1 INTRODUÇÃO Pode-se iniciar a incursão pelo complexo mundo industrial dos processos químicos e físicos, apresentando a definição dada por A. D.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1 INTRODUÇÃO Pode-se iniciar a incursão pelo complexo mundo industrial dos processos químicos e físicos, apresentando a definição dada por A. D."

Transcrição

1 1 INTRODUÇÃO Pode-se iniciar a incursão pelo complexo mundo industrial dos processos químicos e físicos, apresentando a definição dada por A. D. Little: Qualquer processo químico, qualquer que seja a sua escala, pode ser decomposto numa série coordenada do que se podem denominar ações unitárias, como moagem, mistura, aquecimento, absorção, condensação, filtração, cristalização, etc. O número destas operações unitárias básicas não é muito grande e relativamente poucas delas estão presentes num processo particular qualquer. A complexidade provém da diversidade das condições, como a temperatura, a pressão, etc., sob as quais as ações unitárias devem ser realizadas nos diversos processos, e das limitações dos materiais de construção e do projeto dos equipamentos, impostas pelo caráter físico e químico das substâncias reagentes. Mais recentemente, incluiu-se, no que se chama de operações unitárias, o transporte de fluidos, a transferência de calor, a destilação, a umidificação, a absorção de gases, entre outros. Todas as operações unitárias são baseadas em princípios da ciência que são traduzidos nas aplicações industriais nos mais diversos campos. O escoamento de fluidos, por exemplo, é estudado na hidrodimâmica ou na mecânica dos fluidos. A transferência de calor tem sido objeto de muitas investigações pelos físicos e matemáticos. Sob o enfoque de interesse do curso, isto é, a interferência que um operador de processo tem sobre um determinado processo químico, leva em conta como agir, ou melhor, como controlá-lo. Para tanto, é necessário que o operador tenha o pleno conhecimento do processo de transformação em voga. As variáveis de processo, tais como, temperatura, pressão e vazão, os tipos de equipamentos envolvidos, que podem ser bombas, vasos, torres e reatores. Analogicamente a um automóvel, o operador de processo é o motorista, cuja função primeira e mais importante, é dirigir. Fará melhor seu trabalho, entretanto, se tiver conhecimento sobre a mecânica do motor, tipo de combustível, sistema de óleo e freio, etc. Este curso pretende iniciar o aluno nas técnicas básicas necessárias para o manuseio e controle dos processos químicos.

2 2 UNIDADES E MEDIDAS A observação e o controle de qualquer processo dinâmico envolvem medidas de unidades. São elas: Comprimento: medida de uma dimensão, por exemplo, a distância entre duas cidades é dada normalmente em quilômetros (km), a largura de uma peça em centímetros (cm) ou metros (m). Área: medida de duas dimensões que identifica uma área, m 2 ou km 2. Volume: associado ao espaço, portanto, três dimensões, o volume ocupado por uma caixa pode ser expresso em m 3. Massa: se as medidas anteriores definem a localização, esta identifica a matéria, assim quando dizemos que algo pesa 20 kg, caracteriza-se o quanto tem em massa. Das quatro unidades básicas acima citas, pode-se fazer algumas associações: A terceira associação apresenta uma propriedade importante, uma determinada quantidade de matéria por um determinado volume, isto é, a densidade. Quanto às duas anteriores, basta lembrar que a fiação da rede elétrica leva em conta a massa por metro do fio para se calcular o peso entre dois postes e a gramatura de uma folha de impressão é apresentada como a massa de papel por unidade de área. Tempo: a medida temporal de qualquer fenômeno. Pode-se desdobrar mais ainda as associações entre as unidades:

3 Além da velha conhecida velocidade, duas medidas de vazão surgem: a vazão volumétrica e a vazão mássica, dividindo a segunda pela primeira, aparece a densidade como resultado. A outra medida, que aparentemente só está associada ao tempo, é utilizada para medir a rotação de um eixo, esta medida é a freqüência: rotações por minuto ou rotações por segundo. Misturando mais um pouco: Obtém-se então a força, que é massa vezes aceleração, conhecida também como N (newton). Agora, se a força for aplicada sobre uma determinada área, ocorrerá ali uma pressão. Continuando, a força aplicada faz um corpo se deslocar, gastando energia e, finalmente, sabendo-se o tempo gasto neste trabalho de deslocamento, se saberá a potência. Temperatura: a medida do calor. Uma questão importante quando se usa um instrumento de medida de temperatura é saber como ele é calibrado. Alguns referenciais usados são os pontos de fusão e ebulição de materiais. Toma-se a água como exemplo: A escala Celsius racionaliza melhor a lógica, divide o intervalo entre os pontos de fusão e ebulição em 100 graus, a partir de zero. A escala Fahrenheit, mais antiga, divide o intervalo em 180 graus, a partir de 32. A partir dessa relação entre as escalas de temperatura, passa-se a analisar como se faz as transformações de um sistema de medidas para outro. Isto ainda tem importância na medida que existem várias destes sistemas. Tanto na indústria como em laboratórios os instrumentos indicam mediadas diversas. Para um americano uma pessoa tem febre a partir de 99 F, o que não diz nada para um brasileiro. Assim, a transformação é feita da seguinte forma:

4 Uma pessoa, para os parâmetros brasileiros, começa a ter febre em temperatura acima de 37 C. Já a temperatura de ebulição da água é de 100 C ou 212 F. Uma outra importante medida é a temperatura termodinâmica, K (Kelvin), introduzida para que se possa considerar o zero absoluto, 0 K, a transformação para C é o acréscimo do valor 273,15. Assim, a temperatura de ebulição da água é 373,15 K (273,15 mais 100 C). Para a transformação reversa, isto é, de K para C, diminui-se 273,15. Uma outra transformação deve também ser considerada. Diz a notícia que a cada 10 C de aumento de temperatura, a umidade relativa do ar sobe 5%, a questão que se coloca então: qual é a variação em F para a umidade subir os mesmo 5%? Apresentam-se na Tabela 2.1 as principais medidas e seus fatores de transformação para os sistemas internacional e inglês. Alguns exemplos:

5 Tabela 2.1 Conversões de medidas entre os sistemas inglês e internacional

6 3 BALANÇO MATERIAL Uma vez que se sabe como quantificar as variáveis de um processo, convém agora identificá-las. Um processo químico é composto por um conjunto de operações unitárias e cada uma delas possui sua própria característica, quanto as correntes que ingressam na unidade como as que saem, assim como os insumos energéticos. Estas correntes ou fluxos são quantificadas através de variáveis de processo, tais como, vazão mássica e vazão volumétrica. Em alguns sistemas, pode-se também usar vazão molar. O balanço material é um arranjo dessas correntes de maneira que se possa ver com clareza o que entra, o que sai de uma unidade e que pode ser acumulado ou consumido dentro dela. Um exemplo simples é o consumo diário de água de um casa, o balanço material deve ser realizado levando-se em consideração duas medidas: a vazão medida no hidrômetro durante as últimas 24 horas e a variação do nível do reservatório de água neste mesmo período: Pelo exemplo acima, o consumo de água da casa durante o período de um dia é a diferença das medidas do hidrômetro entre os dois dias mais o volume gasto do reservatório. Um outro exemplo de balanço material é mostrado abaixo:

7 Inicialmente é feito um balanço total das quatro correntes, uma de entrada e três de saídas - a única corrente dada é a da entrada, 1000 t/h - não é possível o cálculo do balanço sem as vazões das correntes de saída. Quando se fazem os balanços materiais individuais para cada componente água, petróleo e gás, as vazões de cada um deles e de cada saída são devidamente calculadas. Se for feita, agora, a soma das três correntes de saída o resultado é 1000 t/h. Para que não haja confusão, é recomendável que se especifique os percentuais das correntes, no caso acima aparece % P, que significa percentual em peso; podem também ser usados % V e % M, respectivamente, para percentuais em volume e em molar.

