DIGEDRAT (maleato de trimebutina) Cosmed Indústria de Cosméticos e Medicamentos S.A. Cápsula mole 200mg I - IDENTIFICAÇÃO DO DIGEDRAT maleato de trimebutina APRESENTAÇÕES Cápsula mole Embalagens contendo

Leia mais

Artigo Março 2005 AC05102LIS/ENG Engenharia Preventiva Inspecção Periódica de Edifícios Luís Viegas Mendonça João de Sousa Rodolfo 2005 SpyBuilding

Artigo Março 2005 AC05102LIS/ENG Engenharia Preventiva Inspecção Periódica de Edifícios Luís Viegas Mendonça João de Sousa Rodolfo 2005 SpyBuilding Artigo Março 2005 AC05102LIS/ENG Engenharia Preventiva Inspecção Periódica de Edifícios Luís Viegas Mendonça João de Sousa Rodolfo Engenharia Preventiva Inspecção Periódica de Edifícios Luís Viegas Mendonça*

Leia mais

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Triângulo de Pascal Propostas de resolução

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Triângulo de Pascal Propostas de resolução MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Triângulo de Pascal Propostas de resolução Exercícios de exames e testes intermédios 1. A linha do triângulo de Pascal em que a soma dos dois primeiros elementos

Leia mais

Exposição o minério de Barroso

Exposição o minério de Barroso batata Exposição o minério de Barroso PAÇOS DO CONCELHO 22 FEVEREIRO A 12 MARÇO 2010 74 BATATA - MINÉRIO DO BARROSO Volta a Câmara Municipal de Boticas a poder contar com mais uma exposição, e esta de

Leia mais

EM PORTUGAL. levy@cesur.civil.ist.utl.pt; anapinela@cesur.civil.ist.utl.pt. Comunicação

EM PORTUGAL. levy@cesur.civil.ist.utl.pt; anapinela@cesur.civil.ist.utl.pt. Comunicação OS SISTEMAS TARIFÁRIOS DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS, EM PORTUGAL Levy 1, João de Quinhones; Pinela 2, Ana levy@cesur.civil.ist.utl.pt; anapinela@cesur.civil.ist.utl.pt 1 Professor Associado do Instituto

Leia mais

Exercícios Práticos para as Dificuldades de Aprendizagem

Exercícios Práticos para as Dificuldades de Aprendizagem Exercícios Práticos para as Dificuldades de Aprendizagem (Fundamentação Teórica) Trabalho realizado por: Isabel Saraiva Barbosa n.º21666 Universidade Portucalense Porto, Portugal 13 de Junho 2008 Dificuldades

Leia mais

ALENTEJO. PORTUGAL 2011-2012

ALENTEJO. PORTUGAL 2011-2012 ALENTEJO. PORTUGAL 2011-2012 estimado cliente É com o maior prazer que a Francisco B. Fino Sociedade Agrícola, Lda apresenta os seus vinhos Monte da Penha e as suas embalagens especiais para oferta. Temos

Leia mais

FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA VINHO

FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA VINHO FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA VINHO Prof(a): Erika Liz 2011 VINHO - DEFINIÇÃO Vinho é a bebida obtida por fermentação alcoólica do suco de uva (mosto). O ph varia entre 2,9 e 3,8. O teor alcoólico varia de 7 a

Leia mais

CALORIMETRIA. H T = c m T.

CALORIMETRIA. H T = c m T. CALORIMETRIA 1. Resumo Coloca-se em contacto diferentes quantidades de água quente e fria num recipiente termicamente isolado, verificando-se a conservação da energia térmica. Com base nessa conservação,

Leia mais

C5. Formação e evolução estelar

C5. Formação e evolução estelar AST434: C5-1/68 AST434: Planetas e Estrelas C5. Formação e evolução estelar Mário João P. F. G. Monteiro Mestrado em Desenvolvimento Curricular pela Astronomia Mestrado em Física e Química em Contexto

