MANUAL DE CANDIDATURA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL DE CANDIDATURA"

Transcrição

1 MANUAL DE CANDIDATURA O INSTITUTO BRASILEIRO DE RELAÇÕES COM INVESTIDORES (doravante o "IBRI") que tem como sua missão a formação e valorização do profissional de R.I., estimulando e promovendo atividades de Relações com Investidores (RI) junto às companhias e aos profissionais ligados ao mercado de capitais no Brasil e no exterior, bem como o intercâmbio voluntário de experiências, ideias e informações sobre métodos e técnicas de RI entre os membros do IBRI e incentivando a adoção de padrões éticos e profissionais de trabalho e conduta das pessoas ligadas às atividade de RI vem, neste Manual da Candidatura, divulgar as regras e informações necessárias para a realização dos Exames pertinentes ao Programa de Certificação do IBRI. 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1. Objetivo do Manual O Candidato deve ler com atenção todas as partes que compõem este Manual, em que encontra os esclarecimentos sobre as exigências regulatórias, os tipos de exames e seus programas, as bibliografias, os procedimentos para o agendamento e realização dos Exames, e a divulgação dos resultados dos Candidatos que participarem do Programa. O Programa de Certificação do IBRI é subordinado ao Regulamento desse Programa de Certificação disponível no site do IBRI ( e dentro do Sistema de Certificação contendo os direitos e obrigações dos Candidatos e Pessoas Certificadas que participarem, ou tenham participado do Programa de Certificação do IBRI. É igualmente importante que o Candidato leia o Regulamento com atenção. Ao agendar seu exame para o Programa de Certificação do IBRI, o Candidato está automaticamente atestando que leu atentamente este Manual e o Regulamento, e que concorda com as regras descritas em ambos os documentos. A observância das disposições deste Manual não exime os Candidatos e Pessoas Certificadas do estrito cumprimento da legislação em vigor, e das normas aplicáveis constadas dentro do Regulamento, do Código de Conduta e da Política de Porta-Vozes do IBRI. A interface entre o Candidato e o IBRI dá-se, fundamentalmente, pelo site do IBRI ( e dentro do Sistema de Certificação, na opção Quero me Certificar. Através do Sistema de Certificação, os Candidatos obtêm todas as informações relevantes para inscrição, agendamento e realização dos Exames. O site do IBRI também disponibiliza canais para receber recursos de Candidatos, além de críticas e sugestões do público em geral veja a opção Contato. Agradecemos a sua participação no Programa de Certificação do IBRI. 2. DO PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO DO IBRI 2.1. Objetivo O presente programa de certificação tem como objetivo a busca pela permanente elevação da capacitação técnica dos profissionais de relações com investidores.

2 O IBRI espera que as pessoas certificadas tenham conhecimentos suficientes para melhor lidar com os diversos procedimentos e atores envolvidos nessa área tão importante no cenário nacional e internacional. O IBRI, também, espera que, com essa certificação, pessoas interessadas em trabalhar nessa área tenham a vantagem de ter seus conhecimentos formalmente reconhecidos Abrangência Nacional O IBRI decidiu implantar seu Programa de Certificação para o mercado em geral devido ao elevado potencial do mercado de capitais e o interesse das empresas e pessoas interessadas nesse mercado em contar com profissionais qualificados na área de RI em todo território nacional. O IBRI associou-se, então, à Fundação Getulio Vargas que opera uma rede de Centros de Testes em quase todas as capitais do país desde O IBRI, também, associou-se à Prepona S.A., titular exclusiva de um sistema de montagem e aplicação de provas computadorizadas para fins de certificação de pessoas. Prepona é parceira da FGV no ramo de certificação de pessoas desde a mesma data e também tem comprovado o mais alto nível de qualidade na prestação desse serviço minucioso a organismos de certificação como o próprio IBRI. A relação completa dos Centros de Testes está disponível para consulta no site do Instituto na internet ( e dentro do Sistema de Certificação, sendo atualizada em tempo real à medida que forem acrescentados novos Centros de Testes autorizados pela FGV. O Programa de Certificação do IBRI permite, portanto, que cada Candidato escolha, de acordo com a sua conveniência, o local, o dia e a hora para realizar a prova. Através da parceria com a Fundação Getulio Vargas e Prepona, o IBRI contribui para a redução dos custos dos Exames em particular os custos indiretos formados pelas despesas de transporte, estadia e ausência no serviço além de permitir que o Candidato programe adequadamente seus estudos Número de Exames por Certificação O Programa de Certificação do IBRI se baseia na avaliação formal dos Candidatos efetuada através da aplicação de um (1) único Exame, ou Prova Modalidades Tecnológicas Utilizadas São várias as modalidades passíveis de serem aplicadas nos Exames de certificação do IBRI. A opção mais apropriada para seu Exame de Certificação sempre será escolhida pelo IBRI e dependerá do objetivo da avaliação, o conteúdo dos temas e da calibragem das questões, de acordo com os dados estatísticos analisados pela Prepona. A modalidade adotada será divulgada para cada Exame (veja item 2.5. O Tipo de Prova). Para maiores detalhes sobre essas modalidades tecnológicas, visite o site da Prepona ( O Tipo de Prova O tipo de Prova escolhido para seu Exame de Certificação é da modalidade: Múltipla escolha dividida por temas e sub-temas.

3 2.6. Temas Avaliados e Bibliografia No Anexo I deste Manual, o Candidato encontra o Programa (com temas e sub-temas detalhados), a Bibliografia, que forma a base de conhecimentos sobre quais os candidatos serão avaliados, e dados sobre o Exame em si. O Candidato deve consultar periodicamente o site do IBRI ( para verificar novidades sobre os programas de certificação, seus temas, sub-temas e bibliografias, além de outras informações e matérias pertinentes O Resultado do Exame O resultado do seu Exame será divulgado dentro do Sistema de Certificação, no qual somente você terá acesso ao seu resultado, através do seu login e senha. 3. DO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO 3.1. Quem Pode Fazer o Exame Qualquer pessoa, trabalhando ou não, pode realizar uma ou mais das provas de Certificação oferecidas e, se aprovada, é certificada pelo IBRI, com todos os direitos, deveres e privilégios de acordo com o Regulamento, Código de Conduta e o Manual de Uso do Selo de Certificação. O IBRI exige dos Candidatos para inscrever-se nos testes de certificação: (i) nível superior completo de educação; ou (ii) mínimo de 5 (cinco) anos de experiência profissional na área de RI. Os deficientes físicos e visuais devem entrar em contato com o IBRI para obter mais esclarecimentos sobre a realização dos exames, pelo telefone (011) ou cpri@ibri.com.br Níveis de Certificação Nível 1: até cinco anos de experiência em RI Nível 2: acima de cinco anos de experiência em RI ou acima de oito anos em cargo gerencial de qualquer área ou acima de três anos no Nível 1 O atendimento aos requisitos de formação/experiência acima mencionados será atestado pelo Candidato por meio de declaração (nos termos do Anexo III deste Manual) realizada pelo Candidato no momento de sua inscrição, por meio do site do IBRI ( no Programa de Certificação do IBRI, ficando o Candidato obrigado a: (i) manter a documentação comprobatória de sua qualificação, nos termos de referida declaração, durante todo o prazo de validade de sua certificação; e (ii) sempre que solicitado pelo IBRI, a qualquer tempo, exibir a este referida documentação comprobatória, sob pena de cancelamento da certificação Inscrição Qualquer pessoa física que atenda aos requisitos de formação/experiência retro estipulados pode se inscrever diretamente no Programa de Certificação do IBRI para realizar um Exame, obtendo a Certificação caso seja aprovada e depois de aceitar os termos e condições do Regulamento, Código de Conduta e do Manual de Uso do Selo de Certificação.