8 Exercícios do capítulo Ex-3.1 Ex-3.2

9 4 MECÂNICA DOS FLUIDOS A compreensão de como a água flui, seja por córregos, seja por condutos, sempre foi uma das grandes curiosidades da humanidade. As antigas civilizações, notadamente a romana, levaram esta curiosidade a níveis sofisticados de aplicação tecnológica. Entretanto, a formalização físico-matemática do que veio a ser considerada mecânica dos fluidos apareceu a partir do século XVIII com Daniel Bernouilli e século XIX com Osborne Reynolds. 4.1 Teorema de Bernouilli (Princípio da Conservação da Energia) Uma das formas de se entender um sistema dinâmico, que é o caso de fluidos em movimento, é analisar os conteúdos energéticos de pontos distintos do mesmo. Sabe-se pela física clássica que a soma das energias em um ponto dentro de um fluido ideal é a mesma que para um outro ponto, ou seja, a energia total é mantida. O que diferencia é a quantidade relativa de cada tipo de energia. O ponto 1 está mais alto que o ponto 2, portanto, possui mais energia geométrica; por outro lado, no ponto 2 o fluido está com maior velocidade e tem, por isso, mais energia cinética. A energia potencial diz respeito à pressão que o fluido está submetido, tanto no ponto 1 como no ponto 2, o fluido está exposto à pressão atmosférica e assim suas energias potenciais são idênticas. O balanço energético fica:

10 Quanto se somam termos, como é o caso desta equação, é necessário que todos eles possuam a mesma unidade. Assim é: Todas as formas de energia que o teorema de Bernouilli apresenta têm como medida o metro. Uma pessoa mergulha até o fundo de uma piscina cuja profundidade é de 4 metros., qual será a pressão em atm (mmhg) que seus tímpanos sofrem? Um exemplo da aplicação direta da equação de Bernouilli é apresentada a seguir:

11 4.2) Princípio da conservação de energia para fluidos reais Quando um fluido é transportado de um ponto a outro, como se viu acima, obedece a Lei de conservação de energia. Por exemplo, a água de um depósito localizado na parte superior de um prédio escoa naturalmente, por gravidade, para qualquer torneira; entretanto, para que esse depósito seja mantido com nível tornar-se necessária a ação de uma bomba, que descola a água da rede localizada na rua até o reservatório. Nos dois casos, tanto a água descendo para as torneiras, como a que está sendo bombeada, há um gasto de energia inerente a próprio movimento da água. Analogamente, quando um carro se desloca por uma via ascendente e logo depois precisa descê-la, embora no segundo momento gaste menos combustível, desgasta da mesma maneira os pneus. Para os fluidos reais, se introduz esta correção de perda de energia, chamada de perda de carga, p. Esta perda de carga esta associada à turbulência do fluxo, à viscosidade do fluido e ao atrito deste com as paredes do conduto. No caso do exemplo da represa, é necessário acrescentar o custo energético da perda de carga referente à tubulação que escoa a água até o ponto 2. Na medida que se desconta esta energia perdida, a velocidade da água nesse ponto será um pouco menor daquela calculada. 4.3) Experiência de Reynolds

12 Antes de tratar a metodologia de cálculo da perda de carga, é conveniente compreenderse o caminho experimental que governou tal desenvolvimento científico. É bastante comum neste tipo de conhecimento experimental a realização de aparatos que simulem na prática concepções científicas e dela se tire informações. Este é o caso do experimento de Reynolds, esquematicamente mostrado a seguir: Reynolds montou um tubo de vidro de um determinado diâmetro por onde fluia água e ao mesmo tempo injetou um filete de corante. Ele percebeu que, quando a vazão de água era baixa, o comportamento do fluxo de corante era linear. Num segundo momento, fez aumentar o fluxo de água até que a linha de corante começasse a ter uma leve instabilidade. Com um maior fluxo de água, o filete deixava de existir e o corante se dispersava totalmente na água. Ele chamou o primeiro comportamento da água como regime laminar, o segundo momento de regime de transição e o último como regime turbulento. Utilizando esta lógica de comportamento da água, tendo como indicador o corante, Reynolds repetiu o experimento para vários outros diâmetros e tipos de líquidos. Com a tabulação dos dados retirados de cada ensaio: diâmetro do tubo, velocidade do fluxo do líquido, assim como a densidade e a viscosidade do líquido; e utilizando um método matemático conhecido como análise dimensional, ele encontrou um número que levou o seu nome: Número de Reynolds, N Re. O N Re, como se vê acima, é dito adimensional, na medida que se use as unidades adequadamente, o resultado é a unidade. Ao se substituir os valores das variáveis, seja nas unidades do sistema internacional ou inglês, o resultado numérico será sempre o mesmo. O N Re entre 2100 e 3500 identifica um escoamento de transição, que é instável, podendo existir um escoamento laminar ou turbulento, e mesmo os dois concomitantemente. Isto pode ser observado abrindo-se lentamente uma torneira de água.

13 4.4) O método do cálculo da perda de carga O cálculo da perda de carga, p, será feito através da equação de Darcy-Weisbach: Equações experimentais, como é o caso, nem sempre tem consistência no que se refere ao balanço de unidades, basta-se verificar os expoentes de Q e D. A única incógnita que aparece acima é f, o fator de atrito. Este fator é um corretor que está associado ao tipo de tubulação e o regime de fluxo, isto é, ao N Re. Uma forma de se apresentar o método de cálculo da perda de carga de uma tubulação é através de um exemplo: Uma vazão de 40 metros cúbicos por hora de água a 20 passa por uma tubulação de 3 de aço comercial e de 50 metros de comprimento do ponto a para o ponto b, conforme esquema abaixo. 1º passo: Cálculo do N Re No Gráfico 1 (viscosidades de líquidos e gases versus temperatura) encontra-se o valor da viscosidade (μ) da água em 25 C, que é aproximadamente 1cP (centipoise). A Tabela 2.1 mostra as conversões de unidades para viscosidade: 1 cp é equivalente a 0,001 kg/(m.s).

14 Gráfico 4.1 Viscosidade de vários fluidos A densidade da água em 25 C é 1000 kg/m 3.

15 A Tabela 4.1 mostra os padrões de tubulações, para transporte de água em temperatura ambiente o padrão é SCH-40, logo, o diâmetro interno de um tubo de 3 nominal é 0,0779 m. Tabela 4.1 Medidas padrões de tubulaçãos 2º passo: Cálculo do fator de fricção, f, e a perda de carga, p O fator do atrito, f, é uma função do N Re e de da rugosidade relativa da tubulação. A rugosidade relativa é E/D, onde E é a rugosidade interna da tubulação e D é o diâmetro

16 interno da tubulação. Os valores de E são tabelados para cada tipo de tubulação e sua unidade é comprimento. Assim, a relação E/D é adimensional. No Gráfico 4.2, a abscissa é o diâmetro do tubo e as linhas diagonais identificam os matérias dos tubos: uma linha vertical em 3 corta a diagonal de aço comercial, deste ponto uma linha horizontal chega no valor de E/D igual a 0,0006. Gráfico 4.2 Cálculo da rugosidade relativa No Gráfico 4.3, segue-se a linha curva relativa ao valor de E/D, 0,0006, a partir da vertical esquerda até encontrar o valor da linha vertical do N Re calculado acima. Do ponto de intersecção deles, segue-se horizontalmente para a esquerda até o valor do f, 0,019.

17 Cálculo da p O valor da perda de carga de 3,4 metros significa a energia irreversível que aquela vazão de água gasta por atrito nas paredes da tubulação e pela viscosidade do fluido, tanto faz que a vazão seja, como o calculado, de a para b, como de b para a. Agora, se fosse pedido calcular a energia total do transporte de água do ponto a para o ponto b a 10 metros, para a mesma vazão de 40 metros cúbicos por hora, o que se faria? Para que a água vá de a para b, é necessário vencer, além da perda de carga, a altura de 10 metros. Aplicando a equação de Bernouilli:

18 Gráfico 4.3 Cálculo do fator de atrito, f, a partir da rugosidade relativa e do Número de Reynolds Este valor de 13,4 m significa a energia que uma bomba necessita para impulsionar uma vazão de 40 metros cúbicos por hora de água a um nível mais elevado em 10 metros. O que aconteceria se a água fosse de b para a?

19 Uma outra questão que se coloca é que normalmente as tubulações não são retilíneas, como os exemplos tratados acima. Quando uma tubulação é projetada, tanto na indústria como na construção civil, leva-se em conta os desvios e as restrições de fluxo para que a fluido possa alcançar seu destino. Para exemplificar isto, usando o mesmo comprimento de tubulação entre os pontos a e b, e a mesma altura de 10 metros, mas por outro caminho: Introduz-se a definição de comprimento equivalente, L eq : o quanto vale cada acessório em termos de comprimento de linha. A Tabela 4.2 mostra esses comprimentos equivalentes em metros, para diversos acessórios, em função do diâmetro da linha: Os cálculos acima realizados, seja qual for o sistema, indicam valores de energia necessária para promover o transporte de uma certa vazão de um líquido de um ponto para outro. É evidente que, se para um determinado processo, só a vazão for alterada, a energia também será outra. No caso de líquido, seu transporte se dará pela ação de uma bomba. Quando o fluido a ser considerado for um gás, o método de cálculo é praticamente o mesmo, a fórmula de cálculo da perda de carga será uma adaptação da equação acima usada. Deverá ser considerada a variação de densidade, já que um gás é compressível. Os equipamentos que transportam gases são os compressores e ventiladores. Para concluir, quando se quer avaliar o uso de uma bomba são necessárias entre outras duas informações básicas: a vazão do fluido e a energia total para transportá-lo. O que também é válido para os compressores e ventiladores.

20 Tabela 4.2 Perdas de carga de acessórios Exercícios do capítulo: Ex-4.1

21 Como é possível, usando apenas tubulações e a equação de Bernouilli, transportar água de um ponto mais baixo para um outro mais alto? Tal qual os romanos faziam. Ex-4.2 Uma linha de 5 de aço comercial (SCH-40) de 100 m de comprimento interliga dois vasos. Com uma vazão de 45 m 3 /h água a 25 C sai do vaso 1 com uma pressão de 2 atm, a que pressão a água chega no vaso 2? Considerar que os vasos estão na mesma altura.

