PARQUE TECNOLÓGICO DO VALE DO TEJO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PARQUE TECNOLÓGICO DO VALE DO TEJO"

Transcrição

1

2 PARQUE TECNOLÓGICO DO VALE DO TEJO

3 MAIS TECNOLOGIA, MAIS SOLUÇÕES, MAIS NEGÓCIOS.

4

5 QUEM SOMOS O INOV LINEA e o LINE.IPT são duas estruturas integradas no TAGUSVALLEY Parque Tecnológico do Vale do Tejo (Abrantes). Atuam como catalisadores de inovação, aplicando o conhecimento técnico e científico em prol do desenvolvimento das empresas, tornando-as mais competitivas. Estes centros de Transferência de Tecnologia trabalham inteiramente focados nas necessidades das empresas e indústria, procurando desenvolver novos produtos, implementar novas tecnologias nos processos, introduzir melhorias, reconverter produtos ou processos já existentes. SERVIÇOS Projeto Desenvolvimento de novos produtos tecnológicos; Desenvolvimento de novos conceitos de produtos (criação de necessidades); Melhoria e adaptação de produtos e processos industriais. O INOV LINEA centra-se na aplicação das novas tecnologias ao sector alimentar e no desenvolvimento de novos produtos, nomeadamente através da utilização das mais recentes técnicas de conservação. Consultoria Consultoria técnica e científica. O LINE.IPT é um centro de investigação vocacionado para as indústrias de produção, cujas áreas preferenciais de atuação são a engenharia mecânica, automação, eletrónica e informática.

6 CAPACIDADE INSTALADA INDUS TRIA ALIMEN TAR LINHAS PILOTO DE PROCESSAMENTO DE PRODUTOS TECNOLOGIAS ALTERNATIVAS DE CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS Equipamentos com capacidade para simular processos industriais completos. Matérias-primas: Derivados de carnes, hortofrutícolas e azeitona. Reprodução de processos industriais, à escala real, com recurso a menor quantidade de matérias-primas, e facilmente ampliável à escala da empresa; Estes equipamentos permitem que as empresas possam aplicar diferentes técnicas de conservação de alimentos, para identificar quais as mais vantajosas para os seus produtos e processos. As tecnologias permitem aumentar a validade e qualidade dos produtos, sem que estes percam características sensoriais e nutricionais. Possibilidade de testar produtos e otimizar processos, sem necessidade de parar as linhas produtivas e ocupar recursos da empresa.

7 Sistema de Aquecimento Ohmico Alta pressão hidrostática (HPP) Tecnologia de pasteurização com aplicação de corrente elétrica, permitindo um aquecimento rápido e uniforme. Eficaz em alimentos com duas fases (sólida e líquida, por exemplo), não sobreaquecendo nenhuma das fases do produto. Aplicação para transformação em sopas, polpas e pastas, etc. Capacidade Máxima 450L/h. Técnica de conservação não térmica, inativando os microrganismos presentes nos alimentos por efeito de pressão. Este processo permite manter as características dos produtos a fresco e possibilita o tratamento de alimentos sensíveis ao calor. A sua aplicação é transversal a vários tipos de produtos líquidos (sumos, polpas e purés de fruta ou vegetais, entre outros) e sólidos (cárneos e pescado, fruta aos pedaços, etc.). Tratamento em reservatório batch, com 5L de capacidade; Intervalos de temperatura de -20ºC a 110 ºC; Pressão máxima de ciclo de 800 Mpa.

8 Ultra violetas Ultra sons Esta tecnologia, não térmica, permite o aumento do prazo de validade de produtos líquidos, pasteurizando-os sem recurso ao uso de conservantes ou temperatura. De entre a gama de produtos onde é aplicável, destacam-se o leite, ovo líquido, vinho, vinagre, a cidra, os sumos de fruto, entre outros. Em produtos sólidos é possível efetuar tratamentos superficiais, aumentando a sua vida útil. Esta técnica é utilizada como complemento de tratamentos térmicos, permitindo a diminuição do stress a que os produtos são sujeitos durante o processamento, contribuindo para a preservação das suas características. Esta tecnologia é especialmente indicada para produtos líquidos (sumos, ovo líquido, etc.), dado que o ultra som é uma onda mecânica. Capacidade máxima de 100L/h; Capacidade máxima em contínuo 150L/h. Possibilidade de combinar com tratamentos térmicos.

9 Enchimento asséptico OUTROS EQUIPAMENTOS Processo de enchimento que permite embalar, em condições de assepsia, produtos previamente pasteurizados ou esterilizados. Esta tecnologia torna a embalagem e o ambiente de embalamento estéreis, promovendo a segurança e a estabilidade dos produtos. Podem ser embalados produtos líquidos, com ou sem partículas em suspensão. Enchimento com uma cabeça; Capacidade máxima de 200Kg/h. Laboratório para apoio a ensaios, experimentação e realização de análises qualitativas e quantitativas: microbiológicas e físico-químicas; reológicas, texturais e sensoriais (painel de consumidores e salas de provas). Cozinha equipada para a execução de ensaios, em contexto de processo doméstico, confeção e consumo. CAPACIDADE INSTALADA INDUS TRIA ALIMEN TAR

10 CAPACIDADE INSTALADA INDUS TRIAS D E PRODU ÇÃO ÁREA DA ENGENHARIA MECÂNICA Corte Laser Projeto e dimensionamento de construções mecânicas e estruturas metálicas; conceção de máquinas; Alteração/otimização de equipamentos/processos produtivos; gestão industrial. Possibilidade de corte de precisão em diversos materiais. Medidas máximas 3000mmx1500mm. Matérias-primas: Chapas de aço (18mm), de inox (12mm), de alumínio (6mm), de acrílico (30mm), de latão (4mm), galvanizada (5mm).

11 Quinagem CNC Maquinação CNC 5 eixos Permite trabalhar peças de diversos materiais com precisão, devido ao controlo computorizado. Comprimento máximo 3000mm, espessura máxima de quinagem 16mm, capacidade 1350kn. Permite maquinar peças desenhadas com elevada precisão, num único processo. Matérias-primas: Aço, inox, alumínio, galvanizada, entre outros.

12 Impressão 3D Impressão 3D de alta resolução (prototipagem). Permite produzir peças em escala para teste de soluções, moldes para fabrico de pequenas séries, etc. As dimensões máximas são de 250mmx250mmx300mm. Peças de maior dimensão podem ser feitas em partes e montadas. Matérias-primas: Termoplástico ABS.