Leia mais

O SISMO DE 17 DE DEZEMBRO DE 2009 E A PERCEPÇÃO DO EVENTO

O SISMO DE 17 DE DEZEMBRO DE 2009 E A PERCEPÇÃO DO EVENTO SÍSMICA 2010 8º CONGRESSO DE SISMOLOGIA E ENGENHARIA SÍSMICA 1 O SISMO DE 17 DE DEZEMBRO DE 2009 E A PERCEPÇÃO DO EVENTO CARLOS SOUSA OLIVEIRA Prof. Catedrático ICIST/IST Lisboa-Portugal MÓNICA AMARAL

Leia mais

UMA APRECIAÇÃO GERAL AOS INVESTIMENTOS PORTUGUESES NO BRASIL

UMA APRECIAÇÃO GERAL AOS INVESTIMENTOS PORTUGUESES NO BRASIL OS INVESTIMENTO PORTUGUESES NO BRASIL 11 UMA APRECIAÇÃO GERAL AOS INVESTIMENTOS PORTUGUESES NO BRASIL JOAQUIM RAMOS SILVA 1 Realizado em Setembro de 2005, o questionário do ICEP Portugal Delegação em São

Leia mais

3.4 O Princípio da Equipartição de Energia e a Capacidade Calorífica Molar

3.4 O Princípio da Equipartição de Energia e a Capacidade Calorífica Molar 3.4 O Princípio da Equipartição de Energia e a Capacidade Calorífica Molar Vimos que as previsões sobre as capacidades caloríficas molares baseadas na teoria cinética estão de acordo com o comportamento

Leia mais

As decisões intermédias na jurisprudência constitucional portuguesa

As decisões intermédias na jurisprudência constitucional portuguesa As decisões intermédias na jurisprudência constitucional portuguesa MARIA LÚCIA AMARAL * Introdução 1. Agradeço muito o convite que me foi feito para participar neste colóquio luso-italiano de direito

Leia mais

O que é? Onde se localiza a sua sede? Quando foi fundada? Quem foram os fundadores? Quantos países fazem parte desta organização?

O que é? Onde se localiza a sua sede? Quando foi fundada? Quem foram os fundadores? Quantos países fazem parte desta organização? O que é? É uma organização assinada entre países lusófonos, que instiga a aliança e a amizade entre os signatários. Onde se localiza a sua sede? A sua sede fica em Lisboa. Quando foi fundada? Foi fundada

Leia mais

B. Qualidade de Crédito dos Investimentos das Empresas de Seguros e dos Fundos de Pensões. 1. Introdução. 2. Âmbito

B. Qualidade de Crédito dos Investimentos das Empresas de Seguros e dos Fundos de Pensões. 1. Introdução. 2. Âmbito B. Qualidade de Crédito dos Investimentos das Empresas de Seguros e dos Fundos de Pensões 1. Introdução A mensuração, mitigação e controlo do nível de risco assumido pelos investidores institucionais (e

Leia mais

ENTREVISTA "Não se ganha com. a caça ao dividendo"

ENTREVISTA Não se ganha com. a caça ao dividendo ENTREVISTA "Não se ganha com a caça ao dividendo" JORGE BENTO FARINHA, VICE-PRESIDENTE DA PORTO BUSINESS SCHOOL Em Portugal não se ganha dinheiro com a caça ao dividendo Co-autor do livro "Dividendos e

Leia mais

Inquérito Nacional ao Consumo de Substâncias Psicoactivas na População Portuguesa - 2001

Inquérito Nacional ao Consumo de Substâncias Psicoactivas na População Portuguesa - 2001 CEOS, Investigações Sociológicas, FCSH, UNL 1 Inquérito Nacional ao Consumo de Substâncias Psicoactivas na População Portuguesa - 2001 Casimiro Balsa Tiago Farinha Cláudia Urbano André Francisco A- APRESENTAÇÃO