4 Basta consultar o site do IBRI ( na área Quero me Certificar para entender todo o processo de certificação, da inscrição até o recebimento da certificação. É obrigação do profissional conferir os seus dados no momento da inscrição. O pagamento será efetuado pelo candidato conforme instruções disponíveis no site do IBRI ( no momento da inscrição. Não haverá isenção de pagamento da inscrição ou restituição do valor pago, seja qual for o motivo alegado. O IBRI não se responsabiliza pelas inscrições que não tenham sido completadas, seja por falhas técnicas do sistema de transmissão via computadores, seja por outros fatores que impossibilitem a transmissão dos dados. O IBRI poderá, com base em critérios próprios, recusar pedidos de inscrição para o exame de certificação de que trata este manual. O IBRI não se responsabiliza por acontecimentos exógenos ao exame (por exemplo: trânsito, acidentes, problemas de saúde e fenômenos da natureza) que impeçam o profissional de comparecer, ao local do exame, no dia e hora agendados. E, tão pouco, restitui o valor referente à taxa de inscrição, seja qual for o motivo alegado. Ao realizar a inscrição, os inscritos se comprometem a não copiar, em todo ou em parte, assim como a manter sigilo integral em relação aos enunciados e respectivas alternativas de respostas de todas as questões dos exames realizados. Os inscritos se comprometem ainda a não utilizar e/ou reproduzir sob qualquer pretexto, por prazo indeterminado, todo ou parte das questões sob pena de cancelamento da certificação e proibição de realizar nova provas Dos valores dos testes O valor do teste de certificação é de R$520,00 para os candidatos não associados ao IBRI; para os candidatos associados ao IBRI o valor corresponde à R$470,00. Tais valores são aplicáveis para ambas as certificações, não havendo assim distinção de preço entre o CPRI 1 e CPRI 2. Importante: os valores pagos não são reembolsáveis Agendamento, Reagendamento e Cancelamento de Provas Agendamento Antes de agendar sua Prova, o Candidato deve aderir aos termos desse Manual de Candidatura, clicando em Eu Aceito no termo eletrônico dentro do Sistema de Certificação. Isto feito, o Candidato pode usar o mecanismo de agendamento do sistema para escolher o local, dia e hora da Prova, dependendo da disponibilidade real time divulgada pelo gestor da rede dos Centros de Testes. Caso o Candidato não cancele o agendamento, o local, dia e hora escolhidos e todos os demais dados são automaticamente confirmados sete (7) dias antes do evento agendado. A partir desse ponto, nenhuma mudança ou cancelamento do agendamento será permitido.

5 Cada Centro de Testes utiliza o seu horário oficial, devendo o candidato estar atento às mudanças de fuso horário que por ventura existam entre as diferentes cidades. O IBRI não se responsabiliza pelos agendamentos que não tenham sido completados, seja por falhas técnicas do sistema de transmissão via computadores, seja por outros fatores que impossibilitem a transmissão dos dados. O IBRI não se responsabiliza pelos demais custos incorridos pelos inscritos, caso o exame agendado não seja disponibilizado na data e local acordados, seja por falhas técnicas do sistema de transmissão via computadores, seja por outros fatores que impossibilitem a transmissão dos dados. E, tão pouco, restitui o valor referente à taxa de inscrição, seja qual for o motivo alegado. O início do agendamento dos testes ocorrerá a partir de 02/Setembro/ Reagendamento O dia, hora e local da Prova podem ser alterados por até duas (2) vezes. Ao solicitar um agendamento cuja data do exame esteja a 7 (sete) dias além da data de solicitação, o seu agendamento encontra-se com status "Agendamento Solicitado". Nesta situação você poderá cancelar o "Agendamento Solicitado" até 2 (duas) vezes. Quando faltar apenas 7 (sete) dias para a realização do exame, você receberá um informando que seu agendamento entrou no status "Agendamento Confirmado" e, a partir daí, não será mais possível realizar o cancelamento. Exemplo: se no dia 01/10/2009 você solicitar um agendamento para o dia 20/10/2009, este agendamento estará com status "Agendamento Solicitado" até o dia 12/10/2009 (7 dias corridos que antecedem a data agendada) e você poderá cancelá-lo até essa data sem necessidade de justificativa. A partir do dia 13/10/2009 este agendamento estará com status "Agendamento Confirmado", não sendo mais possível realizar o cancelamento Cancelamento O pedido de desistência formulado até o 30º dia contado da inscrição, desde que não tenha sido confirmado o agendamento do exame, nos termos retro previstos, pode ser solicitado por comunicado através do site do IBRI ( na área Contato. Favor, seguir a orientação referente à escolha do assunto do . Importante: O Candidato que faltar a uma Prova agendada e confirmada será automaticamente considerado reprovado e se quiser refazer a inscrição para a certificação, poderá fazê-lo imediatamente após a falta. 4. DA REALIZAÇÃO DA PROVA 4.1. Documentos Necessários O Candidato deve comparecer ao Centro de Testes selecionado meia hora antes da Prova, munido de sua senha e login, além do original ou cópia autenticada de seu CPF e documento

6 oficial com foto, podendo ser: carteira e/ou cédula de identidade expedida por Secretaria de Segurança, Forças Armadas, Polícia Militar, Ministério das Relações Exteriores, Ordens ou Conselhos de Classe que, por força de Lei Federal, valem como documento de identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social, ou ainda, Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, devendo estes documentos estar em condições que permitam sua fácil identificação pelo fiscal. Antes da realização da Prova, o Candidato assinará um Termo de Orientação (ver um exemplo desse Termo no Anexo II) Utilização do Terminal e de Outros Equipamentos Uma vez identificado, o candidato é encaminhado ao terminal de computador em que fará sua Prova. Este tipo de prova em terminal eletrônico dispensa a utilização de canetas, lápis, borrachas etc., e também não exige nenhum conhecimento de informática, uma vez que caberá ao Candidato tão-somente assinalar a alternativa correta, utilizando-se de mouse. Caso seja identificado qualquer problema para a realização da Prova, o Candidato deve solicitar ao fiscal as providências cabíveis. O Candidato não será prejudicado se ocorrer falha nas máquinas ou no sistema que administra a aplicação das provas. Nestes casos, em sendo tecnicamente viável, o Candidato será encaminhado a outro terminal para realização de novo exame ou, não sendo viável essa solução, será agendada para o Candidato outra data e horário, no mesmo ou em outro Centro de Testes, para realização do exame, sem custo adicional. De qualquer forma, fica desde logo esclarecido que a responsabilidade do IBRI se limita ao oferecimento ao Candidato de nova oportunidade para realização da prova, nada mais podendo, jamais, ser exigido pelo Candidato do IBRI a qualquer título ou tempo, nem por qualquer forma. Importante: Nenhum material poderá ser utilizado ou consultado, incluindo telefones celulares, pagers, câmeras fotográficas ou de vídeo, gravadores visuais de qualquer tipo, lápis, caneta, papéis, notebooks, palm tops, tablets, livros ou apostilas. Excetuam-se a essa regra apenas e tão somente calculadoras cuja a única função seja realizar cálculos Eliminação de Candidatos Serão eliminados das Provas os Candidatos que: Se apresentarem após o horário estabelecido; Se apresentarem para o exame em outro local que não seja o informado no momento de sua inscrição; Não comparecerem ao exame, seja qual for o motivo alegado; Deixarem de apresentar os documentos necessários de identificação; Utilizarem-se de meios ilícitos para a execução da prova; Descumprirem qualquer das obrigações descritas neste Manual, no Regulamento e Código de Conduta do IBRI, no Termo de Orientação ou, ainda, instruções apresentadas pelo fiscal de prova; Perturbarem de qualquer modo a ordem nos Centros de Testes. 5. DOS RESULTADOS, GABARITOS E REVISÃO DAS PROVAS 5.1. Divulgação do Resultado

7 Os resultados serão colocados à disposição do candidato pelo IBRI em até cinco dias úteis após a realização da prova, salvo a ocorrência de excepcionalidades. Candidatos podem visualizar seus resultados dentro do Sistema de Certificação, acessado através de login e senha. Caso o inscrito não receba o resultado do exame, poderá realizar a consulta do resultado diretamente pelo telefone e/ou divulgado no site do IBRI ( para tanto Divulgação de Gabaritos Os gabaritos não serão divulgados, em função da própria natureza dos Programas de Certificação do IBRI Revisão das Provas Todos os candidatos têm o direito de solicitar a revisão do resultado, devendo entrar no site do IBRI e, na área Contato. Favor, seguir a orientação referente à escolha do assunto do . Essa solicitação será repassada para o Comitê de Certificação, que dará o parecer em, no máximo, 30 dias corridos a contar da data do pedido. Recebido o pedido de revisão, por escrito, nos termos acima descritos, a Comissão de Certificação o avaliará e, no prazo retro estabelecido, emitirá seu parecer ao Candidato, também por escrito, quanto à aprovação ou manutenção da reprovação do Candidato. 6. DOS CERTIFICADOS 6.1. Pedido do Certificado Digital Se for aprovado no(s) Exame(s), o Candidato aprovado poderá solicitar, dentro do Sistema de Certificação, o seu Certificado. A condição para a disponibilização de qualquer Certificação IBRI é a adesão, pela parte do Candidato, ao Código de Conduta do IBRI como uma Pessoa Certificada, nos termos do Regulamento do IBRI. Cada Certificação é intransmissível e seu uso indevido ou tentativa de transferência será caracterizado como falta grave, acarretando a anulação do Certificado concedido e a vedação ao acesso da respectiva Pessoa Certificada e às demais pessoas envolvidas à realização de nova prova de certificação, pelo prazo de 5 (cinco) anos Divulgação do Certificado Digital Dentro do Sistema de Certificação, cada Candidato possui um ambiente onde estão divulgados os seus Certificados Digitais. As informações divulgadas incluirão: nome da Pessoa Certificada, endereço eletrônico do mesmo, URL (para fins de divulgação por parte da Pessoa Certificada), data de Certificação, data de validade do certificado, o resultado e comentários do examinador (se houver). Nessa área restrita, também será disponibilizado para a Pessoa Certificada a Marca de Certificação e o Manual de Uso da mesma, que contém os direitos, orientações, obrigações e restrições referentes ao uso dela Validade do Certificado A validade do Certificado para a Certificação do IBRI é de três (3) anos.