13 ÁREA DA ENGENHARIA ELETROTÉCNICA Conceção e desenvolvimento de hardware e software à medida ; Criação de soluções integradas de automação; Desenvolvimento de sistemas de eficiência energética com utilização de energias renováveis. Sistema de produção de PCB s Desenho e conceção de placas de circuito impresso; Projeto, desenvolvimento e upgrade de placas eletrónicas industriais. CAPACIDADE INSTALADA INDUS TRIAS D E PRODU ÇÃO

14 PROJETOS DESENVOLVIDOS PORTE FÓLIO INDÚSTRIA ALIMENTAR Desenvolvimento de Azeites Aromatizados Desenvolvimento de Vinagres de Framboesa e de Dióspiros Desenvolvimento de novos produtos: azeites com adições de outros ingredientes, como o alho e a erva-limão. Diversificação da gama de produtos, com possibilidade de os direcionar para um público-alvo diferente do habitual; Valorização e inovação em produtos tradicionais. Criação de vinagres com base em matéria-prima pouco utilizada a nível industrial. Resultante de dupla fermentação (alcoólica e acética) de líquido ou outras substâncias de origem agrícola. Aproveitamento e valorização de fruta não-conforme para venda em fresco; Elevado potencial para aumentar a gama de produtos para tempero; Produto de conveniência, sobretudo para o consumidor final, enquadrando-se, ainda, em mercados específicos, nomeadamente mercado gourmet ou nicho para exportação.

15 Novos enchidos farinheira de fruta Otimização da produção de geleias e compotas Desenvolvimento de um novo: enchido com adição de fruta. Produto inovador e diferenciado, direcionado para um público que procura produtos mais saudáveis; Valorização e inovação em produtos tradicionais. Produção de informação técnica de apoio a produtores de doces e geleias, para o controlo e otimização do processo produtivo. Aumento de eficiência e de rendimento; Diminuição das quebras e não-conformidades, através do controlo dos parâmetros críticos do processo; Homogeneidade de lotes.

16 Desidratação como tecnologia de conservação e instrumento de desenvolvimento de novos produtos Utilização das tecnologias de secagem convencional e liofilização para desidratação de matérias-primas hortofrutícolas. Aumento da estabilidade da diminuição do teor de humidade; Aproveitamento e valorização de produto não-conforme para venda em fresco; Diversificação da gama de produtos; Produto de conveniência e diferenciado, com potencial para penetração em novos tipos de mercado, direcionado para um público que procura produtos mais saudáveis; Possibilidade de manutenção de características nutricionais e organoléticas nos produtos desidratados. PROJETOS DESENVOLVIDOS PORTE FÓLIO INDÚSTRIA ALIMENTAR

17 PROJETOS DESENVOLVIDOS PORTE FÓLIO INDÚSTRIAS DE PRODUÇÃO Sistema de aquisição de dados para máquinas de soldar Sistema de monitorização da qualidade das soldaduras em tempo real Desenho e desenvolvimento de um sistema de aquisição de dados de soldadura, com comunicação sem fios (wireless), para monitorização e gestão de produção. Controlo, em tempo real, da produtividade do processo e análise dos consumos de energia e consumíveis; Constituição de base de dados, permitindo uma otimização da gestão e planeamento fabril; Facilidade de aplicação/replicação do sistema em diferentes instalações da empresa, com integração e compilação de todos os dados recolhidos. Desenvolvimento de um sistema de controlo da qualidade das soldaduras em tempo real. Aferição, em tempo real, da qualidade das soldaduras; Redução de perdas devidas a testes de controlo de qualidade; Aumento global da produtividade da empresa.

18 Máquina de Corte de Pedra Sistema de Gestão Agrometeorológica Desenvolvimento de uma máquina de corte, por fio diamantado, com corte múltiplo. Aumento, em larga escala, da produtividade da máquina de corte de pedra. Desenvolvimento de um sistema de informação de suporte à produção agrícola, que integra e disponibiliza dados ambientais, recolhidos por várias estações meteorológicas, online e em tempo real. Sistema adaptável a diversas culturas e indicadores de risco (por exemplo, modo de produção biológica). Possibilidade de controlo autónomo da velocidade de corte; Redução do consumo energético. Gestão à distância e em tempo real das condições críticas para a cultura; Redução e racionalização dos consumos de produtos fitofarmacêuticos e recursos naturais (rega) e outros; Avaliação otimizada do risco.

19 BOREAS Gerador Eólico Fresadora CNC Desenvolvimento de um protótipo de gerador eólico de eixo vertical para micro e mini geração, para aplicação, por exemplo, em ambientes urbanos. Gerador de energia renovável, aplicável em ambientes menos condicionados que os usuais (em ambiente urbano) e para beneficiários domésticos; Desenvolvimento de uma máquina CNC para a produção de moldes para fundição. Produção automatizada de moldes de grandes dimensões, com elevada precisão (0.1 mm); Sistema automático de compensação de ferramenta; Alargamento da oferta de produtos e da área de atuação da empresa cliente. Aumento da qualidade, por normalização de peças, na produção dos moldes.

20 Motociclo Elétrico Ponto de Venda Móvel Elétrico Desenvolvimento de sistema de tração elétrica e respetivas proteções, para utilizar num veículo de duas rodas. Caixa de velocidades inteligente, específica para veículos elétricos; Desenvolvimento de um veículo para venda ambulante de gelados nas praias. Veículo com tração elétrica, refrigerado, adaptado à circulação em terrenos irregulares e arenosos; Proteções elétricas para garantir a máxima segurança do veículo; Protótipo de um sistema eletrónico de tração elétrica, otimizado para veículos elétricos. Autonomia de 4h de funcionamento; Aumento do raio de ação do cliente.

21 Veículo elétrico multifuncional Módulo autossustentável Desenvolvimento de um veículo que responda às necessidades de mobilidade urbana. Desenvolvimento de uma solução de mobilidade multifuncional e transportável, que permita a fácil articulação entre diversos meios de transporte público; Solução de transporte para diferentes públicos-alvo: adolescentes (não encartados); pais para o transporte de bebés e empresas para distribuição porta-a-porta; Veículo de preço acessível ao consumidor final, permitindo a massificação da sua utilização. Módulo multifuncional e autossustentável em energia e água, com produção e armazenamento de energia, através de uma central de concentração solar, e com captura, tratamento e armazenamento de água das chuvas. Instalação em lugares que não permitem alterações profundas, em termos construtivos e ambientais, ou em zonas sem acesso a infraestruturas (parques naturais, praias, praças); Aproveitamento das águas da chuva para irrigação, sem necessidade de energia elétrica e sem necessidade de recorrer à água da rede pública. PROJETOS DESENVOLVIDOS PORTE FÓLIO INDÚSTRIAS DE PRODUÇÃO

22 Parceiros e Clientes Instituto Politécnico de Tomar Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior Agrária IPL Instituto Politécnico de Leiria Universidade Católica do Porto Departamento de Biotecnologia Universidade de Aveiro Universidade de Lisboa Instituto Superior de Agronomia Universidade do Minho Centre of Biological Engineering AgroCluster do Ribatejo INOVC Ecossistema de Inovação NERSANT Associação Empresarial da Região de Santarém Rede Inovar The Portuguese Agro, Food and Forest Innovation Network Rede Rural Nacional AUTOFORESE Protecção Anti-Corrosiva, Lda CTRS Consultoria, Tecnologia e Inovação, Lda CEFET-MG Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Brasil) A.logos Laboratório de Ensaios Técnicos e Assessoria DELPHI Automative Systems - Portugal, SA DIACEROS Portugal, SA DIAMOND Service Portuguesa, Lda CEBAL Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo SSICA Stazione Sperimentale per L Industria delle Conserve Alimentari (Itália) Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes DITERRA Comércio de Agro-Alimentar, Lda FRASAM Fundição do Rossio de Abrantes, SA HENRIQUES & HENRIQUES, SA INCUBITA Tecnologia e Inovação, Lda MARTIFER Metallic Constructions

