FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE"

Transcrição

1 FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos cpgcarlos@yahoo.com.br

2

3 Objetivos: Ao final desta unidade, o aluno deverá ser capaz de: 1. Saber as origens da cultura humana e algumas tendências modernas; 2. Saber como a cultura condiciona a visão de mundo do homem; 3. Saber como a cultura interfere no plano biológico;

4 TEXTO BASE O texto atual é um resumo comentado do livro cuja referência é mostrada abaixo: LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 20. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, É importante ressaltar que este texto jamais substituirá o texto original. Eu poderia dizer que este texto é uma releitura, mas seria demasiado pretensioso de minha parte poder afirmar isto.

5 Da natureza da cultura ou da natureza à cultura Ao longo da história, deparamo-nos com inúmeros estudiosos que discutem um dilema: a raça humana é uma só, mas porque os homens são tão diferentes? Confúcio, um pensador chinês, dizia quatro séculos antes de Cristo: A natureza do homem é a mesma, são seus hábitos que os mantém separados. Heródoto, grande historiador grego que viveu no século IV a.c. achava estranho que o povo lício vivesse em uma sociedade matrilinear. Ele achava estranho esse costume, porque tomou como referência a sociedade em que ele vivia (uma sociedade patrilinear). Sobre este assunto, ele afirmava: Se oferecêssemos aos homens a escolha de todos os costumes do mundo, aqueles que lhes parecessem melhor, eles examinariam a totalidade e acabariam preferindo os seus próprios costumes, tão convencidos estão de que estes são melhores do que todos os outros.

6 Da natureza da cultura ou da natureza à cultura O padre José de Anchieta (no século XVI) se surpreendeu com os costumes patrilineares dos índios da tribo Tupinambá. Nesta cultura, há um respeito à linhagem que descende por parte de pai. As mulheres são consideradas pouco mais que sacos onde se criam as crianças. As sobrinhas por parte de pai são respeitadas como filhas. Até mesmo filhos de cativas são tratados com respeito. Filhos e filhas por parte de mãe não possuem este respeito. Os filhos de fêmeas por parte de cativos viram escravos ou comida. Michel de Montaigne, filósofo francês, observou os costumes antropofágicos dos Tupinambás, mas se revestiu de um relativismo cultural, ao observar que aquilo que muitos consideravam como atos de crueldade, era na verdade, parte da cultura. Ele também observou que aquilo que os europeus faziam em nome da fé era muito mais bárbaro que o ritual de antropofagismo de nossos índios.

7 Da natureza da cultura ou da natureza à cultura Montaigne termina suas observações de forma irônica, dizendo: Tudo isto é interessante, mas, que diabo, essa gente não usa calças. Ao longo da história depara-se com muitas tentativas de se explicar as diferenças de comportamento humano. Apenas para ilustrar algumas diferenças culturais modernas, podemos citar: O sentido do trânsito na Inglaterra; A culinária francesa, em que rãs, scargots e trufas (um tipo de cogumelo) são considerados iguarias; O harakiri (suicídio ritual japonês) como forma de limpar o nome da família; A obesidade é considerada como indicador de virilidade entre ciganos da Califórnia (mas também é usada para conseguir benefícios do governo na área da saúde);

8 Da natureza da cultura ou da natureza à cultura Mais exemplos: A carne da vaca é proibida aos hindus; A carne de porco é proibida aos mulçumanos; O nudismo é uma prática tolerada em certas praias do ocidente; Mulheres mulçumanas de orientação xiita mal podem mostrar os olhos em público; No interior do nordeste brasileiro, a gravidez é considerada uma enfermidade, e o ato de parir é denominado descansar ; No sul do país, a palavra descansar é usada para se referir à morte de uma pessoa (fulano descansou);

9 O determinismo biológico Ainda hoje existem crenças, sem fundamento, que atribuem capacidades inatas às raças humanas. Por exemplo, os nórdicos são mais inteligentes que os negros; os alemães possuem muita habilidade para a mecânica; os judeus são avarentos e negociantes; os norte-americanos são empreendedores e interesseiros; os japoneses são trabalhadores, traiçoeiros e cruéis; os ciganos são nômades por instinto; os brasileiros herdaram a preguiça dos negros, a imprevidência dos índios e a luxúria dos portugueses. Inúmeras pesquisas na área da antropologia demonstram que as diferenças genéticas não são determinantes das diferenças culturais. Felix Keesing é um destes pesquisadores, que afirma de modo veemente: Não existe correlação significativa entre a distribuição dos caracteres genéticos e a distribuição dos comportamentos culturais. Para ilustrar isso, dá dois exemplos:

10 O determinismo biológico Exemplo 1: Se transportássemos para o Brasil, logo após o seu nascimento, uma criança sueca e a colocarmos aos cuidados de uma família sertaneja, ela crescerá como tal e não se diferenciará mentalmente em nada de seus irmãos de criação. Exemplo 2: Se retirarmos uma criança xinguana de seu meio e a educarmos como filha de uma família de alta classe média de Ipanema, o mesmo acontecerá: ela terá as mesmas oportunidades de desenvolvimento que os seus novos irmãos. Em 1950 o mundo se recuperava do horror do racismo nazista, e um importante documento, fruto de extensa pesquisa, foi redigido por antropólogos físicos e culturais, geneticistas, biólogos e outros especialistas, que chegaram à seguinte conclusão: As pesquisas científicas revelam que o nível das aptidões mentais é quase o mesmo em todos os grupos étnicos.

11 O determinismo biológico Laraia (2006) chama a atenção para o fato da espécie humana se diferenciar anatômica e fisiologicamente através do dimorfismo sexual. Isto é fato. Entretanto, é falso considerar que diferenças de comportamento existentes entre pessoas de sexo diferentes sejam determinadas biologicamente. Neste sentido, ele argumenta que a antropologia tem demonstrado que muitas atividades atribuídas às mulheres em uma cultura podem ser atribuídas aos homens em outras. Assim, não existe uma divisão sexual do trabalho esta divisão é determinada culturalmente e não biologicamente. Diversos exemplos ilustram este fato (carreira diplomática e quadros de acesso superiores no BB, a tarefa de carregar água e de caçar de nossos índios, mulheres nas forças armadas, etc.). Até a amamentação pode ser tarefa masculina por meio do uso de uma mamadeira.

12 O determinismo biológico A conclusão a que chegamos é que o comportamento dos indivíduos depende de um aprendizado, em um processo chamado de endoculturação. Neste sentido, Laraia (2006) afirma que um menino e uma menina agem diferentemente não em função de seus hormônios, mas em decorrência de uma educação diferenciada. Será?

