Prospecção Tecnológica da Moringa oleifera com foco nas ciências da saúde.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prospecção Tecnológica da Moringa oleifera com foco nas ciências da saúde."

Transcrição

1 Prospecção Tecnológica da Moringa oleifera com foco nas ciências da saúde. Mairim Russo Serafini, Suzana Leitão Russo, Ana Eleonora paixão, Gabriel Francisco da Silva Universidade Federal de Sergipe RESUMO - A Moringa oleifera Lam é uma planta pertencente à família Moringaceae nativa da Índia, Paquistão, Bangladesh e Afeganistão. Atualmente é cultivada em vários países devido ao seu grande potencial de utilização. A Moringa pode ser utilizada na obtenção de produtos farmacêuticos, na alimentação, na produção de cosméticos, no tratamento de água, entre outros. O presente trabalho teve como objetivo fazer um mapeamento das pesquisas já desenvolvidas, analisando as potencialidades e a evolução das competências tecnológicas traduzidas através dos depósitos de patentes no que se refere à Moringa. A prospecção foi realizada no Banco Europeu de Patentes, no Banco da Organização Mundial de Propriedade Intelectual, no Banco Americano de Marcas e Patentes e no Banco de dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial do Brasil.

2 INTRODUÇÃO A Moringa oleifera Lam, de nome popular Moringa, da família Moringaceae, é nativa da Índia, Paquistão, Bangladesh e Afeganistão. Essa árvore de rápido crescimento (também conhecido como árvore de raiz forte ou árvore de petróleo) foi utilizada pelos antigos romanos, gregos e egípcios, é agora amplamente cultivada e tornou-se naturalizada em muitos países tropicais (Fahey, 005). É uma árvore perene de fácil propagação e de crescimento rápido. Já é uma cultura importante na Índia, Etiópia, Filipinas e Sudão, e está sendo cultivada no Ocidente, Oriente e África do Sul, Ásia tropical, da América Latina, Caribe, Flórida e as ilhas do Pacífico. Todas as partes da árvore de Moringa são comestíveis e têm sido consumidos por seres humanos (Foidl et al., 001). Assim, é considerada uma das árvores mais úteis do mundo. É uma árvore vegetal excepcionalmente nutritiva com uma variedade de usos potenciais. O óleo obtido das sementes da Moringa pode ser usado no preparo de alimentos, na fabricação de sabonetes, cosméticos, combustível para lamparinas e biodiesel para motores. A torta resultante da extração do óleo das sementes pode ser usada como fertilizante, na alimentação animal e no tratamento de água. As raízes são medicinais e utilizadas no tratamento de muitas doenças (Fahey, 005; Foidl et al., 001) A prospecção tecnológica tem contribuído significativamente na geração de políticas de longo prazo, de estratégias e de planos, e na fundamentação nos processos de tomada de decisão referentes à pesquisa, ao desenvolvimento e à inovação (P&D&I). Sob a forma de patentes, o conhecimento pode contribuir mais efetivamente para o PIB e o IDH, especialmente nos casos em que P&D&I são financiados com recursos públicos de um país, permitindo que os resultados revertam para esse mesmo país durante os anos iniciais (Quintella et al., 009). Em termos gerais, os Estudos de Prospecção podem ser definidos como qualquer exploração do que deve acontecer e do que nós devemos querer que venha a acontecer ou como o estudo do futuro para o desenvolvimento de uma atitude estratégica para a criação de um futuro desejável. Especificamente, a Prospecção Tecnológica pode ser definida como um meio sistemático de mapear desenvolvimentos científicos e tecnológicos futuros capazes de influenciar de forma significativa uma indústria, a economia ou a sociedade como um todo (Mayerhoff, 008).

3 Assim, o presente trabalho teve como objetivo analisar as características, as potencialidades e a evolução das competências tecnológicas traduzidas através dos depósitos de patentes no que se refere à Moringa. ESCOPO A prospecção foi realizada tendo como base os pedidos de patente depositados no European Patent Office (Espacenet), na World Intellectual Property Organization (WIPO), no United States Patent and Trademark Office (USPTO) e no Banco de dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) do Brasil. As palavras-chave levadas em consideração foram o nome científico do gênero, espécie e o nome da família da mesma (Moringa, Moringa oleifera e Moringaceae), sendo assim em todas as bases foram digitados os mesmos caracteres. Utilizaram-se os campos de pesquisa título e resumo e posteriormente também foi utilizado o campo classificação internacional de patentes (CIP) com o código A61K, referente a preparações para finalidades médicas, odontológicas ou higiênicas. A pesquisa foi realizada no mês de junho de 011. RESULTADOS E DISCUSSÃO Primeiramente a pesquisa foi realizada no Espacenet (EP), com as três opções de palavras-chave. O número maior de pedidos de depósito nesse banco de pesquisa foi constatado utilizando-se a palavra moringa no campo título ou resumo, onde se verificou 95 documentos, como mostrado na Tabela 1. Tabela 1. Prospecção tecnológica por palavras-chave no EP. Palavras- chave EP título EP título ou resumo EP título ou resumo CIP A61k Moringa and oleifera 5 18 Moringa Moringaceae 1 10 Na Figura 1, podemos observar que desses documentos, com palavra chave moringa no campo título ou resumo, os países que mais depositaram foram Estados Unidos e China, seguido de Índia. Fato esse não fora do esperado, uma vez que Estados Unidos e China são referências no que se refere à propriedade intelectual, e Índia é o país de origem da planta em estudo. É importante destacar que foi levado em consideração o país de origem do depositante, não o país onde foi feito o depósito. Sendo assim, em casos onde depósitos

4 foram realizados pelo Tratado de Cooperação de Patentes (PCT), e outros de Inventores e Empresas da Índia, por exemplo, que foram depositados nos Estados Unidos, levou-se em consideração o país do depositante. Figura 1. Distribuição de país de origem dos depositantes com a palavra-chave moringa na base EP. Depósitos por País de Origem US CN IN JP DE FR CH KR GB CO PH TW SN BE ZA Distribuição por país de origem dos depositantes encontrados com a palavra-chave moringa no banco de dados Espacenet (título e resumo). US= Estados Unidos, CN=China; IN=Índia; JP=Japão; DE= Alemanhã; FR= França; CH=Suiça; KR= Coréia; GB=Reino Unido; CO=Colômbia; PH=Filipinas; TW=Taiwan; SN=Senegal; BE= Bélgica; ZA=Sudafrica. Em relação ao ano de depósito, ainda no mesmo banco de pesquisa, observa-se na Figura que os anos de 00, 008 e 001. Já em relação à Classificação Internacional desses pedidos, observa-se na Figura 3 que os depósitos, na sua maioria, referem-se à seção A (necessidades humanas), seguida das divisões A61: ciência médica, veterinária ou higiene e A61K (preparações para finalidades médicas, odontológicas ou higiene).

5 A01B A01C A01G A01N A1D A3C A3D A3F A3G A3K A3L A3P A61K A61P A61Q B01D B01J C0F C07H C07K C11B C11D C1N C1P C5C G01F Figura. Distribuição por ano de publicação com a palavra-chave moringa na base EP. Depósitos por Ano de Publicação Distribuição por ano dos depósitos encontrados com a palavra-chave moringa no banco de dados Espacenet (título e resumo). Figura 3. Distribuição dos depósitos por Classificação Internacional de Patentes com a palavra-chave moringa na base EP. Depósitos por CIP Distribuição por CIP dos depósitos encontrados com a palavra-chave moringa no banco de dados Espacenet (título e resumo). A61K= preparações para finalidades médicas, odontológicas ou higiênicas; A61Q= uso específico de cosméticos ou preparações similares para higiene pessoal; A61P= atividade terapêutica específica de compostos químicos ou preparações medicinais; A3L= alimentos, produtos alimentícios ou bebidas não alcoólicas; A01N= conservação de corpos de seres humanos ou animais ou plantas ou partes dos mesmos.

