PARÓQUIA DE SÃO MARTINHO DO PORTO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PARÓQUIA DE SÃO MARTINHO DO PORTO"

Transcrição

1 PARÓQUIA DE SÃO MARTINHO DO PORTO ANO PASTORAL 2014/2015 O SONHO MISSIONÁRIO DE CHEGAR A TODOS (Papa Francisco, Evangelii Gaudium nº 31) Programa e Calendário Pastoral

2 Página 2 ORAÇÃO OFICIAL Maria, Mãe da Igreja ajudai-nos a dizer o nosso «sim». Dai-nos a audácia de buscar novos caminhos para que chegue a todos o dom da beleza que não se apaga. Virgem da escuta e da contemplação, intercedei pela nossa Igreja de Lisboa, em caminho sinodal, para que nunca se feche nem se detenha na sua paixão por instaurar o Reino. Estrela da nova evangelização, ajudai-nos a resplandecer com o testemunho da comunhão, do serviço, da fé ardente e generosa, da justiça e do amor aos pobres, para que a alegria do Evangelho chegue até aos confins da terra e nenhuma periferia fique privada da sua luz. Mãe do Evangelho vivo, manancial de alegria para os pequeninos, rogai por nós. Ámen.

3 Página 3 PALAVRA DO PÁROCO Projeto pastoral da alegria do Evangelho Gosto deste título projeto pastoral da alegria do Evangelho porque parte da Exortação Apostólica do Papa Francisco, A Alegria do Evangelho. Por sua vez, esta exortação apostólica é em si mesma o projeto pastoral da Alegria do Evangelho. Não se trata de uma repetição de palavras, mas o assumir e fazer nossa a vontade do Santo Padre ao afirmar Quero, com esta Exortação, dirigir-me aos fiéis cristãos a fim de os convidar para uma nova etapa evangelizadora marcada por esta alegria e indicar caminhos para o percurso da Igreja nos próximos anos (EG, 1). Assim esta exortação apostólica torna-se fonte de inspiração para todos os programas pastorais que possamos fazer nas diversas comunidades paroquiais, e também a nível diocesano, como é, aliás, a decisão do nosso Patriarca, D. Manuel Clemente na sequência do que vos disse na Missa Crismal deste ano, o caminho sinodal percorrerá capítulo a capítulo e tempo após tempo, a exortação apostólica do Papa Francisco, juntando a reflexão e ensaio missionário (palavras do Sr. Patriarca na introdução ao programa e calendário 2014/2015, O sonho missionário de chegar a todos ). No início deste ano pastoral sentimos que as coisas não podem continuar como estão (EG, 25), seja na vida pessoal de cada um de nós, discípulos de Jesus, seja na vida da comunidade paroquial, à qual pertencemos, e que somos chamados a construir. Não basta uma comunidade paroquial bem organizada, e que já não serve uma simples administração, mas que, indo sempre à fonte da nossa vocação, sentimos que estamos num estado de permanente missão (EG, 25). O Cristo que nos chamou envia-nos hoje e agora para darmos testemunho ao mundo daquilo que vale e que preenche o nosso coração. Na verdade, o nosso coração sabe que sem Ele (Cristo) a nossa vida não seria aquilo que é. (EG 121). Constituamo-nos, pois em igreja missionária, em comunidade paroquial missionária, não só de discípulos, mas de discípulos missionários (EG 120). Diante de nós a imagem ideal da igreja, como Cristo a viu, quis e amou, ou seja, como sua Esposa santa e imaculada (Ef 5, 27) no confronto com a igreja real que somos nós.

4 Página 4 PALAVRA DO PÁROCO Em consequência disso nasce em nós um desejo ardente de renovação. Ser fiel a Cristo e ao Evangelho para darmos uma resposta às necessidades e ansiedades das pessoas que procuram uma palavra de salvação. Este caminho implica uma conversão não só da vida pessoal, mas de conversão pastoral e missionária. Ousadia nas propostas pastorais. Criatividade nos modos de ir ao encontro das pessoas que se encontram nas mais variadas periferias existenciais. Olhando para Maria, a mulher da nova evangelização, que irradiava a alegria missionária, levando Jesus em si, no seu seio e sobretudo no seu coração de discípula missionária, percorramos as estradas e as encruzilhadas dos caminhos para convidar todos os excluídos para o banquete, pois o Reino dos céus pode comparar-se a um rei que preparou um banquete nupcial para o seu filho (cf Mt 22, 1-14). Como servos que sabem escutar o seu Senhor, levemos esta boa notícia de que o Pai nos ama, que Cristo nos salva e que o Espírito Santo nos impele para darmos um passo em direção a Jesus. E face às dificuldades intensifiquemos o anúncio proclamando que o Amor não é amado. Neste caminho sinodal, como nos propõe o Sr. Patriarca, D. Manuel Clemente, rumo ao Sínodo Diocesano em 2016, queremos intensificar a oração, valorizar a reflexão nos grupos paroquiais existentes, através do guião de leitura que a diocese nos oferece para, trimestre a trimestre, sermos uma comunidade que caminha conjuntamente ao ritmo da palavra do Papa, Evangelho da Alegria, e da voz do nosso bispo diocesano, o sonho missionário de chegar a todos, sem deixar de receber os impulsos do Espírito Santo, protagonista da missão e evangelização, a fim de tentarmos algum ensaio missionário, lendo os sinais dos tempos. Queremos uma igreja mãe e pastora. E com Sta. Teresinha que dizia no coração da igreja serei amor a nossa vocação também será a vivência do amor com um coração que bate ao ritmo do coração da igreja, que tem um coração de mãe e de pastora.

5 Página 5 «A Transformação Missionária da Igreja» I. Uma Igreja «em saída» A Igreja «em saída» é a comunidade de discípulos missionários que «primeireiam», que se envolvem, que acompanham, que frutificam e festejam. Primeireiam desculpai o neologismo, tomam a iniciativa! A comunidade missionária experimenta que o Senhor tomou a iniciativa, precedeu-a no amor (cf. 1 Jo 4, 10), e, por isso, ela sabe ir à frente, sabe tomar a iniciativa sem medo, ir ao encontro, procurar os afastados e chegar às encruzilhadas dos caminhos para convidar os excluídos. Ousemos um pouco mais no tomar a iniciativa! Como consequência, a Igreja sabe «envolver-se». Jesus lavou os pés aos seus discípulos. O Senhor envolve-se e envolve os seus, pondo-se de joelhos diante dos outros para os lavar; mas, logo a seguir, diz aos discípulos: «Sereis felizes se o puserdes em prática» (Jo 13, 17). Com obras e gestos, a comunidade missionária entra na vida diária dos outros, encurta as distâncias, abaixa-se se for necessário até à humilhação e assume a vida humana, tocando a carne sofredora de Cristo no povo. (A Alegria do Evangelho, 24)

6 Página 6 ORGANIGRAMA COMUNIDADE PAROQUIAL Igreja de Comunhão

7 Página 7 PROGRAMA DIOCESANO DE PASTORAL Caríssimos diocesanos, Em Domingo da Santíssima Trindade, celebramos o Dia da Igreja Diocesana, na etapa conclusiva do ano pastoral e anunciando já o próximo. Fazemo-lo neste Domingo, que nos concentra no essencial da fé cristã, retomando-nos no amor criador do Pai, na vida que nos proporciona em Cristo e no amor do Espírito, que nos faz participar da convivência divina. A revelação do Deus uno e trino é fundamental para compreendermos a verdade da Igreja, como união de vários, e o destino do mundo na comunhão de todos. Para partirmos sempre daqui e aqui mesmo chegarmos: a unidade não é o isolamento, mas a comunhão. No momento atual, é particularmente necessário que a Igreja diocesana e todas as realidades eclesiais que nela se localizam (paróquias, institutos religiosos e seculares, associações e movimentos) aprofundem em si mesmas esta comunhão básica e expansiva, que explica o ser Igreja e o seu dever ser para o mundo, como sinal e instrumento da comunhão a realizar. Na situação sociocultural que vivemos e tantos particularmente sofrem, redobra a importância do que nos disse o Concílio Vaticano II, num trecho nunca por demais citado: «A luz dos povos é Cristo: por isso, este sagrado Concílio, reunido no Espírito Santo, deseja ardentemente iluminar todos os homens com a sua luz que resplandece no rosto da Igreja, anunciando o Evangelho a toda a criatura, e [ ] propõe-se declarar, com maior insistência, aos seus fiéis e ao mundo inteiro, a natureza e a missão universal da Igreja que, em Cristo, é como que o sacramento ou sinal e instrumento da íntima união com Deus e da unidade de todo o género humano». E o Concílio continua, com uma afirmação que, cinquenta anos depois, ainda parece mais atual e premente: «As condições deste tempo tornam maior a urgência deste dever da Igreja, a fim de que todos os homens, hoje mais intimamente unidos por toda a espécie de vínculos sociais, técnicos e culturais, alcancem a unidade total em Cristo» (Lumen Gentium, 1). Na continuação do Ano da Fé, dedicámos a programação diocesana de à sua decorrência obrigatória, com o lema paulino «a fé atua pela caridade». Agradecendo ao Departamento da Pastoral Sociocaritativa a ação despendida para reforçar na diocese esta dimensão essencial e permanente duma vida cristã propriamente dita, estou certo de que nada se perderá do impulso recebido e tudo se fará para o manter vivo e ativo nas comunidades e instituições. As grandes dificuldades que persistem na sociedade portuguesa, no campo socioeconómico e do trabalho, levam-nos a redobrar os esforços para estarmos presentes e solidariamente comprometidos. É muito especialmente aí que nos revelamos e oferecemos como Igreja de Cristo, e seu corpo ativo ao serviço dos pobres.

8 Página 8 PROGRAMA DIOCESANO DE PASTORAL O ser e o acontecer da Igreja no mundo e para o mundo constituem o ponto essencial de reflexão e celebração neste Dia da Igreja Diocesana e igualmente da caminhada sinodal que iniciamos. Com o programa - calendário diocesano agora distribuído, vai também o guião zero, com a informação necessária sobre os objetivos e os métodos dessa caminhada, que a todos empenhará até ao final de 2016, data em que se comemoram três séculos da qualificação patriarcal de Lisboa ligada então, pelo Papa Clemente XI, ao esforço na propagação da fé. Agradeço à comissão preparatória do Sínodo Diocesano o trabalho feito e agora oferecido com este guião, bem como os guiões que se seguirão, trimestre a trimestre, para apoiar a reflexão e ensaio que, sem dispensar o compromisso geral e de cada um, passarão necessariamente pelas comunidades cristãs da Diocese. Iniciando o caminho sinodal Na verdade, é o próprio Papa Francisco, grande motivador do caminho que seguiremos, a indicar o objetivo e a base da ação. Quanto ao primeiro, expressa-se como «sonho missionário de chegar a todos» (Evangelii Gaudium, 31). Quanto à segunda, escreve também: «Cada cristão e cada comunidade há de discernir qual é o caminho que o Senhor lhe pede, mas todos somos convidados a aceitar esta chamada: sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho» (EG, 20). A vários níveis se levará por diante tal desiderato. Na sequência do que vos disse na Missa Crismal deste ano, o caminho sinodal percorrerá capítulo a capítulo e tempo após tempo, a exortação apostólica do Papa Francisco, juntando reflexão e ensaio missionário. Surgirão novidades certamente. Mas o mais que se fará é alargar criativamente o âmbito e a incidência do que normalmente se faz, pessoalmente e nas famílias, nas comunidades e nos departamentos diocesanos, para chegar mais longe no anúncio evangélico e mais fundo no seu alcance. Ao Papa, que tem este desígnio tão entranhado que lhe brotam constantemente as referências, devemos não só a indicação mas também a sugestão de como senti-la e ativá-la. Incluo apenas algumas referências mais próximas, particularmente motivadoras para o nosso caminho sinodal (cf. L Osservatore Romano, edição portuguesa, 22 de maio de 2014, p ): Como quando fala da transcendência da evangelização, enquanto saída de si próprio, em movimento interior para Deus e exterior para os outros: «Para mim, a evangelização exige sair de si mesmo; requer a dimensão do transcendente: o transcendente na adoração de Deus, na contemplação, e o transcendente para com os irmãos, para com o povo. Sair de si, sair!».

