Oficina de Pesquisa Científica na Pós-Graduação- PPGIGC

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Oficina de Pesquisa Científica na Pós-Graduação- PPGIGC"

Transcrição

1 Oficina de Pesquisa Científica na Pós-Graduação- PPGIGC

2 Oficina de Pesquisa Científica na Pós-Graduação- PPGIGC Ferramentas para elaboração de artigos científicos Prof. Dr. Pedro Henrique Triguis Schimit

3 Conteúdo Edição de textos científicos usando o Microsoft Word Organização de texto científico e gerenciamento do texto e de referências bibliográficas. Criação de listas, índices e sumários automáticos. Inclusão de equações usando o Microsoft Equation Editor. Inclusão de figuras e tabelas no texto. Uso de templates no Microsoft Word: Exemplo com o uso do template SBC.

4 Conteúdo Edição de textos científicos usando o Latex Apresentação do ambiente. O "compilador": MikTex. Organização de texto científico, compilação do texto e visualização do resultado. Gerenciamento de bibliografia. Gerenciamento e apresentação de figuras e tabelas. Uso de estilos prontos de revistas; o padrão IEEE e llncs.

5 Conteúdo Software de gerenciamento de referências bibliográficas Uso do Mendeley para gerenciamento e compartilhamento online de textos científicos

6 Elementos básicos Figuras, tabelas, títulos de seções, referências, citações; Cada tipo de elemento tem sua formatação determinada pela entidade que publicará o artigo; Editores de texto automatizam essa formatação.

7 Guide for authors - Communications in Nonlinear Science and Numerical Simulation tions-in-nonlinear-science-and-numericalsimulation/ /guide-for-authors

8 Editores de texto Abordagem WYSIWYG (What You See Is What You Get) para a edição visual do texto e de seu layout; Específicos para plataformas, com resultados diferentes em computadores diferentes; Sem uso de linguagem específica ou scripts.

9 Editores de texto MS Office Permite a criação de: Sumário; Listas de tabelas e figuras; Citações e referências bibliográficas; Composição de fórmulas matemáticas.

10 Sumário e listas de figuras e tabelas Formatar os títulos do capítulo, seção, ou subseção através do estilos Título 1, Título 2 ou Título 3 ; Formatar as legendas das figuras e das tabelas com os estilos Figura ou Tabela.

11 Exemplo de título

12 Exemplo de legenda de figura

13 Sumário Aba Referências, Sumário.

14 Lista de figuras ou tabelas Aba Referências, Inserir índice de ilustrações ; No campo Nome da legenda, escolher entre Figura, ou Tabela.

15 Referências bibliográficas Escrever a seção de referências bibliográficas, e citar corretamente textos de outros autores é uma das tarefas mais importantes da escrita de um artigo científico; É também uma das mais chatas; O processo pode (e deve) ser automatizado.

16 Referências bibliográficas MS Office Preenchimento dos dados.

17 Referências bibliográficas MS Office Escolha do estilo de citação. Mais usados: ABNT e Vancouver; O estilo ABNT não acompanha o MS Office. Pode ser baixado de bliografia, nome ABNT_AuthorA.XSL; Colocar o arquivo na pasta Bibliography\Styles dentro do diretório de instalação do Office.

18 Referências bibliográficas MS Office Para inserir uma citação, leve o cursor ao final do parágrafo e clicar no botão "Inserir Citação :

19 Referências bibliográficas MS Office Para inserir as referências bibliográficas, basta escolher o local e clicar no botão Bibliografia.

20 Fórmulas matemáticas MS Office O MS Office tem uma ferramenta para composição de fórmulas matemáticas: Equation Editor. Aba Inserir, Equação.

21 Fórmulas matemáticas MS Office Equation Editor:

22 Templates Publicações disponibilizam templates para que o autor escreva o texto de maneira mais fácil usando o padrão da revista. Template da SBC (Sociedade Brasileira de Computação): mid=195&task=view.download&cid=38

23 MS Word - Exercício Crie um documento do MS Word com diferentes seções e subseções, inserindo um sumário no começo do documento. Cadastre referências bibliográficas e as referencie no texto. Dica: Faça um guia para resolução de uma equação de segundo grau da forma:

24 Processadores de texto Melhor opção para artigos científicos; Texto é escrito em sua forma pura ( plain text ); O arquivo do texto é processado, gerando a versão final em formatos de exibição de textos (PS, PDF); Vantagens: Independência de plataforma; Padronização da formatação a partir de um arquivo de configuração.

25 Processadores de texto Exemplos: TeX: emprega comandos de baixo nível; LaTeX: conjunto de macros para Tex com comandos de alto nível. Possui a ferramenta bibtex para a organização das referências; Lyx: fornece uma interface gráfica para a edição da estrutura do texto, que será então convertido para um arquivo LaTeX.

26 LaTex Texto em LaTex MikTex DVI (Device Independent format)

27 LaTex Elementos do texto: \documentclass[a4paper,12pt] {article} \usepackage[brazil]{babel} \usepackage[latin1]{inputenc} \begin{document} \end{document}

28 LaTex Partes do documento: \title{título do documento} \maketitle \chapter{capítulo} \section{seção} \subsection{subseção} \subsubsection{subsubseção} Atenção: Nem todos os estilos de documentos LaTex aceitam todas essas partes!

29 LaTex Exemplo:

30 LaTex Exemplo resultado:

31 LaTex Sumário: \tableofcontents Lista de figuras: \listoffigures Lista de tabelas: \listoftables

32 LaTex Formatação simples do texto: ``Texto entre aspas \textit{isto está em itálico}. \textbf{isto esta em negrito}. Resultado: Texto entre aspas. Isto está em itálico. Isto esta em negrito.

33 LaTex Formatação simples do texto: Centralizando: \begin{center}... \end{center}

34 LaTex Itens: \begin{itemize} \item Os itens são precedidos por $\bullet$; \item Os itens são separados por um espaço adicional. \end{itemize} Resultado: Os itens são precedidos por ; Os itens são separados por um espaço adicional.