22 5 TRANSPORTE DE FLUIDOS 5.1 Bombas São máquinas hidráulicas destinadas a incrementar a energia de um líquido a ser transportado, através da energia mecânica recebida de uma fonte motriz. Parte desta energia é sob forma de pressão e parte por energia cinética. a) Bombas de deslocamento positivo (volumétricas): o líquido confinado no compartimento de sucção é deslocado de uma posição para outra. A descarga pode ser intermitente (bomba alternativa Fig.5.1a, b e c) ou contínua (bomba rotatória Fig.5.1.d e e). Figura 5.1.a Bomba alternativa com um pistão Figura 5.1.b Bomba alternativa com engrenagens

23 Figura 1.c Bomba alternativa com lóbulos Figura 1.d Bomba alternativa com um parafuso Figura 1.e Bomba de Arquimedes As bombas alternativas são utilizadas para altas pressões e pequenas vazões. Muito usadas como bombas dosadoras e adequadas para bombeamento de líquidos contendo gases, são auto-escorvantes. b) Bombas dinâmicas (de fluxo): as mais importantes e mais usadas são as bombas centrífugas. A bomba centrífuga (Fig. 5.2) converte a energia mecânica fornecida por um elemento acionador em energia cinética cedida ao líquido a ser

24 bombeado. Esta energia que o líquido transporta pode ser transformada em energia potencial, isto é, energia de pressão. Figura 5.2 Bomba centrífuga O elemento rotatório da bomba centrífuga é denominado rotor (Fig. 5.3). O princípio de operação básico é o rotor preenchido de líquido, que quando começa a girar, desloca o líquido através das palhetas para o exterior pela força centrífuga. O centro do rotor é o ponto de menor pressão e também o local de entrada do líquido. Bombas centrífugas de vários estágios (Fig. 5.4) são construídas como se fossem uma seqüência de bombas simples, alcançam altas pressões. Figura 5.3 Rotor de uma bomba centrífuga

25 Figura 5.4 Bomba centrífuga de múltiplos estágios 5.2 Características das bombas Vazão de uma bomba centrífuga é diretamente proporcional à rotação do rotor. Head (H) de uma bomba centrífuga é a altura manométrica que corresponde a diferença de pressão entre os bocais de carga e descarga Cavitação: a sucção de uma bomba centrífuga é uma região de baixa pressão, onde pode ocorrer a formação de bolsões de vapor, que, ao passarem para a região posterior de pressão mais elevada, implodem. Este fenômeno é chamado de cavitação, que ocorrendo de forma repetitiva pode danificar qualquer material. Curva de altura manométrica x vazão: é a relação entre a vazão de uma bomba centrífuga e a altura manométrica alcançada. Potência: Potência = (vazão).(head).(densidade). (0,00366)/(eficiência) Onde a vazão é em m 3 /h, head em m, densidade em t/m3. A eficiência depende da qualidade do equipamento, pode chegar a 1. Para o exemplo em que a vazão de água é de 40 m3/h, o head que a bomba precisa é de 65,777 metros: Potência = 40 x 65,777 x 1 x 0,00366 / 1 = 9,6 10 hp 5.2 Compressores e ventiladores

26 a) Compressores de deslocamento positivo: o mais usado é o compressor alternativo (Fig. 5.5): baseia-se fundamentalmente na redução do volume de um gás, este é admitido em uma câmara onde seu volume é gradualmente diminuído. Quando uma determinada pressão é atingida, abre-se uma válvula de descarga e o gás é empurrado para a tubulação de descarga. Um outro tipo é o compressor com dois helicóides (Fig. 5.6). Figura 5.5 Compressor de dois estágios Figura 5.6 Coração de um compressor a parafusos helicoidais b) Compressores dinâmicos: a elevação de pressão é alcançada por meio da conversão da energia cinética em energia de pressão. O gás admitido entra em contato com impulsores dotados de alta velocidade, acelerando-o, o que faz aumentar sua velocidade. Posteriormente, seu escoamento é retardado por meio de difusores, obrigando uma elevação de pressão (Fig. 5.7)

27 Figura 5.7 Compressor centrífugo multistágio c) Ventiladores e sopradores: estes equipamentos operam em pressões suficientemente baixas que sua compressicilidade é desprezível, isto é, os volumes de entrada e saída dos gases são idênticas (Fig. 5.8 a 10) Figura 5.8 Ventilador centrífugo

28 Figura 5.9 Ventilador a fluxo axial Figura 5.10 Soprador bilobado

29 6 TUBULAÇÕES, ACESSÓRIOS E VÁLVULAS 6.1 Tubulações Tubulação é um conduto forçado destinado ao transporte de fluidos. Uma tubulação é constituída de uma série de tubos de tamanhos padronizados. Usam-se tubulações para o transporte de todos os fluidos, materiais líquidos e pastosos, fluidos com sólidos em suspensão e sólidos fluidizados. a) Classificação das tubulações quanto ao emprego Tubulações de processo: são as tubulações dos fluidos da indústria cuja finalidade básica é o processamento, armazenagem e distribuição. São exemplos as tubulações de produtos derivados do petróleo em refinarias, terminais e instalações de distribuição. Tubulações de utilidades: são aquelas que transportam os fluidos auxiliares nas indústrias onde a atividade principal é o processamento. Servem não só ao funcionamento do processo industrial, como nas atividades de manutenção, combate a incêndio, limpeza, etc. Tubulações de instrumentação: são as tubulações para a transmissão de sinais de ar comprimido para as válvulas de controle e instrumentos automáticos. Tubulações de transmissão hidráulica: são as tubulações de líquidos sob pressão para os comandos e servomecanismos hidráulicos. Tubulações de drenagem: são as redes encarregadas de coletar e conduzir os efluentes líquidos de uma instalação industrial. Trbalham sem pressão e com fluidos variados. b) Classificação dos tubos Metálicos ferrosos: aço carbono, aço liga, aço inoxidável, ferro fundido e ferro forjado. Metálicos não-ferrosos: cobre, alumínio, chumbo, níquel e outros metais e ligas. Não-metálicos: cimento-amianto, plástico, vidro, cerâmica, barro vitrificado, borracha, concreto e PVC. Os tubos podem ser de aço carbono revestido internamente ou externamente com outro tipo de material, como o cimento, plástico, etc. A água salgada é transportada através de tubulação de aço carbono com revestimento interno de concreto, o que alia alta resistência mecânica à resistência à corrosão. c) Espessuras comerciais (Tabela 4.1) As paredes dos tubos de aço têm espessuras padronizadas, para o mesmo diâmetro nominal, pode variar a espessura da parede de acordo com o trabalho a que se destina a tubulação. A espessura é designada através de uma numeração: 10, 20, 30, 40, 60, 80, 120, 140 e 160. Conhecidos com Schedule number (SCH). Quanto maior severidade de

30 trabalho (temperatura e pressão altas), maior será o SCH. Abaixo segue o exemplo para tubos com diâmetro nominal de 4 : Diâmetro Diâmetro Diâmetro Espessura Schedule nominal interno interno da parede 4 4,5 4,026 0, ,5 3,826 0, ,5 3,264 0, ,5 3,438 0, d) Uso dos principais tipos de tubos Tubos de aço-carbono: representam a maior parte de todos os tubos produzidos, tem uso bastante generalizado, exceto para produtos corrosivos e altas e baixas temperaturas. Tubos de aço-liga: usados para serviços especiais, como produtos corrosivos, altas e baixas temperaturas. Tubos de aço inoxidável: são usados em condições mais severas de corrosão. Tubos de ferro fundido: para águas doce e salgada, esgoto, para serviços de baixa pressão e sem grandes esforços mecânicos. Tubos metálicos não ferrosos e não metálicos: incluem-se as ligas de cobre (latão, bronze e monel) para usos diversos. Os tubos de chumbo utilizados em instalações auxiliares de água, esgoto, ácidos, etc. Os tubos plásticos têm alta resistência à corrosão, mas com baixa resistência à pressão e temperatura. 6.2 Acessórios (Fig. 6.1 e 2) Os acessórios de tubulações têm a finalidade de: Permitir mudanças de sentido do fluxo em tubos: curvas e joelhos. Fazer derivações em tubos: tês, cruzetas, selas, anéis e peças emy. Permitir mudanças de diâmetro de tubos: reduções excêntricas, reduções concêntricas e buchas de redução. Ligar tubos entre si: luvas, uniões, niples e flanges. Fechar extremidades de tubos: caps, bujões e flanges cegos. Ligar tubulações: ligações rosqueadas, flangeadas, soldadas, ponta e bolsa e de compressão

31 Figura 61 Acessórios de tubulações

32 Figura 6.2 Acessórios de tubulações (continuação) 6.3 Válvulas a) Válvulas gaveta (Fig. 6.3) Este é o tipo de válvula de bloqueio de uso mais generalizado, chega a representar mais de dois terços do total, mas esta sendo substituída por válvulas de bloqueio mais leves e baratas (de esfera e borboleta). b) Válvula borboleta (Fig. 6.4) Figura 6.3 Válvula gaveta Pode ser usada como válvula de bloqueio e de regulagem. O fechamento é feito pela rotação de uma peça circular, um disco, em torno de um eixo perpendicular à direção do

33 escoamento do fluido e possuem boa vedação. São leves e baratas e de fácil adaptação ao comando remoto. Figura 6.4 Válvula borboleta c) Válvula de diafragma (Fig. 6.5) Sã válvulas sem gaxetas, muito usadas para regulagem ou bloqueio de fluidos corrosivos, tóxicos ou inflamáveis. O fechamento é feito por um diafragma flexível que é apertado contara a sede, o mecanismo móvel que controla o diafragma fica completamente foara de contato com o fluido. Figura 6.5 Válvula de diafragma c) Válvula de macho (Fig. 6.6) São utilizadas principalmente nos serviços de bloqueio de gases e bloqueio rápido de água, vapor e líquidos. Uma das vantagens de seu uso é o pequeno espaço ocupado. Uma variação deste tipo de válvula é a existência de uma esfera em vez do macho.

