CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS MANUTENÇÃO DE COMUNICAÇÕES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS MANUTENÇÃO DE COMUNICAÇÕES"

Transcrição

1 MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx DETMil ESCOLA DE SARGENTOS DE LOGÍSTICA DOCUMENTAÇÃO CURRICULAR CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS MANUTENÇÃO DE COMUNICAÇÕES

2 2 ÍNDICE DOCUMENTO Nr 2. Perfil Profissiográfico Documento de Currículo PLADIS 03

3 3 Doc 01 Perfil Profissiográfico

4 4 DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO TÉCNICA MILITAR ESCOLA DE SARGENTOS DE LOGÍSTICA PERFIL PROFISSIOGRÁFICO DO CONCLUDENTE DO CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS DE MANUTENÇÃO DE COMUNICAÇÕES APROVADO PELO BI DETMil Nr 014 de 26 de FEV CARGOS E FUNÇÕES PARA OS QUAIS O CURSO HABILITA O concludente do Curso de Formação de Sargentos da Qualificação Militar de Sargento de Manutenção de Comunicações está habilitado a ocupar cargos e exercer funções próprios de 3º Sargento chefe ou integrante de frações elementares orgânicas do Pelotão de Manutenção e Suprimento de Material de Comunicações e Eletrônica dos Batalhões Logísticos e Seções de Manutenção de Comunicações de qualquer OM. O Sargento assim habilitado terá suficiente b ase para, após a conclusão do Curso de Formação, complementar sua habilitação por meio do auto-aperfeiçoamento, cursos e estágios de instrução que o capacitem aos cargos e funções de sargento não aperfeiçoado nos demais tipos de unidades operacionais ou não. 2. REQUISITOS PESSOAIS PARA O DESEMPENHO FUNCIONAL a. Requisitos comuns Tendo como tarefa crítica chefiar homens em operações de guerra e de não-guerra, o sargento tem, em considerável nível de desenvolvimento, uma personalidade delineada por atributos tais como liderança, iniciativa, direção, autoconfiança, equilíbrio emocional e decisão caracterizando-o como líder de pequenas frações. Constitui-se em modelo para seus comandados, enquadrando-os militarmente pela instrução e pelo exemplo alicerçado em valores éticos coerentes com os princípios da Instituição. O 3 Sargento demonstra no dia-a-dia apresentação, disciplina, responsabilidade, meticulosidade, objetividade, organização e zelo. Integra-se à vida social da comunidade e relaciona-se com militares e civis, evidenciando competência interpessoal, por meio da comunicabilidade. A diversidade de tipos de operações militares nas quais poderá ser empregado, aliada ao fato de atuar em qualquer tipo de terreno, em quaisquer condições ambientais, exigirá, além da competência técnica, evidenciar adaptabilidade, flexibilidade, rusticidade e coragem, manuseando materiais e equipamentos especializados, conduzindo, por vezes, sua tropa em situação de risco para o cumprimento de sua missão. Assim sendo, reflete acentuado espírito de corpo por meio da cooperação e da dedicação. Exibe higidez e vigor físico, acrescido da persistência e resistência, condizentes com os padrões físicos compatíveis com as exigências de seu desempenho funcional. O concludente do curso tem consciência de que sua formação profissional não está completa. Inserido num mundo em constantes transformações, preocupa-se com o auto-aperfeiçoamento. Para tanto, procura ampliar sua cultura geral e profissional, estando consciente da importância do conhecimento de idiomas estrangeiros, da História Militar e da informática, dentre outros.

5 5 b. Requisitos específicos O concludente do Curso de Formação de Sargentos de Manutenção de Comunicações evidencia conhecimento profissional e habilidade no manuseio e utilização de equipamentos das áreas de manutenção, comunicações e informática, demonstrando, com isso, competência técnica. Manifesta atenção concentrada necessária ao correto desenvolvimento das atividades, evitando atitudes errôneas e acidentes. Demonstra equilíbrio emocional, quando sob condições adversas. Apresenta boa caligrafia na elaboração de documentos diversos. Revela espírito de cooperação e dedicação para o trabalho em equipe. Possui organização, meticulosidade e disciplina para cumprir suas obrigações, por vezes individualmente, independente de fiscalização. Apresenta iniciativa ao se deparar com situações inopinadas que exijam ações coerentes e acertadas independente de orientações de superiores. Demonstra zelo na manutenção do material e equipamento sob sua responsabilidade, para preservação da vida útil dos mesmos. Age com persistência na execução de suas atividades, mantendo-se em ação continuadamente, a fim de executar uma tarefa, vencendo as dificuldades encontradas. É capaz de perceber e compreender o ambiente, as características dos seus subordinados, orientando-os em suas ações rumo aos interesses e necessidades da Instituição com prontidão, demonstrando objetividade.

6 6 Doc 02 Documento de Currículo

7 7 ESCOLA DE SARGENTOS DE LOGÍSTICA CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS DE MANUTENÇÃO DE COMUNICAÇÕES DOCUMENTO DE CURRÍCULO ELABORADO EM 2012 APROVADO PELO BI DETMil Nr 014 de 26 de FEV DURAÇÃO DO CURSO: 77 (setenta e sete) semanas / (3080 horas) a. Período Básico - 34 (trinta e quatro) semanas: desenvolvido nas Organizações Militares de Corpo de Tropa (OMCT). b. Período Qualificação - 43 (quarenta e três) semanas 2. OBJETIVOS GERAIS DO CURSO Habilitar o aluno para os cargos de Sargento não-aperfeiçoado, chefe ou integrante de frações elementares orgânicas do Pelotão de Manutenção e Suprimento de Material de Comunicações, Eletrônica e Informática dos Batalhões Logísticos e Seções de Manutenção de Comunicações de qualquer OM, capacitando-o a: a. Desempenhar as principais funções e atividades operacionais de guerra e não guerra, administrativas e da justiça militar previstas para sua Qualificação Militar, nas graduações de sargento não aperfeiçoado. b. Atuar como instrutor e monitor. c. Comandar ou chefiar as frações de tropa compatíveis a sua graduação e correspondente a sua QMS. d. Valorizar a importância de participar, no contexto da Força como Elo Fundamental entre o comando e a Tropa. e. Conscientizar-se do culto da memória, tradição e valores militares, na sua formação profissional, valorizando o Exército, no contexto da sociedade brasileira, ao longo da História do Brasil.

8 8 f. Interessar-se pelo seu constante aprimoramento técnico-profissional, buscando o autoaperfeiçoamento contínuo. g. Realizar a manutenção até 3º escalão dos materiais de comunicações, eletrônica e informática orgânicos das OM do EB. h. Empregar a eletrônica básica como condição necessária às atividades de manutenção de até 3º escalão do material de comunicações e eletrônica em uso no EB. i. Empregar os materiais de comunicações, eletrônica e informática em uso no EB. j. Difundir a importância da manutenção orgânica dos equipamentos de comunicações, eletrônica e informática em uso no EB. k. Exercer funções administrativas referentes ao suprimento e manutenção do material de comunicações, eletrônica e informática. l. Evidenciar os seguintes atributos da área afetiva: adaptabilidade, apresentação, autoconfiança, comunicabilidade, cooperação, coragem, decisão, dedicação, direção, disciplina, equilíbrio emocional, flexibilidade, iniciativa, liderança, meticulosidade, objetividade, organização, persistência, resistência, responsabilidade, rusticidade e zelo.

9 9 3. GRADE CURRICULAR a. Período de Qualificação (43 semanas 1720 horas) CARGA ATIVIDADES HORÁRIA Diurna Noturna Treinamento Físico Militar II DISCIPLINAS CURRICULARES COMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO Excelência Gerencial 20 - Ética Profissional Militar 20 - Instrução Geral II Sv Interno e Externo 08 Ordem Unida 20 Transportes Motorizados 04 Armamento II N EIESP N Ap Log Pequenas Frações 08 Microinformática 06 História Militar 16 Cibernética 04 Semana Verde N Comunicações 35 - Eletroeletrônica Introdução à Tecnologia da Informação 70 - Manutenção de Comunicações SOMA Assuntos da Atualidade Manobra Escolar Palestra Olimpíadas Projeto Interdisciplinar Programa de Leitura Estágio Prep Específica para o Corpo de Tropa 80 - SOMA OUTRAS ATIVIDADES - ADC SOMA TOTAL

10 10 4. OBJETIVOS PARTICULARES DE CADA DISCIPLINA NO CURSO a. Treinamento Físico Militar II 1) Realizar as sessões de treinamento físico militar de acordo com as normas em vigor no Exército Brasileiro. 2) Executar como guia as sessões de treinamento físico militar (TFM) previstas no manual de campanha C ) Executar as avaliações previstas para a disciplina no Padrão Especial de Desempenho Físico para o Período de Qualificação do CFS (PED/PQ/CFS). 4) Desenvolver a aptidão física necessária para o desempenho de sua função. 5) Evidenciar a capacidade para agir de forma firme e destemida, diante de situações difíceis e perigosas, seguindo as normas de segurança (CORAGEM). 6) Evidenciar a capacidade de realizar, espontaneamente, atividades com empenho e entusiasmo (DEDICAÇÃO). 7) Evidenciar a capacidade de manter-se em ação continuadamente, a fim de executar uma tarefa vencendo as dificuldades encontradas (PERSISTÊNCIA). 8) Evidenciar a capacidade de suportar, pelo maior tempo possível, a fadiga resultante de esforços físicos e/ou mentais, mantendo a eficiência (RESISTÊNCIA). 9) Evidenciar a capacidade de contribuir espontaneamente para o trabalho de alguém e/ou de uma equipe (COOPERAÇÃO). 10) Evidenciar a capacidade de demonstrar atitudes e porte condizentes com os padrões militares. (APRESENTAÇÃO) b. Excelência Gerencial 1) Empregar os princípios estabelecidos no Sistema de Excelência Gerencial do EB (SE - EB). 2) Empregar os princípios de administração e excelência gerencial no âmbito do pequeno escalão. 3) Evidenciar a capacidade de contribuir espontaneamente para o trabalho de alguém e/ou de uma equipe (COOPERAÇÃO). 4) Evidenciar a capacidade de conduzir e coordenar grupos e/ou pessoas, na consecução de determinado objetivo (DIREÇÃO).

