1º ano - Ensino Médio

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1º ano - Ensino Médio"

Transcrição

1 EMENTAS 1º TRIMESTRE 1º ano - Ensino Médio Componente curricular: Língua Espanhola Professora: Angela Bono Expressar ações no passado. Reconhecer e utilizar vocabulários referentes ao corpo humano e os esportes. Comparar as diferentes ações dos pretéritos por meio de histórias contadas. Diferenciar as ações nos pretéritos. Relatar histórias e fatos passados. Interpretar textos na língua espanhola. Pronunciar corretamente as diferentes letras do alfabeto. Cuerpo humano Gerundio Pronombres de complemento (doler) Deportes Pretérito Imperfecto Pretérito Indefinido Material didático: Módulo 5 o E13 Cuerpo humano y gerúndio o E14 Doler o E15 Pronombres de complemento Módulo 6 o E16 Pretérito Imperfecto o E17 Pretérito Indefinido o E18 - Pretéritos Critérios de avaliação: Prova trimestral 6,0; (interpretação de texto e conteúdo do trimestre) Simulado ENEM 2,0; (será avaliada a capacidade de interpretação e compreensão da língua espanhola) Trabalhos 2,0 (1,0 de iniciação científica e 1,0 de trabalho em grupo - esportes) Recuperação (prova trimestral) 6,0 (CUMULATIVA)

2 Componente curricular: Física Professora: Lígia Bochehin Potência de base 10 Notação Científica Operações envolvendo potência de base 10 Ordem de grandeza de uma medida Grandezas escalares Grandezas vetoriais Sistema Internacional de Unidades Óptica Fontes de luz (primárias, secundárias, incandescentes, luminescentes) Meios de propagação da luz Princípios da óptica geométrica Fenômenos ópticos Reflexão da luz Leis da reflexão Espelho plano Espelhos esféricos Material didático: Módulo 7. Avaliação: 4,0 pontos de trabalhos: Simulado 2,0 Laboratório 1,0 Listas de exercícios 1,0 6,0 pontos de provas: Prova 6,0 Prova de recuperação 6,0 Listas de exercícios 1,0 Prova: 13/4 (Valor 6,0) Potência de base 10, Notação Científica, Operações envolvendo potência de base 10, Ordem de grandeza de uma medida, Fontes de luz (primárias, secundárias, incandescentes, luminescentes), Meios de propagação da luz, Princípios da óptica geométrica, Fenômenos ópticos, Reflexão da luz e Leis da reflexão. Prova de recuperação (Valor: 6,0) Reflexão da luz, Leis da reflexão, Espelho plano e Espelhos esféricos.

3 Componente curricular: Geografia Professor: Reginaldo Dadalt Ler, interpretar e produzir texto científico em geografia. Identificar e comparar textos de diferentes linhas teóricas e ideológicas. Analisar os diversos tipos de redes que compõem as tessituras do espaço geográfico. Caracterizar os lugares a partir de suas singularidades e da interconexão de diferentes fluxos. Aplicar a linguagem geográfica e cartográfica em diferentes contextos. Utilizar da cartografia e demais linguagens geográficas na investigação científica de fenômenos naturais, socioambientais e socioespaciais. Transformações do pensamento geográfico; Análise do espaço geográfico; Orientação; Cartografia; Fusos Horários; Sistema Solar e astronomia; Escala de tempo geológico; Material didático: Módulo 1 Cartografia e dinâmica do espaço terrestre: o G1 O espaço geográfico e sua representação; o G2 Geologia: história e dinâmica do planeta Terra; Critérios de avaliação: Prova trimestral 6,0 pontos; ( Transformações do pensamento geográfico, análise do espaço geográfico, orientação, cartografia, fusos horários). Simulado 2,0 pontos; ( análise do espaço geográfico, orientação, cartografia, fusos horários, sistema solar e astronomia, escala de tempo geológico). Trabalhos - 2,0 pontos o Trabalho 1 (0,5 ponto) - cartografia temática o Trabalho 2 (1,0 ponto) - Escala de tempo geológico o Temas e Atividades (0,5 ponto) Recuperação (prova trimestral) 6,0 pontos; ( Transformações do pensamento geográfico, análise do espaço geográfico, orientação, cartografia, fusos horários, sistema solar e astronomia, escala de tempo geológico).

4 Componente Curricular: Matemática Professora Heloísa Barboza Identificar e representar conjuntos; Resolver problemas identificando regularidades e padrões; Reconhecer e saber realizar operações utilizando conjuntos numéricos; Localizar e identificar intervalos na reata real; Identificar relações de dependência entre grandezas; Utilizar os conceitos de domínio e de imagem na resolução de problemas; Analisar gráficos que representam funções; Resolver problemas utilizando propriedades de funções. Conjuntos e Funções Funções particulares Material didático: Módulos 1 - Linguagem dos conjuntos Teoria dos conjuntos; Operações com conjuntos; Conjuntos numéricos. Módulos 2 - Estudo geral das funções Sistema cartesiano ortogonal ou plano cartesiano; Produto cartesiano; Relações binárias; Funções; Domínio de uma função real; Análise de gráficos; Classificação das funções; Composições de funções. Critérios de Avaliação Prova com valor 6,0 pontos - Linguagem dos conjuntos; - Sistema cartesiano ortogonal; - Funções; - Classificação das funções; - Composição das funções. Prova de recuperação com valor 6,0 pontos (CUMULATIVA) Trabalho(s) avaliativo com valor 2,0 pontos - Trabalho 1 Construção de gráficos (peso 1,0 ponto)

5 - Trabalho 2 Função composta e inversa (peso 1,0 ponto) Simulado com valor 2,0 pontos (Matemática básica e Análise de gráficos)

6 Componente curricular: Química. Professora: Manoela Argenton Prado. Utilização de propriedades e de modelos para caracterizar os materiais como substâncias ou misturas, e para explicar fenômenos; Interpretação de modelos atômicos e da tabela periódica. Constituição da matéria o - Estados físicos da matéria; - MÓDULO 1 (Q1). o - Misturas: homogêneas e heterogêneas; - MÓDULO 1 (Q1). o - Atomística; - MÓDULO 1 (Q2). o - Propriedades Atômicas; - MÓDULO 1 (Q3). o - Propriedades Iônicas; - MÓDULO 1 (Q3). o - Distribuição eletrônica (Diagrama de Linus Pauling); - MÓDULO 1 (Q3). Tabela periódica o - Organização e classificação periódica; - MÓDULO 2 (Q4). o - Propriedades periódicas; - MÓDULO 2 (Q4). Material Didático Módulo 1 Os materiais, sua constituição e suas transformações. o Q1 Química: linguagem e investigação no cotidiano; o Q2 Dos átomos aos hádrons; o Q3 Átomo: uma partícula mais que divisível. Módulo 2 Classificação dos elementos, das substâncias, das ligações e dos compostos: o Q4 A tabela periódica; Artigos científicos disponíveis na Revista Eletrônica Química Nova na Escola, aulas práticas no laboratório de ciências e aulas multimeios no laboratório de informática. Critérios de avaliação: Prova trimestral 6,0; Constituição da matéria e suas transformações; Átomo e suas propriedades; Tabela Periódica. Simulado ENEM 2,0; Tabela periódica. Trabalhos 2,0; Trabalho Interdisciplinar parte 1 (0,5 pontos); Relatórios de aulas práticas (0,5 pontos);

7 Álbum de figurinhas da tabela periódica (1,0). Recuperação (prova trimestral) 6,0 (CUMULATIVA). Constituição da matéria e suas transformações; Átomo e suas propriedades; Tabela Periódica.