8 7. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS 7.1. Alterações a este Manual Este Manual poderá ser atualizado ou alterado sem aviso prévio, com fins de aprimoramento ou adaptação a mudanças no quadro regulatório. Cabe ao Candidato manter-se informado sobre possíveis modificações pelo site do IBRI (

9 Anexo I 1ª Certificação (em cada nível): Área de certificação: Certificação: Nome do exame: Tipo de teste: Duração máxima: Número de questões: Opções de resposta: Número de acertos necessários para aprovação: Renovação da Certificação (no mesmo nível): Área de certificação: Certificação: Nome do exame: Tipo de teste: Duração máxima: Número de questões: Opções de resposta: Número de acertos necessários para aprovação: Relações com Investidores CPRI CPRI Múltipla escolha (proporção correta) 4 (quatro) horas 80 (oitenta) 4 (quatro) total de 60%, sendo necessariamente 40% de acertos por Tema Relações com Investidores CPRI CPRI Múltipla escolha (proporção correta) 4 (quatro) horas 50 (cinquenta) 4 (quatro) total de 60%, sendo necessariamente 40% de acertos por Tema Programa Este exame de certificação contém questões pertinentes aos seguintes temas e sub-temas: Tema 1 Mercado de Capitais Sub-tema 1 Introdução ao Mercado de Capitais Sub-tema 2 Estrutura de Capitalização e Obtenção de Recursos Sub-tema 3 A estrutura do mercado brasileiro de títulos e valores mobiliários Sub-tema 4 Estrutura do mercado de títulos global Sub-tema 5 Participantes do Mercado Sub-tema 6 O processo de negociação de títulos Sub-tema 7 Mercado de Derivativos Sub-tema 8 Títulos de Dívida (principais características) Tema 2 O Processo de Investimento Sub-tema 1 O processo contábil Sub-tema 2 Análise Financeira Sub-tema 3 Avaliação de Empresas Sub-tema 4 Administração de Carteiras Sub-tema 5 Finanças Comportamentais Tema 3 O Ambiente Corporativo Sub-tema 1 Legislação e regulamentação societárias Sub-tema 2 Práticas de divulgação e transparência Sub-tema 3 Governança Corporativa Sub-tema 4 Sustentabilidade

10 Tema 4 A prática de Relações com Investidores Sub-tema 1 Posicionamento e Papel de Relações com Investidores Sub-tema 2 Estruturação de um programa de RI, orçamento e mensuração Sub-tema 3 Fatores corporativos que afetam a execução do programa de relações com investidores Sub-tema 4 Comunicação Integrada Sub-tema 5 Públicos Entendendo as características e informações necessárias aos públicos específicos Sub-tema 6 Outras atividades/funções de suporte de relações com investidores Bibliografia Os candidatos devem usar as seguintes fontes como base de preparação: ASSAF NETO, Alexandre e LIMA, Fabiano G. Curso de Administração Financeira. São Paulo: Editora Atlas, 2 ed ASSAF NETO, Alexandre. Estrutura e Análise de Balanços: um enfoque econômico-financeiro. São Paulo: Editora Atlas, 10. ed., ASSAF NETO, Alexandre. Finanças Corporativas e Valor. São Paulo: Atlas, 6 ed ASSAF NETO, Alexandre. Mercado Financeiro. São Paulo: Atlas, 11 ed BRASIL. Lei nº , de 28 de dezembro de Altera e revoga dispositivos da Lei no 6.404/76 e estende às sociedades de grande porte disposições relativas à elaboração e divulgação de demonstrações financeiras. Disponível em: BRASIL. Lei nº 6.385, de 7 de dezembro de Dispõe sobre o mercado de valores mobiliários e cria a Comissão de Valores Mobiliários. Disponível em: BRASIL. Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de Dispõe sobre as Sociedades por Ações. Disponível em: BRASIL. Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de Dispõe sobre as Sociedades por Ações. Disponível em: COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS. OFÍCIO-CIRCULAR/CVM/SEP/N 002/2012. Disponível em: < >. Acesso em 27 jul COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS. Caderno 1: O que é a CVM. Janeiro de Disponível em: COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS. Instrução CVM nº 358, de 03 de janeiro de Dispõe sobre a divulgação e uso de informações sobre ato ou fato relevante relativo às companhias abertas. Disponível em: COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS. Instrução CVM nº 369, de 11 de junho de Altera a Instrução CVM 358/2002. Disponível em: COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS. Instrução CVM nº 400, de 29 de dezembro de Dispõe sobre as ofertas públicas de distribuição de valores mobiliários, nos mercados primário ou secundário. Disponível em:

11 COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS. Instrução CVM nº 442, de 08 de dezembro de Altera as Instruções CVM 400/2003 e 356/2001 Disponível em: COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS. Instrução CVM nº 449, de 15 de março de Altera a Instrução CVM 358/2002. Disponível em: COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS. Instrução CVM nº 480, de 7 de dezembro de Dispõe sobre o registro de emissores de valores mobiliários admitidos à negociação em mercados regulamentados de valores mobiliários. Disponível em: COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS. Instrução CVM nº 481, de 17 de dezembro de Dispõe sobre informações e pedidos públicos de procuração para exercício do direito de voto em assembléias de acionistas. Disponível em: COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS. Instrução CVM nº 482, de 05 de abril de Altera as Instruções CVM 400/2003 e 476/2009. Disponível em: COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS. Instrução CVM nº 488, de 16 de dezembro de Altera e acrescenta artigos à Instrução CVM n 400, de 29 de dezembro de 2003, à Instrução CVM nº 476, de 16 de janeiro de 2009, e à Instrução CVM nº 480, de 7 de dezembro de Disponível em: COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS. Instrução CVM nº 507, de 29 de setembro de Altera a Instrução CVM 400/2003. Disponível em: COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS. Instrução CVM nº 509 de 16 de novembro de Altera as Instruções CVM 480/2009 e 308/1999. Disponível em: COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS. Instrução CVM nº 511, de 05 de dezembro de Altera a Instrução CVM 480/2009. Disponível em: COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS. Instrução CVM nº 520, de 16 de abril de Altera a Instrução CVM 480/2009. Disponível em: de Orientação CODIM 1, de 05 de outubro de Dispõe sobre Teleconferências. Disponível em: < Acesso em: 27 jul de Orientação CODIM 2, de 13 de julho de Dispõe sobre apresentações públicas periódicas sobre a companhia. Disponível em: < Acesso em: 27 jul de Orientação CODIM 3, de 26 de novembro de Dispõe sobre reuniões restritas. Disponível em: < Acesso em: 27 jul de Orientação CODIM 4, de 17 de abril de Melhores práticas de divulgação de informações sobre o desempenho futuro da companhia - guidance. Disponível em: < Acesso em: 27 jul

12 de Orientação CODIM 5, de 27 de novembro de Dispõe sobre ato ou fato relevante. Disponível em: < Acesso em: 27 jul de Orientação CODIM 6, de 05 de março de Dispõe sobre a necessidade de padronização de procedimento para preparação e distribuição de release. Disponível em: < Acesso em: 27 jul de Orientação CODIM 7, de 22 de setembro de Dispõe sobre período de silêncio antes da divulgação pública das demonstrações contábeis. Disponível em: < Acesso em: 27 jul de Orientação CODIM 8, de 17 de fevereiro de Dispõe sobre melhores práticas de divulgação de resultados periódicos. Disponível em: < Acesso em: 27 jul de Orientação CODIM 9, de 27 de abril de Dispõe sobre preparativas para o Formulário de Referência. Disponível em: < Acesso em: 27 jul de Orientação CODIM 10, de 05 de outubro de Dispõe sobre comunicação eletrônicawebsite de relações com investidores. Disponível em: < Acesso em: 27 jul de Orientação CODIM 11, de 11 de janeiro de Dispõe sobre período de silêncio em ofertas públicas de distribuição de valores mobiliários. Disponível em: < Acesso em: 27 jul de Orientação CODIM 12, de 17 de maio de Dispõe sobre comunicação eletrônica por e- mail. Disponível em: < Acesso em: 27 jul de Orientação CODIM 13, de 15 de junho de Dispõe sobre melhores práticas para elaboração e divulgação do relatório anual. Disponível em: < Acesso em: 27 jul de Orientação CODIM 14, de 04 de setembro de Dispõe sobre melhores práticas para elaboração e divulgação do relatório anual. Disponível em: < Acesso em: 10 set COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS. Pronunciamentos Diversos. < Acesso em setembro de 2012 DAMODARAN, Aswath. Avaliação de Empresas. 2ª Ed. Pearson Education, DAMODARAN, Aswath. Finanças Corporativas: Teoria e Prática. 2ª Ed. Bookman, 2004.