23 MF Salsicharia Artesanal MITSUBISHI Fuso Truck Europe, SA MUIBENE Criação de Interiores, Lda NIEPOORT (Vinhos), SA POEIRAS Máquinas e Ferramentas, Lda PNEUSINES Comércio de Pneus, Lda PRONUM Máquinas e Equipamentos, Lda Sociedade Agro-Alimentar da Mascata, Lda RockAroma, Lda RSA Reciclagem de Sucatas Abrantina, SA STI Sistemas e Técnicas Industriais, Lda UNIOVO Ovos e Derivados, SA UNILEVER Jerónimo Martins, Lda

24 logo contra capa PARQUE TECNOLÓGICO DO VALE DO TEJO Rua José Dias Simão - Abrantes T INOV LINEA Joana Grácio joana.gracio@inovlinea.pt LINE.IPT Pedro Granchinho granchinho@ipt.pt OTIC.IPT Clara Amaro c.amaro@ipt.pt

O line.ipt surge da parceria entre o Instituto Politécnico de Tomar, a Câmara Municipal de Abrantes, a TagusValley e a Nersant, como catalizador da

O line.ipt surge da parceria entre o Instituto Politécnico de Tomar, a Câmara Municipal de Abrantes, a TagusValley e a Nersant, como catalizador da O line.ipt surge da parceria entre o Instituto Politécnico de Tomar, a Câmara Municipal de Abrantes, a TagusValley e a Nersant, como catalizador da inovação e desenvolvimento tecnológico da região, promovendo

Leia mais

TAGUSVALLEY TECNOPOLO DO VALE DO TEJO

TAGUSVALLEY TECNOPOLO DO VALE DO TEJO TAGUSVALLEY TECNOPOLO DO VALE DO TEJO ESTRATÉGIA Inspirada na tradição industrial Metalurgia e Metalomecânica Agroalimentar Química Conscientes dos desafios que o futuro aportaria Organizou o espaço Estruturou

Leia mais

SOLUÇÕES DE ÁGUA QUENTE

SOLUÇÕES DE ÁGUA QUENTE Bombas de Calor para A.Q.S. AQUAECO SOLUÇÕES DE ÁGUA QUENTE Índice Bombas de Calor para A.Q.S. Uma tecnologia de futuro Sistema eficiente de aquecimento de águas 03 Serviços de Apoio ao Cliente 04 Bomba

Leia mais

Tecnologia nacional potencia sustentabilidade

Tecnologia nacional potencia sustentabilidade Tecnologia nacional potencia sustentabilidade 1 Tecnologia nacional potencia sustentabilidade O desenvolvimento de soluções inovadoras que melhoram a eficiência das organizações e a qualidade de vida das

Leia mais

INOVAÇÃO ABERTA FERRAMENTA DE COMPETITIVIDADE DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

INOVAÇÃO ABERTA FERRAMENTA DE COMPETITIVIDADE DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS FERRAMENTA DE COMPETITIVIDADE DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS FERRAMENTA DE COMPETITIVIDADE DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS Tendências DE INOVAÇÃO de mercado NO SECTOR Agro-alimentar

Leia mais

As matérias-primas alimentares frescas (após a colheita, a captura, a produção ou o abate)

As matérias-primas alimentares frescas (após a colheita, a captura, a produção ou o abate) As matérias-primas alimentares frescas (após a colheita, a captura, a produção ou o abate) são conservadas pela indústria alimentar, de modo a aumentar a sua estabilidade e o seu tempo de prateleira. 1

Leia mais

NEWSLETTER 002/FEV 2016

NEWSLETTER 002/FEV 2016 Embalamento sob Vácuo Higiene, Frescura, Prazos de Validade prolongados, Otimização de transporte e armazenamento A INVAC é uma Empresa especializada no fabrico de equipamentos de embalamento sob vácuo,

Leia mais

16/09/2015. movimentação de materiais colheita manual e mecânica na quinta transporte refrigerado transporte de gado vivo transporte em tapete rolante

16/09/2015. movimentação de materiais colheita manual e mecânica na quinta transporte refrigerado transporte de gado vivo transporte em tapete rolante 1 Processos utilizados na indústria alimentar divididos em operações comuns (operações unitárias) operações unitárias incluem diversas actividades operações mais comuns movimentação de materiais limpeza

Leia mais

Carência vs. Desperdício Alimentar. Hélder Muteia Representante da FAO em Portugal/CPLP FAO-PT@fao.org www.fao.org/portugal 22 de janeiro de 2016

Carência vs. Desperdício Alimentar. Hélder Muteia Representante da FAO em Portugal/CPLP FAO-PT@fao.org www.fao.org/portugal 22 de janeiro de 2016 Carência vs. Desperdício Alimentar Hélder Muteia Representante da FAO em Portugal/CPLP FAO-PT@fao.org www.fao.org/portugal 22 de janeiro de 2016 Pessoas saudáveis dependem de sistemas alimentares saudáveis

Leia mais

Apoios comunitários Portugal 2020 JORNADA GNV

Apoios comunitários Portugal 2020 JORNADA GNV Apoios comunitários Portugal 2020 JORNADA GNV 26 Março 2014 Dina Ferreira, Instituto Financeiro para o Desenvolvimento Regional, IP Novos contornos da Política de Coesão Cobertura Geográfica em PT TRÊS

Leia mais

A Telemática como Instrumento de Promoção de Eficiência e de Sustentabilidade no Transporte de Passageiros

A Telemática como Instrumento de Promoção de Eficiência e de Sustentabilidade no Transporte de Passageiros de Promoção de Eficiência e de de Passageiros 1. Introdução 2. Gestão da Capacidade de Vias Rodoviárias; 3. Sistemas Ferroviários Urbanos; 4. Gestão Aeroportuária; 5. Conclusão 1.Introdução O que é a Telemática?

