1 PERÍODO. Disciplina: 1901 Ciência Política Carga Horária: 30 h

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1 PERÍODO. Disciplina: 1901 Ciência Política Carga Horária: 30 h"

Transcrição

1 1 PERÍODO Disciplina: 1901 Ciência Política Carga Horária: 30 h Origens e fundamentos da Ciência Política; Poder e Política; Política e Direito; Advento da Política Moderna e seus desdobramentos na contemporaneidade; Possibilitar ao aluno do curso de Direito a plena compreensão do conceito de Política a partir de estudos sobre a antiguidade greco-romana bem como perceber seus desdobramentos na história do ocidente; O aluno deverá ser capaz de analisar e estabelecer comparações entre o conteúdo teórico proposto e a realidade histórica presente; Deverá também, consequentemente, ser capaz de perceber a influência que os clássicos da política moderno-contemporânea tiveram e continuam tendo na nossa compreensão sobre o fenômeno político atual; Por fim, ao estabelecer as relações entre o político e o jurídico deverá compreender a estrutura dessas duas esferas do poder estatal contemporâneo.

2 Disciplina: 1904 Linguagem e Argumentação Jurídica Carga Horária: 75 h Teoria da comunicação. Funções da linguagem. O sentido das palavras. A estrutura frásica da linguagem jurídica. Tipologia textual. Revisão gramatical. Compreender o texto jurídico nos seus aspectos linguísticos, argumentativos e pragmáticos considerando a especificidade do pensamento jurídico explícito e implícito nas legislações, decisões jurídicas e doutrina dogmática.

3 Disciplina: 3218 Introdução ao Pensamento Filosófico Carga Horária: 30 h Introdução ao pensamento filosófico: a atitude filosófica. A trajetória da razão no ocidente. A lógica como organização do pensamento. Habilitar o aluno à distinção das categorias filosóficas que o instrumentalizem na superação do senso comum e no estabelecimento de uma visão crítica da realidade na busca do conhecimento radical dos pressupostos e fundamentos das relações sócio-políticas, perpassadas pela história do pensamento ocidental.

4 Disciplina: 3232 Introdução ao Direito Carga Horária: 60 h O conceito de Direito. Ciência do Direito. A norma jurídica. Direito e Ideologia. Direito Alternativo. Direito e Poder. Direito de Resistência. Direito e Sociedade. Conflitos coletivos. Direito Achado na Rua. Compreender os fundamentais do Direito, a fim de desenvolver a capacidade critica na análise das significações, alcance e aplicação do Direito.

5 Disciplina: 4957 Sociologia Aplicada Carga Horária: 60 h A formação da sociologia como conhecimento específico. Caracterização da sociedade humana. Conceitos básicos. A estratificação social. A sociedade capitalista contemporânea. Relações raciais e racismo no Brasil. Relações inter étnicas e identidade étnica. Conceitos e expressões frequentes utilizados em sociologia. Compreender e valorizar as diferentes manifestações culturais como fruto da criatividade universal do homem, buscando construir uma cidadania planetária e articular os diversos conhecimentos apreendidos tendo em vista aplicá-los na análise e na avaliação da sociedade atual, ampliando as interações sociais.

6 2 PERÍODO Disciplina: 1770 Psicologia Jurídica Carga Horária: 60 h Aspectos éticos, históricos e interdisciplinares da Psicologia Jurídica. Personalidade. Aparelho psíquico e comportamento humano. Lei simbólica e lei social. A Biologia, o desejo e a lei (interdição, incesto). Sexualidade. Família, casal e parentalidade. Adolescente e a lei. Compulsão e droga. Conflito intra e interpsíquico. Violência doméstica. Psicopatologia e a lei. Oportunizar que o início da trajetória científica se dê através do estudo dos processos psicológicos, ou seja, da compreensão dos elementos da mente que oportunizem a análise da Saúde Mental, sua relação com as interdições da lei e restauração de cidadania nos vários contextos psicossocioculturais do indivíduo, em diferentes fases de sua vida.

7 Disciplina: 1905 História dos Sistemas Jurídicos Contemporâneos Carga Horária: 75 h Introdução e origem dos grandes Sistemas do Direito Contemporâneo. O sistema Romano Germânico. O sistema de Common Law. Os direitos Socialistas. Os Direitos tradicionais não europeus. O Direito brasileiro. Habilitar o aluno à compreensão do Direito tomando como ponto de partida a origem das primeiras práticas jurídicas na História. Analisar o desenvolvimento dessas práticas jurídicas sob uma perspectiva histórico-antropológica, observando que a diversidade dessas experiências está condicionada às múltiplas culturas humanas em constante interação e mutação. Dessa forma, o conhecimento histórico do desenvolvimento das práticas jurídicas habilitará o aluno do curso de Direito a compreender criticamente o direito como um fenômeno Histórico-Cultural em constante transformação.

8 Disciplina: 3447 Filosofia Jurídica Carga Horária: 30 h Introdução à Filosofia Jurídica. Conceito, método e tarefa da Filosofia Jurídica. A Fundamentação do saber jurídico. Direito natural e direito positivo na história da filosofia jurídica. Paradigmas emergentes na Filosofia Jurídica. Problemas jurisfilosóficos contemporâneos. Habilitar o aluno à atitude investigativa a partir da compreensão da Filosofia Jurídica, desenvolvendo seu espírito crítico na percepção do significado social da atividade jurisdicional e na interpretação e aplicação das normas jurídicas.

9 Disciplina: 3841 Metodologia da Pesquisa Jurídica Carga Horária: 60 h Conhecimento científico e outros tipos de conhecimento. Investigação científica. O Método Científico. Delineamento da pesquisa. Projeto de pesquisa. Execução da pesquisa. Apresentação e divulgação da pesquisa. Normas da ABNT. Compreender a pesquisa como um princípio científico e educativo, familiarizando-se com o processo de pesquisa e com os trabalhos científicos que estão sendo realizados hoje na sua área específica de atuação, forma a construir a sua capacidade analítica em relação aos mesmos e seu interesse pela pesquisa.

10 Disciplina: 3852 Teoria Geral do Direito Carga Horária: 60 h A norma jurídica. Fontes do Direito. Fatos Jurídicos. Relação Jurídica: norma, fato e consequência. Sujeitos de Direitos. Os operadores do Direito. Da divisão do Direito. Possibilitar ao aluno a formação de conhecimentos básicos na área jurídica a fim de que se torne capaz de desenvolver o raciocínio jurídico, consentâneo aos institutos básicos do Direito. Visa ainda, construir uma formação mais crítica quanto às fontes do Direito, em que conhecerá o papel jurídico do costume e o papel transformador da jurisprudência pátria nos dias atuais.

11 Disciplina: 3874 Teoria Geral do Estado Carga Horária: 60 h O fenômeno Estado. Elementos do Estado. O poder político organizado. Formas de Estado. Formas, regimes e sistemas de governo. Compreender a importância do Estado, sua formação e finalidade a fim de construir base ao entendimento da estrutura do Estado moderno em suas diversas formas, abrangendo a estruturação de seu governo e os reflexos de sua organização na realidade social, inclusive no que tange à cidadania. Discutir a questão do paradigma do Estado Constitucional de Direito e seus reflexos na contemporaneidade.

12 3 PERÍODO Disciplina: 1376 Economia Aplicada ao Direito Carga Horária: 60 h Origem e caracterização do capitalismo ocidental. A Nova Ordem Capitalista. Sistema econômico capitalista brasileiro. Noções de Microeconomia. Estruturas de Mercado. Atuação do Estado na Economia uma abordagem sobre o caso brasileiro. Compreender o funcionamento da economia capitalista, nos campos micro e macroeconômico, tendo em vista o desenvolvimento do instrumental para atuação em diversos campo do direito.

13 Disciplina: 1704 Criminologia Carga Horária: 60 h Histórico do pensamento criminológico (escola clássica e escola positiva); Criminologia crítica; Criminologia e o sistema penal; Criminologia e o conceito de delito; Reação ao crime e seletividade do sistema punitivo. Permitir que o discente tenha uma reflexão crítica sobre o sistema punitivo em todas as suas fases, por meio da compreensão da construção gradativa dessa ciência e do processo de desconstrução do direito penal nas sociedades pósmodernas.

14 Disciplina: 1911 Direito Constitucional I Carga Horária: 75 h Constitucionalismo e Direito Constitucional. Constituição: elementos, natureza jurídica, usos, classificação. Constituições brasileiras. Poder Constituinte. Teoria das normas constitucionais: classificação, aplicabilidade e conflitos de normas. Hermenêutica constitucional: princípios e métodos de interpretação. Preâmbulo e princípios fundamentais na CF/88 (art. 1º a 4º). Compreender as noções básicas da Teoria Geral da Constituição, do Poder Constituinte e dos Princípios Fundamentais da República Federativa do Brasil em suas diversas manifestações e consequências.

15 Disciplina: 1912 Teoria Geral da Interpretação Jurídica Carga Horária: 30 h Hermenêutica Jurídica. Estudo dos métodos interpretativos. Integração normativa. Elementos da lógica jurídica. Hermenêutica Constitucional. Compreender os diferentes métodos de interpretação jurídica, suas possibilidades de aplicação e os limites de uma interpretação sintático-semântica do Direito constituída pela lógica.

16 Disciplina: 1919 Direito Civil I Carga Horária: 75 h Das pessoas; Estado da personalidade natural; Do nome; Das pessoas jurídicas; Do domicílio civil; Dos bens; Das coisas fungíveis e infungíveis; Do bem de família voluntário e legal; Dos fatos jurídicos; Dos atos jurídicos; Dos defeitos dos atos jurídicas; Do dolo; da coação; Da simulação; Da fraude; Das modalidades dos atos jurídicos; Da forma dos atos jurídicos; Das nulidades; Dos atos ilícitos; Da prescrição e decadência. Das Provas. Compreender os elementos básicos da teoria geral do Direito Civil, especificamente, no que se refere às relações jurídicas das pessoas naturais e jurídicas, bens, fatos, atos e negócios, capacitando o aluno com técnica bastante à solução de problemas sociais em relações privadas.

17 Disciplina: 5429 Antropologia Cultural Carga Horária: 60 h Dinamicidade e polissemia do conceito de cultura. Antecedentes históricos da cultura. Cultura e diversidade. Cultura: aquisição ou inatismo? As duas concepções básicas de cultura e as relações entre elas. Significado de social e de cultura. Abordagem culturalistas: limitações e contribuições. Antropologia e política. Algumas temáticas da chamada antropologia das sociedades complexas. Racismo, preconceito e intolerância. Discriminação crimes por raça e cor. O debate atual sobre a questão étnico-racial. A disciplina deve proporcionar condições para que o aluno construa o conceito de cultura e o apreenda de forma polissêmica. Além disso, conhecer os antecedentes históricos da cultura e as diferentes escolas de antropologia cultural conduzindo a uma compreensão global sobre a dinâmica e diversidade cultural e relacioná-las a antropologia das sociedades complexas, cuidando especialmente das questões étnico-raciais.