13 ERNST & YOUNG e FIPECAFI. Manual de Normas de Contabilidade: IFRS versus normas brasileiras. Ed Atlas, FUNDAÇÃO INSTITUTO DE PESQUISAS CONTÁBEIS ATUARIAIS E FINANCEIRAS FIPECAFI. Manual de Contabilidade Societária. Ed Atlas, INSTITUTO BRASILEIRO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA IBGC. Governança Corporativa - Internacionalização e Convergência - Os novos rumos das práticas de governança - Editora Saint Paul INSTITUTO BRASILEIRO DE RELAÇÕES COM INVESTIDORES IBRI. O Estado da Arte das Relações com Investidores no Brasil INSTITUTO BRASILEIRO DE RELAÇÕES COM INVESTIDORES. Princípios Éticos e Código de Conduta Profissional Relações com Investidores. Disponível em: Acesso em: 27 jul LIMA, Iran S.; LIMA, Gerlando A.S.F; PIMENTEL, Renê C. Curso de Mercado Financeiro, 2º edição, São Paulo, Ed. Atlas, MAHONEY, William F. Manual do RI - Princípios e Melhores Práticas de Relações com Investidores - IMF Editora Ltda PINHEIRO, Juliano L. Mercado de Capitais, 6º edição, São Paulo, Ed. Atlas, SILVEIRA, Alexandre Di Miceli da. Governança corporativa no Brasil e no mundo: Teoria e Prática. São Paulo: Campus, p. SOARES, Geraldo; ALMEIDA, Jennifer e VERGILI, Rodney. Comunicação no Mercado Financeiro - Editora Saraiva TRINDADE, Marcelo; SANTOS, Aline de Menezes. Regulação e auto-regulação no Brasil e a crise internacional. Disponível em: Acesso em: 31 jul

14 Anexo II PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO DE PESSOAS TERMO DE ORIENTAÇÃO PARA A EXECUÇÃO DO EXAME DE CERTIFICAÇÃO Estão listadas, abaixo, as recomendações básicas a serem seguidas pelos candidatos, com vistas a assegurar a correta execução dos exames de certificação. Por favor, leia atentamente este documento, assine e devolva ao fiscal. ORIENTAÇÃO PARA O CANDIDATO À CERTIFICAÇÃO a) Só poderá realizar o Exame, o candidato que apresentar carteira e/ou cédula de identidade expedida por Secretaria de Segurança, Forças Armadas, Polícia Militar, Ministério das Relações Exteriores, Ordens ou Conselhos de Classe que, por força de Lei Federal, valem como documento de identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social, ou ainda, Carteira Nacional de Habilitação com fotografia. É essencial a existência, no documento, de foto recente, capaz de identificar o candidato com sua aparência atual; b) Ao iniciar o exame, o candidato terá declarado anteriormente que concorda com as regras estabelecidas nos documentos oficiais que norteiam o processo de Certificação ao qual se candidatou, como Editais, Regulamentos, Códigos e Manuais de Candidatura, disponibilizados no site do Organismo de Certificação; c) Não será permitida a utilização de nenhum material ou equipamento eletrônico, incluindo notebooks, palm tops, livros ou apostilas. Dependendo do exame será permitida a utilização de calculadora financeira ou similar não alfanumérica, conforme instrução contida no Manual de Candidatura referente ao seu exame e do fiscal. Também não será permitido o uso de pagers e telefones celulares, que devem ser desligados e guardados durante o exame. O não cumprimento destas regras torna o candidato passível de eliminação do processo de Certificação; d) Caso seja necessário efetuar cálculos, em algum exame, o fiscal, previamente autorizado pela FGV, poderá fornecer papel em branco, lápis e/ou caneta aos candidatos, que poderão ser utilizados para rascunho durante a realização do exame. Ao final do exame, o fiscal recolherá esse material. Em hipótese alguma, o candidato poderá se ausentar da sala levando a folha de rascunho, sob pena de ser eliminado do processo; e) Ao iniciar o exame, verifique sua duração especificada no relógio; f) Após iniciar o exame, o candidato não poderá retirar-se da sala, nem para ir ao banheiro, antes de sua finalização; g) Serão eliminados os candidatos que utilizarem meios considerados ilícitos para execução do exame, que não cumprirem as normas previstas neste Termo ou nos documentos oficiais que norteiam o processo de Certificação ao qual se candidatou, como Editais, Regulamentos, Códigos e Manuais de Candidatura, disponibilizados no site do Organismo de Certificação, ou ainda, as instruções apresentadas pelo fiscal. Eu, (nome em letra de forma), CPF nº, candidato à certificação pelo Organismo de Certificação declaro que li e concordo com as instruções descritas acima., de de (Assinatura do profissional)

15 Anexo III Declaração Quanto à Qualificação do Candidato Eu, (nome em letra de forma), CPF nº, candidato à certificação pelo IBRI, declaro que atendo aos requisitos de formação/experiência estipulados no Manual do Candidato divulgado no site do IBRI e me responsabilizo por quaisquer consequências de natureza civil, penal ou administrativa decorrentes da verificação de que a presente declaração se mostra inverídica, incompleta ou equivocada. Comprometome, ainda, a manter e apresentar ao IBRI, por solicitação deste a qualquer tempo, toda a documentação comprobatória do atendimento a tais requisitos de formação/experiência, durante todo o prazo de validade da certificação que me vier a ser concedida pelo IBRI no âmbito de seu Programa de Certificação., de de (Assinatura do Candidato)

MANUAL DE CANDIDATURA da Certificação Profissional FEBRABAN Análise e Aprovação de Crédito CERT.FBB-200

MANUAL DE CANDIDATURA da Certificação Profissional FEBRABAN Análise e Aprovação de Crédito CERT.FBB-200 Março de 2013 Versão 1.2 MANUAL DE CANDIDATURA da Certificação Profissional FEBRABAN Análise e Aprovação de Crédito CERT.FBB-200 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES O Candidato deve ler com atenção todas as

Leia mais

MANUAL DE CANDIDATURA da Certificação Profissional FEBRABAN em Ouvidoria - CERT.FBB-400

MANUAL DE CANDIDATURA da Certificação Profissional FEBRABAN em Ouvidoria - CERT.FBB-400 Abril de 2014 Versão 1.3 MANUAL DE CANDIDATURA da Certificação Profissional FEBRABAN em Ouvidoria - CERT.FBB-400 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES O Candidato deve ler com atenção todas as partes que compõem

Leia mais

Certificação Profissional de Análise e Aprovação de Crédito - CERT.FBB-200

Certificação Profissional de Análise e Aprovação de Crédito - CERT.FBB-200 MANUAL DE CANDIDATURA da Abril de 2012 Versão 2.0 A Federação Brasileira de Bancos FEBRABAN vem, neste Manual de Candidatura, divulgar as regras e informações necessárias para a realização dos exames pertinentes

Leia mais

REGULAMENTO DO EXAME DE CERTIFICAÇÃO CA-600 I - INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DO EXAME DE CERTIFICAÇÃO CA-600 I - INTRODUÇÃO REGULAMENTO DO EXAME DE CERTIFICAÇÃO CA-600 I - INTRODUÇÃO A ABECIP Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança, tendo em vista o Programa de Certificação Profissional ABECIP,

Leia mais

5. Um mesmo aluno não poderá integrar mais de uma equipe.

5. Um mesmo aluno não poderá integrar mais de uma equipe. Regulamento Desafio FACAMP DESAFIO DA BOLSA DE VALORES BM&F BOVESPA O DESAFIO FACAMP 2016 Desafio da Bolsa de Valores BM&F BOVESPA, realizado pela FACAMP - Faculdades de Campinas tem por finalidade principal

Leia mais

DIAGNÓSTICOS DA AMÉRICA S/A CNPJ/MF n.º 61.486.650/0001-83 NIRE n.º 35.300.172.507. Companhia Aberta

DIAGNÓSTICOS DA AMÉRICA S/A CNPJ/MF n.º 61.486.650/0001-83 NIRE n.º 35.300.172.507. Companhia Aberta DIAGNÓSTICOS DA AMÉRICA S/A CNPJ/MF n.º 61.486.650/0001-83 NIRE n.º 35.300.172.507 Companhia Aberta ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 12 DE NOVEMBRO DE 2015 ANEXO I Política de Divulgação

Leia mais

POLÍTICA DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES PARA O MERCADO DE CAPITAIS

POLÍTICA DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES PARA O MERCADO DE CAPITAIS POLÍTICA DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES PARA O MERCADO DE CAPITAIS 1. OBJETIVO A presente Política de Divulgação de Informações tem como objetivo geral estabelecer o dever da Companhia em divulgar, de forma

Leia mais

COMUNICADO DE PROCESSO SELETIVO Nº 0589-2012-01 ASSISTENTE DE SERVIÇOS JURÍDICOS DIRETORIA JURÍDICA R$ 3.380,66 40 HORAS SEMANAIS

COMUNICADO DE PROCESSO SELETIVO Nº 0589-2012-01 ASSISTENTE DE SERVIÇOS JURÍDICOS DIRETORIA JURÍDICA R$ 3.380,66 40 HORAS SEMANAIS COMUNICADO DE PROCESSO SELETIVO Nº 0589-2012-01 ASSISTENTE DE SERVIÇOS JURÍDICOS DIRETORIA JURÍDICA R$ 3.380,66 40 HORAS SEMANAIS DRH-SS-SE 0589-2012-01 A Diretoria de Recursos Humanos do SESI-SP abre

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE TURVO/SC SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E AGRICULTURA.