35 LaTex Fórmulas matemáticas. Formato: $fórmula$. Quando se precisa destacar uma equação no texto, pode-se usar o ambiente equation : \begin{equation} x=\frac{-b\pm\sqrt{b^2-4ac}}{2a}. \end{equation} Resultado:

36 LaTex Nessa equação: x=\frac{-b\pm\sqrt{b^2-4ac}}{2a}, temos: \frac{numerador}{denominador} \pm, símbolo ±; \sqrt, símbolo ; ^, elevando um número a outro. Raízes: \sqrt[n]{radicando}. Se quisermos a raiz cúbica de 8 = 2, escrevemos: $\sqrt[3]{8}=2$ E conseguimos:

37 LaTex Tabela de símbolos matemáticos

38 LaTex Tabela de símbolos matemáticos

39 LaTex fórmulas matemáticas Sendo assim, se quisermos escrever a fórmula do delta, para o cálculo da raiz da equação de segundo grau, temos: $\Delta=b^2-4ac$

40 LaTex Figuras O LaTex trabalha melhor com figuras vetoriais, como o.eps. Para inserir uma figura dessas no arquivo, é necessário usar: \usepackage{graphicx} \begin{figure}[htbp] \caption{legenda da figura} \includegraphics[height=7cm]{arquivo.eps} \end{figure}

41 LaTex Figuras Para uma figura em png de nome exemplo1, faz-se: \begin{figure}[h] \centering \includegraphics[width=0.7\linewidth]{exemplo1} \caption{campo de vetores para o exemplo.} \label{fig:image001} \end{figure}

42 LaTex Tabelas Ruim. Quase como programar uma tabela em HTML. Há uma macro do Excel, Excel2LaTeX, que facilita um pouco o uso de tabelas em LaTex. Ou o site:

43 LaTex Tabelas A seguinte tabela:

44 LaTex Tabelas Tem o seguinte código:

45 LaTex Referências cruzadas Para fazermos referências cruzadas no LaTex, usamos o comando \label dentro da estrutura que queremos referenciar: \begin{equation} \label{eq2grau} x=\frac{-b\pm\sqrt{b^2-4ac}}{2a}. \end{equation}

46 LaTex Referências cruzadas Uso: Para resolver uma equação de segundo grau, calcula-se o delta da equação, e sem seguida, usa-se a fórmula \ref{eq2grau}. Resultado: Para resolver uma equação de segundo grau, calcula-se o delta da equação, e sem seguida, usa-se a fórmula (1).

47 LaTex Referências cruzadas O label pode ser usado em seções do texto, figuras, fórmulas, tabelas.

48 LaTex Bibliografia No LaTex, também devemos cadastrar a bibliografia que queremos citar no texto. Pode-se usar um arquivo à parte com extensão.bib e incluir essa referência no texto.

49 LaTex Bibliografia

50 LaTex Estilos Algumas revistas disponibilizam sua própria classe de funções e macros Tex encapsuladas em LaTex. Isso permite a padronização do texto em sua escrita. Estilos mais conhecidos: llncs IEEE

51 LaTex Uso de estilos Geralmente, cada estilo disponibiliza sua biblioteca. Após inseri-la no texto por: \documentclass{llncs} É necessário estudar o uso de suas funções, por exemplo: \institute \ \abstract Isso permite a publicação no jornal de maneira rápida e quase direta.

52 LaTex Exercício Usando o TeXstudio, escreva um documento que explique como resolver uma equação do segundo grau.

53 Gerenciamento de referências bibliográficas

54 Mendeley Rede que permite compartilhamento de PDFs, referências bibliográficas e anotações voltada ao meio acadêmico; Mendeley Desktop: software que auxilia na criação, compartilhamento e uso dessas referências.

55 Mendeley - Características

56 Mendeley Características bibliográficas Cria automaticamente a citação para diferentes jornais e revistas; Formatação flexível de bibliografia; Compartilhamento de bibliografias.

57 Mendeley Características de leitura Histórico de arquivos lidos; Anotações e highlights de partes importantes do texto; Anotações e highlights podem ser compartilhados;

58 Mendeley Características de organização Importação de artigos: Sites da internet; De outro software organizacional; De uma pasta no computador; Definida uma pasta de artigos, o Mendeley executa automaticamente a atualização quando novos arquivos são adicionados à pasta.

59 Mendeley Características de colaboração Criação de grupos de trabalho de até 50 pessoas, em que é possível: Compartilhar arquivos; Acompanhar log de atividades;

60 Mendeley Características de armazenamento Todos os arquivos ficam na nuvem e são sincronizados automaticamente com todos seus dispositivos que possuem o software; Armazenamento gratuito de 2GB;

61 Mendeley Exercício Criar uma conta; Inserir dois artigos: Usar as ferramentas do programa.

Oficina: escrevendo artigos no LaTeX. João Paulo Just Peixoto http://just.pro.br

Oficina: escrevendo artigos no LaTeX. João Paulo Just Peixoto http://just.pro.br Oficina: escrevendo artigos no LaTeX João Paulo Just Peixoto http://just.pro.br Roteiro Benefícios O que é exatamente? Instalando o MiKTeX Primeiro exemplo Figuras, Tabelas e Equações Referências e BibTeX

Leia mais

L A TEX Aula de Exercícios básicos

L A TEX Aula de Exercícios básicos L A TEX Aula de não tão 26 de Novembro de 2013 UFES Sumário Parte 1 - L A TEXa ferramenta editorial que tudo faz não tão Histórica e Filosofia (do TEXe L A TEX). Instalação e os primeiros passos (de vagar

Leia mais

Minicurso de LATEX. Débora Pandolfi Alves, Ricardo Nabinger Sanchez, Felipe W. Damasio

Minicurso de LATEX. Débora Pandolfi Alves, Ricardo Nabinger Sanchez, Felipe W. Damasio Minicurso de L A TEX Débora Pandolfi Alves Ricardo Nabinger Sanchez Felipe W. Damasio Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Universidade do Vale do Rio dos Sinos UniINFO 2005 http://mutuca.metropoa.tche.br/

Leia mais

Gerenciador de Referências. EndNote. Nonato Ribeiro Biblioteca de Ciências e Tecnologia (UFC)

Gerenciador de Referências. EndNote. Nonato Ribeiro Biblioteca de Ciências e Tecnologia (UFC) Gerenciador de Referências EndNote Nonato Ribeiro Biblioteca de Ciências e Tecnologia (UFC) Pesquisa na Web of Science O que é o EndNote? Funcionalidades da ferramenta Como incluir citações no Word usando

Leia mais

BLOG ESCOLAS. Após acessar o seu respectivo blog, você será direcionado a tela a seguir. Vamos conhecê-la um pouco melhor.

