Manual do Candidato EDITAL Nº 01/2008

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual do Candidato EDITAL Nº 01/2008"

Transcrição

1 Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo Centro de Educação A Distância CEAD Sistema Universidade Aberta do Brasil UAB Manual do Candidato EDITAL Nº 01/2008 SELEÇÃO DE TUTORES A DISTÂNCIA 2008

2 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UAB MANUAL DO CANDIDATO PARA SELEÇÃO DE TUTORES A DISTÂNCIA PARA O CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA CEFETES/UAB EDITAL Nº 01/2008 O Diretor-Geral do Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo, no uso de suas atribuições legais e de acordo com as disposições da legislação pertinente, faz saber, pelo presente edital, as normas do processo de seleção de Tutores a Distância para o Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas na modalidade a distância. 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1 A presente seleção de tutores será regida por este Edital e será executada pelo Centro de Educação a Distância do Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo CEFETES. 1.2 Área: Tutoria para as disciplinas do segundo período do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas na modalidade a distância. 2. DO CARGO 2.1 Cargo: Tutor a Distância. 2.2 Regime de Trabalho: 20h semanais. 2.3 Função: o tutor a distância fará a orientação e acompanhamento dos alunos observando a participação e envolvimento destes nas atividades desenvolvidas online. 2.4 Requisitos Básicos: Ter formação profissional de acordo com as disciplinas a serem atendidas: Cálculo II: Graduação em Matemática, Física, Estatística ou Engenharia com experiência comprovada em docência. Empreendedorismo I: Graduação em Administração com experiência comprovada em docência. Fundamentos de Tecnologia da Informação: Graduação na área de Informática com experiência comprovada em docência.

3 Programação II: Graduação na área de Informática com experiência comprovada em docência. Sistemas Operacionais I: Graduação na área de Informática ou Engenharia com experiência comprovada em docência. Probabilidade e Estatística: Graduação em Matemática, Física, Estatística ou Engenharia com experiência comprovada em docência Ter habilidades e conhecimentos no uso do computador e de Internet Possuir computador com acesso a Internet banda larga Residir, preferencialmente, na Grande Vitória. Ocorrerão reuniões presenciais periódicas no CEFETES, Unidade de Serra, e o custo do deslocamento será de responsabilidade do tutor a distância Ter experiência comprovada em no mínimo 1 (um) ano no magistério. (Lei Federal nº , de 06/02/2006) Ser brasileiro nato ou naturalizado Estar quite com as obrigações eleitorais. 3. DAS VAGAS Disciplina Nº vagas Cálculo II 9 Empreendedorismo I 7 Fundamentos de Tecnologia da Informação 7 Programação II 9 Sistemas Operacionais I 8 Probabilidade e Estatística 8 Total DA DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES 4.1 Cada tutor a distância acompanhará em sua disciplina de 25 a 50 alunos. 4.2 Os tutores a distância contarão com acompanhamento pedagógico do CEAD Centro de Educação a Distância, dos professores especialistas e do suporte de tecnologia CEFET-ES. 4.3 Os tutores a distância serão responsáveis por esclarecer dúvidas dos alunos em até 24 horas, exceto sábados (a partir das 13h), domingos e feriados nacionais. 4.4 Os tutores a distância poderão recorrer ao professor especialista caso tenham dificuldades em solucionar dúvidas enviadas por alunos.

4 4.5 Os tutores a distância irão corrigir todas as atividades enviadas através do ambiente virtual de aprendizagem e poderão auxiliar na correção de exercícios, trabalhos e provas escritas, se assim for solicitado pelo professor especialista. 4.6 Os tutores a distância terão como responsabilidade acompanhar o desempenho dos alunos buscando incentivá-lo no desenvolvimento das tarefas interagindo através do ambiente virtual de aprendizagem. 4.7 Os tutores deverão interagir freqüentemente com o professor especialista e tutor presencial. 4.8 Os tutores deverão participar de reuniões previamente agendadas, presenciais ou não, com Professores Especialistas, Coordenação do Curso e/ou Coordenação do CEAD. 5. DA INSCRIÇÃO 5.1 Período: 17/03/2008 a 26/03/2008 (exceto Sábado, Domingo, Feriado e dia 20/03/2008). 5.2 O candidato poderá se candidatar em até duas disciplinas, desde que a sua formação atenda aos requisitos exigidos no item 2 deste edital, porém, será selecionado para atender a apenas uma disciplina. Na seleção será considerada, em primeira instância, a disciplina enumerada como prioridade 1, conforme ANEXO I. 5.3 O candidato deverá obrigatoriamente preencher o formulário do ANEXO I, com os dados referentes ao remetente e as disciplinas pretendidas. Este formulário deverá ser colado na parte de remetente do envelope de envio. 5.4 O candidato deverá obrigatoriamente preencher o curriculum vitae conforme o modelo apresentado no ANEXO II, com a devida comprovação. O modelo apresentado no ANEXO II está disponível na página do CEFETES ( e do CEAD ( em formatos doc e odt. 5.5 O candidato deverá enviar o envelope lacrado, por via postal, por meio de SEDEX, para o Centro de Educação a Distância CEAD do Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo, na Unidade de Serra/ES. Situado na Rodovia ES- 010, Km 6,5, Manguinhos, Serra, ES CEP: Poderá ainda entregar em mãos, em envelope lacrado, no mesmo endereço. A postagem/entrega em mãos deverá ser feita até o dia 26 de março de Informações pelo telefone O candidato Portador de Deficiência tem assegurado o direito de se inscrever no presente processo seletivo, sendo reservado o percentual de 5% das vagas oferecidas, em obediência às disposições legais pertinentes, em específico Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999.

