Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download ""

Transcrição

1 A INTERVENÇÃO DO ADVOGADO, NA EMPRESA, FACE À IMPLEMENTAÇÃO DO MEMORANDO DA TROIKA Lisboa, 2 de Junho de 2012 Daniel Proença de Carvalho

2 Índice 1. O Memorando 2. As alterações à lei laboral e os seus reflexos sociais e judiciais 3. Aumento do número de litígios e de insolvências 4. Conclusões

3 1. O Memorando

4 O Memorando O Memorando de Entendimento sobre a Política Económica celebrado entre o Governo Português, a Comissão Europeia e o Fundo Monetário Internacional (o Memorando ) estabelece um conjunto de diretrizes que nortearão a conduta do Estado português durante o período de assistência financeira internacional. São destinatários do Memorando os órgãos legislativos e administrativos do Estado português. Em si mesmo, não é fonte de direito nem critério de interpretação do direito constituído.

5 O Memorando Objetivos: Consolidação orçamental (Redução da despesa > Aumento das receitas) Estabilização do sector financeiro Aumento da competitividade Crescimento económico Criação de emprego

6 Consolidação orçamental Despesa: Reorganização da Administração Pública; Congelamento de salários e limitação de acesso à Função Pública; Poupanças no setor da saúde e da educação; Redução e congelamento de pensões; Redução de custos no setor empresarial do Estado; Redução das despesas de investimento; Redução de transferências para as administrações local e regional; Corte do orçamento da ADSE. Ano Dívida Deficit PIB (g) Tx. juro (r)

7 Consolidação orçamental Receita: IRC e IRS: - Eliminação de taxas reduzidas e regimes especiais; - Redução de benefícios fiscais e deduções; - Tributação das prestações sociais. IVA: - Transferência de categorias de bens e serviços; - Manutenção das taxas actuais. Aumento e criação de impostos especiais sobre o consumo; Aumento das taxas moderadoras no SNS; Reforço do combate à fraude e à evasão fiscal; Revisão da lei das finanças regionais; Reavaliação do valor patrimonial tributável dos imóveis. Ano Dívida Deficit PIB (g) Tx. juro (r)

8 Sector financeiro Participação do Estado em operações de reforço da solidez bancária, em particular mediante subscrição de ações ou instrumentos de capital contingente e garantia de obrigações; Desalavancagem do sector bancário; Aumento do rácio de capital core Tier 1 : - Até 2011: 9%; - Até 2012: 10% Reenquadramento legal: Mecanismo de apoio M - Reestruturação, saneamento e liquidação das instituições de crédito; - Reestruturação de dívidas de empresas e de particulares.

9 Contratação pública e PPP em especial Suspensão de novos acordos de PPP; Reavaliação dos contratos de PPP; Auditoria externa independente para revisão do value for money; Revisão dos parâmetros de atuação do Tribunal de Contas; Aumento de transparência e competitividade na adjudicação de contratos públicos; Redução das isenções que permitem o ajuste directo.

10 Sistema judicial Nova Lei da Arbitragem Fiscal; Estabelecimento de secções especializadas para julgamento de casos de maior dimensão nos Tribunais Administrativos e Fiscais; Eliminar os processos judiciais pendentes até ao 2.º T de 2013; Revisão do Código de Processo Civil: - Novos prazos para conclusão dos processos judiciais; - Redução da carga administrativa dos juízes; - Atribuição de novos poderes para despachar processos de forma mais célere.

11 Mercado imobiliário Garantia de equilíbrio de direitos e obrigações dos senhorios e arrendatários; Redução do pré-aviso para a cessação de contrato de arrendamento pelos senhorios; Procedimento de despejo extrajudicial por violação do contrato; Simplificação dos procedimentos administrativos necessários para a realização de obras de reabilitação.

12 O papel dos Advogados Antecipação dos principais problemas suscitados pela aplicação das medidas previstas no Memorando. Defesa dos interesses das empresas num contexto de mudança de paradigma da atividade pública. Intervenções legislativas obrigam à adaptação às novas realidades. Risco de insegurança jurídica.

13 Algumas medidas legislativas Nova Lei da Concorrência; Lei dos pagamentos em atraso; Alterações à lei laboral; Alterações ao CIRE.

