Programação de Jogos com C++ e DirectX. André Santee

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Programação de Jogos com C++ e DirectX. André Santee"

Transcrição

1 Programação de Jogos com C++ e DirectX André Santee

2 21 Capítulo 1 Introdução à linguagem C++ O primeiro capítulo apresentará a linguagem C++ e indicará as diferenças entre C e C++. Aprenderemos como utilizar o compilador Microsoft Visual C++, além de constatar como é o funcionamento dos operadores matemáticos e de alguns conceitos de entrada e saída de dados. Histórico A linguagem C foi criada em 1972, por Dennis M. Ritchie e Brian W. Kernighan, do Bell Labs Innovations, baseando-se na linguagem B, proveniente da antiga BCPL. B foi renomeado com a primeira letra de BCPL e a linguagem C, com a segunda. C tornou-se rapidamente popular, pois une leveza, poder e velocidade em códigos bem legíveis e de fácil interpretação, sem a necessidade de entender instruções complexas como os códigos escritos em linguagem Assembly. C/C++ é utilizada no desenvolvimento de mais de 90% dos jogos profissionais, de Tetris a jogos que utilizam avançados motores como Doom III, da Idsoftware. A linguagem C++ foi introduzida por Bjarne Stroustrup, em meados de 1983, com novos e poderosos elementos e novas propostas para a programação, que contribuem para o reuso, manutenção e adição ao código. C++ possui extensas bibliotecas-padrão que utilizam em grande quantidade as características exclusivas da linguagem em relação à C. Códigos escritos em C/C++ são de fácil leitura, pois a linguagem permite separar seu código em partes e arquivos para que seja mais bem estruturado. Com C++, o programador cria bons hábitos na programação, sabendo organizar seu código de maneira legível e tornando-o mais veloz. Compilador Um compilador é um tipo de tradutor utilizado para que o desenvolvedor possa comunicarse com a máquina sem a necessidade de utilizar a própria linguagem de máquina. No caso de um compilador de C/C++, essa ferramenta traduz um código escrito em linguagem C/C++ para linguagem de máquina e gera um arquivo EXE, que pode ser executado pelo sistema operacional.

3 22 Programação de Jogos com C++ e DirectX Um compilador inicia o processo lendo a primeira instrução do início do programa, escrito em linhas de comando, e confere se existem erros. Se não existirem, o compilador avança para a próxima linha, sempre seguindo este processo, até a última linha (caso não haja mudanças de fluxo no código). Caso o compilador encontre algum erro no código, este será apontado de maneira que o programador saiba do que se trata. Um erro pode variar desde uma palavra desconhecida até uma falha em determinada expressão. Se nenhum erro for encontrado pelo compilador, este irá gerar um arquivo com extensão OBJ, com todas as linhas de código traduzidas, e logo em seguida será gerado um arquivo com extensão EXE, podendo ser executado pelo sistema operacional. Neste livro será utilizado o compilador Microsoft Visual C++, por ser o melhor e mais popular atualmente. Mas pode-se optar por outros compiladores gratuitos, como o Dev-C++, da Bloodshed. Todos os códigos de lições desta primeira parte do livro funcionarão tanto com o Visual C++ como com o Dev-C++, com algumas mínimas alterações. No momento em que este texto foi escrito, a página oficial do compilador Dev-C++ era onde este pôde ser obtido gratuitamente. Todos os compiladores de C/C++ são semelhantes, qualquer código pode ser escrito para o compilador Visual C e funcionar perfeitamente com o Dev-C++, fazendo apenas algumas modificações dependendo de quais bibliotecas foram utilizadas no código, pois nenhum compilador é idêntico a outro, principalmente no modo em que os programas são compilados. Tipos de compiladores Existem dois tipos de compiladores, os chamados compiladores simples e os compiladores com interface de desenvolvimento: Compiladores simples: compiladores cuja única função é compilar o código e indicar possíveis erros. Não possuem editor de código, ou seja, o código deve ser escrito em algum editor de texto simples, como o Bloco de Notas (Notepad) do Windows. Após escrever o código, o programador deve digitar uma linha de comando via console para compilar certo arquivo com determinado nome, que deve estar em formato C (linguagem C) ou CPP (linguagem C++). Um exemplo de compilador simples é o DJGPP, que não será utilizado para compilar os códigos neste livro, a não ser que se decida utilizá-lo. Os compiladores simples estão cada dia sendo menos utilizados, em virtude da falta de recursos fundamentais que os softwares da atualidade exigem. Não há nada melhor que programar em um compilador com ambiente de desenvolvimento especial para C/C++, com indicadores coloridos, em que basta um simples clique para compilar o programa, como ocorre com os compiladores com ambiente de desenvolvimento.

4 Capítulo 1 Introdução à linguagem C++ 23 Compiladores com ambiente de desenvolvimento: como característica básica apresentam um editor de texto interno, e o programador só precisa escrever os códigos e compilá-los. A maioria desses compiladores possui várias opções e preferências para facilitar a compilação e vários outros métodos de depuração. Um exemplo de indicadores de cor no código: Exemplo: #define oi Oi mundo,\n // início float pi=3.1415f; cout << pi << \n ; cout << Oi mundo!\n ; Como se pode ver, o código possui identificadores com formatação diferenciada, indicando o que cada um deles representa, o que facilita muito esta tarefa. Não se preocupe em entender esse código por enquanto. Um fator extremamente importante da linguagem C/C++ é que, por padrão, uma letra minúscula é diferente de uma letra maiúscula, por exemplo: Nome é diferente de nome, QuEiJo é diferente de Queijo, ou seja, X é diferente de x. Esta característica é conhecida como case sensitivity. C ou C++? Apesar de semelhantes, C e C++ não são e não podem ser tratadas como se fossem a mesma linguagem. C++ é uma nova linguagem que reaproveita a sintaxe e palavras-chave de C e adiciona diversos recursos extras, diferenças na estrutura do código e também de sintaxe em alguns casos. Por enquanto, vamos evitar abordar os mais profundos fundamentos de orientação a objetos da linguagem C++. Entenda C++ como uma melhoria e extensão da C. Todos os compiladores de C++ compilam perfeitamente códigos escritos completamente em C, tendo alguns cuidados e diretivas de pré-processamento inicialmente, mas os compiladores de C não podem compilar códigos com os recursos de C++. Visual C++ Visual C++ é um compilador extenso que pode parecer um pouco assustador a princípio. Antes de abordar os detalhes de seus recursos, mencionaremos um pouco as funcionalidades básicas do compilador. Essa famosa ferramenta para programação C/C++ em ambiente

5 24 Programação de Jogos com C++ e DirectX 32-bit (Win32), com um ambiente de trabalho baseado na interface do Windows, modo também conhecido como IDE (Integrated Development Environment). Oi mundo! Vamos criar nosso primeiro projeto no Visual C++. Abra o programa, clique File, no canto superior esquerdo da tela, como mostra a figura 1.1, e, em seguida, clique New. Figura 1.1 Tela do Visual C++. Quando você clicar New, surgirá uma janela semelhante à mostrada na figura 1.2. Figura 1.2 Tipo de arquivo.

6 Capítulo 1 Introdução à linguagem C++ 25 Em seguida, clique a aba Projects, como mostrado na figura 1.3. Figura 1.3 Seleção do tipo de projeto. Escolha a opção Win32 Console Application (Figura1.4), no campo Project Name, que determinará o nome do projeto, escreva Oi mundo e, em seguida, clique OK. Figura 1.4 Tipos de aplicação. Após clicar OK, será exibida outra janela (Figura 1.4), escolha An empty project e, finalmente, clique Finish. Uma nova janela surgirá e clique OK. Está tudo pronto para começarmos a escrever. Aparecerá no canto de seu editor algo parecido com o que é exibido na figura 1.5.Clique FileView no canto inferior e, em seguida, o símbolo + que está localizado ao lado do nome do projeto (Oi mundo files). A exibição ficará como ilustra a figura 1.6.

7 26 Programação de Jogos com C++ e DirectX Figura 1.5 Componentes do ambiente de trabalho. Figura 1.6 Arquivos do projeto. Volte ao File e New, como se estivesse fazendo tudo novamente. Mas, desta vez, clique a aba Files e, no campo File Name, escreva oimundo, depois escolha a opção C++ Source File e clique no campo Add to Project como mostra a figura 1.7. Clique OK. Figura 1.7 Tipo de arquivo fonte. Você notará que foi incluso o arquivo oimundo.cpp na pasta Source Files e que uma janela de texto surgiu na tela. É nela que os tão esperados códigos serão escritos! Primeiro programa Escreva o seguinte programa na caixa de texto intitulada oimundo.cpp:

8 Capítulo 1 Introdução à linguagem C++ 27 oimundo.cpp: cout << Oi mundo!\n ; Como já é tradição entre programadores, quando se está aprendendo determinada linguagem, sempre se começa com um programa que simplesmente escreve Oi mundo! na tela. Pressione Ctrl+F5 para executar o programa que acabou de escrever. Se não existir nenhum erro de compilação, a saída do programa (o resultado do código que escrevemos) será como mostra a figura 1.8. Figura 1.8 Pequeno programa que exibe a frase Oi mundo na tela. Pressione uma tecla para fechar o programa. Analisando o código A diretiva #include inclui o código de outros arquivos em seu programa. No caso deste código, a função usada do arquivo ostream.h é cout, que, na verdade, não se trata de uma função ou instrução, mas podemos tratá-la como se fosse por enquanto. main é a principal função do programa; nela é que se escreve o conteúdo do projeto que ficará entre as chaves ( e ). O que estiver entre essas chaves é o que será executado antes de mais nada pelo compilador, linha por linha, de cima para baixo. Neste caso, o conteúdo de nosso programa é uma chamada ao comando cout, que você verá a seguir. Se ainda não entendeu muito bem esse processo não se preocupe. Em C/C++, todo o espaço em branco é ignorado pelo compilador. O programa mostrado (oimundo.cpp) é praticamente o mesmo que este:

9 28 Programação de Jogos com C++ e DirectX cout << Oi mundo!\n ; Que seria idêntico a este também: cout << Oi mundo!\n ; A maneira inicial é a mais comum por facilitar a leitura do código. Sempre usaremos este padrão: cout << Oi mundo!\n ; Como já foi dito, a função main() é o início de um programa, e o que está entre as chaves é seu corpo, ou seja, os comandos que serão executados pelo compilador quando executada a função. A linha cout << Oi Mundo!\n ; imprime na tela a frase Oi mundo, a constante \n no fim do texto é inserida para que o cursor vá uma linha abaixo, ou seja, o próximo caractere a ser exibido na tela será mostrado na linha debaixo. A estrutura do comando pode ser vista na figura 1.9. Figura 1.9 Estrutura da chamada cout. O é uma palavra-chave da linguagem C/C++ que será apresentada mais adiante. Note que o return 0 também termina com ponto-e-vírgula, pois é uma instrução como qualquer outra. Toda instrução que está no corpo de uma função, ou seja, entre chaves, deve terminar com ponto-e-vírgula. Entenda return 0 apenas como um comando que precisa ser utilizado, mas que aparentemente não causa nenhuma alteração no programa, e todas as instruções dadas devem ficar acima do return por enquanto. Pode-se usar várias chamadas cout em um programa para imprimir várias seqüências na tela, por exemplo: oimundo2.cpp: cout << Oi mundo! ; cout << Cheguei!\n ;

10 Capítulo 1 Introdução à linguagem C++ 29 cout << FIM \n\n ; Compile o programa oimundo2.cpp. Para sair, basta pressionar uma tecla qualquer. O programa gerado a partir deste código é mostrado na figura Figura 1.10 Compilando o projeto. A constante \n posiciona o cursor uma linha abaixo (retorno), e se utilizarmos dois \n (\n\n), então o cursor será posicionado duas linhas abaixo. Note que no fim de cada instrução foi inserido o caractere ; (ponto-e-vírgula) para indicar que a instrução terminou. Outras constantes Veja mais algumas constantes que são utilizadas da mesma forma que \n, mas possuem funções diferentes: Constante Significado \b Retrocesso \f Alimentação de formulário \n Nova linha \r Retorno de carro \t Tabulação horizontal \ Aspas \ Apóstrofo \0 Nulo \\ Barra invertida \v Tabulação vertical \a Sinal sonoro \N Constante octal (onde N é uma constante octal) \xn Constante hexadecimal (onde N é uma constante hexadecimal)

11 30 Programação de Jogos com C++ e DirectX Variáveis Variáveis são utilizadas para armazenar algum dado na memória do computador. As variáveis são extremamente importantes em qualquer programa e podem assumir o valor de um número inteiro (sem ponto decimal), real (com ponto decimal), caractere e outros tipos de dado quaisquer. Imagine um jogo onde a vida (saúde) do jogador é de 100. Este valor existe graças às variáveis, pois é nelas que está armazenado. Algo semelhante ocorreria com a munição, a posição, a quantidade de dinheiro e diversas outras propriedades. Tipos de variáveis Existem cinco tipos básicos de variáveis, cada um com suas características, seus valores e suas utilidades. Eles são: Nome Tamanho (em bytes) Valores que pode armazenar int a char valores de caracteres float 4 1,2e-38 a 3,4e38 bool 1 true ou false double 8 2,2e-308 a 1,8e308 Existem também combinações que utilizam as palavras-chave unsigned e signed ou short e long anteriormente à declaração do tipo de dado: Nome Tamanho (em bytes) Valores que pode armazenar unsignedchar 1 0 a 255 signed char a 127 unsigned int 4 0 a signedint 4 Omesmo que int shortint 2 Omesmo que int unsigned short int 2 0 a signed short int 2 O mesmo que short int long int a signedlongint 4 Omesmo que long int unsigned long int 4 0 a long double 8 Dez dígitos de precisão decimal Declarando variáveis Para declarar uma variável em C/C++, deve-se especificar seu tipo (int, float, char etc.) e, em seguida, um nome qualquer, que será utilizado para identificá-la, por exemplo: int var;

12 Capítulo 1 Introdução à linguagem C++ 31 Essa instrução cria uma variável do tipo inteiro chamada var. Veja que o ; (ponto-e-vírgula) está presente. Um exemplo de declaração de variável: primeira_variavel.cpp: int idade; Como o programa primeira_variavel.cpp não utilizou a instrução cout, o cabeçalho ostream.hnão foi incluso. Atribuindo valores De nada adianta ter uma variável e não poder atribuir-lhe valores que possam ser alterados no decorrer do programa. Para isso, é preciso atribuir um valor à variável, com o uso do operador =, por exemplo: int idade=30; Neste caso, a variável idade passa a valer 30. Um programa que cria variáveis e lhes atribui valores pode ser: atribuindo.cpp: short int vida=30; float municao=20.34; char tipo= c ; Nesse programa foram declaradas variáveis do tipo short int, float e char. Como se pode ver, a variável de tipo char deve ter seu valor entre apóstrofo. Em variáveis do tipo float, seu valor pode conter ponto decimal; no caso da linguagem C/C++ (e a maioria das outras linguagens), usa-se ponto no lugar da vírgula que estamos acostumados a utilizar. Existem outras maneiras mais flexíveis de se atribuir um valor a uma variável, uma delas é: int var; var=20; Esse método é empregado em casos em que seja necessária alteração no valor de uma variável após sua declaração.

13 32 Programação de Jogos com C++ e DirectX Utilizando variáveis Podemos também exibir variáveis utilizando a já conhecida instrução cout, como mostra o programa coutvar.cpp: coutvar.cpp: int var1=30; double var2=20.34; char var3= c ; int var4=var1; cout << var1= << var1; cout << \nvar2= << var2; cout << \nvar3= << var3; cout << \nvar4= << var4; var3= v ; cout << \nagora var3 é igual a: << var3 << \n ; Imprimir uma variável é uma tarefa simples: em vez de um texto entre aspas, digita-se simplesmente o nome da variável. Se declararmos novamente o operador sobrecarregado <<, a função cout poderá imprimir outra entidade. Quando a variável var4 foi declarada, foilhe atribuído o valor de var1. Esse tipo de movimentação de valores é possível em qualquer linguagem de programação. Pode-se atribuir o valor de uma variável a outra como se estivéssemos atribuindo uma constante. Exemplos: valor=valor2 valor2=valor3 E daí em diante. Constantes Constantes são números ou valores quaisquer que não são variáveis. Considere a instrução int var=10;, neste caso o valor 10 é uma constante decimal, e algo semelhante ocorreria para variáveis do tipo char: char ch= c, assim o c é uma constante de caractere. Lembre-se de que nunca se deve atribuir um valor a uma constante: erro.cpp: 20=10 // ERRADO!

14 Capítulo 1 Introdução à linguagem C++ 33 Regras É muito importante mencionar que ao escrevermos uma constante numérica, não devemos escrevê-la entre aspas, digite apenas seu valor, seja este decimal, hexadecimal ou octal. Sempre que formos escrever uma constante de caractere, a escrevemos entre apóstrofos, e sempre que formos escrever um conjunto de caracteres (conhecido como string), devemos escrevê-lo entre aspas: regras.cpp: cout << 20 << \n ; cout << string\n ; cout << c << \n ; Declarações múltiplas de variáveis Um recurso muito útil da linguagem C/C++ é a possibilidade de declarar diversas variáveis com apenas uma palavra-chave. Por exemplo: int a, b, c, d; É o mesmo que: int a; int b; int c; int d; Veja que todas essas variáveis foram declaradas em uma linha só. Esse método é válido para qualquer tipo de dado: float a, b, c, d; Mais sobre seu compilador Abrindo projetos Se você fechou o Visual C++ e quer abrir novamente um projeto, como o Oi mundo, não basta abrir o arquivo oimundo.cpp, o que é um erro freqüente cometido por iniciantes, pois se deve abrir o projeto. Para isso, clique File e, em seguida, Open Workspace, como indicado na figura 1.11.