6 Constatando-se que a prospecção mostrou um grande número de documentos na Subseção A61 (saúde ou recreação) e principalmente na Subclasse A61K, procedeu-se a pesquisa focando na Subclasse A61K. Ainda no mesmo Banco Europeu, utilizando a palavra-chave Moringa no campo título ou resumo e CIP A61K, obteve-se os resultados mostrados nas Figuras e 5. Na Figura, observa-se que o país de origem que mais gerou depósito nessa classificação foi a Índia, seguido de China, Alemanha, França, Estados Unidos e Japão. Figura. Distribuição de país de origem dos depositantes por palavra-chave moringa e Classificação A61K. Depósitos A61K por País de Origem IN CN DE FR US JP KR BE CH GB SN TW Distribuição por país de origem dos depositantes encontrados com a palavra-chave moringa no banco de dados Espacenet (título e resumo) e classificação A61K. IN=Índia; CN=China; DE= Alemanha; FR=França; US= Estados Unidos, JP=Japão; KR= Coréia; BE= Bélgica; CH=Suíça; GB=Reino Unido; SN=Senegal; TW=Taiwan. Em relação ao ano de depósito na Subclasse A61K, um maior número de documentos foi verificado no ano de 00, seguido de 001 e 005, como pode ser visto na Figura 5.

7 Figura 5. Distribuição por ano de publicação por palavra chave moringa e Classificação Internacional A61K. Depósitos A61K por Ano de Publicação Distribuição por ano dos depósitos encontrados com a palavra-chave moringa no banco de dados Espacenet (título e resumo) e classificação internacional A61K. Posteriormente, a pesquisa foi realizada no banco mundial de patentes, conforme Tabela. O maior número de documentos (7) continua sendo quando utilizamos a palavra-chave Moringa no campo resumo. Destes, os países que mais depositam são a Índia, Alemanha, Estados Unidos e França, como pode ser visto na Figura 6. Em relação ao ano de publicação, maior número de documentos é encontrado nos anos 003, 00, 006 e 009, conforme Figura 7. Tabela. Prospecção tecnológica por palavras-chave na WIPO. Palavras- chave WIPO título WIPO resumo WIPO resumo CIP A61k Moringa and oleifera Moringa Moringaceae 0 5

8 Figura 6. Distribuição de país de origem dos depositantes por palavra-chave moringa na base WIPO. Depósito por País de Origem IN DE US FR SN PH KR GB CH Distribuição por país de origem dos depositantes encontrados com a palavra-chave moringa no banco da WIPO (resumo). IN=Índia; DE= Alemanha; US= Estados Unidos; FR= França; SN=Senegal; PH=Filipinas; KR= Coréia; GB=Reino Unido; CH=Suíça. Figura 7. Distribuição por ano de publicação por palavra chave moringa na base WIPO. Depósitos por Ano de Publicação Distribuição por ano dos depósitos encontrados com a palavra-chave moringa no banco de dados da WIPO (campo resumo).

9 Novamente, constatou-se que a prospecção mostrou um grande número de documentos na Subseção A61 (saúde ou recreação) e principalmente na Subclasse A61K, seguido de A61Q e A61P (Figura 8). Assim, pesquisando-se a palavra moringa no campo resumo e na mesma base (WIPO), com a Classificação A61K, observou-se que os países que mais depositaram nesse contexto foram Alemanha, seguido de Estados Unidos, França e Índia (Figura 9). Já em relação ao ano, encontramos um maior número de documentos nos anos de 006 e 009 (Figura 10). Figura 8. Distribuição dos depósitos por Classificação Internacional de Patentes por palavra-chave moringa. 17 Depósitos por CIP A61K A61Q A61P C11D A3L C07K C07H C0F A3K A3G A3F A01N Distribuição por CIP dos depósitos encontrados com a palavra-chave moringa no banco de dados da WIPO (resumo). A61K= preparações para finalidades médicas, odontológicas ou higiênicas; A61Q= uso específico de cosméticos ou preparações similares para higiene pessoal; A61P= atividade terapêutica específica de compostos químicos ou preparações medicinais; C11D= composição de detergentes; A3L= alimentos, produtos alimentícios ou bebidas não alcoólicas.

10 Figura 9. Distribuição de país de origem dos depositantes por palavra-chave moringa e Classificação A61K. Depósitos A61k por País de Origem 6 DE US FR IN GB CH Distribuição por país de origem dos depositantes encontrados com a palavra-chave moringa no banco de dados da WIPO (resumo) e classificação A61K. DE= Alemanha; US= Estados Unidos; FR=França; IN=Índia; GB=Reino Unido; CN=China. Figura 10. Distribuição por ano de publicação por palavra chave moringa e Classificação Internacional A61K. Depósitos A61K por Ano de Publicação Distribuição por ano dos depósitos encontrados com a palavra-chave moringa no banco de dados da WIPO (resumo) e classificação internacional A61K.

11 Utilizando-se a Base Americana de Patentes, encontramos 10 documentos com as Moringa e Moringa and oleifera no campo resumo, destas, 9 são da classificação A61K (Tabela 3). Em relação ao país de origem 5 são da Índia, 3 de Azerbaijão, 1 França e 1 da Alemanha (dados não mostrados) Tabela 3. Prospecção tecnológica por palavras-chave no USPTO. Palavras- chave USPTO título USPTO resumo USPTO resumo CIP A61k Moringa and oleifera Moringa Moringaceae Utilizando-se a Base Nacional (Tabela ), encontramos 5 documentos digitando Moringa no campo resumo, destes apenas são referentes à planta em estudo, os outros 3 são referentes a um reservatório chamado Moringa. Dos dois arquivos de patentes encontrados, um está classificado em A3K (produtos alimentícios) e o outro em C0F (tratamento de água). Dos arquivos encontrados digitando Moringa no campo título, 5 são de modelos de utilidade, 1 é patente referente a um reservatório e apenas um documento refere-se à planta Moringa, e o documento está enquadrado na classificação C0F. Tabela. Prospecção tecnológica por palavras-chave no INPI. Palavras- chave INPI título INPI resumo INPI resumo CIP A61k Moringa and oleifera 1 0 Moringa Moringaceae CONCLUSÃO Conclui-se, nessa prospecção, que das bases de pesquisa utilizadas, o Espacenet é o que apresenta maior número de documentos, seguido do WIPO, USPTO e INPI. A classificação internacional mais abundante nessa prospecção foi a Subseção A61 (que trata de saúde ou recreação) e principalmente na Subclasse A61K, seguido de A61Q e A61P, que tratam respectivamente de preparações para finalidades médicas, odontológicas ou higiênicas; uso específico de cosméticos ou preparações similares para higiene pessoal; e atividade terapêutica específica de compostos químicos ou preparações medicinais; Dentre os países que mais depositam pedidos de patente estão Estados Unidos, Alemanha, França, China e Índia. Fato que corrobora com a informação de que grandes empresas sediadas em países industrializados, como Alemanha, França e Estados Unidos, vêm aplicando competências científicas e tecnológicas no desenvolvimento de

12 produtos derivados de plantas medicinais, muitas vezes oriundas dos países em desenvolvimento e com emprego tradicional, e se consolidando como líderes neste crescente e promissor mercado. Já a Índia entrou nessa estatística por ser o país de origem da espécie Moringa oleifera. Os dados estatísticos demonstram uma área promissora, com crescimento relevante de patentes depositadas nos últimos 7 anos, com maior concentração entre 00 e 009. REFERÊNCIAS Fahey J. W Moringa oleifera: A Review of the Medical Evidence for Its Nutritional, Therapeutic, and Prophylactic Properties. Part 1. Trees for Life Journal, 1:5. Foidl N., Makkar H.P.S. and Becker K The potential of Moringa oleifera for agricultural and industrial uses. In: The Miracle Tree/ The Multiple Attributes of Moringa (Ed. Lowell J Fuglie). CTA. USA. Mayerhoff, Z.D.V.L. Uma Análise Sobre os Estudos de Prospecção Tecnológica. In: Cadernos de Prospecção, Ano 1, número 1, 008. Quintela, C.M., C.M., Teixeira, L.S.G., Korn M.G.A., Neto, P.R.C., Torres, E.A., Castro, M., Jesus, C.A.C., 009. Cadeia do Biodiesel da Bancada à Indústria: uma visão geral com prospecção de tarefas e oportunidades para P&D&I. Quimica Nova, Ed. Especial, abril 009.

PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA DE RECONHECIMENTO DE VOZ COM FOCO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA DE RECONHECIMENTO DE VOZ COM FOCO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA DE RECONHECIMENTO DE VOZ COM FOCO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO PROSPECTION TECHNOLOGICAL FOR SPEECH RECOGNITION WITH FOCUS IN COMPUTER SCIENCE Nayara Rosy Felix da Silva 1 ; Maria Augusta

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE FLAVONOIDES NO SETOR INDUSTRIAL FARMACÊUTICO: UM ESTUDO DE PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA

UTILIZAÇÃO DE FLAVONOIDES NO SETOR INDUSTRIAL FARMACÊUTICO: UM ESTUDO DE PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA UTILIZAÇÃO DE FLAVONOIDES NO SETOR INDUSTRIAL FARMACÊUTICO: UM ESTUDO DE PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA USE OF FLAVONOIDS IN PHARMACEUTICAL INDUSTRY SECTOR: A TECHNOLOGICAL FORECASTING STUDY Raimundo Gonçalves

Leia mais

O uso da informação tecnológica como ferramenta em estudos de infometria

O uso da informação tecnológica como ferramenta em estudos de infometria Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cienciometria, Rio de Janeiro, 2008 O uso da informação tecnológica como ferramenta em estudos de infometria Rita Pinheiro-Machado Coordenadora da Academia de Propriedade

Leia mais

PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA DA UTILIZAÇÃO DO CITRONELOL TECHNOLOGICAL FORECASTING OF THE USE OF CITRONELLOL

PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA DA UTILIZAÇÃO DO CITRONELOL TECHNOLOGICAL FORECASTING OF THE USE OF CITRONELLOL PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA DA UTILIZAÇÃO DO CITRONELOL TECHNOLOGICAL FORECASTING OF THE USE OF CITRONELLOL Renan Guedes de Brito 1, Mairim Russo Serafini 2, Márcio Roberto Viana dos Santos 3, Lucindo José

Leia mais

MAPEAMENTO DE TECNOLOGIAS PATENTEÁVEIS COM O USO DA HECOGENINA MONITAING OF THE PATENT TECHNOLOGIES OF HECOGENIN. maiserafini@hotmail.

MAPEAMENTO DE TECNOLOGIAS PATENTEÁVEIS COM O USO DA HECOGENINA MONITAING OF THE PATENT TECHNOLOGIES OF HECOGENIN. maiserafini@hotmail. MAPEAMENTO DE TECNOLOGIAS PATENTEÁVEIS COM O USO DA HECOGENINA MONITAING OF THE PATENT TECHNOLOGIES OF HECOGENIN Mairim Russo Serafini 1 ; Jullyana de Souza Siqueira Quintans 2, Ângelo Roberto Antoniolli

Leia mais

AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM DESSALINIZAÇÃO DE ÁGUA A PARTIR DA ANÁLISE DOS PEDIDOS DE PATENTES

AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM DESSALINIZAÇÃO DE ÁGUA A PARTIR DA ANÁLISE DOS PEDIDOS DE PATENTES AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM DESSALINIZAÇÃO DE ÁGUA A PARTIR DA ANÁLISE DOS PEDIDOS DE PATENTES ASSESSMENT OF DESALINATION TECHNOLOGY IN WATER FROM THE ANALYSIS OF PATENTS APPLICATIONS Mairim Russo Serafini

Leia mais

Busca de Informação Tecnológica em Bases de Patentes. Aspectos Gerais

Busca de Informação Tecnológica em Bases de Patentes. Aspectos Gerais CURSO DE CAPACITAÇÃO EM PROPRIEDADE INTELECTUAL PARA GESTORES DE TECNOLOGIA Busca de Informação Tecnológica em Bases de Patentes Aspectos Gerais Araraquara, agosto/2009 Importância da Informação Tecnológica

Leia mais

ANÁLISE DOS RESULTADOS DE BUSCAS REALIZADAS EM BASES PÚBLICAS DE PATENTES: O CASO DA APLICAÇÃO DE LIPASES PARA RESOLUÇÃO DE RACÊMICOS

ANÁLISE DOS RESULTADOS DE BUSCAS REALIZADAS EM BASES PÚBLICAS DE PATENTES: O CASO DA APLICAÇÃO DE LIPASES PARA RESOLUÇÃO DE RACÊMICOS Cad. Prospec., Salvador, v. 8, n. 1, p. 114-121, jan./mar. 2015 D.O.I.: 10.9771/S.CPROSP.2015.008.013 ANÁLISE DOS RESULTADOS DE BUSCAS REALIZADAS EM BASES PÚBLICAS DE PATENTES: O CASO DA APLICAÇÃO DE LIPASES

Leia mais

Busca de Informação Tecnológica em Bases de Patentes

Busca de Informação Tecnológica em Bases de Patentes Busca de Informação Tecnológica em Bases de Patentes Orientações BásicasB Gerência de Inovação Tecnológica Informação Tecnológica gica- O que é? Informação Tecnológica é todo tipo de conhecimento sobre

Leia mais

PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA SOBRE A CURA DO DIABETES MELLITUS TECHNOLOGICAL FORECASTING ON A CURE DIABETES MELLITUS

PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA SOBRE A CURA DO DIABETES MELLITUS TECHNOLOGICAL FORECASTING ON A CURE DIABETES MELLITUS PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA SOBRE A CURA DO DIABETES MELLITUS TECHNOLOGICAL FORECASTING ON A CURE DIABETES MELLITUS Gláucia da Rocha Acioli - glauciaacioli@hotmail.com Programa de Pós-graduação em Ciência da

Leia mais

Tiago Leitão. Examinador de Patentes INPI 10.ABR. 2014 AGENDA

Tiago Leitão. Examinador de Patentes INPI 10.ABR. 2014 AGENDA Tiago Leitão PESQUISA E INFORMAÇÃO TECNOLÓGICA Examinador de Patentes INPI 10.ABR. 2014 AGENDA 1. Importância da informação sobre patentes 2. Sistemas de classificação 3. Pesquisa ao estado da técnica

Leia mais

MONITORAMENTO TECNOLÓGICO DAS TÉCNICAS DE TRATAMENTO DE ÁGUA PRODUZIDA

MONITORAMENTO TECNOLÓGICO DAS TÉCNICAS DE TRATAMENTO DE ÁGUA PRODUZIDA MONITORAMENTO TECNOLÓGICO DAS TÉCNICAS DE TRATAMENTO DE ÁGUA PRODUZIDA TECHNOLOGICAL MONITORING OF PRODUCED WATER TREATMENT TECHNIQUES Rodolfo Romulo Araujo Chagas 1, Danielle Barbosa de Matos 2 ; Danilo

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA A LEGISLAÇÃO DE PATENTES E O FUTURO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NO BRASIL MARIA APARECIDA DE SOUZA CAMPINAS, 17 DE OUTUBRO DE 2011. Agência USP de Inovação

Leia mais

Flexibilidades do Acordo Trips e o Instituto da Anuência Prévia.

