1. DO RECEBIMENTO DOS RECURSOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1. DO RECEBIMENTO DOS RECURSOS"

Transcrição

1 CONCORRÊNCIA AA Nº 04/ BNDES ATA DE APRECIAÇÃO DE RECURSOS - JULGAMENTO DAS PROPOSTAS TÉCNICAS Aos 6 dias do mês de outubro do ano de dois mil e nove (06/10/2009), reuniram-se os membros da Comissão Especial de Licitação da Concorrência AA nº 04/2009-BNDES, designados pela Portaria nº 058/2009, de 28/05/2009, abaixo assinados, para deliberar e decidir sobre os recursos apresentados pelos seguintes participantes do certame em referência: 1) ENTRELINHAS COMUNICAÇÃO LTDA 2) TOMSIC E WIEDEMANN DESIGN LTDA 1. DO RECEBIMENTO DOS RECURSOS Os recursos acima referidos foram apresentados tempestivamente, em conformidade com o item 11 do Edital e respectivos subitens, e atendem, portanto, aos pressupostos formais exigidos por lei e pelo ato convocatório para o regular processamento e julgamento. 2. HISTÓRICO DA LICITAÇÃO Trata-se de procedimento licitatório realizado sob a modalidade concorrência, do tipo Técnica e Preço, sob o nº Concorrência AA 04/2009, cujo objeto é a contratação de empresa especializada na prestação de serviços de criação e conceituação gráfica, diagramação, editoração, fechamento de arquivo para impressão ou meio digital, impressão, gravação em mídia digital, acompanhamento gráfico e elaboração de layout de site e hotsite, conforme especificações constantes do respectivo edital e seus anexos. Cumpridas as formalidades legais aplicáveis, inclusive no que toca à forma e aos prazos de divulgação do certame, foi realizada no dia 22/07/2009, a sessão pública de recebimento dos envelopes de habilitação, de proposta técnica e de preço, ocasião em que estiveram presentes para credenciamento e participação na concorrência em tela, ao todo, 04 (quatro) licitantes, a saber: ENTRELINHAS COMUNICAÇÃO LTDA, CNPJ / , representada por Wilton Luis da Silva Gomes, identidade OAB-SP;

2 TOMSIC E WIEDEMANN DESIGN LTDA, CNPJ / , representada por Rafaela Wiedemann, identidade IFP; EPIGRAM COMUNICAÇÃO LTDA, CNPJ / , representada por Daniel Lifschitz, identidade SSP/SP e Marcelo Marino Bicudo, identidade SSP/SP; PVDI DESIGN, CNPJ / , representada por Rafael Carlos de Castro Rodrigues, identidade D CREA RJ; Ultrapassada a fase de habilitação, sem que nenhuma licitante restasse inabilitada, foi realizada em 15/09/2009 a sessão pública para abertura dos envelopes nº 03, em que houve a divulgação do resultado do julgamento das Propostas Técnicas, de acordo com os subitens 9.9 a 9.13 do edital do certame em referencia. Naquela ocasião, em conformidade com o item 9.10 do Edital, foi elaborada planilha com as notas finais atribuídas pela Comissão Especial de Julgamento às propostas técnicas analisadas, tendo sido, em seguida, divulgada a seguinte ordem de classificação: EMPRESA NOTA ENVELOPE Nº 2 RELATORIO ANUAL DE ATIVIDADES NOTA ENVELOPE Nº 2 ANIVERSARIO DO BANCO NOTA ENVELOPE Nº 4 ATESTADOS OU PEÇAS CREDITADAS QUE COMPROVEM EXPERIÊNCIA NOTA FINAL EPIGRAM COMUNICAÇÃO LTDA (Licitante D) 31,60 34, ,20 ENTRELINHAS COMUNICAÇÃO LTDA (Licitante B) 30,20 30, ,80 TOMSIC E WIEDEMANN DESIGN LTDA (Licitante C) 26,00 32, ,60 PVDI DESIGN (Licitante A) 23,40 25, ,40 O Aviso de Julgamento das Propostas Técnicas foi devidamente publicado no DOU de 17/09/2009, na Seção 3, p. 104, abrindo-se então o prazo para apresentação das razões recursais. Inconformadas com o resultado, as licitantes ENTRELINHAS COMUNICAÇÃO LTDA e TOMSIC E WIEDEMANN DESIGN LTDA interpuseram recurso administrativo contra o julgamento das propostas técnicas. Recebidas as razões, foi divulgado aviso no sítio do BNDES em 25/09/2009, alertando aos licitantes quanto ao prazo para o oferecimento das contrarrazões.

3 A empresa EPIGRAM COMUNICAÇÃO LTDA apresentou tempestivamente suas contrarraazões. A licitante Recorrida PVDI DESIGN, por sua vez, quedou-se inerte, deixando de apresentar contrarrazões aos recursos interpostos. Sendo assim, passa-se à análise das manifestações recursais. 3. DAS RAZÕES APRESENTADAS PELOS LICITANTES RECORRENTES 3.1. RECURSO APRESENTADO PELA LICITANTE ENTRELINHAS COMUNICAÇÃO LTDA A empresa ENTRELINHAS COMUNICAÇÃO LTDA aduz em seu recurso, em síntese, que o limite de 8 peças da proposta do Plano de Ação Aniversário do BNDES, a que alude o item do edital, foi descumprido pelas licitantes EPIGRAM COMUNICAÇÃO LTDA e PVDI DESIGN, que teriam apresentado, respectivamente, 12 e 9 peças. Além disso, alega que era possibilitado aos licitantes apresentar apenas 1 cartaz sobre o aludido plano, mas que, a despeito da previsão editalícia, as licitantes EPIGRAM COMUNICAÇÃO LTDA e PVDI DESIGN, apresentaram, respectivamente, 4 e 2 cartazes, descumprindo, a seu ver, mais uma vez o instrumento convocatório. Por fim, aduz a licitante Recorrente que a empresa EPIGRAM COMUNICAÇÃO LTDA não apresentou a especificação gráfica das peças referentes ao projeto, desatendendo, assim, ao item , d do edital. Pugna, portanto, pela desclassificação de ambas as licitantes impugnadas (EPIGRAM COMUNICAÇÃO LTDA e PVDI DESIGN), com fulcro no item , a do edital RECURSO APRESENTADO PELA LICITANTE TOMSIC E WIEDEMANN DESIGN LTDA A licitante TOMSIC E WIEDEMANN DESIGN LTDA alega em seu recurso que o limite de 8 peças da proposta do Plano de Ação Aniversário do BNDES, a que alude o item do edital, não foi observado pelas licitantes EPIGRAM COMUNICAÇÃO LTDA e PVDI DESIGN, que teriam apresentado, respectivamente, 14 e 10 peças.

4 Além disso, é veiculada no recurso a alegação de que o item , alínea c do edital também restou violado, uma vez que ambas as licitantes acima impugnadas apresentaram a logomarca sugerida dos 57 anos do BNDES em prancha única. Pugna, portanto, pela desclassificação de ambas as licitantes impugnadas (EPIGRAM COMUNICAÇÃO LTDA e PVDI DESIGN), com fulcro no item , a do edital e art. 48, I, da Lei de Licitações. 4. DAS CONTRARRAZÕES APRESENTADAS PELA EPIGRAM COMUNICAÇÃO LTDA Em sede de contrarrazões, a empresa EPIGRAM COMUNICAÇÃO LTDA aduz, em apertada síntese, que a cláusula do edital, conjugada com o Esclarecimento prestado no Questionamento nº 10, deixa claro que o limite das oito peças a serem apresentadas se refere apenas às alíneas a e b da cláusula editalícia retromencionada. Salienta, ainda, que, no tocante à justificativa conceitual, o edital não prevê forma de apresentação específica, e, por isso, a EPIGRAM COMUNICAÇÃO LTDA optou por apresentar justificativa com a criação de pranchas, sem qualquer ofensa às regras do certame. Quanto ao argumento da TOMSIC E WIEDEMANN DESIGN LTDA, de que foi apresentada a marca comemorativa em prancha única, a Recorrida alega que, além de a marca constar das peças apresentadas, à marca BNDES. 57 anos rumo aos 60 só é feita referência na justificativa conceitual. Além disso, a EPIGRAM COMUNICAÇÃO LTDA afirma que, ao contrário dos argumentos recursais, a especificação gráfica das peças, com a indicação dos correspondentes custos unitários, foi efetivamente apresentada e rubricada por todos os representantes das licitantes. Restou cumprida, a seu ver, a exigência de uma justificativa do conceito proposto pelo Plano de Ação de Comunicação e especificação gráfica de todas as peças, atendida pela apresentação das cinco pranchas conceituais apresentadas e por meio da especificação e características técnicas das peças produzidas. Mais além, contrapondo as argumentações dos Recorrentes, a EPIGRAM COMUNICAÇÃO LTDA expõe o entendimento no sentido de que a cláusula , a do edital não restringe a 1 (um) o número de cartazes que poderiam ser apresentados, mas, pelo contrário, exige a apresentação de ao menos 1 (um). Reforça seu argumento sustentando que os quatro cartazes apresentados consistem em apenas um ato de criação, devendo assim ser computados - como uma peça, ao invés de quatro -, elidindo a suposta violação ao número máximo de oito peças a serem apresentadas.