Leia mais

REVISTA DE IMPRENSA_2013_1

REVISTA DE IMPRENSA_2013_1 Assunto: Seminário Pegada de carbono DATA: 08 janeiro 2013 Página: online http://www.pofc.qren.pt/media/agenda/entity/seminario--pegada-de-carbono Assunto: Seminário Pegada de carbono DATA: 11 janeiro

Leia mais

Parcerias com selo de excelência

Parcerias com selo de excelência Parcerias com selo de excelência I. Apresentação do Grupo Promor II. Rações III. Produção Animal IV. Indústria de Carnes V. Selecção Genética Parcerias com selo de excelência I. Apresentação do Grupo

Leia mais

Infraestruturas para instalação de empresas

Infraestruturas para instalação de empresas Infraestruturas para instalação de empresas A proximidade a Lisboa, a infraestruturas portuárias e aeroportuárias, e a existência de um conjunto de acessibilidades marcadas por eixos rodoviários (A1, A6,

Leia mais

Seminário Novos desafios, novas oportunidades: o novo Programa de Desenvolvimento Rural (2014-2020)

Seminário Novos desafios, novas oportunidades: o novo Programa de Desenvolvimento Rural (2014-2020) Seminário Novos desafios, novas oportunidades: o novo Programa de Desenvolvimento Rural (2014-2020) PDR 2014-2020 do Continente Eduardo Diniz Diretor do Gabinete de Planeamento e Políticas AJAP / ANPEMA

Leia mais

Esclarecimento 8/2014

Esclarecimento 8/2014 Segurança Alimentar Aprovação de estabelecimentos industriais em casas particulares Esclarecimento 8/2014 Resumo: O presente esclarecimento pretende clarificar o enquadramento legal da aprovação e atribuição

Leia mais

Isolamento Térmico EZ

Isolamento Térmico EZ Catálogo de produtos Grazimac Isolamento Térmico EZ www.grazimac.pt 2 GRAZIMAC O isolamento térmico EZ é a solução indicada para uma cobertura inclinada. Permite aumentar o conforto térmico e diminuir

Leia mais

Aquecimento Doméstico

Aquecimento Doméstico Aquecimento Doméstico Grande variedade de escolha Dos cerca de 4.000 kwh de energia consumidos por uma família portuguesa durante o ano, 15% é destinado ao aquecimento ambiente. A zona climática, o tipo

Leia mais

- Cortiça - Gráfica - Mobiliário. - Papel - Madeiras - Embalagem. - Reciclagem - Plásticos - Outras Industrias

- Cortiça - Gráfica - Mobiliário. - Papel - Madeiras - Embalagem. - Reciclagem - Plásticos - Outras Industrias Apresentação Fundada a mais de 20 anos a Manuel Valente de Almeida e Filhos, Lda. Vem apresentando um importante papel no projecto e fabricação de equipamentos na área de manipulação e logística industrial.

Leia mais

ESQUENTADORES SOLUÇÕES DE ÁGUA QUENTE

ESQUENTADORES SOLUÇÕES DE ÁGUA QUENTE ESQUENTADORES Sensor Compacto SOLUÇÕES DE ÁGUA QUENTE Sensor Compacto O novo grau de exigência Tecnologia, conforto e poupança Há um novo grau de exigência na gama de esquentadores Vulcano: o Sensor Compacto.

Leia mais

LIGHT STEEL FRAMING. Em Portugal o sistema é vulgarmente conhecido por Estrutura em Aço Leve.

LIGHT STEEL FRAMING. Em Portugal o sistema é vulgarmente conhecido por Estrutura em Aço Leve. Light Steel Framing PORTEFÓLIO 2 QUEM SOMOS A INSIDEPLAN foi criada com o intuito de responder às exigências do mercado no âmbito da prestação de serviços a nível de projecto e obra. Na execução de projectos

Leia mais

BOMBAS DE CALOR DE ÁGUA QUENTE SANITÁRIA. Conforto, Economia e Avançada Tecnologia.

BOMBAS DE CALOR DE ÁGUA QUENTE SANITÁRIA. Conforto, Economia e Avançada Tecnologia. BOMBAS DE CALOR DE ÁGUA QUENTE SANITÁRIA Conforto, Economia e Avançada Tecnologia. OCHSNER PRODUÇÃO DE ÁGUA QUENTE Benefícios convincentes Records de Eficiência Confirmados COP Auditado mais elevado de

Leia mais

Um sistema bem dimensionado permite poupar, em média, 70% a 80% da energia necessária para o aquecimento de água que usamos em casa.

Um sistema bem dimensionado permite poupar, em média, 70% a 80% da energia necessária para o aquecimento de água que usamos em casa. Mais Questões Isildo M. C. Benta, Assistência Técnica Certificada de Sistemas Solares Quanto poupo se instalar um painel solar térmico? Um sistema bem dimensionado permite poupar, em média, 70% a 80% da

Leia mais

Manual técnico Caixas em poliéster KS

Manual técnico Caixas em poliéster KS Manual técnico Caixas em poliéster KS 1 2 3 6 7 6 4 5 1 As caixas em poliéster KS são altamente versáteis na aplicação. Elevado grau de proteção, sem risco de corrosão, alta resistência a produtos químicos

Leia mais

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NA INDÚSTRIA

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NA INDÚSTRIA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NA INDÚSTRIA RECUPERAÇÃO DE CALOR 31/05/2011 www.cofely-gdfsuez.pt Sumário COFELY Portugal Referências Serviços para Indústria: IFMS Projectos Recuperação de calor em caldeira de

Leia mais

TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

TECNOLOGIA DE ALIMENTOS TECNOLOGIA DE ALIMENTOS NUTRIÇÃO UNIC Profª Andressa Menegaz Conservação por irradiação A irradiação pode servir para: -destruir os microrganismos; -retardar a germinação de certos legumes; -destruir os

Leia mais

1. Introdução 2. 2. As funções da embalagem 2. 3. Classificação das embalagens 5. 4. Principais características dos materiais de embalagem 6

1. Introdução 2. 2. As funções da embalagem 2. 3. Classificação das embalagens 5. 4. Principais características dos materiais de embalagem 6 Capítulo I CONCEITOS GERAIS SOBRE EMBALAGEM 1. Introdução 2 2. As funções da embalagem 2 3. Classificação das embalagens 5 4. Principais características dos materiais de embalagem 6 5. O ambiente e a embalagem

Leia mais

Desafios e oportunidades da geotermia na integração tecnológica para uma transição energética

Desafios e oportunidades da geotermia na integração tecnológica para uma transição energética Desafios e oportunidades da geotermia na integração tecnológica para uma transição energética Instituto Politécnico de Setúbal, 12 maio 2016 Ricardo Aguiar, Investigador na DGEG Fonte: DGEG, INE Desafios

Leia mais

A equipa desenvolveu dois sistemas de pré-fabricação pensando num desenho atrativo e amável, do qual a parede curva é o testemunho desse compromisso.

A equipa desenvolveu dois sistemas de pré-fabricação pensando num desenho atrativo e amável, do qual a parede curva é o testemunho desse compromisso. Construção Modular Conceito A equipa técnica da dreamdomus aprofundou o conceito de pré-fabricação, levando ao limite a noção de economia habitualmente associada a este tipo de construção, conseguindo

Leia mais

Portugal 2020, oportunidades para a eficiência energética nas empresas

Portugal 2020, oportunidades para a eficiência energética nas empresas Portugal 2020, oportunidades para a eficiência energética nas empresas SEMINÁRIO: EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NA INDÚSTRIA / OPORTUNIDADES Carlos Almeida, Diretor-Geral de Energia e Geologia 5 de março de 2015

Leia mais

IE3. Série S da BOGE, modelo S-3. Motor. BOGE Competence

IE3. Série S da BOGE, modelo S-3. Motor. BOGE Competence Série S da BOGE, modelo S-3 Premium IE3 Efficiency BOGE Competence A melhor qualidade ada de novo: A nova geração da Série S da BOGE 6 Detalhes da nova geração: 4 A B C Novo bloco compressor BOGE effilence

Leia mais

GEOTERMIA. a energia sustentável

GEOTERMIA. a energia sustentável GEOTERMIA a energia sustentável FUROS GEOTÉRMICOS A Terra oferece-nos o calor para o aquecimento e arrefecimento central e AQS num só sistema. Venha conhecer! PORQUÊ PAGAR POR ALGO QUE A NATUREZA LHE DÁ?