13 O determinismo geográfico O determinismo geográfico considera que as diferenças de ambiente físico condicionam a diversidade cultural. Estas teorias ganharam força principalmente a partir de estudos de geógrafos do final do século XIX e início do século XX. Diversos antropólogos se dedicaram às pesquisas para poder verificar estas teorias e chegaram à conclusão de que elas estavam erradas. Existe uma limitação da influência geográfica sobre os fatores culturais. Além disso, mostraram que é comum existir uma grande diversidade cultural em um mesmo tipo de ambiente físico. Exemplo 1: Lapões e esquimós habitam a calota polar norte, vivendo em um ambiente geográfico semelhante, caracterizado por um longo inverno. A flora e fauna são muito semelhantes, mas as semelhanças param por aí.

14 O determinismo geográfico Exemplo 1: Os esquimós constroem suas casas com blocos de gelo cortados. Por dentro a casa é forrada com peles de animais e com o auxílio de fogo, mantém o interior quente. Assim, dentro dos iglus, não precisam usar roupas pesadas. Quando querem se mudar, levam apenas os pertences e constroem um novo abrigo. Os lapões vivem em acampamentos feitos com tendas de peles de rena. O trabalho de mudança para outro local é árduo e cansativo (desarmar e secar as tendas, amarrar, etc.). Esquimós caçam renas. Lapões criam renas. Exemplo 2: No norte do Brasil, as tribos Kamayurá, Kalapalo, Waurá, e outras não podem caçar os grandes mamíferos, por motivos culturais (vivem de aves e peixes); Os Kayabi, que habitam o mesmo local, preferem justamente os mamíferos de grande porte (veados, antas, caititus, etc.).

15 O determinismo geográfico Laraia (2006) afirma que, a partir dos exemplos mostrados, não é possível supor que o determinismo geográfico imponha um modo de vida semelhante a povos diferentes que habitam um mesmo ambiente geográfico. Logo, as diferenças entre os homens não podem ser explicadas em termos das limitações do seu aparato biológico ou das condições impostas pelo meio ambiente. O grande legado da espécie humana é a capacidade de superar suas próprias limitações: possuindo força física insignificante, tornou-se o mais temido dos predadores. Não possui asas, mas pode voar mais alto e mais rápido que qualquer ave. Não possui guelras ou membranas, mas conquistou os mares. O que difere o ser humano dos outros animais é a cultura. O que é cultura?

16 Antecedentes históricos do conceito de cultura O vocábulo germânico Kultur era usado no final do século XVIII para simbolizar todos os aspectos espirituais de uma comunidade. O vocábulo francês Civilization era usado nesta mesma época para se referir às realizações materiais de um povo. Foi Edward Tylor a primeira pessoa a propor um conceito de cultura, em meados do século XIX, a partir do vocábulo inglês Culture, que abrange todo um complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábito adquirido pelo homem como membro de uma sociedade. Laraia (2006) afirma que este conceito de cultura proposto por Tylor começou a ser formalizado antes mesmo de John Locke ( ), um dos expoentes do empirismo.

17 Antecedentes históricos do conceito de cultura De acordo com John Locke, a mente do homem que nasce é como uma folha em branco (ou uma caixa vazia). Entretanto o homem vem com uma capacidade ilimitada de obter conhecimento por meio do aprendizado (o processo que hoje chamamos de endoculturação). Vários pensadores que vieram depois de Locke abraçaram este conceito (de que o homem não possui verdades inatas), ou seja, tudo o que o homem aprende, a partir da educação, é cultura. Assim, cultura é, segundo Tylor (em 1871), todo comportamento aprendido, que independe de transmissão genética. Kroeber (em 1917) afirmou que o homem é o único ser dotado de cultura, graças a duas notáveis propriedades que o diferenciam dos animais: a possibilidade de comunicação oral e a capacidade de fabricar instrumentos.

18 O desenvolvimento do conceito de cultura O inglês Edward Tylor, em 1871, procurou demonstrar que a igualdade da natureza humana pode ser estudada a partir da comparação de raças do mesmo grau de civilização. Ao fazer esta afirmação, Tylor mostra estar mais preocupado com a igualdade humana do que com a sua diversidade. Isto mostra também que ele acredita em estágios de evolução (talvez fruto das ideias evolucionistas de Darwin), ou seja, que seria possível estabelecer, a grosso modo, uma escala de civilização. O principal opositor do evolucionismo foi o alemão Franz Boas, que criticou as teorias evolucionistas que se baseavam apenas em comparações simples. Ele foi um dos criadores do particularismo histórico, segundo o qual cada cultura segue os seus próprios caminhos em função dos diferentes eventos históricos que enfrentou.

19 O desenvolvimento do conceito de cultura O americano Alfred Kroeber demonstrou que a cultura age sobre o homem. Em outras palavras, ele afirma que é graças à cultura que a humanidade distanciou-se do reino animal. Em seu artigo Superorgânico (publicado em 1917), Kroeber demonstra que o homem é um ser que está acima de suas limitações orgânicas. A preocupação de Kroeber é evitar a confusão entre orgânico e cultural. O homem é um ser vivo, da ordem dos primatas, e como todo ser vivo, tem que satisfazer uma série de funções vitais, tais como alimentação, sono, respiração, atividades físicas, reprodução etc. Neste sentido ele chama a atenção para o fato destas funções vitais serem comuns à toda humanidade, mas que a maneira de satisfazer a estas funções vitais varia muito de uma cultura para outra. A variedade de maneiras de satisfazer tão poucas funções vitais é tão grande, que ele afirma que o homem é um ser predominantemente cultural.

20 O desenvolvimento do conceito de cultura Kroeber afirma que o homem, como membro do reino animal, participa de um processo evolutivo junto com outras espécies, que precisam superar a competição por alimentos e por espaço, além de resistir às variações climáticas e a fenômenos da natureza. A espécie humana conseguiu sobreviver com um equipamento físico muito pobre. Não temos a velocidade do antílope, a força de um tigre, o tamanho de um elefante, a acuidade visual de um lince, as asas de uma águia ou a capacidade de nadar de um golfinho, mas nós superamos todos estes animais sem praticamente nenhuma mudança anatômica. As mudanças evolutivas da natureza geralmente implicam em perdas para se conseguir um ganho. A baleia, por exemplo, é um descendente remoto de carnívoros terrestres. Perdeu as pernas para correr, garras para segurar, pelos (substituídos por uma camada de gordura), orelhas e ganhou um corpo cilíndrico, com nadadeiras e um novo poder: percorrer os oceanos.