34 Figura 6.6 Válvula de macho d) Válvula globo (Fig.6.7) O fechamento é feito por meio de um tampão que se ajusta contra uma única base, podem trabalhar em qualquer posição de fechamento, isto é, são válvulas de regulagem. São usadas para serviços de regulagem e fechamento com estanqueidade em linha com água, óleos e líquidos em geram, também para linhas com vapor e gases. Figura 6.7 Válvula globo d) Válvula de retenção (Fig.6.8) Esta válvula permite a passagem do fluido em um único sentido, fechando-se automaticamente por diferença de pressões, exercidas pelo fluido em conseqüência do próprio escoamento, se houver tendência à inversão de fluxo. Essa válvula é usada quando se quer impedir a possibilidade de retorno do fluido por inversão no sentido do escoamento. Caso típico de uso é a linha de recalque de bomba, instalada logo após a bomba. Conforme mostra a figura 12, existem três tipos de válvula de retenção: (a) por levantamento, que são adequadas para gases e vapores e líquidos que não possuam

35 resíduos, (b) de esfera, muito boas para líquidos viscosos, e (c) de portinhola, que é a mais usual. Figura 6.8 Válvula de retenção: (a) por levantamento, (b) de esfera e (c) de portinhola. e) Válvula de segurança e alívio (Fig. 6..9) Controla a pressão a montante, abrindo-se automaticamente, quando a pressão ultrapassar o valor para o qual a válvula estiver ajustada, que se denomina pressão de abertura da válvula. Uma vez aliviada a pressão, a válvula fecha-se automaticamente pela ação da mola. Pelo aperto desta mola, pode-se ajustar a pressão de abertura. Figura 6.9 Válvula de segurança e alívio Uma variação é a válvula que possui um contrapeso em vez de mola. Todas as válvulas são chamadas de segurança quando destinadas a trabalhar com fluidos elásticos (vapores e gases) e de alívio, com líquidos. Atualmente, já existem válvulas que servem tanto para gases como para líquidos. f) Válvula de controle (Fig. 6.10) Em combinação com instrumentos de controle, a válvula de controle é usada para comandar à distância vazões e pressões de fluxos de fluidos. Possui um atuador pneumático que faz movimentar uma haste contra um diafragma preso a uma mola. O equilíbrio entre a pressão de ar e a mola controla o posicionamento da haste, aumentando ou diminuindo o fluxo.

36 Figura 6.10 Válvula de controle

Universidade Paulista Unip

Universidade Paulista Unip Elementos de Produção de Ar Comprimido Compressores Definição Universidade Paulista Unip Compressores são máquinas destinadas a elevar a pressão de um certo volume de ar, admitido nas condições atmosféricas,

Leia mais

TUBULAÇÕES JOSÉ AERTON ROCHA

TUBULAÇÕES JOSÉ AERTON ROCHA TUBULAÇÕES JOSÉ AERTON ROCHA Tubulações Industriais Tubulações industriais são um conjunto de tubos e seus diversos acessórios, que tem por objetivo o transporte de fluidos do seu ponto de armazenamento

Leia mais

Desenho e Projeto de Tubulação Industrial

Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Módulo IV Aula 01 Bombas São máquinas acionadas que recebem energia mecânica de uma fonte motora (máquina acionadora) e a transformam em energia cinética (movimento),

Leia mais

Professor Felipe Técnico de Operações P-27 Petrobras

Professor Felipe Técnico de Operações P-27 Petrobras Professor Felipe Técnico de Operações P-27 Petrobras Contatos professorpetrobras@gmail.com www.professorfelipecardoso.blogspot.com skype para aula particular online: felipedasilvacardoso Tubulações, válvulas

Leia mais

Fundamentos de Automação. Atuadores e Elementos Finais de Controle

Fundamentos de Automação. Atuadores e Elementos Finais de Controle Ministério da educação - MEC Secretaria de Educação Profissional e Técnica SETEC Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Rio Grande Fundamentos de Automação Atuadores

Leia mais

COMPRESSOR DE AR COMPRIMIDO

COMPRESSOR DE AR COMPRIMIDO Definição: Os compressores podem ser definidos como estruturas mecânicas industriais destinadas a elevar a energia utilizável de ar pelo aumento de sua pressão. Necessita de cuidados para manter sua plena

Leia mais

Acumuladores hidráulicos

Acumuladores hidráulicos Tipos de acumuladores Compressão isotérmica e adiabática Aplicações de acumuladores no circuito Volume útil Pré-carga em acumuladores Instalação Segurança Manutenção Acumuladores Hidráulicos de sistemas

Leia mais

COMPRESSORES. Ruy Alexandre Generoso

COMPRESSORES. Ruy Alexandre Generoso COMPRESSORES Ruy Alexandre Generoso É o componente básico de qualquer sistema pneumático. O ar é comprimido em um sistema pneumático, de forma que possa ser usado para puxar, empurrar, realizar trabalho

Leia mais

MEIOS DE LIGAÇÃO DE TUBOS

MEIOS DE LIGAÇÃO DE TUBOS MEIOS DE LIGAÇÃO DE TUBOS Ligações rosqueadas; Ligações soldadas; Ligações flangeadas; Ligações de ponta e bolsa; Outras Ligações: - Ligações de compressão; - Ligações patenteadas. 1 Fatores que influenciam

Leia mais

Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Nível II

Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Nível II Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Nível II Módulo II Aula 05 1. Introdução A mecânica dos gases é a parte da Mecânica que estuda as propriedades dos gases. Na Física existem três estados da matéria

Leia mais

Válvulas controladoras de vazão

Válvulas controladoras de vazão Generalidades Válvula controladora de vazão variável Válvula de controle de vazão variável com retenção integrada Métodos de controle de vazão Válvula de controle de vazão com pressão compensada temperatura

Leia mais

Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais IMPLANTAÇÃO DO LABORATÓRIO DE VAZÃO DE GÁS DA FUNDAÇÃO CENTRO TECNOLÓGICO DE MINAS GERAIS

Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais IMPLANTAÇÃO DO LABORATÓRIO DE VAZÃO DE GÁS DA FUNDAÇÃO CENTRO TECNOLÓGICO DE MINAS GERAIS Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais IMPLANTAÇÃO DO LABORATÓRIO DE VAZÃO DE GÁS DA FUNDAÇÃO CENTRO TECNOLÓGICO DE MINAS GERAIS V Seminário de Metrologia Aeroespacial V SEMETRA 21 a 24 de julho de

Leia mais

Prof. André Motta - mottabip@hotmail.com_ C) O calor contido em cada um deles é o mesmo. D) O corpo de maior massa tem mais calor que os outros dois.

Prof. André Motta - mottabip@hotmail.com_ C) O calor contido em cada um deles é o mesmo. D) O corpo de maior massa tem mais calor que os outros dois. Exercícios de Termometria 1-Calor é: A) Energia que aumenta em um corpo quando ele se aquece. B) Energia que sempre pode ser convertida integralmente em trabalho. C) O agente físico responsável pelo aquecimento

Leia mais

Aluno: Série:_2º Data: Matéria: Fisica Turno: Valor: Nota: Supervisoras: Rejane/Betânia

Aluno: Série:_2º Data: Matéria: Fisica Turno: Valor: Nota: Supervisoras: Rejane/Betânia ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA TRABALHO DE PROGRESSÃO PARCIAL ENSINO MÉDIO - 2012 ESCOLA REFERENCIA Aluno: Série:_2º Data: Matéria: Fisica Turno: Valor: Nota: Supervisoras: Rejane/Betânia

Leia mais

1 ATUADORES HIDRÁULICOS

1 ATUADORES HIDRÁULICOS 1 ATUADORES HIDRÁULICOS Danniela Rosa Sua função é aplicar ou fazer atuar energia mecânica sobre uma máquina, levando-a a realizar um determinado trabalho. Aliás, o motor elétrico também é um tipo de atuador.