11 11 5) Evidenciar a capacidade de desenvolver atividades de forma sistemática e eficiente (ORGANIZAÇÃO). c. Ética Profissional Militar 1) Empregar os princípios da justiça e o primado da ética e da moral como base da verdadeira liderança. 2) Identificar os institutos e instituições jurídicas como principais instrumentos na obtenção do bem comum e da paz social. 3) Promover a justiça e a dignidade da pessoa humana no exercício das funções militares. 4) Interpretar os fundamentos da existência e organização do Estado brasileiro e os reflexos dos compromissos assumidos por ocasião da ratificação de tratados internacionais. 5) Apontar os aspectos mais relevantes à preparação da Força Terrestre para o cumprimento de missões constitucionais pautada na legislação brasileira. 6) Reconhecer na legislação militar os valores éticos, morais e deveres militares vinculados ao tema. 7) Identificar, dentre as ações subsidiárias, as que visam cooperar com o desenvolvimento nacional e a defesa civil, com vistas a efetivar os princípios constitucionais da proteção e promoção da cidadania. 8) Apontar os aspectos mais relevantes à preparação da Força Terrestre para o cumprimento de missões constitucionais relativos ao emprego do Direito Internacional dos Conflitos Armados nas Operações Militares. d. Instrução Geral II 1) Executar os serviços internos e externos. 2) Cumprir missões como chefe de viatura. 3) Executar as técnicas e táticas individuais e coletivas de combate. 4) Executar o tiro rápido diurno e noturno. 5) Realizar uma sobrevivência utilizando recursos locais. 6) Executar os primeiros socorros em situações especiais. 7) Executar um percurso de orientação diurna e noturna. 8) Comandar pequenas frações em operações contra forças irregulares. 9) Planejar missões de patrulha com características especiais.

12 12 10) Executar missões de patrulha com características especiais. 11) Executar o TCB do Fz 7,62 M964 e da Pst 9mm. 12) Conhecer aspectos da história militar geral, no nível técnico e tático das pequenas frações. 13) Conhecer aspectos da evolução militar do Brasil, no nível técnico e tático das pequenas frações. 14) Conhecer a evolução da formação do sargento do EB. 15) Conhecer o sistema de apoio logístico empregado no EB. 16) Conhecer as medidas de Segurança da Informação e Comunicações (SIC) operacionais em um ambiente cibernético hostil. 17) Conhecer software e hardware de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC) operacionais. 18) Evidenciar a capacidade de demonstrar atitudes e porte condizentes com os padrões militares (APRESENTAÇÃO). 19) Evidenciar capacidade de demonstrar segurança e convicção em suas atitudes nas diferentes circunstâncias (AUTOCONFIANÇA). 20) Evidenciar a capacidade de contribuir espontaneamente para o trabalho de alguém e/ou de uma equipe (COOPERAÇÃO). 21) Evidenciar a capacidade para agir de forma firme e destemida, diante de situações difíceis e perigosas, seguindo as normas de segurança (CORAGEM). 22) Evidenciar a capacidade de produzir novos dados, idéias e / ou realizar combinações originais, na busca de uma solução eficiente e eficaz (CRIATIVIDADE). 23) Evidenciar a capacidade de realizar, espontaneamente, atividades com empenho e entusiasmo (DEDICAÇÃO). 24) Evidenciar a capacidade de conduzir e coordenar grupos e/ou pessoas na consecução de determinado objetivo (DIREÇÃO). 25) Evidenciar a capacidade de proceder conforme normas, leis e regulamentos que regem a instituição (DISCIPLINA). 26) Evidenciar a capacidade de controlar as próprias reações para continuar a agir, apropriadamente, nas diferentes situações (EQUILÍBRIO EMOCIONAL). 27) Evidenciar a capacidade de dirigir, orientar e propiciar modificações nas atitudes dos membros de um grupo, visando atingir os propósitos da Instituição (LIDERANÇA). 28) Evidenciar a capacidade de manter-se em ação continuamente, a fim de executar uma tarefa vencendo as dificuldades encontradas (PERSISTÊNCIA).

13 13 29) Evidenciar a capacidade de suportar, pelo maior tempo possível, a fadiga resultante de esforços físicos e / ou mentais, mantendo a eficiência (RESISTÊNCIA). 30) Evidenciar a capacidade de cumprir suas atribuições assumindo e enfrentando as consequências de suas atitudes e decisões (RESPONSABILIDADE). 31) Evidenciar a capacidade de adaptar-se a situações de restrição e / ou privação, mantendo a eficiência (RUSTICIDADE). 32) Evidenciar a capacidade de cuidar dos bens móveis e imóveis que estão ou não sob sua responsabilidade (ZELO). e. Comunicações 1) Instalar e operar os conjuntos-rádio em uso no Exército Brasileiro. 2) Empregar os equipamentos de som em uso no Exército Brasileiro. 3) Executar a manutenção de 1º escalão dos equipamentos de som e dos conjuntos-rádio em uso no Exército Brasileiro. 4) Descrever o emprego do Mecânico de Comunicações nas Organizações Militares (OM) do Exército Brasileiro. 5) Evidenciar a capacidade de realizar, espontaneamente, atividades com empenho e entusiasmo (DEDICAÇÃO). 6) Evidenciar a capacidade de desenvolver atividades de forma sistemática e eficiente. 7) Evidenciar a capacidade de agir atendo-se a detalhes significativos. 8) Evidenciar a capacidade de cuidar dos bens móveis e imóveis que estão ou não sob sua responsabilidade. f. Eletroeletrônica 1) Montar circuitos básicos de eletricidade e eletrônica. 2) Executar medidas eletrônicas na montagem dos circuitos básicos de eletricidade e eletrônica. 3) Aplicar os fundamentos básicos de eletricidade e eletrônica como principal elemento de sustentação da eficiente manutenção dos equipamentos de comunicações e eletrônica. 4) Empregar equipamentos básicos de medição eletroeletrônica em circuitos básicos de eletricidade e eletrônica

14 14 5) Evidenciar a capacidade de contribuir espontaneamente para o trabalho de alguém e/ou de uma equipe (COOPERAÇÃO). 6) Evidenciar a capacidade de agir atendo-se a detalhes significativos. 7) Evidenciar a capacidade de manter-se em ação continuadamente, a fim de executar uma tarefa vencendo as dificuldades encontradas (PERSISTÊNCIA). g. Introdução à Tecnologia da Informação 1) Montar a estrutura básica de uma rede de computadores. 2) Realizar montagem e manutenção básicas de microcomputadores. 3) Evidenciar a capacidade de desenvolver atividades de forma sistemática e eficiente (DISCIPLINA). 4) Evidenciar a capacidade de manter em boas condições o equipamento de informática que está sob sua responsabilidade (APRESENTAÇÃO). h. Manutenção de Comunicações 1) Valorizar a importância da manutenção e do suprimento de material de comunicação e eletrônica. 2) Executar a manutenção de até 3º escalão nos equipamentos de comunicações em uso no Exército Brasileiro. 3) Evidenciar a capacidade de optar pela alternativa mais adequada, em tempo útil e com convicção (AUTOCONFIANÇA). 4) Evidenciar a capacidade de controlar as próprias reações para continuar a agir, apropriadamente, nas diferentes situações (EQUILÍBRIO EMOCIONAL). 5) Evidenciar a capacidade de destacar o fundamental do supérfluo para a realização de uma tarefa ou solução de um problema. 6) Evidenciar a capacidade de manter-se em ação continuadamente, a fim de executar uma tarefa vencendo as dificuldades encontradas (PERSISTÊNCIA). 7) Evidenciar a capacidade de desenvolver a conscientização de conservação do meio ambiente na manutenção dos equipamentos eletrônicos.

15 PERÍODO DE QUALIFICAÇÃO PERÍODO BÁSICO GRADE DE AVALIAÇÃO ÁREAS COGNITIVA / PSICOMOTORA INSTRUMENTOS DISCIPLINAS INTEGRANTES DE AVALIAÇÃO - Treinamento Físico Militar I 01 Prova formal - Armamento, Munição e Tiro 02 Provas formais - Instrução Geral 02 Provas formais - Instrução Individual Básica 02 Provas formais - Topografia de Campanha 02 Provas formais - Patrulha 02 Provas formais - Operações de Garantia da Lei e da Ordem 02 Provas formais - Liderança Militar 01 Prova formal - Treinamento Físico Militar II 04 Provas formais - Comunicações 01 Prova formal - Eletroeletrônica 03 Provas formais - Introdução à Tecnologia da Informação 01 Prova formal - Manutenção de Comunicações 01 Prova formal PESO PROJETO INTERDISCIPLINAR - PERCENTUAL 100% ÁREA AFETIVA ATRIBUTOS CONSTANTES DA ESCALA DE AVALIAÇÃO COOPERAÇÃO DISCIPLINA EQUILÍBRIO EMOCIONAL RESISTÊNCIA APRESENTAÇÃO AUTOCONFIANÇA DEDICAÇÃO PERSISTÊNCIA PERCENTUAL - OBS: Foram selecionados para a escala de avaliação: 1) Dentro do universo dos atributos constantes dos requisitos específicos do perfil profissiográfico; 2) Aqueles atributos que aparecem mais vezes no Pladis do Período de Qualificação. 1,0

16 PLADIS 16 Doc 03

17 ESCOLA DE SARGENTOS DE LOGÍSTICA CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS DE MANUTENÇÃO DE COMUNICAÇÕES ELABORADO EM 2012 TREINAMENTO FÍSICO MILITAR II PERÍODO DE QUALIFICAÇÃO CARGA HORÁRIA: 280 HORAS PLANO DE DISCIPLINA APROVADO PELO BI DETMil Nr 014 de 26 de FEV OBJETIVOS PARTICULARES DA DISCIPLINA NO CURSO a. Realizar as sessões de treinamento físico militar de acordo com as normas em vigor no Exército Brasileiro. b. Executar como guia as sessões de treinamento físico militar (TFM) previstas no manual de campanha C c. Executar as avaliações previstas para a disciplina no Padrão Especial de Desempenho Físico para o Período de Qualificação do CFS (PED/PQ/CFS). d. Desenvolver a aptidão física necessária para o desempenho de sua função. e. Evidenciar a capacidade para agir de forma firme e destemida, diante de situações difíceis e perigosas, seguindo as normas de segurança (CORAGEM). f. Evidenciar a capacidade de realizar, espontaneamente, atividades com empenho e entusiasmo (DEDICAÇÃO). g. Evidenciar a capacidade de manter-se em ação continuadamente, a fim de executar uma tarefa vencendo as dificuldades encontradas (PERSISTÊNCIA). h. Evidenciar a capacidade de suportar, pelo maior tempo possível, a fadiga resultante de esforços físicos e/ou mentais, mantendo a eficiência (RESISTÊNCIA). i. Evidenciar a capacidade de contribuir espontaneamente para o trabalho de alguém e/ou de uma equipe (COOPERAÇÃO). j. Evidenciar a capacidade de demonstrar atitudes e porte condizentes com os padrões militares. (APRESENTAÇÃO)

18 2. UNIDADES DIDÁTICAS 2 UNIDADE DIDÁTICA I MÓDULO DIDÁTICO DE TREINAMENTO FÍSICO MILITAR CARGA HORÁRIA: 2 horas ASSUNTOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS Nr DE SESSÕES 1. PADRÃO ESPECIAL a. Conhecer as normas e procedimentos que fazem parte do PED TFM. DE DESEMPENHO 2 b. Identificar as peculiaridades das avaliações previstas no PED TFM. FÍSICO (PED). INSTRUÇÕES METODOLÓGICAS: a. Sugere-se que: 1) seja mostrado um exemplo de como deve ser calculada a nota final da disciplina; 2) os alunos tenham pleno acesso à fonte de consulta; 3) os alunos tenham pleno conhecimento das normas referentes ao cálculo do grau de atleta; 4) sejam mostrados exemplos de situações de dispensas médicas e faltas às avaliações de TFM II e suas possíveis conseqüências para o grau final da disciplina e também os seus desdobramentos, tais como a reprovação, trancamento de matrícula e aprovação por intermédio do conselho de ensino. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: a. Portaria Nr 12/DECEx, de 31 JAN 12 Aprova o novo Padrão Especial de Desempenho Físico para os Cursos de Formação de Sargentos CFS (PED-CFS). b. Brasil. Ministério da Defesa. Exército Brasileiro. Estado-Maior do Exército. Manual Técnico C Treinamento Físico Militar. Brasília; 2002.