18 4 PERÍODO Disciplina: 1915 Direito Constitucional II Carga Horária: 75 h Direitos e garantias fundamentais na Constituição Federal de 1988: teoria geral dos direitos fundamentais, direitos individuais, direitos sociais, direitos coletivos, direitos de nacionalidade, direitos políticos e garantias fundamentais. Organização do Estado Brasileiro: a Federação brasileira, a União, os Estadosmembros, os municípios, o Distrito Federal, os territórios e intervenção. Compreender, com base na dogmática crítica, os Direitos Fundamentais, a organização estatal da ordem constitucional brasileira e os instrumentos de defesa do Estado.

19 Disciplina: 1916 Teoria Geral do Processo Carga Horária: 75 h Noções preliminares: introdução à Teoria Geral do Processo; direito substancial e direito processual; processo e Constituição; princípios gerais do direito processual. Da jurisdição: conceitos e princípios fundamentais; espécies de jurisdição; Organização Judiciária; competência; modificação da competência. Da ação: direito à prestação jurisdicional; condições para o exercício do direito de ação; classificação das ações; a defesa do réu. Do processo: natureza jurídica do processo; a relação processual; composição subjetiva do processo; a Advocacia; o Ministério Público. Compreender os institutos fundamentais do processo através do estudo de sua trilogia estrutural, criando pensamento interdisciplinar entre os conceitos genéricos da Teoria Geral do Processo e os diversos ramos do direito processual jurisdicional: civil, penal e trabalhista.

20 Disciplina: 1917 Direito Civil II Carga Horária: 75 h O Direito das Obrigações; Classificação das obrigações; Modalidades das obrigações; Transmissão das obrigações; Extinção das obrigações; Inadimplemento das obrigações; Obrigação de indenizar. Possibilitar ao aluno a compreensão dos conceitos fundamentais do Direito das Obrigações, por meio da análise dos elementos da relação jurídica obrigacional. Capacitá-lo, ainda, a entender a classificação das obrigações, o adimplemento e inadimplemento das mesmas e a consequente responsabilidade civil.

21 Disciplina: 1918 Direito Penal I Carga Horária: 75 h Noções preliminares: introdução ao Direito Penal; princípios do Direito Penal; Direito Penal e Constituição; fontes do Direito Penal. Teoria da Lei Penal: interpretação da lei penal; lei penal no tempo; lei penal no espaço; lei penal em relação às pessoas; aplicação da lei penal. Teoria Geral do Crime: tipicidade; ilicitude; culpabilidade. Concurso de pessoas. Proporcionar ao discente a compreensão crítica da dogmática jurídico-penal, a partir da premissa de que o direito penal constitui-se como ciência valorativa, finalista, constitutiva e sancionatória.

22 Disciplina: 4012 Direito Empresarial Carga Horária: 75 h Origem do Direito de Empresa. Fontes. Evolução Histórico-Legislativa Estudo da Teoria dos Atos de Comércio à Teoria da Empresa. Relação Jurídico-Empresarial. Identificação do Empresário. Requisitos para o exercício da empresa. Obrigações Comuns aos Empresários. Formação e Proteção do Estabelecimento Empresarial. Tutela dos Bens do Empresário. Locação e o Ponto Empresarial. Formação do Nome Empresarial e Título do Estabelecimento. Teoria geral dos títulos de crédito. Constituição e exigibilidade do crédito cambiário. Letra de Câmbio. Nota promissória. Cheque. Duplicata e demais títulos de crédito. Compreender os conceitos fundamentais da Teoria da Empresa (empresa, empresário e estabelecimento empresarial), bem como as normas regulamentadoras da atividade empresarial, e ainda as espécies de título de crédito conforme legislação especial em vigor.

23 5 PERÍODO Disciplina: 1921 Direito Processual Civil I Carga Horária: 75 h Ação: a) Teorias da ação, b) Elementos, c) Classificação, d) Condições da ação, e) Cumulação de ações. Processo: a) Conceito, b) Natureza jurídica sujeitos da relação processual, c) Classificação dos Processos, d) Pressupostos processuais, e) Partes, f) Litisconsórcio. Atos processuais: a) Forma dos atos, b) Classificação dos atos, c) Prazos; d) Nulidades. Da formação, suspensão e extinção do processo. Processo de conhecimento: a) Procedimento e procedimento, b) Petição inicial, c) Do pedido, d) Da resposta do réu: contestação, reconvenção, exceções e demais meios de defesa, e) Revelia. Intervenção de terceiros. Procedimento sumário. Habilitar o aluno a compreender em base teórica os institutos introdutórios do processo civil, desenvolvendo pensamento crítico acerca dos novos posicionamentos doutrinários e jurisprudenciais, num estudo constante da identificação das causas e soluções para os problemas encontrados pelo jurisdicionado ao buscar, junto ao Estado, a tutela de seus interesses, a formação do processo, desde seus institutos elementares até a regular tramitação do feito, o procedimento como forma de desenvolvimento do processo. e fundamentos teóricos pertinentes às etapas iniciais do procedimento comum, sumário e ordinário, até o encerramento da fase postulatória.

24 Disciplina: 1922 Direito Civil III Carga Horária: 75 h Dos contratos. Classificação. A renovação da teoria contratual. Princípios. A revisão dos contratos. Contratos bilaterais. Extinção dos contratos. Da compra e venda. Da troca. Da doação. Da locação. Do empréstimo. Do depósito. Dos contratos submetidos às regras do Código de Defesa do Consumidor. Outras técnicas contratuais. Possibilitar ao aluno a compreensão, de forma sistemática, da teoria geral dos contratos, e sua constante permeabilização com as novas correntes do pensamento científico, bem como adquirir uma base conceitual para a compreensão dos contratos em espécie e interpretar as questões inerentes à efetiva aplicação da pluralidade de figuras contratuais.

25 Disciplina: 1924 Direito Penal II Carga Horária: 75 h Teoria geral das penas. Cominação e aplicação das penas. Concurso de crimes. Condenação e reabilitação. Medidas de segurança. Ação penal. Extinção da punibilidade. Proporcionar ao discente a compreensão crítica das consequências jurídicas da prática de infrações penais, a partir da premissa de que a sanção penal é a resposta estatal, no exercício ao direito de punir e após o devido processo legal, ao responsável de um crime ou contravenção penal.

26 Disciplina: 2697 Direito Constitucional III Carga Horária: 60 h Organização dos poderes: Poder Executivo, Legislativo e Judiciário, funções essenciais à organização da justiça (MP, Defensoria Pública e advocacia). Controle de Constitucionalidade: classificação, controles difuso e concentrado. Defesa do Estado e das Instituições Democráticas: Estado de sítio, Estado de defesa e Forças Armadas. Compreender, com base na dogmática crítica, a organização e funcionamento dos Poderes do Estado, bem como o sistema de controle de constitucionalidade como meio de se preservar a supremacia da Constituição.

27 Disciplina: 3474 Direito das Sociedades Empresariais Carga Horária: 45 h Introdução. Personalização das sociedades empresárias. Classificação das sociedades empresárias. Nacionalidade das sociedades empresárias. Desconsideração da Personalidade Jurídica. A Sociedade Anônima. Sociedade Limitada. Dissolução da Sociedade Empresária. Tipos Societários Menores. Relações entre sociedades. Operações Societárias. Disciplina da concorrência. Compreender o Direito Societário, a estrutura, formação e peculiaridades das sociedades empresárias, bem como realizar o estudo comparado com outras espécies societárias.

28 6 PERÍODO Disciplina: 1927 Direito Civil IV Carga Horária: 75 h Introdução ao Direito das Coisas; Dos direitos reais e pessoais; Características dos direitos reais; Classificação dos direitos reais; Da posse; Classificação da posse; Da aquisição da posse; Dos efeitos da posse; Ação de imissão na posse; Da perda da posse; Da composse; Da propriedade; Restrições ao direito de propriedade; Da aquisição da propriedade imóvel; Dos Direitos de Vizinhança; Da perda da propriedade imóvel; Da aquisição e perda da propriedade móvel; Do condomínio; Da propriedade resolúvel; Do regime jurídico das propriedades especiais; Introdução aos direitos reais de gozo e fruição; Da superfície; Das servidões prediais; Do usufruto; Do uso; Da habitação;

29 Do direito do promitente comprador; Introdução aos direitos reais de garantia; Do penhor; Da anticrese; Da hipoteca; Da alienação fiduciária. Desenvolver uma visão crítica dos direitos reais, analisando desde os princípios constitucionais da propriedade, posse até as inovações da função social da propriedade, bem como diferenciar direitos pessoais de reais, como instrumentos para realização do direito material e processual.

30 Disciplina: 1928 Direito Penal III Carga Horária: 75 h Dos crimes contra a pessoa; Dos crimes contra o patrimônio; Dos crimes contra a propriedade imaterial; Crimes contra a organização do trabalho; Dos crimes contra o sentimento religioso e o respeito aos mortos; Dos crimes contra os costumes; Dos crimes contra a família; Dos crimes contra a incolumidade pública; Dos crimes contra a paz pública; Dos crimes contra a fé pública; Dos crimes contra a administração pública. Possibilitar aos acadêmicos a compreensão dos crimes em espécie, a partir de suas elementares normativas, contextualizando doutrina e jurisprudência.

31 Disciplina: 1929 Direito Processual Civil II Carga Horária: 75 h Providências Preliminares: Efeito da Revelia, Declaração incidente, Alegações do réu, Julgamento conforme estado do processo, audiência preliminar. Das provas: a) Teoria geral das provas, b) Provas em espécie. Da audiência: a) Preliminar e de conciliação, b) de Instrução e julgamento. Sentença: a) Noções gerais, b) Sentenças definitivas e terminativas, c) Estrutura das sentenças; d) Limites da sentença, e) Tipos de sentença, f) Momento de eficácia, g) efeitos da sentença. Da coisa julgada: a) Generalidades, b) Coisa julgada material e formal, c) Momento de formação da coisa julgada, d) O que não faz coisa julgada, e) Limites objetivos e subjetivos da coisa julgada, f) meios de impugnação. Recursos: a) Teoria geral dos recursos, b) Princípios do sistema recursal brasileiro, c) Juízo de admissibilidade pressupostos de admissibilidade dos recursos, d) Juízo de mérito, e) Efeitos, f) Recursos em espécie: apelação, agravo, embargos infringentes, embargos de declaração, recurso especial e recurso extraordinário, g) Uniformização da jurisprudência. Habilitar o aluno a compreender a tramitação do processo a partir da fase saneadora, com as possibilidades conferidas ao Estado para extinção ou prosseguimento do feito,identificando as provas e sua necessidade no processo, compreendendo os aspectos procedimentais de cada uma delas até a realização da audiência de instrução, analisando os requisitos da sentença, seus efeitos e importância, bem como a formação da coisa julgada e a utilização dos diversos recursos disponibilizados pelo processo, diferenciando-os uns dos outros.

