LARISSA LOUZA LONGHI. FRATURA DE COMPONENTE PROTÉTICO DO SISTEMA CONE MORSE: relato de caso clínico

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LARISSA LOUZA LONGHI. FRATURA DE COMPONENTE PROTÉTICO DO SISTEMA CONE MORSE: relato de caso clínico"

Transcrição

1 LARISSA LOUZA LONGHI FRATURA DE COMPONENTE PROTÉTICO DO SISTEMA CONE MORSE: relato de caso clínico Goiânia 2013

2 LARISSA LOUZA LONGHI FRATURA DE COMPONENTE PROTÉTICO DO SISTEMA CONE MORSE: relato de caso clínico Monografia apresentada às Faculdades Unidas do Norte de Minas como requisito parcial à obtenção do Título de Especialista em Implantodontia. Orientador: Prof. Ms. Danilo Rocha Dias Goiânia 2013

3 Autorizo a reprodução e divulgação total ou parcial deste trabalho, por qualquer meio convencional ou eletrônico, para fins de estudo e pesquisa, desde que citada a fonte. Longhi, Larissa Louza Fratura de componente protético do sistema cone morse: relato de caso clínico. / Danilo Rocha Dias Goiânia-GO, f.: il. Orientador: Prof. Dr. Danilo Rocha Dias Monografia (Especialização) FUNORTE SOEBRÁS, Especialização em Implantodontia, Conexão protética 2. Falhas mecânicas 3. Cone Morse. Monografia. I. FUNORTE SOEBRAS, Especialização em Implantodontia. II Título.

4 Autora: Larissa Louza Longhi Título: Fratura de componente protético do sistema cone morse: relato de caso clínico Monografia apresentada às Faculdades Unidas do Norte de Minas como requisito parcial à obtenção do Título de Especialista em Implantodontia. Orientador: Prof. Ms. Danilo Rocha Dias Data: / / Nota BANCA EXAMINADORA Prof. Dr. Leandro de Carvalho Cardoso Doutor e Mestre em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial Prof. Ms. Hélio de Paula Lemes Mestre e Especialista em Periodontia e Implantodontia Prof.Ms.. Cleuber Alves Oliveira Especialista em Periodontia e Implantodontia Prof. Dr. Danilo Rocha Dias Mestre em Reabilitação Oral

5 Dedico este trabalho ao meu orientador pela imensa contribuição cientifica que o mesmo tem me dado ao longo da minha vida profissional.

6 AGRADECIMENTOS Agradeço este trabalho a Deus, Senhor e mestre da minha vida. Agradeço também aos meus pais pelo amor e apoio incomensurável. Eu amo muito vocês.

7 RESUMO A conexão protética do sistema cone morse tem apresentado desempenho mecânico superior em relação aos demais tipos de conexão protética. Esse sistema, porém, não está livre de falhas mecânicas. Entre as diferentes falhas mecânicas possíveis, temos as fraturas dos componentes protéticos (parafusos e intermediários) e do próprio implante. O presente trabalho descreve a conduta clínica para resolução de um caso de fratura de componente protético do sistema cone morse. Os parâmetros avaliados foram: localização, tipo de prótese, tipo de conexão protética e a presença de hábito parafuncional. Parece lícito concluirmos que a fratura do componente protético no caso clínico avaliado pode estar relacionada ao bruxismo destacando a necessidade de manutenção e acompanhamento dos casos após reabilitação com prótese implantossuportada com pacientes com hábitos parafuncionais considerando de extrema importância a necessidade de ajustes oclusais e o uso de dispositivos interoclusais como placas estabilizadoras. Palavras-chave: Conexão protética. Falhas mecânicas. Cone Morse. Implante dentário.

8 ABSTRACT The prosthetic connection system morse taper has shown superior mechanical performance compared to other types of prosthetic connection. This system, however, is not free from mechanical failures. Among the different possible mechanical failures, we fractures of prosthetic components (screws and intermediate) and the implant itself. This paper describes the clinical management for resolution of a case of fracture of the prosthetic component system morse taper. The parameters evaluated were: location, type of prosthesis, prosthetic connection type and the presence of parafunctional habit. Seems reasonable to conclude that the fracture of the prosthetic component evaluated in clinical case may be related to bruxism highlighting the need for maintenance and monitoring of cases after rehabilitation with implant-supported prosthesis for patients with parafunctional habits of utmost importance considering the need for occlusal adjustments and the use of devices as interocclusal splints. Keywords: Prosthetic connection. Mecanical failures. Morse taper. Dental implant.

9 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO RELATO DE CASO DISCUSSÃO CONCLUSÕES REFERÊNCIAS... 23

10 10 1 INTRODUÇÃO As falhas de implantes que ocorrem após o carregamento funcional estão relacionadas principalmente a fatores biomecânicos. Micro movimentos e vibrações devido às forças oclusais podem levar a complicações mecânicas, tais como o afrouxamento do parafuso e fraturas do intermediário ou do implante (BALIK et al., 2012). Estudos experimentais indicam que os intermediários com conexões cônicas e não cônicas apresentaram resistência suficiente às forças de flexão e carga de fadiga (BALIK et al., 2012; FREITAS JÚNIOR et al., 2013). No entanto, intermediários cônicos mostraram superioridade em termos de desempenho de selamento, de formação de micro-espaço, da manutenção de torque, e de estabilidade do intermediário (COPPEDÊ et al., 2009; JORGE et al., 2013; SCHIMTT et al., 2013). Estudos in vivo (humano e animal) indicaram que os sistemas cônicos e não cônicos são comparáveis em termos de sucesso do implante e as taxas de sobrevivência, com menor perda óssea marginal ao redor de implantes de conexão cônica, na maioria dos casos (SCHIMTT et al., 2013). No entanto, apesar da relativa superioridade em alguns dos aspectos mecânicos, esse sistema não está livre do risco de falhas. Entre as diferentes falhas mecânicas possíveis, as fraturas dos componentes protéticos (parafusos e intermediários) ou do próprio implante são as que possuem pior prognóstico. O mecanismo de fratura tem etiologia multifatorial. A inadequação do número, posição, dimensões, e design dos implantes, e/ou do tipo de prótese, ao sitio a ser reabilitado, propicia uma situação de sobrecarga flexural e consequentemente perda óssea ao redor do implante. Essa sobrecarga resulta na criação de numerosas micro-trincas que podem resultar em uma fratura por fadiga (CAPODIFERRO et al., 2006). As causas desse tipo de falha estão relacionadas, na maioria das vezes, a não observância dos protocolos estabelecidos para a instalação de implantes (AGUIAR et al., 2007). Devido a um menor índice de fraturas em componentes protéticos dos sistemas de conexão cônica (SCHWARZ et al., 2000; KHRAISAT et

11 11 al., 2002), essa falha não é comum e a tomada de decisão clínica tornase difícil e de baixa previsibilidade. A tentativa de remoção do fragmento oferece risco para o implante e para sua osseointegração. Remover o implante, por outro lado, implica em perda de altura e espessura óssea, o que pode comprometer a instalação de um novo implante. Estudos clínicos e relatos de casos poderiam auxiliar o profissional e o paciente na escolha do melhor tratamento. O objetivo deste estudo foi descrever a conduta clínica para resolução de um caso de fratura de componente protético de um sistema cone morse, em um paciente com bruxismo.

12 12 2 RELATO DE CASO Paciente de 60 anos de idade, sexo masculino, compareceu a clinica da EAPGOIÁS, queixando-se de soltura da coroa protética sobre implante na região do elemento 46. Ao exame físico constatou se que a coroa havia se soltado totalmente e a região do implante apresentava-se com recobrimento gengival total. Ao exame da peça protética, observouse tratar de uma coroa unitária cimentada sobre o munhão do sistema cone morse do tipo parafuso-passante, com fratura do intermediário na altura do cone e fratura do parafuso na altura da rosca (Figura 1). Ao exame radiográfico, confirmou se tratar de implante cone morse com o fragmento do munhão ainda em posição, fraturado no nível da plataforma do implante (Figura 2). O implante foi identificado como Ankylus, de diâmetro 4,5. Não foi possível identificar, neste momento, qual a marca do componente protético utilizado. Figura 1. Imagem intra-oral da região do implante (A) e coroa protética fraturada na altura da conexão cônica e parafuso fraturado na altura da rosca (B). Fonte: Elaboração própria.