5 Por fim, afirma que a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça esposa o entendimento de que deve ser evitado o excesso de formalismo em procedimentos licitatórios, concluindo que a vinculação ao edital não é absoluta, negando, portanto, qualquer favorecimento ou quebra de isonomia em relação à pontuação da sua proposta. 5. ANÁLISE DAS MANIFESTAÇÕES RECURSAIS Revelado nos itens anteriores o cenário fático e jurídico sobre o qual recaem os recursos apresentados no bojo da presente licitação, passa esta Comissão Especial de Licitação a analisálos em seus respectivos méritos SOBRE O NÚMERO DE PEÇAS Em consideração ao recurso das empresas ENTRELINHAS COMUNICAÇÃO LTDA e TOMSIC E WIEDEMANN DESIGN LTDA no que refere ao número de peças apresentadas, a comissão entende que nenhuma das LICITANTES descumpriu o que determinava e intencionava o edital O QUE DIZ O EDITAL O item do edital solicita que o LICITANTE apresente para fins de pontuação da proposta técnica, um plano de ação de comunicação para a divulgação interna do evento [Aniversário do BNDES] que envolva a criação de projeto gráfico de até 8 (oito) peças constantes no edital em questão, dentre as quais devem constar necessariamente: a) uma unidade impressa de - cartaz no formato máximo A3; - convite para o evento; - convite aos aposentados homenageados; e - convite aos funcionários homenageados por tempo de serviço. b) arquivo eletrônico (pdf a ser apresentado em CD) de - convite eletrônico; e - banner no formato 0,80 x 1,60m; c) marca e identidade visual da comemoração (a ser apresentada nas próprias peças); e d) uma justificativa do conceito proposto pelo Plano de ação de comunicação e especificação gráfica de todas as peças.

6 A Comissão Técnica entende que foi solicitada às LICITANTES a apresentação de projeto gráfico para até 8 (oito) tipos de peças constantes no edital (cartaz, convite a funcionários, convite a aposentados, banner etc.), não constando no edital, em nenhum momento, a limitação ou vedação da apresentação de variações de peças dentro de um mesmo projeto gráfico e conceitual. A intenção da inclusão deste item tem duas vertentes principais, todas elas voltadas para garantir a isonomia entre os concorrentes. A primeira intenção foi de impedir a apresentação por qualquer concorrente de diferentes conceitos para um mesmo tipo de peça, ou seja, ideias alternativas que pudessem dar qualquer tipo de vantagem a um dos participantes ao apresentar maior quantidade de linhas criativas. A segunda intenção do edital foi de limitar o número de tipos de peças (cartaz, convite, banner etc), para assegurar a comparabilidade entre os licitantes. Esta intenção fica ainda mais clara no momento em que, no item , se determina como necessários 6 (seis) tipos de peças: cartaz, convite, convite para aposentados, convite para funcionários homenageados, convite eletrônico e banner. Ou seja, dentre os 8 (oito) tipos de peças a serem apresentados, pelo menos seis tinham que ser comuns, restando aos licitantes a apresentação de dois outros tipos de peças não exigidas como necessárias. Diante do exposto anteriormente, descumpriria o Edital aquele que excedesse o número de 8 (oito) tipos de peças, o que não ocorreu com nenhum dos concorrentes. Deste modo, o edital solicita que, dentro da proposta técnica, constem necessariamente (obrigatoriamente, forçosamente ver capítulo seguinte, 5.1.3) seis peças, listadas nos itens a e b transcritos acima. Complementando o edital, a resposta ao questionamento 10, disponível no sítio do BNDES, deixa claro que o item d, também transcrito acima, não está incluído entre as peças necessárias: Segundo o item F Anexo I do Edital, o LICITANTE deve apresentar um plano de ação de comunicação para divulgação interna do evento que envolva a criação de um projeto gráfico de até 8 (oito) peças constantes no edital em questão, dentre as quais devem constar necessariamente as peças listadas nos itens a a c. A própria redação do item c explica que a marca e a identidade visual da comemoração não será considerada uma peça, já que deve ser apresentada nas próprias peças, não podendo, portanto, qualificar como uma. Desse modo, é evidente que era solicitada a apresentação obrigatória das 6 (seis) peças descritas nos itens a e b, nas quais deveria constar a marca e a identidade visual da

7 comemoração (item c) e sobre as quais deveria constar uma justificativa do conceito proposto e suas especificações gráficas (item d), justificativa essa que não pode ser considerada como peça. Para embasar de forma mais completa esta conceituação, apresentamos a seguir algumas definições complementares. Entende-se por peça, seguindo o Dicionário de Comunicação de Carlos Alberto Rabaça e Gustavo Guimarães Barbosa, cada um dos elementos produzidos para uma campanha de propaganda ou promoção de vendas: anúncio, encarte, filmete, spot, jingle, cartaz, cartazete, painel, letreiro, display, folder, broadside, banner, móbile, decalcomania, amostra, brinde etc.. Ou, segundo o Dicionário Aurélio: Qualquer obra de criação para campanha de propaganda ou de promoção como anúncio de jornal, comercial de TV, cartaz, jingle, brinde, display, etc DO ATENDIMENTO DO EDITAL PELA EPIGRAM E PELA PVDI No entendimento da Comissão de Licitação e pelo que discrimina o Edital, tanto a empresa EPIGRAM COMUNICAÇÃO LTDA quanto a empresa PVDI Design apresentaram a quantidade de peças dentro do limite do Edital. A EPIGRAM apresentou 6 (seis) peças: cartaz, convite, convite para aposentados, convite para funcionários homenageados, convite eletrônico e banner, o mesmo número que a PVDI apresentou: cartaz, convite, convite para aposentados, convite para funcionários homenageados, convite eletrônico e banner. E, de acordo com o que foi pedido, todas as peças (e eventuais variações exemplificativas) seguiram o mesmo conceito. Com relação às variações exemplificativas apresentadas pela licitante EPIGRAM, a Comissão entende que as unidades apresentadas são um único tipo de peça, fruto de um único projeto gráfico, apresentando as mesmas especificações gráficas, já que a única diferença entre os quatro é a foto de fundo e todas as quatro fotos ilustram exatamente o mesmo conceito. O Dicionário Aurélio define como projeto gráfico (Edit.) 1. Concepção e planejamento das características gráfico-visuais de publicação ou conjunto de publicações. [Inclui, ger., além da diagramação básica das páginas, a definição de tipologia, formato, papel, tipo de acabamento, etc.] [Cf. boneco.] 2. O design gráfico de capa, cartaz, folheto, etc. O Dicionário de Comunicação, por sua vez, tem como verbete para projeto gráfico:

8 Planejamento das características gráfico-visuais de uma publicação, conforme sua programação visual, envolvendo detalhamento das características de produção gráfica, como estilos e processos de composição, impressão e acabamento, papel, formato etc. Tais definições estão resumidas no item B do anexo I do edital, que considera projeto gráfico: a criação de um layout para uma publicação, levando em conta especificações gráficas e envolvendo amostras de todas as partes necessárias, criação de estilos e paleta de cores. Sendo assim, não é possível argumentar que o princípio da isonomia tenha sido violado pela empresa EPIGRAM COMUNICAÇÃO LTDA ao apresentar variações exemplificativas para uma mesma peça. A empresa PVDI DESIGN, por sua vez, apresentou um total de 6 (seis) tipos peças, não podendo, portanto, ter contrariado o edital. Ademais, cabe ressaltar que a empresa ENTRELINHAS COMUNICAÇÃO LTDA, que, segundo seu recurso, gostaria de que fosse a ela concedida a possibilidade de apresentar um maior número de peças criativas para fixar melhor o conceito proposto para o Plano de Ação de Comunicação, apresentou somente 6 (seis) tipos de peças, quando poderia, de fato, ter apresentado 8 (oito) PEÇAS OBRIGATÓRIAS No que diz respeito à EPIGRAM COMUNICAÇÃO LTDA e à PVDI DESIGN terem apresentado variações exemplificativas de um mesmo cartaz, a Comissão entende que não há qualquer vedação no edital a este respeito. O edital indica como necessária a apresentação de um cartaz impresso, porém não limita o número de cartazes que podem ser apresentados, desde que se respeite o limite de 8 (oito) tipos de peças. Lembre-se a definição para o adjetivo necessário, segundo o Dicionário Aurélio: Que não se pode dispensar; que se impõe; essencial, indispensável. Que não pode deixar de ser; forçoso, inevitável, fatal. Que deve ser feito, cumprido; que se requer; preciso. Obrigatoriamente ( necessariamente ), como já foi explicado, deveriam ser apresentadas 6 peças, entre elas o mínimo de uma unidade impressa de cartaz. Trata-se de fixação de número mínimo e não máximo.