19 3 UNIDADE DIDÁTICA II TREINAMENTO CARDIOPULMONAR CARGA HORÁRIA: 148 horas ASSUNTOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS Nr DE SESSÕES a. Executar a corrida dentro da fração constituída da SU ou Curso. 1. CORRIDA b. Executar a corrida em percurso com terreno variado em tempo determinado. CONTÍNUA c. Superar as dificuldades encontradas durante a corrida (RESISTÊNCIA). 78 d. Executar a corrida suportando a fadiga e mantendo a eficiência (PERSISTÊNCIA). 2. TREINAMENTO INTERVALADO AERÓBICO 3. NATAÇÃO (NADO CRAWL) INSTRUÇÕES METODOLÓGICAS: a. Conhecer os cálculos de ritmo e tempo para o treinamento intervalado aeróbico. b. Executar o treinamento intervalado aeróbico. c. Suportar a fadiga durante as séries de treinamento intervalado dentro da zona alvo individual (RESISTÊNCIA). a. Realizar o trabalho de braços, pernas, respiração, coordenação de movimentos, saídas e viradas. b. Executar o nado de 25 metros nas condições estabelecidas pelo PED/CFS. c. Demonstrar disposição para o aprimoramento da técnica do nado (DEDICAÇÃO). suportando a fadiga resultante (RESISTÊNCIA). a. Sugere-se que: 1) sejam previstas corridas em forma e corridas livres; 2) o treinamento intervalado aeróbico seja realizado em terreno variado ou na pista de atletismo; 3) seja previsto, pelo OTFM da Escola, uma programação de recuperação/intensificação de treinamento para os alunos que apresentem deficiência. 4) seja prevista, no início das sessões do assunto 3, a execução de exercícios de flexibilidade, visando as articulações tíbio-társica, coxo-femural e escápulo-umeral, bem como a hiper-extensão da coluna vertebral; 5) a primeira sessão do assunto 3 seja ministrada por instrutor da Seção de Treinamento Físico Militar (as demais sessões serão eminentemente práticas e ministradas por instrutores e monitores orientados pelo OTFM); b. O conteúdo desta UD será avaliado conforme o PED. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: a. Portaria Nr 12/DECEx, de 31 JAN 12 Aprova o novo Padrão Especial de Desempenho Físico para os Cursos de Formação de Sargentos CFS (PED-CFS). b. Brasil. Ministério da Defesa. Exército Brasileiro. Estado-Maior do Exército. Manual Técnico C Treinamento Físico Militar. Brasília; OBSERVAÇÕES: - Em todas as sessões neuromusculares (40 horas) e utilitárias (50 horas), previstas neste PLADIS, sugere-se que se preveja uma sessão cardiopulmonar de corrida contínua, além da carga horária acima mencionada (sessão mista de TFM), sendo nas sessões de PPM, a corrida executada como aquecimento (máximo de 15 minutos com intensidade leve), obrigatoriamente antes da execução da pista

20 4 UNIDADE DIDÁTICA III TREINAMENTO NEUROMUSCULAR CARGA HORÁRIA: 40 horas ASSUNTOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS Nr DE SESSÕES 1. GINÁSTICA a. Executar a ginástica básica, partindo de 5 (cinco) e alcançando 15 (quinze) repetições com BÁSICA. incrementos sucessivos. 20 a. Executar o teste de repetição máxima e seleção do peso. 2. PISTA DE b. Executar a PTC, iniciando com 1 (uma) passagem a 30 (trinta) segundos e alcançando 3 (três) TREINAMENTO EM passagens a 60 (sessenta) segundos em incrementos sucessivos. CIRCUITO (PTC). c. Superar as dificuldades encontradas mantendo-se em ação continuadamente. (PERSISTÊNCIA) 20 INSTRUÇÕES METODOLÓGICAS: a. Sugere-se que: 1) Seja prevista, para cada sessão de trabalho neuromuscular, um trabalho cardiopulmonar (sessão mista de TFM); 2) Seja previsto, pelo OTFM da Escola, uma programação de recuperação/intensificação de treinamento para os alunos que apresentem deficiência. b. O conteúdo desta UD será avaliado conforme o PED. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: a. Portaria Nr 12/DECEx, de 31 JAN 12 Aprova o novo Padrão Especial de Desempenho Físico para os Cursos de Formação de Sargentos CFS (PED-CFS). b. Brasil. Ministério da Defesa. Exército Brasileiro. Estado-Maior do Exército. Manual Técnico C Treinamento Físico Militar. Brasília; 2002.

21 UNIDADE DIDÁTICA IV TREINAMENTO UTILITÁRIO CARGA HORÁRIA: 50 horas ASSUNTOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS Nr DE SESSÕES 1. PISTA DE PENTATLO MILITAR (PPM). 2. GINÁSTICA COM TOROS INSTRUÇÕES METODOLÓGICAS: a. Executar os 20 (vinte) obstáculos da PPM, isoladamente, repetidas vezes, conforme previsto no C b. Executar numa só passagem a sequência dos 10 primeiros obstáculos da PPM. c. Executar numa só passagem a sequência dos 10 últimos obstáculos da PPM. d. Executar numa só passagem a sequência dos 20 obstáculos da PPM. e. Executar a ultrapassagem de todos os obstáculos da PPM, de forma firme e destemida, seguindo as normas de segurança (CORAGEM). a. Executar uma sessão de estudo de Ginástica com Toros, realizando a quantidade de exercícios previstos. b. Executar a ginástica com toros, partindo de 5 (cinco) e alcançando 11 (onze) repetições com incrementos sucessivos. c. Contribuir espontaneamente para que a equipe consiga realizar a ginástica com toros de maneira correta (COOPERAÇÃO). a. Sugere-se que: 1) seja prevista, para cada sessão de treinamento utilitário, um trabalho cardiopulmonar; 2) seja previsto, pelo OTFM da Escola, uma programação de recuperação/intensificação de treinamento para os alunos que apresentem deficiência no assunto 1 b. O assunto 1 da presente UD deve primar pelas medidas de segurança, sendo obrigatoriamente acompanhado por equipe de primeiros socorros e APH. c. O conteúdo desta UD será avaliado conforme o PED. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: a. Brasil. Ministério do Exército. Escola de Educação Física do Exército. Manual de Pentatlo Militar da EsEFEx. Rio de Janeiro; sem data. b. Portaria Nr 12/DECEx, de 31 JAN 12 Aprova o novo Padrão Especial de Desempenho Físico para os Cursos de Formação de Sargentos CFS (PED-CFS). c. Brasil. Ministério da Defesa. Exército Brasileiro. Estado-Maior do Exército. Manual Técnico C Treinamento Físico Militar. Brasília;

22 UNIDADE DIDÁTICA V DESPORTOS CARGA HORÁRIA: 10 horas ASSUNTOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS Nr DE SESSÕES 1. GRANDES JOGOS. a. Conhecer as regras do futebol gigante, basquete gigante e bola militar. b. Participar de sessões de futebol gigante, basquete gigante e bola militar. 10 INSTRUÇÕES METODOLÓGICAS: a. Após uma rápida explanação sobre as regras de ambos os desportos, todo o efetivo deverá ser dividido em dois times para participarem do jogo. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: a. Portaria Nr 12/DECEx, de 31 JAN 12 Aprova o novo Padrão Especial de Desempenho Físico para os Cursos de Formação de Sargentos CFS (PED-CFS). b. Brasil. Ministério da Defesa. Exército Brasileiro. Estado-Maior do Exército. Manual Técnico C Treinamento Físico Militar. Brasília;

23 7 3. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM PROCESSO DE INSTRUMENTOS DE MEDIDA AVALIAÇÃO TIPO DE PROVA TEMPO DESTINADO RETIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM CARGA HORÁRIA: 30 horas UD AVALIADAS AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA AVALIAÇÃO FORMATIVA 1 AVALIAÇÃO FORMATIVA 2 AVALIAÇÃO FORMATIVA 3 AVALIAÇÃO SOMATIVA PRÁTICA 6 II, III e IV. PRÁTICA 6 - II, III e IV PRÁTICA 6 - II, III e IV PRÁTICA 6 - II, III e IV PRÁTICA 6 - II, III e IV

24 ESCOLA DE SARGENTOS DE LOGÍSTICA CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS DE MANUTENÇÃO DE COMUNICAÇÕES ELABORADO EM 2012 EXCELÊNCIA GERENCIAL PERÍODO DE QUALIFICAÇÃO CARGA HORÁRIA: 20 HORAS PLANO DE DISCIPLINA APROVADO PELO BI DETMil Nr 014 de 26 de FEV OBJETIVOS PARTICULARES DA DISCIPLINA NO CURSO: a. Empregar os princípios estabelecidos no Sistema de Excelência Gerencial do EB (SE EB). b. Empregar os princípios de administração e excelência gerencial no âmbito do pequeno escalão. c. Evidenciar a capacidade de contribuir espontaneamente para o trabalho de alguém e/ou de uma equipe (COOPERAÇÃO). d. Evidenciar a capacidade de desenvolver atividades de forma sistemática e eficiente (ORGANIZAÇÃO).