PREFEITURA MUNICIPAL DE TURVO/SC SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E AGRICULTURA. PREFEITURA MUNICIPAL DE TURVO/SC SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E AGRICULTURA. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÃO DE PESSOAL EM CARÁTER TEMPORÁRIO PARA AS SECRETARIAS MUNICIPAL DE OBRAS E AGRICULTURA.

Leia mais

Política de Divulgação de Informações Relevantes e Preservação de Sigilo

Política de Divulgação de Informações Relevantes e Preservação de Sigilo Índice 1. Definições... 2 2. Objetivos e Princípios... 3 3. Definição de Ato ou Fato Relevante... 4 4. Deveres e Responsabilidade... 5 5. Exceção à Imediata Divulgação... 7 6. Dever de Guardar Sigilo...

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2011 EDITAL DE ABERTURA DAS INSCRIÇÕES. VAGAS VAGAS OFERECIDAS DURAÇÃO CREDENCIADAS Mastologia 06 06 2 anos

PROCESSO SELETIVO 2011 EDITAL DE ABERTURA DAS INSCRIÇÕES. VAGAS VAGAS OFERECIDAS DURAÇÃO CREDENCIADAS Mastologia 06 06 2 anos Instituto Brasileiro de Controle do Câncer - IBCC Residência Médica PROCESSO SELETIVO 2011 EDITAL DE ABERTURA DAS INSCRIÇÕES O Centro de Estudos Prof. Dr. João Sampaio Góes Junior do Instituto Brasileiro

Leia mais

Processo Seletivo para os Cursos de Educação Profissional Técnica de Ensino Médio - Edital 001/2016 -

Processo Seletivo para os Cursos de Educação Profissional Técnica de Ensino Médio - Edital 001/2016 - Processo Seletivo para os Cursos de Educação Profissional Técnica de Ensino Médio - Edital 001/2016 - A Diretoria da PRACATUM Escola de Música e Tecnologias, no uso de suas atribuições e demais disposições

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR AO EDITAL UFU/PROGRAD Nº 01 - Edital de Solicitação de Matrícula

EDITAL COMPLEMENTAR AO EDITAL UFU/PROGRAD Nº 01 - Edital de Solicitação de Matrícula EDITAL COMPLEMENTAR AO EDITAL UFU/PROGRAD Nº 01 - Edital de Solicitação de Matrícula A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) torna pública a divulgação do Edital Complementar ao Edital UFU/PROGRAD Nº

Leia mais

MANUAL DA CERTIFICAÇÃO POR PROVA PARA TÉCNICOS 2015

MANUAL DA CERTIFICAÇÃO POR PROVA PARA TÉCNICOS 2015 MANUAL DA CERTIFICAÇÃO POR PROVA PARA TÉCNICOS 2015 1 1. A Certificação por Prova é destinada a profissionais de Previdência Complementar Fechada que atuem na área de Contabilidade. IMPEDIMENTOS 2. O candidato

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE NOVOS ALUNOS EDITAL DO CURSO DE MEDICINA/2010

PROCESSO SELETIVO DE NOVOS ALUNOS EDITAL DO CURSO DE MEDICINA/2010 PROCESSO SELETIVO DE NOVOS ALUNOS EDITAL DO CURSO DE MEDICINA/2010 De conformidade com o disposto no inciso II do Art. nº 44 da Lei n.º 9.394 de 20/12/96, com o Parecer CNE nº 98 de 06/07/99, com a Portaria

Leia mais

DEVOXX4KIDS SÃO PAULO - BRASIL. Termos e Condições de Venda

DEVOXX4KIDS SÃO PAULO - BRASIL. Termos e Condições de Venda DEVOXX4KIDS SÃO PAULO - BRASIL Termos e Condições de Venda A Globalcode Treinamentos, organizadora do Devoxx4Kids São Paulo Brasil, regula a realização de inscrição e pagamento online, para as edições

Leia mais

MANUAL DA CERTIFICAÇÃO POR PROVA PARA GESTORES E CONSELHEIROS 2012

MANUAL DA CERTIFICAÇÃO POR PROVA PARA GESTORES E CONSELHEIROS 2012 MANUAL DA CERTIFICAÇÃO POR PROVA PARA GESTORES E CONSELHEIROS 2012 1 MODALIDADES E PROGRAMA 1. A certificação está dividida em duas categorias, correspondendo cada qual à uma determinada ênfase no conjunto

Leia mais

NORMAS DE ATENDIMENTO DA REDE DE BIBLIOTECAS

NORMAS DE ATENDIMENTO DA REDE DE BIBLIOTECAS 1. OBJETIVO As presentes NORMAS DE ATENDIMENTO regulam os procedimentos para utilização do espaço físico e acervo das Bibliotecas da Estácio. 2. DEFINIÇÕES Pergamum - Sistema Integrado de Bibliotecas utilizado

Leia mais

PROCESSO SELETIVO N 02-2010 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL

PROCESSO SELETIVO N 02-2010 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL PROCESSO SELETIVO N 02-2010 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL A unidade nacional do Sescoop Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos,

Leia mais

QUALIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE PESSOAL EM CORROSÃO E PROTEÇÃO

QUALIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE PESSOAL EM CORROSÃO E PROTEÇÃO ABRACO 00 de 0 OBJETIVO Esta norma estabelece a sistemática adotada pela Associação Brasileira de Corrosão ABRACO para o funcionamento do Sistema Nacional de Qualificação e Certificação em Corrosão e Proteção.

Leia mais

COMUNICADO DE PROCESSO SELETIVO Nº 0070-2011-01

COMUNICADO DE PROCESSO SELETIVO Nº 0070-2011-01 COMUNICADO DE PROCESSO SELETIVO Nº 0070-2011-01 DRH-SN 0070-2011-01 PROFESSOR DE ENSINO SUPERIOR AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL/GESTÃO DE PROJETOS R$ 40,47 POR AULA (*) ver disposições finais FORMAÇÃO DE CADASTRO

Leia mais

PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br

PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br Curso de Tecnologia em Redes de Computadores Disciplina: Tópicos Avançados II 5º período Professor: José Maurício S. Pinheiro AULA 3: Políticas e Declaração de

Leia mais

CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL POR EXPERIÊNCIA DE ADMINISTRADORES. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES Fluxo e Detalhamento

CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL POR EXPERIÊNCIA DE ADMINISTRADORES. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES Fluxo e Detalhamento CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL POR EXPERIÊNCIA DE ADMINISTRADORES DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES Fluxo e Detalhamento ICSS 2013 1 2 Índice 1 FLUXO DO PROCESO DE CERTIFICAÇÃO POR EXPERIÊNCIA... 4 2 DETALHAMENTO DO

Leia mais

Reitoria Coordenadoria de Relações Internacionais. Edital No. 004/2014 COORDENADORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS/INGLÊS SEM FRONTEIRAS

Reitoria Coordenadoria de Relações Internacionais. Edital No. 004/2014 COORDENADORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS/INGLÊS SEM FRONTEIRAS Edital No. 004/2014 COORDENADORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS/INGLÊS SEM FRONTEIRAS A coordenadoria de Relações Internacionais da UENP torna pública a abertura de inscrições e demais procedimentos relativos

Leia mais

REGULAMENTO DO CREDENCIAMENTO PARA COMPOR O CADASTRO DE CONSULTORES DO MOVIMENTO CATARINENSE PARA EXCELÊNCIA

REGULAMENTO DO CREDENCIAMENTO PARA COMPOR O CADASTRO DE CONSULTORES DO MOVIMENTO CATARINENSE PARA EXCELÊNCIA REGULAMENTO DO CREDENCIAMENTO PARA COMPOR O CADASTRO DE CONSULTORES DO MOVIMENTO CATARINENSE PARA EXCELÊNCIA O processo de credenciamento acontecerá de acordo com as etapas abaixo, a serem aplicadas a

