Relatório Inicial. Leme Investimentos Ltda.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Relatório Inicial. Leme Investimentos Ltda."

Transcrição

1 Relatório Inicial Leme Investimentos Ltda. bra+ equivalência br risco de gestão BBB- SR Global SEGURANÇA BOA. FATORES DE PROTEÇÃO ADEQUADOS. RISCOS POR FATORES INTERNOS OU AMBIENTAIS, EM GERAL, BAIXOS. ALGUMAS VULNERABILIDADES A MUDANÇAS BRUSCAS, INTERNAS OU DO AMBIENTE. O risco permanecerá sob continuo monitoramento. A SR Rating poderá alterar Nota e relatório nesse período, sem aviso prévio. Consulte o site da SR ( para atualizar informações. Lá também, o investidor poderá consultar definição e metodologia da nota global e da sua equivalência br". março 2014 vigência da classificação: até março de 2015 Uma classificação SR Rating constitui opinião independente sobre a segurança da obrigação em análise, não representando, em qualquer hipótese, sugestão ou recomendação de compra ou venda. Todos os tipos de obrigação, mesmo quando classificados na categoria de investimento de baixo risco, envolvem um certo nível de exposição ao default. Decisões de compra e venda dependerão sempre do cotejo entre risco e retorno esperados pelo próprio investidor. A presente classificação buscou avaliar exclusivamente o risco de default da obrigação, segundo confiáveis fontes de informação disponíveis. A SR Rating não assume qualquer responsabilidade civil ou penal por eventuais erros de avaliação atuais ou mudanças supervenientes, ou ainda, por frustração do retorno financeiro esperado.

2 2 O Comitê Executivo de Classificação da SR Rating atribui a nota bra+ (A mais), na escala brasileira desta Agência Classificadora, decorrente da nota global BBB- SR (triplo B menos) também aqui atribuída, denotando segurança boa e fatores de proteção adequados na gestão da Leme Investimentos Ltda.. Os riscos por fatores internos ou ambientais, em geral, são baixos, com alguma vulnerabilidade a mudanças bruscas, internas ou do ambiente. As notas ora atribuídas ao risco de gestão da Leme Investimentos Ltda. são fundamentadas na evolução da estrutura operacional da asset, que busca implementar adequados procedimentos de controles de riscos e de gestão, tanto na gestão dos ativos quanto no compliance, embora ainda presentes controles de informações e dados manuais. Também fundamentam as notas ora atribuídas a capacidade e sólida experiência profissional dos principais executivos e sócios da gestora. Adicionam-se às notas os recentes investimentos em sistemas e plano de contingências realizados nos últimos anos. A despeito dos pontos positivos observados, a SR Rating aponta como fundamentos das notas ora atribuídas a necessidade de contínuo investimentos, sobretudo em sistemas automatizados e modernos necessários para empresas de gestão de mesmo porte. Destaca-se ainda que os recentes investimentos mitigam em parte os riscos de continuidade operacional, todavia não mitigam riscos de falha de sistemas. A Leme Investimentos possui apenas um dos fundos sob sua gestão com classificação da SR Rating, com nota que reflete padrões fortes de garantias, além de demonstrar rentabilidade enquadrada ao benchmark estabelecido. Quanto à qualificação de riscos operacionais, é importante destacar que através de contratação de terceiros para as funções de custódia, administração e auditoria dos fundos, a Leme Investimentos transfere o risco fiduciário e estabelece um sistema de dupla checagem. Ainda no que se refere à qualificação de riscos operacionais é primordial destacar o moderno plano de contingência implementado pela empresa no último ano, que envolve duplicidade de servidor, acesso remoto e garantia de continuidade operacional em casos de incêndios e desastres.

3 3 A Leme Investimentos Ltda. foi fundada em 1993 com foco em gestão de fundos previdenciários, tendo ingressado no mercado de administração de carteiras de valores mobiliários em julho de Sem vínculos com conglomerados ou instituições financeiras, a gestora age de forma independente, de modo a minimizar possíveis conflitos de interesse. Além do serviço de gestão e análise das carteiras de investimento, a empresa exerce também processos de research, prestação de consultoria econômica, administração de patrimônio, gestão interina de negócios em transição e assessoramento em operações estruturadas. A empresa tem em sua estrutura, como forma de monitorar a observância e cumprimento das normas, uma área de compliance, e ainda um setor de backoffice com o objetivo de monitorar o enquadramentos dos fundos, clubes de investimento e as carteiras sob sua gestão. Ao final de 2013, a Leme possuía oito fundos de investimento, um clube de investimento e duas carteiras administradas sob sua gestão, totalizando um patrimônio gerido de R$ 478,6 milhões. Tendo como foco médias e grandes empresas, a Leme Investimentos trabalha na estruturação de ativos como debênture, CCB, NP, CDCA além de, em menor escala, administrar aplicações de pessoas físicas. Dentre os fundos, dois são de crédito, três de renda fixa, dois de renda variável, além da administração de um clube de investimento e carteiras. Com a finalidade de reduzir o risco fiduciário, a Leme realiza segregação de responsabilidades e funções nas atividades de administração, custódia e auditoria, atuando sempre com grandes players de mercado. Com isso, a Leme possibilita uma atuação mais intensa na verificação e seleção de oportunidades de investimentos pela gestora. Cabe à Leme o relacionamento com os investidores, preponderantemente do segmento RPPS, onde as principais ações visam à minimização de concentração e de volatilidade quanto aos resgates. A Leme conta com profissionais com considerável experiência no mercado de capitais, além de estrutura informacional adequada e inovadora, com sólidos controles internos e externos, porém muitos ainda em fase de implantação. A respeito dos fundos da gestora, todos com exceção do FIP Puma, são constituídos na forma de condomínio aberto. No que se refere ao retorno esperado (benchmark), dos oito fundos sob gestão, O FIDC IPCA Leme Multisetorial, fundo de maior PL, e o FIP Puma, são os únicos

4 4 fundos que encontram-se aderentes ao benchmark estabelecido em regulamento, os outros seis tem encontrado certa dificuldade em manter-se aderente aos seus respectivos benchmarks, neste sentido devemos destacar que observa-se no FIA Leme e o Clube de Investimento uma desvalorização menor do que a apresentada pelo IBOVESPA, portanto com menor prejuízo. Destaca-se que o FIDC IPCA Leme Multisetorial, representa 58% do somatório dos PL s de todos os fundos, e é o único com classificação de risco da SR Rating, onde obteve padrões fortes de garantia. Em dezembro de 2013, o patrimônio líquido sob gestão da Leme era de R$ 478,6 milhões, sendo 99,9% composto por fundos. Fundamentos da Nota Para fins de avaliação do risco de gestão da Leme Investimentos Ltda. ressaltamos, em resumo, os aspectos de segurança e de garantias que fundamentam as notas classificatórias que lhe são atribuídas: Necessidade de investimentos na estrutura operacional para garantir maior segurança de processos e agilidade na tomada de decisões, sobretudo no sistema de informações e controle interno, a despeito dos investimentos já realizados recentemente. Implementação do plano de contingência com escritório segregado garantindo maior segurança de continuidade operacional da gestora. Recente reestruturação do Grupo visando maior segregação de atividades entre a originação de ativos e a gestão dos mesmos. Transferência do risco fiduciário com a segregação de funções e atividades relacionadas aos fundos, tal como a administração, custódia e auditoria. Histórico de bom relacionamento da gestora com diferentes Institutos de Previdência que representam 90% do capital sob a gestão da Leme. Não obstante a dificuldade apresentada pelos fundos da Leme Investimento em estarem aderentes aos benchmarks, destaca-se que os mesmos apresentam baixo nível de volatilidade.

5 5 Histórico de atuação, com evolução significativa desde 2008, trazendo maior profissionalização e processos mais robustos, bem como agregando novas pessoas com devida capacitação à equipe e baixo nível de turnover. Fatores em Observação Além daqueles fatores, fundamentam a nota e permanecerão em observação atenta os seguintes aspectos: Atividade de negócio fortemente exposta à volatilidade macroeconômica. Embora suportados pelas cotas subordinadas presentes na estrutura do FIDC Leme IPCA, permanecerão sob constante monitoramento as recentes inadimplências de crédito de alguns ativos atrelados a este fundo. Fundos constituídos em sua maioria sob estrutura de condomínio aberto, característica essa que mantém permanente o risco de resgate em momentos de crise, ainda que possuam prazo para resgate considerado longo e ainda que o histórico recente da gestora tenha mostrado estabilidade. Investimentos em sistemas e controles ainda em fase de implementação demandando novos investimentos e constantes aperfeiçoamentos de forma a alinhar os mesmos ao volume de capital sob gestão. A despeito do forte crescimento, a asset ainda é considerada de porte intermediário e, portanto, riscos significativos quanto capacidade de captação de recursos ainda estão presentes na atividade da mesma, não obstante o já destacado relacionamento com Institutos de Previdência que concentram a maior parte de investidores.

