Ângela Maria Vieira Domingues. Curriculum Vitae

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ângela Maria Vieira Domingues. Curriculum Vitae"

Transcrição

1 Ângela Maria Vieira Domingues Curriculum Vitae Lisboa Fevereiro de 2006

2 I - IDENTIFICAÇÃO Ângela Maria Vieira Domingues Nascida a 08 de Julho de 1962 Casada Portadora do B.I. nº , emitido pelo Arquivo de Identificação de Lisboa adomingues@netcabo.pt II - FORMAÇÃO ACADÉMICA Licenciatura em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, , com a classificação geral de quinze valores. Mestrado de História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa (séculos XV a XVIII), pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa , com a classificação de Muito Bom. Doutoramento em História dos Descobrimentos e da Expansão na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa em Junho de 1998, com a classificação de Muito Bom por unanimidade com Distinção e Louvor. III - ACTIVIDADES PROFISSIONAIS Bolseira para o Centro de Estudos de História e Cartografia Antiga (CEHCA) do Instituto de Investigação Científica Tropical (IICT) em Estagiária de investigação nesse Centro a partir de Assistente de investigação nesse Centro para, em Dezembro do mesmo ano, passar a desempenhar as mesmas funções no Centro de Estudos Africanos e Asiáticos (CEAA) do mesmo Instituto, a partir de Novembro de Investigadora auxiliar do CEAA a partir de Novembro de Colaboradora como docente da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, ministrando o seminário de História do Brasil I e II do Mestrado de História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa (séculos XV a XVIII), durante os anos lectivos de , e , a cadeira de História do Brasil da Licenciatura em História, durante

3 o ano lectivo de e as cadeiras semestrais «O ciclo do açúcar» e «O ciclo do Ouro», durante o ano lectivo de Colaboradora na docência de aulas em cursos de Licenciatura, Mestrado e Doutorado em: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa/ Câmara Municipal de Lagos, Universidade Portucalense, Universidade de Évora, Universidade de Salamanca, Universidade Pablo de Olavide, Universidade de São Paulo, Universidade Estadual de Campinas, Universidade do Amazonas Instituto Politécnico de Tomar, Fórum Landi, Embaixada do Brasil/Universidade Internacional, Sociedade Histórica da Independência de Portugal. Participação como docente e formadora em cursos livres e acções de formação para professores do Ensino Básico e Secundário. Participação activa como comunicante em congressos, colóquios, seminários, encontros e mesas redondas, organizadas a nível nacional e internacional. IV -- FUNÇÕES DE GESTÃO Co-adjutora do Director do Departamento de Ciências Humanas do Instituto de Investigação Científica Tropical a partir de 4. Março de 2005; Responsável pelo DCH do IICT, nomeada por despacho nº11/2005 de 7 de Abril. Directora do DCH do IICT a 22 de Junho de 2005 e responsável científica pela Competência Nuclear Memórias e Identidades. Membro, por inerência ao cargo de Responsável e, posteriormente de Directora do DCH, da Comissão Coordenadora do Conselho Científico do IICT. Membro do Grupo de Execução da Comunicação Institucional (GECI), nomeada por Despacho nº 1/20 06 de 31 de Janeiro. Membro efectivo da Comissão Paritária dos Trabalhadores do Instituto de Investigação Científica Tropical nomeada por Despacho nº 3/2006 de 21 de Fevereiro.

4 Membro do Grupo de Trabalho de reestruturação da Competência Nuclear Memórias e Identidades, nomeada por despacho nº 7, de 8 de Junho de 2006 V -- PARTICIPAÇÃO EM PROJECTOS COLECTIVOS Inventariação e pesquisa documental sobre Moçambique no Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, orientada pelo Professor Doutor Artur Teodoro de Matos. História Geral de Cabo Verde (IICT e INIPPC-CV) Mulheres e família, vida pública e vida privada no Brasil colonial, ICCTI-UNICAMP Mudança social e identidades culturais nas áreas da antiga interacção portuguesa (CEAA/IICT e Univ. Minho) A cartografia setecentista do Brasil nas colecções da Biblioteca Nacional Contextos coloniais e pós-coloniais da globalização. Interacção e discurso no mundo lusófono (séculos XVI a XXI), (CEAA do IICT e FCSH/UNL) Projecto Temático Dimensões do Império Português - Investigação sobre as estruturas e dinâmicas do Antigo Sistema Colonial, USP, UNICAMP e CEBRAP Investigadora associada do projecto Raízes do Privilégio: limpeza de sangue, hierarquias e mobilidade social no Império português (séculos XVI-XIX), Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da Universidade Federal Fluminense VI - MEMBRO DA COMISSÃO ORGANIZADORA DE EXPOSIÇÕES, COLÓQUIOS E CONGRESSOS: Exposição A epopeia das especiarias, (IICT) Colóquio Internacional Cultura Portuguesa na Terra de Santa Cruz: confrontos, mutações, sobrevivência, (Fundação Calouste Gulbenkian, Novembro 1994); Colóquio Internacional Brasil: colonização e escravidão, (Fundação Calouste Gulbenkian, Novembro 1997) Colóquio Internacional Sexualidade, Família e Religião na colonização do Brasil, (Fundação Calouste Gulbenkian, Outubro 1998) Colóquio Internacional De Cabral a Pedro I, (Fundação Calouste Gulbenkian, 2000); Exposição A Nova Lusitânia. A cartografia setecentista do Brasil nas colecções da Biblioteca Nacional (Biblioteca Nacional, 2000)

5 Congresso Internacional D. João III e o Império. Congresso Internacional Comemorativo do Nascimento de D. João III, (Lisboa e Tomar, Junho 2002; Comissão Executiva do Congresso Internacional O espaço atlântico de Antigo Regime, DCH-IICT e CHAM/FCSH/UNL (Novembro 2005) VII -- COORDENAÇÃO CIENTÍFICA DE PUBLICAÇÕES: Revista Oceanos nº 24, número temático sobre viagem do príncipe Maximiliano de Wied-Neuwied ao Brasil; Revista Oceanos, nº 40, Outubro-Dezembro de 1999, número temático sobre «A formação territorial do Brasil» Anais-Revista do Centro de História de Além-Mar, vol. IV (2003) Secretária da revista Anais-Revista do Centro de História de Além-Mar, volumes V (2004), VI (2005) e VII (2006) (no prelo). VIII - PARTICIPAÇÃO EM ORGANISMOS DE NATUREZA CIENTÍFICA E CULTURAL Membro correspondente da Academia da Marinha, Março de 1994; Membro efectivo da Classe de História Marítima da Academia de Marinha, Novembro de 1997 Membro do júri de atribuição do Prémio Almirante Teixeira da Mota de 1998 Membro do Conselho Científico do Instituto de Investigação Científica Tropical desde Novembro de Membro do Conselho Científico do Centro de História de Além-Mar, desde 1999 (FCSH da UNL). Integra o Conselho Editorial da revista Anais de História de Além-Mar, publicada por este centro de investigação desde 2000 Vogal do Conselho Directivo do Grupo de Amigos do Museu de Marinha de 1999 a Membro do Fórum Landi (UFP) (2006) IX -- PUBLICAÇÕES IX. I. Livros: Viagens de exploração geográfica na Amazónia em finais do século XVIII: política, ciência e aventura, Centro de Estudos de História do Atlântico, Funchal, 1991 Quando os índios eram vassalos. Colonização e relações de poder no Norte do Brasil da segunda metade do século XVIII, Lisboa, Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 2000.