13 13 Figura 2. Imagem inicial mostrando a coroa do implante da região 46 em posição (A) e após remoção da porção fraturada (B). Fonte: Elaboração própria. Com plano de tratamento foi proposto a tentativa de remoção do fragmento do intermediário, já que a remoção do implante levaria a uma perda óssea significativa. No entanto, o paciente foi orientado quanto ao risco de insucesso desta tentativa, e como segunda opção foi planejado a remoção do implante, utilizando para isso broca trefina (5mm de diâmetro). O paciente foi anestesiado (com anestésico articaina, Nova DFL, Brasil), foi feita incisão com lâmina 15C (Swann Morton, Inglaterra), descolamento do periósteo (KOTA, São Paulo, Brasil), afastamento do retalho com afastadores Minessota (Golgran, São Caetano do Sul, São Paulo) e espátula 7 (Golgran) (Figura 3). Foi localizado o implante, obtendo-se acesso ao fragmento do intermediário (Figura 4). Foi confeccionado fenda em duas paredes da parte interna do cone, utilizando brocas diamantadas, e foram feitas tentativas de remoção com a chave de fenda (Neodent, Curitiba, Brasil) e torquímetro.

14 14 Figura 3- Deslocamento do retalho Fonte: Elaboração própria. Figura 4- Localização do implante e do fragmento Fonte: Elaboração própria. Devido ao efeito morse entre as superfícies interna do implante e cônica do intermediário, a remoção torna-se bastante difícil e exige força de contra-torque superior ao aplicado na instalação. Tal força foi tão significante, que houve fratura de uma chave de fenda (Figura 5). Após diversas tentativas, com confecção de novas fendas, já que a primeira sofria deformação, com auxílio de uma nova chave de fenda, conseguiuse fraturar a parte cônica do fragmento de intermediário (Figura 6), restando no interior do implante apenas a parte rosqueável do parafuso. A partir deste momento, foi possível, com auxílio de uma chave hexagonal 0,9 (Neodent-Curitiba-Brasil) adaptá-la no interior do restante

15 15 do fragmento do parafuso, e removê-lo sem maiores dificuldades (Figura 6)). Figura 5- Chave de fenda fraturada durante a remoção do fragmento Fonte: Elaboração própria Figura 6. Fragmentos removidos do interior do implante (parte cônica e parte rosqueável) Fonte: Elaboração própria Foi instalado então um cicatrizador da marca Neodent (4.5x2.5), compatível ao diâmetro do implante, e realizada a sutura (Figura 7). O paciente foi medicado com analgésico (Lisador, Farmasa, São Paulo).

16 16 Figura 7. Situação após instalação de cicatrizador e sutura. Fonte: Elaboração própria O sucesso na remoção do fragmento possibilitou ao paciente a manutenção do implante e planejamento de uma nova peça protética. Certamente a utilização de fresas diamantadas no interior da superfície cônica do implante pode ter danificado a estrutura. Espera-se por isso, que a adaptação do novo componente protético não tenha a mesma eficiência mecânica comparada a de um implante íntegro.

17 17 Figura 8. Comparação dos fragmentos removidos do implante, com os munhões da empresa Ankylos sólido (A) e com parafuso-passante (B) e da empresa Neodent sólido (C) e com parafuso-passante (D). Em uma análise visual parece se assemelhar mais ao munhão com parafusopassante da empresa Ankylos (B). Fonte: Elaboração própria.

18 18 3 DISCUSSÃO As fraturas de componentes protéticos são complicações tardias ocorridas devido a sobrecarga biomecânica (GREEN et al., 2002), e por isso os primeiros fatores investigados para o diagnóstico e definição do plano de tratamento foram aqueles relacionados à estrutura implante/prótese e à sobrecarga funcional. Alguns autores enfatizam que a sobrecarga pode ser influenciada pelo assentamento incorreto da supraestrutura, disposição em linha reta de implantes unidos, força de alavanca, forças oclusais pesadas (bruxismo, apertamento oclusal), tamanho do implante e sua localização, além da fadiga do metal (GREEN et al., 2002; CAPODIFERRO et al., 2006; AGUIAR et al., 2007). Considerando uma possível incompatibilidade entre o componente protético e o implante, os fragmentos removidos foram comparados aos componentes equivalentes da Ankylos (mesma empresa do implante utilizado) e da principal empresa com produtos compatíveis no mercado nacional (Neodent) (Figura 8). Em uma análise macroscópica observou-se semelhanças entre o componente protético fraturado e os componentes da empresa Ankylos, porém isto não pode ser afirmado com precisão. Apesar da existência de empresas distintas com compatibilidade entre os componentes, os fabricantes não recomendam que sejam utilizados componentes de empresas concorrentes, não assegurando a manutenção das propriedades mecânicas do sistema implante/prótese. No entanto, deve ser considerado o risco de defeito de fabricação, independente da empresa, ou simplesmente falha por fadiga do metal. Com relação à sobrecarga funcional, a localização do implante que apresentou a falha mecânica deve ser abordada. A fratura ocorreu na região de molar, em um implante localizado entre outros dois implantes, mostrando possível influência do fator localização, apesar de não estar em área de extremidade livre. Estudos anteriores apontam a região posterior como a mais frequente na incidência deste tipo de falha (RANGERT, et al., 1995; BALSHI, et al., 1996; NERGIZ, et al., 2004).

19 19 Quanto ao tipo de prótese, a fatura ocorreu em uma coroa unitária cimentada sobre munhão parafuso-passante. A prótese apresentava-se com proporção coroa/implante favorável e com extensão da mesa oclusal adequada. Estes fatores sugerem pouca influência do fator tipo de prótese para a falha apresentada, já que coroas cimentadas apresentam melhor desempenho mecânico. No entanto, existem relatos de que componentes que apresentam parafuso-passante apresentam maior risco de fratura deste parafuso, devido ao sistema de confecção do mesmo, no qual a parte rosqueável é soldada ao restante do parafuso, ao invés de torneada (COPPEDÊ, et al., 2009; FREITAS, et al., 2010). Os sinais e sintomas relatados pelo paciente e observados ao exame clínico indicavam a presença de hábitos para-funcionais. Bruxismo e outros hábitos para-funcionais são fatores que, dependendo de sua força, frequência, duração e direção, podem levar a fratura dos implantes, sendo fortemente relacionado a fatores de risco para falhas tardias (MISCH et al., 2012). Estes dados podem ser confirmados por outros estudos que investigaram possíveis causas de fraturas de implantes e componentes protéticos (GREEN et al., 2002; ALBIOL et al., 2007). Albiol et al. (2007) em um estudo retrospectivo de 28 anos de acompanhamento, analisaram 21 implantes fraturados em relação a idade, sexo, tipo, comprimento e largura dos implantes, posicionamento no arco, tipo de prótese, numero de pilares e pônticos, a presença ou ausência de extensões distais e cantilevers, tempo de aplicação de carga e atividade para-funcional. A maioria dos implantes suportavam próteses fixas com extensões distais ou cantilevers e a maioria estava localizada nas áreas de molar e pré-molar. A presença de bruxismo foi observada em 83% dos pacientes avaliados. Balshi et al. (1996) em um estudo longitudinal de 5 anos, avaliaram 4045 implantes observando 8 implantes fraturados, todos relacionados com perda óssea. A maioria (6 implantes) suportavam prótese posterior, e hábito para-funcional foi observado em todos os implantes faturados. Segundo eles as causas de fraturas de implantes podem ser divididas em 3 categorias: (1) defeitos no design do implante ou material (2) adaptação

