MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO CONSELHO SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DO EXÉRCITO PLANO ESTRATÉGICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO CONSELHO SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DO EXÉRCITO PLANO ESTRATÉGICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO"

Transcrição

1 MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO CONSELHO SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DO EXÉRCITO PLANO ESTRATÉGICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1. FINALIDADE O Plano Estratégico de Tecnologia da Informação (PETI) tem a finalidade de orientar a consecução dos Objetivos Estratégicos de Tecnologia da Informação (OETI), definidos na Concepção Estratégica de Tecnologia da Informação (CETI) e alinhados com o Sistema de Planejamento do Exército (SIPLEx), por meio do estabelecimento das Estratégias de Tecnologia da Informação (TI), Ações Estratégicas, atividades planejadas e metas para as Organizações Militares do Exército Brasileiro (EB). 2. REFERÊNCIAS a. Constituição da República Federativa do Brasil b. Lei nº 8.666, de 21 JUN 93 - Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. c. Lei nº 9.609, de 19 FEV 98 - Dispõe sobre a proteção da propriedade intelectual de programa de computador, sua comercialização no País, e dá outras providências. d. Lei nº , de 17 JUL 02 - Institui, no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, nos termos do art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, modalidade de licitação denominada pregão, para aquisição de bens e serviços comuns, e dá outras providências. e. Decreto nº 8.135, de 04 NOV 13 - Dispõe sobre as comunicações de dados da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e sobre a dispensa de licitação nas contratações que possam comprometer a segurança nacional. ( Plano Estratégico de Tecnologia da Informação do Exército Brasileiro Fl 1/27)

2 f. Decreto Legislativo nº 373, de 26 SET 13 - Aprova a Estratégia Nacional de Defesa. g. Diretriz Ministerial nº 0014, de 09 NOV 09 - Integração e Coordenação dos Setores Estratégicos da Defesa. h. Portaria Normativa nº 3.389/MD, de 21 DEZ 12 Política Cibernética de Defesa. i. Estratégia Geral de Tecnologia da Informação do SISP (Sistema de Administração de Recursos do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão) - EGTI j. Instrução Normativa do GSI nº 1, de 13 JUN 08 Disciplina a gestão da segurança da informação e comunicações na Administração Pública Federal, direta e indireta e dá outras providências. k. Instrução Normativa MP/SLTI nº 04 (IN 04), de 12 NOV 10, modificada pela IN nº 02, de 14 FEV 12 Dispõe sobre o processo de contratação de Soluções de Tecnologia da Informação pelos órgãos integrantes do Sistema de Administração dos Recursos (SISP) do Poder Executivo Federal. l. Levantamento de 2012 Glossário - Secretaria de Fiscalização de Tecnologia da Informação. m. Associação Brasileira de Normas Técnicas - NBR ISO/IEC n. Diretriz do Comandante do Exército Brasileiro o. Portaria nº 1253-Cmt Ex, de 05 DEZ 13 Aprova a Concepção de Transformação do Exército e dá outras providências. p. Portaria nº 220-Cmt Ex, de 20 ABR 07 - Estabelece o Sistema de Excelência do Exército Brasileiro (SE-EB), em continuidade ao Programa de Excelência Gerencial (PEG-EB) e dá outras providências. q. Portaria nº 445-Cmt Ex, de 14 JUN 10 - Aprova a Diretriz Estratégica Organizadora do Sistema de Informação do Exército e dá outras providências. r. Portaria nº 004-Res, de 22 JUL 10 - Aprova a Diretriz de Implantação do Setor Cibernético no EB. s. Portaria nº 1265-Cmt Ex, de 11 DEZ 13 Aprova o Plano Estratégico do Exército t. Portaria nº 352-Cmt Ex, de 20 Maio 13 Aprova o Regulamento do Conselho Superior de Tecnologia da Informação (CONTIEx) (EB10-R )-1ª Edição- e dá outras providências. u. Portaria N º 974-Cmt Ex, de 02 OUT 13 Altera dispositivos do Regulamento do Conselho Superior de Tecnologia da Informação do Exército (CONTIEx) e dá outras providências. v. Portaria nº Cmt Ex, de 25 JUN 13 Instruções Gerais do Ciclo de Vida de Software do Exército Brasileiro EB10-IG ( Plano Estratégico de Tecnologia da Informação do Exército Brasileiro Fl 2/27)

3 w. Portaria nº 075-EME, de 10 JUN 10 - Aprova a Diretriz para Implantação do Processo de Transformação do Exército Brasileiro. x Portaria nº 129-EME, de 27 AGO 12 - Aprova a Diretriz para Cursos e Estágios em Estabelecimentos de Ensino Civis Nacionais e revoga a Portaria nº 130-EME, de 16 SET 11. y. Portaria nº 250-EME, de 23 DEZ 13 - Aprova a Metodologia da Sistemática de Planejamento do Exército (SIPLEx). z. Portaria nº 026-, de 31 MAR 06 Aprova as Instruções Reguladoras para Emprego Sistêmico da Informática do Exército IREMSI (IR 13-07). aa. Portaria nº 055-, de 11 OUT 13 Constitui o Grupo de Trabalho (GT) para propor a organização da Base Administrativa do Polo de Tecnologia da Informação (PTI) do Exército Brasileiro no Setor Militar Urbano, o QCP, o programa de necessidades para o projeto executivo de sua sede e o cronograma de sua implantação. bb. Portaria nº 056-, de 11 OUT 13 Constitui o Grupo de Trabalho (GT) para estudar e propor a formalização da criação do Polo de Tecnologia da Informação (PTI) do Exército Brasileiro no Setor Militar Urbano, bem como seu regime de funcionamento. cc. Diretriz de Planejamento e Execução de Logística de Telemática para 2013/2014-, de 08 JUL 13. dd. Information Technology Governance Institute. Control Objectives for Information and related Technology (CobiT 5.0). ( Plano Estratégico de Tecnologia da Informação do Exército Brasileiro Fl 3/27)

4 3. CONSIDERAÇÕES INICIAIS O PETI constitui-se em um instrumento para o exercício da, por meio do qual o Comando do Exército direciona as ações e investimentos na área, com vistas à consecução dos objetivos organizacionais. É um processo gerencial de identificação, organização e priorização dos recursos necessários para apoiar o EB na execução do Plano Estratégico do Exército (x). O PETI identifica as oportunidades de soluções para aprimorar as atividades desenvolvidas pelo Exército, proporcionando melhores condições para a realização de uma gestão efetiva dos recursos disponíveis. É um instrumento de planejamento e gestão dos recursos e processos, com vistas a orientar o atendimento de necessidades tecnológicas e de informação da Instituição, especialmente quanto ao Processo de Transformação do EB. O Conselho Superior de Tecnologia da Informação do Exército (CONTIEx), conforme estabelecido em seu regulamento, determinou ao Comitê Técnico de Tecnologia da Informação (COMTEC-TI) a elaboração do PETI, recomendando o seu permanente alinhamento ao x. Como base para a elaboração do PETI, foi formulada a Concepção Estratégica de Tecnologia da Informação (CETI), delineada pela Visão de Futuro da TI no EB, pelos Objetivos Estratégicos (OETI) e pelas orientações estratégicas. O PETI indica as atividades planejadas prioritárias e suas respectivas metas e prazos, bem como as OM responsáveis pela execução. Adicionalmente, caso essas OM responsáveis venham a identificar a necessidade de realização de outras atividades, além das planejadas no PETI, poderão submeter ao CONTIEx, por meio do COMTEC-TI, para que constem da atualização anual do PETI. Os prazos estabelecidos são desejáveis, podendo sofrer reajustes em função dos recursos disponíveis. O PETI indica, ainda, os Projetos Estratégicos do Exército () responsáveis pelo financiamento das referidas atividades. Por fim, o PETI deve ser a base para a elaboração dos Planos Diretores de Tecnologia da Informação (PDTI) do EME, dos ODS, dos C Mil A e dos OADI. Estes Órgãos e G Cmdo devem orientar a elaboração e verificar a execução dos PDTI das suas OM subordinadas. ( Plano Estratégico de Tecnologia da Informação do Exército Brasileiro Fl 4/27)