5 6. DAS DISCIPLINAS A seguir apresentam-se as disciplinas oferecidas no segundo período do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e sua ementa. 6.1 Cálculo II: Integral Indefinida e Integral Definida.Aplicações da Integral Definida. Funções Logarítmicas e Exponenciais. As Funções Trigonométricas inversas e Hiperbólicas. Técnicas de integração. Formas indeterminadas. Integrais impróprias. Fórmula de Taylor. Séries infinitas. Vetores no plano. Equações paramétricas. 6.2 Empreendedorismo I: Contextualização histórica do empreendedorismo. Definições de empreendedor, suas características, habilidades, necessidades e valores. Paradigmas e modelos mentais relacionados ao empreendedorismo Perfil, característica e atitudes dos empreendedores. Técnicas de avaliação e desenvolvimento do auto-conhecimento. Técnicas de desenvolvimento de criatividade, cooperação, competição e confiança. Técnicas de apresentação em público e relacionamento interpessoal. O plano de negócio simplificado. 6.3 Fundamentos de Tecnologia da Informação: Introdução aos Sistemas de Informação. Sistemas de Informação nas organizações. Tipos de Sistemas de Informações Empresariais. Visão geral sobre o processo de Desenvolvimento de Sistemas de Informação, tipos de análise de sistemas. Tecnologia da Informação: Evolução e Uso Estratégico. 6.4 Programação II: Arquivos e Registros. Ponteiros Listas, filas, pilhas e árvore binária. 6.5 Sistemas Operacionais I: Fundamentos de sistemas operacionais. Histórico. Tipos de Sistemas Operacionais. Conceitos de Hardware e Software. Sistemas operacionais locais e distribuídos. Estrutura de Sistemas Operacionais. Processos e Threads. Sincronização e comunicação interprocessos. Deadlock. Gerência de processador. Gerência de memória. Gerência de Dispositivos de E/S. Sistema de arquivos. 6.6 Probabilidade e Estatística: Distribuição de freqüências. Medidas de Posição. Medidas de dispersão. Separatrizes. Fenômeno aleatório versus fenômeno determinístico. Espaço amostral e eventos. Introdução à teoria das probabilidades. Abordagem axiomática da teoria das probabilidades. Variáveis aleatórias unidimensionais e multidimensionais. Função de distribuição e função densidade. Probabilidade condicional e independência. Caracterização de variáveis aleatórias. Função característica. Funções de variáveis aleatórias. Modelos probabilísticos e aplicações. Utilização de software (Planilha Eletrônica) para cálculo de estatísticas e probabilidades. 7. DA SELEÇÃO O processo seletivo será realizado em três etapas eliminatórias e classificatórias, sendo: Prova de Títulos, Entrevista e Curso de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Não caberá recurso em nenhuma das etapas.

6 7.1 DA PROVA DE TÍTULOS A Seleção curricular será realizada, através da análise do currículo e dos documentos comprobatórios recebidos, por uma comissão formada por especialistas do CEFETES. Somente participarão desta prova os candidatos que apresentarem, no mínimo, os certificados de formação profissional exigidos como pré-requisitos para o cargo pretendido discriminado no item 2 deste Edital. Serão automaticamente eliminados os candidatos que não apresentarem estes certificados Os títulos considerados, suas pontuações e o limite máximo de pontos estão discriminados no Anexo III deste Edital Não serão avaliados os títulos que não obedecerem ao que foi estipulado no item 5 deste edital As fotocópias dos diplomas de formação acadêmica e comprovante de docência deverão ser autenticadas em cartório. As demais cópias de documentos e certificados poderão ser cópia simples Os títulos apresentados serão considerados uma única vez, mesmo que o candidato tenha formação múltipla Os diplomas e/ou certificados em língua estrangeira somente serão válidos se acompanhados de tradução feita por Tradutor Juramentado Ordem em que os títulos deverão ser apresentados: a) Certificado de Curso de Doutorado, em área afim da Área de Estudo/Disciplina ou em Educação, obtido em curso credenciado pelo Conselho Nacional de Educação, ou, quando estrangeiro, devidamente revalidado. b) Certificado de Curso de Mestrado, em área afim da Área de Estudo/Disciplina ou em Educação, obtido em curso credenciado pelo Conselho Nacional de Educação, ou, quando estrangeiro, devidamente revalidado: Os títulos a que se referem às alíneas "a" e "b" só serão válidos, se acompanhados do número do parecer do Conselho Nacional de Educação que credenciou os respectivos cursos. c) Certificado de Curso de Pós-Graduação "Lato-Sensu", em área afim da Área de Estudo/Disciplina ou em Educação, obtido em curso que atenda às prescrições da resolução no 01/2007 do Conselho Nacional de Educação ou, quando estrangeiro, devidamente revalidado. d) Habilitação específica obtida em curso de graduação relacionada com a Área de Estudo/Disciplina. e) Certificados de cursos relacionados com a Área de Estudo/Disciplina, ou em Educação, com carga horária: - igual ou superior a 180 (cento e oitenta) horas: serão considerados até dois certificados.

7 - de 80 (oitenta) a 179 (cento e setenta e nove) horas: serão considerados até três certificados. - de 40 (quarenta) a 79 (setenta e nove) horas: serão considerados até dois certificados. f) Atestado de exercício profissional: - exercício profissional de Magistério. - exercício profissional de Magistério Superior na área do curso. - exercício profissional não Magistério, mas relacionado com a Área de Estudo/Disciplina, comprovado na carteira de trabalho ou declaração. No caso de, em um mesmo período, o candidato ter exercido atividades relacionadas ao Magistério, será considerado apenas o de maior peso. g) Declaração de exercício de tutoria em Educação a Distância, constando o período de atuação. h) Publicação nos últimos 02 (dois) anos em periódicos ou eventos na área especializada: serão considerados até 02 (dois) certificados Serão selecionados os candidatos, em ordem crescente de classificação, considerando 03 (três) vezes o número de vagas descrito no item 3 deste Edital Em caso de empate na pontuação final entre os candidatos, o desempate se dará da seguinte forma: a) maior pontuação na experiência profissional de Magistério na área (Ensino Superior) e b) maior pontuação na experiência profissional de Magistério, nesta ordem Os candidatos não classificados para disciplina de prioridade de 1 poderão ser reclassificados para vagas excedentes da disciplina de prioridade Os resultados da etapa de Prova de Títulos estarão disponíveis no dia 08/04/2008 no site do Cefetes e do CEAD ( e apresentados por disciplina. 7.2 DA ENTREVISTA Os candidatos selecionados para a entrevista deverão obedecer aos cronogramas, apresentados por disciplina, a serem divulgados na página do CEFETES ( e do CEAD ( no dia 08/04/08. Os horários de entrevistas divulgados no cronograma não serão alterados As entrevistas acontecerão, conforme cronograma apresentado, na Unidade de Serra do CEFETES - Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo, situado na Rodovia ES-010, Km 6,5, Manguinhos, Serra, ES As entrevistas serão individuais.