Flexibilidades do Acordo Trips e o Instituto da Anuência Prévia. Flexibilidades do Acordo Trips e o Instituto da Anuência Prévia. Luis Carlos Wanderley Lima Coordenação de Propriedade Intelectual-COOPI Agência Nacional de Vigilância Sanitária-Anvisa Ministério da Saúde-MS

Leia mais

GUIA SIMPLIFICADO PARA BUSCAS EM BASES DE PATENTE GRATUITAS

GUIA SIMPLIFICADO PARA BUSCAS EM BASES DE PATENTE GRATUITAS GUIA SIMPLIFICADO PARA BUSCAS EM BASES DE PATENTE GRATUITAS Parte 3 Centro de Disseminação da Informação Tecnológica Cedin cedin@inpi.gov.br Junho/2014 3. ESPACENET - BUSCA INTERNACIONAL NO ESCRITÓRIO

Leia mais

PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA DE FOTOPROTETORES DERIVADOS DE PRODUTOS NATURAIS TECHNOLOGICAL FORECASTING OF SUNSCREENS DERIVED OF NATURAL PRODUCTS

PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA DE FOTOPROTETORES DERIVADOS DE PRODUTOS NATURAIS TECHNOLOGICAL FORECASTING OF SUNSCREENS DERIVED OF NATURAL PRODUCTS PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA DE FOTOPROTETORES DERIVADOS DE PRODUTOS NATURAIS TECHNOLOGICAL FORECASTING OF SUNSCREENS DERIVED OF NATURAL PRODUCTS Raimundo Gonçalves de Oliveira Junior 1 ; Jackson Roberto Guedes

Leia mais

PROPRIEDADE INTELECTUAL. Profa. Dra. Suzana Leitão Russo

PROPRIEDADE INTELECTUAL. Profa. Dra. Suzana Leitão Russo PROPRIEDADE INTELECTUAL Profa. Dra. Suzana Leitão Russo InvençãoX Criação X Inovação Invenção: É uma idéia, um esboço ou modelo para um novo ou melhorado dispositivo, produto, processo ou sistema. Criação:

Leia mais

PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA PARA UTILIZAÇÃO DE AGENTES INTELIGENTES DE REDE DE COMPUTADORES.

PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA PARA UTILIZAÇÃO DE AGENTES INTELIGENTES DE REDE DE COMPUTADORES. PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA PARA UTILIZAÇÃO DE AGENTES INTELIGENTES DE REDE DE COMPUTADORES. TECHNOLOGICAL PROSPECTION FOR USE OF COMPUTER S NETWORK INTELLIGENT AGENTS. Bruno Zorzetto; Maria Augusta Silveira

Leia mais

A Patente como Fonte de Informação Tecnológica. Dr. Alex Todorov CEDIN / DART / INPI

A Patente como Fonte de Informação Tecnológica. Dr. Alex Todorov CEDIN / DART / INPI A Patente como Fonte de Informação Tecnológica Dr. Alex Todorov CEDIN / DART / INPI A evolução da informação tecnológica Quantidade Qualidade Acessibilidade Modelo de inovação linear: Pesquisa básica Pesquisa

Leia mais

A Patente como Fonte de Informação Tecnológica

A Patente como Fonte de Informação Tecnológica A Patente como Fonte de Informação Tecnológica Rafaela Di Sabato Guerrante Ciclo de Palestras ICTs e Inovação Tecnológica UECE/CEFET-CE/UFC Fortaleza CE Maio/2007 Globalização Era da Informação Relações

Leia mais

Concessão de Patentes na Área de Biotecnologia no Brasil

Concessão de Patentes na Área de Biotecnologia no Brasil Concessão de Patentes na Área de Biotecnologia no Brasil Claudia Magioli Coordenadora Geral de Patentes II Área de Biotecnologia Workshop de Ciência, Tecnologia e Inovação 7 de novembro de 2013 Centro

Leia mais

PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA DO TERMO AGENTE INTELIGENTE PARA REDES COM FOCO NA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA DO TERMO AGENTE INTELIGENTE PARA REDES COM FOCO NA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO D.O.I.: 10.9771/S.CPROSP.2014.007.015 PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA DO TERMO AGENTE INTELIGENTE PARA REDES COM FOCO NA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Otavio Cordeiro S. de Oliveira 1 ; Maria Augusta S. N. Nunes 1 1 Departamento

Leia mais

PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA SOBRE MORINGA OLEÍFERA APLICADA À CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS RESUMO

PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA SOBRE MORINGA OLEÍFERA APLICADA À CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS RESUMO Cad. Prospec., Salvador, v. 9, n., p. 9-9, abr./jun. D.O.I.:.9/S.CPROSP..9. PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA SOBRE MORINGA OLEÍFERA APLICADA À CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS Lília Calheiros de Oliveira Barretto

Leia mais

Oficina de Monitoramento Tecnológico Solução dos Exercícios. BeloHorizonte Fev/2013

Oficina de Monitoramento Tecnológico Solução dos Exercícios. BeloHorizonte Fev/2013 Oficina de Monitoramento Tecnológico Solução dos Exercícios BeloHorizonte Fev/2013 Ex. 1 - Elabore um gráfico com a evolução do número de pedidos depositados pela empresa Monsanto, no Brasil, nos últimos

Leia mais

PROSPECÇÃO TECNOLOGICA DE BLENDS DE BIODIESEL E DIESEL A PARTIR DA ANÁLISE DOS PEDIDOS DE PATENTES

PROSPECÇÃO TECNOLOGICA DE BLENDS DE BIODIESEL E DIESEL A PARTIR DA ANÁLISE DOS PEDIDOS DE PATENTES PROSPECÇÃO TECNOLOGICA DE BLENDS DE BIODIESEL E DIESEL A PARTIR DA ANÁLISE DOS PEDIDOS DE PATENTES Dian Souza de Oliveiral *, Rodolfo Rômulo Araújo Chagas, Joicy Manuela Vilanova Gois, Nadjma Sousa Leite,

Leia mais

AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM REATORES PARA PRODUÇÃO DE BIODIESEL A PARTIR DA ANÁLISE DOS PEDIDOS DE PATENTES.

AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM REATORES PARA PRODUÇÃO DE BIODIESEL A PARTIR DA ANÁLISE DOS PEDIDOS DE PATENTES. 25 AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM REATORES PARA PRODUÇÃO DE BIODIESEL A PARTIR DA ANÁLISE DOS PEDIDOS DE PATENTES Joicy Manuela Vilanova Gois 1* ; Dian Souza de Oliveira 1 ; Rodolfo Romulo Araujo Chagas 1

Leia mais

DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE O PROJETO PRIORIDADE BR (Versão 2016.01.25)

DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE O PROJETO PRIORIDADE BR (Versão 2016.01.25) MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL DIRETORIA DE PATENTES DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE O PROJETO PRIORIDADE BR Este texto não substitui

Leia mais

Plano de Negócios 2011-2015

Plano de Negócios 2011-2015 PETRÓLEO BRASILEIRO S.A. - PETROBRAS Companhia Aberta FATO RELEVANTE Plano de Negócios 2011-2015 Rio de Janeiro, 22 de julho de 2011 Petróleo Brasileiro S.A. Petrobras comunica que seu Conselho de Administração

