Furnas SPA Hotel A Excelência no Turismo de Saúde e Bem Estar

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Furnas SPA Hotel A Excelência no Turismo de Saúde e Bem Estar"

Transcrição

1 Furnas SPA Hotel A Excelência no Turismo de Saúde e Bem Estar

2 I - Introdução II - Apresentação do projecto III Mercado alvo definição e enquadramento IV Considerações finais

3 A Excelência é o caminho a seguir; o único compatível com os Açores. I Introdução Furnas Spa Hotel - projecto da empresa ASTA ATLÂNTIDA, SA - capitais açorianos (Grupo Paim e Grupo Martins Mota). Início de actividade operacional dentro de 2 meses. Excelência - Caminho a seguir; percurso compatível com as excelentes condições naturais e geográficas de que os Açores dispõem para o produto Turismo que é a Saúde e Bem-Estar. Projecto partiu de uma obrigação: investir pelo menos 1 M na recuperação do centro termal das Furnas (inerente a contrato de concessão do jogo em S. Miguel )

4 Investir 10 milhões em vez de 1: a decisão racional I Introdução (cont.) Antigo Centro termal: obsoleto, em estado de degradação; um cliente por dia. Investimento naquele conceito de termas inviável => desenvolvimento de projecto muito mais ambicioso: o Furnas SPA Hotel. 1 M => 10 M. => Apresentação do projecto Furnas Spa Hotel => Mercado alvo definição e enquadramento (explicação com recurso ao estudo sobre O Turismo de Saúde e Bem Estar na Europa publicado pelo Turismo de Portugal ip).

5 FSH o primeiro hotel termal dos Açores, localizado na freguesia das Furnas hidrópole da Europa II Apresentação do Projecto Primeiro hotel termal a entrar em operação nos Açores Freguesia das Furnas, S. Miguel, local idílico, onde se verifica a maior concentração de águas termais da Europa (+ de 30) hotel de 4 *, unidade de charme - 55 quartos, restaurante, 2 salas de reuniões, campo de ténis, jardins, SPA termal com cerca de 1000 m 2. Recuperação manteve o mais possível a fachada Interior em linhas minimalistas (tranquilidade, serenidade) -> criação de uma atmosfera de Bem-Estar Arquitectura - Atelier Saraiva e Associados Decoração da responsabilidade da empresa Filosofia do Espaço (profissionais nacionais detentores de considerável portfolio de trabalhos de reconhecido mérito).

6 Definição do SPA Termal feita com recurso a empresas e profissionais com experiência e provas dadas a nível mundial II Apresentação do Projecto Consultoria de projectos Definição do SPA termal, com recurso a empresas e profissionais com experiência e provas dadas a nível mundial: -consultores do projecto para a área termal: conhecida empresa Suiça/Alemã, Kannewischer Ingenieurbüro AG, responsável pelas termas de Baden-Baden. - componente de SPA: parceria com a empresa Thermarium, que conta no seu portfolio com projectos em SPAs de 4 e 5 * nos 5 continentes do mundo (em Portugal,instalação do SPA do mais recente Sheraton Porto; para além do Furnas SPA Hotel, dois projectos de SPA`s 5* em curso no Algarve.

7 O Furnas Spa termal oferecerá serviços exclusivos, desenvolvidos pela sua equipa de profissionais de saúde II Apresentação do Projecto Serviços do Furnas Spa termal Piscina Termal aquecida animada com cascata, colo de cisne, jacto de costas, lombares, gémeos, glúteos e hidromassagem por placa de ar; Sauna com Cromo terapia; Banho de vapor (turco) com inalação de sais e aromaterapia; Fonte de Gelo e Laconium com aromaterapia; Gabinetes de tratamentos de corpo e rosto, massagens e fisioterapia; Gabinete de lamas e envolvimentos com thermo spa concerto (banheira para relaxamento, flutuação e massagem por hidrojactos) Gabinete com duche Vichy e Ayurveda Gabinete de hidroterapia com massagem pulsante, vibratória e sub-aquática; Gabinete VIP especial casal: cabine Vitalis para 2 pessoas, com jactos de massagens, música e aromaterapia; Inalações termais e de oxigénio; Sala de relaxamento equipada com colchões de água relax; Área Fitness Consultório médico, de fisioterapia e de estética.

8 O Furnas Spa concilia o conceito tradicional de termas a uma vertente moderna da Saúde Pela Água II Apresentação do Projecto O Conceito do Furnas SPA Conciliação do conceito tradicional de termas com fins terapêuticos e medicinais a uma vertente mais moderna de Saúde pela Água e de técnicas de fisioterapia que, complementadas por um conjunto de conhecimentos transversais no tempo e nas culturas, visam o bem-estar das pessoas. Recorre a tratamentos seleccionados e a serviços exclusivos com o objectivo de conseguir a sinergia perfeita entre as águas termais e as diversas técnicas aplicadas pelos seus fisioterapeutas Fisioterapeutas seleccionados com base na sua formação de base e complementar e acima de tudo, experiência e qualidade humana e profissional. Da experiência no SPA Termal das Furnas tem de resultar para o cliente dois sentimentos: o de gostar mais de si próprio e a vontade de repetir a experiência.

9 O aumento da auto-estima é uma preocupação presente em todos os tratamentos do FSH II Apresentação do Projecto O grande objectivo Da experiência no SPA Termal das Furnas tem de resultar para o cliente dois sentimentos: o de gostar mais de si próprio e a vontade de repetir a experiência.

10 Os fisioterapeutas Eva Albuquerque e Paulo Araújo assumirão a direcção técnica do SPA II Apresentação do Projecto Os responsáveis pelos serviços do FSH Direcção técnica dos serviços de Saúde e Bem-Estar estará a cargo dos fisioterapeutas Paulo Araújo e Eva Albuquerque Detêm uma importante experiência e provas dadas no mercado nacional e regional, onde desenvolvem actividade desde 2004, no Wellness Centre do Hotel do Caracol. Fisioterapeuta Eva Albuquerque - uma das 3 únicas fisioterapeutas em Portugal que detêm a pósgraduação em hidroterapia no conhecido Royal National Hospital for Rheumatic Diseases, em Inglaterra. Fisioterapeuta Paulo Araújo - carreira notável como professor na Escola Superior de Saúde de Alcoitão e como profissional da fisioterapia. Esteve durante vários anos ligado ao desporto.

11 Wellness Centre do Hotel do Caracol a primeira oferta dos Açores na área da saúde e do bem estar II Apresentação do Projecto Os responsáveis pelos serviços do FSH Nos Açores desde 2004, à frente do projecto do Wellness Centre do Hotel do Caracol. Em parceria com o Hotel do Caracol, o responsável pelos primeiros passos dados nos Açores no que respeita ao Turismo de Saúde e Bem Estar. Autor da frase promocional Açores Ilhas de Bem Estar. Criadores de novos produtos, como o PNF-CHI, o float (in) Motion, a Azorean Stone Massage, entre outros, que têm vindo a promover a nível nacional e internacional. De 2004 até hoje foram publicados dezenas de artigos sobre os Açores com base nos serviços e na promoção feita pelo Wellness Centre do Hotel do Caracol.

12 A área da Nutrição será assegurada pela Clínica de Nutrição do Porto II Apresentação do Projecto Os responsáveis pelos serviços do FSH A Direcção clínica do centro termal será assumida por um médico reumatologista de São Miguel. A componente de nutrição será assegurada pela Clínica de Nutrição do Porto, com quem estabelecemos uma parceria. A Clínica terá um colaborador em permanência no hotel que dará suporte ao SPA e ao restaurante. Serão desenvolvidos programas específicos, que serão vendidos na rede de clínicas de nutrição e city SPA`s da CNP..