21 O desenvolvimento do conceito de cultura O homem, ao contrário da baleia, não precisa transformar os braços em nadadeiras em um longo processo evolutivo. O homem não precisou se modificar para ganhar os mares e os ares. Todo ganho do homem é acumulativo. Em outras palavras, o homem criou o seu próprio processo evolutivo. Quando o homem supera o orgânico, liberta-se da natureza. Kroeber dá um exemplo interessante: ele propõe que um cachorrinho recém nascido seja entregue aos cuidados de uma gata que acabou de parir. Veremos que o cachorrinho, sem nunca ter ouvido um cachorro, jamais aprenderá a miar. Ele vai latir sem que ninguém o ensine a fazer isso. Se alguém pisar em sua pata, a resposta instintiva mais provável será uma mordida, como fazem os cachorros, ao contrário de sua mãe adotiva, que vai arranhar ou dar uma patada como defesa. Ao ficar feliz, o cachorro vai abanar o rabo e não enrolar, como fazem os gatos.

22 O desenvolvimento do conceito de cultura Ao contrário, se tomarmos um bebê francês e entregá-lo a um casal de chineses logo após o seu nascimento, que língua ele falará quando ficar adulto? Segundo Laraia (2006), a partir destes dois exemplos, chegamos ao ponto em que a cultura mais contraria o pensamento leigo. É comum nós ouvirmos algo assim: Meu filho tem jeito para a música. Puxou do avô, que era músico. Esta ideia ganhou força a partir de teorias como a de Cesare Lombroso, célebre criminalista italiano que procurou estabelecer uma relação entre a aparência física de um indivíduo e a tendência para apresentar um comportamento criminoso. Teorias deste tipo tiveram grande receptividade popular e foram até ensinadas como verdades científicas em alguns cursos de direito. O perigo de teorias deste tipo é a fácil associação com discriminação racial e/ou social.

23 O desenvolvimento do conceito de cultura Eis aqui a afirmação mais contundente de Kroeber: o homem é o resultado do meio cultural em que ele foi socializado. Para comprovar isso, ele propõe alguns argumentos interessantes: por exemplo, um aluno mediano do ensino médio de hoje possui mais conhecimento do que Aristóteles. No entanto ele não possui nem um décimo do intelecto do grande grego que tanto influenciou o pensamento ocidental. Continuando o raciocínio, ele afirma que cem Aristóteles na época das cavernas contribuiriam muito menos que doze esforçados medíocres do século XX. Arquimedes na era do gelo não teria inventado nem armas nem o telégrafo. Se Bach tivesse nascido no Congo ao invés da Saxônia, não teria composto nem mesmo um fragmento de coral ou sonata. Assim, não basta a natureza criar indivíduos inteligentes (o que ela faz com frequência), mas deve colocar ao alcance destes indivíduos os meios necessários para que eles possam desenvolver sua criatividade.

24 O desenvolvimento do conceito de cultura Laraia (2006) dá alguns exemplos que reforçam a tese de Kroeber. Santos Dumont não teria inventado o avião se não tivesse saído da cidade de Palmira e ido para Paris, onde teve contato com todo o conhecimento acumulado da civilização ocidental. Albert Einstein não teria desenvolvido a Teoria da Relatividade se tivesse nascido em uma vila do Himalaia e tivesse lá permanecido. Mesmo de ficássemos privados de gênios como Santos Dumont ou Albert Einstein, chegaríamos ao avião ou à Teoria da Relatividade a partir de outras pessoas, talvez mais tarde. O mundo está cheio de evidências de pessoas que desenvolveram teorias semelhantes sem nunca terem tido algum tipo de contato. Por exemplo, Santos Dumont e os irmãos Wright (avião), Newton e Leibniz (cálculo integral), Juan Jose & Fausto d Elhuyar (tung sten) e Peter Woulfe (wolf rahm) com o tungstênio.

25 O desenvolvimento do conceito de cultura Algumas teorias e invenções semelhantes surgem em locais e civilizações diferentes, e a explicação é mais simples que a intervenção de extraterrestres (por exemplo, pirâmides no Egito e no México). Alguns tipos de problemas possuem limitações de alternativas. Assim, uma construção está limitada pelas formas geométricas, e o número de formas geométricas é limitado. As contribuições de Kroeber para a ampliação do conceito de cultura podem ser sintetizadas em oito ideias, a saber: 1. A cultura, mais do que a herança genética, determina o comportamento do homem e justifica as suas realizações. 2. O homem age de acordo com os seus padrões culturais. Os instintos foram parcialmente anulados durante o processo evolutivo. 3. A cultura é o meio de adaptação aos diversos ambientes ecológicos. Em vez de modificar o seu aparato biológico, o homem modifica o seu equipamento superorgânico.

26 O desenvolvimento do conceito de cultura 4. Em decorrência da afirmação anterior, o homem foi capaz de romper as barreiras das diferenças ambientais e transformou toda a terra em seu hábitat. 5. Adquirindo cultura, o homem passou a depender muito mais do aprendizado do que agir através de atitudes geneticamente determinadas. 6. Como já era do conhecimento da humanidade desde o Iluminismo, é o processo de aprendizagem (ou socialização, educação, endoculturação) que determina o seu comportamento e a sua capacidade artística e profissional. 7. A cultura é um processo acumulativo, resultante de toda a experiência histórica das gerações anteriores. Este processo pode limitar ou estimular a ação criativa do indivíduo. 8. Os gênios são indivíduos altamente inteligentes que têm a oportunidade de utilizar o conhecimento existente a seu dispor e criar um novo objeto ou uma nova técnica. (continua...)

27 O desenvolvimento do conceito de cultura 8. Nesta classificação (de gênios) podem ser incluídos o primeiro homem que produziu fogo através do atrito com a madeira seca; ou o primeiro homem que fabricou a primeira máquina capaz de ampliar a força muscular, o arco, a flecha, etc. São eles gênios da mesma grandeza de Einstein ou Santos Dumont. Sem as suas primeiras invenções ou descobertas, hoje consideradas modestas, não teriam ocorrido as demais. E pior do que isto, talvez nem mesmo a espécie humana teria chegado ao que é hoje. O fato da cultura ser determinante no comportamento do homem não significa que perdemos todos os instintos. A criança, ao nascer, busca o seio materno e instintivamente, faz com a boca o movimento de sucção. Mais tarde, ao movimentar os seus membros, conseguirá produzir sons. Entretanto, muito mais cedo que qualquer outra espécie, tudo o que fizer não será determinado pelos instintos e sim pelos padrões culturais. É comum surgirem perguntas como: Onde fica o instinto de conservação? O instinto materno? O instinto filial? O instinto sexual?

