A IDENTIDADE DE PROFESSOR NO DISCURSO SOBRE O LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA HOJE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A IDENTIDADE DE PROFESSOR NO DISCURSO SOBRE O LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA HOJE"

Transcrição

1 A IDENTIDADE DE PROFESSOR NO DISCURSO SOBRE O LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA HOJE Maria Dolores Wirts Braga 1 A correspondência direta entre o indivíduo e sua identidade consegue ainda transitar nos discursos de hoje, mas não sem levantar suspeitas. Segundo Zygmunt Bauman (BAUMAN, [2004] 2005, p. 22), a era moderna escondeu a verdade sobre a condição precária e eternamente inconclusa da identidade muito mais facilmente. Hoje, nessa era chamada por alguns de pós-moderna e por Bauman de líquido-moderna 2, não há mais interesse em se camuflar a fragilidade nem a natureza de cunho provisório da identidade 3. A partir do posicionamento pós-moderno, a noção de identidade começa a ser definida pelo seu caráter histórico e não mais biológico, como na modernidade 4. Com isso, a questão da identidade se afasta de uma ligação direta à concepção de indivíduo, como ser biológico, unificado e estabilizado, e aproxima-se à noção de sujeito fragmentado, ou nas palavras de Stuart Hall (HALL, [1992] 2003, p. 12), sujeito pós-moderno, conceptualizado como não tendo uma identidade fixa, essencial ou permanente. É possível pensar, então, em identidade como processo de identificação e relacionada à noção de sujeito, como o indivíduo interpelado pela ideologia, conforme os preceitos da Análise do Discurso pecheutiana (AD), linha deste trabalho. Entender a identidade como processo significa admitir a incompletude, a fragmentação e a heterogeneidade do sujeito em seu percurso de identificação/desidentificação à ideologia. Segundo Bauman (BAUMAN, [2004] 2005, p ), a identidade é uma construção que, para durar, deve ser defendida, protegida: [...] a identidade só nos é revelada como algo a ser inventado, e não descoberto; como alvo de um esforço, um objetivo ; como uma coisa que ainda se precisa construir a partir do zero ou escolher entre alternativas e então lutar por ela e protegê-la lutando ainda mais mesmo que, para que 1 Doutoranda do Programa de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês FFLCH-USP; pesquisa sob o financiamento da CAPES. 2 BAUMAN, [2004] 2005, p Cf. ibidem. 4 Cf. HALL, [1992] 2003, p. 13.

2 essa luta seja vitoriosa, a verdade sobre a condição precária e eternamente inconclusa da identidade deva ser, e tenda a ser, suprimida e laboriosamente oculta. Também para Hall 5, a identificação não é um processo automático pode ser obtida ou perdida, dependendo do modo de interpelação ideológica e, na pósmodernidade, o sujeito está se tornando fragmentado; composto não de uma única, mas de várias identidades, algumas vezes contraditórias ou não resolvidas. Talvez possamos entender essa contradição como ocupando o espaço das incongruências gerado pelas filiações ideológicas do sujeito que pode ocupar várias e/ou diversas formações ideológicas. Michel Pêcheux 6 define formação ideológica (FI) como sendo a posição ideológica sustentada pelo sujeito numa conjuntura determinada pelo estado da luta de classes. As formações ideológicas estabelecem as formações discursivas (FDs), ou aquilo que determina [...] o que pode e deve ser dito (PÊCHEUX, [1975] 2009, p. 147). Para a AD, o discurso, como o encontro entre a materialidade histórica e a materialidade linguística, é a dispersão produzida por um sujeito como o indivíduo interpelado pela ideologia e atravessado pelo inconsciente - que se ilude sobre a unicidade de seu dizer e acredita ser a origem desse dizer 7. Uma vez que o trabalho do inconsciente e também da ideologia definida por Pêcheux como sendo práticas e não ideias é o de dissimular sua própria existência no interior mesmo do seu funcionamento, produzindo um tecido de evidências subjetivas (PÊCHEUX, [1975] 2009, p. 139) em que o sujeito se constitui, para a AD, não há nada a ser desvendado. Ao contrário, o trabalho do analista do discurso é precisamente perceber os efeitos de evidência, ou seja, perceber os efeitos daquilo que se coloca como evidência no discurso e que constitui o sujeito. Entendendo identidade como uma construção que, através de linguagem e práticas, trabalha no sentido de estabilizar aquilo que é naturalmente constituído pela incompletude e pela heterogeneidade, este estudo propõe refletir sobre a identidade do professor de língua inglesa a partir da análise discursiva de dizeres desses professores sobre a adoção do livro didático de inglês na escola pública a partir de Pela primeira vez desde a criação da cadeira de inglês no Brasil em 1809, o livro didático de língua inglesa, juntamente com o livro didático de língua espanhola, passa a ser adotado para os últimos anos do Ensino Fundamental, do 6º 5 Op. cit., p PÊCHEUX, [1975] 2009, p Cf. as conceitualizações de Michel Pêcheux (1975) sobre os dois esquecimentos do sujeito.

3 ao 9º ano da escola pública, em todo o território brasileiro através do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD Pela primeira vez, também, esses livros didáticos de língua estrangeira estão sendo adquiridos e distribuídos pelo governo federal a todas as escolas da rede pública. Com o objetivo geral de investigarmos alguns dos possíveis impactos dessa medida governamental no ensino de língua inglesa na escola pública brasileira, colhemos as respostas de dezessete professores, num total de quinze escolas da rede pública em três estados brasileiros, a um questionário sobre a adoção do livro didático de inglês. Para o presente trabalho, analisaremos as respostas de quatro professores a uma das perguntas do questionário. Buscamos as características identitárias do professor de língua inglesa na escola pública brasileira que podem ser percebidas nos dizeres desses professores. Nossa análise se apoia nos preceitos da Análise do Discurso de vertente pecheutiana e considera, como dissemos, o discurso como materialidade linguística e materialidade histórica e como dispersão do sujeito. A noção de poder, em sua relação com a produção da verdade como saber, será observada segundo a conceitualização foucaultiana, ou seja, como um conjunto de ações sobre outras ações 8 (FOUCAULT, 1982), para pensarmos sobre o modo de funcionamento do discurso sobre o livro didático de inglês. De acordo com o pensamento do filósofo francês, a relação entre saber e poder não ocorre em um único sentido, de cima para baixo, mas em movimentos circulares, agindo na microfísica e implicando a impossibilidade de estabilização do poder e também da verdade. Acreditamos, pois, que o discurso sobre o livro didático de inglês produz o efeito de estabilização (ilusória) do poder e da verdade. Até este momento da pesquisa 9, a análise dos dizeres parece delinear uma representação de professor cuja ação pedagógica é apenas determinada pelos materiais didáticos, submetida ao poder de verdade do livro didático. Esses resultados parciais da análise corroboram nossa hipótese de pesquisa de que o discurso sobre o livro didático de inglês tem papel primordial na construção da representação desse material como um lugar de verdade. Análise dos dizeres sobre o livro didático de inglês 8 Nossa tradução. Cf. FOUCAULT, 1982, p A pesquisa de doutorado, em andamento, sob o título provisório de O discurso sobre o livro didático de inglês, é financiada pela CAPES.

4 A análise do discurso sobre, nosso objeto de pesquisa, observa a ilusão do sujeito que, ao falar sobre algo, crê não falar sobre si. Portanto, mesmo as respostas à pergunta específica sobre a adoção do livro didático de inglês (LDI, de agora em diante) adotado através do PNLD 2011 nos possibilitarão tecer observações sobre a identidade do professor de inglês. É importante situar que os professores responderam ao questionário por escrito e durante o ano de 2010, antes de terem acesso aos resultados sobre as escolhas dos livros. Vejamos a primeira das cinco perguntas do questionário e as respostas de quatro professores (P1, P2, P3 e P4). Pergunta: A partir de 2011, as escolas públicas adotarão livros didáticos para o ensino de inglês para o Fundamental II, do 6º ao 9º ano. Qual é sua opinião sobre essa medida? P1: Acho ótima, pois nunca se deu muita importância para o ensino do inglês e a falta de recursos é realmente um problema para o professor que necessita, constantemente, procurar material para suas aulas. O caderno do aluno que usamos tem facilitado muito nossa vida. (É recente a distribuição). O inglês ficou esquecido por muito tempo. Vemos que P1 associa a adoção de livros didáticos à importância atribuída à disciplina de língua inglesa. Nesse caso, poderíamos dizer que o inglês, contando a partir da data da criação da cadeira de língua inglesa em 1809, permaneceu por mais de duzentos anos no currículo sem ter importância; nas palavras finais de P1, o inglês ficou esquecido por muito tempo. Podemos, já, delinear algumas características identitárias do professor de inglês da escola pública nos dizeres desse sujeito. Isto é, o professor de inglês é aquele que admite lecionar uma disciplina pouco reconhecida, considerada sem muita importância e, por isso, convive constantemente com o problema de encontrar materiais para trabalhar. P1 estabelece uma relação direta entre o pouco reconhecimento atribuído à disciplina e a falta de materiais. O professor de inglês é aquele, então, que por longos anos convive com o problema da falta de recursos e com o peso de trabalhar uma disciplina pouco reconhecida e há muito tempo esquecida. É ainda aquele que, diante da falta de recursos e do esquecimento do inglês por muito tempo, se vê na necessidade de buscar em algum lugar materiais para suas aulas. O professor de inglês, diferentemente dos professores de outras disciplinas