Leia mais

CONVOCAÇÃO PARA PROCESSO SELETIVO DE PROFESSORES DE MÚSICA

CONVOCAÇÃO PARA PROCESSO SELETIVO DE PROFESSORES DE MÚSICA CONVOCAÇÃO PARA PROCESSO SELETIVO DE PROFESSORES DE MÚSICA Encontram-se abertas, até as 18 (dezoito) horas do dia 22 de janeiro de 2016, as inscrições para o Processo eletivo para ingresso de professores

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A PROVA ESCRITA

ORIENTAÇÕES PARA A PROVA ESCRITA ORIENTAÇÕES PARA A PROVA ESCRITA 1.0 A Prova Escrita será realizada somente na cidade de Cuiabá, no dia 18 de setembro de 2011 (domingo), das 08h00min as 13h00min (Horário de Cuiabá/MT). Local: Universidade

Leia mais

CONCESSIONÁRIA RODOVIAS DO TIETÊ S.A. CNPJ/MF Nº 10.678.505/0001-63 NIRE Nº 35.300.366.476

CONCESSIONÁRIA RODOVIAS DO TIETÊ S.A. CNPJ/MF Nº 10.678.505/0001-63 NIRE Nº 35.300.366.476 CONCESSIONÁRIA RODOVIAS DO TIETÊ S.A. CNPJ/MF Nº 10.678.505/0001-63 NIRE Nº 35.300.366.476 POLÍTICA DE DIVULGAÇÃO DE ATOS OU FATOS RELEVANTES E PRESERVAÇÃO DE SIGILO I. DEFINIÇÕES E ADESÃO 1. As definições

Leia mais

VIII Concurso de Monografia "Formas de Diversificação de Investimentos Via Mercado de Capitais em Cenário de Redução de Taxa de Juros"

VIII Concurso de Monografia Formas de Diversificação de Investimentos Via Mercado de Capitais em Cenário de Redução de Taxa de Juros VIII Concurso de Monografia "Formas de Diversificação de Investimentos Via Mercado de Capitais em Cenário de Redução de Taxa de Juros" REGULAMENTO O VIII Concurso de Monografia CVM e BOVESPA versará sobre

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR AO EDITAL UFU/PROGRAD/DIRPS 01/2014 - Edital de Solicitação de Matrícula

EDITAL COMPLEMENTAR AO EDITAL UFU/PROGRAD/DIRPS 01/2014 - Edital de Solicitação de Matrícula EDITAL COMPLEMENTAR AO EDITAL UFU/PROGRAD/DIRPS 01/2014 - Edital de Solicitação de Matrícula A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) torna pública a divulgação do Edital Complementar ao Edital UFU/PROGRAD/DIRPS

Leia mais

EDITAL Nº 010/2015-PROPPG, de 16 de dezembro de 2015.

EDITAL Nº 010/2015-PROPPG, de 16 de dezembro de 2015. Pós-Graduação Lato Sensu em Politicas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica EDITAL Nº 010/2015-PROPPG, de 16 de dezembro de 2015. A, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG/IFG),

Leia mais

ANEXO A FERTILIZANTES HERINGER S.A. CNPJ/MF 22.266.175/0001-88 POLITICA DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES RELEVANTES E PRESERVAÇÃO DE SIGILO

ANEXO A FERTILIZANTES HERINGER S.A. CNPJ/MF 22.266.175/0001-88 POLITICA DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES RELEVANTES E PRESERVAÇÃO DE SIGILO ANEXO A FERTILIZANTES HERINGER S.A. CNPJ/MF 22.266.175/0001-88 POLITICA DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES RELEVANTES E PRESERVAÇÃO DE SIGILO I - DEFINIÇÕES E ADESÃO 1. As definições utilizadas na presente Política

Leia mais

INSTRUÇÃO CVM Nº 476, DE 16 DE JANEIRO DE 2009.

INSTRUÇÃO CVM Nº 476, DE 16 DE JANEIRO DE 2009. INSTRUÇÃO CVM Nº 476, DE 16 DE JANEIRO DE 2009. Dispõe sobre as ofertas públicas de valores mobiliários distribuídas com esforços restritos e a negociação desses valores mobiliários nos mercados regulamentados.

Leia mais

WebQualis 3.0 MANUAL CAPES/MEC. Diretoria de Avaliação - DAV

WebQualis 3.0 MANUAL CAPES/MEC. Diretoria de Avaliação - DAV CAPES/MEC Diretoria de Avaliação - DAV WebQualis 3.0 Aplicativo para a classificação dos veículos de divulgação da produção científica da Pós-Graduação Brasileira MANUAL 2008 2 Fundação CAPES Presidente

Leia mais

POLÍTICA DE DIVULGAÇÃO DE ATO OU FATO RELEVANTE DA TARPON INVESTIMENTOS S.A.

POLÍTICA DE DIVULGAÇÃO DE ATO OU FATO RELEVANTE DA TARPON INVESTIMENTOS S.A. POLÍTICA DE DIVULGAÇÃO DE ATO OU FATO RELEVANTE DA TARPON INVESTIMENTOS S.A. I - DEFINIÇÕES E ADESÃO 1. As definições utilizadas na presente Política de Divulgação têm os significados que lhes são atribuídos

Leia mais

Edital n.º 04/2008. Seleção para Ingresso ao Curso Técnico em Gestão Hoteleira Município de Rio Quente

Edital n.º 04/2008. Seleção para Ingresso ao Curso Técnico em Gestão Hoteleira Município de Rio Quente Edital n.º 04/2008 Seleção para Ingresso ao Curso Técnico em Gestão Hoteleira Município de Rio Quente A Secretaria de Estado da Educação SEE, por meio do Centro de Educação Profissional Sebastião de Siqueira

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CONTINUADO 1º SEMESTRE 2016

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CONTINUADO 1º SEMESTRE 2016 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CONTINUADO 1º SEMESTRE 2016 O Diretor da Faculdade Victor Hugo, no uso de suas atribuições legais e em conformidade com O 3º do art. 32 da PN nº 40/2007, torna público que se

Leia mais

EDITAL MESTRADO 2016

EDITAL MESTRADO 2016 EDITAL MESTRADO 2016 Edital do Exame de Seleção para ingresso no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Espírito Santo. A Coordenação

Leia mais

1.4 Será permitido somente 01(um) cadastro por CPF ao Programa Fidelidade epontua, na condição de cliente.

1.4 Será permitido somente 01(um) cadastro por CPF ao Programa Fidelidade epontua, na condição de cliente. 1. Adesão ao Programa Fidelidade 1.1 A adesão dos clientes (exclusivamente pessoas físicas, residentes e domiciliadas em território nacional, com idade superior a 18 (dezoito) anos que possuam CPF) ao

Leia mais

Norma 02/2015 Provas Finais 4º e 6º anos

Norma 02/2015 Provas Finais 4º e 6º anos Norma 02/2015 Provas Finais 4º e 6º anos Todas estas instruções têm de ser lidas e esclarecidas pelo diretor de turma ou professor titular de turma, na sala de aula, antes do final do 3.º período, devendo

Leia mais

EDITAL PRGDP Nº 29/2014

EDITAL PRGDP Nº 29/2014 EDITAL PRGDP Nº 29/2014 A PRGDP/UFLA, no uso de suas atribuições, e considerando a Lei nº 11.091, de 12/01/2005, Decreto nº 5.707, de 23/02/2006 e a Resolução CUNI nº 56 de 29/10/2013, torna público que

Leia mais

COMUNICADO DE PROCESSO SELETIVO - Nº 0009-2016. CARGO: Técnico de Nível Superior Comprador / Comércio Exterior MANAUS.