6 6 Perfil Corporativo A Leme Investimentos Ltda. começou sua atuação em 1993 no mercado de fundos previdenciários. Alguns anos depois, ingressou no mercado de administração de carteira e recursos de terceiros com ênfase em fundos de crédito, renda fixa e Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). Seus clientes são investidores institucionais qualificados que visam um horizonte de longo prazo para a aplicação de seus recursos. Uma parcela irrisória dos ativos sob gestão é oriunda de aplicações de pessoas físicas. Em sua estrutura societária encontra-se o Sr. Ivan Wagner de Souza como Sócio; o Sr. Paulo Fernando Silva Petrassi, como Sócio Gestor; o Sr. Jean Francisco Siqueira e a Srª. Soelli Hoffman Heinzen também como sócios. Ainda compõem o quadro societário mais três sócios cujas participações somadas representam 6% do capital social e fazem parte de uma política de gestão e retenção de pessoas através de participações societárias. Leme Estrutura e Participação Societária Paulo Fernando S. Petrassi Jean Francisco Siqueira Soeli Hoffmann Heinzen Ivan Wagner de Souza 10,18% João Pedro Cals B. Martins Rodolfo Maggioni Rodrigo Costa Laurindo 10,18% 10,18% 10,18% 63,45% 2,00% 2,00% 2,00% Leme Investimentos Ltda. Fonte: Leme/ Elaboração: SR Rating O volume de recursos geridos pela Leme era de R$ 478,6 milhões em ativos em dezembro de Atualmente, a Leme tem sob gestão os fundos Leme Multisetorial IPCA, Leme Brasprev

7 7 FI Renda Fixa LP Previdenciário Credito Privado, Leme IMA-B FI Renda Fixa Previdenciário, Leme Jurerê FI Renda Fixa LP, Leme Referenciado DI FI LP, Leme Institucional FI em Ações, Leme FIC de FI Multimercado Crédito Privado e o FIP Puma. Sendo que o FIC gerido pela Leme, aplica suas cotas no FIDC Multisetorial e no FIP Puma. Todos os fundos de investimentos da carteira da Leme possuem agentes terceirizados e especializados que têm como função a administração, a custódia, a auditoria do fundo e dos recebíveis, a cobrança e assessoria jurídica. Assim, a Leme Investimentos Ltda. tem a única função de ser gestora dos recursos, transferindo o risco fiduciário ao segregar as responsabilidades de administração, custódia e auditoria dos fundos com grandes players do mercado. Leme Segregação de atividades Fundos Administração Custódia Auditoria Leme Referenciado DI BNY Mellon Bradesco KPMG Leme Jurerê BNY Mellon Bradesco KPMG Leme Brasprev BNY Mellon Bradesco KPMG Leme FIA BNY Mellon Bradesco KPMG Leme FIDC IPCA Gradual Investimentos Santander KPMG FIP PUMA Gradual Investimentos Santander Crowe Horwath Leme IMA-B Gradual Investimentos Itaú PWC Leme FIC Gradual Investimentos Itaú KPMG Fonte: Leme/ Elaboração: SR Rating No que tange à capacidade de gestão, os principais executivos da companhia são também sócios da asset, sendo o Sr. Ivan Wagner de Souza o atual diretor presidente e sócio majoritário da empresa, responsável também pela área de estratégia global da empresa e dos fundos. A capacidade técnica da Leme é considerada adequada para o atual patamar, com profissionais de considerável experiência em suas áreas de atuação, bem como pelo quadro de

8 8 funcionários formados pela própria empresa desde a sua fundação, todavia a empresa, acompanhando o volume crescente de ativos sob sua gestão necessitará de novos investimentos em pessoal, sobretudo na área técnica capaz de manter a qualidade de gestão em um novo patamar de recursos. Neste aspecto, verificamos que nos últimos três anos, período observado na presente avaliação, cinco novos funcionários foram contratados três para área de finanças, um para área de gestão e outro para a de compliance e ainda registrando duas demissões no mesmo período. Leme Diretoria Ivan Wagner de Souza Jean Francisco Siqueira Paulo Fernando Silva Petrassi Diretor Presidente Diretor Executivo Diretor de Mercado de Capitais Fonte: Leme/ Elaboração: SR Rating Processo Decisório O processo de tomada de decisões da Leme Investimento perpassa por três diferentes comitês que ocorrem periodicamente: o Comitê de Alocação, o Comitê de Concessão de Crédito e Monitoramento e o Comitê de Risco. O Comitê de Alocação acontece semanalmente, ou quando o gestor julgar necessário, e é responsável por analisar e discutir os investimentos em ativos. Além de analisar a relação de benefício/risco dos investimentos mantidos carteira, o Comitê monitora o ambiente macroeconômico e conjuntural, de modo a alinhar os elementos de exposição aos riscos ao mesmo nível de desempenho dos ativos. O Comitê de Concessão de Crédito e Monitoramento é realizado de acordo com a necessidade de análise e aprovação das operações, tendo em vista deliberar sobre as características das respectivas operações, bem como atribuir rating interno e decidir sobre sua aquisição.

9 9 O Comitê de Risco tem periodicidade semanal e é incumbido de verificar a contribuição total de cada operação no resultado obtido e estimar as perspectivas de lucros futuros, sempre analisando a gestão sob o ponto de vista dos riscos envolvidos. A análise é feita em cima da qualidade e grau de exposição que a gestão fica sujeita para alcançar o resultado. A Asset adota procedimentos para proporcionar maior transparência ao investidor, entre eles destaca-se a disponibilização mensal das posições e indicadores de performance, o descritivo do setor de atuação e breve descrição das atividades dos devedores envolvidos, bem como um informativo com os principais acontecimentos no cenário macroeconômico e no mercado acionário. No que se refere à negociação e distribuição dos fundos da Leme Investimentos, estas acontecem por meio de um agente autônomo exclusivo. A Leme, nos últimos três anos, investiu cerca de R$ 45 mil em programas de treinamento, especialização e exames de certificação para funcionários e sócios, e aproximadamente R$ 167 mil em sistemas e equipamentos. Destaca-se que, dentro do programa de atualização e modernização, a empresa desenvolveu seu Plano de Continuidade de Negócios, em que apresenta os procedimentos gerais caso ela venha a operar em modo de contingência. Além de contar com um departamento de compliance, responsável por controlar o conjunto de normas regulamentares e políticas de investimento.

10 10 Estrutura operacional e ativos sob gestão A estrutura da Leme engloba as atividades de captação de recursos; originação de ativos; análise de crédito; formalização, estruturação e monitoramento das operações; jurídica; gestão; tecnologia da informação; e área de risco e compliance. Em dezembro de 2013, os fundos geridos pela Leme possuíam em conjunto um patrimônio líquido de R$ 478,6 milhões. Em três anos, a asset management apresentou sólido crescimento do volume de recursos geridos, com significativa atratividade e sem volatilidade quanto às captações líquidas, ainda que esses anos tenham se caracterizado por estresse e crises financeiras. No total a gestora possui oito fundos sob sua gestão, sendo sete de condomínio aberto - três de renda fixa, dois de renda variável, dois de crédito - e um de condomínio fechado. O FIDC Leme Multisetorial é um fundo de investimento em direitos creditórios (FIDC s), constituído na forma de condomínio aberto, destinados a investidores qualificados que tenham por objetivo o retorno no médio e longo prazo equivalente a IPCA + 7%. A Cota Sênior do fundo acumula uma valorização de 45,5% desde o início do fundo, em janeiro de 2011, já a cota subordinada, em virtude de eventos de inadimplência apresentava uma desvalorização - 32,9%.