Leia mais

Tubos são condutos fechados, destinados ao transporte de fluidos.

Tubos são condutos fechados, destinados ao transporte de fluidos. Tubulações Tubos são condutos fechados, destinados ao transporte de fluidos. Tubulação é conjunto de tubos e seus diversos acessórios(curvas, tês, reduções, flanges, luvas, junta de expansão, válvulas,

Leia mais

Capítulo 5: Aplicações da Derivada

Capítulo 5: Aplicações da Derivada Instituto de Ciências Exatas - Departamento de Matemática Cálculo I Profª Maria Julieta Ventura Carvalho de Araujo Capítulo 5: Aplicações da Derivada 5- Acréscimos e Diferenciais - Acréscimos Seja y f

Leia mais

Centro de Seleção/UFGD Técnico em Refrigeração ==Questão 26==================== Assinale a alternativa que define refrigeração.

Centro de Seleção/UFGD Técnico em Refrigeração ==Questão 26==================== Assinale a alternativa que define refrigeração. Técnico em Refrigeração ==Questão 26==================== Assinale a alternativa que define refrigeração. (A) O movimento de energia de frio dentro de um espaço onde ele é necessário. (B) A remoção de calor

Leia mais

Automatismos Industriais

Automatismos Industriais Automatismos Industriais Introdução à Pneumática Nos actuais sistemas de automação a pneumática é um elemento muito importante pois está presente num vasto numero de aplicações, seja como sistema totalmente

Leia mais

Período de injeção. Período que decorre do início da pulverização no cilindro e o final do escoamento do bocal.

Período de injeção. Período que decorre do início da pulverização no cilindro e o final do escoamento do bocal. CAPÍTULO 9 - MOTORES DIESEL COMBUSTÃO EM MOTORES DIESEL Embora as reações químicas, durante a combustão, sejam indubitavelmente muito semelhantes nos motores de ignição por centelha e nos motores Diesel,

Leia mais

FIGURA 63 - a) TUBULAÇÕES DE RETORNO DIRETO b) TUBULAÇÕES DE RETORNO INVERSO

FIGURA 63 - a) TUBULAÇÕES DE RETORNO DIRETO b) TUBULAÇÕES DE RETORNO INVERSO 82 7 DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA Os sistemas de distribuição de água podem ser classificados como: - Sem Recirculação: A água flui através do sistema sem reaproveitamento. - Recirculação Aberta: A água é bombeada

Leia mais

EXPERIÊNCIA Nº 4 ESTUDO DE UM TROCADOR DE CALOR DE FLUXO CRUZADO

EXPERIÊNCIA Nº 4 ESTUDO DE UM TROCADOR DE CALOR DE FLUXO CRUZADO EXPERIÊNCIA Nº 4 ESTUDO DE UM TROCADOR DE CALOR DE FLUXO CRUZADO 1. CONCEITOS ENVOLVIDOS Convecção de calor em escoamento externo; Transferência de calor em escoamento cruzado; Camada limite térmica; Escoamento

Leia mais

DATA: 17/12/2015 VALOR: 20,0 NOTA: NOME COMPLETO:

DATA: 17/12/2015 VALOR: 20,0 NOTA: NOME COMPLETO: DISCIPLINA: FÍSICA PROFESSORES: Erich/ André NOME COMPLETO: I N S T R U Ç Õ E S DATA: 17/12/2015 VALOR: 20,0 NOTA: ASSUNTO: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 1 a EM Circule a sua turma: Funcionários:

Leia mais

INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS TRANSMISSAO E TELEMETRIA

INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS TRANSMISSAO E TELEMETRIA INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS TRANSMISSAO E TELEMETRIA Introdução Frequentemente, o instrumento indicador, controlador, registrador, etc. e instalado a uma distancia considerável do ponto de medição.

Leia mais

APOSTILA TECNOLOGIA MECANICA

APOSTILA TECNOLOGIA MECANICA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE POMPEIA CURSO TECNOLOGIA EM MECANIZAÇÃO EM AGRICULTURA DE PRECISÃO APOSTILA TECNOLOGIA MECANICA Autor: Carlos Safreire Daniel Ramos Leandro Ferneta Lorival Panuto Patrícia de

Leia mais

PRÁTICA 12: VISCOSIDADE DE LÍQUIDOS

PRÁTICA 12: VISCOSIDADE DE LÍQUIDOS PRÁTICA 12: VISCOSIDADE DE LÍQUIDOS Viscosidade é uma característica dos líquidos que está relacionada com a sua habilidade de fluir. Quanto maior a viscosidade de um líquido (ou de uma solução) mais difícil

Leia mais

Lubrificação IV. Notou-se excessivo ruído no sistema de mudança. Sistema selado

Lubrificação IV. Notou-se excessivo ruído no sistema de mudança. Sistema selado A U A UL LA Lubrificação IV Introdução Notou-se excessivo ruído no sistema de mudança da caixa de câmbio de um automóvel. Um mecânico verificou que a caixa de câmbio estava com problemas por falta de óleo.

Leia mais

Programa de Retomada de Conteúdo 1º Bimestre

Programa de Retomada de Conteúdo 1º Bimestre Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Regular. Rua Cantagalo 313, 325, 337 e339 Tatuapé Fones: 2293-9393 e 2293-9166 Diretoria de Ensino Região LESTE 5 Programa de Retomada de Conteúdo 1º

Leia mais

Tipos de Poços. escavação..

Tipos de Poços. escavação.. O que é um poço Tubular Chamamos de poço toda perfuração através da qual obtemos água de um aqüífero e há muitas formas de classificá-los. Usaremos aqui uma classificação baseada em sua profundidade e

Leia mais

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

CONHECIMENTO ESPECÍFICO CONHECIMENTO ESPECÍFICO 6. O PID (Proporcional Integral Derivativo) é comumente usado na automação industrial para se encontrar um erro entre a entrada e a saída de um processo qualquer. Nesse processo,

Leia mais

Considerações sobre redimensionamento de motores elétricos de indução

Considerações sobre redimensionamento de motores elétricos de indução Considerações sobre redimensionamento de motores elétricos de indução Artigo publicado na revista Lumiere Electric edição nº 166 Aplicações de investimentos dentro das empresas sempre são questionadas

Leia mais

11.1 EQUAÇÃO GERAL DOS BALANÇOS DE ENERGIA. Acúmulo = Entrada Saída + Geração Consumo. Acúmulo = acúmulo de energia dentro do sistema

11.1 EQUAÇÃO GERAL DOS BALANÇOS DE ENERGIA. Acúmulo = Entrada Saída + Geração Consumo. Acúmulo = acúmulo de energia dentro do sistema 11 BALANÇOS DE ENERGIA EM PROCESSOS FÍSICOS E QUÍMICOS Para utilizar adequadamente a energia nos processos é preciso que sejam entendidos os princípios básicos envolvidos na geração, utilização e transformação

Leia mais

Escolha sua melhor opção e estude para concursos sem gastar nada

Escolha sua melhor opção e estude para concursos sem gastar nada Escolha sua melhor opção e estude para concursos sem gastar nada VALORES DE CONSTANTES E GRANDEZAS FÍSICAS - aceleração da gravidade g = 10 m/s 2 - calor específico da água c = 1,0 cal/(g o C) = 4,2 x

Leia mais

Compressores. www.iesa.com.br 2

Compressores. www.iesa.com.br 2 www.iesa.com.br 1 Compressores A pneumática utiliza o ar como fonte de energia para o acionamento de seus automatismos. Esse ar necessita de determinadas condições apropriadas para sua utilização. São

Leia mais

CAPÍTULO 6 Termologia

CAPÍTULO 6 Termologia CAPÍTULO 6 Termologia Introdução Calor e Temperatura, duas grandezas Físicas bastante difundidas no nosso dia-a-dia, e que estamos quase sempre relacionando uma com a outra. Durante a explanação do nosso

Leia mais

Medição tridimensional

Medição tridimensional A U A UL LA Medição tridimensional Um problema O controle de qualidade dimensional é tão antigo quanto a própria indústria, mas somente nas últimas décadas vem ocupando a importante posição que lhe cabe.

Leia mais

Perda de Carga e Comprimento Equivalente

Perda de Carga e Comprimento Equivalente Perda de Carga e Comprimento Equivalente Objetivo Este resumo tem a finalidade de informar os conceitos básicos para mecânicos e técnicos refrigeristas sobre Perda de Carga e Comprimento Equivalente, para

Leia mais

Cap. 24. Gases perfeitos. 21 questões

Cap. 24. Gases perfeitos. 21 questões Cap 24 Gases perfeitos 21 questões 357 Gases perfeitos 01 UFFRJ 1 a Fase 20 Nas cidades I e II não há tratamento de água e a população utiliza a ebulição para reduzir os riscos de contaminação A cidade

Leia mais

V.7. Noções Básicas sobre o uso da Potência e do Torque do Motor.