Leia mais

Exmº Sr. Director das Relações Internacionais da Associación de la Magistratura

Exmº Sr. Director das Relações Internacionais da Associación de la Magistratura Exmº Sr. Presidente da ASJP, Conselheiro Mouraz Lopes Exmº Sr. Director das Relações Internacionais da Associación de la Magistratura de Espanha, Dr. Francisco Silla Sanchis Exm.ºs Conferencistas Exm.ºs

Leia mais

MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL - MI AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA - ADA

MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL - MI AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA - ADA MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL - MI AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA - ADA BIOCOMBUSTÍVEIS: ATRAÇÃO DE INVESIMENTOS PARA O ESTADO DO PARÁ CONTEXTO: A Agência de Desenvolvimento da Amazônia, deseja

Leia mais

SELECÇÃO DA VIDEIRA. Guia para escolha de materiais (clones)a plantar

SELECÇÃO DA VIDEIRA. Guia para escolha de materiais (clones)a plantar SELECÇÃO DA VIDEIRA Guia para escolha de materiais (clones)a plantar SELECÇÃO GENÉTICA E SANITÁRIA EM FAVOR DA VITICULTURA PORTUGUESA: 4ª DÉCADA A Associação Portuguesa para a Diversidade da Videira (PORVID)

Leia mais

MANUTENÇÃO DE JARDINS MUNICIPAIS E ESPAÇOS VERDES ESCOLARES

MANUTENÇÃO DE JARDINS MUNICIPAIS E ESPAÇOS VERDES ESCOLARES MANUTENÇÃO DE JARDINS MUNICIPAIS E ESPAÇOS VERDES ESCOLARES RELATÓRIO ANUAL 2011 ÍNDICE Introdução ------------------------------------------------------------------------------------- Pág. 2 1 - Competências

Leia mais

ROTEIRO PRÁTICO DE DESENHO TÉCNICO

ROTEIRO PRÁTICO DE DESENHO TÉCNICO ROTEIRO PRÁTICO DE DESENHO TÉCNICO 1. OBJETIVO Este roteiro, baseado nas normas de desenho técnico em vigor, destina-se a orientar as empresas, interessadas em realizar ensaios para avaliações técnicas

Leia mais

VALORPNEU. 1 - Funcionamento do Sistema

VALORPNEU. 1 - Funcionamento do Sistema RELATÓRIO DE ATIVIDADES 211 VALORPNEU www.valorpneu.pt Entidade Actividade Licença Valorpneu Sociedade de Gestão de Pneus, Lda Gestão de um Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados (SGPU) Despacho nº

Leia mais

Indicação Geográfica (IG) para Vinhos no Brasil

Indicação Geográfica (IG) para Vinhos no Brasil Análises e Indicadores do Agronegócio ISSN 1980-0711 Indicação Geográfica (IG) para Vinhos no Brasil O Ministério da Agricultura e o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (IN- PI) têm trabalhado

Leia mais

Valorização do Potencial Industrial do Alto Minho: Plano de Ação & Instrumentos de Financiamento 2015-2020 Cluster Vitivinicultura - João Pereira

Valorização do Potencial Industrial do Alto Minho: Plano de Ação & Instrumentos de Financiamento 2015-2020 Cluster Vitivinicultura - João Pereira Valorização do Potencial Industrial do Alto Minho: Plano de Ação & Instrumentos de Financiamento 2015-2020 Cluster Vitivinicultura - João Pereira 29 de Junho de 2015 Escola Superior de Tecnologia e Gestão,

Leia mais

Ética no exercício da Profissão

Ética no exercício da Profissão Titulo: Ética no exercício da Profissão Caros Colegas, minhas Senhoras e meus Senhores, Dr. António Marques Dias ROC nº 562 A nossa Ordem tem como lema: Integridade. Independência. Competência. Embora

Leia mais

Manual do usuário Sistema de Ordem de Serviço HMV/OS 5.0

Manual do usuário Sistema de Ordem de Serviço HMV/OS 5.0 Manual do usuário Sistema de Ordem de Serviço HMV/OS 5.0 DESENVOLVEDOR JORGE ALDRUEI FUNARI ALVES 1 Sistema de ordem de serviço HMV Apresentação HMV/OS 4.0 O sistema HMV/OS foi desenvolvido por Comtrate