14 Nova Lei da Concorrência A manutenção de concorrência efetiva no mercado é considerada um fator indispensável à competitividade e ao crescimento da economia. O Memorando eleva o reforço da aplicação das regras da concorrência à categoria de prioridade. People of the same trade seldom meet together, even for merriment and diversion, but the conversation ends in a conspiracy against the public or in some contrivance to raise prices. Adam Smith, The Wealth of Nations

15 Nova Lei da Concorrência Apreciação Global: Não introduz alterações substanciais, mas apenas processuais. Recorte das comportamentos proibidos aos operadores no mercado permanece inalterado: acordos, práticas concertadas e decisões de associações de empresas. Subida dos limiares de notificação de concentrações: Volume de negócios do conjunto das empresas participantes superior a 100 milhões e vol. de negócios de pelo menos duas empresas superior a 5 milhões; ou Quota de mercado superior a 50%; ou Quota de mercado superior a 30% e vol. de negócios de pelo menos duas empresas superior a 5 milhões.

16 Nova Lei da Concorrência Inovações processuais: Reforço dos poderes investigatórios da AdC: AdC pode realizar buscas no domicílio de administradores e colaboradores das empresas, a escritórios de advogados e estabelecimentos bancários. Flexibilização do processo, com introdução de mecanismos de justiça consensual.

17 Pagamentos em atraso Três regras de ouro: Administração pública não pode assumir compromissos que excedam os fundos disponíveis. A assunção de compromissos plurianuais, incluindo novos projetos de investimento, contratos de locação, acordos de cooperação técnica e financeira com os municípios e parcerias público-privadas, está sujeita a autorização prévia conjunta do Ministro das Finanças e do Ministro da Tutela. Os pagamentos só podem ser realizados quando os compromissos tiverem sido regularmente assumidos e após o fornecimento de bens e serviços.

18 2. As alterações à lei laboral

19 Objetivos 1. Combater desemprego de longa duração 2. Facilitar ajustamentos no mercado de trabalho 3. Flexibilização dos tempos de trabalho 4. Aumento dos dias de trabalho 5. Moderação salarial 6. Desburocratização

20 Principais alterações Redução do montante máximo do subsídio de desemprego e diminuição dos períodos de concessão do mesmo......mas atribuição de subsídio de desemprego a trabalhadores independentes. Redução das compensações por despedimento. Aumento do limite de renovações dos contratos a termo (regime transitório). Reconfiguração do despedimento por inadaptação e por extinção de posto de trabalho. Facilitação da criação de bancos de horas. Eliminação de feriados e alteração do regime das férias e das faltas ao trabalho.

21 Novas regras de subsídio de desemprego Alterações aprovadas pelo DL 64/2012, de 15 de março Redução do montante máximo do subsídio de desemprego de para (equivalente a 2,5, vezes o Indexante de Apoios Sociais que, em 2012, é de 419,22) Redução do prazo de contribuição para aceder ao subsídio de desemprego de 450 para 360 dias; Diminuição dos períodos de concessão para um máximo de 540 dias, com possibilidade de prorrogação em função da carreira contributiva. COMBATER O DESEMPREGO DE LONGA DURAÇÃO

22 Novas regras de subsídio de desemprego DL 65/2012, de 15 de março: Possibilidade de atribuição de subsídio atividade: por cessação de a trabalhadores independentes que, no mesmo ano civil, obtenham 80% ou mais do valor total dos seus rendimentos da mesma empresa ou de empresas que pertençam ao mesmo grupo; NOVIDADE LEGISLATIVA

23 Redução do montante das compensações i. Objetivo: ALINHAMENTO DAS COMPENSAÇÕES COM A MÉDIA EUROPEIA Governo pretende que o nível de compensações por cessação de contrato de trabalho seja entre 8 a 12 dias de remuneração base e diuturnidades por cada ano de antiguidade; Criação de um fundo de compensação do trabalho, financiado pelos empregadores, que suporte parte do pagamento das compensações.

24 Redução do montante das compensações ii. Contratos de trabalho a termo e sem termo celebrados após (Lei 53/2011): 20 dias de retribuição base mensal + diuturnidades n.º anos completos de antiguidade; eliminação do limite mínimo equivalente a três salários (para contratos sem termo); instituição de limites máximos (e.g. compensação nunca poderá ser superior a 240 salários mínimos, i.e. atualmente ).

