Marketing Visual: um diferencial utilizado pelo comércio da cidade de Arcos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Marketing Visual: um diferencial utilizado pelo comércio da cidade de Arcos"

Transcrição

1 1 Marketing Visual: um diferencial utilizado pelo comércio da cidade de Arcos OLIVEIRA, Diany Mara Fernandes de graduanda em Comunicação Social Gestão da Comunicação Integrada PUC Minas em Arcos MG. SOARES, Matheus Gustavo graduando em Comunicação Social Gestão da Comunicação Integrada PUC Minas em Arcos MG. BRUM, Marco Antonio Carvalho Mestrando em Ciência da Informação na UFMG. Graduado em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pela PUC Minas. Professororientador da PUC Minas em Arcos MG. Resumo A fachada das lojas e as vitrinas tornaram-se elementos fundamentais a serem trabalhados no marketing visual. Estas se utilizam da identidade visual para conquistar diferencial em relação aos concorrentes em um mercado cada vez mais competitivo. Por este motivo, este artigo almeja mostrar a importância de se desenvolver a imagem dentro do marketing visual nas lojas de Arcos MG. Também discutirá como as fachadas e as vitrinas das lojas na cidade de Arcos atingem seus consumidores através do marketing visual, considerado como uma ferramenta de publicidade. Os comerciantes utilizam as fachadas e vitrinas para tentar conquistar mais fregueses, tornando-as cada vez mais atraentes e modernas. Em uma cidade do interior de Minas Gerais como é Arcos, o que vem ocorrendo é a padronização de ambas, fazendo com que as ruas do comércio se transformem em um shopping a céu aberto. O texto apresentará os motivos que tornam o marketing visual uma ferramenta necessária para qualquer comércio, em especial o da cidade de Arcos e buscará descobrir se este tipo de marketing interfere ou não na escolha do consumidor pela loja. Palavras-chave: Marketing Visual Identidade Visual Fachada Vitrina Arcos O mundo globalizado vem, cada vez mais, impulsionando uma nova postura das empresas. A revolução tecnológica e comunicacional vêm interferindo no processo de fabricação dos produtos. Tradição já não funciona mais como diferencial competitivo para garantir a liderança de uma organização num determinado mercado.

2 2 Entretanto é válido lembrar, que ultimamente os produtos se tornaram equiparados, ou seja, todas as empresas buscam produzir seus produtos com a melhor qualidade possível, por este motivo qualidade hoje não é mais diferencial de um produto para outro. Com a eqüidade dos produtos, as empresas passaram a investir em cidadania e responsabilidade social, já que, os consumidores hoje são mais motivados pela imagem da empresa (o que elas fazem pela sociedade) do que pelo próprio produto. No entanto, as empresas e/ou comércios que desejam continuar firmemente nesse mercado acirrado devem almejar sempre se inovar através de diferenciais que as ajudem a se destacar perante os concorrentes. Sobre as mudanças mercadológicas, Bueno cita que: A sociedade da informação, caracterizada pelo ritmo frenético das mudanças, por uma nova geografia, ou, mais adequadamente, por uma nova geopolítica no mundo dos negócios, bem como pela integração acelerada das diversas mídias, vem alterando drasticamente o perfil tradicional das organizações empresariais. (BUENO, 2003, p. 33) Assim ao tomar como premissas as significativas alterações que a globalização e a tecnologia vem fazendo no processo comercial, é valido lembrar, que a comunicação tornouse essencial perante a instabilidade do atual mercado. Por isso, ela deve ter lugar privilegiado em qualquer organograma empresarial ou comercial, buscando atender todos os públicos e trabalhar bem a relação entre os interlocutores da organização. Ao se tratar da comunicação nas empresas/comércio é efetivamente importante que ela seja trabalhada de forma estratégica e integrada, que busque sempre soluções para os problemas e trabalhe a imagem, o produto e a marca da organização. Pois como coloca Bueno (2003) elas compartilham o mesmo DNA empresarial. Por outro lado, outros aspectos estão sendo utilizados com o propósito de melhorar a eficácia da empresa, e ainda, chamar a atenção dos consumidores. Visto que, empresas que trabalham com vendas diretas ao consumidor (lojas de roupas, calçados, eletrodomésticos e outros) têm que pensar em estratégias para chamar o consumidor para seus estabelecimentos de venda. Justamente para atender essa demanda, as lojas estão investindo fortemente na exposição de seus produtos, com o objetivo de atrair aquelas pessoas que transitam em frente à loja. Em outras palavras, as vitrinas e as fachadas tornaram ponto estratégico para os comércios, e cada um cria sua própria identidade através da concepção de uma comunicação visual. De acordo com Munari (1997)

3 3 comunicação visual são as imagens que, como todas as outras, têm um valor diferente segundo o contexto que estão inseridas, dando informações diferentes. Todo meio de comunicação expresso com a utilização de componentes visuais pode ser visto como forma de comunicação visual. Com isso, pode considerar-se que as fachadas e as vitrinas são modelos de comunicação visual, uma vez que, elas são utilizadas como forma de mostrar um produto que influencie a compra. No entanto, o termo comunicação visual é bastante abrangente, por este motivo, o termo design gráfico passou a ser mais utilizado, embora considera-se que ambos os termos tem o mesmo sentido. O termo design gráfico pode ser aplicado a vários meios de comunicação, sejam eles impressos, digitais, audiovisuais, entre outros e pode ser considerado como o processo responsável pela ordem estrutural da formatação da informação visual, que trabalha frequentemente a relação de imagem e texto.. Há ainda, alguns teóricos que utilizam a definição Marketing Visual para caracterizar os princípios utilizados na exposição de produtos na vitrina e o design trabalhado nas fachadas. O Marketing Visual é uma nova denominação que vem sendo utilizada justamente para mostrar a preocupação de se trabalhar com o visual neste mercado cada vez mais competitivo. O principal objetivo é estabelecer estratégias e ações que desenvolvam a sustentação da empresa no mercado, aumentando a aceitação e garantindo o fortalecimento da imagem do comércio pelo público em geral, ou por determinado segmento desse público. A utilização do marketing visual é essencial na execução da estratégia competitiva, já que se o comércio deseja competir no mercado, ele deve ter respostas às estratégias e posições de seus competidores de modo a ganhar uma vantagem competitiva sustentável. É justamente pensando nessa premissa que os comércios do centro de Arcos vem estabelecendo a prática de trabalhar o marketing visual nas fachadas e vitrinas, buscando estratégias visuais que diferenciem dos seus concorrentes. Este quadro da constante busca pelo diferencial faz com que o comércio de varejo invista mais no planejamento da imagem, seja ela tangível ou intangível. Em outras palavras, as lojas perante esse processo de mudanças mercadológicas estabelecem uma comunicação que transmita uma imagem positiva da empresa e outra que mostre a preocupação da imagem física do estabelecimento com o propósito de atrair comsumidores. Neste atual cenário, o consumidor não é mais o mesmo, deixou de ser passivo para buscar aquilo que realmente lhe agrade. Por este motivo, faz-se necessário que o comércio concilie uma boa