6 Portugal e Brasil. Contactos, confrontos e encontros durante os primeiros anos da presença portuguesa no Novo Mundo, edições complementares das séries de moedas comemorativas dos Descobrimentos Portugueses, Imprensa Nacional- Casa da Moeda, Lisboa, 1999 (edição bilíngue português/inglês). When the Amerindians were Vassals. Colonization and Power Equations in Northern Brazil ( ), TransBooks, New Delhi (scheduled release: December 2006). IX.II Artigos, capítulos de livros e artigos de dicionários: «As navegações portuguesas no Atlântico Sul» (no prelo). Artigos do Dicionário de História dos Descobrimentos Portugueses: «Jorge de Albuquerque», «André do Campo», «António do Campo», «Paulo Rodrigues da Costa», «Lisboa», «D.Duarte de Meneses», «Nuno da Silva», «Sebastião Simões», «André de Vasconcelos», «António Vicente», «António Vaz», «Pero Vaz», «Pero Vaz do Amaral», «Pero Vaz, o Roxo», «Manuel Veloso», «Afonso Gonçalves de Viana», «Martim Vicente», «Fernão Vicente», «Sebastião Vogado», Círculo dos Leitores, Lisboa, «Subsídios para a História Geral de Cabo Verde: o aparelho judicial em Santiago» in Studia, Centro de Estudos de História e Cartografia Antiga, Instituto de Investigação Científica Tropical, (50), «Viagens científicas de exploração à Amazónia em finais do século XVIII» in Ler História, ISCTE, (19), «Uma viagem pelo sertão brasileiro em finais do século XVIII» in Portugal no século XVIII. De D. João V à Revolução Francesa, Lisboa, Sociedade Portuguesa de Estudos do século XVIII, «Juizes e julgados: acerca da criminalidade no Fogo ( )» in Magma - Revista de divulgação, informação e recreação, volume de homenagem a António Carreira, (5-6), Maio «Fortalezas portuguesas na Amazónia em finais do século XVIII» in Actas do V Congresso sobre Monumentos Militares Portugueses (no prelo). «Administração e instituições: implantação, adaptação, funcionamento» e «Anexo documental» in História Geral de Cabo Verde, vol. I, Instituto de Investigação Científica Tropical-Direcção Geral do Património Cultural de Cabo Verde, Lisboa, 1991.

7 «Os índios nas impressões de um naturalista do século XVIII» in Ler História, ISCTE, (23), «Aspectos da presença portuguesa no interior do Brasil (século XVIII)» in Acta do III Congresso de Urologia (no prelo). «Olhares sobre o Brasil nos séculos XVII e XVIII: os pintores holandeses e portugueses» in Nas vésperas do mundo moderno. Brasil, Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, Lisboa, «As remessas das expedições científicas no Norte brasileiro na segunda metade do século XVIII» in Nas vésperas do mundo moderno. Brasil, Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, Lisboa, «As sociedades e as culturas indígenas face à expansão territorial lusobrasileira na segunda metade do século XVIII» in Nas vésperas do mundo moderno. Brasil, Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, Lisboa, «Urbanismo e colonização da Amazónia em meados de setecentos: a aplicação das reformas pombalinas na capitania de S. José do Rio Negro» in Revista de Ciências Históricas, nº X, «Um novo conceito de ciência ao serviço da Razão de Estado: a viagem de Alexandre Rodrigues Ferreira ao Norte brasileiro» in Anais da Academia de Marinha, Lisboa, «A importância das visitações para o conhecimento das etnias ameríndias da Amazónia e do Pará em meados de setecentos» in Actas do Congresso Internacional de História. Missionação Portuguesa e Encontro de Culturas, vol. II, Universidade Católica Portuguesa; Comissão Nacional para a Comemoração dos Descobrimentos Portugueses; Fundação Evangelização e Culturas, Braga, «O forte Príncipe da Beira na estratégia de Luís de Albuquerque de Melo Pereira Cáceres» in Portugaliae Histórica, II Série (no prelo). «Juizes e réus: os meandros da (in)justiça no Fogo ( ) in Revista Internacional de Estudos Africanos, (14-15), «Um novo conceito de ciência ao serviço da Razão de Estado: a viagem de Alexandre Rodrigues Ferreira ao Noroeste brasileiro» in Anais Hidrográficos. VII Reunião Internacional de História da Náutica e da Hidrografia, Tomo XLIX (suplemento), 1992.

8 Artigos do Dicionário de História da Colonização Portuguesa no Brasil: «Drogas do sertão», «Alexandre Rodrigues Ferreira», «Francisco Xavier de Mendonça Furtado», «Estado do Grão-Pará e Maranhão», «Capitania do Pará», «Capitania de S. José do Rio Negro», «Tratados de limites», «Viagens científicas», Editorial Verbo, Lisboa, «O papel do índio como língua/intérprete entre sociedades ameríndias e lusobrasileiras no Norte do Brasil em finais do século XVIII», in Revista da Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica, nº 10, Curitiba, «Comunicação entre sociedades de fronteira: o papel do intérprete como intermediário nos contactos entre iberoamericanos e ameríndios na Amazónia de finais do século XVIII» in Actas da VIII Reunião Internacional de História da Náutica e da Hidrografia, Cascais, Patrimónia, «A educação dos meninos índios no Norte do Brasil na segunda metade do século XVIII» in Maria Beatriz Nizza da Silva (organização), Cultura Portuguesa na Terra de Santa Cruz, Editorial Estampa, Lisboa, «The education of Indian children in the North of Brazil during the second half of the 18 th century» in Proceedings of the American Indian Workshop (no prelo). «O Brasil de Maximiliano de Wied-Neuwied ou as aventuras de um príncipe alemão em território brasileiro» in Oceanos, nº 24, «Ameríndios do Norte do Brasil na segunda metade do século XVIII: as contradições da liberdade» in Revista da Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica, nº 12, «Os conceitos de guerra justa e resgate e os ameríndios do Norte do Brasil» in Actas do Colóquio Internacional Brasil: colonização e escravidão, Rio de Janeiro, Editora Nova Fronteira, «Mulheres e história da colonização luso-brasileira na Amazónia: um ensaio» in Anais da XVIII Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica, «Viagens e descobrimentos no rio das Amazonas» in Anais da XVIII Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica, «Arquivos portugueses e história da Amazónia durante o período colonial» in Actas do I Seminário Internacional sobre Fontes Documentais para a História do Brasil Colonial (no prelo). «Famílias portuguesas na colonização do Norte brasileiro» in Actas do Colóquio Internacional Sexualidade, família e religião na colonização do

9 Brasil, organização de Maria Beatriz Nizza da Silva, Lisboa, Livros Horizonte, «O reconhecimento do 'rio grande': as primeiras viagens de espanhóis e portugueses pelo país das Amazonas» in Actas do Congresso Luso-brasileiro «Portugal- Brasil: memórias e imaginários», Lisboa, Grupo de Trabalho do Ministério de Educação para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, «Conhecimento científico e redes de informação no Império Português na segunda metade do século XVIII» in Boletim HFCT- História e Filosofia da Ciência e da Técnica (no prelo). «Furtado, Francisco Xavier de Mendonça», biografia do projecto Trajectórias luso-brasileiras, da CNCDP, publicado in O Público e Folha de S. Paulo. «O conhecimento da natureza no Tesouro descoberto do rio Amazonas do padre João Daniel» in Actas do Colóquio Internacional 'De Cabral a Pedro I', Porto, Universidade Portucalense Infante D. Henrique, «Os índios e a defesa das fronteiras no Norte do Brasil durante a segunda metade de Setecentos» in V Jornadas Hispano-Portuguesas. En la ruta de los Descubrimientos: de las Americas al Oriente (no prelo). «Para um melhor conhecimento dos domínios coloniais: a constituição de redes de informação no Império Português em finais de Setecentos» in História, Ciências e Saúde -- Manguinhos, vol. VIII, Supl e Ler História, nº 39, «Um Brasil desconhecido: viagens científicas e divulgação cartográfica» in Catálogo da Exposição A Nova Lusitânia. A cartografia setecentista do Brasil nas colecções da Biblioteca Nacional, Lisboa, Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, «Circulação de informação de natureza científica no Império Português em finais de setecentos» in Studia (no prelo). «Em nome de reis, colonos e piratas: o papel dos intérpretes no Brasil em inícios do século XVI» in D. João III e o Império. Congresso Internacional comemorativo do seu nascimento de D. João III, organização de Roberto Carneiro e Artur Teodoro de Matos, Lisboa, Centro de História de Além-Mar e Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa, 2004; e D. João III e a formação do Brasil, Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa da Universidade Católica portuguesa, Colecção de Estudos e Documentos, Lisboa, 2004.