13 O FSH oferecerá uma cozinha de fusão com integração dos produtos açorianos. II Apresentação do Projecto A componente Alimentação A cozinha do restaurante será uma cozinha de fusão, ou seja, uma cozinha que mistura de sabores, tradições, costumes alimentares e técnicas alimentares de diversos povos. Apesar de ser de fusão, terá uma base sólida na cozinha portuguesa e recorrerá o mais possível a produtos açorianos (a carne açoriana, o atum, o ananás, o maracujá, o chá, etc). Contratámos, como chefe executivo, um profissional polaco que está em Portugal há 10 anos, que possui com uma vasta experiência (prémio de melhor cozinheiro em Portugal no ano 2002). A carta incluirá pratos vegetarianos e pratos de baixo teor calórico. Ter-se à também refeições feitas à medida, dos clientes e dos tratamentos específicos.

14 O FSH conta com um mercado alvo (o Europeu) de 10 milhões de viagens III Mercado alvo definição e enquadramento O MERCADO Dimensão da Procura O Turismo de Saúde e Bem Estar, ou seja, aquele cuja motivação principal é a de recuperar o bem-estar físico e psíquico através da realização de tratamentos em centros especializados, tem apresentado um elevado crescimento na Europa. Entre os anos 2000 e 2004 o crescimento foi de 50%. Em 2004, a procura primária deste produto já atingia os 3 milhões de viagens por ano e estimava-se um crescimento anual para a próxima década na ordem dos 5 a 10%. Se somarmos a procura secundária, obtemos, ao todo, um mercado de 10 milhões de viagens com potencial de duplicação em poucos anos. É este o mercado alvo do Furnas SPA Hotel.

15 Apenas 20% das viagens de saúde e bem estar visam tratamentos para a cura de doenças III Mercado alvo definição e enquadramento O MERCADO - Composição da Procura O Turismo de Saúde em sentido estrito, i.e., aquele cuja experiência consiste na realização de um tratamento específico para a cura de uma doença representa apenas 20% do mercado total de Saúde e Bem-Estar => o sucesso do projecto passa pela modernização do conceito do centro termal, pela sua conversão num SPA termal, que para além da prestação de serviços de saúde, proporcione ao utente experiências baseadas na procura do equilíbrio e da harmonia mental, emocional, física e espiritual.

16 A Alemanha tem um peso de 63% no mercado da saúde e bem estar da Europa III Mercado alvo definição e enquadramento O MERCADO Mercados Emissores A Alemanha destaca-se como o mercado emissor mais importante de viagens de Saúde e Bem-Estar concentrando 63% do total de viagens de Saúde e Bem- Estar realizadas no conjunto dos consumidores europeus. Nos lugares seguintes do ranking temos a Escandinávia, Espanha, Reino Unido, Itália e França. Este facto levou-nos a procurar conhecer melhor o mercado alemão e a dimensionar o projecto de acordo com as suas preferências. Optámos, portanto, por contratar como consultores do projecto para a área termal a empresa Suiça/Alemã, Kannewischer Ingenieurbüro AG, responsável pelas termas de Baden- Baden.

17 A primeiro passo da promoção nos EUA será a presença do FSH no site da Claus Porto EUA III Mercado alvo definição e enquadramento O MERCADO Mercados Emissores Apesar de o principal mercado alvo ser o Europeu, trabalharemos outros mercados. Exemplo: mercado americano Primeiro passo para a promoção: presença no site da Claus Porto EUA (sabonetes vedetas como Oprah Winfrey, princesa Stephanie, etc; provavelmente os sabonetes mais fashion da actualidade) Presença no site Claus Porto deve-se ao facto de a mesma ter desenvolvido um sabonete em exclusivo para o FSH, à base de enxofre, componente com características terapêuticas.

18 A maioria das viagens de saúde e bem estar tem uma duração superior a 4 noites III Mercado alvo definição e enquadramento O MERCADO estadia média A maioria das viagens de Saúde e Bem-Estar tem uma duração superior a 4 noites (87,1%) => estimamos taxas de ocupação médias muito satisfatórias, próximas dos 70% (55 quartos, cerca de dormidas/ ano). Desenvolvemos um conjunto de packages,que integram alojamento, refeições, serviços de Saúde e Bem-Estar e, alguns casos, outros serviços, que pretendemos subcontratar a parceiros locais (golfe, passeios pedestres, mergulho, etc). Programas vão desde duas noites (mercado local e nacional) a 15 dias, no caso de programas que incluem tratamentos mais prolongados. Programas multi-período (preço mais atractivo para o cliente; garantia de vendas futuras).

19 O gasto médio diário do viajante de saúde e bem estar é de 250 III Mercado alvo definição e enquadramento O MERCADO gasto médio e potencial de compra Em média, o cliente do produto de Saúde e Bem Estar, despende, por dia, cerca de 250 (sem o transporte). Gasto médio superior de outros sectores => permitiu nos ser mais ambiciosos no investimento. Espanha, Itália e França são os mercados cujos consumidores mostram uma maior intenção em realizar viagens de Saúde e Bem-Estar nos próximos 3 anos => são mercados sobre os quais nos debruçaremos na nossa estratégia de promoção, para além dos já referidos (Alemanha, Escandinávia e Reino Unido). Os consumidores alemães merecem especial atenção, - realizam tratamentos dentro do sistema de segurança social do país e que se prevê que num futuro próximo a cobertura seja ampliada a estâncias termais internacionais.

20 O Turismo de Saúde e Bem-Estar desperta interesse nas várias faixas etárias III Mercado alvo definição e enquadramento O MERCADO Perfil do Consumidor Perfil sócio demográfico: Quem são? > Jovens, dos 20 aos 24 anos, níveis de rendimento médio > Adultos, dos 40 aos 50 anos, níveis de rendimento médio-alto > Famílias jovens, de rendimentos médios e com filhos pequenos > Seniores, dos 50 aos 60 anos, com níveis de rendimentos médio-alto Opções do FSH: -contratação de uma equipa de fisioterapeutas experientes, (segmento de clientes seniores) -disponibilização de internet rápida e gratuita em todo o hotel, incluindo os quartos (mais valia na captação de clientes jovens) -opção por uma cozinha de fusão, que é um tipo de cozinha que consegue satisfazer os diferentes perfis de consumidor.

21 Cada vez mais os clientes do segmento de Saúde e Bem-Estar informam-se e compram na Internet III Mercado alvo definição e enquadramento O MERCADO Perfil do Consumidor Hábitos de informação: Como se informam? > Agências de viagens > Internet > Brochuras/catálogos > Imprensa especializada > Informação de familiares e amigos Dada a importância da Internet como meio de informação nos nossos dias, apostámos num sítio atractivo ( Hábitos de compra O que compram? > Pacotes de wellness, spa e/ou talassoterapia, incluindo alojamento e tratamentos Desenvolvemos packages que integram alojamento, refeições, serviços de saúde e bem estar e, alguns casos, outros serviços, prestados por parceiros.

22 Para as compras de última hora, desenvolvemos pacotes last minute, que serão vendidos através da internet. Cada vez mais os clientes do segmento de Saúde e Bem-Estar informam-se e compram na Internet III Mercado alvo definição e enquadramento O MERCADO Perfil do Consumidor Onde compram? > Agências de viagens > Internet Importância da internet, agora como canal de venda. Investimos no site por forma a que, para além das reservas o cliente possa fazer o pagamento directo no próprio site, sem ter de sair. Está provado que quando o cliente tem de sair do site para pagar ou quando o pagamento é feito posteriormente, a % de desistências ou cancelamentos é muitíssimo superior. Quando compram? > Com 6 meses de antecedência para viagens de 1 semana > Compras de última hora para short breaks de 3 a 4 dias

23 Os turistas de Saúde e Bem-Estar viajam ao longo de todo o ano III Mercado alvo definição e enquadramento O MERCADO Perfil do Consumidor Que tipo de alojamento compram? > Hotéis de 4 e 5 estrelas > Hotéis de charme O FSH enquadra-se quer na categoria quer na tipologia. Que tipo de transporte compram? > Viatura para viagens dentro do destino > Avião para viagens internacionais Os transportes disponíveis nos e para os Açores. Em que período do ano compram? > As viagens têm lugar ao longo do ano Importância enorme, para um mercado como o Açoriano, com elevada sazonalidade.