BLOG ESCOLAS. Após acessar o seu respectivo blog, você será direcionado a tela a seguir. Vamos conhecê-la um pouco melhor. 1 CONHECENDO A PÁGINA PRINCIPAL Após acessar o seu respectivo blog, você será direcionado a tela a seguir. Vamos conhecê-la um pouco melhor. PAGINAS- Mostras as paginas do blog LOCALIZADOR área de busca

Leia mais

Minicurso de L A TEX

Minicurso de L A TEX Minicurso de L A TEX Grupo de Educação Tutorial da Engenharia Computacional Semana de Minicursos do GET-EngComp 11 de julho, 2012 GET da Engenharia Computacional Minicurso de LATEX 1/37 L A TEX é um sistema

Leia mais

MENDELEY. Prof. Sidney Sára Zanetti. Universidade Federal do Espírito Santo CCA / Depto. de Ciências Florestais e da Madeira

MENDELEY. Prof. Sidney Sára Zanetti. Universidade Federal do Espírito Santo CCA / Depto. de Ciências Florestais e da Madeira MENDELEY Prof. Sidney Sára Zanetti Universidade Federal do Espírito Santo CCA / Depto. de Ciências Florestais e da Madeira O Mendeley é um sistema gratuito criado, em 2008, por estudantes de doutorado

Leia mais

Citar e referenciar: gestores de referências bibliográficas. Isabel Marcos Direção de Serviços de Documentação Universidade Aberta Junho de 2015

Citar e referenciar: gestores de referências bibliográficas. Isabel Marcos Direção de Serviços de Documentação Universidade Aberta Junho de 2015 Citar e referenciar: gestores de referências bibliográficas Isabel Marcos Direção de Serviços de Documentação Universidade Aberta Junho de 2015 Gestores de referências bibliográficas Os gestores de referências

Leia mais

OFICINA BLOG DAS ESCOLAS

OFICINA BLOG DAS ESCOLAS OFICINA BLOG DAS ESCOLAS Créditos: Márcio Corrente Gonçalves Mônica Norris Ribeiro Março 2010 1 ACESSANDO O BLOG Blog das Escolas MANUAL DO ADMINISTRADOR Para acessar o blog da sua escola, acesse o endereço

Leia mais

Journal of Transport Literature

Journal of Transport Literature JTL RELIT www.transport-literature.org ISSN 2238-1031 Journal of Transport Literature JTL Regras de formatação de Artigos 1. Aspectos Gerais Todos os artigos devem ser acompanhados do preenchimento de

Leia mais

FERRAMENTAS DO MSWORD2010 DE APOIO PARA UTILIZAÇÃO DO TDIINPE.DOTX

FERRAMENTAS DO MSWORD2010 DE APOIO PARA UTILIZAÇÃO DO TDIINPE.DOTX sid.inpe.br/mtc-m19/2011/06.22.13.13-pud FERRAMENTAS DO MSWORD2010 DE APOIO PARA UTILIZAÇÃO DO TDIINPE.DOTX Maria do Rosário Gifoni Tierno URL do documento original:

Leia mais

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário CADERNO DE INFORMÁTICA FACITA Faculdade de Itápolis Aplicativos Editores de Texto WORD 2007/2010 Sumário Editor de texto... 3 Iniciando Microsoft Word... 4 Fichários:... 4 Atalhos... 5 Área de Trabalho:

Leia mais

EndNote Basic. Maria Cristina Cavarette Dziabas mcdziaba@ifsc.usp.br Sabrina Di Salvo Mastrantonio sabrina@ifsc.usp.br

EndNote Basic. Maria Cristina Cavarette Dziabas mcdziaba@ifsc.usp.br Sabrina Di Salvo Mastrantonio sabrina@ifsc.usp.br EndNote Basic Maria Cristina Cavarette Dziabas mcdziaba@ifsc.usp.br Sabrina Di Salvo Mastrantonio sabrina@ifsc.usp.br Novembro/2013 EndNote Gerenciador de Referências Bibliográficas; Software da Thomson

Leia mais

Migrando para o Word 2010

Migrando para o Word 2010 Neste guia O Microsoft Word 2010 está com visual bem diferente, por isso, criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Leia-o para saber as partes principais da nova interface,

Leia mais

APOSTILA DE INFORMÁTICA MICROSOFT WORD 2012

APOSTILA DE INFORMÁTICA MICROSOFT WORD 2012 APOSTILA DE INFORMÁTICA MICROSOFT WORD 2012 Profa Responsável Fabiana P. Masson Caravieri SUMÁRIO 1. MICROSOFT WORD 2010.... 3 1.1 INICIANDO O WORD 2010.... 3 2. Pagina Inicial.... 6 2.1 Aba arquivo...

Leia mais

Compositor de Impressão do QGIS

Compositor de Impressão do QGIS Compositor de Impressão do QGIS 1. Introdução O Compositor de Impressão é uma ferramenta oferecida pelo QGIS para elaborar a versão final dos mapas que serão impressos. Permite a definição de escala e

Leia mais

FERRAMENTAS DO WORD2007 DE APOIO PARA UTILIZAÇÃO DO TDIINPE.DOTX

FERRAMENTAS DO WORD2007 DE APOIO PARA UTILIZAÇÃO DO TDIINPE.DOTX INPE-16627-PUD/214 FERRAMENTAS DO WORD2007 DE APOIO PARA UTILIZAÇÃO DO TDIINPE.DOTX Maria do Rosario Gifoni Tierno Registro do documento original:

Leia mais

ENDNOTE WEB. Dra. Erlaine Binotto Mestrando: Eduardo Luis Casarotto

ENDNOTE WEB. Dra. Erlaine Binotto Mestrando: Eduardo Luis Casarotto ENDNOTE WEB Dra. Erlaine Binotto Mestrando: Eduardo Luis Casarotto Mossoró Ago. 2012 INTRODUÇÃO O EndNote Web foi desenvolvido pela Thomson Reuters e está disponível gratuitamente no ISI Web of Knowledge.

