Apostila de treinamento. Equipe de salão. Apostila de Treinamento Salão Maio/15

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Apostila de treinamento. Equipe de salão. Apostila de Treinamento Salão Maio/15"

Transcrição

1 Apostila de treinamento Equipe de salão

2 Indice GUIA DE TREINAMENTO DO GARÇOM... 3 AMBIENTE... 4 O COLABORADOR... 4 HIGIENE PESSOAL... 5 POSTURA... 6 ATENDIMENTO (ASDAC)... 6 RECEPÇÃO... 7 ABORDAGEM... 7 VENDA... 7 SITUAÇÕES DE ATENDIMENTO... 8 Regras básicas para um bom serviço... 9 ACIDENTES... 9 EQUIPE Relações interpessoais... 10

3 GUIA DE TREINAMENTO DO GARÇOM O garçom é aquele que serve em bar, restaurante, cafés e em qualquer outro estabelecimento com serviços de alimentação e bebidas. É o representante da empresa perante o cliente, porque ele terá o contato direto com o cliente durante todo tempo em que ele permanecer no restaurante. Sua profissão é um grande desafio, requer bastante habilidade para atender as necessidades e expectativas de um cliente. O garçom deve ser, necessariamente, EFICIENTE (dominar PROCESSOS) e EFICAZ (Alcançar RESULTADOS), tem que saber os valores e a visão da empresa e comungar das missões e do objetivos que o restaurante traçar. o Posso ser somente eficiente e não ser eficaz? Um funcionário somente eficiente será um bom funcionário, porém não passará de enxugador de gelo Exemplo: Imagine que haja um vazamento de água no escritório da diretoria. O primeiro funcionário, imediatamente corre atrás de um pano, de um balde e de um rodo para retirar toda a água do ambiente. Ele foi eficiente, pois fez de maneira certa o que deveria ser feito. Poucos tempo depois, o vazamento volta a alagar a sala, e o nosso funcionário volta a correr atrás de um pano, de um balde e de um rodo para retirar toda a água. Essa é a típica descrição de um enxugador de gelo eficiente. Por outro lado, o segundo funcionário procurou observar toda a sala e tentar encontrar a origem para o surgimento de tanta água, concluiu que vinha exclusivamente do banheiro instalado dentro à sala. Uma vez lá dentro, percebeu que a torneira estava aberta e simplesmente a desligou, eliminando todo o problema de vazamento. Este funcionário foi eficaz, pois fez o que era certo fazer para solucionar o problema.

4 AMBIENTE Um ambiente preparado e agradável é o que os clientes esperam ao entrar em um restaurante. E isto é responsabilidade do garçom. E para um ambiente ser agradável, ele deve ser limpo, arrumado, ter bom aroma e organizado. Conheça qual o estilo e a decoração do restaurante, saiba a posição de cada móvel e planeje um cronograma organizacional que lhe ajudará a otimizar seu tempo na hora de arrumar. (Check List) - Verificar se o restaurante está limpo (piso, paredes, mesas, cadeiras, aparadores, cortinas, portas, balcões) - Fazer o alinhamento das mesas e cadeiras obedecendo o padrão de arrumação do restaurante - Testar iluminação, som. Fazer o teste no sistema, caso haja problema solucionar junto ao Gerente para que esteja pronto na hora do funcionamento - Cuidar dos materiais que sereão utilizados no serviço (cardápios, talheres, copos, cristais, guardanapos, azeites) - Para montage da mesa: Com o prato ao centro, Faca posicionada ao lado direito com o corte para dentro e Garfo do lado esquerdo. Copo de bebida no alto na direção da faca. No caso de Vinho, coloque a taça de vinho na direção da faca e a taça de água ao lado na parte de dentro. O COLABORADOR Quando entrar em um restaurante, o cliente julgará a qualidade do estabelecimento pela primeira impressão que tiver da sua atitude e apresentação pessoal. Tudo deve começar pela atenção a imagem do garçom. Apresentação pessoal de um colaborador é ponto de suma importância para o marketing promocional da marca. Dessa forma, estes profissionais que trabalham em contato com o público devem obedecer algumas regras:

5 HIGIENE PESSOAL - Tomar banho diariamente: Além de limpar os poros da pele o banho diário evita doenças de epiderme e ativa à circulação sanguínea proporcionando maior irrigação dos vasos corporais. - Lavar os cabelos diariamente: Massagear o coro cabeludo com as pontas dos dedos possibilita maior irrigação nos vasos sanguíneos, evitando males de caspas e seborreia. - Escovar os dentes: Devemos escovar os dentes sempre após cada refeição, fazer uma consulta a cada seis meses no dentista. A higiene bucal é importantíssima para a aparência pessoal e eliminação de germes. - Usar desodorante suave ou sem perfume: trabalhamos com alimentos e para uma comida ser completamente gostosa, essa deverá possui boa aparência, bom cheiro e por último um bom sabor. - Manter Unhas aparadas e limpas: Por estética e por higiene, pois é sob elas que poderão alojar-se os microrganismos capazes de contaminar os alimentos manipulados. - Limpar e cobrir qualquer ferimento: Qualquer ferimento é uma porta de entrada para infecções no organismo e foco de contaminação dos alimentos - Cabelo (deverão estar presos em caso de cabelos compridos) Cabelo e rosto são partes que estão sempre expostas independentes do tipo de uniforme, portanto devemos: - Manter-los sempre curtos, limpos e penteados. - Rostos sempre limpos e barbeados - Funcionárias devem manter seus cabelos preferencialmente curtos, presos quando compridos (utilização de toucas / redes nas áreas de produção). - Perfumes e jóias: Colaboradors não devem utilizar perfumes, uma vez que manipulam produtos que têm aromas naturais característicos, aos quais não deve ser sobrepor outros odores. Com relação a jóias, não são permitidos a utilização de adornos durante a jornada de trabalho em todos os setores conforme orientação de órgãos da saúde. - Mãos e unhas: As mãos de um Colaborador devem ser lavadas e sanitizadas constantemente, sempre depois do uso do sanitário ou manuseio de material contaminado, como lenços, lixeiras, poucas ou panelas sujas, lavar as mãos com sabonete e gel anti-séptico.

