01. Atuação na área de cinema (ficção e documentários)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "01. Atuação na área de cinema (ficção e documentários)"

Transcrição

1 Giancarla Brunetto Rua Engenheiro Coelho Parreira, 418 Ipanema Porto Alegre RS Brasil Telefones: (51) e giancarla.brunetto@ufrgs.br Giancarla Brunetto é cineasta, escritora e especialista em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Escola Superior do Ministério Público da União. Idealizadora do projeto Minutos de Silêncio, no qual faz roteiros, produção e direção de curta-metragens, documentários e mini-metragens em temas relacionados à educação e direitos humanos. Roteirista e diretora do documentário Perambulantes, a vida do povo de Acuab em Porto Alegre (Brasil, 2008, 60min.) sobre a situação das comunidades indígenas que habitam o meio urbano em Porto Alegre, e a questão do reconhecimento da etnia Charrua. Roteirizou e produziu séries radiofônicas premiadas, como Câncer, o mal do século (Prêmio AMRIGS) e A Cadeia da Legalidade (Prêmio ARI de Jornalismo em produção de rádio). Produtora e apresentadora do programa de rádio Liga dos Direitos Humanos. Idealizadora e coordenadora do projeto Liga dos Direitos Humanos da UFRGS. Este projeto realiza sessões de filmes com debates, aulas abertas, fóruns e outras ações voltadas à promoção dos direitos humanos. É produtora cultural da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 01. Atuação na área de cinema (ficção e documentários) 2009 Roteiro, produção e direção do curta-metragem O Jornal TEMA: Infância e fantasia CURTA: O Jornal. Estranhas criaturas circulam livremente em uma praia, no meio das pessoas. Desfilam, fazem poses, fazem o que tem vontade, e parecem estar se divertindo muito nesta situação. Não se sabe se é real ou fruto da imaginação de uma criança, que não sabe ler o que está escrito em um jornal Roteiro, produção e direção do documentário Espécie Humana Headlines TEMA: Artes plásticas e comunicação CURTA: Espécie Humana Headlines. Depoimentos do crítico de arte Armindo Trevisan, dos artistas plásticos Gustavo Nakle, Adriana Xaplin e Wilson Cavalcanti, e do jornalista Flávio Porcello, registram em imagens e idéias os encontros e os desencontros entre a arte e a comunicação. As manchetes, mais do que fatos, sintetizam vidas, histórias e destinos.

2 2008 Roteiro e direção do documentário Perambulantes, a vida do povo de Acuab em Porto Alegre TEMA: povos indígenas história meio urbano Os Charrua MÉDIA: Perambulantes. Este documentário apresenta na cidade de Porto Alegre, o encontro inusitado entre Acuab, cacique da comunidade indígena Charrua, e Carlos Carvalho, fotojornalista radicado na capital gaúcha. O passeio por diversos locais do meio urbano revela uma nova cidade, com beleza e complexidade, no diálogo da cultura indígena com a cultura nãoindígena. O documentário foi exibido na TV Educativa/RS, e no VI Festival Panorama de documentários em Recife Roteiro, produção e direção de mini-metragens e curta-metragens sobre educação e direitos humanos Projeto Minutos de Silêncio (finalizados e inéditos) TEMA: Educação e Declaração Universal dos Direitos Humanos CURTA: Comece por você. Estudantes da oitava série da Escola Estadual Paraíba, de Porto Alegre, falam em sala de aula e em um programa de rádio sobre os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A carta, escrita há 60 anos, serve como referência para situações concretas que atingem a juventude, como discriminação e violência. TEMA: Ditadura Militar no Brasil e na América Latina CURTA: Com Dor. O período da ditadura militar no Brasil ( ) deixou profundas marcas na educação. Professores da Faculdade de Educação da UFRGS lembram vivências e fatos dessa época sombria, na qual educar era um ato subversivo. Jair Krischke, fundador do Movimento de Justiça e Direitos Humanos, testemunha sobre a Operação Condor e o seu desmembramento pela América Latina e no Brasil, com torturas, mortes e desaparecimentos até hoje não esclarecidos. TEMA: Violência juvenil CURTA: - Lava-pés Rodrigo Carvalho Pereira, 22 anos, ganhou um par de tênis novos de presente da sua mãe. Morreu descalço. O tênis virou crack; Rodrigo, estatística. Quem se importa? O que fazer para que a vida de um jovem, qualquer jovem, tenha mais valor? Essa é a pergunta que o vídeo Lava-pés procura transmitir ao espectador a partir da história de um menino que, como tantos outros, não teve o direito de crescer e ser feliz. TEMA: Gênero e raça CURTA: O sorriso de Antonia. O Brasil escravizou os negros e mesmo depois da abolição continua a discriminá-los. Antonia é mulher, é negra e quer ser feliz. Mesmo que a discriminação racial na vida da mulher, especialmente da mulher negra, seja constante, o sorriso de Antonia mostra que se na vida nem tudo são flores, o que importa é sonhar por dias melhores e querer ser feliz.

3 TEMA: Desaparecidos durante a Ditadura Militar CURTA:O cabide azul. A perda, o culto ao corpo inerte, o luto. Mas o que fazer quando não há corpo, não há notícia, não há explicação? Como seguir adiante sem saber o que realmente aconteceu? O vídeo faz um tributo às vítimas e familiares dos desaparecidos durante o período da Ditadura Militar. TEMA: Gênero e Sexualidade CURTA: Uma mulher bem casada. As reflexões de uma noiva às vésperas de seu casamento. O que significa amor, sexo e casamento? É o que ela procura descobrir, enquanto se prepara para o grande dia. Com humor e diálogos que levam à reflexão sobre a mulher do século XXI Pré-produção de documentário sobre a Vila Chocolatão de Porto Alegre TEMA: Desemprego e moradia CURTA: Pedaços de papel. O ocaso da Vila Chocolatão. O presidente da Associação de Moradores da Vila Chocolatão faz um depoimento contundente sobre a situação vivida há 27 anos pelas famílias que estão na Vila. Após os sete incêndios lá ocorridos, e da falta de políticas públicas efetivas, os moradores da Chocolatão, em grande maioria papeleiros, resistem ao ocaso e clamam por uma vida digna. 02. Atuação na área de Educação e Direitos Humanos 2007/2009: Especialista em Direitos Humanos. Fundadora e coordenadora da Liga dos Direitos Humanos. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Organização e promoção de aulas Abertas, Cinedebates, fóruns, manutenção de site com informações em direitos humanos, apoio a comunidades em situação de vulnerabilidade, apoio a eventos de promoção e difusão de educação em direitos humanos 2007/2009: Produtora e apresentadora do programa de rádio Liga dos Direitos Humanos 2009: Representante da Liga dos Direitos Humanos da UFRGS no Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos do Rio Grande do Sul 2009: Coordenadora do Projeto Itinerante de Capacitação para Defensores e Defensoras de Direitos Humanos no Rio Grande do Sul 2009: Debatedora sobre o documentário Perambulantes e a questão indígena: Câmara Municipal de Porto Alegre, Movimento Viva Gasômetro, Sala Redenção/Cinema Universitário da UFRGS, Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais em Porto Alegre/RS, Instituto La Salle/Carazinho, RS, Movimento Pré-Vestibular para Negros e Carentes/Manguinhos/RJ, SESC/Campos/RJ, Universidade de Dourados/MS. 2006: Diretora Editorial da revista Diversidade,1ª edição, destinada a pessoas com necessidades especiais.

