Tecnologia do Coaching para Desenvolvimento Pessoal e Profissional. Universidade Católica de Petrópolis Julho 2013

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tecnologia do Coaching para Desenvolvimento Pessoal e Profissional. Universidade Católica de Petrópolis Julho 2013"

Transcrição

1 Tecnologia do Coaching para Desenvolvimento Pessoal e Profissional Universidade Católica de Petrópolis Julho 2013

2 A B c D E f G h i J K L M n O p Q R s T U v X Z

3

4 O que é FELICIDADE para você? Um estado de ser... Conjunto de comportamentos... Atitude diante da vida... Uma crença...

5 Saúde Sucesso Amor Transcendência

6 QUERER é muito bom, mas o FAZER me leva a TER! O QUE É PRECISO: TER INTEGRIDADE FAZER SUCESSO SER CONSCIÊNCIA

7 Motivos da baixa qualidade na vida e no ambiente de trabalho Atitude negativa em relação a si e aos outros Problemas de comunicação Pessoas desmotivadas Percepção diferente entre o oferecido e o percebido Percepção errada dos desejos e necessidades Falta de sentido para a vida Falta de iniciativa Ausência de validação! Cuidar das pessoas, da qualidade de seus pensamentos e atitudes é essencial para o seu sucesso e das pessoas no seu entorno.

8 QUAIS OS ASPECTOS EM QUE EU NÃO ESTOU EM INTEGRIDADE? AUTO-GERENCIE-SE OU ENTÃO, PERCA ENERGIA!

9 A PROPOSTA É CONSCIÊNCIA, INTEGRIDADE E SUCESSO PRIMEIRA PREMISSA: Cada pessoa é a melhor especialista sobre sua própria vida pessoal e profissional, porque só ela sabe quem ela quer e pode ser! SEGUNDA PREMISSA: Todas as pessoas são criativas, habilidosas, completas, porque a natureza NÃO cria lixo!

10 No que realmente você acredita? O QUE EU QUERO É POSSÍVEL; EU SOU CAPAZ; EU MEREÇO!

11

12 A Balança do Sucesso e/ou Felicidade Por que fazer algo BENEFÍCIO APARENTE Por que Não fazer algo CUSTO APARENTE Fonte: Noah John, 2012.

13 10% visível Mente Consciente Intencional Eu faço escolhas Linha da consciência Fonte: Noah John, % invisível Subconsciente NÃO intencional

14 Você está se impedindo de tomar atitudes, realizar mudanças porque tem mais motivos em sua mente subconsciente para não fazer algo para obter sucesso do que motivos para obter sucesso na mente consciente. Noah John Antes de buscar a aprender como realizar as mudanças, trocar hábitos, deve buscar o porquê - Qual sua real motivação? VOCÊ DEVE RESPONDER A ESSA PERGUNTA, REFORMULANDO: FORMA DE PENSAR SOBRE SI, SUA VIDA, SUAS AÇÕES DEFINIR MISSÃO, VISÃO DE FUTURO E VALORES

15 FAZER o quê? SER o quê? ESTAR onde? Quando? Como? LUCRO CRESCIMENTO SOBREVIVÊNCIA (DURADOURA) PRESTÍGIO 1. Qual é o propósito e razão de ser da MINHA VIDA? 2. Quais valores dirigem MEU COMPORTAMENTO?

16 Questões: Como é a pessoa que eu gostaria de ser? Quem eu preciso ser? Para ser, eu preciso ser ÍNTEGRO, ou seja: integrar o que penso, o que falo e como ajo.

17 PENSO FALO AJO

18 Quais são os comportamentos que eu posso: T - RANSFORMAR R - EALÇAR E - LIMINAR M - ANTER para gerar VALOR na minha vida?

19 Origem da palavra coaching Inglaterra Referia-se a um tipo particular de carruagem Transportar pessoas de um lugar para outro Universidades Inglesas Referia-se a um tutor, que ajudava estudantes a se preparar para exames Mentor individual para transformar e educar seu pupilo 1950 Introduzido na literatura gerencial como uma das habilidades de gerenciar 1980 O conceito de Executive Coaching começou a emergir como uma poderosa disciplina Fonte : The Coaching at Work Toolkit

20 Coaching profissional é um relacionamento que ajuda pessoas a produzir resultados extraordinários em suas vidas pessoais, carreiras, empreendimentos ou organizações. Através do Coaching, os clientes aprofundam seu aprendizado, melhoram suas performances e sua qualidade de vida. A interação entre o Coach e o cliente faz com que o cliente descubra seus sonhos, metas e seu potencial inexplorado. Ajuda o cliente a transformar esse conjunto em ação e a não perder o foco no caminho da implantação.

21 O coach e o cliente formam uma parceria para identificar e alcançar as metas do cliente. Essa parceria cria uma sinergia e um momentum que possibilita ao cliente a ser melhor pessoa que ele possa ser. A essência do trabalho de coaching está no trabalho com metas e desenvolvimento de competências para conquistá-las.

22 Modelo de Coaching Estratégico ACONSELHAMENTO DE CARREIRA DESENVOLVIMENTO DE EQUIPE ORGANIZAÇÃO EQUIPE INDIVÍDUO TRANSFORMAÇÃO ORGANIZACIONAL ORGANIZAÇÃO EQUIPE INDIVÍDUO FEEDBACK APRENDIZADO COMUNICAÇÃO

23 As Onze Competências do Coach Segundo a I.C.F. International Coach Federation 1. Ao estabelecer os fundamentos, atende aos padrões profissionais e orientações éticas, distinguindo coaching, consultoria, psicoterapia e outras formações de suporte. 2. Formaliza o contrato de coaching. 3. Estabelece confiança e proximidade com o cliente. 4. Marca presença, desenvolvendo um relacionamento aberto, flexível e seguro. 5. Escuta ativa.

24 As Onze Competências do Coach 6. Disponibiliza questionamento poderoso. 7. Oferece comunicação direta. 8. Cria consciência. 9. Projeta ações. 10. Planeja e estabelece metas. 11. Gerencia o progresso e a Responsabilização.

25 Processo do Coaching Aonde quer chegar? Contrato O que precisa? Reflexão Quais as dificuldades? Constatações Saídas saudáveis- Plano

26 PASSO A PASSO DO PROCESSO INDIVIDUAL 1. Missão, Visão e Valores 1. Histórico Profissional 1. Assessment 1. Avaliação 360o 1. Plano de desenvolvimento 1. Pontos de acompanhamento 1. Fechamento, avaliação e Feedback

27 CONTEÚDO: Desenvolva a sua essência! HABILIDADES CONHECIMENTO Saber fazer EU S.A. Saber ATITUDES Como se faz

28 A tétrade CORPO ESTADO EMOCIONAL CRENÇAS E VALORES PALAVRAS LINGUAGEM PENSAMENTO FOCO: ATENÇÃO E INTENÇÃO

29 QUAIS OS ASPECTOS EM QUE EU NÃO ESTOU EM INTEGRIDADE? AUTO-GERENCIE-SE OU ENTÃO, PERCA ENERGIA!

30 Competência é uma característica subjacente de um indivíduo que resulta em desempenho efetivamente superior em um dado cargo G. O Klemp, década de 50 O perfil de competências constitui um conjunto de competências necessárias para o indivíduo apresentar desempenho extraordinário em um cargo

31 Os C s CONTEXTO QUAL ERA O CONTEXTO INICIAL? COMPORTAMENTO - COMO VOCÊ SE COMPORTOU? CONSEQUÊNCIA QUAIS FORAM AS CONSEQUÊNCIAS?