6 POSTURA Alguns pontos são importantes na postura de um Colaborador: - Ao falar, utilizar um tom moderado de voz. - Ter respeito com os companheiros de trabalho, independente do cargo. - Não utilizar palavras de baixo calão - Estar sempre com as mãos visíveis - Não apoiar nas mesas e cadeiras e não debruçar sobre a bancada - Estar sempre disposto ao atendimento. - Comer, beber ou fumar em horários específicos determinados previamente pela unidade. - Em caso de transpiração, coceiras, espirros..., utilizar local e material apropriado para sanitização - Equilíbrio emocional - Manter-se sempre bem humorado ATENDIMENTO (ASDAC) Para que o atendimento seja bom o bastante se tornando um diferencial temos que imputar algumas qualidades no nosso dia-a-dia: - Disposição: ter pró-atividade, tem que ter disposição em atender, querer conquistar o cliente pelo atendimento e não pela comida. - Dedicação: dispender tempo com o cliente. O atendente deve usar os preciosos minutos para ouvi-lo e orientá-lo - Conhecimento: O cliente precisa saber que está em boas mãos para isso o atendente precisa mostrar firmeza e sabedoria, domínio nas sugestões e respostas. Evitar o não sei torna-se um diferencial na venda. - Gentileza e Simpatia: é importante que o atendente seja extremamente educado. Não parecer uma máquina é essencial para que o cliente fique a vontade. - Dinamismo: Vivemos na era da internet, com wi-fi em todos os lugares, onde todas as informações vem e vão com muita agilidade. Nós não estamos mais habituado a esperar uma resposta e assim, o cliente aguarda por uma solução imediata. E um atendente dinâmico está pronto para isso! Ele é sempre focado, atencioso, se prontifica a agilizar a venda e a resolver dúvidas dos cliente.

7 Passo- a- passo básico de um atendimento: 1) Informe ao cliente o tipo de atendimento oferecido pelo restaurante; 2) Ofereça ao cliente alguma bebida antes de fazer o pedido do prato. Conheça sobre cada tipo de bebida para que possa ser dada sugestões corretas ao cliente, registre a bebida e logo após a sirva; 3) Sugira algum petisco ou couvert de entrada antes do prato principal; 4) Apresente o cardápio de alimentos e faça venda sugestiva; 5) Dê tempo e deixe o cliente á vontade para a escolha 6) Ao perceber que o cliente já fez sua escolha, aproxime-se e registre o pedido das comidas, depois que escrever o pedido leia em voz alta para o cliente ter certeza que não houve erros; 7) Recolha os cardápios e lance os pedidos para os setores competentes. 8) Após o prato principal, ofereça a sobremesa e antes de fechar a conta ofereça um café. Nenhum cliente é igual ao outro, existem diversos tipos de comportamento dos clientes, a atenção em cada gesto ou fala é importante para uma melhor compreensão do cliente, existe pessoas que não sabem demonstrar o que na verdade estão em busca. RECEPÇÃO Em muitos restaurantes, a recepção do cliente é uma tarefa realizada pelo maître ou hostess. Na sua ausência ou por recomendação da Gerência, o garçom deverá executala. ABORDAGEM O cardápio é a melhor forma de introduz um diálogo de venda e uma boa recepção é a porta para uma boa venda. VENDA Ter em mente que quanto mais vender, maior será sua comissão! Vocês são SÓCIOS!

8 SITUAÇÕES DE ATENDIMENTO. Confraternização, aniversário, festas, barulho, muita gente, isto indica uma mesa grande a servir. O que fazer para dar tudo certo? (brinquedoteca) - Acomode todos á mesa - Escolha uma mesa que não incomode outros clientes que não estão participando do evento - Identifique o cliente responsável pela mesa - Atenção ao retirar a comanda - Saiba o pedido de cada cliente - Solicite ajuda no momento de servir. Alguns executivos continuam suas reuniões em restaurantes. Como um garçom deverá se comportar nesta situação? - Evite interromper conversas - Sirva de forma discreta - Não se envolva nas conversas - Não faça comentários sobre o que ouviu. Quando o cliente estiver sozinho: - Faça com que ele se sinta bem-vindo - Evite acomodá-lo no centro do salão - Evite longa espera entre um prato e outro.. Hoje em dia o cliente não dispõe de muito tempo para a refeição. Entre no ritmo! - Seja rápido e eficiente - Recomende pratos rápidos - Informe a cozinha sobre o tempo do cliente - Tenha a conta encerrada logo após o pedido de sobremesa. Crianças necessitam sempre de atenção especial. Perceba os limites estabelecidos pelos pais da criança, nem sempre eles permitem muita aproximação. - Seja rápido e paciente - Mantenha as crianças distraídas, dentro do possível - Ofereça cadeira especial - Retire de perto das crianças objetos que ofereçam perigo - Sirva as crianças primeiro. E para aqueles clientes que necessitam de uma alimentação especial - Conheça o cardápio e todas as opções servidas pelo restaurante - Ouça atentamente o cliente sobre possíveis restrições (sem sal, sem açúcar, sem camarão ou outras) - Dê sugestões - Registre na comanda todas as observações feitas pelo cliente - Alerte a cozinha - Não o trate como doente

9 Regras básicas para um bom serviço - O garçom deve ter aparência impecável e boa postura, nunca se incline sobre o cliente nem sobre os alimentos. - Use sempre a bandeja para servir alimentos, bebidas ou qualquer outra coisa ao cliente. Normalmente as badejas são carregadas pela mão esquerda. Nunca encha além da sua capacidade e do peso que você pode aguentar. - A sequência do atendimento é uma regra: primeiro as crinaças, depois as mulheres sendo a prioridade das mais velhas, homens e por último o anfitrião. - A sequência de um serviço completo é: bebida, salada, sopa, prato principal, sobremesa, café e licor. - Mantenha a mesa sempre limpa, evitando que copos sujos, garrafas vazias, guardanapos usados, etc, atrapalhem a acomodação do cliente. - Pratos e bebidas devem ser servidos pela direita e retirados pela esquerda. - Ao retirar os utensílios usados, primeiro retirar os pratos depois os copos. - Avise ao cliente sobre alguma possível demora no serviço. Explique o motive e peça desculpas. Ao finalizar o serviço, certifique se o cliente não deseja mais nada. Emita a conta quando for solicitado, conferindo se os itens lançados condiz com o que foi consumido. Leve a conta até a mesa perguntando se necessita da máquina de cartão. Quando estiver recebendo o pagamento aplique a avaliação verbal, pergunte se os clientes estão satisfeitos e aborde como foi a estadia deles no restaurante. Lembre-se: o garçom está sempre na linha de frente, é importante estar preparado para situações de reclamações. - Mantenha a tranquilidade - Escute o que o cliente tem a dizer sem interromper - Reconheça o erro, se houver, sem procurar justificativas - Resolva o problema, e desculpe-se com o cliente. ACIDENTES Ocorrências são diversos os acidentes que ocorre nos restaurantes e para isso o garçom deve estar preparado para saber agir nestas situações: Guardanapo e talher que caem no chão deverá providenciar a reposição do guardanapo indo até o aparador e o colocando sobre o prato de mesa e, com os talheres de serviço (alicate) põe-se ao lado do cliente, somente depois recolhe o que havia caído. Quando for o caso de talheres, o garçom também deve dirigir-se ao aparador, apanhar o talher limpo enrolado em um guardanapo sobre o prato de mesa e coloca-o no lugar correto junto ao cliente e em seguida recolhe o que estava no chão; - Líquido derramado sobre a mesa retirar objetos atingidos como copos, pratos ou talheres e, com auxílio de um guardanapo, enxugar o líquido. Em seguida, sem desfazer a mesa, encobrir a mancha com um guardanapo e repor os utensílios retirados. Se for necessário trocar a toalha;

