INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FUNORTE / SOEBRÁS ANÁLISE DO SORRISO GENGIVAL E SUAS TÉCNICAS DE TRATAMENTO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FUNORTE / SOEBRÁS ANÁLISE DO SORRISO GENGIVAL E SUAS TÉCNICAS DE TRATAMENTO"

Transcrição

1 1 INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FUNORTE / SOEBRÁS ANÁLISE DO SORRISO GENGIVAL E SUAS TÉCNICAS DE TRATAMENTO ELAINE APARECIDA CAMPOS LOURENÇO Monografia apresentada ao Programa de Especialização em Ortodontia do CEREO FUNORTE/SOEBRÁS NÚCLEO CAMPINAS, como parte dos requisitos para obtenção do titulo de Especialista. ORIENTADORA: Prof. Ms. Irene Moreira Serafim CO-ORIENTADOR: Prof. Cláudio Rodrigues Azenha Campinas, 2013

2 2 FICHA CATALOGRÁFICA Elaborada pela Biblioteca das Faculdades Unidas do Norte de Minas ICS - FUNORTE/SOEBRÁS Núcleo Campinas Lourenço, Elaine A. C. Análise do Sorriso Gengival e suas Técnicas de Tratamento / Elaine Aparecida Campos Lourenço Campinas, f. Orientadora: Irene Moreira Serafim Co-orientador: Cláudio Rodrigues Azenha Monografia (Especialização) ICS FUNORTE/SOEBRÁS Núcleo Campinas. Programa de Pós-Graduação em Odontologia. Bibliografia. 1.Análise do sorriso gengival. 2.Estética do Sorriso. 3.Técnica de tratamento do sorriso gengival. 4. músculo depressor do septo nasal. 5.Tratamento Invasivo e não invasivo do sorriso gengival. Serafim, Irene Moreira. II. Azenha, Cláudio Rodrigues. III. Faculdades Unidas do Norte de Minas. Programa de Pós-Graduação em Odontologia. IV. Título. CDU:

3 3 DEDICATÓRIA Este trabalho é dedicado ao meu Esposo Guilherme, e minha filha Ana Cecília. Pela inspiração, força permanente e amor incondicional.

4 4 AGRADECIMENTOS À Prof. Ms. Irene Serafim, minha orientadora, pela confiança, amizade, e dedicação; Ao Prof. Cláudio Rodrigues Azenha, co-orientador deste trabalho, sempre presente, pelos valiosos conhecimentos transmitidos; Ao Prof. Eduardo Macluf Filho, pela competência e contribuição para uma excelente formação profissional; Ao Prof. Hermenegildo Mancini pela contribuição em meu aprendizado; À Prof. Carmem Lúcia Andrade Marion, pelos ensinamentos transmitidos; À Prof. Shirley, pelos ensinamentos transmitidos; A todos os colegas de turma; Às funcionárias, pela assistência solícita e atenciosa; Aos pacientes pela colaboração no aprendizado.

5 5 Somos o que repetidamente fazemos. A excelência, portanto, não é um feito, mas um hábito.

6 6 ARISTÓTELES. SUMÁRIO RESUMO... x ABSTRACT...xi 1 INTRODUÇÃO PROPOSIÇÃO REVISÃO DE LITERATURA DISCUSSÃO CONCLUSÃO...25 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...26

7 7 LOURENÇO, E.A.C. Análise do sorriso gengival e suas técnicas de tratamento. 2013,Nº f. Monografia de Especialização (Especialização em Ortodontia) - FUNORTE / SOEBRÁS Núcleo Campinas, Campinas RESUMO O conhecimento sobre os problemas estéticos do sorriso é fundamental para um diagnóstico correto e preciso, diante das necessidades específicas de cada paciente. As alterações que comprometem a estética do sorriso propõem uma avaliação crítica do sorriso, pois o correto diagnóstico dos problemas estéticos é de suma importância para que os profissionais tenham conhecimento dos fatores etiológicos que comprometem um sorriso e que possam, desta maneira, traçar o melhor plano de tratamento a ser realizado diante das necessidades específicas de cada paciente em especial, levando em consideração aspectos relevantes relacionados à estética bucal, gengival e facial de acordo com os padrões de beleza pré-estabelecidos pela sociedade. PALAVRAS-CHAVE: tratamento sorriso gengival, estética e sorriso gengival.

8 8 x LOURENÇO, Análise do sorriso gengival e suas técnicas de tratamento. 2013,Nº f. Monografia de Especialização (Especialização em Ortodontia) - FUNORTE / SOEBRÁS Núcleo Campinas, Campinas ABSTRACT The Knowledge about the problems of aesthetic smile is essential for a correct diagnosis and accurate, given the specific needs of each patient. The changes that compromise the aesthetics of the smile propose a critical evaluation of the smile, because the correct diagnosis of the aesthetic problems is of paramount importance for professionals to have knowledge of the etiological factors that compromise a smile and can, thus, draw the best plan treatment to be performed on the specific needs of each particular patient, taking into account relevant aspects related to oral aesthetics, facial gingival and according to the standards of beauty predetermined by society. KEY WORDS: diagnosis, aesthetics and gummy smile.

9 9 1 INTRODUÇÃO Xi O sorriso gengival é caracterizado quando a exposição gengival ao sorrir ultrapassa 3mm, sua etiologia pode ser erupção passiva alterada, hiperplasia gengival inflamatória ou medicamentosa, osso maxilar, crescimento vertical em excesso, extrusão dento-alveolar, lábio superior curto, hiperatividade do lábio superior, casos com crescimento vertical do complexo alveolar superior, casos com protrusão do complexo dento-alveolar, casos com protrusão do complexo dento-alveolar superior e extrusão dos dentes posteriores superior. Esta exposição exagerada da gengiva ao sorrir é um dos problemas que afetam negativamente a estética do sorriso. Atualmente, com a valorização e anseio dos pacientes por resultados estéticos, envolvendo os procedimentos estéticos, novos conceitos e técnica cirurgias foram introduzidas para solucionar ou melhorar o resultado final. Freitas et al descreve a liberação do músculo depressor do septo nasal como meio de tratamento, a técnica tem o objetivo de corrigir alterações estética do sorriso. Ele também realizou estudos com mini-implantes para correção do sorriso gengival, A analise do sorriso pode ser baseada em estética facial, estética gengival, microestética e macroestética, estrutura do lábio, comprimento da curva durante a dinâmica do sorriso, linha do sorriso, contorno da gengival, formato dos dentes e formato da estrutura facial. O sorriso é um dos aspectos que causa mais impacto no relacionamento social, logo a exposição demasiada da gengiva durante o sorriso pode causar aspecto desfavorável, devido á desproporção na coroa dental. Este trabalho tem como objetivo apresentar diferentes técnicas de tratamento para o sorriso gengival, adequando cada paciente a sua necessidade.

10 10 2 PROPOSIÇÃO O objetivo deste trabalho é apresentar o método do cirúrgico do músculo depressor do septo nasal como meio auxiliar ao tratamento ortodôntico na obtenção da estética do sorriso.

11 11 3 REVISÃO DE LITERATURA Santos et al 21 em 2006 avaliaram a importância do sorriso no tratamento e observam que existe grande impacto na vida dos indivíduos, afetando desde o convívio social até mesmo nas relações profissionais. Vários fatores devem ser considerados quando analisamos criticamente um sorriso, dentre estes podemos destacar: a idade do paciente, anomalias de tamanho e forma, formato do rosto, lábios, cor e presença de espaços anteriores. Mas compreender as expectativas relativas ao que é beleza para o paciente torna-se difícil para o cirurgião-dentista, pois a percepção estética é permeada por emoções e valores culturais. Portanto, é imprescindível que certos aspectos objetivos sejam observados ao analisarmos um sorriso criticamente, aspectos estes que devem seguir determinados padrões de acordo com normas pré-estabelecidas, bem como atender as necessidades particulares de cada paciente. Tendo isso em vista, o presente trabalho tem o objetivo de estabelecer critérios objetivos para auxiliar o cirurgião-dentista na avaliação crítica do sorriso, através do conhecimento dos principais problemas relacionados a estética bucal e facial. A linha do sorriso pode ser definida como a linha curva imaginária que acompanha o trajeto das bordas dos quatro dentes ântero-superiores e das pontas das cúspides dos caninos superiores e que deve coincidir ou correr paralelamente com a curvatura da borda interna do lábio inferior, esta é um dos fatores mais importantes para a obtenção de um sorriso agradável. A altura ideal da linha do lábio superior é aquela em que a borda do lábio se situa ao nível da área gengival dos incisivos centrais superiores, sendo este um fator importante para compor um sorriso atraente. De acordo com as linhas do sorriso este pode ser classificado em alto, médio e baixo, encontrados nas seguintes proporções: 10,57%, 68,94% e 20,48% respectivamente. As mulheres apresentam uma percentagem maior de sorriso alto e médio, enquanto os homens apresentam uma percentagem maior de sorriso baixo 14. Algumas observações demonstram que o grau de curvatura da linha incisal é mais pronunciado nas mulheres que nos homens, e uma linha

12 12 incisal reversa ou uma postura anormal do lábio inferior afetam profundamente o grau de atração de um sorriso. Pascotto e Moreira em , apresentaram o uso de toxina botulínica tipo À (botox), no tratamento do sorriso gengival. O botox é uma proteína purificada, com baixo potencial antigênico, que é utilizada na correção de deformidades faciais, e tem como mecanismo de ação o relaxamento de um determinado grupamento muscular onde é injetado. No caso do sorriso gengival o resultado estético será excelente sem o inconveniente do trauma cirúrgico. Suas principais vantagens são: facilidade técnica, alta tolerabilidade, baixo índice de complicações e efeito praticamente imediato e natural. Sua desvantagem é a permanência menor que 6 meses, na maioria dos casos e raras complicações. Zuziki et al 24, por meio de caso clinico, relatam que o aumento de coroa clínica na região anterior para corrigir o sorriso gengival. No planejamento cirúrgico periodontal, foram consideradas variáveis importantes como: sexo, idade, raça, condições musculares e esqueléticas, aspectos comportamentais, também levou em conta aspectos faciais, em especial os lábios. O sorriso gengival pode ser resultado de crescimento gengival excessivo ou então, paciente que apresentam lábios mais curtos e erupção anormal dos dentes superiores, numa avaliação estética verifica-se altura do sorriso, simetria labial, harmonia das margens gengivais tamanho e proporção dos dentes. Após avaliação foi feito o planejamento cirúrgico, neste caso foi realizado a técnica de retalho mucoperiostal de Wildman modificado. A técnica de retalho total convencional de Widman modificado foi eficaz na correção de tecido duro e mole, e seu resultado foi imediato. Pacotto em , relata que para um sorriso atraente normalmente apresenta uma coincidência de disposição entre as bordas incisais dos dentes ântero-superiores e curvatura do lábio inferior. Artigo considerado de 1 a 2m de exposição de gengiva normal, acima disso é considerado sorriso gengival. O excesso gengival é uma das queixas principais, que levam pacientes a procurar centro de estética. Conclui-se a analise facial durante o exame clinico do paciente é uma etapa fundamental para diagnostico das alterações da face: (analise frontal, de frente do sorriso, e de perfil, analise lateral, o profissional poderá avaliar a relação dos terços faciais, comprimento dos lábios superior durante o sorriso. Quando o espaço interlabial em repouso é normal em paciente com sorriso gengival, a sua causa é muscular, podendo ser corrigida com recursos da medicina estética e quando em repouso há um aumento do espaço interlabial, a causa é no tecido duro exigindo correção ortodôntico-cirugico.