20 20 não passiva da prótese e (3) sobrecarga mecânica ou fisiológica. Resultado semelhante foi relatado por Rangert et al. (1995) em uma análise retrospectiva com 39 pacientes, observando que a grande maioria das fraturas (90%) ocorreram na região posterior, 30% dos casos tinham como apoio somente um ou dois implantes, que estavam expostos a forças oclusais, bruxismo ou pônticos em cantilever. Com relação ao tipo de conexão, Schimtt et al. (2013) em uma revisão sistemática de literatura concluíram que os sistemas de implantes usando conexão cônica proporcionam melhores resultados em termos de adaptação do intermediário, estabilidade e vedamento. Segundo os autores, essas características de design podem levar a melhorias ao longo do tempo em relação aos sistemas de conexões não cônicas. Freitas Júnior et al. (2013) compararam dois diferentes tipos de sistemas cônicos e observaram que a confiabilidade não foi diferente entre as conexões investigadas para casos de coroas de incisivos, já que os tipos de falha foram semelhantes. Em todas as amostras de ambos os grupos, a falha principal foi a fratura do intermediário na região da junção cônica, e fratura de parafuso na região do pescoço. Rack et al. (2013) submeteram diferentes sistemas cônicos a testes de fadiga, e observaram que micro-espaços existiram em todos os sistemas. A carga de fadiga aumentou o tamanho dos micro-espaços e aumentou a possibilidade de micro-movimentos do complexo implanteintermediário. O ângulo do cone da conexão também influenciou a estabilidade do intermediário, sendo que os cones mais planos apresentaram maior estabilidade. Quando comparados aos outros tipos de conexão, alguns autores relatam um aumento significativo na resistência a forças flexurais nos sistemas de conexão cônica em comparação aos sistemas com conexões não cônicas (NORTON, et al., 1997; COPPEDÊ, et al., 2009). A mecânica da justaposição cônica e o design sólido dos intermediários de conexão interna cônica proporcionou maior resistência à deformação e à fratura

21 21 oblíqua sob carga de compressão, quando comparados aos intermediários de conexão em hexágono interno (COPPEDÊ, et al., 2009). Jorge et al. (2013) submeteram amostras com diferentes sistemas de conexão a testes de ciclagem mecânica e observaram que todos os grupos apresentaram uma diminuição significativa de torque antes e após ciclagem mecânica. A conexão cone morse favoreceu maior manutenção de torque. Balik et al (2012) observaram que sistemas de intermediários com conexão cônica associada a hexágono interno são mais bem sucedidos do que outros sistemas em casos com aumento da dimensão vertical, especialmente na região posterior. De acordo com a análise, o sistema com conexão hexagonal externa apresentou os maiores valores de deformação, e o sistema de conexão hexagonal interna apresentou os valores mais baixos de tensão. A comparação entre diferentes sistemas indica desempenho superior dos intermediários de conexão cônica e ajuda a explicar sua melhor estabilidade a longo prazo na aplicação clínica (MERZ et al, 2000). No entanto, apesar de desempenho mecânico superior, quando submetido a sobrecargas funcionais, estes sistemas também podem apresentar falhas mecânicas. Portanto torna-se importante destacar a necessidade de manutenção e acompanhamento dos casos após reabilitação. Intercorrências como a relatada neste estudo poderiam ser evitadas por uma correta abordagem no tratamento reabilitador, com enfoque no diagnóstico e controle do hábito parafuncional. A necessidade de ajustes oclusais e uso de dispositivos interoclusais como placas estabilizadoras deveria ter sido considerada.

22 22 4 CONCLUSÕES Apesar do sistema cone morse apresenta excelentes resultados mecânicos, ainda está sujeito a falhas. Quando ocorre fratura do componente protético, especialmente no sistema cone morse, a remoção do fragmento é de difícil resolução. A fratura do componente pode estar relacionada a sobrecarga funcional, como por exemplo, hábitos parafuncionais.

23 23 REFERÊNCIAS AGUIAR, R. et al. Fratura de implante dentário: relato de caso clinico. Stomatos, v.13, n.24, p.37-44, jan./jun ALBIOL, J. et al. Endosseous dental implant fractures an analisis of 21 cases. Med Oralpatol oral Cir Bucal, v.2, n.13, fev BALIK, A. et al. Effects of diferent abutment connection designs on the stress distribution around five diferente implants : a 3- dimensionsal finite element analysis. J oral implantol, v. 38, p , BALSCHI, T.J. et al. An analisis an management of fracturred implants. Inter J oral maxillofac implants, v.11, n.24, p , set./out CAPODIFERRO, S. et al. Clinical management and microscopic characterisation of fatique failure of a dental implant. Case report. Head and face Medicine, v.2, jun COPPEDE, A.R. et al. Fracture resistance of the implants with internal hex and internal conical connections under oblique compressive loading : an in vitro study. Int J Prosthodont, v.22, n.3, p , mai/jun FREITAS, R. et al. Falha do parafuso passante em mini pilar cônico angulado cone morse relato de caso. Innov Implant J. Biomater Esthet, v.5, n.2, p.65-69, mai/ago FREITAS JUNIOR, A. C, et al. Reliabity and failure modes of internal conical dental implant connections. Clin oral ImplantsRes. v.24, n.2, p , fev JORGE, J.R. et al. The role of implant / abutment system on torque maintenance of retention screws and vertical misfit of implant supported crowns before and after mechanical cycling. Int J Oral Maxillofac Implants, v.28, n.2, p , jan./fev KHARAISAT, et al. Fatigue resistance of two implant/abutment joints designs. J Prosthet Dent, v. 88, n.6, p , dez MERZ, B.R. et al. Mechanics of the implant abutment connection : an 8- degree taper compared to a butt joint connection. Int J Oral Maxillofac implants, v.15, n.4, p , jul./ago MISCH, C.E. et al. The effect of bruxism treatment planning for dental implants. Dentistry Today, v.21, n.9, p.76-81, set

24 24 NERGIZ, I. et al. Removal of a fractured implant abutment screw: a clinical report. A clinical report. J Prothet Dent, v.91,n.6, p , Jun NORTON, M.R. et al. An in vitro evaluation of the strength of na internal conical interface compared to a butt joint interface in implant design. Clin oral implants Res, v.8, n.4, p , ago RACK, T. et al. An in vitro pilot study of abutment stability during loading in new and fatigue loaded conical dental implantsusing syncrotron based radiography. Int j Oral Maxillofac Implant, v.28, n.1, p.44-50, jan./fev RANGERT, B. et al. Bending over load and implant fracture : a retrospective clinical analisis. Int J Oral Maxillofac Implants, v.10, n.3, p , set./out SCHWARZ, M.S. et al. Mechanical complication s of dental implants. Clin oral Implants Res, v.1, n.1, p , nov

GARANTIA PARA TODA A VIDA*

GARANTIA PARA TODA A VIDA* ORIGINAIS NEODENT GARANTIA PARA TODA A VIDA* PRODUTOS ORIGINAIS G ara ntia N eod e nt * Consulte condições na Política de garantia Neodent disponível no endereço www.neodent.com.br/formulários-e-garantias

Leia mais

Implantes Dentários. Qualquer paciente pode receber implantes?

Implantes Dentários. Qualquer paciente pode receber implantes? Implantes Dentários O que são implantes ósseos integrados? São uma nova geração de implantes, introduzidos a partir da década de 6O, mas que só agora atingem um grau de aceitabilidade pela comunidade científica

Leia mais

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FUNORTE / SOEBRAS ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS CONEXÕES EXTERNAS E INTERNAS NOS IMPLANTES DENTÁRIOS.

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FUNORTE / SOEBRAS ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS CONEXÕES EXTERNAS E INTERNAS NOS IMPLANTES DENTÁRIOS. INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FUNORTE / SOEBRAS ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS CONEXÕES EXTERNAS E INTERNAS NOS IMPLANTES DENTÁRIOS. ANDRÉ BRAGA VERONEZI Campo Grande, 2013 André Braga Veronezi ESTUDO COMPARATIVO

Leia mais

Como a palavra mesmo sugere, osteointegração é fazer parte de, ou harmônico com os tecidos biológicos.