9 Além do mais, o fato de terem sido apresentadas variações exemplificativas de uma mesma peça não foi relevante para o julgamento e não interferiu positiva ou negativamente para a pontuação ESPECIFICAÇÕES GRÁFICAS A Comissão observou, assim como a ENTRELINHAS COMUNICAÇÃO LTDA, que a empresa EPIGRAM COMUNICAÇÃO LTDA não apresentou de forma satisfatória a especificação gráfica das peças referentes ao projeto, tendo, portanto, pontuado a LICITANTE no quesito referente à qualidade da proposta de execução e acabamento com nota 2: quando a proposta contempla parcialmente os aspectos que constituem o quesito em julgamento. Considerou-se atendido parcialmente o item d, uma vez que foi apresentada justificativa do conceito proposto, bem como indicações esparsas da especificação gráfica MARCA E IDENTIDADE VISUAL Por fim, quanto à apresentação da logomarca sugerida dos 57 anos do BNDES em prancha única pela EPIGRAM COMUNICAÇÃO LTDA e pela PVDI DESIGN, a Comissão entende que as empresas não devem ser penalizadas, já que o item c exige somente que a marca e a identidade visual da comemoração conste nas peças apresentadas, não havendo qualquer vedação à apresentação das logomarcas em prancha única. Ademais, a Comissão entende que as pranchas apresentadas pelas duas empresas têm como objetivo justificar o conceito da logomarca, o que deve ser considerado parte do item do item F Anexo I do Edital ( justificativa do conceito proposto pelo Plano de ação de comunicação ). 6. CONCLUSÃO Por todo o exposto, delibera esta Comissão Especial de Licitação por manter o resultado da sessão pública para abertura dos envelopes nº 03 e divulgação do resultado do julgamento das Propostas Técnicas. Em função da manutenção de sua decisão, esta Comissão Especial de Licitação delibera por encaminhar o presente processo licitatório ao Senhor Superintendente da Área de Administração, em atenção ao cumprimento do art. 109, 4º, da Lei n.º 8.666/93, para avaliação e decisão quanto aos recursos não providos. Nada mais havendo a tratar, o Presidente da Comissão Especial de Licitação deu por encerrada a reunião, da qual foi lavrada a presente Ata, que vai assinada pelos membros da Comissão Especial de Licitação do BNDES.

10 Simone Carvalho Mesquita Presidente Márcia de Simas Antonio Vice Presidente Álvaro Silva Fernandes Membro Ana Luisa Silveira Gonçalves Membro Fernanda de Souza Lima da Costa e Silva Membro

CONCORRÊNCIA AA Nº 04/2009 - BNDES ATA DE APRECIAÇÃO DE RECURSO - JULGAMENTO DAS PROPOSTAS DE PREÇO

CONCORRÊNCIA AA Nº 04/2009 - BNDES ATA DE APRECIAÇÃO DE RECURSO - JULGAMENTO DAS PROPOSTAS DE PREÇO CONCORRÊNCIA AA Nº 04/2009 - BNDES ATA DE APRECIAÇÃO DE RECURSO - JULGAMENTO DAS PROPOSTAS DE PREÇO Aos vinte e cinco dias do mês de janeiro do ano de dois mil e dez (25/01/2010), reuniram-se os membros

Leia mais

Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema

Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema Licitação: Processo administrativo 073/13 Edital - Convite 002/13 Assunto: Resposta ao recurso apresentado contra o julgamento da habilitação. Senhor Presidente do CISMEPAR, A empresa Carvalho Projetos

Leia mais

PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO

PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO Referência: Concorrência nº 01/2012 Fase: Resultado da análise das propostas técnicas Sr. Secretário de Administração, RBM PROPAGANDA E COMUNICAÇÃO LTDA empresa devidamente estabelecida na CLN 309, Bloco

Leia mais

M I N I S T É R I O P Ú B L I C O

M I N I S T É R I O P Ú B L I C O MANIFESTAÇÃO DE RECURSO ADMINISTRATIVO PREGÃO ELETRÔNICO Nº 075/2012-MP/PA PREGOEIRA: ANDRÉA MARA CICCIO EMPRESA RECORRENTE: PREMIUM SERVICE LTDA CONTRARRAZÕES: TREVO COMERCIO E SERVICO LTDA - ME OBJETO:

Leia mais

CONCORRÊNCIA AA Nº 01/2015 - BNDES ATA DE JULGAMENTO DAS PROPOSTAS DE PREÇO E CLASSIFICAÇÃO

CONCORRÊNCIA AA Nº 01/2015 - BNDES ATA DE JULGAMENTO DAS PROPOSTAS DE PREÇO E CLASSIFICAÇÃO CONCORRÊNCIA AA Nº 01/2015 - BNDES ATA DE JULGAMENTO DAS PROPOSTAS DE PREÇO E CLASSIFICAÇÃO Aos vinte e um dias do mês de agosto do ano de dois mil e quinze (21/08/2015), reuniram-se os membros da Comissão

Leia mais

Nova Lei de Contratação de Serviços de Publicidade Lei Federal nº 12.232/10

Nova Lei de Contratação de Serviços de Publicidade Lei Federal nº 12.232/10 PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS Secretaria Municipal de Gestão e Controle Departamento de Auditoria Nova Lei de Contratação de Serviços de Publicidade Lei Federal nº 12.232/10 LEI FEDERAL 12.232, DE 29

Leia mais

RECURSO ADMINISTRATIVO

RECURSO ADMINISTRATIVO À Comissão Especial de Licitação - Gerência de Licitações 4 do BNDES, Av. República do Chile, nº 330, Torre Oeste, 18º andar, estação de trabalho nº 117 e 118, Rio de Janeiro/RJ. ILMO. SR. PRESIDENTE DA

Leia mais

Apreciação de Recurso Administrativo Pregão Eletrônico nº. 03/2009

Apreciação de Recurso Administrativo Pregão Eletrônico nº. 03/2009 Processo: A 09/033 Interessado: Assunto: Gerência Administrativa Contratação de empresa para prestação de serviços de limpeza, asseio e conservação predial, visando a obtenção de adequadas condições de

Leia mais

JULGAMENTO DE RECURSO

JULGAMENTO DE RECURSO JULGAMENTO DE RECURSO CONCORRÊNCIA PÚBLICA N.º 001/2014 COMPEL OBJETO: Contratação de empresa de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo para Prestação de Serviços especializados em elaboração de estudos e

Leia mais

0 16 16 16 fundamentada no diagnóstico da situação e nas necessidades verificadas; c) Plano de ação, com justificativa de cada 8 16 16 16

0 16 16 16 fundamentada no diagnóstico da situação e nas necessidades verificadas; c) Plano de ação, com justificativa de cada 8 16 16 16 RELATÓRIO DE JULGAMENTO DAS PROPOSTAS TÉCNICAS REFERETENTE À CONCORRÊNCIA DO TIPO TÉCNICA E PREÇO Nº 03/2010, PARA SERVIÇOS DE ASSESSORIA DE IMPRENSA, RELAÇÕES PÚBLICAS E COMUNICAÇÃO VISUAL PARA PROMOVER

Leia mais

CARTA CONVITE Nº 03/2014 RECURSO AO JULGAMENTO DAS PROPOSTAS TÉCNICAS

CARTA CONVITE Nº 03/2014 RECURSO AO JULGAMENTO DAS PROPOSTAS TÉCNICAS CARTA CONVITE Nº 03/2014 PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 14.09.029 ADM OBJETO: Contratação de agência publicitária para a prestação de serviços de publicidade, destinados à realização de campanha em homenagem

