UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES INSTITUTO A VEZ DO MESTRE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES INSTITUTO A VEZ DO MESTRE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES INSTITUTO A VEZ DO MESTRE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA FASE PRÉ-ESCOLAR Myrian Clayse de Assis Mendes Rio de Janeiro, jan. de 2007.

2 i UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES INSTITUTO A VEZ DO MESTRE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA FASE PRÉ-ESCOLAR Trabalho monográfico de conclusão do curso de pósgraduação em Psicopedagogia, apresentado à UCAM como requisito parcial para obtenção do título de licenciada em Psicopedagogia, sob a orientação do Professor Vilson Sérgio de Carvalho. Rio de Janeiro, jan. de 2007.

3 ii AGRADECIMENTOS Agradeço ao professor Vilson Sérgio de Carvalho por toda a força, carinho e estímulo durante os meses de convívio. Às minhas amigas de turma Marseille e Miriam pela amizade verdadeira. A todos os meus familiares e principalmente ao meu marido Davi Mendes.

4 iii DEDICATÓRIA Dedico a realização desta monografia ao professor Vilson Sérgio de Carvalho, que a tornou possível graças à sua eficiente orientação e ajuda.

5 iv MENDES, Myrian Clayse de Assis (RE) A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA FASE PRÉ-ESCOLAR Tendo em vista o reconhecimento da brincadeira infantil como uma atividade natural e espontânea da criança, um meio pela qual ela apreende a cultura da qual faz parte, esta monografia tem como finalidade principal abordar a importância desta atividade no desenvolvimento integral da criança na fase préescolar, onde a metodologia abordada é a de propiciar o conhecimento na construção de uma mentalidade científica para a importância das brincadeiras lúdicas no desenvolvimento da criança, a partir da leitura de diversos autores como Brougère (2002), Winnicott (1975), Piaget (1975), Vygotsky (1998), Almeida (1984), Kishimoto (2002), entre outros, os quais vêem a brincadeira infantil como a mais autêntica atividade na vida e no desenvolvimento da criança. Outro ponto de considerável importância é demonstrar a relevância do jogo, bem como seus colaboradores na construção do conhecimento das crianças, seguindo algumas idéias propostas pelos autores citados anteriormente, por permitir a exploração do mundo exterior e interior, exercitando a socialização e desenvolvendo aspectos cognitivos e afetivos. É preciso que os educadores pensem o brincar, os jogos e as situações-problema, como sendo recursos úteis para uma aprendizagem diferenciada e significativa, reavaliando seu papel e suas atitudes, se fazendo um profissional ativo, que saiba tomar decisões e aceitar as formas de pensar de cada criança. Enfim, cabe aos educadores reconhecer e refletir sobre o papel do jogo como estratégia pedagógica, explorando seu potencial educativo e buscando assim o sucesso escolar.

6 Os professores podem guiar as crianças proporcionando-lhes os materiais apropriados, mas o essencial é que, para que uma criança entenda, deve construir ela mesma, deve reinventar. Cada vez que ensinamos algo a uma criança estamos impedindo que ela descubra por si mesma. Por outro lado, aquilo que permitimos que descubra por si mesma, permanecerá com ela. Jean Piaget v

7 vi SUMÁRIO Resumo Epígrafe iv v INTRODUÇÃO 01 Capítulo I TEORIAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA INFANTIL NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA Algumas Considerações sobre o Brincar e o Desenvolvimento Infantil 04 Capítulo II O ASPECTO AFETIVO DA BRINCADEIRA A Relação entre a Criança, o Brinquedo e o Adulto Como podemos ajudar a criança a brincar Os benefícios do método lúdico Estimular os sentidos Desenvolvimento motor Desenvolvimento intelectual Desenvolvimento afetivo e emocional Desenvolvimento social 16 Capítulo III BRINCAR, UMA NECESSIDADE DE TODA CRIANÇA Brincadeiras Lúdicas Brincar com os outros favorecendo a integração social com o grupo Brincadeiras Cooperativas Cooperação Complexa Brincadeira de Faz-de-Conta Brincadeira de Super-Herói Brincadeira com Sucata A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Atual 25 CONCLUSÃO 27 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 31

8 1 INTRODUÇÃO Com o passar dos anos, observou-se a eficácia do aprendizado através das brincadeiras. As crianças têm a capacidade de absorver melhor e mais rápido algo que tenha significado para elas e para o seu universo, pois a brincadeira faz parte da essência da criança e por isso precisa ser adaptada de forma mais efetiva ao currículo da Educação Infantil. A brincadeira é uma forma de divertimento típico da infância, isto é, uma atividade natural da criança, que não implica em compromisso, planejamento ou seriedade e que envolve comportamentos espontâneos e geradores de prazer. Ela é transmitida à criança através de seus próprios familiares, de forma expressiva, de uma geração à outra, ou pode ser aprendida pela criança de forma espontânea. A escolha do tema consistiu em uma postura pedagógica, com uma visão educacional voltada para as necessidades e características da criança que se encontra em idade pré-escolar, uma conscientização de que através da brincadeira a criança interage com o mundo, percebendo e assimilando o ambiente no qual está inserido. Este trabalho abordou as brincadeiras e os jogos infantis, fator fundamental ao desenvolvimento das aptidões físicas e mentais da criança, sendo um agente facilitador para que esta estabeleça vínculos sociais com os seus semelhantes, descubra sua personalidade, aprenda a viver em sociedade e prepare-se para as funções que assumirá na idade adulta. A brincadeira e os jogos são fundamentais no desenvolvimento da criança, pois brincando ela tem a oportunidade de descobrir, aprender, inventar, desenvolver habilidades, além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, que lhe serão exigidas na vida adulta. O brincar dá à criança a oportunidade de formular e resolver seus problemas, através de experiências anteriores, levando-a a examinar novos materiais e recursos. É com a exploração e com esforços mentais da criança em observar, testar e experimentar que o domínio será atingido.

9 2 As brincadeiras e os jogos servem para simular situações de trocas que se estabelecem durante toda a vida entre o indivíduo e o meio no qual está inserido. Portanto podemos dizer que as trocas que ocorrem no período da infância são uma aprendizagem necessária para a vida adulta do indivíduo. Essencialmente, para a criança em idade pré-escolar, a brincadeira é a coisa mais importante do mundo, tão necessária ao seu desenvolvimento quanto o alimento e o descanso, por isso é muito importante que a escola compreenda a sua importância e utilize os jogos infantis para favorecer a evolução dos processos de desenvolvimento afetivo e cognitivo da criança. O ato de brincar é o meio pelo qual a criança trava conhecimento com o mundo e adapta-se ao que a rodeia. Por isso quando a criança chega à escola é preciso não toler a sua criatividade, suas dúvidas, incertezas e questionamentos. É preciso entender o processo de construção do seu desenvolvimento cognitivo, a fim de que recursos lúdicos favoreçam a aprendizagem dos alunos. A escola, por sua vez, recebe as crianças com algumas deficiências no processo do seu desenvolvimento e com dificuldades de relacionamento com o grupo e cabe ao professor identificar as necessidades e procurar sanálas através das brincadeiras. Para isto os professores devem aproveitar todas as manifestações que as crianças exprimem naturalmente, e suas alegrias e tristezas, e tentar direcioná-las educacionalmente, objetivando a integração com o grupo. As situações problemas contidas na manipulação dos jogos e brincadeiras fazem a criança crescer através da procura de soluções e de alternativas. Enquanto a criança brinca alcança níveis de desempenho psicomotor que só são possíveis devido à motivação da própria brincadeira. Ao mesmo tempo favorece a concentração, a atenção, o engajamento e a imaginação. Como conseqüência a criança fica mais calma, relaxada e aprende a pensar, estimulando sua inteligência. Para que o brinquedo seja significativo para a criança é preciso que tenha pontos de contato com a sua realidade. Através da observação do desempenho das crianças com seus brinquedos podemos avaliar o nível de

10 3 seu desenvolvimento motor e cognitivo. No lúdico manifestam-se suas potencialidades e ao observá-las poderemos enriquecer sua aprendizagem, fornecendo através dos brinquedos os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento. Assim sendo, o presente trabalho abordou as contribuições teóricas sobre o brincar como instrumento útil para favorecer o aprendizado da criança, bem como o aspecto afetivo da brincadeira e as mais variadas brincadeiras lúdicas. Isso se deu através dos três capítulos. No primeiro capítulo pretendeu-se expor algumas considerações sobre o brincar e o desenvolvimento infantil na ótica de alguns autores, contrapondo os mais diversos pontos de vista, entendendo como a brincadeira pode facilitar a aprendizagem da criança. Já no segundo capítulo comentou-se sobre o aspecto afetivo da brincadeira e como a fase da infância é uma das etapas mais importantes no desenvolvimento social, afetivo e cognitivo, sendo assim uma preparação para a vida adulta. No terceiro capítulo tratou-se da brincadeira como uma necessidade de toda criança, além de abordar algumas das brincadeiras lúdicas que são úteis para favorecer a integração social da criança, a fim de adaptá-la melhor ao ambiente no qual está inserida. A conclusão ressalta que é importante que os educadores e psicopedagogos estejam atentos aos recursos lúdicos e sua utilização como meio de minimizar as dificuldades de aprendizagem.

11 4 CAPÍTULO I TEORIAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA INFANTIL NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA Quando se discute o uso de jogos na educação, aparecem duas correntes: há autores que destacam sua importância e outros ressaltam seus limites e cuidados. É importante essa ressalva, pois no contexto educativo o jogo deve ser usado de maneira justa para que não venha a substituir a realidade. 1.1 Algumas Considerações Sobre o Brincar e o Desenvolvimento Infantil É importante observarmos a definição do que é aprender, jogo e brincadeira. Segundo o Aurélio (1999): Aprender: tomar conhecimento de. Tornar-se apto ou capaz de alguma coisa, em conseqüência de estudo, observação, experiência, etc. Jogo: uma atividade física ou mental organizada que por um sistema de regras definem quem perde ou ganha. Brincadeira: passatempo, entretenimento. Destacamos alguns autores e suas posições sobre a importância dos jogos e brincadeiras na vida do ser humano. Em Huizinga (1977) encontramos a expressão homo ludens para demonstrar que na vida humana além da capacidade de raciocinar há uma outra função importante que é o jogo, o qual se faz presente também entre os animais. Para este autor, o jogo é considerado um fenômeno cultural, reiterando que é no jogo e pelo jogo que a civilização surge e se desenvolve. Fica claro que Huizinga emprega também o termo jogo como sinônimo de brincadeira no sentido que aqui damos ao termo.