10 - Comida ou bebida derramada na roupa do cliente quando for o cliente, o garçom deverá limpar a roupa com um pano umedecido em água quente e aplicar talco se for preciso para absorver a gordura. Caso tenha sido provocado pelo garçom o restaurante deve arcar com as despesas de lavanderia. EQUIPE Com talento ganhamos partidas, com equipe ganhamos campeonatos (Michel Jordan) As pessoas que trabalham em equipe são mais produtivas, realizam tarefas com qualidade superior, ficam mais contentes com o seu trabalho e deixam os clients mais satisfeitos. Como consequencia, os benefícios que as empresas recebem são incontáveis e imensuráveis. O conceito de trabalho em grupo refere-se à interdependência e interação de compartilhamento de responsabilidades e habilidades individuais para diversos setores considerando a pluralidade de seres que formam um conjunto. Relações interpessoais Deve-se ter sempre em mente que um Colaborador é um indivíduo e que cada indivíduo constitui uma personalidade diferente. Portanto não se pode exigir que todas as pessoas pensem e ajam da mesma maneira. Visando um bom relacionamento um bom Colaborador deve: - Respeitar o próximo como ser humano - Evitar interromper aquele que esta falando, esperar sua vez. - Controlar atitudes agressivas e irônicas. - Evitar tomar responsabilidade atribuída a outro Colaborador - Evitar mal-entendidos devido à comunicação inadequada - Procurar compreender diversas opiniões

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 01. São atitudes corretas de atendimento ao público, EXCETO: A) Ser cortês. B) Tratar bem o cliente. C) Favorecer um ambiente agradável. D) Não dar a mínima importância ao problema

Leia mais

Cartilha de Treinamento para Garçons.

Cartilha de Treinamento para Garçons. Cartilha de Treinamento para Garçons. Informe-se e saia na frente. A Sodexo é a melhor parceira na hora de incentivar o crescimento e desenvolvimento de seu negócio. Está presente em cada etapa da administração

Leia mais

Utilizando o Guia de Avaliação de Hotel e Pousada

Utilizando o Guia de Avaliação de Hotel e Pousada Utilizando o Guia de Avaliação de Hotel e Pousada Para auxiliá-lo no correto preenchimento do Guia de Avaliação, seguem alguns esclarecimentos: O guia é composto por campos de preenchimento por extenso,

Leia mais

BOAS PRÁTICAS NO PREPARO DE ALIMENTOS

BOAS PRÁTICAS NO PREPARO DE ALIMENTOS BOAS PRÁTICAS NO PREPARO DE ALIMENTOS SÉRIE: SEGURANÇA ALIMENTAR e NUTRICIONAL Autora: Faustina Maria de Oliveira - Economista Doméstica DETEC Revisão: Dóris Florêncio Ferreira Alvarenga Pedagoga Departamento

Leia mais

Importância da Higiene

Importância da Higiene Importância da Higiene Anexo 1 1 Semana Pedagógica 1º semestre - 2016 Anexo I Importância da Higiene Você sabe o que é higiene? Higiene é o conjunto de medidas que tomamos para eliminar a sujeira, que

Leia mais

PAC 09. Higiene, Hábitos higiênicos e Saúde dos Colaboradores

PAC 09. Higiene, Hábitos higiênicos e Saúde dos Colaboradores Página 1 de 11 Higiene, Hábitos higiênicos e Saúde dos Colaboradores Página 2 de 11 1. Objetivo----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------03

Leia mais

Gerenciamento da Qualidade

Gerenciamento da Qualidade Gerenciamento da Qualidade Processos da Qualidade (JURAN) Planejamento Execução Monitoramento e Controle Planejar a qualidade Realizar a garantia da qualidade Realizar o controle da qualidade Inclui os

Leia mais

Manual Básico para os Manipuladores de Alimentos

Manual Básico para os Manipuladores de Alimentos Secretaria Municipal de Saúde VISA Ponte Nova Manual Básico para os Manipuladores de Alimentos Elaborado pela Equipe da Vigilância Sanitária de Ponte Nova Índice: 1. Manipulador de Alimentos e Segurança

Leia mais

Cartilha do. Manipulador de Alimentos

Cartilha do. Manipulador de Alimentos Cartilha do Manipulador de Alimentos apresenta Cartilha do Manipulador de Alimentos Belezas naturais e lugares maravilhosos, assim é o turismo no Brasil, que se desenvolve a cada dia e ocupa um importante

Leia mais

CARGOS E PERFIS PROFISSIONAIS DOS FUNCIONÁRIOS DE A&B 1. GERENTE GERAL

CARGOS E PERFIS PROFISSIONAIS DOS FUNCIONÁRIOS DE A&B 1. GERENTE GERAL CARGOS E PERFIS PROFISSIONAIS DOS FUNCIONÁRIOS DE A&B GERENTE GERAL Sexo: Masculino ou Feminino Idade: entre 25 e 40 anos Escolaridade: ensino superior completo (Administração, contabilidade ou hotelaria)

Leia mais

Cozinha Industrial. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho

Cozinha Industrial. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho Cozinha Industrial Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho Serviços de alimentação Este tipo de trabalho aparenta não ter riscos, mas não é bem assim, veja alguns exemplos: Cortes

Leia mais

ATENDIMENTO AO CLIENTE: DIFERENCIE-SE DA CONCORRÊNCIA E VENDA MAIS

ATENDIMENTO AO CLIENTE: DIFERENCIE-SE DA CONCORRÊNCIA E VENDA MAIS DIFERENCIE-SE DA CONCORRÊNCIA E VENDA MAIS DIFERENCIE-SE DA CONCORRÊNCIA E VENDA MAIS Visa a ampliar a visão de empresários quanto à necessidade de aperfeiçoar o atendimento a clientes como forma de construir

Leia mais

Regras Básicas de Segurança Em Laboratórios de Química

Regras Básicas de Segurança Em Laboratórios de Química Regras Básicas de Segurança Em Laboratórios de Química O que deve ser sempre lembrado é que: A segurança depende de cada um. É importante que o pessoal se habitue a trabalhar com segurança fazendo com

Leia mais

NORMAS DE SEGURANÇA EM LABORATÓRIO

NORMAS DE SEGURANÇA EM LABORATÓRIO NORMAS DE SEGURANÇA EM LABORATÓRIO 1. INTRODUÇÃO Toda e qualquer atividade prática a ser desenvolvida dentro de um laboratório apresentam riscos e estão propensas a acidentes. Devemos então utilizar normas

