Gerenciamento de Serviços em TI com ITIL. Gerenciamento de Serviços de TI com ITIL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Gerenciamento de Serviços em TI com ITIL. Gerenciamento de Serviços de TI com ITIL"

Transcrição

1 Gerenciamento de Serviços de TI com ITIL

2 A Filosofia do Gerenciamento de Serviços em TI Avanços tecnológicos; Negócios totalmente dependentes da TI; Qualidade, quantidade e a disponibilidade (infra-estrutura x negócio); A filosofia ITIL adota uma estratégia orientada a processos relacionados e integrados que é escalável; Para atingir os objetivos, esses processos devem usar os 3 P de forma eficaz, eficiente e econômica. Entrega segura dos serviços de TI, alinhados com os processos de negócio.

3 Os 3 P Pessoas Usuários, clientes, equipe de TI e gerentes; Comunicação, treinamento e definições claras de papéis e responsabilidades, para todas as partes envolvidas.

4 Os 3 P Processos Os processos de Gerenciamento de Serviços são o coração do ITIL; Duas áreas principais: Suporte a Serviços concentra-se na operação do diaa-dia e no suporte aos serviços em TI: Central de Serviços*, Gerenciamento de Incidentes, Gerenciamento de Problemas, Gerenciamento da Configuração, Gerenciamento de Mudanças, Gerenciamento de Liberações. Entrega de Serviços concentra-se no planejamento e melhoria dos serviços, em longo prazo: Gerenciamento do Nível de Serviço, Gerenciamento Financeiro para Serviços em TI, Gerenciamento da Capacidade, Gerenciamento da Continuidade de Serviços em TI, Gerenciamento da Disponibilidade.

5 Os 3 P Produtos Ferramentas que seguem os padrões ITIL e podem auxiliar na implementação e execução dos serviços em TI.

6 Clientes x Usuários Clientes: Pessoas (geralmente de nível mais alto) que pagam por ou são proprietárias dos serviços em TI; Ponto de contato: Gerente de Relacionamento com o Cliente; Buscam maior valor para o seu dinheiro em diferentes níveis de disponibilidade. Usuários: Pessoas que usam os serviços diretamente; Ponto de Contato: Central de Serviços (Service Desk); Demandam maior disponibilidade. Super ou Especialista: Usuários que foram designados pela área de negócio para agir como o primeiro contato para incidentes e problemas.

7 O Problema do Suporte Pode ser dividido em 3 áreas principais: Cliente: Falta de um mecanismo estruturado de suporte ao cliente; Baixa confiança e pouca percepção do cliente com relação à TI; Falta de foco nas necessidades do cliente. Gerenciamento: Suporte sob uma estrutura com pouca gerência e falta de recursos; Problemas sendo resolvidos repetidamente ao invés de eliminados; Qualidade inconsistente no atendimento aos chamados e tempos de resposta; Falta de coordenação e registro das mudanças. Informações para a Tomada de Decisão: Informações Gerenciais não disponíveis decisões sendo tomadas com base no Eu acho e não do Eu sei.

8 Por que implementar Gerenciamento de Serviços? Fator motivador: Desejo de oferecer valor agregado e valor pelo dinheiro do Cliente. Programa de aperfeiçoamento de processos de longo prazo; Alguns benefícios proporcionados: Melhor qualidade de serviço suporte mais confiável ao negócio; Visão mais clara da capacidade atual da TI; Otimização do ciclo de tempo para as mudanças e maior taxa de êxito; Diminuição dos custos operacionais; Aumento da eficiência; Aumento na qualidade dos serviços...

9 Os objetivos do Gerenciamento de Serviços em TI O objetivo da implementação dos processos ITIL é o de suportar, não ditar, os processos de negócio de uma organização. Sendo que: Gerenciamento de Serviços é uma estratégia orientada a processos para a entrega de serviços em TI, com foco no Cliente, que atende ao conjunto de metas de custo e performance estabelecido em parceria com os clientes das Linhas-de-Negócio e incorporado aos Acordos de Níveis de Serviço ANS (Service Level Agreement SLA) e Acordos de Níveis Operacionais ANO (Operational Level Agreement OLA). ITIL fornecerá aos Gerentes de Serviços em TI um conjunto de melhores práticas, abrangente e consistentem enquanto promove aspectos de qualidade na obtenção de efetividade e eficiência do negócio na utilização dos sistemas de informação.

10 Benefícios Manter as estratégias de TI alinhadas com as estratégias de negócio; Manter sobre controle os riscos de TI relacionados ao negócio; Medir e melhorar a performance da TI; Explicitar os custos investidos relacionando os valores agregados ao negócio.

11 O Processo de TI Gerenciamento de TI é baseado em processos; Processo é um conjunto de atividades lógicas combinadas, executadas por pessoas, para se atingir um certo objetivo (resultado). Entradas Processo Saídas

12 Qualidade Sistema de gestão de qualidade é a forma como uma organização planeja suas operações (estrutura organizacional, papéis e responsabilidades, políticas, procedimentos, processos, padrões e recursos necessários) para oferecer serviços de qualidade; Compromentimento dos funcionários; Melhoria da qualidade Ciclo Deming (PDCA).

13 ITIL Information Technology Infrastructure Library ITIL ITIL (Information Technology Infrastructure Library) é uma biblioteca composta por mais de 60 livros que descreve as melhores práticas para a gestão dos serviços de TI; Criada em 1980 pela então CCTA (Central Computer and Telecommunications Agency), hoje OGC (Office Government Commerce); A Biblioteca da Infra-estrutura de TI documenta um guia das melhores práticas de gerenciamento de serviços e não uma solução universal para otimizar os processos de gestão.

14 ITIL Compõem a biblioteca ITIL: The Bussines Perspective; Planning to Implement SM; Application Management; Infrastructure Management; Security Management; Service Suport; Service Delivery. Atualizações na biblioteca são realizadas pela OGC em conjunto com o itsmf (IT Service Management Forum).

15 ITIL ITIL recomenda utilizar o conceito Adopt and Adapt ; ITIL, apesar de ser uma biblioteca, é reconhecida como um padrão de fato, transformando-a em referência para normas reguladoras (BS e ISO 20000); ITIL não é metodologia ou conjunto de regras. Não se implementa ou se implanta ITIL; Adapta-se os processos de acordo com as melhores práticas preconizadas pela biblioteca. METODOLOGIA

16 ITIL Ao adequar os processos de gerenciamento de serviços segundo a ITIL, pretende-se: Reduzir o tempo e esforços na reposição de recursos de TI; Melhorar a qualidade dos serviços de TI; Disponibilidade Capacidade Performance Alinhar os serviços de TI com as necessidades do negócio da organização. E obtem-se os seguintes resultados: Otimização da infra-estrutura; Redução dos custos com serviços; Melhora na qualidade dos serviços e; Aumento da credibilidade da TI.

17 CERTIFICAÇÃO Prova em Inglês; Realizada em centros Prometric; Acertar 26 de 40 questões; Benefícios: Reconhecimento profissional Oportunidades no mercado

18 ITIL ITIL A ponte no abismo entre o negócio e a tecnologia PLANO DE IMPLEMENTAÇÃO DE GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS NEGÓCIO PERSPECTIVA DO NEGÓCIO GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS ENTREGA DE SERVIÇOS SUPORTE A SERVIÇOS INFRA- ESTRUTURA TECNOLOGIA GERENCIAMENTO DE SEGURANÇA GERENCIAMENTO DE APLICAÇÕES

19 ITIL Estratégico Service Desk Service Delivery Tático Service Suport Operacional Service Desk

20 ITIL Processos operacionais (service suport): Processos táticos (service delivery): Service Desk; Gerenciamento de Configuração; Gerenciamento de Incidentes; Gerenciamento de Problemas; Gerenciamento de Mudanças; Gerenciamento de Liberação. Gerenciamento de Nível de Serviços; Gerenciamento da Disponibilidade; Gerenciamento da Capacidade; Gerenciamento da Continuidade dos Serviços de TI; Gerenciamento Financeiro. Configuration Management Data Base - CMDB

21 Service Suport :: Service Desk A Central de Serviços (Service Desk) é um ponto único de contato entre os clientes e a TI, recebendo dúvidas ou requisições de várias origens: telefone, , fax, visita pessoal, etc. Uma evolução do Help Desk, a Central de Serviços atende a solicitações de todos os serviços providos pela TI. Dentre os objetivos da Central de Serviços, destacam-se: Centralização do atendimento; Registro e acompanhamento de incidentes; Informações sobre o status das solicitações aos clientes; Triagem e re-direcionamento adequado das solicitações; Alimentação da base de conhecimentos com novos incidentes; Provimento de informações gerenciais.