25 2 2. UNIDADE DIDÁTICA: UNIDADE DIDÁTICA I: SISTEMA DE EXCELÊNCIA NO EXÉRCITO BRASILEIRO (SE-EB) ASSUNTOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS CARGA HORÁRIA: 20 HORAS Nr DE SESSÕES 1. Sistema de Excelência no Exército Brasileiro ( SE-EB) a. Descrever o Sistema de Excelência Gerencial no EB (SE EB). b. Identificar o modelo de Excelência em Gestão do Exército Brasileiro. c. Identificar a aplicação das principais ferramentas de gestão Identificação e Seleção de Processos 3. Análise e Melhoria de Processo (AMP) a. Descrever processos e insumos. b. Identificar os níveis de processo. c. Distinguir os tipos de processo. d. Identificar os processos. e. Selecionar os processos contribuindo espontaneamente para o trabalho de uma equipe (COOPERAÇÃO). a. Mapear o fluxo atual de um processo. b. Empregar a ferramenta 5W2H de forma sistemática e eficiente para conhecer o processo (ORGANIZAÇÃO). c. Identificar os problemas de um processo. d. Identificar e utilizar as ferramentas para estabelecer as prioridades dos problemas de um processo. e. Priorizar as causas de um problema do processo. f. Identificar as alternativas de solução. g. Empregar uma matriz BASICO para priorizar as alternativas de solução de um problema. h. Empregar questionamentos para verificar a eficácia do desenvolvimento de soluções de um problema. i. Identificar as necessidades de treinamento de pessoal. j. Definir as metas de um processo k. Identificar indicadores de um processo. l. Identificar a organização de uma equipe de AMP

26 3 4. Planejamento, Implantação e Gestão de um Processo a. Conhecer o planejamento da Implantação de um processo. b. Conhecer as fases da Implantação de um projeto. c. Empregar o ciclo PDCA. INSTRUÇÕES METODOLÓGICAS : a. O objetivo maior desta disciplina é que os alunos adquiram embasamento teórico e prático sobre ferramentas de gestão, segundo o que há de mais moderno neste campo do conhecimento, destacando: administração voltada para a otimização de resultados, calcada nos fundamentos de excelência gerencial e que procura atender às necessidades dos destinatários, melhorando continuamente seus produtos e serviços. Tudo isso, sem perder de vista que o foco é o aumento da operacionalidade do Exército como fator de segurança nacional. b. O futuro sargento, em função das exigências de seu nível profissional, após o curso de formação e do perfil profissiográfico do cargo para a qual está sendo preparado, deverá adquirir condições para participar e administrar a Análise e Melhoria de Processo de uma OM do Exército. c. Sugere-se a utilização das seguintes técnicas de ensino: Estudo Preliminar (EP), palestra (P), estudo de caso (EC) e trabalho em grupo (TG). d. Sugere-se a apresentação aos alunos do próprio desenvolvimento do SEG-EB do EE e também de OM operacional, a título de exemplificações. e. Sugere-se que os exercícios dessa UD, devem estar voltados para exemplos práticos vividos nas OM do Exército. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: - PUBLICAÇÃO. Sistema de Excelência na Organização Militar SE-OM. BRASÍLIA, 2008; - BRASIL, BRASÍLIA. Portaria n 220-Cmt Ex, de 20 Abr 2007 (Estabelece o Sistema de Excelência do Exército Brasileiro SE-EB); - INSTRUÇÕES PROVISÓRIAS- Elaboração e Gerenciamento de Projetos- IP EGP. BRASÍLIA, 2006; - INSTRUÇÕES PROVISÓRIAS- Análise e Melhoria de Processos- IP AMP. BRASÍLIA, 2006; 3. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: - Esta disciplina não será avaliada somativamente e sim formativamente. 02

27 ESCOLA DE SARGENTOS DE LOGÍSTICA CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS ELABORADO EM 2012 ÉTICA PROFISSIONAL MILITAR PERÍODO DE QUALIFICAÇÃO CARGA HORÁRIA:20 horas PLANO DE DISCIPLINA APROVADO PELO BI DETMil Nr 014 de 26 de FEV OBJETIVOS PARTICULARES DA DISCIPLINA NO PERÍODO: a. Empregar os princípios da justiça e o primado da ética e da moral como base da verdadeira liderança. b. Identificar os institutos e instituições jurídicas como principais instrumentos na obtenção do bem comum e da paz social. c. Promover a justiça e a dignidade da pessoa humana no exercício das funções militares. d. Interpretar os fundamentos da existência e organização do Estado brasileiro e os reflexos dos compromissos assumidos por ocasião da ratificação de tratados internacionais. e. Apontar os aspectos mais relevantes à preparação da Força Terrestre para o cumprimento de missões constitucionais pautada na legislação brasileira. f. Reconhecer na legislação militar os valores éticos, morais e deveres militares vinculados ao tema. g. Identificar, dentre as ações subsidiárias, as que visam cooperar com o desenvolvimento nacional e a defesa civil, com vistas a efetivar os princípios constitucionais da proteção e promoção da cidadania. h. Apontar os aspectos mais relevantes à preparação da Força Terrestre para o cumprimento de missões constitucionais relativos ao emprego do Direito Internacional dos Conflitos Armados nas Operações Militares.

28 UD I FUNDAMENTOS LEGAIS INTERNACIONAIS DOS DIREITOS HUMANOS CARGA HORÁRIA: 06 horas ASSUNTOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS Nr SESSÕES 1. Histórico e Teoria Geral dos Direitos Humanos a. Conhecer a evolução histórica dos Direitos Humanos. b. Diferenciar Direito dos Homens de Direitos Humanos e de Direitos Fundamentais. c. Conhecer os principais exemplos que identificam a prática dos Direitos Humanos na história do Exército Brasileiro e na figura de seus líderes. d. Conhecer os principais sistemas globais e regionais de proteção de direitos humanos. 01

29 2. Atos Internacionais sobre Direitos Humanos a. Reconhecer a importância da tutela legal internacional dos Direitos Humanos. b. Compreender os principais aspectos filosóficos e morais a respeito da dignidade do ser humano e suas implicações para a atuação ética da tropa em qualquer situação. c. Conhecer a Declaração Universal de Direitos do Homem. d. Conhecer a Convenção Americana sobre Direitos Humanos (Pacto São José). e. Conhecer sobre a Proteção dos Direitos do Homem e Liberdades Fundamentais. f. Conhecer a Convenção e o Protocolo relativos ao Estatuto dos Refugiados. g. Conhecer a Convenção Internacional sobre a eliminação de todas as formas de discriminação racial. h. Conhecer a Convenção contra a tortura e outros tratamento ou penas cruéis, desumanos ou degradantes. i. Conhecer a Convenção Interamericana para prevenir e punir a tortura. j. Conhecer a Convenção Interamericana sobre o desaparecimento forçado. k. Conhecer a Convenção Internacional para a proteção de todas as pessoas contra o desaparecimento forçado. l. Conhecer o Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos. m. Conhecer a Declaração dos Direitos da Criança. 04

30 ASSUNTOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS Nr SESSÕES 3. A Divisão de Assuntos Internacionais do Ministério das Relações Exteriores 4. A jurisprudência da Corte Interamericana de Direitos Humanos a. Conhecer a Lista de Atos Internacionais elaborada pela Divisão de Assuntos Internacionais do Ministério das Relações Exteriores. b. Conhecer a Convenção de Viena sobre o Direito dos Tratados. a. Conhecer as principais decisões exaradas pela Corte Interamericana de Direitos Humanos e seus reflexos para o Brasil e para as Forças Armadas. b. Conhecer a Sentença exarada pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, em 24 de novembro de 2010 e a sua relação com a Súmula do STF sobre a aplicação da Lei n 6683/79. INSTRUÇÕES METODOLÓGICAS: a. Serão destinadas períodos da sessões de instrução para a realização de discussão dirigida, onde os alunos deverão discutir sobre os aspectos relacionados aos assuntos de 1 a 4. b. Esta disciplina será objeto de avaliação formativa. A avaliação da aprendizagem dar-se-á utilizando-se dos instrumentos de avaliação previstos nas NEIAE/DEP. c. Sugere-se a utilização das seguintes técnicas de ensino: P, DD e EC. Utilizar atividades presenciais. REFERÊNCIAS: - DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM. Paris: PROTOCOLO À CONVENÇÃO SOBRE A PROTEÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM E LIBERDADES FUNDAMENTAIS. Paris: CONVENÇÃO AMERICANA SOBRE DIREITOS HUMANOS (PACTO DE SÃO JOSÉ). São José:

31 UD II - FUNDAMENTOS LEGAIS NACIONAIS DOS DIREITOS HUMANOS CARGA HORÁRIA: 08 horas ASSUNTOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS Nr SESSÕES 1. Mecanismos de proteção e promoção da cidadania e dignidade da pessoa humana a. Reconhecer a importância da tutela legal do sistema jurídico pátrio na proteção da cidadania e da dignidade da pessoa humana. b. Identificar os elementos Constitucionais de proteção ao homem. c. Compreender a Lei que coíbe o abuso de autoridade. d. Conhecer os aspectos mais relevantes do Estatuto da Criança e do Adolescente. e. Conhecer os aspectos mais relevantes da Lei que dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência e sua integração social. f. Conhecer os aspectos mais relevantes da Lei que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. g. Conhecer os aspectos mais relevantes da Lei que regula o acesso à informação pública. 02

32 2. Ilícitos relacionados à violação dos Direitos Humanos a. Compreender a Lei que define o crime de genocídio. b. Compreender a Lei que define os crimes resultantes de preconceito de raça ou cor. c. Compreender a Lei que define o crime de tortura Normatização das Operações de Garantia da Lei e da Ordem (Op GLO) e na faixa de fronteira a. Compreender os principais aspectos jurídicos relacionados à organização, ao preparo e ao emprego das Forças Armadas previstos na Lei Complementar nº 97/1999, com as alterações trazidas pelas Leis Complementares nº 117/2004 e 136/2010, particularmente no que se refere aos Art 16, Art 17 e Art 18. b. Conhecer os aspectos mais relevantes do Estatuto do Estrangeiro para o emprego da tropa. c. Conhece os aspectos mais relevantes Estatuto do Índio para o emprego da tropa. d. Conhecer os aspectos mais relevantes do Estatuto do Desarmamento para o emprego da tropa. 02

33 ASSUNTOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS Nr SESSÕES 3. Normatização das Operações de Garantia da Lei e da Ordem (Op GLO) e na faixa de fronteira e. Conhecer os aspectos mais relevantes do Código Eleitoral (Tipos penais) para o emprego da tropa. f. Conhecer os aspectos mais relevantes da Lei do Tráfico de Drogas para o emprego da tropa. g. Conhecer os aspectos mais relevantes da Lei dos Crimes Financeiros para o emprego da tropa. h. Conhecer os aspectos mais relevantes do Código Penal Brasileiro para o emprego da tropa. i. Conhecer os aspectos mais relevantes da Lei das Contravenções Penais para o emprego da tropa. 02

34 INSTRUÇÕES METODOLÓGICAS: a. Serão destinadas períodos da sessões de instrução para a realização de discussão dirigida, onde os alunos deverão discutir sobre os aspectos relacionados aos assuntos de 1 a 4. b. Esta disciplina será objeto de avaliação formativa. A avaliação da aprendizagem dar-se-á utilizando-se dos instrumentos de avaliação previstos nas NEIAE/DEP. c. Sugere-se a utilização das seguintes técnicas de ensino: P, DD e EC. Utilizar atividades presenciais.

35 REFERÊNCIAS: - BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: BRASIL. Lei n 8.069, Estatuto da criança e do adolescente. Brasília, DF: BRASIL. Lei n 2.889, Define e pune o crime de genocídio. Rio de Janeiro, RJ: BRASIL. Lei n 7.716, Define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor. Brasília, DF: BRASIL. Lei n 9.455, Define os crimes de tortura e dá outras providências. Brasília, DF: BRASIL. Lei n , Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do 8 o do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e dá outras providências. Brasília, DF: BRASIL. Lei n 7.853, Dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência, sua integração social, sobre a Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência - Corde, institui a tutela jurisdicional de interesses coletivos ou difusos dessas pessoas, disciplina a atuação do Ministério Público, define crimes, e dá outras providências. Brasília, DF: BRASIL. Decreto n 7.037, Aprova o Programa Nacional de Direitos Humanos, PNDH-3 e dá outras providências. Brasília, DF: BRASIL. Lei n , Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5 o, no inciso II do 3 o do art. 37 e no 2 o do art. 216 da Constituição Federal; altera a Lei n o 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei n o , de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei n o 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências. Brasília, DF: BRASIL. Lei Complementar n 97, Dispõe sobre as normas gerais para a organização, o preparo e o emprego das Forças Armadas.. Brasília, DF: 1999.