4 03. Atuação na área de comunicação na UFRGS : Produtora cultural da Faculdade de Educação da UFRGS no ano de 2007; editora do informativo eletrônico da Faculdade de Educação da UFRGS. Responsável pela divulgação eletrônica de eventos e notícias na área da Educação : Vice-diretora da Rádio da Universidade da UFRGS e diretora do departamento de produção. Idealizadora de um concurso cultural de crônicas sobre o rádio cultural, pioneiro no Brasil; obtenção de apoios culturais, criação do memorial da Rádio, produção de eventos especiais para assinalar os 40 anos da emissora, criação do estúdio-auditório, organização do evento Tributo à paz mundial, reunindo artistas e intelectuais gaúchos em um dia de programação ao vivo, com entrada franca e aberta à comunidade em geral. Durante essa gestão, a Rádio da Universidade conquistou os seguintes prêmios: Prêmio Açorianos de Melhor Trabalho de Mídia em Rádio na área de Literatura (1998-Prefeitura Municipal de Porto Alegre); Amiga do Livro (1998-Câmara Riograndense do Livro), Melhor Trabalho de Divulgação Científica (1999-Associação Rio-grandense de Imprensa) Idealizadora e produtora dos programas: Conheça a UFRGS, UFRGS Entrevista, Art Vídeo, Universidade Revista, Histórias do Rock, Sexta-Cultura, Cursos e Profissões., Produtora de séries especiais radiofônicas que receberam prêmios: Câncer, o mal do século (Prêmio AMRIGS), e A Cadeia da Legalidade (Prêmio ARI de jornalismo) : Repórter e produtora do Departamento de Jornalismo da Rádio da Universidade/UFRGS Atuou nos seguintes programas: Universidade é Notícia, Porque Hoje é Sábado, Via Brasil, Jornalismo 1080, Toque de Arte, Porto Alegre 223 anos de história, Folhetim, Latinidade, Universidade Aberta, Universidade Revista, Cursos e Profissões, Art Vídeo, Sexta- Cultura, Conheça a UFRGS, UFRGS Entrevista. Repórter e apresentadora do Programa Tempo de Livro cobertura especial ao vivo realizada durante a Feira do Livro de Porto Alegre 04. Atuação na área de docência em filosofia : Professora de filosofia na UNISINOS-Universidade do Vale do Rio dos Sinos. São Leopoldo, RS. Professora de filosofia da PUCRS Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto alegre, RS. Professora da disciplina de filosofia no Ensino Médio, no IPA Instituto Porto Alegre, RS. 05. Formação Acadêmica 2006/2008: Curso de Especialização em Direitos Humanos, pela Escola Superior do Ministério Público da União e UFRGS. Título obtido: Especialista em Direitos Humanos 1985: Bacharel e Licenciada em Filosofia / PUCRS : Cursos de aperfeiçoamento em Inglês / Instituto Cultural Brasileiro Norte-Americano

5 06. Participação em eventos - Premiações 2009: Palestrante sobre o tema Direitos humanos nas escolas. UFRGS, 04. fev : Debatedora sobre o documentário Perambulantes, em diversas salas de exibição em Porto Alegre 2008: Representante da Liga dos Direitos Humanos no Fórum de Direitos Humanos promovido pelo Fundo Brasil de Direitos Humanos. Dez.2008, São Paulo, SP. 2008: Organizadora e coordenadora do I Fórum de Direitos Humanos do Rio Grande do Sul, na Faculdade de Educação da UFRGS 2006: Curso de Produção Executiva e Direção de Produção, IPA/FUNDATEC, 60h 1990: Homenageada como Personalidade do mês no Cafezinho poético-musical promovido pela Casa do Poeta Riograndense 1990: Premiada no 3º lugar, na categoria poesia, no Concurso Literário Ludovico Meneghello realizado no Encontro Latino de Casas de Poetas e 1º Congresso Brasileiro de Poesia, em Nova Prata 1990: Idealizadora e organizadora do Projeto Cultural 24 horas de poesia CEM poetas, juntamente com Dilan Camargo e Rossyr Berny, durante a Feira do Livro de Porto Alegre 1990: Participação na coletânea Poetas brasileiros contemporâneos, Coleção Prata Nova, volume 3. Coordenação editorial: Garatuja, Bento Gonçalves 1990: Lançamento, na Feira do Livro de Porto Alegre, do livro de poemas Ensaio de um jogo amoroso, pela Editora Alcance 1990:Colaboradora do Suplemento Literário Garatuja, de Bento Gonçalves 1990:Participação na Oficina de Poesia de Ricardo Silvestrin, na Secretaria Municipal de Cultura 1990: Participação na oficina de Hai-Kais com Alice Ruiz, na Casa de Cultura Mário Quintana 1990: III Encontro Estadual de Escritores, SMEC e Prefeitura Municipal de Garibaldi, 16h 1990: Curso O Livro: Indústria, Comércio e Cultura, Editora da UFRGS, 15h 1990: 1º Congresso Latino de Casas de Poetas e 1167 Congresso Brasileiro de Poesia, Prefeitura Municipal de Nova Prata, Casa do Poeta Rio-Grandense e Garatuja 1989: Palestrante sobre O liberalismo segundo John Locke no II Ciclo de Debates Filosóficos, na UNISINOS 1989: Palestrante sobre O Muro, no I Ciclo de Debates Filosóficos, na UNISINOS 1989: 1º Fórum dos dirigentes Municipais de Cultura, FAMURS 1989: Simpósio Interdisciplinar sobre a Constituição Federal, UNISINOS, 36h 1989: XI Jornadas Franco-Latino-americanas de Direito Comparado, Faculdade de Direito da UFRGS 1989: Encontro de Informação e de Reflexão sobre a Pedagogia e a Pesquisa em Informática Aplicada à Arquitetura, Faculdade de Arquitetura da UFRGS, 30h 1989: 9º Encontro dos Presidenciáveis, FAMURS 1988: IX Encontro Estadual das Licenciaturas em Filosofia, UNISINOS,20h 1988: Palestrante no IX Encontro das Licenciaturas em Filosofia, na UNISINOS 1987: Debatedora da palestra A Justiça segundo Paul Ricoeur, no curso de extensão A Justiça: conceito e realização 1987: II Encontro Nacional de Ética, Departamento de Filosofia da UFRJ 1987: Curso Métodos na sua contemporaneidade: Filosofia e ciências humanas, PUCRS, 40h 1987: Seminário Leituras de Ética Etapas fundamentais do pensamento ético, PUCRS, 40h

