Apresentação sobre o Musical 2014

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Apresentação sobre o Musical 2014"

Transcrição

1 Apresentação sobre o Musical 2014

2 Filosofia do Vértice Contribuir para a formação completa do aluno: Desenvolver a capacidade cognitiva através do acesso ao conhecimento; Participar da formação ética, moral e social, complementando a ação das famílias; Estimular a formação de habilidades não cognitivas através de atividades que promovam: interação social, trabalho em equipe, abertura a novas ideias e experiências, iniciativa e dedicação.

3 Habilidades não cognitivas Necessidades do mercado de trabalho e da vida no século XXI Interação social; Trabalho em equipe; Abertura a novas ideias e experiências; Iniciativa; Sensibilidade; TEATRO MÚSICA ARTES Dedicação.

4 Teatro, Música e Artes Importância destas atividades no currículo pedagógico; A cada 3 anos, o Colégio Vértice promove musical para maior estímulo a estas atividades; Pilares que fundamentam o espetáculo: Tema: adicional ao conteúdo pedagógico, ampliando as áreas do conhecimento; Escrito especialmente para os alunos do Colégio Vértice; Explorado em várias aulas dentro do currículo (Música, Leitura Interpretativa, Artes, Educação Física, Equilíbrio e Movimento para Ed. Infantil), sem prejuízo do conteúdo programático; Abordagem multidisciplinar em outras aulas; Apresentação final no teatro: OPCIONAL (a critério das famílias e crianças).

5 Musical 2011 LOCAL: Teatro HSBC Brasil

6

7

8 Três meninas embarcam numa grande aventura ao se mudarem com os pais para a Islândia, a ilha do Povo Escondido. Um lugar bem diferente, em que a terra cospe água, as pedras não são o que parecem ser e o Puffin, esse pássaro especial, guarda segredos que ninguém pode imaginar... Na nova casa, uma simples piscina se revela mágica, levando as garotas a um outro mundo, onde fadas, elfos, duendes e sereias convivem em harmonia. Mas será?

9 Dentro do Reino do Povo Escondido, elas descobrem a Floresta Escura, onde vivem os Trolls, e o medo inicial dá lugar a uma nova perspectiva sobre a ordem das coisas. Quem é bom, quem é mau, o que é belo, o que é feio são algumas das perguntas que essas meninas vão ter que responder com a ajuda de seus amigos na Islândia, de uma sereia professora e de conterrâneos bem inesperados: Curupira, Boitatá e o Boto Cor de Rosa. Com muita magia, alegria e ação, um espetáculo de tirar o fôlego para toda a família!

10 Quem participa: Educação Infantil; Fundamental I; Alunos do curso extracurricular de Teatro; Alunos do Espaço Cultural Vértice (apresentação pré-espetáculo no hall de entrada).

11 Onde e quando: LOCAL: Teatro HSBC Brasil DATAS: 29 e 30 de novembro

12 Equipe de produção e direção altamente capacitada Adriana Gattermayr: AUTORA E DIRETORA ASSISTENTE Adriana Gattermayr é publicitária de formação, com MBA em Gestão e Empreendedorismo Social. Trabalhou mais de 10 anos com marketing cultural e produção de eventos, além de coordenar um projeto de formação de leitores proficientes com alunos de ensino médio de escolas de todo o país entre 2002 e Escritora publicada com o livro juvenil O Roubo das Agendas, escreve de contos e crônicas até dramaturgia, como a peça Lua de Chocolate, escrita em parceira com Patrícia Franco e encenada pelo Colégio Vértice em Em 2009 fundou a ONG Instituto Baraeté, que trabalha com mobilização para a sustentabilidade, através de eventos, cursos, palestras e jogos.

13 Equipe de produção e direção altamente capacitada Patrícia Franco: COAUTORA E DIRETORA DO ESPETÁCULO Atriz, autora, sociodramatista e diretora de Teatro. Atriz há 12 anos da renomada companhia de teatro Piafraus, já foi assistente de direção de Gabriel Vilela na Ópera Don Carlo de J. Verdi, no Teatro Municipal de São Paulo. Diretora e coautora, em parceria com Adriana Gattermayr Ribeiro, do espetáculo teatral "Lua de Chocolate, em Tendo ainda participado como atriz de diversos espetáculos aclamados pela crítica especializada como: Os Lusíadas (em montagens de Iacov Hillel, em 2001 e, posteriormente, de Márcio Aurélio, em 2002), Tanto Faz (Jairo Matos, em 2000), Dentes Guardados (Mario Bortolotto), Otelo (Norton Nascimento, em1999), Círculo de Giz Caucasiano (Ewerton de Castro), O Reino das Águas Claras (César Pezzuoli), Faca de Dois Cabos (Jaques Lagoa), entre outros.

14 Equipe altamente capacitada Ruriá Duprat: CRIAÇÃO, DIREÇÃO E PRODUÇÃO MUSICAL Maestro, arranjador, produtor, compositor e pianista. É autor, produtor musical de 16 longa metragens, 23 curta metragens e mais de 1000 fonogramas publicitários. Graduado em Composição e Regência e Música para Cinema no Berklee College of Music, há 15 anos atua como pianista e regente em festivais pela Europa e Estados Unidos. Já trabalhou com artistas como Lenine, Gilberto Gil, Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown, Ed Motta, Seu Jorge, Tom Zé, Adriana Calcanhotto, Lulu Santos, entre outros. Atuou como arranjador, regente e pianista no álbum, Acústico MTV de Lenine, ganhador do Grammy Latino de Melhor Album Pop de Duprat atuou como diretor artístico e regente nos concertos gravados com orquestra para o DVD internacional Live in Rio, de Diana Krall. Em 2009, recebeu o Grammy Americano de Best Contemporary Jazz Album pelo CD Randy in Brasil de Randy Brecker, concebido, produzido e arranjado por ele e lançado nos Estados Unidos, Europa e Ásia com grande sucesso.

15 Equipe altamente capacitada Lilian Sodré: RESPONSÁVEL PELA EQUIPE MUSICAL VÉRTICE Lilian Rocha de Abreu Sodré Carvalho, licenciada em Música pela UFRJ, com especialização em Educação Musical pela Faculdade Carlos Gomes, SP, autora do livro "Música Africana na sala de aula" e do Suplemento Musical usado no Projeto Guri "Sons e ritmos da África do Sul". É professora de música do Colégio Vértice desde 1997, atuando como capacitadora de professores da rede pública e privada em Congressos e Seminários de Educação Musical.