36 UD III PECULIARIDADES DO DIREITO INTERNACIONAL DOS CONFLITOS ARMADOS DICA CARGA HORÁRIA: 06 horas ASSUNTOS Nr SESSÕES OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1. Diferenças entre DIDH e DICA 2. Caracterização do Direito de Genebra, Haia e Nova York 3. O Brasil e os acordos internacionais - Conhecer a diferenças entre o Direito Internacional dos Direitos Humanos e o Direito Internacional dos Conflitos Armados. - Conhecer o Direito de Genebra, o Direito de Haia e o Direito de Nova York, diferenciados nos seus aspectos mais relevantes. - Conhecer as obrigações do Brasil como signatário dos acordos internacionais. Diurna 01 Noturna -

37 4. Principais aspectos legais e doutrinários e princípios reguladores do DICA a. Conhecer o Regulamento Internacional para emprego da Força Militar. b. Compreender a aplicação dos Princípios: da Humanidade, da Distinção, da Proporcionalidade, da Limitação, da Necessidade Militar na aplicação do DICA. c. Conhecer o comportamento na ação e evacuação, o Direito da ocupação, as zonas de retaguarda. d. Identificar os requisitos do alvo. e. Reconhecer a importância da proteção do meio ambiente natural e antrópico durante os conflitos armados. 04 -

38 5. A proteção das vítimas dos conflitos armados a. Conhecer os aspectos mais relevantes do Estatuto do Combatente e do Prisioneiro de Guerra. b. Reconhecer a necessidade das proteções do pessoal sanitário e religioso. c. Reconhecer a necessidade do tratamento previsto para o espião e o mercenário. d. Reconhecer a necessidade do tratamento devido aos náufragos e mortos. e. Reconhecer a necessidade d o tratamento devido à tripulação embarcada em aeronave militar. f. Reconhecer a necessidade do tratamento devido aos refugiados e deslocados. 6. Âmbito de aplicação do DICA a. Conhecer a aplicação do DICA no âmbito das Operações da Paz. b. Conhecer as atividades realizadas pelas Forças em Missão de Paz. 01 -

39 7. O Tribunal Penal Internacional (TPI) - Conhecer a competência do Tribunal Penal Internacional e os tipos penais mais relevantes. INSTRUÇÕES METODOLÓGICAS: a. Será(ão) exibido(s) trechos de filme(s)e de reportagens, fornecidos pelo EME, no(s) qual(is) os alunos deverão identificar os Comportamentos que o militar deve seguir em ação num Conflito Armado Internacional e Conflito Armado Ação Internacional. b. Serão destinadas sessões de instrução para estudo de caso, em grupo, sobre a atuação dos personagens identificados no(s) filme(s) ou episódios apresentados pelo instrutor. c. Serão destinadas períodos da sessões de instrução para a realização de discussão dirigida, onde os alunos deverão discutir sobre os aspectos relacionados ao Direito Internacional dos Conflitos Armados, com a intervenção do instrutor. d. Esta disciplina será objeto de avaliação formativa. A avaliação da aprendizagem dar-se-á utilizando-se dos instrumentos de avaliação previstos nas NEIAE/DEP. e. Sugere-se a utilização das seguintes técnicas de ensino: P, DD e EC. Utilizar atividades presenciais. REFERÊNCIAS: - MANUAL DE EMPREGO MD-34-M-03, Emprego do Direito Internacional dos Conflitos Armados (DICA) nas Forças Armadas, 1ª. ed. Brasília, DF, AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM PROCESSO DE INSTRUMENTO DE UD AVALIAÇÃO MEDIDA AVALIADAS RETIFICAÇÃO DA TIPO DE PROVA TEMPO DESTINADO APRENDIZAGEM PROVA ESCRITA I, II e III

40 ESCOLA DE SARGENTOS DE LOGÍSTICA CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS DAS QMS TÉCNICAS-LOGÍSTICAS, MÚSICA E SAÚDE ELABORADO EM 2012 INSTRUÇÃO GERAL II PERÍODO DE QUALIFICAÇÃO CARGA HORÁRIA: 166 HORAS PLANO DE DISCIPLINA APROVADO PELO BI DETMil Nr 014 de 26 de FEV OBJETIVOS PARTICULARES DA DISCIPLINA NO CURSO: 1) Executar os serviços internos e externos. 2) Cumprir missões como chefe de viatura. 3) Executar as técnicas e táticas individuais e coletivas de combate. 4) Executar o tiro rápido diurno e noturno. 5) Realizar uma sobrevivência utilizando recursos locais. 6) Executar os primeiros socorros em situações especiais. 7) Executar um percurso de orientação diurna e noturna. 8) Comandar pequenas frações em operações contra forças irregulares. 9) Planejar missões de patrulha com características especiais. 10) Executar missões de patrulha com características especiais. 11) Executar o TCB do Fz 7,62 M964 e da Pst 9mm. 12) Conhecer aspectos da história militar geral, no nível técnico e tático das pequenas frações.

41 2 13) Conhecer aspectos da evolução militar do Brasil, no nível técnico e tático das pequenas frações. 14) Conhecer a evolução da formação do sargento do EB. 15) Conhecer o sistema de apoio logístico empregado no EB. 16) Conhecer as medidas de Segurança da Informação e Comunicações (SIC) operacionais em um ambiente cibernético hostil. 17) Conhecer software e hardware de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC) operacionais. 18) Evidenciar a capacidade de demonstrar atitudes e porte condizentes com os padrões militares (APRESENTAÇÃO). 19) Evidenciar capacidade de demonstrar segurança e convicção em suas atitudes nas diferentes circunstâncias (AUTOCONFIANÇA). 20) Evidenciar a capacidade de contribuir espontaneamente para o trabalho de alguém e/ou de uma equipe (COOPERAÇÃO). 21) Evidenciar a capacidade para agir de forma firme e destemida, diante de situações difíceis e perigosas, seguindo as normas de segurança (CORAGEM). 22) Evidenciar a capacidade de produzir novos dados, idéias e / ou realizar combinações originais, na busca de uma solução eficiente e eficaz (CRIATIVIDADE). 23) Evidenciar a capacidade de realizar, espontaneamente, atividades com empenho e entusiasmo (DEDICAÇÃO). 24) Evidenciar a capacidade de conduzir e coordenar grupos e/ou pessoas na consecução de determinado objetivo (DIREÇÃO). 25) Evidenciar a capacidade de proceder conforme normas, leis e regulamentos que regem a instituição (DISCIPLINA). 26) Evidenciar a capacidade de controlar as próprias reações para continuar a agir, apropriadamente, nas diferentes situações (EQUILÍBRIO EMOCIONAL). 27) Evidenciar a capacidade de dirigir, orientar e propiciar modificações nas atitudes dos membros de um grupo, visando atingir os propósitos da Instituição (LIDERANÇA). 28) Evidenciar a capacidade de manter-se em ação continuamente, a fim de executar uma tarefa vencendo as dificuldades encontradas (PERSISTÊNCIA). 29) Evidenciar a capacidade de suportar, pelo maior tempo possível, a fadiga resultante de esforços físicos e / ou mentais, mantendo a eficiência (RESISTÊNCIA). 30) Evidenciar a capacidade de cumprir suas atribuições assumindo e enfrentando as consequências de suas atitudes e decisões (RESPONSABILIDADE). 31) Evidenciar a capacidade de adaptar-se a situações de restrição e / ou privação, mantendo a eficiência (RUSTICIDADE). 32) Evidenciar a capacidade de cuidar dos bens móveis e imóveis que estão ou não sob sua responsabilidade (ZELO).

42 3 2. UNIDADE DIDÁTICA: UNIDADE DIDÁTICA I : SERVIÇOS INTERNOS E EXTERNOS CARGA HORÁRIA: 8 HORAS ASSUNTOS Nr DE OBJETIVOS ESPECÍFICOS SESSÕES a. Identificar os Serviços Internos da EsSLog. b. Citar as medidas previstas no PSO/EsSLog concernentes ao serviço interno. c. Executar o serviço da Guarda da SU. d. Demonstrar atitudes e portes condizentes com os padrões militares durante a instrução de 1. Serviços Internos serviços internos (APRESENTAÇÃO). 02 e. Demonstrar a capacidade de proceder conforme normas e regulamentos que regulam procedimentos específicos dos serviços internos (DISCIPLINA). f. Cooperar com os integrantes de seu grupo durante a execução dos trabalhos referentes a instrução de serviços internos (COOPERAÇÃO). a. Identificar os Serviços Externos da EsSLog. b. Citar as medidas previstas no PSO/EsSLog concernentes ao serviço externo. c. Executar o serviço das guardas externas da Escola. d. Demonstrar atitudes e portes condizentes com os padrões militares durante a instrução de 2. Serviços Externos serviços externos (APRESENTAÇÃO). 02 e. Demonstrar a capacidade de proceder conforme normas e regulamentos que regulam procedimentos específicos do serviço externo (DISCIPLINA). f. Cooperar com os integrantes de seu grupo durante a execução dos trabalhos referentes a instrução serviços externos (COOPERAÇÃO). a. Identificar as peculiaridades da Guarda do Quartel na EsSLog. b. Citar as medidas previstas no PSO/EsSLog concernentes à Guarda do Quartel. c. Executar o serviço da Guarda ao Quartel. d. Demonstrar atitudes e portes condizentes com os padrões militares durante a instrução de 3. Guarda do Quartel guarda do quartel (APRESENTAÇÃO). 04 e. Demonstrar a capacidade de proceder conforme normas e regulamentos que regulam procedimentos específicos da guarda do quartel (DISCIPLINA). f. Cooperar com os integrantes de seu grupo durante a execução dos trabalhos referentes a instrução de guarda do quartel (COOPERAÇÃO).

CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS MÚSICOS

CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS MÚSICOS MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx DETMil ESCOLA DE SARGENTOS DE LOGÍSTICA DOCUMENTAÇÃO CURRICULAR CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS MÚSICOS ÍNDICE DOCUMENTO NR 1. Portaria de Criação 01 2. Perfil

Leia mais

ESCOLA DE SAÚDE DO EXÉRCITO CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DE SAÚDE - MÉDICOS

ESCOLA DE SAÚDE DO EXÉRCITO CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DE SAÚDE - MÉDICOS ESCOLA DE SAÚDE DO EXÉRCITO CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DE SAÚDE - MÉDICOS 1. DURAÇÃO DO CURSO: 1400 horas - 35 semanas. 2. OBJETIVOS GERAIS DO CURSO: Habilitar os profissionais de saúde da área médica

Leia mais

O CURSO DE FORMAÇÃO MILITAR NA ESCOLA DE SAÚDE DO EXÉRCITO

O CURSO DE FORMAÇÃO MILITAR NA ESCOLA DE SAÚDE DO EXÉRCITO O CURSO DE FORMAÇÃO MILITAR NA ESCOLA DE SAÚDE DO EXÉRCITO O Curso, com duração de 35 semanas tem como objetivo habilitar os profissionais de saúde da área médica a integrarem, como militares, o Serviço

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO CURRICULAR CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS MANUTENÇÃO DE VIATURA AUTOMÓVEL

DOCUMENTAÇÃO CURRICULAR CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS MANUTENÇÃO DE VIATURA AUTOMÓVEL MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx DETMil ESCOLA DE SARGENTOS DE LOGÍSTICA DOCUMENTAÇÃO CURRICULAR CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS MANUTENÇÃO DE VIATURA AUTOMÓVEL 2 ÍNDICE DOCUMENTO Nr 2. Perfil

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS DE SAÚDE

CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS DE SAÚDE MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx DETMil ESCOLA DE SARGENTOS DE LOGÍSTICA DOCUMENTAÇÃO CURRICULAR CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS DE SAÚDE ÍNDICE DOCUMENTO Nr 1. Portaria de Criação 01 2. Perfil

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA GABINETE DO MINISTRO

MINISTÉRIO DA DEFESA GABINETE DO MINISTRO MINISTÉRIO DA DEFESA GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA N o 916/MD, DE 13 DE JUNHO DE 2008. Aprova a Diretriz para a Difusão e Implementação do Direito Internacional dos Conflitos Armados (DICA) nas

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO CURRICULAR CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE SARGENTOS MANUTENÇÃO DE ARMAMENTO

DOCUMENTAÇÃO CURRICULAR CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE SARGENTOS MANUTENÇÃO DE ARMAMENTO MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx DETMil ESCOLA DE SARGENTOS DE LOGÍSTICA DOCUMENTAÇÃO CURRICULAR CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE SARGENTOS MANUTENÇÃO DE ARMAMENTO 2 ÍNDICE DOCUMENTO NR 2. Perfil

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 1, DE 6 DE JANEIRO DE 2015

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 1, DE 6 DE JANEIRO DE 2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 1, DE 6 DE JANEIRO DE 2015 (*) (**) Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE Questionamento a alta direção: 1. Quais os objetivos e metas da organização? 2. quais os principais Produtos e/ou serviços da organização? 3. Qual o escopo da certificação? 4. qual é a Visão e Missão?

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 07, de 1º de setembro de 2010.

RESOLUÇÃO Nº 07, de 1º de setembro de 2010. RESOLUÇÃO Nº 07, de 1º de setembro de 2010. Revoga a Resolução de nº 05, de 16 de junho de 2010, que define as atribuições do cargo de Pedagogo da rede municipal de ensino de Governador Valadares e as

Leia mais

TÍTULO I DA NATUREZA, DAS FINALIDADES CAPÍTULO I DA NATUREZA. PARÁGRAFO ÚNICO Atividade curricular com ênfase exclusiva didático-pedagógica:

TÍTULO I DA NATUREZA, DAS FINALIDADES CAPÍTULO I DA NATUREZA. PARÁGRAFO ÚNICO Atividade curricular com ênfase exclusiva didático-pedagógica: REGULAMENTO GERAL PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DO IFRR N A regulamentação geral de estágio tem por objetivo estabelecer normas e diretrizes gerais que definam uma política

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos NOÇÕES DE OHSAS 18001:2007 CONCEITOS ELEMENTARES SISTEMA DE GESTÃO DE SSO OHSAS 18001:2007? FERRAMENTA ELEMENTAR CICLO DE PDCA (OHSAS 18001:2007) 4.6 ANÁLISE CRÍTICA 4.3 PLANEJAMENTO A P C D 4.5 VERIFICAÇÃO

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA LOGÍSTICA NSCA 400-2 NORMA DO SISTEMA DE INTENDÊNCIA OPERACIONAL 2008 MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA COMANDO-GERAL DO PESSOAL LOGÍSTICA NSCA 400-2

Leia mais

CFOR INFANTARIA COMBATE E SERVIÇO EM CAMPANHA II INSTRUÇÕES PECULIARES CARGA HORÁRIA: 75 HORAS PLANO DE DISCIPLINA

CFOR INFANTARIA COMBATE E SERVIÇO EM CAMPANHA II INSTRUÇÕES PECULIARES CARGA HORÁRIA: 75 HORAS PLANO DE DISCIPLINA CPOR / NPOR CFOR INFANTARIA ELABORADO EM 013 COMBATE E SERVIÇO EM CAMPANHA II INSTRUÇÕES PECULIARES CARGA HORÁRIA: 75 HORAS PLANO DE DISCIPLINA Aprovado pelo BI/DESMil nº 081, de 4 de outubro de 013. 1.

Leia mais

NORMAS DE PSICOPEDAGOGIA ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA (NPEEB)

NORMAS DE PSICOPEDAGOGIA ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA (NPEEB) MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL NORMAS DE PSICOPEDAGOGIA ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA (NPEEB) 1ª

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE MATEMÁTICA CURSO DE MATEMÁTICA REGULAMENTO N 001, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE MATEMÁTICA CURSO DE MATEMÁTICA REGULAMENTO N 001, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2013 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE MATEMÁTICA CURSO DE MATEMÁTICA REGULAMENTO N 001, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2013 Estabelece os procedimentos necessários à sistematização do Estágio Curricular Supervisionado

Leia mais

PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA GABINETE DO PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA RESOLUÇÃO N 3431

PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA GABINETE DO PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA RESOLUÇÃO N 3431 RESOLUÇÃO N 3431 O PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARANÁ, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Lei Complementar Estadual n 85, de 27 de dezembro de 1999, tendo em vista o contido

Leia mais

REGULAMENTO DO PERFIL DE COMPETÊNCIAS DO ENFERMEIRO GESTOR

REGULAMENTO DO PERFIL DE COMPETÊNCIAS DO ENFERMEIRO GESTOR REGULAMENTO DO PERFIL DE COMPETÊNCIAS DO ENFERMEIRO GESTOR Aprovado, por maioria com alterações, na Assembleia Geral Extraordinária de 12 de dezembro de 2014, após aprovação pelo Conselho Diretivo a 1

Leia mais

SÍNDROME DE DOWN E A INCLUSÃO SOCIAL NA ESCOLA

SÍNDROME DE DOWN E A INCLUSÃO SOCIAL NA ESCOLA SÍNDROME DE DOWN E A INCLUSÃO SOCIAL NA ESCOLA Bárbara Lea Guahyba 1 Mara Regina Nieckel da Costa 2 RESUMO O artigo aqui apresentado tem como tema a inclusão social de pessoas portadoras de síndrome de

Leia mais

PLANO DO CURSO - RONDA ESCOLAR

PLANO DO CURSO - RONDA ESCOLAR ANEXO III PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE PLANO DO CURSO - RONDA ESCOLAR CAMPO GRANDE- MS 2015 PLANO DE CURSO 1. DA IDENTIFICAÇÃO 1.1 - Curso: RONDA ESCOLAR - PROJETO ESCOLA SEGURA (PROESEG). 1.2

Leia mais

Informações básicas. Programa Ensino Integral

Informações básicas. Programa Ensino Integral Informações básicas Programa Ensino Integral Abril/2014 1) Premissas básicas do novo modelo de Ensino Integral O novo modelo de Ensino Integral pressupõe inovações em alguns componentes fundamentais da

Leia mais

Plano Anual de Educação Institucional 2015

Plano Anual de Educação Institucional 2015 Plano Anual de Educação Institucional 2015 Sumário Apresentação Projetos Estratégicos do CEAF em 2015 Metodologia de Construção do Plano Anual de Educação Ações do CEAF Planejadas para 2015 Programa Direito

Leia mais

EMENTA CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

EMENTA CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICO-ALVO: Os Cursos Técnicos são destinados a todos que estão cursando o 2º ano ou já completaram o Ensino Médio e que desejam aprender uma profissão, entrar no mercado de trabalho ou buscar uma melhor

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP Regulamento do Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura Faculdade de

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SERTANEJA Estado do Paraná

PREFEITURA MUNICIPAL DE SERTANEJA Estado do Paraná LEI COMPLEMENTAR Nº 53/2014 DE 29 DE AGOSTO DE 2014 Súmula: DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DE CARGOS DE PROVIMENTO EFETIVO DE PROFESSOR EM CAMPOS ESPECIFICOS NOS TERMOS DA LEI COMPLEMENTAR MUNICIPAL Nº 029/2010,

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DO CEFET-SP

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DO CEFET-SP REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DO CEFET-SP Capítulo I DA NATUREZA E SUAS FINALIDADES Art. 1º O estágio baseia-se na Lei nº. 11.788, sancionada em 25 de setembro de 2008. Parágrafo

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR 54 1999 de 13/12/1999

LEI COMPLEMENTAR 54 1999 de 13/12/1999 LEI COMPLEMENTAR 54 1999 de 13/12/1999 Dispõe sobre a organização básica do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais - CBMMG - e dá outras providências. O Povo do Estado de Minas Gerais, por seus representantes,

Leia mais

Boletim do Exército Nº 41/2011. Brasília, DF, 14 de outubro de 2011. MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO SECRETARIA-GERAL DO EXÉRCITO

Boletim do Exército Nº 41/2011. Brasília, DF, 14 de outubro de 2011. MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO SECRETARIA-GERAL DO EXÉRCITO Boletim do Exército MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO SECRETARIA-GERAL DO EXÉRCITO Nº 41/2011 Brasília, DF, 14 de outubro de 2011. BOLETIM DO EXÉRCITO Nº 41/2011 Brasília, DF, 14 de outubro de

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS DA SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR PREVIC

POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS DA SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR PREVIC POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS DA SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR PREVIC 1. CONCEITOS E DEFINIÇÕES 1.1 Políticas de Gestão de Pessoas são o conjunto de estratégias ou políticas específicas

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DO CHOÇA ESTADO DA BAHIA

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DO CHOÇA ESTADO DA BAHIA LEI Nº 278, DE 17 DE OUTUBRO DE 2014. Altera e insere dispositivos na Lei Municipal nº 016, de 20 de janeiro de 2004, a qual dispõe sobre o Plano de Carreira e Remuneração dos Servidores do Magistério

Leia mais

MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO

MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA COORDENAÇÃO DE INTERAÇÃO SERVIÇO ESCOLA-EMPRESA MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO COLINAS

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Nutrição é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais

Leia mais

ANEXO I. PROJETO DE -- Selecione --

ANEXO I. PROJETO DE -- Selecione -- MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA REITORIA ANEXO I. PROJETO DE -- Selecione -- 1. IDENTIFICAÇÃO 1.1 Título do Projeto: INCLUSÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO ESPECIAL 1.2 Câmpus de Origem: Júlio

Leia mais

Secretaria Nacional de Segurança Pública

Secretaria Nacional de Segurança Pública Secretaria Nacional de Segurança Pública Mulheres da Paz Conceito do Mulheres da Paz O Projeto MULHERESDAPAZ é uma iniciativa do Ministério da Justiça, instituída pela Lei n 11.530/2007 e pelo Decreto

Leia mais

Promulga o Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos da Criança relativo ao envolvimento de crianças em conflitos armados.