11 R$ Milhões 11 Leme - Evolução do Patrimônio Líquido gerido (base: dezembro/13) Patrimônio sob gestão jan/11 fev/11 mar/11 abr/11 mai/11 jun/11 jul/11 ago/11 set/11 out/11 nov/11 dez/11 jan/12 fev/12 mar/12 abr/12 mai/12 jun/12 jul/12 ago/12 set/12 out/12 nov/12 dez/12 jan/13 fev/13 mar/13 abr/13 mai/13 jun/13 jul/13 ago/13 set/13 out/13 nov/13 dez/13 Fonte: Leme/ Elaboração: SR Rating As captações líquidas demonstram a boa capacidade de captação de recursos da equipe da Leme, não apenas na atratividade de recursos, mas também na confiança do mercado na gestão dos mesmos. Vale ressaltar que, à exceção de um FIP, todos os fundos geridos pela asset são constituídos sob forma de condomínio aberto, o que conceitualmente estabelece um maior risco de resgate, sobretudo nos momentos de crise. Como se pode perceber, embora a asset tenha demonstrado boa qualidade e capacidade de captação de recursos, em momentos de maior turbulência econômica o volume de resgate foi elevado.

12 R$ Milhões 12 Leme Captações Líquidas (base: dezembro/13) Captação Líquida jan/11 mar/11 mai/11 jul/11 set/11 nov/11 jan/12 mar/12 mai/12 jul/12 set/12 nov/12 jan/13 mar/13 mai/13 jul/13 set/13 nov/13 Fonte: Leme/ Elaboração: SR Rating No que tange ao desempenho dos fundos, a composição do patrimônio líquido de R$ 478,6 milhões, é distribuída em oito Fundos da gestora e 1 clube de investimento, tendo, por questão de início de atividades, maior concentração no FIDC Leme IPCA, representando isoladamente 59% dos recursos sob gestão, seguido pela Fundo Leme IMA-B RF representando 17,1% e pelo Fundo Leme Brasprev que representa 10% dos recursos sob gestão, os três fundos representam mais de 85% do PL sob gestão. A rentabilidade dos dois maiores fundos está dentro do padrão esperado, sendo os retornos dos mesmos aderentes ou superiores aos respectivos benchmarks. Quanto aos demais fundos, embora tenham apresentado dificuldade em atingir o benchmark estabelecido mantêm baixo nível de volatilidade, denotando a baixa oscilação dos ativos dos fundos de investimento em direitos creditórios, mitigando a exposição dos fundos ao risco mercadológico. Adicionalmente, o índice Sharpe, utilizando parâmetros dos fundos e mercadológicos, obtém o mesmo comportamento da volatilidade dos fundos. O FIA Leme e o Clube de Investimentos, embora tenham apresentado desvalorização no período analisado se mantém acima do IBOVESPA, índice utilizado como benchmark destes veículos.

13 13 Leme Rentabilidade e PL (base: dezembro/13) FUNDOS Retorno - 12 meses Retorno desde o início Retorno 12 meses Benchmark Leme Referenciado DI 6,3% 7,3% 6,3% CDI Leme Jurerê 5,7% 12,7% 5,7% CDI Leme Brasprev 18,9% 24,8% 18,9% CDI Leme FIC -7,2% -23,2% -7,2% CDI Leme FIDC IPCA 13,3% 45,6% 13,3% IPCA+7% Leme IMA-B -2,6% 6,6% -2,6% IMA-B FIP PUMA 10,5% 10,5% 10,5% IPCA+6% Leme FIA -11,6% -5,8% -11,6% IBOVESPA Fundos Patrimônio Líquido % Cotistas Índice Sharpe Leme Referenciado DI R$ ,40 0,7% 11-0,0391 Leme Jurerê R$ ,57 0,6% 7-1,4452 Leme Brasprev R$ ,90 10,0% 9-0,0019 Leme FIC R$ ,13 6,3% 12 0,001 Leme FIDC IPCA* R$ ,49 * 58,8% 67 0,1166 Leme IMA-B R$ ,13 17,1% 23-0,0033 FIP PUMA R$ ,35 6,3% 8 0,0233 Leme FIA R$ ,18 0,1% 3 0,0351 Total R$ ,87 99,9% Fonte: Leme/ Elaboração: SR Rating Quanto ao perfil dos investidores da asset, a Leme Investimentos mantém foco no Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), atividade que fez parte do start-up da empresa. Adicionalmente, destaca-se que a Leme Investimentos ocupa a 169ª posição por patrimônio líquido no ranking nacional da ANBIMA em 2013, representando uma pequena melhora quando comparado ao mesmo estudo no ano de 2012 quando a gestora ocupava a 182ª posição. Leme - Plano de Continuidade de Negócios (PCN) Com o objetivo de mapear, evitar e resolver os possíveis acidentes de percurso, a Leme Investimento desenvolveu o seu Plano de Continuidade de Negócios (PCN). O PCN consiste em uma série de procedimentos pré-determinados que deverão ser tomados em caso de um desastre súbito e inesperado. O Plano abrange solucionar eventos de natureza física em caso

14 14 de impossibilidade de acessar o prédio ou tecnológica, causado por falhas no sistema. Em ambos os cenários foram identificados as ameaças de maior vulnerabilidade - falha humana, tecnológica ou natural - que podem vir a interromper as atividades habituais da empresa e resultar em perdas intangíveis, como a confiança do mercado e dos investidores. O estado de contingência é declarado pelo diretor responsável pelo PCN quando o tempo de resolução do problema for maior do que o tempo máximo suportado pela Gestora, medido pela Análise de Impacto nos Negócios (BIA), ou por conta da impossibilidade de acesso à instalação da empresa. A eficiência do Plano de Continuidade dos Negócios é verificada e assegurada pelo treinamento de pessoal, conferindo dinamicidade e familiaridade na tomada de decisão, e pela equipe de contingência, que são responsáveis por manter o Plano atualizado e aderente aos procedimentos da empresa. A Leme conta ainda com um sistema de back-up que garante que problemas relacionados aos servidores da empresa não prejudiquem o acesso à informação e possibilite a continuidade dos trabalhos. Desempenho Financeiro A Leme Investimentos Ltda. é remunerada a partir da sua atividade de gestão, que pode ser fixa ou condicionada ao desempenho dos fundos. O faturamento da asset vem apresentando forte crescimento nos últimos anos, sendo este um reflexo direto do volume, também crescente, de ativos sob gestão. A lucratividade da empresa também é satisfatória, suportando adequadamente os custos e despesas, inclusive aqueles atrelados aos significativos investimentos, realizados no último ano, sobretudo em sistemas e tecnologia, plano de contingência e aquisição de imóvel para a transferência da sede da empresa. Adicionalmente, destaca-se que em virtude destes investimentos realizados em 2012 e 2013 a empresa também elevou seu passivo oneroso, considerando um investimento em imobilizado, atividade atípica para a característica do negócio de gestão de recursos mas adequadamente suportada pela receita da empresa.

15 Milhares 15 Leme Evolução da Receita (base: dezembro/13) 4.000, , , , , , ,00 500,00 0,00 Composição da Receita Taxa de Administração Taxa de Performance Serviços Fiduciários Fonte: Leme/ Elaboração: SR Rating

16 16 Informações adicionais sobre a análise Analista responsável pela elaboração do relatório: Raissa Adriano de Oliveira - raissa@srrating.com.br Responsável pela atribuição da nota: Comitê Executivo de Classificação de Riscos da SR RATING Fontes de informações relevantes: relatórios de atividades; apresentação da asset; relatório de desempenho dos fundos geridos; descritivo operacional; demonstrações financeiras e movimento de carteira; relatórios sintéticos do gestor, questionário de due diligence. Metodologia utilizada: metodologia análise de Gestão. Nota comunicada à entidade avaliada: sim apelação e posterior alteração de nota: não Outros serviços prestados à entidade avaliada nos últimos 12 meses: monitoramento de FIDC. Potencias conflitos de interesse: não foram identificados Contatos: Sheila Sirota von O. Gaul (Diretora Executiva) sheila@srrating.com.br Comitê executivo de classificação: Paulo Rabello de Castro Robson Makoto Sato Raissa Adriano Oliveira