16 Equipe Equipe altamente capacitada: Márcio Vinicius: CENOGRAFIA, FIGURINO E ADEREÇO: Cenógrafo e figurinista, iniciou sua carreira na década de 90 com projetos teatrais, quando participou do Boi Caprichoso de Parintins. Em 2000 trabalhou com JC Serroni e já em 2001 começou a assinar trabalhos na capital com diretores e grupos de ponta, como Gabriel Villela, Márcio Aurélio, Roberto Lage, e o grupo Os Satyros. Em 2003 foi indicado ao prêmio Shell em parceria com Gabriel Villella no espetáculo Fausto Zero. Em 2007 assumiu a coordenação do núcleo de cenografia da Paidéia Associação Cultural. Trabalhos premiados: - Lampião e Lancelote (2013) - Prêmio Bibi Ferreira de teatro musical de melhor figurino; - Divinas Palavras (Os Satyros, 2007) Prêmio Shell de Teatro de melhor figurino; - Era uma vez um rio (Lavínia Panunzio, 2006) - Prêmio FEMSA de Teatro Infantil e Jovem de melhor cenografia. Projetos realizados atualmente: - Cenografia para Mania de explicação RJ, com Luana Piovani e direção de Gabriel Villela; - Cenografia e Figurinos para Musical Rita Lee, com Mel Lisboa, direção de Débora Dubois e Marcio Macena.

17 Equipe altamente capacitada Silviane: CRIAÇÃO DO DESENHO DE LUZ E OPERAÇÃO DE ILUMINAÇÃO Iluminadora cênica pelo Centro de Pesquisas Teatrais do SESC, foi responsável pela coordenação técnica de espetáculos de teatro e dança no Centro Cultural Banco do Brasil, SESC, Teatro Alfa e Festival de Dança de Ourinhos, além de coordenadora técnica por dois anos seguidos dos Festivais Internacionais de Dança do SESI-SP.

18 Equipe altamente capacitada Maria Rosa Lopes: SONORIZAÇÃO Formada em música pelo Conservatório Dramático e Musical de Tatuí e em áudio pelo IAV, desenvolveu versatilidade como sonoplasta e profissional de criação e montagem em espetáculos musicais variados. Foi responsável pela ambientação e operação de áudio no espetáculo Samwaad de Ivaldo Bertazzo de 2004 a 2005, em turnê nacional e por festivais de dança na França e na Holanda. Integrou a equipe técnica na turnê de Pina Bausch no Brasil em 2006; trabalhou como assistente do engenheiro de gravação Uli Schneider em registros ao vivo da OSESP na Sala São Paulo por mais de três anos. Participou de festivais por onde passaram artistas como Gilberto Gil, João Bosco, Daniela Mercury, Barão Vermelho, entre outros. Foi responsável pelo áudio do grupo infantil Banda Mirim de 2011 a 2013, excursionando pelo Brasil com diversos espetáculos e shows do grupo.

19 Equipe altamente capacitada Graziela Urban: PRODUÇÃO Especialista em Gestão do Turismo Sustentável (SENAC-SP) e em Ciências Ambientais (UFRJ). Bacharel em Turismo (Universidade Anhembi Morumbi). É Analista de Projetos do Instituto Baraeté, ONG socioambiental que atua na mobilização para sustentabilidade, onde produziu e coordenou eventos e projetos como a Semana da Sustentabilidade, em parceria com a Livraria Cultura (2011 e 2012), Criar para Brincar (2012) e Duplo Eco, com o Espaço Cultural Vértice (2013), dentre outros. Atuou como Coordenadora do Programa de Voluntariado e Manutenção de Trilhas do Parque Nacional da Tijuca-RJ.

20 Equipe do Colégio Vértice

21 Para realizar a experiência completa Participação na apresentação em uma das datas no HSBC; Participação na apresentação em uma das datas no HSBC; Visita técnica ao Teatro HSBC (como saída pedagógica); Figurino; 4 ingressos; DVD com vídeo do espetáculo; CD com fotos do espetáculo. Investimento por aluno: 8 x R$ 140,00

22 Forma de pagamento Cartão de crédito ou débito na Tesouraria do Colégio Parcelamento do valor total em até 8 vezes, sem juros 1º parcela deve ser paga ainda em Abril Venda de ingresso unitário: R$ 120,00

23 Para dúvidas ou informações sobre o espetáculo Através do musical2014@colegiovertice.com.br Na Secretaria: , com Jéssica: Rua Vieira de Morais, 172

24 DESEJAMOS A TODOS UM ÓTIMO ESPETÁCULO!

Educação Musical: Criação, Linguagem e Conhecimento

Educação Musical: Criação, Linguagem e Conhecimento Educação Musical: Criação, Linguagem e Conhecimento INTRODUÇÃO Educadores musicais têm manifestado sua preocupação com a observância da Lei nº 11769, que é a lei de inclusão da música no currículo das

Leia mais

CHAMAMENTO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE ORIENTADORES ARTÍSTICOS EM TEATRO PARA O PROJETO ADEMAR GUERRA Edição 2013

CHAMAMENTO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE ORIENTADORES ARTÍSTICOS EM TEATRO PARA O PROJETO ADEMAR GUERRA Edição 2013 CHAMAMENTO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE ORIENTADORES ARTÍSTICOS EM TEATRO PARA O PROJETO ADEMAR GUERRA Edição 2013 PROJETO ADEMAR GUERRA Conceito e Eixo Curatorial I-Apresentação O Governo do Estado de São

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA 2016 BACKSTAGE TO THE FUTURE BACKSTAGE PARA O FUTURO

CHAMADA PÚBLICA 2016 BACKSTAGE TO THE FUTURE BACKSTAGE PARA O FUTURO CHAMADA PÚBLICA 2016 BACKSTAGE TO THE FUTURE BACKSTAGE PARA O FUTURO Programa de capacitação para jovens profissionais das áreas de produção de eventos, sonorização, iluminação e gestão de palco. 1 Apresentação

Leia mais

Caro(a)s voluntário(a)s. é

Caro(a)s voluntário(a)s. é Os Caro(a)s voluntário(a)s. é com satisfação que apresentamos cinco na temática do empreendedorismo que vocês poderão implementar junto aos alunos das escolas parceiras: Introdução ao Mundo dos Negócios,

Leia mais

InfoReggae - Edição 16 Grupos: Orquestra AfroReggae 25 de outubro de 2013. Coordenador Executivo José Júnior

InfoReggae - Edição 16 Grupos: Orquestra AfroReggae 25 de outubro de 2013. Coordenador Executivo José Júnior O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens das camadas populares.