8 Componente curricular: Redação Professor: Juliano Protti Domínio da Língua Portuguesa em suas variantes, bem como sua adequação às situações de comunicação; Leitura e produção de textos de diferentes gêneros; Emprego de recursos expressivos de linguagem verbal, relacionando texto/contexto, mediante a natureza, função, organização, estrutura, de acordo com as condições de compreensão/produção; Compreensão e uso da Língua Portuguesa como geradora de significação e integradora de organização do mundo e de identidade sociocultural. As sequências textuais (descrição, narração, dissertação); Gêneros textuais; As vozes de um texto; Estrutura e elementos do relato pessoal, da carta pessoal, da linguagem na era digital. Material didático: Módulo 1 O discurso é para comunicar: o P1 Comunicação e textualidade; o P2 A fala e o poder de comunicação; o P3 As (nem tão) novas formas de comunicação. Critérios de avaliação: Prova trimestral 6,0;(Produção textual: carta argumentativa) Simulado ENEM 2,0;(Interpretação de texto) Trabalho 2,0(Produção textual: relato pessoal) Recuperação (prova trimestral) 6,0(CUMULATIVA)

9 Componente curricular: Filosofia Professor: Claiton Pokorski Capacitação para um modo especificamente filosófico de formular e propor soluções a problemas, nos diversos campos do conhecimento; Capacidade de desenvolver uma consciência crítica sobre conhecimento, razão e realidade sócio-histórico-política; Capacidade para análise, interpretação e comentário de textos teóricos, segundo os mais rigorosos procedimentos de técnica hermenêutica; Compreensão da importância das questões acerca do sentido e da significação da própria existência e das produções culturais; Percepção da integração necessária entre a Filosofia e a produção científica, artística, bem como com o agir pessoal e político; Capacidade de relacionar o exercício da crítica filosófica com a promoção integral da cidadania e com o respeito à pessoa, dentro da tradição de defesa dos direitos humanos. Filosofia e conhecimento; Filosofia e ciência; definição de Filosofia; validade e verdade; proposição e argumento; Falácias não formais; reconhecimento de argumentos; conteúdo e forma; quadro de oposições entre proposições categóricas; inferências imediatas em contexto categórico; conteúdo existencial e proposições categóricas; Tabelas de verdade; cálculo proposicional; Filosofia pré-socrática; uno e múltiplo; movimento e realidade; Teoria das ideias em Platão; conhecimento e opinião; aparência e realidade; Material didático: Artigos científicos; resumos preparados e analisados pelo professor; pesquisas em sites; Atividades de reflexão com musicas e vídeos; Material de analise e reflexão de charges e reportagens jornalísticas; Linha do tempo de datas e pensadores; Critérios de avaliação: Prova trimestral 6,0; Todo o conteúdo. Simulado 2,0; Todo o conteúdo visto até a avaliação Trabalhos 2,0. Uma analise do mito da caverna de Platão; lista de exercícios sobre o mito da caverna; Recuperação (prova trimestral) 6,0. Todos os conteúdos.

10 Componente curricular: Sociologia Professor: Claiton Pokorski Explicitar a diferença entre diferenças sociais e desigualdades sociais ; Apresentar o conceito de estrutura e estratificação social (castas, estamentos e classe social); Apresentar o conceito de classe social em Weber e Marx; Discutir os conceitos de socialização e sociedade ; Discutir o conceito de instituições sociais. Apresentar algumas instituições sociais (família, escola, trabalho, Estado/governo e Igreja/Religião) como formas de organização social historicamente condicionadas, não naturais e permeadas por relações de poder; Introdução à Sociologia; Origem da Sociologia; A formação das sociedades de massa; Formação da sociedade industrial; Conhecimento cientifico; revolução industrial; Movimento socialista e anarquista; Sociedade capitalista vista pelos autores clássicos; Material didático: Artigos científicos; resumos preparados e analisados pelo professor; pesquisas em sites; Atividades de reflexão com musicas e vídeos; Material de analise e reflexão de charges e reportagens jornalísticas; Linha do tempo de datas e pensadores; Critérios de avaliação: Prova trimestral 6,0; Todo o conteúdo. Simulado - 2,0; Introdução à Sociologia; Origem da Sociologia; A formação das sociedades de massa; Formação da sociedade industrial; Trabalhos 2,0. Uma analise sobre o documentário A historia das coisas. Relacionar com a formação industrial da sociedade. (Entrega 8/04/15). Recuperação (prova trimestral) 6,0. Todos os conteúdos.

11 Componente curricular: Biologia Professor: Fernando Teixeira Definir as características particulares dos seres vivos, e seus critérios de classificação; Conhecer e discutir as diferentes áreas de atuação da Biologia; Conhecer as etapas do método científico; Conhecer as principais teorias que explicam a origem da vida; Descrever a teoria mais aceita sobre a origem do Universo e da Terra; Estruturar os principais episódios da evolução celular; Classificar os principais constituintes dos seres vivos; Reconhecer a importância das vitaminas; Definir conceitos básicos em ecologia; Distinguir produtores, consumidores e decompositores; Reconhecer que o fluxo de energia é unidirecional e percorre uma cadeia alimentar; Reconhecer que o fluxo de matéria é multidirecional; Descrever os principais ciclos biogeoquímicos; Discriminar as principais relações ecológicas. Introdução à Biologia; Origem da Vida; Bioquímica; Ecologia Material didático: Módulo 1 A complexidade da vida: o B1 O estudo da vida; o B2 A origem da vida; o B3 A química da vida. Módulo 12 Ecologia: o B34 Introdução à Ecologia; o B35 Populações, comunidades e biomas; o B36 Humanidade e meio ambiente. Critérios de avaliação: Prova trimestral 6,0 (conteúdos: níveis de organização, classificação de seres vivos, teorias de origem da vida, compostos inorgânicos, compostos orgânicos, vitaminas, ácidos nucléicos) Simulado 2,0 (conteúdo: conceitos ecológicos, cadeia e teia alimentar; pirâmides ecológicas, interações ecológicas) Trabalhos 2,0

12 o Trabalho sobre vitaminas (1,0) o Trabalho sobre biomas (1,0) Recuperação (prova trimestral) 6,0 (prova cumulativa)

13 Componente curricular: Língua Portuguesa Professor: Ademar Leão Objetivo: O Ensino da Língua Portuguesa pressupõe a compreensão da linguagem como fenômeno social historicamente construído através do qual se efetuam práticas comunicativas verbais e não verbais que se constroem e enunciam em diferentes espaços e tempos, sujeitas, portanto, à coexistência de diferentes registros. O trabalho desenvolvido em sala de aula visa ao estabelecimento de relações que possibilitem ao aluno o reconhecimento da linguagem em suas variantes formal e informal, bem como sua adequação às mais variadas situações comunicativas. Objetivos Gerais da Disciplina de Língua Portuguesa: Conduzir e instrumentalizar o aluno a fim de torná-lo um leitor e produtor eficaz de textos; Reconhecer e utilizar, adequadamente, o padrão culto da Língua Portuguesa de forma que seja capaz de ler, entender, questionar e argumentar os diferentes níveis de linguagem verbal; Interagir verbalmente de forma apropriada; Usar a escrita com correção linguística e domínio das técnicas de composição de vários tipos de textos; Construir e distinguir conceitos gramaticais. Objetivos Específicos da Disciplina de Língua Portuguesa: Valorizar a escrita como instrumento de comunicação e autorrealização; Analisar e discutir de forma crítica, reflexiva e criativa os mais variados temas, usando as técnicas de produção textual; Compreender mensagens distinguindo: ideias centrais, secundárias e o objetivo do emissor; Desenvolver a habilidade de falar em público; Expressar-se criativamente a partir de um tema dado; Identificar e compreender os vários gêneros textuais; Formar leitores apreciadores da arte, explorando o texto literário com seus elementos constitutivos e sua relação com o contexto de criação. Conteúdo Programático: Linguagem verbal e linguagem não verbal Linguagem conotativa e denotativa Variação linguística (norma padrão, variedades regionais e sociais) Fonética e Fonologia (Fonema e Letra) Ortografia Recursos sonoros

