relatório de atividades da jornada mineira do patrimônio cultural

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "relatório de atividades da jornada mineira do patrimônio cultural"

Transcrição

1 relatório de atividades da jornada mineira do patrimônio cultural Nome do Setor: Secretaria Municipal de Cultura Exercício: 2011 Coordenadores: Maiza Maria Santos Lage Barbosa, José Roberto Pereira, Ana Maria de Oliveira Campos, Érica Lúcia Gaede e Ricardo Magela Rodrigues Funcionários envolvidos: Maiza Maria Santos Lage Barbosa José Roberto Pereira função / formação: Secretária Municipal de Cultura / Ciências Contábeis função / formação: Diretor de Cultura / Letras

2 EVENTO 01 modalidade: título da ação: parcerias: local: Apresentação de Grupos Folclóricos Guardas no Museu MUSPAM Museu Histórico de Pará de Minas Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Pará de Minas Secretária Municipal de Cultura, Guarda de Moçambique de N. S. do Rosário e Santa Isabel MUSPAM Museu Histórico de Pará de Minas data ou período: horário: 11-out-09 e 20-out-09 9h e 20h nº participantes: 70 pessoas aproximadamente DESCRIÇÃO DA AÇÃO A atividade Guardas no Museu contou com a apresentação da Guarda de Moçambique de N. S. do Rosário e Santa Isabel, um dos mais expressivos grupos folclóricos do município de Pará de Minas. Paralelamente, o acervo de arte sacra do Museu ficou exposto no local da apresentação, deixando de ser apenas objetos museológicos e retornando à função para a qual foram concebidos. O objetivo principal era divulgar as congadas e o sincretismo religioso dessas manifestações populares e valorizar a cultura local do município. A organização do evento contou com a participação dos próprios membros da Guarda de Moçambique de Nossa Senhora de Rosário e Santa Isabel, funcionários do Museu e da Secretaria Municipal de Cultura, além do apoio da Panificadora Guimarães, fornecendo o lanche aos congadeiros. A estrutura oferecida pelo MUSPAM também foi fundamental para o alcance dos objetivos, disponibilizando computador e data-show para projeção de imagens, equipamento de som e microfone além de todo o material usado para a decoração e ornamentação do espaço. A Guarda de Moçambique de N. S. do Rosário e Santa Isabel se apresentou ao público com duas guardas, de Congo e Marinheiros, perfazendo todo rito da tradição folclórica, entoando as cantigas, benção da bandeira, homenagem ao menino Jesus e dançando as coreografias típicas dessa manifestação, inclusive com a divertida participação das figuras dos palhaços, dançando e arrecadando doações para este importante e marcante grupo representativo da cultura popular de Pará de Minas. PROBLEMAS DETECTADOS Mesmo com a divulgação feita pela mídia local (TV, rádios, jornais), convites virtual e impresso, o público esperado foi abaixo da expectativa. Acredita-se que a realização da festa no Parque de Exposições da cidade com artistas de renome, na noite anterior, pode ter desviado a atenção do público. Por outro lado, a maioria dos presentes eram pessoas da Terceira Idade, o que aponta a necessidade de um trabalho mais direcionado ao público jovem, para que possam se interessar por este tipo de manifestação cultural. Todo modo, não houve problema no que diz respeito à organização do evento em si, começando no horário previsto e com toda a logística de transporte alimentação e equipamentos de som acertada.

3 FOTOGRAFIAS DO EVENTO (IMAGENS: Ana Maria de Oliveira Campos, out/2009.) Chegada da Guarda de Congo no MUSPAM. Participação de crianças e adolescentes na Guarda. Os Palhaços da congada em frente ao altar do menino Jesus. Dança dos Palhaços. Chegada da Guarda de Marinheiros. Benção à Bandeira de Nossa Senhora do Rosário. Apresentação da Guarda de Marinheiros. MUSPAM com cartaz de divulgação do evento. Lanche oferecido à Guarda de Moçambique de N. S. do Rosário e Santa Isabel.

4 EVENTO 02 modalidade: título da ação: parcerias: local: Visitas guiadas Patrimônio de Portas Abertas. Conheça o MUSPAM MUSPAM Museu Histórico de Pará de Minas Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Pará de Minas Secretária Municipal de Cultura MUSPAM Museu Histórico de Pará de Minas data ou período: horário: 11-out-09 9h30 às 12h nº participantes: 70 pessoas aproximadamente DESCRIÇÃO DA AÇÃO Simultaneamente e também após as apresentações da Guarda de Moçambique de N. S. do Rosário e Santa Isabel, o Museu Municipal abriu suas portas em caráter especial, para uma visita guiada pelo precioso acervo exposto no prédio tombado pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Pará de Minas/MG. Os temas da visita versaram sobre a Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, a importância da inclusão de Pará de Minas e do projeto Conheça o Museu nessa programação, exibindo assim, fragmentos desde o início da formação do Pará de Minas, até símbolos de várias memórias e personalidades que marcaram o município. O público pode conferir e compreender um pouco mais sobre o acervo como um valioso testemunho da evolução do município, patrimônio histórico e cultural que deve ser valorizado e preservado pela comunidade. PROBLEMAS DETECTADOS Mesmo com a divulgação feita pela mídia local (TV, rádios, jornais), convites virtual e impresso, o público esperado foi abaixo da expectativa. Acredita-se que a realização da festa no Parque de Exposições da cidade com artistas de renome, na noite anterior, pode ter desviado a atenção do público. Por outro lado, a maioria dos presentes eram pessoas da Terceira Idade, o que aponta a necessidade de um trabalho mais direcionado ao público jovem, para que possam se interessar por este tipo de manifestação cultural. Todo modo, não houve problema no que diz respeito à organização do evento em si, começando no horário previsto e com toda a logística de transporte alimentação e equipamentos de som acertada.

5 FOTOGRAFIAS DO EVENTO (IMAGENS: Ana Maria de Oliveira Campos, out/2009.) Público do evento visitando o MUSPAN após as apresentações da congada. Leitura dos painéis interpretativos do Museu: prefeito Zezé Profírio e vereador Renato Almeida; em seguida, o vice-prefeito Eugênio Mansur com o vereador Renato Almeida. Sala de fotos antigas. Memorial de Benedito Valadares. Detalhe dos expositores dos objetos museológicos. Hall de entrada do Museu. Roda de fiar. Um panorama de Pará de Minas/MG.