5 4. OBJETIVOS ESTRATÉGICOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (OETI) Estratégias 1.1 Expansão e aprimoramento da infraestrutura. OETI 01: APRIMORAR AS SOLUÇÕES E SERVIÇOS DE TI EM ATENDIMENTO ÀS NECESSIDADES DO EXÉRCITO Ações Estratégicas Aperfeiçoar a infraestrutura das redes corporativas do Exército Modernizar as instalações dos CTA/CT Implantar, modernizar e/ou ampliar a infraestrutura de hospedagem de sistemas no CITEx e nos CTA/CT. a. Prosseguir na implementação do Plano de Expansão da Rede de Dados Corporativa do Exército (EBNet). b. Prosseguir na atualização tecnológica da Rede Rádio Fixa Principal (RRFP) e da Rede Rádio Fixa Secundária (RRFS). a. Transformar o 41º CT (Belém-PA) em 8º CTA. b. Construir a nova sede do 1º CTA (Porto Alegre-RS). a. Implantar o novo datacenter do Exército. b. Prosseguir na implantação do datacenter de contingência do EB, no 7º CTA (Brasília-DF). c. Implantar ou expandir datacenters nos CTA/CT. d. Implantar a Nuvem Privada do Exército (EBCloud). 100% do Plano implementado implantação do Plano 100% da RRFP e RRFS atualizados execução do Pjt Transformação concluída execução do Pjt Nova sede construída execução do Pjt Implantação concluída execução do Pjt Implantação concluída implantação do Pjt Datacenters implantados Qnt de CTA/CT com ou expandidos em todos implantação/expansão os CTA/CT concluída 2018 Máximo de 12 Nuvem implantada e em funcionamento execução do Pjt Responsáveis EME DEC /DEC ( Plano Estratégico de Tecnologia da Informação do Exército Brasileiro Fl 5/27)

6 Estratégias 1.2 Aprimoramento e implantação dos sistemas corporativos do Exército. OETI 01: APRIMORAR AS SOLUÇÕES E SERVIÇOS DE TI EM ATENDIMENTO ÀS NECESSIDADES DO EXÉRCITO Ações Estratégicas Responsáveis Aperfeiçoar os sistemas corporativos informatizados e a Base de Dados Corporativa do EB (EBCorp). a. Elaborar Plano para a manutenção e a modernização dos sistemas corporativos informatizados. b. Concluir o Projeto de Unificação da EBCorp. c. Implementar o Projeto de Qualidade de Dados da EBCorp. d. Elaborar metodologia para a manutenção dos sistemas corporativos do EB. e. Elaborar metodologia para a hospedagem dos sistemas corporativos do EB, que entrarão em produção. f. Implementar o Programa de migração dos sistemas corporativos do DGP para o CITEX. g. Concluir o desenvolvimento do Sistema Informatizado de Gestão Arquivística e Documental do Exército (SIGADEx/SPED). h. Atualizar o Sistema de Legislação Ostensiva do Exército (SISLEG). i. Modernizar o Sistema de Material do Exército (SIMATEX). j. Aperfeiçoar o Sistema de Cadastramento de Pessoal do Exército (SICAPEX). k. Aperfeiçoar o Sistema de informações Gerenciais e Acompanhamento Orçamentário (SIGA). Plano aprovado Aprovação do Plano Projeto concluído 2014 (Exec/Plj) x 100 Projeto concluído Metodologia Implementação da Elaborada metodologia Metodologia Implementação da implementada metodologia Programa execução implementado do Programa SIGADEx/SPED desenvolvido SISLEG atualizado SIMATEX modernizado SICAPEX aperfeiçoado SIGA aperfeiçoado execução do Sistema 2014 (Exec/Plj) x 100 /COLOG /DGP SEF EE A Dimensão Humana da Força SEF ( Plano Estratégico de Tecnologia da Informação do Exército Brasileiro Fl 6/27)

7 OETI 01: APRIMORAR AS SOLUÇÕES E SERVIÇOS DE TI EM ATENDIMENTO ÀS NECESSIDADES DO EXÉRCITO Estratégias Ações Estratégicas Responsáveis 1.2 Aprimoramento e implantação dos sistemas corporativos do Exército Aperfeiçoar os sistemas corporativos informatizados e a Base de Dados Corporativa do EB (EBCorp). l. Aperfeiçoar o Sistema Gerencial de Custos (SISCUSTOS). m. Ativar a Divisão de Manutenção de Sistemas do CDS. n. Concluir a ativação da Divisão de Comando e Controle do CDS. SISCUSTOS aperfeiçoado 2014 (Exec/Plj) x 100 Completamento dos cargos previstos em QCP execução do Sistema SEF SEF Completamento dos cargos previstos em QCP EME// DGP EME// DGP ( Plano Estratégico de Tecnologia da Informação do Exército Brasileiro Fl 7/27)

8 Estratégias 1.2 Aprimoramento e implantação dos sistemas corporativos do Exército. 1.3 Apoio aos Projetos Estratégicos do Exército (). OETI 01: APRIMORAR AS SOLUÇÕES E SERVIÇOS DE TI EM ATENDIMENTO ÀS NECESSIDADES DO EXÉRCITO Ações Estratégicas Prosseguir na implantação dos sistemas corporativos do EB Proporcionar soluções e serviços aos indutores Proporcionar soluções e serviços aos estruturantes. a. Implementar o Projeto do novo Sistema de Correio Eletrônico do Exército (SCEB). b. Prosseguir na implementação o Sistema Integrado de Gestão (SIG). c. Implementar o Serviço de Inativos e Pensionistas do Exército Brasileiro via Web (SIPWEB). d. Prosseguir na implantação do Sistema de Pagamento de Pessoal (SIPPES). a. Conforme os. a. Implantar o Aplicativo de Gestão Hospitalar do Exército Brasileiro (AGHEB). b. Apoiar a implantação do Sistema de Saúde Operacional. c. Apoiar a implementação do Sistema de Informações Hospitalares (SIH) na rede de hospitais do Exército. d. Apoiar a implantação do Ambiente Virtual de Educação e Cultura. SCEB implementado SIG implementado SIPWEB implementado SIPPES implantado em todos os níveis 2014 (Exec/Plj) x 100 Conforme os Percentual das Nec em TI atendidas 2022 (Exec/Plj) x 100 Aplicativo implantado implantação do AGHEB 100% das Nec em TI Percentual das Nec atendidas em TI atendidas 2020 (Exec/Plj) x % das Nec em TI Percentual das Nec atendidas em TI atendidas 2020 (Exec/Plj) x % das Nec em TI Percentual das Nec atendidas em TI atendidas Responsáveis EME/ DGP/ Gestão e Inovação A Dimensão Humana da Força execução do Projeto SEF SEF Gerente do / EME/ DGP/ DECEX/ A Dimensão Humana da Força Nova Educação e Cultura ( Plano Estratégico de Tecnologia da Informação do Exército Brasileiro Fl 8/27)

9 Estratégias de TI 1.3 Apoio aos Projetos Estratégicos do Exército (). 1.4 Aprimoramento e ampliação da produção de geoinformação. OETI 01: APRIMORAR AS SOLUÇÕES E SERVIÇOS DE TI EM ATENDIMENTO ÀS NECESSIDADES DO EXÉRCITO Ações Estratégicas Proporcionar soluções e serviços aos estruturantes Aperfeiçoar a Cartografia Sistemática Terrestre Básica e o Sistema de Imagens e Informações Geográficas do Exército (SIMAGEx) Aperfeiçoar os Sistemas de Informações Geográficas (SIG) de interesse do EB. e. Apoiar a implantação do Novo Sistema de Doutrina Militar Terrestre (SI- DOMT). f. Apoiar a implantação do Sistema de Informações Logísticas. g. Apoiar a implantação do Sistema Integrado de Gestão Logística. a. Aperfeiçoar a produção de geoinformação básica, por meio da elaboração/aperfeiçoamento das especificações técnicas e metodologias. b. Incrementar a produção de geoinformação básica nas áreas de interesse da Força Terrestre. c. Aperfeiçoar e ampliar o SIMAGEx. a. Aperfeiçoar o Banco de Dados Geográficos do Exército (BDGEx) e o SIG para ambiente web denominado SIG Web (SIG do BDGEx). b. Aperfeiçoar o SIG para ambiente desktop denominado SIG Desktop. Nec em TI atendidas aplicação da TI Nec em TI atendidas Nec em TI atendidas Nec em TI atendidas Nec em TI atendidas 2020 (Exec/Plj) x 100 Percentual das especificações técnicas e 100% das especificações técnicas e metodologias metodologias elaboradas/aperfeiçoadas elaboradas/aperfeiçoadas Atendimento de 100% das Nec F Ter Exec das Nec da F Ter 2022 (Exec/Nec F Ter) x 100 SIMAGEx aprimorado execução do e ampliado Projeto BDGEx/SIG Web aprimorado execução do Projeto SIG Desktop aprimorado Responsáveis EME/ COLOG/ Novo SIDOMT Nova Logística Militar ( Plano Estratégico de Tecnologia da Informação do Exército Brasileiro Fl 9/27)