6 1987: Curso A Justiça: Conceito e realização, PUCRS, 40h 1986: Viagem a Paris, França, e Louvain, Bélgica, para pesquisa sobre a filosofia e a literatura existencialista. 1986: Obtenção de Bolsa de Estudos do CNPq para o PPG em Filosofia/PUCRS 1983: Curso Centenário da morte de Karl Marx, PUCRS, 42h 1983: Painel Cultura e Ideologia, PPG Antropologia, Política e Sociologia da UFRGS, 20h 07. Artigos publicados As cinzas de um grande guerreiro. Extr@! FACED/UFRGS, 2004 Refletindo sobre a morte de Alberto Silva. Extr@! FACED/UFRGS, 2004 Investigações sobre a natureza coercitiva do estado enquanto meio de controle social no Brasil na época de Getúlio Vargas e o Estado Novo. UNISINOS, 1989 Os pressupostos do modelo da democracia liberal segundo C. B. Macpherson: um estudo analítico. UNISINOS, 1989 Estudo crítico sobre a teoria política de John Locke: Do estado de natureza ao contrato social. UNISINOS, 1989 Boletim Anthropos. CEFAC/IFHC/PUCRS, 1987 Estudos Antropológicos sobre a filosofia existencialista de Jean-Paul Sartre. PUCRS, 1988 Crítica à Antropologia da Academia, a partir de uma perspectiva filosófica brasileira. PUCRS, 1986 Considerações sobre a Fundamentação da Metafísica dos Costumes de Kant, referente à Primeira Seção: Transição do conhecimento moral da razão vulgar para o conhecimento filosófico. PUCRS, 1986 The Contingency of Language. Richard Rorty. Algumas considerações sobre a contingência da linguagem em relação aos fatos da realidade, a partir de uma análise sobre a atmosfera semântica que envolve a dicotomia expressão/representação da consciência e do mundo. PUCRS, 1986 O Muro : O desvelamento dos mecanismos da má consciência, do sentimento do absurdo e da irracionalidade da vida: uma análise antropológica em Jean-Paul Sartre. PUCRS, 1986 A liberdade e a criminalidade na legislação atual: crise de uma dicotômica relação. PUCRS, 1986 Análise sobre a existência humana em crise: a questão da liberdade em Jean-Paul Sartre. PUCRS, 1985

Leya Leituras Projeto de Leitura

Leya Leituras Projeto de Leitura Leya Leituras Projeto de Leitura Nome do livro: A árvore da vida Coleção: Aldeia Autor: Roni Wasiry Guará Nacionalidade do autor: Brasileira Currículo do autor: Professor da escola CFR Casa Familiar Rural,

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/IRATI - EAD (Currículo iniciado em 2010)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/IRATI - EAD (Currículo iniciado em 2010) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/IRATI - EAD (Currículo iniciado em 2010) COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA C/H 68 (D0031/I) Informação e conhecimento no processo educativo. Recursos de

Leia mais

Carta de Princípios dos Adolescentes e Jovens da Amazônia Legal

Carta de Princípios dos Adolescentes e Jovens da Amazônia Legal Carta de Princípios dos Adolescentes e Jovens da Amazônia Legal A infância, adolescência e juventude são fases fundamentais no desenvolvimento humano e na formação futura dos cidadãos. No plano social,

Leia mais

Meios de Comunicação e Cuba. Ditadura ou Democracia?

Meios de Comunicação e Cuba. Ditadura ou Democracia? Meios de Comunicação e Cuba. Ditadura ou Democracia? Karine Rio PHILIPPI, graduanda em Ciências Sociais pela UNESP Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara. São Paulo. Anita SIMIS, professora Livre-Docente

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS OFERECIDAS NO CURSO DE PEDAGOGIA Catálogo 2012

EMENTAS DAS DISCIPLINAS OFERECIDAS NO CURSO DE PEDAGOGIA Catálogo 2012 EP107 Introdução à Pedagogia Organização do Trabalho Pedagógico Ementa: O objetivo das ciências da educação. O problema da unidade, especificidade e autonomia das ciências da educação. A educação como

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

II Concurso EDUCAR PARA LIBERTAR A Educação na Prevenção e Combate ao trabalho escravo no Estado do Piauí

II Concurso EDUCAR PARA LIBERTAR A Educação na Prevenção e Combate ao trabalho escravo no Estado do Piauí II Concurso EDUCAR PARA LIBERTAR A Educação na Prevenção e Combate ao trabalho escravo no Estado do Piauí O Fórum Estadual de Erradicação e Prevenção ao Trabalho Escravo realiza em 2015 o Primeiro Concurso

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO Razão e educação no mundo antigo: a paideia Prof. Dr. Wilson Alves de Paiva Introdução Povos anteriores: concepção

Leia mais

Daniel Chaves Santos Matrícula: 072.997.003. Rio de Janeiro, 28 de maio de 2008.

Daniel Chaves Santos Matrícula: 072.997.003. Rio de Janeiro, 28 de maio de 2008. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Departamento de Artes & Design Curso de especialização O Lugar do Design na Leitura Disciplina: Estratégia RPG Daniel Chaves Santos Matrícula: 072.997.003

Leia mais

COMUNICAÇÃO E APRESENTAÇÃO CORPORATIVA. Aula 1 - A comunicação corporativa e sua evolução. Prof. João Carlos Firpe Penna

COMUNICAÇÃO E APRESENTAÇÃO CORPORATIVA. Aula 1 - A comunicação corporativa e sua evolução. Prof. João Carlos Firpe Penna COMUNICAÇÃO E APRESENTAÇÃO CORPORATIVA Aula 1 - A comunicação corporativa e sua evolução Prof. João Carlos Firpe Penna Panorama da comunicação Até anos 1980 -Transformação lenta - Rádio, TV, jornais em

Leia mais

Editais Câmara de Pinhais

Editais Câmara de Pinhais ANO XXIII N0 2734 23 DE JULHO DE 2014 CADERNO DE EDITAIS ANO XXIII - Nº 2734-23 DE JULHO DE 2014 EDITAIS CÂMARA MUNICIPAL DE PINHAIS 9 10 13 DE JULHO DE 2014 ANO XXIII N0 2734 ANO XXIII N0 2734 23 DE JULHO

Leia mais

podres mecanismo de seleção no acesso às escolas municipais de alto prestígio da cidade do Rio de Janeiro (CHAMARELLI, 2007a). Vale destacar que um

podres mecanismo de seleção no acesso às escolas municipais de alto prestígio da cidade do Rio de Janeiro (CHAMARELLI, 2007a). Vale destacar que um 1. Introdução Tomo consciência de mim, originalmente, através do outro: deles recebo a palavra, a forma e o tom que servirão à formação original da representação que terei de mim mesmo. (BAKHTIN, 1992,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular PERÍODO: 1º AM076- ANTROPOLOGIA OBRIG 60 0 60 4.0 Fórmula: CS013 CS013- ANTROPOLOGIA CAMPOS DA ANTROPOLOGIA. PROBLEMAS E CONCEITOS BÁSICOS: CULTURA, ETNOCENTRISMO, ALTERIDADE E RELATIVISMO. NOÇÕES DE MÉTODOS/PRÁTICAS