28 O desenvolvimento do conceito de cultura Como falar em instinto de conservação com as façanhas dos camicazes e dos homens bombas islâmicos? Como falar em instinto maternal com episódios culturais de infanticídio em algumas etnias? Aliás, a autora Elisabeth Badinter demonstra em sua pesquisa que o suposto instinto materno foi um comportamento aprendido. Como falar em instinto filial diante dos rituais esquimós? Como falar em instinto sexual a partir de inúmeros casos de jovens que cresceram em um ambiente puritano e não sabiam como proceder em relação a pessoas do outro sexo. Outro ponto é a cultura como algo acumulativo. Tanto o homem como o chipanzé, nosso parente próximo, possui capacidade de observação e invenção. Porém, sem a possibilidade da comunicação, cada observação ou descoberta feita por um indivíduo chipanzé não beneficia a sua espécie, pois nasce e acaba com ele. Assim a comunicação é um processo cultural.

29 FIM DA MATÉRIA DA PRIMEIRA PROVA A APOSTILA CONTINUA... DEPOIS DA PROVA!

Sociologia 03. Prof. Robson Loeck 2os. Anos

Sociologia 03. Prof. Robson Loeck 2os. Anos Sociologia 03 Prof. Robson Loeck 2os. Anos Lembrando... Nas nossas aulas sobre CULTURA, discutimos: - Endoculturação. - Aculturação. - Etnocentrismo. - Relativismo. - Evolucionismo - Determinismo biológico.

Leia mais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA CONVIVER COM OS HUMANOS APRIMORADOS? http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=voce-esta-preparado-conviver-humanosaprimorados&id=010850090828 Redação do

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

O Determinismo na Educação hoje Lino de Macedo

O Determinismo na Educação hoje Lino de Macedo O Determinismo na Educação hoje Lino de Macedo 2010 Parece, a muitos de nós, que apenas, ou principalmente, o construtivismo seja a ideia dominante na Educação Básica, hoje. Penso, ao contrário, que, sempre

Leia mais

As crianças adotadas e os atos anti-sociais: uma possibilidade de voltar a confiar na vida em família 1

As crianças adotadas e os atos anti-sociais: uma possibilidade de voltar a confiar na vida em família 1 As crianças adotadas e os atos anti-sociais: uma possibilidade de voltar a confiar na vida em família 1 Resumo: Os atos anti-sociais são para Winnicott, quando ocorrida a perda da confiabilidade no ambiente,

Leia mais

POR QUE O MEU É DIFERENTE DO DELE?

POR QUE O MEU É DIFERENTE DO DELE? POR QUE O MEU É DIFERENTE DO DELE? Rafael chegou em casa um tanto cabisbaixo... Na verdade, estava muito pensativo. No dia anterior tinha ido dormir na casa de Pedro, seu grande amigo, e ficou com a cabeça

Leia mais

4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades de Ciências Nome:

4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades de Ciências Nome: 4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades de Ciências Nome: 1) Observe esta figura e identifique as partes do vegetal representadas nela. Posteriormente, associe as regiões identificadas às funções

Leia mais

Identificação do projeto

Identificação do projeto Seção 1 Identificação do projeto ESTUDO BÍBLICO Respondendo a uma necessidade Leia Neemias 1 Neemias era um judeu exilado em uma terra alheia. Alguns dos judeus haviam regressado para Judá depois que os

Leia mais

A Filosofia A origem da Filosofia 1

A Filosofia A origem da Filosofia 1 A Filosofia A origem da Filosofia 1 A PALAVRA FILOSOFIA A palavra filosofia é grega. É composta por duas outras: philo e sophia. Philo deriva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno, respeito

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem SENTIDOS (principal) Gosto de informações que eu posso verificar. Não há nada melhor para mim do que aprender junto

Leia mais

As principais características de cultura como visão de mundo. Herança cultural e formas de compreender o mundo. Unidade 2: A Cultura

As principais características de cultura como visão de mundo. Herança cultural e formas de compreender o mundo. Unidade 2: A Cultura As principais características de cultura como visão de mundo Herança cultural e formas de compreender o mundo Cultura como visão de mundo: [...] a cultura é como uma lente através da qual o homem vê o

Leia mais

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções.

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções. 12 NOME DA AULA: Escrevendo músicas Duração da aula: 45 60 minutos de músicas durante vários dias) Preparação: 5 minutos (se possível com introduções Objetivo principal: aprender como definir e chamar

Leia mais

coleção Conversas #9 - junho 2014 - m i o o Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça.

coleção Conversas #9 - junho 2014 - m i o o Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça. sou Eu Por do que coleção Conversas #9 - junho 2014 - Candomblé. tã estou sen d o o discri m i na da? Respostas para algumas perguntas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora

Leia mais

LIDERANÇA, ÉTICA, RESPEITO, CONFIANÇA

LIDERANÇA, ÉTICA, RESPEITO, CONFIANÇA Dado nos últimos tempos ter constatado que determinado sector da Comunidade Surda vem falando muito DE LIDERANÇA, DE ÉTICA, DE RESPEITO E DE CONFIANÇA, deixo aqui uma opinião pessoal sobre o que são estes

Leia mais

A origem dos filósofos e suas filosofias

A origem dos filósofos e suas filosofias A Grécia e o nascimento da filosofia A origem dos filósofos e suas filosofias Você certamente já ouviu falar de algo chamado Filosofia. Talvez conheça alguém com fama de filósofo, ou quem sabe a expressão

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

O TIGRE E A DEMOCRACIA: O CONTRATO SOCIAL HISTÓRICO

O TIGRE E A DEMOCRACIA: O CONTRATO SOCIAL HISTÓRICO 5.11.05 O TIGRE E A DEMOCRACIA: O CONTRATO SOCIAL HISTÓRICO Luiz Carlos Bresser-Pereira Primeira versão, 5.11.2005; segunda, 27.2.2008. No século dezessete, Hobbes fundou uma nova teoria do Estado que

Leia mais

GABARITO - FILOSOFIA - Grupo L

GABARITO - FILOSOFIA - Grupo L GABARITO - FILOSOFIA - Grupo L Os comentários e indicações relativos a cada questão constituem apenas uma dentre linhas possíveis de abordagem. Como buscamos formular questões que combinassem os conhecimentos

Leia mais

AGOSTINHO DE HIPONA E TOMÁS DE AQUINO (3ª SÉRIE, REVISÃO TESTÃO)

AGOSTINHO DE HIPONA E TOMÁS DE AQUINO (3ª SÉRIE, REVISÃO TESTÃO) AGOSTINHO DE HIPONA E TOMÁS DE AQUINO (3ª SÉRIE, REVISÃO TESTÃO) PERÍODOS DA FILOSOFIA MEDIEVAL 1º Patrística: século II (ou do V) ao VIII (Agostinho de Hipona). 2º Escolástica: século IX ao XV (Tomás

Leia mais

Elaboração de Projetos

Elaboração de Projetos Elaboração de Projetos 2 1. ProjetoS John Dewey (1859-1952) FERRARI, Márcio. John Dewey: o pensador que pôs a prática em foco. Nova Escola, São Paulo, jul. 2008. Edição especial grandes pensadores. Disponível

Leia mais

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise.