22 Service Suport :: Service Desk Service Desk Receber chamado Detectar e registrar Atendimento 2º Nível Atendimento 3º Nível Realizar requisição S Requisição? N Acompanhar progresso Suporte inicial N Identificar diagnosticar N Identificar diagnosticar Resolvido? Resolvido? Resolvido? S Registrar solução S S Notificar cliente

23 Service Suport :: Service Desk Os benefícios obtidos com a utilização de uma Central de Serviços são resultados dos objetivos da própria central: Ponto único de contato para todas as consultas; Retorno rápido com informações precisas sobre as solicitações; Redução de custos internos e maior eficiência; Melhor uso das habilidades da equipe técnica de desenvolvimento ou suporte; Obtenção de informações, métricas e indicadores para o corpo gerencial.

24 Service Suport :: Gerenciamento de Configuração O gerenciamento de configuração é o principal processo da ITIL por fornecer informações importantes sobre a infra-estrutura de TI, todos os seus componentes e o relacionamento entre eles, para os demais processos. O objetivo do gerenciamento de configuração é prover informações precisas e atualizadas de todos os ativos de TI e os relacionamentos de cada item de configuração, de modo a possibilitar identificar e prevenir os impactos causados nos negócios da organização pela indisponibilidade de algum ativo.

25 Service Suport :: Gerenciamento de Configuração O processo de gerenciamento de configuração começa com a criação de um banco de dados de configuração e a manutenção das informações armazenadas. As saídas deste processo são relatórios com informações gerenciais e disponibilização de informações sobre a infra-estrutura para os outros processos. O gerenciamento de configuração é executado através das seguintes atividades: Planejamento; Identificação; Controle; Verificação e auditoria.

26 Service Suport :: Gerenciamento de Configuração Através do gerenciamento de configuração, é possível: Obter informações atualizadas sobre a infraestrutura de TI; Controlar a infra-estrutura de TI; Contribuir para o planejamento da continuidade; Gerenciar problemas e mudanças de maneira eficiente e eficaz.

27 Service Suport :: Gerenciamento de Incidentes O gerenciamento de incidentes é o processo responsável por restaurar o serviço de TI que está parado. Este processo geralmente é executado pela Central de Serviços podendo, no entanto, ser executado por outros níveis de suporte. O gerenciamento de incidentes tem por objetivo restaurar os serviços de TI indisponíveis com o menor tempo possível, a baixo custo e impactos minimizados para os negócios da organização.

28 Service Suport :: Gerenciamento de Incidentes A principal entrada do processo é o próprio incidente que pode vir de várias fontes e suas saídas são: Requisições de mudança para sanar o incidente; O incidente solucionado; Informações gerenciais; e Notificação ao cliente. Para executar este processo, as seguintes atividades são executadas: Detecção do incidente e registro; Classificação e suporte inicial: Prioridade, impacto e urgência. Investigação e diagnóstico; Resolução e recuperação; Fechamento do incidente.

29 Service Suport :: Gerenciamento de Incidentes O gerenciamento de incidentes bem implementados, trará os seguintes resultados facilmente visíveis e em curto prazo: Os incidentes não serão perdidos ou esquecidos; Visão clara do status e prioridade dos incidentes; Aumento da satisfação dos clientes; Fornecimento de informações gerenciais.

30 Service Suport :: Gerenciamento de Problemas É considerado um problema a ocorrência repetitiva de um mesmo incidente ou a recorrência de um incidente que havia sido dado uma solução de contorno. O objetivo do gerenciamento de problemas é minimizar o impacto dos problemas na organização, realizando um papel importante na detecção e reparo dos problemas no intuito de impedir sua recorrência, podendo também, trabalhar pro-ativamente, encontrando e reparando os problemas antes que os incidentes aconteçam.

31 Service Suport :: Gerenciamento de Problemas O gerenciamento de problemas encontra a causa raiz dos recorrentes incidentes e provê soluções através do relacionamento de três áreas chaves: Incidentes; Problemas e; Erros conhecidos. Erro na Infraestrutura Incidente Problema Ao término do processo, são gerados: Requisição de Mudança; Informação gerencial; Erro conhecido; Solução do problema; Atualização da base de conhecimentos. Erro conhecido Requisição de Mudança Resolução do problema

32 Service Suport :: Gerenciamento de Problemas O gerenciamento de problemas melhora a qualidade de TI trazendo os seguintes benefícios: Habilidade de aprender com experiências passadas; Equipe de TI mais produtiva; Melhora no atendimento da Central de Serviços.

33 Service Suport :: Gerenciamento de Problemas

34 Service Suport :: Gerenciamento de Mudança Nem toda mudança é uma melhoria, mas toda melhoria requer uma mudança. Por este motivo, o gerenciamento de mudança realiza o planejamento e controle das alterações para garantir que as mudanças sejam executadas com o menor impacto possível para a organização. O objetivo deste processo é assegurar que procedimentos padronizados são realizados para garantir que as mudanças possam ser realizadas de forma eficiente e na hora certa com o menor impacto possível na qualidade dos serviços de TI.

35 Service Suport :: Gerenciamento de Mudança Este processo tem início ao receber uma requisição de mudança proveniente da Central de Serviços ou da equipe de TI e termina com: Geração do relatório de mudança; Demanda para o gerenciamento de liberação; Atualização do CMDB. Durante o processo, as seguintes atividades são executadas: Registro da solicitação de mudança; Aceite da solicitação de mudança; Classificação da mudança; Planejamento da mudança; Coordenação da mudança; Avaliação da mudança.

36 Service Suport :: Gerenciamento de Mudança Ignorar o gerenciamento de mudança, mesmo nas pequenas alterações, pode ser uma decisão desastrosa para a organização. A disciplina e a correta utilização deste processo é recompensada por: Estimativa de custo de mudanças mais precisas; Aumento da produtividade dos usuários; Aumento da produtividade da equipe de TI; Menos mudanças revertidas.

37 Service Suport :: Gerenciamento de Liberação O gerenciamento de liberação é responsável por garantir a estabilidade do ambiente de TI através da implantação controlada de novas liberações (releases) de hardwares ou softwares na infraestrutura. O objetivo do gerenciamento de liberação é proteger o ambiente de TI através de procedimentos formais gerenciamento, testes e validações relacionadas às mudanças propostas de hardware ou software, visando assegurar que apenas as versões autorizadas dos componentes alterados sejam implantadas.

38 Service Suport :: Gerenciamento de Liberação O processo se inicia com o planejamento de uma nova liberação de hardware ou software e termina com a implantação documentada e segura do componente com o menor impacto possível nas atividades diárias da organização. Para garantir a instalação segura de novos componentes, as seguintes atividades são executadas: Criação de uma política de liberação; Projeto da liberação; Testes e aprovação; Comunicação e treinamento; Distribuição e instalação.

39 Service Suport :: Gerenciamento de Liberação As vantagens do gerenciamento de liberação são: Redução de erros nas liberações; Impacto nos negócios controlados; Liberações que atendem às necessidades do negócio.