Leia mais

Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006

Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006 Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006 Realização: Ágere Cooperação em Advocacy Apoio: Secretaria Especial dos Direitos Humanos/PR Módulo II: Conselhos dos Direitos no Brasil

Leia mais

Evento O evento teve início com a participação da artista e produtora cultural Tuka Villa- Lobos, que falou sobre a contribuição e a importância das

Evento O evento teve início com a participação da artista e produtora cultural Tuka Villa- Lobos, que falou sobre a contribuição e a importância das Projeto Soma A promoção da integração entre arte, cultura, educação e esporte é a ferramenta adotada pelo Projeto Soma para combater o bullying e o preconceito nas escolas públicas do Distrito Federal

Leia mais

MARIA SUZANA DE STEFANO MENIN **

MARIA SUZANA DE STEFANO MENIN ** OS DIREITOS HUMANOS NA SALA DE AULA: A ÉTICA COMO TEMA TRANSVERSAL * MARIA SUZANA DE STEFANO MENIN ** lisses F. de Araújo e Júlio Groppa Aquino são autores do livro Direitos humanos em sala de aula que

Leia mais

PROJETO CINEMATECA 2013

PROJETO CINEMATECA 2013 PROJETO CINEMATECA 2013 CINEMATECA NO CESV Responsável Hellen Ribeiro Diretora Acadêmica I - Histórico da Cinemateca A cinemateca brasileira surgiu a partir da criação do Clube de Cinema de São Paulo,

Leia mais

Projeto Pedagógico. por Anésia Gilio

Projeto Pedagógico. por Anésia Gilio Projeto Pedagógico por Anésia Gilio INTRODUÇÃO Esta proposta pedagógica está vinculada ao Projeto Douradinho e não tem pretenção de ditar normas ou roteiros engessados. Como acreditamos que a educação

Leia mais

GEPAM - GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA NA ÁREA DE MATEMÁTICA uma articulação de ensino e iniciação à pesquisa

GEPAM - GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA NA ÁREA DE MATEMÁTICA uma articulação de ensino e iniciação à pesquisa ISSN 2177-9139 GEPAM - GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA NA ÁREA DE MATEMÁTICA uma articulação de ensino e iniciação à pesquisa Amalia Gislaine Prates Heberle gislaine.heberle380@gmail.com Universidade Federal

Leia mais

4. O Comunicador da Sustentabilidade

4. O Comunicador da Sustentabilidade 4. O Comunicador da Sustentabilidade Segundo o professor Evandro Ouriques da Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a formação dos jornalistas deve passar necessariamente

Leia mais

REGULAMENTO CONCURSO FOTOGRÁFICO FITCATARATAS 2014-1ª EDIÇÃO. 1.1 Homenagear a cidade de Foz do Iguaçu que comemora seu centenário em 2014;

REGULAMENTO CONCURSO FOTOGRÁFICO FITCATARATAS 2014-1ª EDIÇÃO. 1.1 Homenagear a cidade de Foz do Iguaçu que comemora seu centenário em 2014; REGULAMENTO CONCURSO FOTOGRÁFICO FITCATARATAS 2014-1ª EDIÇÃO 1. OBJETIVOS 1.1 Homenagear a cidade de Foz do Iguaçu que comemora seu centenário em 2014; 1.2 Promover a sensibilização dos participantes da

Leia mais

Projeto Jornal Educativo Municipal

Projeto Jornal Educativo Municipal Estado de Goiás Prefeitura Municipal de Santa Bárbara de Goiás Secretaria Municipal da Educação Santa Bárbara de Goiás - GO Projeto Jornal Educativo Municipal Santa Bárbara de Goiás Janeiro/2013 Estado

Leia mais

PROPOSTA COMERCIAL PORTAL UTILITÀ ONLINE

PROPOSTA COMERCIAL PORTAL UTILITÀ ONLINE end: av. das américas 16.579, sala 201 recreio, 22790-701, rio de janeiro - rj tel: 21 2437 4222 21 2437 2669 www.utilitaonline.com.br PROPOSTA COMERCIAL PORTAL UTILITÀ ONLINE QUEM SOMOS Tudo começou com

Leia mais

Um na Estrada Caio Riter

Um na Estrada Caio Riter Um na Estrada Caio Riter PROJETO DE LEITURA 1 O autor Caio Riter nasceu em 24 de dezembro, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. É bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Pontifícia

Leia mais

o curso Um curso sobre fazer e pensar literatura hoje. Sobre não querer um caminho, mas encontrar o seu caminho e a sua voz.

o curso Um curso sobre fazer e pensar literatura hoje. Sobre não querer um caminho, mas encontrar o seu caminho e a sua voz. o curso Um curso sobre fazer e pensar literatura hoje.! Sobre não querer um caminho, mas encontrar o seu caminho e a sua voz. O curso mescla pensamento e exercício sobre as mais variadas técnicas narrativas,

Leia mais

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NOS ANOS INICIAIS: UMA PERSPECTIVA INTERGERACIONAL

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NOS ANOS INICIAIS: UMA PERSPECTIVA INTERGERACIONAL BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NOS ANOS INICIAIS: UMA PERSPECTIVA INTERGERACIONAL RESUMO Luana da Mata (UEPB) 1 Patrícia Cristina de Aragão Araújo (UEPB) 2 Este artigo tem como objetivo refletir como as brincadeiras

Leia mais

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt São Paulo-SP, 05 de dezembro de 2008 Presidente: A minha presença aqui

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS DELIBERAÇÃO Nº 019/2014 CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

PAÑUELOS Fernando de Tacca Prémio Pierre Verger de Fotografia 2006 da Associação Brasileira de Antropologia

PAÑUELOS Fernando de Tacca Prémio Pierre Verger de Fotografia 2006 da Associação Brasileira de Antropologia Antropologia, Arte e Imagem Nºs. 5-6 (Nova Série) 2009 Centro de Estudos de Etnologia Portuguesa PAÑUELOS Fernando de Tacca Prémio Pierre Verger de Fotografia 2006 da Associação Brasileira de Antropologia

Leia mais

Resultados 2005. Leitura e escrita

Resultados 2005. Leitura e escrita Resultados 2005 Leitura e escrita A evolução do conceito Analfabetismo absoluto X analfabetismo funcional. Alfabetismo capacidade de utilizar a linguagem escrita para diversos fins, para o próprio desenvolvimento

Leia mais

Reunião concelhia de Braga. Regina Campos Coordenadora Interconcelhia RBE Janeiro de 2015

Reunião concelhia de Braga. Regina Campos Coordenadora Interconcelhia RBE Janeiro de 2015 Reunião concelhia de Braga Regina Campos Coordenadora Interconcelhia RBE Janeiro de 2015 1 Informações 1.1 - Balanço /perspetivas de desenvolvimento do trabalho 1.2 - Bibliotecas escolares orientações

Leia mais

SisEB Informa. Festival da Mantiqueira. SisEB Itinerante Próximo encontro regional será em São Carlos.