4 4 imagem institucional com a imagem fisica do ponto de venda, justamente para conquistar este consumidor cada vez mais exigente e atraído por locais com uma boa estrutura. O cliente, ao fazer uma determinada compra, geralmente escolhe o local pelo status que ela vai lhe proporcionar. Além de ter um bom atendimento e produtos com qualidade, é aconselhavel que a loja apresente diferenciais para o consumidor, como as vitrinas e fachadas, cuja finalidade é unir a tecnologia, o design e a comunicação para servir como meio de informação e atrativo para o consumo. Assim, a loja pode até ter um serviço e uma oferta de produtos melhores do que a do concorrente, mas se não agradar pela impressão visual do local o comércio pode perder uma boa quantidade de clientes. É preciso transmitir visualmente as qualidades da loja, já que neste atual cenário, a aparência interior e exterior do comércio de varejo podem tornarse principal fonte no momento de escolha do local de compras. A aparência estimulante afeta a percepção que se tem de um produto, um lugar ou um negócio. A forma de colocar os produtos no ponto de venda é um dos fatores que contribui para despertar no consumidor o desejo de comprar. É evidente que a organização e a disposição de uma vitrina podem influenciar no momento da compra. Pinto (2005) defende que: A vitrina, ao chamar a atenção do observador para si, funciona como atrativo principal da loja e essa atenção está ligada diretamente ao tempo que o observador dedica á exposição. Se esse tempo depende do efeito visual criado para o espaço, então, podemos afirmar que o elemento vitrina influencia o consumo e que este depende de uma ordem visual. (PINTO, 2005) Nesse sentido, considera-se que a vitrina deve utilizar todos os instrumentos possíveis que faça com que o consumidor seja atraído pelo aspecto visual da exposição dos produtos para a venda. As vitrinas muitas vezes vendem pelo simples fato de expor um produto. Quem nunca comprou uma camisa exposta em uma vitrina? Ou ainda não ficou encantado com um sofá apresentado numa loja de móveis? Diante dessas premissas, evidencia-se que as chances de compra de um produto exposto na vitrina são maiores, já que, caso o consumidor agrade, ele entrará na loja para pelo menos experimentar o produto ou orçar o valor. Com isso, até o preço pode se tornar um item secundário, uma vez que o comprador já foi apreendido por uma apresentação atrativa do produto.

5 5 Por outro lado, a exposição excessiva de produtos na vitrina pode causar um desconforto e desequilíbrio visual. Muitos itens para serem olhados ao mesmo tempo anulam-se uns aos outros. É a sensação de olhar tudo e não ver nada. Por este motivo, é importante que se tenha um cuidado na exposição de produtos na vitrina, para não se perder do objetivo principal. Justamente para evitar esses erros, já existem no mercado, profissionais capacitados para este tipo de trabalho, que são instruídos a trabalhar através do design, a comunicação visual nas vitrinas. A contratação desses profissionais é um investimento que traz retorno para a empresa varejista, já que não é qualquer um que têm condições para comunicar uma imagem criativa e profissional de seu negócio. De acordo com informações presentes no site qualquer peça tem uma melhor chance de exposição e de despertar interesse quando exposta de forma criativa. Aspectos simples como posicionamento e disposição de um grupo de produtos podem fazer muito pela sua aparência. A simplicidade muitas vezes é o melhor caminho para trabalhar a comunicação visual nas vitrinas. Além de expor os produtos com um diferencial, a vitrina também tem a finalidade de atrair o consumidor para dentro da loja, pois, com isso, as possibilidades de ele sair de lá com um produto são maiores. Até o exato momento defendeu-se muito a importância das vitrinas para chamar a atenção do consumidor, no entanto, existe outro aspecto importante que já foi citado, mas que merece maiores considerações, que são as fachadas. Antes de mais nada, é bom considerar, que há uma diferença entre vitrina e fachada. De acordo com Demetresco (2001): A vitrina enquanto caixa vazia é um suporte que não determina nenhuma leitura porque pode ser vista como quadrilátero, de vidro, solto, que será encaixado numa parede. No momento em que ela toma parte de uma estrutura arquitetônica de uma loja, ou de um stand, terá marcas indicadoras que determinarão modos de leitura que serão reforçados pelos elementos inseridos no seu discurso, e pela disposição para cima e para baixo, à direita ou à esquerda, ela firma a condição em que está instalada. (DEMESTRESCO, 2001, p. 36) A presença de elementos do design tanto arquitetônico, quanto o de objetos internos fazem com que o espaço físico da vitrina se transforme em um dispositivo influenciador ao consumo de produtos. Ou melhor, a vitrina é todo aquele aspecto no interior do comércio onde são expostos alguns produtos que serão vendidos, servindo como meio de informação discurso visual para o consumidor

6 6 A fachada, por sua vez, pode ser entendida como o elemento externo de edificios, lojas ou stands, seguindo um padrão arquitetônico determinado por características da localidade ou de acordo com os principios culturais da empresa. Tem por objetivo atrair o consumidor de forma imediata em ruas, shoppings centers, entre outros. Em sua maioria as fachadas tem designs diferenciados e criativos que caracterizam os comércios, seja pela cor, pela estrutura, pela forma ou até mesmo pela simetria. A aparência visual exterior presente nas fachadas pode ser considerada como a principal fonte para que se formule uma primeira impressão da loja. De fato, a fachada é considerada atualmente como o cartão de visita do negócio, buscando obter o máximo de impacto visual no espaço exterior do comércio, tornando-o convidativo e agradável, de forma que faça o consumidor entrar e permanecer na loja para uma futura compra. A competitividade entre o comércio de varejo de Arcos/MG já é notável pelo design exterior das lojas e pelas fachadas que possuem um apelo visual mais atraente, proporcionando um shopping a céu aberto melhorando a estética do centro da cidade. As vitrinas e as fachadas tornaram-se registros da imagem urbana da cidade de Arcos. Tanto fachada quanto vitrinas trazem consigo a questão do apelo visual. Ambas buscam de todas as maneiras encontrar novas soluções que façam com que os consumidores ou receptores percebam a mensagem na qual elas se predispõem a transmitir, afim de fazer com que estes as observem perante os concorrentes. Nessa corrida contra os adversários, determinados tipos de apelos visuais são usados de forma incorreta, fazendo com que muitas lojas não consigam se adequar de acordo com o seu tipo de produto ou até mesmo com a cultura organizacional na qual ela está embasada. A transformação no aspecto visual das lojas de Arcos/MG Apesar de haver o livro História de Arcos (1992) feito sob o patrocínio da Prefeitura Municipal, nele não há dados sobre as fachadas e vitrinas e sua trajetória. Portanto, o histórico das fachadas e vitrinas em Arcos (MG) foi feito de acordo com a entrevista concedida pelo proprietário de loja do comércio local, Ricardo Fernandes Lopes e com os próprios moradores da cidade.