Leia mais

BUSCA TECNOLÓGICA DO USO DE PLANTAS DA FAMILIA ANNONACEAE NO TRATAMENTO DA DOR

BUSCA TECNOLÓGICA DO USO DE PLANTAS DA FAMILIA ANNONACEAE NO TRATAMENTO DA DOR BUSCA TECNOLÓGICA DO USO DE PLANTAS DA FAMILIA ANNONACEAE NO TRATAMENTO DA DOR TECHNOLOGICAL SEARCH ABOUT THE USE OF MEDICINAL PLANTS OF ANNONACEAE FAMILY TO TREAT PAIN João Carlos Carvalho Queiroz 1,

Leia mais

PCT. Divisão Internacional do PCT DIPCT Seção de Recepção do PCT SRPCT Divisão Nacional do PCT DNPCT DIRPA. Curso Oficina do PCT

PCT. Divisão Internacional do PCT DIPCT Seção de Recepção do PCT SRPCT Divisão Nacional do PCT DNPCT DIRPA. Curso Oficina do PCT PCT TRATADO DE COOPERAÇÃO EM MATÉRIA DE PATENTES Coordenação Geral do PCT Divisão Internacional do PCT DIPCT Seção de Recepção do PCT SRPCT Divisão Nacional do PCT DNPCT DIRPA Curso Oficina do PCT Abril

Leia mais

Blendas do Biodiesel: Lacunas Tecnológicas e Científicas

Blendas do Biodiesel: Lacunas Tecnológicas e Científicas : Lacunas Tecnológicas e Científicas Carlos Alberto Cajado de Jesus, Cristina M. Quintella, Ednildo A. Torres Instituto de Química, Universidade Federal da Bahia, Campus de Ondina, Salvador - BA - Brasil,

Leia mais

Proteção Jurídica do Conhecimento Tradicional Associado à Biodiversidade. Harmonização dos artigos 8ª (j) da CDB e 27.

Proteção Jurídica do Conhecimento Tradicional Associado à Biodiversidade. Harmonização dos artigos 8ª (j) da CDB e 27. Proteção Jurídica do Conhecimento Tradicional Associado à Biodiversidade Harmonização dos artigos 8ª (j) da CDB e 27.3(b) do TRIPS Importância do uso da biodiversidade, principalmente na indústria farmacêutica.

Leia mais

PERFIL EMPREENDEDOR DOS APICULTORES DO MUNICIPIO DE PRUDENTÓPOLIS

PERFIL EMPREENDEDOR DOS APICULTORES DO MUNICIPIO DE PRUDENTÓPOLIS PERFIL EMPREENDEDOR DOS APICULTORES DO MUNICIPIO DE PRUDENTÓPOLIS Elvis Fabio Roman (Bolsista programa universidade sem fronteiras/projeto associativismo apícola no município de Prudentópolis), e-mail:

Leia mais

Desenvolvimento Tecnológico e Sensoriamento Remoto

Desenvolvimento Tecnológico e Sensoriamento Remoto Desenvolvimento Tecnológico e Sensoriamento Remoto A proteção da propriedade industrial como estímulo ao desenvolvimento tecnológico A experiência da Agência de Inovação da Unicamp Roberto A Lotufo, diretor

Leia mais

Educação Financeira: mil razões para estudar

Educação Financeira: mil razões para estudar Educação Financeira: mil razões para estudar Educação Financeira: mil razões para estudar Prof. William Eid Junior Professor Titular Coordenador do GV CEF Centro de Estudos em Finanças Escola de Administração

Leia mais

IMPORTAÇÃO DO CADASTRO DE PESSOAS

IMPORTAÇÃO DO CADASTRO DE PESSOAS IMPORTAÇÃO DO CADASTRO DE PESSOAS 1. Objetivo: 1. Esta rotina permite importar para o banco de dados do ibisoft Empresa o cadastro de pessoas gerado por outro aplicativo. 2. O cadastro de pessoas pode

Leia mais

Cultivares. Indicações Geográficas

Cultivares. Indicações Geográficas Propriedade { Intelectual na Agricultura Denis Borges Barbosa Uma Parte do direito brasileiro Cultivares Indicações Geográficas Marcas coletivas agrícolas Propriedade Intelectual na Agricultura Registro

Leia mais

PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA: Morinda citrifolia E INDÚSTRIA FARMACÊUTICA. TECHNOLOGICAL FORECASTING: Morinda citrifolia AND PHARMACEUTICAL INDUSTRY

PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA: Morinda citrifolia E INDÚSTRIA FARMACÊUTICA. TECHNOLOGICAL FORECASTING: Morinda citrifolia AND PHARMACEUTICAL INDUSTRY PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA: Morinda citrifolia E INDÚSTRIA FARMACÊUTICA TECHNOLOGICAL FORECASTING: Morinda citrifolia AND PHARMACEUTICAL INDUSTRY Mairim Russo Serafini 1 ; Gabriel Francisco da Silva 2 ; Adriano

Leia mais

2 Universidade Federal de Sergipe UFS São Cristóvão/SE Brasil

2 Universidade Federal de Sergipe UFS São Cristóvão/SE Brasil PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA: Morinda citrifolia E INDÚSTRIA FARMACÊUTICA TECHNOLOGICAL FORECASTING: Morinda citrifolia AND PHARMACEUTICAL INDUSTRY Mairim Russo Serafini 1 ; Gabriel Francisco da Silva 2 ; Adriano

Leia mais

2. O Comitê adotou o projeto de ordem do dia que figura no documento PM 6/11 Rev. 1.

2. O Comitê adotou o projeto de ordem do dia que figura no documento PM 6/11 Rev. 1. PM 10/11 13 outubro 2011 Original: inglês P Relatório do Comitê de Promoção e Desenvolvimento de Mercado sobre a reunião de 30 de setembro de 2011 1. O Comitê de Promoção e Desenvolvimento de Mercado,

Leia mais

A PESQUISA E A PROPRIEDADE INTELECTUAL NA USP

A PESQUISA E A PROPRIEDADE INTELECTUAL NA USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA A PESQUISA E A PROPRIEDADE INTELECTUAL NA USP MARIA APARECIDA DE SOUZA LORENA, 27 DE MARÇO DE 2014. Agência USP de Inovação - Pró-Reitoria de Pesquisa.

Leia mais

MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL - MI AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA - ADA

MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL - MI AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA - ADA MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL - MI AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA - ADA BIOCOMBUSTÍVEIS: ATRAÇÃO DE INVESIMENTOS PARA O ESTADO DO PARÁ CONTEXTO: A Agência de Desenvolvimento da Amazônia, deseja

Leia mais

A Governança Global da Propriedade Intelectual e os Recursos Biológicos

A Governança Global da Propriedade Intelectual e os Recursos Biológicos A Governança Global da Propriedade Intelectual e os Recursos Biológicos André de Mello e Souza Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais (DINTE) Instituto de Pesquisa Econômica

Leia mais

MICRO E PEQUENAS INDÚSTRIAS DE HIGIENE PESSOAL, PERFUMARIA E COSMÉTICOS: estudo sobre as dificuldades de obter financiamentos no Brasil

MICRO E PEQUENAS INDÚSTRIAS DE HIGIENE PESSOAL, PERFUMARIA E COSMÉTICOS: estudo sobre as dificuldades de obter financiamentos no Brasil MICRO E PEQUENAS INDÚSTRIAS DE HIGIENE PESSOAL, PERFUMARIA E COSMÉTICOS: estudo sobre as dificuldades de obter financiamentos no Brasil Sheila Pereira da Silva, Paulo César Ribeiro Quintairos, Edson Aparecida

Leia mais

EDITAL Nº 429 de 29/07/2015

EDITAL Nº 429 de 29/07/2015 EDITAL Nº 429 de 29/07/2015 O Reitor em exercício do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, no uso de suas atribuições legais, torna público o processo de seleção de invenções

Leia mais

Visão. O comércio entre os BRICS e suas oportunidades de crescimento. do Desenvolvimento. nº 93 15 abr 2011. no comércio internacional

Visão. O comércio entre os BRICS e suas oportunidades de crescimento. do Desenvolvimento. nº 93 15 abr 2011. no comércio internacional Visão do Desenvolvimento nº 93 15 abr 2011 O comércio entre os BRICS e suas oportunidades de crescimento Por Fernando Puga e Filipe Lage de Sousa Economistas da APE Países têm grande potencial de aprofundar

Leia mais

II - AÇÃO RESCISÓRIA 2002.02.01.045087-0

II - AÇÃO RESCISÓRIA 2002.02.01.045087-0 RELATOR AUTOR PROCURADOR REU ADVOGADO ORIGEM : JUIZ FEDERAL CONVOCADO FRANCA NETO : INSTITUTO NACIONAL DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL - INPI : EDSON DA COSTA LOBO E OUTRO : F. HOFFMANN-LAROCHE AG : ROBERTO

Leia mais

Sem inovações, não há empreendedores; sem investimentos empreendedores não há retorno de capital e o capitalismo não 1 se propulsiona...