Leia mais

Síntese do Projeto. Alguns grupos teatrais que montaram a peça:

Síntese do Projeto. Alguns grupos teatrais que montaram a peça: Síntese do Projeto Faustino, um Fausto Nordestino é um clássico da nossa literatura e dramaturgia. Voltado para jovens de 12 anos em diante, sem limite de idade, o projeto consiste na prensagem de um audiolivro

Leia mais

Jovens Artistas 2015-2016

Jovens Artistas 2015-2016 Jovens Artistas 2015-2016 Alunos 1 Ah! A Primeiro Acto, conforme o próprio nome indica, não aderiu ao novo acordo ortográfico, portanto, poderás encontrar alguns erros, do ponto de vista do mesmo, neste

Leia mais

PARCERIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO ACIONISTA E DA FAMÍLIA EMPRESÁRIA PDA. Presença nacional, reconhecimento mundial.

PARCERIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO ACIONISTA E DA FAMÍLIA EMPRESÁRIA PDA. Presença nacional, reconhecimento mundial. PARCERIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO ACIONISTA E DA FAMÍLIA EMPRESÁRIA PDA Presença nacional, reconhecimento mundial. Conheça a Fundação Dom Cabral Uma das melhores escolas de negócios do mundo, pelo ranking

Leia mais

CEPPG Coordenação de Extensão, Pesquisa e Pós Graduação 1

CEPPG Coordenação de Extensão, Pesquisa e Pós Graduação 1 1 Nome do curso: Área: O Curso: Objetivos: Diferenciais: Público Alvo: Ementa Disciplinas Gestão e Estratégias em Saúde e Segurança do Trabalho Ciências Sociais O curso foi desenvolvido para atender uma

Leia mais

ESCOLA DE ARTES SOM LIVRE

ESCOLA DE ARTES SOM LIVRE CURSOS DE MÚSICA E ARTES PARA ESCOLAS A Som Livre Escola de Artes oferece para as escolas infantis uma proposta inovadora : Cursos de Artes, especialmente voltado para crianças. Através de praticas e vivencias

Leia mais

ESCOLA ESPECIAL RENASCER- APAE PROFESSORA: JULIANA ULIANA DA SILVA

ESCOLA ESPECIAL RENASCER- APAE PROFESSORA: JULIANA ULIANA DA SILVA ESCOLA ESPECIAL RENASCER- APAE PROFESSORA: JULIANA ULIANA DA SILVA PROJETO: ARTES NA EDUCAÇÃO ESPECIAL O CORPO E A MENTE EM AÇÃO LUCAS DO RIO VERDE 2009 APRESENTAÇÃO Em primeiro lugar é preciso compreender

Leia mais

Festival Estudantil de Teatro (Feste)

Festival Estudantil de Teatro (Feste) Festival Estudantil de Teatro (Feste) O que é O projeto Festival Estudantil de Teatro (Feste) trata-se de experiências em políticas culturais com a juventude estudantil, para avivar o debate e incrementar

Leia mais

Férias de Verão no Museu da CARRIS Semanas Temáticas Expressão Plástica Expressão Corporal Expressão Musical

Férias de Verão no Museu da CARRIS Semanas Temáticas Expressão Plástica Expressão Corporal Expressão Musical A ação educativa nas Semanas Temáticas do Museu da CARRIS é vocacionada para crianças e jovens adolescentes. Propõe a realização de atividades lúdicas e interativas que estimulem o pensamento, sensações

Leia mais

ARTE CIRCENSE E A EDUCAÇÃO

ARTE CIRCENSE E A EDUCAÇÃO ARTE CIRCENSE E A EDUCAÇÃO Magali Deckert Arndt 1 Noemi Boer 2 Marjorie Dariane da Silva Machado³ Ingrid Mello 4 INTRODUÇÃO O teatro é uma das mais antigas manifestações culturais do homem e o tem acompanhado

Leia mais

3ª IGREJA BATISTA DO PLANO PILOTO

3ª IGREJA BATISTA DO PLANO PILOTO Biografia: Eduardo Dias Carvalho é Bacharel em Composição UnB Bacharel em Regência - UnB, Licenciado em Educação Musical - UnB Pós- graduado em Regência Coral UnB Regência de Corais Coral da 3ª IGREJA

Leia mais

A LUDICIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR

A LUDICIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR Resumo A LUDICIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR Ana Regina Donato de Moraes 1 Lourdes Keila Casado Pulucena 2 Lucieni Vaz dos Santos 3 Aprender brincando não é apenas um passatempo, quando se trata de ensinar.

Leia mais

Quaquarela. Quaquarela. Proposta de temporada de espetáculo do Bando de Brincantes em Teatro do Centro Municipal de Cultura de Porto Alegre

Quaquarela. Quaquarela. Proposta de temporada de espetáculo do Bando de Brincantes em Teatro do Centro Municipal de Cultura de Porto Alegre Quaquarela Proposta de temporada de espetáculo do Bando de Brincantes em Teatro do Centro Municipal de Cultura de Porto Alegre Quaquarela Proposta de temporada de espetáculo do Bando de Brincantes em Teatro

Leia mais

Gestão diária da pobreza ou inclusão social sustentável?

Gestão diária da pobreza ou inclusão social sustentável? ARTIGO Gestão diária da pobreza ou inclusão social sustentável? Marcelo Garcia. Este ano, a Lei Orgânica da Assistência Social faz 17 anos. Já não é tão menina como a professora Aldaíza Sposatti da PUC

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Departamento de Arquitetura e Urbanismo

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Departamento de Arquitetura e Urbanismo UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Departamento de Arquitetura e Urbanismo CONCURSO PÚBLICO DE TÍTULOS E PROVAS PARA PROVIMENTO DE UM CARGO DE PROFESSOR ADJUNTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERENAMBUCO,

Leia mais

O FUTEBOL VAI À ESCOLA PROJETO INOVADOR E INEDITO. O jogo que vai iniciar as crianças em idade escolar na pratica do esporte.