7 7 Localizada na região do Alto São Francisco, a 210 km de Belo Horizonte e a 170 km da nascente do rio São Francisco, no oeste de Minas Gerais, encontra-se a cidade de Arcos. Hoje, com 69 anos de emancipação política, Arcos possui uma população estimada em, aproximadamente habitantes. Por ser uma cidade típica do interior de Minas Gerais, o comércio de Arcos assim como o das demais cidades, iniciou-se com as chamadas vendas. Estas são consideradas como pequenas instalações que tem como função a venda de produtos para a necessidade da comunidade local. Geralmente, elas são identificadas na cidade como instalações pequenas, com duas portas grandes de madeira, tendo entre elas o caixa, onde o proprietário ou alguém da família fica encarregado de cuidar do atendimento e pagamento das compras. É o tipo de comércio muito utilizado na cidade desde a sua fundação, podendo ainda ser encontrado em grande parte dos bairros de Arcos. Por ser uma cidade de pequeno porte, os moradores se conhecem e mantêm algum elo, gerando confiabilidade. Tal sentimento pode ser refletido no modo como são feitos os pagamentos de grande parte dos consumidores deste tipo de local, em cadernetas, onde são anotados os produtos comprados e pagos de acordo com a necessidade dos clientes, isso dependendo de cada proprietário. Como citado acima, este tipo de comércio está inserido em grande parte dos bairros de Arcos e foi o primeiro a ser utilizado pelos moradores. Com o passar dos anos, a cidade foi se desenvolvendo e acompanhando o progresso, com isso foram surgindo novos tipo de lojas. Das vendas com portas de madeira, surgiram as lojas com porta de vidro e aço, onde os produtos começavam a ser expostos e as fachadas podiam se diferenciar em algum detalhe, como o desenho das portas, cores, modelos. Os letreiros já eram ferramentas utilizadas para diferenciação dessas, mas não fugiam do padrão retangular, com fontes parecidas e cores próximas. Novas indústrias calcárias foram se instalando na então capital mundial do calcário, trazendo desenvolvimento e oportunidades, porém foi em 1999 com a instalação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) em Arcos que o comércio se transformou notadamente. Lojas de roupas, calçados, móveis entre outros foram surgindo, fazendo com que o comércio antes ameno tomasse outras proporções. Para se destacar perante os concorrentes novas formas de apelo visual foram usados. Muitos foram inspirados em modelos de cidades maiores ou até mesmo da capital.

8 8 A partir de 2003 aproximadamente, algumas lojas começaram a implantar em suas fachadas, portas de vidro temperado sem qualquer interferência de aço. Esse modelo certamente atraiu grande parte da população, pois muito se comentou quando a Loja Ponto e Vírgula, um dos principais comércios de roupa masculino e feminino da cidade, resolveu modificar a sua fachada, aumentando sua vitrina e expondo melhor seus produtos. Visto o impacto causado por essa ação, os proprietários das demais lojas resolveram aderir a idéia e transformaram suas fachadas e vitrinas. Rapidamente, grande parte do comércio da região central da cidade, especificamente a principal avenida Governador Valadares e as ruas Jarbas Ferreira Pires e Getúlio Vargas foram tomadas por empresas que optaram por este tipo de comunicação visual. Esteticamente este ato transformou de forma significativa tanto ruas e avenida, quanto o comércio em si. Há 11 anos no mercado de venda de peças para motos, Ricardo Fernandes Lopes, é proprietário da Moto Peças Cruz, uma das lojas instaladas próximas à Ponto e Vírgula e que aderiu ao novo processo de fachadas e vitrinas: _ Mudei a fachada por necessidade e evolução do comércio. Antes usava a porta de aço e a loja parecia pequena demais. Mudei a fachada três vezes, sempre por influência de outras lojas. Com a porta de vidro temperado, o produto fica exposto 24 horas, sem contar que é a tendência do comércio. A fachada ficou com outra cara. Com certeza, valeu a pena. As pessoas antes, não conseguiam ver os produtos, agora elas passam, olham até mesmo durante a noite. E no dia seguinte, já pedem o capacete que viram na vitrina. O poder das fachadas e vitrinas na cidade de Arcos De lojas de roupas a padarias, quase todo o comércio do centro da cidade de Arcos já utilizam em sua fachada a porta de vidro temperado. As ruas mais parecem um shopping a céu aberto. À noite, sob luzes na vitrina, os produtos ganham ainda mais destaque e os consumidores ficam a todo momento encantados por tanto brilho e espetacularização dos espaços destinados a exposição de produtos. A disputa por clientes, faz com que os donos das lojas busquem se diferenciar de várias maneiras. A utilização das portas de vidro temperado, pode ser item para a maioria dos proprietários, mas unir essa idéia à empresa, é hoje o maior diferencial que se pode haver

9 9 entre elas, uma vez que as portas são idênticas, ocasionando a padronização de fachadas no centro da cidade. É neste momento que entra a vitrina. O uso criativo e inovador dos produtos expostos nas vitrinas é que vão buscar persuadir os consumidores atraindo-os para dentro das lojas e consequentemente levando-os ao ato da compra. Em datas comemorativas, o comércio local investe no diferencial. No último dia dos namorados foram espalhados tapetes vermelhos nas calçadas do centro da cidade, destacando aquelas lojas que tinham produtos de qualidade e com bom preço. No Natal e em inauguração de novas lojas, bandas de música disputam a atenção dos clientes. Brindes são distribuídos a todos que passam pelas mesmas. Os artifícios são os mais diversos possíveis, até a utilização de manequim humano vem sendo usado, buscando reforçar ainda mais as fachadas e vitrinas. Reformas nas fachadas são vistas frequentemente, reforçando a idéia de que os proprietários preocupam-se com a imagem do seu negócio. Ainda no que tange ao aspecto de reformas nas lojas, é válido lembrar que alguns comerciantes de Arcos solicitam a ajuda de profissionais capacitados para trabalhar o design das fachadas e a comunicação visual nas vitrinas. Os profissionais mais solicitados para este tipo de serviço em Arcos são os arquitetos, que direcionam as principais tendências de design e decoração nas fachadas e vitrinas. Quem ganha nesta história, são os clientes e até mesmo a população, que se sente rodeada de lojistas que se preocupam em atraí-los, trazendo novidades, melhores produtos e serviços para a população. Considerações Finais O estilo de vida dos moradores de Arcos pode ser considerado muito próximo a de moradores residentes nas grandes cidades. Com uma renda média nominal de R$ 510,37 por morador de acordo com os dados do IBGE/2003, a população destina grande parte do seu faturamento ao comércio local. Para arrecadar parte desse ganho, os proprietários das empresas da cidade, aplicam o marketing visual, transformando o simples em extraordinário, pois sabem que impressionar o cliente pela parte de fora do estabelecimento, já é um grande passo para levá-lo a conhecer o espaço fisico interno da mesma e os produtos oferecidos por ela. As práticas de comunicação visual trabalhadas nas vitrinas e fachadas têm criado uma nova identidade