Leia mais

Seminários I - Introdução ao LATEX

Seminários I - Introdução ao LATEX Seminários I - Introdução ao L A TEX Salvador, Agosto - 2013 Agenda 1 Introdução 2 Requisitos 3 Instalação O que é LATEX? Pacote criado para preparação de textos impressos de alta qualidade Pode ser utilizado

Leia mais

Tutorial de Beamer: apresentações em L A TEX

Tutorial de Beamer: apresentações em L A TEX Tutorial de Beamer: apresentações em L A TEX Carlos A. P. Campani 24 de abril de 2006 1 Introdução Beamer é uma classe L A TEX para produzir apresentações. Outras classes L A TEX com o mesmo propósito

Leia mais

Portal do Projeto Tempo de Ser

Portal do Projeto Tempo de Ser Sumário Portal do Projeto Tempo de Ser O que é um Wiki?...2 Documentos...2 Localizando documentos...3 Links...3 Criando um Documento...4 Criando um link...4 Editando um Documento...5 Sintaxe Básica...5

Leia mais

Aula 01 Conceitos Iniciais sobre Excel 2010

Aula 01 Conceitos Iniciais sobre Excel 2010 Aula 01 Conceitos Iniciais sobre Excel 2010 Professor: Bruno Gomes Disciplina: Informática Básica Curso: Gestão de Turismo Sumário da aula: 1. Abrindo o Excel; 2. Conhecendo a Tela do Excel. 3. Inserindo

Leia mais

Aula 8 POWER POINT. Patrícia Soares de Lima. META Aprender a utilizar o Power Point como ferramenta pedagógica nas aulas de Química.

Aula 8 POWER POINT. Patrícia Soares de Lima. META Aprender a utilizar o Power Point como ferramenta pedagógica nas aulas de Química. Aula 8 POWER POINT META Aprender a utilizar o Power Point como ferramenta pedagógica nas aulas de Química. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: Discutir, de forma breve, a utilização deste software

Leia mais

Documentação em Processos ITIL com LATEX

Documentação em Processos ITIL com LATEX The PracTEX Journal, 2012, No. 1 Article revision 2012/01/12 Documentação em Processos ITIL com LATEX Rayans Carvalho e Francisco Reinaldo Email Resumo lic@unilestemg.br Muitas empresas evoluiram com a

Leia mais

Questões de Informática 2011 - Editores de Texto

Questões de Informática 2011 - Editores de Texto 1. Existe uma operação específica no Word que serve para destacar um texto selecionado colocando uma moldura colorida em sua volta, como uma caneta "destaque" (iluminadora). Trata-se de a) "Cor da borda".

Leia mais

OLÁ! Eldes saullo. Neste GUIA VISUAL você vai descobrir a maneira mais fácil de formatar seu livro e publicá-lo na Amazon e no Kindle.

OLÁ! Eldes saullo. Neste GUIA VISUAL você vai descobrir a maneira mais fácil de formatar seu livro e publicá-lo na Amazon e no Kindle. OLÁ! Neste GUIA VISUAL você vai descobrir a maneira mais fácil de formatar seu livro e publicá-lo na Amazon e no Kindle. O Guia está divido em duas partes: FORMATAÇÃO: como preparar seu arquivo antes de

Leia mais

Comandos básicos do L A T E X. Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Educação do Planalto Norte - CEPLAN

Comandos básicos do L A T E X. Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Educação do Planalto Norte - CEPLAN Comandos básicos do L A T E X Luís Felipe Bilecki felipe436@gmail.com Vivian Cremer Kalempa vivian.kalempa@udesc.br Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Educação do Planalto Norte - CEPLAN

Leia mais

Programa EndNote. Download para teste no site: http://www.endnote.com/endemo.asp. (Atualmente o EndNote está na versão 5x)

Programa EndNote. Download para teste no site: http://www.endnote.com/endemo.asp. (Atualmente o EndNote está na versão 5x) Programa EndNote 1. Informações O EndNote é um gerenciador de referências bibliográficas desenvolvido pela Thomson Reuters. O software permite armazenar e organizar as referências encontradas nas buscas

Leia mais

Apresentar uma ideia ou um material didático. É importante notar que quando se faz uma apresentação o conteúdo deve ser o foco central de atenção.

Apresentar uma ideia ou um material didático. É importante notar que quando se faz uma apresentação o conteúdo deve ser o foco central de atenção. Introdução O PowerPoint é um programa componente da suíte Office da Microsoft. Permite a criação e exibição de apresentações cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, serviço ou produto, possibilitando

Leia mais

1. Introdução a Microsoft Excel

1. Introdução a Microsoft Excel Introdução a Microsoft Excel 1. Introdução a Microsoft Excel 1.1. O que é Microsoft Excel Microsoft Excel é um software de planilha eletrônica produzido pela Microsoft Corporation, para o sistema operacional

Leia mais

INTRODUÇÃO À ELABORAÇÃO DE TEXTOS MATEMÁTICOS UTILIZANDO O LATEX. RESUMO

INTRODUÇÃO À ELABORAÇÃO DE TEXTOS MATEMÁTICOS UTILIZANDO O LATEX. RESUMO 2 INTRODUÇÃO À ELABORAÇÃO DE TEXTOS MATEMÁTICOS UTILIZANDO O LATEX. Rafael Martins Ribeiro Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Erlan P. Aragão Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Laura Goulart

Leia mais

UTILIZANDO RECURSOS E ATIVIDADES NO MOODLE

UTILIZANDO RECURSOS E ATIVIDADES NO MOODLE UTILIZANDO RECURSOS E ATIVIDADES NO MOODLE Luanna Azevedo Cruz Polyana Ribas Bernardes 2015 2015 1. INTRODUÇÃO Para utilizar as funcionalidades acesse o Moodle: http://moodle.ead.ufvjm.edu.br/ e clique

Leia mais

zotero Gerenciador de referências bibliográficas www.zotero.org

zotero Gerenciador de referências bibliográficas www.zotero.org zotero Gerenciador de referências bibliográficas www.zotero.org Na página inicial do Zotero (www.zotero.org), clique o banner Download Now. O Zotero é disponibilizado em duas versões: 1- Complemento do

Leia mais

Para o PowerPoint, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides.