32 Disciplina: 1930 Tópicos Especiais em Ética Carga Horária: 30 h Ética Geral. Conceito de Ética. Relação da Ética com outras ciências e esferas do pensamento. A ética profissional na advocacia. A Atividade Advocatícia. Consultores em Direito Estrangeiro. Elementos característicos da advocacia. Mandado para Postulação. Direitos do Advogado. Inscrição na OAB. Inscrição do Estagiário. Cancelamento da inscrição. Licença da advocacia. Sociedade de advogados. Advogado Empregado. Honorários Advocatícios. Incompatibilidade e Impedimentos. Ética do Advogado. Infrações e Sanções Disciplinares. 5. A Ética do Promotor de Justiça. 6. A Ética do Magistrado. Compreender a importância da ética jurídica, especialmente a Ética profissional do advogado. Estudo aprofundado do Código de Ética e Disciplina dos Advogados, Lei n 8.906/94. Trabalhar com tópicos especiais em Ética, abordando diversos temas relacionados à Ética Forense.

33 Disciplina: 2876 Direito Econômico Carga Horária: 60 h Delineamentos históricos e sistemáticos. Os princípios da ordem econômica constitucional. Comentários à ordem econômica constitucional. A intervenção estatal na economia. Legislação de defesa da ordem econômica e da concorrência. Compreender as normas de política econômica consagradas na Ordem Econômica Constitucional e legislação infra-constitucional brasileira.

34 7 PERÍODO Disciplina: 1933 Direito Civil V Carga Horária: 75 h Introdução ao Direito de Família; Do Direito Pessoal (Casamento e Relações de Parentesco); Do Direito Patrimonial (Regimes de Bens, Usufruto e Administração dos Bens de Filhos Menores, Alimentos e Bem de Família); Da União Estável; Da Tutela e da Curatela. Compreender criticamente os institutos do Direito de Família, bem como seus instrumentos normativos, de modo serem oferecidos os subsídios necessários à visualização das entidades familiares como núcleos de organização social.

35 Disciplina: 1935 Direito Processual Penal I Carga Horária: 75 h Noções Gerais. Inquérito Policial. Ação Penal. Jurisdição e Competência Jurisdicional. Sujeitos Processuais. Conflito de Jurisdição. Exceções Processuais. Outros Incidentes Processuais. Prisão e Liberdade Provisória. Compreender a aplicação das normas e princípios inerentes ao Direito Processual Penal, bem como a aplicação jurisdicional do Direito Penal através das atividades persecutórias, a estruturação dos órgãos da função jurisdicional e auxiliares e sua competência, propiciando aos acadêmicos de Direito o conhecimento teórico (doutrina) e prático (entendimento jurisprudencial) que permeia a instauração e o trâmite da persecução penal.

36 Disciplina: 1936 Direito Processual Civil III Carga Horária: 75 h Teoria geral da execução: introdução, pressupostos e condições, princípios, competência, legitimidade, liquidez, certeza e exigibilidade, inadimplemento do devedor, responsabilidade patrimonial, fraude à execução, fraude contra credores, efeitos da propositura da ação, nulidades, execução de título judicial e extrajudicial. Execução de obrigação de pagar quantia certa contra devedor solvente. Cumprimento de sentença. Execução de obrigação de entrega de coisa. Execução de obrigação de fazer e não fazer. 6. Execuções especiais: alimentos, fiscal e contra a Fazenda Pública. Embargos do devedor. Exceção de pré-executividade. Execução de obrigação de pagar quantia certa contra devedor insolvente. Suspensão e extinção da execução. Compreender o processo de execução e o cumprimento de sentença como mecanismos criados pelo Estado para substituir o devedor numa atividade que lhe cumpria exercer, ou seja, a satisfação da obrigação contraída junto ao credor, desenvolvendo capacidade de compreender suas relações com processo de conhecimento.

37 Disciplina: 1937U Prática Jurídica I Carga Horária: 75 h Instrumento de Mandato, substabelecimento, revogação e renúncia de mandato, contrato de honorários. Petição Inicial: procedimento ordinário, procedimento sumário e procedimentos especiais. Petições Intermediárias e Impugnação à Contestação. Respostas do Réu: contestação, reconvenção, exceções e impugnações (à justiça gratuita, ao valor da causa). Rotinas Cartorárias (ofícios, mandados, escrituras, averbações, entre outros). Habilitar o aluno a aplicar conceitos, institutos e regras procedimentais inerentes ao processo civil no âmbito da prática forense, por meio da produção de peças processuais, visitas técnicas e acompanhamento de audiências, identificando os elementos teóricos necessários ao regular desenvolvimento do processo, bem como utilizar as regras do Código de Processo Civil, dominando as técnicas necessárias à adequada atuação do profissional do Direito.

38 Disciplina: 2002 Direito do Consumidor Carga Horária: 60 h A defesa do consumidor e a Constituição Federal. O Código de Defesa do Consumidor: Noções Gerais. Dos Direitos básicos do Consumidor. Qualidade de produtos e serviços, prevenção e reparação de danos. Da responsabilidade dos fornecedores. Práticas comerciais. Proteção Contratual. Sanções administrativas. Infrações Penais. Defesa do consumidor em Juízo. Sistema de defesa do consumidor. Convenção Coletiva de consumo. Proporcionar a compreensão das pretensões à tutela individual a coletiva nas relações de consumo, enquanto meio eficaz de equilibrar as relações de consumo no mercado, trazidas pelo Código de Defesa do Consumidor, ensejadores de acesso mais efetivo à justiça, dentro da nova concepção de direito sociais básicos, da esfera individual para o campo supra-individual.

39 Disciplina: 8501 Direito do Trabalho Carga Horária: 60 h Conceito de Direito do Trabalho. Princípios. Fontes. Autonomia. Classificação e aplicação das normas trabalhistas no tempo e no espaço. Direito Individual do Trabalho: Contrato de Trabalho. Sujeitos. Poder Diretivo do Empregador. Alteração do Contrato de Trabalho. Suspensão e Interrupção do Contrato de Trabalho. Remuneração. Jornada de Trabalho. Rescisão dos Contratos de Trabalho. Reconhecer a importância social do Direito do Trabalho, como ramo jurídico especializado, que regula o trabalho subordinado nas sociedades contemporâneas e desvelar seus elementos componentes e o nexo lógico que os mantém integrados.

40 8 PERÍODO Disciplina: 1938 Direito Processual Civil IV Carga Horária: 75 h Teoria geral do processo cautelar: conceitos e pressupostos, características, poder geral de cautela, tutelas cautelar e antecipada, competência, legitimidade e responsabilidade civil em matéria cautelar. Procedimento: petição inicial, liminar, defesa, instrução, sentença e recursos. Cautelares nominadas. Procedimentos especiais de jurisdição contenciosa. Procedimentos especiais de jurisdição voluntária. Compreender o processo cautelar em toda sua amplitude conceitual, como mecanismo para a busca da prevenção do direito e responsável pela outorga provisória de segurança para os interesses dos litigantes. Identificar e conhecer a aplicação e dinâmica dos diversos procedimentos especiais previstos no Código de Processo Civil.

41 Disciplina: 1939 Direito Falimentar Carga Horária: 30 h A Empresa em crise (introdução). A instauração da Falência. Efeitos da Falência. Processo de Falência. Recuperação da Empresa (judicial e extrajudicial). Recuperação especial da microempresa e empresa de pequeno porte. A falência do empresário individual. Compreender os conceitos fundamentais do Direito Falimentar e da Recuperação de Empresas. Aplicar corretamente as normas da Lei nº /2005 aos casos práticos. Apontar a evolução legislativa em relação ao Decreto-Lei nº 7.661/45. Estimular o senso crítico em relação às referidas normas.

42 Disciplina: 1942 Direito Processual Penal II Carga Horária: 75 h Das provas. Citação. Sentença. Dos procedimentos. Das nulidades. Do Habeas Corpus. Dos recursos. Da Revisão Criminal. Conhecer as espécies de provas no processo penal e analisar os procedimentos aplicados à lide penal, bem como os recursos e as ações de impugnação, propiciando aos acadêmicos de Direito o conhecimento teórico (doutrina) e prático (entendimento jurisprudencial) que permeia todo o trâmite de um processo na esfera criminal.

43 Disciplina: 1946U Prática Jurídica II Carga Horária: 75 h Processo de conhecimento Recursos: apelação, agravo (instrumento, retido, interno) e embargos de declaração. Processo cautelar: petições iniciais e respostas. Processo de execução: petições iniciais e respostas, execução de título extrajudicial e cumprimento de sentença. Aplicar os conceitos, institutos e regras procedimentais inerentes à fase recursal do processo civil de conhecimento e aos processos cautelar e de execução, no âmbito da prática forense, por meio da produção de peças processuais, identificando os elementos teóricos necessários ao regular desenvolvimento do processo; Utilizar as regras do Código de Processo Civil e dominar as técnicas necessárias à adequada atuação do profissional do direito.

44 Disciplina: 3019 Direito Ambiental Carga Horária: 45 h Evolução histórica do Direito Ambiental. Conceitos básicos. Princípios fundamentais. A política nacional de meio ambiente. Educação ambiental. Órgãos do sistema nacional de meio ambiente e competências. Legislação aplicada à política nacional de meio ambiente e dela decorrente. Leis especiais sobre matérias de relevante interesse ambiental. A tutela jurídica ao meio ambiente. A proteção aos bens ambientais nas várias esferas projetivas e sua classificação. Bens especialmente protegidos. Prevenção ambiental: estudo prévio de impacto ambiental e o relatório de impacto do meio ambiental. Licenciamento ambiental. Zoneamento ambiental. Termo de compromisso. Normas técnicas sobre gestão e auditoria ambiental. Defesa: responsabilidade civil por danos e prejuízos ambientais, responsabilidade criminal e responsabilidade administrativa. A proteção à pessoa em face do mau uso de bem ambiental. Reflexões sobre questões ambientais críticas na atualidade. Reconhecer e compreender a conexão entre as ciências do meio-ambiente e o Direito como instrumento indispensável para o seu estudo e aplicação, bem como perceber a função hermenêutica e criadora do princípio do desenvolvimento sustentável no manejo dos aspectos de direito material e processual ambiental.

45 Disciplina: 3030 Direito Civil VI Carga Horária: 75 h Introdução ao Direito das Sucessões: da sucessão em geral, transmissão da herança, aceitação e renúncia da herança, herança jacente, da legitimação sucessória; Sucessão legítima: sucessão na linha reta, sucessão decorrente do casamento e da união estável, sucessão dos colaterais e do poder público; Sucessão testamentária: formas ordinárias de testamento, codicilo, formas especiais de testamento, testemunhas testamentárias, disposições testamentárias, capacidade para adquirir por testamento, deserdação, invalidade do testamento, direito de acrescer, substituições e fideicomisso; Inventário e partilha. Proporcionar ao aluno a compreensão dos conceitos envolvidos no estudo do Direito das Sucessões enquanto procedimento de transmissão do patrimônio do sujeito que vem a falecer, especialmente no que se refere à garantia do cumprimento de suas disposições de última vontade, e aos direitos e obrigações de seus sucessores, apontando o lado dinâmico dos institutos jurídicos e as tendências determinadas pelo constante desenvolvimento socioeconômico.