15 34 Programação de Jogos com C++ e DirectX Figura 1.11 Abrindo o ambiente de trabalho. Quando clicar, surgirá na tela a janela de escolha de arquivos-padrão do Windows; encontre oarquivo Oi mundo.dsw,quenormalmenteestaráem C:\Arquivos de Programas\Microsoft Visual Studio\Myprojects\Oi mundo\ ou no diretório que escolher. Pronto, o projeto será aberto. Clique Close Workspace para fechar o projeto. Os arquivos com extensão.dsw são arquivos de projeto do Visual C++. No compilador Dev- C++, da Bloodshed, o formato semelhante é o.dev. Erros de compilação Quando o programador digita alguma linha com um erro de sintaxe ou digitação e tenta compilar o código, normalmente o compilador acusará o erro. No caso do Visual C++ (e também do Dev-C++), o erro será mostrado na barra inferior do software (Figura 1.12). Figura 1.12 Erros de compilação. Se houver erro, o compilador tentará reconhecer o problema e indicar do que se trata segundo sua interpretação. Normalmente o aviso de erro não é muito preciso, e o programador é quem deverá analisar o trecho de código apontado à procura do(s) erro(s), ou seja, o compilador dá apenas as dicas. Se não houver erro, a mensagem do Microsoft Visual C será Oi mundo.exe - 0 error(s), 0 warning(s), em outras palavras, nenhum erro e nenhum alerta.

16 Capítulo 1 Introdução à linguagem C++ 35 Saiba diferenciar erros de alertas. Um erro é algo grave, que impossibilita o compilador de continuar, e um alerta (warning) é apenas um aviso do compilador de que algo pode estar errado, podendo indicar variáveis declaradas, mas nunca utilizadas, acessos a locais na memória não especificados que freqüentemente causam o travamento do programa e várias outras possíveis irregularidades. Criando executáveis A função fundamental de um compilador é gerar arquivos EXE de seu código. Para gerá-los, é preciso antes saber qual a diferença entre Build e Compile na maioria dos compiladores de C/ C++: o Compile cria somente os arquivos OBJ, conecta-os e gera um executável de modo DEBUG (para depuração), e o Build gera o arquivo EXE. Para obter um arquivo executável de extensão EXE, o compilador deve antes criar os arquivos OBJ a partir das fontes.cpp, o que ocorre automaticamente ao se clicar Build. Figura 1.13 Modos de compilação. Como se pode ver na figura 1.13, o menu Build contém as opções Compile oimundo.cpp e Build Oi mundo.exe, com as teclas de atalho Ctrl+F7 para Compile e F7 para Build. Mais abaixo temos a opção Execute Oi mundo.exe, com a tecla de atalho Ctrl+F5. A função Execute Oi mund.exe realiza o Build e, então, executa o arquivo EXE. Versão release Ao compilarmos o programa no modo Build, o que estamos fazendo é criar o executável na versão para depuração (Debug). É um tipo de compilação que torna o programa mais pesado e lento, porém possibilita a indicação de erros e localizar onde estes ocorreram no código. Após o desenvolvimento do jogo ou software, não é necessária nem recomendada sua distribuição em versão de depuração.

17 36 Programação de Jogos com C++ e DirectX A compilação otimizada e sem declarações para depuração do compilador pode ser feita em Batch Build. No mesmo menu mostrado na figura 1.13, clique Batch Build. Uma pequena janela será aberta. Selecione as duas caixas de opção e clique Rebuild All. A versão Release do software estará localizada no subdiretório Release da pasta do projeto. Operadores matemáticos A principal razão pela qual os computadores foram criados é processar dados, o que inclui a resolução de cálculos matemáticos, como adição, subtração, divisão e multiplicação. E é nisto que a linguagem C/C++ nos auxilia muito bem. Confira a seguir quais são os operadores matemáticos: Operador Função Símbolo + Adição + - Subtração - / ou : Divisão / X ou. Multiplicação * % Resto % O operador % retorna o resto de uma divisão. Vamos a alguns exemplos simples de uso desses operadores: math.cpp: int mult=10*5; int soma= ; float divi=100.0/3.0; int sub=10-11; float resto=11%3; cout << mult << \n ; cout << soma << \n ; cout << divi << \n ; cout << sub << \n ; cout << resto << \n ; A figura 1.14 mostra o resultado do programa math.cpp. Figura 1.14 Saída do programa math.cpp.

18 Capítulo 1 Introdução à linguagem C++ 37 Neste programa, declaramos as variáveis e atribuímos valores que o computador deve calcular inicialmente e, em seguida, exibir na tela cada um deles. Também se pode imprimir o resultado dos cálculos diretamente como parâmetro para a função cout: math2.cpp: cout << 10*5 << \n ; cout << << \n ; cout << 100.0/3.0 << \n ; cout << << \n ; A saída do programa math2.cpp será idêntica à do math.cpp. Aprofundando Pode-se também utilizar operadores cujos elementos da operação sejam variáveis. Trata-se de uma prática muito utilizada tanto em aplicativos comuns como em qualquer jogo. Um pequeno e simples exemplo de matemática em jogos poderia ser dado quando um personagem pega uma caixa contendo energia. Esse personagem está com 45 em sua barra vital e esse item adiciona 20 pontos à energia, então esse personagem ficará com 65. Vamos pegar esse exemplo e transformá-lo em programa: life.cpp: int life=100; cout << Você tem << life << de vida\n ; cout << Você levou um tiro!\n ; life=life-55; cout << Agora você tem << life << de vida!\n ; cout << Você pegou uma caixa de vida\n ; life=life+20; cout << Agora você tem << life << de vida!\n ; Vamos entender o programa: int life=100; cout << Você tem << life << de vida\n ; cout << Você levou um tiro!\n ;

19 38 Programação de Jogos com C++ e DirectX O int life declara a variável do tipo inteiro life e atribuímos a esta o valor 100. Usamos o cout e a variável life para indicar a quantidade de energia. Na terceira linha, há o aviso de que o jogador levou um tiro. life=life-55; cout << Agora você tem << life << de vida!\n ; cout << Você pegou uma caixa de vida\n ; Agora, atribuímos à variável life o valor desta com uma subtração de 55. Podemos dizer que esse valor foi subtraído da mesma variável. Em seguida, mostramos na tela o novo valor de life e avisamos que o jogador pegou uma caixa de vida. life=life+20 cout << Agora você tem << life << de vida!\n ; Agora que o jogador pegou uma caixa de energia, podemos adicionar 20 à variável. Utilizamos a mesma lógica da subtração, mas agora atribuímos à life o valor dela mesma com a adição de 20. Podemos fazer várias combinações com variáveis e operadores. Uma lista com alguns exemplos de expressões seria: int a=20; int b=10; int c=5; a=b+c; c=a/2+b; b=a*-1; a=a*b*c; Utilizando parênteses Você já deve ter utilizado muito os parênteses nas aulas de matemática enquanto esteve na escola. O conceito é que toda a expressão ou valor dentro deles é resolvido primeiro. Quanto mais interna for a expressão, maior é a prioridade e inicialmente esta será resolvida. Um exemplo válido em C/C++ que demonstra o uso dos parênteses é: x=(((10+15)*-1)+((101-( )))*2); O que resultará em Poderíamos também remover os parênteses: x=10+15* *2; Tendo agora 232 como valor de x. O resultado diferente nos leva a concluir que as expressões entre parênteses possuem prioridade na execução da expressão. Um exemplo mais simples e completo:

20 Capítulo 1 Introdução à linguagem C++ 39 parenteses.cpp: int bonus=10; int EXP=5; inthp=((exp*2)-1)+bonus; intmp=((exp*3)+bonus)/2; C-Reduzido Uma grande vantagem na linguagem C/C++ está na possibilidade de utilizar operadores otimizados que permitem a redução na quantidade de instruções em linguagem de máquina no arquivo executável. Um exemplo disso são os operadores C-Reduzido, que podem ser utilizados para adicionar, subtrair, multiplicar e dividir, além de incrementar e decrementar em apenas uma unidade o valor das variáveis. Anteriormente, mostrou-se que para adicionar algum valor a uma variável pode-se atribuir-lhe o valor dela mais determinado valor. Esses operadores servem para simplificar este processo e otimizar o programa. Veja a lista deles: C-Reduzido X+=Y; X-=Y; X/=Y; X*=Y; X%=Y; Equivalente X=X+Y; X=X-Y; X=X/Y; X=X*Y; X=X%Y; Trate X como qualquer variável e Y como qualquer constante, variável ou expressão. Vamos reescrever o programa life.cpp agora aplicando esses operadores e adicionando mais linhas de código: lifecompacto.cpp: int life=100; cout << Você tem << life << de vida\n ; cout << Você levou um tiro!\n ; life-=55; cout << Agora você tem << life << de vida!\n ;

21 40 Programação de Jogos com C++ e DirectX cout << Você pegou uma caixa de vida\n ; life+=20; cout << Agora você tem << life << de vida!\n ; life/=3; cout << life= << life; life*=3; cout << \nlife= << life << \n ; Analisando o código life-=55; Subtraímos 55 de life, que é o mesmo que life=life-55. life+=20; O mesmo que life=life+20. life/=3; O mesmo que life=life/3. life*=20; O mesmo que life=life*20. Pratique este método sempre que possível. É mais rápido e prático. Incremento e decremento Os operadores de incremento e decremento têm basicamente função semelhante à dos +=, -=, / =, %= e *=, com a diferença de que estes apenas somam ou subtraem uma unidade do valor da variável. Eles são ++ e --. O operador ++, quando utilizado, incrementa (como já deve ter notado) e -- decrementa o valor de uma variável qualquer. Assim, x++ é o mesmo que x=x+1, com uma diferença: sempre que este operador for utilizado, este irá incrementar a variável mesmo sendo utilizada como argumento. Isto também vale para x--, que decrementa uma unidade. ++ e -- podem ser utilizados de dois modos: pós-fixado ou pré-fixado. No modo pré-fixado, o operador deve estar posicionado ao lado esquerdo do nome da variável e, no pós-fixado, ++ ou -- devem ser posicionados ao lado direito do nome da variável. Pós-fixado x++; ou x--;