Para o PowerPoint, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides. POWERPOINT 1. O QUE É UMA APRESENTAÇÃO Para o PowerPoint, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides. Em cada slide podemos ter vários elementos ou objetos

Leia mais

Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi)

Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi) Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi) Este módulo irá ensinar-lhe como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica usando o programa Prezi. A produção de uma apresentação

Leia mais

MANUAL DE REFERÊNCIA A FERRAMENTA MAIS PODEROSA NA GESTÃO DAS SUAS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

MANUAL DE REFERÊNCIA A FERRAMENTA MAIS PODEROSA NA GESTÃO DAS SUAS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS MANUAL DE REFERÊNCIA A FERRAMENTA MAIS PODEROSA NA GESTÃO DAS SUAS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS O EndNote é a ferramenta mais poderosa na pesquisa e gestão das suas referências bibliográficas. Oferece recursos

Leia mais

Noções de Informática

Noções de Informática Noções de Informática Caderno 2 CONTEÚDO MS-Excel 2010: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções

Leia mais

Do Word 2007 para o Office 365 para empresas

Do Word 2007 para o Office 365 para empresas Do Word 2007 para o Office 365 para empresas Faça a migração O Microsoft Word 2013 para área de trabalho está diferente das versões anteriores. Assim, veja a seguir uma visão geral dos novos recursos e

Leia mais

Comandos Básicos de Formatação

Comandos Básicos de Formatação Conteúdo Comandos Básicos de Formatação UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Curso de Redação em Ciência e Tecnologia Prof. Rômulo Nunes de Oliveira Primeiro documento em LaTeX (revisão) Caracteres de Controle

Leia mais

MS Word Formatação ABNT

MS Word Formatação ABNT MS Word Formatação ABNT Formatação ABNT Fonte: Arial Tamanho: 12 Alinhamento: Justificar Entrelinhas: 1,5 linhas Endentação: 1,25 cm Margens: 3cm superior e esquerda e 2cm inferior e direita Fonte 1. Selecione

Leia mais

Como usar HTML em seus anúncios no MercadoLivre. MercadoLivre Brasil

Como usar HTML em seus anúncios no MercadoLivre. MercadoLivre Brasil Como usar HTML em seus anúncios no MercadoLivre 1 Conteúdo Apresentação Como editar os novos templates O que é necessário para editar os novos templates sem usar o Mercado Livre. Como salvar uma imagem

Leia mais

Guia do Writer. Capítulo 14 Trabalhando com campos

Guia do Writer. Capítulo 14 Trabalhando com campos Guia do Writer Capítulo 14 Trabalhando com campos Direitos Autorais Este documento é protegido por Copyright 2010 por seus contribuidores listados abaixo. Você pode distribuir e/ou modificar este trabalho,

Leia mais

Editores de Texto 13/10/2012. www.paulobarbosa.com.br/informatica/ 1. MS Word 2003 MS Word 2007 MS Word 2010 BR Office Writer

Editores de Texto 13/10/2012. www.paulobarbosa.com.br/informatica/ 1. MS Word 2003 MS Word 2007 MS Word 2010 BR Office Writer MS Word 2003 MS Word 2007 MS Word 2010 BR Office Writer Esse material deve ser denominado Notas de Aulas. Ele não é auto didático, não o utilize como fonte única de consulta para estudos para préconcurso.

Leia mais

Microsoft PowerPoint XP. Módulo I I

Microsoft PowerPoint XP. Módulo I I FUNCICI MG ESCOLA TÉCNICA DE FORMAÇÃO GERENCIAL DE CONTAGEM CURSO TÉCNICO AMBIENTAL E DE SEGURANÇA APOSTILA BÁSICA: Microsoft PowerPoint XP Módulo I I Elaborada por: Walter Santos 2007 2 S U M Á R I O

Leia mais

Curso de L A TEX. Parte 1: LATEX Básico Aula 2. S. C. G. Granja. Departamento de Matemática Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT

Curso de L A TEX. Parte 1: LATEX Básico Aula 2. S. C. G. Granja. Departamento de Matemática Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT Curso de L A TEX Parte 1: LATEX Básico Aula 2 S. C. G. Granja Departamento de Matemática Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT Centro de Informática Aplicada à Educação Matemática Mar./Abr. 2009

Leia mais

Por meio da opção Subtotais, encontrada no menu Dados, é possível consolidar a quantidade de processos em cada data que aparece na planilha.

Por meio da opção Subtotais, encontrada no menu Dados, é possível consolidar a quantidade de processos em cada data que aparece na planilha. 01 Q298518 Noções de Informática Editor de Textos Microsoft Word e BrOffice.org Writer Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: CNJProva: Técnico Judiciário Área BETA Administrativa Julgue os itens seguintes, acerca

Leia mais

Manual do Usuário CMS WordPress Versão atual: 3.0

Manual do Usuário CMS WordPress Versão atual: 3.0 Manual do Usuário CMS WordPress Versão atual: 3.0 1 - Introdução O Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional, CGCO, criou, em março de 2008, uma equipe para atender à demanda de criação de novos

Leia mais

Aula 9 EXCEL. Patrícia Soares de Lima. META Discutir a importância da utilização do Excel no preenchimento de planilhas.

Aula 9 EXCEL. Patrícia Soares de Lima. META Discutir a importância da utilização do Excel no preenchimento de planilhas. Aula 9 EXCEL META Discutir a importância da utilização do Excel no preenchimento de planilhas. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: Discutir, de forma breve, a utilização deste software como

Leia mais

SAMUEL INFORMÁTICA SEAP 11-02-2015. Curso Básico de MS Office Word 2010/BrOffice Writer

SAMUEL INFORMÁTICA SEAP 11-02-2015. Curso Básico de MS Office Word 2010/BrOffice Writer SEAP 11-02-2015 SAMUEL INFORMÁTICA Curso Básico de MS Office Word 2010/BrOffice Writer O MS-Word 2010 é um grande processador de texto onde realiza grande parte de serviços de escritórios, cartas, currículos

Leia mais

Humano-Computador (IHC)

Humano-Computador (IHC) 1 INF1403 Introdução a Interação Humano-Computador (IHC) Turma 3WA Professora: Clarisse Sieckenius de Souza Filmes e Discussões sobre a Experiência do Usuário com Software 10/Mar/2010 Nota: os filmes não