V.7. Noções Básicas sobre o uso da Potência e do Torque do Motor. V.7. Noções Básicas sobre o uso da Potência e do Torque do Motor. V.7.1. Torque Quando você faz força para desrosquear uma tampa de um vidro de conservas com a mão, se está aplicando torque. O torque é

Leia mais

DESIDRATAÇÃO, SEPARAÇÃO E LIQUEFAÇÃO DE GÁS NATURAL USANDO O TUBO VORTEX

DESIDRATAÇÃO, SEPARAÇÃO E LIQUEFAÇÃO DE GÁS NATURAL USANDO O TUBO VORTEX DESIDRATAÇÃO, SEPARAÇÃO E LIQUEFAÇÃO DE GÁS NATURAL USANDO O TUBO VORTEX REV C Por Luiz Henrique V. Souza Com Agradecimentos Especiais ao Engº Eduardo Gertrudes, CTGÁS/RN. Dezembro, 2010. ÍNDICE 1 - INTRODUÇÃO.

Leia mais

PRINCIPAIS DEFICIÊNCIAS EM CIRCUITOS HIDRÁULICOS QUE OCASIONAM FALHAS EM BOMBAS HIDRÁULICAS

PRINCIPAIS DEFICIÊNCIAS EM CIRCUITOS HIDRÁULICOS QUE OCASIONAM FALHAS EM BOMBAS HIDRÁULICAS INFORMATIVO TÉCNICO N 019/09 INFORMATIVO TÉCNICO PRINCIPAIS DEFICIÊNCIAS EM CIRCUITOS HIDRÁULICOS QUE OCASIONAM FALHAS EM BOMBAS HIDRÁULICAS 1/21 INFORMATIVO TÉCNICO N 019/09 O PRINCIPAL COMPONENTE DE

Leia mais

TESTES REFERENTES A PARTE 1 DA APOSTILA FUNDAMENTOS DA CORROSÃO INDIQUE SE AS AFIRMAÇÕES A SEGUIR ESTÃO CERTAS OU ERRADAS

TESTES REFERENTES A PARTE 1 DA APOSTILA FUNDAMENTOS DA CORROSÃO INDIQUE SE AS AFIRMAÇÕES A SEGUIR ESTÃO CERTAS OU ERRADAS TESTES REFERENTES A PARTE 1 DA APOSTILA FUNDAMENTOS DA CORROSÃO INDIQUE SE AS AFIRMAÇÕES A SEGUIR ESTÃO CERTAS OU ERRADAS 1) Numa célula eletroquímica a solução tem que ser um eletrólito, mas os eletrodos

Leia mais

(E) (A) A bobina do rele de tempo dt1 está queimada. (B) A1. (B) A bobina do contator 1K3 está queimada. (C) A2

(E) (A) A bobina do rele de tempo dt1 está queimada. (B) A1. (B) A bobina do contator 1K3 está queimada. (C) A2 Técnico de Lab.: Automação Industrial 31. De acordo com a norma NBR 8403/1984: Aplicação de linhas em desenhos Tipos de linhas - Larguras das linhas e a norma NBR 198/1995: Representação de área de corte

Leia mais

INSTALAÇÃO, LUBRIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS CORRENTES TRANSPORTADORAS PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO DA CORRENTE

INSTALAÇÃO, LUBRIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS CORRENTES TRANSPORTADORAS PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO DA CORRENTE UNP-130408 1 de 6 INSTALAÇÃO, LUBRIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS CORRENTES TRANSPORTADORAS A vida útil das correntes transportadoras e elevadoras está diretamente ligada aos cuidados com a instalação, lubrificação

Leia mais

correas UNIPLY Funcionamento das Correias Elevadoras Componentes de um Elevador de Correias a Canecas Referências:

correas UNIPLY Funcionamento das Correias Elevadoras Componentes de um Elevador de Correias a Canecas Referências: Funcionamento das Correias Elevadoras Componentes de um Elevador de Correias a Canecas Os elevadores de correias a caçambas são os equipamentos mais comuns e econômicos para o movimento vertical de materiais

Leia mais

Propriedades Físicas do Ar Compressibilidade O ar permite reduzir o seu volume quando sujeito à ação de uma força exterior.

Propriedades Físicas do Ar Compressibilidade O ar permite reduzir o seu volume quando sujeito à ação de uma força exterior. COMPRESSORES DE AR AR COMPRIMIDO O ar comprimido necessita de uma boa preparação para realizar o trabalho proposto: remoção de impurezas, eliminação de umidade para evitar corrosão nos equipamentos, engates

Leia mais

ELETROTÉCNICA ELM ROTEIRO DA AULA PRÁTICA 01 A LEI DE OHM e AS LEIS DE KIRCHHOFF

ELETROTÉCNICA ELM ROTEIRO DA AULA PRÁTICA 01 A LEI DE OHM e AS LEIS DE KIRCHHOFF ELETROTÉCNICA ELM ROTEIRO DA AULA PRÁTICA 01 A LEI DE OHM e AS LEIS DE KIRCHHOFF NOME: TURMA: DATA: / / OBJETIVOS: Ler o valor nominal de cada resistor através do código de cores. Conhecer os tipos de

Leia mais

Projeto rumo ao ita. Química. Exercícios de Fixação. Exercícios Propostos. Termodinâmica. ITA/IME Pré-Universitário 1. 06. Um gás ideal, com C p

Projeto rumo ao ita. Química. Exercícios de Fixação. Exercícios Propostos. Termodinâmica. ITA/IME Pré-Universitário 1. 06. Um gás ideal, com C p Química Termodinâmica Exercícios de Fixação 06. Um gás ideal, com C p = (5/2)R e C v = (3/2)R, é levado de P 1 = 1 bar e V 1 t = 12 m³ para P 2 = 12 bar e V 2 t = 1m³ através dos seguintes processos mecanicamente

Leia mais

AULA 2 CONTEÚDO: Capítulo 3. Capítulo 5. Capítulo 6. Volume I do Livro Texto. Meios de Ligação de Tubos. Conexões de Tubulação. Juntas de Expansão

AULA 2 CONTEÚDO: Capítulo 3. Capítulo 5. Capítulo 6. Volume I do Livro Texto. Meios de Ligação de Tubos. Conexões de Tubulação. Juntas de Expansão AULA 2 Volume I do Livro Texto CONTEÚDO: Capítulo 3 Capítulo 5 Capítulo 6 Meios de Ligação de Tubos. Conexões de Tubulação. Juntas de Expansão 1 MEIOS DE LIGAÇÃO DE TUBOS PRINCIPAIS MEIOS LIGAÇÕES ROSQUEADAS

Leia mais

LEI DE OHM. Professor João Luiz Cesarino Ferreira. Conceitos fundamentais

LEI DE OHM. Professor João Luiz Cesarino Ferreira. Conceitos fundamentais LEI DE OHM Conceitos fundamentais Ao adquirir energia cinética suficiente, um elétron se transforma em um elétron livre e se desloca até colidir com um átomo. Com a colisão, ele perde parte ou toda energia

Leia mais

Manual de Operação e Instalação

Manual de Operação e Instalação Manual de Operação e Instalação Transmissor de nível Cod: 073AA-005-122M Rev. A Série LT-200 Fevereiro / 2004 S/A. Rua João Serrano, 250 Bairro do Limão São Paulo SP CEP 02551-060 Fone: (11) 3488-8999

Leia mais

Perda de carga. Manuel F. Barral

Perda de carga. Manuel F. Barral Perda de carga Manuel F. Barral 1. Escoamentos em Dutos Sob-Pressão 1.1. Perda de Carga 1.1. Perda de Carga 1.. Perda de Carga Distribuída 1.. Perda de Carga Distribuída Material Rugosidade absoluta ε(mm)

Leia mais

LISTA 3 - Prof. Jason Gallas, DF UFPB 10 de Junho de 2013, às 14:26. Jason Alfredo Carlson Gallas, professor titular de física teórica,

LISTA 3 - Prof. Jason Gallas, DF UFPB 10 de Junho de 2013, às 14:26. Jason Alfredo Carlson Gallas, professor titular de física teórica, Exercícios Resolvidos de Física Básica Jason Alfredo Carlson Gallas, professor titular de física teórica, Doutor em Física pela Universidade udwig Maximilian de Munique, Alemanha Universidade Federal da

Leia mais

Nome:...N o...turma:... Data: / / ESTUDO DOS GASES E TERMODINÂMICA

Nome:...N o...turma:... Data: / / ESTUDO DOS GASES E TERMODINÂMICA Ensino Médio Nome:...N o...turma:... Data: / / Disciplina: Física Dependência Prof. Marcelo Vettori ESTUDO DOS GASES E TERMODINÂMICA I- ESTUDO DOS GASES 1- Teoria Cinética dos Gases: as moléculas constituintes

Leia mais

CARNEIRO HIDRÁULICO O QUE É - E COMO CONSTRUÍ-LO. Prof. Geraldo Lúcio Tiago Filho Revisão: Prof. Augusto Nelson Carvalho Viana