6 EVENTO 03 modalidade: título da ação: Exposição Pará de Minas: Um novo olhar Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Pará de Minas parcerias: local: Secretária Municipal de Cultura Escola Municipal de Artes e Ofícios Raimundo Nogueira de Faria - Sica Escola Municipal de Artes e Ofícios Raimundo Nogueira de Faria - Sica data ou período: horário: 23-out-09 a 30-out-09 20h nº participantes: 285 visitantes DESCRIÇÃO DA AÇÃO Pará de Minas: Um novo olhar, realizado na Escola Municipal de Artes e Ofícios Raimundo Nogueira de Faria Sica, reuniu em Exposição trabalhos de 15 Artistas Plásticos, do município e convidados, cujo tema retratava novas perspectivas de ver e descobrir o Patrimônio Cultural, em comemoração ao sesquicentenário de Pará de Minas/MG. Os artistas que contribuíram com peças para a exposição, que também estavam a venda, foram: Antônio Otávio, Eloísa Xavier, Edna Morato, Edward Moreira, Rony Morais, Érica Gaede, Raísa Lage, Osvaldo Milton, Rômulo Valadares, Theu Amaral, Hélio Tadeu, Ana Leonídia, Helena Honório, Fabio Serqueira, Beatriz Valdez. O evento contou também com a colaboração de funcionários da Escola, Ricardo Rodrigues e Fernando Stringuetta (músicos) e Kabrito Aviamentos (apoio cultural), divulgado em rádios e convites virtuais. Na abertura foi oferecido um coquetel para público presente, que pode conferir trabalhos artísticos realizados com diversas técnicas: modelagem em cerâmica, óleo sobre tela, aguada, nanquim, esferográfica, grafite, pintura em vidro, aquarela, mista, fotografia, entre outras. O público se mostrou participativo e interessado nas obras, totalizando 285 visitantes durante uma semana de Exposição. PROBLEMAS DETECTADOS Não houve problemas para a organização do evento, graças à participação e valiosa contribuição dos próprios artistas plásticos, professores, alunos e equipe diretiva e técnica da Escola de Artes e Ofícios e Secretaria Municipal de Cultura, que se empenharam ao máximo para a execução do evento.

7 FOTOGRAFIAS DO EVENTO (IMAGENS: Érica Lúcia Gaede, out/2009.) Gravuras de Beatriz Valdez. Olhar fotográfico sobre Pará de Minas. Pintura óleo sobre tela. Gravuras de Edward Moreira. Coleção de gravuras. Obra In Fide Et labore Painel de Edna Morato. Pintura em vidro de Érica Gaede. Desenho de Fabio Serqueira. Gravura de Theu Amaral.

8 EVENTO 04 modalidade: título da ação: parcerias: local: Apresentação de Recitais Papo Musical Som de Letra Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Pará de Minas Secretária Municipal de Cultura Casa de Cultura de Pará de Minas Casa da Cultura de Pará de Minas data ou período: horário: 29-out-09 18h nº participantes: 45 participantes DESCRIÇÃO DA AÇÃO O evento Papo Musical, Som de Letra, realizado na Casa de Cultura de Pará de Minas/MG, reuniu músicos e alunos do município, para a apresentação de recitais à comunidade. De modo interativo, a cidade evocou e relembrou o panorama da música de Minas Gerais, transitando do samba ao chorinho, do baião à tropicália, da música erudita à música sacra. O encontro teve por objetivo estimular a percepção musical dos participantes, bem como trabalhar a coordenação motora e noções de compasso e ritmo. Além disso, foram apresentados, de forma detalhada, instrumentos musicais como guitarra, violão, viola caipira, flauta transversal, trombone, clarinete, etc. Todos característicos da musicalidade mineira. Papo Musical, Som de Letra contou com a presença dos alunos da Escola Municipal de Música Geraldinho do Cavaquinho, que apresentaram canções da MPB e da Bossa Nova, sons marcantes da história brasileira. Os variados estilos musicais e seus derivados também foram apresentados pelos diversos músicos da cidade. O público presente pode se envolver com o frevo, o maracatu, o rock, o soul, o funk americano, além dos tradicionais ritmos da região. A estrutura montada para a realização da Jornada portava todo equipamento necessário aos trabalhos musicais como: mesa de som, microfones, instrumentos musicais, amplificadores, vídeo projetor, CDs, DVDs, bem como o espaço do prédio da Casa de Cultura, e foi fundamental para o alcance dos objetivos. O público se manteve bem interessado durante os 60 minutos de apresentações e dinâmicas musicais. PROBLEMAS DETECTADOS Não houve problemas para a organização do evento, graças à participação e valiosa contribuição dos próprios músicos e estudantes da Escola de Música de Pará de Minas/MG e da Secretaria Municipal de Cultura, que se empenharam ao máximo para a execução da Jornada. A maior dificuldade encontrada pelos organizadores, no entanto, se deu para a mobilização do público, já que, mesmo com a massiva divulgação do evento, através de convite impresso, convite de e mídia local (rádios e panfletos), houve defasagem em relação ao público esperado.

9 FOTOGRAFIAS DO EVENTO (IMAGENS: Ricardo Magela Rodrigues, out/2009.) Apresentação de chorinho. Músicos e público envolvidos no projeto. Espaço da Casa de Cultura onde o evento se realizou. Apresentação de samba. Atenção do público as canções da Bossa Nova. Discussões sobre os estilos musicais apresentados. Público presente ao evento. Exposição dos músicos sobre a percepção dos sons. Apresentação de rock de dupla de músicos locais. Conversa com o público sobre a apresentação de chorinho.

10 EVENTO 05 modalidade: título da ação: parcerias: local: Exposição e Encontro de Artistas Locais Café com Arte Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Pará de Minas Secretária Municipal de Cultura Casa de Cultura de Pará de Minas Grupo de Teatro Iluminartt Casa da Cultura de Pará de Minas data ou período: horário: 22-out-09 18h nº participantes: 60 participantes DESCRIÇÃO DA AÇÃO O Café com Arte consiste na realização do encontro mensal dos fomentadores da classe artística do município de Pará de Minas/MG e da região de influência da cidade no Centro-Oeste mineiro. Liderados pelo Grupo de Teatro Iluminartt (Higor Duarte, Isabel Faria e Marta Morias), o evento contou com a participação de artistas e intelectuais da comunidade paraense que expuseram suas novas criações no campo da música, escultura, pintura entre outras. Apresentações artísticas ocorreram durante a confraternização e embelezaram às duas horas do evento. Representantes do poder público também prestigiaram o Café com Arte, promovido pelos próprios artistas, juntamente com a equipe da Secretaria de Cultura da cidade. Mais uma vez, a estrutura montada para a realização da Jornada, com todo o equipamento necessário aos trabalhos artísticos como: cadeira, som, mesas, aparadores, banners etc., bem como o espaço do prédio da Casa de Cultura foi fundamental para o alcance dos objetivos. O público se envolveu bastante com a confraternização, criando uma dinâmica interativa e participativa. Além disso, o evento serve de estímulo aos jovens artistas da cidade que tiveram a oportunidade de conhecer os principais trabalhos artísticos de sua região. Durante o encontro foram discutidas principalmente técnicas teatrais, além de ocorrer uma ampla conversa sobre a cultura local e a inclusão de Pará de Minas na Jornada Mineira do Patrimônio Cultural. Também foram feitas homenagens aos artistas paraenses. Tudo isso, regado a um delicioso café mineiro. PROBLEMAS DETECTADOS Não houve problemas para a organização do evento, graças à participação dos próprios artistas na execução da confraternização e à cooperação da Secretaria Municipal de Cultura, ambos se empenhando, ao máximo, para a execução da Jornada. O Café com Arte atingiu seus objetivos de reunir os artistas paraenses para confraternizações e homenagens. Foram respeitados os horários marcados e a estrutura montada para o encontro realizado na Casa de Cultura da cidade mostrou se eficiente.

11 FOTOGRAFIAS DO EVENTO (IMAGENS: José Roberto Pereira, out/2009.) Público presente na cerimônia de abertura do evento. Observação dos trabalhos expostos na Casa de Cultura. Visitantes do Café com Arte. Discurso de abertura do evento. Público presente visitando as exposições. Entrega de homenagens aos artistas. Comemoração pelo recebimento das homenagens. Exposição de trabalhos no evento.