32 Necessidades Um déficit ou a manifestação de um desequilíbrio interno do indivíduo físico ou psíquico Aprovação, Independência, Desenvolvimento pessoal, Segurança, Auto-realização. Conhecimento Representa o que as pessoas sabem sobre si, sobre o ambiente em vive e as coisas que se relacionam com ele. É resultante do processo de aprendizagem que ocorre durante a vida - Experiência profissional e de vida, Escolaridade, Formação complementar.

33 Habilidades É a facilidade de usar as capacidades. Uma habilidade é formada de reações condicionadas, memorização e resposta selecionada - Valoração de oportunidades e pensamento criativo, Comunicação persuasiva, Negociação, Aquisição de informações, Resoluções de problemas, Identificação de novas oportunidades. Valores Conjunto de crenças, preferências, predisposições, julgamentos que caracterizam e determinam a visão de mundo de um indivíduo valores Estéticos, Intelectuais, Morais, Religiosos, Existenciais. Atitude Comportamento com motivação intrínseca; como eu ajo diante das circunstâncias, apoiado em crenças pessoais

34 Valores Valores lhe auxilia na orientação, motivação e determinação de suas metas Deve-se identificar quais os seus VALORES. São os VALORES o combustível das metas. É o que te dá energia para alcancá-las. As metas te levam do ESTADO ATUAL para o ESTADO DESEJADO. A mudança só acontece na AÇÃO: você sai com tarefas para serem realizadas.

35 A chave: 1) Buscar equilíbrio entre os pilares que te sustentam: Valores Familiares Carreira e Vocação Saúde e Qualidade de Vida Cultura e Lazer Pertencer a um Grupo Comunidade Mente e Espírito Bens materiais 2) Identificar os valores que são representativos para você; 3) Traçar um plano de desenvolvimento pessoal.

36 Estabelecer metas SMARTS : específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais. Positivas Específicas Temporais Alcançáveis Relevantes: O que te motiva? Mensuráveis Evidências sensoriais O que te impede? Como esse objetivo vai afetar sua vida? E sua ecologia? Quais os ganhos e as perdas? Os recursos que já disponho e os recursos que vou precisar; O que vai fazer para chegar lá?

37 OBSTÁCULOS Alguns profissionais, mesmo tendo as características do empreendedor, deixam de levar seus projetos a frente pelo medo que têm de correr riscos. OBSTÁCULO: MEDO DE CORRER RISCOS Vejamos o que Seneca, um orador Romano, dizia há vários séculos atrás a respeito deste tema:

38 Rir é correr o risco de parecer tolo. Chorar é correr o risco de parecer sentimental. Estender a mão é correr o risco de se envolver. Expor seus sentimentos, é correr o risco de mostrar seu verdadeiro eu. Defender seus sonhos e idéias diante da multidão é correr o risco de perder as pessoas. Amar é correr o risco de não ser correspondido. Viver é correr o risco de morrer. Confiar é correr o risco de se decepcionar. Tentar é correr o risco de fracassar. CORRER RISCOS Mas os riscos devem ser corridos, porque o maior perigo é não arriscar nada. Há pessoas que não correm nenhum risco, não fazem nada, não tem nada e não são nada. Elas podem até evitar sofrimentos e desilusões, Mas elas não conseguem nada, não sentem nada, Não mudam, não crescem, não amam, não vivem. Acorrentadas por suas atitudes, Elas viram escravas, Privam-se de sua liberdade. Somente a pessoa que corre riscos é livre!

39 O PROCESSO INDIVIDUAL DE COACHING O coach formula perguntas que farão com que o coachee reflita sobre o que acabou de dizer... O trabalho é do coachee; o problema é para ser resolvido pelo coachee; Focar no resultado é errado; deve-se focar no processo! QUEM CRIA CONSCIÊNCIA, estabelece metas, planeja e projeta ações É O COACHEE e não o coach...

40 PERGUNTAS PODEROSAS NO COACHING INDIVIDUAL Descreva o problema. Eu não sei o que fazer com isso agora. O que você faria? Se você soubesse a resposta, qual seria? O que te impede de agir assim? Quais seriam as conseqüências disso para você? Que critérios você está usando? Qual a parte mais difícil e desafiadora para você?

41 A ESCUTA GENEROSA: sem julgamentos, sem críticas, acolhedora. A proposta do coaching é gerar crescimento, excelência nos indivíduos e por extensão, nos processos e nas organizações. O espaço onde se desenvolve o processo de coaching deve ser um espaço seguro, onde o coachee pode dizer o que pensa, sem receio de ser criticado, julgado, avaliado, de forma que o conhecimento compartilhado gere sabedoria aos envolvidos no processo: o coach e o coachee O coach deve ter postura de HUMILDADE. Chegar de mãos vazias! Porque não existe o melhor caminho. Há apenas O CAMINHO. O coach não procura significados que o terapeuta busca na sua escuta... Não sou maior ou menor... Melhor ou pior. O coach não sabe nada do outro. Ele apenas dá apoio. Ouve e... devolve o que ouviu com outras questões.

42 RESULTADOS DO PROCESSO As metas levam o coachee e/ou grupo do ESTADO ATUAL para o ESTADO DESEJADO. A mudança só acontece na AÇÃO: o coachee e/ ou grupo sai com tarefas para serem realizadas. Deve-se identificar quais os VALORES do coachee e/ou do grupo. São os VALORES o combustível das metas. É o que dá energia para alcancá-las.

43 Perspectiva do Problema Existe uma maneira certa de fazer Há algo errado aqui Precisa ser consertado Os fatos são o que importa Perspectiva da Possibilidade Existem várias maneiras de fazer. Podemos melhorar várias coisas aqui O que você quer no lugar? As escolhas disponíveis e as intenções são importantes

44 Pressuposições úteis no Coaching (segundo PNL) O indivíduo possui um mapa ou modelo de mundo, ou um conjunto de pressuposições a partir das quais ele se comunica. os mapas não são iguais. O mapa não é o território. As pessoas reagem ao seu próprio mapa ou percepção da realidade, não à realidade; A chave para apoiar e influenciar as pessoas é entrar no seu modelo de mundo; Sempre estamos comunicando e a comunicação não-verbal transporta cerca de 90% da mensagem. O significado da sua comunicação é a resposta que você recebe ;

45 Pressuposições úteis no Coaching (segundo PNL) Não existe fracasso, apenas resultados que servem como informação (feedback); Todo comportamento tem uma intenção positiva; As pessoas já possuem os recursos de que precisam. A questão é saber como ajudá-las a ter acesso aos recursos, quando adequado; A vida e a mente são processos sistêmicos. Corpo e mente são partes de um mesmo sistema.

46 Toda ação inicia-se por uma palavra pensada; O foco é o que faz você se sentir bem ou mal: mude o estado! Você escolhe: focar na lata de lixo ou no vaso de flores! Toda crença torna-se em uma profecia auto-realizadora: você pode FUGIR DO NEGATIVO OU BUSCAR O POSITIVO. A ESCOLHA DA FRASE JÁ FAZ A DIFERENÇA! NÃO IMPORTA O QUE ACONTECE COM VOCÊ, MAS SIM, O QUE VOCÊ FAZ COM ISSO!