5 que não foram esquecidas ou desprovidas de importância, deve sair em busca de seus próprios recursos. A busca é percebida por P1 como um problema e não como um desafio que poderia contribuir a um ensino que valorizasse o contexto em que esse mesmo professor se insere. Assim, o LDI é considerado por P1 como aquilo que coroa o ensino de inglês, reconhecendo-o oficialmente e dando-lhe a importância necessária. É certo que P1 não faz comparações diretas, mencionando outras disciplinas. Porém, ao recortar o inglês em seu discurso, as demais disciplinas da grade escolar desse segmento educacional ficam silenciadas. Esse silêncio não parece funcionar exatamente como o apagamento dessas disciplinas; ao contrário, ele contribui para reforçar a imagem tradicional do estatuto do inglês na escola pública. Isto é, as outras disciplinas, ao serem silenciadas, provocam a memória sobre quais são diferentemente do inglês consideradas importantes e não são esquecidas, fortalecendo e, talvez, justificando o enunciado que circula socialmente de que não se aprende inglês na escola pública. Em outros termos, nos dizeres de P1, a medida governamental de adoção do LDI eleva o ensino de inglês à condição já experimentada por outras disciplinas aquelas disciplinas que, diferentemente do inglês, receberam muita importância e que não ficaram esquecidas por muito tempo. Ao considerar a falta de recursos, a falta do LDI, como um problema para o professor, P1 aponta o LDI como a solução. Sem o LDI, o professor necessita, constantemente, procurar material para suas aulas. Percebemos, então, que a ação governamental de adotar o LDI tem impacto direto sobre a ação do professor em aula; pois, se sem o LDI, ele necessita buscar materiais para suas aulas, com o LDI, ele não mais precisará fazê-lo. Ao afirmar que o caderno do aluno 10 tem facilitado muito a vida dos professores de inglês, P1 sugere que o LDI também facilitará sua rotina, pois não necessitará procurar materiais para suas aulas. A adoção do LDI, então, age diretamente na ação do professor, facilitando sua vida. Portanto, podemos dizer que percebemos, nesses dizeres de P1, o movimento de uma ação (neste estudo, a ação governamental para a adoção do LDI) sobre outra ação (a ação de facilitar a vida do professor) que, segundo Foucault 11, é a própria definição de poder. 10 Em referência ao material didático apostilado distribuído pelo Governo do Estado de São Paulo, através do Programa São Paulo Faz Escola. 11 Op. cit., p. 220.

6 questionário: Com os seguintes dizeres 12, P2 responde à primeira pergunta do P2 Muito Bom. O livro para e o dicionário são materiais de apoio e consulta que pode ajudar bastante. Mesmo nessa resposta concisa, podemos perceber que P2 aprova com entusiasmo a medida governamental. Porém, devido à sua brevidade, essa resposta não nos permite a imediata percepção da identidade de professor para além das indagações que suscita. Inicialmente, o termo riscado de seu dizer (para) não nos permite estabilizar algum efeito de sentido, ao menos momentaneamente, para a análise. Mesmo assim, esse termo não foi apagado do dizer e continua, portanto, a produzir efeitos. Há aí um jogo de possibilidades. Seria o termo recusado por P2 a preposição para, retomando, assim, parte do texto da pergunta livros didáticos para o ensino de inglês para o Fundamental II? Se assim for, talvez, ao livro didático estaria sendo atribuída a função de material de apoio, e, respectivamente, ao dicionário (que compõe, juntamente com o CD, os materiais do PNLD 2011) a função de material de consulta. Apesar de não ser possível precisar exatamente qual seria o material de consulta e o de apoio nesse dizer, o professor estaria, de todo o modo, sendo representado como aquele que utiliza os materiais adotados para complementar suas aulas e, talvez, para que contribuam pontualmente ao plano de aula por ele elaborado. Mas, com o termo riscado, o dizer de P2 não permite a validação dessa análise. O termo recusado por P2 pode ainda remeter ao prefixo da palavra paradidático. Apesar de esse tipo de material não compor o pacote do PNLD 2011 para língua estrangeira, o paradidático é constantemente referido no questionário por alguns professores participantes da pesquisa e, até, confundido com o livro de sala (course book). Nesse caso, a relação entre o livro (paradidático) e sua função (apoio) produziria um efeito de correspondência, entre material e função, mais 12 As sequências discursivas serão transcritas aqui de acordo com o questionário respondido originalmente por escrito pelos professores.

7 direta no dizer e mais facilmente reconhecível. Isto é, o livro paradidático é mais comumente usado como material de apoio do que o livro de sala. Apesar de o paradidático não ser o foco da pergunta, é aquele que, na resposta, mais se enquadra como material de apoio. Porém, ao riscar e recusar o termo, P2 nos impede de prosseguir também nessa linha de análise. Portanto, assim como o termo riscado, nossas duas tentativas de análise devem também ser recusadas. No entanto, podemos perceber o efeito de uma ação sobre outra no momento em que P2 faz a associação imediata entre a ação governamental de adoção dos materiais (livro e dicionário) cujas funções (apoio e consulta) atuarão sobre a ação do professor (ajudar bastante). Apesar de a resposta inicial ( Muito Bom ) produzir, como efeito, o otimismo e o entusiasmo de P2 em relação à adoção dos materiais, o uso de pode, em pode ajudar bastante, ameniza a expectativa de P2 em relação ao que pode o LDI. Apesar de não alterar o efeito de uma ação sobre outra ação percebido nesse dizer, temos novamente, nos dizeres de P2, o mesmo efeito produzido pelo termo riscado. Isto é, o entusiasmo inicial do dizer Muito bom sofre enfraquecimento, como se fosse também riscado, pelo dizer modalizado pode ajudar. P2 não afirma com convicção que o livro ajudará muito; simplesmente, diz que o livro pode ajudar. Ou seja, quando algo é considerado muito bom, esperamos que ele ajude muito e não simplesmente que possa ajudar. Além disso, não sabemos exatamente quem será ajudado. Aqui, aquele que poderá ser ajudado pelos materiais (o professor, o aluno, ambos ou outros?) marca ainda sua presença no dizer como um não-dito 13, deixando em aberto o objeto que complementaria o verbo transitivo, ajudar. Esse complemento não é algo que simplesmente não existe, mas que existe em sua falta, pois persiste no dizer, marcando seu lugar no discurso como aquilo que, ali, falta. Desta vez, P2 não risca a palavra que complementaria o verbo ajudar, nem tampouco se utiliza de um termo que enfraqueceria ou anularia o efeito do dizer; porém, do mesmo modo, o sentido de ajudar sem saber a quem permanece tão incompleto quanto o termo riscado e o Muito bom amenizado. Nos dizeres de P2, podemos perceber que os traços identitários de professor parecem subjazer apagados num pano de fundo, sob a opacidade discursiva, como se também o professor fosse riscado, incompleto e enfraquecido. De todo o modo, acreditamos que o professor fica representado nesse dizer como aquele que se entusiasma com o novo (a oferta de materiais), mas que, ao mesmo 13 Cf. PÊCHEUX, [1975] 2009.