10 10 para os registros da imagem urbana de Arcos, e por consequência, essas mudanças fizeram do comércio local um diferencial, proporcionando um alto índice de aceitação dos consumidores. De acordo com pesquisa realizada com 80 consumidores arcoenses, uma média de 73% já compraram algo que estava exposto na vitrina, ou pelo menos entraram na loja para ver melhor o produto. Além disso, mais de 90% dos entrevistados aprovam essa mudança nas fachadas e nas vitrinas que ocorreram nos últimos anos. Ou seja, a transição no aspecto da comunicação visual no comércio arcoense, beneficiou tanto os comerciantes quanto os consumidores, uma vez que todos estão ganhando com essa mudança. Saber expor os produtos, é um grande diferencial, uma vez que, o sucesso da vitrina terá garantia maior se for elaborado e trabalhado por um profissional da área. A eficiência nas vitrinas pode estar na simplicidade da exposição dos produtos e da importância da utilização dos recursos de imagem e iluminação como complementação. Porém, a elaboração das fachadas necessita de um profissional capacitado que saiba trabalhar os pontos focos, o jogo de cores e a coerência de imagens com textos. Vale ressaltar que, a fachada é a primeira impressão que o consumidor tem respectivamente em relação as lojas. Como já foi colocado, em Arcos esse trabalho é desenvolvido em sua maioria por arquitetos e decoradores que buscam através de seus conhecimentos explorar a comunicação visual como ponto atrativo das lojas. O comércio de Arcos atrai os moradores e visitantes, por sua variedade de produtos e serviços, porém nem todas as lojas sabem disso e talvez por esse motivo não buscam se adequar à realidade local. Percebe-se que alguns pontos de venda no centro de Arcos ainda não se preocuparam com essa importante mudança no aspecto visual das lojas, esquecendo que neste atual cenário, o consumidor pode ser prospectado por uma fachada e/ou uma vitrina atrativa que tenha um apelo criativo de venda. É válido ressaltar que as vitrinas e áreas de maior atração devem ser mudadas com freqüência, pois se não ocorrer uma mudança dos produtos expostos, a vitrina perde seu verdadeiro papel, uma vez que, como o consumidor já sabe o que está na vitrina, ela não perderá tempo de olhar novamente. Portanto, considera-se que o comércio arcoense tem um estilo de expor seus produtos, influenciado pelas tendências das lojas dos grandes centros, o que mostra a preocupação

11 11 que os comerciantes vêm tendo ultimamente em relação aos aspectos visuais internos e externos. Transformar o simples em extraordinário pode ser considerado o atual diferencial entre o comércio da cidade de Arcos, em que aquele que souber inovar com criatividade terá vantagens em relação aos seus concorrentes. Arcos é uma cidade em franca expansão e as vitrinas e fachadas são registro da imagem urbana, ou seja, a forma como os comerciantes expõem seus produtos, seja pelo design da fachada ou pela forma como são colocados os produtos, traduzem a maneira como os moradores vivem, o que gostam, o que esperam, o que são. O presente estudo ofereceu a possibilidade de compreender, a importância da comunicação visual na contemporaneidade. Ela se torna fundamental para o sucesso de qualquer comércio, quando é planejada, criativa e ainda envolvente, fazendo com que os consumidores sejam prospectados pela imagem fisica do ambiente de comércio e pela maneira como os produtos estão expostos. Por isso, conclui-se que a utilização de fachadas e vitrinas criativas são novas formas de sucesso para prospectar clientes em Arcos/MG. Referências Bibliográficas BARRETO, Lázaro. História de Arcos. Prefeitura Municipal de Arcos, BUENO, Wilson da Costa. Comunicação Empresarial. São Paulo: Manole, DEMETRESCO, Sylvia. Vitrina: construção de encenações. Editora SENAC. São Paulo: EDUC, DONDIS, Donis A.. Sintaxe da linguagem visual. Trad.: Jefferson Luiz Camargo. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, FILHO, João Gomes. Gestalt do objeto. São Paulo: Escrituras Editora, MUNARI, Bruno. Design e comunicação visual: contribuição para uma metodologia didática. Trad.: Daniel Santana. São Paulo: Martins Fontes, PINTO, Syomara dos Santos Duarte. Vitrinas e Design. Ceará, acesso em 25/08/ acesso em 01/09/ acesso em 03/09/2006

12 12

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo saber como é desenvolvido o trabalho de Assessoria de Imprensa, sendo um meio dentro da comunicação que através

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

ATIVIDADE DE NEGOCIÇÃO

ATIVIDADE DE NEGOCIÇÃO ATIVIDADE DE NEGOCIÇÃO A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA NEGOCIAÇÃO RIO BRANCO- ACRE 2013 SUMÁRIO INTRODUÇÃO...3 1- A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO...4 2- COMUNICAÇÃO E NEGOCIAÇÃO...6 2.1 Os quatros conceitos

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

Como participar pequenos negócios Os parceiros O consumidor

Como participar pequenos negócios Os parceiros O consumidor Movimento incentiva a escolha pelos pequenos negócios na hora da compra A iniciativa visa conscientizar o consumidor que comprar dos pequenos é um ato de cidadania que contribui para gerar mais empregos,

Leia mais

Como Ter Mais Cliques em Seu Anúncio

Como Ter Mais Cliques em Seu Anúncio Como Ter Mais Cliques em Seu Anúncio Descubra como sua taxa de clique (CTR) pode determinar o fracasso ou sucesso de sua campanha - e o que fazer para aumentar seu CTR em apenas alguns minutos. Página