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. 5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. INTRODUÇÃO Gerir uma empresa não é uma tarefa fácil, mas em tempos de

Leia mais

o hemofílico. Meu filho também será?

o hemofílico. Meu filho também será? A U A UL LA Sou hemofílico. Meu filho também será? Nas aulas anteriores, você estudou alguns casos de herança genética, tanto no homem quanto em outros animais. Nesta aula, analisaremos a herança da hemofilia.

Leia mais

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Camila Lopes Ferreir a (UTFPR) camila@pg.cefetpr.br Dr. Luiz Alberto Pilatti (UTFPR) lapilatti@pg.cefetpr.br

Leia mais

UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO.

UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO. UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO. PARTE 1 O QUE É FILOSOFIA? não é possível aprender qualquer filosofia; só é possível aprender a filosofar. Kant Toda às vezes que

Leia mais

1 O que é terapia sexual

1 O que é terapia sexual 1 O que é terapia sexual Problemas, das mais diversas causas, estão sempre nos desafiando, dificultando o nosso diaa-dia. A vida é assim, um permanente enfrentamento de problemas. Mas existem alguns que

Leia mais

APÊNDICE. Planejando a mudança. O kit correto

APÊNDICE. Planejando a mudança. O kit correto APÊNDICE Planejando a mudança No capítulo 11, trabalhamos o estabelecimento de um objetivo claro para a mudança. Agora, você está repleto de ideias e intenções, além de uma série de estratégias de mudança

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem EXPLORAÇÃO Busco entender como as coisas funcionam e descobrir as relações entre as mesmas. Essa busca por conexões

Leia mais

E Entrevistador E18 Entrevistado 18 Sexo Masculino Idade 29anos Área de Formação Técnico Superior de Serviço Social

E Entrevistador E18 Entrevistado 18 Sexo Masculino Idade 29anos Área de Formação Técnico Superior de Serviço Social Transcrição de Entrevista nº 18 E Entrevistador E18 Entrevistado 18 Sexo Masculino Idade 29anos Área de Formação Técnico Superior de Serviço Social E - Acredita que a educação de uma criança é diferente

Leia mais

Habilidades e competências no Cuidado à pessoa idosa. Karla Giacomin, MD, PhD

Habilidades e competências no Cuidado à pessoa idosa. Karla Giacomin, MD, PhD Habilidades e competências no Cuidado à pessoa idosa Karla Giacomin, MD, PhD Roteiro Seminário Preâmbulo Envelhecimento ativo Cuidado Habilidades e competências Ferramentas da gestão 2003 Estatuto do

Leia mais

Meu Grande Amigo. Como Escolher O Cão Ideal Para Você E Sua Família. Paulo I. S. Doreste

Meu Grande Amigo. Como Escolher O Cão Ideal Para Você E Sua Família. Paulo I. S. Doreste Meu Grande Amigo Como Escolher O Cão Ideal Para Você E Sua Família Paulo I. S. Doreste Notificação de Direitos Autorais Você pode compartilhar esse guia gratuitamente! Você não tem autorização para vendê-lo

Leia mais

POR QUE SONHAR SE NÃO PARA REALIZAR?

POR QUE SONHAR SE NÃO PARA REALIZAR? POR QUE SONHAR SE NÃO PARA REALIZAR? Como Encontrar a Verdadeira Felicidade Rosanne Martins Introdução Este livro foi escrito com o intuito de inspirar o leitor a seguir o sonho que traz em seu coração.

Leia mais

A Música na Antiguidade

A Música na Antiguidade A Música na Antiguidade Josemar Bessa A palavra música deriva de arte das musas em uma referência à mitologia grega, marca fundamental da cultura da antigüidade ocidental. No entanto muitos estudiosos

Leia mais

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO POT

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO POT 1 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO POT 2 ESSE CURSO FOI CRIADO E É PROMOVIDO PELA INSTITUIÇÃO Todos os Direitos Reservados 3 1 Origem da Psicologia Organizacional e do Trabalho 4 ORIGEM Desde os

Leia mais

A formação moral de um povo

A formação moral de um povo É um grande desafio evangelizar crianças nos dias de hoje. Somos a primeira geração que irá dizer aos pais e evangelizadores como evangelizar os pequeninos conectados. Houve um tempo em que nos colocávamos

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO Texto: Apocalipse 22:1-2 Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro, no meio da RUA principal da cidade. De

Leia mais

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO Unidade I PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO EDAAPRENDIZAGEM APRENDIZAGEM Prof. Wanderlei Sergio da Silva Conceito PDA estudo sobre o crescimento mental do indivíduo, desde o nascimento até a adolescência;

Leia mais

A Era dos Mosquitos Transgênicos

A Era dos Mosquitos Transgênicos A Era dos Mosquitos Transgênicos Depois das plantas geneticamente modificadas, a ciência dá o passo seguinte - e cria um animal transgênico. Seus inventores querem liberá-lo no Brasil. Será que isso é

Leia mais

Investigando números consecutivos no 3º ano do Ensino Fundamental

Investigando números consecutivos no 3º ano do Ensino Fundamental Home Índice Autores deste número Investigando números consecutivos no 3º ano do Ensino Fundamental Adriana Freire Resumo Na Escola Vera Cruz adota-se como norteador da prática pedagógica na área de matemática

Leia mais

Dia 4. Criado para ser eterno

Dia 4. Criado para ser eterno Dia 4 Criado para ser eterno Deus tem [...] plantado a eternidade no coração humano. Eclesiastes 3.11; NLT Deus certamente não teria criado um ser como o homem para existir somente por um dia! Não, não...