Leia mais

Direção Regional de Estatística da Madeira

Direção Regional de Estatística da Madeira 29 de dezembro de 2014 GASTOS TURÍSTICOS INTERNACIONAIS NA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA ANO DE 2013 Nota introdutória O Inquérito aos Gastos Turísticos Internacionais (IGTI) foi uma operação estatística

Leia mais

Saltos Horizontais Comprimento e Triplo

Saltos Horizontais Comprimento e Triplo 1 Saltos Horizontais Comprimento e Triplo Mário Paiva (*) e Sara Fernandes (**) Na escola, pretende-se que a aptidão natural dos jovens para este tipos de saltos associe e integre a sua técnica específica

Leia mais

COMO REDIGIR ARTIGOS CIENTÍFICOS. Profa. EnimarJ. Wendhausen

COMO REDIGIR ARTIGOS CIENTÍFICOS. Profa. EnimarJ. Wendhausen COMO REDIGIR ARTIGOS CIENTÍFICOS Profa. EnimarJ. Wendhausen Objetivo do capítulo Contribuir para que o discente, seguindo as etapas apresentadas no texto, tenha condições de redigir um texto em conformidade

Leia mais

III-120 - PRODUÇÃO DE COMPOSTO ORGÂNICO A PARTIR DE FOLHAS DE CAJUEIRO E MANGUEIRA

III-120 - PRODUÇÃO DE COMPOSTO ORGÂNICO A PARTIR DE FOLHAS DE CAJUEIRO E MANGUEIRA 22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental 14 a 19 de Setembro 2003 - Joinville - Santa Catarina III-120 - PRODUÇÃO DE COMPOSTO ORGÂNICO A PARTIR DE FOLHAS DE CAJUEIRO E MANGUEIRA Vicente

Leia mais

Análise comparativa dos sistemas de avaliação do desempenho docente a nível europeu

Análise comparativa dos sistemas de avaliação do desempenho docente a nível europeu 1 Análise comparativa dos sistemas de avaliação do desempenho docente a nível europeu Jorge Lima (*) Eurydice é a rede de informação sobre a educação na Europa, criada por iniciativa da Comissão Europeia

Leia mais

PESQUISA ASSOCIATIVISMO E REPRESENTAÇÃO POPULAR:

PESQUISA ASSOCIATIVISMO E REPRESENTAÇÃO POPULAR: PESQUISA ASSOCIATIVISMO E REPRESENTAÇÃO POPULAR: Comparações entre a América Latina e a Índia Uma pesquisa internacional desenvolvido pelos institutos de pesquisa IDS CENTRO BRASILEIRO DE ANÁLISE E PLANEJAMENTO-CEBRAP

Leia mais

Informação para Profissionais

Informação para Profissionais Informação para Profissionais O soalho em madeira maciça pode ser aplicado e finalizado de diversas formas. Apresentam-se de seguida aquelas que são mais comuns. 1. Fixação 1.1. Fixação sobre sarrafos

Leia mais

UNIDADE 6 - PROGRAMAÇÃO MODULAR

UNIDADE 6 - PROGRAMAÇÃO MODULAR UNIDADE 6 - PROGRAMAÇÃO MODULAR Até o momento as estruturas de controle (seqüência, seleção e repetição) de um algoritmo definia-o como um bloco lógico (início e fim). À medida que os problemas a serem

Leia mais

INSTITUTO TECNOLÓGICO

INSTITUTO TECNOLÓGICO PAC - PROGRAMA DE APRIMORAMENTO DE CONTEÚDOS. ATIVIDADES DE NIVELAMENTO BÁSICO. DISCIPLINAS: MATEMÁTICA & ESTATÍSTICA. PROFº.: PROF. DR. AUSTER RUZANTE 1ª SEMANA DE ATIVIDADES DOS CURSOS DE TECNOLOGIA