40 ITIL Estratégico Service Desk Service Delivery Tático Service Suport Operacional Service Desk

41 Service Delivery :: Gerenciamento de Nível de Serviço O gerenciamento de nível de serviço é dependente de todos os processo do Service Support e alguns processos do Service Delivery. Ele é responsável por informar aos gestores de TI se os acordos de nível de serviço (SLA) com seus clientes estão sendo atendidos com qualidade. O objetivo deste processo é gerenciar, manter e melhorar a qualidade dos serviços de TI acordados com o cliente através de monitoramento e relatórios de melhoria, de modo a assegurar que os níveis de acordo de serviço (SLA) sejam atendidos com conformidade.

42 Service Delivery :: Gerenciamento de Nível de Serviço Neste processo é criado o catálogo de serviços com especificações sobre os serviços prestados pela TI e os critérios de qualidade destes serviços (nível de acordo de serviço). Estes critérios são assegurados pelas seguintes ações: Identificação; Definição; Negociação; Monitoração; Relatório; Revisão.

43 Service Delivery :: Gerenciamento de Nível de Serviço O gerenciamento de nível de serviço oferece os seguintes benefícios: Maior qualidade nos serviços de TI; Eficiência na utilização dos recursos de TI; Melhora da imagem da TI; Identificação de pontos que podem ser melhorados.

44 Service Delivery :: Gerenciamento da Disponibilidade A demanda de serviços críticos que devem estar disponíveis no modo 24x7, requer um gerenciamento da disponibilidade dos serviços alinhando os requisitos do negócio e as possibilidades da TI. O objetivo do gerenciamento de disponibilidade é relacionar os requisitos do negócio com as possibilidades da TI de modo a otimizar a infraestrutura no intuito de assegurar a mais alta disponibilidade possível dos serviços de TI, a um custo aceitável, para que o negócio possa alcançar seus objetivos.

45 Service Delivery :: Gerenciamento da Disponibilidade O processo de gerenciamento da disponibilidade executa as seguintes atividade para garantir que os requisitos do negócio sejam atendidos: Planejamento: Plano de disponibilidade e plano de recuperação. Aperfeiçoamento; Medição e relatório.

46 Service Delivery :: Gerenciamento da Disponibilidade O aperfeiçoamento da capacidade de TI assegurando a entrega dos serviços que atendam às necessidades do negócio é o principal benefício deste processo. Outros benefícios que podem ser obtidos são: Aperfeiçoamento da disponibilidade; Resposta rápida em caso de interrupção; Aumento da disponibilidade dos serviços.

47 Service Delivery :: Gerenciamento da Capacidade O gerenciamento da capacidade se preocupa em entender as necessidades de capacidade do negócio e planejar e adequar a infra-estrutura de TI para que estas necessidades possam ser atendidas. O objetivo do gerenciamento da capacidade é entender os requisitos de capacidade dos negócios e controlar a entrega desta capacidade no presente e no futuro, bem como estudar as vantagens que podem ser obtidas para a organização pelas inovações tecnológicas.

48 Service Delivery :: Gerenciamento da Capacidade O SLA e plano de estratégia e negócio da organização são as principais entradas deste processo. Através deles os requisitos de capacidade do negócio serão identificados e o plano de capacidade gerado, bem como relatórios de capacidade e o aperfeiçoamento dos serviços para garantir. Durante este processo as seguintes atividades são executadas: Gerenciamento da demanda; Dimensionamento de aplicação; Modelagem; Plano de capacidade; Relatórios.

49 Service Delivery :: Gerenciamento da Capacidade O gerenciamento da capacidade propicia à TI: Uma visão atual sobre a capacidade dos recursos de TI; Planejamento antecipado da capacidade de TI; Estimativa de impacto de novos serviços.

50 Service Delivery :: Gerenciamento da Continuidade Este processo é responsável por manter os serviços mínimos necessários para assegurar a continuidade do negócio da organização mesmo após ocorrido um desastre. O objetivo do processo de gerenciamento da continuidade dos serviços de TI é prover a continuidade do negócio, assegurando que os serviços mínimos necessários que suportem o negócio da organização possam ser recuperados no menor tempo possível após a ocorrência de um desastre.

51 Service Delivery :: Gerenciamento da Continuidade O gerenciamento da continuidade é realizado pelas seguintes atividades: Iniciação; Requisitos e estratégias; Implementação; Gerenciamento operacional: Auditorias e testes.

52 Service Delivery :: Gerenciamento da Continuidade Os seguintes benefícios são alcançados com a implantação deste processo: Redução dos impactos dos desastres; Redução dos valores de seguros; Menor tempo de recuperação após um desastre.

53 Service Delivery :: Gerenciamento Financeiro O gerenciamento financeiro sobre os serviços de TI torna mais claro os investimentos com tecnologia, permitindo aos clientes identificarem a relação custo/benefício. O objetivo deste processo é fornecer um custo efetivo para os investimentos com ativos de TI, atribuindo a estes os serviços entregues ao cliente evidenciando a relação entre custo/benefício e subsidiando as decisões gerenciais sobre novos investimentos.

54 Service Delivery :: Gerenciamento Financeiro Este processo executa as seguintes atividades: Elaboração do orçamento; Contabilidade de TI; Cobrança.

55 Service Delivery :: Gerenciamento Financeiro Além de ajudar a eliminar a imagem de que a TI é um centro de custo dispendioso, o gerenciamento financeiro oferece as seguintes vantagens: Aumento da satisfação do cliente; Menor resistência para investimentos; Recuperação dos custos de TI.

56 FIM

Gestão de T.I. GESTÃO DE T.I. ITIL. José Luís Padovan jlpadovan@gmail.com

Gestão de T.I. GESTÃO DE T.I. ITIL. José Luís Padovan jlpadovan@gmail.com GESTÃO DE T.I. José Luís Padovan jlpadovan@gmail.com 1 Information Technology Infrastructure Library 2 O que é o? Information Technology Infrastructure Library é uma biblioteca composta por sete livros

Leia mais

ITIL Overview. Gestão de Serviços de TI

ITIL Overview. Gestão de Serviços de TI ITIL Overview Gestão de Serviços de TI Sobre a ILUMNA Atuando na área Gerenciamento de Serviços em TI (ITSM) desde 1997, a ILUMNA presta serviços de Consultoria, Educação e Tecnologia, com o objetivo de

Leia mais

ITIL. Fundamentos do Gerenciamento de Serviços de TI. Juvenal Santana, PMP tecproit.com.br

ITIL. Fundamentos do Gerenciamento de Serviços de TI. Juvenal Santana, PMP tecproit.com.br ITIL Fundamentos do Gerenciamento de Serviços de TI Juvenal Santana, PMP tecproit.com.br Objetivo Prover uma visão geral sobre Gerenciamento de Serviços de TI: Conceito; Desafios; Estrutura; Benefícios;

Leia mais

Profa. Gislaine Stachissini. Unidade III GOVERNANÇA DE TI

Profa. Gislaine Stachissini. Unidade III GOVERNANÇA DE TI Profa. Gislaine Stachissini Unidade III GOVERNANÇA DE TI Information Technology Infrastructure Library ITIL Criado pelo governo do Reino Unido, tem como objetivo a criação de um guia com as melhores práticas

Leia mais

A Biblioteca: Gerenciamento de Serviços de TI. Instrutor : Cláudio Magalhães E-mail: cacmagalhaes@io2.com.br

A Biblioteca: Gerenciamento de Serviços de TI. Instrutor : Cláudio Magalhães E-mail: cacmagalhaes@io2.com.br A Biblioteca: Gerenciamento de Serviços de TI Instrutor : Cláudio Magalhães E-mail: cacmagalhaes@io2.com.br 2 A Biblioteca ITIL: Information Technology Infrastructure Library v2 Fornece um conjunto amplo,

Leia mais

Conceitos Básicos e Implementação. Entrega de Serviços. Professor Gledson Pompeu (gledson.pompeu@gmail.com)

Conceitos Básicos e Implementação. Entrega de Serviços. Professor Gledson Pompeu (gledson.pompeu@gmail.com) Conceitos Básicos e Implementação Pref. Mun. Vitória 2007 Analista de Suporte 120 A ITIL (information technology infrastructure library) visa documentar as melhores práticas na gerência, no suporte e na

Leia mais

ITIL. Information Technology Infrastructure Library

ITIL. Information Technology Infrastructure Library Information Technology Infrastructure Library 34929 - Daniel Aquere de Oliveira 34771 - Daniel Tornieri 34490 - Edson Gonçalves Rodrigues 34831 - Fernando Túlio 34908 - Luiz Gustavo de Mendonça Janjacomo

Leia mais

Gerenciamento de Serviços de TI ITIL v2 Módulo 1 Conceitos básicos

Gerenciamento de Serviços de TI ITIL v2 Módulo 1 Conceitos básicos Gerenciamento de Serviços de TI ITIL v2 Módulo 1 Conceitos básicos Referência: An Introductory Overview of ITIL v2 Livros ITIL v2 Cenário de TI nas organizações Aumento da dependência da TI para alcance

Leia mais

Porquê na ITIL nas empresas? o Para termos uma resposta efetiva é preciso entender o porque da governança; o Entender gerenciamento de riscos.