17 17 Perfil da SR Rating Em 1993, a SR Rating iniciou suas operações no Brasil, tornando-se, portanto, a primeira agência de classificação de risco do País. A decisão de introduzir tais serviços no mercado brasileiro coincidiu com o fim de um longo período inflacionário, viabilizando-se assim, o principal ingrediente para a análise de riscos, que é previsibilidade. O principal objetivo da SR Rating é propiciar aos investidores brasileiros informações precisas e imparciais sobre a capacidade de pagamento ou sobre a confiabilidade da gestão de empresas. A SR Rating avalia a qualidade de crédito de títulos de dívida emitidos por sociedades em geral, companhias de serviços públicos, bancos, seguradoras, sociedades de administração de recursos (asset managers), bem como os emitidos pelo País (Risco Soberano), por Estados e por Municípios. Essas avaliações são expressas através de notas (credit ratings) que constituem probabilidades de default observadas ao longo de várias décadas de existência de análise de risco nos Estados Unidos. A escala de notas utilizada pela SR Rating segue os padrões internacionais, ou seja, reflete a probabilidade de inadimplemento quanto à pontualidade de pagamentos de principal ou juros de uma obrigação ou de um conjunto de obrigações. A idéia de se adotar na SR Rating uma escala internacional acompanha a tendência gradual à globalização do nosso mercado financeiro, exigindo uma avaliação de risco de emissores, em moeda do nosso País, que tenha como parâmetro de aferição de risco toda a possível comparação com um padrão internacional, cujos benchmarks sejam emissores localizados em países financeiramente maduros. Esta é a nossa Nota de Longo prazo, em moeda local, que é conhecida como Global Local Currency (GLC), por sua comparabilidade internacional. As escalas BR, assim como as escalas AR utilizadas na Argentina e MX no México, têm em comum o fato de terem seu uso restrito apenas aos países a que se referem e não poderem ser comparadas entre si. Estas características decorrem do fato que as escalas locais se aplicarem exclusivamente a comparações entre empresas e papéis do mesmo país, guardando relação apenas com situações de risco relativo e local.

18 18 contatos Sheila Sirota von O. Gaul (Diretora Executiva) - sheilal@srrating.com.br comitê executivo de classificação Paulo Rabello de Castro (Chairman) Robson Makoto Sato Raissa Adriano de Oliveira conselho técnico consultivo Carlos Alberto Protásio Claudio Roberto Contador Diogo de Figueiredo M. Neto Fernando A. Albino de Oliveira Fernando Henrique da Fonseca Hamilton Dias de Souza Ives Gandra da Silva Martins Nelson Eizirik Ney Roberto Ottoni de Brito Paulo Oscar França Rubens Branco da Silva Walder Tavares de Góes Walter Ness Júnior Uwe Bott diretoria Paulo Rabello de Castro (Diretor Presidente) Sheila Sirota von O. Gaul (Diretora Executiva) Robson Makoto Sato (Diretor Superintendente) Diogo de Figueiredo M. Neto (Diretor Jurídico)

relatório de monitoramento

relatório de monitoramento relatório de monitoramento FIDC Quatá Multisetorial Cotas de Fundo de Investimento em Direitos Creditórios 1ª série BBB+ SR Global braa equivalência br A obrigação permanecerá sob continuo monitoramento.

Leia mais

Relatório de Monitoramento

Relatório de Monitoramento Relatório de Monitoramento Leme Investimentos Risco de Gestão BBB- SR Global bra+ Equivalência br A obrigação permanecerá sob contínuo monitoramento. A SR Rating poderá alterar Nota e relatório nesse período,

Leia mais

FIDC LEME Multisetorial

FIDC LEME Multisetorial Monitoramento de rating de FIDC* FIDC LEME Multisetorial Fundo de Investimento em Direitos Creditórios Nota global: BB- SR (oe) Data da ação de rating 29 de outubro de 2015 Equivalência br : bra- (oe)

Leia mais

Política de Gestão de Riscos Tese Investimentos. Junho/2016

Política de Gestão de Riscos Tese Investimentos. Junho/2016 Política de Gestão de Riscos Tese Investimentos Junho/2016 1) Objetivo Esta política tem como objetivo, nos termos da Instrução CVM n 558 e do Código ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas para os Fundos

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SPINELLI FIC DE FI REFERENCIADO DI CNPJ 19.312.112/0001-06 DEZEMBRO/2015

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SPINELLI FIC DE FI REFERENCIADO DI CNPJ 19.312.112/0001-06 DEZEMBRO/2015 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o Spinelli FIC de FI Referenciado DI. As informações completas sobre esse fundo podem ser obtidas no Prospecto e no Regulamento do fundo, disponíveis

Leia mais

PROPOSTA POLÍTICA DE INVESTIMENTOS - 2010

PROPOSTA POLÍTICA DE INVESTIMENTOS - 2010 Secretaria da Administração do Estado da Bahia Superintendência de Previdência Diretoria de Gestão Financeira Previdenciária e Investimentos PROPOSTA DE POLÍTICA DE INVESTIMENTOS - 2010 REGIME PRÓPRIO

Leia mais

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS PARA 2010

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS PARA 2010 POLÍTICA DE INVESTIMENTOS PARA 2010 Subordinada à Resolução CMN nº 3.792 de 24/09/09 1- INTRODUÇÃO Esta política tem como objetivo estabelecer as diretrizes a serem observadas na aplicação dos recursos

Leia mais

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS. Av. Gabriel de Lara, 1307 Leblon Paranaguá PR Cep 83.203-550 - (041) 3425-6969 - CNPJ - 08.542.

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS. Av. Gabriel de Lara, 1307 Leblon Paranaguá PR Cep 83.203-550 - (041) 3425-6969 - CNPJ - 08.542. POLÍTICA DE INVESTIMENTOS 2008 ÍNDICE 1 Introdução 2 Objetivo 3 Estrutura Organizacional para Tomada de Decisões de Investimento 4 Diretrizes de Alocação dos Recursos 4.1. Segmentos de Aplicação 4.2. Objetivos

Leia mais

31 de março de 2015 e 2014 com Relatório dos Auditores Independentes sobre as demonstrações financeiras

31 de março de 2015 e 2014 com Relatório dos Auditores Independentes sobre as demonstrações financeiras Demonstrações Financeiras Banrisul Multi Fundo de Investimento em Cotas de Fundos de Investimento (Administrado pelo Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A. - CNPJ: 92.702.067/0001-96) e 2014 com Relatório

Leia mais

Política de Investimentos 2014 a 2018

Política de Investimentos 2014 a 2018 Política de Investimentos 2014 a 2018 Fundação de Previdência dos Servidores do Instituto de Resseguros do Brasil PREVIRB Plano de Gestão Administrativa 1 Introdução A presente política de investimento

Leia mais

FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES BANRISUL MERCADO FUNDO DE INVESTIMENTO RENDA FIXA LONGO PRAZO CNPJ/MF 15.283.719/0001-54

FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES BANRISUL MERCADO FUNDO DE INVESTIMENTO RENDA FIXA LONGO PRAZO CNPJ/MF 15.283.719/0001-54 FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES BANRISUL MERCADO FUNDO DE INVESTIMENTO RENDA FIXA LONGO PRAZO CNPJ/MF 15.283.719/0001-54 ESTE FORMULÁRIO FOI PREPARADO COM AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS AO ATENDIMENTO

Leia mais

ITAÚ PERSONNALITÉ RENDA FIXA FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO

ITAÚ PERSONNALITÉ RENDA FIXA FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO ITAÚ PERSONNALITÉ RENDA FIXA FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO CNPJ 00.832.424/0001-12 MENSAGEM DO ADMINISTRADOR Prezado Cotista, Este FUNDO, constituído sob a forma de condomínio

Leia mais

Fundos de Investimento

Fundos de Investimento Fundo de Investimento é uma comunhão de recursos, constituída sob a forma de condomínio que reúne recursos de vários investidores para aplicar em uma carteira diversificada de ativos financeiros. Ao aplicarem

Leia mais

Posição e Desempenho da Carteira - Resumo HSBC INSTITUIDOR FUNDO MULTIPLO - ARROJADA MIX 40

Posição e Desempenho da Carteira - Resumo HSBC INSTITUIDOR FUNDO MULTIPLO - ARROJADA MIX 40 BENCHMARK RF:60.00% ( 100.00%CDI ) + RV:40.00% ( 100.00%IBRX 100 ) Relatório Gerencial Consolidado - Período de 03/11/2015 Posição e Desempenho da Carteira - Resumo a 30/11/2015 pg. 1 Posição Sintética

Leia mais

CONSELHO DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO DELIBERAÇÃO Nº 68

CONSELHO DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO DELIBERAÇÃO Nº 68 CONSELHO DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO DELIBERAÇÃO Nº 68 O Conselho de Regulação e Melhores Práticas de Fundos de Investimento, no exercício das atribuições a ele conferidas

Leia mais

Demonstrações Financeiras Banrisul Foco IRF - M Fundo de Investimento Renda Fixa Longo Prazo CNPJ: 16.844.885/0001-45