25 Redução do montante das compensações iii. Contratos de trabalho sem termo celebrados antes de (Proposta de Lei de alteração do Código do Trabalho): antiguidade até 31 de outubro de mês de remuneração base mensal + diuturnidades n.º anos completos de antiguidade; antiguidade a partir de 1 de novembro de dias de retribuição base mensal + diuturnidades n.º anos completos de antiguidade (assim que, após 1 de novembro de 2012, o montante da compensação devida atingir os 240 salários mínimos, i.e , a antiguidade subsequente deixará de contar mais para estes efeitos).

26 Prazos dos contratos a termo Lei 3/2012: Regime de natureza transitória e excecional. Possibilidade de os contratos a termo certo se renovarem excecionalmente mais 2 vezes, até um máximo de 5 renovações; Duração máxima global das 2 renovações extraordinárias não pode ultrapassar 18meses. Impedir que duração máxima destes vínculos precários aumente o índice de desemprego

27 Despedimentos individuais (Proposta de Lei) Reconfiguração de todo o processo de despedimento por inadaptação; Previsão expressa de que, no despedimento por extinção do posto de trabalho, o empregador não está obrigado a seguir uma ordem preestabelecida de antiguidade e pode adotar outros critérios objetivos para a seleção dos trabalhadores a despedir; Despedimento por extinção do posto de trabalho passa a ser admissível mesmo que o empregador tenha outro posto de trabalho disponível que seja compatível com a categoria profissional do trabalhador.

28 Flexibilização dos tempos de trabalho (Proposta de Lei) Criação de banco de horas individual (só podia ser instituído por convenção coletiva) e banco de horas grupal (possibilidade de impor o banco de horas a trabalhadores que não o aceitaram, desde que estejam preenchidos determinados requisitos); Eliminação do descanso compensatório por trabalho suplementar prestado em dia útil, feriado ou de descanso complementar (correspondente a 25% das horas extra realizadas); Redução da remuneração devida por prestação de trabalho suplementar (ou de trabalho normal em dia feriado) para metade (25% pela primeira hora ou fração e 37,5% nas horas ou frações seguintes, em dia útil de trabalho; 50% por cada hora ou fração, em dia de descanso semanal obrigatório ou complementar ou em dia feriado).

29 Aumento dos dias de trabalho Feriados (Proposta de Lei) i. Eliminação, a partir de 2013, de quatro feriados (dois civis, dois religiosos): Corpo de Deus; 5 de outubro (implantação da República); 1 de novembro (dia de todos os Santos); 1 de dezembro (restauração da independência).

30 Aumento dos dias de trabalho Férias (Proposta de Lei) i. A partir de 1 de janeiro de 2013: Eliminação da majoração de até três dias de férias em função da assiduidade dos trabalhadores (em regra, trabalhadores voltarão a ter um máximo de 22 dias úteis de férias); Possibilidade do empregador encerrar a empresa ou o estabelecimento para férias em dias de ponte, desde que comunique a sua intenção aos trabalhadores até ao dia 15 de dezembro do ano anterior.

31 Aumento dos dias de trabalho Faltas (Proposta de Lei) Faltas injustificadas a um ou meio período normal de trabalho diário, imediatamente anterior ou posterior a dia ou meio dia de descanso ou a feriado: Constitui infração grave; e Determina perda de retribuição nos dias ou meios dias de descanso ou feriados imediatamente anteriores ou posteriores ao dia de falta. Combate às faltas cirúrgicas em dias de ponte.

32 Moderação salarial i. Governo comprometeu-se, durante a vigência do programa de assistência financeira, a não aumentar o salário mínimo (i.e. 485), salvo se a evolução económica o permitir e a troika der o seu acordo; ii. Contratos coletivos de trabalho não serão estendidos até serem definidos critérios claros de representatividade das organizações patronais e sindicais outorgantes, por forma a não aumentar o nível salarial das empresas não que não estejam abrangidas por esses contratos coletivos.