CARNEIRO HIDRÁULICO O QUE É - E COMO CONSTRUÍ-LO. Prof. Geraldo Lúcio Tiago Filho Revisão: Prof. Augusto Nelson Carvalho Viana CARNEIRO HIDRÁULICO O QUE É - E COMO CONSTRUÍ-LO Prof. Geraldo Lúcio Tiago Filho Revisão: Prof. Augusto Nelson Carvalho Viana Acesse www.hidrovector.com.br para baixar outros ebooks gratuitamente CARNEIRO

Leia mais

UFMG - 2005 2º DIA FÍSICA BERNOULLI COLÉGIO E PRÉ-VESTIBULAR

UFMG - 2005 2º DIA FÍSICA BERNOULLI COLÉGIO E PRÉ-VESTIBULAR UFMG - 2005 2º DIA FÍSICA BERNOULLI COLÉGIO E PRÉ-VESTIBULAR Física Questão 01 Durante um voo, um avião lança uma caixa presa a um paraquedas. Após esse lançamento, o paraquedas abre-se e uma força F,

Leia mais

Hidráulica móbil aplicada a máquina agrícolas 1. 1. Bombas e Motores

Hidráulica móbil aplicada a máquina agrícolas 1. 1. Bombas e Motores Hidráulica móbil aplicada a máquina agrícolas 1 BOMBAS: 1. Bombas e Motores As bombas hidráulicas são o coração do sistema, sua principal função é converter energia mecânica em hidráulica. São alimentadas

Leia mais

Edson Duarte Sistemas Eletropneumáticos Lista Geral

Edson Duarte Sistemas Eletropneumáticos Lista Geral 1) Calcule o volume de ar comprimido necessário para o acionamento de 10 cilindros pneumáticos (modelo A), 4 cilindros pneumáticos com retorno por mola (modelo B) e 2 cilindros sem haste (modelo C), todos

Leia mais

TELE - VENDAS: (0xx41) 2102-1100 - FAX GRÁTIS: 0800-704 2080

TELE - VENDAS: (0xx41) 2102-1100 - FAX GRÁTIS: 0800-704 2080 TELE - VENDAS: (0xx41) 2102-1100 - FAX GRÁTIS: 0800-704 2080 No tempo das cavernas o que mais impressionava o homem na natureza era o Raio, que nada mais é do que uma descarga da eletricidade contida nas

Leia mais

Figura 6.1 - Ar sangrado do compressor da APU

Figura 6.1 - Ar sangrado do compressor da APU 1 Capítulo 6 - SANGRIA DE AR 6.1 - Finalidade e características gerais A finalidade da APU é fornecer ar comprimido para os sistemas pneumáticos da aeronave e potência de eixo para acionar o gerador de

Leia mais

6.4 Condutividade Hidráulica Saturada com Temperatura Controlada

6.4 Condutividade Hidráulica Saturada com Temperatura Controlada Capítulo 6 Equipamentos e Metodologias de Ensaios 125 6.4 Condutividade Hidráulica Saturada com Temperatura Controlada Para o equipamento de temperatura controlada foi feita uma adaptação no permeâmetro

Leia mais

Tipos de malha de Controle

Tipos de malha de Controle Tipos de malha de Controle SUMÁRIO 1 - TIPOS DE MALHA DE CONTROLE...60 1.1. CONTROLE CASCATA...60 1.1.1. Regras para Selecionar a Variável Secundária...62 1.1.2. Seleção das Ações do Controle Cascata e

Leia mais

AV1 - MA 12-2012. (b) Se o comprador preferir efetuar o pagamento à vista, qual deverá ser o valor desse pagamento único? 1 1, 02 1 1 0, 788 1 0, 980

AV1 - MA 12-2012. (b) Se o comprador preferir efetuar o pagamento à vista, qual deverá ser o valor desse pagamento único? 1 1, 02 1 1 0, 788 1 0, 980 Questão 1. Uma venda imobiliária envolve o pagamento de 12 prestações mensais iguais a R$ 10.000,00, a primeira no ato da venda, acrescidas de uma parcela final de R$ 100.000,00, 12 meses após a venda.

Leia mais

Ponte rolante: como escolher

Ponte rolante: como escolher Ponte rolante: como escolher Vários fatores devem ser analisados antes de se optar por um modelo A decisão sobre a escolha do tipo de ponte rolante é altamente influenciada pelo local onde ela deve ser

Leia mais

Um sistema bem dimensionado permite poupar, em média, 70% a 80% da energia necessária para o aquecimento de água que usamos em casa.

Um sistema bem dimensionado permite poupar, em média, 70% a 80% da energia necessária para o aquecimento de água que usamos em casa. Mais Questões Isildo M. C. Benta, Assistência Técnica Certificada de Sistemas Solares Quanto poupo se instalar um painel solar térmico? Um sistema bem dimensionado permite poupar, em média, 70% a 80% da

Leia mais

Os motores de CA podem ser monofásicos ou polifásicos. Nesta unidade, estudaremos os motores monofásicos alimentados por uma única fase de CA.

Os motores de CA podem ser monofásicos ou polifásicos. Nesta unidade, estudaremos os motores monofásicos alimentados por uma única fase de CA. Motores elétricos Os motores de CA podem ser monofásicos ou polifásicos. Nesta unidade, estudaremos os motores monofásicos alimentados por uma única fase de CA. Para melhor entender o funcionamento desse

Leia mais

Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Física Gleb Wataghin. F 609 Tópicos de Ensino da Física I

Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Física Gleb Wataghin. F 609 Tópicos de Ensino da Física I Universidade Estadual de Campinas Instituto de Física Gleb Wataghin F 609 Tópicos de Ensino da Física I Princípio de Pascal em um Experimento Auto-explicativo Relatório Final Aluno: João Paulo Cury Bergamim

Leia mais

INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS MEDIÇÃO DE TEMPERATURA TERMÔMETROS DE RESISTÊNCIA

INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS MEDIÇÃO DE TEMPERATURA TERMÔMETROS DE RESISTÊNCIA INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS MEDIÇÃO DE TEMPERATURA TERMÔMETROS DE RESISTÊNCIA Introdução O uso de termômetros de resistência esta se difundindo rapidamente devido a sua precisão e simplicidade

Leia mais

EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE. 1.0 Introdução

EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE. 1.0 Introdução EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE 1.0 Introdução O presente trabalho é resultado de uma visão futurística acerca da preservação do meio ambiente e da manutenção da vida. Alguns anos de estudo e pesquisas na área

Leia mais

Questão 2 Uma esfera de cobre de raio R0 é abandonada em repouso sobre um plano inclinado de forma a rolar ladeira abaixo. No entanto, a esfera

Questão 2 Uma esfera de cobre de raio R0 é abandonada em repouso sobre um plano inclinado de forma a rolar ladeira abaixo. No entanto, a esfera Questão 1 Na figura abaixo, vê-se um trecho de uma linha de produção de esferas. Para testar a resistência das esferas a impacto, são impulsionadas a partir de uma esteira rolante, com velocidade horizontal

Leia mais

Escoamentos Internos

Escoamentos Internos Escoamentos Internos Escoamento Interno Perfil de velocidades e transição laminar/turbulenta Perfil de temperaturas Perda de carga em tubulações Determinação da perda de carga distribuída Determinação

Leia mais

INSTALAÇÕES HIDRO-SANITÁRIAS

INSTALAÇÕES HIDRO-SANITÁRIAS INSTALAÇÕES HIDRO-SANITÁRIAS Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 8º Período Turmas C01, C02 e C03 Disc. Construção Civil II TIPOS Água Fria Esgoto Águas Pluviais Água Quente Incêndio

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DA TERMODINÂMICA

CONCEITOS BÁSICOS DA TERMODINÂMICA CAPÍTULO 1 1 CAPÍTULO 1 CONCEITOS BÁSICOS DA TERMODINÂMICA SUMÁRIO Cada ciência tem um vocabulário próprio e a Termodinâmica não é excepção. Definições precisas dos conceitos básicos no desenvolvimento

Leia mais

O FORNO A VÁCUO TIPOS E TENDÊNCIA 1

O FORNO A VÁCUO TIPOS E TENDÊNCIA 1 O FORNO A VÁCUO TIPOS E TENDÊNCIA 1 João Carmo Vendramim 2 Marco Antonio Manz 3 Thomas Heiliger 4 RESUMO O tratamento térmico de ligas ferrosas de média e alta liga já utiliza há muitos anos a tecnologia

Leia mais

Manual Técnico e Certificado de Garantia

Manual Técnico e Certificado de Garantia Parabéns! Você acabou de adquirir um ventilador de teto com luminária, especialmente criado para trazer mais conforto e beleza aos ambientes. Com design diferenciado o Efyx Nauta é pré-montado. Siga todas

Leia mais

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração A UU L AL A Respiração A poluição do ar é um dos problemas ambientais que mais preocupam os governos de vários países e a população em geral. A queima intensiva de combustíveis gasolina, óleo e carvão,