8 7.2.4 Durante a entrevista serão abordados aspectos técnicos relacionados a disciplina e conhecimentos acerca de Tutoria em Educação a Distância O candidato que não comparecer à entrevista ou tiver atraso superior a 15 minutos será eliminado As entrevistas serão realizadas por uma comissão formada de especialistas do CEFETES Serão selecionados os candidatos, em ordem crescente de classificação, considerando 02 (duas) vezes o número de vagas descrito no item 3 deste edital Em caso de empate na pontuação final entre os candidatos, o desempate se dará pela ordem de classificação da etapa de Prova de Títulos Os resultados da etapa de Entrevista estarão disponíveis, por disciplina, no dia 23/04/2008 na página do CEFETES ( e do CEAD ( e apresentados por disciplina. 7.3 DO CURSO DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM O Curso de Ambiente Virtual de Aprendizagem, com carga horária de 30 horas, faz parte da Capacitação de Tutores para Educação a Distância Este curso será oferecido totalmente a distância. Os classificados na entrevista receberão Login e Senha para acesso ao Curso através do informado no currículo e confirmado na entrevista O primeiro acesso ao curso deverá acontecer entre os dias 24/04/08 e 26/04/08. Caso o acesso não seja feito neste período, o candidato será automaticamente eliminado e serão chamados os suplentes O início do Curso será no dia 28/04/08, com término previsto para 17/05/ O candidato que não atingir 60% da média prevista, conforme projeto pedagógico do curso, estará eliminado Serão selecionados os candidatos, em ordem crescente de classificação, considerando o número de vagas descrito no item 3 deste edital. 8. DA CLASSIFICAÇÃO FINAL O Resultado será obtido de acordo com a classificação da 3ª etapa da seleção. Em caso de empate na pontuação final entre os candidatos, o desempate se dará pela ordem de classificação da etapa de Entrevista. O CEAD/CEFETES divulgará a lista dos candidatos selecionados a partir do dia 21/05/2008 na página do CEFETES ( e do CEAD (

9 9. DA FORMAÇÃO 9.1 O candidato APROVADO deverá concluir, OBRIGATORIAMENTE, a Capacitação de Tutores a Distância no prazo estabelecido pelo CEAD/CEFETES. 9.2 Serão chamados 2 (dois) suplentes, por disciplina, em ordem de classificação, os quais se comprometam a concluírem a Capacitação de Tutores a Distância, constituindo-se reserva de tutores capacitados por disciplina em caso de desvinculação. 10. DA VINCULAÇÃO AO SISTEMA UAB 10.1 O Tutor a distância será vinculado ao Sistema UAB à medida da implantação das disciplinas, de acordo com o calendário estabelecido pela Coordenação do Curso O candidato APROVADO deverá preencher ficha de cadastro e assinar o Termo de Compromisso, comprometendo-se a concluir a Capacitação de Tutores a Distância no prazo estabelecido pelo CEAD/CEFETES A não assinatura do Termo de Compromisso eliminará definitivamente o candidato Os candidatos selecionados receberão bolsa do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) no valor mensal de: R$ 600,00 (seiscentos reais), pelo período de 4 (quatro) meses, totalizando R$ 2.400,00 (dois mil e quatrocentos reais) O pagamento da bolsa será efetuado conforme define a Resolução/FNDE/CD/nº 44, de 29/12/2006 e terá início um mês antes da oferta da disciplina O candidato não poderá acumular mais de uma bolsa de acordo com a Lei Federal nº , de 06/02/ Os candidatos selecionados poderão ser novamente vinculados ao Sistema para outras disciplinas afins (cadastro de reserva). 11. DISPOSIÇÕES FINAIS 11.1 O Centro de Educação a Distância - CEAD do CEFET-ES poderá a qualquer momento determinar o cancelamento da bolsa e desvinculação do tutor a distância que não cumprir as atividades descritas no item 4 deste Edital A constatação de quaisquer irregularidades na documentação implicará a desclassificação do candidato, a qualquer tempo, sem prejuízo das medidas legais cabíveis.

10 11.3 Em caso de desvinculação de Tutor a Distância, será convocado o próximo tutor suplente capacitado, em ordem de classificação, conforme item 9.2 deste Edital. Vitória, 16 de março de 2008 Jadir José Pela Diretor - Geral

11 ANEXO I MODELO DE REMETENTE PARA O ENVELOPE Nome: Endereço: Cidade: UF: CEP: Curso: TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Cargo: TUTOR A DISTÂNCIA CEAD/CEFETES DISCIPLINAS Enumere até duas disciplinas em ordem crescente (considerando o número 1 como maior prioridade) de acordo com o seu interesse: ( ) Cálculo II ( ) Empreendedorismo I ( ) Fundamentos de Tecnologia da Informação ( ) Programação II ( ) Sistemas Operacionais I ( ) Probabilidade e Estatística

12 ANEXO II CURRÍCULUM VITAE CURRÍCULUM VITAE (CV) Dados Pessoais Nome: End.: Cidade: UF: CEP: Fone: Cel: CPF: RG: Titulação Na descrição especificar (nesta ordem): curso, área, instituição, cidade, UF e data de conclusão. Formação Graduação Aperfeiçoamento Especialização Mestrado Doutorado Descrição Experiência profissional de ensino Na descrição especificar (nesta ordem): mês e ano de início, mês e ano de término, função, disciplina, instituição, cidade e UF. Item Descrição

13 Experiência profissional relevante na área profissional do curso Na descrição especificar (nesta ordem): mês e ano de início, mês e ano de término, função (atividade, cargo, etc.), empresa ou instituição, cidade, UF e descrição da experiência. Item Descrição Publicações Na descrição especificar: Tipo? (livro, artigo, manual, programa, etc...), Onde? (editora, veículo, mídia, etc...), Título, data da publicação ou veiculação. Item Descrição

14 ANEXO III MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PROCESSO SELETIVO TUTORES A DISTÂNCIA EDITAL/CEAD/nº de / FICHA DE AVALIAÇÃO PROVA DE TÍTULOS CANDIDATO: ÁREA DE ESTUDO/DISCIPLINA: NATUREZA DO TÍTULO Nº DE PONTOS CERTIFICADOS MÁXIMO TOTAL OBTIDO Certificado de Curso de Doutorado obtido em curso credenciado pelo CNE. 2. Certificado de Curso de Mestrado obtido em curso credenciado pelo CNE. 3. Certificado de Curso de Especialização em nível de Pós-Graduação Lato-Sensu que atender às exigências da resolução 01/2001 do CNE. 4. Habilitação específica obtida em curso de graduação Certificado de curso: //////////////////////////////// //////////////// /////////////////////////// - maior ou igual a 180 horas 02 3pts - maior ou igual a 80 horas 03 2pts - maior ou igual a 40 horas 02 2pts 6. Atestado de exercício profissional na área: //////////////////////////////// //////////////// ////////////////////////////// //////////// - de magistério 01 por ano ou fração superior a 06 (seis) meses - de magistério na área (Ensino Superior) 02 pontos por ano ou fração superior a (seis) meses - não magistério, relacionada com a área da disciplina a01 ponto por ano ou que concorre (carteira de trabalho ou declaração) fração superior a 06 (seis) meses 7. Tutoria 02 pontos por ano ou fração superior a 06 (seis) meses 9. Publicação em periódico ou eventos da área (302 2pts 04 últimos anos) TOTAL /////////////////////////// /////////////////////////