14 Figuras de linguagem Funções da Linguagem Estrutura das palavras Formação das palavras Acentuação Avaliação: A avaliação está intimamente relacionada aos objetivos específicos de cada atividade desenvolvida pelo trabalho de sala de aula e pelo trabalho que o aluno faz em casa. Será, portanto, um instrumento de interação entre o professor e o aluno no processo de ensino-aprendizagem. Através de constante observação o professor poderá direcionar estratégias de ensino, buscando a efetiva aprendizagem do aluno. A diversidade de atividades propostas pelo professor facilitará a verificação efetiva do processo ensinar-aprender. Os alunos serão avaliados através dos seguintes instrumentos: Prova: 6,0- Conteúdos orientados Pelo Professor Seminário de Leitura: leitura da obra A Revolução dos Bichos, de George Orwell 2,0 Simulado: 2,0- Conteúdos vistos e orientados até a data da avaliação Recuperação: 6,0- Cumulativa Material Didático: Sistema de Ensino FTD Módulo 1: Linguagem e comunicação P1: Linguagem no processo de comunicação P2: Diferentes registros formam a comunicação P3: Comunicação carregada de sentidos Módulo 3: Formação e articulação das palavras P7: Palavra em formação I P8: Palavra em formação II P9: Efeitos especiais de articulação

15 Componente curricular: Literatura Professor: Ademar Leão Objetivo: O trabalho com a literatura priorizará a leitura e a análise crítica e reflexiva do texto literário. Essa leitura visa à compreensão de aspectos estéticos e ideológicos que orientam a produção de cada autor dentro das particularidades que marcam sua época, definindo, assim, um estilo coletivo ou individual. É importante que os alunos percebam a leitura também como instrumento de prazer, como ferramenta lúdica que lhes permita explorar outros mundos, reais ou imaginários, que o aproxime de outras culturas, hábitos e identidades. Durante todo o estudo de literatura busca-se estabelecer relações entre a história da literatura e a cultura de que fazemos parte, nos campos artísticos, culturais e sociais. Para tanto será fundamental comparar os textos literários às produções artísticas contemporâneas como, por exemplo: músicas, cinema, moda, televisão e demais movimentos culturais. Por meio dessa prática pedagógica, o aluno não apenas desenvolve habilidades específicas de leitura de linguagens, mas também outras habilidades, como: comparar, transferir, sintetizar, inferir, levantar hipóteses, ao mesmo tempo amplia e solidifica seu repertório cultural. As estratégias práticas contemplarão desde seminários, debates, saraus, projetos, até a leitura de livros paradidáticos, livros técnicos, revistas, jornais, charge, propaganda, ensaios, resenhas, discursos, entre outros. Objetivos Gerais da Disciplina de Literatura: Conduzir e instrumentalizar o aluno a fim de torná-lo um leitor e eficaz de textos literários e não -literários; Reconhecer e utilizar, adequadamente, o padrão culto da Língua Portuguesa de forma que seja capaz de ler, entender, questionar e argumentar os diferentes níveis de linguagem verbal; Interagir verbalmente de forma apropriada; Usar a escrita com correção linguística e domínio das técnicas de composição de vários tipos de textos; Identificar elementos metafóricos, a linguagem não-literal e os sentidos subjacentes à estrutura do texto. Objetivos Específicos da Disciplina de Literatura: Valorizar a escrita literária como manifestação de uma realidade; Analisar e discutir de forma crítica, reflexiva e criativa os mais variados temas; Compreender mensagens distinguindo: ideias centrais, secundárias e o objetivo do emissor; Desenvolver o prazer estético da leitura; Identificar e compreender os vários gêneros textuais;

16 Formar leitores apreciadores da arte, explorando o texto literário com seus elementos constitutivos e sua relação com o contexto de criação. Conteúdo Programático: Conceito de Literatura Textos: literário e não literário Conotação e denotação Figuras de linguagem Análise e interpretação do poema Gêneros Literários: lírico, narrativo, dramático (épico) Períodos Literários: Literatura portuguesa: Trovadorismo, Humanismo, Renascimento; Avaliação: Os alunos serão avaliados através dos seguintes instrumentos: Prova: 6,0- Conteúdos orientados pelo professor Leituras orientadas de textos literários: 1,0 (dramatização do poema Caso do Vestido, de Carlos Drummond de Andrade) Simulado 2,0 Trabalho: Leitura da obra A Revolução dos Bichos, de Georg Orwell 1,0 Recuperação Trimestral: 6,0- Cumulativa Material Didático: FTD Sistema de Ensino: Módulo I: A linguagem a serviço de Todas as Áreas P1: Linguagem e Interação P2: Linguagem Literária P3: Funções e Gêneros da Literatura Módulo II: Origens da Literatura Portuguesa P4: Poesia e Música na Idade Média P5: O Humanismo e o teatro vicentino P6: Camões e o Classicismo em Portugal

17 Componente curricular: Ensino Religioso Professor: Rafael Dutra da Rosa Compreender os elementos que constituem a identidade religiosa das diversas culturas. Investigar e interpretar a história das Tradições Religiosas. Compreender o desenvolvimento das tradições religiosas na sociedade. Identificar os aspectos religiosos em diferentes contextos. Conviver com as múltiplas expressões de espiritualidade. Estabelecer diálogo inter-religioso considerando aspectos de alteridade e interculturalidade. Perceber a dimensão religiosa nas próprias opções de vida. Ressignificar o fato religioso nas culturas. Entender a diferença entre discurso religioso e outros discursos. Compreender a linguagem religiosa nos diferentes ambientes culturais. Identificar as diferentes linguagens da experiência religiosa. Compreender a origem e o papel histórico das instituições religiosas e das práticas dos diferentes grupos. Traduzir dos conhecimentos religiosos em condutas a atitudes da indagação, por meio de análise, problematização e protagonismo em contextos pessoais e coletivos. Questões religiosas na legislação educacional brasileira (história do ensino religioso). Panorama das tradições religiosas. Papel religioso, social e político dos movimentos juvenis. Experiências de fé que dão sentido à vida. Campanha da Fraternidade 2015: Igreja e Sociedade. Material didático: Material didático produzido pelo professor. Critérios de avaliação: Prova trimestral 6,0 pontos (questões religiosas na legislação educacional, panorama das tradições religiosas e Campanha da Fraternidade 2015) Trabalho 4,0 o 1,5 (campanha da fraternidade relacionar o papel da Igreja e da Sociedade). o 0,5 (projeto interdisciplinar Energia e Alimentos saída de campo e coleta de dados). o 2,0 Simulado (Ciências Humanas). Recuperação 6,0 (recuperação cumulativa à prova trimestral).