8 tempo, não sente a segurança desse novo garantida e não tem, ao menos, a certeza a quem o novo irá realmente ajudar. Essas incertezas, percebidas como efeitos nos dizeres de P2, podem ser compreendidas como traços identitários do sujeito fragmentado e fragilizado pelas incongruências ideológicas em que ele se constitui. Vejamos agora a resposta de mais um professor à primeira pergunta do questionário. P3 A algum tempo atrás, trabalhei com livros didáticos, e percebi um interesse muito maior por parte dos alunos. Aprender outra língua, é dificil para eles, eles são muito visuais, e o livro propiciava esse tipo de linguagem à eles, o entendimento se torna mais fácil. Ao contrário de P1 ( Acho ótima ) e P2 ( Muito Bom ), que responderam à pergunta, opinando diretamente sobre a adoção do LDI, P3 narra brevemente sua experiência com livros didáticos. A resposta de P3 coloca o foco no aluno em relação ao aprendizado de inglês. De acordo com P3, o livro didático facilita o aprendizado ( o entendimento ) por oferecer ( propiciava ) uma linguagem visualmente interessante aos alunos. Percebemos no dizer de P3 que o professor sai de cena quando entra o LDI. Isto é, ao narrar sua experiência, P3 fala da relação entre aluno, livro didático e aprendizado de língua estrangeira, mas não se inclui nesses dizeres. Os únicos momentos em que o professor participa dessa narrativa são percebidos nas terminações de primeira pessoa do singular dos verbos trabalhei e percebi. Mesmo assim, há o distanciamento crescente do professor nessas ações. Ou seja, o professor agiu, trabalhando com os livros didáticos, colocando-os em funcionamento, poderíamos dizer. Em seguida, o professor se afasta da narrativa, assumindo a postura de observador, percebendo o interesse dos alunos. Depois desse momento, o professor é elidido; a narrativa prossegue apenas com o LDI e os alunos. Notamos, também, que P3 não apenas percebe o interesse dos alunos, mas nota que esse interesse é muito maior e o entendimento se torna mais fácil do que quando não havia LDI; ou seja, quando o professor protagonizava a cena. Uma cena um tanto deprimente, poderíamos dizer; pois, sem o LDI, o professor é representado como aquele que não consegue instigar o interesse dos alunos, não consegue explorar as habilidades visuais dos alunos e não consegue facilitar a compreensão. Aqui, o LDI é fortemente investido de poder pelo discurso sobre ele.

9 Em relação à aprendizagem, podemos dizer que, para P3, aprender é ter o entendimento, a compreensão através da linguagem visual propiciada pelo LDI. Ou seja, o aluno é também distanciado do processo de aprendizagem; pois, a ele cumpre obter esse entendimento que o LDI propicia. Poderíamos dizer que, para P3, o LDI ocupa o lugar central nos processos de aprendizagem e de ensino. Há a desconsideração dos agentes desses processos, como sujeitos que garantem a não estabilização do sentido, a incompletude e a heterogeneidade. Também o aspecto ideológico do LDI é desconsiderado, como se a introdução desse material na escola pública nesse momento fosse apenas para suprir visualmente o ensino de inglês no Brasil. Observamos, portanto, o efeito de movimento de uma ação sobre outra ação nos dizeres de P3; pois, a ação governamental de adotar o LDI, levará ao aumento muito maior do interesse dos alunos e, por fim, o aprendizado será facilitado. Além dessa sequência de ação sobre ação, notamos nesses dizeres de P3 que a presença do LDI afasta o professor do processo de aprendizagem e atrai o aluno para a aprendizagem fácil e visualmente interessante, atribuindo poder de verdade ao LDI. É preciso dizer que essas ilusões mascaram a necessária implicação de ambos, professor e aluno, no processo de aprendizagem. Vejamos agora os dizeres de P4 em resposta à mesma pergunta. P4 Existem dois lados da questão; acredito que para os outros Estados, que não possuem nenhum material didático, é uma evolução finalmente algo será fornecido aos alunos para a disciplina de língua inglesa; no entanto, para o Estado de São Paulo, surgem muitas dúvidas nós recebemos o Caderno do Aluno, que dependendo da escola, pode ser tanto uma obrigatoriedade, como material de apoio; como o professor trabalhará os dois materiais, se na maioria das vezes, o professor mal dá conta dos conteúdos dos cadernos? O que considero positivo é que esse tipo de material traz CD, o que vem a acrescentar e muito às aulas. P4 inicia sua resposta à primeira pergunta do questionário acreditando que existam apenas dois lados da questão sobre a medida governamental: o caso de São Paulo e o caso dos demais estados brasileiros; ou ainda, de um lado, as escolas amparadas pelo estado que provê materiais, de outro, as escolas que não possuem nenhum material didático. Para essas, a chegada do LDI é uma evolução, pois o LDI virá finalmente tirar os alunos da disciplina de língua inglesa da condição de desprovidos. Temos, novamente, o LDI como responsável

10 pela transformação resultante do movimento de uma ação sobre outra; pois, a adoção levará, através do LDI, à evolução. O responsável por essa evolução é, no entanto, nomeado como algo ; isto é, algo será fornecido aos alunos para a disciplina de língua inglesa. Uma representação de LDI pouco precisa: algo qualquer, desde que seja diferente de nada (diferente de nenhum material didático ), é já suficiente para tirar os alunos da disciplina de língua inglesa da condição de desprovidos e levá-los à evolução. Vemos aqui o alto valor simbólico dado ao LDI. Não é preciso conhecê-lo, ler sua proposta, trabalhar seus conteúdos nem exercitar suas atividades com os alunos para saber que ele é capaz de levar a evolução para a escola, ao menos às escolas de outros Estados. É preciso dizer que P4 não considera ou desconhece o trabalho dos professores de inglês de outros estados brasileiros, que se dedicam à coleta e à elaboração de seus próprios materiais, adaptando-os à realidade de seus alunos e obtendo também ótimos resultados. Apenas como suporte para esse nosso comentário, cito parte da resposta de um professor do estado de Pernambuco (P13) que também respondeu ao questionário (Pergunta 2: Que tipo de material você utiliza atualmente? Há quanto tempo você utiliza esse material?). O material utilizado foi sempre adaptado por mim, coletava dinheiro nas salas para comprar folhas sulfite e xerocava para eles. Era dependioso eu confecionava e selecionava os conteúdos junto a coordenação pedagógica e atividades para as crianças deveriam ser variadas não ser cansativo. [...] E as experiências foram reconhecidas, registradas pela escola em 2008 consegui o primeiro lugar nos projetos escolares. E a partir disso a escola decidiu inserir a disciplina de inglês no 3 e 4 e novamente conduzi o barco levando para eles atividades lúdicas e projetos infantis em inglês passando um período de dois anos com essas crianças vindas tanto da zona rural quanto da zona urbana deu muito certo, a escola aprovou meu trabalhou e foi aceito pela comunidade escolar. [sic] Não estamos com isso desejando que sejamos todos desprovidos de materiais para que nossa criatividade aflore; porém, não podemos depositar toda esperança, nem todo o fracasso, em um material, seja ele fornecido pelo estado ou não, e desconsiderar a necessidade de agência, como a ação do professor diante de seu trabalho e inserido em seu contexto sócio, político e cultural. Retomando os dizeres de P4, a situação no estado de São Paulo é, então, descrita como o outro lado da questão. Repetimos, aqui, parte da sequência discursiva de P4.

11 [...] no entanto, para o Estado de São Paulo, surgem muitas dúvidas nós recebemos o Caderno do Aluno, que dependendo da escola, pode ser tanto uma obrigatoriedade, como material de apoio; como o professor trabalhará os dois materiais, se na maioria das vezes, o professor mal dá conta dos conteúdos dos cadernos? O que considero positivo é que esse tipo de material traz CD, o que vem a acrescentar e muito às aulas. Em São Paulo, há a abundância de materiais; tanto que P4 não sabe como o professor dará conta dos conteúdos. P4 menciona as apostilas, ou cadernos, da proposta curricular do Estado de São Paulo: São Paulo Faz Escola. A preocupação de P4 parece concernir à possibilidade de o professor não conseguir cumprir ou cobrir todos os conteúdos de ambos, do caderno da proposta e do livro didático, desconhecendo ou não se atentando ao fato de que, pela proposta do PNLD, o LDI substitui esses cadernos. De todo o modo, os dizeres de P4 apontam à preocupação com os conteúdos programáticos, presentes nos cadernos do São Paulo Faz Escola e no LDI do PNLD ou ainda na falta desses conteúdos, como no caso dos outros estados, como vimos. A pergunta de P4, que não quer resposta apenas reclama as consequências da abundância de materiais, da suposta evolução, ou seja, reclama a impossibilidade de trabalhar os dois materiais, acaba por fornecer uma representação redutora de professor como aquele que deve, idealmente, dar conta dos conteúdos dos materiais. Nesses dizeres, o LDI fica, então, representado como o conjunto de conteúdos a serem cobertos; porém desta vez, não totalmente isento de valor ideológico, histórico e cultural, uma vez que ele representa a evolução. Sendo um objeto que apresenta conteúdos suficientes para serem trabalhados, o LDI é uma evolução para quem não possui materiais didáticos e um problema para quem já os tem (os cadernos da proposta do estado de São Paulo). Vemos que, nesses dizeres, os conteúdos dos diferentes materiais são saberes que não se excluem, nem se sobrepõem, sejam eles uma obrigatoriedade ou material de apoio. São verdades que se complementam, pois, para P4, o professor deve dar conta tanto dos conteúdos do LDI quanto dos conteúdos do caderno. Os conteúdos, então, equivalem à matéria presente no livro, ou seja, eles não são vistos como pertencentes ao programa do curso. Se os conteúdos fossem considerados a partir do programa delineado pelo professor ou pela escola, poderiam ser selecionados, buscados em outras fontes e adaptados ao programa de ensino. Porém, aqui, o LDI e também o Caderno do Aluno ditam ao professor o que deve ser ensinado,