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Núcleo de Educação Aberta e a Distância Ne@ad EDITAL Nº 022 /2013

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Núcleo de Educação Aberta e a Distância Ne@ad EDITAL Nº 022 /2013 Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Núcleo de Educação Aberta e a Distância Ne@ad EDITAL Nº 022 /2013 EDITAL DE SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA PARA PROVIMENTO DAS

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Núcleo de Educação Aberta e a Distância Ne@ad EDITAL Nº 11/2013

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Núcleo de Educação Aberta e a Distância Ne@ad EDITAL Nº 11/2013 Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Núcleo de Educação Aberta e a Distância Ne@ad EDITAL Nº 11/2013 EDITAL DE SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA PARA PROVIMENTO DAS

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/UAB. EDITAL nº027/2013

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/UAB. EDITAL nº027/2013 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/UAB EDITAL nº07/0 EDITAL DE SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS PARA PROVIMENTO DAS VAGAS EXISTENTES E PARA

Leia mais

Manual do Candidato Edital nº 07/2009

Manual do Candidato Edital nº 07/2009 Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Espírito Santo Sistema Universidade Aberta do Brasil UAB Centro de Educação a Distância CEAD Manual do Candidato

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL Nº 05/2013 SELEÇÃO DE TUTORES A DISTÂNCIA E TUTORES PRESENCIAIS PARA OS CURSOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA CEAD/IFES/UAB

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL Nº 05/2013 SELEÇÃO DE TUTORES A DISTÂNCIA E TUTORES PRESENCIAIS PARA OS CURSOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA CEAD/IFES/UAB REITORIA Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia 29056-255 Vitória ES 27 3357-7500 EDITAL Nº 05/2013 SELEÇÃO DE TUTORES A DISTÂNCIA E TUTORES PRESENCIAIS PARA OS CURSOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA CEAD/IFES/UAB

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Sistema Universidade Aberta do Brasil UAB. Edital nº 9 SELEÇÃO DE TUTORES

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Sistema Universidade Aberta do Brasil UAB. Edital nº 9 SELEÇÃO DE TUTORES Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Sistema Universidade Aberta do Brasil UAB Edital nº 9 SELEÇÃO DE TUTORES ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE AGRONEGÓCIOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB EDITAL Nº 059/2012-UAB-UEM

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB EDITAL Nº 059/2012-UAB-UEM EDITAL Nº 059/2012-UAB-UEM A Coordenadora da UAB da Universidade Estadual de Maringá, no uso das atribuições, TORNA PÚBLICO: A abertura de inscrições do processo seletivo para contratação de TUTOR (PRESENCIAL)

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB EDITAL Nº 019/2016-UAB-UEM

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB EDITAL Nº 019/2016-UAB-UEM EDITAL Nº 019/2016-UAB-UEM A Coordenadora da UAB da Universidade Estadual de Maringá, no uso das atribuições, TORNA PÚBLICO: A abertura de inscrições do processo seletivo para contratação e formação de

Leia mais

Edital n 3 SELEÇÃO DE TUTORES LOGÍSTICA ESPECIALIZAÇÃO

Edital n 3 SELEÇÃO DE TUTORES LOGÍSTICA ESPECIALIZAÇÃO Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Sistema Universidade Aberta do Brasil UAB Edital n SELEÇÃO DE TUTORES LOGÍSTICA ESPECIALIZAÇÃO . MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO - CEAD Nº 009/2013 Seleção Simplificada de Tutores Presenciais modalidade Educação

Leia mais

EDITAL Nº 32/2015 CEAD/UFPI

EDITAL Nº 32/2015 CEAD/UFPI MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA CEAD UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/UAB/UFPI Rua Olavo Bilac, 1148 Centro Sul CEP 64001-280 Teresina PI Fone:

Leia mais

Serviço Público Federal Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão IFMA Diretoria de Educação a Distância

Serviço Público Federal Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão IFMA Diretoria de Educação a Distância Serviço Público Federal Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão IFMA Diretoria de Educação a Distância Edital n 04/2011 DEAD / IFMA Seleção Simplificada de

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB. Edital Nº 54, de 22 de julho de 2010

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB. Edital Nº 54, de 22 de julho de 2010 Edital Nº 54, de 22 de julho de 2010 A Coordenadora da UAB da Universidade Estadual de Maringá, no uso das atribuições, TORNA PÚBLICO A abertura de inscrições para o processo seletivo de TUTORIA (Tutor

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Sistema Universidade Aberta do Brasil UAB. Edital n 2 SELEÇÃO DE TUTORES LOGÍSTICA

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Sistema Universidade Aberta do Brasil UAB. Edital n 2 SELEÇÃO DE TUTORES LOGÍSTICA Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Sistema Universidade Aberta do Brasil UAB Edital n SELEÇÃO DE TUTORES LOGÍSTICA ESPECIALIZAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ - REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ - REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL EDITAL Nº 003/2013 DEaD/UNIFAP PROCESSO SELETIVO PARA TUTOR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM SAÚDE A Pró-Reitoria de Ensino e Graduação PROGRAD, através do Departamento de Educação à Distância,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL Nº 01/2014 SELEÇÃO DE TUTORES A DISTÂNCIA E TUTORES PRESENCIAIS PARA OS CURSOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA CEAD/IFES

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL Nº 01/2014 SELEÇÃO DE TUTORES A DISTÂNCIA E TUTORES PRESENCIAIS PARA OS CURSOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA CEAD/IFES REITORIA Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia 29056-255 Vitória ES 27 3357-7500 EDITAL Nº 01/2014 SELEÇÃO DE TUTORES A DISTÂNCIA E TUTORES PRESENCIAIS PARA OS CURSOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA CEAD/IFES O

Leia mais

EDITAL Nº 15/2015 CEAD/UFPI

EDITAL Nº 15/2015 CEAD/UFPI MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA CEAD UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/UAB/UFPI Rua Olavo Bilac, 1148 Centro Sul CEP 64001 280 Teresina PI Fone:

Leia mais

EDITAL Nº 01/2010 - etec TORNA PÚBLICO

EDITAL Nº 01/2010 - etec TORNA PÚBLICO EDITAL Nº 01/2010 - etec A Diretoria de Graduação e Educação Profissional, através do Departamento de Ensino de Tecnologia e da Coordenação de Tecnologias na Educação do da, no uso das suas atribuições,