Leia mais

DILMA MARIA DE ANDRADE. Título: A Família, seus valores e Counseling

DILMA MARIA DE ANDRADE. Título: A Família, seus valores e Counseling DILMA MARIA DE ANDRADE Título: A Família, seus valores e Counseling Projeto de pesquisa apresentado como Requisito Para obtenção de nota parcial no módulo de Metodologia científica do Curso Cousenling.

Leia mais

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Michele Gomes Felisberto; Micheli de Oliveira; Simone Pereira; Vagner Lean dos Reis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Introdução O mundo em que vivemos

Leia mais

A Busca pela Construção do Conhecimento e a Transformação das Realidades

A Busca pela Construção do Conhecimento e a Transformação das Realidades A Busca pela Construção do Conhecimento e a Transformação das Realidades Como vimos na unidade anterior, é próprio do homem buscar e produzir conhecimento para tentar melhorar sua realidade. Portanto,

Leia mais

/ / JEITOS DE APRENDER. Índios Yanomami, Roraima

/ / JEITOS DE APRENDER. Índios Yanomami, Roraima / / JEITOS DE APRENDER Índios Yanomami, Roraima Ao longo de toda vida as pessoas passam por muitos aprendizados. Aprende-se dos mais diferentes jeitos e em vários momentos. O que se aprende e com quem

Leia mais

Os Quatro Tipos de Solos - Coração

Os Quatro Tipos de Solos - Coração Os Quatro Tipos de Solos - Coração Craig Hill Marcos 4:2-8 Jesus usava parábolas para ensinar muitas coisas. Ele dizia: 3 Escutem! Certo homem saiu para semear. 4 E, quando estava espalhando as sementes,

Leia mais

BEM-VINDA!! WWW.BOLSADEIDEASDENEGOCIO.COM

BEM-VINDA!! WWW.BOLSADEIDEASDENEGOCIO.COM BEM-VINDA!! Meu nome é Ives Lopes e eu sou a autora deste guia 22 ideias de negócios para começar já. Vê essa foto? Sou eu em minha Esmalteria, a Eva Nail Club. Foi um sucesso enquanto durou, mas infelizmente

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO Atualizado em 11/01/2016 MOTIVAÇÃO Estar motivado é visto como uma condição necessária para que um trabalhador entregue um desempenho superior. Naturalmente, como a motivação

Leia mais

Como erguer um piano sem fazer força

Como erguer um piano sem fazer força A U A UL LA Como erguer um piano sem fazer força Como vimos na aula sobre as leis de Newton, podemos olhar o movimento das coisas sob o ponto de vista da Dinâmica, ou melhor, olhando os motivos que levam

Leia mais

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012.

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. MALDITO de Kelly Furlanetto Soares Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. 1 Em uma praça ao lado de uma universidade está sentado um pai a

Leia mais

Adolescência Márcio Peter de Souza Leite (Apresentação feita no Simpósio sobre Adolescência- Rave, EBP, abril de 1999, na Faculdade de Educação da

Adolescência Márcio Peter de Souza Leite (Apresentação feita no Simpósio sobre Adolescência- Rave, EBP, abril de 1999, na Faculdade de Educação da Adolescência 1999 Adolescência Márcio Peter de Souza Leite (Apresentação feita no Simpósio sobre Adolescência- Rave, EBP, abril de 1999, na Faculdade de Educação da USP) O que é um adolescente? O adolescente

Leia mais

TUDO O QUE APRENDEMOS É BOM

TUDO O QUE APRENDEMOS É BOM VERDADEIRO? FALSO? TUDO O QUE APRENDEMOS É BOM VERDADEIRO? FALSO? A EDUCAÇÃO PODE ME PREJUDICAR VERDADEIRO? FALSO? APRENDO SEMPRE DE FORMA CONSCIENTE ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM Podemos concordar que aprendemos

Leia mais

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS 11. Já vimos que Jesus Cristo desceu do céu, habitou entre nós, sofreu, morreu, ressuscitou e foi para a presença de Deus. Leia João 17:13 e responda: Onde está Jesus Cristo agora? Lembremo-nos que: Jesus

Leia mais

Imagens Mentais Por Alexandre Afonso

Imagens Mentais Por Alexandre Afonso 2 Imagens Mentais Por Alexandre Afonso 1ª Edição, 08/04/2016 As novas edições serão sempre disponibilizadas no link: http://alexandreafonso.com.br/e book imagens mentais 2016 alexandreafonso.com.br. Todos

Leia mais

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração A UU L AL A Respiração A poluição do ar é um dos problemas ambientais que mais preocupam os governos de vários países e a população em geral. A queima intensiva de combustíveis gasolina, óleo e carvão,

Leia mais

PROBLEMATIZAÇÃO DA E. M. MARIA ARAÚJO DE FREITAS - GOIÂNIA TEMA GERADOR

PROBLEMATIZAÇÃO DA E. M. MARIA ARAÚJO DE FREITAS - GOIÂNIA TEMA GERADOR PROBLEMATIZAÇÃO DA E M MARIA ARAÚJO DE FREITAS - GOIÂNIA TEMA GERADOR FALAS SIGNIFICATIVAS A violência cresce muito São as drogas e estruturas familiares, porque os pais tem que sair para o trabalho e

Leia mais

Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS

Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS Neste inicio de curso de Formação em Coaching e Mentoring do Sistema ISOR, eu quero fazer a seguinte pergunta: o que vocês mais querem da vida hoje? Alguém pode começar?

Leia mais

A árvore genealógica dos seres vivos

A árvore genealógica dos seres vivos Aula 11 Objetivo O objetivo desta unidade é apresentar os principais conceitos utilizados na descrição da árvore genealógica dos seres vivos. O presente é a chave do passado J. Hutton Evolução é um metafenômeno.

Leia mais

LIÇÃO 1 Deus Tem Dons para Nós

LIÇÃO 1 Deus Tem Dons para Nós LIÇÃO 1 Deus Tem Dons para Nós Esta é a primeira de duas lições que lhe darão um bom fundamento para tudo quanto estudar neste curso. Nesta primeira lição, estudará a sua importância no corpo de Cristo.