Leia mais

ATA DE JULGAMENTO DE IMPUGNAÇÃO AO EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 27/2011

ATA DE JULGAMENTO DE IMPUGNAÇÃO AO EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 27/2011 ATA DE JULGAMENTO DE IMPUGNAÇÃO AO EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 27/2011 Aos treze dias do mês de julho de 2011, reuniram-se a Pregoeira e os membros integrantes da Equipe de Apoio para análise e julgamento

Leia mais

I DOS FATOS II DO PLEITO

I DOS FATOS II DO PLEITO Referência: Processo n.º 48500.000357/05-71 Edital de Pregão nº 07/2005 Contratação de Serviços Assistência Médica Ementa: Análise dos recursos interpostos pela UNIMED - Confederação das Cooperativas Médicas

Leia mais

CONCORRÊNCIA AA 03/2010-BNDES ATA DA REUNIÃO DE JULGAMENTO DO RECURSO DA HABILITAÇÃO

CONCORRÊNCIA AA 03/2010-BNDES ATA DA REUNIÃO DE JULGAMENTO DO RECURSO DA HABILITAÇÃO CONCORRÊNCIA AA 03/2010-BNDES ATA DA REUNIÃO DE JULGAMENTO DO RECURSO DA HABILITAÇÃO Aos dezessete dias do mês de novembro do ano de dois mil e dez (17/11/2010), nas dependências do BNDES, reuniram-se

Leia mais

1. RECEBIMENTO DOS RECURSOS

1. RECEBIMENTO DOS RECURSOS Rio de Janeiro, 01 de julho de 2011 PREGÃO ELETRÔNICO AA 25/2011 ATA DE APRECIAÇÃO DE RECURSOS 1. RECEBIMENTO DOS RECURSOS Foram apresentados recursos pelas licitantes ALLEN RIO SERVIÇO E COMÉRCIO DE PRODUTOS

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DE MINAS GERAIS AUTARQUIA CRIADA PELA LEI Nº 4.769, DE 09/09/1965

CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DE MINAS GERAIS AUTARQUIA CRIADA PELA LEI Nº 4.769, DE 09/09/1965 COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO Referência : Processo n.º 6/2014 Carta Convite nº 01/2014 Ementa: Análise do recurso administrativo apresentado pela licitante Borges 2 Borges Consultoria e Treinamento

Leia mais

CONCORRÊNCIA AA 01/2010 QUESTIONAMENTO 12

CONCORRÊNCIA AA 01/2010 QUESTIONAMENTO 12 CONCORRÊNCIA AA 01/2010 QUESTIONAMENTO 12 Questionamento 12.1: No item 2.1, p. 02 do edital, informa-se que poderão participar da concorrência, os interessados cadastrados e habilitados parcialmente no

Leia mais

Informações e Despachos

Informações e Despachos Senhor Chefe do Demap, Brasília, 31 de março de 2014. TOMADA DE PREÇOS DEMAP Nº 156/2013. PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA E ELABORAÇÃO DE PROJETOS BÁSICOS CONTEMPLANDO OS SISTEMAS DE SEGURANÇA DOS

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE

CÂMARA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE RESPOSTA A PEDIDO DE ESCLARECIMENTO Concorrência nº 01/2015 Objeto: Contratação de uma Agência para prestação de serviços de publicidade. Requerentes: RCCOM (RC Comunicação LTDA). FEELING COMUNICAÇÃO.

Leia mais

PARECER JURÍDICO Nº011/2014 CONCORRÊNCIA Nº001/2014 I - A QUESTÃO:

PARECER JURÍDICO Nº011/2014 CONCORRÊNCIA Nº001/2014 I - A QUESTÃO: PARECER JURÍDICO Nº011/2014 CONCORRÊNCIA Nº001/2014 I - A QUESTÃO: O CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CAU/RS solicita parecer jurídico acerca dos Recursos Hierárquicos

Leia mais

TECHNUM CONSULTORIA SS

TECHNUM CONSULTORIA SS ILUSTRÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO V DA SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO, MUNICÍPIO DE VILA VELHA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO Edital da Concorrência Pública nº. 006/2014

Leia mais

DECISÃO EM RECURSO ADMINISTRATIVO

DECISÃO EM RECURSO ADMINISTRATIVO DECISÃO EM RECURSO ADMINISTRATIVO REFERÊNCIA: Tomada de Preços n.º 004/2015 OBJETO: Contratação de agência de comunicação para a prestação de serviços de programação visual, design gráfico, diagramação

Leia mais

RESPOSTA A RECURSO ADMINISTRATIVO CONCORRÊNCIA N.º 07/2014 PROCESSO N.º 23368.000296.2014-17

RESPOSTA A RECURSO ADMINISTRATIVO CONCORRÊNCIA N.º 07/2014 PROCESSO N.º 23368.000296.2014-17 RESPOSTA A RECURSO ADMINISTRATIVO CONCORRÊNCIA N.º 07/2014 PROCESSO N.º 23368.000296.2014-17 DO OBJETO Trata-se de procedimento licitatório na modalidade Concorrência, cujo objeto é a contratação de empresa

Leia mais

ILUSTRÍSSIMO SR. PREGOEIRO E COMISSÃO DE LICITAÇÃO DO PODER JUDICIÁRIO DE ALAGOAS.

ILUSTRÍSSIMO SR. PREGOEIRO E COMISSÃO DE LICITAÇÃO DO PODER JUDICIÁRIO DE ALAGOAS. ILUSTRÍSSIMO SR. PREGOEIRO E COMISSÃO DE LICITAÇÃO DO PODER JUDICIÁRIO DE ALAGOAS. Ref. Contra Razões ao Recurso administrativo do Edital de pregão Eletrônico nº 068-A/2012 CONTRARRAZÕES AO RECURSO ADMINISTRATIVO

Leia mais

JULGAMENTO DE IMPUGNAÇÃO DE EDITAL

JULGAMENTO DE IMPUGNAÇÃO DE EDITAL PREGÃO PRESENCIAL: 063/2015 JULGAMENTO DE IMPUGNAÇÃO DE EDITAL OBJETO: Aquisição de equipamentos, sistemas, serviços e outros itens necessários à implantação do gerenciamento eletrônico da freqüência dos

Leia mais

1. DOS ERROS NA APRESENTAÇÃO DO RECURSO HIPÓTESE DE NÃO CONHECIMENTO DO RECURSO

1. DOS ERROS NA APRESENTAÇÃO DO RECURSO HIPÓTESE DE NÃO CONHECIMENTO DO RECURSO EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR PRESIDENTE DA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DA BAHIA Ref. Processo nº 003.0.30014/2015 Concorrência nº 06/2015 ÚNICA PLANEJAMENTO EM COMUNICAÇÃO

Leia mais

ILUSTRÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA COMISSÃO PERMANENTEDE LICITAÇÕES DO CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DO PARANÁ

ILUSTRÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA COMISSÃO PERMANENTEDE LICITAÇÕES DO CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DO PARANÁ ILUSTRÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA COMISSÃO PERMANENTEDE LICITAÇÕES DO CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DO PARANÁ Tomada de Preços n 004/2015 Agencia Comunica LTDA ME, pessoa jurídica de direito privado,

Leia mais

Aquisição de 500 (quinhentos) cartuchos de fita LTO4 em mídia regravável, conforme especificação constante do Anexo I: Memorial Descritivo.

Aquisição de 500 (quinhentos) cartuchos de fita LTO4 em mídia regravável, conforme especificação constante do Anexo I: Memorial Descritivo. Processo: A 09/078 Interessado: Assunto: Gerência Administrativa Aquisição de 500 (quinhentos) cartuchos de fita LTO4 em mídia regravável, conforme especificação constante do Anexo I: Memorial Descritivo.