COMUNICADO DE PROCESSO SELETIVO - Nº 0009-2016. CARGO: Técnico de Nível Superior Comprador / Comércio Exterior MANAUS. COMUNICADO DE PROCESSO SELETIVO - Nº 0009-2016 CARGO: Técnico de Nível Superior Comprador / Comércio Exterior MANAUS SENAI - Amazonas O Departamento de Gestão de Pessoas do Sistema Federação das Indústrias

Leia mais

MANUAL PARA REGISTRO DE CERTIFICADO DE DEPÓSITO DE VALORES MOBILIÁRIOS - BDR NÍVEL I NÃO PATROCINADO

MANUAL PARA REGISTRO DE CERTIFICADO DE DEPÓSITO DE VALORES MOBILIÁRIOS - BDR NÍVEL I NÃO PATROCINADO MANUAL PARA REGISTRO DE CERTIFICADO DE DEPÓSITO DE VALORES MOBILIÁRIOS - BDR NÍVEL I NÃO PATROCINADO Artigo 1º. Para registro do Certificado de Depósito de Valores Mobiliários - BDR Nível I Não Patrocinado

Leia mais

SELEÇÃO PÚBLICA PARA ESTÁGIO MÉDICO - 2014 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES

SELEÇÃO PÚBLICA PARA ESTÁGIO MÉDICO - 2014 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO PÚBLICA PARA ESTÁGIO MÉDICO - 2014 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES A Congregação das Filhas de Nossa Senhora Stella Maris Hospital Stella Maris, torna público que no período de 18/10/2013 a 30/01/2014

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSAS ESTUDOS DA CAPES MESTRADO e DOUTORADO EDITAL 1º/2013

PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSAS ESTUDOS DA CAPES MESTRADO e DOUTORADO EDITAL 1º/2013 UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSAS ESTUDOS

Leia mais

CONCORRÊNCIA Nº. 001/2010/SENAR-AR/RO

CONCORRÊNCIA Nº. 001/2010/SENAR-AR/RO PROCESSO nº 006/2010 CONCORRÊNCIA SOB REGISTRO DE PREÇOS n.º 001/2010 CONTRATO SOB REGISTRO DE PREÇOS PARA FORNECIMENTO DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS, PRODUTOS DESCARTAVÉIS E PRODUTOS DE HIGIENE E LIMPEZA QUE

Leia mais

Comitê Consultivo de Educação Programa TOP XI Regulamento

Comitê Consultivo de Educação Programa TOP XI Regulamento Apresentação: O Programa TOP é uma iniciativa conjunta das instituições que formam o Comitê Consultivo de Educação, criado pela Deliberação CVM n 498/06, que tem os seguintes objetivos: - propor e apoiar

Leia mais

Requisitos para o cargo

Requisitos para o cargo COMUNICADO DE PROCESSO SELETIVO Nº 000050-2013-A PROFESSOR TÉCNICO DE ESPORTES E LAZER MODALIDADE DE ATUAÇÃO: FITNESS DEL/CENTRO DE LAZER E ESPORTES 19 VILA LEOPOLDINA SESI SP A Diretoria de Recursos Humanos

Leia mais

NORMAS PARA O PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS AO CURSO SUPERIOR SEQUENCIAL DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 2 O SEMESTRE DE 2013

NORMAS PARA O PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS AO CURSO SUPERIOR SEQUENCIAL DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 2 O SEMESTRE DE 2013 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS COORDENADORIA DE INGRESSO DISCENTE NORMAS PARA O PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS AO CURSO SUPERIOR SEQUENCIAL DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Leia mais

CONTRATO DE ASSINATURA

CONTRATO DE ASSINATURA CONTRATO DE ASSINATURA 1. PARTES 1.1 De um lado I SOWA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ME, CNPJ 11.388.573/0001-50 estabelecida na Avenida Pompéia, 1792, Bairro Perdizes, São Paulo, CEP: 05022-001, ("o MEUADV");

Leia mais

POLÍTICA DE DIVULGAÇÃO DE ATO OU FATO RELEVANTE LE LIS BLANC DEUX COMÉRCIO E CONFECÇÕES DE ROUPAS S.A. POLÍTICA DE DIVULGAÇÃO DE ATO OU FATO RELEVANTE

POLÍTICA DE DIVULGAÇÃO DE ATO OU FATO RELEVANTE LE LIS BLANC DEUX COMÉRCIO E CONFECÇÕES DE ROUPAS S.A. POLÍTICA DE DIVULGAÇÃO DE ATO OU FATO RELEVANTE POLÍTICA DE DIVULGAÇÃO DE ATO OU FATO RELEVANTE LE LIS BLANC DEUX COMÉRCIO E CONFECÇÕES DE ROUPAS S.A. POLÍTICA DE DIVULGAÇÃO DE ATO OU FATO RELEVANTE I DEFINIÇÕES E ADESÃO 1. As definições utilizadas

Leia mais

Cabe ao candidato acompanhar na Internet a publicação de resultados e convocação para as demais etapas do processo seletivo.

Cabe ao candidato acompanhar na Internet a publicação de resultados e convocação para as demais etapas do processo seletivo. COMUNICADO DE PROCESSO SELETIVO Nº 0005-2010-01 MÉDICO FISIATRA (04 VAGAS) DS/REABILITAÇÃO * 12 horas semanais - R$ 2.559,00 * 20 horas semanais - R$ 4.203,00 SESI-SP A Diretoria de Recursos Humanos do

Leia mais

FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOROCABA FACENS EDITAL DO PROCESSO SELETIVO / 1º SEMESTRE DE 2015

FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOROCABA FACENS EDITAL DO PROCESSO SELETIVO / 1º SEMESTRE DE 2015 1 DA ABERTURA FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOROCABA FACENS EDITAL DO PROCESSO SELETIVO / 1º SEMESTRE DE 2015 O Diretor da Faculdade de Engenharia de Sorocaba FACENS, mantida pela Associação Cultural de Renovação

Leia mais

POLÍTICA DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES RELEVANTES E PRESERVAÇÃO DE SIGILO DA

POLÍTICA DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES RELEVANTES E PRESERVAÇÃO DE SIGILO DA POLÍTICA DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES RELEVANTES E PRESERVAÇÃO DE SIGILO DA KROTON EDUCACIONAL S.A. Companhia Aberta CNPJ/MF n.º 02.800.026/0001-40 NIRE 31.300.025.187 I Definições e Adesão 1. As definições

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS N.º 01/2015 (Atualizado com Errata nº 01)

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS N.º 01/2015 (Atualizado com Errata nº 01) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS N.º 01/2015 (Atualizado com Errata nº 01) A Câmara Municipal de Palmital, Estado de São Paulo, nos termos do disposto na Lei Complementar 11.788 de 25 de setembro

Leia mais

Requisitos para inscrição. Pré-inscrições até 13/05/2011, na Internet (www.sp.senai.br/trabalheconosco)

Requisitos para inscrição. Pré-inscrições até 13/05/2011, na Internet (www.sp.senai.br/trabalheconosco) COMUNICADO DE PROCESSO SELETIVO Nº 0189-2011-01 TÉCNICO EM RECURSOS DIDÁTICOS ILUSTRADOR GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA R$ 3.048,03 40H SEMANAIS DRH/SN 0189-2011-01 A Diretoria de Recursos Humanos

Leia mais

CURSO TÉCNICO 1SEM13 TÉCNICO DE SOLDAGEM EDITAL DO PROCESSO SELETIVO UNIFICADO. Cursos Técnicos 1

CURSO TÉCNICO 1SEM13 TÉCNICO DE SOLDAGEM EDITAL DO PROCESSO SELETIVO UNIFICADO. Cursos Técnicos 1 CURSO TÉCNICO 1SEM13 TÉCNICO DE SOLDAGEM EDITAL DO PROCESSO SELETIVO UNIFICADO 1. Das Inscrições 1.1 As inscrições para o processo seletivo para ingresso no Curso Técnico de Soldagem (no período noturno)

Leia mais

COMUNICADO DE PROCESSO SELETIVO Nº 0337-2012-01 BIBLIOTECÁRIO DIVISÃO DE EDUCAÇÃO ARARAQUARA E MATÃO SESI-SP

COMUNICADO DE PROCESSO SELETIVO Nº 0337-2012-01 BIBLIOTECÁRIO DIVISÃO DE EDUCAÇÃO ARARAQUARA E MATÃO SESI-SP COMUNICADO DE PROCESSO SELETIVO Nº 0337-2012-01 BIBLIOTECÁRIO DIVISÃO DE EDUCAÇÃO ARARAQUARA E MATÃO SESI-SP A Diretoria de Recursos Humanos do SESI-SP abre inscrições para candidatos interessados em participar

Leia mais

EDITAL Nº 017, DE 10 DE OUTUBRO DE 2014 PROCESSO DE SELEÇÃO DE ESTUDANTES NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE MONITORIA (VOLUNTÁRIA)

EDITAL Nº 017, DE 10 DE OUTUBRO DE 2014 PROCESSO DE SELEÇÃO DE ESTUDANTES NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE MONITORIA (VOLUNTÁRIA) EDITAL Nº 017, DE 10 DE OUTUBRO DE 2014 PROCESSO DE SELEÇÃO DE ESTUDANTES NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE MONITORIA (VOLUNTÁRIA) O DIRETOR DE IMPLANTAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Leia mais

EDITAL DE DOUTORADO- FLUXO CONTÍNUO

EDITAL DE DOUTORADO- FLUXO CONTÍNUO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE MEDICINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PATOLOGIA EDITAL DE DOUTORADO- FLUXO CONTÍNUO A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Patologia da Universidade

Leia mais

Política Institucional

Política Institucional ÍNDICE 1. OBJETIVO... 2 2. ABRANGÊNCIA E ESCOPO... 2 3. DIRETRIZES E PRINCIPIOS GERAIS... 2 4. PROCEDIMENTOS RELATIVOS A POTENCIAIS CONFLITOS DE INTERESSE... 3 5. PROCESSO DECISÓRIO DE VOTO... 3 6. EXERCÍCIO