47 PERGUNTAS NO COACHING COM PNL 1- o que é que você quer? (meta SMART) 2- Por que você quer isso? (valor e motivação) 3- Como você vai saber que está conseguindo ou conseguiu? (evidência sensorial) 4- O que você ganha e o que perde conseguindo a meta e qual o efeito na sua vida? (ecologia)

48 PERGUNTAS NO COACHING COM PNL 5- O que impede de conseguir o que quer? (interferência ou obstáculos) 6- Que recursos você tem e quais outros precisa? 7- O que você vai fazer? (plano de ação) 8- Se tiver dificuldade, que outras coisas vai fazer? (recursos, plano B) 9- Quando, onde e com quem você vai fazer isto?

49 O programa de Coaching traz os benefícios: Aumento de produtividade Organização Retenção dos funcionários que receberam Coaching Melhoria do Relacionamento Trabalho em equipe Satisfação no trabalho Redução de Conflitos Comprometimento com a organização

50 Em tempos de mudança, quando o amanhã for necessariamente diferente do ontem, novas maneiras de pensar terão de surgir. Perguntas novas precisam ser feitas antes da busca por soluções. O objetivo principal da aprendizagem pela ação é aprender a fazer perguntas adequadas em situações de risco, em vez de encontrar respostas para perguntas que já foram definidas por outras pessoas, Precisamos adotar um novo modo de pensar em lugar de pensar em um novo modo de agir. (Reg Revans, apud Marquardt, 1995,p.88)

51 Bem do alto de um pico rochoso, a águia empurrava seus filhotes para a beirada do ninho. Ao sentir a resistência dos bichinhos, seu coração se acelerou. Por que a emoção de voar tem que começar com o medo de cair? Apesar de tudo, a águia sabia que aquele era o momento.

52 Enquanto os filhotes não descobrirem suas asas, não haverá propósito para a vida deles. Enquanto não aprenderem a voar, não compreenderão privilégio que é nascer águia. A águia encheu-se de coragem. O empurrão era o maior presente que ela poderia oferecer-lhe. Era seu supremo ato de amor. Então, um a um, ela os precipitou para o abismo. E eles voaram.

53 Às vezes, em nossa vida, as circunstâncias fazem o papel de águia. São elas que nos fazem descobrir que temos asas para voar.

54 Tenha a FELICIDADE como foco todos os dias! É uma conquista minuto a minuto, nas pequenas coisas: pensamentos e atitudes! Faça uma lista de FELICIDADE. Escreva no papel todas as atividades, coisas que você gosta muito de fazer. Programe pelo menos uma delas em sua agenda diária. Esta técnica dá a você a chance de conectar-se consigo mesmo, dar-se maior atenção, consciência e prioridade. Fique alerta aos seus pensamentos! Direcione seu raciocínio! Escreva no papel sua dificuldade. Questione no papel se este pensamento é util e realista. Escreva uma nova maneira de abordar a questão mais otimista, mais positiva. PENSAMENTO POSITIVO CRIA RESULTADO POSITIVO.

55 Segundo o Psicólogo David Myers, há características que as pessoas felizes apresentam: elevada auto-estima; otimismo, extroversão e consciência do que se deseja. Faça-se perguntas estimulantes: o que em minha vida me faz feliz? O que está indo bem? O que me estimula? As perguntas podem mudar o rumo do pensamento. FOCO! O que faz nos sentir felizes ou infelizes depende daquilo em que nos concentramos! Se você se concentra nas coisas boas da sua vida, o humor se estabiliza a seu favor, criando espaço para novas e positivas percepções.

56 Reprograme o seu estado, mudando sua expressão corporal: PNL! Induza a felicidade quebrando o estado, agindo como se estivesse feliz: você gera novas emoções! Peito inflado, cabeça erguida, sorriso nos lábios, olhar para frente, para cima, para o alto! JOGUE O JOGO DO CONTENTE: ser Pollyana de vez em quando faz muito bem!

57 Se você não faz o que gosta e não pode mudar sua atividade, mude a forma de se relacionar com ela: mude sua atitude em relação a esta situação: O que há de bom nesta atividade? Como eu posso fazer diferente? Como eu posso fazer de forma que eu me divirta? Como pode ficar mais leve?

58 Reduza o açúcar; Tome sol; Dieta rica em omega-3; Faça exercícios; Modere o álcool; Ouça músicas animadas; Dance; Desligue a tv; Faça biodança: toque-se, toque os outros e permita ser tocado! Beije muito!

59 Agora, é reunir os recursos que você já possui; Organizá-los e... Tomar uma atitude!

60 MUITO OBRIGADA! Katia Manangão (24)

61 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Coaching Para performance, John Whitmore, Qualitymark. Coaching de Liderança, Marshall Goldsmith, Qualitymark. Líder Coach, Rhandy Di Stéfano, Qualitymark. Realidade Suplementar e a Arte de Curar, Zerca Moren, Agora. Coaching Evolutivo, Certificação Internacional, Incoaching. O poder da aprendizagem pela ação, Michael Marquardt, Senac.

RECONHECIDO INTERNACIONALMENTE

RECONHECIDO INTERNACIONALMENTE RECONHECIDO INTERNACIONALMENTE COACHING EDUCATION By José Roberto Marques Diretor Presidente - Instituto Brasileiro de Coaching Denominamos de Coaching Education a explicação, orientação e aproximação

Leia mais

5Etapas Para Conseguir Clientes de Coaching,

5Etapas Para Conseguir Clientes de Coaching, 5Etapas Para Conseguir Clientes de Coaching, Consultoria, Terapias Holísticas e Para Encher Seus Cursos e Workshops. Parte 01 Como Se Posicionar e Escolher os Clientes dos Seus Sonhos 1 Cinco Etapas Para

Leia mais

Competências avaliadas pela ICF

Competências avaliadas pela ICF Competências avaliadas pela ICF ð Estabelecendo a Base: 1. Atendendo as Orientações Éticas e aos Padrões Profissionais Compreensão da ética e dos padrões do Coaching e capacidade de aplicá- los adequadamente

Leia mais

Quem Contratar como Coach?

Quem Contratar como Coach? Quem Contratar como Coach? por Rodrigo Aranha, PCC & CMC Por diversas razões, você tomou a decisão de buscar auxílio, através de um Coach profissional, para tratar uma ou mais questões, sejam elas de caráter

Leia mais

Título de apresentação principal em Calibri tamanho 18

Título de apresentação principal em Calibri tamanho 18 COACHING Título de apresentação principal em Calibri tamanho 18 O novo caminho para o sucesso e a realização pessoal! Todos sabem que para ser médico, advogado, dentista ou engenheiro são necessários anos

Leia mais

MARKETING PESSOAL PARA INCREMENTO DA IMAGEM E DESEMPENHO PROFISSIONAL. Katia Manangão

MARKETING PESSOAL PARA INCREMENTO DA IMAGEM E DESEMPENHO PROFISSIONAL. Katia Manangão MARKETING PESSOAL PARA INCREMENTO DA IMAGEM E DESEMPENHO PROFISSIONAL Katia Manangão PROPOSTA DA PALESTRA Definir e distinguir Marketing Pessoal Dimensões do Indivíduo Etapas do Planejamento Estratégico

Leia mais

Personal and Professional Coaching

Personal and Professional Coaching Personal and Professional Coaching Seu salto para a excelência pessoal e profissional 1 O novo caminho para o sucesso e a realização pessoal! Todos sabem que para ser médico, advogado, dentista ou engenheiro

Leia mais

É POSSÍVEL EMPREENDER MEU SONHO? Vanessa Rosolino People Coaching & Desenvolvimento Organizacional