SisEB Informa. Festival da Mantiqueira. SisEB Itinerante Próximo encontro regional será em São Carlos. Ano II Número 4 Abril 2015 Festival da Mantiqueira SisEB realiza oficina de mediação de leitura para profissionais de biblioteca. 6 7 SisEB Itinerante Próximo encontro regional será em São Carlos. 8 Programa

Leia mais

apresentação Imagens em Movimento oficinas teóricas e práticas de iniciação ao cinema para estudantes de escolas da rede pública

apresentação Imagens em Movimento oficinas teóricas e práticas de iniciação ao cinema para estudantes de escolas da rede pública apresentação Imagens em Movimento teve início em Fevereiro de 2011, e promove gratuitamente, desde então, oficinas teóricas e práticas de iniciação ao cinema para estudantes de escolas da rede pública,

Leia mais

Ateliê Mathieu Duvignaud

Ateliê Mathieu Duvignaud Ateliê Mathieu Duvignaud Paisagem & Cultura Criações Press Ateliês Paris 39 rue liancourt 75014 Paris Tel: +33(0)1 43 21 48 51 Brasil 202 ayrton senna 59080-100 Natal, RN Tel: +55(84) 8127 2717 mathieuduvignaud.com

Leia mais

HABILIDADES CONTEÚDO METODOLOGIA/ESTRATÉGIA HORA/ AULA

HABILIDADES CONTEÚDO METODOLOGIA/ESTRATÉGIA HORA/ AULA CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA ENSINO MÉDIO ÁREA CURRICULAR: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS DISCIPLINA: FILOSOFIA SÉRIE 1.ª CH 68 ANO 2012 COMPETÊNCIAS: Contextualizar

Leia mais

1. Pateo do Collegio conhecia não conhecia não responderam 16 18 0. 1. Pateo do Collegio gostei não gostei não responderam 33 0 1

1. Pateo do Collegio conhecia não conhecia não responderam 16 18 0. 1. Pateo do Collegio gostei não gostei não responderam 33 0 1 1. Pateo do Collegio conhecia conhecia 16 18 0 1. Pateo do Collegio gostei gostei 33 0 1 Pateo do Collegio 3% Pateo do Collegio gostei 0% conhecia 53% conhecia 47% gostei 97% Por quê? Aprendi mais sobre

Leia mais

O USO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: A UTILIZAÇÃO DO CINEMA COMO FONTE HISTÓRICA Leandro Batista de Araujo* RESUMO: Atualmente constata-se a importância

O USO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: A UTILIZAÇÃO DO CINEMA COMO FONTE HISTÓRICA Leandro Batista de Araujo* RESUMO: Atualmente constata-se a importância O USO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: A UTILIZAÇÃO DO CINEMA COMO FONTE HISTÓRICA Leandro Batista de Araujo* RESUMO: Atualmente constata-se a importância e necessidade do uso de tecnologias no trabalho escolar

Leia mais

Entre 1998 e 2001, a freqüência escolar aumentou bastante no Brasil. Em 1998, 97% das

Entre 1998 e 2001, a freqüência escolar aumentou bastante no Brasil. Em 1998, 97% das INFORME-SE BNDES ÁREA PARA ASSUNTOS FISCAIS E DE EMPREGO AFE Nº 48 NOVEMBRO DE 2002 EDUCAÇÃO Desempenho educacional no Brasil: O que nos diz a PNAD-2001 Entre 1998 e 2001, a freqüência escolar aumentou

Leia mais

PROJETO: SANTA MARIA EM FOCO

PROJETO: SANTA MARIA EM FOCO Vem, amigo, caminhemos nas veredas de Minas, nas trilhas do tempo. Teus olhos pousarão sobre uma paisagem e, aos poucos, descobrirás, nesta toda simplicidade, uma canção, um sorriso, palavras fraternas.

Leia mais

FÓRUM JORNAIS DE BAIRRO

FÓRUM JORNAIS DE BAIRRO O mundo virou aldeia, como profetizou Marshall McLuhanhámeio século. A internet que completa 25 anos em 2014 pulverizou barreiras: um toque de tecla entercoloca o cidadão em sintonia onlinecom quem ele

Leia mais

Fundo de Apoio a Projetos do Escravo, nem pensar!

Fundo de Apoio a Projetos do Escravo, nem pensar! Fundo de Apoio a Projetos do Escravo, nem pensar! Caros(as) participantes, O programa Escravo, nem pensar! da ONG Repórter Brasil abre as inscrições para a 8ª edição do Fundo de Apoio a Projetos do Escravo,

Leia mais

SITUAÇÃO ANTERIOR E IDENTIFICAÇÃO DOS PROBLEMAS A SEREM RESOLVIDOS.

SITUAÇÃO ANTERIOR E IDENTIFICAÇÃO DOS PROBLEMAS A SEREM RESOLVIDOS. Experiência: CASA FAMILIAR RURAL Escola Agrotécnica Federal de Rio do Sul/SC Responsável: Professor João José Stüpp Endereço: Estrada do Redentor, 5665 Bairro: Canta Galo Rio do Sul/SC CEP: 89160-000 E

Leia mais

Nélida Piñon recebe homenagem em colégio de Manguinhos

Nélida Piñon recebe homenagem em colégio de Manguinhos Page 1 of 6 Nélida Piñon recebe homenagem em colégio de Manguinhos Por Mônica Marzano Fotos: Cris Torres Os 1.129 alunos do Colégio Estadual Compositor Luis Carlos da Vila, em Manguinhos, na Zona Norte,

Leia mais

Sua Escola, Nossa Escola

Sua Escola, Nossa Escola Sua Escola, Nossa Escola Episódio: Maria das Neves e o Protagonismo Juvenil Paulista PE Resumo A série Sua Escola, Nossa Escola aborda experiências com o uso das novas tecnologias nos processos didático-pedagógicos,

Leia mais

Conversando sobre a REALIDADE. Propostas Educação. Ano 1 - nº 3 - Nov/15

Conversando sobre a REALIDADE. Propostas Educação. Ano 1 - nº 3 - Nov/15 Conversando sobre a REALIDADE social do BRASIL Propostas Educação Ano 1 - nº 3 - Nov/15 Partido da Social Democracia Brasileira Presidente: Senador Aécio Neves Instituto Teotônio Vilela Presidente: José

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santos

Prefeitura Municipal de Santos Prefeitura Municipal de Santos Estância Balneária SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO Seção de Suplência/ SESUPLE Parceiros do Saber Projeto de alfabetização de Jovens e Adultos Justificativa