Como a palavra mesmo sugere, osteointegração é fazer parte de, ou harmônico com os tecidos biológicos. PRINCIPAIS PERGUNTAS SOBRE IMPLANTES DENTÁRIOS. O que são implantes osseointegrados? É uma nova geração de implantes, introduzidos a partir da década de 60, mas que só agora atingem um grau de aceitabilidade

Leia mais

UNINGÁ UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR INGÁ FACULDADE INGÁ CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM IMPLANTODONTIA KELLIN PIVATTO

UNINGÁ UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR INGÁ FACULDADE INGÁ CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM IMPLANTODONTIA KELLIN PIVATTO UNINGÁ UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR INGÁ FACULDADE INGÁ CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM IMPLANTODONTIA KELLIN PIVATTO ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE IMPLANTES CÔNICOS E IMPLANTES CILÍNDRICOS PASSO FUNDO 2008 KELLIN

Leia mais

ImplantesSmart. Hexágono Externo A VERSATILIDADE DOS CLÁSSICOS

ImplantesSmart. Hexágono Externo A VERSATILIDADE DOS CLÁSSICOS ImplantesSmart Hexágono Externo A VERSATILIDADE DOS CLÁSSICOS SMART: UM CLÁSSICO VERSÁTIL O sistema de implantes Smart foi desenvolvido para lhe proporcionar uma opção versátil que lhe permita tratar todas

Leia mais

5 Discussão dos Resultados

5 Discussão dos Resultados 87 5 Discussão dos Resultados No procedimento de análises das imagens gráficas obtidas nas simulações pelo método de elementos finitos, comparou-se a distribuição das tensões nas restaurações com material

Leia mais

Úmero Proximal. Sistema de Placa Úmero Proximal

Úmero Proximal. Sistema de Placa Úmero Proximal Indicações Fraturas de 2, 3 e 4 fragmentos. Fraturas reconstituíveis da cabeça do úmero. Fraturas Patológicas. Indicações especiais tais como Pseudo-artroses e Osteotomias de correção. 1 Propriedades do

Leia mais

6. Pronunciamento Técnico CPC 23 Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro

6. Pronunciamento Técnico CPC 23 Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro TÍTULO : PLANO CONTÁBIL DAS INSTITUIÇÕES DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL - COSIF 1 6. Pronunciamento Técnico CPC 23 Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro 1. Aplicação 1- As instituições

Leia mais

Roteiro para Instrumentação da Técnica de Parafuso de Compressão

Roteiro para Instrumentação da Técnica de Parafuso de Compressão Roteiro para Instrumentação da Técnica de Parafuso de Compressão Roteiro para Instrumentação da Técnica de Parafuso de Compressão O tipo de compressão gerada por um parafuso é designado compressão interfragmentária

Leia mais

Conexão protética mais utilizada em implantes unitários por cirurgiões-dentistas que praticam implantodontia

Conexão protética mais utilizada em implantes unitários por cirurgiões-dentistas que praticam implantodontia ORIGINAL ORIGINAL Conexão protética mais utilizada em implantes unitários por cirurgiões-dentistas que praticam implantodontia Which is the highest preference related to abutments for unitary implants

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO APARELHO DE PROTRAÇÃO MANDIBULAR COMO ANCORAGEM PARA MESIALIZAÇÃO DE MOLARES INFERIORES: RELATO DE CASO CLÍNICO RESUMO

UTILIZAÇÃO DO APARELHO DE PROTRAÇÃO MANDIBULAR COMO ANCORAGEM PARA MESIALIZAÇÃO DE MOLARES INFERIORES: RELATO DE CASO CLÍNICO RESUMO 474 UTILIZAÇÃO DO APARELHO DE PROTRAÇÃO MANDIBULAR COMO ANCORAGEM PARA MESIALIZAÇÃO DE MOLARES INFERIORES: RELATO DE CASO CLÍNICO Fábio André Werlang 1 Marcos Massaro Takemoto 2 Prof Elton Zeni 3 RESUMO

Leia mais

NORMA Nº 003/2016 PARA EXECUÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DE IMPLANTE ODONTOLÓGICO

NORMA Nº 003/2016 PARA EXECUÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DE IMPLANTE ODONTOLÓGICO NORMA Nº 003/2016 PARA EXECUÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DE IMPLANTE ODONTOLÓGICO As normas descritas abaixo deverão ser seguidas por todos os beneficiários e profissionais da especialidade de Implante Odontológico

Leia mais

PROGRAMA DE FORMAÇÃO NEODENT E ILAPEO

PROGRAMA DE FORMAÇÃO NEODENT E ILAPEO PROGRAMA DE FORMAÇÃO NEODENT E ILAPEO 2015 CONHEÇA O ILAPEO < O ILAPEO, Instituto Latino Americano de Investigação e Ensino Odontológico, criado em 2004, tem os seus princípios fundamentais baseados na

Leia mais

O uso do substituto ósseo xenogênico em bloco OrthoGen em procedimento de enxertia intraoral. Avaliação clínica e histológica.

O uso do substituto ósseo xenogênico em bloco OrthoGen em procedimento de enxertia intraoral. Avaliação clínica e histológica. O uso do substituto ósseo xenogênico em bloco OrthoGen em procedimento de enxertia intraoral. Avaliação clínica e histológica. Fábio Gonçalves 1 Resumo O objetivo deste estudo é apresentar um caso clínico

Leia mais

INSTALAÇÃO, LUBRIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS CORRENTES TRANSPORTADORAS PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO DA CORRENTE

INSTALAÇÃO, LUBRIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS CORRENTES TRANSPORTADORAS PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO DA CORRENTE UNP-130408 1 de 6 INSTALAÇÃO, LUBRIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS CORRENTES TRANSPORTADORAS A vida útil das correntes transportadoras e elevadoras está diretamente ligada aos cuidados com a instalação, lubrificação

Leia mais

Prof Dr.Avelino Veit Mestre Ortodontia Doutor Implantodontia Fundador projetos socio-ambientais Natal Azul e Salve o Planeta Azul

Prof Dr.Avelino Veit Mestre Ortodontia Doutor Implantodontia Fundador projetos socio-ambientais Natal Azul e Salve o Planeta Azul Prof Dr.Avelino Veit Mestre Ortodontia Doutor Implantodontia Fundador projetos socio-ambientais Natal Azul e Salve o Planeta Azul Reabilitação oral e estética Amamos reconstruir sorrisos Protocolo Branemark

Leia mais

Instituto Latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico. Clemente Augusto Varella de Lacerda

Instituto Latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico. Clemente Augusto Varella de Lacerda Instituto Latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico Clemente Augusto Varella de Lacerda Implantes unitários cone morse com carga imediata: Acompanhamento Longitudinal CURITIBA 2010 Clemente Augusto

Leia mais

ROMPEDOR DE CORRENTE HEAVY DUTY DE BANCADA

ROMPEDOR DE CORRENTE HEAVY DUTY DE BANCADA ROMPEDOR DE CORRENTE HEAVY DUTY DE BANCADA INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA Ao manusear correntes de motosserra, sempre há o risco de acontecer pequenos cortes nos dedos e na própria mão. Ao romper uma corrente,

Leia mais

Uso de pilar UCLA 360º para implantes

Uso de pilar UCLA 360º para implantes 76 Uso de pilar UCLA 360º para implantes Use of UCLA 360º abutments for implants Gil Montenegro 1 Tarcísio Pinto 2 Sebastião Fialho 3 Weider Silva 4 Resumo Os componentes protéticos são peças fundamentais

Leia mais

ANÁLISE DA AVALIÇÃO DE FRATURA DO PARAFUSO DE UNIÃO INTERMEDIÁRIO AO IMPLANTE DENTÁRIO EM CORPO DE PROVA: PROJETO EXPERIMENTAL

ANÁLISE DA AVALIÇÃO DE FRATURA DO PARAFUSO DE UNIÃO INTERMEDIÁRIO AO IMPLANTE DENTÁRIO EM CORPO DE PROVA: PROJETO EXPERIMENTAL ANÁLISE DA AVALIÇÃO DE FRATURA DO PARAFUSO DE UNIÃO INTERMEDIÁRIO AO IMPLANTE DENTÁRIO EM CORPO DE PROVA: PROJETO EXPERIMENTAL Leite, L.S 1., Moraes, R.A.O 1., Costa, V 2., Prisco, V 1,2. 1 UNIVAP Universidade

Leia mais

3 Qualidade de Software

3 Qualidade de Software 3 Qualidade de Software Este capítulo tem como objetivo esclarecer conceitos relacionados à qualidade de software; conceitos estes muito importantes para o entendimento do presente trabalho, cujo objetivo

Leia mais

Manual de Usuário. (Y-200, Y-300, Y-400, Y-500, Y-550, Y- 600, Y-700, Y-850, Y-1200, Y-1500 e Y- 2000)

Manual de Usuário. (Y-200, Y-300, Y-400, Y-500, Y-550, Y- 600, Y-700, Y-850, Y-1200, Y-1500 e Y- 2000) AUTOMATIZADORES PARA PORTAS DE ENROLAR IMPORTAÇÃO E SUPORTE TÉCNICO NA INSTALAÇÃO Manual de Usuário (Y-200, Y-300, Y-400, Y-500, Y-550, Y- 600, Y-700, Y-850, Y-1200, Y-1500 e Y- 2000) SAC: 55 + 11 3088

Leia mais

Carga imediata de arco oclusal pleno com implantes Seven e Mistral

Carga imediata de arco oclusal pleno com implantes Seven e Mistral Maio/Junho 2010 Caso Clínico Carga imediata de arco oclusal pleno com implantes Seven e Mistral Di Alberti L, Donnini F, Camerino M, Di Alberti C, Rossi G, Perfetti G, Dolci M, Trisi P do Department of

Leia mais

INSTRUÇÕES DE USO. Nome técnico: IMPLANTES DENTÁRIOS (OSSEOINTEGRÁVEL) Nome comercial: IMPLANTE DENTÁRIO Modelo comercial: Ver lista abaixo.