13 13 Santos et al 21 em 2006, com base no conceito de transdiciplinaridade, e partindo da verificação clinica da condição de vedamento labial de alguns pacientes que, mesmo com condições musculares e dento-esqueleticas favoráveis apresentam dificuldade em vedar os lábios, utilizam-se a musculatura mentual e ocasiona tensão na região do mento. Há outros fatores etiológicos para a dificuldade de vedamento labial, como a protrusão maxilar, o assentamento over Jet a mordida aberta anterior, o encurtamento do lábio superior, o aumento da altura da face e discrepância ântero posterior, além da presença da respiração oral, eles verificaram a influencia do sorriso gengival no vedamento labial, onde: 18 indivíduos com sorriso gengival e dificuldade no vedamento labial, foram submetidos á avaliação oromiofuncional e eletromiografia, para verificar o esforço do músculo mentual, foi realizado cirurgia periodontal para remover excesso de tecido gengival e volume ósseo da pré-maxila e após 6 meses os pacientes foram, reavaliados durante o vedamento labial. Observou diminuição contração e tensão do músculo mentual, conclui-se que o vedamento labial é influenciado pelo volume ósseo e gengival, e a cirurgia periodontal, contribui para um contato mais suave entre os lábios. Seixas, et al 22 em 2011 apresentaram um checlist dos aspectos estéticos a serem considerados no diagnostico e tratamento do sorriso gengival. A exposição exagerada da gengiva ao sorrir é um dos problemas que afetam negativamente a estética do sorriso, na maioria das vezes esta relacionada à atuação conjunta de alguns fatores etiológicos. O objetivo é apresentar um checklist de características dento labiais e ilustrar como esse método de registro de dados durante o diagnostico ortodôntico pode facilitar a tomada de decisões no tratamento do sorriso gengival. No século passado o planejamento ortodôntico eram realizados com base cefalométrica e por isso, os conceitos estéticos foram definidos primeiramente numa vista de perfil, com isso não se fazia uma analise dinâmica da fala, do sorriso e da avaliação das características morfológicas e funcionais. Como o ato de sorrir é um processo dinâmico, a beleza do sorriso não depende apenas do correto posicionamento dentário e esquelético, mas também da anatomia e funcionamento da musculatura facial, sobre isso a ortodontia tem pouco ou nenhum controle. A utilização do checklist auxilia o diagnóstico e planejamento conduzindo a correção do sorriso gengival dentro do paradigma de tratamento ortodôntico contemporâneo. Pedron et al 15 em 2010 relatatam um caso de uma paciente que apresentou relação desarmônica entre o sorriso gengival, também causado pela presença da linha labial alta e,

14 14 pela discrepância entre o comprimento curto das coroas clínicas dos dentes ântero-superiores. Foram discutidas as vantagens, desvantagens, benefícios, indicações, contra-indicações, descrição da técnica de gengivectomia e a relação de harmonia entre estética dental e gengival. O desenvolvimento de novas técnicas e materiais odontológicos busca acompanhar esse crescimento. Entretanto, pouca atenção ainda é dada ao periodonto como um dos componentes do sorriso. O sucesso da reabilitação bucal pode ser alcançado considerando-se vários fatores, dentre eles, os princípios biológicos, manutenção e nutrição dos tecidos gengivais saudáveis, mecânicos; e estéticos. A reabilitação bucal não pode gerar agressões ao periodonto. Os preparos devem ser definidos e com margens acessíveis, permitindo ótima adaptação marginal, contornos adequados e fácil acesso à higienização. Entretanto, muitas vezes as situações clínicas são desfavoráveis e os preparos são inadequados, numa posição mais apical em relação à gengiva marginal, com margens subgengivais que invadem o espaço biológico, favorecendo o desenvolvimento e evolução da doença periodontal. Nessas situações as cirurgias gengivais favorecem a adequada realização dos procedimentos restauradores, restabelecendo as características anatômicas e relações ideais entre os dentes e periodonto de proteção. A gengivectomia é uma cirurgia ressectiva estética, que tem por objetivo o restabelecimento fisiológico do espaço biológico, permitindo que procedimentos restauradores sejam compatíveis com saúde periodontal, sendo necessários a existência de larga faixa de gengiva queratinizada, ausência de deformidades ósseas, natureza fibrótica e motivação pelo paciente no controle do biofilme dental. A gengivectomia é uma técnica de fácil execução apresentando resultados favoráveis e satisfatórios quando empregada coadjuvante aos procedimentos restauradores, otimizando a estética dental. Os procedimentos restauradores e saúde gengival estão intimamente relacionados, desempenhando papel significativo na integridade biológica dos tecidos, bem como na manutenção de restaurações com maior longevidade. Pacientes com dentes curtos parecem não gostar do seu sorriso e necessitam de aumento de coroa clínica. Contudo, o sucesso da reabilitação bucal não depende apenas de fatores estéticos localizados. A criação do arranjo dental deve estar em harmonia com a gengiva, lábios e o rosto do paciente; e a formulação de dentes, quando da sua reabilitação, em proporções intrínsecas agradáveis ao paciente e à sociedade Chegou-se a conclusão que a cirurgia ressectiva gengival (gengivectomia) é um procedimento efetivo coadjuvante na adequação gengival em relação à estética dental, visando não apenas o resultado estético satisfatório, como também a manutenção salutar do periodonto.

15 15 Pires et al 17 em 2010, avaliaram em seu consultório que o sorriso gengival é uma das principais nos consultórios e que, influenciava a vida pessoal, social e profissional do paciente. Foram realizados tratamentos do sorriso gengival, por meio de cirurgia plástica periodontal associado ao peeling gengival. Os pacientes foram observados durante 2 meses após a cirurgia e constatou sucesso pós operatório. A alguns pontos a serem observados para classificar o tipo de sorriso do paciente: a linha que os lábios formam quando uma pessoa sorri pode ser classificada como baixa, onde se expõem cerca de 75% ou menos da altura da coroa clinica dos dentes ântero-superiores. A etiologia mais freqüentes relacionadas ao sorriso gengival são: crescimento gengival, erupção passiva alterada, hiperatividade labial, crescimento vertical em excesso, extrusão dento alveolar e lábio superior curto, que podem atuar de maneira isolada ou associada. Os tratamentos para o sorriso gengival, realizados em odontologia, baseiam em correções cirúrgicas na maiorias das vezes, invasivas, enquanto que outros meios aplicados fora da área de atuação do cirurgião-dentista também são levados em consideração e podem mudar a rotina na Clínica Odontológica (BOTOX e Acupuntura). São procedimentos não tão complexos, porém vantajosos, ou seja, háuma gama de opções de tratamento para a correção desta característica do sorriso, sendo extremamente benéfica a multidisciplinaridade no tratamento (Pascotto & Moreira, ). O correto diagnóstico da causa e a adequada seleção da técnica cirúrgica para a correção do sorriso gengival são de fundamental importância para o sucesso do tratamento. Souza Pinto et al 20 em 2010, avaliaram a síndrome da face longa apresentada sorriso gengival, pode ser esta associada ao terço inferior da face muito longa, base nasal estreita, face adenóide e distancia interlabial aumentada. De acordo com os autores, crescimento excessivo da maxila pode ocasional sorriso gengival e ocorre em pacientes com alturas faciais maiores do que o normal, lábios superiores mais curtos e dentes superiores maiores. O tratamento para síndrome inclui cirurgia ortognatia da maxila e eventualmente cirurgia periodontal. Alguns recursos terapêuticos ortodôntico, como: reposicionamento dentário. Os autores realizaram estudo em cadáveres e constataram características morfológicas do músculo depressor do septo nasal. São três: (medial, intermédial e lateral). Sendo o medial é o principal responsável pelas alterações dinâmicas e estéticas do nariz e lábio superior. Rinoplástia dinâmica esta baseada no tratamento cirúrgico dessa musculatura. Busca reduzir o encurtamento do lábio superior tratar o sorriso gengival e abaixar a linha sorriso superior a uma altura normal e harmônica. A toxina botulínica tem sido utilizada para esta finalidade, causando a paralisia do músculo depressor do septo nasal, porém tem ação limitada, e não

16 propicia alongamento da mucosa como é obtido com a plástica em Z. Esta cirurgia Z é realizada sob anestesia local e fornece bons resultados estéticos. 16 Feitas et al 6 em 2006, relataram a liberação do músculo depressor do septo nasal como meio de tratamento. Paciente sorriso gengival pode ser tratado com a liberação do músculo depressor, septo nasal. Segundo os autores a técnica de liberação do septo nasal tem objetivo corrigir alterações estéticas do sorriso, realizando, a contenção da elevação do lábio superior e menor exposição gengival ao sorrir. Foram selecionados vinte pacientes com exposição gengival superior. Em todos os pacientes operados, observou-se alongamento do lábio superior na posição em repouso, e redução encurtamento ao sorrir, com isso, notou-se elevação da ponta nasal do repouso e aumento da espessura do vermelhão labial durante o sorriso. Como resultados não foram observados comprometimento com a harmonia do lábio, manteve o perfil labial original dos pacientes, e todos ficaram muitos satisfeitos com os resultados após cirurgia. Conclui-se que é opção terapêutica efetiva, duradoura e de baixo risco para se conseguir um sorriso natural e harmonioso. O nível de satisfação dos pacientes submetidos à rinoplastia nos últimos cinco anos: rinoplastia reducional por via endonasal associada ou não a rinodinâmica. Macedo et al 10 em 2012, descreveram sobre o sorriso gengival e sua forma de tratamento, eles definem o sorriso gengival pela exposição excessiva de gengiva maxilar durante o sorriso. E para o diagnostico são avaliados, saúde periodontal, exposição dentaria durante repouso, análise dimensional e funcional do lábio superior, mensuração da coroa clinica dos incisivos e caninos e harmonia entre os planos oclusais anteriores e posteriores. Um sorriso estético é aquele que apresenta certa correlação harmônica entre forma e cor dos elementos dentários e entre lábio e gengiva. Durante o sorriso, dentes anteriores e superiores devem ser completamente expostos, juntamente com 2 mm de gengiva acima dos incisivos centrais. Estes devem apresentar simetria e alinhamento entre a proximal dos incisivos centrais e linha mediana da face. Sorrisos que apresentam exposição excessiva de dente e gengiva, exposição normal do incisivo durante o repouso, cumprimento normal de coroa clinica, exposição aumentada do incisivo durante o repouso, diferença entre a harmonia do plano oclusal anterior e posterior, plano oclusal harmonioso, extrusão do incisivo, excesso vertical maxilar, hiperplasia gengival, erupção passiva alterada. Nestes casos deve ser feito avaliação a problema do paciente e então eles estabelecem a tratamento que pode ser: com