Leia mais

"A nova legislação do desempenho energético dos edifícios

A nova legislação do desempenho energético dos edifícios XI SIMPÓSIO LUSO-ALEMÂO DE ENERGIA "A nova legislação do desempenho energético dos edifícios Lisboa, 26 de maio 2014 ADENE Pedro Mateus A nova regulamentação de eficiência energética em edifícios 1. Sistema

Leia mais

O Vidro Isolante para a Tranquilidade e o Conforto VITROCHAVES INDÚSTRIA DE VIDRO S.A.

O Vidro Isolante para a Tranquilidade e o Conforto VITROCHAVES INDÚSTRIA DE VIDRO S.A. O Vidro Isolante para a Tranquilidade e o Conforto Isolamento acústico e poupança de energia com o vidro cria propriedades de isolamento acústico e térmico para uma melhor qualidade de vida. combina as

Leia mais

Damos valor à sua energia

Damos valor à sua energia Damos valor à sua energia Invista em energias renováveis e eficiência energética e comece a poupar naturalmente. Energia O futuro do planeta está cada vez mais nas nossas mãos e a forma como obtemos e

Leia mais

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

INFORMAÇÕES TÉCNICAS INFORMAÇÕES TÉCNICAS Luminotécnica - Conceitos Básicos Iluminância Símbolo E Unidade lux (lx) É o fluxo luminoso que incide sobre uma superfície situada a uma certa distância da fonte, ou seja, é a quantidade

Leia mais

FORMAÇÃO AGRICULTURA, AMBIENTE E INOVAÇÃO

FORMAÇÃO AGRICULTURA, AMBIENTE E INOVAÇÃO FORMAÇÃO AGRICULTURA, AMBIENTE E INOVAÇÃO PROJECTO RURAL VALUE Desenvolvimento sustentável de sistemas agrícolas extensivos ameaçados Programa Castro Verde Sustentável Centro de Educação Ambiental do Vale

Leia mais

SISTEMA DE INCENTIVOS

SISTEMA DE INCENTIVOS Organismo Intermédio Formação Ação SISTEMA DE INCENTIVOS PROJETOS CONJUNTOS FORMAÇÃO-AÇÃO FSE O objetivo específico deste Aviso consiste em conceder apoios financeiros a projetos exclusivamente de formação

Leia mais

Albaenergy Solutions, Lda. Ar Condicionado

Albaenergy Solutions, Lda. Ar Condicionado Ar Condicionado Recorrendo à movimentação do ar estes equipamentos permitem, num curto espaço de tempo, climatizar um determinado espaço. Com estes sistemas podemos aquecer ou arrefecer o ambiente por

Leia mais

Processo de Pedido de Patente e de Desenho para Ferramenta de. Soldadura e Processamento por Fricção Linear

Processo de Pedido de Patente e de Desenho para Ferramenta de. Soldadura e Processamento por Fricção Linear Instituto Superior Técnico Departamento de Engenharia Mecânica Secção de Tecnologia Mecânica Av. Rovisco Pais 1049-001 Lisboa Portugal Processo de Pedido de Patente e de Desenho para Ferramenta de Soldadura

Leia mais

Bombas de Calor Geotérmicas

Bombas de Calor Geotérmicas Bombas de Calor Geotérmicas Futuro A crescente subida dos preços dos combustíveis fósseis (gás e gasóleo) levou a CHAMA a procurar alternativas aos sistemas tradicionais de aquecimento. Alternativas que

Leia mais

O FORNO A VÁCUO TIPOS E TENDÊNCIA 1

O FORNO A VÁCUO TIPOS E TENDÊNCIA 1 O FORNO A VÁCUO TIPOS E TENDÊNCIA 1 João Carmo Vendramim 2 Marco Antonio Manz 3 Thomas Heiliger 4 RESUMO O tratamento térmico de ligas ferrosas de média e alta liga já utiliza há muitos anos a tecnologia

Leia mais

Segurança do Consumidor na Plataforma Sync PT. IMPLEMENTAÇÃO DO REGULAMENTO (UE) N.º 1169/2011 2 de Abril 2014 INSA

Segurança do Consumidor na Plataforma Sync PT. IMPLEMENTAÇÃO DO REGULAMENTO (UE) N.º 1169/2011 2 de Abril 2014 INSA Segurança do Consumidor na Plataforma Sync PT IMPLEMENTAÇÃO DO REGULAMENTO (UE) N.º 1169/2011 2 de Abril 2014 INSA AGENDA 1. Enquadramento 2. Plataforma Sync PT 3. Qualidade da Informação 4. Regulamento

Leia mais

L04 - L22. Compressores de Parafuso com Injecção de Óleo. Intelligent Air Technology

L04 - L22. Compressores de Parafuso com Injecção de Óleo. Intelligent Air Technology L04 - L22 Compressores de Parafuso com Injecção de Óleo Intelligent Air Technology L04 - L22 Compressores de Parafuso com Injecção de Óleo O principal objectivo do desenvolvimento dos compressores de parafuso

Leia mais

Luz verde para a sustentabilidade

Luz verde para a sustentabilidade Luz verde para a sustentabilidade QUEM SOMOS Somos uma empresa de soluções de eficiência energética, com base tecnológica, orientada para o cliente. Desenvolvemos as melhores soluções de eficiência energética,

Leia mais

Iluminação LED de nível alto

Iluminação LED de nível alto Iluminação LED de nível alto Sistemas de iluminação em linha com LED As séries E4, E5 e E7 da ETAP oferecem uma vasta gama de iluminação LED para espaços com pé direito elevado, como pavilhões industriais,

Leia mais

PRODUTOS SUSTENTÁVEIS

PRODUTOS SUSTENTÁVEIS PRODUTOS SUSTENTÁVEIS ObjETIVOS A ThyssenKrupp Elevadores, em sintonia com as tendências mundiais em transporte vertical, está focada em sua responsabilidade socioambiental. Por isso, desenvolve produtos

Leia mais

GAMA DE TURBINAS EÓLICAS COMFORT 220

GAMA DE TURBINAS EÓLICAS COMFORT 220 Sede Rua G - Lote 51 Zona Industrial Tomar 2305-127 Asseiceira - Tomar Tel.: 249310540 Fax: 249310549 afrizal@afrizal.pt GAMA DE TURBINAS EÓLICAS COMFORT 220 N O V E M B R O 2 0 0 7 DADOS TÉCNICOS Principio

Leia mais

VarioSynergic 3400 / 4000 / 5000 VarioSynergic 3400-2 / 4000-2 / 5000-2. Soldadura MIG/MAG PERFEIÇÃO EM SOLDADURA