33 Desburocratização (Proposta de Lei) Eliminação da obrigatoriedade de comunicar à Autoridade para as Condições de Trabalho: i.informações constantes do art. 127.º, n.º 4 do Código do Trabalho; ii.mapa de horário de trabalho; iii.acordo de isenção de horário de trabalho; iv.regulamento interno (produção de efeitos após a publicação do seu conteúdo no local de trabalho).

34 3. Aumento do número de lítigios e de insolvências

35 A crise e a litigiosidade Os processos executivos para cobrança de dívidas representam 70,3% de todos os processos cíveis pendentes (Abril de 2011); Pendência de processos executivos (Abril de 2011): ,00.

36 A crise e a litigiosidade Processos de falência / insolvência entrados a Dezembro de ; Processos de falência / insolvência entrados a Dezembro de ; Comparação dos períodos homólogos revela aumento de mais de 300%; Processos de falência / insolvência pendentes a Dezembro de ; Processos de falência / insolvência pendentes em Dezembro de ; Comparação dos períodos homólogos revela aumento de mais de 50%.

37 A crise e a litigiosidade Tentativa de explicação para aumento das falências / insolvências: Crise económica generalizada e restrições no acesso ao financiamento; Atrasos nos pagamentos, em particular do Estado; Desvalorização do imobiliário; Perceção de que a exoneração do passivo restante consiste numa forma das pessoas singulares se libertarem das suas dívidas e das ações executivas; Maior consciência das consequências civis e criminais associadas ao incumprimento do dever de apresentação à insolvência (responsabilidade dos administradores); Aproveitamento dos mecanismos de reestruturação previstos no CIRE e na demais legislação avulsa.

38 A crise e a litigiosidade Curiosidade: Diminuição dos processos de contencioso societário Aparentemente, a crise obriga os sócios a cerrar fileiras e a esquecer os seus conflitos internos?

39 Resposta às dificuldades do tecido económico Programa revitalizar (Resolução do Conselho de Ministros n.º 11/2012) Disponibilizar às empresas um enquadramento legal propício à revitalização de empresas viáveis, o que passa, designadamente, pela revisão do CIRE e pela consagração de um Processo Especial de Revitalização ( PER ); Promover a celeridade e a eficácia na articulação das empresas com o Estado, com vista ao desenho de soluções adequadas à revitalização empresarial, em particular no que respeita à Segurança Social e à Administração Tributária, tendo em vista uma atuação do Estado a uma só voz ;

40 Resposta às dificuldades do tecido económico Programa revitalizar (cont.) Reforçar os instrumentos financeiros disponíveis para a capitalização das empresas, com particular enfoque nas capitais de risco e nos fundos de revitalização de cariz regional; Agilizar a interação entre as empresas e os instrumentos financeiros do Estado; Fomentar processos de transação de empresas ou de ativos empresariais, promovendo a regeneração do tecido empresarial.

41 Alterações ao CIRE Aprovadas pela Lei n.º 16/2002, de 20 de Abril, que entrou em vigor em 20 de Maio Principais configurações: Criação do processo especial de revitalização; Encurtamento generalizado dos prazos processuais; Responsabilização acentuada do devedor e dos membros dos órgãos de administração (responsabilidade civil em caso de insolvência culposa); Clarificação dos efeitos da insolvência sobre as execuções em curso.

42 Alterações ao CIRE Processo especial de revitalização - Processo urgente através do qual, num momento anterior à insolvência, se procura permitir ao devedor em situação económica difícil ou de insolvência iminente chegar a um acordo com os seus credores que lhe permita continuar a sua atividade. Negociação entre os credores e o devedor. Aprovação de um plano de recuperação, homologado pelo juiz e oponível a todos os credores.

43 Processo Especial de Revitalização Objetivos: Permite a reestruturação de dívida (perdões, moratórias, etc.) e outras medidas de reestruturação societária; Tem como pressuposto a não existência de uma situação atual de insolvência; Tramitação conducente à negociação entre os credores; ou Tramitação que pressupõe a existência de um acordo entre credores.