Demonstrações Financeiras Banrisul Foco IRF - M Fundo de Investimento Renda Fixa Longo Prazo CNPJ: 16.844.885/0001-45 Demonstrações Financeiras Banrisul Foco IRF - M Fundo de Investimento Renda Fixa Longo Prazo (Administrado pelo Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A. - CNPJ: 92.702.067/0001-96) e 2014 com Relatório

Leia mais

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCO DE LIQUIDEZ. 1 ) Introdução

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCO DE LIQUIDEZ. 1 ) Introdução 1 ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCO DE LIQUIDEZ 1 ) Introdução A Diretoria Executiva da Grazziotin Financeira, em atendimento à Resolução CMN 4.090 de maio/2012 implementou sua estrutura de Gerenciamento

Leia mais

FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDO DE INVESTIMENTO CAIXA BRASIL IDkA IPCA 2A TÍTULOS PÚBLICOS RENDA FIXA LONGO PRAZO

FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDO DE INVESTIMENTO CAIXA BRASIL IDkA IPCA 2A TÍTULOS PÚBLICOS RENDA FIXA LONGO PRAZO FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDO DE INVESTIMENTO CAIXA BRASIL IDkA IPCA 2A TÍTULOS PÚBLICOS RENDA FIXA LONGO PRAZO Data de Competência: 07/06/2016 1. CNPJ 14.386.926/0001-71 2. PERIODICIDADE

Leia mais

Santa Helena. jan/12 Aplicações Financeiro Inicial Aplicação Resgate Rendimento Total

Santa Helena. jan/12 Aplicações Financeiro Inicial Aplicação Resgate Rendimento Total Santa Helena Consultoria de Investimentos TC Consultoria de Investimentos Consultor Responsável: Diego Siqueira Santos Certificado pela CVM, Ato declaratório 11.187, de 23 de Julho de 2010 jan/12 Aplicações

Leia mais

Sparta Top Renda Fixa FIC FI CP LP. Outubro/2015 1

Sparta Top Renda Fixa FIC FI CP LP. Outubro/2015 1 Sparta Top Renda Fixa FIC FI CP LP Outubro/2015 1 Sparta Fundos de Investimento Gestora independente com foco na gestão de fundos abertos Tradição Focada na gestão de recursos há mais de 20 anos Excelência

Leia mais

Política de Gerenciamento de Risco de Crédito, Mercado e Operacional

Política de Gerenciamento de Risco de Crédito, Mercado e Operacional Crédito, Mercado e em: 30/12/2015 Política de Gerenciamento de Risco de Processos Página 2 de 9 SUMÁRIO 1- Definição... 3 2- Projeções de Perdas... 4 3- Classificação e Mitigação do Risco... 5 4- Estrutura...

Leia mais

Política de Investimentos 2015 a 2019 Plano DE GESTÃO AdministrativA

Política de Investimentos 2015 a 2019 Plano DE GESTÃO AdministrativA Sociedade Previdenciária DuPont do Brasil Política de Investimentos 2015 a 2019 Plano DE GESTÃO AdministrativA 1 Sociedade Previdenciária DuPont do Brasil 2 Regulamento do Plano Administrativo Duprev ÍNDICE

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER ESTRUTURADO BOLSA EUROPEIA 3 MULTIMERCADO 11.714.787/0001-70 Informações referentes a Maio de 2016

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER ESTRUTURADO BOLSA EUROPEIA 3 MULTIMERCADO 11.714.787/0001-70 Informações referentes a Maio de 2016 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER ESTRUTURADO BOLSA EUROPEIA 3 MULTIMERCADO 11.714.787/0001-70 Informações referentes a Maio de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais

Leia mais

Relatório do Administrador BB Renda de Papéis Imobiliários Fundo de Investimento Imobiliário FII (CNPJ no. 15.394.563/0001-89)

Relatório do Administrador BB Renda de Papéis Imobiliários Fundo de Investimento Imobiliário FII (CNPJ no. 15.394.563/0001-89) Relatório do Administrador BB Renda de Papéis Imobiliários Fundo de Investimento Imobiliário FII (CNPJ no. 15.394.563/0001-89) Ref.: 1º Semestre de 2014 Em conformidade com o Artigo n. 39 da Instrução

Leia mais

HSBC Fundo de Investimento em Cotas de Fundos de Investimento Curto Prazo Over II - CNPJ nº 08.915.208/0001-42

HSBC Fundo de Investimento em Cotas de Fundos de Investimento Curto Prazo Over II - CNPJ nº 08.915.208/0001-42 HSBC Fundo de Investimento em Cotas de Fundos de Investimento Curto Prazo Over II - CNPJ nº 08.915.208/0001-42 (Administrado pelo HSBC Bank Brasil S.A. - Banco Múltiplo CNPJ nº 01.701.201/0001-89) Demonstrações

Leia mais

Política Institucional

Política Institucional ÍNDICE 1. OBJETIVO... 2 2. ABRANGÊNCIA E ESCOPO... 2 3. DIRETRIZES E PRINCIPIOS GERAIS... 2 4. PROCEDIMENTOS RELATIVOS A POTENCIAIS CONFLITOS DE INTERESSE... 3 5. PROCESSO DECISÓRIO DE VOTO... 3 6. EXERCÍCIO

Leia mais

FUNDOS DE INVESTIMENTO

FUNDOS DE INVESTIMENTO FUNDOS DE INVESTIMENTO O QUE É FUNDO DE INVESTIMENTO? O Fundo de Investimento é um mecanismo organizado e tem a finalidade de captar e investir recursos no mercado financeiro, transformando-se numa forma

Leia mais

Demonstrações Financeiras

Demonstrações Financeiras Demonstrações Financeiras Fundo de Aposentadoria Programada Individual Banrisul Conservador CNPJ 04.785.314/0001-06 (Administrado pelo Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A. - CNPJ 92.702.067/0001-96)

Leia mais

Posição e Desempenho da Carteira - Resumo HSBC INSTITUIDOR FUNDO MULTIPLO - MODERADA MIX 20

Posição e Desempenho da Carteira - Resumo HSBC INSTITUIDOR FUNDO MULTIPLO - MODERADA MIX 20 BENCHMARK RF:80.00% ( 100.00%CDI ) + RV:20.00% ( 100.00%IBRX 100 ) Relatório Gerencial Consolidado - Período de 01/04/2015 Posição e Desempenho da Carteira - Resumo a 30/04/2015 pg. 1 Posição Sintética

Leia mais

BNY Mellon ARX Extra FIM. Julho, 2013

BNY Mellon ARX Extra FIM. Julho, 2013 BNY Mellon ARX Extra FIM Julho, 2013 Índice I. Filosofia de Investimento II. Modelo de Tomada de Decisão III. Processo de Investimento IV. Características do Fundo 2 I. Filosofia de Investimento Filosofia

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FI VALOR AÇÕES 15.323.164/0001-27 Informações referentes a Maio de 2016

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FI VALOR AÇÕES 15.323.164/0001-27 Informações referentes a Maio de 2016 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FI VALOR AÇÕES 15.323.164/0001-27 Informações referentes a Maio de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o SANTANDER FUNDO

Leia mais

Lâmina de informações essenciais sobre o Fundo SUMITOMO MITSUI MASTER PLUS FI REF DI CREDITO PRIVADO LONGO PRAZO

Lâmina de informações essenciais sobre o Fundo SUMITOMO MITSUI MASTER PLUS FI REF DI CREDITO PRIVADO LONGO PRAZO Lâmina de informações essenciais sobre o Fundo SUMITOMO MITSUI MASTER PLUS FI REF DI CREDITO PRIVADO LONGO PRAZO Informações referentes a novembro de 2015 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais

Leia mais

VITER Vice-Presidência de Gestão de Ativos de Terceiros. GEICO Gerência Nacional de Investidores Corporativos

VITER Vice-Presidência de Gestão de Ativos de Terceiros. GEICO Gerência Nacional de Investidores Corporativos VITER Vice-Presidência de Gestão de Ativos de Terceiros GEICO Gerência Nacional de Investidores Corporativos 1 CENÁRIO ECONÔMICO Economia Internacional RECUPERAÇÃO Produção Industrial (total) 115.00 Revisões

Leia mais

ITAÚ MAXI RENDA FIXA FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO CNPJ 04.222.433/0001-42

ITAÚ MAXI RENDA FIXA FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO CNPJ 04.222.433/0001-42 ITAÚ MAXI RENDA FIXA FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO CNPJ 04.222.433/0001-42 MENSAGEM DO ADMINISTRADOR Prezado Cotista, Este FUNDO, constituído sob a forma de condomínio aberto,

Leia mais

FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO CRÉDITO PRIVADO TRAVESSIA INVESTIMENTO NO EXTERIOR 23.352.

FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO CRÉDITO PRIVADO TRAVESSIA INVESTIMENTO NO EXTERIOR 23.352. FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO CRÉDITO PRIVADO TRAVESSIA INVESTIMENTO NO EXTERIOR 23.352.186/0001-43 Mês de Referência: Novembro de 2015 CLASSIFICAÇÃO ANBIMA:

Leia mais

Posição e Desempenho da Carteira - Resumo HSBC INSTITUIDOR FUNDO MULTIPLO - CONSERVADORA FIX

Posição e Desempenho da Carteira - Resumo HSBC INSTITUIDOR FUNDO MULTIPLO - CONSERVADORA FIX BENCHMARK 100.00%CDI Relatório Gerencial Consolidado - Período de 01/04/2015 Posição e Desempenho da Carteira - Resumo a 30/04/2015 pg. 1 Posição Sintética dos Ativos em 30/04/2015 Financeiro % PL FUNDOS

Leia mais

perfis de investimento

perfis de investimento perfis de investimento Índice 3 Apresentação 3 Como funciona a gestão de investimentos da ELETROS? 5 Quais são os principais riscos associados aos investimentos? 6 Como são os investimentos em renda fixa?

Leia mais

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL Renara Tavares da Silva* RESUMO: Trata-se de maneira ampla da vitalidade da empresa fazer referência ao Capital de Giro, pois é através deste que a mesma pode

Leia mais

Gerenciamento de Riscos Pilar 3

Gerenciamento de Riscos Pilar 3 Gerenciamento de Riscos Pilar 3 3º Trimestre de 2014 ÍNDICE I - INTRODUÇÃO 3 II OBJETIVO 3 III PERFIL CORPORATIVO 3 IV GOVERNANÇA CORPORATIVA 4 V RISCO DE CRÉDITO 4 VI RISCO DE MERCADO 5 VII RISCO DE LIQUIDEZ

Leia mais

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE SANTOS

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE SANTOS INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE SANTOS O Presidente do Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos Municipais de Santos IPREV SANTOS, no uso de suas atribuições

Leia mais

FIDC EMPÍRICA GOAL ONE FIDC EMPÍRICA. Goal One

FIDC EMPÍRICA GOAL ONE FIDC EMPÍRICA. Goal One FIDC EMPÍRICA Goal One Relatório Mensal de Gestão - Dezembro/ 2015 Comentários do Gestor > No mês de dezembro observamos uma pequena variação na margem nos indicadores de liquidez e risco. Os indicadores

Leia mais

CNPJ 05.086.234/0001-17 PERIODICIDADE MÍNIMA PARA DIVULGAÇÃO DA CARTEIRA DO FUNDO

CNPJ 05.086.234/0001-17 PERIODICIDADE MÍNIMA PARA DIVULGAÇÃO DA CARTEIRA DO FUNDO BRB FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO EM RENDA FIXA DI LONGO PRAZO 500 FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES Competência: 19/01/2016 CNPJ 05.086.234/0001-17 PERIODICIDADE MÍNIMA

Leia mais

FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CAIXA VALE DO RIO DOCE Data de Competência: 27/01/2016 1. CNPJ 04.885.820/0001-69 2. PERIODICIDADE MÍNIMA PARA DIVULGAÇÃO DA COMPOSIÇÃO

Leia mais

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS POLÍTICA DE INVESTIMENTOS EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2012 Fortalecendo o Futuro! SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 OBJETIVOS... 3 2.1 OBJETIVO GERAL... 3 2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS... 3 3 VIGÊNCIA... 4 4 MODELO

Leia mais

RELATÓRIO DE INVESTIMENTOS. Março de 2016

RELATÓRIO DE INVESTIMENTOS. Março de 2016 RELATÓRIO DE INVESTIMENTOS Março de 2016 1 RESULTADOS DOS INVESTIMENTOS 1.1. Saldos Financeiros Saldos Segregados por Planos (em R$ mil) PGA CC DI/RF IRFM1 IMAB5 SUBTOTAL 31/dez/2013 26.103,99 26.103,99

Leia mais

Sumário executivo. Página 1 de 10. Seniores, Mezanino e Subordinadas O RATING

Sumário executivo. Página 1 de 10. Seniores, Mezanino e Subordinadas O RATING Página 1 de 10 F FE0001-2014 A(fe) de Longo Prazo Relatório de Rating (Monitoramento) 05, mai, 2014 Ações recentes 05, mai, 2014 - Confirmação do Rating 10, jan, 2014 - Atribuição do Rating A(fe) de Longo

Leia mais

Gerenciamento de Riscos Pilar 3

Gerenciamento de Riscos Pilar 3 Gerenciamento de Riscos Pilar 3 4º Trimestre de 2014 ÍNDICE I - INTRODUÇÃO 3 II OBJETIVO 3 III PERFIL CORPORATIVO 3 IV GOVERNANÇA CORPORATIVA 4 V RISCO DE CRÉDITO 4 VI RISCO DE MERCADO 5 VII RISCO DE LIQUIDEZ

Leia mais

Reformulação dos Meios de Pagamento - Notas Metodológicas

Reformulação dos Meios de Pagamento - Notas Metodológicas Reformulação dos Meios de Pagamento - Notas Metodológicas Apresentação A institucionalização da série Notas Técnicas do Banco Central do Brasil, cuja gestão compete ao Departamento Econômico (Depec), promove

Leia mais

Av. Ataulfo de Paiva, 245-3º andar Leblon CEP: 22440-032 www.animaeducacao.com.br/ri Rio de Janeiro Tel.: +55 (21) 3550-1630. www.genuscapital.com.

Av. Ataulfo de Paiva, 245-3º andar Leblon CEP: 22440-032 www.animaeducacao.com.br/ri Rio de Janeiro Tel.: +55 (21) 3550-1630. www.genuscapital.com. Av. Ataulfo de Paiva, 245-3º andar Leblon CEP: 22440-032 Rio de Janeiro Tel.: +55 (21) 3550-1630 www.genuscapital.com.br A EMPRESA A Genus Capital Group é uma gestora independente centrada em produtos

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O MB HORIZONTE FIC FIA

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O MB HORIZONTE FIC FIA LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O CNPJ: Informações referentes a Janeiro de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o As informações completas sobre esse fundo podem ser

Leia mais

Demonstrações Financeiras

Demonstrações Financeiras Demonstrações Financeiras Banrisul Foco IMA Geral Fundo de Investimento Renda Fixa Longo Prazo CNPJ: 16.844.894/0001-36 (Administrado pelo Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A. - CNPJ: 92.702.067/0001-96)

Leia mais

PÉROLA FUNDO DE INVESTIMENTO EM DIREITOS CREDITÓRIOS (CNPJ nº 19.388.423/0001-59) (ADMINISTRADO PELA SOCOPA SOCIEDADE CORRETORA PAULISTA S/A)

PÉROLA FUNDO DE INVESTIMENTO EM DIREITOS CREDITÓRIOS (CNPJ nº 19.388.423/0001-59) (ADMINISTRADO PELA SOCOPA SOCIEDADE CORRETORA PAULISTA S/A) PÉROLA FUNDO DE INVESTIMENTO EM DIREITOS CREDITÓRIOS (CNPJ nº 19.388.423/0001-59) (ADMINISTRADO PELA SOCOPA SOCIEDADE CORRETORA PAULISTA S/A) DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS EM 31 DE AGOSTO DE 2014 PÉROLA FUNDO

Leia mais

Assunto Instrução CVM nº 409/04 Audiência Pública Manifestação ANBIMA Instrução CVM nº 555/14 Observações

Assunto Instrução CVM nº 409/04 Audiência Pública Manifestação ANBIMA Instrução CVM nº 555/14 Observações Assunto Instrução CVM nº 409/04 Audiência Pública Manifestação ANBIMA Instrução CVM nº 555/14 Observações Classe de Fundos Rebate Os Fundos eram divididos em sete classes: (i) Curto Prazo (ii) Referenciado

Leia mais

Divulgação de Resultados 3T15

Divulgação de Resultados 3T15 São Paulo - SP, 4 de Novembro de 2015. A Tarpon Investimentos S.A. ( Tarpon ou Companhia ), por meio de suas subsidiárias, realiza a gestão de fundos e carteiras de investimentos em bolsa e private equity

Leia mais

RISCO DE CRÉDITO DE OPERAÇÕES ESTRUTURADAS. Alexandre de Oliveira

RISCO DE CRÉDITO DE OPERAÇÕES ESTRUTURADAS. Alexandre de Oliveira RISCO DE CRÉDITO DE OPERAÇÕES ESTRUTURADAS Alexandre de Oliveira Agenda Introdução Regulação Mercado Riscos Qualitativos Quantitativos Introdução Comunhão de recursos que destina parcela mínima de 50%

Leia mais

VALORA GESTÃO DE INVESTIMENTOS LTDA

VALORA GESTÃO DE INVESTIMENTOS LTDA MANUAL DE GERENCIAMENTO DE LIQUIDEZ VALORA GESTÃO DE INVESTIMENTOS LTDA Elaborado pelo Oficial de Compliance: Misak Pessoa Neto Data: 25/01/2016 Versão: 1.3 1 Sumário 1. Objetivo... 3 2. Princípios Gerais...