22 Capítulo 1 Introdução à linguagem C++ 41 Quando o pós-fixado é utilizado, o programa inicialmente utiliza o valor da variável e, em seguida, incrementa ou decrementa. Por exemplo: posfix.cpp: int x=0; cout << x++ << \n ; cout << x << \n ; O programa anterior imprime na tela 0 e depois 1. Isto ocorre porque quando é declarado o ++ pós-fixado, o valor de xé utilizado antes de ter seu valor incrementado, então o programa deve imprimir 0 e depois de incrementado o valor é impresso o número 1. Pré-fixado ++x; ou --x; No modo pré-fixado, o valor é incrementado e, em seguida, utilizado. Veja o exemplo posfix.cpp alterado para pré-fixado: prefix.cpp: int x=0; cout << --x << \n ; cout << x << \n ; Desta vez foi impresso na tela o valor -1 duas vezes. Pois aqui primeiro a variável foi decrementada e, em seguida, seu valor foi utilizado. Operador de negação Este operador inverte o valor de alguma variável ou constante. Vamos considerar x=10. Se aplicarmos o operador ao x, atribuindo a ele próprio: x=-x;, x passará a valer -10 (10 negativo). Basicamente é como se multiplicássemos a variável por -1. Diferentemente dos operadores reduzidos ++ e --, quando utilizamos - para passagem de uma variável como argumento ou elemento de expressão, seu valor não será alterado, mas o valor de retorno sim. Veja o exemplo:

23 42 Programação de Jogos com C++ e DirectX inverte.cpp: int x=123; cout << x << \n ; cout << -x << \n ; cout << x << \n ; x=-x; cout << x << \n ; O resultado deste programa é: O operador de negação é igual ao de subtração, porém esses operadores não são os mesmos para o compilador. Se formos utilizar o operador de subtração ou qualquer outro junto a este, devemos escrevê-lo entre parênteses: y=x-(-x);. Um exemplo: inverte2.cpp: int x=123; int y=321; y=x-(-y); x=y+(-x); cout << x << \n ; cout << y << \n ; Comentários Os comentários podem ser utilizados para inserir textos em nosso código sem alterar o programa. São muito úteis ao explicar alguma linha, marcar algum trecho no código e para diversos outros propósitos. Sempre que o compilador encontrar a seqüência de caracteres //, tudo o que estiver deste local até o fim da linha será ignorado, e normalmente o código comentado ficará de uma cor diferente do resto do código se estivermos editando o código em um compilador com interface de desenvolvimento.

24 Capítulo 1 Introdução à linguagem C++ 43 Outra maneira de inserir comentários é entre /* e */, tudo que estiver entre esses pares de caracteres será ignorado. Veja o programa comentario.cpp: comentario.cpp: #include<ostream.h> // para usar o cout /* Este programa faz simples cálculos e imprime na tela */ // função main() do programa cout << 10*5 << \n ; // cout << << \n ; // cout << 100.0/3.0 << \n ; // os cálculos cout << << \n ; // // cout << Este texto não será impresso ; // fim do código Teste o código comentário.cpp e observe que os comentários não afetam em nada a compilação e execução do programa. Diretivas O papel da diretiva de compilação é passar informação ao compilador, e não ao computador. A diretiva mais utilizada por nós até agora foi a #include, mostrada na maioria dos exemplos deste capítulo. As diretivas devem possuir o operador # como prefixo, e apenas uma diretiva por linha deve ser chamada. A seguir, veremos duas das principais diretivas que vamos utilizar por enquanto. #include A diretiva #include concatena o código de determinado arquivo no local onde foi chamada. Isto vale para tudo que for declarado, desde variáveis até funções e classes. Por exemplo: caso se declarem algumas variáveis dentro de um arquivo separado, assim que for chamado o #include deste arquivo, o compilador tratará todo o código incluso como parte do código onde esta fonte foi chamada. Normalmente, em vez de.c ou.cpp, a extensão do arquivo chamado no #include é.h ou.hpp (primeira letra da palavra header, o pp indica plus-plus ou ++). #include funcs.h O nome do arquivo deve ficar sempre entre <> (caso esteja localizado próximo aos outros arquivos de cabeçalho-padrão do compilador ou exclusivos do projeto) ou aspas (caso seja de uso exclusivo do projeto atual, mas não pertença a uma biblioteca ou framework). O arquivo deve estar localizado no mesmo diretório de seu projeto ou no diretório include do compilador.

25 44 Programação de Jogos com C++ e DirectX #define Esta diretiva basicamente permite a permutação de uma palavra por outra palavra-chave ou expressão. Tanta simplicidade não indica que este recurso seja de pouca utilidade, muito pelo contrário, visto que evita muitas vezes a necessidade de reescrever uma constante ou palavra-chave complexa e de difícil memorização. O #define funciona da seguinte maneira: #define MOSTRA cout << Oi mundo ; O novo identificador MOSTRA, à direita do #define, indica o nome do valor. E cout << Oi mundo ; é o valor de MOSTRA. Após essa declaração, sempre que for encontrada no código-fonte a palavra MOSTRA, esta será substituída por cout << Oi mundo ; sem alterar em nada o que foi escrito no restante do código. Um exemplo: def.cpp: #define MOSTRA cout << Oi mundo ; #define PI MOSTRA cout << \npi= <<PI<< \n ; Nesse exemplo, o compilador interpreta MOSTRA como cout << (...) e PI como Lembre-se de que nunca devemos inserir espaço no nome de uma constante #define: def-erro.cpp: #define OI MUNDO cout << Oi mundo\n ; // está errado! OI MUNDO // está errado! Quando o compilador encontrar o primeiro espaço, será definida a primeira palavra como sendo o parâmetro e, então, esse código será interpretado da seguinte maneira: MUNDO cout Oi mundo\n ; MUNDO // está errado!

26 Capítulo 1 Introdução à linguagem C++ 45 O que é grosseiramente errôneo. Espaço em qualquer nome de identificador deve ser substituído por sublinhado (_), como no exemplo corrigido do programa def-erro.cpp: def.cpp: #define OI_MUNDO cout << Oi mundo\n ; // Corrigido! OI_MUNDO // Corrigido! Agora, sim, está tudo certo! Obtendo valores do teclado Em qualquer software é necessário, de algum modo, promover a entrada de dados pelo usuário, o que é possível com a instrução cin, que solicita a entrada de algum valor pelo teclado, seja este uma string, char, float, double, int ou qualquer outro dado. O cin encontra-se no arquivo de cabeçalho istream.h e sua sintaxe é: cin >> variável; O operador >> indica que esta será uma entrada de dado (lembre-se do operador << que significa saída de dado). Com isso, quando o usuário digitar um valor no teclado, este será automaticamente atribuído à variável passada como parâmetro. Vamos ao nosso primeiro programa utilizando o cin: cin.cpp: #include <istream.h> // temos um novo header aqui! int idade; int dia; cout << Qual sua idade? ; cin >> idade; cout << \nque dia é hoje? ; cin >> dia; cout << \n\nsua idade: << idade; cout << \nhoje é dia << dia <<.\n ; Após executado, cin.cpp seguirá os seguintes passos como mostra a figura 1.15.

27 46 Programação de Jogos com C++ e DirectX Vamos compreender o programa cin.cpp: int idade; int dia; Figura 1.15 Saída do programa cin.cpp. Declaramos as variáveis que serão utilizadas durante o programa. cout << Qual sua idade? ; cin >> idade; cout << \nque dia é hoje? ; cin >> dia; Primeiro, imprimimos na tela a pergunta: Qual sua idade? e esperamos que o usuário digite sua idade ou qualquer número. Já na segunda linha da função main, o cin desempenha seu papel: espera que ENTER seja teclado após um valor ser digitado. Este valor será atribuído à idade. Realizamos o mesmo processo novamente, mas desta vez perguntando que dia é hoje e armazenando esse valor na variável dia. cout << \n\nsua idade: << idade; cout << \nhoje e dia << dia <<.\n ; Imprimimos na tela o conteúdo das variáveis para nos certificar de que os valores realmente foram alocados. Agora vamos escrever programas mais interessantes! dias.cpp: #include <iostream.h> int idade; cout << Qual sua idade? ; cin >> idade; cout << \nvocê tem << idade*365 << dias de idade!\n ; Este programa pergunta a idade do usuário e revela quantos dias de vida ele possui aproximadamente.