Leia mais

ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas

ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas 1) Resumo Executivo Descrição dos negócios e da empresa Qual é a ideia de negócio e como a empresa se chamará? Segmento

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE

CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE CHÃO DE FÁBRICA A PRODUÇÃO COMPETITIVA CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE Foco principal das empresas que competem com

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo

Leia mais

MATRIZ SWOT VANTAGENS DE SUA UTILIZAÇÃO NO COMÉRCIO VAREJISTA

MATRIZ SWOT VANTAGENS DE SUA UTILIZAÇÃO NO COMÉRCIO VAREJISTA MATRIZ SWOT VANTAGENS DE SUA UTILIZAÇÃO NO COMÉRCIO VAREJISTA Daniela Vaz Munhê 1 Jenifer Oliveira Custódio Camara 1 Luana Stefani 1 Murilo Henrique de Paula 1 Claudinei Novelli 2 Cátia Roberta Guillardi

Leia mais

estão de Pessoas e Inovação

estão de Pessoas e Inovação estão de Pessoas e Inovação Luiz Ildebrando Pierry Secretário Executivo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Prosperidade e Qualidade de vida são nossos principais objetivos Qualidade de Vida (dicas)

Leia mais

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS Ari Lima Um empreendimento comercial tem duas e só duas funções básicas: marketing e inovação. O resto são custos. Peter Drucker

Leia mais

3 - Projeto de Site:

3 - Projeto de Site: 3 - Projeto de Site: O site de uma empresa é como um cartão de visita que apresenta sua área de negócios e sua identidade no mercado, ou ainda, como uma vitrine virtual em que é possível, em muitos casos,

Leia mais

PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO

PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO É dito no ditado popular que os olhos de uma pessoa são as janelas de sua alma, trazendo este pensamento para uma residência, podemos entender que as janelas

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Planejamento de Marketing

Planejamento de Marketing PARTE II - Marketing Estratégico - Nessa fase é estudado o mercado, o ambiente em que o plano de marketing irá atuar. - É preciso descrever a segmentação de mercado, selecionar o mercado alvo adequado

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

Metodologia. Entrevistas com amostra de usuárias brasileiras de internet via questionário online. Quantidade de entrevistas realizadas: 656

Metodologia. Entrevistas com amostra de usuárias brasileiras de internet via questionário online. Quantidade de entrevistas realizadas: 656 Compras - Natal Sophia Mind A Sophia Mind Pesquisa e Inteligência de Mercado é a empresa do grupo de comunicação feminina Bolsa de Mulher voltada para pesquisa e inteligência de mercado. Cem por cento

Leia mais

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias novembro/2011 página 1 UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Claudia Davis: É preciso valorizar e manter ativas equipes bem preparadas

Leia mais

Procurando o novo? Pense Diferente

Procurando o novo? Pense Diferente Procurando o novo? Pense Diferente CRE - fficina di Creatività A aptidão para desenvolver novas ideias nada mais é do que organizar o caos. Somos apaixonados pela confusão imaginária, o exótico, o pedacinho

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço.

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Empresário Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Sophie Kinsella, Jornalista Econômica e autora Você curte moda? Gosta de cozinhar? Ou talvez apenas goste de animais?

Leia mais

SIMULAÇÃO DE GESTÃO EMPRESARIAL

SIMULAÇÃO DE GESTÃO EMPRESARIAL SIMULAÇÃO DE GESTÃO EMPRESARIAL I INTRODUÇÃO O JOGO DE GESTÃO EMPRESARIAL é uma competição que simula a concorrência entre empresas dentro de um mercado. O jogo se baseia num modelo que abrange ao mesmo

Leia mais

PROBLEMA, MUDANÇA E VISÃO

PROBLEMA, MUDANÇA E VISÃO PROBLEMA, MUDANÇA E VISÃO Esse é o ponta-pé inicial da sua campanha. Se você não tem um problema, não tem porque fazer uma campanha. Se você tem um problema mas não quer muda-lo, também não tem porque

Leia mais

DICAS DE COMO PARTICIPAR DE FEIRAS

DICAS DE COMO PARTICIPAR DE FEIRAS DICAS DE COMO PARTICIPAR DE FEIRAS VITÓRIA 2004 Dicas de como participar de feiras Introdução As feiras são eventos ricos em oportunidades de negócios. São ambientes privilegiados para o incremento das

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B Mídias sociais como apoio aos negócios B2B A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

A importância da comunicação em projetos de

A importância da comunicação em projetos de A importância da comunicação em projetos de Tecnologia da Informação (TI) Autor: Ivan Luizio R. G. Magalhães Um perigo previsto está metade evitado. Thomas Fuller Introdução Há muitos anos atrás, um bom

Leia mais

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 Está em andamento o processo de revisão da Norma ISO 9001: 2015, que ao ser concluído resultará na mudança mais significativa já efetuada. A chamada família ISO 9000

Leia mais

HISTÓRIAREAL. Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada. Rodrigo Pinto. Microsoft

HISTÓRIAREAL. Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada. Rodrigo Pinto. Microsoft HISTÓRIAREAL Rodrigo Pinto Microsoft Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada Com a enorme quantidade de informação, o funcionário perde o controle do que é prioritário para

Leia mais

Pesquisa Mercadológica. Prof. Renato Resende Borges

Pesquisa Mercadológica. Prof. Renato Resende Borges Pesquisa Mercadológica Prof. Renato Resende Borges Definição de Pesquisa de Marketing É a identificação, coleta, análise e disseminação de informações de forma sistemática e objetiva e o uso de informações

Leia mais

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA Profº Paulo Barreto Paulo.santosi9@aedu.com www.paulobarretoi9consultoria.com.br 1 DO MARKETING À COMUNICAÇÃO Conceitualmente, Marketing é definido por Kotler

Leia mais

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM)

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM) CRM Definição De um modo muito resumido, pode definir-se CRM como sendo uma estratégia de negócio que visa identificar, fazer crescer, e manter um relacionamento lucrativo e de longo prazo com os clientes.

