COMPUTADOR E EDUCAÇÃO: PERCEPÇÃO E EXPERIÊNCIAS DE ALUNOS(AS) DE PEDAGOGIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COMPUTADOR E EDUCAÇÃO: PERCEPÇÃO E EXPERIÊNCIAS DE ALUNOS(AS) DE PEDAGOGIA"

Transcrição

1 COMPUTADOR E EDUCAÇÃO: PERCEPÇÃO E EXPERIÊNCIAS DE ALUNOS(AS) DE PEDAGOGIA Autora: Juliana Linhares de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) julinharesoliveira@gmail.com.br Orientadora: Carmen Lúcia Guimarães de Mattos Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) carmenlgdemattos@globo.com RESUMO Este artigo tem como objeto de estudo o computador no campo da educação, busca-se apresentar e discutir sobre as situações do uso dessa ferramenta no cotidiano escolar através das vozes de alunos. É parte da pesquisa monográfica desenvolvida no curso de graduação em Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que foi realizada com base nos relatos de experiências do uso de computador na escola, durante a trajetória da educação básica, por alunos e alunas do curso de Pedagogia. O objetivo é descreve e refletir sobre a visão dos alunos(as) acerca do computador no espaço escolar confrontando e/ou relacionando com a prática vivenciada na escola. As questões que nortearam este estudo foram: como se deu o acesso e uso do computador no ensino básico por alunos(as)? A experiência com o computador na escola tem sido relevantes no desenvolvimento de trabalhos e estudos dessa ferramenta na universidade? Está pesquisa se destaca como relevante por trazer a compreensão de futuros educadores sobre o contexto atual da educação diante dos novos desafios colocado pela sociedade digital. Palavras Chave: Computador, Educação, Pedagogia. INTRODUÇÃO A sociedade tem enfrentado uma avalanche tecnológica, pois em períodos curtos de tempo são desenvolvidas novas tecnologias que substituem as antigas e modificam as condições de trabalho, de ensino-aprendizagem e relações sociais. Segundo Pierre Lévy (1999) as tecnologias não determinam a sociedade, mas possibilitam diferentes formas de usos que geram novas organizações e forma de vida, que vão acontecer de acordo com o interesse daqueles que possuem o recurso tecnológico e dominam a técnica. A partir dessas mudanças a escola passa a ter como desafio acompanhar as transformações sociais. Para Junqueira (2012, p.291), Essas mudanças foram tão contundentes que gestores e educadores

2 viram no potencial das TIC 1 um instrumento poderoso para reformar, alterar, melhorar a educação escolar.. As instituições privadas, assim como o governo, vêm investindo em novas tecnologias e programas educacionais, no entanto, é importante questionar como têm sido utilizadas. Deste modo é imprescindível que se desenvolvam pesquisas que objetivem investigar o uso das tecnologias digitais no âmbito escolar. O estudo de Gomes (2002) informa as diferentes formas da entrada do computador na escola, essa variação acontece de acordo com as propostas e interesses que são distintos entre o setor público e privado. Na escola pública o computador chega por intermédio das políticas públicas criadas pelo Ministério da Educação, já nas escolas particulares os computadores são empregados como marketing, como meio de promover a escola ou por cobrança dos pais. Compreende-se que o crescimento das políticas de inclusão digital nas escolas vêm acontecendo por considerar o computador como uma nova alternativa de ensinoaprendizagem e democratizar o acesso, principalmente para os sujeitos da classe menos favorecida, que se encontram excluídos desse universo digital. Mattos (2003) diz que quem não está inserido na nova ordem digital corre o risco de ficar à margem, excluído não só do mercado de trabalho, mas também de participar de um mundo novo, virtual. Dessa forma, o presente trabalho tem como objeto de estudo o computador no campo da educação, busca-se apresentar e discutir sobre as situações de uso dessa ferramenta no cotidiano escolar através das vozes de alunos. Os dados a serem apresentados fazem parte da pesquisa monográfica desenvolvida no curso de graduação em Pedagogia da UERJ, que foi realizado com base nos relatos de experiências do uso do computador na escola, durante a trajetória da educação básica, por alunos e alunas do curso de Pedagogia. As situações apresentado pelos alunos(as) fazem parte do espaço educacional público e privado. A primeira discussão do artigo é a respeito da metodologia que possibilitou o desenvolvimento da pesquisa, apresentando os sujeitos, o lócus, os instrumentos para a coleta de dados e o processo de análise. No segundo momento destacasse os resultados alcançados, explicitando as categorias que foram encontradas através das falas dos alunos. E por fim, as considerações finais. 1 Tecnologias de informação e comunicação.

3 Está pesquisa se destaca como relevante por trazer a compreensão de futuros educadores sobre o contexto atual da educação diante dos novos desafios colocados pela sociedade digital. METODOLOGIA O objeto do presente estudo é o computador na educação, a partir deste pretendeu-se investigar o uso do computador na escola, por alunos, através das vozes de alunos(as) do curso de Pedagogia. O objetivo é descrever e refletir a visão dos alunos(as) acerca do computador no espaço escolar confrontando e/ou relacionando com a prática vivenciada na escola, respondendo as seguintes questões: Como se deu o acesso e uso de computadores na educação básica pelo sujeitos da pesquisa? Como o uso do computador na escola básica tem contribuído para a construção de trabalhos e estudos do curso universitário através dessa ferramenta? Os sujeitos da pesquisa foram estudantes de graduação do curso de Pedagogia de uma universidade pública localizada no estado do Rio de Janeiro. Os alunos e alunas foram convidados a participarem da pesquisa como voluntários. Buscou-se inicialmente ter conhecimento sobre o perfil dos sujeitos da pesquisa, como forma de conhecer aquele que fala, compreendendo a realidade do público que possibilitou o desenvolvimento deste trabalho. Participaram desta pesquisa 42 alunos(as), sendo três homens e 39 mulheres, este dado mostra a realidade do perfil de estudantes do curso de Pedagogia, onde as mulheres são a maioria. Além disso observou-se que grande parte dos alunos(as) eram jovens recém-saídos do Ensino Médio, portanto fazem parte do que Albuquerque et al. (2012) vai chamar de geração Y 2. Em relação à instituição de ensino que foi cursada as séries da Educação Básica, constatou-se que a maioria são oriundos de escolas da rede privada de ensino. Acredita-se que é importante levar em consideração as percepções de alunos(as) na construção do conhecimento e análise do sistema educacional. Por isso, procurou-se conhecer a trajetória escolar dos participantes, suas expectativas e opiniões a respeito do uso do computador. Para a coleta de dados se utilizou de um questionário semiestruturado que foi aplicado em duas turmas do curso de Pedagogia, que apresentava perguntas abertas e fechadas, com o 2 Para Albuquerque et al. (2012, p.4) a geração Y é a geração do computador, das facilidades, da globalização e tudo mais.