O FUTEBOL VAI À ESCOLA PROJETO INOVADOR E INEDITO. O jogo que vai iniciar as crianças em idade escolar na pratica do esporte. O FUTEBOL VAI À ESCOLA PROJETO INOVADOR E INEDITO. O jogo que vai iniciar as crianças em idade escolar na pratica do esporte. 27/06/12 Projeto "O futebol vai a escola". Dominbol é um simples jogo recreativo,

Leia mais

CRECHE MUNICIPAL MACÁRIA MILITONA DE SANTANA PROJETO LITERATURA INFANTIL: "MUNDO ENCANTADOR"

CRECHE MUNICIPAL MACÁRIA MILITONA DE SANTANA PROJETO LITERATURA INFANTIL: MUNDO ENCANTADOR CRECHE MUNICIPAL MACÁRIA MILITONA DE SANTANA PROJETO LITERATURA INFANTIL: "MUNDO ENCANTADOR" CUIABÁ-MT 2015 CRECHE MUNICIPAL MÁCARIA MILITONA DE SANTANA 1- Tema: "Mundo Encantador" 1.2- Faixa etária: 2

Leia mais

Programa de Especialização em Gestão de Negócios Imobiliários - RADU. Programa que apoia o desenvolvimento de competências

Programa de Especialização em Gestão de Negócios Imobiliários - RADU. Programa que apoia o desenvolvimento de competências Programa de Especialização em Gestão de Negócios Imobiliários - ÓS- PEGNI RADU Programa que apoia o desenvolvimento de competências ÇÃO requeridas para profissionais do mercado imobiliário e da construção

Leia mais

Fundação das Artes comemora 44 anos

Fundação das Artes comemora 44 anos Fundação das Artes comemora 44 anos Para comemorar 44 anos de dedicação à prática, ensino e fomento à arte, a Fundação das Artes abre as portas para receber os seus alunos, professores e o público em geral

Leia mais

Seminário Intersetorial Empresas e Povos Indígenas 13/03/14

Seminário Intersetorial Empresas e Povos Indígenas 13/03/14 Seminário Intersetorial Empresas e Povos Indígenas 13/03/14 1 ANDAMENTOS DOS TRABALHOS GTAI/FMASE FMASE 2005 = Coordena ações de interesse do setor sobre aspectos socioambientais geração, transmissão,

Leia mais

Informações gerais Colégio Decisão

Informações gerais Colégio Decisão 1 Informações gerais Colégio Decisão 2 Carta da Diretora Colégio Decisão Venha, que estamos de portas abertas para você. Carta da Direção Prezados país e responsáveis, A Organização de uma escola pede

Leia mais

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br PREZADO (A) SENHOR (A) Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso

Leia mais

Projeto de Música Pop e Rock

Projeto de Música Pop e Rock Projeto de Música Pop e Rock Docentes: Ângelo Cunha Paulo Bispo Teresa Laranjeira Externato Marista de Lisboa Introdução A Música é única para os seres humanos e como as outras artes, é tão básico como

Leia mais

O GRILO FELIZ E OS INSETOS GIGANTES

O GRILO FELIZ E OS INSETOS GIGANTES material de apoio O GRILO FELIZ E OS INSETOS GIGANTES DIVULGAÇÃO FICHA TÉCNICA Direção: Walbercy Ribas e Rafael Ribas Roteiro: Walbercy Ribas Produção: Juliana Ribas Direção de arte e fotografia: Rafael

Leia mais

CABO VERDE: A QUESTÃO UNIVERSITÁRIA E AS INSTÂNCIAS SUPERIORES DE PODER

CABO VERDE: A QUESTÃO UNIVERSITÁRIA E AS INSTÂNCIAS SUPERIORES DE PODER 919 CABO VERDE: A QUESTÃO UNIVERSITÁRIA E AS INSTÂNCIAS SUPERIORES DE PODER Isabela Pereira Lopes Lapeade PPGE UFRJ José Jairo Vieira Lapeade PPGE UFRJ Eixo Temático: Políticas de inclusão/exclusão em

Leia mais

www.institutoproterra.org.br

www.institutoproterra.org.br APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL Missão O Instituto Pró Terra é uma entidade sem fins lucrativos criada em 1997 sob o CNPJ: 04728488/0001-29, que reúne amigos, educadores, técnicos e pesquisadores com a missão

Leia mais

GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS. fgv.br/vestibular

GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS. fgv.br/vestibular GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS fgv.br/vestibular IDEALISMO, EXCELÊNCIA E CREDIBILIDADE A Fundação Getulio Vargas surgiu em 20 de dezembro de 1944 com o objetivo de preparar profissionais qualificados em

Leia mais

BRINCANDO DE BONECOS

BRINCANDO DE BONECOS BRINCANDO DE BONECOS O Espetáculo Brincando de Bonecos visa estimular a capacidade narrativa, incentivar a criatividade e divertir o espectador. Alguns bonecos são feitos a partir de materiais recicláveis,

Leia mais

CONCERTOS BANRISUL PARA JUVENTUDE

CONCERTOS BANRISUL PARA JUVENTUDE APRESENTAÇÃO O Banrisul é agente viabilizador de iniciativas comunitárias, valorizando e apoiando atitudes que impactam sobre a qualidade de vida da comunidade gaúcha. Confirmando o seu compromisso histórico

Leia mais

VISUAL MERCHANDISING DESIGN, ARQUITETURA E AMBIENTAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE VENDA

VISUAL MERCHANDISING DESIGN, ARQUITETURA E AMBIENTAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE VENDA VISUAL MERCHANDISING DESIGN, ARQUITETURA E AMBIENTAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE VENDA Curso Especial VISUAL MERCHANDISING Design, Arquitetura e Ambientação como Estratégia de Venda COORDENADORA: NATÁLIA COUTINHO