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 24 Discurso na solenidade de entrega

Leia mais

Frei Liberdade Luiz Antonio Aguiar PROJETO DE LEITURA. O autor

Frei Liberdade Luiz Antonio Aguiar PROJETO DE LEITURA. O autor Frei Liberdade Luiz Antonio Aguiar PROJETO DE LEITURA 1 O autor Luiz Antonio Aguiar nasceu em 1955, no Rio de Janeiro. Mestre em Literatura Brasileira, pela PUC-RJ, com tese sobre leitura na cultura de

Leia mais

Disciplina: Matemática Data da realização: 24/8/2015

Disciplina: Matemática Data da realização: 24/8/2015 Ficha da semana 4º ano A/B/C. Instruções: 1. Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue à professora no dia seguinte. 2. As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno

Leia mais

B R A S I L EMERGENTE E X P E C T A T I V A D E V I D A E C O N S U M O E M 2 0 1 5

B R A S I L EMERGENTE E X P E C T A T I V A D E V I D A E C O N S U M O E M 2 0 1 5 B R A S I L EMERGENTE E X P E C T A T I V A D E V I D A E C O N S U M O E M 2 0 1 5 O I N V E S T I M E N T O P E L A L Ó G I C A D A D E M A N D A R E N A T O M E I R E L L E S r e n a t o @ d a t a p

Leia mais

BAILANDO NA TERCEIRA IDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A DANÇA EM UMA ASSOCIAÇÃO DE IDOSOS DE GOIÂNIA/GO

BAILANDO NA TERCEIRA IDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A DANÇA EM UMA ASSOCIAÇÃO DE IDOSOS DE GOIÂNIA/GO BAILANDO NA TERCEIRA IDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A DANÇA EM UMA ASSOCIAÇÃO DE IDOSOS DE GOIÂNIA/GO Palavras-chave: Idoso, práticas corporais, dança, saúde. INTRODUÇÃO Este relato foi fruto de uma

Leia mais

ROCHA, Ronai Pires da. Ensino de Filosofia e Currículo. Petrópolis: Vozes, 2008.

ROCHA, Ronai Pires da. Ensino de Filosofia e Currículo. Petrópolis: Vozes, 2008. ROCHA, Ronai Pires da. Ensino de Filosofia e Currículo. Petrópolis: Vozes, 2008. Jaqueline Engelmann O cenário de discussão a respeito do ensino das mais diversas disciplinas escolares no Nível Médio e,

Leia mais

TELEVISÃO E IMAGINÁRIO INFANTIL : REPRESENTAÇÃO DA MORTE DOS ÍDOLOS MAMONAS ASSASSINAS

TELEVISÃO E IMAGINÁRIO INFANTIL : REPRESENTAÇÃO DA MORTE DOS ÍDOLOS MAMONAS ASSASSINAS TELEVISÃO E IMAGINÁRIO INFANTIL : REPRESENTAÇÃO DA MORTE DOS ÍDOLOS MAMONAS ASSASSINAS Elza Dias Pacheco * Helena Rosália de Oliveira Tassara Introdução O presente ensaio pretende, inicialmente, enfocar

Leia mais

Eventos ocorridos. I Encontro entre Intercambistas e Alunos do IFRS - Campus POA

Eventos ocorridos. I Encontro entre Intercambistas e Alunos do IFRS - Campus POA Eventos ocorridos Dia Mundial da Água A presente proposta tem como objetivo oportunizar um momento para abordar temáticas relacionas à Água, a partir de palestras proferidas por especialistas nas diversas

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Médio ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS (SP) Área de conhecimento: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Componente Curricular: GEOGRAFIA Série

Leia mais

2014: ANO ESTADUAL DA ÁGUA NO AMAPÁ

2014: ANO ESTADUAL DA ÁGUA NO AMAPÁ GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO COORDENADORA DE DESENVOLVIMENTO E NORMATIZAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NÚCLEO DE ASSESSORAMENTO TÉCNICO PEDAGÓGICO UNIDADE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Leia mais

João José Ferreira Forni Palestras e Debates Participação como palestrante ou debatedor nos seguintes eventos:

João José Ferreira Forni Palestras e Debates Participação como palestrante ou debatedor nos seguintes eventos: João José Ferreira Forni Palestras e Debates Participação como palestrante ou debatedor nos seguintes eventos: 1997/1998 1. O relacionamento institucional da imprensa. - Palestra para Gerentes e executivos

Leia mais

Boa sorte e que Deus abençoe muito seu esforço.

Boa sorte e que Deus abençoe muito seu esforço. Aqui está um tipo de apresentação que pode ser usada para fins específicos. Poderá servir para um encontro de oração, um retiro, uma reflexão sobre o perdão ou sobre a Misericórdia e grandeza do coração

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2009 (de autoria do Senador Pedro Simon)

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2009 (de autoria do Senador Pedro Simon) 1 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2009 (de autoria do Senador Pedro Simon) Acrescenta e altera dispositivos na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para incluir no ensino fundamental e médio, e nos

Leia mais

Resenha. Interesses Cruzados: A produção da cultura no jornalismo brasileiro (GADINI, Sérgio Luiz. São Paulo: Paulus, 2009 Coleção Comunicação)

Resenha. Interesses Cruzados: A produção da cultura no jornalismo brasileiro (GADINI, Sérgio Luiz. São Paulo: Paulus, 2009 Coleção Comunicação) Resenha Interesses Cruzados: A produção da cultura no jornalismo brasileiro (GADINI, Sérgio Luiz. São Paulo: Paulus, 2009 Coleção Comunicação) Renata Escarião PARENTE 1 Parte do resultado da tese de doutoramento

Leia mais

Agenda - 26 de novembro a 2 de dezembro

Agenda - 26 de novembro a 2 de dezembro ACONTECE Agenda - 26 de novembro a 2 de dezembro 29/11 Reunião do Sijus Sistema de Tecnologia da Informação e Comunicação da Justiça Federal, constituído pelos órgãos de tecnologia da informação e comunicação

Leia mais

Página 2. categoria GESTOR PÚBLICO 1º LUGAR:

Página 2. categoria GESTOR PÚBLICO 1º LUGAR: Página 1 categoria GESTOR PÚBLICO Revista Tu Visse?!: registrando e divulgando o patrimônio imaterial da comunidade pesqueira Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas Bombinhas, SC, 2005 Criada em 2005,

Leia mais

O Teatro do Oprimido e suas contribuições para pensar a prática artística coletiva: Uma experiência na formação de promotoras legais populares

O Teatro do Oprimido e suas contribuições para pensar a prática artística coletiva: Uma experiência na formação de promotoras legais populares O Teatro do Oprimido e suas contribuições para pensar a prática artística coletiva: Uma experiência na formação de promotoras legais populares Fabiane Tejada da Silveira Instituto de Artes e Design da