Leia mais

1 Introdução simulação numérica termoacumulação

1 Introdução simulação numérica termoacumulação 22 1 Introdução Atualmente o custo da energia é um dos fatores mais importantes no projeto, administração e manutenção de sistemas energéticos. Sendo assim, a economia de energia está recebendo maior atenção

Leia mais

Processos em Engenharia: Modelagem Matemática de Sistemas Fluídicos

Processos em Engenharia: Modelagem Matemática de Sistemas Fluídicos Processos em Engenharia: Modelagem Matemática de Sistemas Fluídicos Prof. Daniel Coutinho coutinho@das.ufsc.br Departamento de Automação e Sistemas DAS Universidade Federal de Santa Catarina UFSC DAS 5101

Leia mais

HIDRÁULICA BÁSICA RESUMO

HIDRÁULICA BÁSICA RESUMO HIDRÁULICA BÁSICA RESUMO Antonio Marozzi Righetto 1. Hidráulica é o ramo da ciência que trata das condições físicas da água em condições de repouso e em movimento. 2. Um volume de água aprisionado em um

Leia mais

Controle II. Estudo e sintonia de controladores industriais

Controle II. Estudo e sintonia de controladores industriais Controle II Estudo e sintonia de controladores industriais Introdução A introdução de controladores visa modificar o comportamento de um dado sistema, o objetivo é, normalmente, fazer com que a resposta

Leia mais

Medição de Nível. Profa. Michelle Mendes Santos

Medição de Nível. Profa. Michelle Mendes Santos Medição de Nível Profa. Michelle Mendes Santos Introdução Medir a variável nível em processos industriais é quantificar referenciais por meio da monitoração contínua ou discreta com o objetivo de avaliar

Leia mais

Bacharelado Engenharia Civil

Bacharelado Engenharia Civil Bacharelado Engenharia Civil Disciplina: Física Geral e Experimental I Força e Movimento- Leis de Newton Prof.a: Msd. Érica Muniz Forças são as causas das modificações no movimento. Seu conhecimento permite

Leia mais

MÁQUINAS AGRÍCOLAS PROF. ELISEU FIGUEIREDO NETO

MÁQUINAS AGRÍCOLAS PROF. ELISEU FIGUEIREDO NETO MÁQUINAS AGRÍCOLAS PROF. ELISEU FIGUEIREDO NETO COLHEITA NA AUSTRALIA Hoje nós temos que preocupar não só em aprimorar as MÁQUINAS, mas também os OPERADORES que com elas trabalham. PARTES CONSTITUINTES

Leia mais

Física. Questão 1. Questão 2. Avaliação: Aluno: Data: Ano: Turma: Professor:

Física. Questão 1. Questão 2. Avaliação: Aluno: Data: Ano: Turma: Professor: Avaliação: Aluno: Data: Ano: Turma: Professor: Física Questão 1 (Unirio 2000) Um aluno pegou um fina placa metálica e nela recortou um disco de raio r. Em seguida, fez um anel também de raio r com um fio

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO GEOMÉTRICA E ESTIMATIVA DO RENDIMENTO HIDRÁULICO DE UM VENTILADOR AXIAL

CARACTERIZAÇÃO GEOMÉTRICA E ESTIMATIVA DO RENDIMENTO HIDRÁULICO DE UM VENTILADOR AXIAL CARACTERIZAÇÃO GEOMÉTRICA E ESTIMATIVA DO RENDIMENTO HIDRÁULICO DE UM VENTILADOR AXIAL Albert R. dos Anjos, Lucas D. N. Coelho, Glayson Q. de Souza e Jhon Goulart UnB-FGA, Universidade de Brasília, Curso

Leia mais

Fontes de Alimentação

Fontes de Alimentação Fontes de Alimentação As fontes de alimentação servem para fornecer energia eléctrica, transformando a corrente alternada da rede pública em corrente contínua. Estabilizam a tensão, ou seja, mesmo que

Leia mais

6 Circuitos pneumáticos e hidráulicos

6 Circuitos pneumáticos e hidráulicos A U A UL LA Circuitos pneumáticos e hidráulicos Um problema A injetora de plásticos de uma fábrica quebrou. Desesperado, o supervisor de produção procura pelo novo mecânico de manutenção de plantão: você.

Leia mais

Vazão. 7.1 Introdução

Vazão. 7.1 Introdução Cap. 7 Medição de 7.1 Introdução Vazão Existem diversos tipos de medidores de vazão de escoamento, sendo que a escolha de um tipo dependerá das condições necessárias ao sistema, como por exemplo, a faixa

Leia mais

Guia de utilização da notação BPMN

Guia de utilização da notação BPMN 1 Guia de utilização da notação BPMN Agosto 2011 2 Sumário de Informações do Documento Documento: Guia_de_utilização_da_notação_BPMN.odt Número de páginas: 31 Versão Data Mudanças Autor 1.0 15/09/11 Criação

Leia mais

4Distribuição de. freqüência

4Distribuição de. freqüência 4Distribuição de freqüência O objetivo desta Unidade é partir dos dados brutos, isto é, desorganizados, para uma apresentação formal. Nesse percurso, seção 1, destacaremos a diferença entre tabela primitiva

Leia mais

CPV 82% de aprovação na ESPM

CPV 82% de aprovação na ESPM CPV 8% de aprovação na ESPM ESPM julho/010 Prova E Matemática 1. O valor da expressão y =,0 é: a) 1 b) c) d) e) 4 Sendo x =, e y =,0, temos: x 1 + y 1 x. y 1 y. x 1 1 1 y + x x 1 + y 1 + x y xy = = = xy

Leia mais

Motor de combustão interna

Motor de combustão interna 38 4 Motor de combustão interna 4.1 Considerações gerais Os motores de combustão interna são máquinas térmicas alternativas, destinadas ao suprimento de energia mecânica ou força motriz de acionamento.

Leia mais

A Equação de Bernoulli

A Equação de Bernoulli Aula 4 A equação de Bernoulli Objetivos O aluno deverá ser capaz de: Descrever a dinâmica de escoamento de um fluido. Deduzir a Equação de Bernoulli. Aplicar a Equação de Bernoulli e a Equação da Continuidade

Leia mais

Manual de Usuário. (Y-200, Y-300, Y-400, Y-500, Y-550, Y- 600, Y-700, Y-850, Y-1200, Y-1500 e Y- 2000)

Manual de Usuário. (Y-200, Y-300, Y-400, Y-500, Y-550, Y- 600, Y-700, Y-850, Y-1200, Y-1500 e Y- 2000) AUTOMATIZADORES PARA PORTAS DE ENROLAR IMPORTAÇÃO E SUPORTE TÉCNICO NA INSTALAÇÃO Manual de Usuário (Y-200, Y-300, Y-400, Y-500, Y-550, Y- 600, Y-700, Y-850, Y-1200, Y-1500 e Y- 2000) SAC: 55 + 11 3088

Leia mais

Olimpíada Brasileira de Física 2001 2ª Fase

Olimpíada Brasileira de Física 2001 2ª Fase Olimpíada Brasileira de Física 2001 2ª Fase Gabarito dos Exames para o 1º e 2º Anos 1ª QUESTÃO Movimento Retilíneo Uniforme Em um MRU a posição s(t) do móvel é dada por s(t) = s 0 + vt, onde s 0 é a posição

Leia mais

Ivan Guilhon Mitoso Rocha. As grandezas fundamentais que serão adotadas por nós daqui em frente:

Ivan Guilhon Mitoso Rocha. As grandezas fundamentais que serão adotadas por nós daqui em frente: Rumo ao ITA Física Análise Dimensional Ivan Guilhon Mitoso Rocha A análise dimensional é um assunto básico que estuda as grandezas físicas em geral, com respeito a suas unidades de medida. Como as grandezas

Leia mais

Continuação aula 3 - unidades do Sistema de Esgotamento Sanitário

Continuação aula 3 - unidades do Sistema de Esgotamento Sanitário Continuação aula 3 - unidades do Sistema de Esgotamento Sanitário e) Órgãos acessórios: Dispositivos fixos e não mecanizados destinados a facilitar a inspeção e limpeza dos coletores, construídos em pontos

Leia mais

Concentração física de minerais

Concentração física de minerais Concentração física de minerais 2. Definição de concentração e balanço de massa Prof. Dr. André Carlos Silva CONCENTRAÇÃO A concentração de minérios ocorre quando é preciso separar os minerais de interesse

Leia mais

Universidade de São Paulo Departamento de Geografia FLG 0253 - Climatologia I. Pressão Atmosférica

Universidade de São Paulo Departamento de Geografia FLG 0253 - Climatologia I. Pressão Atmosférica Universidade de São Paulo Departamento de Geografia FLG 0253 - Climatologia I Pressão Atmosférica Prof. Dr. Emerson Galvani Laboratório de Climatologia e Biogeografia LCB Questão motivadora: Observamos

Leia mais

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE TECNOLOGIA LABORATÓRIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E HIDRÁULICA EM SANEAMENTO ATIVIDADES DESENVOLVIDAS João Pessoa, 26 de julho de 2007 Prof. Heber Pimentel Gomes

Leia mais