Leia mais

PROJETO CIRANDA DAS ARTES

PROJETO CIRANDA DAS ARTES Prefeitura Municipal de Petrópolis Conselho Municipal de Cultura Fundação de Cultura e Turismo PROJETO CIRANDA DAS ARTES APRESENTAÇÃO A arte é uma forma de expressão produzida pelo homem para manifestar

Leia mais

b. Promover a contribuição das artes e humanidades, assim como das ciências, na educação para sustentabilidade.

b. Promover a contribuição das artes e humanidades, assim como das ciências, na educação para sustentabilidade. Integrar, na educação formal e na aprendizagem ao longo da vida, os conhecimentos, valores e habilidades necessárias para um modo de vida sustentável. b. Promover a contribuição das artes e humanidades,

Leia mais

Artes Visuais Estudantis (AVE)

Artes Visuais Estudantis (AVE) Artes Visuais Estudantis (AVE) O que é O projeto Artes Visuais Estudantis (AVE) é parte integrante do desenvolvimento de políticas culturais com a juventude estudantil, para a promoção das diversas linguagens

Leia mais

Biblioteca Municipal António Botto. Serviço de Bibliotecas. Divisão do Conhecimento e Intervenção Comunitária. Município de Abrantes

Biblioteca Municipal António Botto. Serviço de Bibliotecas. Divisão do Conhecimento e Intervenção Comunitária. Município de Abrantes Serviço de Bibliotecas Divisão do Conhecimento e Intervenção Comunitária Município de Abrantes Programação de abril de 2016 CADERNOS DE VIAGEM DE ABRANTES DESENHO, LITERATURA, FOTOGRAFIA, VIDEO, JORNALISMO,

Leia mais

REGULAMENTO. FESTIVAL NACIONAL FORRÓ DE ITAÚNAS FENFIT -12ª Edição DE 14 A 22 DE JULHO DE 2012

REGULAMENTO. FESTIVAL NACIONAL FORRÓ DE ITAÚNAS FENFIT -12ª Edição DE 14 A 22 DE JULHO DE 2012 REGULAMENTO FESTIVAL NACIONAL FORRÓ DE ITAÚNAS FENFIT -12ª Edição DE 14 A 22 DE JULHO DE 2012 As inscrições para o Festival Nacional forró de Itaúnas 12ª edição, estarão abertas do dia 03/05/2012 ao dia

Leia mais

REGULAMENTO GERAL IX FESTIVAL ESTADUAL NOSSA ARTE. CAPÍTULO I Dos Objetivos

REGULAMENTO GERAL IX FESTIVAL ESTADUAL NOSSA ARTE. CAPÍTULO I Dos Objetivos REGULAMENTO GERAL IX FESTIVAL ESTADUAL NOSSA ARTE CAPÍTULO I Dos Objetivos Art. 1º - Promover a arte através de apresentações e exposições em diversos gêneros artísticos, despertando o gosto pelas atividades

Leia mais

CADERNO DE ATIVIDADES REDAÇÃO

CADERNO DE ATIVIDADES REDAÇÃO COLÉGIO ARNALDO 2015 CADERNO DE ATIVIDADES REDAÇÃO Aluno (a): 4º ano: Turma: Professor (a): Valor: 20 pontos Este trabalho deverá ser entregue IMPRETERIVELMENTE no dia da prova. Conteúdo de Recuperação

Leia mais

Gestão Estratégica de Negócios

Gestão Estratégica de Negócios INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES Inatel Competence Center Business School Gestão Estratégica de Negócios Projeto Pedagógico de Curso de Extensão Curricular Santa Rita do Sapucaí MG Setembro de 2013

Leia mais

20 Anos de Tradição Carinho, Amor e Educação.

20 Anos de Tradição Carinho, Amor e Educação. Colégio Tutto Amore Colégio Sapience Carinho, Amor e Educação. Trabalhamos com meio-período e integral em todos os níveis de ensino. www.tuttoamore.com.br Nossa História No ano de 1993 deu-se o ponto de

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA OFICINA DA INOVAÇÃO

APRESENTAÇÃO DA OFICINA DA INOVAÇÃO APRESENTAÇÃO DA OFICINA DA INOVAÇÃO DIRETORIA DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO. OFICINA DA INOVAÇÃO Página 1 de 10 ÍNDICE DO PORTFOLIO Apresentação dos serviços da Oficina da Inovação... 3 Consultoria...

Leia mais

Brasilis Ensemble Um espeta culo de entretenimento e emoça o!

Brasilis Ensemble Um espeta culo de entretenimento e emoça o! Brasilis Ensemble Um espeta culo de entretenimento e emoça o! Apresentando uma formação instrumental incomum cello, clarinete e piano/violão Brasilis Ensemble se propõe a trazer novas leituras para um

Leia mais

Quem Somos. As formações profissionais da equipe são diversificadas e isso disponibiliza mais recursos e amplia alternativas e soluções criativas.

Quem Somos. As formações profissionais da equipe são diversificadas e isso disponibiliza mais recursos e amplia alternativas e soluções criativas. Quem Somos A Jatobá Cultural é uma empresa especializada em produções financiadas por leis de incentivo, principalmente ProAC-ICMS e Lei Rouanet, com o objetivo de difundir com maior qualidade e quantidade

Leia mais

Conversando sobre a REALIDADE. Propostas Educação. Ano 1 - nº 3 - Nov/15

Conversando sobre a REALIDADE. Propostas Educação. Ano 1 - nº 3 - Nov/15 Conversando sobre a REALIDADE social do BRASIL Propostas Educação Ano 1 - nº 3 - Nov/15 Partido da Social Democracia Brasileira Presidente: Senador Aécio Neves Instituto Teotônio Vilela Presidente: José

Leia mais

Gestão da Inovação através do Design Thinking

Gestão da Inovação através do Design Thinking Gestão da Inovação através do Design Thinking Introdução A inovação é parte integrante e fundamental dos sistemas econômicos. Com o aumento da complexidade desse sistema, torna-se fundamental que os atores

Leia mais

Se você procura ensino de excelência, qualidade de vida, ambiente cristão e relacionamentos incríveis, seu lugar é aqui.