Leia mais

CONCORRÊNCIA N.º 01/2015 BNDES ATA DE JULGAMENTO DOS DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO

CONCORRÊNCIA N.º 01/2015 BNDES ATA DE JULGAMENTO DOS DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO CONCORRÊNCIA N.º 01/2015 BNDES ATA DE JULGAMENTO DOS DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO Em 24/03/15, reuniram-se os membros da Comissão Especial de Licitação do BNDES, designados pela ADE nº 07/2015, de 09/02/2015,

Leia mais

DECISÃO DE IMPUGNAÇÃO AO EDITAL PREGÃO PRESENCIAL Nº 05/2011

DECISÃO DE IMPUGNAÇÃO AO EDITAL PREGÃO PRESENCIAL Nº 05/2011 DECISÃO DE IMPUGNAÇÃO AO EDITAL PREGÃO PRESENCIAL Nº 05/2011 Impugnação ao edital da licitação em epígrafe, proposta por NORTH SEGURANÇA LTDA, mediante protocolo nº 2011/004806, datado de 06/09/2011. 1

Leia mais

ATA DE JULGAMENTO DE RECURSO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 24/2013

ATA DE JULGAMENTO DE RECURSO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 24/2013 ATA DE JULGAMENTO DE RECURSO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 24/2013 Aos vinte e um dias do mês de agosto de 2013, reuniram-se a Pregoeira e a integrante da Equipe de Apoio para análise das razões de recurso apresentadas,

Leia mais

RELATÓRIO DE INSTRUÇÃO DE RECURSOS RECURSOS CONTRA DECISÃO DA COMISSÃO DE LICITAÇÃO

RELATÓRIO DE INSTRUÇÃO DE RECURSOS RECURSOS CONTRA DECISÃO DA COMISSÃO DE LICITAÇÃO RELATÓRIO DE INSTRUÇÃO DE RECURSOS AO: SUPERINTENDENTE REGIONAL DO SUL ASSUNTO: RECURSOS CONTRA DECISÃO DA COMISSÃO DE LICITAÇÃO RECORRENTES: AIR SPECIAL SERVIÇOS AUXILIARES DE TRANSPORTE AÉREO LTDA E

Leia mais

JULGAMENTO RECURSO ADMINISTRATIVO DA EMPRESA ITS VIAGENS E TURISMO LTDA. EPP, CNPJ nº 03.667.498/0001-39

JULGAMENTO RECURSO ADMINISTRATIVO DA EMPRESA ITS VIAGENS E TURISMO LTDA. EPP, CNPJ nº 03.667.498/0001-39 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO Assessoria Especial para Modernização da Gestão Central de Compras e Contratações JULGAMENTO RECURSO ADMINISTRATIVO DA EMPRESA ITS VIAGENS E TURISMO LTDA.

Leia mais

TOMADA DE PREÇOS AA Nº 02/2010 - BNDES

TOMADA DE PREÇOS AA Nº 02/2010 - BNDES TOMADA DE PREÇOS AA Nº 02/2010 - BNDES ATA DA SESSÃO PÚBLICA DE RECEBIMENTO DOS ENVELOPES DE HABILITAÇÃO, DE PROPOSTAS TÉCNICAS E DE PREÇO, SEGUIDO DO JULGAMENTO DA HABILITAÇÃO Aos vinte e oito dias do

Leia mais

ATA DO PREGÃO PRESENCIAL Nº. 001 2011 UNEAL

ATA DO PREGÃO PRESENCIAL Nº. 001 2011 UNEAL ATA DO PREGÃO PRESENCIAL Nº. 001 2011 UNEAL Aos dez dias do mês de maio de 2011, às 8h e 30 min, na Sala dos Conselhos da Universidade Estadual de Alagoas, o Pregoeiro Michell Fabrício Moura da Silva,

Leia mais

Apreciação de Recurso Administrativo Pregão Presencial nº. 18/2007

Apreciação de Recurso Administrativo Pregão Presencial nº. 18/2007 Processo: A 07/204 Interessado: Assunto: Gerência Administrativa Contratação de empresa especializada para a prestação de serviços em implementação de windows server 2003 enterprise, active directory,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO Processo n.º 23000.003104/2004-11 Interessado: Coordenação-Geral de Recursos Logísticos Assunto: Recurso

Leia mais

Informação nº 095/2014 Porto Alegre, 28 de julho de 2014.

Informação nº 095/2014 Porto Alegre, 28 de julho de 2014. Informação nº 095/2014 Porto Alegre, 28 de julho de 2014. Ref.: Pregão Eletrônico 36/2014 Processo nº 1632-0900/14-9 - Julgamento do Recurso Administrativo interposto por Intellisistemas Sistemas de Automação

Leia mais

TRANSPARÊNCIA E RIGOR NA NOVA LEI DE LICITAÇÕES DA PUBLICIDADE DE ÓRGÃO PÚBLICO

TRANSPARÊNCIA E RIGOR NA NOVA LEI DE LICITAÇÕES DA PUBLICIDADE DE ÓRGÃO PÚBLICO TRANSPARÊNCIA E RIGOR NA NOVA LEI DE LICITAÇÕES DA PUBLICIDADE DE ÓRGÃO PÚBLICO Por João Luiz Faria Netto A nova lei conta com normas principais e obrigatórias para a contratação de agências de publicidade

Leia mais

SERVIÇO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO TOCANTINS EDITAL CONCORRÊNCIA 011/2014 ASSUNTO: Impugnação oferecida pela empresa RECORDS PROPAGANDA

SERVIÇO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO TOCANTINS EDITAL CONCORRÊNCIA 011/2014 ASSUNTO: Impugnação oferecida pela empresa RECORDS PROPAGANDA SERVIÇO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO TOCANTINS EDITAL CONCORRÊNCIA 011/2014 ASSUNTO: Impugnação oferecida pela empresa RECORDS PROPAGANDA DECISÃO DA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO A empresa

Leia mais

RESPOSTA A RECURSO ADMINISTRATIVO CONCORRÊNCIA N 006/2009

RESPOSTA A RECURSO ADMINISTRATIVO CONCORRÊNCIA N 006/2009 RESPOSTA A RECURSO ADMINISTRATIVO CONCORRÊNCIA N 006/2009 Trata-se de procedimento licitatório, modalidade Concorrência, cujo objeto é a contratação de empresa do ramo da construção civil para execução

Leia mais

COMUNICADO 02 (RESPOSTA PEDIDO DE IMPUGNAÇÃO/ DESIGNAÇÃO DE DATA PARA ABERTURA DOS ENVELOPES)

COMUNICADO 02 (RESPOSTA PEDIDO DE IMPUGNAÇÃO/ DESIGNAÇÃO DE DATA PARA ABERTURA DOS ENVELOPES) COMUNICADO 02 (RESPOSTA PEDIDO DE IMPUGNAÇÃO/ DESIGNAÇÃO DE DATA PARA ABERTURA DOS ENVELOPES) ATA DE REUNIÃO DA COMISSÃO DE PERMANENTE DE HABILITAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E JULGAMENTO DE LICITAÇÕES. Aos vinte

Leia mais

IMPUGNAÇÃO AO INSTRUMENTO CONVOCATÓRIO

IMPUGNAÇÃO AO INSTRUMENTO CONVOCATÓRIO ILUSTRÍSSIMO SENHOR ABDIAS DA SILVA OLIVEIRA DESIGNADO PREGOEIRO PARA O PREGÃO ELETRÔNICO Nº 4/2015 DO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR PREGÃO ELETRÔNICO: 4/2015 COQUEIRO &

Leia mais

I DA SÍNTESE DOS FATOS

I DA SÍNTESE DOS FATOS CONCORRÊNCIA Nº 189/2013 CONTRATAÇÃO DE EMPRESA DE ENGENHARIA ESPECIALIZADA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE APOIO À SUPERVISÃO DA EXECUÇÃO DAS OBRAS DE MACRODRENAGEM DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MATHIAS.

