ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA 91 FERC COMISSÃO FEDERAL REGULAMENTADORA DE ENERGIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA 91 FERC 61.230 COMISSÃO FEDERAL REGULAMENTADORA DE ENERGIA"

Transcrição

1 ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA 91 FERC COMISSÃO FEDERAL REGULAMENTADORA DE ENERGIA Delegados anteriores: James J. Hoecker, Presidente; William L. Massey, Linda Breathitt e Curt Hébert, Jr. TransEnergie U.S., Ltd. 0 PROPOSTA PARA APROVAÇÃO DE DETERMINAÇÃO SUJEITA A CONDIÇÕES (Emitida em 1 de junho de 2000) A TransEnergie U.S., Ltd. (TransEnergie) propõe a construção de uma instalação comercial de transmissão por meio da colocação de um cabo submarino de corrente direta de alta voltagem entre Connecticut e Long Island, Nova York. A TransEnergie solicita que a Comissão aprove sua proposta para os serviços de transmissão pelo cabo. Também solicita que a Comissão conceda à TransEnergie poder total para efetuar vendas de capacidade sólida de transmissão. Neste sentido, a Comissão atende condicionalmente a solicitação da TransEnergie. Retrospecto A TransEnergie é a subsidiária do desenvolvimento de transmissões dos Estados Unidos de uma divisão da Hydro-Quebec, uma empresa de serviços públicos com instalações de geração e transmissão localizadas na província de Quebec, Canadá. Em 1 de outubro de 1999, a TransEnergie protocolou junto à Comissão, conforme seção 205 do Ato Federal sobre Energia (FPA), 16 U.S.C. 824d, uma petição para uma determinação aceitando uma tarifa que ofertasse um serviço não discriminatório de transmissão por meio de um cabo submarino de 26 milhas de corrente contínua (CC), bidirecional de alta voltagem que se propõe a instalar sob o canal de Long Island para conectar as áreas de controle do operador independente do sistema de Nova York (ISO de Nova York) e o Operador Independente do Sistema de New England (ISO de New England). Adicionalmente, a TransEnergie solicitou que a Comissão conceda poder total para efetuar vendas de capacidade de transmissão e que "tais liberações e autorizações foram concedidas pela Comissão em circunstâncias similares." 1 1 Petição da TransEnergie em 1.

2 2 Nesta petição, a TransEnergie declara que seu cabo interconectador através do canal (CSC) conectará o volume de energia de 345 kilovolts do sistema ISO de New England em um terminal nas proximidades de New Haven, Connecticut, com um volume de energia de 138 kilovolts do sistema ISO de Nova York em um terminal nas proximidades da planta da estação descomissionada de energia nuclear da Shoreham. Adicionalmente às 26 milhas do cabo submerso, as instalações também englobarão instalações de terminal conversor de corrente contínua de alta voltagem em terra firme. A TransEnergie esclarece que o cabo será uma linha de transmissão elétrica de corrente contínua totalmente controlada e que não será integrada às redes de transmissão de corrente alternada (CA) localizadas em cada final da linha. A TransEnergie declara que adquiriu todos os direitos de passagem necessários para a construção da instalação. O prazo planejado para o início dos serviços é maio de A TransEnergie declara que sua tarifa proposta tem por base uma tarifa de venda de energia, mas que também inclui alguns aspectos da Ordem Nº 888, tarifa pro forma. Especificamente, a TransEnergie salienta que incluiu em sua tarifa proposta provisões para a implementação de um mercado secundário de direitos comercializáveis de transmissão e que fornecerá assistência para monitorar o mercado secundário. Em sua solicitação, a TransEnergie observa que os mercados de Nova York e New England são atualmente administrados por ISOs diferentes. A TransEnergie coordenará a programação e a operação de suas instalações propostas com essas ISOs. 2 A TransEnergie também se compromete a cooperar com o desenvolvimento de Organizações Regionais de Transmissão (RTOs) no Nordeste e a dar controle operacional sobre o interconectador a uma RTO que estabeleça uma estrutura consistente para preços locais e direitos financeiros de transmissão. A TransEnergie declara que pretende assumir 100 porcento do risco financeiro da construção do interconectador entre as ISOs de Nova York e New England. Os clientes teriam direitos firmes de transmissão da nova capacidade que poderiam utilizar ou vender em um mercado secundário. A TransEnergie propõe a prestação de serviços a taxas negociadas que refletirão essencialmente o diferencial localizado de custos entre os mercados de Nova York e New England. A TransEnergie enfatiza que as atuais políticas de preços de transmissão não são aplicáveis ao interconectador CSC "pois ao contrário de investidores tradicionais de transmissão que recuperam seus custos a partir de clientes cativos, os investidores do interconectador CSC assumirão a totalidade dos riscos de mercado e não poderão exercer poder sobre o mercado." 3 2 Id. em Id. em 14.

3 3 A TransEnergie prossegue declarando que suas taxas propostas são adequadas para a transmissão entre Nova York e New England, pois [o] interconectador CSC será um projeto de transmissão "comercial" no sentido de que os investidores de dívidas e participações na instalação não terão acesso a um fluxo garantido de receitas dos serviços de transmissão CSC. Ao contrário da maioria dos demais investimentos em transmissão nos Estados Unidos, os proprietários do interconectador CSC não incluirão nos custos anuais do projeto nenhum requisito obrigatório de receitas recuperadas a partir de pagadores de taxas cativos por meio de um encargo de acesso à rede. Como resultado, o interconectador CSC não terá a segurança líquida econômica de uma recuperação de custos sob a estrutura tradicional integrada da instalação ou de estruturas RTO emergentes. Ao invés, os investidores do projeto deverão (obrigatoriamente) contar unicamente com vendas dos direitos de transmissão a compradores interessados associados ao projeto para recuperar os custos do projeto e obter qualquer retorno de seus investimentos. [ 4 ] A TransEnergie conclui que, em razão dos usuários de transmissão em Nova York e New England darem suporte financeiro ao projeto somente até o limite de sua livre escolha de compra do serviço de transmissão do projeto, "todos os riscos de mercado do projeto (e os riscos de custos irrecuperáveis) são dos proprietários do projeto." A TransEnergie declara que não terá condições de exercitar poder de mercado por meio do interconectador CSC em razão de diversas restrições contidas em sua proposta. Nesse aspecto, a TransEnergie observa que a Comissão concluiu que existem condições competitivas nos mercados servidos pelas duas extremidades do interconectador CSC e que uma linha independente que não faz parte da rede integrada de CA "não contribui em nada para inibir essas condições competitivas" e que poderá servir para aumentar a geração competitiva nesses mercados. 5 Adicionalmente, a TransEnergie propõe que a alocação inicial de direitos firmes de transmissão sejam determinados conforme um processo não discriminatório de licitação pública que em seu modo de ver "mitigará [] preocupações com relação a abusos de poder de mercado. Qualquer parte interessada terá a mesma opção para competir para o acesso à linha." 6 4 Id. em (ênfase no original). 5 Id. em Id em 26.