4 propósito de saber sobre: a maneira como os alunos fazem uso do computador no seu dia a dia; se teve contato com o computador na Educação Básica; qual era a proposta pedagógica da escola ao fazer uso do computador; os problemas enfrentados para o uso dessa ferramenta no âmbito educacional; como se percebem diante das redes digitais e do computador; a percepção destes segundo o uso do computador na educação; se o acesso ao computador na escola contribuiu para a realização dos trabalhos e estudos na universidade. Sentiu-se a necessidade de um aprofundamento em algumas respostas que não foram empregadas com clareza, então buscou-se promover um diálogo com o respondente, através de uma rede social digital 3, que funcionou como canal de comunicação entre pesquisadora e os alunos e alunas. As respostas obtidas foram categorizadas e analisadas através do método indutivo, ou seja, do particular para o geral, das inferências dos estudantes para o entendimento mais geral do grupo sobre o tema explorado. As temáticas presentes nas categorias são: falta de manutenção; computador insuficiente; controle; prática de ensino; fragilidade do processo e uso do computador; resistência do uso pela escola. A revisão de literatura de textos como: Mattos (2003, 2013), Levy (1999), Valente (1999), Castro (2006), Prensky (2001), dentre outros, possibilitou importantes insights à pesquisa. Essa organização viabilizou a articulação da fala dos alunos/as com as discussões dos autores estudados de forma a consubstanciar os resultados. O COMPUTADOR NA TRAJETÓRIA ESCOLAR DE ALUNOS(AS) A partir do questionamento que buscou saber se os alunos(as) tiveram contato com o computador na escola, 81% mencionaram que sim, este número ratificou o pressuposto inicial que deu origem ao presente trabalho, além de fortalecer a tese de Almeida (2002), que relata a ampliação do acesso ao computador nas escolas. As informações colocadas pelos estudantes mostram uma devida expressão da presença da tecnologia computacional tanto na instituição particular de ensino, quanto na rede pública. Os demais, 19%, apesar de não terem tido o contato com esse recurso tecnológico na escola, trouxeram contribuições significativas no que tange sobre qual a relevância desta no ambiente educacional. 3 A partir da análise do questionário percebeu-se que as redes sociais digitais são umas das formas de maior uso do computador pelos estudantes da pesquisa.

5 Práticas de ensino com o computador Ao refletir sobre a forma como os computadores foram usados no âmbito escolar os alunos mencionaram que está ferramenta é empregada mais para aprendizagem de técnicas, programas e conhecimento sobre o funcionamento da máquina, do que articulados aos conteúdos das disciplinas como uma alternativa de ensino. Esse dado revela que a maneira como o computador tem sido usado não atende aos princípios e normas de aplicação defendidas pelos documentos educacionais como, por exemplo, DCNEM, 1998; DCNEB, 2010; PCN 5ª a 8ª; porque indicam que a ferramenta computacional deve ultrapassar a limitação do ensino de técnicas e inserir-se no contexto de ensino-aprendizagem. Isso deve acontecer porque para desenvolver um ensino articulado ao uso de computador várias mudanças e desafios teriam que ser encarados, não só pelas políticas públicas, mas pela própria escola, seus alunos e professores. De acordo com Evangelista (2008), essa realidade indica que são poucas as escolas que utilizam o computador com fins educativos, isto é, para desenvolver experiências, como a formulação de projetos e principalmente tarefas que atrelem sua utilização ao desenvolvimento e melhoria do currículo. Fragilidade no processo e uso do computador A fragilidade no uso do computador é um ponto que aparece no estudo, onde 36% dos alunos/as relataram que a experiência obtida na escola com essa ferramenta não contribuiu para atender as necessidades exigidas pelo curso universitário e 9% indicaram que a contribuição foi pouca, o que demonstra a fragilidade do ensino até mesmo da informática. Para enfrentar essa defasagem os alunos/as buscam por conta própria explorar e conhecer os programas computacionais, seja em casa, com a ajuda de amigos, entre familiares ou em cursos de computação. Eduardo 4 : O que eu sei de computador aprendi em casa sozinho e as dúvidas tiravam com o meu pai e irmão. Íris: Na realidade muito pouco ou nada, pois a hora da aula de computação era muito superficial e pouco lembro do que foi passado, lembro de explicações voltadas para o Print. A minha base de computação se deve a curso específico e 4 Por razões éticas os nomes citados são fictícios.

6 minha prática quase que diária depois que ganhei meu primeiro computador, quando já estava no fundamental. Laura: Na verdade não me ajudou em nada, o que me auxiliou para ter, pelo menos, conhecimentos básicos de computador foi meu pai ter me colocado em um curso de informática e minha mãe ter comprado um computador em casa. Esse dado indica que a escola tem que repensar sobre a forma como o computador está sendo utilizado, questionando a didática e o currículo, pois como mostra Marinho (2006) a escola e o currículo não tem conseguido acompanhar as mudanças sociais para atender os novos educandos que compõem esse espaço, apresentando uma práxis pedagógica e um cenário educacional que atenda a contemporaneidade. Rocha (2008) coloca que se deve reformular o currículo, construir novas metodologias e repensar o significado de aprendizagem. O controle exercido através do computador O computador se apresenta também como mecanismo de controle, para manter a ordem na sala de aula. De acordo com o aluno o computador na escola era usado apenas quando os alunos se comportavam, como forma de recompensar o bom comportamento. Laura: [...] só usava quando os alunos se comportavam bem. A fala de Laura indica o computador como um objeto para recompensar ou punir, através da negação do acesso, o comportamento do educando. Uma maneira de levar os alunos a obedecerem às regras. Castro (2006), em sua dissertação, diz que se o aluno ao saber que o seu comportamento é avaliado pelo docente e que isto implicará no resultado final, tende a permanecer de forma que o professor o avalie positivamente. A resistência do uso pela escola O computador para alguns alunos fizeram parte do contexto escolar, no entanto não foram utilizados. A Ângela compreende que o computador no espaço educacional funcionava como um cumprimento de protocolo, pois não era usado pelos professores e nem pelos alunos. O que mostra a precária do processo de inclusão.

7 Fátima: Apenas para enfeitar o ambiente. Ângela: Que a escola não fazia questão de ensinar tal matéria, os computadores só estavam lá para cumprir um protocolo. Laura: [...] pois para mim a escola só tinha o computador como fachada. Isso faz pensar que os computadores existem no espaço educacional para dizer que a escola vem se modernizando, estando a par das mudanças sociais ocasionadas pelas tecnologias de informação e comunicação. Gomes (2002) afirma que a inserção do computador no ambiente escolar não é capaz de garantir situações inovadoras de aprendizagem. As ferramenta devem ser articuladas as proposta de ensino, oportunizando uma nova dinâmica no modo de ensinar e aprender, mas para isso é preciso inicialmente reconhecer que o computador pode contribuir para a elaboração de uma nova prática pedagógica se articulado a idéias inovadoras. Porém, as falas dos alunos(as) expõem que isso não acontece, a escola ainda demonstra resistência no uso do computador e com isso o negligencia. Mônica: Porque a escola veria o uso do computador desnecessário para o ensino e aprendizagem dos alunos. Fátima: Acredito que a escola não via que por meio do uso do computador, seria possível ensinar. Rebeca: Talvez a escola não desse tanta importância ao uso do computador. Marisa: A meu ver, poderia ser por vários motivos. Um deles pode ser pelo descaso da escola ou pela falta de profissionais. O impasse citado deve acontecer pelas diferentes experiências que os sujeitos que constituem a escola possuem acerca do computador, Prensky (2001) apresenta dois públicos: os nativos digitais, aqueles que dominam a linguagem digital dos computadores, vídeos games e internet; e os imigrantes digitais, que são aqueles que não tiveram contato desde cedo com as tecnologias citadas anteriormente e buscam inserir-se na nova ordem tecnológica. Número de computadores insuficientes e falta de manutenção Repensar a quantidade de computadores instalados na escola e o número de discentes que esta atende foi sinalizado como algo indispensável, pois o número insuficiente deste recurso pode ser uma barreira para o uso e a falta de manutenção pode ser uma agravante. Observem os seguintes relatos:

8 Laís: Talvez por não haver recursos para a manutenção dos computadores [...]. Priscila: Talvez porque não haveria recursos para manter ou profissionais para articular. Eduardo: Imagina uma sala com 10 computadores para 30 alunos, sendo que somente 2 funcionavam. Como fazer? Tinha disciplina de informática, o que mais se usava era o quadro e caderno. Elizabeth: Estudei em escolas que não tinham computadores suficientes para os alunos [...]. Partindo do questionamento feito pelo aluno Eduardo, diante da realidade citada pelo mesmo e por outros alunos, Como fazer?. É inviável colocar em prática uma proposta de trabalho sem infraestrutura, o que prejudica a principal proposta de inserção do computador na escola que é propiciar o acesso a esse instrumento. Outros estudos, como de Peres et al. (2001), mostra que essa realidade se faz presente também no campo universitário, o que faz pensar que é uma problemática que está para além da escola. Problema organizacional A escola, por conta da gestão, impossibilitava o acesso. As falas levantam o dever em refletir sobre esses problemas e estruturar propostas de mudanças. Adélia: Isso não era legal, pois às vezes precisávamos fazer trabalho e não era permitido acessar os computadores, apenas com hora marcada (o que era impossível fazer). Marina: A escola de ensino médio possuía um laboratório, entretanto nos quatro anos de formação apenas uma professora levou a turma uma única vez. A logística de organização não era eficiente os horários não contemplavam, os professores pediam trabalhos que precisavam de recursos da informática, mas não nos ofereciam o material que a escola possuía. Rafael: Bem, na maioria das vezes, a sala dos computadores ficava trancada, impossibilitando dessa forma o ingresso dos professores e alunos, Isso acontecia porque a responsável pela chave só estava na escola em alguns dias da semana. Por incrível que possa parecer, sempre que precisamos usar os computadores a dona da chave não estava. Esse dado vai ao encontro a pesquisa de Evangelista (2008), que se deparou com a situação do laboratório de informática estar sempre fechado, e isso ocorreria por vários motivos. Uma aluna informou o que poderia provocar essa ação: Joice: Porque tinha um certo medo dos alunos estragarem o computador. Esse ato impossibilita a democratização do acesso, dessa forma o objetivo em superar a exclusão digital fica estagnado. Apesar dos problemas e dificuldades para se ter acesso e usar

9 o computador no âmbito escolar é importante apontar a necessidade dos alunos(as) do curso de Pedagogia, futuros educadores, em se apropriarem dessa ferramenta no seu percurso de formação universitária e pensar sobre o uso desse recurso no contexto de ensinoaprendizagem, estabelecendo uma relação da teoria com a prática. Para Mattos: Os alunos e alunas dos cursos de Pedagogia podem e devem fazer uso da tecnologia como um aparato cultural a ser inserido no contexto do ensino/ aprendizagem para aumentar as chances daqueles que somente através da escola têm acesso a esses bens culturais. Ao mesmo tempo precisam, reflexivamente, se permitirem experimentar novos caminhos, inventar novos processos que oportunizem alunos e alunas menos privilegiados, academicamente, a tomarem maior proveito das tecnologias para melhorarem sua aprendizagem. (MATTOS, 2013, p.223) As palavras de Mattos (2013) relacionada aos resultados da pesquisa faz pensar na necessidade dos futuros educadores se apropriarem dos recursos tecnológicos e traçar novas alternativas de ensino como forma de superar as dificuldade que estão presentes no cotidiano escolar e a sua própria limitação, evitando e reproduzir as situações que impossibilitam uma prática significativa. Finalizo a colocação dos resultados obtidos com a fala do aluno Rafael, que expressa o seu ponto de vista mencionado o que realmente deve ser pensado para a utilização do computador na escola: Rafael: A questão a se pensar de fato, não é a inserção de computadores, mas o uso que se faz deles. O docente pode utilizar os computadores de diversas maneiras. Para uma educação bancaria, onde se deposita conhecimento e avalia o rendimento, bem como para formar pessoas críticas e reflexivas, conscientes socialmente e incluídas, nessa Era Digital de maneira plena, não apenas como usuária do computador, porque não realizará mudança alguma na educação. O agente da mudança é o ser humano. A este respeito cabe ao professor mudar suas concepções educacionais e utilizar o computador como uma ferramenta transformadora, não mantedora. Rafael é capaz de perceber aquilo que indivíduos inseridos no espaço escolar como, gestores, professores não percebem. A não utilização dos recursos tecnológicos que são investidos e direcionados a escola se mostra como uma problemática que precisa ser enfrentada.

10 CONSIDERAÇÕES FINAIS É fato que os computadores estão presentes nas escolas, e para aquelas que ainda não possuem deve-se cobrar ao governo a aquisição dessa ferramenta, mas a questão que este trabalho mostrou as contradições e paradoxo existentes na inserção das tecnologias digitais, no caso deste estudo o computador. Por isso, não basta apenas inseri-los nas escolas, é imprescindível discutir seus uso e contribuições à educação com aqueles que compõem o corpo escolar. O discurso de melhoria e inovação que é proferido na construção dos projetos que colocam como meta o acesso às tecnologias digitais e fomenta as mudanças dos paradigmas educacionais, segundo as palavras dos alunos, não atingem o objetivo. Em concordância ao estudo de Velloso (2014) o que se vê em relação às tecnologias na educação é antigos discursos otimistas, ressignificado em novas propostas que estão imersas de mesmices, que se propõem a gerar uma inovação no ensino. É importante que a escola analise os projetos e avalie com frequência a forma como fazem uso dos computadores, buscando superar os desafios existentes. Como pode ser visto esta pesquisa os alunos tem conhecimento e apontam diversos problemas que não podem ser deixados de lado. A escola, diante da sociedade contemporânea, tem que preparar o educando para lhe dar com as tecnologias digitais nas atividades trabalhistas e pessoais. Além do desafio de acompanhar o modo de pensar e aprender dos nativos digitais, pois de acordo com Prensky (2001, p.1) os alunos de hoje pensam e processam as informações bem diferentes das gerações anteriores, e garantir o acesso aqueles que por condição de pobreza encontramse excluído da era digital, para que tenham através da escola a oportunidade do contato com as TICs. Porém, os discursos mencionados e as relações com as tecnologias se divergiam de um público para o outro. Exigir uma nova postura dos imigrantes digitais que ultrapassarem suas dificuldades relacionadas à dinâmica que os nativos digitais cobram é um dos maiores desafios para a implantação e uso do computador na escola. Entende-se que tanto o otimismo exacerbado, quanto o pessimismo inviabiliza os avanços no uso do computador na educação. Para que mudanças significativas aconteçam os professores têm que refletir sobre o seu papel; os espaços de formação destes profissionais

11 devem dialogar e refletir sobre a realidade educacional, aproximando teoria e prática; levar em consideração o contexto social do educando, reconhecendo que as tecnologias digitais fazem parte do cotidiano dos alunos/as e que a escola não pode estar distante desta realidade. Esse trabalho contribuiu para pensar junto aos futuros educadores os problemas presentes na práxis, pois o primeiro ponto para a mudança é reconhecer as limitações existentes para planejar a interferência nessa situação. Oportunizar aos educandos um espaço de expressão, de colocação da sua voz mostra o quanto eles podem contribuir para repensar a situação atual do sistema educacional. Levando este a saírem do papel de receptores, para construtores do espaço a qual fazem parte. Portanto, o computador só contribuirá para a mudança do contexto educativo quando a escola mudar a forma de conceber a educação e de compreender como se dá o processo de aprendizagem dos alunos do século XXI. REFERENCIAL ALBUQUERQUE, Rosa Almeida Freitas; TOLEDO, Priscilla Bassitt Ferreira;MAGALHÃES, Ávilo Roberto de. O comportamento da geração Z e a influência nas atitudes dos professores. In: IX SEGeT 2012 Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2012, Resende, Rio de Janeiro. Disponível em: < Acesso em: 8 dez ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Formação de professores para inserção do computador na escola: inter-relações entre percepções evidenciadas pelo uso do software Chic. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 4, n.2, p , BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Diretrizes curriculares nacionais gerais da Educação Básica. Brasília, DF, BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília, DF, BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto Conselho Nacional de Educação. Diretrizes curriculares nacionais para o Ensino Médio. Brasília, DF, CASTRO, Paula Almeida de. Controlar para quê? Uma análise etnográfica da interação entre aluno e professor na sala de aula. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, EVANGELISTA, M. J. F. Novas Tecnologias na Escola: Complicadores Operacionais. Revista Ciências Humanas, Universidade de Taubaté (UNITAU), BRASIL, vol. 1, n. 1, 2008.