Leia mais

CENSOS 2001 Análise de População com Deficiência Resultados Provisórios

CENSOS 2001 Análise de População com Deficiência Resultados Provisórios Informação à Comunicação Social 4 de Fevereiro de 2002 CENSOS 2001 Análise de População com Deficiência Resultados Provisórios A disponibilização destes resultados provisórios dos Censos 2001 sobre a população

Leia mais

CUSTO DE PRODUÇÃO DE UVAS COM USO DE COBERTURA PLÁSTICA NO MEIO OESTE CATARINENSE

CUSTO DE PRODUÇÃO DE UVAS COM USO DE COBERTURA PLÁSTICA NO MEIO OESTE CATARINENSE CUSTO DE PRODUÇÃO DE UVAS COM USO DE COBERTURA PLÁSTICA NO MEIO OESTE CATARINENSE Valéria Peretti Kopsel 1 Leticia Peretti 2 e Josy Alvarenga Carvalho Gardin 3 INTRODUÇÃO A vitivinicultura é uma atividade

Leia mais

CAPÍTULO 1 Introduzindo SIG

CAPÍTULO 1 Introduzindo SIG CAPÍTULO 1 Introduzindo SIG Por muito tempo, estudou-se o mundo usando modelos como mapas e globos. Aproximadamente nos últimos trinta anos, tornou-se possível colocar estes modelos dentro de computadores

Leia mais

O que esperar do SVE KIT INFORMATIVO PARTE 1 O QUE ESPERAR DO SVE. Programa Juventude em Acção

O que esperar do SVE KIT INFORMATIVO PARTE 1 O QUE ESPERAR DO SVE. Programa Juventude em Acção O QUE ESPERAR DO SVE Programa Juventude em Acção KIT INFORMATIVO Parte 1 Maio de 2011 Introdução Este documento destina-se a voluntários e promotores envolvidos no SVE. Fornece informações claras a voluntários

Leia mais

2004-2005 ARBORICULTURA I. Por: Augusto Peixe

2004-2005 ARBORICULTURA I. Por: Augusto Peixe ARBORICULTURA I Por: Augusto Peixe Enxertia DEFINIÇÃO Método de multiplicação assexuada que consiste em unir porções de plantas de modo a que formem um só indivíduo. Numa árvore enxertada, distinguem-se

Leia mais

FICHA DE BOAS PRÁTICAS Eficiência dos Sistemas de Abastecimento de Água

FICHA DE BOAS PRÁTICAS Eficiência dos Sistemas de Abastecimento de Água FICHA DE BOAS PRÁTICAS Eficiência dos Sistemas de Abastecimento de Água Versão de: Outubro 2014 Página: 1 8 TEMA: ENQUADRAMENTO O aparecimento de fugas de água é uma realidade em qualquer sistema de abastecimento

Leia mais

Gramática do Português, Maria Fernanda Bacelar do Nascimento (Centro de Linguística da Universidade de Lisboa)

Gramática do Português, Maria Fernanda Bacelar do Nascimento (Centro de Linguística da Universidade de Lisboa) A publicação da Gramática do Português resulta de um projecto realizado a convite e sob o patrocínio da Fundação Calouste Gulbenkian. Consiste numa obra em três volumes, de que apresentamos hoje os dois

Leia mais

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA Luiz Cleber Soares Padilha Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande lcspadilha@hotmail.com Resumo: Neste relato apresentaremos

Leia mais

LOGÓTIPO - VERSÕES A CORES. LOGÓTIPO O logótipo do turismo de Portugal foi criado para expressar o nosso espírito e modo de ser.