12 Paredão de fotos da Casa de Cultura de Pará de Minas. Livro de registros do encontro. Público visitando os trabalhos. Trabalho com registro fotográfico musical da cidade. Trabalho com o registro fotográfico do Grupo Iluminartt. Exposição de fotos antigas. Esculturas apresentadas e entregues como homenagens aos artistas no evento. Visitantes na exposição de documentos históricos. Apresentação musical no Café com Arte. Artistas e representantes do poder público de Pará de Minas presentes no evento.

13 Entrada do Salão da Casa de Cultura. Público artístico presente na comemoração. Discurso de agradecimento às homenagens feitas aos artistas. Comemoração dos artistas de Pará de Minas. Visita do público às exposições realizadas. Pará de Minas, 15 de janeiro de Maiza Maria dos Santos Lage Barbosa Secretaria Municipal de Cultura de Pará de Minas/MG

REGULAMENTO DO 44º SALÃO DE ARTE CONTEMPORÂNEA LUIZ SACILOTTO

REGULAMENTO DO 44º SALÃO DE ARTE CONTEMPORÂNEA LUIZ SACILOTTO REGULAMENTO DO 44º SALÃO DE ARTE CONTEMPORÂNEA LUIZ SACILOTTO O Secretário de Cultura e Turismo no uso de suas atribuições legais e considerando as disposições da Lei Municipal nº 5.901/82 e posteriores

Leia mais

PROJETO MÚSICA NO CÂMPUS: CULTURA NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. AMARAL, Janaynne Carvalho 1 ; CRUVINEL, Flávia Maria 2

PROJETO MÚSICA NO CÂMPUS: CULTURA NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. AMARAL, Janaynne Carvalho 1 ; CRUVINEL, Flávia Maria 2 PROJETO MÚSICA NO CÂMPUS: CULTURA NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA AMARAL, Janaynne Carvalho 1 ; CRUVINEL, Flávia Maria 2 Palavras-chaves: extensão universitária, cultura, música. Introdução O Plano Nacional

Leia mais

No mês de setembro, realizamos o encontro do curso de formação Arte e Espaço Público no MASP. Foi um dia muito especial para os participantes!

No mês de setembro, realizamos o encontro do curso de formação Arte e Espaço Público no MASP. Foi um dia muito especial para os participantes! Instituto Sidarta Programa Desafios Impaes 2011 Nome do Projeto: Embu com Arte Setembro/2011 NOTÍCIAS FRESQUINHAS Setembro Nome do Projeto: Embu com Arte Instituição responsável pela formação: Instituto

Leia mais

PROJETO TÉCNICO. Associação ou federação comunitária Ponto de cultura

PROJETO TÉCNICO. Associação ou federação comunitária Ponto de cultura ANEXO IV CINE MAIS CULTURA BAHIA PROJETO TÉCNICO I. Identificação da Iniciativa 1. Nome da Proponente: 2. Esta ação é inscrita por: [Indique somente 1 (uma) alternativa] Organização da Sociedade Civil

Leia mais

PROJETO SARAU SABERES E SABORES

PROJETO SARAU SABERES E SABORES PROJETO SARAU SABERES E SABORES JUSTIFICATIVA Em Parintins, o acesso ao livro e a leitura é bastante limitado. Este Município tem apenas uma Biblioteca Pública e uma livraria (LUPA), há as bibliotecas

Leia mais

Plano de Patrocínio MÚSICA DOC PRONAC 10 0394

Plano de Patrocínio MÚSICA DOC PRONAC 10 0394 Plano de Patrocínio PRONAC 10 0394 Resumo Executivo Os 30 programetes semanais do projeto Música Doc apresentarão entrevistas, cenas de ensaios, produção e shows. Serão 26 minutos de conteúdo artístico

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

EDITAL N 01/2013/SECULT

EDITAL N 01/2013/SECULT EDITAL N 01/2013/SECULT EDITAL DE OCUPAÇÃO DAS SALAS DE EXPOSIÇÕES FREDERICO TREBBI, INAH D AVILA COSTA E ANTÔNIO CARINGI E DO JARDIM DO CENTRO CULTURAL ADAIL BENTO COSTA O Município de Pelotas, através

Leia mais

Casa do Bom Menino. Informativo. Capsula do Tempo estimula reflexão. casadobommeninopiracicaba.org.br

Casa do Bom Menino. Informativo. Capsula do Tempo estimula reflexão. casadobommeninopiracicaba.org.br Informativo Casa do Bom Menino Edição 04 - Maio/ Junho 2015 2015 Capsula do Tempo estimula reflexão No dia 08/05 as crianças e adolescentes da Casa do Bom Menino enterraram a capsula do tempo no quintal

Leia mais

EXPOSIÇÃO DE ARTES 2015 OS 150 ANOS DA BATALHA NAVAL DO RIACHUELO REGULAMENTO

EXPOSIÇÃO DE ARTES 2015 OS 150 ANOS DA BATALHA NAVAL DO RIACHUELO REGULAMENTO MARINHA DO BRASIL COMANDO DO 8º DISTRITO NAVAL CENTRO CULTURAL DA MARINHA EM SÃO PAULO EXPOSIÇÃO DE ARTES 2015 OS 150 ANOS DA BATALHA NAVAL DO RIACHUELO REGULAMENTO 1 DO PROPÓSITO Neste ano de 2015, a

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO ARTÍSTICA PROJETO SEGUNDA MUSICAL 2016

EDITAL DE SELEÇÃO ARTÍSTICA PROJETO SEGUNDA MUSICAL 2016 EDITAL DE SELEÇÃO ARTÍSTICA PROJETO SEGUNDA MUSICAL 2016 A Secretaria da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais faz saber aos interessados que se encontram abertas, no período de 11 a 29 de fevereiro

Leia mais

VII FESTIVAL MULTIARTE FIRMINO ROCHA

VII FESTIVAL MULTIARTE FIRMINO ROCHA VII FESTIVAL MULTIARTE FIRMINO ROCHA EDITAL A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania - FICC, pelo presente Regulamento e através do Edital nº. 004/2013, torna público, para conhecimento dos interessados,

Leia mais

Ministério da Educação MEC Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica - SETEC Instituto Federal Catarinense IFC EDITAL N 278/IFC/2015

Ministério da Educação MEC Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica - SETEC Instituto Federal Catarinense IFC EDITAL N 278/IFC/2015 EDITAL N 278/IFC/2015 Seleção simplificada para participação no IFCultura/2015 O Instituto Federal Catarinense, representado pela Pró Reitoria de Desenvolvimento Humano e So- cial, torna públicas as condições

Leia mais

Capacitação para Elaboração de Projetos Culturais - 2013

Capacitação para Elaboração de Projetos Culturais - 2013 Capacitação para Elaboração de Projetos Culturais - 2013 FUNDAÇÃO CULTURAL DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ Andréa Wolff Maikon Dias O que é um projeto? Um projeto é um conjunto de ações integradas, que levam a um