12 igualando-se ao programa de curso a ser ministrado. O professor é, então, aquele que deve seguir e cumprir os conteúdos do LDI. Apesar de P4 se preocupar com o acúmulo de materiais e não saber como administrará a carga de conteúdos, o CD, embora acrescente ainda muito mais ( vem a acrescentar e muito às aulas ), não é um problema; ao contrário, é o aspecto positivo do LDI. Porém, P4 não informa como o CD acrescenta às aulas. Portanto, o CD não é considerado como um material que tenha conteúdos. Há a desconsideração de que esse material pode ser utilizado para o ensino de aspectos orais da língua, como pronúncia, entonação, linking, sotaques, sons individuais e muitos outros. Não se considera que o contato com esse material poderá provocar nos alunos muitos estranhamentos e, então, gerar oportunidades para uma prática de ensino mais significativa àqueles alunos, partindo de suas próprias indagações. A não consideração dos aspectos orais que poderiam ser explorados com o CD e, consequentemente, a não consideração do CD como sendo um material que também oferece conteúdos acabam por render mais poder ao LDI. Ou seja, o LDI é o material que traz os conteúdos a serem ensinados e não o CD. Isso nos lembra que a representação de livro como sendo carregado de sacralidade, mesmo quando é profano, porque que ensina o essencial (CHARTIER, R. [1945] 1996, p. 86) parece sobreviver ao tempo e voltar nesse dizer de P4. Desse modo, o livro em papel produz o efeito de ter mais autoridade do que o CD, mesmo que este seja mais positivo, como disse P4. Parece-nos, então, que a preocupação de P5 não é exatamente com o acúmulo de conteúdos linguísticos, mas com a necessidade de ter de cumpri-los, dando conta da quantidade de matéria que o livro encerra em sua forma material, em papel, e que deve ser coberta nas aulas. Para percebermos outros traços identitários que marcam a representação de professor nos dizeres de P4, temos ainda que retomar o valor que ele atribui aos conteúdos a serem ensinados. Assim, P4 representa o LDI como um conjunto de conteúdos, como dissemos acima. Os conteúdos dos cadernos se acumulam com a chegada dos conteúdos do LDI e P4 não sabe como o professor trabalhará os dois materiais. Vemos que o professor se orienta pelos conteúdos e a aula é regida também por eles. O professor se coloca numa posição submissa aos conteúdos que o dominam e, com a chegada de novos conteúdos, ele se atrapalha, não sabe como trabalhar, não sabe a qual conteúdo se submeter. Os conteúdos o governam. O LDI, como um conjunto de conteúdos, é o que governa o professor, que dita o que fazer na aula. O poder de verdade do LDI, e também dos cadernos, é tão supremo para P4 que ele não vê seu próprio poder de escolha, seu lugar nesse processo,

13 nem sua agência, como se a aula não fosse sua e ele não tivesse controle algum sobre ela. Assim, o investimento de poder no LDI pode ser percebido nesses dizeres através da própria submissão de P4 ao LDI. Por isso, os professores de outros estados, que não tem o LDI nem os cadernos mencionados, irão, com o LDI do PNLD, evoluir. De todo o modo, a adoção do LDI repercute diretamente sobre a ação do professor, resultando na evolução daqueles que não tem material algum ou na indecisão sobre o que fazer diante da abundância de materiais. Conclusão A análise desses dizeres do discurso sobre o livro didático de inglês se valeu da ilusão do sujeito do discurso sobre que acredita não falar de si enquanto fala sobre algo. Ao responderem à pergunta do questionário sobre a adoção do livro didático de inglês na escola pública através do PNLD 2011, os professores participantes teceram representações de professor através de traços identitários discursivisados em seus dizeres. Observamos, através da análise, que é frequente o estabelecimento de uma relação direta entre a identidade do professor e a questão dos materiais. P1 atribuiu à falta de materiais o problema do professor de inglês na escola pública, cuja solução será o LDI do PNLD A adoção desse material marca, para P1, o fim da falta experimentada pelo professor de inglês da escola pública: a falta de importância dada ao ensino de inglês e a falta de recursos. O fim dessas faltas resolve, para P1, os problemas do professor: é o fim da procura por materiais para as aulas e, de modo mais profundo, o fim do longo esquecimento do inglês. O LDI do PNLD 2011 é a solução que vem preencher essa falta, dando completude imaginária à falta real. A resposta concisa de P2 não foi obstáculo para a percepção dos efeitos discursivos que nos auxiliaram a delinear a representação de professor no discurso desse sujeito. A análise dos dizeres de P2 nos possibilitou a percepção de traços que marcam a identidade desse professor de inglês da escola pública como um sujeito fragmentado, fragilizado e, diríamos, lacunar; traços que podem ser relacionados ao sujeito da época líquido-moderna 14. Apesar das incertezas percebidas nos dizeres de P2, a adoção do LDI é recebida com certo entusiasmo. Nos dizeres de P3, o LDI parece ocupar o centro nos processos de ensino e de aprendizagem, como se as relações intrínsecas a esses processos prescindissem 14 BAUMAN, [2004] 2005, p. 22.

14 da participação de sujeitos. Notamos que o LDI não é percebido em sua dimensão ideológica; apenas seu apelo visual é considerado e, mesmo assim, como se não houvesse, aí, ideologia. O trabalho do professor é delegado ao LDI; pois, segundo P3, o livro é mais atraente e visualmente mais interessante do que o ensino que o professor poderia traçar com outros recursos. O professor é representado como aquele que, sem o LDI, não consegue interessar os alunos para o aprendizado nem facilitar a compreensão. Com o LDI, o professor sai de cena; é apagado. Em seus dizeres, P4 atribui aos materiais a função soberana de estabelecer os conteúdos do programa de ensino, enfatizando a preocupação do professor em conseguir cumpri-los. O professor é representado como aquele que deve seguir e cumprir os conteúdos programáticos, como se cumprem leis. Percebemos, nos dizeres de P4, que o poder supremo dos conteúdos estabelecidos pelos órgãos públicos, sejam aqueles do LDI ou do Caderno do Aluno, ofusca a possibilidade de o professor se identificar como agente no processo de ensino. Isto é, surpreende-nos que esse poder supremo, sendo mesmo uma construção que habita o imaginário de P4, consiga tal controle sobre o sujeito de modo a não permitir que ele (re)veja sua posição no contexto do ensino e considere também seu próprio poder de escolha a partir de sua capacitação profissional e em relação ao seu contexto de trabalho, seus alunos, seus objetivos, suas crenças etc.. É importante lembrar que P4 não se justapõe a um indivíduo específico; posto que P4 é um sujeito, assim como os demais participantes que responderam ao questionário. Portanto, a voz desse sujeito que se submete ao poder supremo de que falamos ecoa em muitos outros professores e em nossa sociedade em geral, funcionando como um dito, ou um enunciado, que iguala lecionar a cumprir conteúdos programáticos préestabelecidos. Resumidamente, nos dizeres desses sujeitos, o LDI é aquilo que completa o professor de inglês da escola pública. Os sujeitos cujos dizeres analisamos percebem a existência de uma falta e acreditam que essa falta será preenchida pelo livro didático. Nesse momento em que o LDI ainda não era conhecido pelo professor, a referência a esse material é produzida em discurso através da representação imaginária daquilo que seria um livro didático de inglês para esse professor. Bibliografia BAUMAN, Z.; VECCHI, B. Identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor Ltda, [2004] 2005.

15 CHARTIER, R. Práticas da leitura. São Paulo: Editora Estação Liberdade, [1945]1996; trad. Cristiane Nascimento. FOUCAULT, Michel. The subject and power. In: DREYFUS, H. & RABINOW P., Michel Foucault: beyond structuralism and hermeneutics. Nova Iorque: Harvester Wheatsheaf, HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A editora, [1992] PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso. Campinas: Editora da Unicamp, [1975] 2009.