LOGÓTIPO - VERSÕES A CORES. LOGÓTIPO O logótipo do turismo de Portugal foi criado para expressar o nosso espírito e modo de ser. LOGÓTIPO O logótipo do turismo de Portugal foi criado para epressar o nosso espírito e modo de ser. O logótipo é parte integrante de uma série de elementos gráficos que criam uma imagem e aspecto consistentes

Leia mais

TECNOLOGIAS SIMPLIFICADAS DE SANEAMENTO VASO SANITÁRIO DE CIMENTO

TECNOLOGIAS SIMPLIFICADAS DE SANEAMENTO VASO SANITÁRIO DE CIMENTO 1 TECNOLOGIAS SIMPLIFICADAS DE SANEAMENTO VASO SANITÁRIO DE CIMENTO Autor: Cláudio Cardoso* Técnico em Saneamento HISTÓRICO O primeiro Vaso Sanitário de Cimento foi desenvolvido pelo Sr. José Apurinan

Leia mais

Pesquisa de Colaboradores

Pesquisa de Colaboradores Pesquisa de Colaboradores 1.Metodologia de Aplicação para Colaboradores A Pesquisa de Opinião com os Colaboradores da Agência PCJ teve como meta a avaliação interna da Agência. A Agência, no momento em

Leia mais

Q-Acadêmico. Módulo CIEE - Estágio. Revisão 01

Q-Acadêmico. Módulo CIEE - Estágio. Revisão 01 Q-Acadêmico Módulo CIEE - Estágio Revisão 01 SUMÁRIO 1. VISÃO GERAL DO MÓDULO... 2 1.1 PRÉ-REQUISITOS... 2 2. ORDEM DE CADASTROS PARA UTILIZAÇÃO DO MÓDULO CIEE... 3 2.1 CADASTRANDO EMPRESAS... 3 2.1.1

Leia mais

RESUMOS TEÓRICOS de QUÍMICA GERAL e EXPERIMENTAL

RESUMOS TEÓRICOS de QUÍMICA GERAL e EXPERIMENTAL RESUMOS TEÓRICOS de QUÍMICA GERAL e EXPERIMENTAL 5 ESTUDO DA MATÉRIA 1 DEFINIÇÕES Matéria é tudo que ocupa lugar no espaço e tem massa. Nem tudo que existe no universo e matéria. Por exemplo, o calor e

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 83/XI

PROJECTO DE LEI N.º 83/XI Grupo Parlamentar PROJECTO DE LEI N.º 83/XI Inclui no Escalão A de comparticipação os medicamentos queratolíticos e antipsoriáticos destinados aos doentes portadores de Psoríase Exposição de Motivos A

Leia mais

Simplos. Estantes para cargas ligeiras

Simplos. Estantes para cargas ligeiras Simplos Estantes para cargas ligeiras Estantes Simplos Estantes Simplos O sistema de armazenagem Simplos proporciona a melhor solução às mais diversas necessidades de armazenagem de cargas médias e ligeiras,

Leia mais

Características dos Dados

Características dos Dados Universidade de Aveiro Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática Características dos Dados Beatriz Sousa Santos, Universidade de Aveiro, 2013 Os dados a visualizar podem ter diversas

Leia mais

Resolução de sistemas lineares

Resolução de sistemas lineares Resolução de sistemas lineares J M Martínez A Friedlander 1 Alguns exemplos Comecemos mostrando alguns exemplos de sistemas lineares: 3x + 2y = 5 x 2y = 1 (1) 045x 1 2x 2 + 6x 3 x 4 = 10 x 2 x 5 = 0 (2)

Leia mais

1 Introdução 1.1. Generalidades

1 Introdução 1.1. Generalidades 1 Introdução 1.1. Generalidades Após a segunda guerra mundial, quando houve a necessidade de reconstruir a Europa, é que o concreto protendido teve um grande impulso e, com ele, a construção de pontes

Leia mais

Oportunidades e desafios para a Administração Pública Local no contexto da Sociedade da Informação

Oportunidades e desafios para a Administração Pública Local no contexto da Sociedade da Informação Oportunidades e desafios para a Administração Pública Local Janeiro de 2009 Patrocínio: Apoio: Participantes: Nome Organização Carlos Zorrinho (Coordenador) Universidade de Évora Leonel Santos (Coordenador)