17 intrusão ortodôntica, ortodontia e periodontia, terapia periodontal ou restauradora, cirurgia ortognatia com ou sem terapia periodontal ou restauradora. 17 Souza Pinto et al 20 em 2005, avaliaram a síndrome da face longa apresentada sorriso gengival, pode estar associada ao terço inferior da face muito longo, base nasal estreita, face adenóide e distancia interlabial aumentada. O crescimento excessivo da maxila pode ocasionar sorriso gengival e ocorre em pacientes com alturas faciais maiores do que o normal, lábios superiores mais curtos e dentes superior maiores. O tratamento para síndrome inclui cirurgia ortognatia da maxila e eventualmente cirurgia periodontal. Alguns recursos terapêuticos ortodônticos, como: reposicionamento dentário. Foi feito um estudo em cadáver e constatou as características morfológicas do músculo depressor do septo nasal. São três: (medial, intermédio e lateral). Sendo a medial é o principal responsável pelas alterações dinâmicas e estéticas do nariz e lábio superior. Rinoplástia dinâmica esta baseada no tratamento cirúrgico dessa musculatura. Busca reduzir o encurtamento de o lábio superior tratar o sorriso gengial e abaixar a linha sorriso superior a uma altura normal e harmoniaca. A toxina botulínica tem sido utilizada para esta finalidade, causando a paralisia do músculo depressor do septo nasal, porém tem ação limitada, e não propicia alongamento da mucosa como é obtido com a plástica em Z. Esta cirurgia Z é realizada sob anestesia local e fornece bons resultados estéticos. Freitas et al 7 em 2010 fez um estudo com mini-implante ortodôntico para correção do sorriso gengival. Os mini-implantes ortodônticos têm revolucionado a biomecânica, bem como a ancoragem ortodôntica, a qual pode ser conseguida de maneira perfeitamente estável. Na primeira parte desse estudo, o sorriso gengival é definido e classificado de acordo com suas etiologias. Entre eles, o tipo dento alveolar, uma boa indicação para tratamento com mini-implantes foi dividido em três categorias: (1) casos com crescimento vertical do complexo dentoalveolar anterior superior; (2) casos com protrusão do complexo dentoalveolar anterior; e (3) casos com protrusão do complexo dento alveolar ântero-superior e extrusão dos dentes posteriores superiores. Três casos com excessivo crescimento vertical do complexo dentoalveolar ântero-superior são apresentados. Eles foram caracterizados com extrusão e lingualização dos incisivos superiores, sobremordida profunda e sorriso gengival. O objetivo desse artigo é mostrar o uso de mini-implantes na região anterior para intrusão de incisivos e correção do sorriso gengival. Foram utilizados mini-implantes nas regiões anteriores e

18 18 superiores (1,6 x 6,0mm) e mola fechada de NiTi para intruir e vestibularizar os incisivos extruídos e lingualizados. Os mini-implantes podem ser utilizados com sucesso como ancoragem para intrusão de dentes anteriores. O autor relata a utilização de mecanismos de ancoragem esquelética apresenta incontestáveis vantagens, motivo pelo qual se difundiu tão amplamente na especialidade ortodôntica. Além de reduzir os efeitos recíprocos da aplicação de forças ortodônticas, os mini-implates abriram novas possibilidades terapêuticas, como a implementação dos movimentos de intrusão dentária. Feitas et al 6 em 2006, relataram a liberação do músculo depressor do septo nasal como meio de tratamento. Paciente sorriso gengival pode ser tratado com a liberação do músculo depressor, septo nasal. Segundo os autores a técnica de liberação do septo nasal tem objetivo corrigir alterações estéticas do sorriso, realizando, a contenção da elevação do lábio superior e menor exposição gengival ao sorrir. Foram selecionados vinte pacientes com exposição gengival superior. Em todos os pacientes operados, observou-se alongamento do lábio superior na posição em repouso, e redução encurtamento ao sorrir, com isso, notou-se elevação da ponta nasal do repouso e aumento da espessura do vermelhão labial durante o sorriso. Como resultados não foi comprometimento com a harmonia do lábio, manteve o perfil labial original dos pacientes, e todos ficaram muitos satisfeitos com os resultados após cirurgia. Conclui-se que é opção terapêutica efetiva, duradoura e de baixo risco para se conseguir um sorriso natural e harmonioso. O nível de satisfação dos pacientes submetidos à rinoplastia nos últimos cinco anos: rinoplastia reducional por via endonasal associada ou não a rinodinâmica. Santos et al 21 em 2006, pesquisaram que, anos atrás, vários problemas gengivais eram considerados como anomalias, e que foram tratados com procedimentos radicais, apresentando resultados antiestéticos, sensibilidade dentária, pós operatório insatisfatório, entre outros. Atualmente os procedimentos estéticos direcionam o tratamento e a utilização de técnicas cirúrgicas inovadoras. Ao sorrir, o individuo expõe uma grande faixa de gengiva, ou então o individuo apresenta o chamado dente curto. Os vários fatores que devem ser identificados isoladamente para então ser feito um tratamento diferenciado. Vários autores relatam que até 3 mm de exposição gengival é chamado de estético, porém se tal exposição apresentar maior dimensão é considerado antiestético. Contudo principal objetivo da terapia periodontal é buscar preservação da dentição do paciente e conseqüências estéticas, novas técnicas têm sido utilizadas a fim de melhorar a estética do paciente, como por exemplo, a

19 19 correção do sorriso gengival. Pinheiro et al 18 em 2011 constatou que há um crescimento cada vez maior de pacientes que buscam resolução de problemas estéticos relacionados ao sorriso. Em seu estudo sobre sorriso gengival caracterizado por uma exposição de gengiva maior que 3 mm, durante o sorriso o aparecimento pode estar relacionado à erupção passiva alterada, hiperplasia gengival causada por placa ou medicamentos, lábios superiores curtos ou hiperativos, excesso vertical de maxila e extrusão dento-alveolar Em seu planejamento cirúrgico periodontal ele avalia a distância da junção amelo-cementária à crista óssea alveolar, bem como distância entre a junção mucogengival à crista alveolar, para serem indicadas ou não a remoção óssea e a reposição apical do retalho. O objetivo de seu trabalho foi relatar um caso clínico de cirurgia plástica periodontal com osteotomia para correção do sorriso gengival causado por erupção passiva alterada. O tratamento estético do sorriso gengival foi bem sucedido, garantindo a satisfação da paciente e mostrando a segurança e eficiência da técnica descrita. Dutra et al, 2 em 2011 realizou um estudo e se propôs a avaliar a influência da quantidade de exposição gengival na estética do sorriso para os sexos feminino e masculino, e se existe diferença de opinião entre ortodontistas, clínicos gerais e pessoas leigas. Foram utilizadas fotografias da face durante o sorriso de um indivíduo do sexo feminino e de um indivíduo do sexo masculino. As fotos foram alteradas digitalmente para produzir cinco diferentes níveis de exposição gengival, que variaram de exposição gengival de 4mm até a cobertura dos incisivos superiores pelo lábio superior em 4mm. As fotografias foram impressas em tamanho real da face, dispostas aleatoriamente em um álbum e foram classificados por 30 ortodontistas, 30 clínicos e 30 leigos, e eles avaliaram como: péssimo, ruim, regular, bom ou ótimo. O sorriso gengival é causado por uma combinação de variáveis, tais como excesso vertical de maxila, maior habilidade muscular para elevar o lábio superior ao sorrir, espaço interlabial aumentado no repouso, sobremordida e sobressaliência aumentadas. Variáveis como o comprimento do lábio superior, altura clínica da coroa do incisivo, ângulos dos planos mandibular e palatal parecem não influenciar no sorriso gengival, porém, lábio superior curto e coroa clínica curta poderiam contribuir para a exposição gengival. O objetivo do trabalho é determinar qual nível de exposição gengival é considerado

20 20 mais estético para os sexos feminino e masculino, e se existe diferença de opinião entre ortodontistas, clínicos gerais e leigos com relação à exposição gengival na estética do sorriso. Na pesquisa realizada, teve participação de dois indivíduos, Um indivíduo do sexo feminino (ISF), com 21 anos de idade, e um indivíduo do sexo masculino (ISM), com 23 anos de idade - ambos estudantes de Odontologia na Universidade Federal de Santa Catarina -, com sorrisos agradáveis, dentes alinhados e nivelados e proporções faciais equilibradas, foram escolhidos para a pesquisa, mediante autorização por escrito dos mesmos. Foram tomadas fotografias coloridas de rosto inteiro, com sorriso espontâneo em norma frontal, utilizando máquina fotográfica Canon Rebel XT (Japão). A fotografia original de cada um deles foi alterada no programa Adobe Photoshop CS 8.0, de forma que a altura do lábio superior em relação aos incisivos superiores fosse modificada. As alterações forneceram 5 níveis de exposição gengival: cobertura dos incisivos superiores pelo lábio superior em 4mm a partir da margem cervical (-4mm), cobertura dos incisivos superiores pelo lábio superior em 2mm (-2mm), lábio superior na altura da margem cervical dos incisivos superiores (0mm), exposição gengival de 2mm (+2mm) e exposição gengival de 4mm (+4mm). As 10 fotos, cinco do indivíduo do sexo feminino e cinco do indivíduo do sexo masculino, foram impressas em tamanho real da face e dispostas aleatoriamente em um álbum, intercalando-se as fotos de cada um deles. O resultado foi o sorriso mais estético para o indivíduo do sexo feminino, tanto para ortodontistas, clínicos gerais e leigos, foi aquele em que o lábio superior repousa na margem cervical dos incisivos superiores, mostrando toda a coroa dos incisivos (p<0,05). Para o indivíduo do sexo masculino, o sorriso mais estético, para pessoas leigas, foi com o lábio na altura da margem cervical dos incisivos superiores (p<0,05), sendo que ortodontistas e clínicos gerais consideraram tanto o lábio na altura da margem cervical como o lábio superior cobrindo os incisivos superiores em 2mm como os mais estéticos (p<0,05). Chegaram à conclusão que, a estética do sorriso para mulheres e homens foi influenciada pela quantidade de exposição gengival, havendo diferença de opinião entre ortodontistas, clínicos gerais e leigos. Tolentino et al 25 em 2010 realizaram um estudo sobre aumento de coroa clínica com finalidade estética após tratamento ortodôntico. Para um sorriso estético é importante que haja componentes com de o dentes, gengiva e os lábios. A exposição de aproximadamente 2-3mm gengiva marginal é considerada ideal para estética do sorriso. A etiologia do sorriso gengivoso está relacionada a diferentes fatores: erupção passiva alterada, aumento do volume de gengiva devido ao acúmulo de placa bacteriana ou uso de medicamentos e, finalmente