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO Vigência: 30/06/2016

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO Vigência: 30/06/2016 POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO Vigência: 30/06/2016 Propriedade de Banco do Nordeste do Brasil S.A. Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização. I. ESCOPO 1.

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO E CONTROLES INTERNOS CAPITAL GESTÃO E INVESTIMENTOS LTDA

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO E CONTROLES INTERNOS CAPITAL GESTÃO E INVESTIMENTOS LTDA POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO E CONTROLES INTERNOS CAPITAL GESTÃO E INVESTIMENTOS LTDA MAIO 2016 POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO E CONTROLES INTERNOS 1 Objetivo Em conformidade com a IN-CVM 558/2015 esse documento

Leia mais

Perfin Long Short 15 FIC FIM

Perfin Long Short 15 FIC FIM Perfin Long Short 15 FIC FIM Relatório Mensal- Junho 2013 O Perfin LongShort 15 FICFIM tem como objetivo gerarretorno superior ao CDIno médio prazo. O fundo utiliza-se de análise fundamentalista eaestratégia

Leia mais

COMO CALCULAR A PERFORMANCE DOS FUNDOS DE INVESTIMENTOS - PARTE I

COMO CALCULAR A PERFORMANCE DOS FUNDOS DE INVESTIMENTOS - PARTE I COMO CALCULAR A PERFORMANCE DOS FUNDOS DE INVESTIMENTOS - PARTE I O que é o Índice de Sharpe? Como calcular o Índice de Sharpe? Revisão do conceito de risco. O desvio-padrão como medida de risco. Autor:

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER SOBERANO CURTO PRAZO 04.871.634/0001-70 Informações referentes a Maio de 2016

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER SOBERANO CURTO PRAZO 04.871.634/0001-70 Informações referentes a Maio de 2016 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER SOBERANO CURTO PRAZO 04.871.634/0001-70 Informações referentes a Maio de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o SANTANDER

Leia mais

III Encontro de Gestores RPPS do Estado do MT

III Encontro de Gestores RPPS do Estado do MT Unidade de Gestão Previdenciária - UGP III Encontro de Gestores RPPS do Estado do MT Cuiabá (MT) Estrutura Especializada REGIME DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL ABERTA FECHADA

Leia mais

Demonstrações Financeiras Banrisul Foco IMA Geral Fundo de Investimento Renda Fixa Longo Prazo CNPJ: 16.844.894/0001-36

Demonstrações Financeiras Banrisul Foco IMA Geral Fundo de Investimento Renda Fixa Longo Prazo CNPJ: 16.844.894/0001-36 Demonstrações Financeiras Banrisul Foco IMA Geral Fundo de Investimento Renda Fixa Longo Prazo (Administrado pelo Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A. - CNPJ: 92.702.067/0001-96) e 2014 com Relatório

Leia mais

MUTUOPREV 2014 - RELATÓRIO ANUAL DO PLANO DE BENEFÍCIOS II

MUTUOPREV 2014 - RELATÓRIO ANUAL DO PLANO DE BENEFÍCIOS II MUTUOPREV 2014 - RELATÓRIO ANUAL DO PLANO DE BENEFÍCIOS II A MUTUOPREV Entidade de Previdência Complementar - CNPJ nº 12.905.021/0001-35 e CNPB 2010.0045-74, aprovado pela portaria nº 763 de 27 de setembro

Leia mais

Fator Veritá Fundo de Investimento Imobiliário (Administrado pelo Banco Fator S.A.)

Fator Veritá Fundo de Investimento Imobiliário (Administrado pelo Banco Fator S.A.) Fator Veritá Fundo de Investimento Imobiliário Demonstrações Financeiras Referentes ao Exercício Findo em 31 de Dezembro de 2011 e Relatório dos Auditores Independentes CNPJ 11.664.201/0001-00 Deloitte

Leia mais

Política de Gerenciamento de Risco Operacional

Política de Gerenciamento de Risco Operacional Política de Gerenciamento de Risco Operacional Departamento Controles Internos e Compliance Fevereiro/2011 Versão 4.0 Conteúdo 1. Introdução... 3 2. Definição de Risco Operacional... 3 3. Estrutura de

Leia mais

Relatório Gerencial do 3º Trimestre de 2014 CSHG Realty Development FIP. list.imobiliario@cshg.com.br

Relatório Gerencial do 3º Trimestre de 2014 CSHG Realty Development FIP. list.imobiliario@cshg.com.br CSHG Realty Development FIP list.imobiliario@cshg.com.br Com objetivo de participar do investimento em projetos de desenvolvimento imobiliário nos segmentos de shopping centers, edifícios corporativos

Leia mais

Política de Investimentos PGA. 2011 a 2015

Política de Investimentos PGA. 2011 a 2015 Política de Investimentos PGA 2011 a 2015 Fundação Saelpa de Seguridade Social Plano de Gestão Administrativa Índice 1. Introdução... 3 2. Plano de Gestão Administrativa... 3 3. Alocação de recursos e

Leia mais

POLÍTICA DE VOTO 1. INTRODUÇÃO E OBJETIVO

POLÍTICA DE VOTO 1. INTRODUÇÃO E OBJETIVO POLÍTICA DE VOTO 1. INTRODUÇÃO E OBJETIVO A BRAM Bradesco Asset Management S.A DTVM ( BRAM ) aderiu ao Código de Autorregulação de Fundos de Investimento ( Código ) da Associação Brasileira das Entidades

Leia mais

Decomposição da Inflação de 2011

Decomposição da Inflação de 2011 Decomposição da de Seguindo procedimento adotado em anos anteriores, este boxe apresenta estimativas, com base nos modelos de projeção utilizados pelo Banco Central, para a contribuição de diversos fatores

Leia mais

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL DO BANCO COOPERATIVO SICREDI E EMPRESAS CONTROLADAS

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL DO BANCO COOPERATIVO SICREDI E EMPRESAS CONTROLADAS ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL DO BANCO COOPERATIVO SICREDI E EMPRESAS CONTROLADAS Versão : 31 de dezembro de 2008 CONTEÚDO 1. INTRODUÇÃO...3 2. ORGANIZAÇÃO DA GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL...3

Leia mais

REGULAÇÃO MÍNIMA DO MERCADO DE CAPITAIS

REGULAÇÃO MÍNIMA DO MERCADO DE CAPITAIS MERCOSUL/CMC/DEC. N 8/93 REGULAÇÃO MÍNIMA DO MERCADO DE CAPITAIS TENDO EM VISTA: o Art. 1 do Tratado de Assunção, a Decisão N 4/91 do Conselho do Mercado Comum e a Recomendação N 7/93 do Subgrupo de Trabalho

Leia mais

Demonstrações financeiras em 31 de julho de 2014 KPDS 96085

Demonstrações financeiras em 31 de julho de 2014 KPDS 96085 Brasil Plural BBDC Feeder Fundo de Investimento em Cotas de Fundos de Investimento CNPJ nº 18.602.310/0001-41 (Administrado pela BEM Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda.) Demonstrações

Leia mais

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS DA OABPREV-PR PARA O EXERCÍCIO DE 2010/2012

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS DA OABPREV-PR PARA O EXERCÍCIO DE 2010/2012 POLÍTICA DE INVESTIMENTOS DA OABPREV-PR PARA O EXERCÍCIO DE 2010/2012 1- OBJETIVOS A Política de Investimentos dos Recursos Garantidores do Plano de Benefícios Previdenciários dos Advogados - PBPA e do