Leia mais

Disciplina Duração Vagas

Disciplina Duração Vagas UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Edital 4 - Seleção de Bolsista Professor-Tutor para o Curso de Especialização em Educação Especial Deficiência Auditiva/Surdez A Coordenação do Curso de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Seleção de Bolsista Professor-Tutor para o Curso de Especialização em Saúde da Família

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Seleção de Bolsista Professor-Tutor para o Curso de Especialização em Saúde da Família UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Seleção de Bolsista Professor-Tutor para o Curso de Especialização em Saúde da Família A Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde da Família,

Leia mais

Manual do Candidato Edital nº 01/2014 SELEÇÃO PARA A FUNÇÃO DE TUTOR A DISTÂNCIA E TUTOR PRESENCIAL

Manual do Candidato Edital nº 01/2014 SELEÇÃO PARA A FUNÇÃO DE TUTOR A DISTÂNCIA E TUTOR PRESENCIAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO REITORIA Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia 29056-255 Vitória ES 27 3357-7500 Manual do Candidato Edital nº 01/2014 SELEÇÃO PARA A FUNÇÃO DE TUTOR

Leia mais

Formação de nível médio ou superior. Experiência mínima de 1 (um) ano no magistério básico, técnico ou superior.

Formação de nível médio ou superior. Experiência mínima de 1 (um) ano no magistério básico, técnico ou superior. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL Campus Rio Grande REDE ESCOLA TÉCNICA ABERTA DO BRASIL (e-tec BRASIL) EDITAL Nº 01, DE 29 DE JANEIRO DE 2014

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE CENTRO FORMADOR DE RECURSOS HUMANOS CEFOR/SES-PB. CURSO TÉCNICO SAÚDE BUCAL

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE CENTRO FORMADOR DE RECURSOS HUMANOS CEFOR/SES-PB. CURSO TÉCNICO SAÚDE BUCAL ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE EDITAL Nº. 06/2012/SES/CEFOR-PB A Secretaria do Estado da Saúde, através do CEFOR-PB, torna público para conhecimento dos interessados a realização de PROCESSO

Leia mais

SELEÇÃO DE ORIENTADORES DE APRENDIZAGEM - TUTORIA A DISTÂNCIA -

SELEÇÃO DE ORIENTADORES DE APRENDIZAGEM - TUTORIA A DISTÂNCIA - SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FACULDADE DE BIOLOGIA CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MODALIDADE A DISTÂNCIA SELEÇÃO DE ORIENTADORES DE

Leia mais

EDITAL Nº 27/2014 CEAD/UFPI

EDITAL Nº 27/2014 CEAD/UFPI 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA CEAD Universidade Aberta do Brasil/UFPI Rua Olavo Bilac, 1148 Centro Sul CEP 64001-280 Teresina PI Site: www.cead.ufpi.br

Leia mais

O perfil do tutor deverá estar de acordo com os seguintes quadros de distribuição de vagas.

O perfil do tutor deverá estar de acordo com os seguintes quadros de distribuição de vagas. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO - CEAD Nº01/2014 Seleção Simplificada de Tutores Presenciais modalidade Educação a Distância Programa Universidade Aberta do Brasil UAB 2014 Seleção Simplificada de Tutores

Leia mais

1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA UNB MINISTÉRIO DA JUSTIÇA MJ CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD-UNB PROCESSO SIMPLIFICADO DE SELEÇÃO DE TUTORES EDITAL Nº 008/2013 CEAD-UNB, DE 25 DE JULHO DE 2013 A diretora

Leia mais

EDITAL Nº 197/2014. SELEÇÃO PARA TUTORES VIRTUAIS E PRESENCIAIS DO CURSO LATO SENSUA DISTÂNCIA (PARFOR): Especialização em Mídias na Educação

EDITAL Nº 197/2014. SELEÇÃO PARA TUTORES VIRTUAIS E PRESENCIAIS DO CURSO LATO SENSUA DISTÂNCIA (PARFOR): Especialização em Mídias na Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02.05.2006 Educação a Distância EAD / UESB Fone: (77) 3425-9308 uesbvirtual@uesb.edu EDITAL Nº 97/204 SELEÇÃO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EDITAL Nº 05/2015

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EDITAL Nº 05/2015 EDITAL DE SELEÇÃO DE TUTOR PARA O CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ACESSIBILIDADE NA ATIVIDADE FÍSICA ESCOLAR A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio do Centro de Educação a Distância Cead,

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO nº. 006 de 14/10/2014.

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO nº. 006 de 14/10/2014. A Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA FSADU, por meio da Gerência de Técnica de Concursos GTEC/CONC/FSADU, em parceria com o Instituto Universitário Atlântico torna público, para conhecimento

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUCAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) EM GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA (GDE) - MODALIDADE A DISTÂNCIA

CURSO DE PÓS-GRADUCAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) EM GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA (GDE) - MODALIDADE A DISTÂNCIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS - CUR INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - ICHS Coordenação do Curso de Especialização em Gênero e Diversidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE MEDICINA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM SAÚDE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE MEDICINA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM SAÚDE 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE MEDICINA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM SAÚDE SELEÇÃO DE ORIENTADORES A DISTÂNCIA PARA BANCO DE ORIENTADORES DO NUTEDS/UFC EDITAL Nº 01/2015NUTEDS/UFC

Leia mais

EDITAL Nº 01/2015 - TELESSAÚDE-ES/Ifes PROCESSO SELETIVO EQUIPE MULTIDISCIPLINAR

EDITAL Nº 01/2015 - TELESSAÚDE-ES/Ifes PROCESSO SELETIVO EQUIPE MULTIDISCIPLINAR EDITAL Nº 01/2015 - TELESSAÚDE-ES/Ifes PROCESSO SELETIVO EQUIPE MULTIDISCIPLINAR O Diretor Geral do Campus Vitória do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), no uso

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PÓS-GRADUAÇÃO IUA nº. 002 de 22/01/2016

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PÓS-GRADUAÇÃO IUA nº. 002 de 22/01/2016 O INSTITUTO UNIVERSITÁRIO ATLÂNTICO IUA, em parceria com a INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA IPC Coimbra/Portugal e a Faculdade Einstein, torna público, para conhecimento dos interessados, que realizará

Leia mais

EDITAL PREG Nº 126, DE 25 DE SETEMBRO DE 2015.