9 Página 9 PROGRAMA DIOCESANO DE PASTORAL Explicitando depois o que entende por esta saída : «Sair significa chegar, ou seja, proximidade. Se não saíres de ti mesmo, não terás proximidade! Proximidade, estar próximo das pessoas, próximo de todos aqueles de quem devemos estar próximos». Saída que tem como alvo as periferias, palavra que o Papa repete insistentemente: «Outra categoria que gosto de usar é das periferias. Quando se sai não se deve chegar só a meio caminho, mas ir até ao fim. Alguns dizem que se deve começar a evangelização pelos mais distantes, como fazia o Senhor». Julgo que estas duas palavras saída e periferias podem a devem caracterizar todo o nosso caminho sinodal. A saída em relação a Deus, na oração, e a saída em relação aos outros, na ação, estimulam-se mutuamente, pois quem se aproxima de Deus descobre e aprofunda o amor divino por todas as suas criaturas, isso mesmo que é a caridade. Não caminharemos em sínodo se não ligarmos oração e ação, mais e mais, como em Jesus acontecia totalmente, sempre com o Pai e sempre para os outros. As periferias como alvo, também se tornam critério principal. Na minha família, no meu prédio, na minha rua, quem está mais só, mais afastado ou esquecido? Na minha escola, na minha empresa, seja onde for, quem está mais isolado, menos acompanhado ou pouco atendido? Na sociedade, na economia, na cultura, quem está mais longe da verdade evangélica das coisas, por omissão sua ou nossa? Não há neste ponto hipótese alguma para recuos ou alheamentos. Vale especialmente aquela reflexão de Paulo VI, num documento que continua a ser fundamental para a missão e a nova evangelização: «Não deixaria de ter a sua utilidade que cada cristão aprofundasse na oração este pensamento: os homens poderão salvar-se por outras vias, graças à misericórdia de Deus, se nós não lhes anunciarmos o Evangelho; mas nós poder-nos-emos salvar se, por negligência, por medo ou por vergonha, [ ] ou por se seguirem ideias falsas, deixarmos de o anunciar?» (Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi, 80). Caríssimos diocesanos de Lisboa: Iniciemos a caminhada sinodal com a convicção reforçada de que passa por cada um de nós, no variado ser e acontecer da Igreja de Cristo, a resposta de Deus a este mundo que tanto sofre, mas sempre espera. Redescubramo-nos eclesialmente em Maria, que se dispôs a dar-nos Cristo, em plena confiança n Aquele que faz maravilhas na humidade de quem O serve. + Manuel Clemente, Patriarca de Lisboa 15 de junho de 2014

10 Página 10 A CAMINHADA PRÉ-SINODAL Se queremos mudar o mundo, comecemos por nós próprios, pelas nossas famílias, grupos cristãos, comunidades religiosas, movimentos, associações, paróquias, diocese... Enquanto caminhamos em comunhão rumo ao Sínodo, deixemo-nos interpelartransformar por Jesus Cristo, pela Palavra de Deus e pelos sacramentos, pelos acontecimentos do nosso tempo e pelas pessoas em quem Jesus vem ao nosso encontro. Ousemos fazer uma revisão pessoal-comunitária de vida e deixar-mo-nos abraçar por Deus e pela Igreja de Lisboa; dialoguemos, debatamos, aprofundemos sempre mais as razões da nossa fé e interpelemos o Sínodo com novas propostas para os seus desafios atuais; concelebremos a vida humana e a vida de Deus em nós, nos outros e na História; testemunhemos a alegria e a beleza de sermos discípulos e apóstolos de Jesus Cristo, hoje; comprometamo-nos com quem mais necessita na partilha de dons, competências e tempo; e participemos, todos, neste itinerário. O que se pretende? Tempo de oração: o segredo para que o Sínodo seja um autêntico evento de graça para a Igreja de Lisboa é a oração. Rezemos, desde já, pelos bons frutos do Sínodo; tempo de formação, reflexão e partilha: a partir de A Alegria do Evangelho, a Igreja de Lisboa é chamada a perscrutar os desafios pastorais atuais para que, em escuta e resposta à Palavra de Deus, à Igreja e ao Mundo, possa ser fiel, credível e próxima, hoje. Tempo de ensaio de iniciativas pastorais de âmbito missionário: «Ensaio de modos e meios de projeção missionária de cada comunidade paróquias, institutos, famílias e todas as formas agregativas da vida cristã, local a local, ambiente a ambiente, processo a processo». (D. Manuel Clemente, homilia da Missa Crismal, 2014) As etapas A caminhada de preparação para o Sínodo decorrerá ao longo dos próximos dois anos pastorais: e Em cada trimestre seremos conduzidos por um dos capítulos da Exortação Apostólica A Alegria do Evangelho De set. a dez. de 2014 A transformação missionária da Igreja De jan. a mar. de 2015 Na crise do compromisso comunitário De abr. a jun. de 2015 O anúncio do Evangelho De set. a dez. de 2015 A dimensão social da evangelização De jan. a mar. de 2016 Evangelizadores com Espírito No último trimestre do ano pastoral 2016 (de abril a junho) construir-se-á o documento de trabalho sinodal [ Instrumentum Laboris ], a partir das reflexões feitas nos trimestres anteriores. Toda esta caminhada guiar-nos-á à Assembleia Sinodal, que se realizará em novembro de 2016.

11 Página 11 Espero que todas as comunidades se esforcem por usar os meios necessários para avançar no caminho de uma conversão pastoral e missionária, que não pode deixar as coisas como estão. Neste momento, não nos serve uma «simples administração». Constituamo-nos em «estado permanente de missão», em todas as

12 Página 12 PRIORIDADES E LINHAS DE FORÇA EVANGELIZAÇÃO O sonho missionário de chegar a todos Sínodo Lisboa, Pastoral de Acolhimento: Implementar uma dinâmica de ir ao encontro das pessoas, convidando-as a participar na vida da comunidade cristã 2. Pastoral Familiar: Promover encontros de famílias 3. Pastoral Sócio-Caritativa: Construção de um centro pastoral 4. Pastoral da Bíblia: Cultivar a leitura orante da Palavra de Deus Valorizar a leitura da Dei Verbum (Palavra de Deus) Em família ler o Evangelho dominical com os filhos Grupo bíblico: Grupo de reflexão Bíblica, quinzenal 5. Pastoral Catequética: Valorizar a catequese familiar Catequese para adultos 6. Pastoral da Espiritualidade: Adoração Eucarística; Oração pelas Vocações Valorizar a Oração de Vésperas ou Laudes. 7. Pastoral Juvenil: Encontro Interparoquial: S. Martinho do Porto e Alfeizerão Grupo de Jovens Equipa de Nossa Senhora

13 Página 13 HORÁRIO DAS MISSAS MISSAS DOMINGO SÁBADO SEMANA São Martinho 12.00h 19.15h Vale do Paraíso 2º Sáb. 20:15h 3ªfª e 5ªfª 19.00h HORÁRIO DAS MISSAS DE VERÃO: JULHO E AGOSTO MISSAS DOMINGOS SÁBADO SEMANA 12:00h 19:15h DIÁRIA São Martinho 19:00h 10.00h ATENDIMENTO E CARTÓRIO 3ª feira das 17h às 20h Local: Casa Paroquial (Diálogo Personalizado, Intenções de Missas, Processos de Batismo e Casamento) Baptismos: marcar com a antecedência de 2 meses. Casamentos: marcar com a antecedência de 3 meses. Tempo de Reconciliação / Confissões: Na primeira Quinta -feira do mês das 18.00h às 19.30h Tempo de Adoração e Silêncio Na primeira Quinta-feira do mês das 21.00h às 24.00h

14 Página 14 COORDENADOR / ANIMADOR DO GRUPO / SETOR SECTOR/ MOVIMENTO NOME Tel. / Telm. Pároco Pe. Joaquim Secretariado Permanente Helena Maria José Maria de Jesus Conselho Económico José Pedro Vários Catequese (Coord.) Paula Cairrão Pastoral Familiar Stefan Gina Acólitos Cátia Leitores José Manuel Min. Ext. da Comunhão José Manuel Grupo Coral Ortelinda Ferreira Carismásticos Francisco Escuteiros Pedro Grupo Sócio-caritativo Vicentino Ortelinda Ferreira Visitadores de Doentes Helena Maria/ MEC s Grupo de Jovens (EJNS) Maria de Jesus / Bruno Apostolado da Oração Fernanda Nazaré Maria Odete Oratórios da Sagrada Família Coordenadoras Oratório Imac. Coração de Maria Clarisse Conf. do SSmo Sacramento Juiz - José Romão (Avelar) Conf. do SSmo Sacramento Tiago Matias Conf. dos Escravos de Nª Sª da António Costa Conceição Bino Apostolado do Mar Comissões de Festas Coordenadores Vários Coordenador das Comunidades Pastoral da Cultura Vale do Paraíso: Adelaide Júlia Otília Serra dos Mangues Medros Comissões de Festas Grupo de Jovens Catequese de Adultos José Ramalho Zeladora / Sacristã Teresa

15 Página 15 ANIMAÇÃO LITIÚRGICA MISSA VESPERTINA MISSA DOMINICAL 1º sábado: Escuteiros 2º e 4ºSábados: ENS 3º sábado: EJNS e Júlio Grupo Coral Paroquial Ortelinda e Angelique 1º Domingo: Confraria SSmo Sacramento 2º Domingo: Catequese 3º Domingo: Movimentos 4º Domingo: Oratórios ESPAÇOS LITÚRGICOS LIMPEZA DA IGREJA ORNAMENTAÇÃO DA IGREJA Teresa 1ª Sem Clarisse 2ª Sem. Maria José 3ª Sem. Noémia 4ª Sem. Ortelinda 5ª Sem. Ortelinda

16 Página 16 Senhor, eu agradeço-te de coração pela fé. Protege a minha fé, permite que ela cresça. Faz com que ela seja forte e corajosa. E ajuda-me a que, em todos os momentos, eu, como Pedro e Paulo, possa publicamente dar testemunho de Ti. Dá-me coragem! (Papa Francisco)

17 Página 17 PASTORAL FAMILIAR CURSO DE PREPARAÇÃO PARA BAPTISMO Centro de Preparação InterParoquial S. Martinho do Porto / Alfeizerão 2ª Quarta - Feira de cada mês, às 21:00h, alternadamente. S. Martinho do Porto: 10 Set. / 12 Nov. / 14 Jan. / 11 Mar. / 13 Mai. / 8 Jul / 9 Set. Alfeizerão: 8 Out. / 10Dez. / 11 Fev. / 8 Abr. / 10 Jun. / 12 Ago. CURSO DE PREPARAÇÃO PARA MATRIMÓNIO Set Nazaré / Fev Benedita / Abr Alcobaça / Jun Nazaré PASTORALFAMILIAR COM IDOSOS Procurar dinamizar a pastoral com idosos através do movimento Vida Ascendente EQUIPAS DE Nª SENHORA Casal Responsável: Stefan Rodrigues e Gina Rodrigues Reunião mensal - 1ª sábado 20 set; 4 out; 1 nov; 6 dez; 3 jan; 7 fev; 7 mar; 4 abr; 2 mai; 6 jun; 4 jul Missa - 4º Sábado Animação Missa - 2º e 4º sábado 19 dez - Ceia de Natal com as famílias carenciadas 14 dez - Festa de Natal da catequese 10 mai - Terço ao Vivo em S. Martinho Porto Atividades ENS: Inicio de atividades - 11 out, Igreja Paroquial Caldas da Rainha Formação de Casais responsáveis: 24 out, Centro Paroquial Caldas da Rainha Encontro Nacional das ENS - 22 e 23 nov, Fátima Festa / Convívio de casais e famílias - 8 dez, Centro Social Paroquial de Caldas da Rainha Retiro do setor Caldas e Torres Vedras - 30 jan a 01 fev, Fátima Reunião da Equipa de Setor com Casais responsáveis - 6 fev, Centro Paroquial de Caldas da Rainha Reunião da Equipa de Setor com Casais responsáveis - 30 abr, Centro Paroquial de Caldas da Rainha Encontro dos Conselheiros Espirituais com Equipa de Setor - 7 mai Recitação do Terço - 12 mai, Igreja Paroquial Caldas da Rainha Dia da Região - Encerramento das Atividades - 21 jun, zona Torres Vedras

18 Página 18 PASTORAL FAMILIAR Atividades Diocese: Atividades Pastoral Familiar: Encontro com os responsáveis vicariais da Pastoral Familiar, 30 set Encontro com os agentes da Pastoral Familiar (zonas pastorais), 10 out Jornada Nacional da Pastoral Familiar, 17 a 19 out, Fátima Formação p/ Agentes da Pastoral Familiar - Mod. I - O que é a Pastoral Familiar?, 15 nov Bênção das grávidas, 8 dez Festa Litúrgica da Sagrada Família, 28 dez Formação p/ Agentes da Pastoral Familiar - Mod. II - O Magistério sobre a Família, 7 mar Dia da Criança concebida, 25 mar Celebração do Dia da Mãe - proposta de Oração, 3 Maio Retiro para Famílias, 9 e 10 Maio Semana da Vida, 11 a 17 Maio Festa da Família (Jornada Diocesana da Família), 17 de Maio 1º Encontro de preparação para o Encontro Mundial das Famílias, 28 maio Formação p/ Agentes da Pastoral Familiar - Mod. III - Exemplos de Pastoral familiar, 6 jun 2º Encontro de preparação para o Encontro Mundial das Famílias, 19 jun

19 Página 19 PASTORAL CATEQUÉTICA CATEQUESE DE ADULTOS INTERPAROQUIAL Todas as 3ª feiras, 21:00h Centro Paroquial Grupo Bíblico - Encontros quinzenais, às 2ª feiras, 21h CATEQUESE DA INFÂNCIA Catequese Semanal CATEQUESE DA ADOLESCÊNCIA Catequese Semanal REUNIÕES DE CATEQUISTAS - Reunião 2ª quinta - feira de cada mês, às 21:00h S. Martinho do Porto: 18 Set. / 9 Out. / 13 Nov. / 11 Dez. / 8 Jan. / 12 Fev. / 12 Mar. / 09 Abr. / 14 Mai. /11 Jun. Coordenadora da Catequese: Paula Cairrão MISSA COM A CATEQUESE Segundos Domingos de cada mês.