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

MARKETING PARA FAZENDAS

MARKETING PARA FAZENDAS DICAS PRÁTICAS DE MARKETING PARA FAZENDAS Sobre o Porteira Digital O Porteira Digital foi criado com objetivo de fornecer soluções práticas de Marketing para o produtor rural que deseja fazer de seu negócio

Leia mais

Como fazer um fluxo de nutrição de leads eficaz

Como fazer um fluxo de nutrição de leads eficaz Como fazer um fluxo de nutrição de leads eficaz COMO FAZER UM FLUXO DE NUTRIÇÃO DE LEADS EFICAZ Nutrir leads é a melhor maneira de manter um relacionamento próximo tanto com os atuais como com seus futuros

Leia mais

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação Objetivo da Aula Tecnologia e as Organizações, importância dos sistemas de informação e níveis de atuação dos sistemas de informação Organizações & Tecnologia TECNOLOGIA A razão e a capacidade do homem

Leia mais

Blogs corporativos: uma inovação na Comunicação Organizacional 1

Blogs corporativos: uma inovação na Comunicação Organizacional 1 Blogs corporativos: uma inovação na Comunicação Organizacional 1 Ediane Barbosa Oliveira 2 ECOS/UCPel Resumo: O trabalho busca um estudo sobre uma ferramenta estratégica do ciberespaço no meio da comunicação

Leia mais

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL Prof. Dr. José Alberto Carvalho dos Santos Claro Mestrado em Gestão de Negócios Universidade

Leia mais

CURSO REDES DE COMPUTADORES ALANA CAMILA ARICLÉCIO DOMINGOS EUDES JUNIOR HILDERLENE GOMES

CURSO REDES DE COMPUTADORES ALANA CAMILA ARICLÉCIO DOMINGOS EUDES JUNIOR HILDERLENE GOMES 1 CURSO REDES DE COMPUTADORES ALANA CAMILA ARICLÉCIO DOMINGOS EUDES JUNIOR HILDERLENE GOMES CANINDÉ 2013 2 ALANA CAMILA ARICLÉCIO DOMINGOS EUDES JUNIOR HILDERLENE GOMES Trabalho realizado como requisito

Leia mais

Ponto de Venda para Vender FERRAMENTAS DE MARKETING - DIREITOS RESERVADOS

Ponto de Venda para Vender FERRAMENTAS DE MARKETING - DIREITOS RESERVADOS Ponto de Venda para Vender FERRAMENTAS DE MARKETING - DIREITOS RESERVADOS Como marca, fachada e merchandising podem se ajudar O DESAFIO Competindo com Competência Todos sabem que a competitividade do mercado

Leia mais

JOOPP O construtor de sites mais rápido do mundo!

JOOPP O construtor de sites mais rápido do mundo! O construtor de sites mais rápido do mundo! DIFERENÇAS ENTRE PÁGINA DO FACEBOOK (FANPAGE) E PERFIL Página no Facebook (Fanpage) Fanpage é uma página no facebook própria para empresas; Vantagens: Pode ser

Leia mais

ÍNDICE. Introdução. Os 7 Segredos. Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão. \\ 07 Segredos Milionários

ÍNDICE. Introdução. Os 7 Segredos. Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão. \\ 07 Segredos Milionários ÍNDICE Introdução Os 7 Segredos Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão 3 4 6 11 12 INTRODUÇÃO IMPORTANTE Neste e-book você terá uma rápida introdução sobre as chaves que movem

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO APRESENTAÇÃO SOBRE O TEMA: GUERRA COMERCIAL DA INFORMÁTICA VITÓRIA ES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO APRESENTAÇÃO SOBRE O TEMA: GUERRA COMERCIAL DA INFORMÁTICA VITÓRIA ES UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO APRESENTAÇÃO SOBRE O TEMA: GUERRA COMERCIAL DA INFORMÁTICA VITÓRIA ES UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO APRESENTAÇÃO SOBRE O TEMA: GUERRA COMERCIAL DA INFORMÁTICA

Leia mais

a) VISUAL MERCHANDISING

a) VISUAL MERCHANDISING a) VISUAL MERCHANDISING (1) Introdução Enquanto o marketing planeja, pesquisa avalia e movimenta o produto desde a sua fabricação até sua chegada ao ponto-de- venda, o merchandising representa o produto

Leia mais

SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS SEBRAE-SP

SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS SEBRAE-SP SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS SEBRAE-SP SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS SEBRAE-SP O SEBRAE SP desenvolveu um Programa de Soluções Tecnológicas, cujo objetivo é de aumentar a competitividades e sustentabilidade dos Pequenos

Leia mais

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso Nesse artigo quero lhe ensinar a fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso. Elaborei 10 dicas para você fazer um excelente

Leia mais

Software livre: solução ou problema? Autores: Prates, C. F., Souza, C. H. F. B., Castro, C. V., Vilela, D. R. G., Almeida, N. M

Software livre: solução ou problema? Autores: Prates, C. F., Souza, C. H. F. B., Castro, C. V., Vilela, D. R. G., Almeida, N. M Software livre: solução ou problema? Autores: Prates, C. F., Souza, C. H. F. B., Castro, C. V., Vilela, D. R. G., Almeida, N. M Resumo Quando o tema da discussão são softwares livres, é possível perceber

Leia mais

Representações do Corpo na Cultura Midiática

Representações do Corpo na Cultura Midiática Representações do Corpo na Cultura Midiática A comunicação de sites de clínicas de cirurgia plástica Aluna: Juliana d Arêde Orientador: José Carlos Rodrigues Introdução A crescente procura por práticas

Leia mais

Redes Sociais. Engajamento do Cliente Porque devo investir um tempo do meu dia em minhas redes sociais. Redes Sociais 2015.

Redes Sociais. Engajamento do Cliente Porque devo investir um tempo do meu dia em minhas redes sociais. Redes Sociais 2015. Redes Sociais Engajamento do Cliente Porque devo investir um tempo do meu dia em minhas redes sociais. Redes Sociais 2015. REDES SOCIAIS Criar uma presença online é um passo obrigatório para qualquer negócio

Leia mais

PESQUISA DIA DAS CRIANÇAS - NATAL

PESQUISA DIA DAS CRIANÇAS - NATAL PESQUISA DIA DAS CRIANÇAS - NATAL Natal, setembro de 2015 1 Sumário 1. Aspectos Metodológicos... 3 2. Descrição dos Resultados... 4 Itens de comemoração... 4 Gastos com presente... 4 Local e quando compra...