46 Disciplina: 8504 Direito do Trabalho II Carga Horária: 30 h Conceito de Direito Sindical. Princípios. Fontes formais. Autonomia. Organização Sindical. Receitas dos Sindicato. Comissão de Conciliação Prévia. Conflitos Coletivos. Negociação Coletiva. Flexibilização e Desregulamentação. Dissídio Coletivo. Convenções e Acordos Coletivos. Conglobamento e Acumulação. Greve. Reconhecer a existência da organização profissional, em todos os seus níveis, como forma de manifestação da liberdade sindical preceituada na Constituição Federal vigente. Reconhecer a ação sindical como mecanismo eficiente de transformação das relações trabalhistas no Brasil, com vistas a adequação ao modelo sócio-econômico ditado pela globalização.

47 9 PERÍODO Disciplina: 1951 Tópicos Especiais do Direito de Empresa Carga Horária: 30 h Propriedade industrial. Introdução aos Contratos Empresariais. Regime Jurídico Aplicável. Sujeitos dos Contratos Empresariais. Contratos Empresariais em Espécie. Compreender os conceitos ligados à propriedade industrial, patenteabilidade e registrabilidade, bem como dos contratos empresariais em espécie e suas particularidades.

48 Disciplina: 1952U Prática Jurídica III Carga Horária: 75 h Procuração. Requerimento e representação para instauração do inquérito policial. Queixa-crime. Alegações finais. Peças de liberdade: liberdade provisória, relaxamento de prisão, pedido de revogação. Compreender a aplicação prática dos institutos processuais penais, através da elaboração de peças forenses, de acompanhamentos processuais (audiências de conciliação e instrução e julgamento) e de simulações processuais, com ênfase na área investigativa e ação penal.

49 Disciplina: 2901 Orientação Metodológica para TCC Carga Horária: 120 h Elaboração do projeto de pesquisa: ênfase no artigo científico. Regras formais de apresentação: ABNT. Elementos do trabalho de conclusão de curso. Confecção do trabalho de conclusão de curso. Estratégias para apresentações orais perante bancas examinadora. Compreender o trabalho de conclusão de curso como instrumento científico capaz de demonstrar aquisição de conhecimento técnico, mas acima de tudo identifica-lo como oportunidade para exercício pleno das competências e habilidades adquiridas no decorrer do curso.

50 Disciplina: 3217 Direito Processual do Trabalho Carga Horária: 45 h Fundamentos principiológicos do Direito Processual do Trabalho. Processo e Procedimentos. Sentença trabalhista. Teoria geral e recursos trabalhistas em espécie. Tutela de urgência no processo do trabalho. Execução trabalhista. Responsabilidade de coobrigados, sócios e administradores. Impugnação à execução e atos executórios. Compreender o processo do trabalho, de forma crítica, como instrumento de realização do direito material, tendo como fundamentos a efetividade e a instrumentalidade, deslocando a visão tecno-jurídica da fase conceitual do direito processual para reconhecê-lo como instrumento ético e político de atuação da justiça substancial e garantia das liberdades, totalmente aderido à realidade sócio-política a que se destina, em conexão com os demais ramos do direito processual jurisdicional.

51 Disciplina: 3231 Direito Administrativo I Carga Horária: 45 h Estado Democrático de Direito: estrutura do Estado; origens do Direito Administrativo. Organização administrativa brasileira: estrutura da administração pública; princípios da administração pública; poderes da administração pública e administradores. Atos administrativos. Servidores públicos. Licitações e contratos. Apreender de forma sistêmica o Direito Administrativo e sua relevância no tocante ao Estado Democrático de Direito e a experiência cidadã, compreendendo seus elementos iniciais, estudando a Administração Pública Direta e Indireta sob seus mais variados aspectos, bem como a regulamentação jurídica dos servidores públicos e das licitações públicas.

52 Disciplina: 3418 Legislação Penal e Processual Penal Extravagante Carga Horária: 45 h Lei de Execução Penal; Lei dos Juizados Especiais Criminais; Lei de Tóxicos; Lei dos Crimes Hediondos; Lei de Abuso de Autoridade; Código de Trânsito Brasileiro. Proporcionar ao discente a compreensão dos conceitos e princípios norteadores da legislação penal e processual penal extravagante, ou seja, os microssistemas que compõem o direito material e processual da seara criminal, bem como estabelecer uma comparação da legislação especial com a sistemática do Código Penal e do Código de Processo Penal.

53 Disciplina: 3446 Conciliação, Mediação e Arbitragem Carga Horária: 30 h O acesso à Justiça. O papel do operador do Direito. Propostas e novas formas de solução de conflitos. Formas Alternativas de solução de conflitos utilizadas no Brasil. A Lei brasileira sobre arbitragem. Compreender a necessidade de utilização dos métodos alternativos para a solução de conflitos de interesses, nas situações em que o ordenamento brasileiro permite atuação de entes privados e da própria autonomia da vontade, como uma possibilidade da vida jurídica moderna capaz de substituir ou auxiliar o Poder Judiciário frente à crescente demanda da sociedade.

54 10 PERÍODO Disciplina: 1953 Instrumentos Processuais de Garantia dos Direitos Coletivos e Difusos Carga Horária: 75 h Tutela jurisdicional dos interesses coletivos e difusos. Aspectos constitucionais. A ação popular. O mandado de segurança coletivo. A ação civil pública e o Título III do Código de Defesa do Consumidor: o processo coletivo. Aspectos processuais relativos à tutela coletiva do meio ambiente, do consumidor, do patrimônio público, da criança e do adolescente, das minorias e das pessoas portadoras de deficiência. Compreender os institutos fundamentais e os diversos instrumentos processuais de tutela dos interesses da coletividade, assim entendidos os direitos de natureza transindividual e os bens juridicamente protegidos, bem como a diferença entre estes direitos e aqueles de natureza meramente individual.

55 Disciplina: 1954 Direito Tributário Carga Horária: 75 h Direito Tributário, Direito Financeiro e Ciência das Finanças. Tributo. O Sistema Tributário. A Hipótese de Incidência da Obrigação Tributária. Obrigação Tributária. O Crédito Tributário. Administração Tributária. Ilícito Tributário. Processo Tributário: fundamentos teóricos e medidas administrativas e judiciais. Desenvolver uma visão crítica do Sistema Tributário Nacional, analisando a principiologia constitucional tributária, a formação da relação jurídico-tributária e o seu desenvolvimento e extinção, bem como diferenciar e utilizar o Procedimento Administrativo Fiscal, Processo Administrativo Fiscal e Processo Judicial Tributário, como instrumentos para realização do direito substantivo.

56 Disciplina: 1955 Direito Internacional Carga Horária: 75 h Direito Internacional Público: Sociedade x Comunidade Internacional. Direito Interno e Direito Internacional. Origem, Conceito e Nomenclatura do Direito Internacional Público. Fontes do Direito Internacional Público. Sujeitos do Direito Internacional. Direito Diplomático. Responsabilidade Internacional dos Estados. Meios de Solução Pacífica de Controvérsias. Guerra. Terrorismo. Direito da Integração. Economia Internacional. Direito Internacional Privado: Problemática da nomenclatura e definição do Direito Internacional Privado. Introdução ao Conflito de Leis. Fontes do Direito Internacional Privado. Nacionalidade. Condição Jurídica do Estrangeiro. Saída Compulsória do Estrangeiro. Aplicação, Prova e Interpretação do Direito Estrangeiro. Regras de Conexão. Estatuto Pessoal. Reenvio. Teoria das Qualificações. Ordem pública. Reconhecimento de Sentença Estrangeira. Concessão de Exequatur.

57 Fraude à Lei. Questão Prévia e Instituição Desconhecida. Teoria dos Direitos Adquiridos. Pessoa Jurídica. Contratos Internacionais. Compreender as normas e instituições jurídicas da sociedade internacional, assim como os princípios e leis que solucionam os conflitos de normas no espaço, fornecendo diretrizes sobre utilização das fontes de direito internacional e de direito interno em relação a problemas que transcendem o interesse exclusivo de uma única ordem jurídica estatal. Fornecer informações sobre as funções e competência de nosso país na ordem jurídica internacional, compreendendo os elementos que possibilitem a resolução de problemas de repercussão internacional, de acordo com o direito positivo pátrio e tratados internacionais pertinentes.

58 Disciplina: 1956U Prática Jurídica IV Carga Horária: 75 h Habeas corpus. Recursos: razões e contra-razões. Revisão criminal. Execução penal: progressão de regime, livramento condicional. Compreender a aplicação prática dos institutos processuais penais, através da elaboração de peças forenses, de acompanhamentos processuais (audiências de conciliação e instrução e julgamento) e de simulações processuais, com ênfase nos recursos penais, execução das penas e ações de impugnação.

59 Disciplina: 3697 Direito Administrativo II Carga Horária: 30 h Serviço público. Bens públicos. Formas de intervenção do Estado nos domínios privado e econômico. Responsabilidade civil do Estado. Compreender os desdobramentos da atividade administrativa em setores mais específicos, assimilando os instrumentos que são propiciados para atuar em nome do interesse público, balizada por critérios legais e respeitando os direitos individuais e coletivos.

60 Disciplina: 3868 Tópicos Especiais do Direito Carga Horária: 30 h O instituto da Greve e da Lock out no Direito Trabalhista Brasileiro. Controvérsias acerca da natureza jurídica das Gueltas, Gorjetas, Prêmios, Abonos, Gratificações, Diárias, Ajudas de Custo, Quebra de Caixa e Verba de representação. Especificidade das Fontes do Direito Coletivo Trabalhista. Estudo Constitucional dos Princípios da Unicidade Sindical e Liberdade Sindical. Conflitos Coletivos Trabalhistas e Atuação das Comissões de Conciliação Prévia. Intervenção de Terceiros Anômala: modalidade Amicus Curiae. Fungibilidade das Tutelas de Urgência. Validade Jurídica do Acesso a Cargos e Empregos Públicos em Desrespeito aos mandamentos do Art. 37 da CFRB/88. Comparação entre remuneração do servidor ocupante de cargo público efetivo e a do servidor ocupante de emprego público. Pontos Controvertidos sobre a Nomeação à autoria: a) nomeação pelo detentor e regra do art do CCB/2002; b) nomeação pelo preposto e confronto com os artigos 932, III e 942 CCB/2002. Denunciação da lide per saltum: regra do art. 456 do CPC. Denunciação da lide e chamamento ao processo nas causas de Consumo. Nova modalidade de intervenção de terceiros na ação de alimentos: art do CCB/2002. Teoria dos Capítulos de Sentença e observações acerca da Justiça da Decisão. Litisconsórcio Alternativo e Eventual. Greve no Serviço Público. Direito de afastamento ao serviço: comparativo entre os regimes celetista e estatutário. Questões controversas acerca do ato administrativo: a)silêncio administrativo; b)utilidade da teoria dos motivos determinantes ante à vinculação e

61 discricionaridade administrativa; c) Elementos e pressupostos de existência e validade; d) nomenclatura corrente. Distinção entre Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista prestadoras de Serviço Público e Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista que desenvolvem atividade econômica: análise do regime jurídico e dispositivos constitucionais vigentes. Estudo comparativo entre Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão e Mandado de Injunção. Compreender que o Direito é um campo dinâmico e exige atualização permanente, por meio do estudo de temas emergentes e constante revisão de conteúdos já sedimentados, os quais podem sofrer alterações em virtude de iniciativas nos campos legislativo, doutrinário e jurisprudencial. Desenvolver o senso crítico acerca do Direito e de sua aplicação prática e estimular a busca de conhecimentos no Direito Comparado.