Leia mais

Tutorial Zotero (UFJF)

Tutorial Zotero (UFJF) Tutorial Zotero (UFJF) Um guia elaborado pelo GET Luiz Gonzaga Engenharia de Produção / UFJF Elaboração Felipe Oliveira Gustavo Mol Maria Daibert 1 Introdução O Zotero Um gerenciador de citações. Projetado

Leia mais

Introdução ao L A TEX e ao pacote de normas para trabalhos acadêmicos da UTFPR

Introdução ao L A TEX e ao pacote de normas para trabalhos acadêmicos da UTFPR Introdução ao L A TEX e ao pacote de normas para trabalhos acadêmicos da UTFPR Kaya Sumire Abe kaya.sumire@gmail.com petcoce-ct@utfpr.edu.br Programa de Educação Tutorial Computando Culturas em Equidade

Leia mais

ÍNDICE. www.plugweb.com.br

ÍNDICE. www.plugweb.com.br ÍNDICE Prefácio...2 Sobre Este Manual... 2 A Quem Se Destina Este Manual... 3 A Organização Deste Manual... 3 Convenções de documentação... 4 Convenções Tipográficas...4 Dúvidas...4 Sobre o Site Fácil...4

Leia mais

Tutorial Moodle ESDM - professores

Tutorial Moodle ESDM - professores Primeira entrada: Tutorial Moodle ESDM - professores USUÁRIO - MODIFICAR PERFIL No primeiro login/entrada no MOODLE aparecerá a tela do PERFIL para que o usuário complete seus dados. EDITANDO O PERFIL

Leia mais

APRESENTAÇÃO. questões que constantemente chegam ao Suporte de Informática do Órgão Central.

APRESENTAÇÃO. questões que constantemente chegam ao Suporte de Informática do Órgão Central. APRESENTAÇÃO O presente documento Aplicativos de E-mail / Webmail Nível Básico Perguntas e Respostas tem como principal objetivo disponibilizar aos servidores das Escolas Estaduais do Estado de Minas Gerais

Leia mais

Para o OpenOffice Impress, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides.

Para o OpenOffice Impress, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides. OPENOFFICE IMPRESS 1. O QUE É UMA APRESENTAÇÃO Para o OpenOffice Impress, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides. Em cada slide podemos ter vários elementos

Leia mais

Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Sistemas Operacionais de Rede

Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Sistemas Operacionais de Rede Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Sistemas Operacionais de Rede Um serviço de diretório, como o Active Directory, fornece os métodos para armazenar os dados de diretório (informações sobre objetos

Leia mais

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Pré requisitos: Elaboração de questionário Formulário multimídia Publicação na internet Uso de senhas na Web Visualização condicionada ao perfil A

Leia mais

PowerPoint 2010 para o Office 365 para empresas

PowerPoint 2010 para o Office 365 para empresas PowerPoint 2010 para o Office 365 para empresas Faça a migração O Microsoft PowerPoint 2013 tem uma aparência diferente das versões anteriores. Assim, veja a seguir uma visão geral dos novos recursos e

Leia mais

Manual do Usuário PORTAL CNI CMS PUBLICA

Manual do Usuário PORTAL CNI CMS PUBLICA Manual do Usuário PORTAL CNI CMS PUBLICA SUMÁRIO 1. CONCEITOS INICIAIS...04 1.1 O que é um CMS?...04 1.2 Especificidades do Publica...04 1.3 O que é uma template?...04 1.4 O que são Páginas...04 1.5 O

Leia mais

ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)

ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) Um resumo das normas Este resumo é indicado, principalmente, para quem for escrever um trabalho científico. Como a própria ABNT diz, ao introduzir o texto

Leia mais

GERENCIADOR BIBLIOGRÁFICO ENDNOTE BASIC

GERENCIADOR BIBLIOGRÁFICO ENDNOTE BASIC GERENCIADOR BIBLIOGRÁFICO ENDNOTE BASIC Elaborado por: Jane Rodrigues Guirado, Márcia Meireles de Melo Diniz e Marco Antônio Lorena Queiroz, bibliotecários da Escola de Arquitetura da Universidade Federal

Leia mais

UNIDADE III Sistemas Operacionais WINDOWS

UNIDADE III Sistemas Operacionais WINDOWS UNIDADE III Sistemas Operacionais WINDOWS Objetivo da unidade Objetivo Geral Apontar as noções básicas do Windows Praticar o aprendizado sobre o Sistema Operacional Objetivos Específicos Entender como

Leia mais

Criando cartas personalizadas. Marcos Rocha

Criando cartas personalizadas. Marcos Rocha Criando cartas personalizadas Marcos Rocha 2012 Neste guia prático vou mostrar como você pode utilizar apenas dois programas e fazer uma mala direta com tudo que tem direito para seus pacientes, como por

Leia mais

Trabalho Bimestral PRODUÇÃO GRÁFICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO INFORMÁTICA BÁSICA

Trabalho Bimestral PRODUÇÃO GRÁFICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO INFORMÁTICA BÁSICA PRODUÇÃO GRÁFICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO INFORMÁTICA BÁSICA Professor Rodolfo Nakamura Trabalho Bimestral PARTE 1 APRESENTAÇÃO GERAL O trabalho bimestral visa concentrar e avaliar a fixação das atividades

Leia mais

Professora: Yandra Mello

Professora: Yandra Mello Professora: Yandra Mello Se você precisa realizar um trabalho, de qual matéria for, lembre-se que você não deve realizá-lo de qualquer maneira, entrar em qualquer site, colocar o texto no Word, e sem ler

Leia mais

Manual de Publicação Wordpress

Manual de Publicação Wordpress Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Manual de Publicação Wordpress Núcleo de Tecnologia da Informação - UFMS Maurílio Mussi Montanha 2014 Sumário 1 Introdução... 3 2 ACESSO À INTERFACE

Leia mais

Treinamento em BrOffice.org Writer

Treinamento em BrOffice.org Writer Treinamento em BrOffice.org Writer 1 Índice I. INTRODUÇÃO...3 II. BARRA DE FERRAMENTAS...3 III. CONFIGURAR PÁGINA...4 1. Tamanho, Margens e Orientação...5 2. Cabeçalhos...6 3. Rodapés...6 4. Numerando