Leia mais

Tratamento pediátrico no INCA. Orientações aos pacientes

Tratamento pediátrico no INCA. Orientações aos pacientes Tratamento pediátrico no INCA Orientações aos pacientes 2010 Instituto Nacional de Câncer / Ministério da Saúde. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução total ou parcial desta obra, desde

Leia mais

para o mercado de trabalho

para o mercado de trabalho Orientação Profissional para o mercado de trabalho 2 APRESENTAÇÃO O SINDEPRESTEM, através de seu Plano Diretor, tem trabalhado com responsabilidade social e dedicação empresarial na promoção de ações e

Leia mais

PROTOCOLO HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS

PROTOCOLO HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS 1 páginas É um termo geral que se aplica às atividades de lavar as mãos ou friccioná-las com álcool gel. Essa higiene é considerada a medida mais eficaz para evitar a disseminação de infecções. PARA QUE

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA PACIENTES E ACOMPANHANTES COM INTERNAÇÕES AGENDADAS PREZADO CLIENTE:

ORIENTAÇÕES PARA PACIENTES E ACOMPANHANTES COM INTERNAÇÕES AGENDADAS PREZADO CLIENTE: ORIENTAÇÕES PARA PACIENTES E ACOMPANHANTES COM INTERNAÇÕES AGENDADAS PREZADO CLIENTE: Pensando em seu bem-estar e tranquilidade, preparamos este guia rápido com informações úteis para sua internação, tornando

Leia mais

REGULAMENTO DOS LABORATÓRIOS ESPECIALIZADOS DA ÁREA DE SAÚDE

REGULAMENTO DOS LABORATÓRIOS ESPECIALIZADOS DA ÁREA DE SAÚDE REGULAMENTO DOS LABORATÓRIOS ESPECIALIZADOS DA ÁREA DE SAÚDE I. Objetivos do Regulamento dos Laboratórios Especializados da Área de Saúde 1. Fornecer um guia geral e regras básicas consideradas mínimas

Leia mais

Cuidar e Educar: Noções básicas de cuidados para os alunos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento

Cuidar e Educar: Noções básicas de cuidados para os alunos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento Cuidar e Educar: Noções básicas de cuidados para os alunos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento Procedimentos básicos sobre higiene, alimentação e locomoção Desenvolvimento infantil

Leia mais

DICAS DE BURACO ONLINE

DICAS DE BURACO ONLINE DICAS DE BURACO ONLINE Link: http://www.jogatina.com/dicas-jogar-buraco-online.html Às vezes, conhecemos todas as regras de um jogo, mas na hora de passar da teoria para a prática, as coisas não funcionam

Leia mais

FineNess Cachos PRO. Manual de Uso

FineNess Cachos PRO. Manual de Uso Manual de Uso IMPORTANTE, POR FAVOR, LEIA ESTAS INFORMAÇÕES E INSTRUÇÕES ANTES DE USAR O DUTO Antes de começar a utilizar o novo Fineness Cachos, por favor, leia atentamente as instruções. 1. Certifique-se

Leia mais

GUIA DE INSTALAÇÃO DE CASAS DE BANHO

GUIA DE INSTALAÇÃO DE CASAS DE BANHO GUIA DE INSTALAÇÃO DE CASAS DE BANHO Guia passo a passo para instalar a sua nova casa de banho Esta brochura é o seu guia para preparar e instalar você mesmo a sua casa banho. No interior, vai encontrar

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DEPILADOR ELÉTRICO AT-3218

MANUAL DE INSTRUÇÕES DEPILADOR ELÉTRICO AT-3218 MANUAL DE INSTRUÇÕES DEPILADOR ELÉTRICO AT-3218 POR FAVOR, LEIA ESTE MANUAL ATENTAMENTE ANTES DE UTILIZAR O PRODUTO Você acabou de adquirir um produto ETERNY, da mais alta qualidade. Agradecemos a sua

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Obrigado por adquirir a escova elétrica corporal e facial D-Clean Plus. Este manual deve ser guardado para consultas futuras.

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Obrigado por adquirir a escova elétrica corporal e facial D-Clean Plus. Este manual deve ser guardado para consultas futuras. MANUAL DE INSTRUÇÕES Obrigado por adquirir a escova elétrica corporal e facial D-Clean Plus. Este manual deve ser guardado para consultas futuras. 2 Esse produto contém: Aparelho 3 escovas (facial normal,

Leia mais

Desejamos a você um completo sucesso, construindo sua verdadeira riqueza.

Desejamos a você um completo sucesso, construindo sua verdadeira riqueza. PROGRAMA MASTER 72h MASTER 72h Prezado Consultor, Nós da família Hinode preparamos esse material com muito carinho para você, pois temos um sonho de fazer desse mundo, um mundo melhor. Nosso objetivo é

Leia mais

PREVENÇÃO DE ACIDENTES NO LAR ACIDENTES DOMÉSTICOS

PREVENÇÃO DE ACIDENTES NO LAR ACIDENTES DOMÉSTICOS PREVENÇÃO DE ACIDENTES NO LAR ACIDENTES DOMÉSTICOS Acidentes domésticos são a causa líder de lesões e mortes de crianças de até 5 anos de idade. A maioria desses acidentes ocorre dentro ou nos arredores

Leia mais

21 sacadas para levar o seu negócio para o próximo nível

21 sacadas para levar o seu negócio para o próximo nível Para quem é este livro? Este livro é para todas aquelas pessoas que fazem o que amam em seu trabalho mas não estão tendo o retorno que gostariam. Este mini guia com 21 sacadas é um resumo dos atendimentos

Leia mais

Tipo do produto: Plano de aula

Tipo do produto: Plano de aula Edital PIBID n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de aula 1 IDENTIFICAÇÃO NOME DO SUBPROJETO: POPULARIZANDO

Leia mais

ATENDIMENTO AO PUBLICO

ATENDIMENTO AO PUBLICO ATENDIMENTO AO PUBLICO Apresentado por Rui Fontes CONTEXTO Alterações sociais, politicas e económicas das sociedades Cliente é o centro de toda a actividade económica Como cliente o cidadão ganha um poder

Leia mais

Como preparar sua casa após cirurgia de quadril

Como preparar sua casa após cirurgia de quadril PÓS-OPERATÓRIO Como preparar sua casa após cirurgia de quadril Retire os tapetes, extensões e fios telefônicos, pois eles podem ocasionar quedas. Caso ainda não tenha, instale corrimãos em pelo menos um

Leia mais

Se o mosquito da dengue pode matar, ele não pode nascer.