28 Capítulo 1 Introdução à linguagem C++ 47 porcento.cpp: #include <iostream.h> double val1; double val2; cout << Digite quanto % você deseja: ; cin >> val1; cout << \ndigite o valor: ; cin >> val2; cout << val1 << % de << val2 << é <<(val2/100)*val1 <<!\n\n ; Esse programa pede dois valores e informa sua porcentagem. printf e scanf A necessidade da abordagem deste par de funções da linguagem C se deve ao fato de que você provavelmente verá e terá vontade de analisar códigos-fonte não pertencentes aos deste material. A maioria desses códigos utiliza esses comandos, que são semelhantes à cin e cout. printf O printf é uma espécie de cout da antiga linguagem C. Funciona de maneira semelhante, com algumas diferenças. O scanf é como um cin, mas também com algumas diferenças de sintaxe. Por exemplo: cout << Oi mundo ; Com o printf seria: printf( Oi mundo ); O resultado seria o mesmo para ambas as funções. As funções printfe scanf encontram-se no arquivo-cabeçalho stdio.h. Especificador de formato Um tipo de constante exclusivo das funções do arquivo stdio.h são as de string (texto), que possuem como prefixo o caractere %. Essas constantes são utilizadas para possibilitar a impressão, dentro de um texto, de valores contidos em variáveis, por exemplo: int x=10; char ch= a ; printf( O numero é: %d, e a letra é: %c\n, x, ch);

29 48 Programação de Jogos com C++ e DirectX Na exibição do texto final, %d e %c serão substituídos pelos valores de x e ch, passados como parâmetro em ordem de declaração após a declaração da string. Veja a tabela dessas constantes: Código Formato %c Caractere %d Inteiro decimal sinalizado %i Inteiro decimal sinalizado %e Notação científica (e minúsculo) %E Notação científica (E maiúsculo) %f Ponto flutuante decimal %g Usa %e ou %f, o que for mais curto %G Usa %E ou %f, o que for mais curto %o Octal não sinalizado %s String %u Inteiro decimal não sinalizado %x Hexadecimal não sinalizado (letras minúsculas) %X Hexadecimal não sinalizado (letras maiúsculas) %p Exibe um ponteiro %% Mostra o símbolo % Todos estes funcionam da mesma maneira. Quando é definido um tipo com %_ dentro da string, a função vai esperar uma variável desse tipo após a string ser passada. Lembre-se de que são opcionais em uma chamada printf. scanf Já a função scanf possui uma diferença maior para o cin. Vamos comparar códigos equivalentes usando cada uma dessas funções: int x; scanf( %d, &x ); É o mesmo que: int x; cin >> x; Na função scanf, primeiramente devemos especificar o tipo com uma string (ex.: %f para float, %c para char, %u ou %i para int), diferentemente da instrução cin, que encontra o tipo automaticamente. Note que há um operador & prefixado à variável x. Por enquanto saiba apenas que este deve estar sempre presente.

Linguagem de Programação I

Linguagem de Programação I Linguagem de Programação I Curso de Sistemas de Informação Karla Donato Fook karladf@ifma.edu.br DESU / DAI 2016 Linguagem de Programação C 2 1 Linguagem de Programação C Os programas em C consistem em

Leia mais

Conceitos básicos da linguagem C

Conceitos básicos da linguagem C Conceitos básicos da linguagem C 2 Em 1969 Ken Thompson cria o Unix. O C nasceu logo depois, na década de 70. Dennis Ritchie, implementou-o pela primeira vez usando o sistema operacional UNIX criado por

Leia mais

5 Apresentando a linguagem C

5 Apresentando a linguagem C 5 Apresentando a linguagem C O criador da linguagem de programação C foi Dennis Ritchie que, na década de 70, programou-a por meio de um computador DEC PDP-11 rodando sistema operacional Unix. Entretanto,

Leia mais

O Primeiro Programa em Visual Studio.net

O Primeiro Programa em Visual Studio.net O Primeiro Programa em Visual Studio.net Já examinamos o primeiro programa escrito em C que servirá de ponto de partida para todos os demais exemplos e exercícios do curso. Agora, aprenderemos como utilizar

Leia mais

Capítulo 2. VARIÁVEIS DO TIPO INTEIRO

Capítulo 2. VARIÁVEIS DO TIPO INTEIRO Capítulo 2. VARIÁVEIS DO TIPO INTEIRO OBJETIVOS DO CAPÍTULO Conceitos de: variáveis do tipo inteiro, atribuição, avisos e erros de compilação, erros de execução, comentários dentro do programa-fonte Operadores

Leia mais

Introdução à Programação

Introdução à Programação Introdução à Programação Introdução a Linguagem C Construções Básicas Programa em C #include int main ( ) { Palavras Reservadas } float celsius ; float farenheit ; celsius = 30; farenheit = 9.0/5

Leia mais

Algoritmos e Técnicas de

Algoritmos e Técnicas de INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE Algoritmos e Técnicas de Programação Docente: Éberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com eberton.marinho@ifrn.edu.br

Leia mais

LINGUAGEM C UMA INTRODUÇÃO

LINGUAGEM C UMA INTRODUÇÃO LINGUAGEM C UMA INTRODUÇÃO AULA 1 Conceitos muito básicos 1 Introdução O C nasceu na década de 70. Seu inventor, Dennis Ritchie, implementou-o pela primeira vez usando um DEC PDP-11 rodando o sistema operacional

Leia mais

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário CADERNO DE INFORMÁTICA FACITA Faculdade de Itápolis Aplicativos Editores de Texto WORD 2007/2010 Sumário Editor de texto... 3 Iniciando Microsoft Word... 4 Fichários:... 4 Atalhos... 5 Área de Trabalho:

Leia mais

Algoritmos e Programação Estruturada

Algoritmos e Programação Estruturada Algoritmos e Programação Estruturada Virgínia M. Cardoso Linguagem C Criada por Dennis M. Ritchie e Ken Thompson no Laboratório Bell em 1972. A Linguagem C foi baseada na Linguagem B criada por Thompson.

Leia mais

Linguagem C: variáveis, operadores, entrada/saída. Prof. Críston Algoritmos e Programação

Linguagem C: variáveis, operadores, entrada/saída. Prof. Críston Algoritmos e Programação Linguagem C: variáveis, operadores, entrada/saída Prof. Críston Algoritmos e Programação Linguagem C Linguagem de uso geral (qualquer tipo de aplicação) Uma das linguagens mais utilizadas Foi utilizada

Leia mais

REPRESENTAÇÃO DE DADOS EM SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO AULA 03 Arquitetura de Computadores Gil Eduardo de Andrade

REPRESENTAÇÃO DE DADOS EM SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO AULA 03 Arquitetura de Computadores Gil Eduardo de Andrade REPRESENTAÇÃO DE DADOS EM SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO AULA 03 Arquitetura de Computadores Gil Eduardo de Andrade O conteúdo deste documento é baseado no livro Princípios Básicos de Arquitetura e Organização

Leia mais

Programação de Computadores Primeiros Passos Práticos em C++

Programação de Computadores Primeiros Passos Práticos em C++ Programação de Computadores Primeiros Passos Práticos em C++ Alan de Freitas! Marco Antonio Carvalho Compilação de Programas O compilador é o responsável por transformar nosso código em um programa propriamente

Leia mais

3. INTRODUÇÃO À LINGUAGEM C 3.1. CONCEITOS BÁSICOS. Lógica de Programação

3. INTRODUÇÃO À LINGUAGEM C 3.1. CONCEITOS BÁSICOS. Lógica de Programação Lógica de Programação 3. INTRODUÇÃO À LINGUAGEM C Caro Aluno Vamos iniciar o terceiro capítulo da nossa disciplina. Agora vamos começar a aplicar os conceitos vistos nos capítulos anteriores em uma linguagem

Leia mais

Criando um script simples

Criando um script simples Criando um script simples As ferramentas de script Diferente de muitas linguagens de programação, você não precisará de quaisquer softwares especiais para criar scripts de JavaScript. A primeira coisa

Leia mais

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá LibreOffice Impress Editor de Apresentação Iniciando o Impress no Linux Educacional 4 1. Clique no botão 'LE' no

Leia mais

BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO

BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO BAURU 2015 2 BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO Manual do usuário apresentado para auxiliar no uso do sistema SisPon. BAURU 2015 3 SUMÁRIO 1 Instalação... 5 1.1 Sispon...

Leia mais

Criar as tabelas para um banco de dados

Criar as tabelas para um banco de dados Treinamento Criar as tabelas para um banco de dados ANTES DE COMEÇAR O primeiro curso desta série, "Criar as tabelas de um novo banco de dados", forneceu uma lista de tabelas e campos para uso no banco

Leia mais

TUTORIAL PARA PREPARAÇÃO E IMPORTAÇÃO DE DADOS PARA. Os dados de suas coletas devem ser organizados em uma planilha eletrônica, de modo

TUTORIAL PARA PREPARAÇÃO E IMPORTAÇÃO DE DADOS PARA. Os dados de suas coletas devem ser organizados em uma planilha eletrônica, de modo TUTORIAL PARA PREPARAÇÃO E IMPORTAÇÃO DE DADOS PARA ESTIMATIVAS DE RIQUEZA DE ESPÉCIES Softwares utilizados: Excel, EstimateS e Statistica. Preparação dos dados Os dados de suas coletas devem ser organizados

Leia mais

Guia e Utilização do Visual Studio 6.0

Guia e Utilização do Visual Studio 6.0 Guia e Utilização do Visual Studio 6.0 Objectivo Este guia acompanha-o através do processo de criação de uma aplicação C++ utilizando o ambiente de desenvolvimento Visual Studio 6.0. Passo 1: Criação de

Leia mais

Usando o do-file editor Automatizando o Stata

Usando o do-file editor Automatizando o Stata Usando o do-file editor Automatizando o Stata 1 O QUE É O EDITOR DE DO-FILE O Stata vem com um editor de texto integrado, o do-file editor (editor de do-files, em português), que pode ser usado para executar

Leia mais

Linguagem de Programação

Linguagem de Programação Linguagem de Programação Introdução a Linguagem C Princípios de Programação em C Gil Eduardo de Andrade Conceitos Iniciais: Linguagem C Introdução É uma linguagem estruturada; Foi desenvolvida na década

Leia mais

Implementando uma Classe e Criando Objetos a partir dela

Implementando uma Classe e Criando Objetos a partir dela Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 04 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Parte: 2 Prof. Cristóvão Cunha Implementando uma Classe

Leia mais

Portal do Projeto Tempo de Ser

Portal do Projeto Tempo de Ser Sumário Portal do Projeto Tempo de Ser O que é um Wiki?...2 Documentos...2 Localizando documentos...3 Links...3 Criando um Documento...4 Criando um link...4 Editando um Documento...5 Sintaxe Básica...5

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Engenharia da Produção / Elétrica Algoritmos e Programação Parte 05 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti

Leia mais

Na disciplina de Cálculo Numérico, vamos trabalhar com a linguagem C++ e o compilador que vamos usar é o Dev C++.