Se você procura ensino de excelência, qualidade de vida, ambiente cristão e relacionamentos incríveis, seu lugar é aqui. Se você procura ensino de excelência, qualidade de vida, ambiente cristão e relacionamentos incríveis, seu lugar é aqui. IA: desde 1949 transformando vidas! SEJA BEM VINDO QUALIDADE DE VIDA O IA, Instituto

Leia mais

SOLUÇÕES EM PRODUTIVIDADE, ATENDIMENTO E VENDAS

SOLUÇÕES EM PRODUTIVIDADE, ATENDIMENTO E VENDAS SOLUÇÕES EM PRODUTIVIDADE, A Expertise: ² ² ² ² ² Percebendo as necessidades do mercado, nasceu a Expertise Treinamentos no início de 2016. A união de três profissionais, consultores e palestrantes, com

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2009

PLANO DE ENSINO 2009 PLANO DE ENSINO 2009 Fundamental I ( ) Fundamental II ( ) Médio ( ) Médio Profissionalizante ( ) Profissionalizante ( ) Graduação ( X ) Pós-graduação ( ) I. Dados Identificadores Curso Pedagogia Disciplina

Leia mais

O ciclo dos produtos de moda

O ciclo dos produtos de moda O ciclo dos produtos de moda Documentário Thaísa Fortuni Edição Brasileira 2016 1.Apresentação 2. Objetivo 3. Justificativa 4. Público-alvo 5. Metodologia 6. Panorama geral 7. Direção de projeto 8. Elenco

Leia mais

DIVERSAMENTE. Projeto de gravação de cd, aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura

DIVERSAMENTE. Projeto de gravação de cd, aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura DIVERSAMENTE Projeto de gravação de cd, aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura SOBRE O AUTOR: Paulo Lobão, cantor e compositor, nasceu na cidade de Belo Horizonte, iniciou os seus estudos musicais

Leia mais

AS AVENTURAS DE NINA E ATOMITO

AS AVENTURAS DE NINA E ATOMITO AS AVENTURAS DE NINA E ATOMITO PROPOSTA DE ENCENAÇÃO Apresentar o espetáculo infantil As Aventuras de Nina e Atomito, criado para o Ano Internacional da Química (2011), com o patrocínio do Ministério da

Leia mais

Festival. de Teatro. Infantil

Festival. de Teatro. Infantil Festival de Teatro Infantil Apresentação A Target Projetos, em parceria com a Nova Escola de Teatro, apresenta o projeto cultural Festival de Teatro, que acontecerá de janeiro à dezembro de 2015. Uma iniciativa

Leia mais

Nélida Piñon recebe homenagem em colégio de Manguinhos

Nélida Piñon recebe homenagem em colégio de Manguinhos Page 1 of 6 Nélida Piñon recebe homenagem em colégio de Manguinhos Por Mônica Marzano Fotos: Cris Torres Os 1.129 alunos do Colégio Estadual Compositor Luis Carlos da Vila, em Manguinhos, na Zona Norte,

Leia mais

FORMULÁRIO DE CANDIDATURA

FORMULÁRIO DE CANDIDATURA FORMULÁRIO DE CANDIDATURA Nº Candidatura: / Data de entrega: / / 1 O Concurso de Ideias Empreendedoras de Oliveira de Azeméis Empreendedorismo em idade escolar é uma iniciativa do Contrato Local de Desenvolvimento

Leia mais

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES, PROGRAMAS E TABELA DE PONTUAÇÃO PARA JULGAMENTO DE TÍTULOS

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES, PROGRAMAS E TABELA DE PONTUAÇÃO PARA JULGAMENTO DE TÍTULOS DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL CONCURSO PÚBLICO PARA ENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 05, de 11 de fevereiro de 2014, publicado no Diário Oficial da União nº 30, de 12 de fevereiro de 2014. INFORMAÇÕES

Leia mais

Debate para a Sustentabilidade

Debate para a Sustentabilidade Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro - Universidade de Aveiro Debate para a Sustentabilidade Biblioteca do ISCAA Debate para a Sustentabilidade Integrado na comemoração dos 40

Leia mais

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br PREZADO (A) SENHOR (A) Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso

Leia mais

REGULAMENTO. CAPÍTULO I Definições e Objetivos

REGULAMENTO. CAPÍTULO I Definições e Objetivos REGULAMENTO CAPÍTULO I Definições e Objetivos Art.1 : O VIII Festival de Teatro Velha Joana, tem o objetivo de mobilizar a classe artística, grupos, companhias, coletivos de teatro, instituições culturais,

Leia mais

Companhia de Teatro Piupardos

Companhia de Teatro Piupardos Companhia de Teatro Piupardos Direcção: Sónia Aragão Apresenta Cisco e a Espiral do Conhecimento é um espectáculo de teatro, lúdico-pedagógico, para um públicoalvo entre os 9 e 13 anos, tendo como base

Leia mais

Instituto Superior de Línguas e Administração

Instituto Superior de Línguas e Administração Instituto Superior de Línguas e Administração > O ISLA Instituto Superior de Línguas e Administração é a mais antiga instituição de ensino superior privado em Portugal, tendo, desde a sua fundação, em

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

Pós Graduação - Gestão Empresarial e Marketing

Pós Graduação - Gestão Empresarial e Marketing Pós Graduação - Gestão Empresarial e Marketing Público - alvo Indicado para recém-formados e jovens profissionais. Objetivo do Curso Capacitação gerencial em geral, com ênfase na área de Marketing, desenvolvendo

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Educação

Programa de Pós-Graduação em Educação 52 URIARTE, Mônica Zewe. 33 Programa de Pós-Graduação em Educação Resumo: Este artigo apresenta informações sobre a experiência da UNIVALI quanto ao ensino de artes no Curso de Pedagogia, preparado para

Leia mais

APRESENTAÇÃO FGV APRESENTAÇÃO TRECSSON BUSINESS

APRESENTAÇÃO FGV APRESENTAÇÃO TRECSSON BUSINESS APRESENTAÇÃO FGV Criado em 1999, o FGV Management é o Programa de Educação Executiva Presencial da Fundação Getulio Vargas, desenvolvido para atender a demanda do mercado por cursos de qualidade, com tradição

Leia mais

Proposta. Programa de Educação Ambiental na Praça Victor Civita

Proposta. Programa de Educação Ambiental na Praça Victor Civita Proposta Programa de Educação Ambiental na Praça Victor Civita 2015 Programa de Educação Ambiental para a Praça Victor Civita que tenha como principal objetivo promover a Cultura da Sustentabilidade, por