10 OETI 02: AMPLIAR A CAPACIDADE DE COMUNICAÇÕES, COMANDO E CONTROLE E DE GUERRA ELETRÔNICA DA FORÇA TERRESTRE E DO SC2Ex Estratégias de Ações Estratégicas Responsável TI Prazo Fórmula 2.1 Aprimoramento da infraestrutura de comunicações, comando e controle e de guerra eletrônica da F Ter e do SC2Ex. 2.2 Aprimoramento da estrutura de guerra eletrônica da F Ter Aperfeiçoar as normas e procedimentos para a manutenção, atualização e substituição dos recursos de TI em proveito da F Ter Aperfeiçoar o gerenciamento de rádiofrequências sob a gestão do EB Promover a atualização dos equipamentos de comunicações, comando e controle e de guerra eletrônica da F Ter e do SC2Ex Aprimorar a capacidade do SIGELEX. a. Atualizar as normas de logística de material de comunicações e em proveito da F Ter. a. Atualizar as normas de gestão de rádio-frequências sob a gestão do EB. a. Executar a atualização (modernização e aquisição) dos equipamentos de comunicações, comando e controle e de guerra eletrônica da F Ter e do SC2Ex. a. Promover a atualização dos equipamentos da guerra eletrônica da F Ter. b. Executar a atualização (modernização e aquisição) dos equipamentos da guerra eletrônica da F Ter. 100% das normas atualizadas Percentual das normas atualizadas 2016 (Qnt Atlz/Qnt Exis) x % das normas atualizadas Percentual das normas atualizadas 2014 (Qnt Atlz/Qnt Exis) x % dos equipamentos atualizados Percentual Eqp atualizados 2022 (Qnt Atlz/Qnt Exis) x 100 EME/ EME/ RECOP e 100% das necessidades atendidas Percentual Eqp atualizados EME/ RECOP 2018 (Qnt Atlz/Qnt Exis) x % das necessidades Percentual Eqp atendidas atualizados EME/ RECOP 2018 (Qnt Atlz/Qnt Exis) x 100 ( Plano Estratégico de Tecnologia da Informação do Exército Brasileiro Fl 10/27)

11 OETI 02: AMPLIAR A CAPACIDADE DE COMUNICAÇÕES, COMANDO E CONTROLE E DE GUERRA ELETRÔNICA DA FORÇA TERRESTRE E DO SC2Ex Estratégias de Ações Estratégicas Responsável TI Prazo Fórmula Nova sede construída 100% de execução do a. Construir a nova sede da Escola de Projeto Comunicações (EsCom). 2.3 Aprimoramento das estruturas de capacitação e de preparo e emprego operacional Criar modernas estruturas de capacitação e de preparo e emprego operacional voltadas para as atividades de defesa e guerra cibernética Aumentar a capacidade de obtenção da consciência. situacional do SC2FTer. b. Ampliar as instalações do Centro de Instrução de Guerra Eletrônica (CIGE). c. Implantar o 1º Batalhão de Guerra Eletrônica (1º BGE). a. Homologar o sistema informatizado C2Cmb. b. Atualizar as Normas de desenvolvimento e emprego do sistema informatizado C2Cmb. c. Modernizar o sistema informatizado C2Cmb. d. Ampliar a Divisão de Comando e Controle do CDS. Ampliação concluída 100% de execução do Projeto 1º BGE implantado 100% de execução do Projeto C2Cmb Homologado Normas Atualizadas Normas Atualizadas C2Cmb Modernizado execução do Projeto Dobrar o quantitativo de execução cargos no QCP do Projeto DEC/ EME/ EME// DGP Defesa Cibernética RECOP ( Plano Estratégico de Tecnologia da Informação do Exército Brasileiro Fl 11/27)

12 OETI 02: AMPLIAR A CAPACIDADE DE COMUNICAÇÕES, COMANDO E CONTROLE E DE GUERRA ELETRÔNICA DA FORÇA TERRESTRE E DO SC2Ex Estratégias de TI Ações Estratégicas Prazo Fórmula Responsável 2.4 Desenvolvimento das capacidades de sensoriamento e de apoio à decisão Implantar o Sistema de Sensoriamento e Apoio à Decisão do Projeto Piloto do SISFRON. a. Implantar o Sistema de Sensoriamento e Apoio à Decisão do Projeto Piloto do SISFRON na área de responsabilidade da 4ª Bda C Mec. b. Implantar a 2ª Fase do Sistema de Sensoriamento e Apoio à Decisão na área de responsabilidade da 18ª Bda Inf Fron, 13ª Bda Inf Mtz, 17ª Bda Inf Sl e 15ª Bda Inf Mec. c. Implantar o radar de vigilância aérea de baixa altura e os Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas, de Geoinformação e de Aeróstatos no SISFRON. Implantação concluída Implantação concluída 2022 (Exec/Plj) x 100 Implantação concluída DGP /COLOG 2022 (Exec/Plj) x 100 SISFRON ( Plano Estratégico de Tecnologia da Informação do Exército Brasileiro Fl 12/27)

13 Estratégias 3.1Implantação do Setor Cibernético no EB. OETI 03: AMPLIAR A CAPACIDADE DE ATUAÇÃO NO ESPAÇO CIBERNÉTICO Ações Estratégicas Aperfeiçoar a estrutura organizacional do Centro de Defesa Cibernética (CDCiber) Disseminar medidas de salvaguarda, gerar capacidades e desenvolver doutrina de segurança da informação e comunicações (SIC), e ampliar e/ou adequar o arcabouço normativo, no âmbito do MD Promover a interação com projetos em desenvolvimento nas outras Forças, no MD, nas instituições civis, privadas, nacionais e internacionais Implementar a estrutura de apoio tecnológico para atender às necessidades do setor Produzir os conhecimentos necessários à atividade de inteligência para o Exército. a. Concluir a construção da nova sede do CDCiber com capacidade para evoluir para o Comando de Defesa Cibernética das Forças Armadas. b. Adequar a estrutura organizacional do CDCiber, considerando sua evolução para um Comando de Defesa Cibernética. a. Elaborar processos de capacitação e sensibilização do pessoal do EB em SIC. b. Elaborar normas, regulamentos e manuais visando a salvaguarda, desenvolvimento de doutrina e ampliação e/ou adequação do arcabouço normativo no âmbito do MD. a. Criar estrutura com capacidade de promover a interação e integração dos projetos desenvolvidos nas demais FA, no MD e nas instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais. a. Prosseguir na implantação do Projeto Estrutura de Apoio Tecnológico e Desenvolvimento de Sistemas. a. Desenvolver ferramentas de produção e gestão do conhecimento em apoio ao processo decisório. Nova sede construída Adequação concluída 100% dos processos implementados % do Projeto implementado Qnt de processos implementados Soma dos processos implementados Estrutura criada 100% do Projeto implementado Percentual das 100% das ferramentas ferramentas planejadas no Projeto desenvolvidas 2016 (Dsv/Plj) x 100 Responsáveis DEC EME/ /CIE Defesa Cibernética 3.2Desenvolvimento da capacidade de atuar em rede Desenvolver capacidade de enfrentamento das ameaças cibernéticas no âmbito do SC2Ex. a. Criar e/ou desenvolver processos, ferramentas e conhecimentos necessários ao enfrentamento das ameaças cibernéticas no âmbito do SC2Ex que satisfaçam as diretrizes contidas na Política Cibernética de Defesa. 100% dos Processos implantados ( Plano Estratégico de Tecnologia da Informação do Exército Brasileiro Fl 13/27)

14 Estratégias 3.3 Aprimoramento do Setor Cibernético na Defesa. OETI 03: AMPLIAR A CAPACIDADE DE ATUAÇÃO NO ESPAÇO CIBERNÉTICO Ações Estratégicas Coordenar e integrar os a. Criar Grupo de Trabalho com Grupo de Trabalho projetos em desenvolvimento capacidade de promover a interação e -- criado integração dos projetos desenvolvidos nas Forças Armadas no setor nas Forças Armadas no setor cibernético. cibernético Desenvolver a capacidade operacional conjunta de atuar no espaço cibernético Ampliar e aprimorar a capacidade operacional tática de atuar no espaço cibernético Contribuir com a interoperabilidade nas comunicações das Forças Armadas. a. Adequar a estrutura organizacional do CDCiber, permitindo a sua evolução para o Comando de Defesa Cibernética das Forças Armadas. b. Capacitar os recursos humanos para as operações conjuntas. c. Implementar o Instituto de Defesa Cibernética, planejando sua evolução para a Escola Nacional de Defesa Cibernética. a. Prosseguir na consecução e ampliação dos cursos de Defesa e Guerra Cibernética. a. Desenvolver o Rádio Definido por Software RDS (Projeto Conjunto EMCFA). b. Prosseguir no apoio ao desenvolvimento do Sistema Tático de Enlace de Dados (SISTED). Adequação concluída Responsáveis EME / Capacitação concluída Quantidade de militares capacitados DECEX / 2016 Somatório dos COTER / militares capacitados Criação do Instituto concluída 2014 (Exec/Plj) x % do Projeto implementado Equipamento pronto para uso 2022 (Exec/Plj) x % do Projeto implementado Defesa Cibernética ( Plano Estratégico de Tecnologia da Informação do Exército Brasileiro Fl 14/27)