24 O gasto médio diário do viajante de saúde e bem estar é de 250 III Mercado alvo definição e enquadramento O MERCADO Perfil do Consumidor Quantos dias de estadia compram? > Fins-de-semana para viagens locais > 7 a 10 dias para viagens internacionais FSH: programas desde fins de semana até 15 dias Quantas vezes no ano compram? > Viajam, em média, 2 a 3 vezes no ano Planeamos tirar partido desta faceta do consumidor dos produtos de Saúde e Bem-Estar de duas formas: - através da criação dos pacotes multi-período, ou seja, dos pacotes que incluem serviços repartidos em vários períodos do ano. - recorrendo à implementação e manutenção de um programa de CRM (Customer Relationship Management) forte.

25 O gasto médio diário do viajante de saúde e bem estar é de 250 III Mercado alvo definição e enquadramento O MERCADO Perfil do Consumidor Hábitos: que actividades realizam? Os mais jovens utilizam, essencialmente, programas de fitness Famílias jovens com filhos pequenos têm preferência por spa Adultos procuram essencialmente métodos de prevenção de doenças e experiências de descontracção Seniores procuram serviços de tratamento médico mais tradicional ou spa, sendo a respectiva permanência de 2 a 3 semanas O Furnas SPA Hotel dispõe de todos estes serviços.

26 A estratégia é a de valorização da qualidade do turista, em detrimento da quantidade. IV Considerações finais O Furnas Spa Hotel está perfeitamente enquadrado no seu meio envolvente e no seu mercado alvo. A sua estratégia comercial valoriza os segmentos de médio/ alto e elevado poder de compra, segmentos esses que deverá fidelizar através de uma oferta de qualidade. A estratégia atende à qualidade dos turistas, em detrimento da quantidade, o que vai de encontro às necessidades de preservação dos recursos turísticos naturais e histórico-culturais. Esta deverá ser, em nosso entender, a estratégia para o Turismo dos Açores. Para que estes e os projectos vindouros tenham sucesso é importante que os orgãos regionais e nacionais do turismo e do Estado em geral, desenvolvam:

27 Privados e Estado deverão alinhar numa única estratégia e trabalhá-la como parceiros de negócios IV Considerações finais (cont.) - uma boa promoção da imagem externa dos Açores como destino turístico de Saúde e Bem-Estar -influência na estruturação da oferta turística -a estimulação da procura -a melhoria das infra-estruturas -a atracção de investidores privados de qualidade -a valorização e preservação dos recursos naturais, culturais e históricos e -a adopção de políticas reguladoras em defesa dos interesses da região.

28

29

SAÚDE E BEM-ESTAR. AEP / Gabinete de Estudos

SAÚDE E BEM-ESTAR. AEP / Gabinete de Estudos SAÚDE E BEM-ESTAR AEP / Gabinete de Estudos Outubro de 2008 1 1. Situação a nível europeu De acordo com o Estudo realizado por THR (Asesores en Turismo Hotelería y Recreación, S.A.) para o Turismo de Portugal,

Leia mais

A Estratégia Nacional para o Turismo em Espaços de Baixa Densidade

A Estratégia Nacional para o Turismo em Espaços de Baixa Densidade A Estratégia Nacional para o Turismo em Espaços de Baixa Densidade Maria José Catarino Vogal do Conselho Directivo Trancoso, 28 de Outubro de 2009 TURISMO - Contributo para o desenvolvimento sustentado

Leia mais

TURISMO DE NATUREZA. AEP / Gabinete de Estudos

TURISMO DE NATUREZA. AEP / Gabinete de Estudos TURISMO DE NATUREZA AEP / Gabinete de Estudos Junho de 2008 1 1. Situação a nível europeu De acordo com o Estudo realizado por THR (Asesores en Turismo Hotelería y Recreación, S.A.) para o Turismo de Portugal,

Leia mais

Contextualização Turismo Acessível para Todos oferta transversal a todos sem barreiras

Contextualização Turismo Acessível para Todos oferta transversal a todos sem barreiras Access Azores. Associação privada s/ fins lucrativos;. Constituída em 2014;. Idealizada no seio académico das Universidades de Coimbra e de Aveiro;. Professores, alunos e ex-alunos ligados ao setor do

Leia mais

ANIMAÇÃO TURÍSTICA DE APOIO AO TERMALISMO

ANIMAÇÃO TURÍSTICA DE APOIO AO TERMALISMO PLANO DE NEGÓCIO ANIMAÇÃO TURÍSTICA DE APOIO AO TERMALISMO Fernando F. Martins Empreendorismo no Vale do Sousa AderSousa Introdução A apresentação do nosso Plano desenvolve se em em duas partes distintas:

Leia mais

RELATÓRIO DE CONJUNTURA AEP / GABINETE DE ESTUDOS

RELATÓRIO DE CONJUNTURA AEP / GABINETE DE ESTUDOS HOTELARIA RELATÓRIO DE CONJUNTURA AEP / GABINETE DE ESTUDOS Julho de 2005 A actividade da hotelaria insere-se na CAE 55 Alojamento e Restauração, que, por sua vez, integra o sector do turismo, um dos sectores

Leia mais

CONRAD ALGARVE. DÊ-SE AO LUXO DE SER AUTÊNTICO.

CONRAD ALGARVE. DÊ-SE AO LUXO DE SER AUTÊNTICO. CONRAD ALGARVE. DÊ-SE AO LUXO DE SER AUTÊNTICO. Em breve vai existir um lugar onde poderá sentir-se único. Um lugar onde o luxo, o estilo e o prazer estão acima de tudo. Uma experiência memorável que vai

Leia mais

Guia de empresas. Bem-vindo. à Bojabeauty.

Guia de empresas. Bem-vindo. à Bojabeauty. Guia de empresas Bem-vindo à Bojabeauty. Quantas vezes pensa na saúde e bem-estar dos seus Colaboradores? Guia de empresas Área de atuação Quem somos Onde estamos Como fazemos Quem somos Com 10 anos de

Leia mais

01 de Novembro de 2013. Construção

01 de Novembro de 2013. Construção 01 de Novembro de 2013 Construção Revista de Imprensa 01-11-2013 1. (PT) - Diário de Notícias, 01/11/2013, Soares da Costa ganha obra nos EUA 1 2. (PT) - Exame, 01/11/2013, A força do betão 2 3. (PT) -

Leia mais

EUROPA, UM PATRIMÓNIO COMUM. Título: Solares de Portugal na Europa das Tradições

EUROPA, UM PATRIMÓNIO COMUM. Título: Solares de Portugal na Europa das Tradições EUROPA, UM PATRIMÓNIO COMUM Título: Solares de Portugal na Europa das Tradições Ponte de Lima, Janeiro de 2000 EUROPA, UM PATRIMÓNIO COMUM 1 - TÍTULO: Solares de Portugal na Europa das Tradições 2 AUTOR:

Leia mais

Referencial de Qualificação para as Profissões nos Domínios da Massagem e da Fisioterapia na Europa

Referencial de Qualificação para as Profissões nos Domínios da Massagem e da Fisioterapia na Europa Portal ECVET para a Promoção e o Reconhecimento Mútuo das Profissões nos Domínios da Massagem e da Fisioterapia na Europa MaecVET 527 330-LLP-1-2012 1 DE-Leonardo-LMP Referencial de Qualificação para as

Leia mais

Enquadramento Turismo Rural

Enquadramento Turismo Rural Enquadramento Turismo Rural Portugal é um País onde os meios rurais apresentam elevada atratividade quer pelas paisagens agrícolas, quer pela biodiversidade quer pelo património histórico construído o

Leia mais

CENTRO DE ALTO RENDIMENTO DO JAMOR

CENTRO DE ALTO RENDIMENTO DO JAMOR CENTRO DE ALTO RENDIMENTO DO JAMOR Documento orientador de integração de Praticantes Critérios de financiamento às Federações Desportivas 2014/2015 O Centro de Alto Rendimento do Jamor (CAR Jamor) é uma

Leia mais

Tendências em SPA. Profa. Esp.Cristina Duarte

Tendências em SPA. Profa. Esp.Cristina Duarte Tendências em SPA Profa. Esp.Cristina Duarte Coord. Graduação em Estética da Universidade Anhembi Morumbi Esteticista e Fisioterapeuta, atuante em estética há 16 anos. Pós graduada em Gestão de Empresas.