Leia mais

15º Salão de Arte Contemporânea de Guarulhos

15º Salão de Arte Contemporânea de Guarulhos PREFEITURA DE GUARULHOS SECRETARIA DE CULTURA DEPARTAMENTO DE ATIVIDADES CULTURAIS SEÇÃO ADMINISTRATIVA DE ARTES VISUAIS 15º Salão de Arte Contemporânea de Guarulhos Regulamento O Secretário de Cultura,

Leia mais

Projecto Anual com Escolas Ano lectivo 2010/2011

Projecto Anual com Escolas Ano lectivo 2010/2011 Projecto Anual com Escolas Ano lectivo 2010/2011 1. Enquadramento O Serviço Educativo da Casa das Histórias Paula Rego é entendido como um sector de programação que visa uma mediação significativa entre

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES ANO BASE

RELATÓRIO DE ATIVIDADES ANO BASE Ministério da Educação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Setor Bancário Norte, Quadra 2, Bloco L, Lote 6. CEP: 70.040-020 Brasília/DF Brasil RELATÓRIO DE ATIVIDADES ANO BASE IES

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA DIVULGAÇÃO DO CEAPIA

REGIMENTO INTERNO DA DIVULGAÇÃO DO CEAPIA REGIMENTO INTERNO DA DIVULGAÇÃO DO REGIMENTO INTERNO DA DIVULGAÇÃO Histórico Na gestão de 2008/2009, através da Direção Cientifica, houve a preocupação de dar maior ênfase a divulgação na instituição.

Leia mais

Regulamento: Mostra Competitiva e Não Competitiva de Curtas-Metragens

Regulamento: Mostra Competitiva e Não Competitiva de Curtas-Metragens Regulamento: Mostra Competitiva e Não Competitiva de Curtas-Metragens 1. Promoção: O 3º Festival de Cinema de Três Passos / 2016 Semeando Cultura - é promovido pelo Movimento Pró-Arte de Três Passos. 2.

Leia mais

Raimundo Cela um mestre brasileiro

Raimundo Cela um mestre brasileiro CARTA DO SETOR EDUCATIVO MAB/FAAP ÀS ESCOLAS Exposição Raimundo Cela um mestre brasileiro Ação Educativa entre 12 de junho e 24 de julho de 2016 Raimundo Cela, Jangada rolando para o mar, 1950. Óleo sobre

Leia mais

JAM OLIDO DE DANÇAS URBANAS 02 de novembro FESTIVAL CONTEMPORÂNEO DE DANÇA

JAM OLIDO DE DANÇAS URBANAS 02 de novembro FESTIVAL CONTEMPORÂNEO DE DANÇA JAM OLIDO DE DANÇAS URBANAS 02 de novembro Nos anos 80, a estação São Bento do Metrô foi o ponto de encontro da cultura Hip Hop. Todos os sábados dançarinos de todas as regiões de São Paulo se encontravam

Leia mais

DIVERSAMENTE. Projeto de gravação de cd, aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura

DIVERSAMENTE. Projeto de gravação de cd, aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura DIVERSAMENTE Projeto de gravação de cd, aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura SOBRE O AUTOR: Paulo Lobão, cantor e compositor, nasceu na cidade de Belo Horizonte, iniciou os seus estudos musicais

Leia mais

14 a 17 de junho de 2017 Goiânia, GO PLANO COMERCIAL

14 a 17 de junho de 2017 Goiânia, GO PLANO COMERCIAL 14 a 17 de junho de 2017 Goiânia, GO PLANO COMERCIAL Ficha Técnica Evento: XVII Congresso da Academia Brasileira de Neurocirurgia Cidade: Goiânia- Goiás Data: 14 a 17 junho de 2017 Expectativa de Público:

Leia mais

FESTIVAL UNIVERSITÁRIO DE CRIAÇÃO AUDIOVISUAL

FESTIVAL UNIVERSITÁRIO DE CRIAÇÃO AUDIOVISUAL FESTIVAL UNIVERSITÁRIO DE CRIAÇÃO AUDIOVISUAL I DO FESTIVAL: EDITAL 2014 1.1. O FUSCA (FESTIVAL UNIVERSITÁRIO DE CRIAÇÃO AUDIOVISUAL) é uma atividade de promoção acadêmica e cultural realizada pela Faculdade

Leia mais

InfoReggae - Edição 16 Grupos: Orquestra AfroReggae 25 de outubro de 2013. Coordenador Executivo José Júnior

InfoReggae - Edição 16 Grupos: Orquestra AfroReggae 25 de outubro de 2013. Coordenador Executivo José Júnior O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens das camadas populares.

Leia mais

VIVALEITURA 2014 Rodas de leitura, uma forma de brincar

VIVALEITURA 2014 Rodas de leitura, uma forma de brincar VIVALEITURA 2014 Rodas de leitura, uma forma de brincar Dados Gerais 1. Nome da Organização Grupo Pirilampo 2. Razão Social Grupo Pirilampo 3. CNPJ 08.237.163/0001-02 3. CNPJ da Organização 4. Informação

Leia mais

Informativo AGOSTO/2014 - Resumo das atividades realizadas no CCA Meu Guri

Informativo AGOSTO/2014 - Resumo das atividades realizadas no CCA Meu Guri Aconteceu na sede do Meu Guri o evento I Encontro de Famílias da Serra. A iniciativa se deu devido à necessidade em dar continuidade à reflexão sobre o Combate à Exploração e à Violência Sexual Infantil.

Leia mais

- Visitas orientadas Público-alvo: público geral

- Visitas orientadas Público-alvo: público geral Criado em 2006, o Serviço Educativo do Museu de Santa Maria de Lamas (MSML) tem desenvolvido um conjunto de actividades pedagógicas e lúdicas, no sentido de divulgar o património integrado no seu vasto

Leia mais

Índice. 1 Resumo FORIND NE 2 A Feira 3 Eventos Simultâneos 4 Expositores 5 Visitantes 6 Marketing 7 Comunicação 8 Fotos 9 Próxima Edição

Índice. 1 Resumo FORIND NE 2 A Feira 3 Eventos Simultâneos 4 Expositores 5 Visitantes 6 Marketing 7 Comunicação 8 Fotos 9 Próxima Edição Índice 1 Resumo FORIND NE 2 A Feira 3 Eventos Simultâneos 4 Expositores 5 Visitantes 6 Marketing 7 Comunicação 8 Fotos 9 Próxima Edição A FEIRA Resumo 2013 A 5ª edição da FORIND NE bateu recordes de visitação

Leia mais

PIM - I. Cursos de Comunicação Digital. Projeto Integrado Multidisciplinar 2016.1 UNIVERSIDADE PAULISTA

PIM - I. Cursos de Comunicação Digital. Projeto Integrado Multidisciplinar 2016.1 UNIVERSIDADE PAULISTA UNIVERSIDADE PAULISTA Cursos de Comunicação Digital PIM - I Projeto Integrado Multidisciplinar 2016.1 1. APRESENTAÇÃO DO PROJETO: O PIM, Projeto Integrado Multidisciplinar, é uma atividade prática que

Leia mais

7º Prêmio VIVALEITURA Edição Lúcia Jurema JUSTIFICATIVA

7º Prêmio VIVALEITURA Edição Lúcia Jurema JUSTIFICATIVA JUSTIFICATIVA O projeto denominado LEITURA EM PROGRESSO é uma proposta do Ponto de Cultura NEC e Biblioteca Comunitária Orlando Miranda, localizados no Centro Cultural Fundição Progresso, Lapa - local