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 10ª Série Automação Industrial Engenharia Elétrica A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio

Leia mais

Apostila de. WordPress. Gustavo Teixeira da Cunha Coelho Henrique Gemignani Passos Lima. 13 de maio de 2013. Primeira Edição RC2

Apostila de. WordPress. Gustavo Teixeira da Cunha Coelho Henrique Gemignani Passos Lima. 13 de maio de 2013. Primeira Edição RC2 Apostila de WordPress Gustavo Teixeira da Cunha Coelho Henrique Gemignani Passos Lima 13 de maio de 2013 Primeira Edição RC2 Copyright (C) 2013 USPGameDev A edição mais recente pode ser encontrada em:

Leia mais

Como Gerar documento em PDF com várias Imagens

Como Gerar documento em PDF com várias Imagens Como Gerar documento em PDF com várias Imagens Para Gerar documento em PDF com várias Imagens, temos que seguir dois passos: 1. Inserir Imagens no Word 2. Gerar PDF a partir de documento do Word 1- Inserir

Leia mais

EDITAL 04/2016-PRPI/UFCA

EDITAL 04/2016-PRPI/UFCA EDITAL 04/2016-PRPI/UFCA A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Universidade Federal do Cariri (PRPI/UFCA) torna pública a abertura de inscrições e estabelece normas relativas à participação

Leia mais

OFICINA DE POWER POINT

OFICINA DE POWER POINT OFICINA DE POWER POINT Barra de Ferramentas Padrão Barra de Ferramentas Formatação Barra de Menus Modos de Visualização Painéis de Tarefas Barra de Ferramentas Desenho Profª. Maria Adelina Raupp Sganzerla

Leia mais

Prof Rafael Guem Murakami

Prof Rafael Guem Murakami Prof Rafael Guem Murakami São Paulo 2006 Sumário: Definição:... 4 Barra de Formatação:... 4 Configuração de página:... 5 Bordas e Sombreamento:... 6 Índices:... 8 Inserindo Figuras:... 12 Word-Art:...

Leia mais

1 Apresentação 2 Formatação do texto Papel: Margens: Tipo de Letra: Tamanho da fonte: Espaço entre as linhas:

1 Apresentação 2 Formatação do texto Papel: Margens: Tipo de Letra: Tamanho da fonte: Espaço entre as linhas: 1 2 1 Apresentação Este documento tem por objetivo apresentar orientações para a redação e formatação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na modalidade de Artigo Científico. Para a elaboração do artigo

Leia mais

Apostilas OBJETIVA Atendente Comercial / Carteiro / Op. Triagem e Transbordo CORREIOS - Concurso Público 2015 2º CADERNO. Índice

Apostilas OBJETIVA Atendente Comercial / Carteiro / Op. Triagem e Transbordo CORREIOS - Concurso Público 2015 2º CADERNO. Índice 2º CADERNO Índice Pg. Microsoft Office: Excel 2010... Exercícios pertinentes... 02 63 Microsoft Office: Power Point 2010... Exercícios pertinentes... 104 146 Internet e Intranet. Conceitos básicos, navegadores

Leia mais

DOMINE O EXCEL 2007. 16-09-2008 Fascículo 1

DOMINE O EXCEL 2007. 16-09-2008 Fascículo 1 DOMINE O EXCEL 2007 16-09-2008 Introdução ao Microsoft Excel 2007 O ambiente de trabalho O Friso e os Tabuladores do Excel 2007 O Excel possui várias versões sendo que, para a plataforma Windows, a mais

Leia mais

ENDNOTE WEB. Denis Uezu Biblioteca de Ciências Florestais e da Madeira

ENDNOTE WEB. Denis Uezu Biblioteca de Ciências Florestais e da Madeira ENDNOTE WEB Denis Uezu Biblioteca de Ciências Florestais e da Madeira Endnote Web Principais funções: Coletar, armazenar, importar e exportar referências; Formar bibliografias e compartilhá-las; Auxiliar

Leia mais

... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB

... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB ... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB ÍNDICE 1. IMPLEMENTAÇÃO 4 1.1 PAINEL DE CONTROLE 4 1.2 SENHA 4 1.3 INSTALAÇÃO 4 1.3.1 INSTALAÇÃO PARA MODERADOR 4 1.3.2 INSTALAÇÃO PARA PARTICIPANTES 8 1.3.2.1 PELO

Leia mais

III Jornada Acadêmica da UAST: o processo de construção do Trabalho de Conclusão de Curso

III Jornada Acadêmica da UAST: o processo de construção do Trabalho de Conclusão de Curso III Jornada Acadêmica da UAST: o processo de construção do Trabalho de Conclusão de Curso SOBRE O O EVENTO: A construção do trabalho de conclusão de curso sugere um rigor científico e uma disciplina que

Leia mais

Tutorial ConvertXtoDVD 3

Tutorial ConvertXtoDVD 3 Tutorial ConvertXtoDVD 3 Índice: Adicionando seus arquivos de vídeo Adicionando um ou mais vídeos Página 2 Qualidade da conversão Página 3 Personalizando o menu Página 4 Escolhendo um template para o menu

Leia mais

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Tutorial Plone 4 Manutenção de Sites Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Sumário Introdução 1 Como fazer a autenticação do usuário 1.1 Através do

Leia mais

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais.

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. MICROSOFT WINDOWS O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. Apresentaremos a seguir o Windows 7 (uma das versões do Windows)

Leia mais

O que é o DigaaiDATAVERSE?