Leia mais

TURISMO NÁUTICO GERADOR DE RIQUEZA MARTINHO FORTUNATO

TURISMO NÁUTICO GERADOR DE RIQUEZA MARTINHO FORTUNATO TURISMO NÁUTICO GERADOR DE RIQUEZA MARTINHO FORTUNATO Setembro de 2009 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 2. PENT (Plano Estratégico Nacional do Turismo) 3. TURISMO NÁUTICO NA EUROPA E NO MUNDO 4. O SECTOR EM PORTUGAL

Leia mais

Como elaborar um Plano de Negócios de Sucesso

Como elaborar um Plano de Negócios de Sucesso Como elaborar um Plano de Negócios de Sucesso Pedro João 28 de Abril 2011 Fundação António Cupertino de Miranda Introdução ao Plano de Negócios Modelo de Negócio Análise Financeira Estrutura do Plano de

Leia mais

Tertúlia Algarvia. Centro de Conhecimento em Cultura e Alimentação Tradicional do Algarve

Tertúlia Algarvia. Centro de Conhecimento em Cultura e Alimentação Tradicional do Algarve Tertúlia Algarvia Centro de Conhecimento em Cultura e Alimentação Tradicional do Algarve Dossier de Apresentação do Projecto Janeiro de 2008 A génese do Projecto INEXISTÊNCIA NA REGIÃO Local que permita

Leia mais

O ENOTURISMO. Conceito:

O ENOTURISMO. Conceito: Conceito: O conceito de enoturismo ainda está em formação e, a todo o momento, vão surgindo novos contributos; Tradicionalmente, o enoturismo consiste na visita a vinhas, estabelecimentos vinícolas, festivais

Leia mais

Turismo no Espaço Rural. A oferta e a procura no TER

Turismo no Espaço Rural. A oferta e a procura no TER A oferta e a procura no TER 2007 Índice Introdução Capacidade de alojamento Estimativa de dormidas Taxas de ocupação-cama Anexos 2 Introdução. Em 2007 estavam em funcionamento em Portugal 1.023 unidades

Leia mais

Gestão de Ginásios e Centros de Lazer

Gestão de Ginásios e Centros de Lazer Gestão de Ginásios e Centros de Lazer Módulo_6_sessão_6 Company LOGO Conteúdos Ginásios e Centros de Lazer Definição Tipologias Definição Ginásio Estabelecimentos abertos ao público ou a uma categoria

Leia mais

ÍNDICE APRESENTAÇÃO 02 HISTÓRIA 02 OBJECTIVOS 02 CURSOS 04 CONSULTORIA 06 I&D 07 DOCENTES 08 FUNDEC & IST 09 ASSOCIADOS 10 PARCERIAS 12 NÚMEROS 13

ÍNDICE APRESENTAÇÃO 02 HISTÓRIA 02 OBJECTIVOS 02 CURSOS 04 CONSULTORIA 06 I&D 07 DOCENTES 08 FUNDEC & IST 09 ASSOCIADOS 10 PARCERIAS 12 NÚMEROS 13 ÍNDICE APRESENTAÇÃO 02 HISTÓRIA 02 OBJECTIVOS 02 CURSOS 04 CONSULTORIA 06 I&D 07 DOCENTES 08 FUNDEC & IST 09 ASSOCIADOS 10 PARCERIAS 12 NÚMEROS 13 QUEM SOMOS FUNDEC APRESENTAÇÃO HISTÓRIA OBJECTIVOS A

Leia mais

XXXVII Congresso Nacional APAVT - Turismo: Prioridade Nacional Viseu, 01 a 04 de Dezembro de 2011. Diogo Gaspar Ferreira

XXXVII Congresso Nacional APAVT - Turismo: Prioridade Nacional Viseu, 01 a 04 de Dezembro de 2011. Diogo Gaspar Ferreira XXXVII Congresso Nacional APAVT - Turismo: Prioridade Nacional Viseu, 01 a 04 de Dezembro de 2011 Diogo Gaspar Ferreira 1. PONTOS FRACOS E FORTES DO TURISMO RESIDENCIAL PORTUGUÊS 2. PLANO ESTRATÉGICO A

Leia mais

Percepção de Portugal no mundo

Percepção de Portugal no mundo Percepção de Portugal no mundo Na sequência da questão levantada pelo Senhor Dr. Francisco Mantero na reunião do Grupo de Trabalho na Aicep, no passado dia 25 de Agosto, sobre a percepção da imagem de

Leia mais

Senhor Presidente Senhoras e Senhores Deputados Senhora e Senhores Membros do Governo

Senhor Presidente Senhoras e Senhores Deputados Senhora e Senhores Membros do Governo Turismo Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma, dos Açores Com a intenção de contrariar a desertificação, fenómeno preocupante nas ilhas pequenas com especial incidência na

Leia mais

Qual o âmbito deste protocolo e que tipo de projectos pretende apoiar?

Qual o âmbito deste protocolo e que tipo de projectos pretende apoiar? QUESTÕES COLOCADAS PELO JORNALISTA MARC BARROS SOBRE O PROTOCOLO ENTRE A FNABA E O TURISMO DE PORTUGAL Qual o âmbito deste protocolo e que tipo de projectos pretende apoiar? Com propostas para fazer e

Leia mais

PREÇO VS. SERVIÇO. Imagem das Agências de Viagens

PREÇO VS. SERVIÇO. Imagem das Agências de Viagens Análise Imagem das Agências de Viagens PREÇO VS. SERVIÇO Os portugueses que já recorreram aos serviços de uma Agência de Viagens fizeram-no por considerar que esta é a forma de reservar viagens mais fácil

Leia mais

A PERSPECTIVA EMPRESARIAL ENQUADRAMENTO DO TERMALISMO

A PERSPECTIVA EMPRESARIAL ENQUADRAMENTO DO TERMALISMO A PERSPECTIVA EMPRESARIAL ENQUADRAMENTO DO TERMALISMO João Pinto Barbosa 23.10.2007 Enquadramento do Termalismo Termalismo: Que tipologia de organizações prosseguem a actividade? Autarquias Outros organismos

Leia mais

www.fiveleafsystem.com APRESENTAÇÃO DO PROJECTO 2013 2014

www.fiveleafsystem.com APRESENTAÇÃO DO PROJECTO 2013 2014 www.fiveleafsystem.com APRESENTAÇÃO DO PROJECTO 2013 2014 O QUE É O FIVE-LEAF SYSTEM O Five-Leaf System é um sistema dinâmico de avaliação da performance ecológica do sector turístico, que em cinco níveis