É POSSÍVEL EMPREENDER MEU SONHO? Vanessa Rosolino People Coaching & Desenvolvimento Organizacional É POSSÍVEL EMPREENDER MEU SONHO? Vanessa Rosolino People Coaching & Desenvolvimento Organizacional Empreendedores são aqueles que entendem que há uma pequena diferença entre obstáculos e oportunidades

Leia mais

Blue Mind Desenvolvimento Humano

Blue Mind Desenvolvimento Humano Conhecendo o Coaching Por Fábio Ferreira Professional & Self Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching, com certificação internacional pela European Coaching Association e Global Coaching Community,

Leia mais

O Coaching pode ajudar uma pessoa a:

O Coaching pode ajudar uma pessoa a: O que é o Coaching O que é o Coaching É um processo compartilhado de desenvolvimento pessoal e profissional focado em ações no presente, para tornar real suas intenções de atingir objetivos e alcançar

Leia mais

LIDERAR PESSOAS A BASE DA CONSTRUÇÃO DE UMA EQUIPE DE SUCESSO. Prof. Paulo Henrique Ribeiro paulo@topassessoria.com

LIDERAR PESSOAS A BASE DA CONSTRUÇÃO DE UMA EQUIPE DE SUCESSO. Prof. Paulo Henrique Ribeiro paulo@topassessoria.com LIDERAR PESSOAS A BASE DA CONSTRUÇÃO DE UMA EQUIPE DE SUCESSO Prof. Paulo Henrique Ribeiro paulo@topassessoria.com LI ESTAMOS PASSANDO PELA MAIOR TRANSFORMAÇÃO NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE. VALORIZAR PESSOAS

Leia mais

O CAMINHO PARA REFLEXÃO

O CAMINHO PARA REFLEXÃO O CAMINHO PARA REFLEXÃO a 1 Semana EMPREENDER É DAR A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A SOCIEDADE No mudo dos negócios existe a diferença visível do acomodado que nunca quer aprender a mesma coisa duas vezes e o

Leia mais

Mário Rocha. A contribuição do Coaching no desenvolvimento das competências

Mário Rocha. A contribuição do Coaching no desenvolvimento das competências Mário Rocha A contribuição do Coaching no desenvolvimento das competências Missão Visão Objetivos estratégicos Competências Organizacionais Competências Conhecimento o que saber Habilidades - saber fazer

Leia mais

Minha lista de sonhos

Minha lista de sonhos Licença No: # 122314/LS Fone: +55-11 5539-4719 E mail: vagner@programavirandoojogo.com.br Web: www.programavirandoojogo.com.br 2015 Minha lista de sonhos Com visão 2025 PREPARADO POR VAGNER MOLINA Rua

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Cristina Soares. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Cristina Soares. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Cristina Soares Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Quando decidi realizar meu processo de coaching, eu estava passando por um momento de busca na minha vida.

Leia mais

Agenda. O que buscamos? O que é Coaching? Instituto C+P Metodologia Benefícios esperados

Agenda. O que buscamos? O que é Coaching? Instituto C+P Metodologia Benefícios esperados Agenda O que buscamos? O que é Coaching? Instituto C+P Metodologia Benefícios esperados O que buscamos? O que me faz feliz? Qual meu sonho de vida? Tenho usado meu tempo corretamente? Como quero ser lembrado?

Leia mais

FORMAÇÃO EM COACHING PROFISSIONAL & LÍDER COACH

FORMAÇÃO EM COACHING PROFISSIONAL & LÍDER COACH CHEGOU A HORA DE VOCÊ SE TORNAR UM COACH! CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL EM COACHING 4 ING AGORA, COMO CONSEGUIR É A QUESTÃO! A vida nunca está parada, existe sempre movimento, um fluxo que nos leva na direção

Leia mais

O COACHING ESTRATÉGICO A Abordagem para uma Nova Cultura Organizacional. Luiz Cláudio Binato Belo Horizonte, 12 de Maio de 2011

O COACHING ESTRATÉGICO A Abordagem para uma Nova Cultura Organizacional. Luiz Cláudio Binato Belo Horizonte, 12 de Maio de 2011 O COACHING ESTRATÉGICO A Abordagem para uma Nova Cultura Organizacional Luiz Cláudio Binato Belo Horizonte, 12 de Maio de 2011 Organização Realização O QUE É COACHING? É um PROCESSO no qual um profissional

Leia mais

Todo homem tem poder suficiente para realizar aquilo que está convencido. (Goethe)

Todo homem tem poder suficiente para realizar aquilo que está convencido. (Goethe) PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA: FORMULAÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS: (CONDIÇÕES DE BOA FORMULAÇÃO) / / 1-DETERMINAÇAO DO OBJETIVO (RESULTADO DESEJADO): a) O que quero para mim? Colocação positiva (sem

Leia mais

liderança conceito Sumário Liderança para potenciais e novos gestores

liderança conceito Sumário Liderança para potenciais e novos gestores Sumário Liderança para potenciais e novos gestores conceito Conceito de Liderança Competências do Líder Estilos de Liderança Habilidades Básicas Equipe de alta performance Habilidade com Pessoas Autoestima

Leia mais

Coaching Executivo: Coaching como instrumento fundamental do Líder

Coaching Executivo: Coaching como instrumento fundamental do Líder Coaching Executivo: Coaching como instrumento fundamental do Líder I Simpósio Coaching - Arte e Ciência CRA-SP 28 de maio de 2013 1 COACH Sentido original da palavra: veículo para transporte de pessoas.

Leia mais

Competências Essenciais de Coaching. Nick Cheong 张 炳 栋 Sócio - Diretor Berners Coaching 2010 BERNERSCONSULTING

Competências Essenciais de Coaching. Nick Cheong 张 炳 栋 Sócio - Diretor Berners Coaching 2010 BERNERSCONSULTING Competências Essenciais de Coaching Nick Cheong 张 炳 栋 Sócio - Diretor Berners Coaching 2010 BERNERSCONSULTING Por que estamos aqui? Estamos aqui para: Conhecer quais são as competências essências do um

Leia mais

A alma da liderança Por Paulo Alvarenga

A alma da liderança Por Paulo Alvarenga A alma da liderança Por Paulo Alvarenga A palavra liderança é uma palavra grávida, tem vários significados. Desde os primórdios dos tempos a humanidade vivenciou exemplos de grandes líderes. Verdadeiros

Leia mais

Avaliação Confidencial

Avaliação Confidencial Avaliação Confidencial AVALIAÇÃO 360 2 ÍNDICE Introdução 3 A Roda da Liderança 4 Indicadores das Maiores e Menores Notas 7 GAPs 8 Pilares da Estratégia 9 Pilares do Comprometimento 11 Pilares do Coaching

Leia mais

O Coach Formação & Carreira

O Coach Formação & Carreira O Coach Formação & Carreira Eu aprendí que as pessoas poderão esquecer o que você disse mas jamais esquecerão o que você as fez sentir. Voce não pode ensinar nada a uma pessoa; pode apenas ajudá-la a encontrar

Leia mais

O Processo de Coaching*

O Processo de Coaching* O Processo de Coaching* Por Adriana Preto Rutzen** O Coaching surgiu no mundo dos esportes, através do trabalho do técnico de tênis Thimoty Gallwey, que escreveu e publicou, em meados dos anos 70, o livro

Leia mais

Sem Mais Desculpas Treinamentos E porque? O que é vender no mundo de hoje O que você verá neste curso:

Sem Mais Desculpas Treinamentos E porque? O que é vender no mundo de hoje O que você verá neste curso: A Sem Mais Desculpas Treinamentos defende um conceito chamado Comportamento Comercial. Acreditamos que todas as pessoas, em todas as funções, necessitam ter uma visão e uma atitude comercial daquilo que

Leia mais

Diferenças entre Coaching, Mentoring e Counseling: Desmistificando o Coaching

Diferenças entre Coaching, Mentoring e Counseling: Desmistificando o Coaching Diferenças entre Coaching, Mentoring e Counseling: Desmistificando o Coaching Diferenças entre Coaching, Mentoring e Counsuling: Desmistificando o Coaching Inquietações... O que é? Para que serve? Quem

Leia mais

Faculdade de Tecnologia Senac Goiás. Projeto Integrador Couching

Faculdade de Tecnologia Senac Goiás. Projeto Integrador Couching Faculdade de Tecnologia Senac Goiás Projeto Integrador Couching Goiânia 2015 Couching 1. Conceito. O Coach é o profissional especializado no processo de Coaching. Pode ser considerado um treinador que

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

apenas 60 dias ela pode ser superada!

apenas 60 dias ela pode ser superada! Numa pesquisa realizada em Harvard Business School foi constatado que, para superar uma empresa que ocupa o primeiro lugar no seu segmento e que tem como base o Desenvolvimento das Pessoas,são necessários

Leia mais

Minha história rima com vitória!

Minha história rima com vitória! Minha história rima com vitória! www.juliofurtado.com.br 1 Conceito distorcido e perigoso difundido pela mídia e aceito pelas pessoas É a realização irrestrita do desejo individual. Desejos não são direitos!

Leia mais

Master. em Neurolinguistica & Coaching. Mudanças consistentes e duradoras acontecem nas raízes do pensamento

Master. em Neurolinguistica & Coaching. Mudanças consistentes e duradoras acontecem nas raízes do pensamento Master em Neurolinguistica & Coaching Mudanças consistentes e duradoras acontecem nas raízes do pensamento Apresentação do Curso de MASTER O curso de Máster é um aprofundamento da Formação em Neurolinguística

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA UMA QUESTÃO DE ESCOLHA

QUALIDADE DE VIDA UMA QUESTÃO DE ESCOLHA www.pnl.med.br QUALIDADE DE VIDA UMA QUESTÃO DE ESCOLHA Jairo Mancilha M.D. Ph.D., Cardiologista, Trainer Internacional em Neurolingüística e Coaching, Diretor do INAp-Instituto de Neurolingüística Aplicada

Leia mais

O que é Coaching? É um processo que visa aumentar o

O que é Coaching? É um processo que visa aumentar o O que é Coaching? É um processo que visa aumentar o desempenho de um indivíduo, grupo ou empresa, possibilitando o alcance de resultados planejados, através de metodologias, ferramentas e técnicas, conduzidas

Leia mais

Rafael Siqueira 0 SUCESSO. é apenas seu! 5 passos para conquistar o caminho para o seu Sucesso!

Rafael Siqueira 0 SUCESSO. é apenas seu! 5 passos para conquistar o caminho para o seu Sucesso! 0 SUCESSO é apenas seu! 5 passos para conquistar o caminho para o seu Sucesso! 0 SUCESSO é apenas seu! 5 passos para conquistar o caminho para o seu Sucesso! Versão 1.0 Introdução: Acredito que o processo

Leia mais

O CAMINHO PARA REFLEXÃO

O CAMINHO PARA REFLEXÃO O CAMINHO PARA REFLEXÃO a 3 Semana EMPREENDER É DAR A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A SOCIEDADE No mudo dos negócios existe a diferença visível do acomodado que nunca quer aprender a mesma coisa duas vezes e o

Leia mais

Levantamento do Perfil Empreendedor

Levantamento do Perfil Empreendedor Levantamento do Perfil Empreendedor Questionário Padrão Informações - O objetivo deste questionário é auxiliar a definir o seu perfil e direcioná-lo para desenvolver suas características empreendedoras.

Leia mais

Gui Coaching. Despertando consciência e habilidades

Gui Coaching. Despertando consciência e habilidades Gui Coaching Despertando consciência e habilidades Conteúdo 01 Gui Coaching 04 Clientes A jornada Atendidos 02 Serviços 05 Sobre mim O que eu faço Guilherme França 03 Depoimentos De quem já se transformou

Leia mais

Andréa B. Bertoncel. Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados.

Andréa B. Bertoncel. Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados. Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados. (Mahatma Gandhi) Andréa B. Bertoncel Coaching + 55 11 9806.6308 Rua Normandia, 61 - Moema contato@andreabertoncel.com.br

Leia mais

Situação Financeira Saúde Física

Situação Financeira Saúde Física Um dia um amigo me fez uma séria de perguntas, que me fez refletir muito, e a partir daquele dia minha vida vem melhorando a cada dia, mês e ano. Acreditando que todos temos um poder interno de vitória,

Leia mais

NEUROSSEMÂNTICA. www.pnl.med.br

NEUROSSEMÂNTICA. www.pnl.med.br NEUROSSEMÂNTICA Jairo Mancilha M.D. Ph.D. Trainer Internacional em Neurolingüística, Coaching e Neurossemântica; Diretor do INAp-Instituto de Neurolingüística Aplicada e do InCoaching-Instituto Internacional

Leia mais

PALESTRA DE COACHING COACHING

PALESTRA DE COACHING COACHING PALESTRA DE COACHING Coach: Ana Carolina Ferreira Dourado Gasparini O que é Coaching? COACHING Coaching é um processo que visa aumentar o desempenho e a expansão significativa da sua performance pessoal

Leia mais

ACENDA O OTIMISMO EM SUA VIDA. Quiz Descubra Se Você é uma Pessoa Otimista

ACENDA O OTIMISMO EM SUA VIDA. Quiz Descubra Se Você é uma Pessoa Otimista ACENDA O OTIMISMO EM SUA VIDA Quiz Descubra Se Você é uma Pessoa Otimista Uma longa viagem começa com um único passo. - Lao-Tsé Ser Otimista não é uma tarefa fácil hoje em dia, apesar de contarmos hoje

Leia mais

Palestra de Hoje: Desenvolvendo seu poder pessoal através do processo de coaching. com Carlos Hoyos. Início: 09:00 (Horário de Brasília, GMT-03:00)

Palestra de Hoje: Desenvolvendo seu poder pessoal através do processo de coaching. com Carlos Hoyos. Início: 09:00 (Horário de Brasília, GMT-03:00) Este conteúdo é de uso exclusivo da Fundação Bradesco Palestra de Hoje: Desenvolvendo seu poder pessoal através do processo de coaching com Carlos Hoyos Início: 09:00 (Horário de Brasília, GMT-03:00) O

Leia mais

Parabéns a você que burlou a realidade para se tornar a PEÇA que FALTAVA na sua advocacia.