Leia mais

PROJETO CIRANDA DAS ARTES

PROJETO CIRANDA DAS ARTES Prefeitura Municipal de Petrópolis Conselho Municipal de Cultura Fundação de Cultura e Turismo PROJETO CIRANDA DAS ARTES APRESENTAÇÃO A arte é uma forma de expressão produzida pelo homem para manifestar

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DE EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS n. 1/2015 PREÂMBULO

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DE EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS n. 1/2015 PREÂMBULO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DE EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS n. 1/2015 PREÂMBULO O SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA, por intermédio da Coordenadoria Memória e Cultura, comunica que realizará processo seletivo de

Leia mais

ANEXO III FORMULÁRIO DE PROJETO

ANEXO III FORMULÁRIO DE PROJETO IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO Título: Governo do Estado do Espírito Santo ANEXO III FORMULÁRIO DE PROJETO ARTICULAÇÃO EM REDE Coletânea Festival Tarde no Bairro IDENTIFICAÇÃO DO PROPONENTE Nome: APRESENTAÇÃO

Leia mais

Fundação Seade Sistema Estadual de Análise de Dados. Dados da organização

Fundação Seade Sistema Estadual de Análise de Dados. Dados da organização Fundação Seade Sistema Estadual de Análise de Dados Data de elaboração da ficha: Abr 2007 Dados da organização Nome: Fundação Seade Endereço: Av. Casper Líbero, 464, São Paulo, SP Site: www.seade.gov.br

Leia mais

Valéria Carrilho da Costa

Valéria Carrilho da Costa A FOLIA NA ESCOLA: ENTRE CORES E CANTOS Valéria Carrilho da Costa gmacala@netsite.com.br Prefeitura Municipal de Uberlândia E.M. Profª Maria Leonor de Freitas Barbosa Relato de Experiência Resumo O projeto

Leia mais

O ESTUDO E A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA INTERFACE INTERATIVA PARA ENTRETENIMENTO DIGITAL

O ESTUDO E A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA INTERFACE INTERATIVA PARA ENTRETENIMENTO DIGITAL 26 a 29 de outubro de 2010 ISBN 978-85-61091-69-9 O ESTUDO E A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA INTERFACE INTERATIVA PARA ENTRETENIMENTO DIGITAL Maurílio Mardegan Mendes 1 ; Anderson Brito Garcia 1 ; Carlos Cezar

Leia mais

Projeto Pedagógico e de Animação Do Estremoz Férias 2015

Projeto Pedagógico e de Animação Do Estremoz Férias 2015 Projeto Pedagógico e de Animação Do Estremoz Férias 2015 Índice 1. Objetivos gerais:... 4 2. Objetivos específicos:... 5 3. Estratégias Educativas e Pedagógicas... 6 4. Atividades Sócio-Educativas... 7

Leia mais

PRÊMIO COMUNICADOR PARCEIRO DA EDUCAÇÃO REGULAMENTO

PRÊMIO COMUNICADOR PARCEIRO DA EDUCAÇÃO REGULAMENTO PRÊMIO COMUNICADOR PARCEIRO DA EDUCAÇÃO REGULAMENTO O PRÊMIO COMUNICADOR PARCEIRO DA EDUCAÇÃO é uma iniciativa do Instituto Votorantim, por meio do projeto Parceria Votorantim pela Educação, que tem o

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2009

PLANO DE ENSINO 2009 PLANO DE ENSINO 2009 Fundamental I ( ) Fundamental II ( ) Médio ( ) Médio Profissionalizante ( ) Profissionalizante ( ) Graduação ( X ) Pós-graduação ( ) I. Dados Identificadores Curso Pedagogia Disciplina

Leia mais

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo.

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Material referente ao texto do Módulo 3: Ações Básicas de Mobilização. O conhecimento da realidade é a base fundamental ao desenvolvimento social, que visa

Leia mais

À Procura de Mozart Resumo Canal 123 da Embratel Canal 112 da SKY,

À Procura de Mozart Resumo Canal 123 da Embratel Canal 112 da SKY, À Procura de Mozart Resumo O vídeo nos oferece um relato sobre a vida e obra de Wolfgang Amadeus Mozart. Ele nos é apresentado como único e inigualável devido à sua genialidade na música clássica do século

Leia mais

I FESTIVAL DE MÚSICA DO IFES

I FESTIVAL DE MÚSICA DO IFES I FESTIVAL DE MÚSICA DO IFES REGULAMENTO 2013 1. DOS OBJETIVOS 1.1. O I Festival de Música do Ifes acontecerá no dia 23 de novembro de 2013, no Auditório João de Medeiros Calmon, no Ifes Campus Colatina,

Leia mais

Guia para o desenvolvimento de Projetos de Extensão

Guia para o desenvolvimento de Projetos de Extensão Guia para o desenvolvimento de Projetos de Extensão A Extensão Universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar educativo,

Leia mais

COLORINDO VIDA Proac 10441 Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo Sobre a Pintura Solidária A Associação Cultural Pintura Solidária Vamos Colorir a Vida nasceu em 2003 e completando 10 anos. Nasceu

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARANAGUA FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA DE PARANAGUÁ "NELSON DE FREITAS BARBOSA"

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARANAGUA FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA DE PARANAGUÁ NELSON DE FREITAS BARBOSA "" APÊNDICE 1 Requisitos e demandas dos segmentos culturais para a proposição de projetos. Os projetos culturais propostos deverão respeitar e se enquadrar nas seguintes determinações dos seus respectivos

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

ANEXO III NORMAS COMPLEMENTARES DA ESCOLA DE BELAS ARTES, ESCOLA DE MEDICINA VETERINÁRIA E ESCOLA DE MÚSICA ESCOLA DE BELAS ARTES

ANEXO III NORMAS COMPLEMENTARES DA ESCOLA DE BELAS ARTES, ESCOLA DE MEDICINA VETERINÁRIA E ESCOLA DE MÚSICA ESCOLA DE BELAS ARTES ANEXO III NORMAS COMPLEMENTARES DA ESCOLA DE BELAS ARTES, ESCOLA DE MEDICINA VETERINÁRIA E ESCOLA DE MÚSICA ESCOLA DE BELAS ARTES Normas Complementares, relativas aos temas e as especificações das Provas

Leia mais

Projeto Grêmio em Forma. relato de experiência

Projeto Grêmio em Forma. relato de experiência Projeto Grêmio em Forma relato de experiência Instituto Sou da Paz Organização fundada em 1999, a partir da campanha dos estudantes pelo desarmamento. Missão: Contribuir para a efetivação, no Brasil, de

Leia mais

ESPAÇO CULTURAL BRDE SANTA CATARINA Espaço Cultural Governador Celso Ramos REGULAMENTO PARA REALIZAÇÃO DE EXPOSIÇÕES DE ARTES VISUAIS.