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

Aula 1: Demonstrações e atividades experimentais tradicionais e inovadoras

Aula 1: Demonstrações e atividades experimentais tradicionais e inovadoras Aula 1: Demonstrações e atividades experimentais tradicionais e inovadoras Nesta aula trataremos de demonstrações e atividades experimentais tradicionais e inovadoras. Vamos começar a aula retomando questões

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE Bruna Cardoso Cruz 1 RESUMO: O presente trabalho procura conhecer o desempenho profissional dos professores da faculdade

Leia mais

A LEITURA NA VOZ DO PROFESSOR: O MOVIMENTO DOS SENTIDOS

A LEITURA NA VOZ DO PROFESSOR: O MOVIMENTO DOS SENTIDOS A LEITURA NA VOZ DO PROFESSOR: O MOVIMENTO DOS SENTIDOS Victória Junqueira Franco do Amaral -FFCLRP-USP Soraya Maria Romano Pacífico - FFCLRP-USP Para nosso trabalho foram coletadas 8 redações produzidas

Leia mais

escrita como condicionante do sucesso escolar num enfoque psicanalítico

escrita como condicionante do sucesso escolar num enfoque psicanalítico escrita como condicionante do sucesso escolar num enfoque psicanalítico Meu objetivo aqui é estabelecer um ponto de convergência entre a apropriação da linguagem escrita, o fracasso escolar e os conceitos

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

Construção, desconstrução e reconstrução do ídolo: discurso, imaginário e mídia

Construção, desconstrução e reconstrução do ídolo: discurso, imaginário e mídia Construção, desconstrução e reconstrução do ídolo: discurso, imaginário e mídia Hulda Gomides OLIVEIRA. Elza Kioko Nakayama Nenoki do COUTO. Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Letras. huldinha_net@hotmail.com

Leia mais

Exercícios Teóricos Resolvidos

Exercícios Teóricos Resolvidos Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Matemática Exercícios Teóricos Resolvidos O propósito deste texto é tentar mostrar aos alunos várias maneiras de raciocinar

Leia mais

A escola para todos: uma reflexão necessária

A escola para todos: uma reflexão necessária A escola para todos: uma reflexão necessária Área: Inclusão Selecionador: Maria da Paz de Castro Nunes Pereira Categoria: Professor A escola para todos: uma reflexão necessária A escola é, por excelência,

Leia mais

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL Renara Tavares da Silva* RESUMO: Trata-se de maneira ampla da vitalidade da empresa fazer referência ao Capital de Giro, pois é através deste que a mesma pode

Leia mais

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos.

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos. Os dados e resultados abaixo se referem ao preenchimento do questionário Das Práticas de Ensino na percepção de estudantes de Licenciaturas da UFSJ por dez estudantes do curso de Licenciatura Plena em

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

A MEMÓRIA DISCURSIVA DE IMIGRANTE NO ESPAÇO ESCOLAR DE FRONTEIRA

A MEMÓRIA DISCURSIVA DE IMIGRANTE NO ESPAÇO ESCOLAR DE FRONTEIRA A MEMÓRIA DISCURSIVA DE IMIGRANTE NO ESPAÇO ESCOLAR DE FRONTEIRA Lourdes Serafim da Silva 1 Joelma Aparecida Bressanin 2 Pautados nos estudos da História das Ideias Linguísticas articulada com Análise

Leia mais

A inclusão das Línguas Estrangeiras Modernas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) Por Ana Paula Seixas Vial e Jonathan Zotti da Silva

A inclusão das Línguas Estrangeiras Modernas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) Por Ana Paula Seixas Vial e Jonathan Zotti da Silva A inclusão das Línguas Estrangeiras Modernas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) Por Ana Paula Seixas Vial e Jonathan Zotti da Silva Pela primeira vez, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)

Leia mais

Introdução. instituição. 1 Dados publicados no livro Lugar de Palavra (2003) e registro posterior no banco de dados da

Introdução. instituição. 1 Dados publicados no livro Lugar de Palavra (2003) e registro posterior no banco de dados da Introdução O interesse em abordar a complexidade da questão do pai para o sujeito surgiu em minha experiência no Núcleo de Atenção à Violência (NAV), instituição que oferece atendimento psicanalítico a

Leia mais

ALTERNATIVAS APRESENTADAS PELOS PROFESSORES PARA O TRABALHO COM A LEITURA EM SALA DE AULA

ALTERNATIVAS APRESENTADAS PELOS PROFESSORES PARA O TRABALHO COM A LEITURA EM SALA DE AULA ALTERNATIVAS APRESENTADAS PELOS PROFESSORES PARA O TRABALHO COM A LEITURA EM SALA DE AULA RAQUEL MONTEIRO DA SILVA FREITAS (UFPB). Resumo Essa comunicação objetiva apresentar dados relacionados ao plano

Leia mais

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor (1)Suzânia Maria Pereira de Araújo; Autor (2) Eleilde de Sousa Oliveira; Orientador (1)Denise Silva

Leia mais

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA N.4/2014 PROCEDIMENTO DE OBSERVAÇÃO DE AULA

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA N.4/2014 PROCEDIMENTO DE OBSERVAÇÃO DE AULA Faculdade Adventista da Bahia Assessoria Pedagógica BR-101, km 197, Capoeiruçu Caixa Postal 18 Cachoeira BA CEP: 44.300-000 Brasil e-mail: selcr25@gmail.com ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA N.4/2014 PROCEDIMENTO

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Campus Nilópolis Ana Paula Inacio Diório AS MÍDIAS

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE QUADRINHOS ATRELADOS A EPISÓDIOS HISTÓRICOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA RESUMO

CONSTRUÇÃO DE QUADRINHOS ATRELADOS A EPISÓDIOS HISTÓRICOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA RESUMO XXII Semana de Educação da Universidade Estadual do Ceará 31 de agosto a 04 de setembro de 2015 CONSTRUÇÃO DE QUADRINHOS ATRELADOS A EPISÓDIOS HISTÓRICOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA Laura Andrade Santiago

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA

PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA Naiane Novaes Nogueira 1 Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB n_n_nai@hotmail.com José

Leia mais

9 Como o aluno (pré)adolescente vê o livro didático de inglês

9 Como o aluno (pré)adolescente vê o livro didático de inglês Cap. 9 Como o aluno (pré)adolescente vê o livro didático de inglês 92 9 Como o aluno (pré)adolescente vê o livro didático de inglês Nesta parte do trabalho, analisarei alguns resultados da análise dos

Leia mais

:: aula 3. :: O Cliente: suas necessidades e problemáticas. :: Habilidades a ser desenvolvidas

:: aula 3. :: O Cliente: suas necessidades e problemáticas. :: Habilidades a ser desenvolvidas :: Nome do Curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas :: Nome da Unidade Curricular Programação WEB :: Tema da aula O Cliente: levantamento de dados, suas necessidades e problemáticas. :: Fase / Etapa

Leia mais

como a arte pode mudar a vida?

como a arte pode mudar a vida? como a arte pode mudar a vida? LONGE DAQUI, AQUI MESMO 1 / 2 Longe daqui, aqui mesmo 1 Em um caderno, crie um diário para você. Pode usar a escrita, desenhos, recortes de revista ou jornais e qualquer

Leia mais

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Camila Lopes Ferreir a (UTFPR) camila@pg.cefetpr.br Dr. Luiz Alberto Pilatti (UTFPR) lapilatti@pg.cefetpr.br

Leia mais

Papo com a Especialista

Papo com a Especialista Papo com a Especialista Silvie Cristina (Facebook) - Que expectativas posso ter com relação à inclusão da minha filha portadora da Síndrome de Down na Educação Infantil em escola pública? Quando colocamos

Leia mais

TROCANDO OS FILHOS DE ESCOLA: UM PEQUENO GUIA PARA OS PAIS

TROCANDO OS FILHOS DE ESCOLA: UM PEQUENO GUIA PARA OS PAIS TROCANDO OS FILHOS DE ESCOLA: UM PEQUENO GUIA PARA OS PAIS Marisa Meira Assim como não existe a escola ideal para todas as crianças, também em muitos casos será preciso trocar de escola. Apresentamos abaixo

Leia mais

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ORLANDO VENÂNCIO DOS SANTOS DO MUNICÍPIO DE CUITÉ-PB

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ORLANDO VENÂNCIO DOS SANTOS DO MUNICÍPIO DE CUITÉ-PB PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ORLANDO VENÂNCIO DOS SANTOS DO MUNICÍPIO DE CUITÉ-PB Nelson Leal dos Santos Júnior 1 Universidade Federal de Campina Grande

Leia mais

Consumidor e produtor devem estar

Consumidor e produtor devem estar A produção científica tem um produtor e um consumidor e, evidentemente, todo produtor é também um consumidor: quanto melhor consumidor ele for, melhor será como produtor. Há pesquisas em psicologia que