Porquê na ITIL nas empresas? o Para termos uma resposta efetiva é preciso entender o porque da governança; o Entender gerenciamento de riscos. ITIL V3 Porquê na ITIL nas empresas? o Para termos uma resposta efetiva é preciso entender o porque da governança; o Entender o gerenciamento de riscos. Porquê Governança? Porque suas ações e seus requisitos

Leia mais

ivirtua Solutions 4 ITIL

ivirtua Solutions 4 ITIL ivirtua Solutions 4 ITIL ivirtua Solutions ITIL WHITEPAPER ITIL INTRODUÇÃO O ITIL é o modelo de referência para endereçar estruturas de processos e procedimentos à gestão de TI, organizado em disciplinas

Leia mais

Glossário Apresenta a definição dos termos, siglas e abreviações utilizadas no contexto do projeto Citsmart.

Glossário Apresenta a definição dos termos, siglas e abreviações utilizadas no contexto do projeto Citsmart. Apresenta a definição dos termos, siglas e abreviações utilizadas no contexto do projeto Citsmart. Versão 1.6 15/08/2013 Visão Resumida Data Criação 15/08/2013 Versão Documento 1.6 Projeto Responsáveis

Leia mais

ITIL - Information Technology Infraestructure Library

ITIL - Information Technology Infraestructure Library ITIL Biblioteca de infra estrutura de TI (do Inglês, Information Technology Infraestructure Library) e ISO/IEC 20.000 ITIL - Information Technology Infraestructure Library Foi criado no fim dos anos 80

Leia mais

O que o Negócio quer da TI? www.companyweb.com.br Download: www.companyweb.com.br/downloads 1

O que o Negócio quer da TI? www.companyweb.com.br Download: www.companyweb.com.br/downloads 1 O que o Negócio quer da TI? www.companyweb.com.br Download: www.companyweb.com.br/downloads 1 Exemplo de Relatório Velocidade na Resolução dos incidentes 97% 95% Qualidade na resolução dos incidentes 85%

Leia mais

Gestão de Serviços Suporte (Concentra-se na execução do dia-a-dia e no suporte a serviços de TI)

Gestão de Serviços Suporte (Concentra-se na execução do dia-a-dia e no suporte a serviços de TI) Introdução ao ITIL ITIL de Serviços Suporte (Concentra-se na execução do dia-a-dia e no suporte a serviços de TI) Service-Desk de Configurações de Incidentes de Problemas de Alterações de Versões de Serviços

Leia mais

Administração de Ativos de TI. Prof. André Montevecchi

Administração de Ativos de TI. Prof. André Montevecchi Administração de Ativos de TI Prof. André Montevecchi Introdução a ITIL Em um mundo altamente competitivo, de mudanças constantes e inesperadas, é preciso ter flexibilidade e agilidade suficientes para

Leia mais

Melhores práticas para gerenciamento de suporte a serviços de TI

Melhores práticas para gerenciamento de suporte a serviços de TI Melhores práticas para gerenciamento de suporte a serviços de TI Adriano Olimpio Tonelli Redes & Cia 1. Introdução A crescente dependência entre os negócios das organizações e a TI e o conseqüente aumento

Leia mais

Por que utilizar o modelo ITIL

Por que utilizar o modelo ITIL Por que utilizar o modelo ITIL... O que não é definido não pode ser controlado... O que não é controlado não pode ser medido... O que não é medido não pode ser melhorado Empregado para definir, controlar,

Leia mais

PÁGINA 4 ITIL V.2 & ITIL V.3

PÁGINA 4 ITIL V.2 & ITIL V.3 PÁGINA 4 ITIL V.2 & ITIL V.3 Gerência de Níveis de Serviço Manter e aprimorar a qualidade dos serviços de TI Revisar continuamente os custos e os resultados dos serviços para garantir a sua adequação Processo

Leia mais

2º Encontro GE-SP ITIL 05.03.2005

2º Encontro GE-SP ITIL 05.03.2005 ITIL (IT Infrastructure Library) ITIL - Information Technology Infrastructure Library Uma Introdução 2º Encontro GE-SP ITIL 05.03.2005 05/03/2005 GE-SP ITIL 1 Apresentadores Carlos Teixeira - Automidia

Leia mais

ITIL (INFORMATION TECHNOLOGY INFRASTRUCTURE LIBRARY)

ITIL (INFORMATION TECHNOLOGY INFRASTRUCTURE LIBRARY) Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Informática e Estatística INE Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Projetos I Professor: Renato Cislaghi Aluno: Fausto Vetter Orientadora: Maria

Leia mais

Gerenciamento de Serviços de TI com base na ITIL

Gerenciamento de Serviços de TI com base na ITIL Gerenciamento de Serviços de TI com base na ITIL Information Technology Infrastructure Library ou Biblioteca de Infraestrutura da Tecnologia da Informação A TI de antes (ou simplesmente informática ),

Leia mais

MATERIAL DE APOIO PROFESSOR

MATERIAL DE APOIO PROFESSOR MATERIAL DE APOIO PROFESSOR Conceitos Básicos e Implementação Dataprev 2006 Analista de Banco de Dados 106 A aplicação de gerenciamento de níveis de serviço, por si só, garante a oferta de bons serviços.

Leia mais

Introdução. A Travessia do Rio

Introdução. A Travessia do Rio Apresentação 1 Introdução A Travessia do Rio 2 Cenário atual / Motivação Processos de negócios mudando rapidamente; Infra-estrutura de TI complexa e em constante atualização; TRIPÉ: Qualidade Tempo Custo

Leia mais

ITIL - Por que surgiu? Dependências de TI; A qualidade, quantidade e disponibilidade de infra-estrutura de TI afetam diretamente;

ITIL - Por que surgiu? Dependências de TI; A qualidade, quantidade e disponibilidade de infra-estrutura de TI afetam diretamente; ITIL ITIL - Por que surgiu? Dependências de TI; A qualidade, quantidade e disponibilidade de infra-estrutura de TI afetam diretamente; ITIL Mas o que gerenciar? Gerenciamento de Serviço de TI. Infra-estrutura

Leia mais

ISO/IEC 20000:2005. Introdução da Norma ISO/IEC 20000 no Mercado Brasileiro Versão 1.1, 15.09.2006

ISO/IEC 20000:2005. Introdução da Norma ISO/IEC 20000 no Mercado Brasileiro Versão 1.1, 15.09.2006 ISO/IEC 20000:2005 Introdução da Norma ISO/IEC 20000 no Mercado Brasileiro Versão 1.1, 15.09.2006 André Jacobucci andre.jacobucci@ilumna.com +55 11 5087 8829 www.ilumna.com Objetivos desta Apresentação