12 GOMES, Nilza Godoy. Os computadores chegam à escola: E, agora professor?. In: IV Seminário de pesquisa em educação da região Sul, Florianópolis, Disponível em: < Acesso em: 12 de nov LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, JUNQUEIRA, Eduardo. O problema da implantação das tecnologias digitais nas escolas e as identidades profissionais dos professores: uma análise sócio-histórica. Revista Teias, v. 13, n. 30, p , set./dez., Disponível em: < Acesso em: 10 set MATTOS, C. L. G. de. Exclusão digital: Imagens dos limites e dos desafios sobre a educação na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Virtual do Brasil, v p. MATTOS, C. L. G. de. Tecnologias digitais e educação. In.: CASTRO, Paula (Org.). Desafios e perspectivas na profissionalização docente. Pibid/UEPB, v. 1 [Livro eletrônico], Campina Grande: EDUEPB, PERES, Heloisa H. C.; DUARTE, Yeda A. de O.; MAEDA, Sayuri T.; COLVERO, Luciana A. Estudo exploratório sobre a utilização dos recursos de informática por alunos do curso de graduação em enfermagem. Rev. Esc. Enf., USP, v. 35, n. 1, Mar p PRENSKY, M. Digital Natives Digital Immigrants. In: PRENSKY, Marc. On the Horizon. NCB University Press, v. 9 n.5, October, Disponível em: < mmigrants%20-%20part1.pdf.>. Acesso em: 12 jan VALENTE, José Armando. O computador na Sociedade do Conhecimento.Campinas, São Paulo:UNICAMP/NIED, VELLOSO, Luciana. Das máquinas de ensinar aos netbooks: tradição, inovação e tradução/ Luciana Velloso f. Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de Educação do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.

INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA Tema debatido na série Integração de tecnologias, linguagens e representações, apresentado no programa Salto para o Futuro/TV Escola, de 2 a 6 de maio de 2005 (Programa 1) INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Resumo Gisele Gomes Avelar Bernardes- UEG 1 Compreendendo que a educação é o ponto chave

Leia mais

OS SABERES PROFISSIONAIS PARA O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA ESCOLA

OS SABERES PROFISSIONAIS PARA O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA ESCOLA OS SABERES PROFISSIONAIS PARA O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA ESCOLA Suzana Marssaro do Santos - suzanamarsaro@hotmail.com Priscila Moessa Bezerra - p-moessabezerra@hotmail.com Célia Regina de Carvalho

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

INVESTIGANDO O ENSINO MÉDIO E REFLETINDO SOBRE A INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA PÚBLICA: AÇÕES DO PROLICEN EM MATEMÁTICA

INVESTIGANDO O ENSINO MÉDIO E REFLETINDO SOBRE A INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA PÚBLICA: AÇÕES DO PROLICEN EM MATEMÁTICA INVESTIGANDO O ENSINO MÉDIO E REFLETINDO SOBRE A INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA PÚBLICA: AÇÕES DO PROLICEN EM MATEMÁTICA RESUMO Elissandra de Campos Viegas; Cibelle de Fátima Castro de Assis Universidade

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 A LDB, no Titulo VI, trata dos Profissionais da Educação, considerando sob essa categoria não só os professores, que são responsáveis pela gestão da sala de aula, mas

Leia mais

7 Conclusões e caminhos futuros

7 Conclusões e caminhos futuros 7 Conclusões e caminhos futuros Esta pesquisa teve como objetivo estudar a interação em um fórum de discussão online de um curso híbrido de formação de professores de inglês, com ensino presencial e a

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE Bruna Cardoso Cruz 1 RESUMO: O presente trabalho procura conhecer o desempenho profissional dos professores da faculdade

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS GRADUANDOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS GRADUANDOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS GRADUANDOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Wanderlânyo de Lira Barboza * Emmanuel De Sousa Fernandes Falcão ** Resumo: O presente trabalho aborda reflexões

Leia mais

QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO.

QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO. RESUMO QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO. Francinilda Raquel Cardoso Silva (1); José Jorge Casimiro dos Santos (2) Faculdade São Francisco da Paraíba raquelmk06@gmail.com ¹

Leia mais

INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ENSINO MÉDIO 1

INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ENSINO MÉDIO 1 INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ENSINO MÉDIO 1 Elisabeth Karoline de Oliveira Medeiros Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba E-mail:karolmedeirossjt@hotmail.com Introdução Rafael

Leia mais

USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA

USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA Daricson Caldas de Araújo (IFPE) daricsoncaldas@gmail.com RESUMO Este artigo de revisão de literatura

Leia mais

O USO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

O USO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM O USO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Luiz Carlos Chiofi Universidade Estadual de Londrina - PDE luizquinzi@seed.pr.gov.br Marta Regina Furlan

Leia mais

As Tecnologias de Informação e Comunicação para Ensinar na Era do Conhecimento

As Tecnologias de Informação e Comunicação para Ensinar na Era do Conhecimento As Tecnologias de Informação e Comunicação para Ensinar na Era do Conhecimento Nirave Reigota Caram Universidade Sagrado Coração, Bauru/SP E-mail: nirave.caram@usc.br Comunicação Oral Pesquisa em Andamento

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

TECNOLOGIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

TECNOLOGIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES TECNOLOGIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES Grupo de Estudo de Tecnologia e Educação Matemática - GETECMAT 15/09/2011 Camila de Oliveira da Silva Tópicos iniciais para discussão... Formação inicial do professor

Leia mais

EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA

EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA Rogério Santos Grisante 1 ; Ozilia Geraldini Burgo 2 RESUMO: A prática da expressão corporal na disciplina de Artes Visuais no Ensino Fundamental II pode servir

Leia mais

A ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE INTERVENÇÃO

A ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE INTERVENÇÃO A ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE INTERVENÇÃO Vilmara Luiza Almeida Cabral UFPB/Campus IV Resumo: O presente relato aborda o trabalho desenvolvido no projeto de intervenção

Leia mais

TEdAM. Educação Ambiental

TEdAM. Educação Ambiental 290 Educação Ambiental TEdAM Resumo O projeto TEdAm tem como meta principal introduzir novas formas de construção, cooperação e circulação de conhecimentos e informações, capazes de auxiliar o processo

Leia mais

Contexto. Rosana Jorge Monteiro Magni

Contexto. Rosana Jorge Monteiro Magni Título MUDANÇAS DE CONCEPÇÕES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA EM UM CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA Doutoranda da Universidade Anhangura/ Uniban