EDITAL PREG Nº 126, DE 25 DE SETEMBRO DE 2015. EDITAL PREG Nº 126, DE 25 DE SETEMBRO DE 2015. A PRÓ-REITORA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais e conforme a Lei nº 11.273,

Leia mais

Prefeitura Municipal de Palmas Secretaria Municipal da Educação Diretoria do Ensino Fundamental

Prefeitura Municipal de Palmas Secretaria Municipal da Educação Diretoria do Ensino Fundamental ABERTURA Prefeitura Municipal de Palmas Secretaria Municipal da Educação Diretoria do Ensino Fundamental EDITAL N. 003/2013 do Processo de seleção para Alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado/Palmas

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ Centro de Educação Aberta e à Distância- CEAD Rua Olavo Bilac, 1148 Centro Sul CEP 64280-001- Teresina PI Site: www.cead.ufpi.br EDITAL nº 60/2014 CEAD/UFPI

Leia mais

TORNA PÚBLICO. EDITAL Nº 01/2016 e-tec

TORNA PÚBLICO. EDITAL Nº 01/2016 e-tec EDITAL Nº 01/2016 e-tec A, através da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica e da Coordenação de Tecnologia na Educação, do da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no uso das suas atribuições,

Leia mais

EDITAL Nº 37 CEAD/UFPI

EDITAL Nº 37 CEAD/UFPI 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA CEAD Universidade Aberta do Brasil Rua Olavo Bilac, 1148 Centro Sul CEP 64001-280 Teresina PI Site: www.cead.ufpi.br

Leia mais

Edital n.º 14/2009/REITORIA/UAB-UNIR

Edital n.º 14/2009/REITORIA/UAB-UNIR FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E NOVAS TECNOLOGIAS UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB Edital n.º 14/2009/REITORIA/UAB-UNIR A FUNDAÇÃO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA SELEÇÃO DE TUTOR PRESENCIAL EDITAL N. 61/2014

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA SELEÇÃO DE TUTOR PRESENCIAL EDITAL N. 61/2014 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA SELEÇÃO DE TUTOR PRESENCIAL EDITAL N. 61/2014 Seleção para tutoria presencial do Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio

Leia mais

EDITAL PREG Nº 133, DE 25 DE JULHO DE 2014.

EDITAL PREG Nº 133, DE 25 DE JULHO DE 2014. EDITAL PREG Nº 133, DE 25 DE JULHO DE 2014. O PRÓ-REITOR DE ENSINO DE GRADUAÇÃO da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais e conforme a Lei nº 11.273, de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS REITORIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS REITORIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS REITORIA EDITAL PARA A SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS PARA OS CURSOS TÉCNICOS DO PROGRAMA E-TEC BRASIL

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR EDITAL Nº008/PROPESPG SELEÇÃO PARA PROFESSORES TUTORES DO CURO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO

Leia mais

Ter experiência mínima de 1 (um) ano no magistério (exercer ou ter exercido a profissão no Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Superior)*.

Ter experiência mínima de 1 (um) ano no magistério (exercer ou ter exercido a profissão no Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Superior)*. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL Campus Rio Grande REDE ESCOLA TÉCNICA ABERTA DO BRASIL (e-tec BRASIL) EDITAL Nº 01, DE 13 DE AGOSTO DE 2014

Leia mais

EDITAL. CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENDOCRINOLOGIA, DIABETES E METABOLOGIA Turma 2014 Pós-Graduação Lato Sensu

EDITAL. CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENDOCRINOLOGIA, DIABETES E METABOLOGIA Turma 2014 Pós-Graduação Lato Sensu 1 UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO BIOMÉDICO FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENDOCRINOLOGIA, DIABETES E METABOLOGIA EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENDOCRINOLOGIA,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO - UEMANET CHAMADA PÚBLICA N 001/2016 - UEMANET/UEMA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO - UEMANET CHAMADA PÚBLICA N 001/2016 - UEMANET/UEMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO - UEMANET C UEMAN ET CHAMADA PÚBLICA N 001/2016 - UEMANET/UEMA Seleção Simplificada para admissão de Tutores a Distância para o curso

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Sistema Universidade Aberta do Brasil UAB Edital Inscrições para o processo seletivo de candidatos para o Curso de Especialização em LOGÍSTICA,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPÁRTAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA ESCOLA TÉCNICA ABERTA DO BRASIL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPÁRTAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA ESCOLA TÉCNICA ABERTA DO BRASIL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPÁRTAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA ESCOLA TÉCNICA ABERTA DO BRASIL PROCESSO SELETIVO nº. 27/2015/DEAD EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROFESSOR

Leia mais

EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 3 2015. Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Ambiental

EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 3 2015. Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Ambiental EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 3 2015 Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Ambiental Campus ofertante do Curso: Nova Venécia CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO ATIVIDADE DATA HORÁRIO

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA NUTEAD Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA NUTEAD Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância EDITAL N 79/2010 - UEPG/NUTEAD/UAB PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS UAB/FNDE A Universidade Estadual de Ponta Grossa, através do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância, no uso de suas atribuições

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Educação Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Educação Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Educação Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil EDITAL DE SELEÇÃO Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil A Diretora

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO PROCESSO DE SELEÇÃO DE TUTORES CHAMADA PÚBLICA Nº 8/2014 1. DAS DISPOSIÇÕES

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia Núcleo de Educação a Distância UAB/UFU

Universidade Federal de Uberlândia Núcleo de Educação a Distância UAB/UFU CHAMADA PÚBLICA 02/2010 Processo Seletivo simplificado para contratação de tutores a distância temporários. O Núcleo de Educação a Distância NEAD da Universidade Federal de Uberlândia em parceria com o

Leia mais

Edital nº 67/2014 CEAD/UFPI

Edital nº 67/2014 CEAD/UFPI 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ UFPI UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UAB Centro de Educação Aberta e a Distância CEAD Rua Olavo Bilac, 1148, Centro/Sul CEP 64001-280 Teresina (PI)

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL Nº 002/2008

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL Nº 002/2008 ESTADO DO ESPÍRITO SANTO PREFEITURA MUNICIPAL DE COLATINA Secretaria Municipal de Recursos Humanos PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL Nº 002/2008 A Prefeitura Municipal de Colatina ES, através do Secretário

Leia mais

EDITAL NEAD/UESPI/UAB Nº 001/2011

EDITAL NEAD/UESPI/UAB Nº 001/2011 GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - UESPI NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - NEAD EDITAL NEAD/UESPI/UAB Nº 001/2011 A Diretora Geral do Núcleo

Leia mais

Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana

Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana Rio de Janeiro, 29 de outubro de 2015 Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA EDITAL PARA SELEÇÃO DE TUTORES A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca

Leia mais

EDITAL nº 14/2015 - CEAD/UFPI

EDITAL nº 14/2015 - CEAD/UFPI MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA CEAD Universidade Aberta do Brasil UAB/UFPI Rua Olavo Bilac, 1148 Centro Sul CEP 64001-280 Teresina PI Site:

Leia mais

SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE TUTORES A DISTANCIA PARA O PROGRAMA E-TEC IDIOMAS

SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE TUTORES A DISTANCIA PARA O PROGRAMA E-TEC IDIOMAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO COORDENAÇÃO REDE E-TEC IF BAIANO E COORDENAÇÃO E-TEC IDIOMAS IF BAIANO

Leia mais

EDITAL N.º 016/2016 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM AGRONEGÓCIO

EDITAL N.º 016/2016 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM AGRONEGÓCIO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM AGRONEGÓCIO O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias,

Leia mais

EDITAL Nº 02/2014, de 13 de fevereiro de 2014

EDITAL Nº 02/2014, de 13 de fevereiro de 2014 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais REITORIA EDITAL Nº 02/2014, de 13 de fevereiro de

Leia mais

CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO DO AMAZONAS CAU/AM EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO N. 01/2013

CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO DO AMAZONAS CAU/AM EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO N. 01/2013 CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO DO AMAZONAS CAU/AM EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO N. 01/2013 O CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO DO AMAZONAS CAU/AM, criado pela lei nº 12.378, de 31 de

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA EDITAL 026/2014 PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSORES ORIENTADORES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA - LATO

Leia mais

EDITAL Nº 01/2015. ÁREA DE ESTUDO REGIME DE TRABALHO VAGAS 1- Biologia 40h 01

EDITAL Nº 01/2015. ÁREA DE ESTUDO REGIME DE TRABALHO VAGAS 1- Biologia 40h 01 EDITAL Nº 01/2015 O DIRETOR GERAL DO CAMPUS ARACRUZ DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO, torna pública a abertura de inscrições para o Processo Seletivo Simplificado,

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA

ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROFESSORES-TUTORES PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA, REALIZADO PELO CONVÊNIO UNIRIO-CISBAF E OFERTADO PELA UNIVERSIDADE ABERTA

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL/SMAR Nº 002/2013

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL/SMAR Nº 002/2013 1 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL/SMAR Nº 002/2013 A Secretaria de Municipal de Administração e Recursos Humanos do Município de Santa Teresa faz saber que fará realizar o Processo Seletivo Simplificado,

Leia mais

FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO EDITAL Nº 02/2015. Seleção Pública para Tutor. - UAEADTec UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO A UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO abre

Leia mais

Serviço Público Federal. CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA _ 10ª REGIÃO JURISDIÇÃO Pará/Amapá

Serviço Público Federal. CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA _ 10ª REGIÃO JURISDIÇÃO Pará/Amapá CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 10ª REGIÃO Pa-Ap PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO ASSISTENTE ADMINISTRATIVO Edital de Processo Seletivo Simplificado nº 01/2015 O Conselho Regional de Psicologia 10ª Região

Leia mais

Edital N.º 032/2014 CPV Boa Vista, 27 de fevereiro de 2014.

Edital N.º 032/2014 CPV Boa Vista, 27 de fevereiro de 2014. Edital N.º 032/2014 CPV Boa Vista, 27 de fevereiro de 2014. A Universidade Federal de Roraima-UFRR, por meio da Comissão Permanente de Vestibular CPV, torna público o Processo Seletivo Simplificado, para

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL. Seleção Simplificada de Tutor

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL. Seleção Simplificada de Tutor Seleção Simplificada de Tutor Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação - TSI Edital UAB/UFABC 008/2012 Processo seletivo Tutor TSI A UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC, em parceria com o Programa

Leia mais

EDITAL CEAD Nº 10/2012

EDITAL CEAD Nº 10/2012 EDITAL CEAD Nº 10/2012 Dispõe sobre as normas de seleção de tutores a distância para as disciplinas dos 1º e 2º semestres de 2013 para o Curso de Graduação em Letras Inglês na modalidade a distância da

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Ministério da Educação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão IFMA Diretoria de Educação a Distância Edital n

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PÓS-GRADUAÇÃO IUA nº. 010 de 20/11/2015

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PÓS-GRADUAÇÃO IUA nº. 010 de 20/11/2015 O INSTITUTO UNIVERSITÁRIO ATLÂNTICO IUA, em parceria com o INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA Guarda/Portugal e a Faculdade Einstein, torna público, para conhecimento dos interessados, que realizará Processo

Leia mais

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 011 / 2014 DSEI Kayapó Mato Grosso A SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa

Leia mais

1.2 O Processo Seletivo será realizado pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, conforme as normas deste edital.

1.2 O Processo Seletivo será realizado pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, conforme as normas deste edital. EDITAL Nº. 15/2010 PROCESSO SELETIVO DE TUTOR A DISTÂNCIA PARA OS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA e-tec- ESCOLA TÉCNICA ABERTA DO BRASIL O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARIQUEMES GABINETE DO PREFEITO EDITAL Nº. 001/2012

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARIQUEMES GABINETE DO PREFEITO EDITAL Nº. 001/2012 1 EDITAL Nº. 001/2012 O MUNICÍPIO DE ARIQUEMES, pessoa jurídica de direito público, inscrito no CNPJ sob o nº. 04.104.816/0001-16, estabelecido com sua sede administrativa, na Avenida Tancredo Neves, nº

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA Setor de Ciências Sociais Aplicadas Departamento de Serviço Social

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA Setor de Ciências Sociais Aplicadas Departamento de Serviço Social PROCESSO SELETIVO PARA TUTORES A DISTÂNCIA: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA Setor de Ciências Sociais Aplicadas Departamento de Serviço Social EDITAL 001/2013 A Universidade Estadual de Ponta Grossa,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL Nº. 025/2013 - PRE/UFSM

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL Nº. 025/2013 - PRE/UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL Nº. 025/2013 - PRE/UFSM SELEÇÃO DE TUTOR PARA CURSO SEMIPRESENCIAL Inscrição para Tutoria do Curso de Aperfeiçoamento

Leia mais

A FUNDAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO FUNDAÇÃO CECIERJ/CONSÓRCIO CEDERJ

A FUNDAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO FUNDAÇÃO CECIERJ/CONSÓRCIO CEDERJ SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO FUNDAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Edital DAC-CECIERJ Nº 03/2015 SELEÇÃO PÚBLICA DESTINADA À

Leia mais

Salvador, Bahia Terça-feira 27 de Maio de 2014 Ano XCVIII N o 21.434 EDITAL Nº 049/2014

Salvador, Bahia Terça-feira 27 de Maio de 2014 Ano XCVIII N o 21.434 EDITAL Nº 049/2014 Salvador, Bahia Terça-feira 27 de Maio de 2014 Ano XCVIII N o 21.434 EDITAL Nº 049/2014 O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições legais e regimentais, torna público

Leia mais

FUNDAÇÃO DE APOIO CIENTÍCO E TECNOLÓGICO DO TOCANTINS NÚCLEO DE GESTÃO DE PESSOAS

FUNDAÇÃO DE APOIO CIENTÍCO E TECNOLÓGICO DO TOCANTINS NÚCLEO DE GESTÃO DE PESSOAS EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 01/2016 A Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins FAPTO, personalidade jurídica de direito privado, CNPJ: 06.343.763/0001-11, situada à Orla 14, Praia da

Leia mais

EDITAL PROEXT 005/2014 DE 07 DE MARÇO DE 2014

EDITAL PROEXT 005/2014 DE 07 DE MARÇO DE 2014 EDITAL PROEXT 005/2014 DE 07 DE MARÇO DE 2014 SELEÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR PARA PARTICIPAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA OFERECIDA NO ÂMBITO DO PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO.