12 5 Brougère (2002) atribui à brincadeira o resultado de relações interindividuais, a qual pressupõe uma aprendizagem social, o que quer dizer que a brincadeira é uma atividade aprendida, complementando brincar não é uma dinâmica interna do indivíduo, mas uma atividade dotada de uma significação social precisa que, como outras, necessita de aprendizagem. (Brougère, 2002, p.20) Château (1987) vê no jogo a expressão do buscar o outro e, em especial, a expressão do buscar o adulto, a quem a criança procura imitar, salientando que [...] por não poder trabalhar com o adulto a criança vai primeiramente imitar as atividades. É por isso que nos jogos de imitação tão freqüentes entre 3 e 7 anos, as cenas imitadas são quase unicamente as da vida adulta. (Château,1987, p. 37) Segundo a visão psicanalítica do jogo, Winnicott (1975), diz que a brincadeira fornece a organização das relações emocionais proporcionando o desenvolvimento de contatos sociais, e assume a função de elo entre a relação do indivíduo com a realidade interior, e entre o indivíduo e a realidade externa. Foi a partir da primeira metade do século XX que as brincadeiras passaram a ser também objeto de estudo entre os teóricos que dedicaram suas pesquisas às representações mentais. Surgem então as contribuições teóricas de autores como Piaget, Vygotsky, Leontiev e Elkonin, que mostram a importância e o valor das brincadeiras no desenvolvimento infantil e na aquisição de conhecimentos. As pesquisas desses cientistas influenciaram diretamente o campo educacional e até hoje suas ilustres contribuições fazem parte das atividades curriculares das escolas e de outras pesquisas na área. Piaget (1975), através dos processos de assimilação e acomodação, propôs uma análise de como o jogo se processa ao longo do desenvolvimento da criança, realizando uma classificação baseada na evolução das estruturas mentais que estão ligadas aos estágios de desenvolvimento da criança: sensório-motor (0 a 2 anos), pré-operatório (2 a 7 anos), operatório concreto (7 a 11 anos) e formal (11 a 15 anos), traçando um paralelo entre o aparecimento desses estágios de desenvolvimento e dos jogos.

13 6 De acordo com Piaget (1975), ao longo do desenvolvimento da criança ocorrem três formas de jogos: os jogos de exercícios, os jogos simbólicos e os jogos de regras. O jogo de exercício é o primeiro a aparecer no desenvolvimento da criança, prolongando-se até os primeiros dezoito meses de vida. São jogos que não supõem qualquer técnica em particular, são apenas exercícios que implicam no próprio prazer e funcionamento dos gestos. No jogo de exercício não está suposto o pensamento, nem qualquer estrutura representativa especificamente lúdica, são jogos que implicam basicamente atividades motoras de repetição de gestos e movimentos. Através desses jogos acontecem os primeiros contatos da criança com os objetos, com as pessoas e com o mundo ao seu redor. Já o jogo simbólico surge na criança a partir do segundo ano de vida juntamente com o aparecimento da linguagem e da representação, quando a criança começa a substituir um objeto ausente por outro. A função do jogo simbólico para a criança consiste em assimilar a realidade, ou seja, através da situação imaginária a criança realiza sonhos, revela conflitos e se autoexpressa, reproduzindo diversos papéis, imitando situações da vida real. Finalmente, por volta dos 4 aos 7 anos surgem as primeiras manifestações dos jogos com regras, que se desenvolverão ainda mais dos 7 aos 12 anos, e até mesmo na vida futura. Nessa fase, a criança perde progressivamente o egocentrismo inicial que vai sendo substituído por um cooperativismo, tornando sua atividade mais socializada. Para Piaget (1975): [...] os jogos de regras são jogos de combinações sensório-motoras (corridas, jogos de bola de gude ou com bolas etc.) ou intelectuais (cartas, xadrez etc.), com competição dos indivíduos (sem o que a regra seria inútil) e regulamentados quer por um código transmitido de gerações em gerações, quer por acordos momentâneos. (Piaget, 1975, p.84) Para Vygotsky (1998) e Leontiev (1998), o brinquedo tem intrínseca relação com o desenvolvimento infantil, especialmente na idade pré-escolar. Embora os autores não o considerem como o único aspecto predominante na infância, é o brinquedo que proporciona o maior avanço na capacidade cognitiva da criança. É por meio do brinquedo que a criança se apropria do

14 7 mundo real, domina conhecimentos, se relaciona e se integra culturalmente. Ao brincar e criar uma situação imaginária, a criança pode assumir diferentes papéis: ela pode se tornar um adulto, outra criança, um animal ou um herói televisivo; ela pode mudar o seu comportamento e agir e se comportar como se fosse mais velha do que realmente é, pois ao representar o papel de mãe ela irá seguir as regras de comportamento maternal, porque agora ela pode ser a mãe, e procura agir como uma mãe age. É no brinquedo que a criança consegue ir além do seu comportamento habitual, atuando num nível superior ao que ela realmente se encontra. No entender de Vygotsky (1998) é no brinquedo que a criança aprende a agir numa esfera cognitiva que depende de motivações internas. Para uma criança muito pequena os objetos têm força motivadora, determinando o curso de sua ação, já na situação de brinquedo os objetos perdem essa força motivadora e a criança, quando vê o objeto, consegue agir de forma diferente em relação ao que vê, pois ocorre uma diferenciação entre os campos do significado e da visão, e o pensamento que antes era determinado pelos objetos do exterior, passa a ser determinado pelas idéias. A criança pode, por exemplo, utilizar um palito de madeira como uma seringa, folhas de árvore como dinheiro, enfim, ela pode utilizar diversos materiais que venham a representar uma outra realidade. Numa situação de brinquedo a imaginação da criança é, segundo Vygotsky (1998), uma atividade especificamente humana e consciente, que surge da ação. Em suas ações, a criança representa situações as quais já foram de alguma forma vivenciadas por ela em seu meio sócio-cultural, ou seja, a sua representação no brinquedo está muito mais próxima de uma lembrança de algo que já tenha acontecido do que da pura imaginação. De acordo com Leontiev (1998), o brinquedo surge na criança no início da idade pré-escolar, no momento em que ela sente a necessidade de agir não apenas com os objetos que fazem parte de seu ambiente físico e que são acessíveis a ela, mas com objetos a que ela ainda não tem acesso, e que são objetos pertencentes ao mundo dos adultos. Para superar essa necessidade a criança brinca, e durante a atividade lúdica ela vai compreendendo à sua

15 8 maneira o que faz parte desse mundo, esforçando-se para agir como um adulto. A contradição existente entre a necessidade da criança agir com os objetos do mundo adulto e a impossibilidade de operar de acordo com tais ações, vem a ser solucionada pela criança através de suas brincadeiras. É na atividade e, sobretudo, no brinquedo que a criança supera os limites da manipulação dos objetos que a cercam e se insere num mundo mais amplo. Para Leontiev (1998), o brinquedo é a atividade principal da criança, aquela em conexão com a qual ocorrem as mais significativas mudanças no desenvolvimento psíquico do sujeito e na qual se desenvolvem os processos psicológicos que preparam o caminho da transição da criança em direção a um novo e mais elevado nível de desenvolvimento. De acordo com Almeida (1984): É na fase pré-escolar que o brinquedo torna-se a atividade principal na criança, a qual se caracteriza como uma atividade cujo motivo reside no próprio processo e não no resultado da ação. A atividade da criança não a conduz a um resultado de modo que satisfaça suas reais necessidades. O motivo que a conduz a determinada ação é, na verdade, o conteúdo do processo real da atividade. Como um exemplo disso, podemos citar uma criança construindo com pequenos blocos de madeira. O alvo da brincadeira não consiste em chegar a um resultado final como montar uma pequena cidade com todos os detalhes que a caracterizam como tal, e sim no próprio conteúdo da ação, no fazer da atividade. (Almeida, 1984, p. 39) O prazer também pode ser reconhecido como um elemento presente na maioria dos brinquedos. Entretanto, para Vygotsky (1998), o brinquedo não pode ser definido somente pelo prazer que a atividade lúdica dá à criança, pois a criança pode ter mais prazer em outras atividades e porque, algumas vezes, o brinquedo envolve desprazer. O autor afirma também que uma brincadeira que interessa a uma criança de três anos pode não despertar nenhum interesse a uma criança de seis anos ou mais; isso ocorre porque a brincadeira não é uma atividade estática, ela evolui e se modifica à medida que a criança cresce. Outro aspecto importante a ser examinado na brincadeira infantil e sua função no desenvolvimento da criança é o conceito de zona de desenvolvimento proximal, ou zona de desenvolvimento imediato. Vygotsky

16 9 (1998), afirma que o brinquedo cria na criança uma zona de desenvolvimento proximal, que é por ele definida como: [...] a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes. (Vygotsky, 1998, p.85) Para esse autor, o nível de desenvolvimento real refere-se a tudo aquilo que a criança já tem consolidado em seu desenvolvimento, e que ela é capaz de realizar sozinha sem a interferência de um adulto ou de uma criança mais experiente. Já a zona de desenvolvimento proximal refere-se aos processos mentais que estão em construção na criança, ou que ainda não amadureceram. A zona de desenvolvimento proximal é, pois, um domínio psicológico em constantes transformações, aquilo que a criança é capaz de fazer com a ajuda de alguém hoje, ela conseguirá fazer sozinha amanhã. É nesse sentido que a brincadeira pode ser considerada um excelente recurso a ser usado quando a criança chega na escola, por ser parte essencial de sua natureza, podendo favorecer tanto aqueles processos que estão em formação, como outros que serão completados. Visto dessa forma, não há dúvidas do quanto o brinquedo influencia o desenvolvimento da criança. Ainda que não seja o aspecto predominante na infância, é através dele que a criança obtém as suas maiores aquisições. A brincadeira de faz-de-conta também foi tema de valiosos estudos do autor russo Elkonin (1998). Para este autor, a base do jogo de faz-de-conta, também denominado por ele de jogo de papéis ou jogo protagonizado, é de natureza e origem social, tornando-se um meio pelo qual a criança assimila e recria a experiência sócio-cultural dos adultos. Para ele, os temas dos jogos das crianças são extremamente variados e são o reflexo das condições concretas vivenciadas pelas crianças. É indispensável que a criança sinta-se atraída pelo brinquedo e cabe a nós mostrar a ela as possibilidades de exploração que ele oferece, dando-lhe tempo para observar e motivar-se.