20 Página 20 PASTORAL CATEQUÉTICA CATEQUISTA TELF/TELM Rosa Susana Mercedes Mª José Helena Paula Cairrão Sónia Lavadinho Elisabete Gina Rodrigues Nilde Costa Sandra Cairrão Sónia Antónia Miguéis ANO DE CATEQUISTA DIA HORA CATEQUESE 1º Ano Rosa Ribeiro / Susana 4ª Fª 18:30h Coito 2º Ano Mª José Jardim 6ª Fª 17:45h 3º Ano Nilde Costa / Sandra Cairrão 4ª Fª 18:00h 4º Ano Paula Cairrão / Sónia Lavadinho 5ª Fª 18:15h 5º Ano Helena Silva 4ª Fª 18:00h 6º Ano Gina e Elisabete 2ª Fª 18:00h 7º Ano Mercedes 2ªFª 18:00h 8º Ano Antónia Miguéis 2ª Fª 18:30h 9º Ano Mercedes 4ª Fª 18:00h 10º Ano Sónia Sousa 5ª Fª 18:30h

21 Página 21 DATA PASTORAL CATEQUÉTICA CATEQUISTAS ACTIVIDADES / FORMAÇÃO A NIVEL PAROQUIAL 2 as Quintas-feiras Encontros mensais ACTIVIDADES / FORMAÇÃO VICARIAL 17 e 18 out 24 e 25 out 27 de fevereiro 20 set 22 set Curso de Iniciação de Catequistas Vimeiro Encontro Vicarial de Catequistas Benedita (Visita Pastoral) ACTIVIDADES / FORMAÇÃO A NIVEL DIOCESANO Encontro para Catequistas que começam a dar catequese pela 1ª vez Reunião Responsáveis paroquiais da Vigararia de Alcobaça, 21:30h 3 a 5 out Jornadas Nacionais de Catequese - Fátima 8 out Despertar da Fé - Formação 11 out 15 nov 10 jan Encontro de Formação Catequistas (1º ao 6ºano) Benedita das 9h às 13h Formação de catequistas de adolescentes (Paróquia do Sagrado Coração de Jesus das 9:30 às 13h) Formação de catequistas de adolescentes (Paróquia do Sagrado Coração de Jesus das 9:30 às 13h) 13 a 15 fev Encontro Interdiocesano - Fátima 14 a 17 fev Retiro Diocesano de Catequistas - Fátima

22 Paróquia de S. Martinho do Porto Página 22 PASTORAL CATEQUÉTICA CATEQUESE DATA ATIVIDADES / FESTAS PAROQUIAIS 27 - set Inscrições da Catequese 28 set/1ª sem out Inicio da catequese 05 - out Abertura do Ano Pastoral 12 out Compromisso Catequistas e Crianças / Adolescentes 23 out Reunião de Pais - 21:00h 09 nov 1º ano - Festa do Acolhimento 14 dez 4º ano - Festa da Entrega da Bíblia 14 dez Festa de Natal 15h 11 jan 7º ano - Festa das Bem-Aventuranças 25 jan 5ª ano - Festa da Entrega do Credo 08 fev Celebração do Crisma 08 mar 8º ano - Festa da Vida 12 abr 2º ano - Festa do Pai Nosso 26 abr 9º ano - Festa do Compromisso 10 mai 3º ano - Festa da Eucaristia (1ª Comunhão) 07 jun 6º ano - Festa da Fé (Profissão de Fé) 14 jun Festa Encerramento / Entrega das Fitas Festa da Páscoa Festa de Maria: Mês de Maio - Terço ao vivo 10 mai Encontro de Discernimento Vocacional - 24HORAS (7º ao 10º ano)- dia 5 dez 19h até dia 6 dez às 19h, Stella Maris, Nazaré Festa da Vida, 8º ano (a nível diocesano): 9 maio - Externato de Penafirme

23 Página 23 PASTORAL JUVENIL AGRUPAMENTO DE ESCUTEIROS 2014/2015: Abraão - Anda na minha presença e sê perfeito Encontros semanais sábados (1º Sab. tarde e Missa vespertina, 2º e 3º na parte da manhã) Reunião Direção 1º Sab de cada mês, 13:30h Inicio ano escutista e Missa - 27 de setembro Reunião, Missa - 1 nov Acantonamento da Alcateia, na sede - 1 e 2 nov EGO S: para guias de todas as secções - 15 e 16 nov Acantonamento da Flotilha - 21 e 22 nov Reunião, Missa - 6 dez Reunião, Missa - 3 jan ACAGRUP de Natal com Promessas - no CEO, 9, 10 e 11 jan Vigilia de Oração, dia 10 jan, 21:30h EGO S: para guias de todas as secções - 24 e 25 jan Visita Pastoral à Paróquia - 7 e 8 fev Acantonamento da Flotilha - 20 a 22 fev Visita Pastoral: Celebração Eucarística dos Escuteiros, no Valado dos Frades, 01 mar, 15:30h Reunião e Missa - 7 mar Missa de encerramento da Visita Pastoral, no Mosteiro de Alcobaça - 8 mar, às 16:30h ACAGRUP de Páscoa - 27 a 29 mar Celebrações da Semana Santa - 2 a 5 abr Reunião e Missa - 11 abr Acampamento da Alcateia - 25 e 26 abr Acampamento da Flotilha - 30 abr a 02 mai Reunião e Missa - 02 mai Vigília de Oração e Promessas - 30 e 31 mai Reunião e Missa - 06 jun Acampamento da Flotilha - 19 a 21 jun ACANUC - 25 a 31 jul

24 Página 24 PASTORAL JUVENIL «Felizes os puros de coração, porque verão a Deus» (Mt 5,8) GRUPO DE JOVENS: Procurar inserir os crismandos na Pastoral Juvenil Equipa Jovens de Nossa Senhora Casal Assistente: Lia e José Manuel Conselheiro Espiritual: Pároco Reunião mensal 4º sábado de cada mês 27 set; 25 out; 22 nov; 27 dez; 24 jan; 28 fev; 28 mar; 25 abr; 23 mai; 27 jun Participação na Eucaristia aos sábados, animação no 3º sábado Participação: Encontro Interparoquial (S.M.Porto e Alfeizerão) segundos sábados de cada mês: 11 out; 8 nov; 13 dez; 10 jan; 14 fev; 14 mar; 11 abr; 09 mai; 13 jun Colaboração na Ceia de Natal com as famílias carenciadas - 19 dez Jantar de Natal - 20 dez Festa de Natal da catequese - 14 dez Semana Santa - 2 a 5 abr Terço ao vivo - 10 mai Missão Jovem, 27 julho a 2 agosto Taizé, Departamento da Juventude Diocesana Jornada Mundial da Juventude Carcóvia Missão pequena Missão Cabo Verde

25 Página 25 Orações Vicariais: PASTORAL JUVENIL ATIVIDADES VICARIAIS: Advento - 6 dez Vigília de Pentecostes - 23 mai Visita Pastoral: Jornada Vicarial - 7 e 8 mar Encontro do Sr. Patriarca com os jovens: 8 mar, 11h, Alcobaça Missão Vicarial: 27 jul a 02 ago EVA: Nov, dez, jan, fev, mar, abr, mai, jun, Festival Vicarial da Canção - 6 jun Atividades Diocese: Jornadas Nacionais da Pastoral Juvenil, 20 e 21 set, Fátima XIX Festival Diocesano da Canção, 27 set Conselho Diocesano da Pastoral Juvenil, 11 out XVI Fórum Ecuménico Jovem, 15 nov, Coimbra Festival Nacional, 06 dez, Fátima Vigília Ecuménica Jovem, 24 jan Retiro de Quaresma, 13 a 15 mar XXX Dia Mundial da Juventude, 29 mar XII Jornada Diocesana da Juventude, 19 abr Fátima Jovem, 2 e 3 mai Conselho Diocesano da Pastoral Juvenil, 9 mai Vigília de Pentecostes, 23 mai Festival Diocesano da Canção Cristã - 26 set

26 Página 26 PASTORAL LITURGICA ACÓLITOS Reunião de Formação LEITORES Responsável /Coordenador: José Manuel - Faz a lista e promove Encontros de Formação GRUPO CORAL Responsável: Ortelinda Organista: Angelique Ensaios: sexta-feira / ou quarta-feira MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA COMUNHÃO Responsável /Coordenador: José Manuel - Faz a lista e promove Encontros de Formação Festa do Doente/Idoso 12 abril, 15h Cursos de Formação Novos: 10 e 11 janeiro (Oeste) 08 fevereiro- Nomeação dos novos Ministros na Sé - Formação para a Renovação: Jornada da Liturgia, Oeste, 07 mar

27 Página 27 PASTORAL MISSIONÁRIA / VOCACIONAL Acompanhar os adolescentes que entraram para o Pré-Seminário Despertar Vocacional Oração pelas Vocações 09 a 16 nov - Semana dos Seminários Diocesanos 30 nov e 28 jun - Ordenações Missões: Infância Missionária CAMPANÁRIOS (9º ao 11º anos): Natal, Páscoa, Verão ESTÁGIOS (7º e 8º anos): Natal; Páscoa; Verão. TEMPOS FORTES DE CELEBRAÇÃO - Noite de Oração, 1ª quinta-feira de cada mês, 21h-24h - Natal: Vigília (Missa do galo) - Retiro Quaresmal - Tríduo Pascal - Vigília Pentecostes TEMPO PASCAL - Bênção das Famílias PASTORAL ESPIRITUALIDADE APOSTOLADO DA ORAÇÃO Oração individual. Intenções do Santo Padre. Meditação através das pagelas mensais Dia do Sagrado Coração de Jesus Reunião periódica APOSTOLADO DO MAR Encontros vários: Formação e Celebração Encontro Nacional das Praias ORATÓRIOS DA SAGRADA FAMÍLIA Acolhimento e Oração em família. Os Oratórios vêm à Igreja no quarto domingo de cada mês. Dia da Sagrada Família e consagração das Famílias.

28 Página 28 ADORAÇÃO EUCARÍSTICA Noite de Oração: primeiras 5ª feira de cada mês 21:00 às 24:00h CONFRARIA DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO - (FUNDADA EM 1708) Mesa Administrativa: Juiz: José Romão (Avelar) Assembleia Geral: Presidente - António Queiroz e Mello Conselho Fiscal: Presidente - Teresa Ferreira Espiritualidade Eucarística, incluindo 1ª Quinta-feira - adoração Pastoral Cultural e Religiosa: Semana Santa; Corpo de Deus; Santo António e Procissões Procissão do Corpo de Deus - 28 jun, às 17h Pastoral Sócio-Caritativa 1º Domingo, participação na eucaristia com as insígnias CONFRARIA DOS ESCRAVOS DE Nª Sª DA CONCEIÇÃO Vivência da Espiritualidade Mariana. ORATÓRIOS DO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Acolhimento e Oração em família. Os Oratórios vêm à Igreja no quarto domingo de cada mês GRUPO CARISMÁTICO - SENHOR, TENHO SEDE Encontro semanal de Oração sexta-feira, 21:00h Assembleia diocesana - 1 jan Retiro diocesano - 7 e 8 mar Terceiros domingos, encontro em Santa Maria dos Olivais PASTORAL SOCIAL Centro Social Paroquial de S. Martinho do Porto Direção: Presidente: Pároco ; Vice Presidente: Teresa Ferreira; Secretário: José Manuel; Tesoureiro: Nuno Vieira; Vogal: Ortelinda Ferreira Grupo Sócio-Caritativo Vicentino Presidente: Ortelinda Vice Presidente: Fina Secretário: Ramalho Tesoureira: Luísa Ramalho Colaboradores: vários Reunião mensal: 1ª quarta-feira de cada mês, às 10:00h. Atividades: Roupeiro, distribuição Banco Alimentar (1º Sábado) Atendimento Social: aos sábados das 10h às 12h Visitas às famílias. Ceia de Natal, 19 de Dezembro Venda de Natal Agosto: Jogo da Canasta

29 Página 29 VISITADORES DE DOENTES/IDOSOS PASTORAL SOCIAL Responsáveis: Maria Augusta e Helena 3ª feira - visita aos doentes e distribuição da Sagrada Comunhão (ao domicilio) FUNDAÇÃO CLÉRIGO 5ª feira visita aos doentes e distribuição da Sagrada Comunhão Missa segundas 3ª feira de cada mês, 10h ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE S. MARTINHO DO PORTO 1 de jan - Dia Mundial da Paz, participação dos Bombeiros na eucaristia, Soldados da Paz. 21 jun - Aniversário dos Bombeiros, participação na eucaristia dominical. ATIVIDADES PASTORAL SOCIAL: 27 set - Feira Solidária 8 out - Despertar da Fé, Lisboa 18 out - Jornada Diocesana da Pastoral da Saúde 22 out - Despertar da Fé, Lisboa 31 out - Encontro de Formação para Direções e Técnicos da pastoral social - área jurídica/canónica, Turcifal 10 nov - Envio do guião de preparação para o Advento 2014 (por meio informático para Paróquias e Centros Sociais) 10 nov - Apresentação pública da Operação 10 milhões de Estrelas - Um Gesto Pela Paz 12 nov - Despertar da Fé, Lisboa