VarioSynergic 3400 / 4000 / 5000 VarioSynergic 3400-2 / 4000-2 / 5000-2. Soldadura MIG/MAG PERFEIÇÃO EM SOLDADURA VarioSynergic 3400 / 4000 / 5000 VarioSynergic 3400-2 / 4000-2 / 5000-2 Soldadura MIG/MAG PERFEIÇÃO EM SOLDADURA Elevado desempenho com todo o conforto GENERALIDADES CAMPO DE APLICAÇÃO Contém todo o equipamento

Leia mais

PAINEIS SOLARES MEGASUN

PAINEIS SOLARES MEGASUN PAINEIS SOLARES MEGASUN Há mais de uma década a actuar no sector do aquecimento doméstico, a Jaqueciprolar é importador e representante dos Painéis Solares MEGASUN. A MEGASUN é um conceituado fabricante

Leia mais

Compromisso para o Crescimento Verde e Perspetivas do Alentejo 2020

Compromisso para o Crescimento Verde e Perspetivas do Alentejo 2020 Compromisso para o Crescimento Verde e Perspetivas do Alentejo 2020 Financiamentos Comunitários na Área do Ambiente e da Eficiência Energética Auditório António Chainho Santiago do Cacém 22/07/2015 Programa

Leia mais

Portugal 2020 Lançados Programas Operacionais

Portugal 2020 Lançados Programas Operacionais Portugal 2020 Lançados Programas Operacionais Novos PO detêm um valor global de quase 12,2 mil M de financiamento comunitário Alerta de Cliente Dezembro de 2014 Temas/Assuntos: Numa cerimónia realizada

Leia mais

Valorizar os produtos da terra. Melhorar a vida das nossas aldeias. documento síntese para consulta e debate público 9 Fev 2015

Valorizar os produtos da terra. Melhorar a vida das nossas aldeias. documento síntese para consulta e debate público 9 Fev 2015 PROGRAMA VISEU RURAL Valorizar os produtos da terra Melhorar a vida das nossas aldeias documento síntese para consulta e debate público 9 Fev 2015 CONSELHO ESTRATÉGICO DE VISEU Apresentação. O mundo rural

Leia mais

CONSULTORIA E SOLUÇÕES INTEGRADAS PARA GESTÃO INTELIGENTE DE REDES Julho 2015

CONSULTORIA E SOLUÇÕES INTEGRADAS PARA GESTÃO INTELIGENTE DE REDES Julho 2015 CONSULTORIA E SOLUÇÕES INTEGRADAS PARA GESTÃO INTELIGENTE DE REDES Julho 2015 1 Sumário Quem Somos Produtos e Soluções Descrição do Produto Contato 2 Quem somos BRSIG é uma empresa de Gestão de Informações

Leia mais

mercado. Desenvolvemos soluções em serviços e produtos, de acordo com o

mercado. Desenvolvemos soluções em serviços e produtos, de acordo com o A EMPRESA A Fixxar do Brasil, estrategicamente localizada no eixo Rio - São Paulo Minas Gerais, na cidade de Barra Mansa no estado do Rio de Janeiro, oferece como proposta soluções diversas, em serviços,

Leia mais

A inovação e essencial à competitividade

A inovação e essencial à competitividade Crédito A inovação e essencial à competitividade das empresas Financiamento para a inovação e desenvolvimento do sector agrícola, agro-alimentar e florestal sai reforçado no mais recente Quadro Comunitário

Leia mais

Aircrete Europe. Tecnologia de construção mais sustentável, rápida e melhor para o futuro

Aircrete Europe. Tecnologia de construção mais sustentável, rápida e melhor para o futuro Aircrete Europe Tecnologia de construção mais sustentável, rápida e melhor para o futuro Missão A AIRCRETE procura continuamente superar as expectativas de seus clientes, oferecendo os melhores sistemas

Leia mais

IRRICAMPO solidez organização interna saúde económico-financeira segurança estabilidade IRRICAMPO

IRRICAMPO solidez organização interna saúde económico-financeira segurança estabilidade IRRICAMPO A IRRICAMPO tem participado activamente no espectacular crescimento do mercado nacional da rega automatizada e desde sempre que as prioridades são a solidez, a organização interna e a saúde económico-financeira,

Leia mais

Introdução ao Controlo Numérico Computorizado I Conceitos Gerais

Introdução ao Controlo Numérico Computorizado I Conceitos Gerais Introdução ao Controlo Numérico Computorizado I Conceitos Gerais João Manuel R. S. Tavares Joaquim Oliveira Fonseca Bibliografia Controlo Numérico Computorizado, Conceitos Fundamentais Carlos Relvas Publindústria,

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO MERCOSUL DE PORÇÕES DE ALIMENTOS EMBALADOS PARA FINS DE ROTULAGEM NUTRICIONAL

REGULAMENTO TÉCNICO MERCOSUL DE PORÇÕES DE ALIMENTOS EMBALADOS PARA FINS DE ROTULAGEM NUTRICIONAL MERCOSUL/GMC/RES. Nº 47/03 REGULAMENTO TÉCNICO MERCOSUL DE PORÇÕES DE ALIMENTOS EMBALADOS PARA FINS DE ROTULAGEM NUTRICIONAL TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto, a Decisão

Leia mais

The art of handling. Energia

The art of handling. Energia The art of handling Energia A arte em eficiência energética através do manuseio do ar Devido ao aumento constante dos preços da energia e da necessidade de proteger o meio ambiente, está se tornando cada

Leia mais

Termoseladora Automática

Termoseladora Automática Termoseladora Automática O sistema de termoselagem O sistema de termoselagem Enterpack oferece uma ampla gama de soluções de selagem para uma grande variedade de produtores da indústria alimentar. Este

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM TECNOLOGIAS DE ENERGIAS RENOVÁVEIS E APROVEITAMENTO SUSTENTÁVEL DE ENERGIAS

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM TECNOLOGIAS DE ENERGIAS RENOVÁVEIS E APROVEITAMENTO SUSTENTÁVEL DE ENERGIAS UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA CENTRO PARA TECNOLOGIA EDUCACIONAL NÚCLEO DE ELECTRÓNICA PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM TECNOLOGIAS DE ENERGIAS RENOVÁVEIS E APROVEITAMENTO SUSTENTÁVEL DE ENERGIAS = NÍVEL I = Autores:

Leia mais

SOLUÇÕES DE EXPORTAÇÃO

SOLUÇÕES DE EXPORTAÇÃO SOLUÇÕES DE EXPORTAÇÃO EMBATUFF Isolamento Térmico para Contentores Embatuff é um sistema que protege a carga durante o transporte em contentores de 20, 40 e 40 HC, de variações abruptas de temperatura

Leia mais

máquinas de curvar tubo www.amob.pt

máquinas de curvar tubo www.amob.pt máquinas de curvar tubo www.amob.pt SOBRE NÓS AMOB S.A. fornece uma das maiores gamas de equipamentos especializados para a industria de curvatura de tubos e perfis a nível mundial. Fundada em 1960 por

Leia mais

COBERTURAS AUTOMÁTICAS PARA PISCINAS

COBERTURAS AUTOMÁTICAS PARA PISCINAS COBERTURAS AUTOMÁTICAS PARA PISCINAS Índice Introdução Segurança Sustentabilidade Coberturas Automáticas Submersas Elevadas Lâminas e acessórios Perguntas e respostas 3 4 5 6 7 8 10 11 Coberturas para