Leia mais

GERENCIAMENTO DE INCIDENTES COM AS PRÁTICAS ITIL

GERENCIAMENTO DE INCIDENTES COM AS PRÁTICAS ITIL FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO PAULO Felipe Tanji Caldas GERENCIAMENTO DE INCIDENTES COM AS PRÁTICAS ITIL São Paulo 2011 FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO PAULO Felipe Tanji Caldas GERENCIAMENTO DE INCIDENTES

Leia mais

Núcleo de Pós Graduação Pitágoras

Núcleo de Pós Graduação Pitágoras Núcleo de Pós Graduação Pitágoras MBA Gestão em TI Disciplina: Administração de Suporte e Automação Gerenciamento de Suporte Professor: Fernando Zaidan Ago-2009 1 2 Contexto Área de TI lugar estratégico

Leia mais

GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE TI

GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE TI Sistema de Informação e Tecnologia FEQ 0411 Prof Luciel Henrique de Oliveira luciel@uol.com.br Capítulo 8 GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE TI PRADO, Edmir P.V.; SOUZA, Cesar A. de. (org). Fundamentos de Sistemas

Leia mais

Gerenciamento de Incidentes - ITIL. Prof. Rafael Marciano

Gerenciamento de Incidentes - ITIL. Prof. Rafael Marciano Gerenciamento de Incidentes - ITIL Prof. Rafael Marciano Conteúdo Objetivos Conceitos e Definições Atividades Indicadores Chaves de Desempenho Papéis Desafios Um pouco sobre a certificação ITIL Foundations

Leia mais

ITIL. Conteúdo. 1. Introdução. 2. Suporte de Serviços. 3. Entrega de Serviços. 4. CobIT X ITIL. 5. Considerações Finais

ITIL. Conteúdo. 1. Introdução. 2. Suporte de Serviços. 3. Entrega de Serviços. 4. CobIT X ITIL. 5. Considerações Finais ITIL Conteúdo 1. Introdução 2. Suporte de Serviços 3. Entrega de Serviços 4. CobIT X ITIL 5. Considerações Finais Introdução Introdução Information Technology Infrastructure Library O ITIL foi desenvolvido,

Leia mais

Café da Manhã Corporativo

Café da Manhã Corporativo Café da Manhã Corporativo O ITIL como ferramenta de Governança de TI Palestrante: Julio Cesar R. S. Avila Palestrante: Julio Cesar R. S. Avila Especialista Newtrend em Governança de TI, é um profissional

Leia mais

Gerenciamento de Serviços de TI ITIL v3 Módulo 1 Conceitos básicos

Gerenciamento de Serviços de TI ITIL v3 Módulo 1 Conceitos básicos Gerenciamento de Serviços de TI ITIL v3 Módulo 1 Conceitos básicos Referência: An Introductory Overview of ITIL v3 Livros ITIL v3 Novos Conceitos Serviço de TI: Meio para entregar valor aos clientes propicia

Leia mais

Information Technology Infrastructure Library (ITIL)

Information Technology Infrastructure Library (ITIL) Information Technology Infrastructure Library (ITIL) Metodologias de Sistemas 1 Profa. Rosângela Penteado Grupo Guilherme Leme Janito V. Ferreira Filho João Victor Martins Patrícia Inoue Nakagawa Rafael

Leia mais

Curso ITIL Foundation. Introdução a ITIL. ITIL Introduction. Instrutor: Fernando Palma fernando.palma@gmail.com http://gsti.blogspot.

Curso ITIL Foundation. Introdução a ITIL. ITIL Introduction. Instrutor: Fernando Palma fernando.palma@gmail.com http://gsti.blogspot. Curso ITIL Foundation Introdução a ITIL ITIL Introduction Instrutor: Fernando Palma fernando.palma@gmail.com http://gsti.blogspot.com Agenda Definição / Histórico Escopo Objetivos Benefícios e Problemas

Leia mais

Gledson Pompeu 1. Cenário de TI nas organizações. ITIL IT Infrastructure Library. A solução, segundo o ITIL

Gledson Pompeu 1. Cenário de TI nas organizações. ITIL IT Infrastructure Library. A solução, segundo o ITIL Cenário de TI nas organizações Gerenciamento de Serviços de TI ITIL v2 Módulo 1 Conceitos básicos Referência: An Introductory Overview of ITIL v2 Livros ITIL v2 Aumento da dependência da TI para alcance

Leia mais

Processos Técnicos - Aulas 1 a 3

Processos Técnicos - Aulas 1 a 3 Gerenciamento de Serviços de TI Processos Técnicos - Aulas 1 a 3 A Informática, ou Tecnologia da Informação, antigamente era vista como apenas mais um departamento, como um apoio à empresa. Hoje, qualquer

Leia mais

Simulado ITIL V3 Português Sicoob

Simulado ITIL V3 Português Sicoob Simulado ITIL V3 Português Sicoob Dezembro 2009 1 de 40 A Implementação do Gerenciamento de Serviços Baseados na ITIL requer preparação e planejamento do uso eficaz e eficiente de quais dos seguintes?

Leia mais

ITIL V3 (aula 6) AGENDA: A VERSÃO 3 ESTRATÉGIA DO SERVIÇO DESENHO DO SERVIÇO TRANSIÇÃO DO SERVIÇO OPERAÇÃO DO SERVIÇO MELHORIA CONTÍNUA

ITIL V3 (aula 6) AGENDA: A VERSÃO 3 ESTRATÉGIA DO SERVIÇO DESENHO DO SERVIÇO TRANSIÇÃO DO SERVIÇO OPERAÇÃO DO SERVIÇO MELHORIA CONTÍNUA ITIL V3 (aula 6) AGENDA: A VERSÃO 3 ESTRATÉGIA DO SERVIÇO DESENHO DO SERVIÇO TRANSIÇÃO DO SERVIÇO OPERAÇÃO DO SERVIÇO MELHORIA CONTÍNUA ITIL - Livros Estratégia de Serviços (Service Strategy): Esse livro

Leia mais

Como obter resultados em TI com gestão e governança efetivas direcionadas a estratégia do negócio?

Como obter resultados em TI com gestão e governança efetivas direcionadas a estratégia do negócio? Como obter resultados em TI com gestão e governança efetivas direcionadas a estratégia do negócio? A Tecnologia da Informação vem evoluindo constantemente, e as empresas seja qual for seu porte estão cada

Leia mais

Gerenciamento de Incidentes

Gerenciamento de Incidentes Gerenciamento de Incidentes Os usuários do negócio ou os usuários finais solicitam os serviços de Tecnologia da Informação para melhorar a eficiência dos seus próprios processos de negócio, de forma que

Leia mais

Curso preparatório para exame de Certificação do ITIL V3.

Curso preparatório para exame de Certificação do ITIL V3. Curso preparatório para exame de Certificação do ITIL V3. Dentro do enfoque geral em conhecer e discutir os fundamentos, conceitos e as definições de Governança de TI - Tecnologia da Informação, bem como

Leia mais

Ciência da Computação. Gestão da Tecnologia da Informação ITIL Information Technology Infrastructure Library

Ciência da Computação. Gestão da Tecnologia da Informação ITIL Information Technology Infrastructure Library Ciência da Computação Gestão da Tecnologia da Informação ITIL Information Technology Infrastructure Library Agenda Histórico Conceitos básicos Objetivos Visão Geral do Modelo Publicações: Estratégia de

Leia mais

Unidade III. A primeira publicação foi no final dos anos 1990; a segunda versão ocorreu em 2000/2001, e a atual versão (3) foi lançada em 2007.