15 Estratégias 3.4 Garantia da segurança da infraestrutura e das informações. OETI 03: AMPLIAR A CAPACIDADE DE ATUAÇÃO NO ESPAÇO CIBERNÉTICO Ações Estratégicas 100% do Projeto a. Prosseguir na implantação do Projeto implantado AC-DEFESA Aprimorar a infraestrutura e medidas de Segurança da Informação e Comunicações (SIC) Aperfeiçoar a proteção das Infraestruturas Críticas da Informação (ICI). b. Implantar o serviço de certificação da AC-DEFESA para as Forças Armadas. c. Prosseguir na implantação do Projeto Planejamento e Execução da Segurança Cibernética (Projeto Escudo Cibernético ). a. Mapear as Infraestruturas Críticas da Informação no âmbito do EB e submetê-las a Processo de Gestão de Risco. Serviço operacional Percentual dos Qt usuários efetivos / Qt usuários planejados 100% do Projeto implantado 100% das Infraestruturas Críticas mapeadas e submetidas ao Processo de Gestão de Risco Percentual das estruturas mapeadas e submetidas à análise Responsáveis Defesa Cibernética ( Plano Estratégico de Tecnologia da Informação do Exército Brasileiro Fl 15/27)

16 Estratégias 4.1 Estruturação da autoridade organizacional para a da TI. 4.2 Aprimoramento do nível de maturidade em da TI. OETI 04: APRIMORAR A GOVERNANÇA DA TI Ações Estratégicas Responsáveis Implantar políticas de TI Estruturar os mecanismos de avaliação, direcionamento e monitoramento Promover a cultura de da TI no âmbito do EB Adotar as melhores práticas metodológicas. a. Implementar o Plano Estratégico de Tecnologia da Informação (PETI). b. Revisar e atualizar a legislação no âmbito do EB. a. Instituir os Comitês Gestores (CGTI) nos ODG, ODS e C Mil A. b. Implementar os Planos Diretores de Tecnologia da Informação (PDTI). c. Implantar o Plano Interno de Trabalho Anual de Tecnologia da Informação do Exército. d. Implantar um sistema de medição do desempenho organizacional na área. a. Difundir conceitos de de TI nos estabelecimentos de ensino. b. Atingir o nível aprimorado no Índice de (IGovTI), adotado pelo TCU. a. Implementar o Projeto de TI. b. Adquirir soluções para o aprimoramento da. PETI aprovado Aprovação e publicação % da legislação em Percentual da vigor atualizada legislação em vigor 2015 (Qnt Atlz/Qnt Nec)x % dos ODG, ODS OM com e C Mil A com CGTI CGTI instituídos instituídos 2014 (Qnt OK/Qnt OM) x % das OM com OM com PDTI implementados PDTI implementado 2014 (Qnt OK/Qnt OM)x100 Plano implantado Implantação do Plano % Sistema implantado Difusão no IME, AMAN, Quantidade de EE com ESAO, ECEME, o tema abordado ESFCEX e EsSEx 2015 Soma dos EE (Max 6) IGovTI aprimorado no Comando do Exército, EME e ODS Nr órgãos com IGovTI definido 2014 Soma (Max 9) 100% do Projeto implementado 100% do Projeto implementado ( Plano Estratégico de Tecnologia da Informação do Exército Brasileiro Fl 16/27) CONTIEX/ EME EME/ EME/ODS/C Mil A/ OADI EME/ODS/ C Mil A/ OADI /DECEX EME/ODS EME/ EME/ da TI

17 OETI 05: APRIMORAR A GESTÃO DA TI EM TODOS OS NÍVEIS Estratégias Ações Estratégicas Responsáveis 5.1 Aprimoramento da qualidade da Gestão da TI no EB Aperfeiçoar a Estrutura de Gestão da TI no EB Adotar as melhores práticas metodológicas. a. Implantar o Polo em Brasília- DF. b. Construir as novas instalações das OM que integrarão o futuro Polo (CDCiber, CDS, DSG e B Adm). c. Mapear e integrar os processos de gestão na área. a. Aperfeiçoar a metodologia de gestão da TI. b. Desenvolver e implantar sistema para apoiar a gestão da TI. c. Desenvolver e implantar o portfólio de aplicações. d. Incrementar a disseminação do catálogo de serviços prestados pelo Sistema de Telemática do Exército. e. Aperfeiçoar o controle e a integração da Gestão de Portfólio de Projetos de TI. Projeto concluído Polo implantado execução do Projeto 2020 (Exec/Plj) x 100 Instalações Qnt instalações construídas construídas 2019 Soma (Max 4) 100% dos processos de gestão mapeados e processos mapeados e integrados integrados Metodologia execução aperfeiçoada do Projeto Sistema implantado execução do Projeto 2020 (Exec/Plj) x 100 Portfólio de execução aplicações do Projeto implantado Catálogo de serviços disseminado a 100% OM OM atingidas 2014 (Qnt OK/Qnt OM)x100 execução do Projeto Controle e integração aprimorados EME/ DEC Defesa Cibernética ( Plano Estratégico de Tecnologia da Informação do Exército Brasileiro Fl 17/27)

18 Estratégias 5.1 Aprimoramento da qualidade da Gestão da TI no EB. Ações Estratégicas Difundir a cultura de Gestão da TI, no âmbito do EB. OETI 05: APRIMORAR A GESTÃO DA TI EM TODOS OS NÍVEIS a. Difundir conceitos de Gestão da TI nos estabelecimentos de ensino. b. Difundir conceitos de Gestão da TI via ensino à distância (EAD). c. Realizar palestras de orientação técnica nas sedes de C Mil A e de RM. d. Realizar visitas de orientação técnica às OM EB. e. Editar cartilhas de orientação técnica, na área, para difusão a todas OM do EB. Difusão no IME, AMAN, ESAO, ECEME, EsFCEx, Quantidade de EE com o EsSEx, EsSA, EASA, tema abordado CIAvEx, EsLog e EsCom 2015 Soma dos EE (Max 9) EAD implantado Qnt Alu matriculados 2015 Soma Alu matriculados 100% das sedes visitadas Nr de G Cmdo visitados 2015 Soma G Cmdo (Max 12) 25% das OM EB OM EB visitadas/ano visitadas/ano 2015 (Qnt OK/Qnt OM) x 100 Cartilha de Orientação Técnica editada e difundida a todas as OM EB OM EB alcançadas 2014 (Qnt OK/Qnt OM) x 100 Responsáveis / DECEX/ ( Plano Estratégico de Tecnologia da Informação do Exército Brasileiro Fl 18/27)

19 Estratégias 5.2 Aprimoramento da gestão orçamentária. Ações Estratégicas Aperfeiçoar o processo de planejamento orçamentário Aperfeiçoar o processo de execução orçamentária. OETI 05: APRIMORAR A GESTÃO DA TI EM TODOS OS NÍVEIS a. Atualizar as normas em vigor visando à otimização do processo de planejamento orçamentário na área de TI. b. Estabelecer processos específicos para o planejamento orçamentário na área. a. Atualizar as normas em vigor visando à otimização do processo de execução orçamentária na área e à adequação à legislação vigente na Administração Pública Federal. b. Estabelecer processos específicos para a execução orçamentária na área. c. Habilitar o pessoal envolvido na execução orçamentária, conforme os processos estabelecidos. 100% das normas atualizadas normas atualizadas 2014 (Qnt Atlz/Qnt Nec)x % dos processos identificados Percentual dos processos identificados 2016 (Qnt Estb/Qnt Idt)x % das normas atualizadas normas atualizadas 2014 (Qnt Atlz/Qnt Nec)x % dos processos identificados Percentual dos processos identificados 2014 (Qnt Estb/Qnt Idt)x % do pessoal envolvido na execução orçamentária 2014 Nr de pessoas habilitadas/ano Soma pessoas habilitadas Responsáveis EME/ SEF/ EME/ODS/ C Mil A/ OADI d. Aperfeiçoar os mecanismos de acompanhamento, controle e avaliação da execução orçamentária. 100% mecanismos aperfeiçoados Percentual dos mecanismos aperfeiçoados 2015 (Qnt OK/Qnt Nec) x 100 EME/SEF ( Plano Estratégico de Tecnologia da Informação do Exército Brasileiro Fl 19/27)