21 21 excesso vertical maxila. A altura da coroa clínica é definida como a distância mais apical da concavidade gengival marginal á borda incisal ou superfície oclusal do elemento dentário. Observou-se uma extensa área de gengival de forma irregular sobre os dentes, possivelmente estaremos na presença de uma hiperplasia causada devido ao uso excessivo de alguns medicamentos ou por acúmulo placa bacteriana que, na maioria das vezes, é observado ao uso de aparelho ortodôntico. No estudo de Konikoff et al, pacientes que faziam uso de aparelho ortodôntico foram avaliados previamente e após 5 anos da finalização do tratamento, para determinar a diferença do tamanho da coroa clínica em dentes anteriores superiores. Os autores observaram que houve prevalência de uma proporção não ideal entre altura e largura maior do que 65% dos casos; e 61% dos pacientes apresentaram assimetria na arquitetura gengival. Uma opção de tratamento e a realização de uma cirurgia plástica periodontal denominada aumento de coroa clinica, podendo ser efetuada de diferentes maneiras: gengivoplastia, gengivectomia de biser interno, com ou sem resseção óssea, e retalho reposicionado apicalmente, com ou sem ressecção óssea. O objetivo desse trabalho é apresentar três casos clínicos que ilustram a técnica de aumento de coroa clínica com finalidade estética em pacientes que foram previamente submetidos ao tratamento ortodôntico. Pacientes com alterações na linha gengival do sorriso foram submetidos a um rigoroso controle de placa bacteriana e instrução de higiene bucal. Em seguida, optou-se pela realização de aumento de coroa clínica e os pacientes iniciam o processo de manutenção periodontal de controle. Esse trabalho descreve os tipos e as indicações de cirurgia plásticas periodontais e a identificação dos pacientes que necessitam dessas intervenções, visando uma maior harmonia e estética do sorriso, além da satisfação do paciente para o sucesso final do tratamento. O ortodontista, assim como outros profissionais precisam que intervém com a estética, preciso reconhecer e identificar os pacientes que necessitam de tratamento gengival. A decisão entre as opções de tratamento envolve a análise de quatro critérios. Deve-se avaliar a alteração gengival é evidente durante o sorriso; se não correção da margem gengival tornase desnecessária. Se a discrepância é notada no sorriso e a queixa principal do paciente é a alteração gengival, o próximo passo é avaliar a profundidade do sulco gengival do dente em questão, uma possível cirurgia plástica. Com o uso do aparelho ortodôntico, torna-se evidente a dificuldade de higiene bucal do paciente, ocasionando, assim, um maior acúmulo de placa bacteriana e conseqüentes alterações gengivais, que são algumas vezes irreversíveis. O ortodontista precisa reconhecer e determinar os casos clínicos que requerem cirurgia plástica periodontal, tratamento ortodôntico ou combinação de ambos para o sucesso final do tratamento.

22 22 Ezquerra et al 3 em 1999, realizaram uma abordagem multidisciplinar para o sorriso gengival em seus três componentes. Estes componentes são diâmetro do lábio (repouso ao sorrir) e os dois elementos estáticos da gengiva e da maxila. Após o diagnostico, avaliam então para o tratamento, na maxila com síndrome da face longa e com erupção retardada do da erupção ele realizam a técnica da hiperfunção e dos elevadores de lábio, uma abordagem intra oral com uma incisão ao nível do freio labial superior e dissecção espinhal nasal anterior a fossa maxila anterior, alem de remodelação gengival para reduzir exposição gengival. Fernandes et al 5 em 2005 realizaram uma pesquisa sorriso gengival, sua alteração passiva e alterada, em seus diagnostico realizam exames meticulosos e diagnostico diferencial, para então realizar um tratamento diferenciado, ele descreve como um sorriso gengival que tenham de 1 a 2 mm gengival, saúde periodontal, cor clara, forma e posição adequadas, e margem gengival em harmonia com essas estruturas, seu estudo constatou que é mais freqüente em jovens, e menor em idosos. Em seu trabalho ele diz que compreender a erupção dos dentes em diferentes fases torna-se essencial para o tratamento de distúrbios causados pela sua evolução. Gottileb e Orban teorizaram sobre o conceito de "Erupção contínua" ao definido como o movimento contínuo oclusal. A principal característica da erupção atrasada é a presença de uma coroa clinica curta com algum excesso cobrindo parte coroa anatômica, neste caso é realizado cirurgia, a extensão da cirurgia de aumento coronário depende de razões estéticas e saúde periodontal, quando a alteração de erupção passiva é compatível com manutenção saúde periodontal, mas requer melhora na estética orofacial, geralmente é suficiente para realizar apenas cirurgia vestibular incluindo os pré-molares e sextante anterior, embora algum caso devesse chegar a molares. Martinez et al 11 em 2005 compararam o grau de satisfação quanto ao sorriso de alguns de seus pacientes que apresentavam sorriso gengival, e constatou uma insatisfação tanto dos homens quanto das mulheres, eles realizaram um estudo onde 15 mulheres foram submetidas à cirurgia com idade entre 17 e 38 anos de idade. Em sete deles foram submetidos á rinoplastia mais correção sorriso gengival. O restante foi submetido á correção exclusiva sorriso gengival. Os 15 pacientes submetidos à cirurgia melhoraram sua aparência e autoestima, não houve problemas relacionados á cirurgia. O resultado tem sito permanente médio a longo prazo. A técnica proposta é simples e fácil de reproduzir, o tempo de operação

23 23 estimado é uma hora e a operação é do tipo ambulatorial. É bem tolerado pelos pacientes e não altera as suas atividades diárias. Eles classificaram as alterações em 3 graus. Grau I (leve) de 2-4mm exposição borda dentogengival; Grau II (moderado) 4-6 mm de exposição; Grau III (grave) 6mm ou mais de exposição. Geron et al 8 em 2005 desenvolveram um estudo para determinar a percepção estética de homens e mulheres às variações de alta e baixa exposição gengival no sorriso e fala e para inclinar plano incisal. Fotografias compostas de sorriso e fala com quantidades variáveis de exposição gengival dos dentes superiores e inferiores e gengiva no sorriso e no discurso e com diferentes graus de inclinação planos incisal foram classificados para a atratividade por dois grupos de leigos. As imagens foram apresentadas como imagens de machos ou fêmeas. Um total de 300 questionários, incluindo imagens de 7500, foram avaliados por 100 indivíduos. Os resultados mostraram que as imagens foram pontuadas como menos atrativo como a quantidade de exposição gengival superior e inferior foi aumentada durante sorriso e discurso. Um dos aspectos mais importantes da estética dentária e facial é o dente display. Julgamento anterior vertical Estética é feito visualizando o paciente de frente em estados dinâmicos como conversação, expressões faciais. Devido à correção eficaz de exposição gengival excessiva não é um tratamento ortodôntico conservadora, mas um tratamento combinado interdisciplinar, 5-7, ou, por vezes, um procedimento cirúrgico invasivo, o fator mais importante a ser considerado é se o GS deve ser tratado ou não. Como Peck e Peck8 alegaram. "Nós ortodontistas tendem a esquecer que a estética facial é um assunto que interessa a todas as pessoas em todos os lugares, e a melhor fonte de valores estéticos devem ser as pessoas e não apenas a nós mesmos."o dilema de se tratar o GS ou não é ainda reforçada pelo efeito do envelhecimento na exposição gengival. O lábio de cobertura dos incisivos superiores tende a aumentar com a idade, sorri 10 e alta, normalmente diminuem com age. Portanto, a GSL pode ser considerada uma característica juvenil. O aumento da cobertura labial dos incisivos superiores com a idade melhora a estética sorriso de indivíduos com GSL enquanto se deteriorando a estética bucal de linhas de sorriso intermediário ou baixo, criando uma menor exposição dos incisivos e uma aparência mais velha. O efeito do envelhecimento sobre o visor da gengiva inferior é o oposto, com o aumento da exposição gengival inferior com age. O objetivo deste estudo é comparar a percepção da estética bucal de homens e mulheres, durante o sorriso ela fala avaliada por homens e mulheres avaliadores leigos, em diferentes situações de exposição gengivais acima incisivos superiores e incisivos inferiores e abaixo em diferentes ângulos de incisivo inclinação do plano. Os avaliadores das imagens femininas

24 24 eram significativamente mais jovens do que os avaliadores das imagens do sexo masculino (P <0,001), porém, não foi encontrada correlação significativa entre a idade do avaliador e os escores de avaliação. Feu et al 4 em 2011 fez um estudo e analisou 80 profissionais de odontologia e 80 indivíduos leigos, pacientes de consultório particular, quanto a presença de alterações no plano gengival. Na odontologia moderna cada vez mais indivíduos buscam excelência para seus sorrisos, com isso produtos e serviços vêm sendo aperfeiçoados ao longo dos anos. Todavia ressalta que em muitas situações o tratamento ortodôntico pode não atingir resultados não alcançáveis pela odontologia cosmética, principalmente quando o problema está relacionado as margens e alturas gengivais do paciente. O estudo conclui-se que as alterações simétricas iguais ou superiores a 2mm merecem atenção especial por parte do ortodontista em sua clinica diária, já que são identificadas como antiestética pelos pacientes, especialmente no consultório particular ainda que nem sempre esse paciente consiga qualificar o problema. Portanto, as opções para correção ortodôntica dessa diferença na margem gengival devem ser apresentadas cautelosamente, pois a negligencia desses quesitos pode vir a ser interpretada como uma falta de tratamento. Rei em determinou os parâmetros morfológicos, faciais e dentários, que devem ser utilizados como referencias pelo profissional, ortontista e cirurgião, para indicação do tratamento ortodôntico-cirúrgico em pacientes com deformidades dentofaciais do padrão II. Foram selecionados 40 pacientes brasileiros, com crescimento finalizado, 26 do gênero feminino e 14 do masculino, com ângulo de convexidade facial maior que 12, e exposição gengival no sorriso igual ou menor a 3 mm. Foram excluídos os indivíduos xantodermas e melanodermas ou aqueles que já se submeteram a qualquer cirurgia facial. Foram obtidas fotografias extrabucais de frente, de perfil e do sorriso, fotografias intrabucais frontal e laterais direita e esquerda, modelos de gesso e telerradiografias do perfil facial do todos os pacientes. Toda essa documentação foi digitalizada e os arquivos enviados a 30 professores de cursos de pós graduação em ortodontia. Os avaliadores foram solicitados a determinar, em uma lista de fatores relacionados ao diagnostico ortodôntico, os que eles consideravam de extrema, moderada ou pequena, nenhuma importancia na indicação de cirurgia ortognatica. Posteriormente, deveriam avaliar os arquivos com as documentações ortodônticas para classificar a estética facial (agradável; aceitável, desagradável) e a melhor opção de tratamento ortodôntico compensatório; tratamento ortodôntico-cirúrgico.