Unidade III. A primeira publicação foi no final dos anos 1990; a segunda versão ocorreu em 2000/2001, e a atual versão (3) foi lançada em 2007. Unidade III 3 INFORMATION TECHNOLOGY INFRASTRUCTURE LIBRARY (ITIL) O ITIL (The IT Infrastructure Library) foi criado pela Agência de Telecomunicações e Computação do governo do Reino Unido (CCTA UK Government

Leia mais

Grupo de Estudos ITIL. Gerenciamento de Serviços de TI - ITSM Rodrigo Pementa, ITIL Certified Daniel Andrade, ITIL Certified

Grupo de Estudos ITIL. Gerenciamento de Serviços de TI - ITSM Rodrigo Pementa, ITIL Certified Daniel Andrade, ITIL Certified Grupo de Estudos ITIL Gerenciamento de Serviços de TI - ITSM Rodrigo Pementa, ITIL Certified Daniel Andrade, ITIL Certified Desafios das Organizações de TI Participar na solução dos problemas de negócio;

Leia mais

Disciplina: Administração de Departamento de TI. Professor: Aldo Rocha. Aula IX - 28/04/2011

Disciplina: Administração de Departamento de TI. Professor: Aldo Rocha. Aula IX - 28/04/2011 Disciplina: Administração de Departamento de TI Professor: Aldo Rocha Aula IX - 28/04/2011 INTRODUÇÃO A ITIL 1.História da ITIL; 2. Composição da ITIL; 3. Gerenciamento de processos; 4.Modelo de referência

Leia mais

Governança de TI Prof. Carlos Henrique Santos da Silva, MSc

Governança de TI Prof. Carlos Henrique Santos da Silva, MSc Governança de TI Prof. Carlos Henrique Santos da Silva, MSc PMP, PMI-RMP, PMI-ACP, CSM, CSPO, ITIL & CobiT Certified Carlos Henrique Santos da Silva, MSc, PMP Especializações Certificações Mestre em Informática

Leia mais

Proposta de uma métrica para avaliação da gestão de serviços médicos baseada no modelo ITIL

Proposta de uma métrica para avaliação da gestão de serviços médicos baseada no modelo ITIL Proposta de uma métrica para avaliação da gestão de serviços médicos baseada no modelo ITIL Vidal Olavo Plessmann Gonçalves Márcia Ito Núcleo de Pesquisa em Ciências de Serviços (CiSe) - Centro Estadual

Leia mais

CENTRAL DE SERVIÇOS IFES APLICANDO ITIL NO PROCESSO DE ATENDIMENTO AO USUÁRIO DA EAD

CENTRAL DE SERVIÇOS IFES APLICANDO ITIL NO PROCESSO DE ATENDIMENTO AO USUÁRIO DA EAD 1 CENTRAL DE SERVIÇOS IFES APLICANDO ITIL NO PROCESSO DE ATENDIMENTO AO USUÁRIO DA EAD 05 2009 Elton Siqueira Moura, Msc, MBA Ifes - elton@ifes.edu.br Renato Pescinalli Morati Ifes renatomorati@gmail.com

Leia mais

Lista de Exercícios 01: ITIL Prof. Fernando Pedrosa

Lista de Exercícios 01: ITIL Prof. Fernando Pedrosa Lista de Exercícios 01: ITIL Prof. Fernando Pedrosa Canais: fpedrosa@gmail.com http://tinyurl.com/ycekmjv INMETRO - Infraestrutura - (CESPE 2009) 81 Gerenciamento de nível de serviço é uma forma de entrega

Leia mais

Alinhamento Estratégico da TI com o Modelo de Negócios da Empresa: um estudo sobre as melhores práticas da biblioteca ITIL

Alinhamento Estratégico da TI com o Modelo de Negócios da Empresa: um estudo sobre as melhores práticas da biblioteca ITIL Alinhamento Estratégico da TI com o Modelo de Negócios da Empresa: um estudo sobre as melhores práticas da biblioteca ITIL Fernando Riquelme i Resumo. A necessidade por criar processos mais eficientes,

Leia mais

Governança de T.I. Professor: Ernesto Junior E-mail: egpjunior@gmail.com

Governança de T.I. Professor: Ernesto Junior E-mail: egpjunior@gmail.com Governança de T.I Professor: Ernesto Junior E-mail: egpjunior@gmail.com Information Technology Infrastructure Library ITIL ITIL é um acrônimo de Information Technology Infraestruture Library. Criado em

Leia mais

Exame de Fundamentos da ITIL

Exame de Fundamentos da ITIL Exame de Fundamentos da ITIL Simulado A, versão 5.1 Múltipla escolha Instruções 1. Todas as 40 perguntas devem ser respondidas. 2. Todas as respostas devem ser assinaladas na grade de respostas fornecida.

Leia mais

Information Technology Infrastructure Library. Breno Torres Bruno Ferys Denio Brasileiro Pedro Araújo Pedro Lucena

Information Technology Infrastructure Library. Breno Torres Bruno Ferys Denio Brasileiro Pedro Araújo Pedro Lucena Information Technology Infrastructure Library Breno Torres Bruno Ferys Denio Brasileiro Pedro Araújo Pedro Lucena Roteiro Introdução O que é ITIL Vantagens e Benefícios Estrutura da ITIL Versões Níveis

Leia mais

Contrato de Suporte End.: Telefones:

Contrato de Suporte End.: Telefones: Contrato de Suporte Contrato de Suporte Desafios das empresas no que se refere à infraestrutura de TI Possuir uma infraestrutura de TI que atenda as necessidades da empresa Obter disponibilidade dos recursos

Leia mais

ITIL V3 (aula 5) AGENDA: GERENCIAMENTO DE CAPACIDADE GERENCIAMENTO DE CONTINUIDADE GERENCIAMENTO FINANCEIRO

ITIL V3 (aula 5) AGENDA: GERENCIAMENTO DE CAPACIDADE GERENCIAMENTO DE CONTINUIDADE GERENCIAMENTO FINANCEIRO ITIL V3 (aula 5) AGENDA: GERENCIAMENTO DE CAPACIDADE GERENCIAMENTO DE CONTINUIDADE GERENCIAMENTO FINANCEIRO Gerenciamento de Capacidade Escopo Hardware Elementos de rede Periféricos Softwares Pessoas Quando

Leia mais

GESTÃO DE TI NAS ORGANIZAÇÕES CONTEMPORÂNEAS

GESTÃO DE TI NAS ORGANIZAÇÕES CONTEMPORÂNEAS GESTÃO DE TI NAS ORGANIZAÇÕES CONTEMPORÂNEAS WALLACE BORGES CRISTO 1 JOÃO CARLOS PEIXOTO FERREIRA 2 João Paulo Coelho Furtado 3 RESUMO A Tecnologia da Informação (TI) está presente em todas as áreas de

Leia mais

Gerenciamento de Problemas

Gerenciamento de Problemas Gerenciamento de Problemas O processo de Gerenciamento de Problemas se concentra em encontrar os erros conhecidos da infra-estrutura de TI. Tudo que é realizado neste processo está voltado a: Encontrar

Leia mais

Gestão dos Níveis de Serviço

Gestão dos Níveis de Serviço A Gestão dos Níveis de Serviço (SLM) Os sistemas e tecnologias de informação e comunicação têm nas empresas um papel cada vez mais importante evoluindo, hoje em dia, para níveis mais elevados de funcionamento

Leia mais

GERIC GERENCIAMENTO DO I.T.I.L E DO COBIT

GERIC GERENCIAMENTO DO I.T.I.L E DO COBIT GERIC GERENCIAMENTO DO I.T.I.L E DO COBIT Angélica A. da Silva, Regiani R.Nunes e Sabrina R. de Carvalho 1 Tathiana Barrére Sistemas de Informação AEDB - Associação Educacional Dom Bosco RESUMO Esta sendo

Leia mais

efagundes com GOVERNANÇA DE TIC Eduardo Mayer Fagundes Aula 3/4

efagundes com GOVERNANÇA DE TIC Eduardo Mayer Fagundes Aula 3/4 GOVERNANÇA DE TIC Eduardo Mayer Fagundes Aula 3/4 1 CobIT Modelo abrangente aplicável para a auditoria e controle de processo de TI, desde o planejamento da tecnologia até a monitoração e auditoria de

Leia mais

ITIL na Prática. Quais são os fatores críticos de sucesso para obter valor a partir de um Service Desk? Conhecimento em Tecnologia da Informação

ITIL na Prática. Quais são os fatores críticos de sucesso para obter valor a partir de um Service Desk? Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação ITIL na Prática Quais são os fatores críticos de sucesso para obter valor a partir de um Service Desk? Conhecimento em Tecnologia da Informação 2010 Bridge Consulting

Leia mais

ITIL V3 (aula 2) AGENDA: GERENCIAMENTO DE INCIDENTE GERENCIAMENTO DE PROBLEMA

ITIL V3 (aula 2) AGENDA: GERENCIAMENTO DE INCIDENTE GERENCIAMENTO DE PROBLEMA ITIL V3 (aula 2) AGENDA: GERENCIAMENTO DE INCIDENTE GERENCIAMENTO DE PROBLEMA Padronizando Conceitos Risco: é a medida para um fator de incerteza Avaliação: considera a pior situação, no pior momento,

Leia mais

Gestão da TI. É proibida a cópia deste conteúdo, no todo ou em parte, sem autorização prévia do autor.