4 4 Para assegurar à Comissão que nenhuma afiliada será favorecida, a TransEnergie afirma que não permitirá que nenhuma delas participe do processo inicial de licitação pública. Após o processo de licitação pública, a TransEnergie declara que publicará e oferecerá para venda direitos firmes disponíveis de transmissão em sua OASIS. Adicionalmente, a tarifa proposta pela TransEnergie especifica que direitos firmes de transmissão poderão ser reatribuídos e que os clientes poderão utilizar a OASIS da TransEnergie para publicar a disponibilidade de direitos firmes de transmissão. A TransEnergie declara que qualquer capacidade não subscrita durante a licitação pública não será vendida a uma afiliada como um direito firme de programação sem que a TransEnergie tente obter autorização da Comissão em um pedido subseqüente. Em qualquer caso, a TransEnergie argumenta que "os mecanismos de monitoramento de mercado da Comissão com os quais [TransEnergie] se compromete a cooperar, podem assegurar [que] não ocorrerá nenhum abuso de mercado no mercado secundário." 7 Finalmente, a TransEnergie observa que a programação e a transmissão pelo interconectador CSC serão efetuadas pelas ISOs de Nova York e New England, partes neutras nesse contexto, o que assegura que o acesso ao projeto será proporcionado de uma forma não discriminatória. A TransEnergie declara que sua proposta é pró-competitiva e que aperfeiçoará, antes de restringir, o acesso à geração. A TransEnergie argumenta que suas taxas propostas são consistentes com os preços da aglomeração de transmissão aprovados pela Comissão como parte da tarifa da ISO de Nova York, 8 assim como do mercado de geração elétrica onde a Comissão "tem permitido de forma rotineira a venda de geração a taxas de mercado onde o poder de mercado não existe." 9 Em seguida, a TransEnergie alega que a autorização de taxa que está buscando pode ser confinada às estreitas características de sua proposta por meio de um conjunto de critérios de avaliação para a aplicabilidade de princípios de preços para projetos apropriados de transmissão comercial, que classifica como provisões de "porto seguro". 10 Esses critérios são de que a instalação de transmissão comercial deve assumir o risco total de Mercado, que a instalação de transmissão comercial deve criar direitos comercializáveis de transmissão; de que deveria ser empregado um processo de licitação pública para alocar direitos iniciais de transmissão; que a instalação de transmissão comercial não deverá excluir concorrentes do acesso a instalações essenciais; que as instalações de transmissão comercial devem ser sujeitas ao monitoramento de mercado quanto a abuso de poder de mercado; que 7 Id. em Id. em 22, citando a Central Hudson Gas & Electric Corporation, et al., 86 FERC em (1999), reh'g pendente (Central Hudson). 9 Id. em 24, citando, p.ex., Iowa Power Partners I, LLC, 81 FERC (1997) (Iowa Power Partners). 10 Id. em 36.

5 5 fluxos de energia física em instalações de transmissão comercial deverão ser coordenados com e sujeitos a requisitos de confiabilidade da ISO ou RTO relevante; e que instalações de transmissão comercial não deverão comprometer direitos de propriedade preexistentes para a utilização das redes de transmissão de RTOs ou instalações interconectadas. A TransEnergie argumenta não somente que sua proposta satisfaz os critérios acima mas também que "esses critérios darão à Comissão a base para identificar com alguma exatidão as circunstâncias nas quais esse tratamento é justificado e aquelas nas quais não é." 11 A TransEnergie solicita que a Comissão libere os requisitos de aviso da seção 35.3(b) de suas regulamentações, 18 C.F.R. 35.3(b) (1999) em razão de sua necessidade de obtenção de financiamento para o projeto após a aprovação pela Comissão e em vista da razão da provisão de aviso não ser aplicável ao preço que tenta obter aqui. Adicionalmente, a TransEnergie requer liberação das regulamentações e autorizações "concedidas de forma rotineira a comerciantes de energia." 12 O aviso sobre o pedido da TransEnergie foi publicado no Registro Federal, 64 Fed. Reg (1999), com comentários, protestos e petições para interferir vencíveis em 21 de outubro de 1996, subseqüentemente prorrogado até 1 de novembro de Foram protocoladas petições de interferência no prazo sem temas relevantes pela Autoridade de Energia de Long Island e pela LIPA (coletivamente LIPA) e pela Companhia de Gás e Eletricidade de San Diego (SDG&E). Uma petição de interferência no prazo para apoiar a solicitação da TransEnergie foi protocolada pela Companhia de Desenvolvimento de Energia, LLC (PDC). Adicionalmente, foram protocoladas fora do prazo petições para não interferir sem temas relevantes pela Companhia de Energia Elétrica de Vermont, Inc. (VELCO) e pela Companhia de Serviços Públicos de Gás e Eletricidade (PSE&G). Em 21 de março de 2000, a TransEnergie protocolou junto à Comissão uma declaração suplementar à sua proposta original, em resposta à Ordem da Comissão Nº Em sua declaração, a TransEnergie argumenta que sua proposta auxiliará a diminuir restrições entre os mercados de Nova York e New England por "aplicar[] o mesmo tipo de sistema de gerenciamento de aglomeração orientado pelo mercado defendido por esta Comissão na Ordem Nº 2000 e aprovada para aplicação na ISO [Nova York]." 14 Nesse contexto, 11 Id. em Id. em 43, citando Enron Power Marketing, Inc., 65 FERC (1993), em reh'g, 66 FERC (1994); Citizens Power and Light Corp., 48 FERC (1989)); Citizens Energy Corporation, 35 FERC (1986). Adicionalmente, a TransEnergie declara que deverá estar sujeita aos requisitos de relatórios estabelecidos por essas ordens. 13 Organizações Regionais de Transmissão, Ordem Nº 2000, 65 F.R. 809 (2000), FERC Stats. & Regs (2000), ordem em reh'g, Ordem Nº 2000-A, 65 F.R (2000), FERC Stats. & Regs (2000). 14 Declaração da TransEnergie em 3.

6 6 A TransEnergie enfatiza que "em nenhum caso o interconectador CSC resultará em um encargo adicional de acesso à rede ou em um aumento de encargo existente de acesso à rede ou da ISO." 15 A TransEnergie também alega que sua proposta implementa expansão incremental de transmissão empresarial no âmbito das RTOs, conforme contemplado pela Ordem Nº Um aviso sobre o suplemento protocolado pela TransEnergie foi publicado no Registro Federal, 65 Fed. Reg , com comentários, protestos e petições para interferir com prazo de até 7 de abril de A PSE&G protocolou uma segunda petição para interferir sem temas relevantes. Adicionalmente, em 16 de maio de 2000, a LIPA submeteu uma carta solicitando imediata aprovação da proposta da TransEnergie pela Comissão. Discussão Conforme a Regra 214 das Regras de Prática e Procedimentos da Comissão, 18 C.F.R (1999), as petições no prazo para interferir, sem contestação, protocoladas pela LIPA, SDG&E, PDC e PSE&G servem para torná-las parte deste processo. 16 Adicionalmente, a petição da VELCO para interferir está assegurada já que foi protocolada antes da data final de 7 de abril de A. Proposta da TransEnergie A Comissão acredita que o "projeto de transmissão comercial" da TransEnergie pode desempenhar um papel útil na expansão de alternativas de geração competitivas para os clientes. Uma vez que a TransEnergie não é uma empresa de serviços públicos tradicional assim como as características específicas deste projeto, a Comissão está aprovando, sujeito a certas condições, o projeto da TransEnergie para proporcionar serviços pelo interconectador a taxas negociadas que reflitam os preços localmente diferenciados. A Comissão concorda com a TransEnergie de que sua proposta amplia a concorrência e a integração do mercado ao aumentar a capacidade e as opções comerciais entre os mercados de New England e Nova York. Por exemplo, o interconectador CSC, ao ampliar a capacidade no gargalo localizado entre Nova York e New England, permitirá um fluxo maior de energia entre os dois mercados, que são operados em separado atualmente. Com as instalações propostas prontas, a geração em New England poderá fornecer carga para Long Island quando for garantido por diferenciais de preço ou vice-versa. Assim, o projeto da TransEnergie proporcionará benefícios aos consumidores e produtores de eletricidade em ambos os mercados ao não impor 15 Id. 16 Portanto, nós descartamos a moção antecipada da PSE&G para intervir, fora do prazo, de forma irreversível.