Leia mais

Resultado da Avaliação das Disciplinas

Resultado da Avaliação das Disciplinas Avaliação Curso Direito Imobiliário Registral Aplicado aos Bens Públicos DISCIPLINAS: 1- Propriedade e demais direitos reais 2- Modos de aquisição e perda da propriedade e demais direitos reais CARGA HORÁRIA:

Leia mais

compreensão ampla do texto, o que se faz necessário para o desenvolvimento das habilidades para as quais essa prática apresentou poder explicativo.

compreensão ampla do texto, o que se faz necessário para o desenvolvimento das habilidades para as quais essa prática apresentou poder explicativo. 9 Conclusão Neste estudo, eu me propus a investigar os efeitos de práticas de Língua Portuguesa no aprendizado de leitura e como esses efeitos se diferenciam conforme o ano de escolaridade dos alunos e

Leia mais

O JOGO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO ENSINO DA MATEMÁTICA

O JOGO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO ENSINO DA MATEMÁTICA 1 O JOGO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO ENSINO DA MATEMÁTICA Caique Melo de Oliveira Universidade do Estado da Bahia Uneb (Campus IX) caiquemelo@outlook.com Américo Júnior Nunes da Silva 1 Universidade

Leia mais

ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Josilene Maria de Almeida 1 ; Rosângela Miranda de Lima 2 ; Maria Sônia Lopes da Silva; Maria Anunciada

Leia mais

III SEMINÁRIO EM PROL DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Desafios Educacionais

III SEMINÁRIO EM PROL DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Desafios Educacionais III SEMINÁRIO EM PROL DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Desafios Educacionais TEXTOS ESCRITOS POR ALUNOS SURDOS: AS MARCAS DA INTERLÍNGUA MARTINS, Tânia Aparecida 1 PINHEIRO, Valdenir de Souza 2 NOME DO GT: Educação

Leia mais

INVENÇÃO EM UMA EXPERIMENTOTECA DE MATEMÁTICA: PROBLEMATIZAÇÕES E PRODUÇÃO MATEMÁTICA

INVENÇÃO EM UMA EXPERIMENTOTECA DE MATEMÁTICA: PROBLEMATIZAÇÕES E PRODUÇÃO MATEMÁTICA INVENÇÃO EM UMA EXPERIMENTOTECA DE MATEMÁTICA: PROBLEMATIZAÇÕES E PRODUÇÃO MATEMÁTICA Fernanda de Oliveira Azevedo Universidade Federal de Juiz de Fora azevedof.oliveira@gmail.com Resumo: O presente trabalho

Leia mais

1 Um guia para este livro

1 Um guia para este livro PARTE 1 A estrutura A Parte I constitui-se de uma estrutura para o procedimento da pesquisa qualitativa e para a compreensão dos capítulos posteriores. O Capítulo 1 serve como um guia para o livro, apresentando

Leia mais

O Planejamento Participativo

O Planejamento Participativo O Planejamento Participativo Textos de um livro em preparação, a ser publicado em breve pela Ed. Vozes e que, provavelmente, se chamará Soluções de Planejamento para uma Visão Estratégica. Autor: Danilo

Leia mais

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum 1. O direito constitucional à educação é concretizado, primeiramente, com uma trajetória regular do estudante, isto é, acesso das crianças e jovens a

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DO SUJEITO PESQUISADOR NAS AULAS DE LEITURA: CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS ATRAVÉS DAS IMAGENS

AS CONTRIBUIÇÕES DO SUJEITO PESQUISADOR NAS AULAS DE LEITURA: CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS ATRAVÉS DAS IMAGENS AS CONTRIBUIÇÕES DO SUJEITO PESQUISADOR NAS AULAS DE LEITURA: CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS ATRAVÉS DAS IMAGENS INTRODUÇÃO Ângela Mª Leite Aires (UEPB) (angelamaryleite@gmail.com) Luciana Fernandes Nery (UEPB)

Leia mais

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV 1ª Edição (v1.4) 1 Um projeto de segurança bem feito Até pouco tempo atrás o mercado de CFTV era dividido entre fabricantes de alto custo

Leia mais

O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO DE METODOLOGIAS FACILITADORAS PARA O PROCESSO DE ENSINO DE QUÍMICA

O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO DE METODOLOGIAS FACILITADORAS PARA O PROCESSO DE ENSINO DE QUÍMICA O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO DE METODOLOGIAS FACILITADORAS PARA O PROCESSO DE ENSINO DE QUÍMICA Bruna Tayane da Silva Lima; Eduardo Gomes Onofre 2 1 Universidade Estadual

Leia mais

MANUAL DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR TI - INTEGRADOR FAN CEUNSP

MANUAL DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR TI - INTEGRADOR FAN CEUNSP MANUAL DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR TI - INTEGRADOR FAN CEUNSP Salto 2010 MANUAL DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR TI / INTEGRADOR 0 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 2 TRABALHO INTERDISCIPLINAR (TI)... 3 ORGANIZAÇÃO...

Leia mais

Energia Eólica. Atividade de Aprendizagem 3. Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente

Energia Eólica. Atividade de Aprendizagem 3. Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente Energia Eólica Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente Tema Eletricidade / usos da energia / uso dos recursos naturais Conteúdos Energia eólica / obtenção de energia e problemas ambientais

Leia mais

UMA TOPOLOGIA POSSÍVEL DA ENTRADA EM ANÁLISE 1

UMA TOPOLOGIA POSSÍVEL DA ENTRADA EM ANÁLISE 1 UMA TOPOLOGIA POSSÍVEL DA ENTRADA EM ANÁLISE 1 Celso Rennó Lima A topologia..., nenhum outro estofo a lhe dar que essa linguagem de puro matema, eu entendo por aí isso que é único a poder se ensinar: isso

Leia mais

22/05/2006. Discurso do Presidente da República

22/05/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de assinatura de protocolos de intenções no âmbito do Programa Saneamento para Todos Palácio do Planalto, 22 de maio de 2006 Primeiro, os números que estão no

Leia mais

Disciplina Corpo Humano e Saúde: Uma Visão Integrada - Módulo 3

Disciplina Corpo Humano e Saúde: Uma Visão Integrada - Módulo 3 3. A transversalidade da saúde Você já ouviu falar em Parâmetros Curriculares Nacionais? Já ouviu? Que bom! Não lembra? Não se preocupe, pois iremos, resumidamente, explicar o que são esses documentos.

Leia mais

Resumo da dissertação de mestrado do Professor César Vicente da Costa. Da Escola Estadual Padre Ezequiel Ramin, Juina-MT.

Resumo da dissertação de mestrado do Professor César Vicente da Costa. Da Escola Estadual Padre Ezequiel Ramin, Juina-MT. Resumo da dissertação de mestrado do Professor César Vicente da Costa. Da Escola Estadual Padre Ezequiel Ramin, Juina-MT. O FACEBOOK COMO ESPAÇO DE CIRCULAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE TEXTOS DE UMA TURMA DO 9º

Leia mais

Como erguer um piano sem fazer força

Como erguer um piano sem fazer força A U A UL LA Como erguer um piano sem fazer força Como vimos na aula sobre as leis de Newton, podemos olhar o movimento das coisas sob o ponto de vista da Dinâmica, ou melhor, olhando os motivos que levam

Leia mais

Sistemas Lineares. Módulo 3 Unidade 10. Para início de conversa... Matemática e suas Tecnologias Matemática

Sistemas Lineares. Módulo 3 Unidade 10. Para início de conversa... Matemática e suas Tecnologias Matemática Módulo 3 Unidade 10 Sistemas Lineares Para início de conversa... Diversos problemas interessantes em matemática são resolvidos utilizando sistemas lineares. A seguir, encontraremos exemplos de alguns desses

Leia mais

Classificar poliedros identificando-os pelos nomes.

Classificar poliedros identificando-os pelos nomes. ENSINO DE GEOMETRIA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DE JOGOS Leidian da Silva Moreira, FAJESU, keit_julie@hotmail.com Philipe Rocha Cardoso, FAJESU, philipexyx@hotmail.com Daniela Souza Lima, danielasouzza@hotmail.com

Leia mais

ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59. Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br. Apresentação

ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59. Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br. Apresentação ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59 Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br Graduada em pedagogia e fonoaudiologia, Pós-graduada em linguagem, Professora da Creche-Escola

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 A LDB, no Titulo VI, trata dos Profissionais da Educação, considerando sob essa categoria não só os professores, que são responsáveis pela gestão da sala de aula, mas

Leia mais

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise.