Gestão da TI. É proibida a cópia deste conteúdo, no todo ou em parte, sem autorização prévia do autor. Este material foi desenvolvido especialmente para a disciplina Gestão da TI ministrada no curso de graduação em Sistemas de Informação da AES (Academia de Ensino Superior). Algumas imagens são de domínio

Leia mais

Novos Conceitos. Ciclo de Vida de Serviços de TI. Nova estrutura do modelo. Gerenciamento de Serviços de TI ITIL v3 Módulo 1 Conceitos básicos

Novos Conceitos. Ciclo de Vida de Serviços de TI. Nova estrutura do modelo. Gerenciamento de Serviços de TI ITIL v3 Módulo 1 Conceitos básicos Novos Conceitos Gerenciamento de Serviços de TI ITIL v3 Módulo 1 Conceitos básicos Referência: An Introductory Overview of ITIL v3 Livros ITIL v3 Serviço de TI: Meio para entregar valor aos clientes propicia

Leia mais

Service Level Management SLM. Gerenciamento de Níveis de Serviço

Service Level Management SLM. Gerenciamento de Níveis de Serviço Service Level Management SLM Gerenciamento de Níveis de Serviço 1 É o balanço o entre... Qualidade dos serviços entregues Expectativa do cliente 2 Processo: Definições Service Level Management (SLM) Têm

Leia mais

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO NBR ISO/IEC 27002: 2005 (antiga NBR ISO/IEC 17799) NBR ISO/IEC 27002:2005 (Antiga NBR ISO/IEC 17799); 27002:2013. Metodologias e Melhores Práticas em SI CobiT; Prof. Me. Marcel

Leia mais

Gerência de Projetos de Software Modelos de gerência. CMM: Capability Maturity Model ITIL: Information Technology Infrastructure Library MPS BR

Gerência de Projetos de Software Modelos de gerência. CMM: Capability Maturity Model ITIL: Information Technology Infrastructure Library MPS BR Modelos de gerência CMM: Capability Maturity Model ITIL: Information Technology Infrastructure Library MPS BR Modelo de maturidade: CMM CMM (Capability Maturity Model) é um modelo subdividido em 5 estágios

Leia mais

Governança e Qualidade em Serviços de TI COBIT Governança de TI

Governança e Qualidade em Serviços de TI COBIT Governança de TI Governança e Qualidade em Serviços de TI COBIT Governança de TI COBIT Processos de TI Aplicativos Informações Infraestrutura Pessoas O que é o CObIT? CObIT = Control Objectives for Information and Related

Leia mais

ITIL V3 GUIA DE MELHORES PRÁTICAS EM GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS

ITIL V3 GUIA DE MELHORES PRÁTICAS EM GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS ITIL V3 GUIA DE MELHORES PRÁTICAS EM GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO ITIL V3 1.1. Introdução ao gerenciamento de serviços. Devemos ressaltar que nos últimos anos, muitos profissionais da

Leia mais

Exame de Fundamentos da ITIL

Exame de Fundamentos da ITIL Exame de Fundamentos da ITIL Simulado B, versão 5.1 Múltipla escolha Instruções 1. Todas as 40 perguntas devem ser respondidas. 2. Todas as respostas devem ser assinaladas na grade de respostas fornecida.

Leia mais

Grupo de Estudos ITIL. Service Support Service Desk Rodrigo Pementa, ITIL Certified Daniel Andrade, ITIL Certified

Grupo de Estudos ITIL. Service Support Service Desk Rodrigo Pementa, ITIL Certified Daniel Andrade, ITIL Certified Grupo de Estudos ITIL Service Support Service Desk Rodrigo Pementa, ITIL Certified Daniel Andrade, ITIL Certified Missão Facilitar a restauração dos Serviços de TI ao seu estado operacional normal com

Leia mais

INFORMATION TECHNOLOGY INFRASTRUCTURE LIBRARY (ITIL)

INFORMATION TECHNOLOGY INFRASTRUCTURE LIBRARY (ITIL) 0 FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS SAGRADO CORAÇÃO UNILINHARES COLEGIADO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO AKYRIA BOLONINE LOUREIRO RILIANE ALPOIM PARIS INFORMATION TECHNOLOGY INFRASTRUCTURE LIBRARY (ITIL) LINHARES

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR ABERTA DO BRASIL ESAB CURSO LATO SENSU EM ENGENHARIA DE SISTEMAS FÁBIO MAMORÉ CONDE

ESCOLA SUPERIOR ABERTA DO BRASIL ESAB CURSO LATO SENSU EM ENGENHARIA DE SISTEMAS FÁBIO MAMORÉ CONDE ESCOLA SUPERIOR ABERTA DO BRASIL ESAB CURSO LATO SENSU EM ENGENHARIA DE SISTEMAS FÁBIO MAMORÉ CONDE MELHORES PRÁTICAS NO GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO (TI). PORTO VELHO RO 2008

Leia mais

FUNDAMENTOS EM GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE TI

FUNDAMENTOS EM GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE TI FUNDAMENTOS EM GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE TI SUMÁRIO Visão Geral... 5 1. Introdução... 6 Introdução ao Cenário...6 Introdução a ITIL...8 Organizações envolvidas com a ITIL...9 Os Livros da ITIL...12

Leia mais

Exame de Fundamentos ITIL v.3

Exame de Fundamentos ITIL v.3 Exame de Fundamentos ITIL v.3 Exame de Fundamentos ITIL v.3: Exame simulado A, versão 3.1 Múltipla escolha Instruções 1. Todas as 40 perguntas devem ser respondidas. 2. Não existem perguntas capciosas.

Leia mais

Sequência da Apresentação

Sequência da Apresentação Fernando Welter Orientador: Paulo Roberto Dias Sequência da Apresentação Introdução Objetivos Fundamentação teórica Desenvolvimento do sistema Operacionalidade da implementação Resultados e discussões

Leia mais

As Service Management Functions - SMFs

As Service Management Functions - SMFs As Service Management Functions - SMFs Última revisão feita em 13 de Setembro de 2007. Objetivo Estamos de volta com mais um artigo da nossa série, nesta sexta parte pretendo apresentar para vocês o conceito

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ UTFPR CURSO DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS FABIANO DA ROSA

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ UTFPR CURSO DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS FABIANO DA ROSA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ UTFPR CURSO DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS FABIANO DA ROSA Avaliação sobre as melhores práticas e estudo de migração para ITIL V3 TRABALHO

Leia mais

Como Aumentar a Produtividade Através de Processos Inteligentes na TI

Como Aumentar a Produtividade Através de Processos Inteligentes na TI Como Aumentar a Produtividade Luciana Ribeiro Apolinário AGENDA Apresentação Introdução ITIL Qualidade Diagnóstico Casos Reais Case Setor Público / Resultados Aumentando a Produtividade Considerações Finais

Leia mais

ITIL VISÃO GERAL. 1 Prefácio. 2 As publicações do ITIL. 3 Um modelo de domínio público. 4 As melhores práticas

ITIL VISÃO GERAL. 1 Prefácio. 2 As publicações do ITIL. 3 Um modelo de domínio público. 4 As melhores práticas 1 Prefácio O conceito por trás do desenvolvimento do ITIL Information Technology Infrastructure Library é o reconhecimento de que as organizações estão cada vez mais dependentes da Tecnologia da Informação

Leia mais

Gerenciamento de Serviços de TIC. ISO/IEC 20.000 / ITIL V2 e V3

Gerenciamento de Serviços de TIC. ISO/IEC 20.000 / ITIL V2 e V3 Gerenciamento de Serviços de TIC ISO/IEC 20.000 / ITIL V2 e V3 Agenda O que é serviço de TIC? O que é Qualidade de Serviços de TIC? O que é Gerenciamento de Serviços de TIC? ISO IEC/20.000-2005 ITIL versão

Leia mais

ITIL. IT Infrastructure Library. ITIL v3 Edição 2011 Fundamentos. Heinz Nevermann Zamorano ITIL Expert v3 heinz.nevermann@gmail.