17 10 A criança deve explorar livremente o brinquedo, mesmo que a exploração não seja a que esperávamos. Não cabe a nós, pais e educadores, interromper o pensamento da criança ou atrapalhar a simbolização que está fazendo. Devemos nos limitar a sugerir, a estimular, a explicar, sem impor nossa forma de agir, para que a criança aprenda descobrindo e compreendendo, e não por simples imitação. A participação do adulto é para ouvir, motivá-la a falar, pensar e inventar. Segundo Maranhão (2003): Brincando a criança desenvolve seu senso de companheirismo. Jogando com amigos, aprende a conviver, ganhando ou perdendo, procurando aprender regras e conseguir uma participação satisfatória. No jogo, ela aprende a aceitar regras, esperar sua vez, aceitar o resultado, lidar com frustrações e elevar o nível de motivação. Nas dramatizações, a criança vive personagens diferentes, ampliando sua compreensão sobre os diferentes papéis e relacionamentos humanos. (Maranhão, 2003, p.47) As relações cognitivas e afetivas da interação lúdica propiciam amadurecimento emocional e vão pouco a pouco construindo a sociabilidade infantil. O momento em que a criança está absorvida pelo brinquedo é um momento mágico e precioso, em que está sendo exercitada a capacidade de observar e manter a atenção concentrada e que irá influenciar na sua eficiência e produtividade quando adulto. A participação do adulto na brincadeira da criança eleva o nível de interesse, enriquece e contribui para o esclarecimento de dúvidas durante o jogo. Ao mesmo tempo, a criança sente-se prestigiada e desafiada, descobrindo e vivendo experiências que tornam o brinquedo um recurso mais estimulante e mais rico em aprendizado.

18 11 CAPÍTULO II O ASPECTO AFETIVO DA BRINCADEIRA 2.1 A relação entre a criança, o brinquedo e o adulto As crianças aprendem o tempo todo, mas não necessariamente aquilo que os pais ou professores tentam ensinar-lhes de forma intencional. A relação de ensino-aprendizagem nem sempre é linear, direta, pois nem tudo que se ensina se aprende e às vezes elas causam surpresa com coisas que não se pretendia ensinar. As crianças absorvem aquilo que tem a ver com elas e se interessam por algo que lhes dá prazer, desta forma ao brincar elas se apropriam do conhecimento, que se torna significativo e capaz de permanecer nelas por toda a vida. Os brinquedos e as brincadeiras ocupam um papel importante nas vidas das crianças. Brincar é a principal atividade na infância na qual as crianças, sem dúvida, empenham a maior parte do seu tempo. A brincadeira é um impulso que desde pequenos nos estimula a descobrir, manipular, observar e interpretar o mundo que nos rodeia. É interessante notar que a brincadeira faz parte da essência natural da criança, pois nenhuma criança é ensinada a brincar, ela por si só desde os seus primeiros anos de vida já começa a brincar com os objetos, com os adultos. É algo tão espontâneo que aos poucos esse processo vai amadurecendo a criança e mais tarde ela já começa a brincar com outras crianças. A fase da infância é uma das etapas mais importantes na vida de uma pessoa. É o momento da descontração, da brincadeira, da total falta de compromisso com a sociedade, da alegria, do divertimento, enfim de tudo é natural da criança, mas também é o momento de formação da sua personalidade, autonomia, autoconfiança, auto-estima, entre outros, por isso é

19 12 uma fase que deve ser bem estruturada por parte da família e bem acolhida pela escola de uma maneira bem cuidadosa, com o objetivo de garantir que a escola seja realmente um lugar de alegria e ideal para favorecer o aprendizado da criança. Para Moyles (2002): Se faz necessário que os professores repensem sua prática, quando esta considera mais importantes os exercícios de lápis e papel, desprezando ou negligenciando o brincar. Com isto as oportunidades e habilidades infantis de solucionar problemas práticos permanecerão limitadas ou mesmo inexistentes. Estas oportunidades existem constantemente, sendo preciso que os adultos envolvidos as reconheçam e pensem em como aproveitá-las. (Moyles, 2002, p. 34) O aspecto afetivo tem uma profunda influência sobre o desenvolvimento intelectual da criança. Ele pode acelerar ou diminuir o ritmo de desenvolvimento. Segundo Piaget (1975), o desenvolvimento intelectual tem dois componentes paralelos: um cognitivo e outro afetivo. Afeto inclui sentimentos, desejos, interesses, tendências, valores e emoções em geral e apresenta várias dimensões, incluindo os sentimentos de amor, raiva, depressão, etc. e expressões como sorrisos, gritos, lágrimas, etc. O afeto é o princípio norteador da auto-estima. Atendendo as necessidades afetivas das crianças, a aprendizagem acontecerá naturalmente. Na ótica de Cury (2003): o que gera os vínculos inconscientes não é só o que você diz a eles, mas também o que eles vêem em você. (Cury, 2003, p.23) A criança que se sente aceita, amada e respeitada, adquire autonomia, confiança e aprende a amar, desenvolvendo um sentimento de autovalorização e importância. A auto-estima é uma coisa que se aprende. Se uma criança tem uma opinião positiva sobre si mesma e sobre os outros, terá maiores condições de aprender. Nas brincadeiras das crianças o adulto tem um papel fundamental de facilitar as condições necessárias para que a brincadeira se desenrole de forma natural e espontânea. As crianças precisam ter à sua disposição cenários de brincadeira adequados que convidem à descoberta e à imaginação.

20 13 É importante que as crianças tenham amigos e amigas para compartilhar as brincadeiras e momentos ao ar livre para proporcionar o contato com o ambiente físico, além de contar com a participação dos adultos, que deverão favorecer a alegria e a troca de experiências. 2.2 Como podemos ajudar a criança a brincar Sendo parte da essência da criança, a brincadeira deve ser incentivada e trabalhada de forma mais efetiva dentro das escolas. O jogo dá à criança ou adolescente a oportunidade de se desenvolver e enfrentar situações problemas que certamente mais tarde como adulto terá que enfrentar no seu dia-a-dia. As situações problemas contidas na manipulação dos jogos e brincadeiras fazem a criança crescer enquanto exercita a procura de soluções e alternativas. De acordo com Almeida (1984): O brinquedo é a oportunidade de desenvolvimento. Brincando a criança descobre, inventa, aprende e confere habilidades. Além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração e atenção. (Almeida, 1984, p.25) Por isso é essencial que os educadores tenham consciência da importância de ensinar utilizando os recursos dos jogos e brincadeiras lúdicas, oferecendo aos alunos uma aula e um conteúdo mais dinâmico, explorando os conhecimentos científicos formais, aliados à informalidade das brincadeiras lúdicas e jogos didáticos. Os jogos são tão importantes que ensinam a criança a entender a si mesma, e também a compreender o seu papel dentro de uma sociedade, pois é de pequeno que começam as primeiras noções de regras sociais que irão ser ensinadas e posteriormente cobradas pela escola, pela família e pela sociedade.

21 14 Ensinar usando jogos e brincadeiras é muito interessante, pois a criança tem a sensação de que está apenas brincando, e ao brincar surgem inúmeras reações de imaginação, alegria, contentamento, confronto de opiniões, às vezes choro, raiva, entre outras. Essa intensa relação com o objeto, ambiente e com os amiguinhos produz uma troca de informações que acabam produzindo o aprendizado mais significativo para a criança. Os jogos são utilizados desde o tempo antigo e até hoje continuam sendo utilizados como recurso para o desenvolvimento motor, cognitivo, lingüístico, emocional e afetivo da criança. O lúdico faz parte essencialmente da vida de todas as pessoas, umas com mais e outras com menos intensidade, e através dos jogos é possível ensinar a criança a viver e a se comportar socialmente, garantindo-lhe atitudes de respeito mútuo, cidadania, respeito às diferenças, integridade, etc. Para ensinar com jogos é necessário que o professor compreenda bem o mesmo e saiba escolher os jogos de acordo com a faixa etária adequada e o amadurecimento cognitivo dos seus alunos, para proporcionar o interesse e o aproveitamento da turma. É essencial também fazer uma avaliação sobre a atividade proposta através do jogo, para verificar se este realmente atingiu o seu objetivo. Faz-se necessário que os educadores possam cada vez mais se aprimorar no sentido de ensinar usando as brincadeiras e os jogos, para que o aluno tenha prazer em aprender e alegria em participar das atividades escolares, garantindo um aprendizado significativo para as nossas crianças. 2.3 Os benefícios do método lúdico As brincadeiras e os brinquedos devem ser atrativos e estimulantes, devendo permitir que a criança desenvolva brincadeiras ricas e versáteis, permitindo desenvolver as diferentes facetas da sua personalidade. Embora, as brincadeiras e os brinquedos estimulem o desenvolvimento global das crianças, cabe-nos destacar o papel de alguns brinquedos em áreas

22 15 concretas do desenvolvimento, como a motricidade, a sensibilidade ou o intelecto Estimular os sentidos Brinquedos como os móbiles, os caleidoscópios, os jogos de modelar convidam ao desenvolvimento dos sentidos e favorecem o descobrimento e o gozo de novas sensações. Estes tipos de brinquedos facilitam o conhecimento e domínio do próprio corpo e estimulam a criança desde nova a entrar em contato com o mundo ao seu redor Desenvolvimento motor Existem brinquedos que constituem uma forma fascinante de dominar o próprio corpo, ganhando agilidade, coordenação e equilíbrio, tais como brinquedos de arrastar, de corrida, patins, skate, etc. Esses brinquedos estimulam o desenvolvimento motor da criança Desenvolvimento intelectual Incluem-se os jogos de mesa, quebra-cabeças, etc., brinquedos que estimulam o raciocínio, a concentração e o domínio da linguagem. Já os jogos de construção geram estímulos divertidos para a imaginação e a criatividade. Em situações de aprendizagem, o jogo é um excelente recurso que, de uma forma atrativa, animam as crianças a familiarizarem-se com conteúdos mais formais como por exemplo, as letras e os números Desenvolvimento afetivo e emocional As marionetes, as bonecas ou figuras de heróis de ação promovem a expressão e manifestação de sentimentos, desejos, medos e emoções. As crianças gostam de ser postas à prova. Os desafios que lhes são propostos nas brincadeiras, os disfarces e as representações em miniatura de elementos do mundo real (carros, lojas, cozinhas) permitem representar e

23 16 imaginar diversas situações do mundo dos adultos experimentando diferentes papéis que as ajudarão a caracterizar a sua própria identidade Desenvolvimento social Os jogos que favorecem as relações entre as pessoas e a participação de mais de um jogador ajudam as crianças a relacionar-se com os demais e a se comunicar, favorecendo a troca de idéias, materiais e experiências. Jogos que usam regras pré-estabelecidas pelos participantes, como os jogos de mesa, os desportivos e as brincadeiras que envolvem imitações, facilitam a familiarização com normas sociais, o respeito aos outros e a aceitação de acordos, que são aspectos básicos nas relações sociais.