Promulga o Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos da Criança relativo ao envolvimento de crianças em conflitos armados. DECRETO Nº 5.006, DE 8 DE MARÇO DE 2004. Promulga o Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos da Criança relativo ao envolvimento de crianças em conflitos armados. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA,

Leia mais

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo PLANO DE CURSO. Área Profissional: Saúde

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo PLANO DE CURSO. Área Profissional: Saúde Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo PLANO DE CURSO Área Profissional: Saúde Qualificação: Operador de Ponte Rolante SÃO PAULO Março 2004 Plano de Curso de Qualificação

Leia mais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Educação de Qualidade ao seu alcance EDUCAR PARA TRANSFORMAR O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CURSO: LICENCIATURA

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MACUCO GABINETE DO PREFEITO

PREFEITURA MUNICIPAL DE MACUCO GABINETE DO PREFEITO LEI Nº 493/09 ALTERA A LEI MUNICIPAL Nº 302/05 - PLANO DE CARREIRA E REMUNERAÇÃO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO MUNICIPAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O Prefeito Municipal de Macuco, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

Regimento Interno CAPÍTULO PRIMEIRO DAS FINALIDADES

Regimento Interno CAPÍTULO PRIMEIRO DAS FINALIDADES Regimento Interno CAPÍTULO PRIMEIRO DAS FINALIDADES ARTIGO 1º As atividades socioeducativas desenvolvidas pela Associação Projeto Cuidado- APJ,reger-se-ão pelas normas baixadas nesse Regimento e pelas

Leia mais

Regulamento do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional

Regulamento do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional Regulamento do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional Capítulo I Objetivos Artigo 1º - O Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP) tem como objetivo

Leia mais

PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO 2012

PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO 2012 PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO 2012 1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO 3 CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO 5 CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO 7 CAPACITAÇÃO

Leia mais

Trabalho resgatado da época do Sinac. Título: Desenvolvimento de Recursos Humanos para a Comercialização Hortigranjeiro Autor: Equipe do CDRH

Trabalho resgatado da época do Sinac. Título: Desenvolvimento de Recursos Humanos para a Comercialização Hortigranjeiro Autor: Equipe do CDRH Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento MAPA Companhia Nacional de Abastecimento Conab Diretoria de Gestões de Estoques Diges Superintendência de Programas Institucionais e Sociais de Abastecimento

Leia mais

Universidade Federal da Integração Latino Americana MANUAL DO ESTAGIÁRIO

Universidade Federal da Integração Latino Americana MANUAL DO ESTAGIÁRIO Universidade Federal da Integração Latino Americana MANUAL DO ESTAGIÁRIO MANUAL DO ESTAGIÁRIO PROGRAD - Pró-Reitoria de Graduação DEAC - Divisão de Estágios e Atividades Complementares Sumário 1. Apresentação...

Leia mais

A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, Estado do Paraná, aprovou e eu, Prefeito Municipal, sanciono a seguinte Lei:

A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, Estado do Paraná, aprovou e eu, Prefeito Municipal, sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 3.477 DATA: 14 de agosto de 2008. SÚMULA: Altera e acresce dispositivos da Lei nº 3.025, de 18 de janeiro de 2005, alterada pela Lei nº 3.264, de 19 de setembro de 2006, que Dispõe sobre a reestruturação

Leia mais

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO PROCESSO N.º 23062.009173/2013-97 ASSUNTO: INTERESSADO: COMISSÃO: Ajuste do Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Elétrica da Unidade de Nepomuceno do CEFET-MG

Leia mais

Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006

Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006 Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006 Realização: Ágere Cooperação em Advocacy Apoio: Secretaria Especial dos Direitos Humanos/PR Módulo III: Conselhos dos Direitos no

Leia mais

Regulamento de Estágio Supervisionado Licenciatura em Música

Regulamento de Estágio Supervisionado Licenciatura em Música Regulamento de Estágio Supervisionado Licenciatura em Música CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1.º Entende-se, para efeitos dessa resolução, o estágio como ato educativo escolar supervisionado,

Leia mais

ANPAD; Um representante da comunidade científica indicado pela Diretoria Artigo 5º ANDIFES. - São atribuições do Comitê Gestor: da

ANPAD; Um representante da comunidade científica indicado pela Diretoria Artigo 5º ANDIFES. - São atribuições do Comitê Gestor: da Regulamento do Curso de Mestrado Profissional Nacional em Administração Pública em Rede (PROFIAP) Artigo Capítulo 1º I - Objetivos administrativa produtividade tem O Mestrado avançada como objetivo Profissional

Leia mais

Diretrizes para os Serviços Públicos de Saneamento Básico

Diretrizes para os Serviços Públicos de Saneamento Básico Diretrizes para os Serviços Públicos de Saneamento Básico As competências constitucionais Competência para prestação de serviços públicos locais (CF, art. 30) Compete aos Municípios:... V - organizar e

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento da Faculdade Católica do Tocantins (Facto), mantida

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 11, DE 04 DE NOVEMBRO DE 2015. Art. 1º Aprovar, na forma do Anexo, a Norma de Capacitação de Servidores da APO.

RESOLUÇÃO Nº 11, DE 04 DE NOVEMBRO DE 2015. Art. 1º Aprovar, na forma do Anexo, a Norma de Capacitação de Servidores da APO. RESOLUÇÃO Nº 11, DE 04 DE NOVEMBRO DE 2015 A DIRETORIA EXECUTIVA DA AUTORIDADE PÚBLICA OLÍMPICA APO, no uso das atribuições que lhe conferem o inciso XIV do Parágrafo Segundo da Cláusula Décima Quinta

Leia mais

Art. 1º Definir o ensino de graduação na UNIVILLE e estabelecer diretrizes e normas para o seu funcionamento. DA NATUREZA

Art. 1º Definir o ensino de graduação na UNIVILLE e estabelecer diretrizes e normas para o seu funcionamento. DA NATUREZA UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 07/04 Define o ensino de graduação na UNIVILLE e estabelece diretrizes e normas para seu funcionamento.

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 2, DE 27 DE SETEMBRO DE

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 2, DE 27 DE SETEMBRO DE Ministério da Educação CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 2, DE 27 DE SETEMBRO DE 2013 Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Relações

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO Das Disposições Gerais

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: BACHARELADO EM ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: BACHARELADO EM ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: BACHARELADO EM ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA MISSÃO DO CURSO O Curso de Engenharia Ambiental da IES tem por missão a graduação de Engenheiros Ambientais

Leia mais

CESA Comitê de Advocacia Comunitária e Responsabilidade Social Questões de Consumidores Junho, 2010.

CESA Comitê de Advocacia Comunitária e Responsabilidade Social Questões de Consumidores Junho, 2010. CESA Comitê de Advocacia Comunitária e Responsabilidade Social Questões de Consumidores Junho, 2010. Introdução Objetivos: - Elaborar o Guia do Advogado Sustentável (Boas Práticas de Responsabilidade Socioambiental

Leia mais

NORMAS REGIMENTAIS BÁSICAS PARA AS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

NORMAS REGIMENTAIS BÁSICAS PARA AS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL CONSELHO MUNICIPAL Conselho Municipal de Educação de Praia Grande DELIBERAÇÃO Nº 02/2001 Normas regimentais básicas para as Escolas de Educação Infantil. NORMAS REGIMENTAIS BÁSICAS PARA AS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA AGÊNCIA DE FOMENTO DE GOIÁS S/A GOIÁSFOMENTO

CÓDIGO DE ÉTICA AGÊNCIA DE FOMENTO DE GOIÁS S/A GOIÁSFOMENTO CÓDIGO DE ÉTICA DA AGÊNCIA DE FOMENTO DE GOIÁS S/A GOIÁSFOMENTO 0 ÍNDICE 1 - INTRODUÇÃO... 2 2 - ABRANGÊNCIA... 2 3 - PRINCÍPIOS GERAIS... 2 4 - INTEGRIDADE PROFISSIONAL E PESSOAL... 3 5 - RELAÇÕES COM

Leia mais

Introdução. Gerência de Projetos de Software. Sumário. Sistemas de Informação para Processos Produtivos

Introdução. Gerência de Projetos de Software. Sumário. Sistemas de Informação para Processos Produtivos Sumário Sistemas de Informação para Processos Produtivos 1. Gerência de 2. Agentes principais e seus papéis 3. Ciclo de vida do gerenciamento de projetos M. Sc. Luiz Alberto lasf.bel@gmail.com Módulo 6

Leia mais

Política Nacional de Imigração e Proteção ao(a) Trabalhador(a) Migrante

Política Nacional de Imigração e Proteção ao(a) Trabalhador(a) Migrante ANEXO II Política Nacional de Imigração e Proteção ao(a) Trabalhador(a) Migrante (Proposta aprovada pelo Conselho Nacional de Imigração em 12/05/2010 para avaliação pública e sujeita a alterações) DISPOSIÇÕES

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 18/2014/CONEPE Aprova criação do Programa de Pós-Graduação em Administração

Leia mais

PROGRAMA DE EXTENSÃO PROEX

PROGRAMA DE EXTENSÃO PROEX PROGRAMA DE EXTENSÃO PROEX INTRODUÇÃO A extensão universitária é, na realidade, uma forma de interação que deve existir permanentemente entre a universidade e os diversos setores da sociedade. Assim, a

Leia mais

1.1. Estabelecer uma sistemática de avaliação individual de desempenho para os empregados da ABDI.

1.1. Estabelecer uma sistemática de avaliação individual de desempenho para os empregados da ABDI. de 9. OBJETIVO.. Estabelecer uma sistemática de avaliação individual de desempenho para os empregados da ABDI.. APLICAÇÃO.. Este procedimento se aplica a todos os empregados da ABDI.. DEFINIÇÕES.. Avaliação

Leia mais

RESOLUÇÃO CEB Nº 3, DE 26 DE JUNHO DE 1998

RESOLUÇÃO CEB Nº 3, DE 26 DE JUNHO DE 1998 RESOLUÇÃO CEB Nº 3, DE 26 DE JUNHO DE 1998 Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio O Presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, de conformidade

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Resolução n 70/ 2011 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Matemática Computacional, Bacharelado

Leia mais

O Projeto Pedagógico Institucional e Projeto Pedagógico do Curso

O Projeto Pedagógico Institucional e Projeto Pedagógico do Curso O Projeto Pedagógico Institucional e Projeto Pedagógico do Curso Introdução * Sonia Pires Simoes O projeto pedagógico Institucional representa a linha pedagógica que a Instituição norteia para gerenciamento

Leia mais

Plano de Carreira e Desenvolvimento

Plano de Carreira e Desenvolvimento Plano de Carreira e Desenvolvimento CNPEM ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONCEITOS... 4 3. MANUAL DE AVALIAÇÃO DOS CARGOS... 5 3.1. As Carreiras... 5 3.2. As carreiras e seus estágios... 6 3.3. Fatores utilizados

Leia mais

PLANO DE CURSO SIMPLIFICADO

PLANO DE CURSO SIMPLIFICADO PLANO DE CURSO SIMPLIFICADO CURSO: Montador de Equipamentos Eletroeletrônicos 200 horas ÁREA: ELETROELTRÔNICA MODALIDADE: QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL UNIDADE(S) HABILITADA(S): CETEC - Araguaina Plano de

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE

POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE Com a edição da Lei nº 6.938/81 o país passou a ter formalmente uma Política Nacional do Meio Ambiente, uma espécie de marco legal para todas as políticas públicas de

Leia mais

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE GOIÁS

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE GOIÁS 1 RESOLUÇÃO NORMATI VA N.º 0 0 6 / 2 0 0 1 O Tribunal de Contas do Estado de Goiás, considerando as atribuições estabelecidas pela Constituição Estadual em seu artigo 26, o disposto no inciso XII do art.