30 Paróquia de S. Martinho do Porto Página 30 PASTORAL SOCIAL 16 nov - Entrega da Luz a todas as Dioceses da Operação 10 milhões de Estrelas - Um Gesto Pela Paz 13 dez - Manifestação pública da Operação 10 milhões de Estrelas - Um Gesto Pela Paz 24 dez - Acendimento das velas Operação 10 milhões de Estrelas - Um Gesto Pela Paz 31 jan - Encontro de Formação Espiritual para Direções, Técnicos Sociais e Animadores da pastoral social das paróquias - que sonho temos para a Pastoral Social como testemunho de fé, Turcifal 2 fev - Envio do guião de preparação para a Quaresma fev - Encontro de Formação e Partilha para Direções, Técnicos e outros Agentes da pastoral social da Zona 3 (Oeste), 21h 4 fev - Despertar da Fé, Lisboa 27 fev - Encontro de Formação para Direções e Técnicos da pastoral social - área de sustentabilidade financeira / área de recursos humanos e relacionamento institucional com o Estado, Turcifal

31 Paróquia de S. Martinho do Porto Página 31 PASTORAL CULTURAL FOLHA INFORMATIVA INTERNET - COMISSÕES DE FESTAS F E S T A S A N U A I S LOCAL DATA FESTAS S. Martinho Porto 19 - out Cirio de S. Martinho S. Martinho Porto 9 ou 11 - nov Festa de S. Martinho S. Martinho Porto SEMANA SANTA 21 - mar S. Martinho Porto 22 - abr S. Martinho Porto 3 - abr Procissão Nocturna de Nª Sª da Soledade p/ a Capela Nª Sª Livramento Procissão do Senhor dos Passos e Sermão do Encontro Descida da Cruz e Procissão do Enterro Vale Paraíso 14-Mai Festa da Ascensão do Senhor S. Martinho Porto Festa de Sto. António 06-Jun Recitação do Terço na Capela de Sto. António e Procissão da Luz 6 a 14-Jun Festa de Sto. António PASTORAL ANIMAÇÃO DA COMUNIDADE Festa de Natal Festa da Páscoa Festa dos Padroeiros Dia da Solidariedade Dia Convívio dos Agentes de Pastoral Dia da Igreja Diocesana 31 de maio

32 Paróquia de S. Martinho do Porto Página 32 A paróquia não é uma estrutura caduca; precisamente porque possui uma grande plasticidade, pode assumir formas muito diferentes que requerem a docilidade e a criatividade missionária do Pastor e da comunidade. Isto supõe que esteja realmente em contacto com as famílias e com a vida do povo, e não se torne uma estrutura complicada, separada das pessoas, nem um grupo de eleitos que olham para si mesmos. (A Alegria do Evangelho, 28) A pastoral em chave missionária exige o abandono deste cómodo critério pastoral: «fez-se sempre assim». (A Alegria do Evangelho, 33)

33 Paróquia de S. Martinho do Porto Página 33 ZONAS PASTORAIS S ÃO M A R T I N H O DO P O R T O IGREJA PAROQUIAL Padroeiro de toda a Comunidade Paroquial Eucaristia Dominical: fonte, cume e centro de toda a vida cristã (L. Gentium) Festa de S. Martinho: 11 Novembro Festa de Santo António: 13 Junho. CAPELA DE SANTO ANTÓNIO Festa Anual: 13 de Junho CAPELA DE SANT ANA (Interior do Cemitério) CAPELA DA FUNDAÇÃO CLÉRIGO Missa Mensal V A L E DO P A R A Í S O Padroeiro: Senhor da Ascensão Festa Anual: Quinta-feira da Ascensão Atividades: Missa Mensal, 2º sábado, 20:15h Maio - Oração do Terço, 21h Quaresma: Via Sacra, 6 as feiras Criar e estruturar S E R R A D O S M A N G U E S M E D R O S

34 Paróquia de S. Martinho do Porto Página 34 ATIVIDADES PASTORAIS A NIVEL VICARIAL ENCONTROS DE FORMAÇÃO A NIVEL VICARIAL Escola de Leigos Benedita REUNIÃO DOS PADRES DA VIGARARIA 2 out. Maiorga / 30 out - Turquel / 4 dez. Vimeiro / 8 jan. Benedita/ 5 fev. - Maiorga / 12 mar. - Alcobaça / 7 Maio - Vestiaria / 4 jun. - Nazaré VISITA PASTORAL À VIGARARIA - 11 janeiro a 8 março 2015 VISITA PASTORAL À PARÓQUIA DE S. MARTINHO DO PORTO - 5 a 8 fevereiro Atividades comuns a toda a Vigararia: 11 jan, 15h - Conselhos Pastorais, no Stella Maris, Nazaré 11 jan, 16:30h - Missa, no Stella Maris, Nazaré 13 jan, 21:15h - Espiritualidade, liturgia, movimentos, em Turquel 24 fev, 21:15h - Pastoral Social, no Vimeiro 27 fev, 21:15h - Catequistas, na Benedita 1 mar, 15:30h - Escuteiros, no Valado dos Frades 7 e 8 mar - Jornada Vicarial dos Jovens 8 mar, 11h - Jovens, em Alcobaça 8 mar, 14:30h - Famílias, Mosteiro de Alcobaça 8 mar, 16:30h - Missa de encerramento, Mosteiro de Alcobaça ATIVIDADES DE CATEQUESE A NIVEL DIOCESANO E VICARIAL 11 out - Encontro de formação Catequistas (1º ao 6º ano), na Benedita 5 e 6 dez - Encontro de discernimento - 24 horas - (7º ao 10º ano), Stella Maris, Nazaré. 14 a 17 fev. Retiro Diocesano (Casa Nª Sª do Carmo) 27 fev - Encontro Vicarial de Catequistas, Benedita (Visita Pastoral) 09 mai. - Festa da Vida (8º ano), Externato de Penafirme

35 Paróquia de S. Martinho do Porto Página 35-2ª3ªfª - 3ª3ªfª 4ªfª - 1ª4ªfª - 2ª4ªfª GRUPOS / MOVIMENTOS POR DIAS h h h h h 14:30h h h 21:00h S. Martinho e Alfeizerão DIA HORA GRUPO/ACÇÃO 2ªfª h 21:00h Grupo Carismáticos (Alf.) Grupo Bíblico (quinzenal) (SMP) 3ªfª h Cartório (SMP) Visita/Dist. Sag. Com. Domicílio (SMP) Cateq. p/ Adultos (Alf / SMP) Visita F. Clérigo (Missa) (SMP) Reunião Centro Social Paroquial (Alf) 3ª4ª fª 5ªfª -1ª5ªfª -1ª5ªfª -2ª5ªfª 3ª 5ªfª 6ªfª - 1ª6ªfª - 1ª6ªfª 2ª6ªfª Sab 1º Sab 1º Sab 1º Sab 2º Sab 3º Sab 4º Sab 21-24:00 h h h 21:00 h h h h h 21:00h h h h h 13:30h 21:30 h 20:30h 21:00 h 21:00h 21:00h Cartório (Alf.) Grupo Sócio-Caritativo Vicentino (SMP) Visita CCPJN (Alf.) Visita Lar Solar d Alfeizerão (Alf.) CPBatismos (Alf / SMP) Secretariado Permanente (Alf.) Visitadores Fund. Clérigo (SMP) Noite de Oração (SMP) Confissões (SMP) Reunião Catequistas (SMP) Secretariado Permanente (SMP) Grupo Coral (SMP) Carismáticos (SMP) Confissões (Alf.) Noite de Oração (Alf.) Reunião Grupo de Jovens (Alf) Reunião Catequistas (Alf) Grupo S. Caritativo Vicentino (SMP) Escuteiros (SMP) Escuteiros (Alf.) Grupo Coral (Alf) Direcção Escuteiros (SMP) Direcção Escuteiros (Alf.) Eq. Nª Senhora (SMP) Pastoral Juvenil: Interparoquial EJNS (Alf) EJNS (SMP)

36 Paróquia de S. Martinho do Porto Página 36 DOCUMENTOS INSPIRADORES E ORIENTADORES Papa Francisco, Exortação Apostólica Evangelii Gaudium Papa Francisco, Carta Encíclica Lumen Fidei Conferência Episcopal Portuguesa, Nota Pastoral Promover a renovação da Igreja em Portugal. Bento XVI, A Porta da Fé, Carta Apostólica. D. José Policarpo, Nova Evangelização, um Desafio Pastoral, Carta Pastoral. Bento XVI. Catecismo para os Jovens YOUCAT Vaticano II, Documentos do Concilio do Vaticano II Catecismo da Igreja Católica Compêndio do Catecismo da Igreja Católica Congregação para a Doutrina da Fé, Notas com Indicações Pastorais para o Ano da Fé PARA O ANO PASTORAL Credo / Símbolo dos Apóstolos SINTONIA COM A IGREJA UNIVERSAL Assembleia Extraordinária Sinodal dos Bispos, sobre a Família, em Roma, Outubro Assembleia Ordinária Sinodal dos Bispos, sobre a Família, em Roma, Ano da Vida Consagrada SÍNODO LISBOA 2016 Jornada Mundial da Juventude

37 Paróquia de S. Martinho do Porto Página 37 A Igreja «em saída» é uma Igreja com as portas abertas. Sair em direção aos outros para chegar às periferias humanas não significa correr pelo mundo sem direção nem sentido. Muitas vezes é melhor diminuir o ritmo, pôr de parte a ansiedade para olhar nos olhos e escutar, ou renunciar às urgências para acompanhar quem ficou caído à beira do caminho. (A Alegria do Evangelho, 46)

38 Página 38 SETEMBRO SEG 2 TER 3 QUA GRUPO SÓCIO CARITATIVO VICENTINO: reunião mensal (10h) 4 QUI ESPIRITUALIDADE: Noite de Oração (21h) 5 SEX GRUPO DE RENOVAMENTO CARISMÁTICO: Oração (21h) 6 SAB 7 DOM XXIII DOMINGO DO TEMPO COMUM 8 SEG NATIVIDADE DA VIRGEM MARIA 9 TER Visita e Missa na Fundação Clérigo (10h) 10 QUA CPB: S. Martinho do Porto (21h) 11 QUI 12 SEX GRUPO DE RENOVAMENTO CARISMÁTICO: Oração (21h) 13 SAB ZONA PASTORAL DE VALE DO PARAÍSO: missa (20:15h) 14 DOM XXIV DOMINGO DO TEMPO COMUM 15 SEG 16 TER 17 QUA 18 QUI CATEQUESE: Reunião de Catequistas (21h) 19 SEX GRUPO DE RENOVAMENTO CARISMÁTICO: Oração (21h) 20 SAB PASTORAL JUVENIL: III Jornadas Nacionais (Fátima, 20 e 21) CATEQUESE: Encontro para Catequistas que começam a dar catequese pela 1ª vez PASTORAL FAMILIAR: reunião mensal ENS

39 Página 39 SETEMBRO DOM XXV DOMINGO DO TEMPO COMUM 22 SEG CATEQUESE: Reunião Responsáveis paroquiais da Vigararia de Alcobaça (21:30h) Grupo Bíblico (21h) 23 TER 24 QUA 25 QUI 26 SEX GRUPO DE RENOVAMENTO CARISMÁTICO: Oração (21h) 27 SAB CATEQUESE: Inscrições ESCUTEIROS: Inicio do Ano Escutista PASTORAL JUVENIL: XVIII Festival Diocesano da Canção PASTORAL SÓCIO-CARITATIVA: Feira Solidária PASTORAL JUVENIL: Reunião EJNS 28 DOM XXVI DOMINGO DO TEMPO COMUM 29 SEG CATEQUESE: Inicio 30 TER PASTORAL FAMILIAR: Encontro com os Responsáveis vicariais

40 Página 40 OUTUBRO QUA GRUPO SÓCIO CARITATIVO VICENTINO: reunião mensal (10h) 2 QUI Reunião Padres da Vigararia (Maiorga) ESPIRITUALIDADE: Noite de Oração (21h) 3 SEX GRUPO DE RENOVAMENTO CARISMÁTICO: Oração (21h) CATEQUESE: Jornadas Nacionais de Catequese (Fátima 3 a 5) 4 SAB PASTORAL FAMILIAR: reunião mensal ENS 5 DOM XXVII DOMINGO TEMPO COMUM Abertura do Ano Pastoral Inicio da Semana Nacional de Educação Cristã 6 SEG Grupo Bíblico (21h) 7 TER Catequese de Adultos (21h) 8 QUA CPB: Alfeizerão (21h) CATEQUESE: Despertar da Fé (Doroteias 14:30 / 18:30) 9 QUI CATEQUESE: Reunião de Catequistas (21h) 10 SEX GRUPO DE RENOVAMENTO CARISMÁTICO: Oração (21h) PASTORAL FAMILIAR: Encontro com os agentes da Pastoral da Família (zonas pastorais) 11 SAB ZONA PASTORAL DE VALE DO PARAÍSO: missa (20:15h) CATEQUESE: Encontro de Formação Catequistas, 1º ao 6ºano, (Benedita das 9h às 13h) PASTORAL JUVENIL: Encontro Interparoquial PASTORAL FAMILIAR: ENS - inicio de atividades (Igreja Caldas da Rainha) 12 DOM XXVIII DOMINGO DO TEMPO COMUM 13 SEG CATEQUESE: Compromisso Crianças e Catequistas 14 TER Visita e Missa na Fundação Clérigo (10h) Catequese de Adultos (21h)