62 DISCIPLINAS OPTATIVAS Disciplina: 1944 Direito Agrário Carga Horária: 30 h Introdução ao direito agrário. Institutos básicos do direito agrário. A legislação agrária no Brasil. Aspectos relevantes do direito agrário. Compreender a evolução e abrangência do Direito agrário no Brasil considerando o direito de posse e propriedade rurais, de modo a possibilitar o entendimento interdisciplinar, sobretudo com o Direito Constitucional, Civil e Ambiental.

63 Disciplina: 2098 Bioética Carga Horária: 30 h Fundamentos da Bioética. Proteção à Vida Humana. Aspectos bioéticos sobre o Fim da vida. Macrobiodireito. Compreender a sistematização dos constitutivos antropológicos de formação da consciência moral, bem como dos princípios constitutivos fundamentais da bioética e dos parâmetros de respeito, tolerância e solidariedade, fundamentais para uma cultura da vida numa sociedade pluralista.

64 Disciplina: 2134 Direitos Humanos Carga Horária: 30 h Teoria Geral dos Direitos Humanos. Precedentes históricos do processo de internacionalização dos Direitos Humanos. A estrutura normativa do sistema global e regional de proteção dos Direitos Humanos. A Constituição Brasileira de 1988 e o processo de democratização no Brasil. A Constituição de 1988 e os Tratados Internacionais de proteção dos Direitos Humanos. Direitos Humanos e cidadania no Brasil. Compreender criticamente o fenômeno de afirmação histórica dos Direitos Humanos (fase das Declarações) até a presente temática de organização de procedimentos e tribunais gerais (fase de efetivação) com a organização do Direito Internacional dos Direitos Humanos, bem como suas garantias na ordem interna de cada Estado Nacional.

65 Disciplina: 3880 Responsabilidade Civil Carga Horária: 30 h I Da responsabilidade civil e fundamentos; II- Classificações da responsabilidade civil; III Elementos da responsabilidade civil; IV Teoria da ação; V Teoria do dano; VI Nexo de causalidade; VII- Fundamentos da responsabilidade; VIII Responsabilidade subjetiva: pressupostos; IX Responsabilidade subjetiva com presunção de culpa; X Responsabilidade subjetiva: excludentes; XI Responsabilidade objetiva: pressupostos; XII Responsabilidade objetiva: excludentes; XIII Reparação dos danos. Compreender a importância de estudo do tema responsabilidade civil, bem como aprender que sua função no cenário jurídico tem por fundamento garantir direito do lesado e servir como sanção civil.

66 Disciplina: 5061 Novas Tendências do Direito Penal Carga Horária: 30 h Teorias absolutas da pena; Teorias relativas da pena; Teorias unitárias da pena; Teorias deslegitimadoras do Sistema Penal; Direito Penal e Política Social; Direito Penal e Estado Democrático. Compreender conceitos fundamentais das novas tendências do Direito Penal, mormente quanto aos parâmetros influenciadores do direito brasileiro.

67 Disciplina: 5139 Propriedade Intelectual Carga Horária: 30 h Origem e histórico do direito autoral e da propriedade industrial. Campo de atuação e objetos tutelados pela propriedade intelectual. Ideia, obra e objeto de fixação. Obras artísticas, científicas e literárias. Objetos não protegidos. Registro. Autoria. Direito moral e patrimonial. Direitos conexos. Duração dos direitos autorais domínio público. Contrato de edição e contrato de cessão. Comunicação ao público. Utilização de obras. Associações representativas. Crimes autorais. Softwares. Marcas e patentes. Crimes contra a propriedade industrial. Prática processual aplicada à propriedade intelectual. Compreender a propriedade intelectual como forma de transformação da imaterialidade ao mundo real, identificando os institutos afins, formas de utilização junto aos meios de comunicação social e os meios administrativos e jurisdicionais de tutela dos interesses envolvidos, dando foco especial no Direito Autoral.

68 Disciplina: 5851 Direito da Criança e do Adolescente Carga Horária: 30 h Políticas públicas, movimento social e mundo jurídico. Infância e adolescência: a privação da liberdade nas normas internacionais. A doutrina de proteção integral da infância nas Nações Unidas. O estatuto da criança e do adolescente no Brasil: da situação irregular à proteção integral. O ECA: direitos fundamentais, a prevenção, a política de atendimento, as medidas de proteção, o ato infracional, medidas pertinentes aos pais, o conselho tutelar, o acesso à justiça, procedimentos e proteção judicial dos interesses individuais, difusos e coletivos. Compreender a mudança de paradigma na abordagem dos direitos da criança e do adolescente, em especial no tocante à formulação de políticas públicas, construção de sistemas de garantia de direitos e atuação dos operadores jurídicos no caso dos adolescentes em conflito com a lei.

69 Disciplina: 6433 Língua Brasileira em Sinais Carga Horária: 30 h Introdução ao Libras. Vocabulário básico da LIBRAS. Dicionário da Língua Brasileira de Sinais LIBRAS. Expressão corporal e facial. Alfabeto manual. Sinais. Convenções da LIBRAS. Parâmetros da Língua Brasileira de Sinais. Estrutura gramatical da LIBRAS. Princípios lingüísticos. Diálogos e narrativas na LIBRAS. Desenvolver, habilidades profissionais no educando, favorecendo a apreensão de saberes que sedimenta o ato de realizar a docência e a gestão educacional, propiciando que a práxis aconteçam a partir das bases epistêmicas das várias ciências interligadas as atividades sociais, afetivas.

CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO EM DIREITO GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS

CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO EM DIREITO GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO EM DIREITO GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS Introdução ao Estudo do Direito 1º PERÍODO Direito e perfil da Introdução ao Estudo do Direito. Direito, Estado

Leia mais

Ementário do curso de

Ementário do curso de Introdução ao Estudo de I Fase: I Carga Horária: 60 h/a Créditos: 04 A sociedade. e ordem jurídica. Conceito de justiça. e moral. Fontes do. Positivo. objetivo e subjetivo. Público e Privado. Capacidade

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: DIREITO BACHARELADO SERIADO ANUAL - NOTURNO 5 (CINCO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 05 (CINCO) ANOS LETIVOS - MÁXIMO = 08 (OITO)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO. Ementário de Disciplinas Matriz curricular 154

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO. Ementário de Disciplinas Matriz curricular 154 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO Ementário de Disciplinas Matriz curricular 154 Língua Portuguesa e Comunicação Leitura, análise, interpretação

Leia mais

Tribunal de Justiça do Piauí TJ/PI Área Judiciária Carreira de Escrivão Judicial

Tribunal de Justiça do Piauí TJ/PI Área Judiciária Carreira de Escrivão Judicial Tribunal de Justiça do Piauí TJ/PI Área Judiciária Carreira de Escrivão Judicial ÍNDICE VOLUME 1 CONHECIMENTOS BÁSICOS LÍNGUA PORTUGUESA Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto

Leia mais

ADITIVO AO EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO N 001/2007

ADITIVO AO EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO N 001/2007 ADITIVO AO EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO N 001/2007 O Presidente da Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João del-rei FAUF e o Prefeito Municipal de Ibirité, Antonio Pinheiro Júnior, faz saber

Leia mais

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Curso 09/05/2011 14:55. Centro de Ciências Jurídicas Direito (Noturno)

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Curso 09/05/2011 14:55. Centro de Ciências Jurídicas Direito (Noturno) Curso: DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Centro de Ciências Jurídicas Direito (Noturno) Ano/Semestre: 0/ 0/0/0 : s por Curso DIR.000.00.00- DIR.000.00.00- DIR.00.00.00- DIR.00.00.00- ECO.0.00.00- PDE.000.00.000-0

Leia mais

Constituição e Processo: direitos e garantias fundamentais de natureza processual.

Constituição e Processo: direitos e garantias fundamentais de natureza processual. PONTO Nº 01 Hermenêutica: interpretação, integração e aplicação do Direito do Trabalho. Métodos básicos de exegese. O papel da equidade. Eficácia das normas trabalhistas no tempo e no espaço. Revogação.

Leia mais

Ementário do curso de

Ementário do curso de Introdução ao Estudo de I Ementário do curso de A sociedade. e ordem jurídica. Conceito de justiça. e moral. Fontes do. Positivo. objetivo e subjetivo. Público e Privado. Capacidade das pessoas. Filosofia

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE DIREITO DISCIPLINA: Ciência Política A Ciência Política. Métodos e técnicas. As relações entre Poder, Direito e Estado. Origem e evolução do poder e do Estado.

Leia mais

I) DIREITO INDIVIDUAL E COLETIVO DO TRABALHO

I) DIREITO INDIVIDUAL E COLETIVO DO TRABALHO PROGRAMA ESPECÍFICO DA PROVA ORAL XX CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE JUIZ DO TRABALHO SUBSTITUTO DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA SEXTA REGIÃO I) DIREITO INDIVIDUAL E COLETIVO DO TRABALHO

Leia mais

Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro

Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro Ponto 1 - Das pessoas naturais. Das pessoas jurídicas. Direitos da personalidade. Desconsideração da Personalidade Jurídica. Do domicílio. - Princípios e conceitos gerais do Código de Defesa do Consumidor

Leia mais

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Curso 09/05/2011 14:56. Centro de Ciências Jurídicas Direito (Matutino)

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Curso 09/05/2011 14:56. Centro de Ciências Jurídicas Direito (Matutino) Curso: DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Centro de Ciências Jurídicas Direito (Matutino) Ano/Semestre: 0/ 0/0/0 : s por Curso DIR.000.00.00- DIR.000.00.00- DIR.00.00.00-0 DIR.00.00.00-0 ECO.0.00.00- PDE.000.00.000-0

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DIREITO PROCESSUAL CIVIL

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DIREITO PROCESSUAL CIVIL Apresentação O curso de Pós-graduação em Direito Processual Civil e Práticas Processuais qualifica o participante para a aprovação em concursos públicos,

Leia mais

Direito Ambiental: - Princípios fundamentais de Direito Ambiental. Fontes do Direito Ambiental.