10 «D. Francisco de Sousa Coutinho, governador do Estado do Grão Pará e Maranhão» in Fronteiras -- Cadernos de Cultura da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, nº 4 (no prelo). «D. João III e a formação do Brasil» in D. João III e o Mar. Ciclo de Conferências, Lisboa, Academia de Marinha, 2003, pp «Ilustração e periódicos: contribuição para o estudo da imigração de europeus para o Brasil nos inícios do século XIX» in Revista da Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica (Curitiba, 2003) (no prelo). «Os descobrimentos portugueses e a sua influência na medicina europeia» in Revista CAR-Clube de Anestesia Regional, Março «The Portuguese Discoveries and their influence on European Medicine» in «An Enlightened Governor in Portuguese Amazonia: D. Francisco Maurício de Sousa Coutinho ( ) in Actas The making of individual careers in Colonial Empires (no prelo). «Imprensa científica e a imagem do Brasil colonial: a análise de dois casos» in Homenagem a Artur Teodoro de Matos, Lisboa, Centro de História de Além- Mar (no prelo). Em colaboração com Ana Cannas, Conceição Casanova e Pedro Pina Manique, «É preciso sabermos ter memória!» in Jorge Braga de Macedo (org.), Jorge Borges de Macedo: «Saber continuar». A experiência histórica contemporânea. Comemorações do legado bibliográfico, Lisboa, Ministério dos Negócios Estrangeiros, Instituto Diplomático, 2005, pp «O Brasil nos relatos de viajantes ingleses do século XVIII: produção de discursos sobre o Novo Mundo» in Actas do Congresso Internacional O espaço atlântico de Antigo Regime, (no prelo) 17 pp. «Notícias do Brasil colonial: a imprensa científica e política ao serviço das elites (Portugal, Brasil e Inglaterra)» in Vária História, vol. 22, nº 35, Janeiro- Junho de 2006, pp «Marinheiros, flibusteiros e cientistas: discursos europeus sobre o Brasil no século XVIII» in Revista de História. Revista da Biblioteca Nacional (Rio de Janeiro) (no prelo), 7 p. IX. III : Recensões críticas:

11 Recensão crítica ao livro de Maria Beatriz Nizza da Silva, A vida Privada e o Quotidiano no Brasil na Época de D. Maria I e D. João VI, Lisboa, Editorial Estampa, 1993 in Ler História, nº29, Recensão crítica ao livro de Maria Beatriz Nizza da Silva, História da Família no Brasil Colonial, Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1998 in Ler História, nº 36, 1999; in Revista da Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica, nº 15, 1999; e in LPH-Revista de História, nº 8, Recensão crítica ao livro de Maria Beatriz Nizza da Silva, A cultura lusobrasileira. Da reforma da Universidade de Coimbra à independência do Brasil, Lisboa, Editorial Estampa, 1999, publicada in Revista de Ciências Históricas, XIV, Porto 1999; e in Revista de Ciências Históricas e Camões. Revista de Letras e Culturas Lusófonas (no prelo). Recensão crítica ao livro de Luiz Filipe de Alencastro, O trato dos viventes. Formação do Brasil no Atlântico Sul. Séculos XVI e XVII, São Paulo, Companhia das Letras, 2000, publicada in Anais de História de Além-Mar, vol. II, 2001 Recenção crítica ao livro de Luiz Filipe de Alencastro, O trato dos viventes. Formação do Brasil no Atlântico Sul. Séculos XVI e XVII, São Paulo, Companhia das Letras, 2000, (versão inglesa) publicada in e_journal of Portuguese History, vol. 2, nº 2, Winter pp IX. IV. TRANSCRIÇÕES PALEOGRÁFICAS IX. V. BLOGUES Chancelarias Portuguesas. D. Duarte, vol. II, transcrição paleográfica, Centro de Estudos Históricos da Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, História Geral de Cabo Verde. Corpo documental, dirigido por Maria Emília Madeira Santos e Luís de Albuquerque, vol. I, Lisboa, Instituto de Investigação Científica Tropical/Direcção Geral do Património Cultural de Cabo Verde, Boletim da Filmoteca Ultramarina Portuguesa, colaboração na sumariação de dois códices, Centro de Estudos de História e Cartografia Antiga, Instituto de Investigação Científica Tropical, nº 50, Lisboa, Promover a aproximação entre as Competências Nucleares MEM e PAT, Reforma dos Laboratórios de Estado. Blogue sobre o futuro do IICT na

12 sequencia das recomendações do Grupo de Trabalho Internacional (www. iict.pt) Em colaboração com Miguel J. Rodrigues, Espaço atlântico de Antigo Regime (1) Reforma dos Laboratórios de Estado. Blogue sobre o futuro do IICT na sequencia das recomendações do Grupo de Trabalho Internacional (www. iict.pt)

PUBLICAÇÕES DO PROJECTO * HISTÓRIA GERAL DE CABO VERDE **

PUBLICAÇÕES DO PROJECTO * HISTÓRIA GERAL DE CABO VERDE ** PUBLICAÇÕES DO PROJECTO * HISTÓRIA GERAL DE CABO VERDE ** História Geral de Cabo Verde. (Coordenação de Luís de Albuquerque e Maria Emília Madeira Santos), Volume I, Lisboa, IICT/DGPCCV, 1991, 478 pp..

Leia mais

joaocarlosssoliveira@gmail.com

joaocarlosssoliveira@gmail.com CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL Nome Morada OLIVEIRA, JOÃO CARLOS SALVADOR DA SILVA DE LARGO DO CORPO SANTO, Nº28, 4º ESQ 1200-129 LISBOA PORTUGAL Correio electrónico joaocarlosssoliveira@gmail.com

Leia mais

ALEXANDRE MANUEL LEITE CURRICULUM VITAE

ALEXANDRE MANUEL LEITE CURRICULUM VITAE ALEXANDRE MANUEL LEITE CURRICULUM VITAE Participação em projectos de investigação - «As novas gerações de jornalistas em Portugal» (2009-2013) Projecto do CIES/ISCTE-IUL financiado pela Fundação para a

Leia mais

Currículo. 2008-2011: Licenciatura em História, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 16 valores

Currículo. 2008-2011: Licenciatura em História, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 16 valores Currículo Catarina Encarnação Pereira Data de nascimento: 4/12/1990 Naturalidade: Matosinhos Morada: Rua Senhora do Lago, nº 29, 4740-496, Esposende Email: catarina.e.per@gmail.com Contato telefónico:

Leia mais

M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE

M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL Nome PEREIRA, LUCÍLIA DOS SANTOS NUNES Morada 301, ORTIGOSA, EDIFÍCIO OÁSIS, 5100-076, LAMEGO, PORTUGAL Telefone 254 688 476 Telemóvel 963 481 872

Leia mais

Rita Maria Espanha Pires Chaves Torrado da Silva CURRICULUM VITAE

Rita Maria Espanha Pires Chaves Torrado da Silva CURRICULUM VITAE Rita Maria Espanha Pires Chaves Torrado da Silva CURRICULUM VITAE FEVEREIRO 2003 I. Dados Pessoais Nome: Rita Maria Espanha Pires Chaves Torrado da Silva Local e Data de Nascimento: Lisboa, 13 de Setembro

Leia mais

CURRICULUM VITAE MANUEL JORGE MAYER DE ALMEIDA RIBEIRO. Iniciou o curso de Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em 1973/1974.