7 7 riscos ou custos a consumidores cativos em qualquer mercado. Adicionalmente, a proposta da TransEnergie cria direitos de transmissão comercializáveis para implementar os requisitos de reatribuição da tarifa pró-forma e permite às partes com direitos firmes de transmissão vendê-los em um mercado secundário. Além disso, achamos que a TransEnergie está em uma posição exclusiva, pois não possui nenhuma rede preexistente de transmissão. Adicionalmente, a TransEnergie não terá clientes cativos, i.e., clientes localizados dentro de uma área de franquia que não tenham condições de usufruir serviços de qualquer parte que não seja do detentor da franquia local. Uma vez que a proposta da TransEnergie permite que as partes que possuam direitos firmes de transmissão arbitrem os preços de geração entre New Haven e Long Island, as taxas negociadas serão limitadas essencialmente à diferença entre os preços marginais com base local nos mercados de Nova York e New England. Além disso, uma vez que cada cliente em qualquer desses mercados poderá solicitar que as ISOs ou seus sucessores ampliem suas instalações de transmissão para proporcionar serviços a taxas de transmissão com base em custos, isto estabelece uma cobertura de custos de expansão sobre os preços da TransEnergie. Ao passo em que a TransEnergie propõe que a Comissão aprove sua proposta na forma de uma taxa fundamentada em mercado em razão do interconectador CSC ser mais análogo a uma planta nova de geração comercial do que a um investimento tradicional para transmissão, não precisamos decidir, como não decidimos, qual preço para transmissão com base em mercado é o adequado. Ao invés disso, a Comissão entende que pode aprovar a proposta da TransEnergie de proporcionar serviços sob taxas negociadas em outras áreas que sejam consistentes com metodologias existentes de preços. Concordamos com a premissa na qual se apóia a proposta da TransEnergie de que o preço que os clientes estarão inclinados a pagar por serviços de transmissão pelo interconectador CSC será disciplinado, em primeira instância, pela diferença nos preços de geração em duas localidades: a área de Long Island da ISO de Nova York e a área de New Haven, Connecticut da ISO de New England. A Comissão há muito tem autorizado empresas de serviços públicos proprietárias de transmissões a cobrar o mais alto dos preços de custo embutido ou o preço de custo de opção para os serviços por suas instalações de transmissão. 17 No passado, proprietários de transmissões também estiveram engajados em vender energia e seus custos de opção eram os custos incorridos quando, como resultado de proporcionarem serviços de transmissão para terceiros ao invés de conservar a capacidade de transmissão para seu próprio uso, tiveram de antecipar opções para reduzir os custos de geração incorridos para atender seus clientes de energia. As taxas dos custos de opções foram cobertas, entretanto, ao custo da expansão do provedor da transmissão. Porém, a TransEnergie está em uma situação distinta. A TransEnergie não possui clientes próprios de energia, assim, não há custos de opções com base em custos próprios de geração do provedor da transmissão. 17 Vide Pennsylvania Electric Company, 58 FERC , reh'g negado, 60 FERC , reh'g dispensado, 60 FERC 61,244 (1992), aff'd, Pennsylvania Electric Company v. FERC, 11 F.3d 207 (D.C. Cir. 1993).

8 8 Aqui, de preferência, os custos de opções são as economias de geração dos clientes de energia atendidos pela linha autônoma de transmissão da TransEnergie, ou as economias obtidas por outras alternativas dos clientes, p.ex., nova geração. A Comissão chegou à conclusão de que a proposta de preços da TransEnergie representa, assim, uma forma de preço de custo de opção que, nesta situação, é a extensão lógica de nossa política anterior. 18 Conforme observado acima, um princípio significativo do modelo de preços de custo de opção da Comissão é o de que preços de transmissão com base em custos de opções deveriam ser cobertos até o custo da expansão do sistema de transmissão. Isto significa que, quando os custos do congestionamento excedem o custo da expansão, esta é a opção mais barata e deveria ser a escolhida. Neste caso, a cobertura do custo de expansão é proporcionado por meio da obrigação das ISOs de Nova York e de New England, ou de seus sucessores, de expandir a transmissão a taxas com base em custos para atender novas solicitações ao serviço de transmissão, incluindo instalações para proporcionar serviços através do canal de Long Island. Finalmente, a proposta de preços da TransEnergie é similar às propostas de preços de congestionamento que a Comissão já aprovou para a ISO de Nova York e PJM. 19 A TransEnergie propõe que o preço de seu serviço de transmissão pelo interconectador, que unirá os mercados de energia de New England e Nova York, reflita os mesmos tipos de diferenciais localizados de preços. Conseqüentemente, clientes de transmissão não pagarão mais do que a diferença nesses dois preços marginais com base em duas localizações. A proposta da TransEnergie é diferente no sentido de que as receitas que a TransEnergie recebe da alocação inicial dos direitos de transmissão não serão utilizados para custear os custos existentes de clientes cativos (p.ex., como um crédito à necessidade de receita do proprietário da transmissão). Enfatizamos que esta adaptação do preço de custo de opção é razoável no contexto específico deste caso onde a TransEnergie não possui clientes cativos e assume o total risco financeiro para este projeto. Em vista desses fatores, a Comissão aceita as taxas propostas pela TransEnergie, sujeitas a certas condições para assegurar que as taxas sejam justas e razoáveis. B. Condições para aprovação da proposta da TransEnergie 1. Itens da licitação pública 18 Vide genericamente Corporação do Operador Independente do Sistema da California, 89 FERC em (1999) (California ISO) (indicando custos de opções para direitos firmes de transmissão de curto prazo). 19 Central Hudson, 86 FERC em ; PJM Interconnection, L.L.C., et al., 81 FERC 61,257 at 62, (1997), reh'g pendente.

9 9 A TransEnergie fará uma licitação pública para a subscrição inicial de direitos firmes de transmissão assim que receber nossa aprovação. O objetivo da licitação pública é o de formar um julgamento sobre a extensão do interesse do mercado no projeto e de decidir de que tamanho se dimensionará as instalações. 20 Caso a capacidade na linha não seja totalmente subscrita, a TransEnergie conduzirá um leilão para vender direitos firmes de transmissão não subscritos e estabelecerá um preço mínimo de oferta. 21 Supondo que ela encontrará interesse suficiente do mercado, a TransEnergie venderá direitos firmes de transmissão pelo interconectador CSC. A Comissão entende que uma licitação pública é o método apropriado para alocar inicialmente o serviço firme de transmissão na linha da TransEnergie. Nem o pedido e nem a tarifa proposta descrevem os critérios para a condução de um leilão ou para estabelecer um preço mínimo de oferta. Além disso, a TransEnergie não declara quando será feita a licitação pública, quanto durará nem como e quando avisará as partes caso queiram subscrever um serviço firme de transmissão. Os parâmetros para conduzir a licitação pública e o leilão deverão ser transparentes de forma que os proponentes, assim como a Comissão, tenham certeza de que ambos serão realizados de uma forma razoável e que os critérios empregados pela TransEnergie deverão ser nãodiscriminatórios, justos e transparentes. 22 Desta forma, a Comissão solicitará que a TransEnergie informe o método específico que pretende utilizar ao conduzir sua licitação pública e o leilão, considerando a totalidade de temas que abordamos aqui, com 45 dias de antecedência à licitação pública. A TransEnergie também será solicitada a relatar os resultados de sua licitação pública 30 dias após seu encerramento. O relatório deverá englobar a identificação das partes que compraram capacidade, o total e as condições da capacidade reservada, assim como os preços estabelecidos no leilão. O relatório também deverá indicar quantas partes solicitaram capacidade, porém não a obtiveram, o total de capacidade solicitado, o motivo pelo qual não obtiveram a transmissão firme e o motivo da TransEnergie ter declinado da expansão da linha para atender essas solicitações. 2. Temas do Mercado Secundário 20 Petição da TransEnergie em Id. 22 Vide genericamente Política de Preços para Instalações Novas e Existentes Construídas pela Condutores Interestaduais de Gás Natural, 71 FERC em (1995) e a Regulamentação para Serviços de Transporte de Gás Natural de Curto Prazo; Regulamentação para Serviços Interestaduais de Transporte de Gás Natural, FERC Estatutos e Regulamentações , Slip op.