ESPAÇO CULTURAL BRDE SANTA CATARINA Espaço Cultural Governador Celso Ramos REGULAMENTO PARA REALIZAÇÃO DE EXPOSIÇÕES DE ARTES VISUAIS. ESPAÇO CULTURAL BRDE SANTA CATARINA Espaço Cultural Governador Celso Ramos REGULAMENTO PARA REALIZAÇÃO DE EXPOSIÇÕES DE ARTES VISUAIS Calendário 2010 1. OBJETO O presente Regulamento estabelece normas

Leia mais

APRENDENDO NOS MUSEUS. Exposição no Bloco do estudante: O brinquedo e a rua: diálogos

APRENDENDO NOS MUSEUS. Exposição no Bloco do estudante: O brinquedo e a rua: diálogos APRENDENDO NOS MUSEUS Exposição no Bloco do estudante: O brinquedo e a rua: diálogos Este material foi desenvolvido a fim de ajudar alunos e professores a tirar maior proveito de suas experiências museais.

Leia mais

COMO ILUMINAR ÍCONES ARQUITETÔNICOS

COMO ILUMINAR ÍCONES ARQUITETÔNICOS COMO ILUMINAR ÍCONES ARQUITETÔNICOS Aqui vão algumas dicas para iluminar ícones arquitetônicos em comemoração ao aniversário do Rotary, no dia 23 de fevereiro. Se estiver planejando uma projeção, contate

Leia mais

Prefeitura Municipal de Jataí Secretaria de Cultura Museu de Arte Contemporânea

Prefeitura Municipal de Jataí Secretaria de Cultura Museu de Arte Contemporânea Prefeitura Municipal de Jataí Secretaria de Cultura Museu de Arte Contemporânea 1- DOS OBJETIVOS EDITAL 2016 15º SALÃO NACIONAL DE ARTE JATAÍ - GO REGULAMENTO 1.1- O 15º Salão Nacional de Arte é uma realização

Leia mais

Concurso Arte na Capa 2011

Concurso Arte na Capa 2011 Concurso Arte na Capa 2011 Roteiro de participação O Concurso Arte na Capa 2011 terá como atividade principal o exercício de releitura dos grandes movimentos artísticos, tendo como tema paisagens naturais

Leia mais

A Coordenação de Pós-graduação do Centro de Letras e Artes da UFRJ encaminha,

A Coordenação de Pós-graduação do Centro de Letras e Artes da UFRJ encaminha, A Coordenação de Pós-graduação do da UFRJ encaminha, em anexo, chamada de trabalhos inéditos para os volumes I e II, ano 2012, da Revista Interfaces, cujos temas são, respectivamente, Paisagens & Jardins

Leia mais

CENTRO CULTURAL BASILEU TOLEDO FRANÇA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA PROGRAMA DE EXPOSIÇÕES

CENTRO CULTURAL BASILEU TOLEDO FRANÇA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA PROGRAMA DE EXPOSIÇÕES CENTRO CULTURAL BASILEU TOLEDO FRANÇA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA PROGRAMA DE EXPOSIÇÕES Este Programa contém as normas e diretrizes que orientam a utilização do Centro Cultural Basileu Toledo França,

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA SUMÁRIO 1 - INTRODUÇÃO... 3 2 - DO REGULAMENTO E SUA APLICAÇÃO... 3 3 - DAS INSCRIÇÕES... 3 4 - DO ACERVO... 3 5 - DO PRAZO DE EMPRÉSTIMO E QUANTIDADES DE VOLUMES... 4 6 - DA

Leia mais

SECRETARIA DE PATRIMÔNIO E CULTURA SEPAC / PMO

SECRETARIA DE PATRIMÔNIO E CULTURA SEPAC / PMO SECRETARIA DE PATRIMÔNIO E CULTURA SEPAC / PMO GRUPO DE TRABALHO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL CONSULTA PÚBLICA: Apresentação do Plano Municipal de Educação Patrimonial de Olinda Aos doze dias de novembro de

Leia mais

COMUNICAÇÃO I-D-E-N-T-I-D-A-D-E-S e Outros Olhares Inclusão social de jovens infratores através das artes plásticas

COMUNICAÇÃO I-D-E-N-T-I-D-A-D-E-S e Outros Olhares Inclusão social de jovens infratores através das artes plásticas COMUNICAÇÃO I-D-E-N-T-I-D-A-D-E-S e Outros Olhares Inclusão social de jovens infratores através das artes plásticas PORFIRO, André Luiz 1 Palavras-Chave: Ensino de arte, Inclusão social e Ressignificação

Leia mais

Projeto itinerante com foco no meio ambiente e sustentabilidade Entretenimento com tema sociocultural

Projeto itinerante com foco no meio ambiente e sustentabilidade Entretenimento com tema sociocultural Projeto itinerante com foco no meio ambiente e sustentabilidade Entretenimento com tema sociocultural A magia do circo nos impele sensações incríveis, fazendo-nos viajar na alegria dos palhaços, nas acrobacias

Leia mais

REGULAMENTO GERAL IX FESTIVAL ESTADUAL NOSSA ARTE. CAPÍTULO I Dos Objetivos

REGULAMENTO GERAL IX FESTIVAL ESTADUAL NOSSA ARTE. CAPÍTULO I Dos Objetivos REGULAMENTO GERAL IX FESTIVAL ESTADUAL NOSSA ARTE CAPÍTULO I Dos Objetivos Art. 1º - Promover a arte através de apresentações e exposições em diversos gêneros artísticos, despertando o gosto pelas atividades

Leia mais

Contrapartidas Sociais

Contrapartidas Sociais Apresentação O Bloco Carnavalesco Infantil MURIÇOQUINHAS foi fundado em 1992, buscando criar uma opção de divertimento seguro e de qualidade aos foliões mais jovens, que não acompanhavam o ritmo acelerado

Leia mais

Centro Cultural Basileu Toledo França Biblioteca Pública Dante Mosconi

Centro Cultural Basileu Toledo França Biblioteca Pública Dante Mosconi Centro Cultural Basileu Toledo França Programa de Exposições Este Programa contém as normas e diretrizes que orientam a utilização do Centro Cultural Basileu Toledo França, pelos artistas, estudiosos interessados

Leia mais

Ficção: Obras originais ou parcialmente baseadas em fatos reais criadas pela imaginação do autor.

Ficção: Obras originais ou parcialmente baseadas em fatos reais criadas pela imaginação do autor. 1. O FESTIVAL O objetivo do Multifest é premiar a produção de curtas metragens universitários em vídeo, como forma de reconhecimento ao aprendizado das diversas técnicas cinematográficas desenvolvidas

Leia mais

Páginas: SARAU CULTURAL EM PRAÇA PÚBLICA. Sarau cultural em praça pública homenageia Semana do Folclore

Páginas: SARAU CULTURAL EM PRAÇA PÚBLICA. Sarau cultural em praça pública homenageia Semana do Folclore Páginas: 8 SARAU CULTURAL EM PRAÇA PÚBLICA Sarau cultural em praça pública homenageia Semana do Folclore As escolas municipais da sede e do interior de Canavieiras promoveram na noite deste sábado (29),

Leia mais

PROJETO MÚSICA NA ESCOLA

PROJETO MÚSICA NA ESCOLA Rede Salesiana de Escolas. Entusiasmo diante da vida. PROJETO MÚSICA NA ESCOLA Escola: Nossa Senhora Auxiliadora Níveis de Ensino: Fundamental II Coordenação Pedagógica: Maria das Graças L. N. Ferreira

Leia mais

Banda [ ] Músico [ ] DJ [ ] Som [ ] Iluminação [ ] Palco [ ] Repertório Set List [ ] Repertório Personalizado [ ] Composição [ ] 1. 2. 3. 4. 5.