Leia mais

SOFTWARE EDUCACIONAL: RECURSO PEDAGÓGICO PARA MELHORAR A APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA

SOFTWARE EDUCACIONAL: RECURSO PEDAGÓGICO PARA MELHORAR A APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA SOFTWARE EDUCACIONAL: RECURSO PEDAGÓGICO PARA Resumo MELHORAR A APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA Clara Celina Ferreira Dias Universidade Federal de Santa Maria UFSM claracelinafd@professor.rs.gov.br

Leia mais

ANÁLISE DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE XINGUARA, PARÁ SOBRE O ENSINO DE FRAÇÕES

ANÁLISE DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE XINGUARA, PARÁ SOBRE O ENSINO DE FRAÇÕES 1 ANÁLISE DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE XINGUARA, PARÁ SOBRE O ENSINO DE FRAÇÕES Luciano Teles Bueno 1, Claudia Lisete Oliveira Groenwald 2 RESUMO O presente trabalho apresenta um estudo realizado com

Leia mais

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor (1)Suzânia Maria Pereira de Araújo; Autor (2) Eleilde de Sousa Oliveira; Orientador (1)Denise Silva

Leia mais

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010 GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR EM MATEMÁTICA RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA GESTAR II Sidnei Luís da Silva Escola Municipal Vereador Benedito Batista Congatem - MG sidneiluisdasilva@yahoo.com.br Camila

Leia mais

DOENÇAS VIRAIS: UM DIÁLOGO SOBRE A AIDS NO PROEJA

DOENÇAS VIRAIS: UM DIÁLOGO SOBRE A AIDS NO PROEJA DOENÇAS VIRAIS: UM DIÁLOGO SOBRE A AIDS NO PROEJA Graciane Marchezan do Nascimento Lopes Instituto Federal Farroupilha Câmpus Alegrete Introdução Há um grande número de doenças transmissíveis que causam

Leia mais

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos.

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos. Os dados e resultados abaixo se referem ao preenchimento do questionário Das Práticas de Ensino na percepção de estudantes de Licenciaturas da UFSJ por dez estudantes do curso de Licenciatura Plena em

Leia mais

Resultado da Avaliação das Disciplinas

Resultado da Avaliação das Disciplinas Avaliação Curso Direito Imobiliário Registral Aplicado aos Bens Públicos DISCIPLINAS: 1- Propriedade e demais direitos reais 2- Modos de aquisição e perda da propriedade e demais direitos reais CARGA HORÁRIA:

Leia mais

MATERIAL E MÉTODOS RESULTADOS E DISCUSSÃO

MATERIAL E MÉTODOS RESULTADOS E DISCUSSÃO MATERIAL E MÉTODOS Primeiramente, a pesquisa iniciou-se a partir de um estudo bibliográfico. Depois foi realizada a saída à campo, com o intuito de verificar como foi realizada a elaboração e implantação

Leia mais

O ESTADO DA ARTE DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA UFRN A PARTIR DAS DISSERTAÇÕES E PERFIL DOS EGRESSOS

O ESTADO DA ARTE DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA UFRN A PARTIR DAS DISSERTAÇÕES E PERFIL DOS EGRESSOS IX CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS Girona, 9-12 de septiembre de 2013 COMUNICACIÓN O ESTADO DA ARTE DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA

Leia mais

PEDAGOGIA ENADE 2005 PADRÃO DE RESPOSTAS - QUESTÕES DISCURSIVAS COMPONENTE ESPECÍFICO

PEDAGOGIA ENADE 2005 PADRÃO DE RESPOSTAS - QUESTÕES DISCURSIVAS COMPONENTE ESPECÍFICO PEDAGOGIA ENADE 2005 PADRÃO DE RESPOSTAS - QUESTÕES DISCURSIVAS COMPONENTE ESPECÍFICO QUESTÃO 4 a) O conteúdo do diálogo a ser completado deve manifestar que as colocações da aluna não constituem aquilo

Leia mais

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS Letícia Luana Claudino da Silva Discente de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande. Bolsista do Programa de Saúde. PET/Redes

Leia mais

O mundo lá fora oficinas de sensibilização para línguas estrangeiras

O mundo lá fora oficinas de sensibilização para línguas estrangeiras O mundo lá fora oficinas de sensibilização para línguas estrangeiras Ligia Paula Couto (Universidade Estadual de Ponta Grossa) Introdução Este artigo relatará a experiência de um grupo de alunos e professores

Leia mais

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA Marília Lidiane Chaves da Costa Universidade Estadual da Paraíba marilialidiane@gmail.com Introdução

Leia mais

A INFORMÁTICA E O ENSINO DA MATEMÁTICA

A INFORMÁTICA E O ENSINO DA MATEMÁTICA A INFORMÁTICA E O ENSINO DA MATEMÁTICA Nélia Caires da Silva Acadêmico de Matemática da FACITEC Andreia Júlio de Oliveira Rocha MSc. Em Ensino de Ciências Naturais e Matemática FACITEC Resumo Essa pesquisa

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NUMA ESCOLA DO CAMPO

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NUMA ESCOLA DO CAMPO eliane.enaile@hotmail.com Introdução Nos últimos anos, as reflexões realizadas sobre a alfabetização têm mostrado que a aquisição da escrita é um processo complexo e multifacetado. Nesse processo, considera

Leia mais

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3;

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3; COMO ESTUDAR SE NÃO TENHO COM QUEM DEIXAR MEUS FILHOS? UM ESTUDO SOBRE AS SALAS DE ACOLHIMENTO DO PROJOVEM URBANO Rosilaine Gonçalves da Fonseca Ferreira UNIRIO Direcionado ao atendimento de parcela significativa

Leia mais

DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES E ALUNOS DA EJA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES E ALUNOS DA EJA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA 27 a 30 de Agosto de 2014. DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES E ALUNOS DA EJA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA Resumo: MACHADO, Diana dos Santos 1 Ifes - Campus Cachoeiro de Itapemirim

Leia mais

A INCLUSÃO DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS EDUCATIVAS NAS SÉRIES INICIAIS SOB A VISÃO DO PROFESSOR.

A INCLUSÃO DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS EDUCATIVAS NAS SÉRIES INICIAIS SOB A VISÃO DO PROFESSOR. A INCLUSÃO DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS EDUCATIVAS NAS SÉRIES INICIAIS SOB A VISÃO DO PROFESSOR. Autores: FRANCISCO MACHADO GOUVEIA LINS NETO e CELIA MARIA MARTINS DE SOUZA Introdução Atualmente,

Leia mais

OS SABERES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA. Cleber Luiz da Cunha 1, Tereza de Jesus Ferreira Scheide 2

OS SABERES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA. Cleber Luiz da Cunha 1, Tereza de Jesus Ferreira Scheide 2 Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, Presidente Prudente, 22 a 25 de outubro, 2012 1029 OS SABERES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA Cleber Luiz da Cunha 1, Tereza de Jesus Ferreira Scheide 2

Leia mais

Pedagogia Estácio FAMAP

Pedagogia Estácio FAMAP Pedagogia Estácio FAMAP # Objetivos Gerais: O Curso de Graduação em Pedagogia da Estácio FAMAP tem por objetivo geral a formação de profissionais preparados para responder às diferenciadas demandas educativas