10 (2000) (Ordem Nº 637) Um componente crítico da proposta da TransEnergie é a capacidade dos clientes para vender direitos firmes de transmissão no mercado secundário. A Comissão acredita que um mercado secundário vibrante de direitos firmes de transmissão pelo interconectador proposto pela TransEnergie aumentará a concorrência nos dois mercados, de Nova York e de New England. Entretanto, a Comissão observa que a TransEnergie não especificou de que forma os direitos firmes de transmissão poderão ser reatribuídos. Adicionalmente, apesar da proposta da TransEnergie estabelecer que os clientes possam utilizar sua OASIS para publicar a disponibilidade de direitos firmes de transmissão, a TransEnergie não declarou os mecanismos associados com a publicação na OASIS. Assim, a Comissão solicitará que a TransEnergie especifique em seu pedido de conformidade os procedimentos para os clientes para reatribuir seus direitos firmes de transmissão. Adicionalmente, a Comissão observa que a TransEnergie deverá seguir os requisitos de publicação estabelecidos na Ordem Nº Temas sobre Afiliadas Para aliviar as preocupações sobre abusos de afiliadas, a TransEnergie propõe a exclusão de suas afiliadas da aquisição de direitos firmes de transmissão. Entretanto, a Comissão observa que em sua solicitação, a TransEnergie declara que as restrições a afiliadas se aplicam à venda inicial de direitos firmes de transmissão durante a licitação pública, não à compra de direitos firmes de transmissão no mercado secundário. A Comissão entende que a proposta da TransEnergie para limitar o potencial de abuso por parte das afiliadas é razoável. 4. Temas da Ordem Nº 2000 A TransEnergie se compromete a cooperar para o desenvolvimento de RTOs no Nordeste e de passar o controle operacional do interconectador a uma RTO que estabeleça uma estrutura consistente para preços localizados e direitos financeiros de transmissão. 23 A TransEnergie se compromete a unir-se a uma RTO que adote uma abordagem de preços aglomerados, i.e., uma abordagem que defina bem os direitos de transmissão e que incorpore preços marginais com base local, como predomina atualmente nos mercados de Nova York e PJM. A Comissão condicionará a aprovação da proposta da TransEnergie à união da TransEnergie com uma RTO nas proximidades ou que contenha a área geográfica de sua instalação proposta no máximo até o início das operações de tal RTO. Reconhecemos que ainda não está claro de que forma as RTOs se desenvolverão nos mercados que a TransEnergie pretende atender. Solicitamos que a TransEnergie atue com RTOs à medida que se desenvolvam no Nordeste para assegurar que as RTOs sejam projetadas de uma forma que acomode a TransEnergie. 23 Declaração da TransEnergie em 4.

11 A Comissão entende que uma vez que a RTO deverá estar operacional em 31 de dezembro de 2001, antes da data em que as instalações da TransEnergie serão postas em funcionamento (maio de 2002), os serviços deverão ser proporcionados sob uma tarifa da RTO. Assim, a solicitação da TransEnergie de liberação das regulamentações que regem as tarifas é prematura e é negada nessa base. 5. Requisitos para Relatórios A TransEnergie se compromete a cooperar com os mecanismos de monitoramento de mercado da Comissão e a operar uma OASIS. Solicitaremos à TransEnergie que atenda todas as solicitações de dados que venha a receber de qualquer entidade monitora de mercados que tenhamos autorizado. Além disso, solicitaremos que a TransEnergie cumpra com a Parte 37 das regulamentações da Comissão, inclusive padrões de conduta. Também solicitaremos que a TransEnergie publique e mantenha uma lista atualizada na OASIS de todas as partes com direitos firmes de transmissão e o total que cada um detém. 24 A Comissão acredita que o atendimento das solicitações de dados de monitoramento de mercado da ISO e dos requisitos de relatórios da OASIS são essenciais para assegurar que nossos objetivos competitivos de longo prazo sejam alcançados. Além disso, a TransEnergie concorda em submeter o mesmo tipo de relatórios trimestrais de suas transações como as exigidas para comerciantes de energia. 25 A Comissão acredita que para incentivar a concorrência e evitar potenciais abusos de poder de mercado, os relatórios trimestrais das transações da TransEnergie sejam essenciais. Além disso, a TransEnergie é orientada para informar a Comissão sobre qualquer mudança que possa refletir um afastamento das características nas quais a Comissão tenha se firmado ao aprovar a proposta. A Comissão determina: (A) Por meio desta, a Comissão aceita a proposta da TransEnergie sujeita a condições expressas no corpo da determinação. (B) A TransEnergie é orientada por meio desta a protocolar um relatório que reflita os itens abordados na discussão no corpo da determinação, dentro de 30 dias da emissão desta determinação. (C) Dentro de 30 dias da emissão desta determinação, qualquer pessoa que desejar ser ouvida ou protestar quanto à aprovação total pela Comissão para emissões de títulos ou assunções de responsabilidades pela TransEnergie deverá protocolar uma petição para interferir ou protestar com a Comissão Federal para Regulamentação de Energia, 888 First Street, NE, Washington, D.C. 24 California ISO, 89 FERC at 61, Petição da TransEnergie em 27, 44.

12 , de acordo com as normas 211 and 214 das Normas de Práticas e Procedimentos da Comissão, 18 C.F.R e (D) Na falta de solicitações para ser ouvido no prazo definido no parágrafo de determinação (C) acima, a TransEnergie é autorizada por meio desta a emitir títulos e a assumir obrigações ou responsabilidades como garantidor, endossador, fiador ou de outra forma com relação a qualquer título de outra pessoa; desde que tal emissão ou assunção seja de algum objeto legal dentro dos objetivos da empresa TransEnergie, compatível com o interesse público razoavelmente necessário ou adequado a tais objetivos. (E) A Comissão se reserva o direito de modificar essa determinação para solicitar uma demonstração futura de que os interesses públicos ou privados não serão afetados negativamente pela aprovação continuada das emissões ou assunções de responsabilidades da TransEnergie pela Comissão ou pela conservação continuada de qualquer impedimento envolvido. (F) A TransEnergie é orientada por meio desta a protocolar um relatório conforme descrito no corpo desta determinação em um prazo de 30 dias após o encerramento da licitação pública. (G) A TransEnergie é orientada por meio desta a informar com 45 dias de antecedência da licitação pública o método específico que pretende utilizar para conduzir sua licitação pública e leilão, considerando em sua totalidade os temas abordados por nós. ( H) As solicitações de liberações da TransEnergie são negadas até que sejam indicadas especificamente no corpo desta determinação. Pela Comissão. ( S E L O ) David P. Boergers, Secretário.

Associados Comerciais estabelecidos fora dos Estados Unidos Número da Política: LEGL.POL.102

Associados Comerciais estabelecidos fora dos Estados Unidos Número da Política: LEGL.POL.102 1.0 Finalidade 1.1 A CommScope, Inc. e suas empresas afiliadas ( CommScope ) podem, a qualquer tempo, contratar consultores, agentes de vendas, conselheiros e outros representantes e, frequentemente, estabelecer

Leia mais

6. Pronunciamento Técnico CPC 23 Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro

6. Pronunciamento Técnico CPC 23 Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro TÍTULO : PLANO CONTÁBIL DAS INSTITUIÇÕES DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL - COSIF 1 6. Pronunciamento Técnico CPC 23 Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro 1. Aplicação 1- As instituições

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE Questionamento a alta direção: 1. Quais os objetivos e metas da organização? 2. quais os principais Produtos e/ou serviços da organização? 3. Qual o escopo da certificação? 4. qual é a Visão e Missão?