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. 5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. INTRODUÇÃO Gerir uma empresa não é uma tarefa fácil, mas em tempos de

Leia mais

TIPOS DE REUNIÕES. Mariangela de Paiva Oliveira. mariangela@fonte.org.br. As pessoas se encontram em diferentes âmbitos:

TIPOS DE REUNIÕES. Mariangela de Paiva Oliveira. mariangela@fonte.org.br. As pessoas se encontram em diferentes âmbitos: TIPOS DE REUNIÕES Mariangela de Paiva Oliveira mariangela@fonte.org.br As pessoas se encontram em diferentes âmbitos: no âmbito do pensar: quando acontece uma troca de idéias, opiniões ou informações;

Leia mais

MÉTODOS E TÉCNICAS DE AUTOAPRENDIZAGEM

MÉTODOS E TÉCNICAS DE AUTOAPRENDIZAGEM MÉTODOS E TÉCNICAS DE AUTOAPRENDIZAGEM Maiêutica - Cursos de Gestão Claudete Teixeira Fernandes 1 Sirlésia Vigarani Scalco 2 Rodrigo Borsatto Sommer da Silva 3 RESUMO A partir da consideração de que existem

Leia mais

OS SABERES PROFISSIONAIS PARA O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA ESCOLA

OS SABERES PROFISSIONAIS PARA O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA ESCOLA OS SABERES PROFISSIONAIS PARA O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA ESCOLA Suzana Marssaro do Santos - suzanamarsaro@hotmail.com Priscila Moessa Bezerra - p-moessabezerra@hotmail.com Célia Regina de Carvalho

Leia mais

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções.

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções. 12 NOME DA AULA: Escrevendo músicas Duração da aula: 45 60 minutos de músicas durante vários dias) Preparação: 5 minutos (se possível com introduções Objetivo principal: aprender como definir e chamar

Leia mais

25/07 ESBOÇO DE ANÁLISE DE UM TEXTO MIDIÁTICO IMAGÉTICO SOB OS PRESSUPOSTOS DA ANÁLISE DO DISCURSO. Maricília Lopes da Silva (PG-UNIFRAN)

25/07 ESBOÇO DE ANÁLISE DE UM TEXTO MIDIÁTICO IMAGÉTICO SOB OS PRESSUPOSTOS DA ANÁLISE DO DISCURSO. Maricília Lopes da Silva (PG-UNIFRAN) 25/07 ESBOÇO DE ANÁLISE DE UM TEXTO MIDIÁTICO IMAGÉTICO SOB OS PRESSUPOSTOS DA ANÁLISE DO DISCURSO. Maricília Lopes da Silva (PG-UNIFRAN) Introdução Nesta pesquisa, desenvolve-se um trabalho pautado nos

Leia mais

PARECER Nº, DE 2015. Relator: Senador GLADSON CAMELI I RELATÓRIO

PARECER Nº, DE 2015. Relator: Senador GLADSON CAMELI I RELATÓRIO PARECER Nº, DE 2015 Da COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE, sobre o Projeto de Lei do Senado (PLS) nº 188, de 2010, do Senador Paulo Duque, que altera a Lei nº 8.906, de 4 de julho de 1994, que dispõe

Leia mais

INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA Tema debatido na série Integração de tecnologias, linguagens e representações, apresentado no programa Salto para o Futuro/TV Escola, de 2 a 6 de maio de 2005 (Programa 1) INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO

Leia mais

Atividades lúdicas na educação o Caminho de tijolos amarelos do aprendizado.

Atividades lúdicas na educação o Caminho de tijolos amarelos do aprendizado. Atividades lúdicas na educação o Caminho de tijolos amarelos do aprendizado. Vania D'Angelo Dohme (Mackenzie) 1. Considerações iniciais Johan Huizinga foi um importante historiador alemão, que viveu entre

Leia mais

O TRABALHO COM PROBLEMAS GEOMÉTRICOS

O TRABALHO COM PROBLEMAS GEOMÉTRICOS Título do artigo: O TRABALHO COM PROBLEMAS GEOMÉTRICOS Disciplina: Matemática Ensino Fundamental I Selecionadora: Ana Flávia Alonço Castanho 16ª Edição do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 1 Nos últimos

Leia mais

Aula 4 Conceitos Básicos de Estatística. Aula 4 Conceitos básicos de estatística

Aula 4 Conceitos Básicos de Estatística. Aula 4 Conceitos básicos de estatística Aula 4 Conceitos Básicos de Estatística Aula 4 Conceitos básicos de estatística A Estatística é a ciência de aprendizagem a partir de dados. Trata-se de uma disciplina estratégica, que coleta, analisa

Leia mais

Escola Bilíngüe. O texto que se segue pretende descrever a escola bilíngüe com base nas

Escola Bilíngüe. O texto que se segue pretende descrever a escola bilíngüe com base nas Escola Bilíngüe É uma escola unique Diana Mandelert Diana Cerdeira Apresentação O texto que se segue pretende descrever a escola bilíngüe com base nas informações obtidas na página da escola na Internet,

Leia mais

BANDEIRAS EUROPÉIAS: CORES E SÍMBOLOS (PORTUGAL)

BANDEIRAS EUROPÉIAS: CORES E SÍMBOLOS (PORTUGAL) BANDEIRAS EUROPÉIAS: CORES E SÍMBOLOS (PORTUGAL) Resumo A série apresenta a formação dos Estados europeus por meio da simbologia das cores de suas bandeiras. Uniões e cisões políticas ocorridas ao longo

Leia mais

PROJETOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO.

PROJETOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO. PROJETOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO. LETICIA VICENTE PINTO TEIXEIRA (UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS). Resumo É sabido o quanto é grande o esforço das escolas em ensinar a leitura

Leia mais

Disciplina: Alfabetização

Disciplina: Alfabetização Título do artigo: As intervenções didáticas no processo de alfabetização inicial Disciplina: Alfabetização Selecionador: Beatriz Gouveia 1 Categoria: Professor 1 Coordenadora de projetos do Instituto Avisa

Leia mais

1. A corrida de vetores numa folha de papel.

1. A corrida de vetores numa folha de papel. 1. A corrida de vetores numa folha de papel. desenhando a pista. o movimento dos carros. o início da corrida. as regras do jogo. 2. A corrida no computador. o número de jogadores. o teclado numérico. escolhendo

Leia mais

TRABALHANDO GEOMETRIA COM PAVIMENTAÇÃO NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

TRABALHANDO GEOMETRIA COM PAVIMENTAÇÃO NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ISSN 2316-7785 TRABALHANDO GEOMETRIA COM PAVIMENTAÇÃO NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Anderson Pereira Barcelos Universidade Federal do Espírito Santo UFES andersonpbarcelos@hotmail.com Samira Marialves

Leia mais

O SUJEITO-PROFESSOR E SUA INSCRIÇÃO APARENTE NO DISCURSO EDUCACIONAL VIGENTE Luzia Alves 1

O SUJEITO-PROFESSOR E SUA INSCRIÇÃO APARENTE NO DISCURSO EDUCACIONAL VIGENTE Luzia Alves 1 410 O SUJEITO-PROFESSOR E SUA INSCRIÇÃO APARENTE NO DISCURSO EDUCACIONAL VIGENTE Luzia Alves 1 RESUMO. O presente estudo se propõe a analisar num artigo, publicado em uma revista de grande circulação no

Leia mais

UTILIZANDO BLOG PARA DIVULGAÇÃO DO PROJETO MAPEAMENTO DE PLANTAS MEDICINAIS RESUMO

UTILIZANDO BLOG PARA DIVULGAÇÃO DO PROJETO MAPEAMENTO DE PLANTAS MEDICINAIS RESUMO 1 UTILIZANDO BLOG PARA DIVULGAÇÃO DO PROJETO MAPEAMENTO DE PLANTAS MEDICINAIS Adriana Oliveira Bernardes 1 RESUMO Atualmente os blogs vêm sendo utilizadas no processo de ensino aprendizagem dos alunos

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

A importância da audição e da linguagem

A importância da audição e da linguagem A importância da audição e da linguagem A linguagem não é apenas uma função entre muitas[...] mas uma característica muito difusa do indivíduo, a tal ponto que ele se torna um organismo verbal.(joseph

Leia mais

ÁGORA, Porto Alegre, Ano 4, Dez.2013. ISSN 2175-37 EDUCAR-SE PARA O TRÂNSITO: UMA QUESTÃO DE RESPEITO À VIDA

ÁGORA, Porto Alegre, Ano 4, Dez.2013. ISSN 2175-37 EDUCAR-SE PARA O TRÂNSITO: UMA QUESTÃO DE RESPEITO À VIDA ÁGORA, Porto Alegre, Ano 4, Dez.2013. ISSN 2175-37 EDUCAR-SE PARA O TRÂNSITO: UMA QUESTÃO DE RESPEITO À VIDA Luciane de Oliveira Machado 1 INTRODUÇÃO Este artigo apresenta o projeto de educação para o

Leia mais

2- Está prevista formação para os avaliadores externos?