18 Componente curricular: Educação Física Professor: Júlio Gaidzinski Objetivo: Participar de atividades corporais, reconhecendo e respeitando algumas de suas características físicas e de desempenho motor, bem como as de seus colegas, sem discriminar por características pessoais, físicas, sexuais ou sociais. Aperfeiçoar a coordenação motora ampla nas modalidades esportivas trabalhadas. Incentivar a prática da atividade física e alimentação saudável. Valências físicas, qualidade de vida e jogos desportivos: basquetebol, voleibol, handebol e futsal. Alimentação saudável. Material didático: Bolas de basquete, futsal, vôlei e handebol. Cones, cordas e arcos. Texto sobre alimentação. Critérios de avaliação: Prova trimestral - 6,0- Conteúdo sobre alimentação saudável. Participação - 2,0 Nota relativa a participação do aluno durante as aulas de Educação Física, disciplina e uniforme adequado para a prática de atividade física durante as aulas. Simulado 2,0 Recuperação (prova trimestral) 6,0 - conteúdo sobre alimentação saudável.

19 Componente Curricular: História Professor: Alexandre Objetivo: No 1º ano do ensino médio o Componente Curricular de História possibilitará ao estudante o conhecimento dos processos históricos como meio de compreensão da realidade no qual ele está inserido. A História enquanto ciência deverá ser entendida, não apenas como um mero estudo do passado, mas como uma ferramenta que possibilite a formação de uma consciência crítica. Nessa etapa, os estudos históricos estarão voltados para o grande processo evolutivo dos seres humanos na pré-história e a formação das civilizações antigas. Conteúdos História: o que é; fontes históricas; o tempo histórico. Pré-História Sociedades da Antiguidade Oriental Módulos H1; H2 Avaliações Trabalhos: 1- Alimentos e Energia (0,5) 2- Clube do Filme (1,0) 3- Exercícios (0,5) H2 4- Simulado (2,0) H1, H2 Provas: 1- Prova (6,0) H1, H2 2- Recuperação Trimestral (6,0)

20 Componente Curricular: Língua Inglesa Professora: Daniela Tonson Utilizar a língua inglesa em contextos diferenciados, possibilitando a apropriação significativa da mesma. Revisar e aprofundar o uso dos tempos verbais que falam das rotinas e/ou atividades permanentes, das atividades atuais e/ou temporárias; falar sobre atividades que aconteceram no passado. Aspectos Gramaticais: Revisão dos tempos verbais simples e contínuos; imperativo; pronomes; advérbios de frequência; Artigos; prefixos e sufixos na formação de palavras. Material Didático: Livro Didático: Sistema de Ensino FTD Módulos M1/ M2 Warm ups; aulas expositivo-dialogadas; discussões de situações do cotidiano; trabalhos de pesquisa individuais e/ou em grupos, utilização novas tecnologias; exercícios de fixação/tema; leituras que contemplem as estruturas gramaticais estudadas; produções textuais; Avaliação Simulado (2,0) - Conteúdos trabalhos até a data da avaliação Projetos/Trabalhos (2,0) - Warm ups Prova (6,0) - Conteúdos orientados pelo professor Recuperação (6,0) cumulativa

21 Componente curricular: Artes Professor: Tiele Bertol Identificar parâmetros da arte em diferentes culturas; Conhecer e discutir as diferentes linguagens artísticas; Conhecer e discutir as diferentes expressões artísticas; Conhecer os principais fundamentos da arte; Identificar os diferentes objetivos da prática artística; Compreender pensamentos filosóficos que estruturam os parâmetros da Arte Ocidental; Compreender os novos parâmetros da Arte Contemporânea; Identificar e explorar o uso do texto na arte através de linguagem cênica, do discurso que permeia a obra ou da narrativa visual; Utilizar linguagens híbridas; Compreender o uso da Luz como possível modeladora da imagem e da representação. Dominar técnicas de efeito de dramatização com o uso da luz e sombra; Conhecer diferentes representações cênicas na História da Arte (pintura, teatro e cinema). Fundamentos da Arte; Introdução a Filosofia da Arte; Introdução a Arte Contemporânea; Arte e o texto: discurso, narrativa visual e linguagem cênica; História da Arte: registro e representação cênica. (Pintura e Fotografia) Luz e sombra (chiaroscuro renascentista, efeitos visuais) Critérios de avaliação: Prova trimestral 6,0 (conteúdos: fundamentos da arte e conceitos da Filosofia da Arte, o texto na Arte, registro e representação cênica na História da Arte) Simulado 2,0 (conteúdo: Fundamentos da Arte e Filosofia da Arte) Trabalhos 2,0 o Trabalho 1: análise de texto (0,5) o Trabalho 2: representação cênica (0,5) o Trabalho 3: narrativa visual (0,5) o Trabalho 4: composição de verbete visual (0,5) Recuperação (prova trimestral) 6,0 (prova cumulativa)

1º ano - Ensino Médio

1º ano - Ensino Médio PLANOS DE ESTUDOS 2º TRIMESTRE 1º ano - Ensino Médio Componente curricular: Língua Espanhola Professora: Angela Bono Formación del plural Vocabulario de familia Los días y meses Acentuación Vocabulario

Leia mais

7º ano - Ensino Fundamental

7º ano - Ensino Fundamental EMENTAS 1º TRIMESTRE 7º ano - Ensino Fundamental Componente curricular: Ciências da Natureza Professor: Sinue Quadrado Objetivos: Compreender a origem e formação do Universo suas principais Teorias, investigar

Leia mais

Curso Técnico Integrado em Comunicação Visual CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE MATRIZ CURRICULAR. Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 400h

Curso Técnico Integrado em Comunicação Visual CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE MATRIZ CURRICULAR. Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 400h Curso Técnico Integrado em Comunicação Visual CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE MATRIZ CURRICULAR Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 400h Introdução à Comunicação Visual 40 horas Não tem Desenho I 40 horas Não

Leia mais

2º ano - Ensino Médio

2º ano - Ensino Médio PLANOS DE ESTUDOS 2º TRIMESTRE 2º ano - Ensino Médio Componente curricular: Língua Espanhola Professora: Angela Bono Cuerpo humano Pronombres de complemento (doler) Deportes Pretérito Imperfecto Pretérito

Leia mais

Competências e habilidades EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua

Competências e habilidades EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Competências e habilidades EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística

Leia mais

COLÉGIO SANTA MARCELINA INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 5º ANO - 2016

COLÉGIO SANTA MARCELINA INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 5º ANO - 2016 COLÉGIO SANTA MARCELINA INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 5º ANO - 2016 LÍNGUA PORTUGUESA Reconhecer o gênero de um texto a partir de seu contexto; Analisar textos de diferentes gêneros;

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS OFERECIDAS NO CURSO DE PEDAGOGIA Catálogo 2012

EMENTAS DAS DISCIPLINAS OFERECIDAS NO CURSO DE PEDAGOGIA Catálogo 2012 EP107 Introdução à Pedagogia Organização do Trabalho Pedagógico Ementa: O objetivo das ciências da educação. O problema da unidade, especificidade e autonomia das ciências da educação. A educação como

Leia mais

PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências

PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências 6 ANO / ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS (LÍNGUA PORTUGUESA, REDAÇÃO, ARTES E LÍNGUA

Leia mais

EMENTÁRIO: COMPONENTES DA BASE NACIONAL COMUM (BNC)

EMENTÁRIO: COMPONENTES DA BASE NACIONAL COMUM (BNC) SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - SUPROF DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DIRDEP EMENTÁRIO: COMPONENTES DA BASE NACIONAL COMUM (BNC)

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio ETEC: PROFª NAIR LUCCAS RIBEIRO Código: 156 Município: TEODORO SAMPAIO Área de conhecimento: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.