44 Processo Especial de Revitalização Início do processo: processo inicia-se com a manifestação de vontade do devedor e de, pelo menos, um dos seus credores, de encetarem negociações conducentes à revitalização da empresa do devedor, por meio de aprovação de um plano de recuperação; declaração deve ser entregue ao Tribunal competente, manifestando o devedor a sua vontade em iniciar negociações conducentes à sua recuperação, devendo o Tribunal nomear, de imediato, o administrador judicial provisório;

45 Processo Especial de Revitalização Administrador judicial provisório e início de processo negocial: poderes do administrador provisório são definidos pelo Tribunal, podendo variar consoante os casos; atos de especial relevo dependem sempre de autorização; depois de ser notificado do despacho de nomeação do administrador provisório, devedor informa todos os credores que deu início a negociações com vista à sua revitalização, convidandoos a participar nas negociações em curso;

46 Processo Especial de Revitalização Tramitação: prazo de 20 dias, a contar da publicação no Citius do despacho de nomeação do administrador provisório, para reclamar créditos junto deste último; administrador provisório deve elaborar uma lista provisória de créditos em 5 dias; lista provisória é publicada no portal Citius e pode ser impugnada no prazo de cinco dias úteis; Caso existam impugnações, o Tribunal decide-as; não sendo impugnada a lista converte-se de imediato em lista definitiva;

47 Processo Especial de Revitalização Negociações: as negociações seguem as regras definidas entre as partes ou, na falta de acordo, pelas regras definidas pelo administrador provisório; devedor ou os seus administradores são solidária e civilmente responsáveis pelos prejuízos causados aos credores em virtude da falta ou incorreção das comunicações ou informações a estas prestadas;

48 Processo Especial de Revitalização Standstill: prolação do despacho que nomeia o administrador provisório, obsta à instauração de quaisquer ações para cobrança de dívidas contra o devedor e, durante todo o tempo em que perdurarem as negociações, suspende as ações em curso com idêntica finalidade; processos de insolvência em que anteriormente haja sido requerida a insolvência do devedor suspendem-se na data da publicação no portal Citius do despacho de nomeação do administrador provisório, desde que ainda não exista sentença;

49 Processo Especial de Revitalização Resultados: concluindo-se as negociações com a aprovação unânime do plano, em que intervenham todos os credores, o mesmo é remetido ao Tribunal para homologação; concluindo-se as negociações sem aprovação unânime do plano, o plano só poderá ser válido se for aprovado pelos quóruns exigidos para a aprovação do plano de insolvência (quórum constitutivo: 1/3 dos créditos; quórum deliberativo: mais de 2/3 da totalidade dos votos emitidos e mais de metade dos votos emitidos correspondentes a créditos não subordinados);

50 Processo Especial de Revitalização Homologação: Tribunal deverá recusar a aprovação do plano nos casos previstos na lei (por ex., em caso de ilegalidade grave ou a pedido de qualquer interessado que demonstre que a aprovação do plano o deixa numa situação menos favorável do que aquela em que estaria na ausência de qualquer plano); homologação judicial vincula todos os credores, mesmo que não hajam participado nas negociações.

51 Processo Especial de Revitalização Frustração das negociações: concluindo-se as negociações sem que estas conduzam à aprovação de qualquer plano, o processo é encerrado; Se o devedor não estiver insolvente, o encerramento do processo conduz à extinção de todos os seus efeitos; ou seja, o devedor volta à atividade normal; Se o devedor se encontrar insolvente, o encerramento do processo acarreta a insolvência do devedor, a qual deve ser declarada pelo Tribunal; Os custos do processo correm, em regra, pelo devedor.

52 Processo Especial de Revitalização Alternativa negociação extrajudicial: processo de revitalização pode iniciar-se, em alternativa, pela apresentação pelo devedor de acordo extrajudicial de recuperação, assinado pelo devedor e por credores que representem pelo menos as maiorias já mencionadas; neste caso, o Tribunal nomeia o administrador provisório, aplicando-se mutatis mutandis o procedimento já exposto; Tribunal tem sempre que analisar a legalidade do plano, antes de homologá-lo;

53 Processo Especial de Revitalização Financiamento da atividade do devedor: garantias convencionadas entre o devedor e os seus credores durante o processo, com a finalidade de proporcionar àquele os necessários meios financeiros para o desenvolvimento da sua atividade, mantêm-se mesmo que, findo o processo, venha a ser declarada, no prazo de 2 anos, a insolvência do devedor; os negócios realizados celebrados a coberto do plano são insuscetíveis de serem resolvidos em favor da massa insolvente em caso de eventual insolvência; credores que, no decurso do processo, financiem a atividade do devedor disponibilizando-lhe capital para sua revitalização gozam de privilégio creditório mobiliário geral.