Leia mais

Água. Quente. Grátis. A nova geração de soluções solares compactas e com um design único

Água. Quente. Grátis. A nova geração de soluções solares compactas e com um design único Água. Quente. Grátis. A nova geração de soluções solares compactas e com um design único Água. Quente. Grátis. A visão da Solcrafte uma visão com futuro. Os recursos energéticos fósseis tornam-se cada

Leia mais

Aquecedor Solar de Baixo Custo SEM RESERVATÓRIO DE ÁGUA QUENTE

Aquecedor Solar de Baixo Custo SEM RESERVATÓRIO DE ÁGUA QUENTE Aquecedor Solar de Baixo Custo SEM RESERVATÓRIO DE ÁGUA QUENTE Projeto: Eng.º Thomas Ulf Nilsson Revisão 1. 20/01/2015 Aquecedor solar BC de cano grosso de PVC www.thomasnilsson.com.br 1 CONTEÚDO: 1. Base

Leia mais

Oilon ChillHeat. Desempenho otimizado na refrigeração e aquecimento

Oilon ChillHeat. Desempenho otimizado na refrigeração e aquecimento Oilon ChillHeat Desempenho otimizado na refrigeração e aquecimento As bombas de calor oferecem energia econômica e ecologicamente correta Calor residual de baixa temperatura contém energia valiosa A indústria

Leia mais

Empresas de diversos setores necessitam de produzir águas quentes no âmbito das suas atividades, como por exemplo:

Empresas de diversos setores necessitam de produzir águas quentes no âmbito das suas atividades, como por exemplo: Empresas de diversos setores necessitam de produzir águas quentes no âmbito das suas atividades, como por exemplo: no Alojamento, para banhos, cozinha e limpezas nos Serviços, para limpezas, lavagem de

Leia mais

P L A N O D E A C T I V I D A D E S

P L A N O D E A C T I V I D A D E S Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo P L A N O D E A C T I V I D A D E S = 2008 = Janeiro de 2008 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ACTIVIDADES A DESENVOLVER NO ANO DE 2008... 5

Leia mais

Apresentação do Manual de Gestão de IDI

Apresentação do Manual de Gestão de IDI Seminário Final do Projeto IDI&DNP Coimbra 31 de março Miguel Carnide - SPI Conteúdos. 1. O CONCEITO DE IDI (INVESTIGAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO) 2. OVERVIEW DO MANUAL 3. A NORMA NP 4457:2007 4. A

Leia mais

DOSSIER. de IMPRENSA

DOSSIER. de IMPRENSA DOSSIER de IMPRENSA BREVE HISTÓRIA A Sotecnisol foi criada em 1970, disponibilizando ao mercado nacional soluções inovadoras de impermeabilização e isolamento térmico para edifícios. O reconhecimento que

Leia mais

Estrutura do Plano de Acção de Energia e Sustentabilidade - Pacto dos Autarcas

Estrutura do Plano de Acção de Energia e Sustentabilidade - Pacto dos Autarcas Estrutura do Plano de Acção de Energia e Sustentabilidade - Pacto dos Autarcas Cascais, 26 de Agosto de 2010 1 P á g i n a ÍNDICE 1.ENQUADRAMENTO... 1 2.METAS E OBJECTIVOS... 2 3.MEDIDAS A IMPLEMENTAR...

Leia mais

INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO

INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO ANTES DE UTILIZAR A PLACA DE FOGÃO SUGESTÕES PARA A PROTECÇÃO DO AMBIENTE PRECAUÇÕES E RECOMENDAÇÕES GERAIS SUGESTÕES PARA POUPANÇA DE ENERGIA CUIDADOS E MANUTENÇÃO GUIA PARA RESOLUÇÃO

Leia mais

Precisão na Indústria de Moldes.

Precisão na Indústria de Moldes. Precisão na Indústria de Moldes. 1 02 A fabricação de moldes começa com a HASCO Na origem de cada história de sucesso está uma ideia. A nossa é apoiá-lo o melhor possível na fabricação de moldes. Com este

Leia mais

AQUECEDOR SOLAR A VÁCUO

AQUECEDOR SOLAR A VÁCUO AQUECEDOR SOLAR A VÁCUO Aquecedor Solar a vácuo utiliza o que existe de mais avançado em tecnologia de aquecimento solar de água. Esse sistema de aquecimento utiliza a circulação natural da água, também

Leia mais

Competência e excelência. A máxima performance em tecnologia de aplicações de gases.

Competência e excelência. A máxima performance em tecnologia de aplicações de gases. Competência e excelência. A máxima performance em tecnologia de aplicações de gases. The Linde Group O The Linde Group é um grupo tecnológico internacional líder nas suas áreas de negócio - Gás & Engenharia

Leia mais

Cobertura Cerâmica e o NZEB

Cobertura Cerâmica e o NZEB Cobertura Cerâmica e o NZEB CTCV - Coimbra, 19 Abril 2012 1. Umbelino Monteiro SA Empresa; 2. Gama de Produtos; 3. Execução de Coberturas Cerâmicas; 1. Planeamento e considerações; 2. Coberturas Ventiladas

Leia mais

Parque da Sustentabilidade

Parque da Sustentabilidade Parque da Sustentabilidade Parque da Sustentabilidade Linhas de trabalho em desenvolvimento: Pareceres sobre projectos do PdS no âmbito da Construção Sustentável: Estudos e parecer sobre a pavimentação

Leia mais

INOVAÇÃO E VALOR ATRAVÉS DE NOVAS TECNOLOGIAS.

INOVAÇÃO E VALOR ATRAVÉS DE NOVAS TECNOLOGIAS. INOVAÇÃO E VALOR ATRAVÉS DE NOVAS TECNOLOGIAS. Apresentação Corporativa 1 QUEM SOMOS E ONDE ESTAMOS A Dominion é um grupo de empresas de tecnologia criado em 1999, com o principal objetivo de oferecer

Leia mais

Porto Santo Sustentável A importância do armazenamento de energia. fevereiro 2016

Porto Santo Sustentável A importância do armazenamento de energia. fevereiro 2016 A importância do armazenamento de energia fevereiro 2016 Fevereiro de 2016 1 A importância do armazenmento ÍNDICE Principais Constrangimentos Balanço Energético Áreas de Atuação Caracterização do Sistema

Leia mais

Transair, redes de ar comprimido inteligentes Apresentação

Transair, redes de ar comprimido inteligentes Apresentação Transair, redes de ar comprimido inteligentes Apresentação Transair, uma gama Legris Líder nas tecnologias de conexão, a Legris concebe, fabrica e comercializa sistemas inovadores de ligação instantânea

Leia mais

DESIGN DE EMBALAGENS PARA ALIMENTOS, FERRAMENTA ESSENCIAL DE COMPETITIVIDADE. Erivan Witamar EW Design Studio