Leia mais

PLANO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ESPANHOL 2 Área: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Disciplina: Língua Espanhola carga horária: 60 horas

PLANO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ESPANHOL 2 Área: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Disciplina: Língua Espanhola carga horária: 60 horas MINISTERIO DA DEFESA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXERCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL PLANO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ESPANHOL 2 Área: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS -1º TRIMESTRE- -1º ANO/2012-

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS -1º TRIMESTRE- -1º ANO/2012- CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS -1º TRIMESTRE- -1º ANO/2012- BIOLOGIA Interdependência da vida. *Níveis de organização. *Dinâmica das populações. *Relações Ecológicas. O Movimento dos Materiais e da Energia na

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Médio Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Área de conhecimento: Linguagem, Códigos e suas tecnologias Componente Curricular: LPL Série:2ºB,C

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS ANEXO II DA RESOLUÇÃO CEPEC nº 680 EMENTAS DAS DISCIPLINAS DISCIPLINAS DA ÁREA DE PORTUGUÊS: Introdução aos estudos da Linguagem Panorama geral dos fenômenos da linguagem e suas abordagens científicas.

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio Etec Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Área de conhecimento: CIENCIAS DA NATUREZA, MATEMATICA E SUAS TECNOLOGIAS Componente Curricular:

Leia mais

LICENCIATURA DUPLA EM ESPANHOL E PORTUGUES E RESPECTIVAS LITERATURAS

LICENCIATURA DUPLA EM ESPANHOL E PORTUGUES E RESPECTIVAS LITERATURAS LICENCIATURA DUPLA EM ESPANHOL E PORTUGUES E RESPECTIVAS LITERATURAS Curso 1/20D Ingresso a partir de 2007 NÍVEL I Introdução à Pesquisa em Letras Codicred: 1216A-02 Ementa: Compreensão da linguagem como

Leia mais

SALA DAS SESSÕES DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, em Cuiabá, 27 de abril de 2009.

SALA DAS SESSÕES DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, em Cuiabá, 27 de abril de 2009. RESOLUÇÃO CONSEPE N.º 74, DE 27 DE ABRIL DE 2009. Dispõe sobre as alterações curriculares e o Projeto Pedagógico do Curso de Letras, licenciatura, com habilitação em Português e Literaturas, do Instituto

Leia mais

OBJETIVOS 2 o TRIMESTRE 2014 6 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA. Objetivos Essenciais:

OBJETIVOS 2 o TRIMESTRE 2014 6 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA. Objetivos Essenciais: OBJETIVOS 2 o TRIMESTRE 2014 6 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA Interpretar os diversos gêneros textuais (crônica, notícia, debate oral regrado e paródia), identificando os mecanismos estruturais da narrativa;

Leia mais

Ementário do Curso de Pedagogia, habilitações: Educação Infantil e Séries Iniciais 2008.1

Ementário do Curso de Pedagogia, habilitações: Educação Infantil e Séries Iniciais 2008.1 01 BIOLOGIA EDUCACIONAL Fase: 1ª Carga Horária: 60 h/a Prática: 15 h/a Créditos: 4 A Biologia e o educador. Herança e meio, a hereditariedade. Reprodução humana. As funções vegetativas (digestão e alimentos,

Leia mais

Conteúdo para Exames Finais

Conteúdo para Exames Finais Conteúdo para Exames Finais 1º ano Português Elementos da comunicação; Linguagem verbal e não verbal; Linguagem formal e informal; Variações linguísticas; História e origem da Língua Portuguesa; Estrutura

Leia mais

Apresentação. Estrutura Curricular

Apresentação. Estrutura Curricular Apresentação O curso de Licenciatura em Letras na modalidade a distância, com habilitação em Língua Inglesa e suas Literaturas é resultado do desejo de trabalhar na qualificação/capacitação de professores

Leia mais

Orientações Preliminares. Professor Fábio Vinícius

Orientações Preliminares. Professor Fábio Vinícius Orientações Preliminares Professor Fábio Vinícius O ENEM O ENEM foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), sob a supervisão do Ministério da Educação (MEC), em 1998,

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio ETEC Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Área de conhecimento: Ciências Humanas Componente Curricular: Filosofia

Leia mais

PLANO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS 7º ano / Ensino Fundamental Área: Linguagem códigos e suas tecnologias Disciplina: Arte carga horária: 80 horas

PLANO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS 7º ano / Ensino Fundamental Área: Linguagem códigos e suas tecnologias Disciplina: Arte carga horária: 80 horas MINISTERIO DA DEFESA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXERCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATORIA E ASSISTENCIAL PLANO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS 7º ano / Ensino Fundamental Área: Linguagem códigos e

Leia mais

QUADRO DE EQUIVALENTES, CONTIDAS E SUBSTITUTAS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO

QUADRO DE EQUIVALENTES, CONTIDAS E SUBSTITUTAS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO 28380 Antropologia Teológica A 1 34 28380 Antropologia Teológica A 1 34 A partir de conceitos teológicos, estimula o aluno a problematizar e analisar, criticamente, Equivalente Estuda a cultura humana,

Leia mais

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: ROSANDRA SÊDA CARDOSO FURTADO CONTEÚDOS:

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: ROSANDRA SÊDA CARDOSO FURTADO CONTEÚDOS: DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: ROSANDRA SÊDA CARDOSO FURTADO LlITERATURA Texto literário e não literário; Gênero literários; Versificação; Trovadorismo; Humanismo. GRAMÁTICA Elementos da comunicação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio Etec Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS (SP) Área de conhecimento: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Componente Curricular: GEOGRAFIA

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Médio ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS (SP) Área de conhecimento: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Componente Curricular: GEOGRAFIA Série

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio ETEC PROFª NAIR LUCCAS RIBEIRO Código: 156 Município: TEODORO SAMPAIO Área de conhecimento: Ciências da Natureza Componente Curricular: Sociologia

Leia mais

Colégio Pedro II Departamento de Filosofia Programas Curriculares Ano Letivo: 2010 (Ensino Médio Regular, Ensino Médio Integrado, PROEJA)

Colégio Pedro II Departamento de Filosofia Programas Curriculares Ano Letivo: 2010 (Ensino Médio Regular, Ensino Médio Integrado, PROEJA) Colégio Pedro II Departamento de Filosofia Programas Curriculares Ano Letivo: 2010 (Ensino Médio Regular, Ensino Médio Integrado, PROEJA) Considerações sobre o Programa de Filosofia do Ensino Médio Regular

Leia mais

Ementário do Curso de Pedagogia, habilitações: Educação Infantil e Séries Iniciais 2008.1

Ementário do Curso de Pedagogia, habilitações: Educação Infantil e Séries Iniciais 2008.1 01 BIOLOGIA EDUCACIONAL Fase: 1ª Carga Horária: 60 h/a Prática: 15 h/a Créditos: 4 A Biologia e o educador. Herança e meio, a hereditariedade. Reprodução humana. As funções vegetativas (digestão e alimentos,

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec: PROFª NAIR LUCCAS RIBEIRO Código: 156 Município: TEODORO SAMPAIO Área de conhecimento: Área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Leia mais

7º ano - Ensino Fundamental

7º ano - Ensino Fundamental PLANOS DE ESTUDOS 3º TRIMESTRE 7º ano - Ensino Fundamental Componente curricular: Artes Professor: Tiele Bertol Locais, monumentos e artistas que fazem parte do patrimônio histórico de Porto Alegre; Arte

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio Etec Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Área de conhecimento: Ciências Humanas Componente Curricular: Sociologia Série: 2º

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG 1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 3º SEMESTRE 4º SEMESTRE 5º SEMESTRE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG 1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 3º SEMESTRE 4º SEMESTRE 5º SEMESTRE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 Alfenas / MG - CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1000. Fax: (35) 3299-1063 Dinâmica Curricular do Curso