CURRICULUM VITAE MANUEL JORGE MAYER DE ALMEIDA RIBEIRO. Iniciou o curso de Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em 1973/1974. 1 CURRICULUM VITAE MANUEL JORGE MAYER DE ALMEIDA RIBEIRO ESTUDOS E GRAUS ACADÉMICOS Iniciou o curso de Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em 1973/1974. Concluiu a licenciatura em

Leia mais

M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E

M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E INFORMAÇÃO PESSOAL Nome Cristina Maria de Gouveia Caldeira Morada RUA DOS FAISÕES, 301 1º C, QUINTA DA MARINHA, 2750-679, CASCAIS, PORTUGAL Telefone

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Dados Pessoais: Habilitações académicas: Dados Profissionais: Outras Funções Profissionais:

CURRICULUM VITAE. Dados Pessoais: Habilitações académicas: Dados Profissionais: Outras Funções Profissionais: CURRICULUM VITAE Dados Pessoais: - António de Sousa Marinho e Pinto, (também usa assinar António Marinho e Pinto ou apenas António Marinho), divorciado, nascido a 10 de Setembro de 1950, na freguesia de

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Licenciatura em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1998-2002) com média final de 16 valores.

CURRICULUM VITAE. Licenciatura em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1998-2002) com média final de 16 valores. CURRICULUM VITAE Miguel José Rodrigues Lourenço Rua Eduardo Vidal, n.º 5, R/C Esq. 1700-153 Lisboa B. I. : 11645843 Estado Civil : Solteiro Telm. : 00351 919187168 E-mail: mjlour@gmail.com Habilitações

Leia mais

Joana Margarida Gonçalo Ferreira de Oliveira

Joana Margarida Gonçalo Ferreira de Oliveira Curriculum Vitae Joana Margarida Gonçalo Ferreira de Oliveira Dados pessoais Morada: Rua Dona Estefânia nº 3, 4º. 1150-129 Lisboa Contactos: 91 4359997 jmgfoliveira@hotmail.com Local e data de nascimento:

Leia mais

Ano Grau académico Instituição Classificação. Faculdade de Letras de Coimbra. Faculdade de Letras do Porto

Ano Grau académico Instituição Classificação. Faculdade de Letras de Coimbra. Faculdade de Letras do Porto Curriculum vitae 1. Dados pessoais Nome completo Antonino da Conceição de Almeida e Silva Local e data de Nascimento Lamego, 08-12-1964 Pais de nacionalidade PORTUGAL Morada institucional Faculdade de

Leia mais

José Manuel Pereira Alho RESUMO CURRICULAR

José Manuel Pereira Alho RESUMO CURRICULAR José Manuel Pereira Alho RESUMO CURRICULAR 2013 NOME: MORADA: CONTATOS: IDENTIFICAÇÃO: José Manuel Pereira Alho Estrada de Fátima,1150A, Atouguia 2490-053 OURÉM josemalho@gmail.com +351966021635 Bilhete

Leia mais

CURRICULUM VITAE 3. FORMAÇÃO PROFISSIONAL/OUTRAS HABILITAÇÕES

CURRICULUM VITAE 3. FORMAÇÃO PROFISSIONAL/OUTRAS HABILITAÇÕES CURRICULUM VITAE 1. IDENTIFICAÇÃO PESSOAL Nome Completo: Ricardo Miguel Salsinha Aniceto Morada Fiscal: Telheiro de São Vicente, nº24, 1100-594 LISBOA Data de Nascimento: 12/10/1981 Local de Nascimento:

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Graus Académicos

CURRICULUM VITAE. Graus Académicos 1 CURRICULUM VITAE Identificação Nome: João de Deus Santos Sàágua Nascido em: 24/02/1957, Lisboa Categoria Profissional: Professor Catedrático de Ciências da Comunicação Instituição onde exerce a actividade:

Leia mais

PAULO OLAVO CUNHA FUNÇÃO

PAULO OLAVO CUNHA FUNÇÃO PAULO OLAVO CUNHA FUNÇÃO Professor Auxiliar Coordenador do Mestrado em Direito Empresarial e co-coordenador da Pós-Graduação em Direito das Sociedades Comerciais CONTACTOS Tel. +351 217 214 170 / +351

Leia mais

INSTITUTO DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA TROPICAL Centro de Estudos de História e Cartografia Antiga CURRICULUM VITAE

INSTITUTO DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA TROPICAL Centro de Estudos de História e Cartografia Antiga CURRICULUM VITAE INSTITUTO DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA TROPICAL Centro de Estudos de História e Cartografia Antiga CURRICULUM VITAE Maria João Soares LISBOA, 2004 DADOS PESSOAIS Nome: Maria João Soares Nome completo: Maria

Leia mais

Índice. 1. Elementos de Identificação. p.2. 2. Formação Académica. pp. 2. 3. Formação Complementar p.2

Índice. 1. Elementos de Identificação. p.2. 2. Formação Académica. pp. 2. 3. Formação Complementar p.2 Índice 1. Elementos de Identificação. p.2 2. Formação Académica. pp. 2 3. Formação Complementar p.2 4. Experiência Pedagógica e de Investigação p.3-5 4.1 Actividade Docente. p.3 4.1.1 Instituto Politécnico

Leia mais

Curriculim vit vitæ (resumido)

Curriculim vit vitæ (resumido) Curriculim vit vitæ (resumido) Paulo Nuno Maia de Sousa Nossa nascido em 25 de Novembro de 1966, na freguesia de S. Julião, Figueira da Foz, residência: Figueira da Foz, Portugal paulonnossa@gmail.com

Leia mais

LIVRO DO MÊS SETEMBRO 2012

LIVRO DO MÊS SETEMBRO 2012 Serviços de Informação e Documentação Avenida das Forças Armadas 1649-026 Lisboa Tel: 217903024 Fax: 217903025 E-mail: biblioteca@iscte.pt http://www.iscte-iul.pt/biblioteca.aspx http://blog.dsbd.iscte.pt

Leia mais

CURRICULUM VITAE ANA FERNANDES PINTO 2012

CURRICULUM VITAE ANA FERNANDES PINTO 2012 CURRICULUM VITAE ANA FERNANDES PINTO 2012 DADOS PESSOAIS Nome Completo - Ana Cantante Mota Fernandes Pinto Data e Local de Nascimento - 12 de Fevereiro de 1971, Lisboa Residência - Rua de S. Bento, 422,

Leia mais

2008-actual Investigador do Centro de Estudos de História Contemporânea ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa.

2008-actual Investigador do Centro de Estudos de História Contemporânea ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. David Mourão Ferreira Castaño Data de nascimento: 25/01/1979 Nacionalidade: Portuguesa Estado civil: Casado 3 filhos Morada: Av. das Túlipas, 41, 1º Dto. 1495-161 Miraflores Telemóvel: 96 402 23 88 E-mail:

Leia mais

Curso de Mestrado em Arquivos, Bibliotecas e Ciências da Informação Ano Lectivo de 2006/2007- Ramo Bibliotecas

Curso de Mestrado em Arquivos, Bibliotecas e Ciências da Informação Ano Lectivo de 2006/2007- Ramo Bibliotecas 1 UNIVERSIDADE DE ÉVORA DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA Curso de Mestrado em Arquivos, Bibliotecas e Ciências da Informação Ano Lectivo de 2006/2007- Ramo Bibliotecas Seminário de Bibliotecas Prof. Dr. Francisco

Leia mais

Curriculum Vitae. Miguel Chaves Ribeiro Assis Raimundo

Curriculum Vitae. Miguel Chaves Ribeiro Assis Raimundo Curriculum Vitae Miguel Chaves Ribeiro Assis Raimundo Identificação: Lisboa, Março de 2012 Nome: Miguel Chaves Ribeiro Assis Raimundo Data de Nascimento: 14 de Dezembro de 1980 Nacionalidade: Portuguesa

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Curso de Formação de Professores, Universidade Aberta, 1990, com a classificação de 16,5 valores