Leia mais

GESTÃO DEMOCRÁTICA EDUCACIONAL

GESTÃO DEMOCRÁTICA EDUCACIONAL GESTÃO DEMOCRÁTICA EDUCACIONAL Nanci Cunha Vilela Rost ; Amanda Carvalho ; Edimara Soares Gonçalves ; Juliane Rocha de Moraes BILAC, Faculdade de pedagogia Bilac, graduação em Pedagogia, nancirost@hotmail.com

Leia mais

PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA

PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA Naiane Novaes Nogueira 1 Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB n_n_nai@hotmail.com José

Leia mais

INTERVENÇÕES ESPECÍFICAS DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO PROEJA: DESCOBRINDO E SE REDESCOBRINDO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INTERVENÇÕES ESPECÍFICAS DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO PROEJA: DESCOBRINDO E SE REDESCOBRINDO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INTERVENÇÕES ESPECÍFICAS DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO PROEJA: DESCOBRINDO E SE REDESCOBRINDO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Área Temática: Educação Cláucia Honnef 1 (Coordenador da Ação de Extensão

Leia mais

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR Título do artigo: O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR Área: Gestão Coordenador Pedagógico Selecionadora: Maria Paula Zurawski 16ª Edição do Prêmio Victor Civita Educador

Leia mais

JOGOS ELETRÔNICOS CONTRIBUINDO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NAS SÉRIES INICIAIS

JOGOS ELETRÔNICOS CONTRIBUINDO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NAS SÉRIES INICIAIS JOGOS ELETRÔNICOS CONTRIBUINDO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NAS SÉRIES INICIAIS Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMEIAIEF) GT 09 RESUMO

Leia mais

INCLUSÃO ESCOLAR: UTOPIA OU REALIDADE? UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM

INCLUSÃO ESCOLAR: UTOPIA OU REALIDADE? UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM INCLUSÃO ESCOLAR: UTOPIA OU REALIDADE? UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM Andreza Magda da Silva Dantas Escola.E.E.M.Fc. Sá Cavalcante Paulista PB andreza_magda@hotmail.com Introdução Zelga Dantas de

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS SIMONSEN INTERVENÇÃO EDUCATIVA INSTITUCIONAL PROJETO PSICOPEDAGÓGICO

FACULDADES INTEGRADAS SIMONSEN INTERVENÇÃO EDUCATIVA INSTITUCIONAL PROJETO PSICOPEDAGÓGICO FACULDADES INTEGRADAS SIMONSEN INTERVENÇÃO EDUCATIVA INSTITUCIONAL PROJETO PSICOPEDAGÓGICO Justificativa O conhecimento contemporâneo apresenta, entre outras características, as do crescimento acelerado,

Leia mais

GARANTIR ÀS NOSSAS CRIANÇAS MARANHENSES O DIREITO DE APRENDER IMPLICA TRABALHAR PARA UMA POLITICA DE GESTAO EFICAZ

GARANTIR ÀS NOSSAS CRIANÇAS MARANHENSES O DIREITO DE APRENDER IMPLICA TRABALHAR PARA UMA POLITICA DE GESTAO EFICAZ Experiências de Gestão: Educação e Direitos Humanos GARANTIR ÀS NOSSAS CRIANÇAS MARANHENSES O DIREITO DE APRENDER IMPLICA TRABALHAR PARA UMA POLITICA DE GESTAO EFICAZ Ana Karolina Salomão Estado do Maranhão

Leia mais

ITINERÁRIOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

ITINERÁRIOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA ITINERÁRIOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA Chrystian Fernando Araújo BORGES - IME/UFG cborges@mat.grad.ufg.br; Wellington Lima CEDRO - IME/UFG

Leia mais

A COLABORAÇÃO NA PESQUISA ETNOGRÁFICA: O DIÁLOGO ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE

A COLABORAÇÃO NA PESQUISA ETNOGRÁFICA: O DIÁLOGO ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE A COLABORAÇÃO NA PESQUISA ETNOGRÁFICA: O DIÁLOGO ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE Autora: Lorena Valin Mesquita Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - lm_valin@hotmail.com Coautora: Roberta Souza

Leia mais

A INCLUSÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA

A INCLUSÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA A INCLUSÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA CLARICE VANDERLEI FERRAZ (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS). Resumo Segundo o MANIFESTO IFLA/UNESCO/BIBLIOTECA ESCOLAR(2002) a missão

Leia mais

Contribuição das Tecnologias da Informação e Comunicação no Processo Ensino-Aprendizagem

Contribuição das Tecnologias da Informação e Comunicação no Processo Ensino-Aprendizagem Contribuição das Tecnologias da Informação e Comunicação no Processo Ensino-Aprendizagem Prof. Dr. Luis Paulo Leopoldo Mercado Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Federal de Alagoas Conteúdos

Leia mais

A APRENDIZAGEM DO ALUNO NO PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL: UM ESTUDO DE CASO

A APRENDIZAGEM DO ALUNO NO PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL: UM ESTUDO DE CASO ISBN 978-85-61091-05-7 Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 A APRENDIZAGEM DO ALUNO NO PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL: UM ESTUDO DE CASO Alexsandra Magne Rubino

Leia mais

O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO DE METODOLOGIAS FACILITADORAS PARA O PROCESSO DE ENSINO DE QUÍMICA

O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO DE METODOLOGIAS FACILITADORAS PARA O PROCESSO DE ENSINO DE QUÍMICA O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO DE METODOLOGIAS FACILITADORAS PARA O PROCESSO DE ENSINO DE QUÍMICA Bruna Tayane da Silva Lima; Eduardo Gomes Onofre 2 1 Universidade Estadual

Leia mais

A VIVÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

A VIVÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO A VIVÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Autor (1) Sergio Morais Cavalcante Filho Universidade Estadual da Paraíba (UEPB CCEA Patos) email: sergio.smcf@gmail.com RESUMO O presente artigo expõe uma experiência

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS NO CONTEXTO ESCOLAR

A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS NO CONTEXTO ESCOLAR A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS NO CONTEXTO ESCOLAR Stefania Germano Dias; Flávio Pereira de Oliveira; Josefa Nandara Pereira de Souza; Larissa Brito da Silva; Maria Aparecida

Leia mais

DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA ESCOLA OSVALDO DA COSTA E SILVA: ALGUMAS CAUSAS E POSSÍVESIS SOLUÇÕES

DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA ESCOLA OSVALDO DA COSTA E SILVA: ALGUMAS CAUSAS E POSSÍVESIS SOLUÇÕES DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA ESCOLA OSVALDO DA COSTA E SILVA: ALGUMAS CAUSAS E POSSÍVESIS SOLUÇÕES Rogério Sousa AZEVEDO (1); Iara M Cavalcante NOLETO (2) (1 e 2) Instituto Federal de

Leia mais

Iniciando nossa conversa

Iniciando nossa conversa MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL Garantindo acesso e permanência de todos os alunos na escola Necessidades educacionais especiais dos alunos Iniciando nossa conversa Brasília 2005

Leia mais

EdUECE- Livro 1 03430

EdUECE- Livro 1 03430 OS SABERES E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Maria Irene Miranda Universidade Federal de Uberlândia RESUMO O trabalho aborda o Curso de Pedagogia

Leia mais

Profª. Maria Ivone Grilo Martinimariaivone@superig.com.br

Profª. Maria Ivone Grilo Martinimariaivone@superig.com.br Educação Inclusiva Direito à Diversidade O Ensino comum na perspectiva inclusiva: currículo, ensino, aprendizage m, conheciment o Educação Inclusiva Direito à Diversidade Profª. Maria Ivone Grilo Martinimariaivone@superig.com.br