O que é o DigaaiDATAVERSE? O que é o DigaaiDATAVERSE? O Digaaidataverse é uma aplicação de código aberto para publicar, compartilhar, referenciar, pesquisar e analisar dados referentes a diáspora brasileira. Esta ferramenta facilita

Leia mais

Para resolver as questões abaixo considere o Sistema Operacional Microsoft Windows Vista

Para resolver as questões abaixo considere o Sistema Operacional Microsoft Windows Vista Nome: Gabarito Para resolver as questões abaixo considere o Sistema Operacional Microsoft Windows Vista 1) O Centro das configurações do Windows, onde pode ser acessado cada um dos dispositivos componentes

Leia mais

Microsoft Word. Formatação para Trabalhos Parte II edição 2003

Microsoft Word. Formatação para Trabalhos Parte II edição 2003 Microsoft Word Formatação para Trabalhos Parte II edição 2003 Índice 5) Configurando um trabalho... 13 Modelo Capa... 13 Modelo Folha de Rosto... 14 a-) Alinhando texto... 14 b-)o comando de menu Formatar

Leia mais

Amostra OpenOffice.org 2.0 Writer SUMÁRIO

Amostra OpenOffice.org 2.0 Writer SUMÁRIO Amostra OpenOffice.org 2.0 Writer SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. INSERIR TEXTO 3. SALVAR UM DOCUMENTO 4. FECHAR UM DOCUMENTO 5. INICIAR UM NOVO DOCUMENTO 6. ABRIR UM DOCUMENTO 7. SELECIONAR TEXTO 8. RECORTAR,

Leia mais

frozza@ifc-camboriu.edu.brcamboriu.edu.br

frozza@ifc-camboriu.edu.brcamboriu.edu.br Informática Básica Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. frozza@ifc-camboriu.edu.brcamboriu.edu.br Ementa Conceitos básicos O que é a informática Conceitos de software e hardware CPU, periféricos e sistemas

Leia mais

Manual do Usuário Publicador

Manual do Usuário Publicador Manual do Usuário Publicador Portal STN SERPRO Superintendência de Desenvolvimento SUPDE Setor de Desenvolvimento de Sítios e Portais DEDS2 Versão 1.1 Fevereiro 2014 Sumário Sobre o Manual... 3 Objetivo...

Leia mais

Manual do Aluno para o Curso do SEER à Distância

Manual do Aluno para o Curso do SEER à Distância Manual do Aluno para o Curso do SEER à Distância Elaborado por: Alexandre Faria de Oliveira Consultor TI / Monitor Colaborador: Dr.Miguel Ángel Márdero Arellano Coordenador SEER - IBICT Brasília, 2011

Leia mais

Bruno C. Morais¹; Ricardo de O. Figueiredo 2 Nº 13402

Bruno C. Morais¹; Ricardo de O. Figueiredo 2 Nº 13402 SISTEMATIZAÇÃO DE DADOS BIBLIOGRÁFICOS RELACIONADOS AOS IMPACTOS AMBIENTAIS DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA SOBRE AS ÁGUAS FLUVIAS NO CORREDOR DE NACALA, MOÇAMBIQUE Bruno C. Morais¹; Ricardo de O. Figueiredo 2 1

Leia mais

Manual de Utilizador. Caderno. Recursos da Unidade Curricular. Gabinete de Ensino à Distância do IPP. http://eweb.ipportalegre.pt. ged@ipportalegre.

Manual de Utilizador. Caderno. Recursos da Unidade Curricular. Gabinete de Ensino à Distância do IPP. http://eweb.ipportalegre.pt. ged@ipportalegre. Manual de Utilizador Caderno Recursos da Unidade Curricular Gabinete de Ensino à Distância do IPP http://eweb.ipportalegre.pt ged@ipportalegre.pt Índice RECURSOS... 1 ADICIONAR E CONFIGURAR RECURSOS...

Leia mais

ONLINE CARTÃO DE REFERÊNCIA RÁPIDA ENDNOTE

ONLINE CARTÃO DE REFERÊNCIA RÁPIDA ENDNOTE CARTÃO DE REFERÊNCIA RÁPIDA ENDNOTE ONLINE Acesso protegido por senha a uma biblioteca de referência a qualquer momento e em qualquer lugar. Referências e artigos completos para baixar de praticamente

Leia mais

CADERNO DE QUESTÕES MAKIYAMA- PROVAS: 2010 A 2013

CADERNO DE QUESTÕES MAKIYAMA- PROVAS: 2010 A 2013 CADERNO DE QUESTÕES MAKIYAMA- PROVAS: 2010 A 2013 1. Com relação ao uso de programas de planilhas eletrônicas Microsoft Excel 2007, é INCORRETO afirmar que: A) Um arquivo do Microsoft Excel pode conter

Leia mais

Manual do Usuário Integra Amazonas Versão 4.0 Data de revisão 01/06/2016

Manual do Usuário Integra Amazonas Versão 4.0 Data de revisão 01/06/2016 MANUAL DO USUÁRIO Documento Manual do Usuário Integra Amazonas Versão 4.0 Data de revisão 01/06/2016 Equipe Técnica José Carlos Torres Adriana dos Santos Alessandro Melo Páginas 71 Páginas 2 Índice Introdução...

Leia mais

Guia para Utilização do Site. Apoio Integrado à Gestão Descentralizada do SUS

Guia para Utilização do Site. Apoio Integrado à Gestão Descentralizada do SUS Guia para Utilização do Site Apoio Integrado à Gestão Descentralizada do SUS Endereço: http://www.saude.gov.br/apoio Abaixo é apresentada a tela de entrada do Site de Apoio Integrado à Gestão Descentralizada

Leia mais

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE 2 1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE ATENDIMENTO... 6 4 - A TELA AGENDA... 7 4.1 - TIPOS

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO NOVO SITE DO CETAC.MEDIA (CENTRO DE ESTUDOS DAS TECNOLOGIAS E CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO) http:// blogs.ua.pt/cetacmedia (URL temporário) MANUAL DE UTILIZAÇÃO ÍNDICE Apresentação geral do site 3 Menus 3 Post:

Leia mais

Desenvolvimento de Sites Educacionais Interativos com Imagens, Sons e Vídeos pelos Professores

Desenvolvimento de Sites Educacionais Interativos com Imagens, Sons e Vídeos pelos Professores Desenvolvimento de Sites Educacionais Interativos com Imagens, Sons e Vídeos pelos Professores Tutorial Básico PDF sobre a Ferramenta Kompozer (usando textos e imagens comentadas) Este tutorial aborda

Leia mais

Manual WebAdmin News

Manual WebAdmin News Manual WebAdmin News 20/12/2008 Login: Com a integração das páginas de notícias ao site atual da empresa, você consegue publicar notícias e artigos com a cara da sua empresa, sem precisar conhecer os detalhes

Leia mais