Se o mosquito da dengue pode matar, ele não pode nascer. Dezembro/2015 Se o mosquito da dengue pode matar, ele não pode nascer. Você sabia que o mosquito da dengue demora, em média, 7 dias para nascer? Além disso, ele está mais forte e também transmite duas

Leia mais

Case de Treinamento de Empregada em Domicílio

Case de Treinamento de Empregada em Domicílio 1 Case de Treinamento de Empregada em Domicílio Treinamento de mensalista 2 Cenário: O empregador tem uma mensalista de muita confiança e amorosa, a empregada toma conta do bebê de 9 meses até início da

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO MÁQUINA DE LAVAR LOUÇA LAVA RÁPIDO

MANUAL DE OPERAÇÃO MÁQUINA DE LAVAR LOUÇA LAVA RÁPIDO MANUAL DE OPERAÇÃO MÁQUINA DE LAVAR LOUÇA LAVA RÁPIDO 1 1. AVISOS Leia este manual cuidadosamente antes de instalar e operar o equipamento. A operação da máquina deve estar de acordo com as instruções

Leia mais

Manual 4.indd 1 09/12/2009 09:54:47

Manual 4.indd 1 09/12/2009 09:54:47 Manual 4.indd 1 09/12/2009 09:54:47 PROTEÇÃO À CRIANÇA Orientações para Pais e Filhos Você e sua família prevenidos contra o abuso Levando esperança ao coração da criança Manual 4.indd 2-3 09/12/2009 09:54:47

Leia mais

dim i e m nsão ã o h uma m n a a c p a ac a i c d i ad a e c m o p m etênci c a

dim i e m nsão ã o h uma m n a a c p a ac a i c d i ad a e c m o p m etênci c a Importância da Imagem Pessoal na Profissão Profa Elaine C. S. Ovalle Todo ser humano tem necessidade de se destacar naquilo que realiza. O maior responsável pelo desenvolvimento pessoal é o próprio indivíduo.

Leia mais

Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso

Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso Sumário introdução 03 Capítulo 5 16 Capítulo 1 Pense no futuro! 04 Aproveite os fins de semana Capítulo 6 18 Capítulo 2 07 É preciso

Leia mais

MISE EN PLACE E TIPOS DE SERVIÇOS

MISE EN PLACE E TIPOS DE SERVIÇOS MISE EN PLACE E TIPOS DE SERVIÇOS Objetivo Conhecer os principais cuidados e detalhes a observar na organização de um banquete; Saber como valorizar um evento, por meio da beleza de sua organização. 1.

Leia mais

Bichos que a gente não vê

Bichos que a gente não vê Material elaborado pelo Ético Sistema de Ensino Ensino fundamental Publicado em 2012 Projetos temáticos 5 o ano Data: / / Nível: Escola: Nome: Bichos que a gente não vê Justificativa O projeto Bichos que

Leia mais

Mantenha as portas e as janelas abertas, inclusive nos dias frios, para evitar o aumento de germes no ar, o que facilita a transmissão de doenças.

Mantenha as portas e as janelas abertas, inclusive nos dias frios, para evitar o aumento de germes no ar, o que facilita a transmissão de doenças. Soninho Mantenha as portas e as janelas abertas, inclusive nos dias frios, para evitar o aumento de germes no ar, o que facilita a transmissão de doenças. Garanta que entre os colchonetes haja meio metro

Leia mais

Gripe H1N1, o que a Escola precisa saber!

Gripe H1N1, o que a Escola precisa saber! 1 Gripe H1N1, o que a Escola precisa saber! O que é a gripe H1N1? A gripe H1N1, também conhecida como gripe A, é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito,

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ UNIDADE ADMINISTRATIVO-FINANCEIRA GERÊNCIA DE APOIO ADMINISTRATIVO S E F A Z SECRETARIA DA FAZENDA

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ UNIDADE ADMINISTRATIVO-FINANCEIRA GERÊNCIA DE APOIO ADMINISTRATIVO S E F A Z SECRETARIA DA FAZENDA S E F A Z SECRETARIA DA FAZENDA GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ SECRETARIA DA FAZENDA UNIDADE ADMINISTRATIVO-FINANCEIRA GERÊNCIA DE APOIO ADMINISTRATIVO Apresentação Este manual pretende dar dicas simples aos

Leia mais

Guia completo para um chá de bebê perfeito! Soumãe.Org

Guia completo para um chá de bebê perfeito! Soumãe.Org Guia completo para um chá de bebê perfeito! Soumãe.Org Os preparativos para o chá de bebê O chá de bebê é um momento muito importante para a gestante, é quando ela convida todos seus parentes e amigos

Leia mais

Ficha Técnica. Mais uma edição de nosso jornal,

Ficha Técnica. Mais uma edição de nosso jornal, Nº5 E. M. Professor Lund Fernandes Villela Mais uma edição de nosso jornal, mais notícias, imagens e fatos acontecendo na escola Lund. Essa edição conta com novos alunos do 5º ano que estão animados com

Leia mais

COMO USAR AS MÍDIAS SOCIAIS PARA VENDER MAIS NA INTERNET. tyngu.com.br

COMO USAR AS MÍDIAS SOCIAIS PARA VENDER MAIS NA INTERNET. tyngu.com.br COMO USAR AS MÍDIAS SOCIAIS PARA VENDER MAIS NA INTERNET USE O PODER DA INTERNET Usar as mídias sociais como Facebook, Twitter e YouTube para dar mais visibilidade a um produto ou serviço exige aprendizado.

Leia mais

Técnica de higienização simples das mãos/higienização antisséptica das mãos

Técnica de higienização simples das mãos/higienização antisséptica das mãos HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS Objetivos: As mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos durante a assistência prestada aos pacientes, pois a pele é um reservatório natural de diversos microrganismos

Leia mais

FILOSOFIA DO SERVIÇO DE PÓS-VENDA TOYOTA

FILOSOFIA DO SERVIÇO DE PÓS-VENDA TOYOTA FILOSOFIA DO SERVIÇO DE PÓS-VENDA TOYOTA Toyota do Brasil Pós-venda Capítulo 1 - O que o Cliente espera do Serviço de Pós-Venda Capítulo 2 - A Filosofia do Serviço de Pós-Venda Toyota Definindo a Filosofia

Leia mais

Planejamento das operações por André Leite

Planejamento das operações por André Leite Planejamento das operações por André Leite Chef André Leite Formado pela UNIRIO Membro ABAGA Chefe do restaurante Privativo da Presidência Prof./Coord. Gastronomia UNIRIO Prof. Pós Graduação Nutrição UGF

Leia mais

Primeiros Cuidados. Dicas de uma Alimentação Saudável

Primeiros Cuidados. Dicas de uma Alimentação Saudável Dividindo o ambiente com os seres humanos, os bichos de estimação também precisam de cuidados especiais para não contrair doenças e, se já houver algum problema, evitar a transmissão aos seus donos. Entre