Leia mais

UMA ANÁLISE DA REDE SOCIAL EDUCACIONAL SCHOOLING COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

UMA ANÁLISE DA REDE SOCIAL EDUCACIONAL SCHOOLING COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM UMA ANÁLISE DA REDE SOCIAL EDUCACIONAL SCHOOLING COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM Ricardo Fidelis Dantas Universidade Estadual da Paraíba richarges@gmail.com Francisco Eudes Almeida da

Leia mais

Tarcia Paulino da Silva Universidade Estadual da Paraíba Tarcia_cg@hotmail.com. Roseane Albuquerque Ribeiro Universidade Estadual da Paraíba

Tarcia Paulino da Silva Universidade Estadual da Paraíba Tarcia_cg@hotmail.com. Roseane Albuquerque Ribeiro Universidade Estadual da Paraíba Tecnologias Assistivas e Inclusão Digital: A importância do computador no processo de aprendizagem de crianças com deficiência intelectual da APAE- Campina Grande/ PB Tarcia Paulino da Silva Universidade

Leia mais

O PIPE I LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

O PIPE I LÍNGUAS ESTRANGEIRAS O PIPE I LÍNGUAS ESTRANGEIRAS O PIPE I Línguas Estrangeiras foi desenvolvido juntamente com as Disciplinas de Aprendizagem Crítico-Reflexiva das Línguas Inglesa, Francesa e Espanhola. O objetivo desse

Leia mais

IMPLANTANDO O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO

IMPLANTANDO O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO ORIENTAÇÕES PARA A GARANTIA DO PERCURSO ESCOLAR DO ALUNO NA CONVIVÊNCIA DOS DOIS REGIMES DE ENSINO: ENSINO FUNDAMENTAL COM DURAÇÃO DE OITO ANOS E ENSINO FUNDAMENTAL COM DURAÇÃO DE NOVE ANOS. IMPLANTANDO

Leia mais

AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: instrumento norteador efetivo de investimentos da IES

AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: instrumento norteador efetivo de investimentos da IES 152 AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: instrumento norteador efetivo de investimentos da IES Silvana Alves Macedo 1 Reginaldo de Oliveira Nunes 2 RESUMO O processo da Auto-Avaliação Institucional ainda é um

Leia mais

difusão de idéias QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Um processo aberto, um conceito em construção

difusão de idéias QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Um processo aberto, um conceito em construção Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias janeiro/2007 página 1 QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Um processo aberto, um conceito em construção Maria Lucia Machado e Maria Malta Campos: Na maioria dos países

Leia mais

PROFISSÃO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO SOBRE O PERFIL DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA UEPB MONTEIRO PB.

PROFISSÃO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO SOBRE O PERFIL DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA UEPB MONTEIRO PB. PROFISSÃO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO SOBRE O PERFIL DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA UEPB MONTEIRO PB. Cícero Félix da Silva Universidade Estadual da Paraíba Campus Monteiro cicero.bv_2007@hotmail.com

Leia mais

ENSINO SUPERIOR: PRIORIDADES, METAS, ESTRATÉGIAS E AÇÕES

ENSINO SUPERIOR: PRIORIDADES, METAS, ESTRATÉGIAS E AÇÕES ENSINO SUPERIOR: PRIORIDADES, METAS, ESTRATÉGIAS E AÇÕES Introdução Paulo Speller 1 Nos anos recentes, diversos países vem debatendo a possibilidade de promoverem alterações em seus sistemas de educação

Leia mais

INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA

INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA Marcos Leomar Calson Mestrando em Educação em Ciências e Matemática, PUCRS Helena Noronha Cury Doutora em Educação

Leia mais

O ENSINO DA DANÇA E DO RITMO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIENCIA NA REDE ESTADUAL

O ENSINO DA DANÇA E DO RITMO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIENCIA NA REDE ESTADUAL O ENSINO DA DANÇA E DO RITMO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIENCIA NA REDE ESTADUAL Márcio Henrique Laperuta 1 Rodrigo Santos2 Karina Fagundes2 Erika Rengel2 UEL- Gepef-Lapef-PIBID RESUMO

Leia mais

Educação a distância: sobre discursos e práticas

Educação a distância: sobre discursos e práticas Andyara Maria G. P. Schimin * Ângelo Munhoz ** RESENHA PRETI, O. (Org.). Educação a distância: sobre discursos e práticas. 2. ed. Brasília: Liber Livro Editora, 2012. 192 p. Educação a distância: sobre

Leia mais

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Camila Lopes Ferreir a (UTFPR) camila@pg.cefetpr.br Dr. Luiz Alberto Pilatti (UTFPR) lapilatti@pg.cefetpr.br

Leia mais

UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO CONTEXTO DE CRECHE

UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO CONTEXTO DE CRECHE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO CONTEXTO DE CRECHE COSTA, Efigênia Maria Dias 1 NEVES, Elidiana Oliveira das 2 OLIVEIRA, Marta Luis de 3 SANTOS, Jefferson Silva de Barros 4 SILVA, Luiz Eduardo

Leia mais

Breve histórico da profissão de tradutor e intérprete de Libras-Português

Breve histórico da profissão de tradutor e intérprete de Libras-Português O TRABALHO DO TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LIBRAS-PORTUGUÊS NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS. Resumo Autores: Sônia Aparecida Leal Vítor Romeiro Isabella Noceli de Oliveira Carla Couto de Paula Silvério

Leia mais

XADREZ NAS ESCOLAS E PARA TODOS

XADREZ NAS ESCOLAS E PARA TODOS XADREZ NAS ESCOLAS E PARA TODOS Douglas Silva Fonseca Universidade federal do Tocantins douglasfonseca@uft.edu.br Resumo: O presente trabalho descreve a divulgação do Xadrez Escolar no Estado do Tocantins,

Leia mais

O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS, ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: ANÁLISES E PERSPECTIVAS

O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS, ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: ANÁLISES E PERSPECTIVAS O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS, ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: ANÁLISES E PERSPECTIVAS Mirian Vieira Batista Dias Universidade Federal de São Carlos/Secretaria

Leia mais

DESAFIOS DE UMA PRÁTICA INOVADORA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÃO SOBRE O CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA COM ÊNFASE EM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

DESAFIOS DE UMA PRÁTICA INOVADORA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÃO SOBRE O CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA COM ÊNFASE EM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DESAFIOS DE UMA PRÁTICA INOVADORA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÃO SOBRE O CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA COM ÊNFASE EM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Ketiane dos Santos Alves 1 ; Milca Jorge de Souza 1 ; José

Leia mais

Centro Acadêmico Paulo Freire - CAPed Maceió - Alagoas - Brasil ISSN: 1981-3031

Centro Acadêmico Paulo Freire - CAPed Maceió - Alagoas - Brasil ISSN: 1981-3031 COORDENADOR PEDAGÓGICO E SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM Polyana Marques Lima Rodrigues 1 poly90lima@hotmail.com Willams dos Santos Rodrigues Lima 2 willams.rodrigues@hotmail.com RESUMO

Leia mais

1. O papel da Educação no SUS

1. O papel da Educação no SUS Departamento de Gestão da Educação na Saúde SGTES Formação de facilitadores de educação permanente em saúde uma oferta para os pólos e para o Ministério da Saúde 1. O papel da Educação no SUS O SUS, mesmo

Leia mais

Papo com a Especialista

Papo com a Especialista Papo com a Especialista Silvie Cristina (Facebook) - Que expectativas posso ter com relação à inclusão da minha filha portadora da Síndrome de Down na Educação Infantil em escola pública? Quando colocamos