Leia mais

EMPREENDEDORISMO. Maria Alice Wernesbach Nascimento Rosany Scarpati Riguetti Administração Geral Faculdade Novo Milênio

EMPREENDEDORISMO. Maria Alice Wernesbach Nascimento Rosany Scarpati Riguetti Administração Geral Faculdade Novo Milênio EMPREENDEDORISMO Maria Alice Wernesbach Nascimento Rosany Scarpati Riguetti Administração Geral Faculdade Novo Milênio RESUMO: O trabalho visa abordar o que vem a ser empreendedorismo e iconoclastas, bem

Leia mais

TROCANDO OS FILHOS DE ESCOLA: UM PEQUENO GUIA PARA OS PAIS

TROCANDO OS FILHOS DE ESCOLA: UM PEQUENO GUIA PARA OS PAIS TROCANDO OS FILHOS DE ESCOLA: UM PEQUENO GUIA PARA OS PAIS Marisa Meira Assim como não existe a escola ideal para todas as crianças, também em muitos casos será preciso trocar de escola. Apresentamos abaixo

Leia mais

Exercícios Teóricos Resolvidos

Exercícios Teóricos Resolvidos Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Matemática Exercícios Teóricos Resolvidos O propósito deste texto é tentar mostrar aos alunos várias maneiras de raciocinar

Leia mais

Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25

Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25 1 Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25 Domingo, 7 de setembro de 2014 19 Então o levaram a uma reunião do Areópago, onde lhe perguntaram: "Podemos saber que novo ensino é esse que você está anunciando?

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 100 Discurso na cerimónia do dia

Leia mais

Colégio Ser! Sorocaba Sociologia Ensino Médio Profª. Marilia Coltri

Colégio Ser! Sorocaba Sociologia Ensino Médio Profª. Marilia Coltri Marx, Durkheim e Weber Colégio Ser! Sorocaba Sociologia Ensino Médio Profª. Marilia Coltri Problemas sociais no século XIX Problemas sociais injustiças do capitalismo; O capitalismo nasceu da decadência

Leia mais

1. O que existe por trás do mundo?

1. O que existe por trás do mundo? Existem vários caminhos para se chegar à verdade. Os raciocínios que acabamos de discutir são apenas alguns deles e, talvez, não sejam completos nem suficientes para muitas pessoas. No entanto, existem

Leia mais

Análise Histórica. Análise Histórica

Análise Histórica. Análise Histórica Análise Histórica A palavra empreendedor (entrepreneur) tem origem francesa e quer dizer aquele que assume riscos e começa algo de novo. Século XVII: Os primeiros indícios de relação entre assumir riscos

Leia mais

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet 5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet Uma das verdades absolutas sobre Produtividade que você precisa saber antes de seguir é entender que se ocupar não é produzir. Não sei se é o

Leia mais

Disciplina Corpo Humano e Saúde: Uma Visão Integrada - Módulo 3

Disciplina Corpo Humano e Saúde: Uma Visão Integrada - Módulo 3 3. A transversalidade da saúde Você já ouviu falar em Parâmetros Curriculares Nacionais? Já ouviu? Que bom! Não lembra? Não se preocupe, pois iremos, resumidamente, explicar o que são esses documentos.

Leia mais

ENTREVISTA Questões para Adauto José Gonçalves de Araújo, FIOCRUZ, em 12/11/2009

ENTREVISTA Questões para Adauto José Gonçalves de Araújo, FIOCRUZ, em 12/11/2009 FGV CPDOC 29/10/2010 Disciplina: Pesquisas Qualitativas - Prof. Mariana Cavalcanti Aluna: Adriana Maria Ferreira Martins Matrícula 091401001 ENTREVISTA Questões para Adauto José Gonçalves de Araújo, FIOCRUZ,

Leia mais

OS SENTIDOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA CONTEMPORANEIDADE Amanda Sampaio França

OS SENTIDOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA CONTEMPORANEIDADE Amanda Sampaio França OS SENTIDOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA CONTEMPORANEIDADE Amanda Sampaio França amandi'a_07@hotmail.com Jaqueline dos Santos Costa santoscosta_jaqueline@hotmail.com Mirsa Gabriela gabiflorosa@hotmail.com

Leia mais

Como conseguir um Marido Cristão Em doze lições

Como conseguir um Marido Cristão Em doze lições Como conseguir um Marido Cristão Em doze lições O. T. Brito Pág. 2 Dedicado a: Minha filha única Luciana, Meus três filhos Ricardo, Fernando, Gabriel e minha esposa Lúcia. Pág. 3 Índice 1 é o casamento

Leia mais

HISTÓRIA PRÉ-HISTÓRIA

HISTÓRIA PRÉ-HISTÓRIA Grupo 1 Universo A Pré-História Professor Carlos HISTÓRIA PRÉ-HISTÓRIA Para começarmos é importante saber como os historiadores conceituam a Pré-História: A Pré-História é conceituada como o período que

Leia mais

Relações Étnico-raciais no Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Ementa da Disciplina. Teleaula 1. Conceitos Básicos.

Relações Étnico-raciais no Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Ementa da Disciplina. Teleaula 1. Conceitos Básicos. Relações Étnico-raciais no Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana Teleaula 1 Profa. Dra. Marcilene Garcia de Souza Grupo Uninter Ementa da Disciplina Contextos e conceitos históricos sobre

Leia mais

Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE

Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE ÍNDICE 1 Introdução 2 Qual a importância da educação financeira para estudantes? 3 Comece definindo onde é possível economizar 4 Poupar é muito

Leia mais

ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA 3º E.M.

ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA 3º E.M. Nome: n.º Barueri, / / 2009 1ª Postagem Disciplina: Educação Física 3ª série E.M ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA 3º E.M. Orientações para desenvolvimento da atividade: Esse será um texto a ser utilizado no

Leia mais

O que a Postura Consultiva tem a ver com Você

O que a Postura Consultiva tem a ver com Você O que a Postura Consultiva tem a ver com Você Marcelo Egéa M* O que é postura consultiva Criar e sustentar uma marca é um trabalho que exige o máximo de todos na empresa. Alguns têm contato direto com

Leia mais

5 Instrução e integração

5 Instrução e integração SEÇÃO 5 Instrução e integração no meio de trabalho Quando um novo funcionário entra para uma organização, é importante que ele receba um bom apoio para entender sua função e a organização. Instrução é

Leia mais

Cultura Juvenil e as influências musicais: pensando a música afro-brasileira e a sua utilização entre os jovens na escola

Cultura Juvenil e as influências musicais: pensando a música afro-brasileira e a sua utilização entre os jovens na escola Cultura Juvenil e as influências musicais: pensando a música afro-brasileira e a sua utilização entre os jovens na escola Patrícia Cristina de Aragão Araújo 1 Thaís de Oliveira e Silva 2 A escola existe