Banda [ ] Músico [ ] DJ [ ] Som [ ] Iluminação [ ] Palco [ ] Repertório Set List [ ] Repertório Personalizado [ ] Composição [ ] 1. 2. 3. 4. 5. Instrumento Contratual IDENTIFICAÇÃO DAS PARTES Contratada Rodrigo Morgano Alves Branco Cursos - ME, inscrita no CNPJ sob nº 13.162.632/0001-01, com sede à Rua Afrânio, 03 Piso Superior Vila Silvia/São

Leia mais

violão e viola caipira CD Instrumental A Noite e Show de Lançamento Projeto aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura

violão e viola caipira CD Instrumental A Noite e Show de Lançamento Projeto aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura violão e viola caipira CD Instrumental A Noite e Show de Lançamento Projeto aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura Gravação do CD Instrumental "A NOITE". Serão 15 músicas inéditas e de autoria

Leia mais

1 Concurso Cartão de Natal - IMEPAC

1 Concurso Cartão de Natal - IMEPAC CONCURSO FOTOGRÁFICO CARTÃO DE NATAL IMEPAC O INSTITUTO MASTER DE ENSINO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS, situado na Avenida Minas Gerais, 1889, Centro, na cidade de Araguari/MG, inscrita no CNPJ sob o n.º 11.010.877/0001-80,

Leia mais

EU PRATICO O BEM-ESTAR

EU PRATICO O BEM-ESTAR EU PRATICO O BEM-ESTAR LAZER EDUCAÇÃO BEM-ESTAR CULTURA Venha Viver o Sesc na Semana do Comércio em Movimento. Participe de atividades gratuitas: cursos, palestras, oficinas, minicursos, apresentações,

Leia mais

Seminário de Homenagem Professor Costa Lobo

Seminário de Homenagem Professor Costa Lobo Seminário de Homenagem Professor Costa Lobo.Cerimónia de entrega póstuma de Diploma Honoris Causa. Decorreu no Auditório Armando Guebuza da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) de

Leia mais

Ficha de Proposta de Exposição

Ficha de Proposta de Exposição Ficha de Proposta de Exposição (Sff. preencher com letra legível ou dactilografar) 1. PROPOSTA DE EXPOSIÇÃO (* O preenchimento de todos os campos é obrigatório, excepto quando informado no próprio campo

Leia mais

Instituto Nordeste Cidadania - INEC Projeto 1. Nome do Projeto: Leitura e cidadania

Instituto Nordeste Cidadania - INEC Projeto 1. Nome do Projeto: Leitura e cidadania Instituto Nordeste Cidadania - INEC Projeto 1. Nome do Projeto: Leitura e cidadania 2. Apresentação: Em 1999, com o apoio do Banco do Nordeste, é lançado o Projeto: Leitura e Cidadania, que tem como principal

Leia mais

FACULDADE INTERNACIONAL DO DELTA PROJETO PARA INCLUSÃO SOCIAL DOS SURDOS DA FACULDADE INTERNACIONAL DO DELTA

FACULDADE INTERNACIONAL DO DELTA PROJETO PARA INCLUSÃO SOCIAL DOS SURDOS DA FACULDADE INTERNACIONAL DO DELTA FACULDADE INTERNACIONAL DO DELTA PROJETO PARA INCLUSÃO SOCIAL DOS SURDOS DA FACULDADE INTERNACIONAL DO DELTA PARNAÍBA-PI 2014 FACULDADE INTERNACIONAL DO DELTA DIRETOR ADMINISTRATIVO Prof. Esp. Walter Roberto

Leia mais

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Profa. Dra. Valéria de Souza REFLEXÕES A PARTIR DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES DA REDE PÚBLICA ESTADUAL COM APOIO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Leia mais

JUSTIFICATIVA DA INICIATIVA

JUSTIFICATIVA DA INICIATIVA JUSTIFICATIVA DA INICIATIVA A relevância do projeto: O negro em destaque: As representações do negro na literatura brasileira se dá a partir das análises e percepções realizadas pelo coletivo cultural,

Leia mais

I CFD. Área: ARTE Série: 6º ANO 1º TRIMESTRE ARTE VISUAL

I CFD. Área: ARTE Série: 6º ANO 1º TRIMESTRE ARTE VISUAL Série: 6º ANO 1º TRIMESTRE ARTE VISUAL. Arte Rupestre. Arte Africana. Arte Indígena Brasileira Valorizar o(s) autor (es) dos objetos culturais apreciados, conhecendo aspectos de suas principais obras;

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE ATIVIDADES ARTÍSTICAS, CULTURAIS E ACADÊMICAS PARA COMPOSIÇÃO DA PROGRAMAÇÃO DA JORNADA ACADÊMICA 2015_2

EDITAL DE SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE ATIVIDADES ARTÍSTICAS, CULTURAIS E ACADÊMICAS PARA COMPOSIÇÃO DA PROGRAMAÇÃO DA JORNADA ACADÊMICA 2015_2 EDITAL DE SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE ATIVIDADES ARTÍSTICAS, CULTURAIS E ACADÊMICAS PARA COMPOSIÇÃO DA PROGRAMAÇÃO DA JORNADA ACADÊMICA 2015_2 A JORNADA ACADÊMICA, promovida pelos Cursos Superiores de Tecnologia

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIA SECRETARIA DE MUNÍPIO DA CULTURA MUSEU DE ARTE DE SANTA MARIA MASM

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIA SECRETARIA DE MUNÍPIO DA CULTURA MUSEU DE ARTE DE SANTA MARIA MASM PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIA SECRETARIA DE MUNÍPIO DA CULTURA MUSEU DE ARTE DE SANTA MARIA MASM XIII SALÃO LATINO-AMERICANO DE ARTES PLÁSTICAS DE SANTA MARIA Santa Maria 2014 REGULAMENTO DESCRIÇÃO:

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE DE ARTE

PLANO DE TRABALHO DOCENTE DE ARTE 1 PLANO DE TRABALHO DOCENTE DE ARTE PROFESSOR: DAVI DOS SANTOS FERREIRA COLÉGIO ESTADUAL DARIO VELLOZO. SÉRIE(S): 8ºANO C/D, 9º ANO A/C, 1º ANO A/B/C/D e Contraturno em Música AVALIAÇÃO: Instrumentos de

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA SILVA JANUÁRIA MARIA DA SILVA SIQUEIRA LUCIENE MARIA DA SILVA

ESCOLA ESTADUAL IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA SILVA JANUÁRIA MARIA DA SILVA SIQUEIRA LUCIENE MARIA DA SILVA ESCOLA ESTADUAL IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA SILVA JANUÁRIA MARIA DA SILVA SIQUEIRA LUCIENE MARIA DA SILVA NOITE CULTURAL: Os alunos da Escola Irman Ribeiro mostrando a cultura afrobrasileira Nova Andradina-MS

Leia mais

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL Pedagogia: Aut. Dec. nº 93110 de 13/08/86 / Reconhecido Port. Nº 717 de 21/12/89/ Renovação Rec. Port. nº 3.648 de 17/10/2005 Educação Física: Aut. Port. nº 766 de 31/05/00 / Rec. Port. nº 3.755 de 24/10/05