Na disciplina de Cálculo Numérico, vamos trabalhar com a linguagem C++ e o compilador que vamos usar é o Dev C++. Data: 14/8 Página 1 de 9 Primeiros passos Introdução Na disciplina de Cálculo Numérico, vamos trabalhar com a linguagem C++ e o compilador que vamos usar é o Dev C++. No tutorial anterior, mostramos como

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual UNIFAP MACAPÁ-AP 2012 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela Meus

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA. CC 2º Período

PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA. CC 2º Período PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA CC 2º Período PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA Aula 06: Ponteiros Declarando e utilizando ponteiros Ponteiros e vetores Inicializando ponteiros Ponteiros para Ponteiros Cuidados a serem

Leia mais

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO COM C/C++ Prof. Dr. Daniel Caetano 2012-1

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO COM C/C++ Prof. Dr. Daniel Caetano 2012-1 LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO COM C/C++ Prof. Dr. Daniel Caetano 2012-1 Objetivos Entender o mecanismo de um programa em C/C++ Apresentar e estrutura da Linguagem C/C++

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA AULA 02 LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO C++

INFORMÁTICA APLICADA AULA 02 LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO C++ UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: Bacharelado em Ciências e Tecnologia INFORMÁTICA APLICADA AULA 02 LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO C++ Profª ª Danielle Casillo COMPILADORES Toda linguagem de programação

Leia mais

1 Code::Blocks Criação de projetos

1 Code::Blocks Criação de projetos Programação MEEC Índice 1Code::Blocks Criação de projetos...1 2Code::Blocks Localização do projeto...5 3Code::Blocks Abertura de projetos já existentes...7 4Code::Blocks Funcionamento...8 5Code::Blocks

Leia mais

Disciplina: INF1005 - Programação I. 1 a aula prática Introdução ao ambiente do Microsoft Visual Studio 2010

Disciplina: INF1005 - Programação I. 1 a aula prática Introdução ao ambiente do Microsoft Visual Studio 2010 1 a aula prática Introdução ao ambiente do Microsoft Visual Studio 2010 1. Execute o MS-Visual Studio 2010. Experimente o caminho: Start All Programs Microsoft Visual Studio 2010 Microsoft Visual Studio

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO

LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO 2015 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 REQUISITOS DO SISTEMA... 3 3 INSTALAÇÃO... 3 4 O QUE MUDOU... 3 5 COMO COMEÇAR... 4 6 FORMULÁRIOS DE CADASTRO... 5 7 CADASTRO DE

Leia mais

INTRODUÇÃO À LINGUAGEM C++

INTRODUÇÃO À LINGUAGEM C++ INTRODUÇÃO À LINGUAGEM C++ 1 - VARIÁVEIS Variáveis espaço de memória reservado para armazenar tipos de dados, com um nome para referenciar seu conteúdo. Observações importantes Todas as variáveis devem

Leia mais

O QUE É A CENTRAL DE JOGOS?

O QUE É A CENTRAL DE JOGOS? O QUE É A CENTRAL? A Central de Jogos consiste de duas partes: Um site na Internet e um programa de computador (Central) que deve ser instalado em sua máquina. No site www.centraldejogos.com.br, você pode

Leia mais

1) Ao ser executado o código abaixo, em PHP, qual será o resultado impresso em tela?

1) Ao ser executado o código abaixo, em PHP, qual será o resultado impresso em tela? Exercícios sobre Linguagem PHP: 1) Ao ser executado o código abaixo, em PHP, qual será o resultado impresso em tela? 2) Considere a linguagem de programação PHP e seus operadores. A execução da sentença:

Leia mais

LP II Estrutura de Dados. Introdução e Linguagem C. Prof. José Honorato F. Nunes honorato.nunes@ifbaiano.bonfim.edu.br

LP II Estrutura de Dados. Introdução e Linguagem C. Prof. José Honorato F. Nunes honorato.nunes@ifbaiano.bonfim.edu.br LP II Estrutura de Dados Introdução e Linguagem C Prof. José Honorato F. Nunes honorato.nunes@ifbaiano.bonfim.edu.br Resumo da aula Considerações Gerais Introdução a Linguagem C Variáveis e C Tipos de

Leia mais

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais.

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. MICROSOFT WINDOWS O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. Apresentaremos a seguir o Windows 7 (uma das versões do Windows)

Leia mais

Linguagem C. Programação Estruturada. Fundamentos da Linguagem. Prof. Luis Nícolas de Amorim Trigo nicolas.trigo@ifsertao-pe.edu.

Linguagem C. Programação Estruturada. Fundamentos da Linguagem. Prof. Luis Nícolas de Amorim Trigo nicolas.trigo@ifsertao-pe.edu. Programação Estruturada Linguagem C Fundamentos da Linguagem Prof. Luis Nícolas de Amorim Trigo nicolas.trigo@ifsertao-pe.edu.br Sumário Estrutura Básica Bibliotecas Básicas Tipos de Dados Básicos Variáveis/Declaração

Leia mais

Manual de Instalação SIM/SINASC

Manual de Instalação SIM/SINASC Manual de Instalação SIM/SINASC Agosto/2009 Versão 2.2 Índice CAPÍTULO 01 INTRODUÇÃO... 4 CAPÍTULO 02 - PERFIL DO HARDWARE... 5 CAPÍTULO 03 INSTALADOR SIM SINASC 2.2... 6 CAPÍTULO 04 - MODO DE INSTALAÇÃO...

Leia mais

AULA 2: INTRODUÇÃO A LINGUAGEM DE C. Curso: Ciência da Computação Profª.: Luciana Balieiro Cosme

AULA 2: INTRODUÇÃO A LINGUAGEM DE C. Curso: Ciência da Computação Profª.: Luciana Balieiro Cosme AULA 2: INTRODUÇÃO A LINGUAGEM DE C Curso: Ciência da Computação Profª.: Luciana Balieiro Cosme Agenda Introdução a linguagem C Compiladores Variáveis IDEs Exemplos Exercícios Introdução A Linguagem C

Leia mais

Para o OpenOffice Impress, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides.

Para o OpenOffice Impress, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides. OPENOFFICE IMPRESS 1. O QUE É UMA APRESENTAÇÃO Para o OpenOffice Impress, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides. Em cada slide podemos ter vários elementos

Leia mais

Programação: Tipos, Variáveis e Expressões

Programação: Tipos, Variáveis e Expressões Programação de Computadores I Aula 05 Programação: Tipos, Variáveis e Expressões José Romildo Malaquias Departamento de Computação Universidade Federal de Ouro Preto 2011-1 1/56 Valores Valor é uma entidade

Leia mais

Componentes da linguagem C++

Componentes da linguagem C++ Componentes da linguagem C++ C++ é uma linguagem de programação orientada a objetos (OO) que oferece suporte às características OO, além de permitir você realizar outras tarefas, similarmente a outras

Leia mais

Sistemas Operacionais. Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery

Sistemas Operacionais. Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery Sistemas Operacionais Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery Conteúdo Programático CONTAS DE E GRUPOS DE O Microsoft Management Console - MMC Permissões de Segurança de um Console Contas de Usuários

Leia mais

1 Funções básicas de implementação de arquivos

1 Funções básicas de implementação de arquivos 1 Funções básicas de implementação de arquivos 1.1 Definindo registros Depois de um objeto do mundo real ter sido modelado, ou seja, após seus atributos importantes (e relevantes) terem sido identificados,

Leia mais

DELPHI 7 LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO AMBIENTE CLIENTE SERVIDOR

DELPHI 7 LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO AMBIENTE CLIENTE SERVIDOR DELPHI 7 LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO AMBIENTE CLIENTE SERVIDOR Fortaleza - CE Introdução ao ambiente de desenvolvimento delphi e preparação da interface basíca O ambiente delphi foi criado pela Borland Software

Leia mais

Windows Live Movie Maker

Windows Live Movie Maker Tutorial Windows Live Movie Maker Editando um vídeo e Publicando no Youtube! Como editar vídeos e publicá-los no YouTube Com o Movie Maker que veio no novo pacote Live da Microsoft é fácil fazer vídeos

Leia mais

Algoritmos e Programação. Curso de Engenharia de Produção Prof. Ms. Rogério Cardoso rogerio.cardoso@aedu.com professor@rogeriocardoso.com.