Leia mais

ritmo; atividades. linguagem verbal e não verbal); filmes, etc); acordo com o interlocutor; respeitar opiniões alheias. textos;

ritmo; atividades. linguagem verbal e não verbal); filmes, etc); acordo com o interlocutor; respeitar opiniões alheias. textos; PLANO DE AULA 1º BIMESTRE LÍNGUA PORTUGUESA 6 º ANO CONTEÚDO ESTRUTURANTE: O DISCURSO COMO PRÁTICA SOCIALMENTE Professora: Rosangela Manzoni Siqueira CONTEÚDOS BÁSICOS: RETOMADA DOS GÊNEROS TRABALHADOS

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Plano de Trabalho Docente - 2015

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Plano de Trabalho Docente - 2015 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Plano de Trabalho Docente - 2015 ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Habilitação Profissional: Qualificação:

Leia mais

FILOSOFIA. 1. TURNO: Vespertino HABILITAÇÃO: Licenciatura. PRAZO PARA CONCLUSÃO: Mínimo = 4 anos

FILOSOFIA. 1. TURNO: Vespertino HABILITAÇÃO: Licenciatura. PRAZO PARA CONCLUSÃO: Mínimo = 4 anos FILOSOFIA 1. TURNO: Vespertino HABILITAÇÃO: Licenciatura GRAU ACADÊMICO: Licenciado em Filosofia PRAZO PARA CONCLUSÃO: Mínimo = 4 anos Máximo = 8 anos 2. OBJETIVO/PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO O

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2014 Etec Ensino Médio Etec: PROFESSOR MARIO ANTONIO VERZA Código: 164 Município: PALMITAL Área de conhecimento: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Componente Curricular: GEOGRAFIA

Leia mais

INTEGRAÇÃO E MOVIMENTO- INICIAÇÃO CIENTÍFICA E.E. JOÃO XXIII SALA 15 - Sessão 2

INTEGRAÇÃO E MOVIMENTO- INICIAÇÃO CIENTÍFICA E.E. JOÃO XXIII SALA 15 - Sessão 2 INTEGRAÇÃO E MOVIMENTO- INICIAÇÃO CIENTÍFICA E.E. JOÃO XXIII SALA 15 - Sessão 2 Professor(es) Apresentador(es): Ana Lúcia Teixeira de Araújo Durigan Nelcy Aparecida de Araújo Realização: Apresentação do

Leia mais

Plano de Trabalho Docente - 2015. Ensino Médio. Habilitação Profissional: Técnico em Informática para internet Integrado ao Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente - 2015. Ensino Médio. Habilitação Profissional: Técnico em Informática para internet Integrado ao Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2015 Ensino Médio Código: 0262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Área de Conhecimento: Linguagens / Parte Diversificada Componente Curricular: Língua Estrangeira

Leia mais

HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE 2015 8 os ANOS

HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE 2015 8 os ANOS HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE 2015 8 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA 1. Identificar, interpretar e utilizar as características sociocomunicativas e os recursos de persuasão nos textos de opinião e publicitários.

Leia mais

Apresentação. Estrutura Curricular

Apresentação. Estrutura Curricular Apresentação O curso de Licenciatura em Letras na modalidade a distância, na habilitação Língua Portuguesa e suas Literaturas é resultado do desejo de trabalhar na qualificação/capacitação de professores

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2015 Etec Etec: Paulino Botelho Ensino Médio Código: 091 Município: São Carlos Área de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Componente Curricular: Educação Física

Leia mais

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 2º trimestre - 2014. Professor (a): Airton José Müller Ano /Série: 7º Componente Curricular: Filosofia

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 2º trimestre - 2014. Professor (a): Airton José Müller Ano /Série: 7º Componente Curricular: Filosofia Professor (a): Airton José Müller Ano /Série: 7º Componente Curricular: Filosofia Turma: 17 A : Raciocínio lógico O conhecimento e a Lógica. De onde vem o conhecimento. Conhecimento lógico ou intelectual.

Leia mais

Conteúdos: Leituras: VARAL DE POESIAS FERNANDO PAIXAO, HENRIQUETA LISBOA, JOSE PAULO PAES, MARIO QUINTANA Editora Ática

Conteúdos: Leituras: VARAL DE POESIAS FERNANDO PAIXAO, HENRIQUETA LISBOA, JOSE PAULO PAES, MARIO QUINTANA Editora Ática OBJETIVOS 1 o TRIMESTRE 2013 7 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA Objetivos essenciais: Interpretar os diversos gêneros textuais, identificando os mecanismos estruturais da narrativa; Utilizar-se dos recursos gramaticais

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIACÃO

CRITÉRIOS DE AVALIACÃO CRITÉRIOS DE AVALIACÃO Educação Visual 5º Ano Educação Visual 6º Ano Educação Tecnológica 5º Ano Educação Tecnológica 6º Ano ANO ESCOLAR 2015 / 2016 Ano letivo de 2015 / 2016 INTRODUÇÃO Sendo a avaliação

Leia mais

Fotografia: Arte,Ciência e Tecnologia

Fotografia: Arte,Ciência e Tecnologia Fotografia: Arte,Ciência e Tecnologia E.E. Frontino Guimarães Sala 5 2ª Sessão Professor(es) Apresentador(es): Meire Pereira de França Roseli Fernandes Euquério Lima Realização: Foco Desenvolvimento da

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Médio Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Área de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Componente Curricular: Educação Física

Leia mais

Letras Licenciatura Português-Inglês Ementário

Letras Licenciatura Português-Inglês Ementário Letras Licenciatura Português-Inglês Ementário Componentes Curriculares CH Ementa Avaliação do Processo de Ensino- Aprendizagem Cultura Clássica Didática (40 horas de estágio supervisionado) Educação de

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) DE PEDAGOGIA (LICENCIATURA) 1. COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO A leitura como vínculo leitor/texto, através da subjetividade contextual, de atividades de

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 4

EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 4 EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 4 1º VOLUME ARTES VISUAIS O FAZER ARTÍSTICO Criação de desenhos, pinturas e colagens, com base em seu próprio repertório. Exploração das possibilidades oferecidas por diferentes

Leia mais

REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO MÉDIO. Metas de Realização - Prova Final / Prova de Recuperação. 2º Ano

REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO MÉDIO. Metas de Realização - Prova Final / Prova de Recuperação. 2º Ano Língua Portuguesa - Conhecer as classes gramaticais; - Conceituar sintaxe e as funções sintáticas; - Apresentar as noções de substantivo e adjetivo caracterizando a relação existente entre eles; - Apresentar

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/2014 1.ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS CHA MODALIDADE 00-7157-02 DIDÁTICA 080

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/2014 1.ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS CHA MODALIDADE 00-7157-02 DIDÁTICA 080 Curso: Graduação: Regime: EDUCAÇÃO FÍSICA MATRIZ CURRICULAR LICENCIATURA SERIADO ANUAL NOTURNO Duração: 3 (TRÊS) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 03 (TRÊS) ANOS LETIVOS - MÁXIMO =

Leia mais

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE TURMA: 2º ano - 221 PERÍODO: 24/02 a 24/05 DISCIPLINA/PROFESSOR/A OBJETIVO CONTEÚDOS Biologia Cláucia Brentano Estabelecer o entendimento das relações evolutivas entre cada filo

Leia mais

CESEP Centro de Serviços educacionais do Pará Coordenação do Ensino Médio

CESEP Centro de Serviços educacionais do Pará Coordenação do Ensino Médio CESEP Centro de Serviços educacionais do Pará Coordenação do Ensino Médio PLANO DE CURSO/2015 PROFESSORA: NATÁLIA SILVA OLIVEIRA DISCIPLINA: REÇÃO SÉRIE: 2º ANO Competência 1: Demonstrar domínio da norma

Leia mais

Composição dos PCN 1ª a 4ª

Composição dos PCN 1ª a 4ª Composição dos PCN 1ª a 4ª Compõem os Parâmetros os seguintes módulos: Volume 1 - Introdução - A elaboração dos Parâmetros curriculares Nacionais constituem o primeiro nível de concretização curricular.