Parabéns a você que burlou a realidade para se tornar a PEÇA que FALTAVA na sua advocacia. O Operador do Direito no Brasil não foi educado para uma postura de planejamento e autodesenvolvimento além do Direito. Pesquisas da FGV informam que advogados quando investem em cursos, priorizam o conhecimento

Leia mais

O CAMINHO PARA REFLEXÃO

O CAMINHO PARA REFLEXÃO O CAMINHO PARA REFLEXÃO a 2 Semana EMPREENDER É DAR A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A SOCIEDADE No mudo dos negócios existe a diferença visível do acomodado que nunca quer aprender a mesma coisa duas vezes e o

Leia mais

Liderança e Coaching. com Joubert Balbino

Liderança e Coaching. com Joubert Balbino com Joubert Balbino 1 Quem sou eu: JOUBERT BALBINO Publicitário, Musico, Militar da RR, Comunicador e Professor. LEADER COACH Analista 360 e Consultor Assessment Formado pelo IBC (Instituto Brasileiro

Leia mais

Coach - Ferramenta para o

Coach - Ferramenta para o Desafios Aprendizagem Reconheci mento Coach - Ferramenta para o Autodesenvolvimento da Carreira Maria do Carmo Colturato e Silva www.alcalaconsult.com.br 11.99 319 2005 Programa Autoconhecimento (Life

Leia mais

NÚCLEO. Coaching com PNL. A Paixão de Fazer Acontecer. Coaching com PNL. Coaching com PNL. Programação Neurolinguística: PNL no Coaching

NÚCLEO. Coaching com PNL. A Paixão de Fazer Acontecer. Coaching com PNL. Coaching com PNL. Programação Neurolinguística: PNL no Coaching 1 Coaching com PNL Pensamento & Ação Programação Neurolingüística Coaching A Paixão de Fazer Acontecer O processo de apoiar uma pessoa na identificação e criação de estados desejados, desenvolvendo e acessando

Leia mais

Aperf r e f iço ç a o m a ent n o t o Ge G re r nci c al a para Supermercados

Aperf r e f iço ç a o m a ent n o t o Ge G re r nci c al a para Supermercados Aperfeiçoamento Gerencial para Supermercados Liderança Liderança é a habilidade de influenciar pessoas, por meio da comunicação, canalizando seus esforços para a consecução de um determinado objetivo.

Leia mais

Seminário CCSA/UFRN. Potencialize sua carreira com o Coaching

Seminário CCSA/UFRN. Potencialize sua carreira com o Coaching Seminário CCSA/UFRN Potencialize sua carreira com o Coaching Objetivos O que é Coaching? Como funciona e para que serve? Como surgiu? Como está hoje? Como usar na minha profissão? Como será no futuro?

Leia mais

Desenvolvendo Capacidades de PDSA

Desenvolvendo Capacidades de PDSA Desenvolvendo Capacidades de PDSA Karen Martin Como com qualquer habilidade, desenvolver as capacidades do PDSA (planejar fazer estudar agir) tem tudo a ver com a prática. Para conquistar a disciplina

Leia mais

care XIII meeting Dra. Adriana Vidal Schmidt Médica Alergista - Mestre pela UFPR Professora do Ambulatório de Cosmiatria SBME - Regional Paraná

care XIII meeting Dra. Adriana Vidal Schmidt Médica Alergista - Mestre pela UFPR Professora do Ambulatório de Cosmiatria SBME - Regional Paraná XIII meeting care Dra. Adriana Vidal Schmidt Médica Alergista - Mestre pela UFPR Professora do Ambulatório de Cosmiatria SBME - Regional Paraná Se o seu coração é absoluto e sincero, você naturalmente

Leia mais

Como desenvolver a resiliência no ambiente de Recursos Humanos

Como desenvolver a resiliência no ambiente de Recursos Humanos Como desenvolver a resiliência no ambiente de Recursos Humanos Edna Bedani Edna Bedani Mestre em Administração, Pós Graduada em Administração, com especialização em Gestão Estratégica de RH, graduada em

Leia mais

Programação Novas turmas INSTITUIÇÕES CERTIFICADORAS: PROMOVEM: CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL EM COACHING. Certificado Europeu. Formadora: Cris Carvalho

Programação Novas turmas INSTITUIÇÕES CERTIFICADORAS: PROMOVEM: CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL EM COACHING. Certificado Europeu. Formadora: Cris Carvalho Programação Novas turmas INSTITUIÇÕES CERTIFICADORAS: PROMOVEM: CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL EM COACHING Certificado Europeu Formadora: Cris Carvalho Apresentação Este curso foi desenvolvido através da experiência

Leia mais

COACHING CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL Capacitação Profissional e Desenvolvimento Pessoal

COACHING CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL Capacitação Profissional e Desenvolvimento Pessoal COACHING CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL Capacitação Profissional e Desenvolvimento Pessoal Curso de Certificação Internacional reconhecido pela ICF* Programa completo de formação teórica e prática de desenvolvimento

Leia mais

Como transformar a sua empresa numa organização que aprende

Como transformar a sua empresa numa organização que aprende Como transformar a sua empresa numa organização que aprende É muito interessante quando se fala hoje com profissionais de Recursos Humanos sobre organizações que aprendem. Todos querem trabalhar em organizações

Leia mais

QUAL É O SEU MAIOR SONHO? Vanessa Rosolino

QUAL É O SEU MAIOR SONHO? Vanessa Rosolino QUAL É O SEU MAIOR SONHO? Vanessa Rosolino Eu gosto do impossível porque lá a concorrência é menor. Walt Disney Sonhos = Objetivos O que são sonhos? Aspiração ou desejo intenso. Sonhar é um dos primeiros

Leia mais

OS 4 PASSOS ALTA PERFORMANCE A PARTIR DE AGORA PARA VOCÊ COMEÇAR A VIVER EM HIGHSTAKESLIFESTYLE.

OS 4 PASSOS ALTA PERFORMANCE A PARTIR DE AGORA PARA VOCÊ COMEÇAR A VIVER EM HIGHSTAKESLIFESTYLE. OS 4 PASSOS PARA VOCÊ COMEÇAR A VIVER EM ALTA PERFORMANCE A PARTIR DE AGORA HIGHSTAKESLIFESTYLE. Hey :) Gabriel Goffi aqui. Criei esse PDF para você que assistiu e gostou do vídeo ter sempre por perto

Leia mais

O ABC da gestão do desempenho

O ABC da gestão do desempenho Por Peter Barth O ABC da gestão do desempenho Uma ferramenta útil e prática para aprimorar o desempenho de pessoas e organizações 32 T&D INTELIGÊNCIA CORPORATIVA ED. 170 / 2011 Peter Barth é psicólogo

Leia mais

Como se tornar um líder de Sucesso!

Como se tornar um líder de Sucesso! Como se tornar um líder de Sucesso! Os 10 mandamentos do Como se tornar um líder de Sucesso! O líder é responsável pelo sucesso ou fracasso de uma organização. A liderança exige de qualquer pessoa, paciência,

Leia mais

Coaching: um novo olhar. Maria José Tenreiro

Coaching: um novo olhar. Maria José Tenreiro Coaching: um novo olhar Maria José Tenreiro Ampliar a visão Desenvolver aptidões Abrir perspetivas O que é o Coaching? Expandir recursos Alterar rotinas de pensamento Descobrir que somos capazes mudando

Leia mais

Fulano de Tal. Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 FINXS 09.12.2014

Fulano de Tal. Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 FINXS 09.12.2014 Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 Este relatório baseia-se nas respostas apresentadas no Inventário de Análise Pessoal comportamentos observados através questionário

Leia mais

Superando Seus Limites

Superando Seus Limites Superando Seus Limites Como Explorar seu Potencial para ter mais Resultados Minicurso Parte VI A fonte do sucesso ou fracasso: Valores e Crenças (continuação) Página 2 de 16 PARTE 5.2 Crenças e regras!

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Permita-se ir além e descubra uma nova possibilidade, um conjunto de ideias e inovação, construído por você.