Leia mais

nos Desportos de Deslize Nauticampo 9 de Fevereiro de 2012

nos Desportos de Deslize Nauticampo 9 de Fevereiro de 2012 Aposta Municipal nos Desportos de Deslize Nauticampo 9 de Fevereiro de 2012 http://www.surfline.com/surf-news/best-bet-february-portugal_66478 As Ondas como recurso endógeno, diferenciador e catalisador

Leia mais

Perguntas mais frequentes

Perguntas mais frequentes Perguntas mais frequentes Sucesso ao Alcance de Todos Pág: 1 de 8 Índice 1. Que posso conseguir com esta oportunidade?...3 2. Tenho de ter exclusividade?...3 3. Será que funciona? Será um negócio de futuro?...4

Leia mais

Apartamentos Disponíveis em Salvador

Apartamentos Disponíveis em Salvador Apartamentos Disponíveis em Salvador Não é surpresa que um apartamento em Salvador seja a escolha de muitos compradores que querem viver ou investir nessa linda cidade litorânea. Tem tudo o que um investidor

Leia mais

Memorando Rock no Sado. Conceito

Memorando Rock no Sado. Conceito Memorando Rock no Sado Conceito O festival Rock no Sado teve origem no ano de 2013 e foi pensado com diversos intuitos em mente. Colmatar a falta de eventos do mesmo tipo e/ou dimensão na região fazendo

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DAS AGÊNCIAS DE VIAGENS E TURISMO

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DAS AGÊNCIAS DE VIAGENS E TURISMO ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DAS AGÊNCIAS DE VIAGENS E TURISMO Fundada a 30 de Maio de 1950 Única Associação das Agências de Viagens em Portugal Medalha de Ouro de Mérito Turístico de Portugal Medalha de Ouro

Leia mais

Entrevista com BPN Imofundos. António Coutinho Rebelo. Presidente. www.bpnimofundos.pt. Com quality media press para LA VANGUARDIA

Entrevista com BPN Imofundos. António Coutinho Rebelo. Presidente. www.bpnimofundos.pt. Com quality media press para LA VANGUARDIA Entrevista com BPN Imofundos António Coutinho Rebelo Presidente www.bpnimofundos.pt Com quality media press para LA VANGUARDIA Esta transcrição reproduz fiel e integralmente a entrevista. As respostas

Leia mais

FN-HOTELARIA, S.A. UMA EMPRESA NO MUNDO!

FN-HOTELARIA, S.A. UMA EMPRESA NO MUNDO! UMA EMPRESA NO MUNDO! 1 UMA IMAGEM VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS! Actualmente a FN-Hotelaria é uma empresa no mundo! Estamos presentes em alguns mercados internacionais: - São Tomé e Príncipe - Angola - Cabo

Leia mais

Desporto e Hábitos de Vida Saudável

Desporto e Hábitos de Vida Saudável Desporto e Hábitos de Vida Saudável SRA PRESIDENTE SRAS E SRS DEPUTADOS SR PRESIDENTE SRA E SRS MEMBROS DO GOVERNO Em primeiro lugar gostaria de cumprimentar a Srª Presidente da Assembleia, desejando-lhe

Leia mais

NCE/10/01121 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/10/01121 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/10/01121 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Universitas, Crl A.1.a. Descrição

Leia mais

TOURING CULTURAL produto estratégico para Portugal

TOURING CULTURAL produto estratégico para Portugal TOURING CULTURAL produto estratégico para Portugal O TURISMO CULTURAL HOJE 44 milhões de turistas procuram turismo cultural na Europa O património cultural aproxima civilizações e motiva a viagem A preservação

Leia mais

Passaporte para o Empreendedorismo

Passaporte para o Empreendedorismo Passaporte para o Empreendedorismo Enquadramento O Passaporte para o Empreendedorismo, em consonância com o «Impulso Jovem», visa através de um conjunto de medidas específicas articuladas entre si, apoiar

Leia mais

A Direcção, Dora Dias Susana Silva

A Direcção, Dora Dias Susana Silva A Mais Família é uma empresa recente, sediada no centro de Matosinhos. Somos uma empresa de APOIO DOMICILIÁRIO, tutelada pelo Instituto da Segurança Social, com o alvará nº 23/2011, prestando assistência

Leia mais

O TURISMO NO ESPAÇO RURAL 2005

O TURISMO NO ESPAÇO RURAL 2005 O TURISMO NO ESPAÇO RURAL 2005 Elaborado por: Maria Julieta Martins Coordenado por: Teresinha Duarte Direcção de Serviços de Estudos e Estratégia Turísticos Divisão de Recolha e Análise Estatística Índice

Leia mais

Barómetro Anual Travelstore American Express 2012 Um estudo cujas respostas das empresas que participaram gerou uma doação à

Barómetro Anual Travelstore American Express 2012 Um estudo cujas respostas das empresas que participaram gerou uma doação à Barómetro Anual Travelstore American Express 2012 Um estudo cujas respostas das empresas que participaram gerou uma doação à 1. Amostra 2. Caracterização das viagens profissionais 3. Política de viagens

Leia mais

A evolução no setor da hotelaria e turismo. Qual é o espaço para os websites dos hotéis

A evolução no setor da hotelaria e turismo. Qual é o espaço para os websites dos hotéis ÍNDICE Introdução A evolução no setor da hotelaria e turismo Qual é o espaço para os websites dos hotéis Como garantir que o consumidor irá visitar o website de um hotel As vantages que um bom website

Leia mais

driven by innovation first-global.com

driven by innovation first-global.com company profile driven by innovation Missão Contribuir para a melhoria dos processos e para o aumento de produtividade dos nossos clientes, adaptando as melhores tecnologias às necessidades reais do mercado.

Leia mais

Maior coordenação. Maior. Maior motivação. Produtividade. Maior. capacitação

Maior coordenação. Maior. Maior motivação. Produtividade. Maior. capacitação Maior coordenação Maior motivação Maior Produtividade Maior capacitação Apostar na qualidade de vida dos funcionários transformou-se numa estratégia para as empresas obterem melhores resultados O objectivo

Leia mais

REGULAMENTO. 1) Os Masters do Capital Humano são uma iniciativa do Grupo IFE e do Salão Profissional de Recursos Humanos - EXPO RH.

REGULAMENTO. 1) Os Masters do Capital Humano são uma iniciativa do Grupo IFE e do Salão Profissional de Recursos Humanos - EXPO RH. 12 de Março de 2014 Centro de Congressos do Estoril REGULAMENTO DISPOSIÇÕES GERAIS 1) Os Masters do Capital Humano são uma iniciativa do Grupo IFE e do Salão Profissional de Recursos Humanos - EXPO RH.

Leia mais

Sessão Temática 5 O poder das águas termais na saúde. Pedro Cantista Presidente da Secção Europeia da Sociedade Internacional de Hidrologia Médica

Sessão Temática 5 O poder das águas termais na saúde. Pedro Cantista Presidente da Secção Europeia da Sociedade Internacional de Hidrologia Médica Sessão Temática 5 O poder das águas termais na saúde Pedro Cantista Presidente da Secção Europeia da Sociedade Internacional de Hidrologia Médica Resumo Ao longo da história a humanidade tem procurado

Leia mais

Apresentação Corporativa

Apresentação Corporativa Apresentação Corporativa O mercado da cessação tabágica Alguma vez tentou deixar de fumar? 2 Apresentação Corporativa O mercado da cessação tabágica Alguma vez tentou deixar de fumar? 54% dos fumadores

Leia mais

PLANO DE PROMOÇÃO DA EFICIÊNCIA NO CONSUMO (PPEC) REVISÃO DAS REGRAS

PLANO DE PROMOÇÃO DA EFICIÊNCIA NO CONSUMO (PPEC) REVISÃO DAS REGRAS PLANO DE PROMOÇÃO DA EFICIÊNCIA NO CONSUMO (PPEC) REVISÃO DAS REGRAS Intervenção do Senhor Presidente da CIP Confederação da Indústria Portuguesa, Eng.º Francisco van Zeller, na Audição Pública (CCB, 04/04/2008)

Leia mais

OPÇÕES DE ALOJAMENTO. Os Hotéis aqui apresentados têm tarifas preferenciais para os visitantes. HOTEL CROWNE PLAZA *****... 2 BESSA HOTEL ****...