25 25 4 DISCUSSÃO Seria muito interessante que todas as áreas da odontologia tivessem a possibilidade de avaliar e reconhecer os requisitos morfológicos que interferem e influenciam a estética dentaria e facial. Conforme observado na literatura neste trabalho, vários fatores dever ser observados, tais como: sexo, raça, sorriso gengival, músculo depressor, idade do paciente, saúde periodontal e técnicas cirúrgicas. Seixas 22 descreve que a exposição exagerada da gengiva ao sorrir é um dos problemas que afetam negativamente a estética do sorriso, e que ao fazer o planejamento do tratamento ortodôntico, deve-se avaliar a vista de perfil, para avaliação das características morfológicas e funcionais, e ele utiliza checkilist para auxiliar o diagnostico e planejamento para correção do sorriso gengival, através a ortodontia. De acordo Pires 17, a presença do sorriso gengival causado por erupção passiva alterada, faz com que o tecido ósseo se conservasse adjacente, em conseqüência de não haver adaptação fisiológica faz com que a gengiva marginal recobrisse grande parte da coroa dentaria, neste caso a técnica adotada foi á realização de um bisel interno, com o objetivo de remover a faixa de tecido gengival queratinizado em excesso. Pedron 15, da preferência a gengivoplastia, por que é técnica segundo ele é de fácil execução, apresentando resultados favoráveis e satisfatórios. Para Peron 15, a gengivectomia é um procedimento efetivo na adequação gengival em relação á estética dental, visando não apenas o resultado estético como também a manutenção do periodonto. Freitas 6 descreve a liberação do músculo depressor do septo nasal como meio de tratamento, a técnica tem o objetivo de corrigir alterações estéticas do sorriso, realizando, a contenção da elevação do lábio superior e menor exposição gengival ao sorrir. Freitas 7 realizou um estudo com mini-implantes para correção do sorriso gengival e dividiu em três categorias, 1º casos com crescimento vertical do complexo dento alveolar anterior superior, 2º casos com protrusão do complexo dento-alveolar e 3º casos com protrusão do complexo dento-alveolar anterior superior e extrusão dos dentes posteriores superior. Assim como o autor Santos 21 descreve, com o passar dos anos a cirurgia plástica periodontal para correção do sorriso, vem se aperfeiçoando com técnicas inovadoras, e vários

26 26 fatores devem ser identificados para então fazer tratamento diferenciado, seu objetivo é buscar a preservação da dentição do paciente e conseqüências estéticas. Em outro estudo Santos 21, verificou a influencia do sorriso gengival no vedamento labial, e observou o esforço do músculo mentual, realizou cirurgia peridontal para remover excesso de tecido gengival e volume ósseo da pré-maxila. Após 6 meses foram reavaliados e resultou que houve diminuição contração e tensão do músculo mentual, ele conclui que o vedamento labial é influenciado pelo volume ósseo e gengival.. Outra técnica utilizada para correção do sorriso gengival seria a cirurgia ortognatia, de acordo com Reis 19 determinados parâmetros morfológicos, faciais e dentário, devem ser utilizados como referencias pelo profissional, para indicação da cirurgia ortognática. Assim como Macedo 10 eles avaliam o problema do paciente que alem da cirurgia ortognatica, eles também descrevem a intrusão ortodôntica, ortodontia e periodontia, terapia periodontal ou restauradora, cirurgia ortognatica com ou sem terapia periodontal ou restauradora. Feu et al 4 em seu trabalho constatou que alterações simétricas de 2 mm, da percepção da no plano gengival na estética do sorriso, não têm diferença de percepção entre leigos e dentistas. Já Pascotto 14 relata que sorriso atraente normalmente apresenta uma coincidência de disposição entre as bordas incisais dos dentes ântero-superiores e curvatura do lábio inferior, e que 1 a 2 mm de exposição de gengiva é normal, passando disso é sorriso gengival. Fernandes 5 também concorda com o autor em se tratando sobre espessura gengival, ele descreve a erupção tardia e coroa clinica curta, o tratamento geralmente ele faz cirurgia de aumento coronário e manutenção periodontal. Martinez 11 comparou o grau de satisfação de seus pacientes quanto ao sorriso gengival e constatou uma insatisfação tanto dos homens quanto das mulheres, ele propôs então dois tipos de tratamento, a rinoplatia mais correção sorriso gengival, e somente correção do sorriso gengival, os dois grupos ficaram muito satisfeitos com o resultado que foram permanente a médio e longo prazo, sua técnica foi simples e fácil de reproduzir e o tempo de operação estimado foi de uma hora e a operação é do tipo ambulatorial, com pós operatório muito bom. Souza Pinto et al 20 avaliou a síndrome da face longa apresentada sorriso gengival, pode estar associada ao terço inferior da face muito longo, base nasal estreita, face adenóide e distancia interlabial aumentada. Neste caso o tratamento poder ser com uso da toxima botulínica ou a plástica em Z, esta cirurgia me Z é realizada sob anestesia local e fornece bons resultados estéticos.

27 27 Dutra et al 2 realizaram um estudo e se propôs a avaliar a influencia da quantidade de exposição gengival na estética do sorriso para o sexo feminino e masculino. Ele chegou á conclusão que, a estética do sorriso para mulheres e homens foi influenciada pela quantidade de exposição gengival, havendo diferença de opinião entre ortodontistas, clínicos gerais eleitos. Geron 8 também chegou a esta conclusão, em seu estudo ele fez questionário para 100 pessoas, com 7500 imagens, os resultados mostraram que as imagens foram pontuadas com menos atrativo conforme a quantidade de exposição gengival superior e inferior fosse aumentada durante o sorriso. Segundo Morley & Eubank, 12 a teoria da análise do sorriso pode ser baseada em estética facial, estética gengival, microestética e macroestética. Já de acordo com outros autores, diversos fatores influenciam na análise do sorriso, dentre eles a estrutura dos lábios, o comprimento da curva durante a dinâmica do sorriso, linha do sorriso, contorno da gengival, formato dos dentes e formato da estrutura facial. São eles Freitas 7, Sukekava 23, Araújo 1. Suzuki 24 em seu trabalho descreveu a técnica do de retalho mucoperiostal de Wildman modificado para tratamento do sorriso gengival. Já Pascoto 14 descreveu o Botox para a correção do sorriso gengival, tem como mecanismo a ação de relaxamento muscular, observou as vantagens como não ter trauma de uma cirurgia, facilidades técnicas, alta tolerabilidade, baixo índice de complicações e efeito praticamente imediato e natural, mas apresenta desvantagens como: permanência menor que 6 meses, e raras complicações. Tolentino et al 25 realizaram um estudo sobre aumento de coroa clinica com finalidade estética após tratamento ortodôntico, observou uma extensa área de gengival de forma irregular sobre os dentes, devido á presença de hiperplasia causada devido ao uso excessivo de alguns medicamentos ou por acumulo placa bacteriana, pacientes que faziam uso de aparelho ortodôntico foram avaliados após 5 anos de tratamento, os autores observaram que houve prevalência de uma proporção não ideal entre altura e largura maior que 65% dos pacientes, uma opção de tratamento seria segundo eles, a realização de uma cirurgia plástica periodontal. O ato cirúrgico realizado por Pires 17, por meio de bisturi elétrico apresentou mais vantagens, precisão e nitidez de demarcação além de rapidez, sangramento mínimo, comparado com cirurgia convencional e o pós operatório foi muito satisfatório. No tratamento proposto por Ezquerra 3 ele faz uma abordagem intra oral com uma incisão ao nível do freio labial superior e dissecção espinhal nasal anterior a fossa maxilar anterior, alem de remodelação gengival para reduzir exposição gengival.

Breve Panorama Histórico

Breve Panorama Histórico Análise Facial Breve Panorama Histórico Norman Kingsley Kingsley (final do séc.xix): s a articulação dos dentes secundária à aparência facial. Breve Panorama Histórico Edward Angle (in (início séc. s XX)

Leia mais

Cirurgia Ortognática e Estética Facial: Qual sua importância na Odontologia Integrada?

Cirurgia Ortognática e Estética Facial: Qual sua importância na Odontologia Integrada? Cirurgia Ortognática e Estética Facial: Qual sua importância na Odontologia Integrada? A avaliação da estética facial, bem como sua relação com a comunicação e expressão da emoção, é parte importante no

Leia mais

BOARD BRASILEIRO DE ORTODONTIA E ORTOPEDIA FACIAL

BOARD BRASILEIRO DE ORTODONTIA E ORTOPEDIA FACIAL Montagem das Pastas As pastas devem estar organizadas na seguinte ordem: I- Externo Página Título: colocar na capa frontal da pasta (a capa tem um envelope plástico para esta finalidade). BOARD BRASILEIRO

Leia mais

CIRURGIAS ORTOGNÁTICAS

CIRURGIAS ORTOGNÁTICAS CIRURGIAS ORTOGNÁTICAS Informações ao paciente Contém: 1. Explicação geral sobre cirurgias ortognáticas, 2. Perguntas e respostas, A cirurgia ortognática, também chamada de ortodontia cirúrgica, é um tipo

Leia mais

FECHAMENTO DE ESPAÇOS

FECHAMENTO DE ESPAÇOS FECHAMENTO DE ESPAÇOS Rua 144, n 77 - Setor Marista - Goiânia (GO) - CEP 74170-030 - PABX: (62) 278-4123 - 1 - Introdução Podemos definir essa etapa do tratamento ortodôntico como aquela onde o principal

Leia mais

Como a palavra mesmo sugere, osteointegração é fazer parte de, ou harmônico com os tecidos biológicos.

Como a palavra mesmo sugere, osteointegração é fazer parte de, ou harmônico com os tecidos biológicos. PRINCIPAIS PERGUNTAS SOBRE IMPLANTES DENTÁRIOS. O que são implantes osseointegrados? É uma nova geração de implantes, introduzidos a partir da década de 60, mas que só agora atingem um grau de aceitabilidade

Leia mais

ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DO PERIODONTO

ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DO PERIODONTO ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DO PERIODONTO ESTUDAR COM ATENÇÃO AMPLIAR AS IMAGENS PARA OBSERVAR OS DETALHES O periodonto (peri= em redor de; odontos = dente) compreende a gengiva, o ligamento periodontal,

Leia mais

5 Discussão dos Resultados

5 Discussão dos Resultados 87 5 Discussão dos Resultados No procedimento de análises das imagens gráficas obtidas nas simulações pelo método de elementos finitos, comparou-se a distribuição das tensões nas restaurações com material

Leia mais

ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DA RAIZ DENTAL. radiográficas da raiz dental. As ocorrências, em sua maioria, são provenientes de

ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DA RAIZ DENTAL. radiográficas da raiz dental. As ocorrências, em sua maioria, são provenientes de ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DA RAIZ DENTAL Neste tópico vamos descrever as principais alterações das imagens radiográficas da raiz dental. As ocorrências, em sua maioria, são provenientes de causas

Leia mais

Implantes Dentários. Qualquer paciente pode receber implantes?