Permita-se ir além e descubra uma nova possibilidade, um conjunto de ideias e inovação, construído por você. Somos uma empresa inovadora, que através de uma metodologia vencedora proporciona a nossos clientes um ambiente favorável ao desenvolvimento de capacidades, para que seus profissionais alcancem o melhor

Leia mais

COUTO COACHING. Liberando potencial, maximizando resultados.

COUTO COACHING. Liberando potencial, maximizando resultados. COUTO COACHING Liberando potencial, maximizando resultados. O que é Coaching? Coaching é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento e gerenciamento do comportamento humano e tem como objetivo levar o indivíduo

Leia mais

FLÁVIA MOTTA Consultora em Gestão de Pessoas Life & Professional Coach Pedagoga, Pós-graduada em Psicologia Organizacional MBA em Gestão de Pessoas

FLÁVIA MOTTA Consultora em Gestão de Pessoas Life & Professional Coach Pedagoga, Pós-graduada em Psicologia Organizacional MBA em Gestão de Pessoas DUO A DUO nasce com mais de 17 anos de experiência de seus fundadores nos segmentos de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Gerenciamento de Processos, Esportes e Qualidade de Vida. Com um vasto conhecimento

Leia mais

Como Eu Começo meu A3?

Como Eu Começo meu A3? Como Eu Começo meu A3? David Verble O pensamento A3 é um pensamento lento. Você está tendo problemas para começar seu A3? Quando ministro treinamentos sobre o pensamento, criação e uso do A3, este assunto

Leia mais

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO GERENCIAL E DE LIDERANÇA. Estilos de comportamento no ambiente de trabalho Diagnóstico

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO GERENCIAL E DE LIDERANÇA. Estilos de comportamento no ambiente de trabalho Diagnóstico PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO GERENCIAL E DE LIDERANÇA Estilos de comportamento no ambiente de trabalho Foco do programa O desenvolvimento de habilidades gerenciais e capacidades de liderança passa pelo

Leia mais

O Paradigma da nova liderança

O Paradigma da nova liderança O Paradigma da nova liderança Robert B. Dilts Um dos mais importantes conjuntos de habilidades Um dos mais importantes conjuntos de habilidades necessárias num mundo em transformação são as habilidades

Leia mais

Conceitos básicos de Coaching e Feedback

Conceitos básicos de Coaching e Feedback Conceitos básicos de Coaching e Feedback OBJETIVOS Apresentar os trainees aos seus coachs passar conceitos básicos de coaching e feedback "Nada lhe posso dar que já não exista em você mesmo. Não posso

Leia mais

Construindo o Conteúdo da Liderança. José Renato S. Santiago Jr.

Construindo o Conteúdo da Liderança. José Renato S. Santiago Jr. Construindo o Conteúdo da Liderança José Renato S. Santiago Jr. Gestão Estratégica de RH Módulo 1: Alinhando Gestão de Pessoas com a Estratégia da Empresa Módulo 2: Compreendendo e Dinamizando a Cultura

Leia mais

Manifeste Seus Sonhos

Manifeste Seus Sonhos Manifeste Seus Sonhos Índice Introdução... 2 Isso Funciona?... 3 A Força do Pensamento Positivo... 4 A Lei da Atração... 7 Elimine a Negatividade... 11 Afirmações... 13 Manifeste Seus Sonhos Pág. 1 Introdução

Leia mais

Tudo o que você precisa saber para ter filhos éticos, inteligentes, felizes e de sucesso

Tudo o que você precisa saber para ter filhos éticos, inteligentes, felizes e de sucesso Tudo o que você precisa saber para ter filhos éticos, inteligentes, felizes e de sucesso SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 15 2. COMUNICAÇÃO E DIÁLOGO ENTRE PAIS E FILHOS 23 2.1 O problema da comunicação entre pais

Leia mais

Amanda Oliveira. E-book prático AJUSTE SEU FOCO. Viabilize seus projetos de vida. www.escolhas-inteligentes.com

Amanda Oliveira. E-book prático AJUSTE SEU FOCO. Viabilize seus projetos de vida. www.escolhas-inteligentes.com E-book prático AJUSTE SEU FOCO Viabilize seus projetos de vida CONTEÚDO À QUEM SE DESTINA ESSE E-BOOK:... 3 COMO USAR ESSE E-BOOK:... 4 COMO ESTÁ DIVIDIDO ESSE E-BOOK:... 5 O QUE É COACHING?... 6 O SEU

Leia mais

Liderança Pessoal para alunos do ensino superior: novos paradigmas para ensino, aprendizagem e carreira.

Liderança Pessoal para alunos do ensino superior: novos paradigmas para ensino, aprendizagem e carreira. Liderança Pessoal para alunos do ensino superior: novos paradigmas para ensino, aprendizagem e carreira. Escrito por: Maria de Lurdes Zamora Damião e Isabel Macarenco Cenário: jovens recém-formados que

Leia mais

PÚBLICO ALVO: Todos os profissionais da área de agenciamento de viagens.

PÚBLICO ALVO: Todos os profissionais da área de agenciamento de viagens. 6. Gestão Empresarial 6.1 Inovando para crescer: turismo nos novos tempos INSTRUTOR(A): Carlos Silvério Todos os profissionais da área de agenciamento de viagens. Proporcionar uma reflexão sobre o panorama

Leia mais

Ferramentas de Coaching Potencializando Equipes

Ferramentas de Coaching Potencializando Equipes Ferramentas de Coaching Potencializando Equipes Caxias do Sul, 04 de junho 2014 Silvia Bernardi Vivemos em uma busca constante e incansável... Do que mesmo? Qual sua direção? 2 O QUE É COACHING? 3 COACHING

Leia mais

100 FRASES para um dia mais feliz. de Ana Flávia Miziara

100 FRASES para um dia mais feliz. de Ana Flávia Miziara 100 FRASES para um dia mais feliz de Ana Flávia Miziara Você está alegre? A vida está sorrindo para você? Você se lembrou de sorrir hoje? Lembre-se que a alegria é a fartura da vida e da mente. A vida

Leia mais

Desperdiçadores Psicológicos de Tempo. Procrastinação, Perfeccionismo, Desorganização e Falta de disciplina.

Desperdiçadores Psicológicos de Tempo. Procrastinação, Perfeccionismo, Desorganização e Falta de disciplina. Desperdiçadores Psicológicos de Tempo Procrastinação, Perfeccionismo, Desorganização e Falta de disciplina. Desperdiçadores Psicológicos de Tempo Marciliana Corrêa (CRP 06 6519-5) Master Coach pelo International

Leia mais

Formação em Coach c in i g Pro r fis fi sio i nal PROGRAMA DE COACHING PROFISSIONAL copyright YouUp 2011

Formação em Coach c in i g Pro r fis fi sio i nal PROGRAMA DE COACHING PROFISSIONAL copyright YouUp 2011 Formação em CoachingProfissional Objectivos Gerais Distinguir entre auto-estima e auto-confiança. Enumerar vantagens de uma auto-estima elevada. Saber como pode Coaching ajudar a elevar a auto-estima.