OPÇÕES DE ALOJAMENTO. Os Hotéis aqui apresentados têm tarifas preferenciais para os visitantes. HOTEL CROWNE PLAZA *****... 2 BESSA HOTEL ****... OPÇÕES DE ALOJAMENTO Os Hotéis aqui apresentados têm tarifas preferenciais para os visitantes. Lista de Hotéis: HOTEL CROWNE PLAZA *****... 2 BESSA HOTEL ****... 4 HF TUELA PORTO ***... 6 HOSTEL CRUZ VERMELHA

Leia mais

Santander Totta. Santander Totta. Especializado no Negócio de PME

Santander Totta. Santander Totta. Especializado no Negócio de PME Santander Totta Santander Totta Especializado no Negócio de PME O Banco Santander Totta está integrado num dos maiores Grupos Financeiros a nível Mundial. Distingue-se pela sua capacidade de oferecer as

Leia mais

MINISTÉRIO DA ECONOMIA E INOVAÇÃO

MINISTÉRIO DA ECONOMIA E INOVAÇÃO MINISTÉRIO DA ECONOMIA E INOVAÇÃO Direcção de Serviços de Estudos e Estratégia Turísticos Divisão de Recolha e Análise Estatística Índice Introdução Proveito Médio de Aposento Conceitos Anexos Proveitos

Leia mais

Portugal: Destino Competitivo?

Portugal: Destino Competitivo? Turismo O Valor Acrescentado da Distribuição Portugal: Destino Competitivo? Luís Patrão Turismo de Portugal, ip Em 2006 Podemos atingir 7.000 milhões de euros de receitas turísticas Teremos perto de 37,5

Leia mais

indicadores 1. Hóspedes 1.1. Número total de hóspedes 1.2. Hóspedes por tipologia de alojamento 1.3. Hóspedes por país de origem

indicadores 1. Hóspedes 1.1. Número total de hóspedes 1.2. Hóspedes por tipologia de alojamento 1.3. Hóspedes por país de origem boletim trimestral - n.º 2 - setembro 2013 algarve conjuntura turística indicadores 1. Hóspedes 1.1. Número total de hóspedes 1.2. Hóspedes por tipologia de alojamento 1.3. Hóspedes por país de origem

Leia mais

COMO ABRIR UM HOTEL/POUSADA

COMO ABRIR UM HOTEL/POUSADA COMO ABRIR UM HOTEL/POUSADA Viviane Santos Salazar 08 a 11 de outubro de 2014 08 a 11 de outubro de 2014 O mercado Crescimento da demanda por hospedagem Copa do Mundo Olimpíadas Qual a representatividade

Leia mais

Barómetro Anual Travelstore American Express 2013 Um estudo cujas respostas das empresas que participaram gerou uma doação à

Barómetro Anual Travelstore American Express 2013 Um estudo cujas respostas das empresas que participaram gerou uma doação à Barómetro Anual Travelstore American Express 2013 Um estudo cujas respostas das empresas que participaram gerou uma doação à Índice Amostra: Empresas organizadas por número de empregados 1. Amostra 2.

Leia mais

Projeto de Cooperação PRODER Um outro Algarve

Projeto de Cooperação PRODER Um outro Algarve Projeto de Cooperação PRODER Um outro Algarve As três Associações de Desenvolvimento Local do Algarve, no âmbito do PRODER, estão a cooperar para criar uma marca regional para o Turismo de Natureza, uma

Leia mais

Saúde Aviso de Abertura de Concurso para Apresentação de Candidaturas S/1/2007

Saúde Aviso de Abertura de Concurso para Apresentação de Candidaturas S/1/2007 Saúde Aviso de Abertura de Concurso para Apresentação de Candidaturas S/1/2007 Saúde Aviso de Abertura de Concurso para Apresentação de Candidaturas S/1/2007 Nos termos do Regulamento Específico Saúde

Leia mais

A COMUNICAÇÃO DO DESTINO PORTUGAL A ASCENSÃO DO ONLINE

A COMUNICAÇÃO DO DESTINO PORTUGAL A ASCENSÃO DO ONLINE A COMUNICAÇÃO DO DESTINO PORTUGAL A ASCENSÃO DO ONLINE As pessoas passam mais tempo online do que em todos os outros meios juntos 10,7 horas por dia de consumo total de todos os mídia 5,6 dessas horas

Leia mais

O que é o Banco Europeu de Investimento?

O que é o Banco Europeu de Investimento? O que é o Banco Europeu de Investimento? O BEI é o banco da União Europeia. Como primeiro mutuário e mutuante multilateral, proporciona financiamento e conhecimentos especializados a projectos de investimento

Leia mais

O PATRIMÓNIO NATURAL E O DO ALGARVE. Conversas sobre a Ria Formosa 3 de Março de 2011

O PATRIMÓNIO NATURAL E O DO ALGARVE. Conversas sobre a Ria Formosa 3 de Março de 2011 O PATRIMÓNIO NATURAL E O DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DO ALGARVE Conversas sobre a Ria Formosa 3 de Março de 2011 1. PENT - estratégia para o desenvolvimento do Turismo em Portugal RCM 53/2007, de 04 de Abril

Leia mais

As novas tecnologias na Gestão do Talento www.optimhom.pt O QUE SÃO Os são um instrumento on-line de avaliação de competências, que usa questões simples ligadas às situações concretas do diaa-dia nas organizações,

Leia mais

Turismo de Saúde: uma alternativa de co-financiamento institucional e orçamental?

Turismo de Saúde: uma alternativa de co-financiamento institucional e orçamental? Turismo de Saúde: uma alternativa de co-financiamento institucional e orçamental? César Lima e Sá, Carlos Rodrigues, Carlos Matos, Rui Vaz, Pedro Cantista S Realidade Nacional: contexto económico Realidade

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA CERTIFICAÇÃO LOJA SUSTENTÁVEL 2015 PROGRAMA CERTIFICAÇÃO LOJA SUSTENTÁVEL REGULAMENTO PRÉ-REQUISITOS

REGULAMENTO DO PROGRAMA CERTIFICAÇÃO LOJA SUSTENTÁVEL 2015 PROGRAMA CERTIFICAÇÃO LOJA SUSTENTÁVEL REGULAMENTO PRÉ-REQUISITOS REGULAMENTO DO PROGRAMA CERTIFICAÇÃO LOJA SUSTENTÁVEL 2015 PROGRAMA CERTIFICAÇÃO LOJA SUSTENTÁVEL O programa Certificação Loja Sustentável é uma iniciativa da CDL Porto Alegre que visa estimular e dar

Leia mais

Como o TMC agrega valor ao Cliente Corporativo?