Algoritmos e Programação. Curso de Engenharia de Produção Prof. Ms. Rogério Cardoso rogerio.cardoso@aedu.com professor@rogeriocardoso.com. Algoritmos e Programação Curso de Engenharia de Produção Prof. Ms. Rogério Cardoso rogerio.cardoso@aedu.com professor@rogeriocardoso.com.br 2012 Conteúdo e Objetivos da Aula Introdução a Linguagem C Revisão

Leia mais

Organização de programas em Python. Vanessa Braganholo vanessa@ic.uff.br

Organização de programas em Python. Vanessa Braganholo vanessa@ic.uff.br Organização de programas em Python Vanessa Braganholo vanessa@ic.uff.br Vamos programar em Python! Mas... } Como um programa é organizado? } Quais são os tipos de dados disponíveis? } Como variáveis podem

Leia mais

Para o PowerPoint, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides.

Para o PowerPoint, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides. POWERPOINT 1. O QUE É UMA APRESENTAÇÃO Para o PowerPoint, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides. Em cada slide podemos ter vários elementos ou objetos

Leia mais

Migrando para o Word 2010

Migrando para o Word 2010 Neste guia O Microsoft Word 2010 está com visual bem diferente, por isso, criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Leia-o para saber as partes principais da nova interface,

Leia mais

5 - Vetores e Matrizes Linguagem C CAPÍTULO 5 VETORES E MATRIZES

5 - Vetores e Matrizes Linguagem C CAPÍTULO 5 VETORES E MATRIZES CAPÍTULO 5 5 VETORES E MATRIZES 5.1 Vetores Um vetor armazena uma determinada quantidade de dados de mesmo tipo. Vamos supor o problema de encontrar a média de idade de 4 pessoas. O programa poderia ser:

Leia mais

Resumo da Matéria de Linguagem de Programação. Linguagem C

Resumo da Matéria de Linguagem de Programação. Linguagem C Resumo da Matéria de Linguagem de Programação Linguagem C Vitor H. Migoto de Gouvêa 2011 Sumário Como instalar um programa para executar o C...3 Sintaxe inicial da Linguagem de Programação C...4 Variáveis

Leia mais

Curso de Programação Computadores

Curso de Programação Computadores 3 O Primeiro Programa em C Unesp Campus de Guaratinguetá Curso de Programação Computadores Prof. Aníbal Tavares Profa. Cassilda Ribeiro 3 O Primeiro Programa em C 3.1 - Introdução Depois dos conceitos

Leia mais

2. OPERADORES... 6 3. ALGORITMOS, FLUXOGRAMAS E PROGRAMAS... 8 4. FUNÇÕES... 10

2. OPERADORES... 6 3. ALGORITMOS, FLUXOGRAMAS E PROGRAMAS... 8 4. FUNÇÕES... 10 1. TIPOS DE DADOS... 3 1.1 DEFINIÇÃO DE DADOS... 3 1.2 - DEFINIÇÃO DE VARIÁVEIS... 3 1.3 - VARIÁVEIS EM C... 3 1.3.1. NOME DAS VARIÁVEIS... 3 1.3.2 - TIPOS BÁSICOS... 3 1.3.3 DECLARAÇÃO DE VARIÁVEIS...

Leia mais

Como Gerar documento em PDF com várias Imagens

Como Gerar documento em PDF com várias Imagens Como Gerar documento em PDF com várias Imagens Para Gerar documento em PDF com várias Imagens, temos que seguir dois passos: 1. Inserir Imagens no Word 2. Gerar PDF a partir de documento do Word 1- Inserir

Leia mais

Esse produto é um produto composto e tem subprodutos

Esse produto é um produto composto e tem subprodutos Indústria - Cadastro de produtos O módulo indústria permite controlar a produção dos produtos fabricados pela empresa. É possível criar um produto final e definir as matérias-primas que fazem parte de

Leia mais

Atualizações de Software Guia do Usuário

Atualizações de Software Guia do Usuário Atualizações de Software Guia do Usuário Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows e Windows Vista são marcas registradas da Microsoft Corporation nos EUA. Aviso sobre o produto

Leia mais

Regras Métodos Identificadores Variáveis Constantes Tipos de dados Comandos de atribuição Operadores aritméticos, relacionais e lógicos

Regras Métodos Identificadores Variáveis Constantes Tipos de dados Comandos de atribuição Operadores aritméticos, relacionais e lógicos Lógica Aula 2 Técnicas de Programação Criando algoritmos Regras Métodos Identificadores Variáveis Constantes Tipos de dados Comandos de atribuição Operadores aritméticos, relacionais e lógicos Criando

Leia mais

Avançado. Visão geral do ambiente do VBA Retornar à planilha Excel

Avançado. Visão geral do ambiente do VBA Retornar à planilha Excel Avançado Trabalhando com VBA Descubra a linguagem de programação do Microsoft Office e torne-se um expert no desenvolvimento de funções, macros e planilhas eletrônicas Nas edições anteriores da revista

Leia mais

Convertendo Algoritmos para a Linguagem C

Convertendo Algoritmos para a Linguagem C onvertendo Algoritmos para a Linguagem Notas de Aula Prof. Francisco Rapchan www.geocities.com/chicorapchan O objetivo deste texto é mostrar alguns programas em, dando uma breve descrição de seu funcionamento

Leia mais

Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET www.concursosecursos.com.br INFORMÁTICA AULA 11

Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET www.concursosecursos.com.br INFORMÁTICA AULA 11 INFORMÁTICA AULA 11 INTERNET (CONTINUAÇÃO) Outlook EXPRESS A janela principal do Outlook Express pode ser divida basicamente em: Área de Comando (superior) - Contém a barra de botões e a barra de menus.

Leia mais

SISTEMA MEDLINK E-TISS PASSO-A-PASSO (USE JUNTO COM A VÍDEO AULA)

SISTEMA MEDLINK E-TISS PASSO-A-PASSO (USE JUNTO COM A VÍDEO AULA) 1 / 16 SISTEMA MEDLINK E-TISS PASSO-A-PASSO (USE JUNTO COM A VÍDEO AULA) Este guia passo-a-passo tem o objetivo de facilitar o entendimento: - da ordem de execução dos processos. - dos conceitos do sistema.

Leia mais

Curso Online A Escola no Combate ao Trabalho Infantil Plataforma de Educação à Distância

Curso Online A Escola no Combate ao Trabalho Infantil Plataforma de Educação à Distância Página1 Apresentação Curso Online A Escola no Combate ao Trabalho Infantil Plataforma de Educação à Distância Olá Participante do Curso A Escola no Combate ao Trabalho Infantil (ECTI), Este tutorial pretende

Leia mais

Manual do Usuário - ProJuris Web - Biblioteca Jurídica Página 1 de 20

Manual do Usuário - ProJuris Web - Biblioteca Jurídica Página 1 de 20 As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem o prévio aviso, o que não representa um compromisso da Virtuem Informática. As pessoas, organizações ou empresas e eventos de exemplos

Leia mais

Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância

Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância Página1 Apresentação Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância Olá Participante do Projeto ECA na Escola, Este tutorial pretende auxiliá-lo na navegação na Plataforma de Educação à Distância

Leia mais

MANUAL WEBDRIVE. webdrive.whirlpool.com.br

MANUAL WEBDRIVE. webdrive.whirlpool.com.br MANUAL WEBDRIVE webdrive.whirlpool.com.br 1 Sumário 1. O Webdrive p. 04 2. Acessando o sistema p. 04 2.1 Esqueci minha senha 2.2 Página principal 2.3 Efetuar logoff 2.4 Criar e alterar Usuários 2.5 Criar

Leia mais

MANUAL DA SECRETARIA

MANUAL DA SECRETARIA MANUAL DA SECRETARIA Conteúdo Tela de acesso... 2 Liberação de acesso ao sistema... 3 Funcionários... 3 Secretaria... 5 Tutores... 7 Autores... 8 Configuração dos cursos da Instituição de Ensino... 9 Novo

Leia mais

3. No painel da direita, dê um clique com o botão direito do mouse em qualquer espaço livre (área em branco).

3. No painel da direita, dê um clique com o botão direito do mouse em qualquer espaço livre (área em branco). Permissões de compartilhamento e NTFS - Parte 2 Criando e compartilhando uma pasta - Prática Autor: Júlio Battisti - Site: www.juliobattisti.com.br Neste tópico vamos criar e compartilhar uma pasta chamada

Leia mais

9 Comandos condicionais

9 Comandos condicionais 9 Comandos condicionais Um comando condicional é uma instrução empregada quando se deseja criar um desvio, isto é, a opção de executar-se ou não um determinado trecho de código, segundo uma condição. Em

Leia mais

ÍNDICE. Tela de Configuração...03. Dados de Etiqueta...04. Configuração da Impressora...05. Configuração do Papel...06. Itens para Inserção...