Direito Ambiental: - Princípios fundamentais de Direito Ambiental. Fontes do Direito Ambiental. Direito Constitucional: - Direitos e Garantias Fundamentais: direitos e deveres individuais, sociais e coletivos. - Direito de ação, devido processo legal, habeas corpus, mandado de segurança, mandado

Leia mais

Apostila Exclusiva Direitos Autorais Reservados www.thaisnunes.com.br 1

Apostila Exclusiva Direitos Autorais Reservados www.thaisnunes.com.br 1 Direito - Técnico do TRF 4ª Região É possível estudar buscando materiais e aulas para cada uma das matérias do programa do concurso de Técnico do TRF 4ª Região. Basta disciplina e organização. Sugestão

Leia mais

P O D E R J U D I C I Á R I O TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 9ª REGIÃO SECRETARIA DA COMISSÃO DE CONCURSO

P O D E R J U D I C I Á R I O TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 9ª REGIÃO SECRETARIA DA COMISSÃO DE CONCURSO P O D E R J U D I C I Á R I O TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 9ª REGIÃO SECRETARIA DA COMISSÃO DE CONCURSO XXI CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NA MAGISTRATURA DO TRABALHO DA 9ª REGIÃO EDITAL nº 7/2008

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Estágio Profissional Supervisionado Núcleo de Prática Jurídica Faculdade de Direito

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Estágio Profissional Supervisionado Núcleo de Prática Jurídica Faculdade de Direito Núcleo de Prática Jurídica EMENTAS DAS ÁREAS DE NPJ II 2º semestre/2014 ÁREA: DIREITO DO ESTADO TEMA: DA TUTELA ADMINISTRATIVA E JUDICIAL DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA Estudar os problemas práticos e concretos

Leia mais

Conteúdo programático do curso OAB

Conteúdo programático do curso OAB Conteúdo programático do curso OAB Disciplinas Carga Horária ( 30 min.) No. Aulas (noite) Estatuto da Criança e do Adolescente 6 horas/aulas 01 Histórico e Visão Geral do Estatuto Direitos Fundamentais

Leia mais

SEGUNDO PERÍODO DISCIPLINA EMENTA CRÉD

SEGUNDO PERÍODO DISCIPLINA EMENTA CRÉD Ementas das Disciplinas de Direito PRIMEIRO PERÍODO 0 Atividades Complementares 1 Ciência Política A Ciência Política Métodos e técnicas As relações entre Poder, Direito e Estado Origem e evolução do poder

Leia mais

Como pensa a Cesgranrio?

Como pensa a Cesgranrio? AÇÃO CIVIL PÚBLICA antecipação de tutela coisa julgada competência direitos indisponíveis inquérito civil legitimidade ativa legitimidade ativa da Defensoria Pública legitimidade ativa da União e dos Estados,

Leia mais

Reestrutura o Curso de Pós-Graduação Lato sensu em Direito Civil e Processo Civil.

Reestrutura o Curso de Pós-Graduação Lato sensu em Direito Civil e Processo Civil. DELIBERAÇÃO N 30/2006 Câmara de Pós-Graduação Reestrutura o Curso de Pós-Graduação Lato sensu em Direito Civil e Processo Civil. CONSIDERANDO a solicitação da Coordenação do Curso, conforme processo nº

Leia mais

CAPÍTULO I - FUNÇÃO E CARREIRA DO ADVOGADO...

CAPÍTULO I - FUNÇÃO E CARREIRA DO ADVOGADO... APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO...19 DEDICATÓRIA...21 CAPÍTULO I - FUNÇÃO E CARREIRA DO ADVOGADO... 23 1. Antecedentes históricos da função de advogado...23 2. O advogado na Constituição Federal...24 3. Lei de

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA DA REPÚBLICA NO DISTRITO FEDERAL DOAÇÃO DE LIVROS

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA DA REPÚBLICA NO DISTRITO FEDERAL DOAÇÃO DE LIVROS MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA DA REPÚBLICA NO DISTRITO FEDERAL DOAÇÃO DE LIVROS Conforme dispõe a Instrução Normativa MPF/SG/SA nº 001/1993, os bens classificados como IRRECUPERÁVEIS poderão

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS Direito Penal IV EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE DIREITO Dos crimes contra a pessoa (crimes contra a vida; lesões corporais; periclitação da vida e da saúde; crimes contra a honra; crimes

Leia mais

ESTADO DO MARANHÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE AMAPÁ DO MARANHÃO CONCURSO PÚBLICO INSTITUTO MACHADO DE ASSIS Seriedade, compromisso e competência.

ESTADO DO MARANHÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE AMAPÁ DO MARANHÃO CONCURSO PÚBLICO INSTITUTO MACHADO DE ASSIS Seriedade, compromisso e competência. Errata nº 002/2016 A Comissão Organizadora do Concurso da Prefeitura Municipal de Amapá do Maranhão PUBLICA alteração no edital. ONDE SE LÊ: CARGO: PROCURADOR JURÍDICO MUNICIPAL Direito Constitucional

Leia mais

ESTADO DE ALAGOAS PODER JUDICIÁRIO JUÍZO DE DIREITO DA VARA DO ÚNICO OFÍCIO DE BOCA DA MATA EDITAL DE SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS

ESTADO DE ALAGOAS PODER JUDICIÁRIO JUÍZO DE DIREITO DA VARA DO ÚNICO OFÍCIO DE BOCA DA MATA EDITAL DE SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS ESTADO DE ALAGOAS PODER JUDICIÁRIO JUÍZO DE DIREITO DA VARA DO ÚNICO OFÍCIO DE BOCA DA MATA EDITAL DE SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS O Doutor ANDRÉ GUASTI MOTTA, MM Juiz de Direito Titular da Comarca de Boca da

Leia mais

Índice Sistemático do Novo Código de Processo Civil

Índice Sistemático do Novo Código de Processo Civil Índice Sistemático do Novo Código de Processo Civil LEI CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Parte Geral Livro I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS TÍTULO ÚNICO DAS NORMAS FUNDAMENTAIS E DA APLICAÇÃO DAS NORMAS PROCESSUAIS

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Professor Mário Antônio Verza Código: 164 Município: Palmital Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2011 2ª RETIFICAÇÃO DO EDITAL E REABERTURA DE INSCRIÇÕES

CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2011 2ª RETIFICAÇÃO DO EDITAL E REABERTURA DE INSCRIÇÕES CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2011 2ª RETIFICAÇÃO DO EDITAL E REABERTURA DE INSCRIÇÕES O Prefeito Municipal de Gurupi, através da Resolução nº 528/2012 do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, e, no uso

Leia mais

Sumário 1. TEORIA GERAL DO DIREITO DO TRABALHO... 13 2. VÍNCULO EMPREGATÍCIO... 26 3. FLEXIBILIZAÇÃO DO VÍNCULO TRABALHISTA... 38

Sumário 1. TEORIA GERAL DO DIREITO DO TRABALHO... 13 2. VÍNCULO EMPREGATÍCIO... 26 3. FLEXIBILIZAÇÃO DO VÍNCULO TRABALHISTA... 38 5 Sumário 1. Direito Individual do Trabalho 13 1. TEORIA GERAL DO DIREITO DO TRABALHO... 13 1.1. Formação histórica e teoria do direito do trabalho... 13 1.2. Princípios... 16 1.3. Fontes do Direito do

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

ÍNDICE SISTEMÁTICO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL ÍNDICE SISTEMÁTICO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL PARTE GERAL LIVRO I - DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS TÍTULO ÚNICO - DAS NORMAS FUNDAMENTAIS E DA APLICAÇÃO DAS NORMAS PROCESSUAIS CAPÍTULO I - DAS NORMAS

Leia mais

FACILUZ / UNIESP ILHA SOLTEIRA

FACILUZ / UNIESP ILHA SOLTEIRA FACILUZ / UNIESP ILHA SOLTEIRA EMENTÁRIO DO CURSO DE DIREITO 1º SEMESTRE Disciplina: Introdução ao Estudo do Direito Série: 1º SEMESTRE Conceito de Direito: conceitos fundamentais, problemas e temas relevantes.

Leia mais

Pós Graduação em Direito Privado e Empreendedorismo

Pós Graduação em Direito Privado e Empreendedorismo FAR- FACULDADE ALMEIDA RODRIGUES www.faculdadefar.edu.br PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU Pós Graduação em Direito Privado e Empreendedorismo DISCIPLINAS E EMENTAS 1 - Métodos e Técnicas de Pesquisa 15 h O Conhecimento

Leia mais

ESTRUTURA DO CURSO PREPARATÓRIO PARA PROCESSO SELETIVO

ESTRUTURA DO CURSO PREPARATÓRIO PARA PROCESSO SELETIVO ESTRUTURA DO CURSO PREPARATÓRIO PARA PROCESSO SELETIVO As Aulas serão no Edf. Metrópole, Auditório do Terraço, R. Dr. José Peroba, no Costa Azul. 18/10 18hs às 22hs (total 4hs) PROFESSOR: JOSINALDO LEAL

Leia mais

CONTEÚDO AVALIAÇÃO MULTIDISCIPLINAR 2016/1. Preconceito, esterótipo e discriminação

CONTEÚDO AVALIAÇÃO MULTIDISCIPLINAR 2016/1. Preconceito, esterótipo e discriminação CONTEÚDO AVALIAÇÃO MULTIDISCIPLINAR 2016/1 DISCIPLINAS NÚMEROS DE QUESTÕES 1 PERÍODO HERMENÊUTICA Linguagem; desenvolvimento histórico da hermenêutica; bases filosóficas da hermenêutica; introdução à hermenêutica

Leia mais

APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL PENAL. APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL PENAL NO ESPAÇO Dispositivo Legal... 35 Princípio da territorialidade...

APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL PENAL. APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL PENAL NO ESPAÇO Dispositivo Legal... 35 Princípio da territorialidade... Sumário Título I APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL PENAL Capítulo I APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL PENAL NO ESPAÇO Dispositivo Legal... 35 Princípio da territorialidade... 35 Capítulo II APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL

Leia mais

BREVE HISTÓRICO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS ESTRUTURA DO CURSO

BREVE HISTÓRICO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS ESTRUTURA DO CURSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU PROJETO PEDAGÓGICO DIREITO E PROCESSO CIVIL BREVE HISTÓRICO A Universidade Candido Mendes UCAM, criada e mantida pela Sociedade Brasileira de Instrução SBI, fundada em 1902, tem

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA PRIMEIRA REGIÃO CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DO CARGO DE JUIZ DO TRABALHO SUBSTITUTO 2012 PONTOS DA PROVA ORAL

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA PRIMEIRA REGIÃO CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DO CARGO DE JUIZ DO TRABALHO SUBSTITUTO 2012 PONTOS DA PROVA ORAL TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA PRIMEIRA REGIÃO CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DO CARGO DE JUIZ DO TRABALHO SUBSTITUTO 2012 PONTOS DA PROVA ORAL PONTO 1 Segurança e higiene do trabalho. Labor em circunstâncias

Leia mais

TABELA DE HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS DA OAB/RS

TABELA DE HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS DA OAB/RS 1. ATIVIDADES AVULSAS OU EXTRAJUDICIAIS 1.1 Consulta R$ 200,00 Consulta em condições excepcionais R$ 500,00 1.2 Hora intelectual R$ 500,00 1.3 Acompanhamento ou exame de documentos em órgão público R$

Leia mais

PLANO DE ENSINO. I Identificação Direito Processual Penal I. Carga horária 72 horas/aula Créditos 4 Semestre letivo 5º.