Como o TMC agrega valor ao Cliente Corporativo? Como o TMC agrega valor ao Cliente Corporativo? Palestrante Lúcio Oliveira Consultor de Gestão Estratégica, Vendas e Planejamento Estratégico, Instrutor, Palestrante e Advisor de Empresas do Turismo, é

Leia mais

Inventário Anual aos Estabelecimentos Hoteleiros 2012. Folha de Informação Rápida

Inventário Anual aos Estabelecimentos Hoteleiros 2012. Folha de Informação Rápida Inventário Anual aos Estabelecimentos Hoteleiros 2012 Folha de Informação Rápida 2013 Instituto Nacional de Estatística Estatísticas do Turismo 2012 Inventario Anual dos Estabelecimentos Hoteleiros Presidente

Leia mais

Estudo de mercado sobre a atractividade das caves do Vinho do Porto. Pedro Quelhas Brito

Estudo de mercado sobre a atractividade das caves do Vinho do Porto. Pedro Quelhas Brito Estudo de mercado sobre a atractividade Estudo de mercado sobre a atractividade Objectivos: Qual o papel, importância e significado das Caves de Vinho do Porto na atractividade turística do Porto e do

Leia mais

Visão. Visão, Missão e Valores

Visão. Visão, Missão e Valores Visão, Missão e Valores Visão A Portcril ambiciona ser a principal marca responsável pelo bem-estar e qualidade de vida das pessoas nos seus espaços dedicados à tranquilidade, ao exercício e ao conforto.

Leia mais

HORTO DO CAMPO GRANDE MAGAZINE 10

HORTO DO CAMPO GRANDE MAGAZINE 10 HORTO DO CAMPO GRANDE MAGAZINE 10 HORTO DO CAMPO GRANDE MAGAZINE 11 Refúgios na natureza O clima ameno que se faz sentir durante todo o ano em Portugal convida-nos a desfrutar em pleno dos bons momentos

Leia mais

T RI R SMO Crédit i o t a o a Inve v sti t m ento t no Tu T ris i mo Proto t co c lo l Ba B n a cá c r á io 2 7 d e e Se S t e em

T RI R SMO Crédit i o t a o a Inve v sti t m ento t no Tu T ris i mo Proto t co c lo l Ba B n a cá c r á io 2 7 d e e Se S t e em TURISMO Crédito ao Investimento no Turismo Protocolo Bancário Luís Coito 27 de Setembro de 2010 TURISMO INCENTIVOS FINANCEIROS AO SECTOR Intensidade de Auxílio Abrangência Empresarial Crédito ao Investimento

Leia mais

INTERVENÇÃO DE S.EXA. O SECRETÁRIO DE ESTADO DO TURISMO, DR.BERNARDO TRINDADE, NA SESSÃO DE ABERTURA DO XXXIII CONGRESSO DA APAVT

INTERVENÇÃO DE S.EXA. O SECRETÁRIO DE ESTADO DO TURISMO, DR.BERNARDO TRINDADE, NA SESSÃO DE ABERTURA DO XXXIII CONGRESSO DA APAVT INTERVENÇÃO DE S.EXA. O SECRETÁRIO DE ESTADO DO TURISMO, DR.BERNARDO TRINDADE, NA SESSÃO DE ABERTURA DO XXXIII CONGRESSO DA APAVT TURISMO: TENDÊNCIAS E SOLUÇÕES Exmos. Senhores Conferencistas, Antes de

Leia mais

Campanha Nacional Certificar para Ganhar o Futuro

Campanha Nacional Certificar para Ganhar o Futuro Campanha Nacional Certificar para Ganhar o Futuro 19 Junho de 2007 Ponta Delgada Universidade dos Açores José Romão Leite Braz Administrador Finançor Agro Alimentar, S.A. Índice Breve descrição do Grupo

Leia mais

Escola Secundária de Paços de Ferreira 12ºAno de secretariado TECS. Departamento Comercial e Marketing

Escola Secundária de Paços de Ferreira 12ºAno de secretariado TECS. Departamento Comercial e Marketing Departamento Comercial e Marketing As inovações na gestão empresarial O desenvolvimento económico actual e a necessidade das empresas serem competitivas estão gerando inovações constantes na gestão empresarial.

Leia mais

A certificação de Qualidade para a Reparação Automóvel.

A certificação de Qualidade para a Reparação Automóvel. A certificação de Qualidade para a Reparação Automóvel. Projecto A Oficina+ ANECRA é uma iniciativa criada em 1996, no âmbito da Padronização de Oficinas ANECRA. Este projecto visa reconhecer a qualidade

Leia mais

CERTIFICAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE INVESTIMENTOS. Haroldo R. Levy Neto Vice-Presidente do CCA

CERTIFICAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE INVESTIMENTOS. Haroldo R. Levy Neto Vice-Presidente do CCA Associação Brasileira dos Analistas do Mercado de Capitais CERTIFICAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE INVESTIMENTOS Haroldo R. Levy Neto Vice-Presidente do CCA 05/04/2002 OBJETIVO DAS CERTIFICAÇÕES DA ABAMEC Através

Leia mais

O PROJETO. 4 de Julho 2014. Lançamento oficial www.winetourismportugal.com. Início do Estudo do projeto. Concepção do Portal

O PROJETO. 4 de Julho 2014. Lançamento oficial www.winetourismportugal.com. Início do Estudo do projeto. Concepção do Portal O PROJETO 2012 Início do Estudo do projeto 2013 Concepção do Portal 4 de Julho 2014 Lançamento oficial www.winetourismportugal.com 2 QUEM SOMOS Primeiro portal em Portugal para o produto específico da

Leia mais

Campanha Anual e Campanha Capital de Captação de Recursos*

Campanha Anual e Campanha Capital de Captação de Recursos* Campanha Anual e Campanha Capital de Captação de Recursos* O IDIS Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social é uma organização da sociedade civil de interesse público que visa promover e estruturar

Leia mais

Memória descritiva do projecto Sanjonet Rede de Inovação e Competitividade

Memória descritiva do projecto Sanjonet Rede de Inovação e Competitividade Memória descritiva do projecto Sanjonet Rede de Inovação e Competitividade Candidatura aprovada ao Programa Política de Cidades - Redes Urbanas para a Competitividade e a Inovação Síntese A cidade de S.

Leia mais

TURIM S.A. Telefone: 2415 018 Fax: 2415 017 Móvel: 9843 432 E-mail: jasmine-villas@turim.cv Site: www.turim.cv

TURIM S.A. Telefone: 2415 018 Fax: 2415 017 Móvel: 9843 432 E-mail: jasmine-villas@turim.cv Site: www.turim.cv TURIM S.A. Telefone: 2415 018 Fax: 2415 017 Móvel: 9843 432 E-mail: jasmine-villas@turim.cv Site: www.turim.cv Index 1. Murdeira 2. Jasmine Villas O Conceito Localização Arquitectura As Vivendas Tipologias

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO VINHO NA PROMOÇÃO DO TURISMO. Fórum Anual Vinhos de Portugal 26 de novembro 2014 João Cotrim de Figueiredo

A IMPORTÂNCIA DO VINHO NA PROMOÇÃO DO TURISMO. Fórum Anual Vinhos de Portugal 26 de novembro 2014 João Cotrim de Figueiredo A IMPORTÂNCIA DO VINHO NA PROMOÇÃO DO TURISMO Fórum Anual Vinhos de Portugal 26 de novembro 2014 João Cotrim de Figueiredo O potencial competitivo de Portugal Vinhos únicos no mundo Porto e Madeira Vinhos

Leia mais

PRÉMIOS MORNINGSTAR DIÁRIO ECONÓMICO 2012 OBJETIVO

PRÉMIOS MORNINGSTAR DIÁRIO ECONÓMICO 2012 OBJETIVO PRÉMIOS MORNINGSTAR DIÁRIO ECONÓMICO 2012 OBJETIVO O objectivo dos Prémios Morningstar consiste em seleccionar os fundos e gestoras que mais valor proporcionaram aos participantes neste tipo de fundos,

Leia mais

1. (PT) - Turisver, 20/09/2012, Pedro Duarte 1. 3. (PT) - Diário Económico, 25/09/2012, Unicer antecipa crescimento de 15% das vendas em Angola 5