Sem inovações, não há empreendedores; sem investimentos empreendedores não há retorno de capital e o capitalismo não 1 se propulsiona... Inovação tecnológica & desenvolvimento econômico Medida Provisória 2.186-16, de 2001 Sem inovações, não há empreendedores; sem investimentos empreendedores não há retorno de capital e o capitalismo não

Leia mais

Palácio dos Bandeirantes Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - CEP 05698-900 - Fone: 3745-3344 Nº 65 DOE de 08/04/08

Palácio dos Bandeirantes Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - CEP 05698-900 - Fone: 3745-3344 Nº 65 DOE de 08/04/08 Diário Oficial Estado de São Paulo Poder Executivo Seção I Palácio dos Bandeirantes Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - CEP 05698-900 - Fone: 3745-3344 Nº 65 DOE de 08/04/08 COORDENADORIA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA

Leia mais

Máquinas agrícolas 3 - Colheita

Máquinas agrícolas 3 - Colheita Rio de Janeiro Setembro/2015 i Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI Presidente: Luiz Otávio Pimentel Vice-Presidente: Mauro Sodré Maia Diretoria de Cooperação para o Desenvolvimento - Dicod

Leia mais

Tutorial de busca em bases de patentes

Tutorial de busca em bases de patentes INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE PESQUISA E INOVAÇÃO CENTRO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA Tutorial de busca em bases de patentes

Leia mais

MERCADO DE CAPITAIS PORTUGUÊS: Enquadramento, Visão das Empresas e Tópicos

MERCADO DE CAPITAIS PORTUGUÊS: Enquadramento, Visão das Empresas e Tópicos WWW.FORUMCOMPETITIVIDADE.ORG MERCADO DE CAPITAIS PORTUGUÊS: Enquadramento, Visão das Empresas e Tópicos para Reflexão Dezembro 215 Apoio Contextoe objetivos desta reflexão O Forum para a Competitividade

Leia mais

AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM MISTURADORES ESTÁTICOS A PARTIR DA ANÁLISE DOS PEDIDOS DE PATENTES

AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM MISTURADORES ESTÁTICOS A PARTIR DA ANÁLISE DOS PEDIDOS DE PATENTES AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM MISTURADORES ESTÁTICOS A PARTIR DA ANÁLISE DOS PEDIDOS DE PATENTES ASSESSMENT OF TECHNOLOGY IN STATIC MIXER FROM THE ANALYSIS OF PATENTS APPLICATIONS Mikele Cândida Sousa Sant

Leia mais

Política monetária e senhoriagem: depósitos compulsórios na economia brasileira recente

Política monetária e senhoriagem: depósitos compulsórios na economia brasileira recente Política monetária e senhoriagem: depósitos compulsórios na economia brasileira recente Roberto Meurer * RESUMO - Neste artigo se analisa a utilização dos depósitos compulsórios sobre depósitos à vista

Leia mais

Pesquisa sobre Custo e Gestão da Informação: Índice de Informações Digitais

Pesquisa sobre Custo e Gestão da Informação: Índice de Informações Digitais Pesquisa sobre Custo e Gestão da Informação: Visão geral A mais recente Pesquisa sobre Custo e Gestão da Informação 2012 da Symantec de 2012 revela o primeiro e apresenta um panorama das informações de

Leia mais

1.º MÉRITO DO PROJECTO

1.º MÉRITO DO PROJECTO SISTEMA DE APOIO A ENTIDADES DO SISTEMA CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO NACIONAL CRITÉRIOS DE SELECÇÃO O Regulamento do Sistema de Apoio a Entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional definiu as regras

Leia mais

ASPECTOS TECNOLÓGICOS E PATENTÁRIOS DA RECUPERAÇÃO OU APROVEITAMENTO DE MATERIAIS POLIMÉRICOS RESIDUAIS NO BRASIL

ASPECTOS TECNOLÓGICOS E PATENTÁRIOS DA RECUPERAÇÃO OU APROVEITAMENTO DE MATERIAIS POLIMÉRICOS RESIDUAIS NO BRASIL ASPECTOS TECNOLÓGICOS E PATENTÁRIOS DA RECUPERAÇÃO OU APROVEITAMENTO DE MATERIAIS POLIMÉRICOS RESIDUAIS NO BRASIL D. S. CARVALHO 1, D. A. SANTOS 1,2,M. A. S. AGUIAR 1 e A. J. LUNA 1 1 Divisão de Polímeros

Leia mais

Jornal Oficial da União Europeia

Jornal Oficial da União Europeia 6.2.2003 L 31/3 REGULAMENTO (CE) N. o 223/2003 DA COMISSÃO de 5 de Fevereiro de 2003 que diz respeito aos requisitos em matéria de rotulagem relacionados com o modo de produção biológico aplicáveis aos

Leia mais

TEMAS E CONTEÚDOS ABORDADOS POR PROFESSORES INDÍGENAS EM OFICINAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO EM LÍNGUA TERENA

TEMAS E CONTEÚDOS ABORDADOS POR PROFESSORES INDÍGENAS EM OFICINAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO EM LÍNGUA TERENA TEMAS E CONTEÚDOS ABORDADOS POR PROFESSORES INDÍGENAS EM OFICINAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO EM LÍNGUA TERENA Ingrid Joyce de Lima Patrocínio 1 ; Sandra Cristina de Souza 2 1 Estudante do Curso de Letras da

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CINTTEC MINICURSOS Noções Básicas de Propriedade Intelectual e Mecanismos para sua Proteção

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CINTTEC MINICURSOS Noções Básicas de Propriedade Intelectual e Mecanismos para sua Proteção UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CINTTEC MINICURSOS 2017 Noções Básicas de Propriedade Intelectual e Mecanismos para sua Proteção Professor Adriano Bof de Oliveira Departamento de Química da Universidade

Leia mais

GUIA SIMPLIFICADO PARA BUSCAS EM BASES DE PATENTES GRATUITAS

GUIA SIMPLIFICADO PARA BUSCAS EM BASES DE PATENTES GRATUITAS GUIA SIMPLIFICADO PARA BUSCAS EM BASES DE PATENTES GRATUITAS (USUÁRIO EXTERNO) Diretoria de Cooperação para o Desenvolvimento de Articulação - DICOD Centro de Disseminação da Informação Tecnológica CEDIN

Leia mais

Mikele Candida Souza Sant Anna 1, Nadjma Souza Leite 2, Danilo Francisco Corrêa Lopes 3, Mairim Russo Serafini 4, Gabriel Francisco da Silva 5