Leia mais

EDITAL 2011 DE ARTES VISUAIS

EDITAL 2011 DE ARTES VISUAIS EDITAL 2011 DE ARTES VISUAIS A Superintendência de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais torna pública a abertura do processo de seleção de propostas de exposição de artes visuais para o ano de 2011, para

Leia mais

FESTIVAL UNIVERSITÁRIO DE CRIAÇÃO AUDIOVISUAL

FESTIVAL UNIVERSITÁRIO DE CRIAÇÃO AUDIOVISUAL FESTIVAL UNIVERSITÁRIO DE CRIAÇÃO AUDIOVISUAL I DO FESTIVAL: EDITAL 2015 1.1. O FUSCA (FESTIVAL UNIVERSITÁRIO DE CRIAÇÃO AUDIOVISUAL) é uma atividade de promoção acadêmica e cultural realizada pela Faculdade

Leia mais

PROGRAMA RADIOFÔNICO INFANTIL

PROGRAMA RADIOFÔNICO INFANTIL PROGRAMA RADIOFÔNICO INFANTIL A FORMAÇÃO DO LEITOR E O PROTAGONISMO INFANTO-JUVENIL ATRAVÉS DO RÁDIO Área de implantação: Rádio comunidade Friburgo 104,9FM Responsável: Fernanda de Azevedo milanez Telefone:

Leia mais

Copos e trava-línguas: materiais sonoros para a composição na aula de música

Copos e trava-línguas: materiais sonoros para a composição na aula de música Copos e trava-línguas: materiais sonoros para a composição na aula de música Andréia Veber Rede Pública Estadual de Ensino de Santa Catarina andreiaveber@uol.com.br Viviane Beineke Universidade do Estado

Leia mais

FORMULÁRIO PARA RECADASTRAMENTO DAS BIBLIOTECAS PÚBLICAS MUNICIPAIS

FORMULÁRIO PARA RECADASTRAMENTO DAS BIBLIOTECAS PÚBLICAS MUNICIPAIS GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA SUPERINTENDÊNCIA DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS E SUPLEMENTO LITERÁRIO FORMULÁRIO PARA RECADASTRAMENTO DAS BIBLIOTECAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DO

Leia mais

CIDADÃOS VIRTUAIS RESPONSÁVEIS

CIDADÃOS VIRTUAIS RESPONSÁVEIS Guia da LIÇÃO Idade recomendada: 11 CIDADÃOS VIRTUAIS RESPONSÁVEIS Objetivos de aprendizado Os alunos irão desenvolver uma compreensão abrangente do conceito de comunidade e sua aplicação na internet.

Leia mais

OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTO

OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTO OPORTUNIDADES DE 1 QUEM SOMOS A Aliança para a Saúde Populacional - ASAP é uma entidade sem fins econômicos, cuja meta é estimular a promoção da saúde das populações através do desenvolvimento de ações

Leia mais

PROGRAMA REDE CULTURA JOVEM Núcleos de Criação EDITAL 2009

PROGRAMA REDE CULTURA JOVEM Núcleos de Criação EDITAL 2009 PROGRAMA REDE CULTURA JOVEM Núcleos de Criação EDITAL 2009 O Programa Rede Cultura Jovem, iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo e do Instituto Sincades, em parceria com a Entidade

Leia mais

O ato de ler Projeto Petiscos de leitura

O ato de ler Projeto Petiscos de leitura Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) O ato de ler Projeto Petiscos de leitura Maria da Consolação Rodrigues Gonçalves (UFLA) - consolacao@biblioteca.ufla.br Nivaldo Oliveira (UFLA) - nivaldo@biblioteca.ufla.br

Leia mais

exposição multimídia + acessibilidade

exposição multimídia + acessibilidade (100615) O desejo de representar o real em movimento vem desde os primórdios da humanidade. Utilizando luz e sombras, diversos povos compartilham suas histórias, notícias e ensinamentos. De forma poética

Leia mais

Pesquisa da 10ª Semana. Coordenação de Estudos Sócioeconômicos CESES Departamento de Difusão Fomento e Economia de Museus DDFEM Ibram, 2012

Pesquisa da 10ª Semana. Coordenação de Estudos Sócioeconômicos CESES Departamento de Difusão Fomento e Economia de Museus DDFEM Ibram, 2012 Pesquisa da 10ª Semana de Museus Coordenação de Estudos Sócioeconômicos CESES Departamento de Difusão Fomento e Economia de Museus DDFEM Ibram, 2012 Panorama geral - Pesquisa da 10ª Semana Nº entradas

Leia mais

Apêndice F-21C Relatório das Atividades de Dezembro do projeto de educação ambiental PPA para AJA Minas Gerais, Brasil

Apêndice F-21C Relatório das Atividades de Dezembro do projeto de educação ambiental PPA para AJA Minas Gerais, Brasil Apêndice F-21C Relatório das Atividades de Dezembro do projeto de educação ambiental PPA para AJA Minas Gerais, Brasil Groupo AJ na demonstração do modelo de bacia hidrográfica. Preparado para: Susan Kurbis,

Leia mais

Grupo 5 Volume 3 Unidade 5: Um pouco daqui, um pouco dali, um pouco de lá.

Grupo 5 Volume 3 Unidade 5: Um pouco daqui, um pouco dali, um pouco de lá. Grupo 5 Volume 3 Unidade 5: Um pouco daqui, um pouco dali, um pouco de lá. A Unidade é muito rica em informações sobre os três países explorados e possibilita o desenvolvimento de pesquisas e ampliação

Leia mais

Apresentação Reinaldo Arias

Apresentação Reinaldo Arias Apresentação Reinaldo Arias 2011 Projeto musical Música para envolver, encantar e integrar. Essa é a proposta do músico, produtor e compositor Reinaldo Arias. Artista atuante, gravou, produziu e compôs

Leia mais

Fitness / Hip Hop Challenge Tour. Caderno de Organização

Fitness / Hip Hop Challenge Tour. Caderno de Organização Fitness / Hip Hop Challenge Tour Caderno de Organização 2009 / 2010 Evento: Fitness / Hip Hop Challenge Tour Data: (a definir) Local: (a definir) N.º estimado de participantes: 200 (média) Escalões participantes:

Leia mais

ANEXO I PROJETO BÁSICO. 2.IDENTIFICAÇÃO DA INSTUIÇÃO PROPONENTE Proponente: GOVERNO DO ESTADO DO ACRE

ANEXO I PROJETO BÁSICO. 2.IDENTIFICAÇÃO DA INSTUIÇÃO PROPONENTE Proponente: GOVERNO DO ESTADO DO ACRE ANEXO I PROJETO BÁSICO 1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO Título: Música, Comunidade, Polícia e Família Início (mês/ano): Término (mês/ano): Dezembro/2008 Dezembro/2009 2.IDENTIFICAÇÃO DA INSTUIÇÃO PROPONENTE

Leia mais

1) Nome do Projeto Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos do Município de Vitória

1) Nome do Projeto Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos do Município de Vitória 1) Nome do Projeto Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos do Município de Vitória 2) Caracterização da Situação Anterior O Plano de Cargos e Carreira é um estímulo para o servidor. O último plano de Cargos,

Leia mais