Leia mais

Guia Prático Atitudes e Boas Praticas

Guia Prático Atitudes e Boas Praticas Guia Prático Atitudes e Boas Praticas Sugestões e Orientações para melhorar as tarefas diárias das pessoas idosas com dificuldades visuais em áreas como: Mobilidade, medicamentos, vestuário, higiene, ambiente

Leia mais

SKYMSEN LINHA DIRETA. Ramais 2011 2012 2013. E-mail: at@siemsen.com.br

SKYMSEN LINHA DIRETA. Ramais 2011 2012 2013. E-mail: at@siemsen.com.br PRODUTOS METALÚRGICA SIEMSEN LTDA. Rua Anita Garibaldi, nº 262 Bairro: S o Luiz CEP: 88351-410 Brusque Santa Catarina Brasil Fone: +55 47 255 2000 Fax: +55 47 255 2020 www.siemsen.com.br - comercial@siemsen.com.br

Leia mais

Acompanhamento. Sejam bem-vindos. 7 dias 1 mês 2 meses 3 meses 6 meses 1 ano

Acompanhamento. Sejam bem-vindos. 7 dias 1 mês 2 meses 3 meses 6 meses 1 ano Acompanhamento Sejam bem-vindos Nós desenvolvemos este guia para ajudá-lo a se preparar para a alta de sua criança. Muitas famílias acreditam que aprendendo e conversando antes da alta hospitalar de sua

Leia mais

Observações para consultas em Instituições Médicas para. Pacientes Estrangeiros

Observações para consultas em Instituições Médicas para. Pacientes Estrangeiros Observações para consultas em Instituições Médicas para Pacientes Estrangeiros (O que os estrangeiros devem observar ao fazer uma consulta médica) 1.Informações sobre os tipos de entidades médicas As entidades

Leia mais

COMIDA DE ESCOLA NA COZINHA. O que é?

COMIDA DE ESCOLA NA COZINHA. O que é? Receitas COMIDA DE ESCOLA O que é? Comida de Escola é um conjunto de vídeos de culinária gravados no ambiente real da escola e destinados às merendeiras. Neles, um chefe e duas cozinheiras compartilham

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PRANCHA DE CABELOS CADENCE CHIARO PRO

MANUAL DO USUÁRIO PRANCHA DE CABELOS CADENCE CHIARO PRO MANUAL DO USUÁRIO PRANCHA DE CABELOS CADENCE CHIARO PRO Obrigado por adquirir a Prancha de cabelos Chiaro PRO um produto de alta tecnologia, seguro e eficiente. É Muito importante ler atentamente este

Leia mais

Seu ponto de encontro com o bem-estar 19

Seu ponto de encontro com o bem-estar 19 normas Espaço Vida Saudável Seção 1- Normas Gerais Norma 1-A - Cumprimento das Normas da Herbalife... 20 Norma 1-B - Auditorias Corporativas... 20 Norma 1-C - Treinamento... 20 Norma 1-D - Distribuidor

Leia mais

ATENDENDO COM QUALIDADE. www.viveresaber.com.br

ATENDENDO COM QUALIDADE. www.viveresaber.com.br ATENDENDO COM QUALIDADE OFERECIDO POR: Desenvolvido por: ADELINO CRUZ Consultor, Palestrante e Diretor da Viver e aber; Bacharel em Comunicação ocial; Foi Professor da FAMECO PUC/R e da UFM; Atuou nas

Leia mais

HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA O ATENDIMENTO AO CLIENTE

HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA O ATENDIMENTO AO CLIENTE HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA O ATENDIMENTO AO CLIENTE SUMÁRIO Telefone Tickets de suporte e email Chat 4 6 8 Rede social 10 HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA O ATENDIMENTO AO CLIENTE 3 HABILIDADES NECESSÁRIAS

Leia mais

FOGÃO ELÉTRICO. Manual de Instruções SIEMSEN. (0xx) 47 255 2000 LINHA DIRETA

FOGÃO ELÉTRICO. Manual de Instruções SIEMSEN. (0xx) 47 255 2000 LINHA DIRETA Manual de Instruções METALÚRGICA SIEMSEN LTDA. Fone: +55 (0 )47 255 2000 - Fax: +55 (0 )47 255 2020 Rua: Anita Garibaldi, nº 262 - Bairro: São Luiz - CP: 52 CEP: 88351-410 - Brusque - Santa Catarina -

Leia mais

ATENDIMENTO AO CLIENTE

ATENDIMENTO AO CLIENTE ATENDIMENTO AO CLIENTE HOSPITAL DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA NOSSOS VALORES Competência Excelência dos processos e resultados Ética Credibilidade Humanismo Respeito a diversidade Qualidade no atendimento

Leia mais

0800-55 03 93 Segunda à Sexta, das 8h às 20h. Sábado, das 8h às 17h.

0800-55 03 93 Segunda à Sexta, das 8h às 20h. Sábado, das 8h às 17h. 1 ANO DE GARANTIA SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR Manual de Instruções L I G U E G R Á T I S 0800-55 03 93 Segunda à Sexta, das 8h às 20h. Sábado, das 8h às 17h. M.K. Eletrodomésticos Ltda. Estrada

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO DIACONATO CATEDRAL EVANGÉLICA

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO DIACONATO CATEDRAL EVANGÉLICA MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO DIACONATO CATEDRAL EVANGÉLICA 1 MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO DIACONATO CATEDRAL EVANGÉLICA INTRODUÇÃO. Atos 6:1 Ora, naqueles dias, crescendo o numero dos discípulos, houve uma

Leia mais

COMIDA DE ESCOLA NA COZINHA. O que é?

COMIDA DE ESCOLA NA COZINHA. O que é? Receitas COMIDA DE ESCOLA O que é? Comida de Escola é um conjunto de vídeos de culinária gravados no ambiente real da escola e destinados às merendeiras. Neles, um chefe e duas cozinheiras compartilham

Leia mais

DICAS PARA ECONOMIZAR ÁGUA NO SEU DIA A DIA

DICAS PARA ECONOMIZAR ÁGUA NO SEU DIA A DIA ÁGUA Economizar água é uma necessidade urgente em todo o mundo. Se não houver mudanças de hábitos no curto prazo, em poucos anos, teremos grandes problemas de abastecimento, sem contar com os 768 milhões

Leia mais

cisternas para os convênios municipais Cartilha do programa

cisternas para os convênios municipais Cartilha do programa cisternas para os convênios municipais Cartilha do programa 1 Prefácio Esta cartilha se propõe a ser uma companheira útil e simples. É voltada, principalmente, para as comunidades do semi-árido brasileiro

Leia mais

Os planos de aula que estão descritos a seguir estão orientados para os seguintes objetivos educacionais: Identificar situações que envolvam risco;

Os planos de aula que estão descritos a seguir estão orientados para os seguintes objetivos educacionais: Identificar situações que envolvam risco; Caro Professor, A BM&FBOVESPA preparou para você algumas sugestões de planos de aula. Compreendem atividades que podem ser desenvolvidas em sala de aula para o tratamento de temas econômicos e financeiros.