Mikele Candida Souza Sant Anna 1, Nadjma Souza Leite 2, Danilo Francisco Corrêa Lopes 3, Mairim Russo Serafini 4, Gabriel Francisco da Silva 5 MONITORAMENTO DAS TECNOLOGIAS DE BRIQUETES ATRAVÉS DA ANÁLISE DE PEDIDOS DE PATENTE MONITAING OF THE TECHNOLOGIES OF BRIQUETTES THROUGHT THE ANALYSIS OF PATENTS APPLICATION Mikele Candida Souza Sant Anna

Leia mais

MONOTERPENOS COM ATIVIDADE ANTI-INFLAMATÓRIA: UMA PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA MONOTERPENES WITH ANTI-INFLAMMATORY ACTIVITY: TECHNOLOGICAL FORECASTING

MONOTERPENOS COM ATIVIDADE ANTI-INFLAMATÓRIA: UMA PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA MONOTERPENES WITH ANTI-INFLAMMATORY ACTIVITY: TECHNOLOGICAL FORECASTING MONOTERPENOS COM ATIVIDADE ANTI-INFLAMATÓRIA: UMA PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA MONOTERPENES WITH ANTI-INFLAMMATORY ACTIVITY: TECHNOLOGICAL FORECASTING Marilia Trindade de Santana Souza 1 ; Adriana Gibara Guimarães

Leia mais

Data: ABN. Cafés especiais do Brasil consolidam novos mercados

Data: ABN. Cafés especiais do Brasil consolidam novos mercados Veículo: Assunto: Data: ABN 28/09/2012 Cafés especiais do Brasil consolidam novos mercados http://www.abn.com.br/editorias1.php?id=71860 Que o Brasil há muitos anos produz cafés de qualidade excepcional

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA "LUIZ DE QUEIROZ"

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ Nota: A reprodução do artigo abaixo ou de trechos do mesmo é autorizada, sendo obrigatória a citação do nome dos autores. O texto abaixo está publicado em: www.cepea.esalq.usp.br/macro/ 1. Introdução EXPORTAÇÕES

Leia mais

Controle de Pragas - Equipamentos

Controle de Pragas - Equipamentos s Rio de Janeiro Janeiro / 2016 i Instituto Nacional da Propriedade Industrial INPI Presidente: Luiz Otávio Pimentel Vice-Presidente: Mauro Maia Diretoria de Cooperação para o Desenvolvimento - Dicod Diretora:

Leia mais

INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO

INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO INTRODUÇÃO A avaliação da pós-graduação na área da enfermagem tem como missão contribuir na formação de mestres e doutores críticos, éticos e reflexivos, capazes de, através da investigação científica,

Leia mais

Prospecção Tecnológica em Projetos de Pesquisa e no Setor Produtivo

Prospecção Tecnológica em Projetos de Pesquisa e no Setor Produtivo Teresina, 12 de setembro de 2012. I INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE P INDUSTRIAL Prospecção Tecnológica em Projetos de Pesquisa e no Setor Produtivo Alexandre Guimarães Vasconcellos INPI O mundo tecnológico

Leia mais

ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DA RECUPERAÇÃO DE UMA ÁREA DEGRADADA POR EFLUENTE INDUSTRIAL

ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DA RECUPERAÇÃO DE UMA ÁREA DEGRADADA POR EFLUENTE INDUSTRIAL ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DA RECUPERAÇÃO DE UMA ÁREA DEGRADADA POR EFLUENTE INDUSTRIAL Édio Damásio da Silva Junior (1) Graduando em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Isac

Leia mais

INDICADORES MACROECONÔMICOS DO TURISMO, DOS PRINCIPAIS DESTINOS LITORÂNEOS DA BAHIA, NO PERÍODO DE 1998 A 2008

INDICADORES MACROECONÔMICOS DO TURISMO, DOS PRINCIPAIS DESTINOS LITORÂNEOS DA BAHIA, NO PERÍODO DE 1998 A 2008 CULTUR, ano 05 - nº 01/Especial - Jan/2011 www.uesc.br/revistas/culturaeturismo Licença Copyleft: Atribuição-Uso não Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas INDICADORES MACROECONÔMICOS DO TURISMO,

Leia mais

II Fórum de acessibilidade e II Seminário de ações afirmativas, diversidade e inclusão. OS TRABALHOS DEVERÃO SEGUIR A SEGUINTE FORMATAÇÃO:

II Fórum de acessibilidade e II Seminário de ações afirmativas, diversidade e inclusão. OS TRABALHOS DEVERÃO SEGUIR A SEGUINTE FORMATAÇÃO: II Fórum de acessibilidade e II Seminário de ações afirmativas, diversidade e inclusão. OS TRABALHOS DEVERÃO SEGUIR A SEGUINTE FORMATAÇÃO: I - RESUMO EXPANDIDO: Modalidade: Destinada a alunos de graduação,

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL. Examinadora de Patentes Divisão de Química II - DIRPA

INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL. Examinadora de Patentes Divisão de Química II - DIRPA I N PI INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL Curso Básico de Capacitação para Gestores de Propriedade Intelectual PATENTES Márcia C. M. R. Leal, D.Sc. Examinadora de Patentes Divisão de Química

Leia mais

Prova Escrita de Economia A

Prova Escrita de Economia A EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Prova Escrita de Economia A.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 9/202, de 5 de julho Prova 72/2.ª Fase Braille Critérios de Classificação 2 Páginas 205 Prova

Leia mais

PROSPECÇÃO EM SIMULADOR DE ENERGIA ELÉTRICA PROSPECTION IN SIMULATOR ELECTRICAL ENERGY

PROSPECÇÃO EM SIMULADOR DE ENERGIA ELÉTRICA PROSPECTION IN SIMULATOR ELECTRICAL ENERGY PROSPECÇÃO EM SIMULADOR DE ENERGIA ELÉTRICA PROSPECTION IN SIMULATOR ELECTRICAL ENERGY Elisalvo Alves Ribeiro¹; Maria Augusta Silveira Netto Nunes 2 1 Universidade Federal de Sergipe UFS São Cristóvão/SE

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 7735/2014

PROJETO DE LEI Nº 7735/2014 PROJETO DE LEI Nº 7735/2014 Regulamenta o inciso II do 1º e o 4º do art. 225 da Constituição; os arts. 1, 8, "j", 10, "c", 15 e 16, 3 e 4 da Convenção sobre Diversidade Biológica, promulgada pelo Decreto

Leia mais

IFRS TESTE DE RECUPERABILIDADE CPC 01 / IAS 36

IFRS TESTE DE RECUPERABILIDADE CPC 01 / IAS 36 IFRS TESTE DE RECUPERABILIDADE CPC 01 / IAS 36 1 Visão geral O CPC 01 é a norma que trata do impairment de ativos ou, em outras palavras, da redução ao valor recuperável de ativos. Impairment ocorre quando

Leia mais

ESTUDO DO PONTO DE ENTUPIMENTO DE FILTRO A FRIO E ESTABILIDADE OXIDATIVA EM MISTURAS DE BIODIESIES DE PALMA/SOJA E CUPUAÇU/SOJA

ESTUDO DO PONTO DE ENTUPIMENTO DE FILTRO A FRIO E ESTABILIDADE OXIDATIVA EM MISTURAS DE BIODIESIES DE PALMA/SOJA E CUPUAÇU/SOJA ESTUDO DO PONTO DE ENTUPIMENTO DE FILTRO A FRIO E ESTABILIDADE OXIDATIVA EM MISTURAS DE BIODIESIES DE PALMA/SOJA E CUPUAÇU/SOJA Manoella da Silva Cavalcante* (IC), Leyvison Rafael Vieira da Conceição (PQ),