Implantes Dentários. Qualquer paciente pode receber implantes? Implantes Dentários O que são implantes ósseos integrados? São uma nova geração de implantes, introduzidos a partir da década de 6O, mas que só agora atingem um grau de aceitabilidade pela comunidade científica

Leia mais

Doença Periodontal na Infância

Doença Periodontal na Infância Universidade de São Paulo Faculdade de Odontologia Doença Periodontal na Infância Profa. Dra. Ana Estela Haddad Camilla V. Galatti / Dr. Cássio Alencar Doença periodontal é uma afecção da fase adulta?

Leia mais

Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Odontologia 2011-1 ISSN 1982-1816. www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais.

Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Odontologia 2011-1 ISSN 1982-1816. www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais. Especial Online ISSN 1982-1816 www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais.html DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Odontologia 2011-1 DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO MOVIMENTAÇÃO ORTODÔNTICA EM PERIODONTO

Leia mais

INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NO SERVIÇO DE CONTROLE DA DOR OROFACIAL E DEFORMIDADES DENTOFACIAIS DO HULW/UFPB

INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NO SERVIÇO DE CONTROLE DA DOR OROFACIAL E DEFORMIDADES DENTOFACIAIS DO HULW/UFPB INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NO SERVIÇO DE CONTROLE DA DOR OROFACIAL E DEFORMIDADES DENTOFACIAIS DO HULW/UFPB ALVES, Giorvan Ânderson dos santos Alves LOPES SOBRINHO, Paulo Naati LUNA, Anibal Henrique Barbosa

Leia mais

BOARD BRASILEIRO DE ORTODONTIA E ORTOPEDIA FACIAL. http://www.bbo.org.br [acesso em 15/02/2009, 07h30] Especificação dos Casos quanto às Categorias

BOARD BRASILEIRO DE ORTODONTIA E ORTOPEDIA FACIAL. http://www.bbo.org.br [acesso em 15/02/2009, 07h30] Especificação dos Casos quanto às Categorias BOARD BRASILEIRO DE ORTODONTIA E ORTOPEDIA FACIAL http://www.bbo.org.br [acesso em 15/02/2009, 07h30] Especificação dos Casos quanto às Categorias A escolha dos casos a serem apresentados deverá seguir

Leia mais

Considerações sobre redimensionamento de motores elétricos de indução

Considerações sobre redimensionamento de motores elétricos de indução Considerações sobre redimensionamento de motores elétricos de indução Artigo publicado na revista Lumiere Electric edição nº 166 Aplicações de investimentos dentro das empresas sempre são questionadas

Leia mais

ANÁLISE DA DENTIÇÃO MISTA

ANÁLISE DA DENTIÇÃO MISTA 1 ANÁLISE DA DENTIÇÃO MISTA INTRODUÇÃO O período da dentição mista inicia-se por volta dos 6 anos de idade com a erupção dos primeiros molares permanentes, e termina ao redor dos 12 anos de idade, com

Leia mais

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3.

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1 Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. 1 Pesquisa realizada no curso de Administração da Unijuí 2 Aluna

Leia mais

Excelência estética obtida com diagnóstico, planejamento e tratamento integrados

Excelência estética obtida com diagnóstico, planejamento e tratamento integrados Caso Selecionado Excelência estética obtida com diagnóstico, planejamento e tratamento integrados Carlos Eduardo Francischone O caso clínico apresentado mostra resultados estéticos e funcionais excelentes,

Leia mais

Cotagem de dimensões básicas

Cotagem de dimensões básicas Cotagem de dimensões básicas Introdução Observe as vistas ortográficas a seguir. Com toda certeza, você já sabe interpretar as formas da peça representada neste desenho. E, você já deve ser capaz de imaginar

Leia mais

TRAUMATISMO DENTÁRIO EM DENTIÇÃO DECÍDUA UM CASO CLÍNICO DE TRAÇÃO ORTODÔNTICA

TRAUMATISMO DENTÁRIO EM DENTIÇÃO DECÍDUA UM CASO CLÍNICO DE TRAÇÃO ORTODÔNTICA Prémio Ortodontia 2015 TRAUMATISMO DENTÁRIO EM DENTIÇÃO DECÍDUA UM CASO CLÍNICO DE TRAÇÃO ORTODÔNTICA ARTIGO VENCEDOR RESUMO Os traumatismos em dentição decídua poderão afetar a dentição permanente, afetando

Leia mais

Linha 1: Resposta biológica nas terapias em Odontologia.

Linha 1: Resposta biológica nas terapias em Odontologia. Linha 1: Resposta biológica nas terapias em Odontologia. Descrição. O entendimento dos processos fisiológicos, celulares e moleculares associados com o uso de diversos materiais, medicamentos e demais

Leia mais

Modelagem Matemática Aplicada ao Ensino de Cálculo 1

Modelagem Matemática Aplicada ao Ensino de Cálculo 1 Modelagem Matemática Aplicada ao Ensino de Cálculo 1 Milton Kist 2, Ireno Antonio Berticelli 3 RESUMO: O presente trabalho visa contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem de Matemática.

Leia mais

Mordida Profunda Definição. Trespasse vertical

Mordida Profunda Definição. Trespasse vertical Mordida Profunda Definição Trespasse vertical Mordida Profunda Diagnóstico Os fatores que contribuem variam de acordo com a oclusão: u Em boas oclusões é determinda por fatores dentários: t Comprimento

Leia mais

Regulamento Projeto interdisciplinar

Regulamento Projeto interdisciplinar Regulamento Projeto interdisciplinar 1 Apresentação O presente manual tem como objetivo orientar as atividades relativas à elaboração do Projeto Interdisciplinar (PI). O PI é o estudo sobre um tema específico

Leia mais

Desenvolvimento de uma Etapa

Desenvolvimento de uma Etapa Desenvolvimento de uma Etapa A Fase Evolutiva do desenvolvimento de um sistema compreende uma sucessão de etapas de trabalho. Cada etapa configura-se na forma de um mini-ciclo que abrange as atividades

Leia mais

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA Como é sabido existe um consenso de que é necessário imprimir qualidade nas ações realizadas pela administração pública. Para alcançar esse objetivo, pressupõe-se

Leia mais

Extração Seriada, uma Alternativa

Extração Seriada, uma Alternativa Artigo de Divulgação Extração Seriada, uma Alternativa Serial Extraction, an Alternative Procedure Evandro Bronzi Resumo A extração seriada é um procedimento ortodôntico que visa harmonizar

Leia mais

HIPOSPÁDIAS. Herick Bacelar Antonio Macedo Jr INTRODUÇÃO

HIPOSPÁDIAS. Herick Bacelar Antonio Macedo Jr INTRODUÇÃO HIPOSPÁDIAS Herick Bacelar Antonio Macedo Jr INTRODUÇÃO Hipospádia resulta de um desenvolvimento anormal do pênis que é definido como um meato uretral ectópico proximal a sua posição normal na glande,

Leia mais

MANUAL PARA PREENCHIMENTO DAS FICHAS

MANUAL PARA PREENCHIMENTO DAS FICHAS MANUAL PARA PREENCHIMENTO DAS FICHAS OBJETIVO Este manual foi elaborado para orientar o usuário quanto ao preenchimento das fichas de Coleta de Dados Simplificados (CDS). Esse documento visa descrever

Leia mais

BRUXISMO EXCÊNTRICO COMO FATOR ETIOLÓGICO DE DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR

BRUXISMO EXCÊNTRICO COMO FATOR ETIOLÓGICO DE DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR BRUXISMO EXCÊNTRICO COMO FATOR ETIOLÓGICO DE DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR Gustavo Dias Gomes da Silva(1); Anna Kássia Tavares Alves Chaves Santiago Ana Isabella Arruda Meira Ribeiro (3); Alcione Barbosa

Leia mais

6 A coleta de dados: métodos e técnicas utilizadas na pesquisa

6 A coleta de dados: métodos e técnicas utilizadas na pesquisa A coleta de dados: métodos e técnicas utilizadas na pesquisa 110 6 A coleta de dados: métodos e técnicas utilizadas na pesquisa 6.1. Introdução Neste capítulo pretende-se apresentar os métodos e as técnicas

Leia mais

Prof Dr.Avelino Veit Mestre Ortodontia Doutor Implantodontia Fundador projetos socio-ambientais Natal Azul e Salve o Planeta Azul

Prof Dr.Avelino Veit Mestre Ortodontia Doutor Implantodontia Fundador projetos socio-ambientais Natal Azul e Salve o Planeta Azul Prof Dr.Avelino Veit Mestre Ortodontia Doutor Implantodontia Fundador projetos socio-ambientais Natal Azul e Salve o Planeta Azul Reabilitação oral e estética Amamos reconstruir sorrisos Protocolo Branemark

Leia mais

QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO.

QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO. RESUMO QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO. Francinilda Raquel Cardoso Silva (1); José Jorge Casimiro dos Santos (2) Faculdade São Francisco da Paraíba raquelmk06@gmail.com ¹

Leia mais

Satisfação dos consumidores: estudo de caso em um supermercado de Bambuí/MG

Satisfação dos consumidores: estudo de caso em um supermercado de Bambuí/MG Satisfação dos consumidores: estudo de caso em um supermercado de Bambuí/MG Ana Clara Rosado Silva (1) ; Daiane Oliveira Borges (2) ; Tatiana Morais Leite (3) ; Vanessa Oliveira Couto (4) ; Patrícia Carvalho

Leia mais

Aparelhos Ortodônticos Removíveis com Alta Retenção

Aparelhos Ortodônticos Removíveis com Alta Retenção Aparelhos Ortodônticos Removíveis com Alta Retenção Um novo conceito de ver e atuar com os aparelhos ortodônticos removíveis José Roberto Ramos Na maioria dos casos, o emprego dos aparelhos ortodônticos

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie 1 INTRODUÇÃO 1.1 ORGANIZAÇÃO E PROCESSOS A administração está diretamente ligada às organizações e aos processos existentes nas mesmas. Portanto, para a melhor compreensão da Administração e sua importância

Leia mais

TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO

TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO (Adaptado do texto do prof. Adair Santa Catarina) ALGORITMOS COM QUALIDADE MÁXIMAS DE PROGRAMAÇÃO 1) Algoritmos devem ser feitos para serem lidos por seres humanos: Tenha em mente

Leia mais

MANUAL PARA CONFECÇÃO DE PAINÉIS CIENTÍFICOS*

MANUAL PARA CONFECÇÃO DE PAINÉIS CIENTÍFICOS* MANUAL PARA CONFECÇÃO DE PAINÉIS CIENTÍFICOS* Segundo Carlos Estrela (2001), o painel científico constitui uma discussão informal de um grupo de pessoas conhecedoras de um assunto em análise, apresentando

Leia mais

INSTALAÇÃO, LUBRIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS CORRENTES TRANSPORTADORAS PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO DA CORRENTE

INSTALAÇÃO, LUBRIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS CORRENTES TRANSPORTADORAS PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO DA CORRENTE UNP-130408 1 de 6 INSTALAÇÃO, LUBRIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS CORRENTES TRANSPORTADORAS A vida útil das correntes transportadoras e elevadoras está diretamente ligada aos cuidados com a instalação, lubrificação