Leia mais

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Trabalho / PEM Tema: Frameworks Públicos Grupo: equipe do TCC Entrega: versão digital, 1ª semana de Abril (de 31/03 a 04/04), no e-mail do professor (rodrigues.yuri@yahoo.com.br)

Leia mais

ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY

ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY O COACH NO MUNDO CORPORATIVO GRAVATAÍ 2011 TIANE RIBEIRO BENRY

Leia mais

Uma Publicação Grupo IPub. Guia. redes sociais para clínica de estética. Guia de redes sociais para clínica de estética

Uma Publicação Grupo IPub. Guia. redes sociais para clínica de estética. Guia de redes sociais para clínica de estética Uma Publicação Grupo IPub Guia redes sociais para clínica de estética Guia de redes sociais para clínica de estética Conteúdo 1. Introdução 2. A força das redes sociais para clínica de estética 3. As redes

Leia mais

Se pudéssemos resumir em tópicos alguns conceitos apresentados na Palestra poderíamos citar os seguintes:

Se pudéssemos resumir em tópicos alguns conceitos apresentados na Palestra poderíamos citar os seguintes: Palestra de Philip Kotler Por Helton Haddad Além de ser um valioso aprendizado em termos de conhecimentos, este evento nos traz a certeza de cada vez mais, as empresas precisam agilizar e acelerar suas

Leia mais

Como fazer marketing de relacionamento

Como fazer marketing de relacionamento Como fazer marketing de relacionamento O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento de seu negócio de forma

Leia mais

GUIA PARA O GT RECURSOS FINANCEIROS

GUIA PARA O GT RECURSOS FINANCEIROS GUIA PARA O GT RECURSOS FINANCEIROS Um projeto é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades integradas e coordenadas, com o fim de alcançar objetivos específicos dentro dos limites

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

SUPERE A CRISE E FORTALEÇA SEU NEGÓCIO.

SUPERE A CRISE E FORTALEÇA SEU NEGÓCIO. Workshop para empreendedores e empresários do Paranoá DF. SUPERE A CRISE E FORTALEÇA SEU NEGÓCIO. Dias 06 e 13 de Dezembro Hotel Bela Vista Paranoá Das 08:00 às 18:00 horas Finanças: Aprenda a controlar

Leia mais

Plano de Marketing. Introdução (breve) ao Marketing Análise de Mercado Estratégias de Marketing

Plano de Marketing. Introdução (breve) ao Marketing Análise de Mercado Estratégias de Marketing Plano de Marketing Introdução (breve) ao Marketing Análise de Mercado Estratégias de Marketing 1 Plano de Marketing É o resultado de um processo de planejamento. Define o quevai ser vendido, por quanto,

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS Universidade Federal da Bahia Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS Reunião de 18 de junho de 2010 Resumo

Leia mais

Plano de Negócios e Pesquisas de Mercado: Ninguém Vive Sem

Plano de Negócios e Pesquisas de Mercado: Ninguém Vive Sem Plano de Negócios e Pesquisas de Mercado: Ninguém Vive Sem Henrique Montserrat Fernandez Muitas pessoas, antes de abrir a empresa, já têm uma idéia do que ela produzirá. Mas será que é isso que os clientes

Leia mais

E-books. Guia para Facebook Ads. Sebrae

E-books. Guia para Facebook Ads. Sebrae E-books Sebrae Marketing e Vendas Guia para Facebook Ads Por que investir no facebook Ads? Tipos de anúncios Como funciona o sistema de pagamentos Criando anúncios Métricas Autor Felipe Orsoli 1 SUMÁRIO

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Organograma e Departamentalização

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Organograma e Departamentalização ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Organograma e Departamentalização DISCIPLINA: Introdução à Administração FONTE: BATEMAN, Thomas S., SNELL, Scott A. Administração - Construindo Vantagem Competitiva. Atlas. São

Leia mais

Guia de Criação de Infoprodutos

Guia de Criação de Infoprodutos Guia de Criação de Infoprodutos Métodos, técnicas e dicas para a criação de infoprodutos! Da pesquisa, criação, até a venda! www.comocriarinfoprodutos.com 2 Aviso Legal Todos os direitos reservados. Nenhuma

Leia mais

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Michele Gomes Felisberto; Micheli de Oliveira; Simone Pereira; Vagner Lean dos Reis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Introdução O mundo em que vivemos

Leia mais

MARKETING DE RELACIONAMENTO

MARKETING DE RELACIONAMENTO MARKETING DE RELACIONAMENTO 1 O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento de seu negócio de forma estratégica

Leia mais

COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET

COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET Comece a trabalhar com a internet Trabalhar na internet se tornou um dos principais focos das pessoas nos dias atuais devido a possibilidade de operar em mercados distintos

Leia mais

EXPECTATIVAS, GESTÃO E AÇÕES DOS EMPRESÁRIOS DO COMÉRCIO VAREJISTA PARA O NATAL DE 2013 MACAPÁ - 2013

EXPECTATIVAS, GESTÃO E AÇÕES DOS EMPRESÁRIOS DO COMÉRCIO VAREJISTA PARA O NATAL DE 2013 MACAPÁ - 2013 EXPECTATIVAS, GESTÃO E AÇÕES DOS EMPRESÁRIOS DO COMÉRCIO VAREJISTA PARA O NATAL DE 2013 MACAPÁ - 2013 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 POPULAÇÃO... 3 4 COLETA DE DADOS... 3 5 RESULTADOS... 4 Ilustração 1 -

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Este material resulta da reunião de fragmentos do módulo I do Curso Gestão Estratégica com uso do Balanced Scorecard (BSC) realizado pelo CNJ. 1. Conceitos de Planejamento Estratégico

Leia mais

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV 1ª Edição (v1.4) 1 Um projeto de segurança bem feito Até pouco tempo atrás o mercado de CFTV era dividido entre fabricantes de alto custo

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil. Totalmente compatível com Mobile

APRESENTAÇÃO. Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil. Totalmente compatível com Mobile APRESENTAÇÃO Totalmente compatível com Mobile Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil APRESENTAÇÃO Muito prazer! Somos uma empresa que presta serviços em soluções

Leia mais

CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO

CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO Contexto e objetivos CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO O desenvolvimento do plano de negócios, como sistematização das idéias

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs Vendas - Cursos Curso Completo de Treinamento em Vendas com - 15 DVDs O DA VENDA Esta palestra mostra de maneira simples e direta como planejar o seu trabalho e, também, os seus objetivos pessoais. Através

Leia mais

MARKETING ESTRATÉGICO

MARKETING ESTRATÉGICO MARKETING ESTRATÉGICO O conceito de marketing é uma abordagem do negócio. HOOLEY; SAUNDERS, 1996 Esta afirmação lembra que todos na organização devem se ocupar do marketing. O conceito de marketing não

Leia mais

Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras

Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras 2012 2 Sumário Apresentação... 3 A Pesquisa Perfil dos Empreendedores Sul Mineiros Sexo. 4 Estado Civil.. 5 Faixa Etária.. 6 Perfil

Leia mais

FÓRMULA V.E.N.D.A. Ferramentas de Vendas Marcelo Ortega. www.marceloortega.com.br

FÓRMULA V.E.N.D.A. Ferramentas de Vendas Marcelo Ortega. www.marceloortega.com.br FÓRMULA V.E.N.D.A. Depois de validar diferentes métodos de venda em empresas de diferentes mercados: venda direta, venda varejo, venda consultiva, venda B2B (de empresa para empresa), venda de impacto