CURRICULUM VITAE. Curso de Formação de Professores, Universidade Aberta, 1990, com a classificação de 16,5 valores CURRICULUM VITAE 1. NOME Eugénia Rodrigues 2. PAÍS DE NACIONALIDADE Portugal 3. MORADA INSTITUCIONAL Instituto de Investigação Científica e Tropical Departamento de Ciências Humanas R. da Junqueira, 30,

Leia mais

INÊS NOBRE MARTINS CAMACHO CURRICULUM VITAE

INÊS NOBRE MARTINS CAMACHO CURRICULUM VITAE INÊS NOBRE MARTINS CAMACHO CURRICULUM VITAE Informação Pessoal Nome Morada INÊS NOBRE MARTINS CAMACHO Av. 25 de Abril nº 32 5º D 2800-299 ALMADA Telemóvel Correio electrónico, icamacho@fmh.utl.pt de nascimento

Leia mais

Curriculum Vitae. Filipa Alexandra dos Santos Bexiga

Curriculum Vitae. Filipa Alexandra dos Santos Bexiga Filipa Alexandra dos Santos Bexiga Fevereiro de 2011 Índice Formação académica e profissional... 4 Formação académica.... 4 Formação profissional..... 4 Actividade docente e profissional..5 Instituto de

Leia mais

M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE

M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL Nome Morada Susana Maria de Carvalho Carreira Fernandes de Spínola Av. Conde Valbom, nº.18 3º.B 1050-068 Lisboa Telefone 21 357 26 47 Correio electrónico

Leia mais

Maria Irene Barbosa da Costa Moreira Mesquita

Maria Irene Barbosa da Costa Moreira Mesquita CURRICULUM VITAE DE Maria Irene Barbosa da Costa Moreira Mesquita Nome: Maria Irene Barbosa da Costa Moreira Mesquita Naturalidade: Freguesia de Alvarães, Concelho de Viana do Castelo Data de Nascimento:

Leia mais

Com o apoio de. Programação e Gestão Cultural Formação Avançada

Com o apoio de. Programação e Gestão Cultural Formação Avançada Com o apoio de Programação e Gestão Cultural EAB Escola de Estudos Avançados das Beiras Programação Instalações da EAB, Edifício Expobeiras, Parque Industrial de Coimbrões, Viseu Contacto Ana Henriques

Leia mais

JOÃO CARLOS DE ALMEIDA VIDAL

JOÃO CARLOS DE ALMEIDA VIDAL CURRICULUM VITAE JOÃO CARLOS DE ALMEIDA VIDAL ÍNDICE Identificação... 3 Habilitações literárias... 4 Experiência profissional... 5 Experiência académica..... 7 Outras actividades... 13 Diversos... 15 2

Leia mais

UNIVERSIDADE DE VARSÓVIA

UNIVERSIDADE DE VARSÓVIA UNIVERSIDADE DE VARSÓVIA INSTITUTO DE ESTUDOS IBÉRICOS E IBERO-AMERICANOS DEPARTAMENTO DE ESTUDOS LUSO-BRASILEIROS Ano lectivo: 2008/2009-2º semestre Profa. Dra. Anna Kalewska Dr. José Carlos Dias LITERATURA

Leia mais

JORNAL OFICIAL. Suplemento. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Quarta-feira, 22 de janeiro de 2014. Série. Número 15

JORNAL OFICIAL. Suplemento. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Quarta-feira, 22 de janeiro de 2014. Série. Número 15 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Quarta-feira, 22 de janeiro de 2014 Série Suplemento Sumário SECRETARIA REGIONAL DO PLANO E FINANÇAS Aviso n.º 13/2014 Celebra o contrato de trabalho por tempo

Leia mais

CURRICULUM VITAE. José Carlos Salgueiro Vasconcelos e Sá. Lisboa, Fevereiro de 2015

CURRICULUM VITAE. José Carlos Salgueiro Vasconcelos e Sá. Lisboa, Fevereiro de 2015 CURRICULUM VITAE DE José Carlos Salgueiro Vasconcelos e Sá Lisboa, Fevereiro de 2015 I - DADOS PESSOAIS NOME - José Carlos Salgueiro de Vasconcelos e Sá MORADA - Rua Prof. Henrique Vilhena 11, 1 - D 1600

Leia mais

Técnico Oficial de Contas de diversas empresas do Grupo.

Técnico Oficial de Contas de diversas empresas do Grupo. 1. Identificação Nome: David Miguel Ribeiro Maurício Bedo Data de nascimento: 6 de Março de 1977 Nacionalidade: Portuguesa e-mail: davidbedo@uac.pt 2. Actividade Actual Grupo Paim Responsável pelo Departamento

Leia mais

Fernando Correia. Principais atividades e funções atuais

Fernando Correia. Principais atividades e funções atuais 1 Fernando Correia Fernando António Pinheiro Correia nasceu em Coimbra em 1942. Jornalista. Docente universitário, com o grau de Professor Associado Convidado. Investigador em Sociologia, História e Socioeconomia

Leia mais

PSIQUIATRIA E PSICOLOGIA FORENSE

PSIQUIATRIA E PSICOLOGIA FORENSE CURSO PÓS GRADUADO EM PSIQUIATRIA E PSICOLOGIA FORENSE 16 DE ABRIL DE 2016 a 11 DE MARÇO DE 2017 LOCAL: AUDITÓRIO DO CENTRO HOSPITALAR TONDELA VISEU, E.P.E. Candidaturas: 10 DE MARÇO A 21 DE MARÇO, 2016

Leia mais

ARQUIVO PARTICULAR DAVID RODRIGUES, 1923 1955 FUNDO 48 CATÁLOGO

ARQUIVO PARTICULAR DAVID RODRIGUES, 1923 1955 FUNDO 48 CATÁLOGO ESTADO MAIOR DO EXÉRCITO ARQUIVO HISTÓRICO MILITAR ARQUIVO PARTICULAR DAVID RODRIGUES, 1923 1955 FUNDO 48 CATÁLOGO Lisboa 2002, Janeiro 1 FICHA TÉCNICA: Estado Maior do Exército Arquivo Histórico Militar

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Alexandra Ludomila Ribeiro Fernandes Leitão. Dados pessoais. Habilitações literárias

CURRICULUM VITAE. Alexandra Ludomila Ribeiro Fernandes Leitão. Dados pessoais. Habilitações literárias CURRICULUM VITAE Alexandra Ludomila Ribeiro Fernandes Leitão Dados pessoais Data de Nascimento: 8 de Abril de 1973 Local de Nascimento: Lisboa Nacionalidade: Portuguesa Estado Civil: Casada Habilitações

Leia mais

Centro de Estudos Volte Face

Centro de Estudos Volte Face Centro de Estudos Volte Face Curriculum Vitae HISTÓRIA A história do Projecto Volte Face Medalha Contemporânea é recente, pois é fundado no ano lectivo de 1997/1998, na Cadeira de Medalhística da Faculdade

Leia mais

M ODELO EUROPEU DE INFORMAÇÃO PESSOAL EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL CURRICULUM VITAE

M ODELO EUROPEU DE INFORMAÇÃO PESSOAL EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL CURRICULUM VITAE M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL Nome MENDES, CLÁUDIA SOFIA DA SILVA Morada RUA DR. FRANCISCO PISSARRA DE MATOS, Nº9, 1º DTO 6300-693 GUARDA Telefone 96 47 20 566 / 271 22 30 27 Correio

Leia mais

M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E

M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E INFORMAÇÃO PESSOAL Nome Data de nascimento Cartão de cidadão Membro efectivo da Ordem dos Psicólogos Nacionalidade Naturalidade Contactos Maria