2- Está prevista formação para os avaliadores externos? ADD algumas questões O Conselho das Escolas na sequência da reunião hoje ocorrida com o Senhor Diretor Geral da Administração Escolar e dois Assessores dos Senhores Secretários de Estado, sobre a operacionalização

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Resumo Gisele Gomes Avelar Bernardes- UEG 1 Compreendendo que a educação é o ponto chave

Leia mais

CARTA ABERTA EM DEFESA DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

CARTA ABERTA EM DEFESA DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA CARTA ABERTA EM DEFESA DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA O Fórum das universidades públicas participantes do PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA vem, por meio desta, defender

Leia mais

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica A U L A 3 Metas da aula Descrever a experiência de interferência por uma fenda dupla com elétrons, na qual a trajetória destes

Leia mais

O AMBIENTE MOTIVADOR E A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

O AMBIENTE MOTIVADOR E A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA O AMBIENTE MOTIVADOR E A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA Poliana Helena Batista Thomaz PUC-Campinas Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid PUC-Campinas Na pesquisa

Leia mais

GESTÃO DEMOCRÁTICA EDUCACIONAL

GESTÃO DEMOCRÁTICA EDUCACIONAL GESTÃO DEMOCRÁTICA EDUCACIONAL Nanci Cunha Vilela Rost ; Amanda Carvalho ; Edimara Soares Gonçalves ; Juliane Rocha de Moraes BILAC, Faculdade de pedagogia Bilac, graduação em Pedagogia, nancirost@hotmail.com

Leia mais

Aula10 PEOPLE OF DIFFERENT KINDS. Fernanda Gurgel Raposo

Aula10 PEOPLE OF DIFFERENT KINDS. Fernanda Gurgel Raposo Aula10 PEOPLE OF DIFFERENT KINDS META A meta desta nossa última aula é tratar dos adjetivos relativos à personalidade, bem como das formas do comparativo e superlativo, comparative and superlative forms.

Leia mais

Interpretação do art. 966 do novo Código Civil

Interpretação do art. 966 do novo Código Civil Interpretação do art. 966 do novo Código Civil A TEORIA DA EMPRESA NO NOVO CÓDIGO CIVIL E A INTERPRETAÇÃO DO ART. 966: OS GRANDES ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA DEVERÃO TER REGISTRO NA JUNTA COMERCIAL? Bruno

Leia mais

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Michele Gomes Felisberto; Micheli de Oliveira; Simone Pereira; Vagner Lean dos Reis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Introdução O mundo em que vivemos

Leia mais

JANGADA IESC ATENA CURSOS

JANGADA IESC ATENA CURSOS JANGADA IESC ATENA CURSOS MÁRCIA INÊS DE OLIVEIRA DA SILVA SURDEZ PROJETO DE PESQUISA Passo Fundo 2015 TEMA: Surdez DELIMITAÇÃO DO TEMA: O Tema delimita-se a inclusão de crianças surdas nas escolas de

Leia mais

4Distribuição de. freqüência

4Distribuição de. freqüência 4Distribuição de freqüência O objetivo desta Unidade é partir dos dados brutos, isto é, desorganizados, para uma apresentação formal. Nesse percurso, seção 1, destacaremos a diferença entre tabela primitiva

Leia mais

Projeto - por que não se arriscar com um trabalho diferente?

Projeto - por que não se arriscar com um trabalho diferente? Projeto - por que não se arriscar com um trabalho diferente? Gisele Bischoff Scherer 1 Resumo O texto a seguir defende um trabalho diferenciado em sala de aula a partir de um planejamento conjunto entre

Leia mais

MÓDULO 4 DISTRIBUIÇÃO DE FREQÜÊNCIAS

MÓDULO 4 DISTRIBUIÇÃO DE FREQÜÊNCIAS MÓDULO 4 DISTRIBUIÇÃO DE FREQÜÊNCIS Como vimos no módulo 1, para que nós possamos extrair dos dados estatísticos de que dispomos a correta análise e interpretação, o primeiro passo deverá ser a correta

Leia mais

Profa. Ma. Adriana Rosa

Profa. Ma. Adriana Rosa Unidade I ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Profa. Ma. Adriana Rosa Ementa A teoria construtivista: principais contribuições, possibilidades de trabalho pedagógico. Conceito de alfabetização: história e evolução.

Leia mais

INDICADORES OBJETIVOS DE NOVAS PRÁTICAS NO ENSINO DE REDAÇÃO: INDÍCIOS DE UMA MUDANÇA?

INDICADORES OBJETIVOS DE NOVAS PRÁTICAS NO ENSINO DE REDAÇÃO: INDÍCIOS DE UMA MUDANÇA? Marcelo Macedo Corrêa e Castro Laboratório de Estudos de Linguagem, leitura, escrita e educação LEDUC Faculdade de Educação da UFRJ Ana Beatriz Domingues - Laboratório de Estudos de Linguagem, leitura,

Leia mais

Grupo 5 Volume 3 Unidade 5: Um pouco daqui, um pouco dali, um pouco de lá.

Grupo 5 Volume 3 Unidade 5: Um pouco daqui, um pouco dali, um pouco de lá. Grupo 5 Volume 3 Unidade 5: Um pouco daqui, um pouco dali, um pouco de lá. A Unidade é muito rica em informações sobre os três países explorados e possibilita o desenvolvimento de pesquisas e ampliação

Leia mais

ESTATÍSTICA BÁSICA NO CURSO DE TÉCNICO INTEGRADO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

ESTATÍSTICA BÁSICA NO CURSO DE TÉCNICO INTEGRADO DE SEGURANÇA DO TRABALHO ESTATÍSTICA BÁSICA NO CURSO DE TÉCNICO INTEGRADO DE SEGURANÇA DO TRABALHO Fabíola Nascimento dos Santos Paes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco fabiola.paes@gmail.com Dorghisllany

Leia mais

O QUE OS ALUNOS DIZEM SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: VOZES E VISÕES

O QUE OS ALUNOS DIZEM SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: VOZES E VISÕES O QUE OS ALUNOS DIZEM SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: VOZES E VISÕES Aline Patrícia da Silva (Departamento de Letras - UFRN) Camila Maria Gomes (Departamento de Letras - UFRN) Orientadora: Profª Dra.

Leia mais

Sessão 2: Gestão da Asma Sintomática. Melhorar o controlo da asma na comunidade.]

Sessão 2: Gestão da Asma Sintomática. Melhorar o controlo da asma na comunidade.] Sessão 2: Gestão da Asma Sintomática Melhorar o controlo da asma na comunidade.] PROFESSOR VAN DER MOLEN: Que importância tem para os seus doentes que a sua asma esteja controlada? DR RUSSELL: É muito

Leia mais

RELATÓRIO MESA REVOLVER DESIGN (PESQUISA)

RELATÓRIO MESA REVOLVER DESIGN (PESQUISA) 1ª RODADA O QUE É PESQUISA? Por no google? Buscar conhecimento Ir a fundo nos interesses/ saber mais/ descobrir Faculdade: pesquisar coisas pelas quias você não necessariamente se interessa --> conhecimento

Leia mais

Eventos independentes

Eventos independentes Eventos independentes Adaptado do artigo de Flávio Wagner Rodrigues Neste artigo são discutidos alguns aspectos ligados à noção de independência de dois eventos na Teoria das Probabilidades. Os objetivos

Leia mais

Módulo 6 Cultura organizacional, Liderança e Motivação

Módulo 6 Cultura organizacional, Liderança e Motivação Módulo 6 Cultura organizacional, Liderança e Motivação Um ambiente em constante mutação, com alterações cada vez mais rápidas e significativas, exige uma empresa com capacidade de adaptação crescente ao

Leia mais

difusão de idéias A formação do professor como ponto

difusão de idéias A formação do professor como ponto Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias outubro/2008 página 1 A formação do professor como ponto fundamental Lúcia P. S. Villas Bôas: Ainda que generalizações sejam imprudentes, considerando-se as transformações

Leia mais

Contexto. Rosana Jorge Monteiro Magni

Contexto. Rosana Jorge Monteiro Magni Título MUDANÇAS DE CONCEPÇÕES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA EM UM CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA Doutoranda da Universidade Anhangura/ Uniban

Leia mais