Leia mais

INVESTIGAÇÃO DAS TECNOLOGIAS PATENTEADAS DE RAÇÃO ANIMAL

INVESTIGAÇÃO DAS TECNOLOGIAS PATENTEADAS DE RAÇÃO ANIMAL 312 INVESTIGAÇÃO DAS TECNOLOGIAS PATENTEADAS DE RAÇÃO ANIMAL Mikele Candida Souza Sant Anna * ; Danilo Francisco Corrêa Lopes; Nadjma Souza Leite; Mairim Russo Serafini; Gabriel Francisco da Silva Universidade

Leia mais

A Evolução da Inflação no Biênio 2008/2009 no Brasil e na Economia Mundial

A Evolução da Inflação no Biênio 2008/2009 no Brasil e na Economia Mundial A Evolução da Inflação no Biênio / no Brasil e na Economia Mundial A variação dos índices de preços ao consumidor (IPCs) registrou, ao longo do biênio encerrado em, desaceleração expressiva nas economias

Leia mais

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação COMUNICADO DPPG 001/16

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação COMUNICADO DPPG 001/16 Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação COMUNICADO DPPG 001/16 Os Programas Institucionais de Auxílio Individual para Apresentação de Trabalhos em Eventos

Leia mais

ANO 4 NÚMERO 25 MARÇO DE 2014 PROFESSORES RESPONSÁVEIS: FLÁVIO RIANI & RICARDO RABELO

ANO 4 NÚMERO 25 MARÇO DE 2014 PROFESSORES RESPONSÁVEIS: FLÁVIO RIANI & RICARDO RABELO ANO 4 NÚMERO 25 MARÇO DE 2014 PROFESSORES RESPONSÁVEIS: FLÁVIO RIANI & RICARDO RABELO 1 - CONSIDERAÇÕES INICIAIS Em geral as estatísticas sobre a economia brasileira nesse início de ano não têm sido animadoras

Leia mais

Panorama Geral da Ovinocultura no Mundo e no Brasil

Panorama Geral da Ovinocultura no Mundo e no Brasil Revista Ovinos, Ano 4, N 12, Porto Alegre, Março de 2008. Panorama Geral da Ovinocultura no Mundo e no Brasil João Garibaldi Almeida Viana 1 Os ovinos foram uma das primeiras espécies de animais domesticadas

Leia mais

O Brasil e o Rebalanceamento

O Brasil e o Rebalanceamento n o 103 23.07.14 Visão do desenvolvimento O Brasil e o Rebalanceamento do Comércio Mundial A principal forma de explicar o desempenho comercial de um país é aquela que interpreta os comportamentos das

Leia mais

Propriedade Intelectual e Inovação na Agricultura

Propriedade Intelectual e Inovação na Agricultura Propriedade Intelectual e Inovação na Agricultura Marcia Soares Vidal Simpósio Latino Americano de Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária 27 a 30 de Outubro de 2015 Seropédica - RJ Panorama Economia

Leia mais

. a d iza r to u a ia p ó C II

. a d iza r to u a ia p ó C II II Sugestões de avaliação Geografia 7 o ano Unidade 5 5 Unidade 5 Nome: Data: 1. Complete o quadro com as características dos tipos de clima da região Nordeste. Tipo de clima Área de ocorrência Características

Leia mais

Módulo 1: Introdução à Propriedade Intelectual (DL101)

Módulo 1: Introdução à Propriedade Intelectual (DL101) Nota: O estudo deste módulo de introdução requer cerca de uma hora Módulo 1: Introdução à Propriedade Intelectual (DL101) O que é Propriedade Intelectual? Você provavelmente sabe a resposta desta questão.

Leia mais

GUIA AVANÇADO PARA BUSCAS ESPECÍFICAS

GUIA AVANÇADO PARA BUSCAS ESPECÍFICAS GUIA AVANÇADO PARA BUSCAS ESPECÍFICAS Tutorial Específico 1: Compostos Químicos Centro de Disseminação da Informação Tecnológica Cedin cedin@inpi.gov.br Abril/2015 ATENÇÃO: Por ser continuação do Guia

Leia mais

Capa PATENTES. O que se deve saber a respeito. da área de q. RQI - 2º trimestre 2012

Capa PATENTES. O que se deve saber a respeito. da área de q. RQI - 2º trimestre 2012 Capa PATENTES O que se deve saber a respeito da área de q 6 : Ricardo Pereira ão teria ocorrido em Veneza, no inicio do s 7 Rogério Filgueiras ` ` _ ` 8 direito, lhe permite, inclusive, licenciar os direitos

Leia mais

Sumário. 1 Introdução. Demonstrações Contábeis Decifradas. Aprendendo Teoria

Sumário. 1 Introdução. Demonstrações Contábeis Decifradas. Aprendendo Teoria Sumário 1 Introdução... 1 2 Instrumentos Financeiros e Conceitos Correlatos... 2 3 Classificação e Avaliação de Instrumentos Financeiros... 4 4 Exemplos s Financeiros Disponíveis para Venda... 7 4.1 Exemplo

Leia mais

Produção e consumo de óleos vegetais no Brasil Sidemar Presotto Nunes

Produção e consumo de óleos vegetais no Brasil Sidemar Presotto Nunes Produção e consumo de óleos vegetais no Brasil Sidemar Presotto Nunes Apresentação O consumo de óleos vegetais tem aumentado no mundo todo, substituindo parte do consumo de gorduras animais. Embora tenham

Leia mais

CHAMADA DE TRABALHOS 2012 REGULAMENTO

CHAMADA DE TRABALHOS 2012 REGULAMENTO CHAMADA DE TRABALHOS 2012 REGULAMENTO O II Simpósio Nacional de Estratégias do Governo para Desenvolvimento e Aplicação da Biotecnologia no Brasil, cujo tema deste ano será Saúde Pública, é uma corealização

Leia mais

Produtividade e Crescimento Algumas Comparações José Garcia Gasques; Eliana T. Bastos; Constanza Valdes; Mirian Bacchi

Produtividade e Crescimento Algumas Comparações José Garcia Gasques; Eliana T. Bastos; Constanza Valdes; Mirian Bacchi Produtividade e Crescimento Algumas Comparações José Garcia Gasques; Eliana T. Bastos; Constanza Valdes; Mirian Bacchi I Introdução Um estudo organizado por técnicos do Departamento de Agricultura dos

Leia mais

9ª Semana de Relações Internacionais Relações Internacionais: Pesquisa, Práticas e Perspectivas

9ª Semana de Relações Internacionais Relações Internacionais: Pesquisa, Práticas e Perspectivas 9ª Semana de Relações Internacionais Relações Internacionais: Pesquisa, Práticas e Perspectivas 2011 Chamada de Trabalhos Apresentação A Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho UNESP tem

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais A dissertação traz, como foco central, as relações que destacam os diferentes efeitos de estratégias de marca no valor dos ativos intangíveis de empresa, examinando criticamente

Leia mais

2. Existem actividades dentro do sector dos alimentos para animais que estejam isentas de registo ou aprovação?

2. Existem actividades dentro do sector dos alimentos para animais que estejam isentas de registo ou aprovação? PERGUNTAS MAIS FREQUENTES- ALIMENTAÇÃO ANIMAL 1. Que estabelecimentos carecem de registo ou aprovação no âmbito do sector dos alimentos para animais? Todos os estabelecimentos, em nome singular ou colectivo,

Leia mais

Introdução à Propriedade Intelectual

Introdução à Propriedade Intelectual Introdução à Propriedade Intelectual UFF Leila Longa Gisele de Mendonça Coordenação de Gestão Tecnológica e Inovação Vice-Presidência de Desenvolvimento Tecnológico FIOCRUZ Maio/2007 PROPRIEDADE INTELECTUAL

Leia mais