24 17 CAPÍTULO III BRINCAR, UMA NECESSIDADE DE TODA CRIANÇA Brincadeiras Lúdicas Uma modificação muito grande acontece quando a criança passa a mostrar interesse nas atividades de outras crianças. No início, tal interesse parecerá bastante passivo, e a criança vai gastar boa parte do tempo observando as brincadeiras. Pode-se notar, porém, que esse comportamento será bem diferente de uma olhada sem compromisso, pois a criança estará obviamente envolvida, muito absorvida em sua observação, e com o tempo vai tentar integrar-se ao grupo. o grupo Brincar com os outros favorecendo a integração social com Os primeiros movimentos em direção a juntar-se às brincadeiras de um grupo tanto podem ser tranqüilos quanto tempestuosos; isto depende do grupo em questão e da criança que pretende juntar-se. Seja como for, os relacionamentos no interior do grupo tendem a se formar rapidamente, talvez cessar com a mesma rapidez e, freqüentemente, se refazer minutos depois. Existem dois tipos característicos de brincadeiras nessa fase: O primeiro tipo envolve fazer o que todos estão fazendo, apenas para não ser diferente, ou talvez como um meio de tornar-se um membro do grupo. É o que pode acontecer, por exemplo, quando um pequeno grupo de crianças está correndo juntas, gritando qualquer coisa. O segundo tipo surge quando membros do grupo estão engajados numa mesma atividade, como, por exemplo, desenhando ou montando um

25 18 quebra-cabeça em volta de uma mesa, tendo, porém, como principal interesse conversar entre si. O assunto da conversa pode afastar-se completamente da atividade que esteja sendo desenvolvida e incluir a troca de informações sobre os pais, os acontecimentos especiais como aniversários e passeios. A atividade em si pode ser mencionada na conversa, mas outra vez ocorrerá em uma situação mais ampla, relacionada com o que as crianças gostam ou não gostam, ou sobre o que cada uma está fazendo. 3.2 Brincadeiras Cooperativas Na brincadeira cooperativa é muito importante pertencer ao grupo. Em algum momento, o interesse do grupo se desvia da troca de idéias para o jogo no qual está envolvido. No grupo a criança tem um lugar definido, bastante diferente daquele decorrente da atividade individual que caracteriza as brincadeiras solitárias ou em paralelo (com mais uma ou duas crianças no máximo), e diferente até da simples socialização que é característica do processo de se juntar a um grupo (cooperação simples). Brincadeiras cooperativas podem constituir, simplesmente, a atividade conjunta de montar objetos com peças de encaixe, ou fazer castelos de areia. A criança toma parte em atividades compartilhadas, fazendo as mesmas coisas, divide brinquedos, espera a sua vez, trabalha com os outros. A conversa é principalmente em torno da própria atividade. As brincadeiras e os jogos cooperativos podem produzir na criança alegrias e momentos de desafios pessoais e sociais, pois todos os participantes buscam alcançar um objetivo comum que favoreça um resultado onde todos os integrantes sejam igualmente qualificados. Já as brincadeiras e os jogos competitivos produzem na criança prazer de jogar contra o outro. A vida é um verdadeiro jogo e em nossa sociedade depara-se com algumas surpresas que necessitarão de algumas jogadas de inteligência, dinamismo, cooperação, criatividade, respeito mútuo, organização, determinação, entre

26 19 outras, pois o ser humano está inserido num grande contexto social, que requer competidores preparados para as demandas que a sociedade necessita e busca no ser humano. Os jogos e brincadeiras com estilo competitivo, são jogos em que todos os participantes buscam alcançar os seus objetivos pessoais, articulando suas jogadas com o objetivo de minimizar as jogadas dos outros competidores. É a busca de um melhor resultado, sem se importar com os outros. Embora o mundo atual seja extremamente competitivo, a cooperação entre as pessoas ainda é muito forte; existe a preocupação com o outro, a disposição em ajudar ainda que seja com pouco, repartir com quem tem mais necessidade. O sentimento social ainda é capaz de mobilizar as pessoas, embora tente se impor que a competição é fato predominante no ser humano. A competição tem seus aspectos positivos e negativos. Positivos quando causam bem-estar entre todos que competem, produzindo a socialização entre os que compõem o grupo, a auto-confiança, habilidades cognitivas, etc. Negativos quando causam sentimentos de inferioridade, síndrome da perda. Há pessoas que não sabem e nem aceitam perder, achando-se superiores aos outros. Por isso toda competição deve ser saudável e não deve produzir exageros extremos, tornando-se algo prazeroso, desenvolvendo a criatividade natural do ser humano. Este processo se inicia na infância e dura por toda a vida do indivíduo. Por esse motivo a aprendizagem cooperativa é algo muito importante que precisa ser incentivada por parte das instituições escolares, pois a cooperação entre os alunos é algo saudável, que promove a troca de experiências entre todos os envolvidos, na busca por um objetivo comum, promovendo a socialização e integração de grupos extremamente diversificados Cooperação Complexa Nesse tipo de brincadeira as crianças assumem papéis, esperam a vez, e toda a atividade depende mais do desempenho conjunto do grupo. A criança brinca de faz-de-conta, assume um papel e o representa. Participa também de jogos com regras complexas. Certas brincadeiras, como

27 20 imitar papai e mamãe, por exemplo, podem durar vários dias ou semanas, com graus variáveis de elaboração e com interrupções causadas por outros interesses. A conversa gira principalmente em torno dos papéis representados. À medida que cresce, a criança vai incluindo mais tipos de brincadeiras em suas atividades. Assim, aos dois anos ela não é capaz de brincar cooperativamente, mas aos quatro já consegue. As brincadeiras sociais vão se desenvolvendo à proporção em que a criança descobre como se comunicar com as outras, usando a palavra. De um modo geral, somente aos dois anos ela começa a se interessar em observar outras crianças brincando, e até tentar brincar junto. Mas sempre estas crianças são suas rivais, e quando encontra problemas, procura a mãe. Aos três anos ela começa a brincar mais com outras crianças, fica feliz em ser aceita em um grupo. A partir dos quatro anos participa de jogos de faz-deconta, além de brincar de forma cooperativa simples, em paralelo ou solitária. Nessa idade a criança gosta de todos os tipos de atividade. Observando as brincadeiras das crianças, vamos notar o desenvolvimento e as mudanças em seus interesses e nos padrões de seu relacionamento social. Tal compreensão tem a vantagem adicional de nos ajudar a lidar com crianças pequenas. Por exemplo, sabemos que uma festa de aniversário com muitas crianças de dois anos de idade não terá o sucesso desejado. Já aos três anos enquanto algumas crianças estão prontas para participar de brincadeiras de grupo, outras ainda se encontram no estágio solitário ou em paralelo (quando a criança brinca com uma ou duas crianças). A maior parte das crianças que brinca sozinha, leva mais tempo para atravessar diversos estágios de aprender a brincar em grupo. Nunca devemos forçar uma criança a participar de brincadeiras em grupo se ela não quiser; é perfeitamente possível que ela não saiba como fazer isto, por ainda não estar preparada.

28 Brincadeira de Faz-de-Conta Até algum tempo atrás, quando víamos uma criança brincando em um mundo da fantasia, acreditava-se que ela não estava fazendo nada de sério, estando fora da realidade. Hoje esta visão tem mudado, vários estudos têm apontado a importância da brincadeira para o desenvolvimento psicológico do indivíduo, utilizando meios comportamentais retirados de suas experiências vividas em cada período de sua vida. É através da brincadeira de faz-de-conta que as crianças estão construindo e compartilhando significados. Para Wallon (2000): O intercâmbio que a criança estabelece com o meio social implica processos históricos da humanidade e ajuda o espaço psíquico a incluir necessidades e desejos, direcionando a construção de uma vida de representações.(wallon, 2000, p. 96) A seguir citamos algumas características da brincadeira de faz-deconta, segundo Oliveira (2000): a) Transforma os objetos em outra coisa que não é a realidade do objeto Exemplo: uma criança, com uma peça de plástico na mão brinca como se fosse um microfone; b) Representa personagens (mãe, pai, filho, etc.), desenvolvendo regras a serem seguidas pelos participantes da brincadeira; c) Representa animais, assumindo com o uso do corpo as características do animal Exemplo: imitar o leão, andando, rugindo, etc; d) Trata objetos inanimados como animados Exemplo: a vassoura vira um cavalo, a boneca chora como um bebê; e) Utiliza a postura do próprio corpo para chamar personagens que não estão presentes Exemplo: fica de joelho, movimenta a cabeça e range os dentes como um cachorro faz; f) Utiliza a vocalização para representar animais e/ou coisas Exemplo: latir imitando o cachorro ou imitar o barulho de um carro;