Leia mais

Arte e solidariedade aos olhos das crianças

Arte e solidariedade aos olhos das crianças Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais Plano de Atividades Componente de Apoio à Família 2012/2013 Arte e solidariedade aos olhos das crianças Se a criança não receber a devida atenção, em geral,

Leia mais

Da sala de aula à sala de ensaio: uma proposta para a formação do professor de teatro

Da sala de aula à sala de ensaio: uma proposta para a formação do professor de teatro Da sala de aula à sala de ensaio: uma proposta para a formação do professor de teatro Ricardo Carvalho de Figueiredo Universidade Federal de Minas Gerais Professor Assistente Doutorando em Artes EBA/UFMG

Leia mais

SOBRE AGÊNCIA, SELO E EDITORA MUSICAL PRODUTORA

SOBRE AGÊNCIA, SELO E EDITORA MUSICAL PRODUTORA SOBRE AGÊNCIA, SELO E EDITORA MUSICAL Antenada com os novos modelos de negócios para a música, trabalho em parceria com outras empresas locais, nacionais e internacionais, e com a participação ativa no

Leia mais

Revista Diálogos Interdisciplinares - GEPFIP

Revista Diálogos Interdisciplinares - GEPFIP 231 ARTE E CULTURA NA EDUCAÇÃO: uma parceria imprescindível para aprendizagem Ariane Silva CASTRO 1 Glaucimar Carlos SANCHES 2 Rigoberto Delvalle ORTEGA 3 RESUMO O presente relato tem por objetivo relatar

Leia mais

Pós Graduação - Gestão Empresarial e Marketing (Noite).

Pós Graduação - Gestão Empresarial e Marketing (Noite). Pós Graduação - Gestão Empresarial e Marketing (Noite). Público - alvo Indicado para recém-formados e jovens profissionais. Objetivo do Curso Capacitação gerencial em geral, com ênfase na área de Marketing,

Leia mais

OBJETIVO GERAL OBJETIVOS ESPECÍFICOS

OBJETIVO GERAL OBJETIVOS ESPECÍFICOS APRENDER BRINCANDO INVESTIDAS DA PRÁTICA EDUCACIONAL EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES JUNTO AO PROGRAMA INTEGRAÇÃO AABB COMUNIDADE, UMA EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS E JOVENS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA CIDADE DE

Leia mais

Gestão de Instrumentos Financeiros Porque Educação Executiva Insper Sobre o Instituto Educacional BM&FBOVESPA

Gestão de Instrumentos Financeiros Porque Educação Executiva Insper Sobre o Instituto Educacional BM&FBOVESPA 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

Edital de seleção de artistas para apresentação no Projeto Música Para Todos 3ª edição - 1ª Fase -2º semestre de 2011

Edital de seleção de artistas para apresentação no Projeto Música Para Todos 3ª edição - 1ª Fase -2º semestre de 2011 Edital de seleção de artistas para apresentação no Projeto Música Para Todos 3ª edição - 1ª Fase -2º semestre de 2011 O projeto Música Para Todos, em sua 3ª edição, numa parceria entre a Cooperativa de

Leia mais

PRÉ-PRODUÇÃO E PRODUÇÃO Marilia Mello Pisani

PRÉ-PRODUÇÃO E PRODUÇÃO Marilia Mello Pisani O presente teto faz parte do curso de Produção de Vídeo e é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 3.0. Não Adaptada. Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponíveis

Leia mais

i i ajudar os animais? ANIMAIS: EU CURTO, EU CUIDO

i i ajudar os animais? ANIMAIS: EU CURTO, EU CUIDO i i i i partiu ajudar os animais? ANIMAIS: EU CURTO, EU CUIDO JUSTIFICATIVA: As Juventudes contemporâneas estão inseridas em um tempo de efemeridades, aonde informações chegam em segundos a partir de um

Leia mais

Encontro de Canto Coral (Encante)

Encontro de Canto Coral (Encante) Encontro de Canto Coral (Encante) O que é O projeto Encontro de Canto Coral Estudantil (Encante) propõe a implantação do Canto Coral nos contextos escolares da rede estadual de ensino, para o desenvolvimento

Leia mais

MÚSICA E SABER. Oficinas de capacitação de agentes musicais

MÚSICA E SABER. Oficinas de capacitação de agentes musicais MÚSICA E SABER Oficinas de capacitação de agentes musicais Música e saber OBJETIVO O objetivo principal deste projeto é oferecer a músicos do interior do Rio de Janeiro uma oportunidade de capacitação

Leia mais

Press Release 15 de fevereiro de 2013

Press Release 15 de fevereiro de 2013 Press Release 15 de fevereiro de 2013 O Instituto Sacatar tem a satisfação de anunciar a chegada de um novo grupo de seis artistas premiados, cada um, com um período de residência de oito semanas de duração

Leia mais

PROGRAMA DE ATENDIMENTO AOS ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTADOS DA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL

PROGRAMA DE ATENDIMENTO AOS ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTADOS DA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL PROGRAMA DE ATENDIMENTO AOS ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTADOS DA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL PROGRAMA Caracteriza-se como um atendimento complementar oferecido aos alunos

Leia mais

MBA em Design Estratégico

MBA em Design Estratégico Design Estratégico MBA em Design Estratégico Aula Inaugural - 29 de abril de 2015 Aulas as terças e quintas, das 7h às 9h30 Valor do curso: R$ 21.600,00 À vista com desconto: R$ 20.520,00 Consultar planos

Leia mais

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br PREZADO (A) SENHOR (A) Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso

Leia mais

XV SEMINÁRIO NACIONAL DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA SEGURANÇA DE TERCEIROS AÇÃO COMUNITÁRIA ENERGIA PARA A VIDA ACEV

XV SEMINÁRIO NACIONAL DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA SEGURANÇA DE TERCEIROS AÇÃO COMUNITÁRIA ENERGIA PARA A VIDA ACEV XV SEMINÁRIO NACIONAL DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA SEGURANÇA DE TERCEIROS AÇÃO COMUNITÁRIA ENERGIA PARA A VIDA ACEV JOSÉ DE SOUZA REIS FILHO COMPANHIA ENERGÉTICA DE MINAS GERAIS -CEMIG SENDI ACEV