Leia mais

Deloitte Touche Tohmatsu Auditores Independentes

Deloitte Touche Tohmatsu Auditores Independentes Safra Petrobras - Fundo de Investimento em Cotas de Fundos de (Administrado pelo Banco Safra de Investimento S.A.) Demonstrações Financeiras Referentes ao Exercício Findo em 30 de Junho de 2007 e ao Período

Leia mais

Memorando de Aquisição - Drive

Memorando de Aquisição - Drive Memorando de Aquisição - Drive Contatos de RI Thiago Rocha Diretor de RI thiago.rocha@seniorsolution.com.br (11) 2182-4922 Jaqueline Visentin Analista de RI jaqueline.visentin@seniorsolution.com.br (11)

Leia mais

RELATÓRIO DE GERENCIAMENTO

RELATÓRIO DE GERENCIAMENTO RELATÓRIO DE GERENCIAMENTO DE RISCOS E DE CAPITAL Pilar 3 Basileia DATA-BASE: 31/03/2015 (1T2015) Sumário Introdução... 3 Principais Categorias de Risco... 3 Estrutura de Gerenciamento de Riscos e de Capital...

Leia mais

Kinea Renda Imobiliária FII. Relatório de Gestão

Kinea Renda Imobiliária FII. Relatório de Gestão Kinea Renda Imobiliária FII Relatório de Gestão Agosto de 2012 Palavra do Gestor Prezado investidor, Conforme informado preliminarmente no relatório de junho, no mês de julho concluímos a aquisição do

Leia mais

Política de Suitability

Política de Suitability Política de Suitability Outubro 2015 1. OBJETIVO O objetivo da Política de Suitability ( Política ) é estabelecer procedimentos formais que possibilitem verificar a adequação do investimento realizado

Leia mais

Versão Revisada em 1º de Outubro de 2015

Versão Revisada em 1º de Outubro de 2015 POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS GERAIS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO E COMPANHIAS EMISSORAS DE ATIVOS FINANCEIROS QUE CONTEMPLEM O DIREITO DE VOTO E INTEGREM AS CARTEIRAS DOS FUNDOS

Leia mais

SICREDI FAPI - FUNDO DE APOSENTADORIA PROGRAMADA INDIVIDUAL CNPJ 03.564.825/0001-27 CAPÍTULO I - DO FUNDO

SICREDI FAPI - FUNDO DE APOSENTADORIA PROGRAMADA INDIVIDUAL CNPJ 03.564.825/0001-27 CAPÍTULO I - DO FUNDO SICREDI FAPI - FUNDO DE APOSENTADORIA PROGRAMADA INDIVIDUAL CNPJ 03.564.825/0001-27 CAPÍTULO I - DO FUNDO 1. O SICREDI FAPI - FUNDO DE APOSENTADORIA PROGRAMADA INDIVIDUAL, doravante designado FUNDO, constituído

Leia mais

OS FUNDOS DE PREVIDÊNCIA: UM ESTUDO DO MERCADO BRASILEIRO 1. Maicon Lambrecht Kuchak 2, Daniel Knebel Baggio 3.

OS FUNDOS DE PREVIDÊNCIA: UM ESTUDO DO MERCADO BRASILEIRO 1. Maicon Lambrecht Kuchak 2, Daniel Knebel Baggio 3. OS FUNDOS DE PREVIDÊNCIA: UM ESTUDO DO MERCADO BRASILEIRO 1 Maicon Lambrecht Kuchak 2, Daniel Knebel Baggio 3. 1 Resultados do Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq 2 Bolsista PIBIC/CNPq,

Leia mais

ACEPREV Acesita Previdência Privada. Em todos os momentos, em cada oscilação da vida, a SOLIDEZ sustenta a tranquilidade.

ACEPREV Acesita Previdência Privada. Em todos os momentos, em cada oscilação da vida, a SOLIDEZ sustenta a tranquilidade. ACEPREV Acesita Previdência Privada Em todos os momentos, em cada oscilação da vida, a SOLIDEZ sustenta a tranquilidade. RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2008 M ENSAGEM DA DIRETORIA A Diretoria Executiva

Leia mais

Tendências e oportunidades de negócios para os Fundos de Direitos Creditórios. Subcomitê de FIDCs da ANBIMA Coordenador: Ricardo Augusto Mizukawa

Tendências e oportunidades de negócios para os Fundos de Direitos Creditórios. Subcomitê de FIDCs da ANBIMA Coordenador: Ricardo Augusto Mizukawa Tendências e oportunidades de negócios para os Fundos de Direitos Creditórios Subcomitê de FIDCs da ANBIMA Coordenador: Ricardo Augusto Mizukawa Fundo de Investimento em Direitos Creditórios 4 Mercado

Leia mais

PARECER MENSAL - 4/2015 14/05/2015. Regime Próprio de Previdência Social do município de Sorriso - MT PREVISO

PARECER MENSAL - 4/2015 14/05/2015. Regime Próprio de Previdência Social do município de Sorriso - MT PREVISO PARECER MENSAL - 4/2015 14/05/2015 Regime Próprio de Previdência Social do município de Sorriso - MT PREVISO Prezado(a) Diretor(a) Executivo(a), Sr(a). Adélio Dalmolin; Atendendo a necessidade do Instituto

Leia mais

FUNDAÇÃO DE APOIO AO COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS FACPC. Relatório dos auditores independentes

FUNDAÇÃO DE APOIO AO COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS FACPC. Relatório dos auditores independentes FUNDAÇÃO DE APOIO AO COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS FACPC Relatório dos auditores independentes Demonstrações contábeis Em 31 de dezembro de 2015 e 2014 FPRJ/ORN/TMS 0753/16 FUNDAÇÃO DE APOIO AO COMITÊ

Leia mais

WM RB CAPITAL FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO - FII

WM RB CAPITAL FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO - FII WM RB CAPITAL FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO - FII Características Gerais O WM RB CAPITAL FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FII é constituído sob a forma de condomínio fechado, regido por seu regulamento

Leia mais

RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DA POLÍTICA DE INVESTIMENTO E RESUMO DO INFORMATIVO MENSAL DA BB GESTÃO DE RECURSOS DTVM

RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DA POLÍTICA DE INVESTIMENTO E RESUMO DO INFORMATIVO MENSAL DA BB GESTÃO DE RECURSOS DTVM RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DA POLÍTICA DE INVESTIMENTO E RESUMO DO INFORMATIVO MENSAL DA BB GESTÃO DE RECURSOS DTVM Maio/2014 1. Extrato Sintético das Aplicações FUNDOS RENDA FIXA SALDO 30.04.14 APLICAÇÃO

Leia mais

Simulado CPA 20 Gratis

Simulado CPA 20 Gratis 1 Simulado CPA 20 Gratis Question 1. O risco de crédito está associado a capacidade do emissor de um título em não honrar os pagamentos: ( ) Somente dos Juros ( ) Dos juros e do principal da dívida ( )

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BNP PARIBAS MASTER DI FUNDO DE INVESTIMENTO REFERENCIADO

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BNP PARIBAS MASTER DI FUNDO DE INVESTIMENTO REFERENCIADO LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O CNPJ/MF: Informações referentes a Dezembro de 2014 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o BNP PARIBAS MASTER DI FUNDO DE INVESTIMENTO REFERENCIADO.

Leia mais

Mensagem da Administradora

Mensagem da Administradora Mensagem da Administradora Prezados Cotistas: Submetemos à apreciação de V.S.as. a demonstração da composição e diversificação das aplicações da CSN Invest Fundo de Investimento em Ações, em 31 de dezembro

Leia mais

SINCOR-SP 2015 DEZEMBRO 2015 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS

SINCOR-SP 2015 DEZEMBRO 2015 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS DEZEMBRO 20 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS 1 Sumário Palavra do presidente... 3 Objetivo... 4 1. Carta de Conjuntura... 5 2. Análise macroeconômica... 6 3. Análise do setor de seguros 3.1. Receita

Leia mais

EXTRATO DA POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS

EXTRATO DA POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS 1 OBJETIVO Fornecer as diretrizes para a Gestão de Riscos da Fibria, assim como conceituar, detalhar e documentar as atividades a ela relacionadas. 2 ABRANGÊNCIA Abrange todas as áreas da Fibria que, direta

Leia mais