Leia mais

REGULAÇÃO MÍNIMA DO MERCADO DE CAPITAIS

REGULAÇÃO MÍNIMA DO MERCADO DE CAPITAIS MERCOSUL/CMC/DEC. N 8/93 REGULAÇÃO MÍNIMA DO MERCADO DE CAPITAIS TENDO EM VISTA: o Art. 1 do Tratado de Assunção, a Decisão N 4/91 do Conselho do Mercado Comum e a Recomendação N 7/93 do Subgrupo de Trabalho

Leia mais

IFRS TESTE DE RECUPERABILIDADE CPC 01 / IAS 36

IFRS TESTE DE RECUPERABILIDADE CPC 01 / IAS 36 IFRS TESTE DE RECUPERABILIDADE CPC 01 / IAS 36 1 Visão geral O CPC 01 é a norma que trata do impairment de ativos ou, em outras palavras, da redução ao valor recuperável de ativos. Impairment ocorre quando

Leia mais

Escopo do Copilot Optimize - Elaboração de Relatórios

Escopo do Copilot Optimize - Elaboração de Relatórios Descrição do serviço Copilot Optimize - Elaboração de Relatórios CAA-1013 Visão geral do serviço Esta Descrição do serviço ( Descrição do serviço ) é firmada por você, o cliente, ( você ou Cliente ) e

Leia mais

DOCUMENTO DE CONSULTA REGULAMENTO DO BCE RELATIVO ÀS TAXAS DE SUPERVISÃO PERGUNTAS E RESPOSTAS

DOCUMENTO DE CONSULTA REGULAMENTO DO BCE RELATIVO ÀS TAXAS DE SUPERVISÃO PERGUNTAS E RESPOSTAS DOCUMENTO DE CONSULTA REGULAMENTO DO BCE RELATIVO ÀS TAXAS DE SUPERVISÃO PERGUNTAS E RESPOSTAS MAIO DE 2014 1 POR QUE RAZÃO O BCE COBRA UMA TAXA DE SUPERVISÃO? Ao abrigo do Regulamento (UE) n.º 1024/2013,

Leia mais

RESPONSÁVEL PELA APRESENTAÇÃO ORAL: Lourival Rodrigues dos Santos

RESPONSÁVEL PELA APRESENTAÇÃO ORAL: Lourival Rodrigues dos Santos TÍTULO DO TRABALHO: Sustentabilidade e Viabilidade do Tratamento de Resíduos de Serviço de Saúde pelo sistema de autoclavagem a experiência do município de Penápolis (SP ) TEMA : III Resíduos Sólidos NOME

Leia mais

ISO 9001: SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE

ISO 9001: SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001: SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE Prof. MARCELO COSTELLA FRANCIELI DALCANTON ISO 9001- INTRODUÇÃO Conjunto de normas e diretrizes internacionais para sistemas de gestão da qualidade; Desenvolve

Leia mais

NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE NBC TSC 4410, DE 30 DE AGOSTO DE 2013

NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE NBC TSC 4410, DE 30 DE AGOSTO DE 2013 NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE NBC TSC 4410, DE 30 DE AGOSTO DE 2013 Dispõe sobre trabalho de compilação de informações contábeis. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições

Leia mais

CAPÍTULO XI FINANÇAS

CAPÍTULO XI FINANÇAS CAPÍTULO XI FINANÇAS A. INVESTIMENTO DOS FUNDOS DA ASSOCIAÇÃO As decisões referentes aos investimentos da associação deverão tomar como base as declarações sobre normas de investimentos para o Fundo Geral

Leia mais

Cédula de Crédito Imobiliário - CCI

Cédula de Crédito Imobiliário - CCI Títulos Imobiliários Renda Fixa Cédula de Crédito Imobiliário - CCI Títulos Imobiliários Cédula de Crédito Imobiliário Instrumento que facilita a negociabilidade e a portabilidade do crédito imobiliário

Leia mais

Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.) O PMBoK diz que: O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e as atividades necessárias para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar

Leia mais

Código de Ética. Diante dos Consumidores Diante dos Vendedores Diretos e entre Empresas

Código de Ética. Diante dos Consumidores Diante dos Vendedores Diretos e entre Empresas Código de Ética Diante dos Consumidores Diante dos Vendedores Diretos e entre Empresas Código de Ética Diante dos Consumidores (Texto em conformidade com as deliberações da Assembléia Geral Extraordinária

Leia mais

ACT DEVELOPMENT. Ficha de Inscrição para Participante ou Observador

ACT DEVELOPMENT. Ficha de Inscrição para Participante ou Observador ACT DEVELOPMENT Ficha de Inscrição para Participante ou Observador Introdução a ACT Development ACT Development é uma aliança global de igrejas que são membros do Conselho Mundial de Igrejas e as organizações

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÕES DA RODA DE DÓLAR PRONTO

MANUAL DE OPERAÇÕES DA RODA DE DÓLAR PRONTO MANUAL DE OPERAÇÕES DA RODA DE DÓLAR PRONTO 1. INTRODUÇÃO 2. DEFINIÇÃO 3. OBJETO DE NEGOCIAÇÃO 4. PARTICIPANTES 4.1 Participantes Intermediadores 4.2 Participantes Compradores e Vendedores Bancos 5. OPERAÇÕES

Leia mais

NORMA NBR ISO 9001:2008

NORMA NBR ISO 9001:2008 NORMA NBR ISO 9001:2008 Introdução 0.1 Generalidades Convém que a adoção de um sistema de gestão da qualidade seja uma decisão estratégica de uma organização. O projeto e a implementação de um sistema

Leia mais

29/05/2012. Gestão de Projetos. Luciano Gonçalves de Carvalho FATEC. Agenda. Gerenciamento de Integração do Projeto Exercícios Referências FATEC

29/05/2012. Gestão de Projetos. Luciano Gonçalves de Carvalho FATEC. Agenda. Gerenciamento de Integração do Projeto Exercícios Referências FATEC Gestão de Projetos 1 Agenda Gerenciamento de Integração do Projeto Exercícios Referências 2 1 GERENCIAMENTO DA INTEGRAÇÃO DO PROJETO 3 Gerenciamento da Integração do Projeto Fonte: EPRoj@JrM 4 2 Gerenciamento

Leia mais

O QUE É ATIVO INTANGÍVEL?

O QUE É ATIVO INTANGÍVEL? O QUE É ATIVO INTANGÍVEL?! Quais as características do Ativo Intangível?! O problema da mensuração dos Ativos Intangíveis.! O problema da duração dos Ativos Intangíveis. Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br)

Leia mais

Confederação Nacional da Indústria. - Manual de Sobrevivência na Crise -

Confederação Nacional da Indústria. - Manual de Sobrevivência na Crise - RECOMENDAÇÕES PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS - Manual de Sobrevivência na Crise - Janeiro de 1998 RECOMENDAÇÕES PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS - Manual de Sobrevivência na Crise - As empresas, principalmente

Leia mais

Padrão de Desempenho 1: Sistemas de Gerenciamento e Avaliação Socioambiental

Padrão de Desempenho 1: Sistemas de Gerenciamento e Avaliação Socioambiental Introdução 1. O Padrão de Desempenho 1 destaca a importância do gerenciamento do desempenho socioambiental durante o ciclo de um projeto (qualquer atividade comercial sujeita a avaliação e administração).

Leia mais

AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS. Reforçar a Competitividade das Empresas

AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS. Reforçar a Competitividade das Empresas AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS PROGRAMA OPERACIONAL DA 2014-2020 (MADEIRA 14-20) EIXO PRIORITÁRIO 3 Reforçar a Competitividade das Empresas PRIORIDADE DE INVESTIMENTO (PI) 3.b Desenvolvimento

Leia mais

Cédula de Produto Rural -

Cédula de Produto Rural - Renda Fixa Cédula de Produto Rural - CPR Cédula do Produto Rural Comercialização de produtos do agronegócio com recebimento antecipado O produto A Cédula do Produtor Rural é um título de crédito lastreado

Leia mais

1.2 Glossário de termos Para os objetivos deste Código, os termos usados têm os seguintes significados:

1.2 Glossário de termos Para os objetivos deste Código, os termos usados têm os seguintes significados: CÓDIGO DE CONDUTA DIANTE DOS VENDEDORES DIRETOS E ENTRE EMPRESAS (Texto em conformidade com as deliberações da Assembléia Geral da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas - ABEVD realizada

Leia mais

TERMOS DO PROGRAMA DE LICENÇA DE ENTIDADE GOVERNAMENTAL ("GOVERMENT ENTITIY LICENSCE PROGRAM")

TERMOS DO PROGRAMA DE LICENÇA DE ENTIDADE GOVERNAMENTAL (GOVERMENT ENTITIY LICENSCE PROGRAM) TERMOS DO PROGRAMA DE LICENÇA DE ENTIDADE GOVERNAMENTAL (última revisão em 25 de agosto de 2014) TERMOS DO PROGRAMA DE LICENÇA DE ENTIDADE GOVERNAMENTAL ("GOVERMENT ENTITIY LICENSCE PROGRAM") Acesso simples

Leia mais

O termo compliance é originário do verbo, em inglês, to comply, e significa estar em conformidade com regras, normas e procedimentos.