Leia mais

Informação aos Concorrentes

Informação aos Concorrentes Informação aos Concorrentes Caro concorrente, o Automóvel Club de Portugal agradece, desde já, a sua participação. Embora não seja comparável a 2011, a Baja de Portalegre 500, nesta sua 26ª edição, mantém

Leia mais

Enoturismo em Portugal 2014. Caraterização das empresas e da procura

Enoturismo em Portugal 2014. Caraterização das empresas e da procura Enoturismo em Portugal 2014 Caraterização das empresas e da procura Edição 2015 ÍNDICE Sumário Executivo Caraterização das Empresas Promoção de Serviços Procura das (2014) 3 4 5 7 O Enoturismo em Portugal

Leia mais

Resistência de Bactérias a Antibióticos Catarina Pimenta, Patrícia Rosendo Departamento de Biologia, Colégio Valsassina

Resistência de Bactérias a Antibióticos Catarina Pimenta, Patrícia Rosendo Departamento de Biologia, Colégio Valsassina Resistência de Bactérias a Antibióticos Catarina Pimenta, Patrícia Rosendo Departamento de Biologia, Colégio Valsassina Resumo O propósito deste trabalho é testar a resistência de bactérias (Escherichia

Leia mais

M V O I V M I E M N E T N O T O D E D E C A C R A G R A G A E E D E D E N A N V A I V O I S O

M V O I V M I E M N E T N O T O D E D E C A C R A G R A G A E E D E D E N A N V A I V O I S O MOVIMENTO DE CARGA E DE NAVIOS NOS PORTOS DO CONTINENTE 1º TRIMESTRE DE 2014 Página 1 de 34 ÍNDICE Factos mais relevantes do movimento portuário do 1º trimestre de 2014 0. Movimento por Tipo de Carga e

Leia mais

Por Uma Questão de Igualdade

Por Uma Questão de Igualdade Por Uma Questão de Igualdade Senhor Presidente Senhoras e Senhores Deputados Senhoras e Senhores membros do Governo Nos últimos 5 anos a Juventude Socialista tem vindo a discutir o direito ao Casamento

Leia mais

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS Letícia Luana Claudino da Silva Discente de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande. Bolsista do Programa de Saúde. PET/Redes

Leia mais

EXERCÍCIO - ROMA : Modelar Capitel de uma Coluna Clássica

EXERCÍCIO - ROMA : Modelar Capitel de uma Coluna Clássica FACULDADE DE ARQUITECTURA UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA SEMESTRE VIII ANO LECTIVO 2012/2013 MODELAÇÃO GEOMÉTRICA PROFESSOR LUÍS MATEUS RAFAELA MEZEIRO 20091261 MIARQ 4ºE EXERCÍCIO - ROMA : Modelar Capitel

Leia mais

TELHADOS Novintelha TELHA SOBRE NATUROCIMENTO A tradição e a técnica. TELHADOS Novintelha TELHA SOBRE NATUROCIMENTO Suporte e isolamento de telhados tradicionais. Melhor isolamento térmico a um custo mais

Leia mais

CAPÍTULO 6 INTENÇÕES REPRODUTIVAS E PLANEAMENTO DA FECUNDIDADE

CAPÍTULO 6 INTENÇÕES REPRODUTIVAS E PLANEAMENTO DA FECUNDIDADE CAPÍTULO 6 INTENÇÕES REPRODUTIVAS E PLANEAMENTO DA FECUNDIDADE O questionário do IDS de 1997 conteve várias questões para investigar as preferências reprodutivas da população entrevistada. Foi recolhida

Leia mais

Comunicado Nº 53 Técnico

Comunicado Nº 53 Técnico Comunicado Nº 53 Técnico ISSN 1808-6802 Julho, 2004 Bento Gonçalves, RS BRS CORA Nova Cultivar de Uva para Suco, Adaptada a Climas Tropicais Umberto Almeida Camargo 1 João Dimas Garcia Maia 2 Introdução

Leia mais