ITIL. IT Infrastructure Library. ITIL v3 Edição 2011 Fundamentos. Heinz Nevermann Zamorano ITIL Expert v3 heinz.nevermann@gmail. ITIL IT Infrastructure Library ITIL v3 Edição 2011 Fundamentos Heinz Nevermann Zamorano ITIL Expert v3 heinz.nevermann@gmail.com ITIL é marca registrada do OGC no Reino Unido e em outros países 1 Roteiro

Leia mais

Modelo de Gerenciamento de Suporte e Entrega de Serviços de Tecnologia da Informação: Estudo de Caso

Modelo de Gerenciamento de Suporte e Entrega de Serviços de Tecnologia da Informação: Estudo de Caso Modelo de Gerenciamento de Suporte e Entrega de Serviços de Tecnologia da Informação: Estudo de Caso Adilson Ricardo da Silva Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores, Centro Universitário

Leia mais

EXIN IT Service Management Foundation based on ISO/IEC 20000

EXIN IT Service Management Foundation based on ISO/IEC 20000 Exame simulado EXIN IT Service Management Foundation based on ISO/IEC 20000 Edição Novembro 2013 Copyright 2013 EXIN All rights reserved. No part of this publication may be published, reproduced, copied

Leia mais

agility made possible

agility made possible RESUMO DA SOLUÇÃO CA IT Asset Manager como gerenciar o ciclo de vida de ativos, maximizar o valor dos investimentos em TI e obter uma exibição do portfólio de todos os meus ativos? agility made possible

Leia mais

Professor Edmir Braga Curso Técnico Informática Advice

Professor Edmir Braga Curso Técnico Informática Advice Professor Edmir Braga Curso Técnico Informática Advice SUMÁRIO Visão Geral... 4 1. Introdução... 5 Introdução ao Cenário... 5 Introdução a ITIL... 7 Organizações envolvidas com a ITIL... 8 Os Livros da

Leia mais

1º Nível: Contato inicial responsável pelo registro de todas as solici tações e pela finalização do maior número possível de atendimentos.

1º Nível: Contato inicial responsável pelo registro de todas as solici tações e pela finalização do maior número possível de atendimentos. O QUE É? Serviço de atendimento telefônico ao usuário para resolução de problemas de TI ou outras solicitações relativas a assuntos predefinidos. Oferecido em dois níveis: 1º Nível: Contato inicial responsável

Leia mais

MINISTÉRIO DA FAZENDA

MINISTÉRIO DA FAZENDA MINISTÉRIO DA FAZENDA Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional PGFN Departamento de Gestão Corporativa - DGC Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação - CTI CATÁLOGO DE SERVIÇOS DE TECNOLOGIA Infraestrutura

Leia mais

Governança de TI. ITIL (IT Infraestructure Library) Principais Conceitos

Governança de TI. ITIL (IT Infraestructure Library) Principais Conceitos Governança de TI ITIL (IT Infraestructure Library) Principais Conceitos Função Equipe ou grupo de pessoas e ferramentas que são utilizadas para conduzir um ou mais processos. Exemplo Central de Serviços

Leia mais

A Gestão de Configurações suporte dos Sistemas de Informação

A Gestão de Configurações suporte dos Sistemas de Informação A Gestão de Configurações suporte dos Sistemas de Informação O funcionamento dos sistemas e tecnologias de informação e comunicação têm nas organizações um papel cada vez mais crítico na medida em que

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. Prof. Luís s Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL ITIL

Governança de TI. ITIL v.2&3. Prof. Luís s Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL ITIL Governança de TI ITIL v.2&3 Prof. Luís s Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL ITIL Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços Gerenciamento

Leia mais

Análise da Compatibilidade entre IRM e ITIL na Gestão de Ativos de TI (Pesquisa de Campo TELEMAR)

Análise da Compatibilidade entre IRM e ITIL na Gestão de Ativos de TI (Pesquisa de Campo TELEMAR) Análise da Compatibilidade entre IRM e ITIL na Gestão de Ativos de TI (Pesquisa de Campo TELEMAR) Heitor Luiz Murat de Meirelles Quintella, D.Sc. UFF Renato Augusto dos Santos Côrtes UFF André Almeida

Leia mais

GESTÃO DA QUALIDADE DE SOFTWARE

GESTÃO DA QUALIDADE DE SOFTWARE GESTÃO DA QUALIDADE DE SOFTWARE Fernando L. F. Almeida falmeida@ispgaya.pt Principais Modelos Capability Maturity Model Integration (CMMI) Team Software Process and Personal Software Process (TSP/PSP)

Leia mais

Implementar as diretrizes de um

Implementar as diretrizes de um ITIL prático Boa e prática No fundo, o ITIL apenas formaliza e organiza as práticas já adotadas por bons gestores de TI. Conheça-as com exemplos. por Alex D. Paul CAPA tey teyoo sxc.hu Implementar as diretrizes

Leia mais

Capítulo 2 Governança de TIC

Capítulo 2 Governança de TIC Sistema de Informação e Tecnologia FEQ 0411 Prof Luciel Henrique de Oliveira luciel@uol.com.br Capítulo 2 Governança de TIC PRADO, Edmir P.V.; SOUZA, Cesar A. de. (org). Fundamentos de Sistemas de Informação.

Leia mais

Exame de Fundamentos da ITIL v.3

Exame de Fundamentos da ITIL v.3 Exame de Fundamentos da ITIL v.3 Exame de Fundamentos da ITIL v.3 Exame simulado B, versão 3.1 Múltipla escolha Instruções 1. Todas as 40 perguntas devem ser respondidas. 2. Não existem perguntas capciosas.

Leia mais

Proposta ITIL V3 HAND S ON. Apresentação Executiva. ITIL V3 Hand s ON

Proposta ITIL V3 HAND S ON. Apresentação Executiva. ITIL V3 Hand s ON ITIL V3 HAND S ON Apresentação Executiva 1 Os treinamentos de ITIL Hand s On, abordam os processos da gestão de serviços de TI do ITIL v3 e são recomendados e necessários, para quem quer ser tornar um

Leia mais

ITIL - Uma avaliação sobre as melhores práticas e os resultados de sua empregabilidade para corporações de porte variados

ITIL - Uma avaliação sobre as melhores práticas e os resultados de sua empregabilidade para corporações de porte variados Revista Ceciliana 1(1): 43-56, 2009 ITIL - Uma avaliação sobre as melhores práticas e os resultados de sua empregabilidade para corporações de porte variados Cristiane Soares Damasceno, Thiago Vasques

Leia mais

Gerenciamento de Níveis de Serviço

Gerenciamento de Níveis de Serviço Gerenciamento de Níveis de Serviço O processo de Gerenciamento de Níveis de Serviço fornece o contato entre a organização de TI e o cliente, para garantir que a organização de TI conhece os serviços que

Leia mais