O termo compliance é originário do verbo, em inglês, to comply, e significa estar em conformidade com regras, normas e procedimentos. POLÍTICA DE COMPLIANCE INTRODUÇÃO O termo compliance é originário do verbo, em inglês, to comply, e significa estar em conformidade com regras, normas e procedimentos. Visto isso, a REAG INVESTIMENTOS

Leia mais

Relatório dos auditores independentes. Demonstrações contábeis Em 31 de dezembro de 2014 e 2013

Relatório dos auditores independentes. Demonstrações contábeis Em 31 de dezembro de 2014 e 2013 Relatório dos auditores independentes Demonstrações contábeis MAA/MFD/YTV 2547/15 Demonstrações contábeis Conteúdo Relatório dos auditores independentes sobre as demonstrações contábeis Balanços patrimoniais

Leia mais

Adoção e Aplicação da IFRS

Adoção e Aplicação da IFRS IFRS Normas internacionais de contabilidade PARTE I Adoção e Aplicação da IFRS AULA 2 Prof. MSc. Márcio de Souza e Silva Objetivos: Compreender como adotar e implementar pela primeira vez as normas internacionais

Leia mais

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL Renara Tavares da Silva* RESUMO: Trata-se de maneira ampla da vitalidade da empresa fazer referência ao Capital de Giro, pois é através deste que a mesma pode

Leia mais

Revisão da ISO 9001:2015. Fernanda Spinassi

Revisão da ISO 9001:2015. Fernanda Spinassi Revisão da ISO 9001:2015 Fernanda Spinassi Requisito 4 Contexto da Organização Está mais claramente definida a obrigação de monitorar e analisar criticamente as questões externas e internas da organização

Leia mais

CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA CONCEITOS PARA REVISÃO

CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA CONCEITOS PARA REVISÃO CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA CONCEITOS PARA REVISÃO Este capítulo introduz vários conceitos novos que serão usados através do texto. Duas idéias deverão ser mantidas em mente enquanto

Leia mais

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 07. Subvenção e Assistência Governamentais

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 07. Subvenção e Assistência Governamentais COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 07 Subvenção e Assistência Governamentais Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade IAS 20 (IASB) Índice Item OBJETIVO E ALCANCE

Leia mais

PLANO DE OPÇÕES DE COMPRA DE AÇÕES DA WEG S.A.

PLANO DE OPÇÕES DE COMPRA DE AÇÕES DA WEG S.A. PLANO DE OPÇÕES DE COMPRA DE AÇÕES DA WEG S.A. 1. OBJETIVO DO PLANO O Plano de Opções de Compra de Ações ( Plano ) tem por objetivo a outorga de Opções de compra de ações de emissão da WEG S.A. ( Companhia

Leia mais

MELHORES PRÁTICAS DA OCDE

MELHORES PRÁTICAS DA OCDE MELHORES PRÁTICAS DA OCDE PARA A TRANSPARÊNCIA ORÇAMENTÁRIA INTRODUÇÃO A relação entre a boa governança e melhores resultados econômicos e sociais é cada vez mais reconhecida. A transparência abertura

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIOS. Causas de Fracasso:

PLANO DE NEGÓCIOS. Causas de Fracasso: PLANO DE NEGÓCIOS Causas de Fracasso: Falta de experiência profissional Falta de competência gerencial Desconhecimento do mercado Falta de qualidade dos produtos/serviços Localização errada Dificuldades

Leia mais

M. DIAS BRANCO S.A. INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ALIMENTOS Companhia Aberta Capital Autorizado CNPJ nº 07.206.816/0001-15 NIRE 2330000812-0

M. DIAS BRANCO S.A. INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ALIMENTOS Companhia Aberta Capital Autorizado CNPJ nº 07.206.816/0001-15 NIRE 2330000812-0 1 M. DIAS BRANCO S.A. INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ALIMENTOS Companhia Aberta Capital Autorizado CNPJ nº 07.206.816/0001-15 NIRE 2330000812-0 POLÍTICA DE CONTRATAÇÃO COM PARTES RELACIONADAS 1. OBJETIVO 1.1

Leia mais

LEILÕES DE ENERGIA NOVA A-5 e A-3/2007 DÚVIDAS FREQÜENTES

LEILÕES DE ENERGIA NOVA A-5 e A-3/2007 DÚVIDAS FREQÜENTES LEILÕES DE ENERGIA NOVA A-5 e A-3/2007 DÚVIDAS FREQÜENTES GERAÇÃO: 1) Uma usina à biomassa de bagaço de cana que já tenha vendido nos leilões de energia nova anteriores e que pretenda modificar seu projeto

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS» ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA «

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS» ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA « CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS» ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA «21. O sistema de intermediação financeira é formado por agentes tomadores e doadores de capital. As transferências de recursos entre esses agentes são

Leia mais

Normas Internacionais de Avaliação. Preço Custo e valor Mercado Abordagem de valores Abordagens de avaliação

Normas Internacionais de Avaliação. Preço Custo e valor Mercado Abordagem de valores Abordagens de avaliação Normas Internacionais de Avaliação Preço Custo e valor Mercado Abordagem de valores Abordagens de avaliação Mercado Mercado é o ambiente no qual as mercadorias e serviços são transacionados entre compradores

Leia mais

DIRETORIA COMERCIAL PLANO DE OCUPAÇÃO DA INFRAESTRUTURA DA COELCE

DIRETORIA COMERCIAL PLANO DE OCUPAÇÃO DA INFRAESTRUTURA DA COELCE DIRETORIA COMERCIAL PLANO DE OCUPAÇÃO DIRETORIA COMERCIAL JUN/21 S U M Á R I O 1 OBJETIVO...1 2 CONSIDERAÇÕES GERAIS, DE CONDIÇÕES TÉCNICAS E DE SEGURANÇA...1 3 CLASSES DE INFRAESTRUTURAS DISPONIBILIZADAS...2

Leia mais

TRANSIÇÃO DAS CERTIFICAÇÕES DOS SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE E SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL, PARA AS VERSÕES 2015 DAS NORMAS.

TRANSIÇÃO DAS CERTIFICAÇÕES DOS SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE E SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL, PARA AS VERSÕES 2015 DAS NORMAS. TRANSIÇÃO DAS CERTIFICAÇÕES DOS SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE E SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL, PARA AS VERSÕES 2015 DAS NORMAS. As novas versões das normas ABNT NBR ISO 9001 e ABNT NBR ISO 14001 foram

Leia mais

BRASCAN RESIDENTIAL PROPERTIES S.A. PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES

BRASCAN RESIDENTIAL PROPERTIES S.A. PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES BRASCAN RESIDENTIAL PROPERTIES S.A. PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES SUMÁRIO PLANO DE OPÇÃO PARA AÇÃO... 3 SEÇÃO 1. DISPOSIÇÃO GERAL... 3 1.1 Propósito... 3 1.2 Administração... 3 1.3 Interpretação...

Leia mais

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto Processos de gerenciamento de projetos em um projeto O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir seus requisitos.

Leia mais

ECONTEXTO. Auditoria Ambiental e de Regularidade

ECONTEXTO. Auditoria Ambiental e de Regularidade Auditoria Ambiental e de Regularidade Organização Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores - INTOSAI Grupo de Trabalho sobre Auditoria Ambiental - WGEA ECONTEXTO Este artigo é um resumo do

Leia mais

CONSELHO DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO DELIBERAÇÃO Nº 68

CONSELHO DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO DELIBERAÇÃO Nº 68 CONSELHO DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO DELIBERAÇÃO Nº 68 O Conselho de Regulação e Melhores Práticas de Fundos de Investimento, no exercício das atribuições a ele conferidas

Leia mais

Economia. Comércio Internacional Taxa de Câmbio, Mercado de Divisas e Balança de Pagamentos,

Economia. Comércio Internacional Taxa de Câmbio, Mercado de Divisas e Balança de Pagamentos, Economia Comércio Internacional Taxa de Câmbio, Mercado de Divisas e Balança de Pagamentos, Comércio Internacional Objetivos Apresentar o papel da taxa de câmbio na alteração da economia. Iniciar nas noções

Leia mais

PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES DE EMISSÃO DA VIA VAREJO S.A.

PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES DE EMISSÃO DA VIA VAREJO S.A. PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES DE EMISSÃO DA VIA VAREJO S.A. 1 ÍNDICE 1 OBJETIVOS... 3 2 PARTICIPANTES... 3 3 ADMINISTRAÇÃO DO PLANO... 3 4 AÇÕES OBJETO DESTE PLANO... 5 5 OUTORGA DA OPÇÃO... 5 6 EXERCÍCIO

Leia mais

Audiência Pública Nº 005/2000. Contribuições da ABRATE

Audiência Pública Nº 005/2000. Contribuições da ABRATE Audiência Pública Nº 005/2000 Contribuições da ABRATE Agosto/2000 1 SUMÁRIO 1. INCLUSÃO DE PROCEDIMENTOS PARA RECLASSIFICAÇÃO... 3 2. TRATAMENTO DE INSTALAÇÃO COM PREVISÃO DE INCORPORAÇÃO FUTURA À REDE

Leia mais

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos.

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. 9.1 Explicações iniciais A avaliação é algo que faz parte de nossas vidas, mesmo antes de nascermos, se não

Leia mais

Termos e Condições do Plano de Suporte Complementar do Smartphone Porsche Design da BlackBerry - Geral (092214) Inglês Página 1 de 5

Termos e Condições do Plano de Suporte Complementar do Smartphone Porsche Design da BlackBerry - Geral (092214) Inglês Página 1 de 5 LEIA ESTE DOCUMENTO COM ATENÇÃO ANTES DE ACEITAR. A BlackBerry (conforme definido abaixo) tem a satisfação de disponibilizar a Você (conforme definido abaixo) o Plano de serviços de suporte complementar

Leia mais

Transcrição da Teleconferência Resultados do 3T09 - Inpar 18 de novembro de 2009

Transcrição da Teleconferência Resultados do 3T09 - Inpar 18 de novembro de 2009 Transcrição da Teleconferência Resultados do 3T09 - Inpar 18 de novembro de 2009 Bom dia, e obrigada por aguardarem. Sejam bem-vindos à teleconferência da Inpar para discussão dos resultados referentes

Leia mais

LEI Nº 9.548, DE 22 DE ABRIL DE 2015. A CÂMARA MUNICIPAL DE GOIÂNIA, Estado de Goiás, aprova e eu, PREFEITO MUNICIPAL, sanciono a seguinte Lei:

LEI Nº 9.548, DE 22 DE ABRIL DE 2015. A CÂMARA MUNICIPAL DE GOIÂNIA, Estado de Goiás, aprova e eu, PREFEITO MUNICIPAL, sanciono a seguinte Lei: 1 Gabinete do Prefeito LEI Nº 9.548, DE 22 DE ABRIL DE 2015 Institui o Programa Municipal de Parcerias Público-Privadas, cria a Comissão Gestora de Parcerias Público-Privadas de Goiânia e dá outras providências.

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 2/11 Sumário 1. Conceito... 3 2. Objetivo... 3 3. Áreas de aplicação... 3 4. Diretrizes... 4 4.1 Princípios... 4 4.2 Estratégia de e Responsabilidade

Leia mais

EDITAL DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SNC Nº 31/2009. Prazo: 28 de novembro de 2009

EDITAL DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SNC Nº 31/2009. Prazo: 28 de novembro de 2009 Prazo: 28 de novembro de 2009 A Comissão de Valores Mobiliários CVM submete, em conjunto com o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), à Audiência Pública, nos termos do art. 8º, 3º, I, da Lei nº 6.385,

Leia mais

TERMO E CONDIÇÕES GERAIS DE USO DA PLATAFORMA HELLO FARM

TERMO E CONDIÇÕES GERAIS DE USO DA PLATAFORMA HELLO FARM TERMO E CONDIÇÕES GERAIS DE USO DA PLATAFORMA HELLO FARM J HELLO FARM SERVIÇOS DE TECNOLOGIA LTDA., inscrita no CNPJ/MF sob o nº 23.694.884/0001-27, doravante denominada simplesmente como Hello Farm, adota

Leia mais

AULA 6 Esquemas Elétricos Básicos das Subestações Elétricas

AULA 6 Esquemas Elétricos Básicos das Subestações Elétricas CONSIDERAÇÕES INICIAIS AULA 6 Esquemas Elétricos Básicos das Subestações Elétricas Quando planejamos construir uma subestação, o aspecto de maior importância está na escolha (e, conseqüentemente, da definição)

Leia mais

Bolsa Auxílio à Iniciação Científica - Regulamento

Bolsa Auxílio à Iniciação Científica - Regulamento Bolsa Auxílio à Iniciação Científica - Regulamento Apresentação Em seu primeiro ano de funcionamento a Fundação Araucária investiu em torno de quatro milhões de reais para o financiamento da pesquisa e

Leia mais

Capítulo 1- Agências de Viagem

Capítulo 1- Agências de Viagem Capítulo 1- Agências de Viagem 1.1- Quadro Sinótico Relativamente ao D.L. n.º 199/2012, de 24 de agosto, transcrito de seguida, os seus artigos n.º s 2, 3, 4, 5 e 6 foram omitidos neste trabalho. Neles

Leia mais

HSBC Fundo de Investimento em Cotas de Fundos de Investimento Curto Prazo Over II - CNPJ nº 08.915.208/0001-42

HSBC Fundo de Investimento em Cotas de Fundos de Investimento Curto Prazo Over II - CNPJ nº 08.915.208/0001-42 HSBC Fundo de Investimento em Cotas de Fundos de Investimento Curto Prazo Over II - CNPJ nº 08.915.208/0001-42 (Administrado pelo HSBC Bank Brasil S.A. - Banco Múltiplo CNPJ nº 01.701.201/0001-89) Demonstrações

Leia mais

Diretiva do WEEE. Março de 2011. www.element14.com. Escopo/definições Objetivos da coleção Reutilização e reciclagem Responsabilidade do produtor

Diretiva do WEEE. Março de 2011. www.element14.com. Escopo/definições Objetivos da coleção Reutilização e reciclagem Responsabilidade do produtor Diretiva do WEEE Março de 2011 Escopo/definições Objetivos da coleção Reutilização e reciclagem Responsabilidade do produtor 1 A Comissão Europeia anunciou a revisão das propostas em torno do escopo da

Leia mais

TERMOS E CONDIÇÕES DO PLANO DE SERVIÇOS GRATUITOS DE APOIO AO CLIENTE DO PORSCHE DESIGN SMARTPHONE DA BLACKBERRY

TERMOS E CONDIÇÕES DO PLANO DE SERVIÇOS GRATUITOS DE APOIO AO CLIENTE DO PORSCHE DESIGN SMARTPHONE DA BLACKBERRY LEIA ATENTAMENTE ESTE DOCUMENTO ANTES DE ACEITAR. A BlackBerry (conforme definido abaixo) tem o prazer de disponibilizar ao Utilizador (conforme definido abaixo) o Plano de Serviços Gratuitos de Apoio

Leia mais

BETAPART PARTICIPAÇÕES S.A. DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2014 E DE 2013. Página 1 de 16

BETAPART PARTICIPAÇÕES S.A. DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2014 E DE 2013. Página 1 de 16 BETAPART PARTICIPAÇÕES S.A. DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2014 E DE 2013 Página 1 de 16 BETAPART PARTICIPAÇÕES S.A. Demonstrações Contábeis Em 31 de Dezembro de 2014 e de 2013 Conteúdo Relatório

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Versão Julho de 2015 POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (Política e procedimentos relacionados à responsabilidade socioambiental da Gávea DTVM nos termos da Resolução BCB no 4.327, de 25 de abril