PLANO DE ENSINO. I Identificação Direito Processual Penal I. Carga horária 72 horas/aula Créditos 4 Semestre letivo 5º. PLANO DE ENSINO I Identificação Disciplina Direito Processual Penal I Código PRO0065 Carga horária 72 horas/aula Créditos 4 Semestre letivo 5º II Ementário O direito processual penal. A norma: material

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação ORGANIZAÇÃO BÁSICA DAS DISCIPLINAS CURRICULARES

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação ORGANIZAÇÃO BÁSICA DAS DISCIPLINAS CURRICULARES 2007/1 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação ORGANIZAÇÃO BÁSICA DAS DISCIPLINAS CURRICULARES Disciplina: DIREITO PROCESSUAL CIVIL III Curso: DIREITO Código CR PER Co-Requisito Pré-Requisito

Leia mais

BREVE HISTÓRICO 1. PÚBLICO ALVO 2. METODOLOGIA 3. DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO

BREVE HISTÓRICO 1. PÚBLICO ALVO 2. METODOLOGIA 3. DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU PROJETO PEDAGÓGICO DIREITO IMOBILIÁRIO BREVE HISTÓRICO A Universidade Candido Mendes UCAM, criada e mantida pela Sociedade Brasileira de Instrução SBI, fundada em 1902, tem por

Leia mais

Curso de Especialização em CURSO DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL

Curso de Especialização em CURSO DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL Curso de Especialização em CURSO DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL ÁREA DO CONHECIMENTO: Direito. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Direito Processual Civil. PERFIL PROFISSIONAL:

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 3ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 3ª REGIÃO Concurso Público n 01/2010 para provimento do carg o de Juiz do Trabalho Substituto do TRT/3ª Região PROVA ORAL PONTO N 01 Direito Individual e Coletivo do Trabalho Princípios do Direito do Trabalho. Direito

Leia mais

MARCELO DE SIQUEIRA FREITAS Procurador-Geral Federal

MARCELO DE SIQUEIRA FREITAS Procurador-Geral Federal ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO PROCURADORIA-GERAL FEDERAL CONCURSO PÚBLICO PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA E PROVIMENTO DE CARGOS DE PROCURADOR FEDERAL DE 2ª CATEGORIA EDITAL Nº 24, DE 16 DE MAIO DE 2014

Leia mais

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Currículo 07/02/2012 19:57

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Currículo 07/02/2012 19:57 7// 9:57 Centro de Ciências Jurídicas Curso: 6 Direito (Matutino) Currículo: 5/ DIR..- História das Instituições Jurídicas Ementa: Instituições jurídicas nos impérios da antiguidade. Instituições jurídicas

Leia mais

Concurso Virtual LTDA

Concurso Virtual LTDA Concurso Virtual LTDA Banca Virtual Simulado Virtual para Ingresso no Quadro Permanente dos Serviços Auxiliares do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro Edital Virtual O Presidente da Comissão

Leia mais

Sumário PARTE GERAL 3. PESSOA JURÍDICA

Sumário PARTE GERAL 3. PESSOA JURÍDICA Sumário PARTE GERAL 1. LINDB, DAS PESSOAS, DOS BENS E DO NEGÓCIO JURÍDICO 1. Introdução (DL 4.657/1942 da LINDB) 2. Direito objetivo e subjetivo 3. Fontes do Direito 4. Lacuna da lei (art. 4.º da LINDB)

Leia mais

O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE CONCURSO PARA INGRESSO NA CARREIRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DA BAHIA

O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE CONCURSO PARA INGRESSO NA CARREIRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DA BAHIA EDITAL Nº 018/2011 O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE CONCURSO PARA INGRESSO NA CARREIRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DA BAHIA,no uso de suas atribuições legais, torna público os Pontos da Prova Oral do Concurso

Leia mais

Pós-graduação em Direito do Estado Coordenadores: Prof. Sérgio Guerra Prof. Rafael Alves de Almeida PROGRAMA

Pós-graduação em Direito do Estado Coordenadores: Prof. Sérgio Guerra Prof. Rafael Alves de Almeida PROGRAMA Pós-graduação em Direito do Estado Coordenadores: Prof. Sérgio Guerra Prof. Rafael Alves de Almeida PROGRAMA OBJETIVO Oferecer uma perspectiva crítica das principais temáticas relacionadas ao poder estatal

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1º. O Núcleo de Prática Jurídica do Curso de Direito da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre, tem por finalidade promover e coordenar

Leia mais

Nota sobre o objeto e o objetivo do livro. Nota sobre a forma de utilização do livro

Nota sobre o objeto e o objetivo do livro. Nota sobre a forma de utilização do livro Nota sobre o objeto e o objetivo do livro Nota sobre a forma de utilização do livro 1 Leitura ativa, xxv 2 Ensino participativo, xxvii 3 Utilização da bibliografia, xxviii Introdução - O que é "processo

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 1.939, DE 2015 (Do Sr. Weverton Rocha)

PROJETO DE LEI N.º 1.939, DE 2015 (Do Sr. Weverton Rocha) *C0054196A* C0054196A CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 1.939, DE 2015 (Do Sr. Weverton Rocha) Dispõe sobre a criação e a estruturação do regime jurídico de Advogado de Empresa Estatal Federal e

Leia mais

Cronograma 1ª Fase XVI Exame OAB 90 dias

Cronograma 1ª Fase XVI Exame OAB 90 dias Cronograma 1ª Fase VI Exame OAB 90 dias Entenda a Matemática para sua Aprovação A prova de 1ª Fase do Exame de Ordem possui 80 questões objetivas que abrangem as 17 matérias contempladas no edital. Apesar

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 12 Domínio da ortografia oficial... 23 Domínio dos mecanismos de coesão textual

Leia mais

EDITAL Nº. 05/2011. 3- Das condições do estágio:

EDITAL Nº. 05/2011. 3- Das condições do estágio: EDITAL Nº. 05/2011 Teste seletivo para ingresso ao quadro de estagiários de Pós-Graduação em Direito do Ministério Público do Estado do Paraná 14ª Promotoria de Justiça da Comarca de Maringá. A Promotora

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA UMA APROPRIADA POSTULAÇÃO EM JUÍZO

SUMÁRIO PARTE I INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA UMA APROPRIADA POSTULAÇÃO EM JUÍZO SUMÁRIO PARTE I INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA UMA APROPRIADA POSTULAÇÃO EM JUÍZO 1. INTRODUÇÃO 2. DA SOLUÇÃO DOS LITÍGIOS PERANTE O JUDICIÁRIO 2.1 Estrutura jurisdicional brasileira 2.2 Lide, processo e

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA

PROGRAMA DA DISCIPLINA PROGRAMA DA DISCIPLINA CÓDIGO DISCIPLINA NATUREZA ANO CON 019 Direito Comercial e Societário 2014.2 CARGA HORÁRIA PRÉ-REQUISITO 72 h Introdução ao Direito Público e Privado PROFESSOR RESPONSÁVEL Joelson

Leia mais

GRUPO III ESPELHO DE CORREÇÃO CRITÉRIO GERAL:

GRUPO III ESPELHO DE CORREÇÃO CRITÉRIO GERAL: GRUPO III ESPELHO DE CORREÇÃO CRITÉRIO GERAL: Nos termos do art. 20 do Regulamento do Concurso para Ingresso na Carreira do Ministério Público, na correção da prova escrita levar-se-á em conta o saber

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM SERVIÇOS JURÍDICOS:

CURSO TÉCNICO EM SERVIÇOS JURÍDICOS: CURSO TÉCNICO EM SERVIÇOS JURÍDICOS: CARGA HORÁRIA SEMANAL: 25h semanais de 18h30 às 22h, aulas de segunda à sexta-feira CARGA HORÁRIA TOTAL: 900 HORAS OBJETIVOS: Capacitar profissionais propiciando formação

Leia mais

EDITAL Nº 001/2015 PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS EM NÍVEL SUPERIOR DO CURSO DE DIREITO

EDITAL Nº 001/2015 PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS EM NÍVEL SUPERIOR DO CURSO DE DIREITO EDITAL Nº 001/2015 PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS EM NÍVEL SUPERIOR DO CURSO DE DIREITO A Comissão de Seleção de Estágio torna público o Processo Seletivo para o preenchimento de 5 (cinco) vagas para

Leia mais

SUMÁRIO. Introdução... PRIMEIRA PARTE A ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E o ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO

SUMÁRIO. Introdução... PRIMEIRA PARTE A ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E o ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO SUMÁRIO Abreviaturas... Nota à 2 1 edição... xix xxi Prefácio....................................... xxiii Introdução.................................... 1 PRIMEIRA PARTE A ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ EDITAL Nº 12/2015

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ EDITAL Nº 12/2015 1 EDITAL Nº 12/2015 2º Processo seletivo para ingresso ao quadro de estagiários da Defensoria Pública do Estado do Paraná, Comarca da Região Metropolitana de Curitiba Foro de Araucária. A DEFENSORIA PÚBLICA

Leia mais

EDITAL Nº 002/2014 PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS EM NÍVEL SUPERIOR DO CURSO DE DIREITO

EDITAL Nº 002/2014 PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS EM NÍVEL SUPERIOR DO CURSO DE DIREITO EDITAL Nº 002/2014 PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS EM NÍVEL SUPERIOR DO CURSO DE DIREITO A Comissão de Seleção de Estágio torna público o Processo Seletivo para formação de cadastro de reserva para Estagiários

Leia mais

Sumário. Resumo Direito Constitucional

Sumário. Resumo Direito Constitucional Sumário 1. DIREITO CONSTITUCIONAL 1.1 Dos direitos e garantias fundamentais 1.1.1 Dos direitos e deveres individuais e coletivos 1.1.1.1 Extradição 1.1.2 Dos direitos sociais 1.1.3 Da nacionalidade 1.1.4

Leia mais

Cronograma 1ª Fase XVI Exame OAB 60 dias

Cronograma 1ª Fase XVI Exame OAB 60 dias Cronograma 1ª Fase VI Exame OAB 60 dias Entenda a Matemática para sua Aprovação A prova de 1ª Fase do Exame de Ordem possui 80 questões objetivas que abrangem as 17 matérias contempladas no edital. Apesar

Leia mais

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL (PPI) DISCUSSÃO PARA REESTRUTURAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL (PPI) DISCUSSÃO PARA REESTRUTURAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL (PPI) DISCUSSÃO PARA REESTRUTURAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL APRESENTAÇÃO O presente texto tem por finalidade apresentar os resultados obtidos

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA ÍNDICE

LÍNGUA PORTUGUESA ÍNDICE LÍNGUA PORTUGUESA ÍNDICE CAPÍTULO 01... 11 Níveis de Análise da Língua... 11 Morfologia - 10 Classes de Palavras... 11 Artigo...11 Adjetivo...12 Advérbio...15 Conjunção...15 Interjeição...17 Numeral...17

Leia mais

6.3 Competência específica à falência, 64 7 Remuneração, 74

6.3 Competência específica à falência, 64 7 Remuneração, 74 Nota do autor, xxi 1 INSOLVÊNCIA, 1 1 O risco de empreender, 1 2 Obrigação e solução, 3 3 Princípio geral da solvabilidade jurídica, 4 4 Execução coletiva, 7 5 Histórico, 8 2 INSOLVÊNCIA EMPRESÁRIA, 13

Leia mais

OFICINAS PROFISSIONALIZANTES

OFICINAS PROFISSIONALIZANTES OFICINAS PROFISSIONALIZANTES UNIDADE: PARNAÍBA Curso: DIREITO Coordenador: PHABLO Público Alvo TURMA OFICINA DISCENTES PROFESSOR REALIZAÇÃO Tema: Oficina de leitura e interpretação textual - Descrição:

Leia mais

EDITAL N.º078/2014. Teste seletivo para ingresso ao quadro de estagiários da Defensoria Pública do Estado do Paraná.