1. (PT) - Turisver, 20/09/2012, Pedro Duarte 1. 3. (PT) - Diário Económico, 25/09/2012, Unicer antecipa crescimento de 15% das vendas em Angola 5 Tema de pesquisa: Internacional 25 de Setembro de 2012 Revista de Imprensa 25-09-2012 1. (PT) - Turisver, 20/09/2012, Pedro Duarte 1 2. (PT) - Jornal de Negócios - Negócios Mais, 25/09/2012, Bluepharma

Leia mais

Comunidade Intermunicipal da Beira Interior Sul

Comunidade Intermunicipal da Beira Interior Sul Comunidade Intermunicipal da Beira Interior Sul 1. Identificação do Recurso Endógeno e do Território Alvo PROVERE Beira Baixa: Terras de Excelência : Conjugar a valorização do território, dos produtos

Leia mais

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO Considerando que:--------------------------------------------------------------------------------- a) A Escola Profissional da Nazaré (adiante designada por EPN ou Escola) em cumprimento

Leia mais

adaptados às características e expectativas dos nossos Clientes, de modo a oferecer soluções adequadas às suas necessidades.

adaptados às características e expectativas dos nossos Clientes, de modo a oferecer soluções adequadas às suas necessidades. A Protteja Seguros surge da vontade de contribuir para o crescimento do mercado segurador nacional, através da inovação, da melhoria da qualidade de serviço e de uma política de crescimento sustentável.

Leia mais

Principais Vantagens para membros Associados

Principais Vantagens para membros Associados Principais Vantagens para membros Associados ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DAS AGÊNCIAS DE VIAGENS E TURISMO Fundada a 30 de Maio de 1950 Única Associação das Agências de Viagens em Portugal COMPOSIÇÃO DOS ASSOCIADOS

Leia mais

ThyssenKrupp Elevadores

ThyssenKrupp Elevadores ThyssenKrupp Elevadores ,, Temos à sua disposição uma rede de delegações que nos permite estar próximos dos nossos clientes. Todos os nossos colaboradores são formados e estão empenhados em fornecer um

Leia mais

I N C E N T I V O S À C O N T R A T A Ç Ã O Page 1. Incentivos à CONTRATAÇÃO

I N C E N T I V O S À C O N T R A T A Ç Ã O Page 1. Incentivos à CONTRATAÇÃO I N C E N T I V O S À C O N T R A T A Ç Ã O Page 1 Incentivos à CONTRATAÇÃO Abril 2015 I N C E N T I V O S À C O N T R A T A Ç Ã O Pag. 2 ÍNDICE 1. Introdução... 4 1.1. Enquadramento... 4 1.2. Objetivos

Leia mais

GÊRES 10 a 13 de Outubro 2014. Viagens Abreu RNAT 1702 Avenida 25 de Abril, 2 Edifício Abreu 2795-195 Linda-a-Velha

GÊRES 10 a 13 de Outubro 2014. Viagens Abreu RNAT 1702 Avenida 25 de Abril, 2 Edifício Abreu 2795-195 Linda-a-Velha GÊRES 10 a 13 de Outubro 2014 Viagens Abreu RNAT 1702 Avenida 25 de Abril, 2 Edifício Abreu 2795-195 Linda-a-Velha Itinerário 1º DIA 10 de Outubro (Sex.)- LISBOA / PORTO / GERÊS Saída às 08H00 de Sete

Leia mais

A Evolução dos Serviços de Água em Portugal

A Evolução dos Serviços de Água em Portugal A Evolução dos Serviços de Água em Portugal AcquaLifeExpo Lisboa, 22-25 de Março de 2012 Centro Empresarial Torres de Lisboa Rua Tomás da Fonseca, Torre G 8º 1600-209 LISBOA - PORTUGAL www.ersar.pt Tel.:

Leia mais

Acesso não regular à formação superior e creditação de qualificações académicas e profissionais

Acesso não regular à formação superior e creditação de qualificações académicas e profissionais Acesso não regular à formação superior e creditação de qualificações académicas e profissionais A experiência da Universidade de Lisboa Ana Paula Curado Universidade de Lisboa, Reitoria Gabinete de Apoio

Leia mais

Exmo. Senhor Bastonário da Ordem dos Advogados de Moçambique, Exmos. Senhores Membros dos Corpos Directivos da Ordem dos Advogados de Moçambique,

Exmo. Senhor Bastonário da Ordem dos Advogados de Moçambique, Exmos. Senhores Membros dos Corpos Directivos da Ordem dos Advogados de Moçambique, Exmo. Senhor Bastonário da Ordem dos Advogados de Moçambique, Exmos. Senhores Membros dos Corpos Directivos da Ordem dos Advogados de Moçambique, Caros Convidados, Caros Colegas, Permitam-me que comece

Leia mais

A procura dos cursos da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril triplicou

A procura dos cursos da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril triplicou Pág: 12 Área: 18,37 x 22,86 cm² Corte: 1 de 5 Entrevista ALEXANDRA PEREIRA Directora da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril A procura dos cursos da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril triplicou

Leia mais

IVº CongressoNacional dos Economistas. A Comunidade Portuguesa no Estrangeiro um Activo na Promoção Externa

IVº CongressoNacional dos Economistas. A Comunidade Portuguesa no Estrangeiro um Activo na Promoção Externa IVº CongressoNacional dos Economistas Lisboa,19-21 Outubro 2011 A Comunidade Portuguesa no Estrangeiro um Activo na Promoção Externa Fernanda Ilhéu e Catarina Casquilho Dias Importância do tema Equilibrar

Leia mais

Apresentação do Plano de Actividades Rota dos Vinhos Verdes 2013/2014 CVRVV, 10 de Janeiro de 2013. Sofia Lobo : slobo@vinhoverde.

Apresentação do Plano de Actividades Rota dos Vinhos Verdes 2013/2014 CVRVV, 10 de Janeiro de 2013. Sofia Lobo : slobo@vinhoverde. Apresentação do Plano de Actividades Rota dos Vinhos Verdes 2013/2014 CVRVV, 10 de Janeiro de 2013 Sofia Lobo : slobo@vinhoverde.pt O que é o ENOTURISMO? Enoturismo é composto por deslocações realizadas

Leia mais

boletim trimestral - edição especial - n.º 0 - abril 2013 algarve conjuntura turística 2. Capacidade de alojamento na hotelaria global

boletim trimestral - edição especial - n.º 0 - abril 2013 algarve conjuntura turística 2. Capacidade de alojamento na hotelaria global boletim trimestral - edição especial - n.º 0 - abril 2013 algarve conjuntura turística indicadores 1. Movimento de passageiros no Aeroporto de Faro 1.1. Movimento total de passageiros 1.2. Movimento mensal

Leia mais

Marca Priolo Balanço do desenvolvimento e implementação (2013-2014)

Marca Priolo Balanço do desenvolvimento e implementação (2013-2014) 2015 Marca Priolo Balanço do desenvolvimento e implementação (2013-2014) Azucena de la Cruz Martin Gabinete CETS Terra do Priolo 01-01-2015 Marca Priolo Balanço do desenvolvimento e implementação (2013-2014)

Leia mais

EXPERIÊNCIA VIPYOURSELF

EXPERIÊNCIA VIPYOURSELF EXPERIÊNCIA EXPERTIZE & NETWORK Desde sua fundação, em 1968, a GRANDE SÃO PAULO TURISMO tem como objetivo atender as necessidades de quem viaja a negócios ou lazer. Hoje contamos com ao menos uma empresa

Leia mais

NOVA LEI DA IMIGRAÇÃO

NOVA LEI DA IMIGRAÇÃO 19 de Junho de 2007 NOVA LEI DA IMIGRAÇÃO Cláudia do Carmo Santos Advogada OBJECTIVOS Desburocratização de procedimentos Adequação da lei em vigor à realidade social Atracção de mão-de-obra estrangeira

Leia mais