Leia mais

Informações Básicas sobre o Novo Tipo de Influenza

Informações Básicas sobre o Novo Tipo de Influenza Informações Básicas sobre o Novo Tipo de Influenza 1 O que é o Novo Tipo de Influenza É o nome dado à doença causada pela presença do vírus da influenza A/H1N1, de origem suína, no corpo humano. Diz-se

Leia mais

Universidade Federal da Grande Dourados COIN Coordenadoria de Informática DSI - Divisão de Sistemas da Informação. Manual de atendimento ao usuário

Universidade Federal da Grande Dourados COIN Coordenadoria de Informática DSI - Divisão de Sistemas da Informação. Manual de atendimento ao usuário Universidade Federal da Grande Dourados COIN Coordenadoria de Informática DSI - Divisão de Sistemas da Informação Manual de atendimento ao usuário 1. Introdução e objetivos Este documento em forma de manual

Leia mais

Como proteger seus produtos com práticas de manuseio seguro de alimentos

Como proteger seus produtos com práticas de manuseio seguro de alimentos Como proteger seus produtos com práticas de manuseio seguro de alimentos 4 C (39 F) -21 C (-5 F) -21 C (-5 F) 4 C (39 F) 4 C (39 F) -21 C (-5 F) 4 C (39 F) -21 C (-5 F) Assim que os peixes entrarem em

Leia mais

SOLID CERAMIC HAIR STYLER

SOLID CERAMIC HAIR STYLER SOLID CERAMIC HAIR STYLER Straigth & Curls HS 3830 PORTUGUÊS A C E A B D F 2 SEGURANÇA Durante a colocação em funcionamento do aparelho, por favor, respeite as seguintes indicações: 7 Este aparelho destina-se

Leia mais

6 Dicas Básicas para Conciliar Trabalho e Filho Doente

6 Dicas Básicas para Conciliar Trabalho e Filho Doente 6 Dicas Básicas para Conciliar Trabalho e Filho Doente Realmente não é fácil para quem tem filho trabalhar. Quando a mulher é casada e o marido ajuda menos-mal, mal, porém quando a mulher é sozinha fica

Leia mais

A criança, a escrita e a leitura: sugestões para a ação

A criança, a escrita e a leitura: sugestões para a ação A criança, a escrita e a leitura: sugestões para a ação Geraldina Porto Witter PUC-Campinas As sugestões aqui arroladas decorrem de pesquisas, as quais evidenciam a eficiência das mesmas. Elas servem a

Leia mais

Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no sítio certo?

Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no sítio certo? Clínica Veterinária de Mangualde Dr. Benigno Rodrigues Dra. Sandra Oliveira Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no sítio certo? É um grande desafio ensinar o nosso cachorro a fazer as necessidades

Leia mais

Oficina de fabricação de sabão a partir de resíduos de óleo doméstico (de cozinha)

Oficina de fabricação de sabão a partir de resíduos de óleo doméstico (de cozinha) Oficina de fabricação de sabão a partir de resíduos de óleo doméstico (de cozinha) Essa cartilha tem como objetivo, auxiliar no processo de ensinoaprendizagem durante a oficina de Fabricação de sabão a

Leia mais

1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA

1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA 1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA É muito importante que você leia atentamente todas as instruções contidas neste manual antes de utilizar o produto, pois elas garantirão sua segurança. Condições de

Leia mais

SENTIR 3. TEMPO 15-20 minutos TIPO DE TEMPO contínuo

SENTIR 3. TEMPO 15-20 minutos TIPO DE TEMPO contínuo COMO USAR O MATERIAL NAS PÁGINAS A SEGUIR, VOCÊ ENCONTRA UM PASSO A PASSO DE CADA ETAPA DO DESIGN FOR CHANGE, PARA FACILITAR SEU TRABALHO COM AS CRIANÇAS. VOCÊ VERÁ QUE OS 4 VERBOS (SENTIR, IMAGINAR, FAZER

Leia mais

Excelência no Atendimento

Excelência no Atendimento Excelência no Atendimento Curso de Desenvolvimento de Servidores - CDS Instrutor: HUARLEY PRATTE LEMKE Introdução O que é atendimento? Atendimento é o ato de atender, ou seja, ao ato de cuidar, de prestar

Leia mais

Ajudas Técnicas/Produtos de Apoio em Reumatologia

Ajudas Técnicas/Produtos de Apoio em Reumatologia Ajudas Técnicas/Produtos de Apoio em Reumatologia AJUDAS TÉCNICAS/PRODUTOS DE APOIO Prevenção de complicações Enfermeira: Andreia Gonçalves Actividades de vida diária Bem estar psicológico Comunidade,

Leia mais

Espresso 3000 - Cod. M0S04159 - Edizione 1H10

Espresso 3000 - Cod. M0S04159 - Edizione 1H10 10 2 3 6 4 5 15 8 7 9 14 16 11 12 1 13 18 17 19 20 Espresso 3000 - Cod. M0S04159 - Edizione 1H10 PORTOGUÊS Espresso 3000 1) Interruptor geral 2) Luz de aviso de funcionamento ON: máquina ligada 3) Luz

Leia mais

Por que lavar as mãos? Introdução. Materiais Necessários

Por que lavar as mãos? Introdução. Materiais Necessários Intro 01 Introdução Uma das características importantes que diferencia nós, seres humanos dos outros seres vivos é a grande habilidade manual que possuimos. Fazemos muitas coisas com as mãos e, com isso,

Leia mais

Igreja Renovadora Cristã Rua Harmonia, 670 Vila Madalena São Paulo SP. Em Mateus 21, Verso 13 Está Escrito: A Minha Casa Será Chamada Casa De Oração

Igreja Renovadora Cristã Rua Harmonia, 670 Vila Madalena São Paulo SP. Em Mateus 21, Verso 13 Está Escrito: A Minha Casa Será Chamada Casa De Oração Igreja Renovadora Cristã Rua Harmonia, 670 Vila Madalena São Paulo SP Em Mateus 21, Verso 13 Está Escrito: A Minha Casa Será Chamada Casa De Oração NORMAS DE COMPORTAMENTO 1 Não pare em frente de garagens,

Leia mais

Manual de Atendimento do MP-PR

Manual de Atendimento do MP-PR MANUAL DE ATENDIMENTO (PRESENCIAL E TELEFÔNICO) I - Objetivos gerais A presente Cartilha tem por finalidade orientar os servidores da Recepção e Telefonistas do Ministério Público do Estado do Paraná,

Leia mais

Regras de Uso Os objetivos destas regras de uso é procedimentos para o bom funcionamento da TROFEL Trombini Farroupilha Esportes e Lazer.