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO Rio de Janeiro, em 07 de julho de 2014 Saúde do Trabalhador e Ecologia H uman a CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EDITA L PARA S E L EÇÃ O D E T U TOR E S A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP),

Leia mais

EDITAL N o 02/ 2015 1. OBJETIVO DO PROCESSO SELETIVO

EDITAL N o 02/ 2015 1. OBJETIVO DO PROCESSO SELETIVO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO - PROPPi FACULDADE DE EDUCAÇÃO - FEUFF COORDENADORIA DE ENSINO A DISTÂNCIA - CEAD EDITAL N o 02/ 2015 A Universidade Federal

Leia mais

EDITAL. CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TISIOLOGIA E PNEUMOLOGIA 2013 Pós-Graduação Lato Sensu

EDITAL. CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TISIOLOGIA E PNEUMOLOGIA 2013 Pós-Graduação Lato Sensu UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO BIOMÉDICO FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TISIOLOGIA E PNEUMOLOGIA 1 EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TISIOLOGIA E PNEUMOLOGIA

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO VICE-REITORIA/CENTRO BIOMÉDICO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO VICE-REITORIA/CENTRO BIOMÉDICO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO VICE-REITORIA/CENTRO BIOMÉDICO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL Edital Nº 02/2014 Processo Seletivo de Tutores para o Curso

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROCESSO SELETIVO nº. 03/2014/DEAD EDITAL PARA SELEÇÃO DE TUTOR A DISTÂNCIA A Reitora do Instituto Federal

Leia mais

EDITAL Nº 10/2012, de 14 agosto de 2012 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA TUTORES PRESENCIAIS PROCESSO Nº 23222.000437/2012-86

EDITAL Nº 10/2012, de 14 agosto de 2012 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA TUTORES PRESENCIAIS PROCESSO Nº 23222.000437/2012-86 EDITAL Nº 10/2012, de 14 agosto de 2012 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA TUTORES PRESENCIAIS PROCESSO Nº 23222.000437/2012-86 O Diretor Geral do campus Rio Pomba do Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA EDITAL N.º 019/2013

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA EDITAL N.º 019/2013 SELEÇÃO DE ALUNOS PARA PROVIMENTO DAS VAGAS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA (PNAP - PÚBLICA), NA MODALIDADE A DISTÂNCIA A Universidade Federal de Juiz de Fora, por meio do Centro de Educação

Leia mais

Prezados vestibulandos, sejam todos bem-vindos!

Prezados vestibulandos, sejam todos bem-vindos! Prezados vestibulandos, sejam todos bem-vindos! A Faculdade Educacional da Lapa oferece os seguintes cursos: - Licenciatura em Pedagogia, na modalidade EAD, com 5500 vagas, reconhecido pela Portaria nº

Leia mais

EDITAL nº 02/2016. 2 DO CALENDÁRIO ACADÊMICO: 2.1 O curso de Especialização em Bioética será oferecido:

EDITAL nº 02/2016. 2 DO CALENDÁRIO ACADÊMICO: 2.1 O curso de Especialização em Bioética será oferecido: EDITAL nº 02/2016 A Diretora Geral da Faculdade Canção Nova, no uso de suas atribuições legais, torna público aos interessados que estarão abertas as inscrições do Processo Seletivo para o preenchimento

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 34 2012 IFES/UAB. Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas EaD Vagas Remanescentes

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 34 2012 IFES/UAB. Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas EaD Vagas Remanescentes MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS SERRA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Rodovia ES-010 Km 6,5 Manguinhos 29173-087 Serra ES 27 3348-9204 SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

Leia mais

Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua assinatura. São Bernardo do Campo, 14 de março de 2013 PROF. DR. MARCIO DE MORAES REITOR

Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua assinatura. São Bernardo do Campo, 14 de março de 2013 PROF. DR. MARCIO DE MORAES REITOR RESOLUÇÃO CONSUN Nº 04/2013 Aprova Edital do Processo Seletivo do Programa de integralização de créditos para a conclusão do Curso Superior de Teologia 2º semestre de 2013 na modalidade a distância O Conselho

Leia mais

e)são Paulo Balneário São Francisco

e)são Paulo Balneário São Francisco EDITAL DE SELEÇÃO DE TUTOR PARA POLO DE APOIO PRESENCIAL DA UAB DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM: ESPORTES E ATIVIDADES INCLUSIVAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF),

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA/NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE VIRTUAL DE RORAIMA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA/NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE VIRTUAL DE RORAIMA EDITAL Nº 023/2013-NEaD/UFRR Boa Vista-RR, 22 de abril de 2013. A COORDENADORA DO NÚCLEO DE (NEAD) E COORDENADORA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB), DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR), A COORDENADORA

Leia mais

EDITAL BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM/ MESTRADO ACADÊMICO

EDITAL BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM/ MESTRADO ACADÊMICO EDITAL BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM/ MESTRADO ACADÊMICO 1. FINALIDADE: 1.1. Abrir as inscrições e estabelecer as condições de seleção para ingresso como bolsista PNPD/CAPES

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE PPGC EDITAL Nº 017/2015-PPGC

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE PPGC EDITAL Nº 017/2015-PPGC CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE PPGC EDITAL Nº 017/2015-PPGC 1 PREAMBULO Estabelece as normas para o processo seletivo de alunos regulares no Programa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE A Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de

Leia mais

ANEXO IV. UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REGULAÇÃO E GESTÃO DE NEGÓCIOS EDITAL No.002/2010

ANEXO IV. UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REGULAÇÃO E GESTÃO DE NEGÓCIOS EDITAL No.002/2010 ANEXO IV UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REGULAÇÃO E GESTÃO DE NEGÓCIOS EDITAL No.002/2010 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO MESTRADO PROFISSIONAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM

Leia mais