20 Estratégias 5.3 Aprimoramento da gestão da logística. Ações Estratégicas Aperfeiçoar a sistemática para a logística. OETI 05: APRIMORAR A GESTÃO DA TI EM TODOS OS NÍVEIS a. Atualizar as normas de logística de telemática. b. Prosseguir na implementação das Diretrizes de Logística de Telemática do. a. Avaliar o índice de implantação do Plano de Migração para software livre no âmbito do EB. 100% das normas de logística de material de telemática atualizadas Percentual das normas atualizadas 2016 (Qnt Atlz/Qnt Nec)x100 Diretrizes implementadas Implementação e divulgação das Diretrizes em todo o EB Avaliação concluída Índice de implantação 2014 ASD Responsáveis EME/ODS 5.3.2Atualizar os ativos do EB. b. Renovar o parque das OM. c.adequar as redes de voz e de dados das OM. 20% renovação/ano renovação/ano 2019 (Qnt OK/Qnt Plj)x100 20% adequação/ano adequação /ano 2019 (Qnt OK/Qnt Plj)x100 ( Plano Estratégico de Tecnologia da Informação do Exército Brasileiro Fl 20/27)

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 3ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 3ª REGIÃO Controle de Versões Autor da Solicitação: Subseção de Governança de TIC Email:dtic.governanca@trt3.jus.br Ramal: 7966 Versão Data Notas da Revisão 1 03.02.2015 Versão atualizada de acordo com os novos

Leia mais

Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2014-2016

Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2014-2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2014-2016 Versão 1.0 1 APRESENTAÇÃO O Planejamento

Leia mais

PORTARIA-TCU Nº 385, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2009 (Revogada) (Portaria - TCU nº 36, de 31/01/2011, BTCU nº 03, de 31/01/2011)

PORTARIA-TCU Nº 385, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2009 (Revogada) (Portaria - TCU nº 36, de 31/01/2011, BTCU nº 03, de 31/01/2011) PORTARIA-TCU Nº 385, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2009 (Revogada) (Portaria - TCU nº 36, de 31/01/2011, BTCU nº 03, de 31/01/2011) Dispõe sobre as competências da Secretaria de Infraestrutura de Tecnologia da

Leia mais

ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO PORTARIA Nº 017-EME, DE 8 DE MARÇO DE 2007.

ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO PORTARIA Nº 017-EME, DE 8 DE MARÇO DE 2007. ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO PORTARIA Nº 017-EME, DE 8 DE MARÇO DE 2007. Aprova as Normas para o Funcionamento do Sistema de Material do Exército (SIMATEX). O CHEFE DO ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO, no uso da competência

Leia mais

Anexo 7 Demandas oriundas das recomendações da Estratégia Geral de Tecnologia da Informação. Indicadores. Descrição 2011 2012

Anexo 7 Demandas oriundas das recomendações da Estratégia Geral de Tecnologia da Informação. Indicadores. Descrição 2011 2012 Plano Diretor Tecnologia da Informação 2012-2013 146 Anexo 7 Demandas oriundas das recomendações da Estratégia Geral Tecnologia da Informação Objetivos Objetivo 1 - Aprimorar a Gestão Pessoas TI (Cobit

Leia mais

RESOLUÇÃO - TCU Nº 247, de 7 de dezembro de 2011

RESOLUÇÃO - TCU Nº 247, de 7 de dezembro de 2011 RESOLUÇÃO - TCU Nº 247, de 7 de dezembro de 2011 Dispõe sobre a Política de Governança de Tecnologia da Informação do Tribunal de Contas da União (PGTI/TCU). O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO, no uso de suas

Leia mais

ANEXO À RESOLUÇÃO Nº /2010 REGIMENTO DA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

ANEXO À RESOLUÇÃO Nº /2010 REGIMENTO DA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ANEXO À RESOLUÇÃO Nº /2010 REGIMENTO DA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Art. 1º - A Diretoria de Tecnologia de Informação e Comunicação DTIC da Universidade FEDERAL DO ESTADO DO RIO

Leia mais

Atuação da Auditoria Interna na Avaliação da Gestão de Tecnologia da Informação

Atuação da Auditoria Interna na Avaliação da Gestão de Tecnologia da Informação Atuação da Auditoria Interna na Avaliação da Gestão de Tecnologia da Informação Emerson de Melo Brasília Novembro/2011 Principais Modelos de Referência para Auditoria de TI Como focar no negócio da Instituição

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PERÍODO 2012 A 2016 MANAUS/AM VERSÃO 1.0 1 Equipe de Elaboração João Luiz Cavalcante Ferreira Representante da Carlos Tiago Garantizado Representante

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇAO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA COMISSÃO DE ELABORAÇÃO DO PLANO DIRETOR DE TI

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇAO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA COMISSÃO DE ELABORAÇÃO DO PLANO DIRETOR DE TI MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇAO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA COMISSÃO DE ELABORAÇÃO DO PLANO DIRETOR DE TI Plano de Trabalho Elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação

Leia mais

Governança AMIGA. Para baixar o modelo de como fazer PDTI: www.microsoft.com/brasil/setorpublico/governanca/pdti

Governança AMIGA. Para baixar o modelo de como fazer PDTI: www.microsoft.com/brasil/setorpublico/governanca/pdti e d a id 4 m IN r fo a n m Co co M a n ua l Governança AMIGA Para baixar o modelo de como fazer PDTI: www.microsoft.com/brasil/setorpublico/governanca/pdti Um dos grandes desafios atuais da administração

Leia mais

Portaria Nr 026/DCT, 31 Mar 06 (IR 13-07) INSTRUÇÕES REGULADORAS PARA EMPREGO SISTÊMICO DA INFORMÁTICA NO EXÉRCITO BRASILEIRO IREMSI DAS GENERALIDADES

Portaria Nr 026/DCT, 31 Mar 06 (IR 13-07) INSTRUÇÕES REGULADORAS PARA EMPREGO SISTÊMICO DA INFORMÁTICA NO EXÉRCITO BRASILEIRO IREMSI DAS GENERALIDADES Portaria Nr 026/DCT, 31 Mar 06 (IR 13-07) INSTRUÇÕES REGULADORAS PARA EMPREGO SISTÊMICO DA INFORMÁTICA NO EXÉRCITO BRASILEIRO IREMSI DAS GENERALIDADES Art.1º As presentes intruções regulam a sistematização

Leia mais

CENTRO DE DEFESA CIBERNÉTICA

CENTRO DE DEFESA CIBERNÉTICA CENTRO DE DEFESA CIBERNÉTICA CENTRO DE DEFESA CIBERNÉTICA A Defesa Cibernética no Brasil: desafios e possibilidades de contribuição à segurança cibernética nacional. SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. POLÍTICA CIBERNÉTICA

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 66, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2012.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 66, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2012. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 66, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2012. Institui o Programa de Fortalecimento Institucional da ANAC. A DIRETORIA DA AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL - ANAC, no exercício das competências

Leia mais

Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação PDTI Plano Diretor de Tecnologia da Informação

Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação PDTI Plano Diretor de Tecnologia da Informação PDTI Plano Diretor de Tecnologia da Informação 1 Agenda Contexto SISP Planejamento de TI PDTI 2 SISP Sistema de Administração dos Recursos de Informação e Informática Decreto nº 1.048, de 21 de janeiro

Leia mais

FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃODE RECURSOS HUMANOS DA ANTT

FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃODE RECURSOS HUMANOS DA ANTT FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃODE RECURSOS HUMANOS DA ANTT Quadro de Servidores SITUAÇÃO 2008 2009 Abril 2010 CARGOS EFETIVOS (*) 429 752 860 Analista Administrativo 16 40 41 Especialista em Regulação 98 156 169

Leia mais

Gestão 2013-2017. Plano de Trabalho. Colaboração, Renovação e Integração. Eduardo Simões de Albuquerque Diretor

Gestão 2013-2017. Plano de Trabalho. Colaboração, Renovação e Integração. Eduardo Simões de Albuquerque Diretor Gestão 2013-2017 Plano de Trabalho Colaboração, Renovação e Integração Eduardo Simões de Albuquerque Diretor Goiânia, maio de 2013 Introdução Este documento tem por finalidade apresentar o Plano de Trabalho

Leia mais

Diretoria de Informática TCE/RN 2012 PDTI PLANO DIRETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Brivaldo Marinho - Consultor. Versão 1.0

Diretoria de Informática TCE/RN 2012 PDTI PLANO DIRETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Brivaldo Marinho - Consultor. Versão 1.0 TCE/RN 2012 PDTI PLANO DIRETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Brivaldo Marinho - Consultor Versão 1.0 CONTROLE DA DOCUMENTAÇÃO Elaboração Consultor Aprovação Diretoria de Informática Referência do Produto