Regras de Uso Os objetivos destas regras de uso é procedimentos para o bom funcionamento da TROFEL Trombini Farroupilha Esportes e Lazer. Regras de Uso Os objetivos destas regras de uso é procedimentos para o bom funcionamento da TROFEL Trombini Farroupilha Esportes e Lazer. 1. RESERVAS A reserva da Sede deve ser agendada com os responsáveis

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DEPILADOR ELÉTRICO AT-3184

MANUAL DE INSTRUÇÕES DEPILADOR ELÉTRICO AT-3184 MANUAL DE INSTRUÇÕES DEPILADOR ELÉTRICO AT-3184 POR FAVOR, LEIA ESTE MANUAL ATENTAMENTE ANTES DE UTILIZAR O PRODUTO Você acabou de adquirir um produto ETERNY, da mais alta qualidade. Agradecemos a sua

Leia mais

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES OBJETIVO Assegurar a satisfação do cliente no pós-venda, desenvolvendo um relacionamento duradouro entre o vendedor e o cliente, além de conseguir indicações através de um sistema de follow-up (acompanhamento).

Leia mais

Gripe H1N1 ou Influenza A

Gripe H1N1 ou Influenza A Gripe H1N1 ou Influenza A A gripe H1N1 é uma doença causada por vírus, que é uma combinação dos vírus da gripe normal, da aviária e da suína. Essa gripe é diferente da gripe normal por ser altamente contagiosa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CONCURSOS PÚBLICOS ROTEIRO DO FISCAL DE SALA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CONCURSOS PÚBLICOS ROTEIRO DO FISCAL DE SALA INSTRUÇÕES: 1. Os fiscais de sala são os responsáveis pela guarda de todo o material de aplicação recebido e utilizado na sala de prova, não devendo afastar-se do mesmo, principalmente do envelope cinza

Leia mais

MANUAL DO ALUNO Edição - 2015 Colégio Viva Vida

MANUAL DO ALUNO Edição - 2015 Colégio Viva Vida MANUAL DO ALUNO Edição - 2015 Colégio Viva Vida ÍNDICE Apresentação... Descrição física da Escola... Secretaria... Biblioteca... Laboratório de informática... Laboratório de ciências... Sala multimídia...

Leia mais

Norma de Orientação Farmacêutica Higienização das mãos Hygiènization des mains Hygienization of the hands

Norma de Orientação Farmacêutica Higienização das mãos Hygiènization des mains Hygienization of the hands p. 1 de 10k Norma de Orientação Farmacêutica Higienização das mãos Hygiènization des mains Hygienization of the hands 1ª EDIÇÃO Janeiro de p. 2 de 10k p. 3 de 10k Índice Introdução... 4 Campo de aplicação...

Leia mais

MANUAL DE RETENÇÃO BARRED S

MANUAL DE RETENÇÃO BARRED S MANUAL DE RETENÇÃO BARRED S A contratação contínua de talentos não pode ser isolada da estratégia geral da empresa, pois o correto recrutamento irá agregar pessoas mais valiosas, trazendo mais resultados.

Leia mais

CENTREIND CENTRO DE TREINAMENTO INDUSTRIAL

CENTREIND CENTRO DE TREINAMENTO INDUSTRIAL Programa 5S Base da implantação da qualidade total nas organizações. Introdução: É possível eliminar o desperdício (tudo que gera custo extra), em cinco fases, com base no programa 5S, surgido no Japão

Leia mais

Hidromassageador com auto aquecimento HW40

Hidromassageador com auto aquecimento HW40 Manual do Usuário Hidromassageador com auto aquecimento HW40 MANUAL DO USUÁRIO Parabéns, pela aquisição do seu novo hidromassageador para pés HW40. Antes de usar seu novo produto é muito importante que

Leia mais

Presidência da República Secretaria -Geral

Presidência da República Secretaria -Geral PLANO DE SEGURANÇA (versão simplificada para utilizadores) 1 1. Introdução Um Plano de Segurança é definido como um conjunto de medidas de autoprotecção (organização e procedimentos) tendentes a evitar

Leia mais

Diante da atual situação de desabastecimento de água na cidade. Orientações à população para uso da Água. prefeitura.sp.gov.

Diante da atual situação de desabastecimento de água na cidade. Orientações à população para uso da Água. prefeitura.sp.gov. Prefeitura do Município de São Paulo Secretaria Municipal da Saúde Coordenação de Vigilância em Saúde - COVISA 08 de abril de 05 Orientações à população para uso da Água Diante da atual situação de desabastecimento

Leia mais

PRANCHA DE CABELOS MODELLE CADENCE PAC167

PRANCHA DE CABELOS MODELLE CADENCE PAC167 PRANCHA DE CABELOS MODELLE CADENCE PAC167 Obrigado por adquirir a Prancha de Cabelo Modelle Cadence, um produto de alta tecnologia, seguro e eficiente. É Muito importante ler atentamente este manual de

Leia mais

1 Introdução. 2 Material

1 Introdução. 2 Material TUTORIAL Criação de Engrenagens em Acrílico Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 18/01/2006 Última versão: 18/12/2006 PdP Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos http://www.maxwellbohr.com.br

Leia mais

ORGANIZANDO MEU LAR PARA O SUCESSO Diretora Executiva Isolda Rodrigues

ORGANIZANDO MEU LAR PARA O SUCESSO Diretora Executiva Isolda Rodrigues ORGANIZANDO MEU LAR PARA O SUCESSO Diretora Executiva Isolda Rodrigues FAÇA A DIFERENÇA Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor excede o de rubis Pv 31:10 Seja um exemplo dentro da sua casa Fale com

Leia mais

HA 20. P Amplificador auditivo Instruções de utilização. Beurer GmbH Söflinger Str. 218 89077 Ulm (Germany) www.beurer.com

HA 20. P Amplificador auditivo Instruções de utilização. Beurer GmbH Söflinger Str. 218 89077 Ulm (Germany) www.beurer.com HA 20 P Amplificador auditivo Instruções de utilização Beurer GmbH Söflinger Str. 218 89077 Ulm (Germany) www.beurer.com Conteúdo Material fornecido... 2 1. Utilização prevista... 3 2. Explicação dos símbolos...

Leia mais

Notas da Aula 6 - Fundamentos de Sistemas Operacionais

Notas da Aula 6 - Fundamentos de Sistemas Operacionais 1. Monitores Notas da Aula 6 - Fundamentos de Sistemas Operacionais Embora os semáforos sejam uma boa solução para o problema da exclusão mútua, sua utilização não é trivial. O programador é obrigado a

Leia mais

1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA

1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA [REV.03 29112011] 1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA É muito importante que você leia atentamente todas as instruções contidas neste manual antes de utilizar o produto, pois elas garantirão sua segurança

Leia mais