Leia mais

Direito das sociedades e governo das sociedades: a Comissão apresenta um Plano de Acção

Direito das sociedades e governo das sociedades: a Comissão apresenta um Plano de Acção IP/03/716 Bruxelas, 21 de Maio de 2003 Direito das sociedades e governo das sociedades: a Comissão apresenta um Plano de Acção O reforço dos direitos dos accionistas e da protecção dos trabalhadores e

Leia mais

Instruções para Candidatos a Bolsa de Mestrado Sanduíche vinculados a Projetos Conjuntos da Coordenação-Geral de Cooperação Internacional

Instruções para Candidatos a Bolsa de Mestrado Sanduíche vinculados a Projetos Conjuntos da Coordenação-Geral de Cooperação Internacional Instruções para Candidatos a Bolsa de Mestrado Sanduíche vinculados a Projetos Conjuntos da Coordenação-Geral de Cooperação Internacional 1. APRESENTAÇÃO Este documento orienta a apresentação de candidaturas

Leia mais

Regulação em Projetos Transnacionais de Infraestrutura Aspectos Econômicos. Arthur Barrionuevo FGV - Escolas de Administração e Direito

Regulação em Projetos Transnacionais de Infraestrutura Aspectos Econômicos. Arthur Barrionuevo FGV - Escolas de Administração e Direito Regulação em Projetos Transnacionais de Infraestrutura Aspectos Econômicos Arthur Barrionuevo FGV - Escolas de Administração e Direito Introdução Infraestrutura Características da Infraestrutura Projetos

Leia mais

Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Fazenda Departamento Geral de Administração e Finanças TERMO DE REFERÊNCIA

Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Fazenda Departamento Geral de Administração e Finanças TERMO DE REFERÊNCIA TERMO DE REFERÊNCIA Código de Classificação: 13.02.01.15 1 DO OBJETO: A presente licitação tem por objeto a contratação de empresa para prestação dos serviços de cobertura securitária (seguro) para assegurar

Leia mais

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 06. Operações de Arrendamento Mercantil

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 06. Operações de Arrendamento Mercantil COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 06 Operações de Arrendamento Mercantil Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade IAS 17 (IASB) PRONUNCIAMENTO Índice Item OBJETIVO

Leia mais

Regimento Interno do Sistema

Regimento Interno do Sistema Identificação: R.01 Revisão: 05 Folha: 1 / 14 Artigo 1 - Objetivo do documento 1.1. Este documento tem como objetivo regulamentar as atividades para credenciamento de uma planta de produção com o SELO

Leia mais

TELEFONES: (0XX11) 3175 5351 Mesa de Operações FAX: (0XX11) 3283 5849

TELEFONES: (0XX11) 3175 5351 Mesa de Operações FAX: (0XX11) 3283 5849 REGRAS E PARÂMETROS DE ATUAÇÃO BM&F TELEFONES: (0XX11) 3175 5351 Mesa de Operações FAX: (0XX11) 3283 5849 ALFA CORRETORA DE CÂMBIO E VALORES MOBILIÁRIOS S.A. Nº 04, com sede no Município de São Paulo,

Leia mais

Material de apoio. Aula 05 Normas brasileiras de contabilidade Normas técnicas de auditoria independente

Material de apoio. Aula 05 Normas brasileiras de contabilidade Normas técnicas de auditoria independente Material de apoio Aula 05 Normas brasileiras de contabilidade Normas técnicas de auditoria independente Normas de auditoria que entraram em vigor no Brasil, em 2010 O CFC emitiu novas normas de auditoria

Leia mais

PLANO DE INCENTIVOS DE LONGO PRAZO - OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES

PLANO DE INCENTIVOS DE LONGO PRAZO - OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES PLANO DE INCENTIVOS DE LONGO PRAZO - OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES O presente Plano de Incentivos de Longo Prazo - Opção de Compra de Ações é regido pelas disposições abaixo e pela legislação aplicável. 1.

Leia mais

IAS 38 Ativos Intangíveis

IAS 38 Ativos Intangíveis 2011 Sumário Técnico IAS 38 Ativos Intangíveis emitido até 1 Janeiro 2011. Inclui os IFRSs com data de vigência a paritr de 1º de janeiro de 2011, porém não inclui os IFRSs que serão substituídos. Este

Leia mais

Código de Ética. Diante dos Consumidores Diante dos Vendedores Diretos e entre Empresas

Código de Ética. Diante dos Consumidores Diante dos Vendedores Diretos e entre Empresas Código de Ética Diante dos Consumidores Diante dos Vendedores Diretos e entre Empresas Código de Ética Diante dos Consumidores (Texto em conformidade com as deliberações da Assembléia Geral Extraordinária

Leia mais

NCE/15/00099 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/15/00099 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/15/00099 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Instituto Politécnico De Setúbal

Leia mais

CONTRATO DE SUB-LICENCIAMENTO E CERTIFICAÇÃO

CONTRATO DE SUB-LICENCIAMENTO E CERTIFICAÇÃO Documento EUREPGAP Contrato de Sub-licenciamento e Certificação (V2.3) Pag. 1 de 6 CONTRATO DE SUB-LICENCIAMENTO E CERTIFICAÇÃO para a participação como Parte Interessada de Mercado na estrutura do Sistema

Leia mais

TERMOS E CONDIÇÕES DE PLANO DE SERVIÇOS GRATUITOS DE SUPORTE AO CLIENTE BLACKBERRY PLAYBOOK

TERMOS E CONDIÇÕES DE PLANO DE SERVIÇOS GRATUITOS DE SUPORTE AO CLIENTE BLACKBERRY PLAYBOOK FAVOR LER ESTE DOCUMENTO CUIDADOSAMENTE ANTES DE ACEITAR. A RIM (como definido abaixo) tem o prazer de disponibilizar a Você (como definido abaixo) o Plano de Serviços Gratuitos de Suporte ao Cliente da

Leia mais

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Dispõe sobre o quórum de aprovação de convênio que conceda remissão dos créditos tributários constituídos em decorrência de benefícios, incentivos fiscais ou financeiros instituídos

Leia mais

PLANO DE OUTORGA DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES

PLANO DE OUTORGA DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES PLANO DE OUTORGA DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES 1. OBJETIVOS DO PLANO O presente PLANO DE OUTORGA DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES tem por objetivo estabelecer regras para que determinados colaboradores da JBS

Leia mais

ACORDO PARA A PROMOÇÃO E A PROTEÇÃO RECÍPROCA DE INVESTIMENTOS ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O GOVERNO DA REPÚBLICA DA CORÉIA

ACORDO PARA A PROMOÇÃO E A PROTEÇÃO RECÍPROCA DE INVESTIMENTOS ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O GOVERNO DA REPÚBLICA DA CORÉIA ACORDO PARA A PROMOÇÃO E A PROTEÇÃO RECÍPROCA DE INVESTIMENTOS ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O GOVERNO DA REPÚBLICA DA CORÉIA O Governo da República Federativa do Brasil e o Governo

Leia mais

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais

PLANO DE INCENTIVO DE LONGO PRAZO - OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES GOL LINHAS AÉREAS INTELIGENTES S.A.

PLANO DE INCENTIVO DE LONGO PRAZO - OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES GOL LINHAS AÉREAS INTELIGENTES S.A. PLANO DE INCENTIVO DE LONGO PRAZO - OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES DA GOL LINHAS AÉREAS INTELIGENTES S.A. aprovado pela Assembleia Geral Extraordinária realizada em 19 de outubro de 2012 1 PLANO DE INCENTIVOS

Leia mais

INVESTIMENTO A LONGO PRAZO 1. Princípios de Fluxo de Caixa para Orçamento de Capital

INVESTIMENTO A LONGO PRAZO 1. Princípios de Fluxo de Caixa para Orçamento de Capital 5 INVESTIMENTO A LONGO PRAZO 1. Princípios de Fluxo de Caixa para Orçamento de Capital 1.1 Processo de decisão de orçamento de capital A decisão de investimento de longo prazo é a decisão financeira mais

Leia mais