Leia mais

RESULTADOS FINAIS DO ENCONTRO NACIONAL - ÁREA MEIO - ESTRATÉGIA NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO

RESULTADOS FINAIS DO ENCONTRO NACIONAL - ÁREA MEIO - ESTRATÉGIA NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO RESULTADOS FINAIS DO ENCONTRO NACIONAL - ÁREA MEIO - ESTRATÉGIA NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO SISTEMATIZAÇÃO DOS RESULTADOS Atendendo a solicitação do CNMP, o presente documento organiza os resultados

Leia mais

ANEXO I PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2014-2020

ANEXO I PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2014-2020 ANEXO I PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2014-2020 1 Missão 2 Exercer o controle externo da administração pública municipal, contribuindo para o seu aperfeiçoamento, em benefício da sociedade. Visão Ser reconhecida

Leia mais

Avaliação dos Resultados do Planejamento de TI anterior

Avaliação dos Resultados do Planejamento de TI anterior Avaliação dos Resultados do Planejamento de TI anterior O PDTI 2014 / 2015 contém um conjunto de necessidades, que se desdobram em metas e ações. As necessidades elencadas naquele documento foram agrupadas

Leia mais

Planejamento Estratégico de TIC

Planejamento Estratégico de TIC Planejamento Estratégico de TIC Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe 2010 a 2014 Versão 1.1 Sumário 2 Mapa Estratégico O mapa estratégico tem como premissa de mostrar a representação visual o Plano

Leia mais

Organização dos Estados Ibero-americanos. Para a Educação, a Ciência e a Cultura

Organização dos Estados Ibero-americanos. Para a Educação, a Ciência e a Cultura Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO 1. Projeto: Aprimoramento da sistemática de gestão

Leia mais

Planejamento Estratégico de TIC. da Justiça Militar do Estado. do Rio Grande do Sul

Planejamento Estratégico de TIC. da Justiça Militar do Estado. do Rio Grande do Sul Planejamento Estratégico de TIC da Justiça Militar do Estado do Rio Grande do Sul MAPA ESTRATÉGICO DE TIC DA JUSTIÇA MILITAR DO ESTADO (RS) MISSÃO: Gerar, manter e atualizar soluções tecnológicas eficazes,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 080/2014, DE 25 DE JUNHO DE 2014 CONSELHO UNIVERSITÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG

RESOLUÇÃO Nº 080/2014, DE 25 DE JUNHO DE 2014 CONSELHO UNIVERSITÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG RESOLUÇÃO Nº 080/2014, DE 25 DE JUNHO DE 2014 CONSELHO UNIVERSITÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG O Conselho Universitário da UNIFAL-MG, no uso de suas atribuições regimentais e estatutárias,

Leia mais

Reunião Comitê de TI. Acompanhamento do PDTI 08 de agosto de 2012

Reunião Comitê de TI. Acompanhamento do PDTI 08 de agosto de 2012 Reunião Comitê de TI Acompanhamento do PDTI 08 de agosto de 2012 Agenda Aprovação da Ata PDTI: Andamento do PDTI Apresentação de Novas Metas Definições/encaminhamentos sobre Metas Deliberações Assuntos

Leia mais

PDTI UFLA: Plano Diretor de Tecnologia da Informação Segundo Modelo de Referência da SLTI/MPOG

PDTI UFLA: Plano Diretor de Tecnologia da Informação Segundo Modelo de Referência da SLTI/MPOG PDTI UFLA: Plano Diretor de Tecnologia da Informação Segundo Modelo de Referência da SLTI/MPOG Forplad Regional Sudeste 22 de Maio de 2013 Erasmo Evangelista de Oliveira erasmo@dgti.ufla.br Diretor de

Leia mais

Proposta de Programa- Quadro de Ciência, Tecnologia e Inovação 2014-2018. L RECyT, 8.11.13

Proposta de Programa- Quadro de Ciência, Tecnologia e Inovação 2014-2018. L RECyT, 8.11.13 Proposta de Programa- Quadro de Ciência, Tecnologia e Inovação 2014-2018 L RECyT, 8.11.13 Delineamento do Programa - Quadro Fundamentação Geral Programa público, plurianual, voltado para o fortalecimento

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001, 10 de março de 2009. FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA GABINETE DO REITOR

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001, 10 de março de 2009. FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA GABINETE DO REITOR INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001, 10 de março de 2009. FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA GABINETE DO REITOR Dispõe sobre a Política de uso de Softwares Livres no âmbito da UDESC O REITOR da FUNDAÇÃO

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Contratação de consultoria pessoa física para serviços de preparação

Leia mais

Desenvolvimento de Novos Produtos e Serviços para a Área Social

Desenvolvimento de Novos Produtos e Serviços para a Área Social Programa 0465 SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO - INTERNET II Objetivo Incrementar o grau de inserção do País na sociedade de informação e conhecimento globalizados. Público Alvo Empresas, usuários e comunidade

Leia mais

ANEXO I A Estratégia de TIC do Poder Judiciário

ANEXO I A Estratégia de TIC do Poder Judiciário RESOLUÇÃO Nº 99, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2009 Dispõe sobre o Planejamento Estratégico de TIC no âmbito do Poder Judiciário e dá outras providências. ANEXO I A Estratégia de TIC do Poder Judiciário Planejamento

Leia mais

CONTAS CONTROLADAS. Sede do TCU em Brasília R I S K M A N A G E M E N T R E V I E W 1 9 DIVULGAÇÃO

CONTAS CONTROLADAS. Sede do TCU em Brasília R I S K M A N A G E M E N T R E V I E W 1 9 DIVULGAÇÃO CONTAS CONTROLADAS TCU adota modelo de governança de TI no ambiente interno alinhando com seu plano estratégico para realizar o controle externo das contas da União com maior eficiência COMO ÓRGÃO RESPONsável

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 883, DE 5 DE JULHO DE 2010

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 883, DE 5 DE JULHO DE 2010 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 883, DE 5 DE JULHO DE 2010 Regulamenta o Decreto nº 7.082, de 27 de janeiro de 2010, que institui o Programa Nacional de Reestruturação

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA GABINETE DO MINISTRO

MINISTÉRIO DA DEFESA GABINETE DO MINISTRO MINISTÉRIO DA DEFESA GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA N o 916/MD, DE 13 DE JUNHO DE 2008. Aprova a Diretriz para a Difusão e Implementação do Direito Internacional dos Conflitos Armados (DICA) nas

Leia mais

Organização dos Estados Ibero-americanos. Para a Educação, a Ciência e a Cultura

Organização dos Estados Ibero-americanos. Para a Educação, a Ciência e a Cultura Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO 1. Projeto: Aprimoramento da sistemática de gestão

Leia mais

AVALIAÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA DO QUADRO DE SERVIDORES DA COTEC

AVALIAÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA DO QUADRO DE SERVIDORES DA COTEC MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE DIRETORIA DE PLANEJAMENTO, ADMINISTRAÇÃO E LOGÍSTICA Coordenação-Geral de Administração e Tecnologia da Informação Coordenação

Leia mais

A IN/SLTI nº 04/2008 e Avaliação dos Resultados Análise de Pontos de Função Âmbito do SISP The IN SLTI 04/2008 and Results Assessment

A IN/SLTI nº 04/2008 e Avaliação dos Resultados Análise de Pontos de Função Âmbito do SISP The IN SLTI 04/2008 and Results Assessment A IN/SLTI nº 04/2008 e Avaliação dos Resultados Análise de Pontos de Função Âmbito do SISP The IN SLTI 04/2008 and Results Assessment Cláudio Muniz Machado Cavalcanti claudio.cavalcanti@planejamento.gov.br

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO DIRETORIA DE SISTEMAS E INFORMAÇÃO

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO DIRETORIA DE SISTEMAS E INFORMAÇÃO PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO DIRETORIA DE SISTEMAS E INFORMAÇÃO PLANO ESTRATÉGICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO TRIÊNIO /2015 DSI/CGU-PR Publicação - Internet 1 Sumário 1. RESULTADOS

Leia mais

CDCIBER: perspectivas em face da espionagem eletrônica

CDCIBER: perspectivas em face da espionagem eletrônica CENTRO DE DEFESA CIBERNÉTICA CDCIBER: perspectivas em face da espionagem eletrônica VIII Curso de Extensão em Defesa Nacional UNAMA Belém/PA 7 a 11 abril 2014 CENTRO DE DEFESA CIBERNÉTICA Setores de importância

Leia mais

Organização dos Estados Ibero-americanos. Para a Educação, a Ciência e a Cultura

Organização dos Estados Ibero-americanos. Para a Educação, a Ciência e a Cultura Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO 1. Projeto: Aprimoramento da sistemática de gestão

Leia mais

Como o TCU vem implantando a governança de TI

Como o TCU vem implantando a governança de TI Como o TCU vem implantando a governança de TI Assessoria de Segurança da Informação e Governança de TI - Assig - Marisa Alho Chefe de Assessoria Assessoria de Segurança da Informação e Governança de TI