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NÃO OBRIGATÓRIO Das Disposições Gerais

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO Das

Leia mais

Segurança e Saúde dos Trabalhadores

Segurança e Saúde dos Trabalhadores Segurança e Saúde dos Trabalhadores [1]CONVENÇÃO N. 155 I Aprovada na 67ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho (Genebra 1981), entrou em vigor no plano internacional em 11.8.83. II Dados referentes

Leia mais

PODER EXECUTIVO. Publicado no D.O de 18.02.2010 DECRETO Nº 42.301 DE 12 DE FEVEREIRO DE 2010

PODER EXECUTIVO. Publicado no D.O de 18.02.2010 DECRETO Nº 42.301 DE 12 DE FEVEREIRO DE 2010 Publicado no D.O de 18.02.2010 DECRETO Nº 42.301 DE 12 DE FEVEREIRO DE 2010 REGULAMENTA O SISTEMA DE SUPRIMENTOS NO ÂMBITO DO PODER EXECUTIVO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O GOVERNADOR

Leia mais

MANUAL DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR TI - INTEGRADOR FAN CEUNSP

MANUAL DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR TI - INTEGRADOR FAN CEUNSP MANUAL DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR TI - INTEGRADOR FAN CEUNSP Salto 2010 MANUAL DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR TI / INTEGRADOR 0 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 2 TRABALHO INTERDISCIPLINAR (TI)... 3 ORGANIZAÇÃO...

Leia mais

CFOR MATERIAL BÉLICO PLANO DE DISCIPLINAS. Aprovado pelo BI/DESMil nº 081, de 24 de outubro de 2013.

CFOR MATERIAL BÉLICO PLANO DE DISCIPLINAS. Aprovado pelo BI/DESMil nº 081, de 24 de outubro de 2013. CPOR / NPOR CFOR MATERIAL BÉLICO ELABORADO EM 013 ORGANIZAÇÃO E EMPREGO DO MATERIAL BÉLICO INSTRUÇÕES PECULIARES CARGA HORÁRIA: 7 HORAS PLANO DE DISCIPLINAS Aprovado pelo BI/DESMil nº 081, de 4 de outubro

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC REGULAMENTO DO ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS E NÃO- OBRIGATÓRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNISC

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC REGULAMENTO DO ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS E NÃO- OBRIGATÓRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNISC UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC REGULAMENTO DO ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS E NÃO- OBRIGATÓRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNISC CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º O presente Regulamento

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ADMINISTRAÇÃO

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ADMINISTRAÇÃO MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ADMINISTRAÇÃO 1 SUMÁRIO Lista de Anexos... 3 1. APRESENTAÇÃO... 4 2. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL... 5 3. DEFINIÇÕES... 5 4. OBJETIVOS... 6 5. PLANEJAMENTO E COMPETÊNCIAS...

Leia mais

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 216, DE 2015

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 216, DE 2015 PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 216, DE 2015 (nº 1.360/2013, na Câmara dos Deputados) Aprova o texto do Memorando de Entendimento entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República

Leia mais

MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria do Tesouro Nacional TERMO DE REFERÊNCIA

MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria do Tesouro Nacional TERMO DE REFERÊNCIA 1 MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria do Tesouro Nacional TERMO DE REFERÊNCIA Contratação de um consultor especializado no desenvolvimento de programas voltados à promoção da saúde e da qualidade de vida

Leia mais

REGULAMENTO DO PROCESSO SELETIVO Nº 086/2012

REGULAMENTO DO PROCESSO SELETIVO Nº 086/2012 REGULAMENTO DO PROCESSO SELETIVO Nº 086/2012 A FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU BRASIL (FPTI-BR) comunica a realização de Processo Seletivo nº. 086/2012 sob contratação em regime CLT (Consolidação das

Leia mais

Gestão em Sistemas de Saúde

Gestão em Sistemas de Saúde INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES Inatel Competence Center Business School Gestão em Sistemas de Saúde Projeto Pedagógico de Curso de Extensão Curricular Aprovado no dia XX/XX/2013 Pró diretoria de

Leia mais

Análise jurídica para a ratificação da Convenção 102 da OIT

Análise jurídica para a ratificação da Convenção 102 da OIT Análise jurídica para a ratificação da Convenção 102 da OIT A análise do quadro jurídico para a ratificação da Convenção 102 da OIT por Cabo Verde, inscreve-se no quadro geral da cooperação técnica prestada

Leia mais

1ª PARTE LEIS E DECRETOS 2ª PARTE ATOS ADMINISTRATIVOS COMANDANTE DO EXÉRCITO

1ª PARTE LEIS E DECRETOS 2ª PARTE ATOS ADMINISTRATIVOS COMANDANTE DO EXÉRCITO 1ª PARTE LEIS E DECRETOS Sem alteração. 2ª PARTE ATOS ADMINISTRATIVOS COMANDANTE DO EXÉRCITO PORTARIA Nº 813, DE 28 DE SETEMBRO DE 2012. Aprova as Normas para a Realização das Atividades de Auditoria e

Leia mais

ESTADO DE SERGIPE PODER EXECUTIVO Governo do Município de Tobias Barreto

ESTADO DE SERGIPE PODER EXECUTIVO Governo do Município de Tobias Barreto Poder Executivo Lei Ordinária Sancionada em 27/03/2008 Marly do Carmo Barreto Campos Prefeita Municipal LEI ORDINÁRIA nº 0849/2008 DE 27 de março de 2008 (do PLO 003/2008 autor: Poder Executivo) Institui

Leia mais

Gestão de Instalações Desportivas

Gestão de Instalações Desportivas Gestão de Instalações Desportivas Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho Módulo 10 sessão 1 Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho Objetivos de Aprendizagem 1. Participar ativamente

Leia mais

Definir e padronizar os procedimentos para realizar o planejamento e a execução da segurança de magistrados, servidores, usuários e dependências.

Definir e padronizar os procedimentos para realizar o planejamento e a execução da segurança de magistrados, servidores, usuários e dependências. Código: MAP-ASMIL-001 Versão: 00 Data de Emissão: 01/01/2013 Elaborado por: Assessoria Militar Aprovado por: Presidência 1 OBJETIVO Definir e padronizar os procedimentos para realizar o planejamento e

Leia mais

Estado da Paraíba Prefeitura Municipal de Santa Cecília Gabinete do Prefeito

Estado da Paraíba Prefeitura Municipal de Santa Cecília Gabinete do Prefeito Lei nº176/2014 Dispõe sobre o Conselho e Fundo Municipal de Políticas sobre Drogas do Município de Santa Cecília e dá outras providências. A Câmara Municipal de Santa Cecília, estado da Paraíba, aprovou

Leia mais

Introdução. Gestão Ambiental Prof. Carlos Henrique A. de Oliveira. Introdução à Legislação Ambiental e Política Nacional de Meio Ambiente - PNMA

Introdução. Gestão Ambiental Prof. Carlos Henrique A. de Oliveira. Introdução à Legislação Ambiental e Política Nacional de Meio Ambiente - PNMA Gestão Ambiental Prof. Carlos Henrique A. de Oliveira Introdução à Legislação Ambiental e Política Nacional de Meio Ambiente - PNMA O mar humildemente coloca-se abaixo do nível dos rios para receber, eternamente,

Leia mais

CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E RELAÇÕES DE ESTÁGIO

CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E RELAÇÕES DE ESTÁGIO LEI N.º 11.788, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO ANEXO I. PROJETO DE CURTA DURAÇÃO 1. IDENTIFICAÇÃO 1.1 Título do

Leia mais

A Coordenação de Estágios informa:

A Coordenação de Estágios informa: A Coordenação de Estágios informa: I Informações gerais e Dúvidas frequentes sobre o Estágio: Tudo que você precisa saber sobre a nova lei de estágio 1. O que é o estágio? A Lei nº 11.788, de 25 de setembro

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE PEDAGOGIA, LICENCIATURA REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO Das Disposições Gerais O presente documento

Leia mais

L E I Nº 6.816, DE 25 DE JANEIRO DE 2006.

L E I Nº 6.816, DE 25 DE JANEIRO DE 2006. L E I Nº 6.816, DE 25 DE JANEIRO DE 2006. Dispõe sobre a reestruturação organizacional da Secretaria Executiva de Estado de Obras Públicas - SEOP e dá outras providências. A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO

Leia mais

1ª Timóteo 3: 1 a 12 Êxodo 18: 17 a 26 João 13:15

1ª Timóteo 3: 1 a 12 Êxodo 18: 17 a 26 João 13:15 1ª Timóteo 3: 1 a 12 Êxodo 18: 17 a 26 João 13:15 SUMÁRIO 1.INTRODUÇÃO 2. DESENVOLVIMENTO Relação entre chefiar, administrar e liderar Conceitos relacionados à liderança A dinâmica da liderança 3. CONCLUSÃO

Leia mais

ACORDO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA A UNIVERSIDADE DAS NAÇÕES UNIDAS RELATIVO À CRIAÇÃO, FUNCIONAMENTO E LOCALIZAÇÃO DA

ACORDO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA A UNIVERSIDADE DAS NAÇÕES UNIDAS RELATIVO À CRIAÇÃO, FUNCIONAMENTO E LOCALIZAÇÃO DA ACORDO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E A UNIVERSIDADE DAS NAÇÕES UNIDAS RELATIVO À CRIAÇÃO, FUNCIONAMENTO E LOCALIZAÇÃO DA UNIDADE OPERACIONAL DE GOVERNAÇÃO ELETRÓNICA ORIENTADA PARA POLÍTICAS DA UNIVERSIDADE

Leia mais

ANEXO 1 PROJETO BÁSICO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E ORGANIZACIONAL DE ENTIDADES CIVIS DE DEFESA DO CONSUMIDOR

ANEXO 1 PROJETO BÁSICO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E ORGANIZACIONAL DE ENTIDADES CIVIS DE DEFESA DO CONSUMIDOR ANEXO 1 PROJETO BÁSICO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E ORGANIZACIONAL DE ENTIDADES CIVIS DE DEFESA DO CONSUMIDOR I - OBJETIVO GERAL Realização de Módulos do programa de capacitação

Leia mais