Leia mais

Pré-Escola 4 e 5 anos

Pré-Escola 4 e 5 anos PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR Secretaria Municipal da Educação e Cultura SMEC DIÁRIO DE CLASSE Educação Infantil Pré-Escola 4 e 5 anos DIÁRIO DE CLASSE ESCOLA: CRE: ATO DE CRIAÇÃO DIÁRIO OFICIAL / /

Leia mais

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 2º trimestre - 2014. Professor (a): Airton José Müller Ano /Série: 7º Componente Curricular: Filosofia

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 2º trimestre - 2014. Professor (a): Airton José Müller Ano /Série: 7º Componente Curricular: Filosofia Professor (a): Airton José Müller Ano /Série: 7º Componente Curricular: Filosofia Lista dos conteúdos: Raciocínio lógico O conhecimento e a Lógica. De onde vem o conhecimento. Conhecimento lógico ou intelectual.

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Médio Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Área de conhecimento: Ciências humanas e suas tecnologias. Componente Curricular: geografia Série:

Leia mais

Roteiro de estudos Avaliação Interdisciplinar 2º trimestre 3º ano. Analisar imagens

Roteiro de estudos Avaliação Interdisciplinar 2º trimestre 3º ano. Analisar imagens DISCIPLINA Artes Cênicas DESCRITOR Interpretar texto Analisar imagens Identificar os elementos do Teatro de Vaudeville e do Musical Burlesque Relacionar o Teatro de Vaudeville com o Musical Burlesque Identificar

Leia mais

EMENTAS DE DISCIPLINAS - BACHARELADO NÍVEL I

EMENTAS DE DISCIPLINAS - BACHARELADO NÍVEL I EMENTAS DE DISCIPLINAS - BACHARELADO 31157-04 Anatomia Humana NÍVEL I Estudo sobre a estruturação do organismo humano com ênfase nas características morfológicas dos sistemas anatômicos respiratório, cardiovascular,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente - 2014. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente - 2014. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2014 Etec Ensino Médio ETEC. PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Área de conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias Componente Curricular: Geografia

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Médio ETEC Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Área de conhecimento: Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias Componente Curricular: Inglês Série: 2ºC,

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA LOGOTIPO MACMILLAN BRASIL Utilização colorido; preto/branco e negativo Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que

Leia mais

8º ano - Ensino Fundamental

8º ano - Ensino Fundamental PLANOS DE ESTUDOS 3º TRIMESTRE 8º ano - Ensino Fundamental Componente curricular: Artes Professor: Tiele Bertol Imagem e texto; Artistas viajantes (História da Arte e Contemporâneos); Arte gráfica; Criação

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE EDUCAÇÃO

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE EDUCAÇÃO EMENTAS DAS DISCIPLINAS DA DISCIPLINA: EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS: PESQUISA E PRÁTICA CODICRED: 142AU-04 EMENTA: Caracterização, organização e gestão dos espaços não-formais na promoção da aprendizagem

Leia mais

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 1 CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2012.2 BRUSQUE (SC) 2012 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 4 01 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA... 4 02 BIOLOGIA HUMANA... 4 03 NATAÇÃO... 4 04 ESPORTE

Leia mais

Planejamento 3º trimestre: 08/09/2014 a 17/12/2014

Planejamento 3º trimestre: 08/09/2014 a 17/12/2014 Planejamento 3º trimestre: 08/09/2014 a 17/12/2014 Turma 8ª série OBJETIVOS CONTEÚDOS Artes Angela Brock da Fé Ciências Cláucia Brentano Estabelecer relações entre fenômenos naturais e modelos científicos;

Leia mais

Aula-passeio: como fomentar o trabalho docente em Artes Visuais

Aula-passeio: como fomentar o trabalho docente em Artes Visuais Aula-passeio: como fomentar o trabalho docente em Artes Visuais Introdução O objetivo deste trabalho é demonstrar como as artes visuais podem ser trabalhadas com visitas a museus e centros culturais. Apresenta

Leia mais

PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA 2016

PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA 2016 PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA 2016 Prezado (a) candidato (a), Saúde e Paz! Ao fazer a opção pelo Colégio Padre Eustáquio, você está escolhendo uma escola confessional, católica, que se orienta

Leia mais

Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC INTRODUÇÃO AO CÁLCULO. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC INTRODUÇÃO AO CÁLCULO. Parte 1 (solicitante) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS I TRIMESTRE Artes

PLANO DE ESTUDOS I TRIMESTRE Artes Professor responsável Ingobert Ramos Bernicker Série: 6ª série do Ensino Fundamental Componente Curricular: Artes PLANO DE ESTUDOS I TRIMESTRE Artes Temas de estudos do trimestre: 01.Desenho: 1.1 As diferentes

Leia mais

ANEXO I, DA PORTARIA N 111 MATRIZ DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO ENCCEJA/2003 ENSINO MÉDIO

ANEXO I, DA PORTARIA N 111 MATRIZ DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO ENCCEJA/2003 ENSINO MÉDIO ANEXO I, DA PORTARIA N 111 MATRIZ DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO ENCCEJA/2003 ENSINO MÉDIO 1 - Matriz de Competências e Habilidades de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias Ensino Médio EIXOS COGNITIVOS

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR. NÚCLEO TEMÁTICO I CONCEPÇÃO E METODOLOGIA DE ESTUDOS EM EaD CÓD DISCIPLINAS E EMENTAS CARGA HORÁRIA

MATRIZ CURRICULAR. NÚCLEO TEMÁTICO I CONCEPÇÃO E METODOLOGIA DE ESTUDOS EM EaD CÓD DISCIPLINAS E EMENTAS CARGA HORÁRIA MATRIZ CURRICULAR MATRIZ CURRICULAR DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA COM HABILITAÇÃO PARA O MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NÚCLEO TEMÁTICO I CONCEPÇÃO E METODOLOGIA

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/IRATI - EAD (Currículo iniciado em 2010)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/IRATI - EAD (Currículo iniciado em 2010) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/IRATI - EAD (Currículo iniciado em 2010) COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA C/H 68 (D0031/I) Informação e conhecimento no processo educativo. Recursos de

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS AVALIAÇÃO PARCIAL 2º TRIMESTRE: ATUALIZAÇÃO ÁREA: MATEMÁTICA CONTEÚDOS CONCEITUAIS GLOBAIS

ROTEIRO DE ESTUDOS AVALIAÇÃO PARCIAL 2º TRIMESTRE: ATUALIZAÇÃO ÁREA: MATEMÁTICA CONTEÚDOS CONCEITUAIS GLOBAIS ROTEIRO DE ESTUDOS AVALIAÇÃO PARCIAL º TRIMESTRE: ATUALIZAÇÃO ÁREA: MATEMÁTICA MATEMÁTICA (º TRIMESTRE) MATEMÁTICA ( 4/06/015) DESCRITORES AVALIATIVOS DO º TRIMESTRE AVALIAÇÃO PARCIAL Reconhecer raiz quadrada