INSTRUÇÕES DE USO. Nome técnico: IMPLANTES DENTÁRIOS (OSSEOINTEGRÁVEL) Nome comercial: IMPLANTE DENTÁRIO Modelo comercial: Ver lista abaixo. INSTRUÇÕES DE USO Produto: Nome técnico: IMPLANTES DENTÁRIOS (OSSEOINTEGRÁVEL) Nome comercial: IMPLANTE DENTÁRIO Modelo comercial: Ver lista abaixo. PROSS CILÍNDRICO HE SS Ø5,0 PROSS CILÍNDRICO HE Ø5,0

Leia mais

Versatilidade clínica de componentes protéticos Cone Morse. Clinic Versatility of prosthetic components Morse Taper.

Versatilidade clínica de componentes protéticos Cone Morse. Clinic Versatility of prosthetic components Morse Taper. Versatilidade clínica de componentes protéticos Cone Morse Clinic Versatility of prosthetic components Morse Taper. Roberto Puertas Garcia * Simone Xidis ** Cristiane Ruiz Macias *** Julio Henrique El

Leia mais

INSTRUÇÃO DE USO ESTOJO CIRÚRGICO

INSTRUÇÃO DE USO ESTOJO CIRÚRGICO 1- Indicações Utilizados na fase cirúrgica para confecção dos alvéolos ósseos, posicionamento e inserção dos implantes osseointegráveis do sistema IMPLALIFE de implantodontia. 2- Contra-Indicações: Não

Leia mais

Linha 1: Resposta biológica nas terapias em Odontologia.

Linha 1: Resposta biológica nas terapias em Odontologia. Linha 1: Resposta biológica nas terapias em Odontologia. Descrição. O entendimento dos processos fisiológicos, celulares e moleculares associados com o uso de diversos materiais, medicamentos e demais

Leia mais

Caminhões basculantes. Design PGRT

Caminhões basculantes. Design PGRT Informações gerais sobre caminhões basculantes Informações gerais sobre caminhões basculantes Os caminhões basculantes são considerados como uma carroceria sujeita à torção. Os caminhões basculantes são

Leia mais

F U L L S C I E N C E rótese Coluna de P

F U L L S C I E N C E rótese Coluna de P 41 Coluna de Prótese Utilização de prótese parcial acrílica overlay para diagnóstico da dvo prévia a reabilitação estética Gil Montenegro 1 Weider Oliveira Silva 2 Tarcísio Pinto 3 Rames Abraão Basilio

Leia mais

Calgaro. Mais de 40 anos criando resultados surpreendentes.

Calgaro. Mais de 40 anos criando resultados surpreendentes. O Laboratório Calgaro conhece bem o poder transformador de um sorriso e sabe que só é possível mudar a vida das pessoas com muita dedicação e profissionalismo. É por isso que o Calgaro é o parceiro ideal

Leia mais

Catálogo de Produtos. Imagens ilustrativas Rev 04/2015. Implantes Odontológicos

Catálogo de Produtos. Imagens ilustrativas Rev 04/2015. Implantes Odontológicos Catálogo de Produtos Imagens ilustrativas Rev 04/2015 Implantes Odontológicos R Superfície ativa ImplantNews 2014; 11(1):36-39 Caracterização da superfície do implante dental Titaoss Plataforma Switching:

Leia mais

SISTEMA DE PROGRAMAÇÃO E PLANEJAMENTO DE INSPEÇÃO DE

SISTEMA DE PROGRAMAÇÃO E PLANEJAMENTO DE INSPEÇÃO DE SISTEMA DE PROGRAMAÇÃO E PLANEJAMENTO DE INSPEÇÃO DE TUBULAÇÃO Romildo Rudek Junior Petrobras S.A. UN-REPAR Tadeu dos Santos Bastos Petrobras S.A. UN-REVAP Rui Fernando Costacurta Petrobras S.A. UN-REPAR

Leia mais

Implante Straumann Standard Plus Short. Mais que um implante curto. Um novo mundo de possibilidades.

Implante Straumann Standard Plus Short. Mais que um implante curto. Um novo mundo de possibilidades. Implante Straumann Standard Plus Short Mais que um implante curto. Um novo mundo de possibilidades. Mais que uma solução menos invasiva. Um diferencial na prática. MAIOR ACEITAÇÃO POR PARTE DOS SEUS PACIENTES

Leia mais

FECHAMENTO DE ESPAÇOS

FECHAMENTO DE ESPAÇOS FECHAMENTO DE ESPAÇOS Rua 144, n 77 - Setor Marista - Goiânia (GO) - CEP 74170-030 - PABX: (62) 278-4123 - 1 - Introdução Podemos definir essa etapa do tratamento ortodôntico como aquela onde o principal

Leia mais

FMEA (Failure Model and Effect Analysis)

FMEA (Failure Model and Effect Analysis) Definição FMEA (Failure Model and Effect Analysis) Conceitos Básicos A metodologia de Análise do Tipo e Efeito de Falha, conhecida como FMEA (do inglês Failure Mode and Effect Analysis), é uma ferramenta

Leia mais

Projeto: Torquímetro Didático

Projeto: Torquímetro Didático Universidade Estadual de Campinas Instituto de Física Gleb Wataghin 1º semestre de 2010 Projeto: Torquímetro Didático Disciplina: F-609 Instrumentação para Ensino Aluno: Diego Leonardo Silva Scoca diegoscocaxhotmail.com

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÃO PARA MONTAGEM DA ESTRUTURA DE FIXAÇÃO PARA SISTEMAS FOTOVOLTAICOS

MANUAL DE INSTRUÇÃO PARA MONTAGEM DA ESTRUTURA DE FIXAÇÃO PARA SISTEMAS FOTOVOLTAICOS MANUAL DE INSTRUÇÃO PARA MONTAGEM DA ESTRUTURA DE FIXAÇÃO PARA SISTEMAS FOTOVOLTAICOS Silver 00TO WWW.SOLARFIX.COM.BR Silver 00TO MATERIAL INCLUSO Cód Peças de alumínio Comprimento Quantidade Pilar BR0

Leia mais

Análise da resistência à fratura entre pilares retos e angulados do sistema cone Morse

Análise da resistência à fratura entre pilares retos e angulados do sistema cone Morse REVISTA DE ODONTOLOGIA DA UNESP Rev Odontol UNESP. 2015 Mar.-Apr.; 44(2): 67-73 2015 - ISSN 1807-2577 Doi: http://dx.doi.org/10.1590/1807-2577.1063 Análise da resistência à fratura entre pilares retos

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

AÇÕES COLETIVAS E INDIVIDUAIS DE SAÚDE BUCAL EM ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL

AÇÕES COLETIVAS E INDIVIDUAIS DE SAÚDE BUCAL EM ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL AÇÕES COLETIVAS E INDIVIDUAIS DE SAÚDE BUCAL EM ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL Autores: Cynthia de Freitas Real (Acadêmica do Curso de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas Rio Grande do Sul,

Leia mais

TRANSIÇÃO DAS CERTIFICAÇÕES DOS SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE E SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL, PARA AS VERSÕES 2015 DAS NORMAS.