ÍNDICE. Tela de Configuração...03. Dados de Etiqueta...04. Configuração da Impressora...05. Configuração do Papel...06. Itens para Inserção... Layout de Etiquetas ÍNDICE Tela de Configuração...03 Dados de Etiqueta...04 Configuração da Impressora...05 Configuração do Papel...06 Itens para Inserção...07 Recursos...08 Configurações dos Itens Selecionados...09

Leia mais

WEBDESIGN. Professor: Paulo Marcos Trentin - paulo@paulotrentin.com.br http://www.paulotrentin.com.br Escola CDI de Videira

WEBDESIGN. Professor: Paulo Marcos Trentin - paulo@paulotrentin.com.br http://www.paulotrentin.com.br Escola CDI de Videira WEBDESIGN Professor: Paulo Marcos Trentin - paulo@paulotrentin.com.br http://www.paulotrentin.com.br Escola CDI de Videira Novo projeto com NetBeans A partir de hoje, vamos trabalhar com projetos no NetBeans

Leia mais

Tutorial Gerar arquivo PDF. Gerando um documento pdf com várias imagens 1- Inserir imagem no Word

Tutorial Gerar arquivo PDF. Gerando um documento pdf com várias imagens 1- Inserir imagem no Word Tutorial Gerar arquivo PDF. Com o objetivo de simplificar e diminuir o tamanho de arquivos anexos nos projetos, elaboramos um pequeno tutorial mostrando como gerar um único arquivo no formato pdf contendo

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

Capítulo 2: Introdução à Linguagem C

Capítulo 2: Introdução à Linguagem C Capítulo 2: Introdução à Linguagem C INF1005 Programação 1 Pontifícia Universidade Católica Departamento de Informática Programa Programa é um algoritmo escrito em uma linguagem de programação. No nosso

Leia mais

Manual do Usuário. Protocolo

Manual do Usuário. Protocolo Manual do Usuário Protocolo Índice de capítulos Parte I - Processos............................... 01 1 - Buscar................................ 01 2 - Listar................................ 02 3 - Abertura..............................

Leia mais

Gráficos. Incluindo gráficos

Gráficos. Incluindo gráficos Gráficos Mas antes de começar, você precisa ter em mente três conceitos importantes que constituem os gráficos do Excel 2007. O primeiro deles é o ponto de dados. Este elemento é representado pela combinação

Leia mais

Notas de Cálculo Numérico

Notas de Cálculo Numérico Notas de Cálculo Numérico Túlio Carvalho 6 de novembro de 2002 2 Cálculo Numérico Capítulo 1 Elementos sobre erros numéricos Neste primeiro capítulo, vamos falar de uma limitação importante do cálculo

Leia mais

Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP

Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP Aula de hoje: Verificando data e hora, desligando o computador, janelas, copiar colar, excluindo um arquivo. Prof: Lucas Aureo Guidastre Verificando data

Leia mais

Atualização, Backup e Recuperação de Software. Número de Peça: 405533-201

Atualização, Backup e Recuperação de Software. Número de Peça: 405533-201 Atualização, Backup e Recuperação de Software Número de Peça: 405533-201 Janeiro de 2006 Sumário 1 Atualizações de Software Recebimento Automático de Atualizações de Software HP...................................

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME APRESENTAÇÃO Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE WORD 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha. Programador:

Leia mais

Apostilas OBJETIVA Atendente Comercial / Carteiro / Op. Triagem e Transbordo CORREIOS - Concurso Público 2015 2º CADERNO. Índice

Apostilas OBJETIVA Atendente Comercial / Carteiro / Op. Triagem e Transbordo CORREIOS - Concurso Público 2015 2º CADERNO. Índice 2º CADERNO Índice Pg. Microsoft Office: Excel 2010... Exercícios pertinentes... 02 63 Microsoft Office: Power Point 2010... Exercícios pertinentes... 104 146 Internet e Intranet. Conceitos básicos, navegadores

Leia mais

,QWURGXomRDR(GLWRUGH $SUHVHQWDo}HV3RZHU3RLQW

,QWURGXomRDR(GLWRUGH $SUHVHQWDo}HV3RZHU3RLQW Universidade Federal de Viçosa Departamento de Informática,QWURGXomRDR(GLWRUGH $SUHVHQWDo}HV3RZHU3RLQW Flaviano Aguiar Liziane Santos Soares Jugurta Lisboa Filho (Orientador) PROJETO UNESC@LA Setembro

Leia mais

Manual do KGeography. Anne-Marie Mahfouf Kushal Das Tradução: Luiz Fernando Ranghetti

Manual do KGeography. Anne-Marie Mahfouf Kushal Das Tradução: Luiz Fernando Ranghetti Anne-Marie Mahfouf Kushal Das Tradução: Luiz Fernando Ranghetti 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Início rápido do KGeography 6 3 Usando o KGeography 12 3.1 Mais recursos do KGeography..............................

Leia mais

Como usar as Instruções de Embarque avançadas em PDF

Como usar as Instruções de Embarque avançadas em PDF Como usar as Instruções de Embarque avançadas em PDF Etapa 1: Receber o PDF...2 Entre em contato com a Hapag-Lloyd para se inscrever para este serviço...2 O PDF pré-preenchido vem por e-mail...2 Abra o

Leia mais

MAIS CONTROLE SOFTWARE Controle Financeiro / Fluxo de Caixa (MCS Versão 2.01.99) Índice

MAIS CONTROLE SOFTWARE Controle Financeiro / Fluxo de Caixa (MCS Versão 2.01.99) Índice Item MAIS CONTROLE SOFTWARE Controle Financeiro / Fluxo de Caixa (MCS Versão 2.01.99) Índice Página 1.Apresentação... 4 2.Funcionamento Básico... 4 3.Instalando o MCS... 4, 5, 6 4.Utilizando o MCS Identificando

Leia mais

Programando em C++ Histórico da Linguagem C

Programando em C++ Histórico da Linguagem C Programando em C++ Joaquim Quinteiro Uchôa joukim@comp.ufla.br DCC-UFLA, 2002 Programando em C++ p.1/38 Histórico da Linguagem C Linguagem C: 1972 - Laboratório Bells, por Dennis Ritchie, a partir da linguagem

Leia mais

Unidade 3: Personalizando o Excel *

Unidade 3: Personalizando o Excel * Unidade 3: Personalizando o Excel * material do 2010* 3.0 Introdução Visto que você está fazendo este curso, você provavelmente passa ou espera passar muito tempo trabalhando com o Excel. Assim, você precisa

Leia mais

Aula 4 Estatística Conceitos básicos

Aula 4 Estatística Conceitos básicos Aula 4 Estatística Conceitos básicos Plano de Aula Amostra e universo Média Variância / desvio-padrão / erro-padrão Intervalo de confiança Teste de hipótese Amostra e Universo A estatística nos ajuda a

Leia mais

Criação e execução a partir do Dev-C... 1 Erros de compilação... 4 Executar programa no DOS... 4 Ajustando o programa para executar no DOS...

Criação e execução a partir do Dev-C... 1 Erros de compilação... 4 Executar programa no DOS... 4 Ajustando o programa para executar no DOS... Primeiro programa C: Hello World! 1 Sumário Criação e execução a partir do Dev-C... 1 Erros de compilação... 4 Executar programa no DOS... 4 Ajustando o programa para executar no DOS... 5 Criação e execução

Leia mais

O Sistema foi inteiramente desenvolvido em PHP+Javascript com banco de dados em MySQL.

O Sistema foi inteiramente desenvolvido em PHP+Javascript com banco de dados em MySQL. Nome do Software: Gerenciador de Projetos Versão do Software: Gerenciador de Projetos 1.0.0 1. Visão Geral Este Manual de Utilização do Programa Gerenciador de Projetos via Web, tem por finalidade facilitar

Leia mais

Exemplo: Na figura 1, abaixo, temos: Clique aqui para continuar, que é a primeira atividade que você precisa realizar para iniciar seus estudos.

Exemplo: Na figura 1, abaixo, temos: Clique aqui para continuar, que é a primeira atividade que você precisa realizar para iniciar seus estudos. Visão Geral VISÃO GERAL Esse material abordará o acesso ao AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) da Proativa do Pará, com intenção de ilustrar os aspectos na visão do Aprendiz. Essa abordagem dedica-se

Leia mais

Programação de Computadores I. Conhecendo a IDE Code::Blocks

Programação de Computadores I. Conhecendo a IDE Code::Blocks Code::Blocks Conhecendo a IDE Programação de Computadores I Professor: Edwar Saliba Júnior Conhecendo a IDE Code::Blocks Apresentação: 1) Abra a IDE (Integrated Development Environment), ou seja, o Ambiente

Leia mais

Estatística no EXCEL

Estatística no EXCEL Estatística no EXCEL Prof. Ms. Osorio Moreira Couto Junior 1. Ferramentas... 2 2. Planilha de dados... 3 2.1. Introdução... 3 2.2. Formatação de células... 4 2.3. Inserir ou Excluir Linhas e Colunas...

Leia mais

Neo Solutions Manual do usuário Net Contábil. Índice

Neo Solutions Manual do usuário Net Contábil. Índice Manual Neo Fatura 2 Índice 1. Introdução... 3 2. Configurando o software para importar dados de clientes... 3 3. Importando o cadastro de clientes... 4 4. Cadastro de Bancos... 5 5. Cadastro de Conta Correntes...

Leia mais

Linguagem e Técnicas de Programação I Tipos de dados, variáveis e constantes. Prof. MSc. Hugo Souza Material desenvolvido por: Profa.

Linguagem e Técnicas de Programação I Tipos de dados, variáveis e constantes. Prof. MSc. Hugo Souza Material desenvolvido por: Profa. Linguagem e Técnicas de Programação I Tipos de dados, variáveis e constantes Prof. MSc. Hugo Souza Material desenvolvido por: Profa. Ameliara Freire Tipos de dados Os programas manipulam dados, armazenando-os

Leia mais