29 22 g) Pronuncia frases que explicam papéis, significados atribuídos a objetos e ao ambiente físico Exemplo: Não saia de casa, filhinha!, uma criança que está no papel de mãe fala para a outra que está no papel de filha. Na brincadeira de faz-de-conta, segundo Vygotsky (apud Oliveira, 2000), a criança substitui o objeto real e uma ação real pela fantasia, mas essas ações têm um fundo na realidade, pois a criança em idade pré-escolar, ainda necessita de um pivô, de um suporte para lidar com o campo do significado. As crianças utilizam gestos, posturas e sons associados aos recursos do ambiente e trazem para a brincadeira personagens e animais não presentes no ambiente, mas em situações já vividas por elas ou por pessoas próximas. Elas criam um elo em torno de todos os seus componentes, desenvolvendo a brincadeira. Esses elos são apoiados em objetos similares, como um fogão de plástico (a criança brincando de cozinhar), mas em outras situações os objetos podem ser subjetivos. Exemplo: uma caixa de papelão passa a ser um carro; uma peça de plástico, um telefone, etc. É necessário que as crianças compartilhem os significados da brincadeira de faz-de-conta para poderem brincar juntas, sendo importante que elas compartilhem as regras do faz-de-conta. Oliveira (2000) afirma que o faz-de-conta serve para a criança experimentar os diferentes papéis que tem do mundo que a cerca, contribuindo para discriminar as representações de si, principalmente quando ocorre na faixa etária de três anos, onde a criança está construindo a sua personalidade. 3.4 Brincadeira de Super-Herói Segundo Kishimoto (2002), é através da brincadeira de super-herói, que a criança tenta compensar as pressões da realidade representando fantasias de ira, hostilidade, desejos de grandeza, imaginando ser algum super-herói, procurando livrar-se do controle dos pais, pois nestas brincadeiras

30 23 as crianças estão dotadas de super poderes como voar, esticar-se, força, velocidade, etc., possuindo mais poderes que seus pais, fugindo da dura realidade, tendo consciência do pouco poder que elas têm no mundo do adulto. Pais e educadores vêem a brincadeira de super-herói como algo prejudicial ao desenvolvimento da criança, como sendo violento ou caótico, mas a realidade é outra. É através deste tipo de brincadeira que a criança tem oportunidade de aumentar suas habilidades lingüísticas, solucionar problemas, desenvolver a cooperação ajudando na construção da autoconfiança, pois leva a superar obstáculos da vida real como vestir, comer um alimento sem deixar cair ou até mesmo fazer amigos, encaixando-se em um mundo adulto, graças a algumas características dos super-heróis que as crianças acabam identificando-se. Citaremos algumas características dos super-heróis e heroínas: a) Bondade, sabedoria, coragem, inteligência e força; b) Solucionar qualquer problema e ultrapassar obstáculos. Suas decisões são sempre aceitas por todos; c) Não recebem ordem de ninguém e resolvem os problemas dos outros; d) Estão certos sempre, nunca se enganam; e) Estão acima de frustrações e fraquezas como a maioria das pessoas; f) São aprovados e reconhecidos por todos; g) Todos são seus amigos. As crianças desejam ter estas características para não precisarem enfrentar todos os problemas que o ser humano normal tem que enfrentar, criando um mundo imaginário, mas com traços de realidade Brincadeira com Sucata A brincadeira com sucata é um exemplo de brincadeira que estimula muito as crianças, pois é um exemplo de material que é retirado do cotidiano da criança.

31 24 Sucata é qualquer material ou coisa considerada inútil depois de ter sido utilizada e reaproveitada de uma maneira diferente. Trabalhar com sucata na sala de aula pode facilitar a aprendizagem e o interesse das crianças pelas aulas ministradas. Ao manusear a sucata elas são capazes de vivenciar a grande mágica de verem simples objetos considerados como lixo e que elas conhecem e podem facilmente colecionar, transformando-se em bonecos, bichos, fantoches, carros, etc. Segundo Machado (1994): Quando a criança tem a espontaneidade da brincadeira com sucata, ela está exercendo sua capacidade de escolha e a liberdade para utilizar o material que escolheu, como queira. É mais fácil dar essa liberdade com materiais de sucata do que com os brinquedos comprados. (Machado, 1994, p.30) Hoje em dia é difícil a criança ter oportunidade de criar alguma coisa e muitas vezes as pessoas acham que apenas materiais caros serão capazes de despertar o interesse da criança, mas, ao contrário, pode-se levar a criança a fazer uma reciclagem com embalagens e começar a trabalhar conceitos e valores superficialmente. A sucata vai desenvolver a criatividade da criança e também sua coordenação motora fina. É surpreendente o que uma criança pequena pode aprender brincando apenas com caixas de papelão, rolo de papel higiênico, ou como pode ser construtivo, alegre e educativo poder brincar com caixas vazias que se tornam verdadeiros brinquedos preferidos pelas crianças. Materiais criados com sucata permitem à criança expressar sentimentos, interesses e desenvolver-se em vários aspectos cognitivos. É importante que o professor sabia encontrar na utilização da sucata recursos úteis para trabalhar nas aulas como Alfabetização, Matemática, Linguagem, Natureza e Sociedade e não utilizar-se desse recurso somente nas aulas de Educação Artística.

32 A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Atual A família, sendo o lugar ideal para a criança expandir-se, tornou-se o lugar comum, onde cada integrante tem o seu papel definido dentro do lar. Infelizmente em muitos lares a criança, em vez de ser a fonte de alegria, acaba sendo um desmancha prazer, porque atrapalha a programação idealizada pelos pais como, por exemplo, entreter-se com programas de futebol, novelas, computador, enfim, tudo é mais importante do que perder tempo brincando com os filhos. Muitas vezes os pais, sobrecarregados pelos encargos da vida e pelas preocupações, não têm força nem coragem para estar sorridentes e tranqüilos quando os filhos estão à sua volta. A criança é capaz de perceber quando não é bem vinda e isso poderá acarretar danos irreparáveis para ela, pois é como se os pais não tivessem nenhum interesse por ela. Estudos comprovam que a infância bem vivida gera adolescência, juventude, maturidade e velhice bem estruturada e feliz. Sabe-se que os pais de hoje efetivamente têm pouco tempo para estar com os filhos, mas o pouco de tempo que ainda possuem devem procurar vivêlo intensamente, organizando com os filhos programas variados de entretenimento. O que as crianças realmente desejam é que os pais se alegrem com a sua presença e que estejam dispostos a brincar e alegrar o ambiente familiar. Importa mais para a criança a presença ativa de seus pais no seu dia-a-dia do que a quantidade de brinquedos que possui. É preciso que tenham um lugar seguro sempre que precisarem, a qualquer momento mais difícil que venham a enfrentar. Cury (2003) diz: Pais brilhantes dão algo incomparavelmente mais valioso aos filhos. Algo que todo o dinheiro do mundo não pode comprar: o seu ser, a sua história, as suas experiências, as suas lágrimas, o seu tempo. (Cury, 2003, p.21). O papel da família integrado ao papel social da escola deve propor uma mudança na educação para a sociedade atual. As brincadeiras e os jogos devem ser estimulados tanto pela família como também pelas instituições escolares, na busca do crescimento e desenvolvimento integral da criança. É

TIPOS DE BRINCADEIRAS E COMO AJUDAR A CRIANÇA BRINCAR

TIPOS DE BRINCADEIRAS E COMO AJUDAR A CRIANÇA BRINCAR TIPOS DE BRINCADEIRAS E COMO AJUDAR A CRIANÇA BRINCAR As crianças precisam atravessar diversos estágios no aprendizado de brincar em conjunto, antes de serem capazes de aproveitar as brincadeiras de grupo.

Leia mais

A LUDICIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR

A LUDICIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR Resumo A LUDICIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR Ana Regina Donato de Moraes 1 Lourdes Keila Casado Pulucena 2 Lucieni Vaz dos Santos 3 Aprender brincando não é apenas um passatempo, quando se trata de ensinar.

Leia mais

O LÚDICO NA APRENDIZAGEM

O LÚDICO NA APRENDIZAGEM O LÚDICO NA APRENDIZAGEM RESUMO Aline Hahn Affeldt Prof. Janaina de Souza Aragão Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI Pedagogia (PED 7051) Metodologia e Conteúdos Básicos de Comunicação e

Leia mais

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor (1)Suzânia Maria Pereira de Araújo; Autor (2) Eleilde de Sousa Oliveira; Orientador (1)Denise Silva

Leia mais

Atividades lúdicas na educação o Caminho de tijolos amarelos do aprendizado.

Atividades lúdicas na educação o Caminho de tijolos amarelos do aprendizado. Atividades lúdicas na educação o Caminho de tijolos amarelos do aprendizado. Vania D'Angelo Dohme (Mackenzie) 1. Considerações iniciais Johan Huizinga foi um importante historiador alemão, que viveu entre

Leia mais

Relatório da Formação Complementar Turma do Jardim -

Relatório da Formação Complementar Turma do Jardim - Relatório da Formação Complementar Turma do Jardim - Professora Carla Pitarello da Silva Auxiliar Rita de Cassia Terrazan Coordenação Ludmila Santos Um dos objetivos da Formação Complementar da Escola

Leia mais

O uso de jogos no ensino da Matemática

O uso de jogos no ensino da Matemática 607 O uso de jogos no ensino da Matemática Cyntia Luane Silva Godoy 1 Marlene Menegazzi 2 RESUMO Neste trabalho irei abordar a importância do uso de jogos no ensino da Matemática como um recurso didático

Leia mais

PROJETO MEDIAR Matemática, uma Experiência Divertida com ARte

PROJETO MEDIAR Matemática, uma Experiência Divertida com ARte PROJETO MEDIAR Matemática, uma Experiência Divertida com ARte Silvana Iunes Centro Universitário de Brasília silvanaiunes@gmail.com Resumo: de jogos matemáticos elaborados por alunas da disciplina de Fundamentos

Leia mais

II MOSTRA CULTURAL E CIENTÍFICA LÉO KOHLER 50 ANOS CONSTRUINDO HISTÓRIA

II MOSTRA CULTURAL E CIENTÍFICA LÉO KOHLER 50 ANOS CONSTRUINDO HISTÓRIA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR LÉO LOHLER ENSINO FUNDAMENTAL II MOSTRA CULTURAL E CIENTÍFICA LÉO KOHLER 50 ANOS CONSTRUINDO HISTÓRIA PROJETO: JOGOS - A MANEIRA DIVERTIDA DE FICAR INTELIGENTE PROFESSORA ORIENTADORA:

Leia mais

O Brincar nas tardes do Sítio

O Brincar nas tardes do Sítio Formação Complementar Recreação Educação Infantil Maternal A e B 1º Semestre/ 2014 Professora: Wanessa Oliveira Coordenação: Lucy Ramos Torres O Brincar nas tardes do Sítio As brincadeiras despertam atenção

Leia mais

VYGOTSKY E O PAPEL DA BRINCADEIRA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

VYGOTSKY E O PAPEL DA BRINCADEIRA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL VYGOTSKY E O PAPEL DA BRINCADEIRA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL Elisa Nélia da Cunha Brasiliense 1 Resumo: O objetivo deste texto é expor, segundo Vygotsky, a importância das brincadeiras de fazde-conta

Leia mais

QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO.

QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO. RESUMO QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO. Francinilda Raquel Cardoso Silva (1); José Jorge Casimiro dos Santos (2) Faculdade São Francisco da Paraíba raquelmk06@gmail.com ¹

Leia mais

A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO CIENTISTA SOCIAL: SABERES E COMPETÊNCIAS NECESSÁRIOS

A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO CIENTISTA SOCIAL: SABERES E COMPETÊNCIAS NECESSÁRIOS O JOGO SEGUNDO A TEORIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO DE WALLON Cleudo Alves Freire Daiane Soares da Costa Ronnáli da Costa Rodrigues Rozeli Maria de Almeida Raimunda Ercilia Fernandes S. de Melo Graduandos

Leia mais

Creche Municipal Pequeno Príncipe

Creche Municipal Pequeno Príncipe DESCRIPCIÓN DE LA INSTITUCIÓN UBICACIÓN GEOGRÁFICA Região: Centro Oeste Município: Porto dos Gaúchos MT Título da experiência: Construindo sua identidade no universo da brincadeira Autoras: Claudiane Eidt

Leia mais

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de Recomendada Por quê? A coleção apresenta eficiência e adequação metodológica, com os principais temas relacionados a Ciências adequados a cada faixa etária, além de conceitos em geral corretos. Constitui

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS EM SALA DE AULA E DE UM OLHAR SENSÍVEL DO PROFESSOR

O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS EM SALA DE AULA E DE UM OLHAR SENSÍVEL DO PROFESSOR O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS EM SALA DE AULA E DE UM OLHAR SENSÍVEL DO PROFESSOR Erika Aparecida Domiciano Moser 1 RESUMO A alegria não chega apenas no encontro

Leia mais

Prof. Kildo Adevair dos Santos (Orientador), Prof.ª Rosângela Moura Cortez UNILAVRAS.

Prof. Kildo Adevair dos Santos (Orientador), Prof.ª Rosângela Moura Cortez UNILAVRAS. BARBOSA, S. L; BOTELHO, H. S. Jogos e brincadeiras na educação infantil. 2008. 34 f. Monografia (Graduação em Normal Superior)* - Centro Universitário de Lavras, Lavras, 2008. RESUMO Este artigo apresenta

Leia mais

ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções)

ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE

Leia mais

Profa. Ma. Adriana Rosa

Profa. Ma. Adriana Rosa Unidade I ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Profa. Ma. Adriana Rosa Ementa A teoria construtivista: principais contribuições, possibilidades de trabalho pedagógico. Conceito de alfabetização: história e evolução.

Leia mais

Mão na roda. Projetos temáticos

Mão na roda. Projetos temáticos Material elaborado pelo Ético Sistema de Ensino Educação infantil Publicado em 2011 Projetos temáticos Educação Infantil Data: / / Nível: Escola: Nome: Mão na roda Justificativa A origem da invenção da

Leia mais

LUDICIDADE: INTRODUÇÃO, CONCEITO E HISTÓRIA

LUDICIDADE: INTRODUÇÃO, CONCEITO E HISTÓRIA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO SILMARA SILVEIRA ANDRADE LUDICIDADE: INTRODUÇÃO, CONCEITO E HISTÓRIA Assunção, Paraguay Maio 2015 INTRODUÇÃO Q uando uma criança ingressa na

Leia mais

TIPOS DE RELACIONAMENTOS

TIPOS DE RELACIONAMENTOS 68 Décima-Segunda Lição CONSTRUINDO RELACIONAMENTOS DE QUALIDADE Quando falamos de relacionamentos, certamente estamos falando da inter-relação de duas ou mais pessoas. Há muitas possibilidades de relacionamentos,

Leia mais

20 Anos de Tradição Carinho, Amor e Educação.

20 Anos de Tradição Carinho, Amor e Educação. Colégio Tutto Amore Colégio Sapience Carinho, Amor e Educação. Trabalhamos com meio-período e integral em todos os níveis de ensino. www.tuttoamore.com.br Nossa História No ano de 1993 deu-se o ponto de

Leia mais

Jéssica Victória Viana Alves, Rospyerre Ailton Lima Oliveira, Berenilde Valéria de Oliveira Sousa, Maria de Fatima de Matos Maia

Jéssica Victória Viana Alves, Rospyerre Ailton Lima Oliveira, Berenilde Valéria de Oliveira Sousa, Maria de Fatima de Matos Maia PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Jéssica Victória Viana Alves, Rospyerre Ailton Lima Oliveira, Berenilde Valéria de Oliveira Sousa, Maria de Fatima de Matos Maia INTRODUÇÃO A psicomotricidade está

Leia mais

JOGOS MATEMÁTICOS PARA O ENSINO MÉDIO

JOGOS MATEMÁTICOS PARA O ENSINO MÉDIO JOGOS MATEMÁTICOS PARA O ENSINO MÉDIO Marli Teresinha Quartieri Centro Universitário UNIVATES Lajeado/RS quartierimg@uol.com.br Márcia Jussara Hepp Rehfeldt Centro Universitário UNIVATES Lajeado/RS mrehfeld@univates.br

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR OS VALORES NA EDUCAÇÃO

A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR OS VALORES NA EDUCAÇÃO A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR OS VALORES NA EDUCAÇÃO Eliane Alves Leite Email: li.phn.louvoregloria@hotmail.com Fernanda Cristina Sanches Email: fer_cristina2007@hotmail.com Helena Aparecida Gica Arantes

Leia mais

EMEB. "ADELINA PEREIRA VENTURA" PROJETO: DIVERSIDADE CULTURAL

EMEB. ADELINA PEREIRA VENTURA PROJETO: DIVERSIDADE CULTURAL EMEB. "ADELINA PEREIRA VENTURA" PROJETO: DIVERSIDADE CULTURAL Cuiabá/2015 Escola: Adelina Pereira Ventura. Cuiabá, 15 de Setembro de 2015. Professora: Suzana Garcia de Arruda Coordenadora: Regina Pereira

Leia mais

TEORIAS DA APRENDIZAGEM: DA TEORIA À PRÁTICA

TEORIAS DA APRENDIZAGEM: DA TEORIA À PRÁTICA TEORIAS DA APRENDIZAGEM: DA TEORIA À PRÁTICA José Edivam Braz Santana UEPB edivamsantana@hotmail.com André Ferreira de Lima UEPB andre_lyma@hotmail.com Gilberto Beserra da Silva Filho UEPB gilbertobeserra.filho@bol.com.br

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 A LDB, no Titulo VI, trata dos Profissionais da Educação, considerando sob essa categoria não só os professores, que são responsáveis pela gestão da sala de aula, mas

Leia mais

ENSINAR MATEMÁTICA UTILIZANDO MATERIAIS LÚDICOS. É POSSÍVEL?

ENSINAR MATEMÁTICA UTILIZANDO MATERIAIS LÚDICOS. É POSSÍVEL? 1 de 7 ENSINAR MATEMÁTICA UTILIZANDO MATERIAIS LÚDICOS. É POSSÍVEL? Jéssica Alves de Oliveira Maria José dos Santos Chagas Tatiane de Fátima Silva Seixas RESUMO: De uma maneira geral, existe, por parte

Leia mais

Universidade Estadual de Londrina

Universidade Estadual de Londrina Universidade Estadual de Londrina Josiane de Freitas Santos Relatório de Estágio em Educação Infantil Londrina 2010 1 Josiane de Freitas Santos Relatório de Estágio em Educação Infantil Relatório final

Leia mais

PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA

PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA Naiane Novaes Nogueira 1 Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB n_n_nai@hotmail.com José

Leia mais

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010 GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR EM MATEMÁTICA RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA GESTAR II Sidnei Luís da Silva Escola Municipal Vereador Benedito Batista Congatem - MG sidneiluisdasilva@yahoo.com.br Camila

Leia mais

EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA

EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA Rogério Santos Grisante 1 ; Ozilia Geraldini Burgo 2 RESUMO: A prática da expressão corporal na disciplina de Artes Visuais no Ensino Fundamental II pode servir

Leia mais

Papo com a Especialista

Papo com a Especialista Papo com a Especialista Silvie Cristina (Facebook) - Que expectativas posso ter com relação à inclusão da minha filha portadora da Síndrome de Down na Educação Infantil em escola pública? Quando colocamos

Leia mais

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Michele Gomes Felisberto; Micheli de Oliveira; Simone Pereira; Vagner Lean dos Reis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Introdução O mundo em que vivemos

Leia mais

INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA

INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA Marcos Leomar Calson Mestrando em Educação em Ciências e Matemática, PUCRS Helena Noronha Cury Doutora em Educação

Leia mais

DICA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL

DICA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL DICA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL 1. TÍTULO DO PROGRAMA As histórias do senhor urso. O carro. 2. EPISÓDIO(S) TRABALHADO(S): 3. SINOPSE DO(S) EPISÓDIO(S) ESPECÍFICO(S) Episódio explora de maneira lúdica

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER

A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER OLIVEIRA, Jucinéia Costa. Discente do curso de Pedagogia da FAHU/ACEG PELOZO, Rita de Cássia Borguetti. Docente da FAHU/ACEG E-MAIL: ritapelozo@itelefonica.com.br RESUMO: O

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL & SAÚDE: ABORDANDO O TEMA RECICLAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR

EDUCAÇÃO AMBIENTAL & SAÚDE: ABORDANDO O TEMA RECICLAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR EDUCAÇÃO AMBIENTAL & SAÚDE: ABORDANDO O TEMA RECICLAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR ARNOR, Asneth Êmilly de Oliveira; DA SILVA, Ana Maria Gomes; DA SILVA, Ana Paula; DA SILVA, Tatiana Graduanda em Pedagogia -UFPB-

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE Bruna Cardoso Cruz 1 RESUMO: O presente trabalho procura conhecer o desempenho profissional dos professores da faculdade

Leia mais

O AMBIENTE MOTIVADOR E A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

O AMBIENTE MOTIVADOR E A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA O AMBIENTE MOTIVADOR E A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA Poliana Helena Batista Thomaz PUC-Campinas Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid PUC-Campinas Na pesquisa

Leia mais

O BRINCAR E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL DENTRO DO PROCESSO GRUPAL (2012) 1

O BRINCAR E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL DENTRO DO PROCESSO GRUPAL (2012) 1 O BRINCAR E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL DENTRO DO PROCESSO GRUPAL (2012) 1 FERREIRA, Marilise 2 ; GRASSI, Marilia G. 3 ; OLIVEIRA, Vânia F. 4 1 Trabalho de Pesquisa _UNIFRA 2 Curso de

Leia mais

A educadora avalia a formação de nossos professores para o ensino da Matemática e os caminhos para trabalhar a disciplina na Educação Infantil.