Leia mais

CURSO: CONTABILIDADE PÚBLICA E ANÁLISE DE BALANÇOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: TEORIA E PRÁTICA. Período: Abril e Setembro

CURSO: CONTABILIDADE PÚBLICA E ANÁLISE DE BALANÇOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: TEORIA E PRÁTICA. Período: Abril e Setembro CURSO: CONTABILIDADE PÚBLICA E ANÁLISE DE BALANÇOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: TEORIA E PRÁTICA Período: Abril e Setembro Público Alvo: Servidores que trabalham na área contábil financeira do estado. Objetivo:

Leia mais

PLANO DE AÇÃO PDTI-PBH

PLANO DE AÇÃO PDTI-PBH 1 PA00 PA00 Preparação para acompanhamento e execução do PDTI Projeto para a criação da instância para acompanhamento e execução do PDTI 2 PA00 Projeto para a criação da metodologia de trabalho 3 PA00

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 5.707, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2006. Institui a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da administração

Leia mais

Estrutura do PDI 2014-2018

Estrutura do PDI 2014-2018 APRESENTAÇÃO O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) além de constituir um requisito legal, tal como previsto no Artigo

Leia mais

Relato sobre a elaboração do PDTIC da UFMA

Relato sobre a elaboração do PDTIC da UFMA Relato sobre a elaboração do PDTIC da UFMA Nélio Alves Guilhon Tereza Cristina Brito Moreira Lima HISTÓRICO TI DA UFMA 1976: Resolução 423/76 ( 26/04/1976 ) Cria o Centro de Processamento de Dados (CPD)

Leia mais

GESTÃO EFICIENTE 1 FINALIDADE DO PROJETO ESTRATÉGICO 2 JUSTIFICATIVA

GESTÃO EFICIENTE 1 FINALIDADE DO PROJETO ESTRATÉGICO 2 JUSTIFICATIVA GESTÃO EFICIENTE 1 FINALIDADE DO PROJETO ESTRATÉGICO Promover eficiência na gestão de recursos para assegurar a realização da Estratégia, a partir de uma política organizacional de planejamento e execução

Leia mais

TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ORDEM DE SERVIÇO Nº 1/SETIN, DE 30 DE SETEMBRO DE 2010

TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ORDEM DE SERVIÇO Nº 1/SETIN, DE 30 DE SETEMBRO DE 2010 TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ORDEM DE SERVIÇO Nº 1/SETIN, DE 30 DE SETEMBRO DE 2010 O SECRETÁRIO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO, no

Leia mais

Modelo de Referência 2011-2012

Modelo de Referência 2011-2012 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação - SLTI Modelo de Referência 2011-2012 Plano Diretor de Tecnologia de Informação Ministério do Planejamento,

Leia mais

b) supervisionar o cumprimento desta política pelas entidades integrantes do Sistema Sicoob;

b) supervisionar o cumprimento desta política pelas entidades integrantes do Sistema Sicoob; 1. Esta Política institucional de gestão de pessoas: Política institucional de gestão de pessoas a) é elaborada por proposta da área de Gestão de Pessoas da Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob

Leia mais

AUTONOMIA TECNOLÓGICA E SEGURANÇA CIBERNÉTICA: DESAFIOS PARA A COOPERAÇÃO ENTRE AS FORÇAS ARMADAS E O SETOR PRIVADO NO COMPLEXO INDUSTRIAL BRASILEIRO

AUTONOMIA TECNOLÓGICA E SEGURANÇA CIBERNÉTICA: DESAFIOS PARA A COOPERAÇÃO ENTRE AS FORÇAS ARMADAS E O SETOR PRIVADO NO COMPLEXO INDUSTRIAL BRASILEIRO MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO AUTONOMIA TECNOLÓGICA E SEGURANÇA CIBERNÉTICA: DESAFIOS PARA A COOPERAÇÃO ENTRE AS FORÇAS ARMADAS E O SETOR PRIVADO NO COMPLEXO INDUSTRIAL BRASILEIRO 1 / 23 OBJETIVO

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 2ª REGIÃO Secretaria de Tecnologia da Informação

TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 2ª REGIÃO Secretaria de Tecnologia da Informação TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 2ª REGIÃO Secretaria de Tecnologia da Informação REGIONALIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE TI MAPEAMENTO DE PROVIDÊNCIAS INICIAIS Março/2014 V 1.1 REGIONALIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE TI MAPEAMENTO

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SETIC CAPÍTULO I CATEGORIA

REGIMENTO INTERNO DA SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SETIC CAPÍTULO I CATEGORIA REGIMENTO INTERNO DA SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SETIC CAPÍTULO I CATEGORIA Art. 1º. A Secretaria de Tecnologia de Informação e Comunicação SETIC é um Órgão Suplementar Superior

Leia mais

5º Cabe ao Cmt Mil A a fixação, dentro do limite estabelecido no 4º deste artigo, do acréscimo a que faz jus o militar. (NR)

5º Cabe ao Cmt Mil A a fixação, dentro do limite estabelecido no 4º deste artigo, do acréscimo a que faz jus o militar. (NR) 5º Cabe ao Cmt Mil A a fixação, dentro do limite estabelecido no 4º deste artigo, do acréscimo a que faz jus o militar. (NR)... Art. 2º Estabelecer que esta portaria entre em vigor na data de sua publicação.

Leia mais

COMPETÊNCIA, CONSCIENTIZAÇÃO E TREINAMENTO

COMPETÊNCIA, CONSCIENTIZAÇÃO E TREINAMENTO COMPETÊNCIA, CONSCIENTIZAÇÃO E TREINAMENTO OBJETIVO DA SEÇÃO Esta seção apresenta a Competência, Conscientização e do Sistema da Qualidade da TELEDATA que atende ao item 6.2.2 Norma ISO 9001:2008. DIRETRIZES

Leia mais

Governança de TI: O desafio atual da Administração Pública. André Luiz Furtado Pacheco, CISA SECOP 2011 Porto de Galinhas, setembro de 2011

Governança de TI: O desafio atual da Administração Pública. André Luiz Furtado Pacheco, CISA SECOP 2011 Porto de Galinhas, setembro de 2011 Governança de TI: O desafio atual da Administração Pública André Luiz Furtado Pacheco, CISA SECOP 2011 Porto de Galinhas, setembro de 2011 André Luiz Furtado Pacheco, CISA Graduado em Processamento de

Leia mais

Esfera: 10 Função: 05 - Defesa Nacional Subfunção: 128 - Formação de Recursos Humanos UO: 52201 - Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC

Esfera: 10 Função: 05 - Defesa Nacional Subfunção: 128 - Formação de Recursos Humanos UO: 52201 - Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC Programa 0630 Desenvolvimento da Aviação Civil Numero de Ações 14 Ações Orçamentárias 0B09 Apoio a Aeroclubes e Escolas de Aviação Civil Produto: Entidade apoiada Esfera: 10 Função: 05 - Defesa Nacional

Leia mais

Organização dos Estados Ibero-americanos. Para a Educação, a Ciência e a Cultura

Organização dos Estados Ibero-americanos. Para a Educação, a Ciência e a Cultura Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO 1. Projeto: Aprimoramento da sistemática de gestão

Leia mais

Organização dos Estados Ibero-americanos. Para a Educação, a Ciência e a Cultura

Organização dos Estados Ibero-americanos. Para a Educação, a Ciência e a Cultura Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO 1. Projeto: OEI/BRA/09/004 - Aprimoramento da

Leia mais

Auditoria Interna. Planejamento Estratégico 2014

Auditoria Interna. Planejamento Estratégico 2014 Auditoria Interna Planejamento Estratégico 2014 1 Sumário APRESENTAÇÃO... 3 METODOLOGIA DO PLANEJAMENTO... 4 MISSÃO... 5 VISÃO... 5 VALORES... 5 ANÁLISE AMBIENTAL... 6 OBJETIVOS ESTRATÉGICOS... 6 MACROPROCESSO

Leia mais

Organização dos Estados Ibero-americanos. Para a Educação, a Ciência e a Cultura

Organização dos Estados Ibero-americanos. Para a Educação, a Ciência e a Cultura Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO 1. Projeto: Aprimoramento da sistemática de gestão

Leia mais

OBJETIVO. Conhecer a Sistemática de Planejamento Estratégico do Exército (SIPLEx)

OBJETIVO. Conhecer a Sistemática de Planejamento Estratégico do Exército (SIPLEx) 06 ABR 15 OBJETIVO Conhecer a Sistemática de Planejamento Estratégico do Exército (SIPLEx) SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. O CENTRO DE ESTUDOS ESTRATÉGICOS DO EXÉRCITO (CEEEx) 3. A REDE DE ESTUDOS ESTRATÉGICOS