41 Página 41 OUTUBRO QUA 16 QUI Secretariado Permanente 17 SEX GRUPO DE RENOVAMENTO CARISMÁTICO: Oração (21h) CATEQUESE: Curso de Iniciação de catequistas, Vimeiro (17 e 18, 24 e 25) PASTORAL FAMILIAR: Jornada Nacional (17 a 19) 18 SAB Jornada Diocesana da Pastoral da Saúde 19 DOM XXIX DOMINGO DO TEMPO COMUM- Dia Mundial das Missões (Ofertório para as Missões) Cirio de S. Martinho 20 SEG Grupo Bíblico (21h) 21 TER Catequese de Adultos (21h) 22 QUA CATEQUESE: Despertar da Fé (Doroteias - 14:30 / 18:30) 23 QUI CATEQUESE: Reunião de pais (21h) 24 SEX GRUPO DE RENOVAMENTO CARISMÁTICO: Oração (21h) PASTORAL FAMILIAR: ENS - Formação casais responsáveis (Caldas da Rainha) 25 SAB PASTORAL JUVENIL: Reunião EJNS 26 DOM XXX DOMINGO DO TEMPO COMUM 27 SEG 28 TER Catequese de Adultos (21h) 29 QUA 30 QUI Reunião Padres da Vigararia (Turquel) 31 SEX GRUPO DE RENOVAMENTO CARISMÁTICO: Oração (21h) PASTORAL SOCIAL: Encontro de Formação para Direções e Técnicos da pastoral social - área jurídica/canónica, Turcifal

42 Página 42 NOVEMBRO SÁB TODOS OS SANTOS - SOLENIDADE PASTORAL FAMILIAR: reunião mensal ENS ESCUTEIROS: animação da missa ESCUTEIROS: Acantonamento da Alcateia, na sede (1 e 2) 2 DOM XXXI DOMINGO DO TEMPO COMUM Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos 3 SEG Grupo Bíblico (21h) 4 TER Catequese de Adultos (21h) 5 QUA GRUPO SÓCIO CARITATIVO VICENTINO: reunião mensal (10h) 6 QUI ESPIRITUALIDADE: Noite de Oração (21h) 7 SEX GRUPO DE RENOVAMENTO CARISMÁTICO: Oração (21h) 8 SAB ZONA PASTORAL DE VALE DO PARAÍSO: missa (20:15h) PASTORAL JUVENIL: Encontro Interparoquial 9 DOM XXXII DOMINGO DO TEMPO COMUM - Inicio Sem Seminários Diocesanos CATEQUESE: Festa do Acolhimento (1º ano) Festa de S. Martinho 10 SEG PASTORAL SOCIAL: Envio do guião de preparação para o Advento 2014 PASTORAL SOCIAL: Apresentação pública da Operação 10 milhões de Estrelas - Um Gesto Pela Paz 11 TER Visita e Missa na Fundação Clérigo (10h) Catequese de Adultos (21h) 12 QUA CPB: S. Martinho do Porto (21h) CATEQUESE: Despertar da Fé (Doroteias - 14:30 / 18:30) 13 QUI CATEQUESE: Reunião de Catequistas (21h) 14 SEX GRUPO DE RENOVAMENTO CARISMÁTICO: Oração (21h)

43 Página 43 NOVEMBRO SAB ESCUTEIROS: EGO S - para guias de todas as secções (15 e 16) CATEQUESE: Formação de catequistas de adolescentes (Paróquia do Sagrado Coração de Jesus das 9:30 às 13h) PASTORAL JUVENIL: XVI Fórum Ecuménico Jovem (Coimbra) PASTORAL FAMILIAR: Formação p/ agentes da Pastoral familiar 16 DOM XXXIII DOMINGO DO TEMPO COMUM - Dia dos Seminários Diocesanos (Ofertório para os Seminários Diocesanos) PASTORAL SOCIAL: Manifestação 10 Milhões de Estrelas 17 SEG Grupo Bíblico (21h) 18 TER Catequese de Adultos (21h) 19 QUA 20 QUI Secretariado Permanente 21 SEX GRUPO DE RENOVAMENTO CARISMÁTICO: Oração (21h) 22 SAB PASTORAL JUVENIL: Reunião EJNS ESCUTEIROS: Acantonamento da Flotilha (21 e 22) PASTORAL FAMILIAR: ENS - Encontro nacional (Fátima, 22 e 23) 23 DOM NOSSO SENHORJESUS CRISTO REI DO UNIVERSO - Solenidade 24 SEG 25 TER Catequese de Adultos (21h) 26 QUA 27 QUI 28 SEX GRUPO DE RENOVAMENTO CARISMÁTICO: Oração (21h) 29 SAB 30 DOM I DOMINGO DO ADVENTO (Inicio Ano B) PASTORAL VOCACIONAL: Ordenações

44 Página 44 DEZEMBRO SEG Grupo Bíblico (21h) 2 TER Catequese de Adultos (21h) 3 QUA GRUPO SÓCIO CARITATIVO VICENTINO: reunião mensal (10h) 4 QUI Reunião Padres da Vigararia (Vimeiro) ESPIRITUALIDADE: Noite de Oração (21h) 5 SEX GRUPO DE RENOVAMENTO CARISMÁTICO: Oração (21h) CATEQUESE: Encontro discernimento vocacional (7º ao 10º ano, Nazaré, 5 e 6 dez) 6 SAB PASTORAL FAMILIAR: reunião mensal ENS ESCUTEIROS: animação da missa PASTORAL JUVENIL: Oração Vicarial (21:30h) PASTORAL JUVENIL: Festival Nacional (Fátima) 7 DOM II DOMINGO DO ADVENTO 8 SEG IMACULADA CONCEIÇÃO DA VIRGEM MARIA - Solenidade (Ofertório para a Fraternidade Sacerdotal) PASTORAL FAMILIAR: ENS - Festa / Convívio casais e famílias (CSP Caldas da Rainha) PASTORAL FAMILIAR: Bênção das grávidas 9 TER Visita e Missa na Fundação Clérigo (10h) Catequese de Adultos (21h) 10 QUA CPB: Alfeizerão (21h) 11 QUI CATEQUESE: Reunião de Catequistas (21h) 12 SEX GRUPO DE RENOVAMENTO CARISMÁTICO: Oração (21h) 13 SAB ZONA PASTORAL DE VALE DO PARAÍSO: missa (20:15h) PASTORAL SOCIAL: Manifestação pública da Operação 10 milhões de Estrelas 14 DOM III DOMINGO DO ADVENTO CATEQUESE: Festa da Entrega da Bíblia (4ºano) CATEQUESE: Festa de Natal (15h)

45 Página 45 DEZEMBRO SEG Grupo Bíblico (21h) 16 TER Catequese de Adultos (21h) 17 QUA PASTORAL VOCACIONAL: Estágio 7º a 8ºano (17 a 19) 18 QUI Secretariado Permanente 19 SEX GRUPO SÓCIO CARITATIVO VICENTINO: Ceia de Natal com as famílias carenciadas GRUPO DE RENOVAMENTO CARISMÁTICO: Oração (21h) 20 SAB PASTORAL VOCACIONAL: Campanário 9º ao 11ºano (20 a 23) 21 DOM IV DOMINGO DO ADVENTO 22 SEG 23 TER 24 QUA VIGILIA DO NATAL (Missa do Galo) PASTORAL SOCIAL: Acendimento das velas Operação 10 milhões de Estrelas - Um Gesto Pela Paz 25 QUI NATAL DO SENHOR - Solenidade 26 SEX GRUPO DE RENOVAMENTO CARISMÁTICO: Oração (21h) 27 SAB PASTORAL JUVENIL: Reunião EJNS 28 DOM SAGRADA FAMILIA DE JESUS, MARIA E JOSÉ - Festa 29 SEG Grupo Bíblico (21h) 30 TER 31 QUA PASTORAL JUVENIL: Natal em Lisboa (29 e 30)

46 Página 46 JANEIRO QUI SANTA MARIA, MÃE DE DEUS - Solenidade XLVIII Dia Mundial da Paz ESPIRITUALIDADE: Noite de Oração (21h) 2 SEX GRUPO DE RENOVAMENTO CARISMÁTICO: Oração (21h) 3 SAB PASTORAL FAMILIAR: reunião mensal ENS 4 DOM EPIFANIA DO SENHOR - Solenidade Festa da Infância Missionária 5 SEG 6 TER Catequese de Adultos (21h) 7 QUA GRUPO SÓCIO CARITATIVO VICENTINO: reunião mensal (10h) 8 QUI Reunião Padres da Vigararia (Benedita) CATEQUESE: Reunião de Catequistas (21h) 9 SEX ESCUTEIROS: ACAGRUP de Natal com Promessas CEO (9 a 11jan) GRUPO DE RENOVAMENTO CARISMÁTICO: Oração (21h) 10 SAB ZONA PASTORAL DE VALE DO PARAÍSO: missa (20:15h) PASTORAL JUVENIL: Encontro Interparoquial MEC: Curso de novos ministros (10 e 11) CATEQUESE: Formação de catequistas de adolescentes (Paróquia do Sagrado Coração de Jesus das 9:30 às 13h) 11 DOM BATISMO DO SENHOR-FESTA CATEQUESE: Festa das Bem Aventuranças (7º ano) Inicio da Visita Pastoral à Vigararia XV VISITA PASTORAL: Conselhos Pastorais (Stella Maris, Nazaré, 15h) VISITA PASTORAL: Missa (Stella Maris, Nazaré, 16:30h) 12 SEG Grupo Bíblico (21h) 13 TER Visita e Missa na Fundação Clérigo (10h) Catequese de Adultos (21h) VISITA PASTORAL: Espiritualidade, liturgia, movimentos (Turquel, 21:15h)

O sonho missionário de chegar a todos

O sonho missionário de chegar a todos O sonho missionário de chegar a todos Papa Francisco, Evangelii Gaudium, Nº 31 1 2 Domingo da Santíssima Trindade, Dia da Igreja Diocesana, 15 de junho de 2014 Mensagem do Senhor Patriarca Caríssimos diocesanos,

Leia mais

PARÓQUIA DE SÃO JOÃO BAPTISTA

PARÓQUIA DE SÃO JOÃO BAPTISTA PARÓQUIA DE SÃO JOÃO BAPTISTA DE ALFEIZERÃO ANO PASTORAL 2014/2015 O SONHO MISSIONÁRIO DE CHEGAR A TODOS (Papa Francisco, Evangelii Gaudium nº 31) Programa e Calendário Pastoral Página 2 ORAÇÃO OFICIAL

Leia mais

PARÓQUIA DE SANTA CRISTINA DA MEADELA Plano de Atividades Paroquiais e Diocesanas para o ano de 2014/2015

PARÓQUIA DE SANTA CRISTINA DA MEADELA Plano de Atividades Paroquiais e Diocesanas para o ano de 2014/2015 PARÓQUIA DE SANTA CRISTINA DA MEADELA Plano de Atividades Paroquiais e Diocesanas para o ano de 01/01 CALENDÁRIO GERAL: Catequese Apostolado Oração Coro MEV Conferência Vicentina Legião Maria Misto Legião

Leia mais

Apresentação. 8-11 de Abril 2015: Seminário para Formadores/ as. 23-26 de Setembro 2015: Congresso para jovens consagrados/as

Apresentação. 8-11 de Abril 2015: Seminário para Formadores/ as. 23-26 de Setembro 2015: Congresso para jovens consagrados/as Nota pastoral da Conferência Episcopal sobre o Ano da Vida Consagrada Chamados a levar a todos o abraço de Deus ) Para além da abertura (30 de Novembro de 2014 e do encerramento (2 de Fevereiro de 2016,

Leia mais

CALENDÁRIO PASTORAL 2014-2015

CALENDÁRIO PASTORAL 2014-2015 CALENDÁRIO PASTORAL 2014-2015 Setembro 2014 1 Seg 2 Ter 3 Qua 4 Qui 5 Sex 6 Sáb 7 Dom Domingo XXIII do T. C. 8 Seg 9 Ter 10 Qua 11 Qui 12 Sex 13 Sáb 14 Dom Domingo XXIV do T. C. 15 Seg 16 Ter 17 Qua 18

Leia mais

PARÓQUIA DE SÃO JOÃO BAPTISTA DE ALFEIZERÃO

PARÓQUIA DE SÃO JOÃO BAPTISTA DE ALFEIZERÃO PARÓQUIA DE SÃO JOÃO BAPTISTA DE ALFEIZERÃO Esta palavra muda tudo, muda o mundo. Um pouco de misericórdia torna o mundo menos frio e mais justo (Papa Francisco) A FÉ ATUA PELA CARIDADE PARÓQUIA DE SÃO