A educadora avalia a formação de nossos professores para o ensino da Matemática e os caminhos para trabalhar a disciplina na Educação Infantil. Matemática na Educação Infantil: é possível A educadora avalia a formação de nossos professores para o ensino da Matemática e os caminhos para trabalhar a disciplina na Educação Infantil. Nas avaliações

Leia mais

A DANÇA E O DEFICIENTE INTELECTUAL (D.I): UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA À INCLUSÃO

A DANÇA E O DEFICIENTE INTELECTUAL (D.I): UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA À INCLUSÃO A DANÇA E O DEFICIENTE INTELECTUAL (D.I): UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA À INCLUSÃO CARNEIRO, Trícia Oliveira / Centro Universitário Leonardo da Vinci SODRÉ, Marta Patrícia Faianca / Universidade do Estado do

Leia mais

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo.

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Material referente ao texto do Módulo 3: Ações Básicas de Mobilização. O conhecimento da realidade é a base fundamental ao desenvolvimento social, que visa

Leia mais

JOGOS PARA O ENSINO MÉDIO1

JOGOS PARA O ENSINO MÉDIO1 JOGOS PARA O ENSINO MÉDIO1 Marli Teresinha Quartieri Márcia Rehfeldt Ieda Maria Giongo Algumas reflexões iniciais O jogo tem sido tema de estudos e investigações de pesquisadores, educadores e psicólogos,

Leia mais

LUDICIDADE NA SALA DE AULA UNIDADE 4 ANO 1. Abril de 2013

LUDICIDADE NA SALA DE AULA UNIDADE 4 ANO 1. Abril de 2013 LUDICIDADE NA SALA DE AULA UNIDADE 4 ANO 1 Abril de 2013 Iniciando a conversa Nesta unidade refletiremos sobre a ludicidade na sala de aula, a partir do tema brincadeiras na alfabetização. Nesta unidade

Leia mais

Planejamento de Aula - Ferramenta Mar aberto

Planejamento de Aula - Ferramenta Mar aberto Planejamento de Aula - Ferramenta Mar aberto Planejar uma aula é uma arte não uma tarefa. O planejamento de aula através da ferramenta Mar Aberto ajuda e contribui para infinitas possibilidades para seu

Leia mais

A utilização de jogos no processo de ensino aprendizagem de matemática no Ensino Fundamental

A utilização de jogos no processo de ensino aprendizagem de matemática no Ensino Fundamental A utilização de jogos no processo de ensino aprendizagem de matemática no Ensino Fundamental Adaiane Cristina Calegari Unisalesiano adaiane_calegari@yahoo.com.br Ana Luiza Viscovicce Unisalesiano analuiza_viscovicce@yahoo.com.br

Leia mais

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos.

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos. Os dados e resultados abaixo se referem ao preenchimento do questionário Das Práticas de Ensino na percepção de estudantes de Licenciaturas da UFSJ por dez estudantes do curso de Licenciatura Plena em

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem EXPLORAÇÃO Busco entender como as coisas funcionam e descobrir as relações entre as mesmas. Essa busca por conexões

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Resumo Gisele Gomes Avelar Bernardes- UEG 1 Compreendendo que a educação é o ponto chave

Leia mais

REPRESENTAÇÕES DE AFETIVIDADE DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Deise Vera Ritter 1 ; Sônia Fernandes 2

REPRESENTAÇÕES DE AFETIVIDADE DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Deise Vera Ritter 1 ; Sônia Fernandes 2 REPRESENTAÇÕES DE AFETIVIDADE DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL Deise Vera Ritter 1 ; Sônia Fernandes 2 RESUMO Este texto apresenta uma pesquisa em andamento que busca identificar as representações

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem SENTIDOS (principal) Gosto de informações que eu posso verificar. Não há nada melhor para mim do que aprender junto

Leia mais

A ENERGIA DO BRINCAR: UMA ABORDAGEM BIOENERGÉTICA

A ENERGIA DO BRINCAR: UMA ABORDAGEM BIOENERGÉTICA 1 A ENERGIA DO BRINCAR: UMA ABORDAGEM BIOENERGÉTICA Dayane Pricila Rausisse Ruon Sandra Mara Volpi* RESUMO O brincar é um tema bastante discutido e de muita importância no desenvolvimento infantil. Esse

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

A MATEMÁTICA ATRÁVES DE JOGOS E BRINCADEIRAS: UMA PROPOSTA PARA ALUNOS DE 5º SÉRIES

A MATEMÁTICA ATRÁVES DE JOGOS E BRINCADEIRAS: UMA PROPOSTA PARA ALUNOS DE 5º SÉRIES A MATEMÁTICA ATRÁVES DE JOGOS E BRINCADEIRAS: UMA PROPOSTA PARA ALUNOS DE 5º SÉRIES Haiane Regina de Paula, PIC(UNESPAR/FECILCAM)) Valdir Alves (OR), FECILCAM RESUMO:A pesquisa A Matemática Através de

Leia mais

JOGOS MATEMÁTICOS RESUMO INTRODUÇÃO

JOGOS MATEMÁTICOS RESUMO INTRODUÇÃO JOGOS MATEMÁTICOS Patrícia Portella (UFAL) patriciaportella73@hotmail.com Fabíola Gama (UFAL) fabiolagama@hotmail.com RESUMO O presente trabalho tem como objetivo demonstrar que os jogos, podem ser utilizados

Leia mais

SEDUC SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS BRIANTE ANA GREICY GIL ALFEN A LUDICIDADE EM SALA DE AULA

SEDUC SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS BRIANTE ANA GREICY GIL ALFEN A LUDICIDADE EM SALA DE AULA SEDUC SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS BRIANTE ANA GREICY GIL ALFEN A LUDICIDADE EM SALA DE AULA Projeto apresentado e desenvolvido na Escola Estadual Domingos Briante

Leia mais

Profª. Maria Ivone Grilo Martinimariaivone@superig.com.br

Profª. Maria Ivone Grilo Martinimariaivone@superig.com.br Educação Inclusiva Direito à Diversidade O Ensino comum na perspectiva inclusiva: currículo, ensino, aprendizage m, conheciment o Educação Inclusiva Direito à Diversidade Profª. Maria Ivone Grilo Martinimariaivone@superig.com.br

Leia mais

PEDAGOGIA EM AÇÃO: O USO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO ELEMENTO INDISPENSÁVEL PARA A TRANSFORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

PEDAGOGIA EM AÇÃO: O USO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO ELEMENTO INDISPENSÁVEL PARA A TRANSFORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL PEDAGOGIA EM AÇÃO: O USO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO ELEMENTO INDISPENSÁVEL PARA A TRANSFORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL Kelly Cristina Costa de Lima, UEPA Aline Marques Sousa, UEPA Cassia Regina Rosa

Leia mais

COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE

COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE www.agenciaatos.com.br COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE APLICAÇÃO DA CONSULTORIA EM VENDAS ONLINE É assim que os resultados são gerados. No entanto, é

Leia mais

Departamento das Educação Pré-escolar

Departamento das Educação Pré-escolar Departamento das Educação Pré-escolar A melhoria da qualidade das aprendizagens, a avaliação implica, no quadro da relação entre o jardim-de-infância, a família e a escola, uma construção partilhada que

Leia mais

SALAS TEMÁTICAS: ESPAÇOS DE EXPERIÊNCIAS E APRENDIZAGEM. Palavras Chave: salas temáticas; espaços; aprendizagem; experiência.

SALAS TEMÁTICAS: ESPAÇOS DE EXPERIÊNCIAS E APRENDIZAGEM. Palavras Chave: salas temáticas; espaços; aprendizagem; experiência. 1 SALAS TEMÁTICAS: ESPAÇOS DE EXPERIÊNCIAS E APRENDIZAGEM BAGEGA, Chariane 1 BONI, Marina 2 RAFFAELLI, Alexandra F. 3 Palavras Chave: salas temáticas; espaços; aprendizagem; experiência. 1 INTRODUÇÃO A

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

DILMA MARIA DE ANDRADE. Título: A Família, seus valores e Counseling

DILMA MARIA DE ANDRADE. Título: A Família, seus valores e Counseling DILMA MARIA DE ANDRADE Título: A Família, seus valores e Counseling Projeto de pesquisa apresentado como Requisito Para obtenção de nota parcial no módulo de Metodologia científica do Curso Cousenling.

Leia mais

ISSN 2238-9113 PROJETO LUDICIDADE NA ESCOLA DA INFÂNCIA

ISSN 2238-9113 PROJETO LUDICIDADE NA ESCOLA DA INFÂNCIA 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 PROJETO LUDICIDADE NA ESCOLA DA INFÂNCIA ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO

Leia mais

O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO DE METODOLOGIAS FACILITADORAS PARA O PROCESSO DE ENSINO DE QUÍMICA

O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO DE METODOLOGIAS FACILITADORAS PARA O PROCESSO DE ENSINO DE QUÍMICA O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO DE METODOLOGIAS FACILITADORAS PARA O PROCESSO DE ENSINO DE QUÍMICA Bruna Tayane da Silva Lima; Eduardo Gomes Onofre 2 1 Universidade Estadual

Leia mais

JOGOS ELETRÔNICOS CONTRIBUINDO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NAS SÉRIES INICIAIS

JOGOS ELETRÔNICOS CONTRIBUINDO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NAS SÉRIES INICIAIS JOGOS ELETRÔNICOS CONTRIBUINDO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NAS SÉRIES INICIAIS Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMEIAIEF) GT 09 RESUMO

Leia mais

Autor(es) PAULA CRISTINA MARSON. Co-Autor(es) FERNANDA TORQUETTI WINGETER LIMA THAIS MELEGA TOMÉ. Orientador(es) LEDA R.