Leia mais

O vídeo nos processos de ensino e aprendizagem

O vídeo nos processos de ensino e aprendizagem PACC / UAB / UFABC O vídeo nos processos de ensino e aprendizagem Por Lilian Menezes Como dito anteriormente, na linguagem audiovisual as imagens ocupam lugar de destaque e quando começamos a trabalhar

Leia mais

Cais da Leitura: leitura em ação

Cais da Leitura: leitura em ação Cais da Leitura: leitura em ação Conceição Flores. Universidade Potiguar (UnP). Carla Rosiane C. Andrade. Universidade Potiguar (UnP). Nos últimos tempos, estamos sendo quase que cotidianamente bombardeados

Leia mais

FILOSOFIA SEM FILÓSOFOS: ANÁLISE DE CONCEITOS COMO MÉTODO E CONTEÚDO PARA O ENSINO MÉDIO 1. Introdução. Daniel+Durante+Pereira+Alves+

FILOSOFIA SEM FILÓSOFOS: ANÁLISE DE CONCEITOS COMO MÉTODO E CONTEÚDO PARA O ENSINO MÉDIO 1. Introdução. Daniel+Durante+Pereira+Alves+ I - A filosofia no currículo escolar FILOSOFIA SEM FILÓSOFOS: ANÁLISE DE CONCEITOS COMO MÉTODO E CONTEÚDO PARA O ENSINO MÉDIO 1 Daniel+Durante+Pereira+Alves+ Introdução O+ ensino+ médio+ não+ profissionalizante,+

Leia mais

O currículo do século XXI: a integração das TIC ao currículo - inovação, conhecimento científico e aprendizagem

O currículo do século XXI: a integração das TIC ao currículo - inovação, conhecimento científico e aprendizagem O currículo do século XXI: a integração das TIC ao currículo - inovação, conhecimento científico e aprendizagem Estudo de Caso Escola Municipal Governador André Franco Montoro, Campo Limpo Paulista. Um

Leia mais

LICENCIATURA EM EDUCOMUNICAÇÃO PROJETO PEDAGÓGICO

LICENCIATURA EM EDUCOMUNICAÇÃO PROJETO PEDAGÓGICO LICENCIATURA EM EDUCOMUNICAÇÃO PROJETO PEDAGÓGICO 1) Objetivos da Licenciatura em Educomunicação De acordo com as normas da Comissão Permanente de Licenciatura da USP, em seu documento Programa de Formação

Leia mais

de Matos, enquanto trilhava o caminho do aperfeiçoamento no trabalho e do enriquecimento humanístico. Com o advento da Revolução de 1930, O Globo

de Matos, enquanto trilhava o caminho do aperfeiçoamento no trabalho e do enriquecimento humanístico. Com o advento da Revolução de 1930, O Globo O SR. INOCÊNCIO OLIVEIRA (PMDB/PE pronuncia o seguinte discurso.) Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados: Um dos símbolos da modernidade brasileira e referência internacional em tecnologia de vanguarda,

Leia mais

QUADRO DE EQUIVALENTES, CONTIDAS E SUBSTITUTAS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO

QUADRO DE EQUIVALENTES, CONTIDAS E SUBSTITUTAS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO 28380 Antropologia Teológica A 1 34 28380 Antropologia Teológica A 1 34 A partir de conceitos teológicos, estimula o aluno a problematizar e analisar, criticamente, Equivalente Estuda a cultura humana,

Leia mais

*Doutora em Lingüística (UNICAMP), Professora da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

*Doutora em Lingüística (UNICAMP), Professora da Universidade Federal de Viçosa (UFV). PRÁTICAS DE LEITURA EM SALA DE AULA: O USO DE FILMES E DEMAIS PRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICAS EM AULAS DE LÍNGUA - PORTUGUESA 52 - Adriana da Silva* adria.silva@ufv.br Alex Caldas Simões** axbr1@yahoo.com.br

Leia mais

ANÁLISE DA CARACTERIZAÇÃO DO MMA NA LITERATURA E NA INTERNET E SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA

ANÁLISE DA CARACTERIZAÇÃO DO MMA NA LITERATURA E NA INTERNET E SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA ANÁLISE DA CARACTERIZAÇÃO DO MMA NA LITERATURA E NA INTERNET E SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA Felip de Lima da Silva (PIBIC/CNPq/UEPG), Alfredo Cesar Antunes (Orientador), e-

Leia mais

APOSTILAS DO QUARTO BIMESTRE 8 ANO. TURMA 801 4º Bimestre. Aula 13

APOSTILAS DO QUARTO BIMESTRE 8 ANO. TURMA 801 4º Bimestre. Aula 13 APOSTILAS DO QUARTO BIMESTRE 8 ANO. TURMA 801 4º Bimestre Aula 13 Identidade Visual Embora você possa nunca ter ouvido falar em identidade visual, todos nós estamos sempre sendo bombardeados pelas identidades

Leia mais

Inscrições para as Mostras Competitivas: 20 de agosto a 21 de setembro de 2009 (data de postagem válida)

Inscrições para as Mostras Competitivas: 20 de agosto a 21 de setembro de 2009 (data de postagem válida) 8º SANTA MARIA VÍDEO E CINEMA 7º SMVC FESTIVAL DE CINEMA DE SANTA MARIA Santa Maria Rio Grande do Sul Brasil 23 a 28 de novembro de 2009 Inscrições para as Mostras Competitivas: 20 de agosto a 21 de setembro

Leia mais

COORDENADORIA DE GRADUAÇÃO PROJETO BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA Relatório correspondente ao ano de 2014 -

COORDENADORIA DE GRADUAÇÃO PROJETO BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA Relatório correspondente ao ano de 2014 - COORDENADORIA DE GRADUAÇÃO PROJETO BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA Relatório correspondente ao ano de 2014 - A brincadeira é a mais pura, a mais espiritual atividade do homem e, ao mesmo tempo, típica da vida

Leia mais

NOTAS SOBRE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NO BRASIL (Um clássico da Sociologia da Educação entre nós)

NOTAS SOBRE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NO BRASIL (Um clássico da Sociologia da Educação entre nós) NOTAS SOBRE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NO BRASIL (Um clássico da Sociologia da Educação entre nós) Zaia Brandão 1 Conheço Luiz Antonio Cunha desde a década de 1960, quando fomos contemporâneos no

Leia mais

Projeto Leitura Viva na Vila Rubi Realizado pela Biblioteca do Centro Educacional Unificado CEU Vila Rubi

Projeto Leitura Viva na Vila Rubi Realizado pela Biblioteca do Centro Educacional Unificado CEU Vila Rubi 50 Relato de experiência Projeto Leitura Viva na Vila Rubi Realizado pela Biblioteca do Centro Educacional Unificado CEU Vila Rubi Anselina Oliveira Soares Coordenadora da Biblioteca - Biblioteca CEU Vila

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS TERESA D ÁVILA NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Formulário para Registro de Projetos de Extensão Universitária