Leia mais

A NOVA POLÍTICA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

A NOVA POLÍTICA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO Centro de Convenções Ulysses Guimarães Brasília/DF 4, 5 e 6 de junho de 2012 A NOVA POLÍTICA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO Pablo Sandin Amaral Renato Machado Albert

Leia mais

1. Esta Política Institucional de Gestão de Continuidade de Negócios:

1. Esta Política Institucional de Gestão de Continuidade de Negócios: 1. Esta Política Institucional de Gestão de Continuidade de Negócios: a) é elaborada por proposta da área de gestão de continuidade de negócios da Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob Sicoob

Leia mais

Planejamento Estratégico 2011 para implementação de Software Livre

Planejamento Estratégico 2011 para implementação de Software Livre Planejamento Estratégico 2011 para implementação de Software Livre FÓRUM DE SOFTWARE LIVRE - 2010 Valdir Barbosa Agenda Plano estratégico 2011 para uso de Software Livre Diretrizes Objetivos e indicadores

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS SEBRAE/TO UNIDADE: GESTÃO ESTRATÉGICA PROCESSO: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS SEBRAE/TO UNIDADE: GESTÃO ESTRATÉGICA PROCESSO: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS SEBRAE/TO UNIDADE: GESTÃO ESTRATÉGICA PROCESSO: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Competências Analista 1. Administração de recursos de infra-estrutura de tecnologia da informação 2.

Leia mais

Secretaria de Gestão Pública de São Paulo. Guia de Avaliação de Maturidade dos Processos de Gestão de TI

Secretaria de Gestão Pública de São Paulo. Guia de Avaliação de Maturidade dos Processos de Gestão de TI Secretaria de Gestão Pública de São Paulo Guia de Avaliação de Maturidade dos Processos de Gestão de TI Objetivos As empresas e seus executivos se esforçam para: Manter informações de qualidade para subsidiar

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE TEIXEIRA DE FREITAS ESTADO DA BAHIA

PREFEITURA MUNICIPAL DE TEIXEIRA DE FREITAS ESTADO DA BAHIA _ LEI Nº 429/07 Cria a Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, e dá outras providências. O Prefeito Municipal de Teixeira de Freitas, Estado da Bahia. Faço saber que a Câmara Municipal

Leia mais

Região. O PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 24ª REGIÃO, no uso de suas atribuições legais, regimentais e regulamentares,

Região. O PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 24ª REGIÃO, no uso de suas atribuições legais, regimentais e regulamentares, PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 24ª REGIÃO PORTARIA TRT/GP/DGCA Nº 630/2011 Define a Política de Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicações

Leia mais

FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU - BRASIL

FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU - BRASIL REGULAMENTO DO PROCESSO SELETIVO Nº 10.15 A FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU BRASIL (FPTI-BR) torna público que serão recebidas as inscrições para o Processo Seletivo nº 10.15 sob contratação em regime

Leia mais

Implantação da Governança a de TI na CGU

Implantação da Governança a de TI na CGU Implantação da Governança a de TI na CGU José Geraldo Loureiro Rodrigues Diretor de Sistemas e Informação Controladoria-Geral da União I Workshop de Governança de TI da Embrapa Estratégia utilizada para

Leia mais

9. POLÍTICAS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 9.1 DADT - Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento de Tecnologias 9.2 PDTI Plano de Desenvolvimento de

9. POLÍTICAS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 9.1 DADT - Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento de Tecnologias 9.2 PDTI Plano de Desenvolvimento de 9. POLÍTICAS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 9.1 DADT - Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento de Tecnologias 9.2 PDTI Plano de Desenvolvimento de Tecnologia da Informação 9. POLÍTICAS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Leia mais

EIXO III CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO E DE CADA UM DE SEUS CURSOS

EIXO III CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO E DE CADA UM DE SEUS CURSOS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA EIXO III CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO E DE CADA UM DE SEUS CURSOS EIXO III - CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO

Leia mais

1. Escopo ou finalidade da iniciativa

1. Escopo ou finalidade da iniciativa 1. Escopo ou finalidade da iniciativa Esta iniciativa tem como finalidade reorganizar a área de Tecnologia da Informação TI do TJMG, sob o ponto de vista de gestão e infraestrutura, baseados em sua estrutura

Leia mais

TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO PRESIDÊNCIA ATO Nº 345/SETIN.SEGP.GP, DE 16 DE JUNHO DE 2015

TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO PRESIDÊNCIA ATO Nº 345/SETIN.SEGP.GP, DE 16 DE JUNHO DE 2015 TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO PRESIDÊNCIA ATO Nº 345/SETIN.SEGP.GP, DE 16 DE JUNHO DE 2015 Reestrutura as unidades vinculadas à Secretaria de Tecnologia da Informação SETIN do Tribunal Superior do Trabalho.

Leia mais

ANEXO X DIAGNÓSTICO GERAL

ANEXO X DIAGNÓSTICO GERAL ANEXO X DIAGNÓSTICO GERAL 1 SUMÁRIO DIAGNÓSTICO GERAL...3 1. PREMISSAS...3 2. CHECKLIST...4 3. ITENS NÃO PREVISTOS NO MODELO DE REFERÊNCIA...11 4. GLOSSÁRIO...13 2 DIAGNÓSTICO GERAL Este diagnóstico é

Leia mais

PRÓ-DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU - PROPESP POLÍTICA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

PRÓ-DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU - PROPESP POLÍTICA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU PRÓ-DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU - PROPESP POLÍTICA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU A Pesquisa e a Pós-Graduação Stricto Sensu são atividades coordenadas por uma mesma

Leia mais

VII - tenha a seleção e o relacionamento dos militares designados para a matrícula a cargo do DGP, ouvido o CIE; e

VII - tenha a seleção e o relacionamento dos militares designados para a matrícula a cargo do DGP, ouvido o CIE; e VII - tenha a seleção e o relacionamento dos militares designados para a matrícula a cargo do DGP, ouvido o CIE; e VIII - tenha a orientação técnico-pedagógica do DECEx. Art. 3º Determinar que a presente

Leia mais

CETI Comitê Executivo de Tecnologia da Informação

CETI Comitê Executivo de Tecnologia da Informação CETI Comitê Executivo de Tecnologia da Informação CETI Comitê Executivo de Tecnologia da Informação O que é um comitê de TI? Porque devemos ter? O comitê do MinC Atribuições Composição Agenda Ratificação

Leia mais

DO SISTEMA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E GOVERNANÇA ELETRÔNICA

DO SISTEMA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E GOVERNANÇA ELETRÔNICA DECRETO Nº 220, DE 17 DE JUNHO DE 2015 Dispõe sobre a estruturação, organização, implantação e operacionalização do Sistema de Gestão de Tecnologia da Informação e Governança Eletrônica. O GOVERNADOR DO

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL 2014-2018

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL 2014-2018 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL 2014-2018 (Síntese da Matriz estratégica) Texto aprovado na 19ª Reunião Extraordinária do CONSUNI, em 04 de novembro de 2013. MISSÃO Ser uma Universidade que valoriza

Leia mais

Levantamento de Governança e Gestão de Pessoas na APF

Levantamento de Governança e Gestão de Pessoas na APF Secretaria de Fiscalização de Pessoal Levantamento de Governança e Gestão de Pessoas na APF Fabiano Nijelschi Guercio Fernandes Auditor Federal de Controle Externo Brasília-DF, 25 de fevereiro de 2013

Leia mais

No anexo da Resolução CNSP No 208, publicado no Diário Oficial da União do dia 15 de janeiro de 2010, páginas 35 a 41, seção 1; onde se lê:

No anexo da Resolução CNSP No 208, publicado no Diário Oficial da União do dia 15 de janeiro de 2010, páginas 35 a 41, seção 1; onde se lê: CONSELHO NACIONAL DE SEGUROS PRIVADOS RETIFICAÇÃO No anexo da Resolução CNSP No 208, publicado no Diário Oficial da União do dia 15 de janeiro de 2010, páginas 35 a 41, seção 1; onde se lê: "Art. 15....

Leia mais

Oficina 1 Análise sobre os PDTI s e alinhamento com Governança de TI (GRG e ATHIVA)

Oficina 1 Análise sobre os PDTI s e alinhamento com Governança de TI (GRG e ATHIVA) Projeto 1: Elaboração dos Planos Diretores de TI da Administração Pública de Pernambuco Projeto 2: Elaboração do Plano de Governo em TI Oficina 1 Análise sobre os PDTI s e alinhamento com Governança de

Leia mais

POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS. Sistema. Eletrobrás

POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS. Sistema. Eletrobrás POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS Sistema Eletrobrás Política de Logística de Suprimento do Sistema Eletrobrás POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO 4 POLÍTICA DE Logística de Suprimento

Leia mais