Leia mais

CURRÍCULO 1º ANO do ENSINO UNDAMENTAL LINGUAGEM

CURRÍCULO 1º ANO do ENSINO UNDAMENTAL LINGUAGEM CURRÍCULO do ENSINO UNDAMENTAL LINGUAGEM ORALIDADE Formar frases com seqüência e sentido. Relacionar palavras que iniciam com vogais. Associar primeira letra/som em palavras iniciadas por vogal. Falar

Leia mais

REGULAMENTO DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES Curso de Letras Tradutor e Intérprete Bacharelado Currículo: LTI 00001

REGULAMENTO DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES Curso de Letras Tradutor e Intérprete Bacharelado Currículo: LTI 00001 REGULAMENTO DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES Fundamentação Legal PARECER CNE/CES 492/2001 APROVADO em 03/04/2001 e HOMOLOGADO, com despacho do Ministro em 4/7/2001 e publicação no Diário Oficial da União

Leia mais

REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO MÉDIO. Metas de Realização - Prova Final / Prova de Recuperação. 3º Ano

REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO MÉDIO. Metas de Realização - Prova Final / Prova de Recuperação. 3º Ano Língua Portuguesa - Definir adequadamente a função sintática que cada termo exerce dentro de uma oração; - Distinguir as orações adjetivas; - Reconhecer o período composto por coordenação; - Diferenciar

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec ETEC de Mairiporã Código: 271 Município: Mairiporã Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: Técnico em Contabilidade

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CURSO VOCACIONAL 3º CICLO AMGE - Auxiliar de Manutenção e Gestão de Espaços CRITÉRIOS DE Ano Lectivo 2014/15 Coordenador do Curso: José Pedro Moutinho Critérios de Avaliação (14-15) VOCACIONAL C AMGE -

Leia mais

PORTARIA Nº 123 DE 28 DE JULHO DE

PORTARIA Nº 123 DE 28 DE JULHO DE PORTARIA Nº 123 DE 28 DE JULHO DE 2006. O Presidente, Substituto, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, no uso de suas atribuições, tendo em vista a Lei nº 10.861,

Leia mais

O aluno que estiver com disciplina pendente no currículo antigo, poderá cursar a sua equivalente, que for oferecida no período, do currículo novo.

O aluno que estiver com disciplina pendente no currículo antigo, poderá cursar a sua equivalente, que for oferecida no período, do currículo novo. Equivalências das disciplinas obrigatórias do currículo antigo do curso de Social (cinema, jornalismo e publicidade) vinculadas ao Departamento de Estudos Culturais e Mídia. O aluno que estiver com disciplina

Leia mais

Design Gráfico e Digital - Curso de Graduação

Design Gráfico e Digital - Curso de Graduação SOBRE O CURSO A graduação em Design Gráfico e Digital tem ênfase na convergência das plataformas da comunicação visual, gráficas e digitais, de forma a ampliar o campo de atuação do aluno. Oferece conteúdos

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA LOGOTIPO MACMILLAN BRASIL Utilização colorido; preto/branco e negativo Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que

Leia mais

CONTEÚDO PREVISTO/2015 6º ANO

CONTEÚDO PREVISTO/2015 6º ANO CONTEÚDO PREVISTO/2015 6º ANO DISCIPLINA 1º BIMESTRE 2º BIMESTRE 3º BIMESTRE 4º BIMESTRE GRAMÁTICA Cap. 1 Uso do dicionário. Alfabeto Cap. 2 Fonema e letra. Encontros vocálicos Cap. 3 Estudo da sílaba

Leia mais

MATRIZ GEEKIE 1º Ano 1ª Aplicação Área Matéria Assunto

MATRIZ GEEKIE 1º Ano 1ª Aplicação Área Matéria Assunto MATRIZ GEEKIE 1º Ano 1ª Aplicação Estrutura celular Impactos ambientais da ação humana Método científico e o estudo da Tratamento de resíduos Estudo do movimento: aceleração Estudo do movimento: velocidade

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio Etec Etec: PROFª NAIR LUCCAS RIBEIRO Código: 156 Município: TEODORO SAMPAIO Área de conhecimento: Área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Componente Curricular:

Leia mais

Coordenação Pedagógica Educação Infantil e 1º Ano Ensino Fundamental I Profª. Hevelyn Tatiane Silva Barcelos Campelo

Coordenação Pedagógica Educação Infantil e 1º Ano Ensino Fundamental I Profª. Hevelyn Tatiane Silva Barcelos Campelo 01 Direção: Profª Renata Teixeira Junqueira Freire Vice Direção Administrativa: Márcio Lóes Alcalá Coordenação Pedagógica Educação Infantil e 1º Ano Ensino Fundamental I Profª. Hevelyn Tatiane Silva Barcelos

Leia mais

Data Avaliação Hora Início / Hora Término 15/9 Gramática / Filosofia-Sociologia 07h00min / 10h10min 16/9 Arte / Espanhol 09h30min / 12h45min

Data Avaliação Hora Início / Hora Término 15/9 Gramática / Filosofia-Sociologia 07h00min / 10h10min 16/9 Arte / Espanhol 09h30min / 12h45min Data Avaliação Hora Início / Hora Término 15/9 Gramática / Filosofia-Sociologia 07h00min / 10h10min 16/9 Arte / Espanhol 09h30min / 12h45min 21/9 21/9 Inglês / Biologia Inglês / Biologia 07h00min / 10h10min

Leia mais

Estudos da Natureza na Educação Infantil

Estudos da Natureza na Educação Infantil Estudos da Natureza na Educação Infantil Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil (RCNEI) parte 2 Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2015

Leia mais

Profa. Ma. Adriana Rosa

Profa. Ma. Adriana Rosa Unidade I ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Profa. Ma. Adriana Rosa Ementa A teoria construtivista: principais contribuições, possibilidades de trabalho pedagógico. Conceito de alfabetização: história e evolução.

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL Nº 02/2014 ANEXO IV - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL Nº 02/2014 ANEXO IV - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL Nº 02/2014 1. PROVA - LÍNGUA PORTUGUESA 1.1. Programa da Prova: ANEXO IV - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1.1.1. Português (Nível Médio): Ortografia. Relações entre fonemas

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA 1º PERÍODO

EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA 1º PERÍODO EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA 1º PERÍODO DISCIPLINA: Anatomia Humana Aplicada à Educação Física B108168 04 1º 80 Introdução ao estudo da Anatomia. Nomenclatura anatômica, estudo descritivo dos sistemas

Leia mais

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA 1 CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2015.1 BRUSQUE (SC) Atualizado em 15 de janeiro de 2015 pela 2014 Assessoria de Desenvolvimento, conforme Parecer 2 SUMÁRIO 1ª FASE...

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Etec. Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã/SP Área de conhecimento: Ciências Humanas e suas tecnologias Componente Curricular:

Leia mais

CONTEÚDOS E DISTRIBUIÇÃO DE PONTOS 1ª

CONTEÚDOS E DISTRIBUIÇÃO DE PONTOS 1ª CONTEÚDOS E DISTRIBUIÇÃO DE PONTOS 1ª Etapa/2013-1ª série EM z 1 Todo trabalho merece seu prêmio Santo Antônio Maria Zaccaria Português O processo comunicativo Tipos de linguagem O signo linguístico Conceito

Leia mais

Compreensão/Expressão oral

Compreensão/Expressão oral ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES PLANIFICAÇÃO ANUAL 3º C.E.B DISCIPLINA: Português ANO: 7º ANO : 2011/2012 SEQUÊNCIA 1 COMPETÊNCIAS/ Compreensão/Expressão oral Dispor-se a escutar. LEITURA

Leia mais