Leia mais

SEMINÁRIO OS RISCOS PARA A SAÚDE DO VIAJANTE

SEMINÁRIO OS RISCOS PARA A SAÚDE DO VIAJANTE SEMINÁRIO OS RISCOS PARA A SAÚDE DO VIAJANTE DEPARTAMENTO UNIVERSITÁRIO DE SAÚDE PÚBLICA FACULDADE DE CIENCIAS MÉDICAS UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA e DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL INSTITUTO SUPERIOR

Leia mais

ANA CARLA DE ARAÚJO PATRÍCIO

ANA CARLA DE ARAÚJO PATRÍCIO ANA CARLA DE ARAÚJO PATRÍCIO Parede, Janeiro de 2006 CURRICULUM VITAE INDICE - INDICE 2 - DADOS PESSOAIS 3 - FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA 4 - EXPERIENCIA PROFISSIONAL 5 - ESTÁGIOS ACADÉMICOS 6 - CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

CAPÍTULO I. Denominação, Natureza, Âmbito, Duração, Sede e Objecto

CAPÍTULO I. Denominação, Natureza, Âmbito, Duração, Sede e Objecto REGULAMENTO DO CENTRO DE INVESTIGAÇÃO CAPÍTULO I Denominação, Natureza, Âmbito, Duração, Sede e Objecto Artigo 1º (Denominação, natureza e âmbito) 1. O Instituto Superior de Ciências Educativas e o Instituto

Leia mais

CURRÍCULO JOSÉ MANUEL GALVÃO TELES exerce advocacia desde 1961. Actualmente é fundador e senior partner da Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados Sociedade de Advogados. Simultaneamente

Leia mais

Relatório de Licença Sabática. de Maria Antónia da Silva Figueiredo Lopes. (2º semestre do ano lectivo de 2007-08 e 1º semestre de 2008-09)

Relatório de Licença Sabática. de Maria Antónia da Silva Figueiredo Lopes. (2º semestre do ano lectivo de 2007-08 e 1º semestre de 2008-09) Relatório de Licença Sabática de Maria Antónia da Silva Figueiredo Lopes (2º semestre do ano lectivo de 2007-08 e 1º semestre de 2008-09) Por despacho do Senhor Vice-Reitor de 16 de Março de 2007, gozei

Leia mais

Professor cooperante em S. Tomé e Príncipe entre 1981 e 1987. Professor do ensino secundário em Portugal entre 1987 e 1990

Professor cooperante em S. Tomé e Príncipe entre 1981 e 1987. Professor do ensino secundário em Portugal entre 1987 e 1990 CURRICULUM VITAE Nome: Augusto Manuel Saraiva do Nascimento Diniz Local e data de nascimento: Lisboa, 28 de Março de1959 Nacionalidade: Portuguesa ACTIVIDADE PROFISSIONAL Professor cooperante em S. Tomé

Leia mais

4 de novembro Museu de Cerâmica de Sacavém JORNADAS SIPA 2011 João Paulo Martins martins@fa.utl.pt MÓVEIS MODERNOS

4 de novembro Museu de Cerâmica de Sacavém JORNADAS SIPA 2011 João Paulo Martins martins@fa.utl.pt MÓVEIS MODERNOS 4 de novembro Museu de Cerâmica de Sacavém JORNADAS SIPA 2011 João Paulo Martins martins@fa.utl.pt MÓVEIS MODERNOS A ACTIVIDADE DA COMISSÃO PARA AQUISIÇÃO DE MOBILIÁRIO NO ÂMBITO DA DIRECÇÃO-GERAL DOS

Leia mais

MARIA JOÃO ESTORNINHO

MARIA JOÃO ESTORNINHO MARIA JOÃO ESTORNINHO FUNÇÃO PROFESSORA CATEDRÁTICA CONV. CONTACTOS Tel. +351 217 214 170 Fax +351 217 214 177 Palma de Cima, 1649-023 Lisboa Portugal mjestorninho@gmail.com www.fd.lisboa.ucp.pt ÁREAS

Leia mais

ANA CRISTINA COUTINHO VIEGAS

ANA CRISTINA COUTINHO VIEGAS Colaboradores deste número ANA CRISTINA COUTINHO VIEGAS Possui Graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1983), Mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio

Leia mais

UNIVERSIDADE DOS AÇORES DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA, FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS PÓS-GRADUAÇÃOE MESTRADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS: BOLETIM DE CANDIDATURA

UNIVERSIDADE DOS AÇORES DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA, FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS PÓS-GRADUAÇÃOE MESTRADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS: BOLETIM DE CANDIDATURA UNIVERSIDADE DOS AÇORES DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA, FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS PÓS-GRADUAÇÃOE MESTRADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS: BOLETIM DE CANDIDATURA Nº (reservado aos serviços) A. ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

CURRICULUM VITAE. 1.1. Nome: Maria Filomena Pimentel de Carvalho Andrade. 1.2. Filiação: José de Carvalho Andrade e Maria Isabel Lobo Pimentel

CURRICULUM VITAE. 1.1. Nome: Maria Filomena Pimentel de Carvalho Andrade. 1.2. Filiação: José de Carvalho Andrade e Maria Isabel Lobo Pimentel CURRICULUM VITAE 1. IDENTIFICAÇÃO 1.1. Nome: Maria Filomena Pimentel de Carvalho Andrade 1.2. Filiação: José de Carvalho Andrade e Maria Isabel Lobo Pimentel 1.3. Data de Nascimento: 8 de Maio de 1956

Leia mais

Breve Historial do Portal CienciaPT

Breve Historial do Portal CienciaPT Breve Historial do Portal CienciaPT O Portal CienciaPT, lançado oficialmente em Novembro de 2003, durante a semana da Ciência & Tecnologia da U. de Aveiro, está presente em mais de 50 Universidades e Institutos

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Marco Rafael Fernandes Caldeira. DATA DE NASCIMENTO: 8 de Junho de 1982

CURRICULUM VITAE. Marco Rafael Fernandes Caldeira. DATA DE NASCIMENTO: 8 de Junho de 1982 CURRICULUM VITAE 1. IDENTIFICAÇÃO NOME: Marco Rafael Fernandes Caldeira DATA DE NASCIMENTO: 8 de Junho de 1982 NACIONALIDADE: Portuguesa NATURALIDADE: Campo Grande, Lisboa CORREIO ELECTRÓNICO: marco.caldeira@fd.ul.pt

Leia mais

NOTAS CURRICULARES. João Manuel Alves da Silveira Ribeiro Nascido a 19 de novembro de 1951, na freguesia de Cedofeita, concelho do Porto.

NOTAS CURRICULARES. João Manuel Alves da Silveira Ribeiro Nascido a 19 de novembro de 1951, na freguesia de Cedofeita, concelho do Porto. NOTAS CURRICULARES João Manuel Alves da Silveira Ribeiro Nascido a 19 de novembro de 1951, na freguesia de Cedofeita, concelho do Porto. Formação académica: 2007 - Programa de Alta Direção de Instituições

Leia mais

Agrupamento de Escolas n.º 2 de Beja. Regulamento Interno. Biblioteca Escolar

Agrupamento de Escolas n.º 2 de Beja. Regulamento Interno. Biblioteca Escolar Agrupamento de Escolas n.º 2 de Beja Regulamento Interno 2014 1. A 1.1. Definição de A é um recurso básico do processo educativo, cabendo-lhe um papel central em domínios tão importantes como: (i) a aprendizagem

Leia mais

NEWSLETTER N.º 32/2013 13.Novembro.2013

NEWSLETTER N.º 32/2013 13.Novembro.2013 NEWSLETTER N.º 32/2013 13.Novembro.2013 Eventos do CIDEHUS: 1) Workshop: Dados Históricos e representação geo-espacial Local: Universidade de Évora, CES Sala 118 Data: 21.Novembro.2013, 14h00 Link: http://www.cidehus.uevora.pt/index_agenda.htm

Leia mais

Curriculum Vitae. Nacionalidade: Portuguesa Morada: Rua da Restauração lt 27 Localidade: Leiria Andar: 1º Drt.