TRANSIÇÃO DAS CERTIFICAÇÕES DOS SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE E SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL, PARA AS VERSÕES 2015 DAS NORMAS. TRANSIÇÃO DAS CERTIFICAÇÕES DOS SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE E SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL, PARA AS VERSÕES 2015 DAS NORMAS. As novas versões das normas ABNT NBR ISO 9001 e ABNT NBR ISO 14001 foram

Leia mais

Excelência estética obtida com diagnóstico, planejamento e tratamento integrados

Excelência estética obtida com diagnóstico, planejamento e tratamento integrados Caso Selecionado Excelência estética obtida com diagnóstico, planejamento e tratamento integrados Carlos Eduardo Francischone O caso clínico apresentado mostra resultados estéticos e funcionais excelentes,

Leia mais

7 Considerações finais

7 Considerações finais 243 7 Considerações finais A utilização de outros tipos de materiais, como o aço inoxidável, na construção civil vem despertando interesse devido aos benefícios desse aço, e a tendência decrescente de

Leia mais

Instalação da Corrente

Instalação da Corrente Instalação da Corrente Nivelando e Alinhando Todos os componentes devem estar nívelados e alinhados corretamente, para que a corrente e as rodas dentadas possa ter um tempo de vida mais longo. As duas

Leia mais

Análise de Percolação em Barragem de Terra Utilizando o Programa SEEP/W

Análise de Percolação em Barragem de Terra Utilizando o Programa SEEP/W Análise de Percolação em Barragem de Terra Utilizando o Programa SEEP/W José Waldomiro Jiménez Rojas, Anderson Fonini. Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

MANUAL DE ACIONAMENTO DO SISTEMA CONE MORSE FRICCIONAL BATE CONEXÃO

MANUAL DE ACIONAMENTO DO SISTEMA CONE MORSE FRICCIONAL BATE CONEXÃO MANUAL DE ACIONAMENTO DO SISTEMA CONE MORSE FRICCIONAL BATE CONEXÃO O SISTEMA CONE MORSE FRICCIONAL Cursos Gratui tos Sistema Friccio de Implante nal Bio lógico - Cone Morse -L ocking 41 336 Taper - 3

Leia mais

Stomatos ISSN: 1519-4442 ppgpediatria@ulbra.br Universidade Luterana do Brasil Brasil

Stomatos ISSN: 1519-4442 ppgpediatria@ulbra.br Universidade Luterana do Brasil Brasil Stomatos ISSN: 1519-4442 ppgpediatria@ulbra.br Universidade Luterana do Brasil Brasil Coelho de Aguiar, Rogério; Scherer, Daiana; da Croce Battisti, Tamara; Thomazi Gassen, Humberto; Novaes Silva, Aurelício

Leia mais

INSTRUÇÃO SUPLEMENTAR - IS IS Nº 43.13-005 Revisão A

INSTRUÇÃO SUPLEMENTAR - IS IS Nº 43.13-005 Revisão A INSTRUÇÃO SUPLEMENTAR - IS IS Nº 43.13-005 Aprovação: Portaria nº 2166, de 26 de agosto de 2013, publicada no Diário Oficial da União de 27 de agosto de 2013, Seção 1, página 9. Assunto: Ferramentas Especiais

Leia mais

PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA

PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA Naiane Novaes Nogueira 1 Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB n_n_nai@hotmail.com José

Leia mais

Apresentação. 1. Introdução. 2. Situação Problema

Apresentação. 1. Introdução. 2. Situação Problema EASY GLASS Easy Glass Resumo O Easy Glass é um projeto desenvolvido para implantar a manutenção dos pára-brisas dos veículos ferroviários, cujo objetivo consiste na implantação de um guindaste de coluna

Leia mais

Marcelo c. m. pessoa

Marcelo c. m. pessoa Marcelo c. m. pessoa CRM 52670502 CIRURGIA PLASTICA INFORMAÇÕES SOBRE TRATAMENTO MÉDICO-ESPECIALIZADO SOLICITAÇÃO E AUTORIZAÇÃO PARA TRATAMENTO Eu, identidade número expedida por, solicito e autorizo ao

Leia mais

Estágio 3 Assentamento Final/Depuração. Estágio 1 Assentamento Primário. Estágio 2 Aeração/Oxigenação

Estágio 3 Assentamento Final/Depuração. Estágio 1 Assentamento Primário. Estágio 2 Aeração/Oxigenação A unidade Tricel é um sistema completo de tratamento de águas residuais domésticas, com base em processos de filtragem aerada submersos. Essa tecnologia, que utiliza a experiência da Tricel em sistemas

Leia mais

SENSOR CAPACITIVO SC-100

SENSOR CAPACITIVO SC-100 SC-100 Manual do usuário MAN-PT-DE-SC100-01.00_14 Introdução Obrigado por ter escolhido nosso SC-100. Para garantir o uso correto e eficiente do SC-100, leia este manual completo e atentamente para entender

Leia mais

Pedus. Técnica Cirúrgica

Pedus. Técnica Cirúrgica Técnica Cirúrgica com cunha 1. Características do produto Estabilidade angular. Orifícios de combinação. Isto torna possível usar parafusos com e sem estabilidade angular. Parafusos e placas de titânio.

Leia mais

Título: Jurídico-Financeiro: Rompendo barreiras, atingindo o sucesso Categoria: Modelo de Gestão Temática: Financeiro

Título: Jurídico-Financeiro: Rompendo barreiras, atingindo o sucesso Categoria: Modelo de Gestão Temática: Financeiro Título: Jurídico-Financeiro: Rompendo barreiras, atingindo o sucesso Categoria: Modelo de Gestão Temática: Financeiro Resumo: Durante muito tempo a diretoria de Jurídico-Financeiro realizava suas atividades

Leia mais

Impresso. ZARGES GmbH Zargesstraße 7 82362 Weilheim, Germany

Impresso. ZARGES GmbH Zargesstraße 7 82362 Weilheim, Germany N TP-TG-PT pt Elevador de serviço ZARGES com guincho de tração e dispositivo de retenção da TRACTEL Greifzug Plano de verificação diário com protocolo de verificação Impresso ZARGES GmbH Zargesstraße 7

Leia mais

Manual do usuário ÍNDICE 1. INSTRUÇÃO DE USO...4 2. INSTALAÇÃO DA CÂMERA...5

Manual do usuário ÍNDICE 1. INSTRUÇÃO DE USO...4 2. INSTALAÇÃO DA CÂMERA...5 Manual do Usuário ÍNDICE 1. INSTRUÇÃO DE USO...4 2. INSTALAÇÃO DA CÂMERA...5 3 1. INSTRUÇÕES DE USO Antes de tentar conectar e usar, por favor leia o manual. As instruções também estão disponíveis na

Leia mais

CIRURGIAS ORTOGNÁTICAS

CIRURGIAS ORTOGNÁTICAS CIRURGIAS ORTOGNÁTICAS Informações ao paciente Contém: 1. Explicação geral sobre cirurgias ortognáticas, 2. Perguntas e respostas, A cirurgia ortognática, também chamada de ortodontia cirúrgica, é um tipo

Leia mais

BRUXISMO EXCÊNTRICO COMO FATOR ETIOLÓGICO DE DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR

BRUXISMO EXCÊNTRICO COMO FATOR ETIOLÓGICO DE DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR BRUXISMO EXCÊNTRICO COMO FATOR ETIOLÓGICO DE DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR Gustavo Dias Gomes da Silva(1); Anna Kássia Tavares Alves Chaves Santiago Ana Isabella Arruda Meira Ribeiro (3); Alcione Barbosa

Leia mais

Tabela de Procedimentos Odontológicos Página: 1 de 10 Especialidade: ENDODONTIA

Tabela de Procedimentos Odontológicos Página: 1 de 10 Especialidade: ENDODONTIA Tabela de Procedimentos Odontológicos Página: 1 de 10 Grupo: 100-Diagnose - As consultas deverão ser faturadas em Guias de Atendimento - GA, separadamente dos demais procedimentos, que serão faturados

Leia mais

1 - AUTOMATIZADOR: Utilizado exclusivamente em portas de enrolar de aço. Existem diversas capacidades e tamanhos. Verifique sempre o peso e o tamanho

1 - AUTOMATIZADOR: Utilizado exclusivamente em portas de enrolar de aço. Existem diversas capacidades e tamanhos. Verifique sempre o peso e o tamanho 1 ME-01 REV00 13 3 1 2 14 9 10 12 4 5 6 7 11 8 1 - AUTOMATIZADOR: Utilizado exclusivamente em portas de enrolar de aço. Existem diversas capacidades e tamanhos. Verifique sempre o peso e o tamanho da porta

Leia mais

Fundamentos essenciais na remoção de pinos pré-fabricados não metálicos: onde a magnificação faz a diferença?