Leia mais

BNDES PREGÃO ELETRÔNICO AA 38/2013 ATA DE APRECIAÇÃO DE RECURSO

BNDES PREGÃO ELETRÔNICO AA 38/2013 ATA DE APRECIAÇÃO DE RECURSO Rio de Janeiro, 03 de fevereiro de 2014. BNDES PREGÃO ELETRÔNICO AA 38/2013 ATA DE APRECIAÇÃO DE RECURSO 1. RECEBIMENTO DOS RECURSOS No dia 24.01.2014 foi apresentado recurso pela licitante COMERCIAL MILANO

Leia mais

JULGAMENTO DE RECURSO DE IMPUGNAÇÃO DE EDITAL

JULGAMENTO DE RECURSO DE IMPUGNAÇÃO DE EDITAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO REITORIA PROCESSO: 23249.023345/2011-95. REFERENTE: CONCORRÊNCIA PÚBLICA Nº 01/2011 IMPUGNANTE: LTM CONSTRUÇÕES LTDA JULGAMENTO DE RECURSO

Leia mais

JULGAMENTO DE RECURSO ADMINISTRATIVO

JULGAMENTO DE RECURSO ADMINISTRATIVO Página 1 de 6 JULGAMENTO DE RECURSO ADMINISTRATIVO PREGÃO PRESENCIAL Nº 042/2013 Objeto: Contratação de serviços de prestação de serviços de locação de frota de veículos para uso urbano e rodoviário para

Leia mais

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO DECISÃO DE RECURSOS ADMINISTRATIVOS TOMADA DE PREÇOS Nº 002/2013 PROCESSO Nº 021/2013 FASE: QUALIFICAÇÃO TÉCNICA RECURSO INTERPOSTO POR ADVOCACIA LUCIANO CEOTTO RELATÓRIO Cuida-se de recurso administrativo

Leia mais

CONCORRÊNCIA AA Nº 001/2010 BNDES ATA DA REUNIÃO DE JULGAMENTO DOS RECURSOS

CONCORRÊNCIA AA Nº 001/2010 BNDES ATA DA REUNIÃO DE JULGAMENTO DOS RECURSOS CONCORRÊNCIA AA Nº 001/2010 BNDES ATA DA REUNIÃO DE JULGAMENTO DOS RECURSOS Aos 15 dias do mês de junho do ano de dois mil e dez, reuniram-se os membros da Comissão Especial de Licitação do BNDES, designados

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA MILITAR DO ESTADO DE MINAS GERAIS

TRIBUNAL DE JUSTIÇA MILITAR DO ESTADO DE MINAS GERAIS TRIBUNAL DE JUSTIÇA MILITAR DO ESTADO DE MINAS GERAIS Belo Horizonte, 19 de outubro de 2015. ASSUNTO: ENCAMINHAMENTO AO PRESIDENTE: DECISÃO DA PREGOEIRA EM RELAÇÃO AO RECURSO ADMINISTRATIVO APRESENTADO

Leia mais

Nota Técnica nº 36/2014

Nota Técnica nº 36/2014 Nota Técnica nº 36/2014 Assunto: Licitação para contratação de agência de publicidade. Procedimentos. Caros clientes e colegas: A GEPAM, no intuito de orientar seus clientes, vem esclarecer sobre a Lei

Leia mais

CALOURO DESTAQUE. Tema: VOLUNTARIADO

CALOURO DESTAQUE. Tema: VOLUNTARIADO CALOURO DESTAQUE Tema: VOLUNTARIADO Inspirações para o trabalho O que é voluntariado? Como os jovens atuam como voluntários? Quais são os diferenciais que a atuação voluntária leva para a atividade profissional?

Leia mais

DOS ARGUMENTOS DAS IMPUGNANTES E DA ANÁLISE PELO PREGOEIRO

DOS ARGUMENTOS DAS IMPUGNANTES E DA ANÁLISE PELO PREGOEIRO RESPOSTA ÀS IMPUGNAÇÕES AO EDITAL DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL N.º 058/2014 SEMEC SRP Contratação de empresa para prestação de serviços continuados de locação de veículo com inclusão de motorista e monitores,

Leia mais

LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA 01/2013. Boletim 01

LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA 01/2013. Boletim 01 LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA 01/2013 Boletim 01 O SESCOOP/RS por meio da Comissão Especial de Licitação do SESCOOP/RS, no uso de suas atribuições, conferidas pela Portaria n. 09/2013 da mesma entidade, em atenção

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE ALAGOAS SETOR DE AQUISIÇÕES

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE ALAGOAS SETOR DE AQUISIÇÕES PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE ALAGOAS SETOR DE AQUISIÇÕES Processo n. º 01158-5.2006.001 Interessado: PORTO SEGURO CIA. DE SEGUROS GERAIS Referência: Recurso Administrativo. Modalidade

Leia mais

Objeto: Aquisição de gêneros alimentícios para IF Sudeste MG Campus Barbacena (SAN, Laboratório de nutrição, aulas práticas e PRONATEC).

Objeto: Aquisição de gêneros alimentícios para IF Sudeste MG Campus Barbacena (SAN, Laboratório de nutrição, aulas práticas e PRONATEC). Pregão Eletrônico 07/2014 Processo: 23355.000130/2014-31 Objeto: Aquisição de gêneros alimentícios para IF Sudeste MG Campus Barbacena (SAN, Laboratório de nutrição, aulas práticas e PRONATEC). JULGAMENTO

Leia mais

EXCELENTÍSSIMA SENHORA PRESIDENTE DO CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO. Objeto: Prestação de Serviço de Manutenção Predial

EXCELENTÍSSIMA SENHORA PRESIDENTE DO CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO. Objeto: Prestação de Serviço de Manutenção Predial EXCELENTÍSSIMA SENHORA PRESIDENTE DO CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO Pregão Presencial nº. 003/2008 Objeto: Prestação de Serviço de Manutenção Predial EMENTA: AUSÊNCIA DE COMPROVAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA

Leia mais

Considerando as publicações realizadas neste documento, a Comissão informa que a data para recebimento e abertura dos envelopes fica assim agendada:

Considerando as publicações realizadas neste documento, a Comissão informa que a data para recebimento e abertura dos envelopes fica assim agendada: Florianópolis, 03 de junho de 2015. Para que todos tenham o mesmo entendimento, abaixo questionamentos formulados por empresa interessada no certame, bem como os esclarecimentos por parte do Senac/SC.

Leia mais

O entendimento está correto, conforme a Cláusula Quarta, Parágrafo Quinto da Minuta do Contrato (Anexo IV do Edital).

O entendimento está correto, conforme a Cláusula Quarta, Parágrafo Quinto da Minuta do Contrato (Anexo IV do Edital). Questão 1 4.4.3 (edital) A empresa líder do Consórcio deverá apresentar o instrumento de constituição ou de compromisso de constituição do Consórcio, o qual não deverá revelar dados contidos na Proposta

Leia mais

ATA DE JULGAMENTO DE IMPUGNAÇÃO AO EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 36/2012

ATA DE JULGAMENTO DE IMPUGNAÇÃO AO EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 36/2012 ATA DE JULGAMENTO DE IMPUGNAÇÃO AO EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 36/2012 Aos 4 dias do mês de outubro de 2012, reuniram-se o Pregoeiro e os integrantes da Equipe de Apoio para análise e julgamento

Leia mais

PARECER 068/2015 PROCESSO DE LICITAÇÃO 004/2015 1 DO BREVE RESUMO FÁTICO

PARECER 068/2015 PROCESSO DE LICITAÇÃO 004/2015 1 DO BREVE RESUMO FÁTICO PARECER 068/2015 PROCESSO DE LICITAÇÃO 004/2015 1 DO BREVE RESUMO FÁTICO Cuida-se de processo de licitação na modalidade Pregão Presencial 04/2015, tipo Menor Preço por Item, para aquisição de 05 (cinco)

Leia mais

RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO

RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO Processo n.º: 08008.000216/2014-11 Interessado: COSEG Assunto: Resposta à Impugnação do Sindicato das Empresas de Asseio, Conservação, Trabalho Temporário e Serviços Terceirizáveis do DF SEAC/DF, ao Pregão

Leia mais

JULGAMENTO DE RECURSO ADMINISTRATIVO. Recorrida: HITACHI KOKUSAI LINEAR EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS S/A.

JULGAMENTO DE RECURSO ADMINISTRATIVO. Recorrida: HITACHI KOKUSAI LINEAR EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS S/A. PROCESSO: 0366/2012 PREGÃO ELETRÔNICO: Nº 001/2012 JULGAMENTO DE RECURSO ADMINISTRATIVO EMENTA: Recurso interposto contra o Pregão Eletrônico nº 001/2012 (AQUISIÇÃO DO SISTEMA DE TRANSMISSÃO DIGITAL EM

Leia mais

Objeto: Aquisição de um Mamógrafo e um Digitalizador de Imagens, conforme especificações descritas no Anexo II Termo de Referência.

Objeto: Aquisição de um Mamógrafo e um Digitalizador de Imagens, conforme especificações descritas no Anexo II Termo de Referência. SOCORRO, 18 DE JUNHO DE 2015. À Exmo. Sr. Prefeito Municipal PROCESSO Nº 030/2015/PMES PREGÃO PRESENCIAL Nº 011/2015 Objeto: Aquisição de um Mamógrafo e um Digitalizador de Imagens, conforme especificações

Leia mais

EDITAL DE LICITAÇÃO. Modalidade: CONCORRÊNCIA Nº. 01/2013 SEGEM

EDITAL DE LICITAÇÃO. Modalidade: CONCORRÊNCIA Nº. 01/2013 SEGEM EDITAL DE LICITAÇÃO Modalidade: CONCORRÊNCIA Nº. 01/2013 SEGEM Tipo: MELHOR TÉCNICA E MENOR VALOR POR TONELADA A SER PAGO PELO PODER CONCEDENTE PARA A EXECUÇÃO DO OBJETO DO PRESENTE EDITAL Processo nº.