Curriculum Vitae. Nacionalidade: Portuguesa Morada: Rua da Restauração lt 27 Localidade: Leiria Andar: 1º Drt. Curriculum Vitae Dados biográficos: Nome: Filipe Miguel Lopes Botelho Data de nascimento: 19 Out. 1981 Idade: 30 anos Nacionalidade: Portuguesa Morada: Rua da Restauração lt 27 Localidade: Leiria Andar:

Leia mais

Em 1998 - Licenciatura em Gestão Agrária pela Universidade de Trás-os- Montes e Alto Douro 14 valores.

Em 1998 - Licenciatura em Gestão Agrária pela Universidade de Trás-os- Montes e Alto Douro 14 valores. CARMEM TERESA PEREIRA LEAL DADOS PESSOAIS Local de trabalho: Departamento de Economia, Sociologia e Gestão Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Avenida Almeida Lucena, 1 5000-660 Vila Real cleal@utad.pt

Leia mais

Relatório de Licença Sabática

Relatório de Licença Sabática Relatório de Licença Sabática 1º Semestre de 2013/2014 Adélia de Jesus Nobre Nunes Professora Auxiliar Departamento de Geografia Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra No período de licença sabática,

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Membro do Júri da provas orais da Ordem dos Advogados, desde Junho de 2013

CURRICULUM VITAE. Membro do Júri da provas orais da Ordem dos Advogados, desde Junho de 2013 CURRICULUM VITAE IDENTIFICAÇÃO Nome: Célia Maria Estalagem Caritas Nome profissional: Célia Caritas e-mail: celiacaritas.ecpr@gmail.com e celia.caritas-14842l@advogados.oa.pt Membro do Júri da provas orais

Leia mais

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em 13 de Julho de 1943.

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em 13 de Julho de 1943. BASTONÁRIO ANGELO D ALMEIDA RIBEIRO TRIÉNIO 1972-1974 CURRICULUM VITAE Nascido a 9 de Dezembro de 1921, natural de Lisboa. Casado e pai de seis filhos. Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR Ano Lectivo 2011/2012

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR Ano Lectivo 2011/2012 Programa da Unidade Curricular ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR Ano Lectivo 2011/2012 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (2º Ciclo) 2. Curso MESTRADO EM ENSINO DE ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO

Leia mais

1990: Licenciatura em Direito, menção de Ciências Jurídico-Económicas, Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

1990: Licenciatura em Direito, menção de Ciências Jurídico-Económicas, Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. TÍTULOS ACADÉMICOS : 2006: Doctor Europeus em Direito Financiero e Tributário, Universidade de Salamanca (Espanha), com a tese La relación entre la determinación del beneficio imponible y la contabilidad

Leia mais

CURRICULUM VITAE 1. DADOS PESSOAIS

CURRICULUM VITAE 1. DADOS PESSOAIS 1 CURRICULUM VITAE 1. DADOS PESSOAIS Nome: Maria José Bravo Escritório: Rua Paiva Coelho, n.º 28-1º Esq., 2840-520 Seixal Telefone: 21 221 75 81 Fax: 21 222 84 54 Telemóvel: 91 458 88 48 / 96 304 08 67

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Paulo Jorge Ferreira Gomes, casado, natural de Lisboa, Portugal, nascido a 11/11/72. R. Maria Almira Medina, nº26 2710-717 Sintra

CURRICULUM VITAE. Paulo Jorge Ferreira Gomes, casado, natural de Lisboa, Portugal, nascido a 11/11/72. R. Maria Almira Medina, nº26 2710-717 Sintra CURRICULUM VITAE 1. Dados Pessoais Nome Paulo Jorge Ferreira Gomes, casado, natural de Lisboa, Portugal, nascido a 11/11/72. Morada R. Maria Almira Medina, nº26 2710-717 Sintra Contactos 913482441 p11gomes@hotmail.com

Leia mais

Curriculum vitae (resumido)

Curriculum vitae (resumido) Curriculum vitae (resumido) 1. Dados pessoais Maria da Encarnação dos Mártires da Silva Morada institucional: Escola Superior de Educação de Lisboa Campus de Benfica do IPL 1549-003 Lisboa Portugal Tel:

Leia mais

FICHA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA INVESTIGADOR DO CISDI

FICHA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA INVESTIGADOR DO CISDI MINISTÉRIO DA DEFESA NACIONAL ESTADO-MAIOR GENERAL DAS FORÇAS ARMADAS INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES MILITARES CENTRO DE INVESTIGAÇÃO DE SEGURANÇA E DEFESA FICHA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA INVESTIGADOR DO

Leia mais

M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE

M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL Nome BRUTO DA COSTA, MARIA HELENA Morada Escritório Nº 6, 5º, Avenida Rovisco Pais, 1000-268 Lisboa, Portugal Telefone Escritório: 21 847 79 49; Correio

Leia mais

CENTRO DE INVESTIGAÇÃO DE SEGURANÇA E DEFESA

CENTRO DE INVESTIGAÇÃO DE SEGURANÇA E DEFESA MINISTÉRIO DA DEFESA NACIONAL ESTADO-MAIOR GENERAL DAS FORÇAS ARMADAS INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES MILITARES CENTRO DE INVESTIGAÇÃO DE SEGURANÇA E DEFESA FICHA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA INVESTIGADOR DO

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Desde 1997 Professora-Adjunta (de nomeação definitiva) da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.

CURRICULUM VITAE. Desde 1997 Professora-Adjunta (de nomeação definitiva) da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. CURRICULUM VITAE 1. IDENTIFICAÇÃO E CONTACTOS Nome: Maria Leonor Alexandre Borges Santos Terremoto Mail: mlborges@ualg.pt Local de trabalho: Escola Superior de Educação e Comunicação, da Universidade do

Leia mais

14 dezembro 2O15. Auditório da Biblioteca

14 dezembro 2O15. Auditório da Biblioteca ESPAÇOS ENTRE ARTE E EDUCAÇÃO 14 dezembro 2O15 9h3O 18h3O Auditório da Biblioteca da FCT-UNL Seminário internacional do projeto de investigação da Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento sobre

Leia mais

Dados Pessoais. Contactos profissionais: joaomiranda@fd.ul.pt jmiranda@falm.pt

Dados Pessoais. Contactos profissionais: joaomiranda@fd.ul.pt jmiranda@falm.pt I Dados Pessoais JOÃO PEDRO OLIVEIRA DE MIRANDA Nascido a 28 de Agosto de 1972 Natural de Lisboa Contactos profissionais: joaomiranda@fd.ul.pt jmiranda@falm.pt 1 II Dados Curriculares 1. Ocupações actuais

Leia mais

CURRICULUM VITAE. 1. Dados Pessoais. Contactos. 2. Formação Académica. Nome. Nacionalidade Portuguesa Data de nascimento 23/02/1987

CURRICULUM VITAE. 1. Dados Pessoais. Contactos. 2. Formação Académica. Nome. Nacionalidade Portuguesa Data de nascimento 23/02/1987 CURRICULUM VITAE 1. Dados Pessoais Nome Manuel Campos Robalo Leite de Magalhães Nacionalidade Portuguesa Data de nascimento 23/02/1987 Contactos Telemóvel 916 945 941 Telefone 214 423 856 Correio electrónico

Leia mais

C U R R I C U L U M V I T A E

C U R R I C U L U M V I T A E C U R R I C U L U M V I T A E INFORMAÇÃO PESSOAL Nome Morada Correio electrónico Endereço electrónico Luís Miguel Pereira Araújo da Rocha Rua do Teixeira, nº43, 1º 1200-390 Lisboa Telefone 96 252 74 53

Leia mais

Nome: Sandra Micaela Costa Dias Faria Morada: Rua da Mãe de Deus, 58 9501-801 Ponta Delgada São Miguel Açores Telefone: 296 650 084 Fax: 296 650 083