Leia mais

10 lições de um mestre da liderança e uma chave para ser UM LEADER COACH. www.diogohudson.com.br

10 lições de um mestre da liderança e uma chave para ser UM LEADER COACH. www.diogohudson.com.br 10 lições de um mestre da liderança e uma chave para ser UM LEADER COACH www.diogohudson.com.br ATENÇÃO! POR FAVOR DESLIGUE 1. FACEBOOK 2. SKYPE 3. CELULAR ESTE WORKSHOP PODE MUDAR SUA CARREIRA! APRESENTAÇÃO

Leia mais

CULTURA ORGANIZACIONAL. Prof. Gilberto Shinyashiki FEA-RP USP

CULTURA ORGANIZACIONAL. Prof. Gilberto Shinyashiki FEA-RP USP CULTURA ORGANIZACIONAL Prof. Gilberto Shinyashiki FEA-RP USP Cultura é uma característica única de qualquer organização Apesar de difícil definição, compreende-la pode ajudar a: Predizer como a organização

Leia mais

Aula 11 O Efeito Pigmalião

Aula 11 O Efeito Pigmalião Aula 11 O Efeito Pigmalião Objetivos da aula: Conhecer o chamado Efeito Pigmalião. Compreender a importância do conhecimento do Efeito Pigmalião pelo líder,l quando ele está envolvido no desenvolvimento

Leia mais

PNL? o que é. Dossie. Veronica Ahrens Diretora de T&D, Trainer e Coach da SBPNL Inspirar pessoas a criarem um mundo melhor. veronica@pnl.com.

PNL? o que é. Dossie. Veronica Ahrens Diretora de T&D, Trainer e Coach da SBPNL Inspirar pessoas a criarem um mundo melhor. veronica@pnl.com. 1 Dossie Veronica Ahrens Diretora de T&D, Trainer e Coach da SBPNL Inspirar pessoas a criarem um mundo melhor. veronica@pnl.com.br o que é PNL? Nos últimos anos, a PNL (Programação Neurolinguística) vem

Leia mais

Formação na Metodologia do Coaching em Resiliência Material do Participante. Eu me posicionei como. Isso desencadeia/ repercute em mim.

Formação na Metodologia do Coaching em Resiliência Material do Participante. Eu me posicionei como. Isso desencadeia/ repercute em mim. Eu me posicionei como Isso desencadeia/ repercute em mim Conjunção ENCONTRO Data: / / Horário: Nome do Coachee: Nome do Coach: Local: Empresa: CONSIDERO QUE APÓS O MEU PROCESSO DE PROMOÇÃO DA RESILIÊNCIA

Leia mais

Somos os melhores porque somos CoachReference

Somos os melhores porque somos CoachReference Coaching Executivo Tradição e Experiência 1 Somos os melhores porque somos CoachReference Preparado para transformar realidades? A confiança em si mesmo, a motivação interna, a capacidade de decidir, a

Leia mais

workshop Ciência do Sucesso

workshop Ciência do Sucesso PROF. MARCELINO FERNANDES workshop Ciência do Sucesso professormarcelino@hotmail.com Objetivo do workshop Revelar aos participantes as chaves do segredo do sucesso 2 1 Referências Bibliográficas 3 Referências

Leia mais

CONHECENDO-SE MELHOR DESCOBRINDO-SE QUEM VOCÊ É? 13 PASSOS QUE VÃO AJUDÁ-LO PARA SE CONHECER MELHOR E DESCOBRIR QUE VOCÊ REALMENTE É

CONHECENDO-SE MELHOR DESCOBRINDO-SE QUEM VOCÊ É? 13 PASSOS QUE VÃO AJUDÁ-LO PARA SE CONHECER MELHOR E DESCOBRIR QUE VOCÊ REALMENTE É CONHECENDO-SE MELHOR DESCOBRINDO-SE QUEM VOCÊ É? 13 PASSOS QUE VÃO AJUDÁ-LO PARA SE CONHECER MELHOR E DESCOBRIR QUE VOCÊ REALMENTE É Descobrindo-se... Fácil é olhar à sua volta e descobrir o que há de

Leia mais

CONVERSA DE PSICÓLOGO CONVERSA DE PSICÓLOGO

CONVERSA DE PSICÓLOGO CONVERSA DE PSICÓLOGO Página 1 CONVERSA DE PSICÓLOGO Volume 03 - Edição 01 Agosto - 2013 Entrevistada: Renata Trovarelli Entrevistadora: Cintia C. B. M. da Rocha TEMA: RELACIOMENTO AMOROSO Psicóloga Comportamental, atualmente

Leia mais

A Psicologia de Vendas: Por Que as Pessoas Compram

A Psicologia de Vendas: Por Que as Pessoas Compram A Psicologia de Vendas: Por Que as Pessoas Compram Esquema de Palestra I. Por Que As Pessoas Compram A Abordagem da Caixa Preta A. Caixa preta os processos mentais internos que atravessamos ao tomar uma

Leia mais

LÍDER COACH Obtenha excelência em sua vida pessoal e profissional

LÍDER COACH Obtenha excelência em sua vida pessoal e profissional LÍDER COACH Obtenha excelência em sua vida pessoal e profissional Ao investir em pessoas o seu resultado é garantido! Tenha ganhos significativos em sua gestão pessoal e profissional com o treinamento

Leia mais

Resiliência. Ana Paula Alcantara Maio de 2013. 4º CAFÉ DA GESTÃO Seplag/TJCE

Resiliência. Ana Paula Alcantara Maio de 2013. 4º CAFÉ DA GESTÃO Seplag/TJCE Resiliência Conceito Emprestado pela física à psicologia do trabalho, a resiliência é a capacidade de resistir às adversidades e reagir diante de uma nova situação. O conceito de resiliência tem origem

Leia mais

MADRINA-Desenvolvimento Infantil e Parental 1

MADRINA-Desenvolvimento Infantil e Parental 1 MADRINA-Desenvolvimento Infantil e Parental 1 PROJETO MEU TEMPO DE CRIANÇA Missão Visão Valores Colaborar com a importante tarefa de educar as crianças, nesse momento único de suas jovens vidas, onde os

Leia mais

Toyota Way. FDEABrandão. (Fonte de Força Competitiva da Toyota) Antes de você dizer que não consegue fazer alguma coisa, experimente!

Toyota Way. FDEABrandão. (Fonte de Força Competitiva da Toyota) Antes de você dizer que não consegue fazer alguma coisa, experimente! (Fonte de Força Competitiva da Toyota) Antes de você dizer que não consegue fazer alguma coisa, experimente! Sakichi Toyoda - Fundador do grupo TOYOTA. (Fonte de Força Competitiva da Toyota) O é um Ideal,

Leia mais

COACHING. Imagem Evolução do Coaching por Coach Douglas Ferreira. Veja um pouco de sua evolução.

COACHING. Imagem Evolução do Coaching por Coach Douglas Ferreira. Veja um pouco de sua evolução. Faculdade Tecnologia Senac. Goiania,29 de maio de 2014. Nome: Thiago Pereira Profº Itair Pereira da Silva GTI 1 - Matutino COACHING O Coaching é um processo, com início, meio e fim, definido em comum acordo

Leia mais

Coaching e Mentoring

Coaching e Mentoring Coaching e Mentoring Prof. MBA de Gestão Estratégica de Pessoas Mentoring/ Coaching / Counseling Mentoring Coaching Counseling Aconselhamento de Carreira. Realizado em médio e longo prazos. Planejamento

Leia mais

Mais que um Negócio, a Profissão dos seus Sonhos

Mais que um Negócio, a Profissão dos seus Sonhos Mais que um Negócio, a Profissão dos seus Sonhos Erros e Dicas para Vender seus Serviços MElina Kunifas 2010 WWW. M E L I N A K U N I F A S. C O M Caro leitor, este livreto tem o propósito de educar e

Leia mais