Leia mais

compreensão ampla do texto, o que se faz necessário para o desenvolvimento das habilidades para as quais essa prática apresentou poder explicativo.

compreensão ampla do texto, o que se faz necessário para o desenvolvimento das habilidades para as quais essa prática apresentou poder explicativo. 9 Conclusão Neste estudo, eu me propus a investigar os efeitos de práticas de Língua Portuguesa no aprendizado de leitura e como esses efeitos se diferenciam conforme o ano de escolaridade dos alunos e

Leia mais

Maria Clarisse Vieira (UnB) Maria Emília Gonzaga de Souza (UnB) Denise Mota Pereira da Silva (UnB)

Maria Clarisse Vieira (UnB) Maria Emília Gonzaga de Souza (UnB) Denise Mota Pereira da Silva (UnB) Maria Clarisse Vieira (UnB) Maria Emília Gonzaga de Souza (UnB) Denise Mota Pereira da Silva (UnB) Reflexão acerca da formação do pedagogo, com base na experiência do currículo da Faculdade de Educação

Leia mais

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO MEDIADOR DE NOVOS CONHECIMENTOS 1

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO MEDIADOR DE NOVOS CONHECIMENTOS 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO MEDIADOR DE NOVOS CONHECIMENTOS

Leia mais

RESUMO. Palavras-chave: Educação matemática, Matemática financeira, Pedagogia Histórico-Crítica

RESUMO. Palavras-chave: Educação matemática, Matemática financeira, Pedagogia Histórico-Crítica POSSIBILIDADES DIDATICO-PEDAGÓGICAS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA PROPOSTA ENTRE DOMÍNIOS DE CONHECIMENTOS NA ESCOLA ESTADUAL INDIGENA CENTRAL EDUCAÇÃO BÁSICA KĨSÊDJÊ Rosimeyre Gomes da Silva

Leia mais

Avaliação-Pibid-Metas

Avaliação-Pibid-Metas Bolsista ID: Claines kremer Avaliação-Pibid-Metas A Inserção Este ano o reingresso na escola foi diferente, pois já estávamos inseridas na mesma há praticamente um ano. Fomos bem recepcionadas por toda

Leia mais

E-learning para servidores públicos de nível médio

E-learning para servidores públicos de nível médio 554.ART 04 24.06.05 19:13 Page 113 E-Learning para servidores públicos de nível médio E-learning para servidores públicos de nível médio Silvio Miyazaki* Marcelo Amaral Gonçalves de Mendonça** RESUMO Analisar

Leia mais

Palavras-Chave: PIBID, Formação Inicial de Professores, Ensino de Informática.

Palavras-Chave: PIBID, Formação Inicial de Professores, Ensino de Informática. DESAFIOS DO ENSINO DA INFORMÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES RESUMO Jéssyca Edly Messias Ribeiro (IFRN) jeh_edly@hotmail.com Jefferson Hernane da Silva

Leia mais

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Michele Gomes Felisberto; Micheli de Oliveira; Simone Pereira; Vagner Lean dos Reis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Introdução O mundo em que vivemos

Leia mais

FACULDADE ASTORGA FAAST REGULAMENTO ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

FACULDADE ASTORGA FAAST REGULAMENTO ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE ASTORGA FAAST REGULAMENTO ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS LICENCIATURA EM PEDAGOGIA As atividades de Estágio Supervisionado constantes da Matriz Curricular do Curso de Pedagogia da FAAST deverão ser

Leia mais

O JOGO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO ENSINO DA MATEMÁTICA

O JOGO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO ENSINO DA MATEMÁTICA 1 O JOGO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO ENSINO DA MATEMÁTICA Caique Melo de Oliveira Universidade do Estado da Bahia Uneb (Campus IX) caiquemelo@outlook.com Américo Júnior Nunes da Silva 1 Universidade

Leia mais

ANÁLISE DA DEGRADAÇÃO DO BIOMA CAATINGA NAS IMEDIAÇÕES DA CIDADE DE SANTA CECÍLIA PB

ANÁLISE DA DEGRADAÇÃO DO BIOMA CAATINGA NAS IMEDIAÇÕES DA CIDADE DE SANTA CECÍLIA PB ANÁLISE DA DEGRADAÇÃO DO BIOMA CAATINGA NAS IMEDIAÇÕES DA CIDADE DE SANTA CECÍLIA PB Roseana Barbosa da Silva Graduada em Geografia, Universidade Estadual do Vale do Acaraú UVA/UNAVIDA E-mail: roseanabsilva@gmail.com.br

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSOR E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (TIC)

FORMAÇÃO DE PROFESSOR E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (TIC) FORMAÇÃO DE PROFESSOR E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (TIC) Divina Rosangela de Souza Costa UCG Joana Peixoto UCG Comunicação Formação e profissionalização docente O presente trabalho tem

Leia mais

As contribuições do PRORROGAÇÃO na formação continuada dos professores da Rede Municipal de Educação de Goiânia.

As contribuições do PRORROGAÇÃO na formação continuada dos professores da Rede Municipal de Educação de Goiânia. As contribuições do PRORROGAÇÃO na formação continuada dos professores da Rede Municipal de Educação de Goiânia. FURBINO, Ana Paula Amaral 1 ; ARRUDA, Gyzely Santana de 2 ; AIRES, Vinicius 3 ; COSTA, Jonatas

Leia mais

DIÁLOGO COM A CULTURA A PARTIR DO ENSINO SOBRE FITOTERAPIA PARA ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DE FACULDADES PARTICULARES

DIÁLOGO COM A CULTURA A PARTIR DO ENSINO SOBRE FITOTERAPIA PARA ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DE FACULDADES PARTICULARES DIÁLOGO COM A CULTURA A PARTIR DO ENSINO SOBRE FITOTERAPIA PARA ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DE FACULDADES PARTICULARES Karla Lourrana Cavalcante Pontes (1); Maria Janielly de Oliveira Costa Alves (2); Mayrla

Leia mais

Autor(es) PAULA CRISTINA MARSON. Co-Autor(es) FERNANDA TORQUETTI WINGETER LIMA THAIS MELEGA TOMÉ. Orientador(es) LEDA R.

Autor(es) PAULA CRISTINA MARSON. Co-Autor(es) FERNANDA TORQUETTI WINGETER LIMA THAIS MELEGA TOMÉ. Orientador(es) LEDA R. 9º Simposio de Ensino de Graduação INVESTIGANDO OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO INTERIOR DE SÃO PAULO Autor(es) PAULA CRISTINA MARSON

Leia mais

Cenários de inovação para a educação na sociedade digital

Cenários de inovação para a educação na sociedade digital Cenários de inovação para a educação na sociedade digital Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida Paulo Dias Bento Duarte da Silva Organizadores Cenários de inovação para a educação na sociedade digital

Leia mais

O PIBID NA FORMAÇAO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA RESUMO

O PIBID NA FORMAÇAO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA RESUMO O PIBID NA FORMAÇAO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA RESUMO Alice Stephanie Tapia Sartori 1 Cássia Aline Schuck 2 Nereu Estanislau Burin 3 O PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência)

Leia mais

Carla de Carvalho Macedo Silva (CMPDI UFF)

Carla de Carvalho Macedo Silva (CMPDI UFF) CONSTRUÇÃO COLETIVA DO PLANO PEDAGÓGICO INDIVIDUALIZADO: IMPACTO NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EM CLASSES REGULARES. Carla de Carvalho Macedo Silva (CMPDI UFF) Manuel

Leia mais