Leia mais

Aparelho Arco E-1886E. Partes do aparelho

Aparelho Arco E-1886E. Partes do aparelho BRÁQUETES Aparelho Arco E-1886E Partes do aparelho Aparelho Arco E -1886 APARELHO PINO E TUBO - 1912 Arco Cinta -1915 Aparelho Edgewise - 1925 Braquete original Os primeiros bráquetes eram.022 de uma liga

Leia mais

ESPECIALIDADE MEDICINA DENTÁRIA

ESPECIALIDADE MEDICINA DENTÁRIA ESPECIALIDADE MEDICINA DENTÁRIA Cirurgia Oral A Cirurgia Oral é uma especialidade da Medicina Dentária que inclui o diagnóstico e o tratamento cirúrgico de patologias dos tecidos moles e tecidos duros

Leia mais

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de Recomendada Por quê? A coleção apresenta eficiência e adequação metodológica, com os principais temas relacionados a Ciências adequados a cada faixa etária, além de conceitos em geral corretos. Constitui

Leia mais

Conceitos Básicos de Desenho Técnico

Conceitos Básicos de Desenho Técnico Conceitos Básicos de Desenho Técnico 1. Utilização Das Ferramentas E Papel De Desenho 1.1. Ferramentas de Desenho 1.1.1. Apresentação O Desenho Arquitetônico uma especialização do Desenho Técnico, o qual

Leia mais

Elaboração e aplicação de questionários

Elaboração e aplicação de questionários Universidade Federal da Paraíba Departamento de Estatística Curso de Bacharelado em Estatística Elaboração e aplicação de questionários Prof. Hemílio Fernandes Campos Coêlho Departamento de Estatística

Leia mais

MINAS, IDEB E PROVA BRASIL

MINAS, IDEB E PROVA BRASIL MINAS, IDEB E PROVA BRASIL Vanessa Guimarães 1 João Filocre 2 I I. SOBRE O 5º ANO DO EF 1. O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) foi criado há um ano pelo MEC e adotado como indicador da

Leia mais

APRESENTAÇÃO DAS BANDAS TIPOS:

APRESENTAÇÃO DAS BANDAS TIPOS: 1 2 BANDAS ORTODÔNTICAS Introdução Para entendermos a real importância destes componentes de um aparelho ortodôntico, devemos inicialmente compreender qual a função da bandagem frente à um complexo sistema

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Engenharia Mecânica 9ª Série Fabricação Assistida por Computador A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensinoaprendizagem desenvolvido por meio de

Leia mais

Técnicas radiográficas. Técnicas Radiográficas Intraorais em Odontologia. Técnicas Radiográficas Intraorais. Técnicas Radiográficas

Técnicas radiográficas. Técnicas Radiográficas Intraorais em Odontologia. Técnicas Radiográficas Intraorais. Técnicas Radiográficas Técnicas Radiográficas Intraorais em Odontologia Técnicas radiográficas Divididas em dois grandes grupos: Técnicas Intraorais Profª Paula Christensen Técnicas Radiográficas Técnicas Extraorais Técnicas

Leia mais

DIRETRIZES E PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS DE CURSOS NOVOS DE MESTRADO PROFISSIONAL

DIRETRIZES E PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS DE CURSOS NOVOS DE MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES E PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS DE CURSOS NOVOS DE MESTRADO PROFISSIONAL I) Apresentação Este documento descreve as diretrizes e parâmetros de avaliação de mestrado profissional em Administração,

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 1ª Série Empreendedorismo Administração A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de etapas,

Leia mais

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário CADERNO DE INFORMÁTICA FACITA Faculdade de Itápolis Aplicativos Editores de Texto WORD 2007/2010 Sumário Editor de texto... 3 Iniciando Microsoft Word... 4 Fichários:... 4 Atalhos... 5 Área de Trabalho:

Leia mais

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos.

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. 9.1 Explicações iniciais A avaliação é algo que faz parte de nossas vidas, mesmo antes de nascermos, se não

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO Atualizado em 11/01/2016 MOTIVAÇÃO Estar motivado é visto como uma condição necessária para que um trabalhador entregue um desempenho superior. Naturalmente, como a motivação

Leia mais

Dúvidas Freqüentes IMPLANTAÇÃO. 1- Como aderir à proposta AMQ?

Dúvidas Freqüentes IMPLANTAÇÃO. 1- Como aderir à proposta AMQ? Dúvidas Freqüentes IMPLANTAÇÃO 1- Como aderir à proposta AMQ? A adesão é realizada através do preenchimento e envio do Formulário de Cadastramento Municipal no site do projeto. O gestor municipal da saúde

Leia mais

Metadados. 1. Introdução. 2. O que são Metadados? 3. O Valor dos Metadados

Metadados. 1. Introdução. 2. O que são Metadados? 3. O Valor dos Metadados 1. Introdução O governo é um dos maiores detentores de recursos da informação. Consequentemente, tem sido o responsável por assegurar que tais recursos estejam agregando valor para os cidadãos, as empresas,

Leia mais

A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO

A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO DESENVOLVENDO UM PROJETO 1. Pense em um tema de seu interesse ou um problema que você gostaria de resolver. 2. Obtenha um caderno

Leia mais

Serão aceitos trabalhos com no máximo oito integrantes, sendo o autor principal e o apresentador acadêmicos em exercício.

Serão aceitos trabalhos com no máximo oito integrantes, sendo o autor principal e o apresentador acadêmicos em exercício. NORMAS PARA INSCRIÇÃO Para submeter um trabalho é obrigatório que todos os seus autores, inclusive o(s) orientador(es), estejam inscritos no XXXVIII Congresso Médico Universitário do ABC (COMUABC) e que

Leia mais

Sinonímia Alterações Herdadas e Congênitas Defeitos de Desenvolvimento da Região Maxilofacial e Oral

Sinonímia Alterações Herdadas e Congênitas Defeitos de Desenvolvimento da Região Maxilofacial e Oral Sinonímia Alterações Herdadas e Congênitas Defeitos de Desenvolvimento da Região Maxilofacial e Oral Doença Hereditária: é um desvio da normalidade transmitidos por genes e que podem estar presentes ou

Leia mais

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL Renara Tavares da Silva* RESUMO: Trata-se de maneira ampla da vitalidade da empresa fazer referência ao Capital de Giro, pois é através deste que a mesma pode

Leia mais

CUSTO DE PRODUÇÃO DE UVAS COM USO DE COBERTURA PLÁSTICA NO MEIO OESTE CATARINENSE

CUSTO DE PRODUÇÃO DE UVAS COM USO DE COBERTURA PLÁSTICA NO MEIO OESTE CATARINENSE CUSTO DE PRODUÇÃO DE UVAS COM USO DE COBERTURA PLÁSTICA NO MEIO OESTE CATARINENSE Valéria Peretti Kopsel 1 Leticia Peretti 2 e Josy Alvarenga Carvalho Gardin 3 INTRODUÇÃO A vitivinicultura é uma atividade

Leia mais

Resolução da lista de exercícios de casos de uso

Resolução da lista de exercícios de casos de uso Resolução da lista de exercícios de casos de uso 1. Explique quando são criados e utilizados os diagramas de casos de uso no processo de desenvolvimento incremental e iterativo. Na fase de concepção se

Leia mais

Pesquisa sobre Segurança do Paciente em Hospitais (HSOPSC)

Pesquisa sobre Segurança do Paciente em Hospitais (HSOPSC) Pesquisa sobre Segurança do Paciente em Hospitais (HSOPSC) Instruções Esta pesquisa solicita sua opinião sobre segurança do, erros associados ao cuidado de saúde e notificação de eventos em seu hospital

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

POR QUE FAZER ENGENHARIA FÍSICA NO BRASIL? QUEM ESTÁ CURSANDO ENGENHARIA FÍSICA NA UFSCAR?

POR QUE FAZER ENGENHARIA FÍSICA NO BRASIL? QUEM ESTÁ CURSANDO ENGENHARIA FÍSICA NA UFSCAR? POR QUE FAZER ENGENHARIA FÍSICA NO BRASIL? QUEM ESTÁ CURSANDO ENGENHARIA FÍSICA NA UFSCAR? Póvoa, J. M, Ducinei Garcia Departamento de Física - Universidade Federal de São Carlos Via Washington Luiz, Km

Leia mais

Tolerância geométrica de forma

Tolerância geométrica de forma Tolerância geométrica de forma A UU L AL A Apesar do alto nível de desenvolvimento tecnológico, ainda é impossível obter superfícies perfeitamente exatas. Por isso, sempre se mantém um limite de tolerância

Leia mais

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo.

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Material referente ao texto do Módulo 3: Ações Básicas de Mobilização. O conhecimento da realidade é a base fundamental ao desenvolvimento social, que visa

Leia mais

DIAGNÓSTICO COLETA DE DADOS RACIOCÍNIO E DEDICAÇÃO

DIAGNÓSTICO COLETA DE DADOS RACIOCÍNIO E DEDICAÇÃO EXAME CLÍNICO DA DOENÇA PERIODONTAL DIAGNÓSTICO PERIODONTAL CONSISTE O DIAGNÓSTICO NA ANÁLISE DO PERIODONTAL HISTÓRICO DO CASO, NA AVALIAÇÃO DOS SINAIS CLÍNICOS E SINTOMAS, COMO TAMBÉM DOS RESULTADOS DE

Leia mais

INVOLUÇÃO X CONCLUSÃO

INVOLUÇÃO X CONCLUSÃO POSTURA INVOLUÇÃO X CONCLUSÃO *Antigamente : quadrúpede. *Atualmente: bípede *Principal marco da evolução das posturas em 350.000 anos. *Vantagens: cobrir grandes distâncias com o olhar, alargando seu

Leia mais

Palavras-chave: Ambiente de aprendizagem. Sala de aula. Percepção dos acadêmicos.