Nome: Sandra Micaela Costa Dias Faria Morada: Rua da Mãe de Deus, 58 9501-801 Ponta Delgada São Miguel Açores Telefone: 296 650 084 Fax: 296 650 083 Sandra Micaela Costa Dias Faria Curriculum Vitae Setembro/2006 Dados pessoais: Curriculum Vitae Nome: Sandra Micaela Costa Dias Faria Morada: Rua da Mãe de Deus, 58 9501-801 Ponta Delgada São Miguel Açores

Leia mais

António Garcia Pereira Advogado Professor do Instituto Superior de Economia e Gestão

António Garcia Pereira Advogado Professor do Instituto Superior de Economia e Gestão CURRICULUM VITAE 1. Licenciatura no curso de Direito, pela Faculdade de Direito de Lisboa, em 19 de Fevereiro de 1975,com a informação final de 16 valores. 2. Mestrado em Ciências Jurídicas, em 12 de Novembro

Leia mais

MARIA DA GLÓRIA FERREIRA PINTO DIAS GARCIA

MARIA DA GLÓRIA FERREIRA PINTO DIAS GARCIA MARIA DA GLÓRIA FERREIRA PINTO DIAS GARCIA FUNÇÃO Reitora da Universidade Católica Portuguesa Professora Catedrática da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa Diretora da Faculdade de

Leia mais

4312-(18) Diário da República, 1.ª série N.º 131 9 de Julho de 2008

4312-(18) Diário da República, 1.ª série N.º 131 9 de Julho de 2008 4312-(18) Diário da República, 1.ª série N.º 131 9 de Julho de 2008 pre que necessário, para a realização de entrevista e ou avaliação funcional das suas capacidades. 4 A comissão pode, face à prova documental

Leia mais

M O D E L O E U R O P E U D E

M O D E L O E U R O P E U D E M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E INFORMAÇÃO PESSOAL Nome Morada João da Cruz Borges Silva Palmarejo Praia, Cabo Verde Telefone (+238)927-05-39 Fax (+238)262-35-51 Correio electrónico

Leia mais

Contacto telefónico: Telemóvel 966 395 507/ 968 929 100

Contacto telefónico: Telemóvel 966 395 507/ 968 929 100 Dados Biográficos António Miguel Teixeira Lopes dos Santos, filho de António Lopes dos Santos e de Josefa da Silva Teixeira, nascido a 17 de Setembro de 1967, no Hospital Distrital de Guimarães, freguesia

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO GOVERNO Resolução do Conselho do Governo n.º 73/2013 de 1 de Julho de 2013

PRESIDÊNCIA DO GOVERNO Resolução do Conselho do Governo n.º 73/2013 de 1 de Julho de 2013 PRESIDÊNCIA DO GOVERNO Resolução do Conselho do Governo n.º 73/2013 de 1 de Julho de 2013 Tendo por aceite que os órgãos de gestão das unidades de saúde devem manter os seus representantes clínicos, mas

Leia mais

Ana Margarida de Almeida Borges CURRICULUM VITAE

Ana Margarida de Almeida Borges CURRICULUM VITAE Ana Margarida de Almeida Borges CURRICULUM VITAE Aveiro 2012 CURRICULUM VITAE agosto, 2012 1. DADOS PESSOAIS Nome: Ana Margarida de Almeida Borges Nome de citação bibliográfica preferencial: Borges, Ana

Leia mais

European Curriculum Vitae

European Curriculum Vitae European Curriculum Vitae Informação Pessoal Apelido(s) - Nome(s) Morada(s) Telefone(s) Paula Alexandra Gonçalves de Oliveira Guimarães Rua de Santa Justa nº 109 5º (Fundação Montepio) 213223170 Fax(es)

Leia mais

CURRICULUM VITAE RUI CARLOS GONÇALVES PINT0. 1. Identificação 2. Competências académicas 3. Situação profissional actual 4. Experiência profissional

CURRICULUM VITAE RUI CARLOS GONÇALVES PINT0. 1. Identificação 2. Competências académicas 3. Situação profissional actual 4. Experiência profissional CURRICULUM VITAE RUI CARLOS GONÇALVES PINT0 1. Identificação 2. Competências académicas 3. Situação profissional actual 4. Experiência profissional 4.1. Ensino 4.2. Formação 4.3. Consultoria 4.4. Comunicações

Leia mais

Prioridades da presidência portuguesa na Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Prioridades da presidência portuguesa na Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Prioridades da presidência portuguesa na Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Prioridades da presidência portuguesa da União Europeia na área de Ciência e Tecnologia Construir o futuro da Ciência e da

Leia mais

Levantamento dos Temas Prioritários 2006 nos Programas de Trabalho dos Centros Europe Direct

Levantamento dos Temas Prioritários 2006 nos Programas de Trabalho dos Centros Europe Direct Levantamento dos Temas Prioritários 2006 nos Programas de Trabalho dos Centros Europe Direct CENTROS Europe Direct 9 de Maio 20 anos de adesão Primavera da Europa Estratégia de Lisboa (Crescimento & Emprego)

Leia mais

PLANO DE AÇÃO 2014-2016

PLANO DE AÇÃO 2014-2016 MOBILIZAR. INTERVIR. PARTILHAR PLANO DE AÇÃO 2014-2016 Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas Delegação Regional do Norte PLANO DE AÇÃO 2014-2016 MOBILIZAR. INTERVIR. PARTILHAR.

Leia mais

CONTRIBUTOS DA ACADEMIA NA TUTELA DOS DIREITOS HUMANOS*

CONTRIBUTOS DA ACADEMIA NA TUTELA DOS DIREITOS HUMANOS* CONTRIBUTOS DA ACADEMIA NA TUTELA DOS DIREITOS HUMANOS* José Melo Alexandrino Introdução A minha intervenção neste Simpósio Os Tribunais e os Direitos Humanos tem um ponto de partida implícito, que resulta

Leia mais

DADOS PESSOAIS: Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Média de 16 valores. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

DADOS PESSOAIS: Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Média de 16 valores. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: DADOS PESSOAIS: Nome: João Jorge Gil Rodrigues Cardoso de Almeida Nacionalidade: Portuguesa Nascimento: 23 de Julho de 1976 Estado civil: Casado Residência: Rua da Serra n.º39 A, Vila Verde. 3090-653 Figueira

Leia mais

CURRICULUM VITAE. - Licenciada em História pela Universidade Lusíada no ano lectivo de 1989/90, com a classificação de catorze valores

CURRICULUM VITAE. - Licenciada em História pela Universidade Lusíada no ano lectivo de 1989/90, com a classificação de catorze valores CURRICULUM VITAE 1. DADOS PESSOAIS Lucinda Maria Correia Lucas dos Santos Lopes Data de Nascimento: 20.07.1963 2. HABILITAÇÕES LITERÁRIAS - Licenciada em História pela Universidade Lusíada no ano lectivo

Leia mais

JORGE BORGES DE MACEDO (1921-1996) Por Álvaro Costa de Matos 1. 1. Bibliografia activa essencial

JORGE BORGES DE MACEDO (1921-1996) Por Álvaro Costa de Matos 1. 1. Bibliografia activa essencial JORGE BORGES DE MACEDO (1921-1996) Por Álvaro Costa de Matos 1 1. Bibliografia activa essencial É vastíssima a obra de Jorge Borges de Macedo. Ao todo engloba aproximadamente 400 títulos, ou talvez mais

Leia mais

CURRICULO SIMPLIFICADO DE MARIA MARGARIDA VAZ DO REGO MACHADO

CURRICULO SIMPLIFICADO DE MARIA MARGARIDA VAZ DO REGO MACHADO CURRICULO SIMPLIFICADO DE MARIA MARGARIDA VAZ DO REGO MACHADO Nasceu em Ponta Delgada, Açores, onde fez os seu estudos Liceais. Na mesma cidade iniciou os estudos no Conservatório onde conclui 1970 Curso

Leia mais