Fundamentos essenciais na remoção de pinos pré-fabricados não metálicos: onde a magnificação faz a diferença? Capítulo15 Fundamentos essenciais na remoção de pinos pré-fabricados não metálicos: onde a magnificação faz a diferença? Patrick Baltieri patrick baltieri Graduado em Odontologia pela FOP- UNICAMP (2003);

Leia mais

c. Técnica de Estrutura de Controle Teste do Caminho Básico

c. Técnica de Estrutura de Controle Teste do Caminho Básico 1) Defina: a. Fluxo de controle A análise de fluxo de controle é a técnica estática em que o fluxo de controle através de um programa é analisado, quer com um gráfico, quer com uma ferramenta de fluxo

Leia mais

SAÍDA DO MERCADO DE TRABALHO: QUAL É A IDADE?

SAÍDA DO MERCADO DE TRABALHO: QUAL É A IDADE? SAÍDA DO MERCADO DE TRABALHO: QUAL É A IDADE? Ana Amélia Camarano* Solange Kanso** Daniele Fernandes** 1 INTRODUÇÃO Assume-se que idade avançada e invalidez resultam em perda da capacidade laboral, o que

Leia mais

9 Como o aluno (pré)adolescente vê o livro didático de inglês

9 Como o aluno (pré)adolescente vê o livro didático de inglês Cap. 9 Como o aluno (pré)adolescente vê o livro didático de inglês 92 9 Como o aluno (pré)adolescente vê o livro didático de inglês Nesta parte do trabalho, analisarei alguns resultados da análise dos

Leia mais

Uma Aplicação da Metodologia Seis Sigma em um Processo Industrial

Uma Aplicação da Metodologia Seis Sigma em um Processo Industrial 1 Uma Aplicação da Metodologia Seis Sigma em um Processo Industrial 1 Garcia, M. V. R. 2 Silva, M. F. C. 3 Ribeiro, J. A. J. 4 Arantes, J. F. R. ETEP Faculdades ETEP Faculdades ETEP Faculdades ETEP Faculdades

Leia mais

Capítulo 5: Aplicações da Derivada

Capítulo 5: Aplicações da Derivada Instituto de Ciências Exatas - Departamento de Matemática Cálculo I Profª Maria Julieta Ventura Carvalho de Araujo Capítulo 5: Aplicações da Derivada 5- Acréscimos e Diferenciais - Acréscimos Seja y f

Leia mais

Estruturas Metálicas. Módulo II. Coberturas

Estruturas Metálicas. Módulo II. Coberturas Estruturas Metálicas Módulo II Coberturas 1 COBERTURAS Uma das grandes aplicações das estruturas metálicas se dá no campo das coberturas de grande vão, especialmente as de caráter industrial. Também devido

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Departamento de Patologia Básica Pós-Graduação em Microbiologia, Parasitologia e Patologia

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Departamento de Patologia Básica Pós-Graduação em Microbiologia, Parasitologia e Patologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Departamento de Patologia Básica Pós-Graduação em Microbiologia, Parasitologia e Patologia (TÍTULO DO PROJETO) Mestrando/Doutorando: Orientador:

Leia mais

9. MANUTENÇÃO DE TRANSFORMADORES:

9. MANUTENÇÃO DE TRANSFORMADORES: 9. MANUTENÇÃO DE TRANSFORMADORES: 9.1 OTIMIZAÇÃO E MONITORAMENTO DA OPERAÇÃO DOS TRANSFORMADORES Os transformadores são máquinas estáticas que transferem energia elétrica de um circuito para outro, mantendo

Leia mais

MELHORES PRÁTICAS DA OCDE

MELHORES PRÁTICAS DA OCDE MELHORES PRÁTICAS DA OCDE PARA A TRANSPARÊNCIA ORÇAMENTÁRIA INTRODUÇÃO A relação entre a boa governança e melhores resultados econômicos e sociais é cada vez mais reconhecida. A transparência abertura

Leia mais

Gráficos estatísticos: histograma. Série Software ferramenta

Gráficos estatísticos: histograma. Série Software ferramenta Gráficos estatísticos: histograma Série Software ferramenta Funcionalidade Este software permite a construção de histogramas a partir de uma tabela de dados digitada pelo usuário. Gráficos estatísticos:

Leia mais

2 INSTRUMENTAÇÃO E SEGURANÇA DE BARRAGENS

2 INSTRUMENTAÇÃO E SEGURANÇA DE BARRAGENS 2 INSTRUMENTAÇÃO E SEGURANÇA DE BARRAGENS 2.1. Introdução O interesse crescente pela segurança de barragens tem levado, em um número apreciável de países, à implementação de normas e critérios específicos

Leia mais

OFICINA: Limpeza: Foco em Carregamento de Termolavadora e Lavadora Ultrasônica Coordenador: Ligia Garrido Calicchio

OFICINA: Limpeza: Foco em Carregamento de Termolavadora e Lavadora Ultrasônica Coordenador: Ligia Garrido Calicchio OFICINA: Limpeza: Foco em Carregamento de Termolavadora e Lavadora Ultrasônica Coordenador: Ligia Garrido Calicchio São Paulo -2012 Introdução A esterilização bem sucedida dos instrumentais cirúrgicos

Leia mais

Companhia Energética de Minas Gerais

Companhia Energética de Minas Gerais CONTRIBUIÇÕES REFERENTE À AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº 41/2012 Companhia Energética de Minas Gerais AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL ATO REGULATÓRIO: Resolução Normativa nº 334/2008 NOTA TÉCNICA /2012

Leia mais

IMPLANTES OSSEOINTEGRADOS MANUAL DE ORIENTAÇÃO DO PACIENTE DR. MARCOLINO ANTONIO PELLICANO DR. BENEDITO UMBERTO BUENO

IMPLANTES OSSEOINTEGRADOS MANUAL DE ORIENTAÇÃO DO PACIENTE DR. MARCOLINO ANTONIO PELLICANO DR. BENEDITO UMBERTO BUENO IMPLANTES OSSEOINTEGRADOS MANUAL DE ORIENTAÇÃO DO PACIENTE DR. MARCOLINO ANTONIO PELLICANO DR. BENEDITO UMBERTO BUENO 1 IMPLANTES OSSEOINTEGRADOS PORQUE PODEM SER COLOCADOS QUANDO PODEM SER COLOCADOS COMO

Leia mais

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3.

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1 Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. 1 Pesquisa realizada no curso de Administração da Unijuí 2 Aluna

Leia mais

RELATÓRIO DA ENQUETE SOBRE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES

RELATÓRIO DA ENQUETE SOBRE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES RELATÓRIO DA ENQUETE SOBRE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES Você realizou ou tentou realizar algumas das possibilidades abaixo, desde 11 de agosto, no seu serviço de telefonia fixa, móvel, internet ou TV por

Leia mais

BCPP TUBE PLATE 95 O. Técnica Cirúrgica. 51.30 - Placa Tubo BCPP - 95 o

BCPP TUBE PLATE 95 O. Técnica Cirúrgica. 51.30 - Placa Tubo BCPP - 95 o BCPP TUBE PLATE 95 O Técnica Cirúrgica 51.30 - BCPP Tube Plate Materiais Titânio - Ti 6Al 4V ELI ASTM F-136 ISO 5832-3 Aço Inoxidável ASTM F-138 ISO 5832-1 Indicações A é indicada para as seguintes fraturas

Leia mais

PRODUZINDO AUTOESTIMA DESDE 1990

PRODUZINDO AUTOESTIMA DESDE 1990 Mau Hálito Todas as pessoas têm mau hálito? Se considerássemos o hálito desagradável ao acordar, praticamente 100% da população seria portadora de halitose. Por isso, o hálito da manhã é considerado fisiológico.