Leia mais

Requisitos para inscrição

Requisitos para inscrição COMUNICADO DE PROCESSO SELETIVO Nº 000071-2013-A ANALISTA DE LABORATÓRIO ÁREA DE ATUAÇÃO: ENSAIOS E ANÁLISE LABORATORIAIS LABORATÓRIO DE PILHAS E BATERIAS CFP 7.01 BAURU 01 VAGA A Diretoria de Recursos

Leia mais

Boletim de Proteção do Consumidor/Investidor CVM/Senacon

Boletim de Proteção do Consumidor/Investidor CVM/Senacon 7A Ouvidoria no Mercado de Capitais Boletim de Proteção do Consumidor/Investidor CVM/Senacon Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor Secretaria Nacional do Consumidor Ministério da Justiça Introdução

Leia mais

COMUNICADO DE PROCESSO SELETIVO- Nº 0042-2015. CARGO: Auxiliar de Pré- Escola MANAUS. SESI - Amazonas

COMUNICADO DE PROCESSO SELETIVO- Nº 0042-2015. CARGO: Auxiliar de Pré- Escola MANAUS. SESI - Amazonas COMUNICADO DE PROCESSO SELETIVO- Nº 0042-2015 CARGO: Auxiliar de Pré- Escola MANAUS SESI - Amazonas O Departamento de Gestão de Pessoas do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (SESI)

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PÓS-GRADUAÇÃO IUA nº. 002 de 22/01/2016

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PÓS-GRADUAÇÃO IUA nº. 002 de 22/01/2016 O INSTITUTO UNIVERSITÁRIO ATLÂNTICO IUA, em parceria com a INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA IPC Coimbra/Portugal e a Faculdade Einstein, torna público, para conhecimento dos interessados, que realizará

Leia mais

EDITAL REFERENTE À PROVA PARA CERTIFICAÇÃO ANEPS DE AGENTES DE CRÉDITO

EDITAL REFERENTE À PROVA PARA CERTIFICAÇÃO ANEPS DE AGENTES DE CRÉDITO Através desse edital, a Associação Nacional das Empresas Prestadores de Serviço (ANEPS) e o Instituto Totum (empresa parceira da ANEPS responsável pela execução das provas) tornam públicas as condições

Leia mais

Art. 2º Este Ato Administrativo entra em vigor na data de sua assinatura, revogadas as disposições em contrário.

Art. 2º Este Ato Administrativo entra em vigor na data de sua assinatura, revogadas as disposições em contrário. ATO ADMINISTRATIVO REITORIA Nº 16/2015 Aprova o Edital do Processo Seletivo dos Cursos Superiores na modalidade a Distância Vestibular 2º Semestre de 2015 O REITOR DA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO,

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE FORMAS DE ACESSO AO AMBIENTE EAD... 2 O AMBIENTE EAD... 2 TERMO DE COMPROMISSO... 3 CONHECENDO A HOME PAGE DO TREINAMENTO EAD... 3 ETAPAS

Leia mais

PORTARIA FATEC / PRESIDENTE PRUDENTE Nº 18/2008 DE 23 DE JUNHO DE 2008.

PORTARIA FATEC / PRESIDENTE PRUDENTE Nº 18/2008 DE 23 DE JUNHO DE 2008. PORTARIA FATEC / PRESIDENTE PRUDENTE Nº 18/2008 DE 23 DE JUNHO DE 2008. Estabelece normas para utilização da Biblioteca da Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente. O Diretor da Faculdade de Tecnologia

Leia mais

Condições de Trabalho

Condições de Trabalho COMUNICADO DE PROCESSO SELETIVO Nº 000240-2013-A MOTORISTA (01 VAGA) GAEC/PLANEJAMENTO/COORDENAÇÃO DE ATIVIDADES CENTRO MÓVEL DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL SENAI/SP R$ 2.056,51 DRH SS-SN 000240-2013-A A Diretoria

Leia mais

Decreto Nº 13.840 de 21/09/2009

Decreto Nº 13.840 de 21/09/2009 Decreto Nº 13.840 de 21/09/2009 Dispõe sobre estágios no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta do Estado do Piauí para estudantes regularmente matriculados e com frequência efetiva, vinculados

Leia mais

Política de Exercício de Direito de Voto em Assembléias Gerais

Política de Exercício de Direito de Voto em Assembléias Gerais Política de Exercício de Direito de Voto em Assembléias Gerais Capítulo I: Aplicação e Objeto 1.1. Pelo presente documento, a ARBITRAL GESTÃO DE RECURSOS LTDA. ( Gestora ) vem, nos termos do Código ANBIMA

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS EDITAL Nº 08 DE 21 de julho de 2010 1.1 O Diretor do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2º Sem/2014 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via ENEM

PROCESSO SELETIVO 2º Sem/2014 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via ENEM PROCESSO SELETIVO 2º Sem/2014 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via ENEM A Universidade Cidade de São Paulo UNICID, atendendo a Portaria Normativa MEC n o 40, de 12.12.2007, resolve promover

Leia mais

NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE NBC TSC 4410, DE 30 DE AGOSTO DE 2013

NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE NBC TSC 4410, DE 30 DE AGOSTO DE 2013 NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE NBC TSC 4410, DE 30 DE AGOSTO DE 2013 Dispõe sobre trabalho de compilação de informações contábeis. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições

Leia mais

Espaço do Coordenador

Espaço do Coordenador Espaço do Coordenador Guia de utilização Versão 2.5 PARTE 6: Pedidos de pessoal 2 SUMÁRIO 8.4 PEDIDOS DE PESSOAL... 6 8.4.1 CLT... 7 8.4.2 ESTAGIÁRIO... 17 8.4.3 AUTÔNOMO... 26 8.4.4 VALE ALIMENTAÇÃO/REFEIÇÃO...

Leia mais

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO DOS DISCENTES DESTE CAMPUS EM: VISITAS TÉCNICAS CAPÍTULO I

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO DOS DISCENTES DESTE CAMPUS EM: VISITAS TÉCNICAS CAPÍTULO I REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO DOS DISCENTES DESTE CAMPUS EM: VISITAS TÉCNICAS CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E OBJETIVOS Artigo 1º - Visita técnica é atividade complementar dos componentes curriculares dos cursos

Leia mais

CURSOS DE NÍVEL SUPERIOR

CURSOS DE NÍVEL SUPERIOR EDITAL PARA ABERTURA DE INSCRIÇÕES E REALIZAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO DE ESTUDANTES, PELO CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA ESCOLA CIEE, PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE ESTÁGIO DA COMPANHIA DE ÁGUA E ESGOTOS DA

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 154 / 2015. Assunto: Dispõe sobre seleção interna e externa de docentes

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 154 / 2015. Assunto: Dispõe sobre seleção interna e externa de docentes CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 154 / 2015 Assunto: Dispõe sobre seleção interna e externa de docentes O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro

Leia mais

Processo Seletivo FAEC 2016

Processo Seletivo FAEC 2016 Processo Seletivo FAEC 2016 EDITAL Nº 03/2015 18 de agosto de 2015 A Direção Geral da FAEC, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, de acordo com a legislação vigente e Regimento, torna público

Leia mais

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS PROCESSO PARA SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS DE NÍVEL MÉDIO EDITAL Nº E 143/2015

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS PROCESSO PARA SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS DE NÍVEL MÉDIO EDITAL Nº E 143/2015 EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS PROCESSO PARA SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS DE NÍVEL MÉDIO EDITAL Nº E 143/2015 A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, empresa pública federal, criada pelo

Leia mais

EDITAL RM. Nº 03/2008

EDITAL RM. Nº 03/2008 EDITAL RM. Nº 03/2008 EDITAL E NORMAS DO CONCURSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO PARA MÉDICOS NA ÁREA DA CARDIOLOGIA E DE APERFEIÇOAMENTO NA ÁREA DE NEONATOLOGIA A Pró-Reitoria de Pós-Graduação

Leia mais

Política de Divulgação de Atos ou Fatos Relevantes da Quality Software S.A. ( Política de Divulgação )

Política de Divulgação de Atos ou Fatos Relevantes da Quality Software S.A. ( Política de Divulgação ) Política de Divulgação de Atos ou Fatos Relevantes da Quality Software S.A. ( Política de Divulgação ) Versão: 1.0, 08/03/2013 Fatos Relevantes v 1.docx 1. INTRODUÇÃO E OBJETIVO... 3 2. PESSOAS SUJEITAS

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2016 Graduação Presencial

PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2016 Graduação Presencial PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2016 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via ENEM A Faculdade São Sebastião, atendendo a Portaria Normativa MEC n o 40, de 12.12.2007, resolve promover Processo Seletivo

Leia mais