Leia mais

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 64 EVOLUÇÃO DO HOMEM

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 64 EVOLUÇÃO DO HOMEM BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 64 EVOLUÇÃO DO HOMEM EVOLUÇÃO DO HOMEM A PARTIR DO AUSTRALOPITECUS, QUE VIVEU HÁ 1.200.000 ANOS Fixação 1) Recentes análises do DNA de chimpanzés permitiram concluir que o

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 52 Discurso por ocasião da inauguração

Leia mais

Manifeste Seus Sonhos

Manifeste Seus Sonhos Manifeste Seus Sonhos Índice Introdução... 2 Isso Funciona?... 3 A Força do Pensamento Positivo... 4 A Lei da Atração... 7 Elimine a Negatividade... 11 Afirmações... 13 Manifeste Seus Sonhos Pág. 1 Introdução

Leia mais

Disposições Preliminares do DIREITO DO IDOSO

Disposições Preliminares do DIREITO DO IDOSO Disposições Preliminares do DIREITO DO IDOSO LESSA CURSOS PREPARATÓRIOS CAPÍTULO 1 O ESTATUTO DO IDOSO O Estatuto do Idoso - Lei 10.741/2003, é o diploma legal que tutela e protege, através de um conjunto

Leia mais

Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. PRIMEIRA LEI ESPIRITUAL: O AMOR DE DEUS TEXTO: João 3:16 Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Jo 3:16 1 Qual

Leia mais

Quando vemos o mundo de forma diferente, nosso mundo fica diferente.

Quando vemos o mundo de forma diferente, nosso mundo fica diferente. BOLETIM TÉCNICO JULHO 2015 Quando vemos o mundo de forma diferente, nosso mundo fica diferente. Segundo a Psicologia atual ajudada pela compreensão do mundo real que nos trouxe a Física moderna, nós, seres

Leia mais

John Locke (1632-1704) Colégio Anglo de Sete Lagoas - Professor: Ronaldo - (31) 2106-1750

John Locke (1632-1704) Colégio Anglo de Sete Lagoas - Professor: Ronaldo - (31) 2106-1750 John Locke (1632-1704) Biografia Estudou na Westminster School; Na Universidade de Oxford obteve o diploma de médico; Entre 1675 e 1679 esteve na França onde estudou Descartes (1596-1650); Na Holanda escreveu

Leia mais

Piaget diz que os seres humanos passam por uma série de mudanças previsíveis e ordenadas; Ou seja, geralmente todos os indivíduos vivenciam todos os

Piaget diz que os seres humanos passam por uma série de mudanças previsíveis e ordenadas; Ou seja, geralmente todos os indivíduos vivenciam todos os Teoria cognitivista Piaget utilizou os princípios conhecidos como o conceito da adaptação biológica para desenvolver esta teoria; Ela diz que o desenvolvimento da inteligência dos indivíduos acontece à

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS CENTRO DE LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS CENTRO DE LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS CENTRO DE LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO PRISCILLA DAIANNE GEREMIAS VIDAS REPAGINADAS CAMPINAS 2012 PRISCILLA DAIANNE GEREMIAS VIDAS REPAGINADAS Campinas, Conceito

Leia mais

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957.

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. FORMAÇÃO

Leia mais

GRUPO VI 2 o BIMESTRE PROVA A

GRUPO VI 2 o BIMESTRE PROVA A Sistema de Ensino Unidade Portugal Série: 6 o ano (5 a série) Período: MANHÃ Data: 24/6/2009 PROVA GRUPO GRUPO VI 2 o BIMESTRE PROVA A Nome: Turma: Valor da prova: 4,0 Nota: Sou água cristalina Sou água

Leia mais

AUTO DE NATAL OUTRO NATAL

AUTO DE NATAL OUTRO NATAL AUTO DE NATAL OUTRO NATAL Escrito em conjunto com Cristina Papa para montagem pelo curso Técnico Ator 2007/2008 do SENAC Araraquara-SP, sob supervisão do professor Carlos Fonseca. PERSONAGENS: CORO / NARRADORES

Leia mais

Eventos independentes

Eventos independentes Eventos independentes Adaptado do artigo de Flávio Wagner Rodrigues Neste artigo são discutidos alguns aspectos ligados à noção de independência de dois eventos na Teoria das Probabilidades. Os objetivos

Leia mais

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade Nova de Lisboa

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade Nova de Lisboa Este questionário contém perguntas sobre as tuas experiências e tipo de aprendizagem na disciplina de Ciências Naturais. Não há respostas correctas nem erradas, apenas as que correspondem à forma como

Leia mais

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé.

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé. 1 Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9 Introdução: Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre. Não se deixem levar pelos diversos ensinos estranhos. É bom que o nosso coração seja

Leia mais

I Tessalonicensses 4:13~18; a descrição do encontro

I Tessalonicensses 4:13~18; a descrição do encontro Arrebatamento (continuação) #70 Vamos agora, ver em detalhes a descrição do encontro de Jesus com a Igreja e a transformação dos nossos corpos para corpos gloriosos, iguais ao de Jesus. I Tessalonicensses

Leia mais

Nós o Tempo e a Qualidade de Vida.

Nós o Tempo e a Qualidade de Vida. Nós o Tempo e a Qualidade de Vida. Será que já paramos e pensamos no que é o tempo? Podemos afirmar que o tempo é nossa própria vida. E a vida só é vivida no aqui e agora, no efêmero momento entre o passado

Leia mais

O QUE SIGNIFICA CRIAR UM FILHO

O QUE SIGNIFICA CRIAR UM FILHO 39 Sexta Lição PAPAI E MAMÃE NA CRIAÇÃO DOS FILHOS O relacionamento do papai e da mamãe como casal é de fundamental importância para uma formação adequada dos filhos. Esse relacionamento influenciará decisivamente

Leia mais

NOVAS PERSPECTIVAS E NOVO OLHAR SOBRE A PRÁTICA DA ADOÇÃO:

NOVAS PERSPECTIVAS E NOVO OLHAR SOBRE A PRÁTICA DA ADOÇÃO: NOVAS PERSPECTIVAS E NOVO OLHAR SOBRE A PRÁTICA DA ADOÇÃO: Andreia Winkelmann Ineiva Teresinha Kreutz Louzada INTRODUÇÃO: O tema da adoção instiga muita curiosidade e torna-se extremamente necessário à

Leia mais

Família multiespécie é tendência mundial

Família multiespécie é tendência mundial ANTROZOOLOGIA (28/5/2010) Família multiespécie é tendência mundial 28/5/2010 Novo modelo de família inclui, além dos pais e filhos, os animais de estimação, especialmente os cães Fortaleza. Tendência crescente

Leia mais