Leia mais

Considerações sobre redimensionamento de motores elétricos de indução

Considerações sobre redimensionamento de motores elétricos de indução Considerações sobre redimensionamento de motores elétricos de indução Artigo publicado na revista Lumiere Electric edição nº 166 Aplicações de investimentos dentro das empresas sempre são questionadas

Leia mais

Se já dispõe dum contrato Platts, não perca a oportunidade de melhorá-lo

Se já dispõe dum contrato Platts, não perca a oportunidade de melhorá-lo Bem-vindo A Platts é a principal fonte líder mundial de avaliações de referência de preços nos mercados de energia e produtos petroquímicos no mundo, a Mundopetróleo é distribuidor oficial autorizado da

Leia mais

ANÁLISE DOS INDICADORES DE ASSISTÊNCIA AO PACIENTE CIRÚRGICO

ANÁLISE DOS INDICADORES DE ASSISTÊNCIA AO PACIENTE CIRÚRGICO ANÁLISE DOS INDICADORES DE ASSISTÊNCIA AO PACIENTE CIRÚRGICO Thatianny Tanferri de Brito PARANAGUÁ; Ana Lúcia Queiroz BEZERRA. Faculdade de Enfermagem Universidade Federal de Goiás ttb.paranagua@gmail.com;

Leia mais

A NOVA GERAÇÃO DE AUTO BOMBA LANÇA MODELOS BSF S 32Z, 36Z E 42.5Z

A NOVA GERAÇÃO DE AUTO BOMBA LANÇA MODELOS BSF S 32Z, 36Z E 42.5Z A NOVA GERAÇÃO DE AUTO BOMBA LANÇA MODELOS BSF S 32Z, 36Z E 42.5Z Com o Peso Bruto Total (PBT) inferior a 23 TON, possibilitando uma reserva para carga de materiais para operação. Sua lança estável se

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie 1 INTRODUÇÃO 1.1 ORGANIZAÇÃO E PROCESSOS A administração está diretamente ligada às organizações e aos processos existentes nas mesmas. Portanto, para a melhor compreensão da Administração e sua importância

Leia mais

Infra estrutura precária Máquinas e Equipamentos

Infra estrutura precária Máquinas e Equipamentos Variável: Infra estrutura precária Máquinas e Equipamentos Participantes do Aprofundamento da Variável: Coordenador: Mário Vinícius Bueno Cerâmica Betel - Uruaçu-Go Colaboradores: Juarez Rodrigues dos

Leia mais

Ponto de Contato. Reabilitação Estética Sobre Implante em Função Imediata. Aesthetic rehabilitation with implants in immediate function

Ponto de Contato. Reabilitação Estética Sobre Implante em Função Imediata. Aesthetic rehabilitation with implants in immediate function Ponto de Contato Reabilitação Estética Sobre Implante em Função Imediata Aesthetic rehabilitation with implants in immediate function José Norberto Garcia Nesello* Manoel Martin Junior** Carlos Marcelo

Leia mais

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE Diretoria de Pesquisas Coordenação de Trabalho e Rendimento Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios

Leia mais

www.giosbr.com.br Manual proprietário

www.giosbr.com.br Manual proprietário www.giosbr.com.br Manual do proprietário Takaciclo Importação e Comercio Ltda. Rua olivia Guedes Penteado, 1290 São Paulo - SP - Bairro - Socorro - Cep - 04766-000 Tel:(11) 5548-2488 Fax:(11)5523-6973

Leia mais

COMO CALCULAR A PERFORMANCE DOS FUNDOS DE INVESTIMENTOS - PARTE I

COMO CALCULAR A PERFORMANCE DOS FUNDOS DE INVESTIMENTOS - PARTE I COMO CALCULAR A PERFORMANCE DOS FUNDOS DE INVESTIMENTOS - PARTE I O que é o Índice de Sharpe? Como calcular o Índice de Sharpe? Revisão do conceito de risco. O desvio-padrão como medida de risco. Autor:

Leia mais

1 Introdução. Componentes Usuários. Provedor de Serviços. Figura 1.1 Ambiente de oferecimento de serviços

1 Introdução. Componentes Usuários. Provedor de Serviços. Figura 1.1 Ambiente de oferecimento de serviços 1 Introdução Nos últimos anos, houve um aumento notável de demanda por plataformas com suporte a diferentes mídias. Aplicações manipulando simultaneamente texto, vídeo e áudio são cada vez mais comuns.

Leia mais

agility made possible

agility made possible RESUMO DA SOLUÇÃO Utilitário ConfigXpress no CA IdentityMinder a minha solução de gerenciamento de identidades pode se adaptar rapidamente aos requisitos e processos de negócio em constante mudança? agility

Leia mais

White-box test: Também conhecido como teste estrutural, tem por objetivo validar os dados derivados das funções do sistema.

White-box test: Também conhecido como teste estrutural, tem por objetivo validar os dados derivados das funções do sistema. 22. Planejamento, Especificação e Execução dos Testes A implantação de um sistema de boa qualidade, dentro de um prazo específico, pode ser seriamente prejudicada caso uma etapa extremamente importante

Leia mais

ÍNDICE 01 DYNAFLEET. Visão geral... 2 Transferência de dados... 3

ÍNDICE 01 DYNAFLEET. Visão geral... 2 Transferência de dados... 3 ÍNDICE 01 DYNAFLEET Visão geral... 2 Transferência de dados... 3 Assembly date filter: w1527 (2015-06-29). Variant filter on: STWPOS-L,TAS-ANA,TGW-3GWL,TYPE-FH. DYNAFLEET 01 01 Visão geral DYNAFLEET 2

Leia mais

Título: Programa 5S s em uma Empresa Júnior: da melhoria do ambiente físico ao cuidado com as pessoas Categoria: Projeto Interno Temática: Qualidade

Título: Programa 5S s em uma Empresa Júnior: da melhoria do ambiente físico ao cuidado com as pessoas Categoria: Projeto Interno Temática: Qualidade Título: Programa 5S s em uma Empresa Júnior: da melhoria do ambiente físico ao cuidado com as pessoas Categoria: Projeto Interno Temática: Qualidade Resumo Manter um ambiente de trabalho adequado à realização

Leia mais

Redação Dr. Maurício de Freitas Lima. Edição ACS - Assessoria de Comunicação Social Maria Isabel Marques - MTB 16.996

Redação Dr. Maurício de Freitas Lima. Edição ACS - Assessoria de Comunicação Social Maria Isabel Marques - MTB 16.996 2 Redação Dr. Maurício de Freitas Lima Edição ACS - Assessoria de Comunicação Social Maria Isabel Marques - MTB 16.996 Produção e Projeto Gráfico Designer Gráfico: Patricia Lopes da Silva Edição - Outubro/2012

Leia mais

SINCOR-SP 2016 FEVEREIRO 2016 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS

SINCOR-SP 2016 FEVEREIRO 2016 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS FEVEREIRO 2016 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS 1 Sumário Palavra do presidente... 3 Objetivo... 4 1. Carta de Conjuntura... 5 2. Estatísticas dos Corretores de SP... 6 3. Análise macroeconômica...

Leia mais

ROTEIRO E ESCLARECIMENTOS PARA SUBMISSÃO DE PROJETO DE PESQUISA COM ANIMAIS A COMISSÃO DE ÉTICA NO USO DE ANIMAIS DA UNIFRA

ROTEIRO E ESCLARECIMENTOS PARA SUBMISSÃO DE PROJETO DE PESQUISA COM ANIMAIS A COMISSÃO DE ÉTICA NO USO DE ANIMAIS DA UNIFRA ROTEIRO E ESCLARECIMENTOS PARA SUBMISSÃO DE PROJETO DE PESQUISA COM ANIMAIS A COMISSÃO DE ÉTICA NO USO DE ANIMAIS DA UNIFRA Antes de preencher o formulário para submissão de projeto de pesquisa em animais,

Leia mais

Radio Powr SavrTM. Sensores de Ocupação e Vazio sem fio montados em parede

Radio Powr SavrTM. Sensores de Ocupação e Vazio sem fio montados em parede Sensor sem fio montado em parede Os sensores de ocupação e vazio montados em parede da Lutron são sensores sem fio, alimentados por bateria com infravermelho passivo (PIR) que controlam automaticamente

Leia mais