FACULDADES INTEGRADAS TERESA D ÁVILA NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Formulário para Registro de Projetos de Extensão Universitária FACULDADES INTEGRADAS TERESA D ÁVILA NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Formulário para Registro de Projetos de Extensão Universitária Ano 2015 Título do Projeto: Convivência Social Tipo de Projeto: projeto

Leia mais

Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS

Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS Resenha: A vida sem emprego: Por que jovens talentosos estão trocando a segurança da carteira assinada pela liberdade de empreender Aluna: Carine Ebert Disciplina:

Leia mais

Informações e instruções para os candidatos

Informações e instruções para os candidatos A preencher pelo candidato: Nome: N.º inscrição: Documento de identificação: N.º: Local de realização da prova: A preencher pelo avaliador: Classificação final: Ass: Informações e instruções para os candidatos

Leia mais

PROJETO TÉCNICO. Associação ou federação comunitária Ponto de cultura

PROJETO TÉCNICO. Associação ou federação comunitária Ponto de cultura ANEXO IV CINE MAIS CULTURA BAHIA PROJETO TÉCNICO I. Identificação da Iniciativa 1. Nome da Proponente: 2. Esta ação é inscrita por: [Indique somente 1 (uma) alternativa] Organização da Sociedade Civil

Leia mais

Projeto - por que não se arriscar com um trabalho diferente?

Projeto - por que não se arriscar com um trabalho diferente? Projeto - por que não se arriscar com um trabalho diferente? Gisele Bischoff Scherer 1 Resumo O texto a seguir defende um trabalho diferenciado em sala de aula a partir de um planejamento conjunto entre

Leia mais

Arquivo Público do Estado de São Paulo

Arquivo Público do Estado de São Paulo Arquivo Público do Estado de São Paulo Oficina: O(s) Uso(s) de documentos de arquivo na sala de aula Ditadura Militar e Anistia (1964 a 1985). Anos de Chumbo no Brasil. Ieda Maria Galvão dos Santos 2º

Leia mais

PLANTA CACHOEIRO 21 DE SETEMBRO: DIA DA ÁRVORE

PLANTA CACHOEIRO 21 DE SETEMBRO: DIA DA ÁRVORE PROJETO DE EVENTO PLANTA CACHOEIRO 21 DE SETEMBRO: DIA DA ÁRVORE Proposta apresentada ao Secretário Municipal de Meio Ambiente, Gustavo Coelho Marins, pela Subsecretaria de Gestão Ambiental, Paulo Stelzer

Leia mais

defendem revitalização do Cais Mauá, mas questionam modelo escolhido

defendem revitalização do Cais Mauá, mas questionam modelo escolhido Porto Alegre (RS) Comerciantes do Centro defendem revitalização do Cais Mauá, mas questionam modelo escolhido Comerciantes do Centro Histórico dizem ainda não ter muitas informações sobre as obras de revitalização

Leia mais

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVI Prêmio Expocom 2009 Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVI Prêmio Expocom 2009 Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação Programa Repórter Júnior 1 Guilherme Morales Rivaroli 2 Adriano Gomes 3 Bruno Melo 4 Gustavo Guilherme da Matta Caetano Lopes 5 Faculdade Internacional de Curitiba, Facinter. RESUMO No ano de 2008, os

Leia mais

Programa Petrobras Cultural 2007/2008 Projetos Contemplados

Programa Petrobras Cultural 2007/2008 Projetos Contemplados Programa Petrobras Cultural 2007/2008 Projetos Contemplados CURTA-SE VIII Festival Ibero-Americano de Curtas-Metragens de Sergipe Protocolo: 4 Proponente: Centro de Estudos Casa Curta-SE Estado do Proponente:

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CONTEXTO TECNOLÓGICO: DESAFIOS VINCULADOS À SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CONTEXTO TECNOLÓGICO: DESAFIOS VINCULADOS À SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO 1 FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CONTEXTO TECNOLÓGICO: DESAFIOS VINCULADOS À SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Márcia Corrêa Sotolani 1 Glaucineide Silva de Souza 2 EIXO TEMÁTICO: Formação Inicial e Continuada

Leia mais

A DANÇA E O DEFICIENTE INTELECTUAL (D.I): UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA À INCLUSÃO

A DANÇA E O DEFICIENTE INTELECTUAL (D.I): UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA À INCLUSÃO A DANÇA E O DEFICIENTE INTELECTUAL (D.I): UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA À INCLUSÃO CARNEIRO, Trícia Oliveira / Centro Universitário Leonardo da Vinci SODRÉ, Marta Patrícia Faianca / Universidade do Estado do

Leia mais

O setor de psicologia do Colégio Padre Ovídio oferece a você algumas dicas para uma escolha acertada da profissão. - Critérios para a escolha

O setor de psicologia do Colégio Padre Ovídio oferece a você algumas dicas para uma escolha acertada da profissão. - Critérios para a escolha O setor de psicologia do Colégio Padre Ovídio oferece a você algumas dicas para uma escolha acertada da profissão. - Critérios para a escolha profissional a) Realização Pessoal Que você se sinta feliz

Leia mais

Faculdade Adventista da Bahia CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Faculdade Adventista da Bahia CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Faculdade Adventista da Bahia CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Regulamento de S ACADE MICO-CIENTI FICO-CULTURAIS (AACC) Cachoeira Bahia 2013 REGULAMENTO DAS S ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS PARA O CURSO

Leia mais

PROJETO BIBLIOTECA ITINERANTE DO POLO DAMODA DE MURIAÉ. Plano do Projeto. Conselho de Desenvolvimento Econômico, Social e Cultural de Muriaé e Região

PROJETO BIBLIOTECA ITINERANTE DO POLO DAMODA DE MURIAÉ. Plano do Projeto. Conselho de Desenvolvimento Econômico, Social e Cultural de Muriaé e Região Conselho de Desenvolvimento Econômico, Social e Cultural de Muriaé e Região PROJETO BIBLIOTECA ITINERANTE DO POLO DAMODA DE MURIAÉ Plano do Projeto CONDESC Página 1 I APRESENTAÇÃO O Projeto intitulado

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL. Horário: Manhã: 7h40min às 11h50min Tarde: 13h às 17h10min

EDUCAÇÃO INFANTIL. Horário: Manhã: 7h40min às 11h50min Tarde: 13h às 17h10min EDUCAÇÃO INFANTIL Horário: Manhã: 7h40min às 11h50min Tarde: 13h às 17h10min Minimaternal - Maternal Infantil I Infantil II (para crianças que completam respectivamente 2, 3, 4 e 5 anos de idade até 30/junho

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG 1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 3º SEMESTRE 4º SEMESTRE 5º SEMESTRE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG 1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 3º SEMESTRE 4º SEMESTRE 5º SEMESTRE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 Alfenas / MG - CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1000. Fax: (35) 3299-1063 Dinâmica Curricular do Curso

Leia mais