Leia mais

Instituto Nacional de Pós Graduação INPG Sustentare

Instituto Nacional de Pós Graduação INPG Sustentare Instituto Nacional de Pós Graduação INPG Sustentare O PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO CORPORATIVA E A FIDELIZAÇÃO DE SEUS PÚBLICOS ESTRATÉGICOS Vitor Roberto Krüger Gestão da Comunicação Empresarial e Relações

Leia mais

ÁREAS DO CONHECIMENTO

ÁREAS DO CONHECIMENTO SÉRIES INDICADAS Alunos da 1.ª à 4.ª série/do 1.º ao 5.º ano do Ensino Fundamental. ÁREAS DO CONHECIMENTO Matemática, Língua Portuguesa, Geografia, Educação Artística e, se pensarmos em termos de formação

Leia mais

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A #10 SUPER DICAS PARA COMEÇAR A Pantone 715 C 100% Black 80% Black C: 0 M: 55 Y: 95 K: 0 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 80 PRODUZIR CONTEÚDO ATRATIVO DE Confira estas super dicas para você produzir

Leia mais

O Marketing e suas áreas...

O Marketing e suas áreas... O Marketing e suas áreas... Business-To-Business (B2B) refere-se a mkt de produtos e serviços p/ organização, De Consumo produtos e serviços p/ uso pessoal ou doméstico, De Relacionamento conceito recente

Leia mais

COMO ORGANIZAR UM EVENTO?

COMO ORGANIZAR UM EVENTO? COMO ORGANIZAR UM EVENTO? Ao organizar um evento, há algumas coisas que você deve pensar, não importa o tipo de evento que é. Aqui você encontrará algumas diretrizes que podem ajudá-lo a organizar um evento.

Leia mais

5 Dicas de E-mail marketing para iniciantes

5 Dicas de E-mail marketing para iniciantes 5 Dicas de E-mail marketing para iniciantes Meu nome é Gustavo Montanari, sou autor do blog rendaextrasemsegredos.com e um dos motivos pelo qual resolvi disponibilizar esse e-book na forma totalmente gratuita

Leia mais

Pesquisa Etnográfica

Pesquisa Etnográfica Pesquisa Etnográfica Pesquisa etnográfica Frequentemente, as fontes de dados têm dificuldade em dar informações realmente significativas sobre a vida das pessoas. A pesquisa etnográfica é um processo pelo

Leia mais

Palavras-chave: Comportamento, Ambiente Organizacional, Satisfação.

Palavras-chave: Comportamento, Ambiente Organizacional, Satisfação. a 9 de Dezembro Clima organizacional: uma análise comparativa entre a empresa x e a empresa y do setor varejista de eletrodomésticos e móveis, que disputam o mesmo nicho no município de Bambuí-MG Franciele

Leia mais

COMO TORNAR-SE UM FRANQUEADOR

COMO TORNAR-SE UM FRANQUEADOR COMO TORNAR-SE UM FRANQUEADOR O que é Franquia? Objetivo Esclarecer dúvidas, opiniões e conceitos existentes no mercado sobre o sistema de franquias. Público-Alvo Empresários de pequeno, médio e grande

Leia mais

Comunicação estratégica como diferencial competitivo para as organizações Um estudo sob a ótica de Administradores e Relações Públicas

Comunicação estratégica como diferencial competitivo para as organizações Um estudo sob a ótica de Administradores e Relações Públicas Comunicação estratégica como diferencial competitivo para as organizações Um estudo sob a ótica de Administradores e Relações Públicas Ana Carolina Trindade e-mail: carolinatrindade93@hotmail.com Karen

Leia mais

A Descrição do Produto ou Serviço e a Análise do Mercado e dos Competidores Fabiano Marques

A Descrição do Produto ou Serviço e a Análise do Mercado e dos Competidores Fabiano Marques A Descrição do Produto ou Serviço e a Análise do Mercado e dos Competidores Fabiano Marques "O plano de negócios é o cartão de visitas do empreendedor em busca de financiamento". (DORNELAS, 2005) A partir

Leia mais

Gean Roriz. Arthur Campos. A Move Empresas foi a construção de um sonho. E hoje fazemos outras pessoas tirarem do papel a marca dos seus sonhos.

Gean Roriz. Arthur Campos. A Move Empresas foi a construção de um sonho. E hoje fazemos outras pessoas tirarem do papel a marca dos seus sonhos. A Move Empresas foi a construção de um sonho. E hoje fazemos outras pessoas tirarem do papel a marca dos seus sonhos. Gean Roriz Sócio/Co-fundador Diretor de Estratégia e Inovação Move Empresas Arthur

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 3 Planejando a Ação Voluntária

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 3 Planejando a Ação Voluntária Organizando Voluntariado na Escola Aula 3 Planejando a Ação Voluntária Objetivos 1 Entender a importância de fazer um planejamento. 2 Aprender como planejar o projeto de voluntariado. 3 Conhecer ferramentas

Leia mais

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil.

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. 1 Autora :Rosângela Azevedo- PIBID, UEPB. E-mail: rosangelauepb@gmail.com ²Orientador: Dr. Valmir pereira. UEPB E-mail: provalmir@mail.com Desde

Leia mais

COMO ENGAJAR UM FUNCIONÁRIO NO PRIMEIRO DIA DE TRABALHO?

COMO ENGAJAR UM FUNCIONÁRIO NO PRIMEIRO DIA DE TRABALHO? COMO ENGAJAR UM FUNCIONÁRIO NO PRIMEIRO DIA DE TRABALHO? COMO ENGAJAR UM FUNCIONÁRIO NO PRIMEIRO DIA DE TRABALHO? Engajar funcionários é conseguir envolver as pessoas em um mesmo propósito que a empresa

Leia mais

Ambos os métodos possuem vantagens e desvantagens, por isso deve se analisar cada caso para decidir qual o mais apropriado.

Ambos os métodos possuem vantagens e desvantagens, por isso deve se analisar cada caso para decidir qual o mais apropriado. Módulo 4 Como Organizar a Pesquisa O questionário e a observação são dois métodos básicos de coleta de dados. No questionário os dados são coletados através de perguntas, enquanto que no outro método apenas

Leia mais

Palestra de Philip Kotler - Tecnologia

Palestra de Philip Kotler - Tecnologia Palestra de Philip Kotler Tecnologia Pesquisa de Mercado, Treinamento de Vendas, Consultoria em Marketing SMGShare Marketing Group Por Helton Haddad Em uma excelente palestra, a autoridade de marketing

Leia mais