Leia mais

AULA DE PORTUGUÊS: CRIAÇÃO DE POEMAS

AULA DE PORTUGUÊS: CRIAÇÃO DE POEMAS AULA DE PORTUGUÊS: CRIAÇÃO DE POEMAS Até onde vai a força da Motivação? Glorinha Aguiar glorinhaaguiar@uol.com.br Uma proposta criativa motivadora na sala de aula pode deixar o professor bem impressionado

Leia mais

ANEXO AO MODELO DO PLANO DE AULA DO PROCESSO SELETIVO DOCENTE GERAL (PSD-G) 2013.2

ANEXO AO MODELO DO PLANO DE AULA DO PROCESSO SELETIVO DOCENTE GERAL (PSD-G) 2013.2 ANEXO AO MODELO DO PLANO DE AULA DO PROCESSO SELETIVO DOCENTE GERAL (PSD-G) 2013.2 ADMINISTRAÇÃO Formar administradores estrategistas, comprometidos com o desenvolvimento da sociedade. A UNIFEBE, através

Leia mais

CULTURA OBJETIVOS E METAS

CULTURA OBJETIVOS E METAS CULTURA OBJETIVOS E METAS 1. Garantir a participação juvenil na elaboração das políticas públicas na área de cultura com a participação de mais entidades e partidos políticos, via projetos e via mobilização

Leia mais

COLEÇÃO UM SOM... ANIMAL!

COLEÇÃO UM SOM... ANIMAL! Catálogo Maio 2013 COLEÇÃO UM SOM... ANIMAL! A galinha cacareja, o gato mia, o cachorro late. E a ovelha, o porco e o pato, qual é o som que eles fazem? Tem gente que não sabe que o sapo coa xa, que o

Leia mais

Impacto_ Aproximar o ambiente escolar do desenvolvimento de habilidades socioemocionais cria espaço para um aprendizado mais completo e tem impacto no bem-estar ao longo de toda a vida. Isso porque, segundo

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO ASSISTENTE SOCIAL NOS PROJETOS SOCIAIS E NA EDUCAÇÃO - UMA BREVE ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO PROJETO DEGRAUS CRIANÇA

A IMPORTÂNCIA DO ASSISTENTE SOCIAL NOS PROJETOS SOCIAIS E NA EDUCAÇÃO - UMA BREVE ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO PROJETO DEGRAUS CRIANÇA A IMPORTÂNCIA DO ASSISTENTE SOCIAL NOS PROJETOS SOCIAIS E NA EDUCAÇÃO - UMA BREVE ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO PROJETO DEGRAUS CRIANÇA Tamara Nomura NOZAWA 1 Telma Lúcia Aglio GARCIA 2 Edmárcia Fidelis ROCHA

Leia mais

IOV BRASIL ORGANOGRAMA

IOV BRASIL ORGANOGRAMA IOV BRASIL ORGANOGRAMA Equipe Diretiva Secretários Estaduais Terezinha Pasqualini Miquilin SECRETÁRIA EXECUTIVA REGIONAL - AMÉRICA DO SUL PRESIDENTE DO IOV BRASIL SECRETÁRIA GERAL IOV BRASIL Nascida aos

Leia mais

O Corcunda e a Cigana

O Corcunda e a Cigana GRIOT Associação Cultural Rua Palmira Bastos, nº 32 3º Esq. C. Postal 2835 44 Lavradio, Barreiro, Portugal Web: griot-associacaocultural.blogspot.com Endereço Electrónico: teatro.griot@hotmail.com Telemóveis:

Leia mais

08/08/2012. Arte, Criatividade e Recreação Profa. Ma. Adriana Rodrigues da Silva. Temas em Estudo

08/08/2012. Arte, Criatividade e Recreação Profa. Ma. Adriana Rodrigues da Silva. Temas em Estudo Arte, Criatividade e Recreação Profa. Ma. Adriana Rodrigues da Silva 1 Temas em Estudo Tema 3: Brincadeira do faz de conta à Tema 4: Teatro a magia e o encantamento na infância 2 Ementa Tendências curriculares

Leia mais

RESOLUÇÃO N 03/15 CAEPE RESOLVE

RESOLUÇÃO N 03/15 CAEPE RESOLVE Conselho de Administração, Ensino, Pesquisa e Extensão CAEPE RESOLUÇÃO N 03/15 CAEPE DISPÕE SOBRE AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO DOS CURSOS SUPERIORES DA FACULDADE FTEC. O Conselho de Administração,

Leia mais

Festival Rnab. Revelando Novos Atores Brasileiros

Festival Rnab. Revelando Novos Atores Brasileiros Festival Rnab Revelando Novos Atores Brasileiros Projeto Aprovado para Captação Segmento:Cultura Resumo do Projeto 1º Festival no segmento audiovisual que busca revelar novos atores para o cinema, este

Leia mais

FACCAMP FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA COORDENADORIA DE EXTENSÃO E PESQUISA

FACCAMP FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA COORDENADORIA DE EXTENSÃO E PESQUISA FACCAMP FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA COORDENADORIA DE EXTENSÃO E PESQUISA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ARTE-EDUCAÇÃO 1. Nome do Curso e Área do Conhecimento Curso de Especialização Lato Sensu

Leia mais

O ARTISTA EMPREENDEDOR COMO CRIAR E REALIZAR UM ESPETÁCULO TEATRAL

O ARTISTA EMPREENDEDOR COMO CRIAR E REALIZAR UM ESPETÁCULO TEATRAL O ARTISTA EMPREENDEDOR COMO CRIAR E REALIZAR UM ESPETÁCULO TEATRAL APRESENTAÇÃO O curso O ARTISTA EMPREENDEDOR - COMO CRIAR E REALIZAR UM ESPETÁCULO TEATRAL ministrado pelo ator, produtor e documentarista

Leia mais

Projetos. Outubro 2012

Projetos. Outubro 2012 Projetos Outubro 2012 UM DIA CHUVOSO NA ESCOLA Hoje amanheceu chovendo muito e o vento soprava forte. A nossa sala estava pronta e arrumada para receber as crianças, mas o mau tempo fez com que elas se

Leia mais