Leia mais

Anuário da Paróquia de Nossa Senhora da Graça - 2015/2016 Página 2 de 24

Anuário da Paróquia de Nossa Senhora da Graça - 2015/2016 Página 2 de 24 Calendário Paroquial 2015/2016 Anuário da Paróquia de Nossa Senhora da Graça - 2015/2016 Página 2 de 24 NOTA DE ABERTURA O ano pastoral, que estamos prestes a começar, avizinha-se de muitas novidades e

Leia mais

CELEBRAÇÃO DA FESTA DA PALAVRA

CELEBRAÇÃO DA FESTA DA PALAVRA PARÓQUIA DE SANTA MARIA DE BORBA CELEBRAÇÃO DA FESTA DA PALAVRA Feliz o homem que ama a Palavra do Senhor e Nela medita dia e noite (Sl 1, 1-2) 4º ANO da CATEQUESE 17 de Janeiro de 09 ENTRADA PROCESSIONAL

Leia mais

CALENDÁRIO PAROQUIAL DAS ATIVIDADES 2015. Aviso nas celebrações do Início das Inscrições da Catequese de Primeira Eucaristia

CALENDÁRIO PAROQUIAL DAS ATIVIDADES 2015. Aviso nas celebrações do Início das Inscrições da Catequese de Primeira Eucaristia CALENDÁRIO PAROQUIAL DAS ATIVIDADES 2015 JANEIRO/ 2015 Aviso nas celebrações do Início das Inscrições da Catequese de Primeira Eucaristia Dia 01 quinta-feira Solenidade de Maria, Santa Mãe de Deus Dia

Leia mais

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO MONTE SERRATE DIOCESE DE OSASCO. Janeiro

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO MONTE SERRATE DIOCESE DE OSASCO. Janeiro Janeiro 1 S Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus 2 D Epifania do Senhor 3 S 4 T 5 Q 6 Q 7 S 8 S Missa em louvor a nossa Senhora do Monte Serrate 19:30h Matriz 9 D Batismo de Nosso Senhor Jesus Cristo

Leia mais

CARTA INTERNACIONAL. Indice:

CARTA INTERNACIONAL. Indice: CARTA INTERNACIONAL Indice: Introdução. I. Equipas de Jovens de Nossa Senhora II. A equipa III. As funções na equipa IV. A vida em equipa V. Abertura ao mundo, compromisso VI. O Movimento das E.J.N.S.

Leia mais

Calendário Pastoral 2015/2016. O SONHO MISSIONÁRIO DE CHEGAR A TODOS Setembro 2015

Calendário Pastoral 2015/2016. O SONHO MISSIONÁRIO DE CHEGAR A TODOS Setembro 2015 1 Ter 2 Qua 3 Qui 4 Sex 5 Sáb DPSC-CDL - Dia da Caridade 6 Dom Domingo XXIII do T. C. 7 Seg 8 Ter Calendário Pastoral 2015/2016 O SONHO MISSIONÁRIO DE CHEGAR A TODOS Setembro 2015 9 Qua DPSC-SSVP - Festa

Leia mais

Começando pela realidade da assembléia, antes de mais nada é preciso perguntar-se: Qual a realidade desta comunidade reunida?

Começando pela realidade da assembléia, antes de mais nada é preciso perguntar-se: Qual a realidade desta comunidade reunida? Agora você vai conhecer dicas indispensáveis para o ministério de música no serviço à liturgia. Mas as orientações aqui apresentadas não dispensam as observações do celebrante. É ele quem preside e, por

Leia mais

COMUNIDADE QUE VIVE A FÉ EM DEUS MENINO

COMUNIDADE QUE VIVE A FÉ EM DEUS MENINO Secretariado Diocesano de Evangelização e Catequese de Coimbra VIVÊNCIA DO ADVENTO DE 2014 baseada na proposta da lectio divina COMUNIDADE QUE VIVE A FÉ EM DEUS MENINO PEQUENO GUIÃO PARA OS CATEQUISTAS

Leia mais

(DO LIVRO AS FESTAS DA CATEQUESE PEDROSA FERREIRA) Material a preparar: -Um grande coração de cartolina. -Marcadores de várias cores

(DO LIVRO AS FESTAS DA CATEQUESE PEDROSA FERREIRA) Material a preparar: -Um grande coração de cartolina. -Marcadores de várias cores (DO LIVRO AS FESTAS DA CATEQUESE PEDROSA FERREIRA) Material a preparar: -Um grande coração de cartolina -Marcadores de várias cores -Folhas cada qual com a sua letra ocantinhodasao.com.pt/public_html Página

Leia mais

XIIIº PLANO DIOCESANO DE PASTORAL Diocese de Inhambane 2012 2015 TEMA: JUNTOS CRESCENDO FIRMES NA FÉ

XIIIº PLANO DIOCESANO DE PASTORAL Diocese de Inhambane 2012 2015 TEMA: JUNTOS CRESCENDO FIRMES NA FÉ XIIIº PLANO DIOCESANO DE PASTORAL Diocese de Inhambane 2012 2015 TEMA: JUNTOS CRESCENDO FIRMES NA FÉ INTRODUÇÃO GERAL A Assembleia Diocesana de Pastoral, realizada no Centro do Guiúa de 6 a 8 de Dezembro

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Ser Igreja de Comunhão e Participação!

APRESENTAÇÃO. Ser Igreja de Comunhão e Participação! APRESENTAÇÃO Os Bispos aprovaram, recentemente, as Diretrizes da Ação Evangelizadoras da Igreja do Brasil 2011 2015 e a Arquidiocese de Florianópolis em comunhão com estas quer impulsionar todas as paróquias

Leia mais

Fevereiro Domingo - Missa 19h00 - Capela CND

Fevereiro Domingo - Missa 19h00 - Capela CND CALENDÁRIO PASTORAL 2013 COLÉGIO NOTRE DAME DE CAMPINAS "ANO DA FÉ Jornada Mundial da Juventude 03/fev 06/fev 10/fev 13/fev 15/fev 16/fev 17/fev 18/fev 19/fev 20/fev 24/fev 25/fev 27/fev 03/mar 04/mar

Leia mais

Tema ASCENSÃO DO SENHOR

Tema ASCENSÃO DO SENHOR Encontro n. 6 ema ASCENSÃO DO SENHOR I. ACOLHIDA Ambiente: Lenço branco sobre a mesa, como sinal de despeida; uma cadeira vazia ou um banco próximo ao altar. Bíblia sobre o altar, vela acesa, com flores.

Leia mais

Elementos da Vida da Pequena Comunidade

Elementos da Vida da Pequena Comunidade Raquel Oliveira Matos - Brasil A Igreja, em sua natureza mais profunda, é comunhão. Nosso Deus, que é Comunidade de amor, nos pede entrarmos nessa sintonia com Ele e com os irmãos. É essa a identidade

Leia mais

Calendário Paróquia São Mateus 2015 - Arquidiocese de Brasília

Calendário Paróquia São Mateus 2015 - Arquidiocese de Brasília Calendário Paróquia São Mateus 2015 - Arquidiocese de Brasília JANEIRO COM MARIA CONSTRUIR A PAZ Dia Dia da Semana 01 Quinta SOLENIDADE DA SANTA MARIA, MÃE DE DEUS. 04 Domingo SOLENIDADE DA EPIFANIA DO

Leia mais

MARIA, ESTRELA E MÃE DA NOVA EVANGELIZAÇÃO

MARIA, ESTRELA E MÃE DA NOVA EVANGELIZAÇÃO MARIA, ESTRELA E MÃE DA NOVA EVANGELIZAÇÃO anuncie a Boa Nova não só com palavras, mas, sobretudo, com uma vida transfigurada pela presença de Deus (EG 259). O tema da nova evangelização aparece com freqüência

Leia mais

Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil LUZES DOS DOCUMENTOS

Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil LUZES DOS DOCUMENTOS Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil LUZES DOS DOCUMENTOS Ficha 1 1 Formação Integral (I) A com juventude para todo trabalho de evangelização A, como fundante (falando- se em, com atenção também

Leia mais

CONSELHO PAROQUIAL DE PASTORAL

CONSELHO PAROQUIAL DE PASTORAL JANEIRO 01 Q Solenidade Santa Maria, Mãe de Deus 05 D Solenidade Epifania do Senhor 07 T 08 Q 12 D Festa Batismo de N. Senhor Jesus Cristo 14 T Aniversário de fundação da Cúria Imaculada Conceição 15 Q

Leia mais

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO PROFISSÃO DE FÉ AMBIENTAÇÃO Irmãos, celebramos hoje o Domingo de Pentecostes, dia por excelência da manifestação do Espírito Santo a toda a Igreja. O Espírito manifesta-se onde quer, como quer e a quem

Leia mais

Plano Pedagógico do Catecismo 6

Plano Pedagógico do Catecismo 6 Plano Pedagógico do Catecismo 6 Cat Objetivos Experiência Humana Palavra Expressão de Fé Compromisso PLANIFICAÇÃO de ATIVIDADES BLOCO I JESUS, O FILHO DE DEUS QUE VEIO AO NOSSO ENCONTRO 1 Ligar a temática

Leia mais

Felizes os puros de coração porque verão a Deus (Mt 5, 8)

Felizes os puros de coração porque verão a Deus (Mt 5, 8) Janeiro e Fevereiro 2015 Editorial Esta é a Síntese dos meses de Janeiro e Fevereiro, assim como a Palavra de Vida, em que o nosso diretor espiritual, Pe. Pedro, fala sobre Felizes os puros de coração

Leia mais

ENCONTRO COM O SENHOR BISPO, SUA EXCELÊNCIA REVERENDÍSSIMA D. JOÃO LAVRADOR

ENCONTRO COM O SENHOR BISPO, SUA EXCELÊNCIA REVERENDÍSSIMA D. JOÃO LAVRADOR ENCONTRO COM O SENHOR BISPO, SUA EXCELÊNCIA REVERENDÍSSIMA D. JOÃO LAVRADOR Da visita de cortesia que o Senhor D. João Lavrador efectuou à nossa Paróquia, teve lugar um encontro com os vários Grupos Paroquiais,

Leia mais

Núcleo Fé & Cultura PUC-SP. A encíclica. Caritas in veritate. de Bento XVI

Núcleo Fé & Cultura PUC-SP. A encíclica. Caritas in veritate. de Bento XVI Núcleo Fé & Cultura PUC-SP A encíclica Caritas in veritate de Bento XVI Núcleo Fé & Cultura PUC-SP O amor verdadeiro como princípio para a justiça social e o desenvolvimento integral Quando olhamos a nossa

Leia mais

SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS PADROEIRO DA DIOCESE DE UNIÃO DA VITÓRIA (01/07/11)

SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS PADROEIRO DA DIOCESE DE UNIÃO DA VITÓRIA (01/07/11) Vivendo a Liturgia Julho/2011 SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS PADROEIRO DA DIOCESE DE UNIÃO DA VITÓRIA (01/07/11) É Importante lembrar que o Sagrado Coração de Jesus é o Padroeiro de nossa Diocese,

Leia mais

CALENDÁRIO COMUNIDADE KERYGMA 2016

CALENDÁRIO COMUNIDADE KERYGMA 2016 CALENDÁRIO COMUNIDADE KERYGMA 2016 www.kerygmavarginha.com.br www.kerygmavarginha.com.br/blog Varginha - MG ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE KERYGMA Rua Lázaro do Souza, 06 Vila Barcelona Varginha MG CEP-37.022-160

Leia mais

Igreja em estado permanente de missão

Igreja em estado permanente de missão Igreja em estado permanente de missão Igreja : lugar da animação bílblica da vida e da pastoral A conversão pastoral da paróquia Urgência da conversão Pastoral Toda conversão supõe um processo de transformação

Leia mais

SOLENIDADE DE SANTA MARIA MÃE DE DEUS - DIA MUNDIAL DA PAZ SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR

SOLENIDADE DE SANTA MARIA MÃE DE DEUS - DIA MUNDIAL DA PAZ SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR DIA HORA 07 SEX 08 SOLENIDADE DE SANTA MARIA MÃE DE DEUS DIA MUNDIAL DA PAZ SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR 10 FESTA DO BATISMO DO SENHOR FIM DO RECESSO DO CATECUMENATO 11 SEG ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO RCC

Leia mais

CATEQUESE. Sua Santidade o Papa Bento XVI Vaticano - Audiência Geral Sala Paulo VI Quarta-feira, 2 de Janeiro de 2013

CATEQUESE. Sua Santidade o Papa Bento XVI Vaticano - Audiência Geral Sala Paulo VI Quarta-feira, 2 de Janeiro de 2013 CATEQUESE Sua Santidade o Papa Bento XVI Vaticano - Audiência Geral Sala Paulo VI Quarta-feira, 2 de Janeiro de 2013 Queridos irmãos e irmãs, O Natal do Senhor ilumina mais uma vez com a sua luz as trevas

Leia mais

Preparar o ambiente com Bíblia, Cruz, velas, fotos e símbolos missionários. 1. ACOLHIDA