Leia mais

ATO CONVOCATÓRIO 28/2012 MAR Museu de Arte do Rio

ATO CONVOCATÓRIO 28/2012 MAR Museu de Arte do Rio ATO CONVOCATÓRIO 28/2012 MAR Museu de Arte do Rio 1. INTRODUÇÃO a) Considerando que o Museu de Arte do Rio MAR será uma das âncoras do plano de revitalização da região portuária da cidade e será instalado

Leia mais

OFÍCIO N. 46/2013 - TERMO DE REMESSA DOS PRESENTES AUTOS COM RELATÓRIO AO GABINETE DA PREFEITA DO MUNICÍPIO DE JEQUIÉ- BAHIA

OFÍCIO N. 46/2013 - TERMO DE REMESSA DOS PRESENTES AUTOS COM RELATÓRIO AO GABINETE DA PREFEITA DO MUNICÍPIO DE JEQUIÉ- BAHIA Jequié-Bahia, 13 de maio de 2013. OFÍCIO N. 46/2013 - TERMO DE REMESSA DOS PRESENTES AUTOS COM RELATÓRIO AO GABINETE DA PREFEITA DO MUNICÍPIO DE JEQUIÉ- BAHIA EXMA. SRA. DRA. TÂNIA DINIZ CORREIA LEITE

Leia mais

CONCORRÊNCIA Nº 001/2013 RESPOSTA 06 AOS QUESTIONAMENTOS DA LICITANTE

CONCORRÊNCIA Nº 001/2013 RESPOSTA 06 AOS QUESTIONAMENTOS DA LICITANTE CONCORRÊNCIA Nº 001/2013 RESPOSTA 06 AOS QUESTIONAMENTOS DA LICITANTE 1. Questionamento: Gostaríamos de saber se nas peças layoutadas, que serão apresentadas em pranchas de até no máximo 42 X 30cm para

Leia mais

RELATÓRIO. SÍNTESE DO RECURSO

RELATÓRIO. SÍNTESE DO RECURSO LICITAÇÃO: TP 01/2013 PROCESSO Nº: 2013.1.1840.8.2 OBJETO: CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS DE PESQUISA QUANTITATIVA (SURVEY) DE OPINIÃO PÚBLICA, COM AMOSTRAGEM NACIONAL E ENTREVISTAS FACE A FACE

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA COMISSÃO DE LICITAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA, DEPARTAMENTO REGIONAL DO PARANÁ E DO SERVIÇO NACIONAL DE APREDIZAGEM INDUSTRIAL, DEPARATMENTO REGIONAL DO PARANÁ.

Leia mais

AUTARQUIA EDUCACIONAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO AEVSF

AUTARQUIA EDUCACIONAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO AEVSF AUTARQUIA EDUCACIONAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO AEVSF JULGAMENTO DE IMPUGNAÇÃO A EDITAL Referente: Pregão nº 006/2015 - Processo Licitatório nº 006/2015 Objeto: Contratação de empresa especializada para

Leia mais

PUBLICIDADE INSTITUCIONAL E A CONTRATAÇÃO LEGAL DOS SERVIÇOS PUBLICITÁRIOS. Paulo Gomes de Oliveira Filho Advogados Associados

PUBLICIDADE INSTITUCIONAL E A CONTRATAÇÃO LEGAL DOS SERVIÇOS PUBLICITÁRIOS. Paulo Gomes de Oliveira Filho Advogados Associados PUBLICIDADE INSTITUCIONAL E A CONTRATAÇÃO LEGAL DOS SERVIÇOS PUBLICITÁRIOS I DISPOSIÇÕES GERAIS 1 Normais legais e convencionais que regulam as licitações e as contratações de serviços publicitários: Normas

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE PERNAMBUCO Procuradoria-Geral de Justiça COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO CPL

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE PERNAMBUCO Procuradoria-Geral de Justiça COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO CPL RELATÓRIO E INFORMAÇÕES À AUTORIDADE SUPERIOR RECURSO ADMINISTRATIVO/CONTRARRAZÕES FEITO: RECURSO ADMINISTRATIVO/CONTRARRAZÕES REFERÊNCIA: CONCORRÊNCIA 001/2013 RAZÕES: DESOBEDIÊNCIA A ITENS EDITALÍCIOS

Leia mais

CENTRAIS ELÉTRICAS DE RONDÔNIA S/A - CERON COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

CENTRAIS ELÉTRICAS DE RONDÔNIA S/A - CERON COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO Assunto: JULGAMENTO DE RECURSO ADMINISTRATIVO. Impetrante: CONSÓRCIO DAIMON ENGENHARIA E SISTEMAS S/S LTDA E MATRIX ENGENHARIA EM ENERGIA LTDA. Processo: TOMADA DE PREÇOS N.º 013/2008. Objeto: Contratação

Leia mais

PARECER JURÍDICO N 017/2015 - ASJUR

PARECER JURÍDICO N 017/2015 - ASJUR PROCESSO N: 53735231/2013 60489491/2015 INTERESSADO: Comercial de Materiais Elétricos Luz e Fio Ltda. ASSUNTO: Recurso Pregão Presencial n 008/2014 PARECER JURÍDICO N 017/2015 - ASJUR Os autos aportaram

Leia mais

ANÁLISE DE RECURSO ADMINISTRATIVO

ANÁLISE DE RECURSO ADMINISTRATIVO ANÁLISE DE RECURSO ADMINISTRATIVO PROCESSO: Processo Administrativo nº 027/2014 Pregão Presencial n 006/2014 - Contratação de empresa especializada para fornecimento de seguro total para os veículos mini-van

Leia mais

Decisão de Pregoeiro n 0039/2009-SLC/ANEEL. Em 4 de setembro de 2009.

Decisão de Pregoeiro n 0039/2009-SLC/ANEEL. Em 4 de setembro de 2009. Decisão de Pregoeiro n 0039/2009-SLC/ANEEL Em 4 de setembro de 2009. Processo nº: 48500.000496/2009-53 Licitação: Pregão Eletrônico nº 49/2009 Assunto: Análise do recurso interposto pela Ductbusters Engenharia

Leia mais

PROCESSO Nº 2419-0900/10-2 TP Nº 04/2010 ASSUNTO: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA

PROCESSO Nº 2419-0900/10-2 TP Nº 04/2010 ASSUNTO: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA PROCESSO Nº 2419-0900/10-2 TP Nº 04/2010 ASSUNTO: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA PARECER TOMADA DE PREÇOS Nº 04/2010. PROCEDIMENTO LICITATÓRIO QUE OBJETIVA A CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS

Leia mais

CONCORRÊNCIA AA Nº 03/2011 - BNDES JULGAMENTO DAS PROPOSTAS TÉCNICAS

CONCORRÊNCIA AA Nº 03/2011 - BNDES JULGAMENTO DAS PROPOSTAS TÉCNICAS CONCORRÊNCIA AA Nº 03/2011 - BNDES JULGAMENTO DAS PROPOSTAS TÉCNICAS No dia trinta de setembro do ano de dois mil e onze (30/09/2011), reuniram-se os membros da Comissão Especial de Licitação do BNDES,

Leia mais

Em síntese, a Impugnante alegou o que segue:

Em síntese, a Impugnante alegou o que segue: Considerando a apresentação, por parte da empresa ÁQUILA TRANSPORTES DE CARGAS LTDA, da IMPUGNAÇÃO AO INSTRUMENTO CONVOCATÓRIO referente ao Pregão Eletrônico nº 23/2010, cujo objeto é o REGISTRO DE PREÇOS

Leia mais

1) DO REGISTRO DA MANIFESTAÇÃO DE INTENÇÃO DE RECURSO NO SISTEMA COMPRASNET.