DESIGN DE EMBALAGENS PARA ALIMENTOS, FERRAMENTA ESSENCIAL DE COMPETITIVIDADE. Erivan Witamar EW Design Studio DESIGN DE EMBALAGENS PARA ALIMENTOS, FERRAMENTA ESSENCIAL DE COMPETITIVIDADE. Erivan Witamar VISÃO GERAL FUNÇÕES DA EMBALAGEM PROJETO DESIGN DE EMBALAGENS DESIGN ESTRUTURAL Materiais DESIGN GRÁFICO Funções

Leia mais

Automotive Ano 3 Junho 2015 Preço 3 Edição nº 24 Publicação Mensal

Automotive Ano 3 Junho 2015 Preço 3 Edição nº 24 Publicação Mensal Automotive Ano 3 Junho 2015 Preço 3 Edição nº 24 Publicação Mensal NOVO JAGUAR XE pós-venda autopromotec spies hecker entrevista grupo nors mcountinho peças frotas peugeot 208 arval kaizen pesados santos

Leia mais

A intervenção do Instrumento JESSICA

A intervenção do Instrumento JESSICA A intervenção do Instrumento JESSICA Próximo período de programação - Algumas considerações Sílvio Costa Presidente do Instituto de Desenvolvimento Regional, IP-RAM Funchal, 03 de Junho de 2014 Com que

Leia mais

Customers. The core of our innovation. Alimentação & Transporte. Secagem Dosagem Controle de Temperatura Refrigeração Granulação

Customers. The core of our innovation. Alimentação & Transporte. Secagem Dosagem Controle de Temperatura Refrigeração Granulação PT Customers. The core of our innovation Alimentação & Transporte Secagem Dosagem Controle de Temperatura Refrigeração Granulação Tecnologias Piovan para Transporte Integrado A Piovan atende as mais exigentes

Leia mais

Boas Práticas Ambientais. Empreendimentos Turísticos

Boas Práticas Ambientais. Empreendimentos Turísticos Empreendimentos Turísticos 2011 Índice Sumário Executivo Introdução Utilização eficiente da energia Principais fontes de energia Utilização eficiente da água Gestão de resíduos Certificação Referências

Leia mais

CO N C E P Ç ÃO, DESEN VO LV I MENTO E FABRI CO P ORTUGUÊ S BLOCO SOLAR ÁGUAS QUENTES SANITÁRIAS AQUECIMENTO CENTRAL CLIMATIZAÇÃO DE PISCINAS

CO N C E P Ç ÃO, DESEN VO LV I MENTO E FABRI CO P ORTUGUÊ S BLOCO SOLAR ÁGUAS QUENTES SANITÁRIAS AQUECIMENTO CENTRAL CLIMATIZAÇÃO DE PISCINAS CO N C E P Ç ÃO, DESEN VO LV I MENTO E FABRI CO P ORTUGUÊ S BLOCO SOLAR ÁGUAS QUENTES SANITÁRIAS AQUECIMENTO CENTRAL CLIMATIZAÇÃO DE PISCINAS ECONOMIA CONFORTO ECOLOGIA TRABALHA DE DIA, NOITE, COM CHUVA

Leia mais

Uma estratégiacom o objectivoúnicode contribuirpara fixar população no interior do seu território.

Uma estratégiacom o objectivoúnicode contribuirpara fixar população no interior do seu território. TAGUS, 20 de Janeiro de 2015 20 anos Uma estratégiacom o objectivoúnicode contribuirpara fixar população no interior do seu território. Combater o exodo rural e abandono da activiade agro- Combater o exodo

Leia mais

AUTO-ESTRADA COMO VEÍCULO DE INCORPORAÇÃO DE MATERIAIS VERDES

AUTO-ESTRADA COMO VEÍCULO DE INCORPORAÇÃO DE MATERIAIS VERDES AUTO-ESTRADA COMO VEÍCULO DE INCORPORAÇÃO DE MATERIAIS VERDES Tomé Pereira Canas 1, Rui Camolino 2 1 Brisa Inovação e Tecnologia SA; Núcleo de Relações Institucionais e Inovação; Gestor de Inovação; 214233418;

Leia mais

Avaliação de Desempenho de Sistemas

Avaliação de Desempenho de Sistemas Avaliação de Desempenho de Sistemas Introdução a Avaliação de Desempenho de Sistemas Prof. Othon M. N. Batista othonb@yahoo.com Roteiro Definição de Sistema Exemplo de Sistema: Agência Bancária Questões

Leia mais

www.highskills.pt geral@highskills.pt PT: 00351 217 931 365 AO: 00244 94 112 60 90 MZ: 00258 821 099 522

www.highskills.pt geral@highskills.pt PT: 00351 217 931 365 AO: 00244 94 112 60 90 MZ: 00258 821 099 522 Apresentação... 3 Como Empresa... 3 A nossa Visão... 3 A nossa Missão - A SUA VALORIZAÇÃO, A NOSSA MISSÃO!... 3 Os nossos Valores... 3 Porquê fazer um MINI-MBA de Especialização?... 4 Formação Certificada...

Leia mais

Estratégia Regional de Especialização Inteligente Pedido de Contributos no Domínio dos Recursos do Mar e Economia SCTR. www.ccdr-n.

Estratégia Regional de Especialização Inteligente Pedido de Contributos no Domínio dos Recursos do Mar e Economia SCTR. www.ccdr-n. Estratégia Regional de Especialização Inteligente Pedido de Contributos no Domínio dos SCTR www.ccdr-n.pt/norte2020 O desenvolvimento de Estratégias Regionais de Especialização Inteligente constitui uma

Leia mais

Ficha de Inscrição Cursos de Formação 2016

Ficha de Inscrição Cursos de Formação 2016 PROGRAMA DE FORMAÇÃO 2016 Ficha de Inscrição Cursos de Formação 2016 Para que a proposta de inscrição nos Cursos de Formação da Vulcano seja válida, é obrigatório o preenchimento de todos os campos de

Leia mais

Adesivos e Fitas Adesivas Industriais 3M 3M VHB. fitas de montagem. permanente. Alternativa comprovada a parafusos, rebites e soldaduras

Adesivos e Fitas Adesivas Industriais 3M 3M VHB. fitas de montagem. permanente. Alternativa comprovada a parafusos, rebites e soldaduras Adesivos e Fitas Adesivas Industriais 3M 3M VHB fitas de montagem permanente Alternativa comprovada a parafusos, rebites e soldaduras Pode uma fita substituir realmente sistemas de fixação mecânica? Sim.

Leia mais

As Caldeiras de biomassa

As Caldeiras de biomassa As Caldeiras de biomassa As Caldeiras a pellets e a lenha, são simples de utilizar, são robustas, áveis, e a um preço acessível. O conforto e a funcionalidade dos sistemas RED, simpli cam a gestão energética

Leia mais

Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá - INCIT PLANO ANUAL DE TREINAMENTO

Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá - INCIT PLANO ANUAL DE TREINAMENTO Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá - INCIT PLANO ANUAL DE TREINAMENTO Itajubá/MG Fevereiro de 2012 Plano Anual de 2 de 11 Revisão 01 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1 OBJETIVO GERAL... 4 2

Leia mais