Preparar o ambiente com Bíblia, Cruz, velas, fotos e símbolos missionários. 1. ACOLHIDA Preparar o ambiente com Bíblia, Cruz, velas, fotos e símbolos missionários. 1. ACOLHIDA Animador(a): Neste ano, em preparação para as comemorações de seu Centenário, a Diocese de Guaxupé iniciou, na quinta-feira

Leia mais

PARÓQUIA SÃO JOSÉ DE CALASANZ PADRES ESCOLÁPIOS. Feu Rosa, Vila Nova de Colares, Nova Zelândia e Boulevard Lagoa SERRA (ES) AGENDA ANUAL 2015

PARÓQUIA SÃO JOSÉ DE CALASANZ PADRES ESCOLÁPIOS. Feu Rosa, Vila Nova de Colares, Nova Zelândia e Boulevard Lagoa SERRA (ES) AGENDA ANUAL 2015 PARÓQUIA SÃO JOSÉ DE CALASANZ PADRES ESCOLÁPIOS Feu Rosa, Vila Nova de Colares, Nova Zelândia e Boulevard Lagoa SERRA (ES) AGENDA ANUAL 2015 Organização das pastorais e equipes para uma melhor evangelização

Leia mais

INSTITUTO SECULAR PEQUENAS APOSTOLAS DA CARIDADE

INSTITUTO SECULAR PEQUENAS APOSTOLAS DA CARIDADE INSTITUTO SECULAR INSTITUTO SECULAR a quem se dirigir para saber mais Responsável geral: Giuseppina Pignatelli Via don Luigi Monza, 1 22037 PONTE LAMBRO (Co) ITALY tel. 031.625264 INSTITUTO SECULAR Os

Leia mais

ARQUIDIOCESE DE CUIABÁ

ARQUIDIOCESE DE CUIABÁ ARQUIDIOCESE DE CUIABÁ Calendário Arquidiocesano De Pastoral 2016 Jubileu Extraordinário da Misericórdia Sumo Pontífice SUA SANTIDADE O PAPA FRANCISCO Arcebispo Metropolitano de Cuiabá-MT Dom Milton Antônio

Leia mais

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES PARÓQUIA SAGRADA FAMÍLIA ANO 2014

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES PARÓQUIA SAGRADA FAMÍLIA ANO 2014 Conselho Pastoral Paroquial aprovado em 22/02/2014 MARÇO 05 Quarta-feira de Cinzas Missas às 09h, 15h e 19h - Conscientização sobre a Santa Missa 07 Reunião do Apostolado da Oração às 14 horas, Missa às

Leia mais

COLÉGIO INTERNATO DOS CARVALHOS Equipa de Animação Pastoral

COLÉGIO INTERNATO DOS CARVALHOS Equipa de Animação Pastoral COLÉGIO INTERNATO DOS CARVALHOS Equipa de Animação Pastoral Advento 2014 (Campanha de Preparação para o Natal) A ALEGRIA E A BELEZA DE VIVER EM FAMÍLIA. O tempo do Advento, que devido ao calendário escolar

Leia mais

A relação de amor entre Deus e a humanidade

A relação de amor entre Deus e a humanidade A relação de amor entre Deus e a humanidade A reflexão acerca do amor de Deus para com a humanidade é um grande desafio, pois falar do amor pressupõe a vivência do mesmo. Não basta falar do amor é preciso

Leia mais

Boa sorte e que Deus abençoe muito seu esforço.

Boa sorte e que Deus abençoe muito seu esforço. Aqui está um tipo de apresentação que pode ser usada para fins específicos. Poderá servir para um encontro de oração, um retiro, uma reflexão sobre o perdão ou sobre a Misericórdia e grandeza do coração

Leia mais

Vicentinos e convidados CNB Aparecida - SP Horário Reservado para 17H30 Eventos(Casamentos,Formaturas )

Vicentinos e convidados CNB Aparecida - SP Horário Reservado para 17H30 Eventos(Casamentos,Formaturas ) Maio DATA HORA ATIVIDADE PARTICIPANTES RESPONSÁVEL LOCAL 30 a 03 Acampamento de Casais Casais com mais de 3 anos de casados Coord.Geral/Pe Marcos Recanto São José 09h00 Missa: PR 323 - Pastoral da Comunicação

Leia mais

CALENDÁRIO ARQUIDIOCESANO 2012

CALENDÁRIO ARQUIDIOCESANO 2012 CALENDÁRIO ARQUIDIOCESANO 2012 JANEIRO/2012-ANO B- SÃO MARCOS 1 Domingo Festa do Padroeiro da Arquidiocese: Senhor Bom Jesus de Cuiabá Catedral Procissão: Catedral Sta. Maria Mãe de Deus 2 segunda-feira

Leia mais

Módulo I O que é a Catequese?

Módulo I O que é a Catequese? Módulo I O que é a Catequese? Diocese de Aveiro Objectivos Tomar consciência da nossa prática concreta de catequese. Confrontar essa experiência com a forma de agir de Jesus Cristo. Situar a catequese

Leia mais

ESCOLA ARQUIDIOCESANA BÍBLICO-CATEQUÉTICA

ESCOLA ARQUIDIOCESANA BÍBLICO-CATEQUÉTICA ESCOLA ARQUIDIOCESANA BÍBLICO-CATEQUÉTICA FORMAÇÃO DE CATEQUISTAS A Igreja se preocupa com a semente da Palavra de Deus (a mensagem) e com o terreno que recebe essa semente (o catequizando), o que a leva

Leia mais

Missão Arronches 2012 Artigo Cluny

Missão Arronches 2012 Artigo Cluny Na semana de 10 a 17 de Julho, cinco jovens acompanhadas pela Irmã Olinda Neves, desenvolveram uma semana missionária em Arronches. Esta foi a segunda vez, que a Vila Alentejana foi palco de uma Missão

Leia mais

1. O 11º PPC terá a validade de cinco anos, iniciando-se em 2012 e terminando em 2016.

1. O 11º PPC terá a validade de cinco anos, iniciando-se em 2012 e terminando em 2016. 11º PPC ASSEMBLEIA ARQUIDIOCESANA Estas são as questões que serão votadas na Assembléia Arquidiocesana, sem as emendas que poderão surgir durante a mesma. Cada uma das propostas poderá, deste modo, receber

Leia mais

Juniores aluno 7. Querido aluno,

Juniores aluno 7. Querido aluno, Querido aluno, Por acaso você já se perguntou algumas destas questões: Por que lemos a Bíblia? Suas histórias são mesmo verdadeiras? Quem criou o mundo? E o homem? Quem é o Espírito Santo? Por que precisamos

Leia mais

Carta Pastoral 2013-2014

Carta Pastoral 2013-2014 Carta Pastoral 2013-2014 O Sínodo Diocesano. Em Comunhão para a Missão: participar e testemunhar Estamos no momento decisivo do Sínodo da nossa diocese de Viseu. Pela sua importância, para o presente e

Leia mais

Setembro Mês da Bíblia

Setembro Mês da Bíblia Setembro Mês da Bíblia Discípulos missionários a partir do Evangelho de João Permanecei no Meu amor, para produzir muitos frutos (Cf. Jo 15, 9-16) Retiro Espiritual Arquidiocesano AO Pe. Vânio da Silva.

Leia mais

Calendário Paroquial 2015 Paróquia Santa Rita de Cássia Carapicuíba-SP

Calendário Paroquial 2015 Paróquia Santa Rita de Cássia Carapicuíba-SP Calendário Paroquial 2015 Paróquia Santa Rita de Cássia Carapicuíba-SP Janeiro 01 Q Solenidade Santa Maria, Mãe de Deus 02 S 03 S 15h00 Reunião de Coordenação da Catequese 04 D Solenidade Epifania do Senhor

Leia mais

Editorial. Bendito Aquele que vem em nome do Senhor! págs. 06 e 07. IV Arrastão do Senhor pág. 09

Editorial. Bendito Aquele que vem em nome do Senhor! págs. 06 e 07. IV Arrastão do Senhor pág. 09 Informativo Diocesano Patos de Minas - Segunda quinzena de outubro de 2008 - n. 176 - ano 12 Órgão Informativo da Diocese de Patos de Minas I Informativo Diocesano Mons. Frei Claudio Editorial Bendito

Leia mais

Natal do Senhor de 2015. Missa Solene da Noite

Natal do Senhor de 2015. Missa Solene da Noite Natal do Senhor de 2015 Missa Solene da Noite Caríssimos Irmãos e Irmãs: Acabamos de ouvir no Evangelho a palavra que os Anjos, na Noite Santa, disseram aos pastores e que agora a Igreja grita para nós:

Leia mais

Igreja sempre missionária

Igreja sempre missionária Igreja sempre missionária O mês de outubro é dedicado às missões. Jesus disse ao enviar os apóstolos para anunciar o ano da graça: Eis que vos envio como cordeiros em meio a lobos vorazes (Mt. 10,16).

Leia mais

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé.

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé. 1 Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9 Introdução: Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre. Não se deixem levar pelos diversos ensinos estranhos. É bom que o nosso coração seja

Leia mais

Lembrança da Primeira Comunhão

Lembrança da Primeira Comunhão Lembrança da Primeira Comunhão Jesus, dai-nos sempre deste pão Meu nome:... Catequista:... Recebi a Primeira Comunhão em:... de... de... Local:... Pelas mãos do padre... 1 Lembrança da Primeira Comunhão

Leia mais

COMUNIDADE DO TAQUARAL

COMUNIDADE DO TAQUARAL COMUNIDADE DO TAQUARAL Histórico Taquaral, localizada na região da morraria era uma sesmaria, que originou aos primeiros tempos da fundação da então Vila Maria do Paraguai. É um povoado antigo e tradicional,

Leia mais

HOMILIA: A CARIDADE PASTORAL A SERVIÇO DO POVO DE DEUS (1 Pd 5,1-4; Sl 22; Mc 10, 41-45) Amados irmãos e irmãs na graça do Batismo!

HOMILIA: A CARIDADE PASTORAL A SERVIÇO DO POVO DE DEUS (1 Pd 5,1-4; Sl 22; Mc 10, 41-45) Amados irmãos e irmãs na graça do Batismo! HOMILIA: A CARIDADE PASTORAL A SERVIÇO DO POVO DE DEUS (1 Pd 5,1-4; Sl 22; Mc 10, 41-45) Amados irmãos e irmãs na graça do Batismo! A vida e o ministério do padre é um serviço. Configurado a Jesus, que

Leia mais

A formação moral de um povo

A formação moral de um povo É um grande desafio evangelizar crianças nos dias de hoje. Somos a primeira geração que irá dizer aos pais e evangelizadores como evangelizar os pequeninos conectados. Houve um tempo em que nos colocávamos

Leia mais

Tema 6: Vocação - nova relação Deus nos brindou com um coração marista

Tema 6: Vocação - nova relação Deus nos brindou com um coração marista Tema 6: Vocação - nova relação Deus nos brindou com um coração marista DEUS NOS BRINDOU COM UM CORAÇÃO MARISTA Herdeiros do carisma marista A vocação como memória do carisma. Dom para acolher e fazer crescer.

Leia mais

Reunião dos Bispos da região da África Caritas sobre a identidade e missão da Caritas

Reunião dos Bispos da região da África Caritas sobre a identidade e missão da Caritas Adresse Postale : 8395 Lomé TOGO Tél. (228) 22.21.29.37 Fax : (228) 22.22.00.26 Email : secaf@caritas-africa.org omptes bancaires: BTCI 9030 63094 01 71 UTB 31 004224 1 004 0 00 ECOBANK 7010181400066601

Leia mais

Nossa Missão Continua!

Nossa Missão Continua! Nossa Missão Continua! Ajude seus jovens a encontrarem propósito de vida e um cristianismo real. Ajude-os a usar seus dons na Missão de salvar. Este é o momento de anunciar A GRANDE ESPERANÇA, este é o

Leia mais

Objetivo e proposta evangelizadora

Objetivo e proposta evangelizadora A CAMPANHA DA FRATERNIDADE NA IGREJA DO BRASIL Objetivo e proposta evangelizadora BerçonoConcílioVaticanoII: Começou no Rio Grande do Norte, em 1962, por iniciativa de Dom Eugênio Sales. Era uma ação concreta

Leia mais

Nº 03 - Setembro/2007

Nº 03 - Setembro/2007 Nº 03 - Setembro/2007 Setembro - Mês da Bíblia Deus viu quanto havia feito e era muito bom Gn 1,31. Por que a Igreja coloca o mês de setembro como Mês da Bíblia, se todos os dias do Ano devem ser Bíblicos?

Leia mais

F A M Í L I A / C A T E Q U E S E U M P R O J E T O E D U C A T I V O I N T E R G E R A C I O N A L

F A M Í L I A / C A T E Q U E S E U M P R O J E T O E D U C A T I V O I N T E R G E R A C I O N A L F A M Í L I A / C A T E Q U E S E U M P R O J E T O E D U C A T I V O I N T E R G E R A C I O N A L Na revista A MENSAGEM nº 410, de julho/agosto 2011, editada pelo Secretariado Diocesano da Educação Cristã

Leia mais

JANEIRO 2016 2 MARIA, MÃE DE DEUS. 4 5 AO: Pe. Deusmar 6 7 8 9 AN: Frei Fernando. 3 Abertura da Porta Santa. 10 11 12 R: Comissão AM 13 14 15 16

JANEIRO 2016 2 MARIA, MÃE DE DEUS. 4 5 AO: Pe. Deusmar 6 7 8 9 AN: Frei Fernando. 3 Abertura da Porta Santa. 10 11 12 R: Comissão AM 13 14 15 16 Siglas: AM = Ano da Misericórdia AN = Aniversário Natalício AO = Aniversário de Ordenação Assemb. = Assembleia CF = Campanha da Fraternidade Cong. = Congresso CRB = Conselho de Religiosos do Brasil Dioc.