Palavras-chave: Ambiente de aprendizagem. Sala de aula. Percepção dos acadêmicos. PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UENP, EM RELAÇÃO AOS ASPECTOS QUE CARACTERIZAM UM AMBIENTE FAVORECEDOR DA APRENDIZAGEM RESUMO Maria Cristina SIMEONI 1 Este resumo

Leia mais

CIRURGIA DE RINOSSEPTOPLASTIA. Informações sobre a cirurgia

CIRURGIA DE RINOSSEPTOPLASTIA. Informações sobre a cirurgia CIRURGIA DE RINOSSEPTOPLASTIA Informações sobre a cirurgia P: A RINOSSEPTOPLASTIA DEIXA CICATRIZES? R: Certos narizes permitem que as cicatrizes fiquem escondidas dentro da cavidade nasal. Nestes casos,

Leia mais

Website:www.luckesi.com.br / e-mail:contato@luckesi.com.br

Website:www.luckesi.com.br / e-mail:contato@luckesi.com.br ENTREVISTA À REVISTA NOVA ESCOLA SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (Esta entrevista subsidiou matéria que saiu na Revista Nova Escola de novembro de 2001) 1. O sr. considera as provas e exames instrumentos

Leia mais

INCISIVOS INCISIVO CENTRAL SUPERIOR INCISIVO LATERAL SUPERIOR INCISIVO CENTRAL INFERIOR INCISIVO LATERAL INFERIOR CANINOS

INCISIVOS INCISIVO CENTRAL SUPERIOR INCISIVO LATERAL SUPERIOR INCISIVO CENTRAL INFERIOR INCISIVO LATERAL INFERIOR CANINOS INCISIVOS Os incisivos permanentes são o primeiro e segundo dente a contar da linha média; Juntamente com os caninos constituem os dentes anteriores; Os incisivos superiores são geralmente maiores que

Leia mais

EDITAL 01/2015.2 DE CONCURSO. IV Workshop da Escola de Engenharia e Ciências Exatas UnP Campus Mossoró

EDITAL 01/2015.2 DE CONCURSO. IV Workshop da Escola de Engenharia e Ciências Exatas UnP Campus Mossoró EDITAL 01/2015.2 DE CONCURSO CONCURSO DE IDEIAS InovAÇÃO: Concurso Fachada da UnP do Campus Mossoró IV Workshop da Escola de Engenharia e Ciências Exatas UnP Campus Mossoró 1. APRESENTAÇÃO A Universidade

Leia mais

LESÕES DOS ISQUIOTIBIAIS

LESÕES DOS ISQUIOTIBIAIS LESÕES DOS ISQUIOTIBIAIS INTRODUÇÃO Um grande grupo muscular, que se situa na parte posterior da coxa é chamado de isquiotibiais (IQT), o grupo dos IQT é formado pelos músculos bíceps femoral, semitendíneo

Leia mais

3 Qualidade de Software

3 Qualidade de Software 3 Qualidade de Software Este capítulo tem como objetivo esclarecer conceitos relacionados à qualidade de software; conceitos estes muito importantes para o entendimento do presente trabalho, cujo objetivo

Leia mais

6. Pronunciamento Técnico CPC 23 Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro

6. Pronunciamento Técnico CPC 23 Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro TÍTULO : PLANO CONTÁBIL DAS INSTITUIÇÕES DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL - COSIF 1 6. Pronunciamento Técnico CPC 23 Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro 1. Aplicação 1- As instituições

Leia mais

1. Introdução. 1.1 Contextualização do problema e questão-problema

1. Introdução. 1.1 Contextualização do problema e questão-problema 1. Introdução 1.1 Contextualização do problema e questão-problema A indústria de seguros no mundo é considerada uma das mais importantes tanto do ponto de vista econômico como do ponto de vista social.

Leia mais

Planejamento - 7. Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos. Mauricio Lyra, PMP

Planejamento - 7. Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos. Mauricio Lyra, PMP Planejamento - 7 Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos 1 O que é risco? Evento que representa uma ameaça ou uma oportunidade em potencial Plano de gerenciamento do risco Especifica

Leia mais

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto Processos de gerenciamento de projetos em um projeto O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir seus requisitos.

Leia mais

Efeitos das ações educativas do Curso de Qualificação Profissional Formação de Jardineiros na vida dos participantes.

Efeitos das ações educativas do Curso de Qualificação Profissional Formação de Jardineiros na vida dos participantes. Efeitos das ações educativas do Curso de Qualificação Profissional Formação de Jardineiros na vida dos participantes. Katiúcia Dias Fernandes 1 Silvério José Coelho 2 Introdução Entre os grandes temas

Leia mais

3. FORMAÇÃO DA IMAGEM

3. FORMAÇÃO DA IMAGEM 3. FORMAÇÃO DA IMAGEM 3.1 INTRODUÇÃO O sistema de geração da imagem de RM emprega muitos fatores técnicos que devem ser considerados, compreendidos e algumas vezes modificados no painel de controle durante

Leia mais

PUCPR - O.R.T.O.D.O.N.T.I.A - GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO F I C H A C L Í N I C A Nome do/a Paciente: Número: 1.0 IDENTIFICAÇÃO DO PACIENTE 1.1 Nome: 1.2 Data de Nascimento: Sexo: F M Idade: 1.3 Peso: Kg

Leia mais

DESENHO TÉCNICO. Aula 03

DESENHO TÉCNICO. Aula 03 FACULDADE DE TECNOLOGIA SHUNJI NISHIMURA POMPÉIA - SP DESENHO TÉCNICO Aula 03 Prof. Me. Dario de A. Jané DESENHO TÉCNICO 1. PRINCÍPIOS BÁSICOS DE DESENHO TÉCNICO Normas Instrumentos Folhas (dobra, moldura,

Leia mais

Importância do exame radiográfico

Importância do exame radiográfico Exames e Indicações Importância do exame radiográfico O exame radiográfico de rotina associado ao exame clínico é a maneira mais efetiva de se obter o índice diagnóstico de 100% de cárie (segundo Estevam

Leia mais

finasterida Comprimido revestido 1mg

finasterida Comprimido revestido 1mg finasterida Comprimido revestido 1mg MODELO DMODELO DE BULA COM INFORMAÇÕES AO PACIENTE finasterida Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999. APRESENTAÇÕES Comprimido revestido 1mg Embalagens contendo

Leia mais

finasterida Merck S/A comprimidos revestidos 1 mg

finasterida Merck S/A comprimidos revestidos 1 mg finasterida Merck S/A comprimidos revestidos 1 mg finasterida Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999. 1 mg APRESENTAÇÕES Comprimidos revestidos de 1 mg em embalagem com 30 ou 60 comprimidos. USO ORAL

Leia mais

JOGOS MATEMÁTICOS RESUMO INTRODUÇÃO

JOGOS MATEMÁTICOS RESUMO INTRODUÇÃO JOGOS MATEMÁTICOS Patrícia Portella (UFAL) patriciaportella73@hotmail.com Fabíola Gama (UFAL) fabiolagama@hotmail.com RESUMO O presente trabalho tem como objetivo demonstrar que os jogos, podem ser utilizados

Leia mais

DESENHO TÉCNICO. Aula 03

DESENHO TÉCNICO. Aula 03 FACULDADE DE TECNOLOGIA SHUNJI NISHIMURA POMPÉIA - SP DESENHO TÉCNICO Aula 03 Prof. Me. Dario de A. Jané DESENHO TÉCNICO 1. PRINCÍPIOS BÁSICOS DE DESENHO TÉCNICO Normas Instrumentos Folhas (dobra, moldura,

Leia mais

Ponte rolante: como escolher

Ponte rolante: como escolher Ponte rolante: como escolher Vários fatores devem ser analisados antes de se optar por um modelo A decisão sobre a escolha do tipo de ponte rolante é altamente influenciada pelo local onde ela deve ser

Leia mais

ROL DE PROCEDIMENTOS Atendimento em consultórios particulares dos cooperados em todo o Brasil

ROL DE PROCEDIMENTOS Atendimento em consultórios particulares dos cooperados em todo o Brasil ROL DE PROCEDIMENTOS Atendimento em consultórios particulares dos cooperados em todo o Brasil 1 DIAGNÓSTICO 1.1 Consulta Clínico 1.2 Consulta Especialista 1.3 Condicionamento em Odontologia para crianças

Leia mais

TÍTULO: AMBIENTE VIRTUAL PARA O ENSINO DE LÓGICA EM PORTADORES DE TDAH

TÍTULO: AMBIENTE VIRTUAL PARA O ENSINO DE LÓGICA EM PORTADORES DE TDAH TÍTULO: AMBIENTE VIRTUAL PARA O ENSINO DE LÓGICA EM PORTADORES DE TDAH CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: COMPUTAÇÃO E INFORMÁTICA INSTITUIÇÃO: FACULDADE ANHANGUERA DE GUARULHOS

Leia mais

SORRISO BONITO E SAUDÁVEL PARA TODA A VIDA!

SORRISO BONITO E SAUDÁVEL PARA TODA A VIDA! SORRISO BONITO E SAUDÁVEL PARA TODA A VIDA! INTRODUÇÃO Um sorriso bonito, saudável e harmônico faz toda a diferença! Na autoestima traz diversos benefícios, pois quem sorri abertamente acredita em si mesmo

Leia mais

VistaScan Perio Plus Digitalizador de placas de fósforo Certamente haverá mais tempo para os pacientes

VistaScan Perio Plus Digitalizador de placas de fósforo Certamente haverá mais tempo para os pacientes VistaScan Perio Plus Digitalizador de placas de fósforo Certamente haverá mais tempo para os pacientes AR COMPRIMIDO ASPIRAÇÃO IMAGIOLOGIA TRATAMENTO HIGIENE Eficiência no decorrer dos procedimentos na

Leia mais

Especialidades Odontológicas

Especialidades Odontológicas Especialidades Odontológicas Urubatan Medeiros Doutor (USP) - Professor Titular do Departamento de Odontologia Preventiva e Comunitária (UERJ/UFRJ) - Consultor do Ministério da Saúde I - Introdução A Odontologia

Leia mais

É isto que perseguimos aqui. Aquele conceito que todos entendam e que aproxime marcas e pessoas.

É isto que perseguimos aqui. Aquele conceito que todos entendam e que aproxime marcas e pessoas. Ideias Simples É isto que perseguimos aqui. Aquele conceito que todos entendam e que aproxime marcas e pessoas. Construção de marcas Tem como base a essência do negócio, como estrutura a observação do

Leia mais

Programa de Pós-graduação em Biofotônica Aplicada às Ciências da Saúde Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Programa de Pós-graduação em Biofotônica Aplicada às Ciências da Saúde Universidade Nove de Julho - UNINOVE Programa de Pós-graduação em Biofotônica Aplicada às Ciências da Saúde Universidade Nove de Julho - UNINOVE Normas para Redação de Dissertações/Teses 1. Estrutura A estrutura de uma dissertação, tese ou

Leia mais

Elaboração de perfis longos dentro do projeto Memória Visual através da fotografia: revitalização do Cais Mauá

Elaboração de perfis longos dentro do projeto Memória Visual através da fotografia: revitalização do Cais Mauá Elaboração de perfis longos dentro do projeto Memória Visual através da fotografia: revitalização do Cais Mauá José Lourenço Degani 1 1. Introdução Quando, dentro do projeto Memória Visual Através da Fotografia:

Leia mais

ODONTOLOGIA ESTÉTICA

ODONTOLOGIA ESTÉTICA ODONTOLOGIA ESTÉTICA O sorriso enaltece os dentes que podem assim como outros elementos da face denunciar a idade cronológica do ser humano por meio de desgastes ou mesmo pela alteração da cor. Nesse contexto,

Leia mais

Curso de Formação A Abordagem do Atletismo na Educação Física. (Data de início: 22/05/2015 - Data de fim: 13/06/2015)

Curso de Formação A Abordagem do Atletismo na Educação Física. (Data de início: 22/05/2015 - Data de fim: 13/06/2015) Curso de Formação A Abordagem do Atletismo na Educação Física (Data de início: 22/05/2015 - Data de fim: 13/06/2015) I - Autoavaliação (realizada pelos formandos) A- Motivação para a Frequência da Ação

Leia mais