Autor(es) PAULA CRISTINA MARSON. Co-Autor(es) FERNANDA TORQUETTI WINGETER LIMA THAIS MELEGA TOMÉ. Orientador(es) LEDA R. 9º Simposio de Ensino de Graduação INVESTIGANDO OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO INTERIOR DE SÃO PAULO Autor(es) PAULA CRISTINA MARSON

Leia mais

Projetos Pedagógicos. Agosto 2012

Projetos Pedagógicos. Agosto 2012 Projetos Pedagógicos Agosto 2012 REAPROVEITANDO MATERIAIS Permanecendo com o olhar atento para a preservação do meio ambiente, em nosso dia a dia, orientamos nossas crianças a agirem de forma consciente,

Leia mais

SEDUC SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS BRIANTE ANA MARIA BALDINOTTI O LÚDICO E A LÍNGUA INGLESA

SEDUC SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS BRIANTE ANA MARIA BALDINOTTI O LÚDICO E A LÍNGUA INGLESA SEDUC SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS BRIANTE ANA MARIA BALDINOTTI O LÚDICO E A LÍNGUA INGLESA Projeto apresentado e desenvolvido na Escola Estadual Domingos Briante

Leia mais

O TRABALHO COM BEBÊS

O TRABALHO COM BEBÊS O TRABALHO COM BEBÊS FREITAS, Clariane do Nascimento de UFSM, Projeto Uma interlocução entre pesquisadores, acadêmicos e o processo educacional vivido no Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo clarianefreitas@bol.com.br

Leia mais

A criança e as mídias

A criança e as mídias 34 A criança e as mídias - João, vá dormir, já está ficando tarde!!! - Pera aí, mãe, só mais um pouquinho! - Tá na hora de criança dormir! - Mas o desenho já tá acabando... só mais um pouquinho... - Tá

Leia mais

ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Josilene Maria de Almeida 1 ; Rosângela Miranda de Lima 2 ; Maria Sônia Lopes da Silva; Maria Anunciada

Leia mais

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM NA ADOLESCÊNCIA AULA 03: ABORDAGEM DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO TÓPICO 01: AS FASES DO DESENVOLVIMENTO HUMANO Para compreendermos a natureza do comportamento

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO Atualizado em 11/01/2016 MOTIVAÇÃO Estar motivado é visto como uma condição necessária para que um trabalhador entregue um desempenho superior. Naturalmente, como a motivação

Leia mais

Disciplina: Alfabetização

Disciplina: Alfabetização Título do artigo: As intervenções didáticas no processo de alfabetização inicial Disciplina: Alfabetização Selecionador: Beatriz Gouveia 1 Categoria: Professor 1 Coordenadora de projetos do Instituto Avisa

Leia mais

Pedagogia Estácio FAMAP

Pedagogia Estácio FAMAP Pedagogia Estácio FAMAP # Objetivos Gerais: O Curso de Graduação em Pedagogia da Estácio FAMAP tem por objetivo geral a formação de profissionais preparados para responder às diferenciadas demandas educativas

Leia mais

JOGOS MATEMÁTICOS: EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS

JOGOS MATEMÁTICOS: EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS JOGOS MATEMÁTICOS: EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS Denise da Costa Gomes denisedacosta11@hotmail.com Dalila Regina da Silva Queiroz dalilazorieuq@hotmail.com Alzenira Oliveira de Carvalho oliveiraalzenira@hotmail.com

Leia mais

O TEMPO NO ABRIGO: PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA, GARANTIA DE SINGULARIDADE

O TEMPO NO ABRIGO: PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA, GARANTIA DE SINGULARIDADE Cuidando de quem cuida Instituto de Capacitação e Intervenção Psicossocial pelos Direitos da Criança e Adolescente em Situação de Risco O TEMPO NO ABRIGO: PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA, GARANTIA DE SINGULARIDADE

Leia mais

PRÁTICAS LÚDICAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA DO INFANTIL IV E V DA ESCOLA SIMÃO BARBOSA DE MERUOCA-CE

PRÁTICAS LÚDICAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA DO INFANTIL IV E V DA ESCOLA SIMÃO BARBOSA DE MERUOCA-CE 1 PRÁTICAS LÚDICAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA DO INFANTIL IV E V DA ESCOLA SIMÃO BARBOSA DE MERUOCA-CE 1 Rochelle Lopes da Silva- UVA 2 Andrea Abreu Astigarraga- UVA INTRODUÇÃO De acordo

Leia mais

CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (FEF/UFG).

CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (FEF/UFG). ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO FÍSICA PRESENTES EM UMA INSTITUIÇÃO FILÁNTROPICA E MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA CIDADE DE GOIÂNIA/GO CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de

Leia mais

DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES E ALUNOS DA EJA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES E ALUNOS DA EJA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA 27 a 30 de Agosto de 2014. DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES E ALUNOS DA EJA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA Resumo: MACHADO, Diana dos Santos 1 Ifes - Campus Cachoeiro de Itapemirim

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS NO CONTEXTO ESCOLAR

A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS NO CONTEXTO ESCOLAR A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS NO CONTEXTO ESCOLAR Stefania Germano Dias; Flávio Pereira de Oliveira; Josefa Nandara Pereira de Souza; Larissa Brito da Silva; Maria Aparecida

Leia mais

O Guia Coach do Coach O livro para quem deseja mudar vidas.

O Guia Coach do Coach O livro para quem deseja mudar vidas. O Guia do Coach O livro para quem deseja mudar vidas. Que livro é este? Este livro foi criado a partir do conteúdo da formação de LIFE COACH do Instituto RM de Coaching. Sendo assim o livro contempla tudo

Leia mais

11. Com base na Teoria Piagetiana, relacione os conceitos da primeira coluna de acordo com as definições apresentadas na segunda coluna:

11. Com base na Teoria Piagetiana, relacione os conceitos da primeira coluna de acordo com as definições apresentadas na segunda coluna: TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS 4 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS QUESTÕES DE 11 A 25 11. Com base na Teoria Piagetiana, relacione os conceitos da primeira coluna de acordo com as definições apresentadas na

Leia mais

PROFISSIONALISMO INTERATIVO E ORIENTAÇÕES PARA A AÇÃO

PROFISSIONALISMO INTERATIVO E ORIENTAÇÕES PARA A AÇÃO 15/04/15 PROFISSIONALISMO INTERATIVO E ORIENTAÇÕES PARA A AÇÃO A escola como organização aprendente: buscando uma educação de qualidade. Michael Fullan e Andy Hargreaves. Escolas que aprendem são as que

Leia mais

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS Letícia Luana Claudino da Silva Discente de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande. Bolsista do Programa de Saúde. PET/Redes

Leia mais

1. Resolver um problema

1. Resolver um problema 1. Resolver um problema resolução de problemas no futebol inclui o conjunto de etapas essenciais à realização de uma A ação. Resolver um determinado problema é ter a capacidade de: Identificar o problema:

Leia mais

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NOS ANOS INICIAIS: UMA PERSPECTIVA INTERGERACIONAL

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NOS ANOS INICIAIS: UMA PERSPECTIVA INTERGERACIONAL BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NOS ANOS INICIAIS: UMA PERSPECTIVA INTERGERACIONAL RESUMO Luana da Mata (UEPB) 1 Patrícia Cristina de Aragão Araújo (UEPB) 2 Este artigo tem como objetivo refletir como as brincadeiras

Leia mais

Prevenção ao uso de drogas na escola: o que você pode fazer?

Prevenção ao uso de drogas na escola: o que você pode fazer? Prevenção ao uso de drogas na escola: o que você pode fazer? O educador pode contribuir para prevenir o abuso de drogas entre adolescentes de duas formas básicas: incentivando a reflexão e a adoção de

Leia mais

Guia prático do alfabetizador

Guia prático do alfabetizador Guia prático do alfabetizador Maristela Marques de Almeida Silva Graduanda Normal Superior UNIPAC E-mail: sms@ufsj.edu.br Fone: (32)3371-8331 Data de recepção: 17/11/2009 Data de aprovação:16/12/2009 Resenha

Leia mais

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR Título do artigo: O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR Área: Gestão Coordenador Pedagógico Selecionadora: Maria Paula Zurawski 16ª Edição do Prêmio Victor Civita Educador

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO ASSISTENTE SOCIAL NOS PROJETOS SOCIAIS E NA EDUCAÇÃO - UMA BREVE ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO PROJETO DEGRAUS CRIANÇA

A IMPORTÂNCIA DO ASSISTENTE SOCIAL NOS PROJETOS SOCIAIS E NA EDUCAÇÃO - UMA BREVE ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO PROJETO DEGRAUS CRIANÇA A IMPORTÂNCIA DO ASSISTENTE SOCIAL NOS PROJETOS SOCIAIS E NA EDUCAÇÃO - UMA BREVE ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO PROJETO DEGRAUS CRIANÇA Tamara Nomura NOZAWA 1 Telma Lúcia Aglio GARCIA 2 Edmárcia Fidelis ROCHA

Leia mais

A ORALIZAÇÃO COMO MANIFESTAÇÃO LITERÁRIA EM SALA DE AULA

A ORALIZAÇÃO COMO MANIFESTAÇÃO LITERÁRIA EM SALA DE AULA A ORALIZAÇÃO COMO MANIFESTAÇÃO LITERÁRIA EM SALA DE AULA. AÇÕES DO PIBID/CAPES UFG (SUBPROJETO: LETRAS: PORTUGUÊS) NO COLÉGIO ESTADUAL LYCEU DE GOIÂNIA Bolsistas: SILVA, Danila L.; VAZ, Paula R. de Sena.;

Leia mais

ÁGORA, Porto Alegre, Ano 4, Dez.2013. ISSN 2175-37 EDUCAR-SE PARA O TRÂNSITO: UMA QUESTÃO DE RESPEITO À VIDA

ÁGORA, Porto Alegre, Ano 4, Dez.2013. ISSN 2175-37 EDUCAR-SE PARA O TRÂNSITO: UMA QUESTÃO DE RESPEITO À VIDA ÁGORA, Porto Alegre, Ano 4, Dez.2013. ISSN 2175-37 EDUCAR-SE PARA O TRÂNSITO: UMA QUESTÃO DE RESPEITO À VIDA Luciane de Oliveira Machado 1 INTRODUÇÃO Este artigo apresenta o projeto de educação para o

Leia mais