1) DO REGISTRO DA MANIFESTAÇÃO DE INTENÇÃO DE RECURSO NO SISTEMA COMPRASNET. MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO GERAL DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO

Leia mais

DECISÃO DE RECURSO ADMINISTRATIVO CONCORRÊNCIA 002/2013 PROCESSO 23443.000066/2012-38

DECISÃO DE RECURSO ADMINISTRATIVO CONCORRÊNCIA 002/2013 PROCESSO 23443.000066/2012-38 DECISÃO DE RECURSO ADMINISTRATIVO CONCORRÊNCIA 002/2013 PROCESSO 23443.000066/2012-38 Recurso Administrativo interposto pela empresa SELT INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA, qualificada nos autos, em que se questiona

Leia mais

DECISÃO DE RECURSO PREGÃO PRESENCIAL Nº 04/2013 Terceirização de Mão de Obra

DECISÃO DE RECURSO PREGÃO PRESENCIAL Nº 04/2013 Terceirização de Mão de Obra DECISÃO DE RECURSO PREGÃO PRESENCIAL Nº 04/2013 Terceirização de Mão de Obra Recurso apresentado nos autos do Pregão Presencial nº 04/2013, contra a decisão de desabilitação da empresa L&S SOLUÇÕES E SERVIÇOS

Leia mais

JULGAMENTO DE RECURSOS

JULGAMENTO DE RECURSOS JULGAMENTO DE RECURSOS PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 138/2014 EDITAL: TOMADA DE PREÇOS Nº 002/2014 OBJETO: CONSTRUÇÃO DE UNIDADE ESCOLAR COM 6(SEIS) SALAS DE AULA NO MUNICÍPIO DE UBATÃ-BA Recorrentes: STC

Leia mais

ATA DE ADSSIMIBILIDADE RECURSO ADMINISTRATIVO

ATA DE ADSSIMIBILIDADE RECURSO ADMINISTRATIVO ATA DE ADSSIMIBILIDADE RECURSO ADMINISTRATIVO PROCESSO LICITATÓRIO N 128/2015 PREGÃO PRESENCIAL N 072/2015 LICITANTE RECORRENTE: LIFEMED INDUSTRIAL DE EQUIPAMENTOS E ARTIGOS MÉDICOS HOSPITALARES S.A. LICITANTE

Leia mais

Processo nº 002.081000.15.4 Licitação: CONCORRÊNCIA INTERNACIONAL

Processo nº 002.081000.15.4 Licitação: CONCORRÊNCIA INTERNACIONAL Processo nº 002.081000.15.4 Licitação: CONCORRÊNCIA INTERNACIONAL Assunto: Análise da IMPUGNAÇÃO AO EDITAL apresentada pelo Sr. José Ubiratan Porto de Ávila, devidamente qualificado na peça impugnatória.

Leia mais

MI ISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA DA REPÚBLICA NO ESTADO DE SERGIPE ASSESSORIA ESPECIAL PARECER

MI ISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA DA REPÚBLICA NO ESTADO DE SERGIPE ASSESSORIA ESPECIAL PARECER MI ISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA DA REPÚBLICA NO ESTADO DE SERGIPE ASSESSORIA ESPECIAL Proc. 0. 1.35.000.000335/2011-18 Assunto: Obra de construção do edifício-sede desta Procuradoria. PARECER Retomam

Leia mais

ESCLARECIMENTOS CONCORRÊNCIA Nº 01/13

ESCLARECIMENTOS CONCORRÊNCIA Nº 01/13 Estado da Paraíba Prefeitura Municipal de João Pessoa Comissão Central Permanente de Licitação COPEL ESCLARECIMENTOS CONCORRÊNCIA Nº 01/13 1 - Em relação ao envelope 5 - documentos de habilitação, gostaria

Leia mais

No que dispõe sobre a tempestividade recursal, o artigo 26 do Decreto 5.450/2005 regulamentador do Pregão Eletrônico estabelece que;

No que dispõe sobre a tempestividade recursal, o artigo 26 do Decreto 5.450/2005 regulamentador do Pregão Eletrônico estabelece que; Pregão Eletrônico Visualização de Recursos, Contra Razões e Decisõess RECURSO: A CONSELHO REGIONAL DE NUTRICIONISTAS 3ª REGIÃO (SP e MS) PRESIDENTE DA COMISSÃO DE LICITAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO Nº 003/2014

Leia mais

Ata de julgamento de Impugnação ao Pregão Eletrônico AA 37/2007

Ata de julgamento de Impugnação ao Pregão Eletrônico AA 37/2007 Ata de julgamento de Impugnação ao Pregão Eletrônico AA 37/2007 COMBRAS ENGENHARIA LTDA. apresentou Impugnação ao Edital do Pregão Eletrônico AA nº 37/2007, que tem por objeto a contratação de empresa

Leia mais

ATA DE JULGAMENTO DE RECURSO PREGÃO ELETRÔNICO AA 43/2012

ATA DE JULGAMENTO DE RECURSO PREGÃO ELETRÔNICO AA 43/2012 ATA DE JULGAMENTO DE RECURSO PREGÃO ELETRÔNICO AA 43/2012 Aos 05 dias do mês de fevereiro de 2013, reuniram-se o Pregoeiro e os integrantes da Equipe Técnica de Apoio para análise das razões de recurso

Leia mais

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina Fl. Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina PREGÃO N. 86/2011 PROTOCOLO N. 53.405/2011 ASSUNTO: Contratação de empresa especializada para execução dos serviços de desinsetização e desratização dos

Leia mais

ANÁLISE DE RECURSO ADMINISTRATIVO

ANÁLISE DE RECURSO ADMINISTRATIVO ANÁLISE DE RECURSO ADMINISTRATIVO PROCESSO: Processo Administrativo nº 077/2013 - Concorrência n 005/2013 - Contratação de Pessoa Jurídica para prestação de serviços de Assessoria de Comunicação para o

Leia mais

JULGAMENTO DE PROCESSO LICITATÓRIO FASE PROPOSTA TÉCNICA

JULGAMENTO DE PROCESSO LICITATÓRIO FASE PROPOSTA TÉCNICA Protocolo: 4503/2014 Processo: Concorrência Pública SESI/SENAI n.º 058/20 Objeto: CONTRATAÇÃO DE AGENCIA DE COMUNICAÇÃO Abertura: 19 03 20 1 PARTICIPANTES Nº EMPRESA HABILITAÇÃO 01 NQM COMUNICAÇÃO LTDA

Leia mais

FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO

FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO PROCESSO FAPESP Nº. A 07/199 PREGÃO PRESENCIAL Nº. 21/2007 OBJETO: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA DE ENGENHARIA PARA EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO E ASSISTÊNCIA PREVENTIVA E CORRETIVA NOS APARELHOS DE AR

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO ATA DE SESSÃO PÚBLICA Objeto: Primeira sessão da Concorrência Pública nº 001/2012. Aos dezessete dias do mês de janeiro de 2013, à Alameda Ribeirão Preto,82, 6º andar, às 10 horas, reuniu-se a Comissão

Leia mais

RELATÓRIO DE INSTRUÇÃO DE RECURSO RECURSO CONTRA DECISÃO DA COMISSÃO DE LICITAÇÃO RECORRENTE: STE SERVIÇOS TÉCNICOS DE ENGENHARIA S.

RELATÓRIO DE INSTRUÇÃO DE RECURSO RECURSO CONTRA DECISÃO DA COMISSÃO DE LICITAÇÃO RECORRENTE: STE SERVIÇOS TÉCNICOS DE ENGENHARIA S. RELATÓRIO DE INSTRUÇÃO DE RECURSO AO: ASSUNTO: GERENTE DE EMPREENDIMENTOS RECURSO CONTRA DECISÃO DA COMISSÃO DE LICITAÇÃO RECORRENTE: STE SERVIÇOS TÉCNICOS DE ENGENHARIA S.A REF.: TOMADA DE PREÇOS Nº 002/ADSU/SBPA/2012

Leia mais

Vistos. 0000025-92.2014.8.26.0593 - lauda 1

Vistos. 0000025-92.2014.8.26.0593 - lauda 1 fls. 435 SENTENÇA Processo Digital nº: 0000025-92.2014.8.26.0593 Classe - Assunto Mandado de Segurança - Licitações Impetrante: ÚNICA PROPAGANDA LTDA. EPP Impetrado: Bruno Valverde Alves de Almeida - Presidente

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICIPIO DE MARINGA CNPJ: 76.282.656/0001-06 Estado do Paraná Exercício: 2011

PREFEITURA DO MUNICIPIO DE MARINGA CNPJ: 76.282.656/0001-06 Estado do Paraná Exercício: 2011 Data e Hora de Abertura da Sessão Data e Hora de Encerramento da Sessão Nº da Ata Nº da Sessão Posicção da Sessão Tipo do Pregão Órgão Interessado PREFEITURA DO MUNICIPIO DE MARINGA Objeto 25/3/2011 08:30

Leia mais