Leia mais

A Pedagogia do cuidado

A Pedagogia do cuidado Roteiro de Oração na Vida Diária nº 23 A Pedagogia do cuidado Tempo forte na Igreja, inicia-se hoje nossa caminhada de preparação para a Páscoa, no rico tempo da quaresma. Como nos ciclos da natureza,

Leia mais

Reunião de Seção DEVERES PARA COM DEUS

Reunião de Seção DEVERES PARA COM DEUS Reunião 15 Reunião de Seção DEVERES PARA COM DEUS Área de Desenvolvimento enfatizada: ESPIRITUAL Ramo: Pioneiro Mês recomendado para desenvolver esta reunião: Qualquer mês. Explicação sobre o tema: Frente

Leia mais

Servidores da Caridade

Servidores da Caridade Homilia da Missa Crismal 2011 Servidores da Caridade António Marto Catedral de Leiria 21 de Abril de 2011 Cantarei eternamente a bondade do Senhor A liturgia da Missa Crismal encerra uma beleza espiritual

Leia mais

Entre 18 e 20 de fevereiro será celebrado em Sassone (Itália) a XXIV Assembleia Nacional da Federação Italiana de Exercícios Espirituais (FIES).

Entre 18 e 20 de fevereiro será celebrado em Sassone (Itália) a XXIV Assembleia Nacional da Federação Italiana de Exercícios Espirituais (FIES). Entre 18 e 20 de fevereiro será celebrado em Sassone (Itália) a XXIV Assembleia Nacional da Federação Italiana de Exercícios Espirituais (FIES). O objetivo é a relação entre os Exercícios Espirituais e

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Terça-feira da 1ª Semana da Quaresma Ó Deus, força

Leia mais

BOM DIA DIÁRIO. Guia: Em nome do Pai

BOM DIA DIÁRIO. Guia: Em nome do Pai BOM DIA DIÁRIO Segunda-feira (04.05.2015) Maria, mãe de Jesus e nossa mãe Guia: 2.º Ciclo: Padre Luís Almeida 3.º Ciclo: Padre Aníbal Afonso Mi+ Si+ Uma entre todas foi a escolhida, Do#- Sol#+ Foste tu,

Leia mais

Diocese de Aveiro IGREJA DIOCESANA RENOVADA NA CARIDADE É ESPERANÇA NO MUNDO

Diocese de Aveiro IGREJA DIOCESANA RENOVADA NA CARIDADE É ESPERANÇA NO MUNDO Diocese de Aveiro IGREJA DIOCESANA RENOVADA NA CARIDADE É ESPERANÇA NO MUNDO Plano Diocesano de Pastoral para o quinquénio 2008-2013 A PALAVRA DO SR. BISPO PONTO DE PARTIDA 1. INICIAMOS UMA NOVA PERSPECTIVA

Leia mais

12:00 Palestra: Jesus confia nos Jovens -Por isso entrega sua mãe - Telmo

12:00 Palestra: Jesus confia nos Jovens -Por isso entrega sua mãe - Telmo 2:00 Palestra: Jesus confia nos Jovens -Por isso entrega sua mãe - Telmo Amados de Deus, a paz de Jesus... Orei e pensei muito para que Jesus me usasse para poder neste dia iniciar esta pregação com a

Leia mais

AGENDA PASTORAL PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

AGENDA PASTORAL PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS AGENDA PASTORAL PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS JANEIRO 01 Terça Santa Mãe de Deus Dia Mundial da Paz 02 Quarta Reunião dos Meces 03 Quinta Terço e Adoração / Encontro geral de liturgia e preparação

Leia mais

PLANO ESTRATÉGICO (REVISTO) 2014-2016 VALORIZAÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA, ATRAVÉS DE UMA ECONOMIA SUSTENTÁVEL

PLANO ESTRATÉGICO (REVISTO) 2014-2016 VALORIZAÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA, ATRAVÉS DE UMA ECONOMIA SUSTENTÁVEL PLANO ESTRATÉGICO (REVISTO) 2014-2016 VALORIZAÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA, ATRAVÉS DE UMA ECONOMIA SUSTENTÁVEL 1 PLANO ESTRATÉGICO 2014-2016 REUNIÃO DA COMISSÃO EXECUTIVA ABIDJAN 2014 2 PLANO ESTRATÉGICO 2014-2016

Leia mais

O Senhor Vem... abre lhe teu coração

O Senhor Vem... abre lhe teu coração O Senhor Vem... abre lhe teu coração Que o Ano da Misericórdia nos faça cada vez mais corações no Coração de Jesus. Um Santo Natal para você e sua família. Tempo do Natal Estimados irmãos e irmãs de missão,

Leia mais

Documento do MEJ Internacional. O coração do Movimento Eucarístico Juvenil

Documento do MEJ Internacional. O coração do Movimento Eucarístico Juvenil Documento do MEJ Internacional Para que a minha alegria esteja em vós Por ocasião dos 100 anos do MEJ O coração do Movimento Eucarístico Juvenil A O coração do MEJ é a amizade com Jesus (Evangelho) B O

Leia mais

JUVENTUDE MARIANA VICENTINA PROVÍNCIA DO RIO DE JANEIRO PLANO DE AÇÃO 2015-2017

JUVENTUDE MARIANA VICENTINA PROVÍNCIA DO RIO DE JANEIRO PLANO DE AÇÃO 2015-2017 JUVENTUDE MARIANA VICENTINA PROVÍNCIA DO RIO DE JANEIRO PLANO DE AÇÃO 2015-2017 No ano de 2015, a Juventude Mariana Vicentina traçou um desafio internacionalmente sob o lema Evangelizados para evangelizar.

Leia mais

A Santa Sé ENCONTRO COM OS JOVENS DE ROMA E DO LÁCIO EM PREPARAÇÃO À JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE DIÁLOGO DO PAPA BENTO XVI COM OS JOVENS

A Santa Sé ENCONTRO COM OS JOVENS DE ROMA E DO LÁCIO EM PREPARAÇÃO À JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE DIÁLOGO DO PAPA BENTO XVI COM OS JOVENS A Santa Sé ENCONTRO COM OS JOVENS DE ROMA E DO LÁCIO EM PREPARAÇÃO À JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE DIÁLOGO DO PAPA BENTO XVI COM OS JOVENS Quinta-feira, 25 de Março de 2010 (Vídeo) P. Santo Padre, o jovem

Leia mais

Eu vim para Servir (Mc 10,45) Campanha da Fraternidade 2015

Eu vim para Servir (Mc 10,45) Campanha da Fraternidade 2015 Eu vim para Servir (Mc 10,45) Campanha da Fraternidade 2015 50 anos de ALEGRIA 7 /12/ 1965 Gaudium et Spes 24 /11/ 2013 Evangelii Gaudium IGREJA FRENTE AO MUNDO - Uma nova imagem da Igreja Antes: sociedade

Leia mais

Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. (João 3:3).

Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. (João 3:3). Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. (João 3:3). O capítulo três do Evangelho de João conta uma história muito interessante, dizendo que certa noite

Leia mais

RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA DO BRASIL MINISTÉRIO JOVEM NÚCLEO PREGADORES COMO PREGAR PARA JOVENS

RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA DO BRASIL MINISTÉRIO JOVEM NÚCLEO PREGADORES COMO PREGAR PARA JOVENS RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA DO BRASIL MINISTÉRIO JOVEM NÚCLEO PREGADORES COMO PREGAR PARA JOVENS - Esta formação não substitui em hipótese nenhuma a formação de pregadores do ministério de pregação,

Leia mais

CALENDÁRIO DIOCESANO DIOCESE DO FUNCHAL

CALENDÁRIO DIOCESANO DIOCESE DO FUNCHAL CALENDÁRIO DIOCESANO DIOCESE DO FUNCHAL ANO PASTORAL 2015 2016 CALENDÁRIO DIOCESANO 2015-2016 SETEMBRO 2015 1 2 3 4 5 6 DOMINGO XXIII 7 8 9 10 11 12 13 DOMINGO XXIV 14 15 2 DIOCESE DO FUNCHAL 16 17 18

Leia mais

www.entrenacoes.com.br UMA IGREJA FORTE, SE FAZ COM MINISTÉRIOS FORTES

www.entrenacoes.com.br UMA IGREJA FORTE, SE FAZ COM MINISTÉRIOS FORTES www.entrenacoes.com.br UMA IGREJA FORTE, SE FAZ COM MINISTÉRIOS FORTES A RESPONSABILIDADE É PESSOAL A CEEN é uma igreja que tem a responsabilidade de informar e ensinar os valores e princípios de Deus,

Leia mais

PARÓQUIA SÃO JOSÉ - MATRIZ DE RIBEIRÃO PIRES CALENDÁRIO PAROQUIAL DE PASTORAL ANO 2014

PARÓQUIA SÃO JOSÉ - MATRIZ DE RIBEIRÃO PIRES CALENDÁRIO PAROQUIAL DE PASTORAL ANO 2014 PARÓQUIA SÃO JOSÉ - MATRIZ DE RIBEIRÃO PIRES CALENDÁRIO PAROQUIAL DE PASTORAL ANO 2014 Objetivo A partir das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e do 7º Plano Diocesano de Pastoral (2013-20150,

Leia mais

Carta de Paulo aos romanos:

Carta de Paulo aos romanos: Carta de Paulo aos romanos: Paulo está se preparando para fazer uma visita à comunidade dos cristãos de Roma. Ele ainda não conhece essa comunidade, mas sabe que dentro dela existe uma grande tensão. A

Leia mais

A transmissão da fé na Família. Reunião de Pais. Família

A transmissão da fé na Família. Reunião de Pais. Família A transmissão da fé na Família Reunião de Pais Família Plano Pastoral Arquidiocesano Um triénio dedicado à Família Passar de uma pastoral sobre a Família para uma pastoral para a Família e com a Família

Leia mais

RITUAL DO BATISMO DE CRIANÇAS

RITUAL DO BATISMO DE CRIANÇAS RITUAL DO BATISMO DE CRIANÇAS A elaboração de um Ritual de Batismo de Crianças, adaptado para o Brasil, baseia-se, primeiramente em que os Bispos no Concílio Vaticano II reconheceram a utilidade e mesmo

Leia mais

Mensagem aos Fiéis Paroquianos

Mensagem aos Fiéis Paroquianos Mensagem aos Fiéis Paroquianos O ano já está terminando! Ao olhar para trás, quantas coisas realizamos. Ao olhar para frente, quantas oportunidades se aproximam a favor da evangelização do nosso povo.

Leia mais

COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE

COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE 23 3 COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE Por que você deve dar este estudo Nas duas semanas anteriores, conversamos sobre dois aspectos de nossa missão comunitária que envolve: (a) olhar para

Leia mais

Reabertura da Catedral Homilia 8 de dezembro de 2015

Reabertura da Catedral Homilia 8 de dezembro de 2015 1 Reabertura da Catedral Homilia 8 de dezembro de 2015 Desde o lançamento da pedra fundamental este é um lugar sagrado onde a Assembleia, a Igreja, Comunidade de Fé, Comunidade de Esperança, Comunidade

Leia mais

Missa da Vigília NATAL DO SENHOR

Missa da Vigília NATAL DO SENHOR 172 ANO C NATAL DO ENHOR Missa da Vigília rmãos e irmãs em Cristo: O Evangelho da genealogia de Jesus lembrou-nos as gerações que esperaram o alvador. Como elas, também nós oramos a Deus, dizendo (ou:

Leia mais

27 de dezembro de 2015 JUBILEU DA FAMILIA SUBSIDIOS PARA A PASSAGEM DA PORTA SANTA

27 de dezembro de 2015 JUBILEU DA FAMILIA SUBSIDIOS PARA A PASSAGEM DA PORTA SANTA 27 de dezembro de 2015 JUBILEU DA FAMILIA SUBSIDIOS PARA A PASSAGEM DA PORTA SANTA [Este subsídio destina-se a ser usado por uma família durante o curto percurso de entrada para a Porta Santa. Dependendo

Leia mais

CALENDÁRIO DIOCESANO 2011-2012

CALENDÁRIO DIOCESANO 2011-2012 CALENDÁRIO DIOCESANO 2011-2012 SETEMBRO 17 - Abertura Solene das Aulas da Escola Diocesana de Música Sacra 22 - Aniversário Natalício do Senhor Bispo 24 - Reunião do Conselho Diocesano do SDPJ 28-29 -

Leia mais

Pastoral Vocacional/ Serviço de Animação Vocacional

Pastoral Vocacional/ Serviço de Animação Vocacional CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada Pastoral Vocacional (PV) / Serviço de Animação Vocacional (SAV) CMOVC/ SAV (02) Pastoral

Leia mais