EDITAL N.º078/2014. Teste seletivo para ingresso ao quadro de estagiários da Defensoria Pública do Estado do Paraná. EDITAL N.º078/2014 Teste seletivo para ingresso ao quadro de estagiários da Defensoria Pública do Estado do Paraná. A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ, RESOLVE: TORNAR PÚBLICO O presente edital que

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP Regulamento do Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura Faculdade de

Leia mais

Sumário. Apresentação... 21. Prefácio da Obra... 23

Sumário. Apresentação... 21. Prefácio da Obra... 23 Sumário Nota do autor à 1ª edição... 15 Nota do autor à 3ª edição... 19 Apresentação... 21 Prefácio da Obra... 23 Capítulo I Princípios Constitucionais no Direito Civil Contemporâneo... 25 1. Introdução...

Leia mais

PLANO DE ENSINO - 2016. série: 4ª Turma (s): A e B Turno (s):[diurno] - [noturno] Carga Horária Semanal: 144 h/ano + 150 h/a atividades de estágio

PLANO DE ENSINO - 2016. série: 4ª Turma (s): A e B Turno (s):[diurno] - [noturno] Carga Horária Semanal: 144 h/ano + 150 h/a atividades de estágio PLANO DE ENSINO - 2016 1 INFORMAÇÕES GERAIS. Professor Doutor José Antônio de Faria Martos Departamento: Direito Público Disciplina: Prática Jurídica I série: 4ª Turma (s): A e B Turno (s):[diurno] - [noturno]

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I. Recomendações Iniciais, Relatório, Fundamentação e Dispositivo

SUMÁRIO. Parte I. Recomendações Iniciais, Relatório, Fundamentação e Dispositivo SUMÁRIO Parte I Recomendações Iniciais, Relatório, Fundamentação e Dispositivo 1. CONCEITO E RECOMENDAÇÕES INICIAIS 1.1 Rascunho 1.2 Apresentação do texto 1.3 Tempo de prova, simulação e prática 1.4 Redação

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO (Currículo iniciado em 2015)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO (Currículo iniciado em 2015) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO (Currículo iniciado em 2015) ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 68 h/a 1425 A função Financeira nas empresas. Matemática Financeira valor do dinheiro

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2014/02 Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL IV EXECUÇÃO CIVIL PROFESSOR: LUIZ GUSTAVO TARDIN

Leia mais

SUMÁRIO 1. REGIME JURÍDICO DA ADMINISTRAÇÃO 1.1 Função administrativa definição 1.2 Direitos e deveres da administração 1.3 Questões correlatas

SUMÁRIO 1. REGIME JURÍDICO DA ADMINISTRAÇÃO 1.1 Função administrativa definição 1.2 Direitos e deveres da administração 1.3 Questões correlatas SUMÁRIO 1. REGIME JURÍDICO DA ADMINISTRAÇÃO 1.1 Função administrativa definição 1.2 Direitos e deveres da administração 1.3 Questões correlatas 2. PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO 2.1 Noções

Leia mais

Curso de Especialização em DIREITO DA FAMÍLIA

Curso de Especialização em DIREITO DA FAMÍLIA Curso de Especialização em DIREITO DA FAMÍLIA ÁREA DO CONHECIMENTO: Direito. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em DIREITO DE FAMÍLIA. PERFIL PROFISSIONAL: O curso é destinado

Leia mais

www.concursovirual.com.br

www.concursovirual.com.br DIREITO ADMINISTRATIVO TEMA: CONHECIMENTOS GERAIS CORREIOS/2015 CONHECIMENTOS GERAIS ESTADO UNITÁRIO - PODER CENTRAL (França) ESTADO COMPOSTO ESTADO UNITÁRIO (Formação histórica) ESTADO REGIONAL MENOS

Leia mais

ANEXO II - PROGRAMA DAS PROVAS DIREITO CONSTITUCIONAL

ANEXO II - PROGRAMA DAS PROVAS DIREITO CONSTITUCIONAL DOM Eletrônico Edição N 6165, de 15 de setembro de 2015. Página 87 de 150 CONCURSO PÚBLICO PARA PROCURADOR DO MUNICÍPIO EDITAL Nº 001/2015 ANEXO II - PROGRAMA DAS PROVAS DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO

Leia mais

Marco legal. da política indigenista brasileira

Marco legal. da política indigenista brasileira Marco legal da política indigenista brasileira A política indigenista no país tem como base a Constituição Federal de 1988, o Estatuto do Índio (Lei nº 6.001/1973) e instrumentos jurídicos internacionais,

Leia mais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Educação de Qualidade ao seu alcance EDUCAR PARA TRANSFORMAR O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CURSO: LICENCIATURA

Leia mais

3 a EDIÇÃO COMENTADAS. Edição 2013 6.000 QUESTÕES. Um dos maiores especialistas em Concursos Públicos do País

3 a EDIÇÃO COMENTADAS. Edição 2013 6.000 QUESTÕES. Um dos maiores especialistas em Concursos Públicos do País 3 a EDIÇÃO EM Um dos maiores especialistas em Concursos Públicos do País CONCURSOS FCC Edição 2013 6.000 QUESTÕES COMENTADAS SUMÁRIO SUMÁRIO CoMo USAr o livro? 23 1. língua PorTUGUeSA 27 1. INTERPRETAçãO

Leia mais

PROPOSTA DE LEI N.º 233/XII

PROPOSTA DE LEI N.º 233/XII PROPOSTA DE LEI N.º 233/XII PLANO NACIONAL DE AÇÃO PARA OS DIREITOS DA CRIANÇA As crianças são encaradas como sujeitos de direitos, a partir do momento em que o seu bem-estar é concebido como uma consequência

Leia mais

PLANO DE ENSINO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

PLANO DE ENSINO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Instituição: UNIVERSIDADE DE CUIABÁ - UNIC Local: CUIABÁ - MT Faculdade: DIREITO Curso: DIREITO Disciplina: Direito de Família - Bioética Carga Horária: 60 horas

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE EMPRESA PÚBLICA DE TRANSPORTE E CIRCULAÇÃO S/A EPTC CONCURSO PÚBLICO 01/2007

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE EMPRESA PÚBLICA DE TRANSPORTE E CIRCULAÇÃO S/A EPTC CONCURSO PÚBLICO 01/2007 CARGO: ADVOGADO PROGRAMA RETIFICADO EM 12/12/2007 DIREITO ADMINISTRATIVO 1. Direito Administrativo: conceito, abrangência, origem e evolução histórica. 2. Administração Pública: conceito, abrangência.

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM: POLÍTICAS E GESTÃO PRISIONAL

PÓS-GRADUAÇÃO EM: POLÍTICAS E GESTÃO PRISIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM: POLÍTICAS E GESTÃO PRISIONAL DISCIPLINAS MÓDULOS CH 01 ÉTICA NA SEGURANÇA PÚBLICA E PRISIONAL Capacitar o aluno para assumir uma conduta ética e legal no relacionamento profissional e

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO CONTROLE DA CONSTITUCIONALIDADE

DIREITO PROCESSUAL DO CONTROLE DA CONSTITUCIONALIDADE DIREITO PROCESSUAL DO CONTROLE DA CONSTITUCIONALIDADE SUMÁRIO APRESENTAÇÃO...7 CAPÍTULO I JUSTIFICATIVA, ASPECTOS HISTÓRICOS E SISTEMAS EXISTENTES DE CONTROLE DA CONSTITUCIONALIDADE...19 1. Justificativa

Leia mais

EMENTAS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

EMENTAS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS GERAL I FILOSOFIA INSTITUIÇÕES DE DIREITO PÚBLICO E PRIVADO MATEMÁTICA METODOLOGIA CIENTÍFICA PSICOLOGIA APLICADA ÀS ORGANIZAÇÕES TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA ADMINISTRAÇÃO DO CONHECIMENTO E

Leia mais

DIREITO PENAL ÍNDICE. CAPÍTULO 03... 34 Concurso de Crimes... 34 Concurso Material...34 Concurso Formal...34 Crime Continuado...35

DIREITO PENAL ÍNDICE. CAPÍTULO 03... 34 Concurso de Crimes... 34 Concurso Material...34 Concurso Formal...34 Crime Continuado...35 DIREITO PENAL ÍNDICE CAPÍTULO 01... 7 Introdução ao Direito Penal e Aplicação da Lei Penal... 7 Introdução ao Estudo do Direito Penal...7 Teoria do Crime...8 Princípio da Legalidade (Anterioridade - Reserva

Leia mais

SUMÁRIO. I - Introdução ao Direito Processual do Trabalho, 1

SUMÁRIO. I - Introdução ao Direito Processual do Trabalho, 1 SUMÁRIO I - Introdução ao Direito Processual do Trabalho, 1 1 Fontes do direito processual do trabalho, 2 1.1 Fontes materiais, 2 1.2 Fontes formais, 3 1.2.1 Fontes formais diretas, 3 1.2.2 Fontes formais

Leia mais

Cód. barras: STJ00094821 (2013) PARTE I INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA UMA APROPRIADA POSTULAÇÃO EM Juízo 1. INTRODUÇÃO... 21

Cód. barras: STJ00094821 (2013) PARTE I INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA UMA APROPRIADA POSTULAÇÃO EM Juízo 1. INTRODUÇÃO... 21 Cód. barras: STJ00094821 (2013) SUMÁRIO PARTE I INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA UMA APROPRIADA POSTULAÇÃO EM Juízo 1. INTRODUÇÃO... 21 2. DA SOLUÇÃO DOS LITíGIOS PERANTE O JUDICIÁRIO... 23 2.1 Estrutura jurisdicional

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL PFN 1. História Constitucional do Brasil. 2. Constituição: conceito e classificação. 3. Normas constitucionais: classificação. 4. Preâmbulo, normas constitucionais programáticas e princípios constitucionais.

Leia mais

TEXTO RETIRADO DO REGIMENTO INTERNO DA ESCOLA APAE DE PASSOS:

TEXTO RETIRADO DO REGIMENTO INTERNO DA ESCOLA APAE DE PASSOS: TEXTO RETIRADO DO REGIMENTO INTERNO DA ESCOLA APAE DE PASSOS: Art. 3º - A Escola oferece os seguintes níveis de ensino: I. Educação Infantil: de 0 a 05 anos de idade. Educação Precoce de 0 a 03 anos Educação

Leia mais