54 Alterações ao CIRE Conclusões: PER é um meio alternativo útil, ágil e expedito; Poderá ser uma alternativa sólida ao plano de insolvência; Terá relevância para os casos em que o devedor tem uma dívida relativamente consolidada e em que exista um credorchave e com muito peso, com vontade e capacidade para financiar a atividade da empresa (por exemplo, uma instituição financeira ou um fornecedor).

55 4. Conclusões

56 Conclusões Memorando da troika implica alterações significativas no panorama legislativo e regulamentar nacional, bem como na forma como o Estado se relaciona com as empresas. O papel do Advogado de empresa nem por isso se altera e é até reforçado: procurar uma composição equilibrada dos interesses em presença; assegurar a defesa dos interesses das empresas.

57

SIREVE (SISTEMA DE RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS POR VIA EXTRAJUDICIAL)

SIREVE (SISTEMA DE RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS POR VIA EXTRAJUDICIAL) SIREVE (SISTEMA DE RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS POR VIA EXTRAJUDICIAL) Condições de Acesso (Decreto Lei n.º 178/2012 de 3 de Agosto) 0 SIREVE (SISTEMA DE RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS POR VIA EXTRAJUDICIAL) Entrada

Leia mais

Instrumentos de Apoio à Atividade Produtiva em Tempo de Crise

Instrumentos de Apoio à Atividade Produtiva em Tempo de Crise Instrumentos de Apoio à Atividade Produtiva em Tempo de Crise andre.marco@niapmei.pt Faro, 2 de Agosto de 2012 O Programa REVITALIZAR Contribuir para dar novo fôlego a projetos empresariais operacionalmente

Leia mais

Enquadramento Geral (I)

Enquadramento Geral (I) Enquadramento Geral (I) A crise económica e financeira do País tem causado significativos danos no tecido empresarial, com especial incidência nas PME; As dificuldades económicas, a par das dificuldades

Leia mais

SUBSÍDIO DE DESEMPREGO

SUBSÍDIO DE DESEMPREGO SUBSÍDIO DE DESEMPREGO Recentemente foi publicado o Decreto-Lei n.º 220/2006 de 3 de Novembro, o qual alterou o quadro legal de reparação da eventualidade do desemprego dos trabalhadores por conta de outrem.

Leia mais

Portaria n.º 129/2009, de 30 de Janeiro, Regulamenta o Programa Estágios Profissionais (JusNet 211/2009)

Portaria n.º 129/2009, de 30 de Janeiro, Regulamenta o Programa Estágios Profissionais (JusNet 211/2009) LEGISLAÇÃO Portaria n.º 129/2009, de 30 de Janeiro, Regulamenta o Programa Estágios Profissionais (JusNet 211/2009) ( DR N.º 21, Série I 30 Janeiro 2009 30 Janeiro 2009 ) Emissor: Ministério do Trabalho

Leia mais

ALTERAÇÕES AO REGIME DO DESEMPREGO (comparação artigo a artigo) Redacção anterior Nova redação DL 64/2012 Artigo 9.º

ALTERAÇÕES AO REGIME DO DESEMPREGO (comparação artigo a artigo) Redacção anterior Nova redação DL 64/2012 Artigo 9.º ALTERAÇÕES AO REGIME DO DESEMPREGO (comparação artigo a artigo) Artigo 9.º Artigo 9.º Desemprego involuntário Desemprego involuntário 1 - O desemprego considera-se involuntário sempre que a cessação do

Leia mais

COMPROMISSO TRIPARTIDO PARA O CRESCIMENTO, A COMPETITIVIDADE E O EMPREGO

COMPROMISSO TRIPARTIDO PARA O CRESCIMENTO, A COMPETITIVIDADE E O EMPREGO COMPROMISSO TRIPARTIDO PARA O CRESCIMENTO, A COMPETITIVIDADE E O EMPREGO COMPARAÇÃO COM O COM A O QUE DIZ O COM A DESPEDIMENTOS - Nova forma de despedimento por não serem atingidos objectivos previamente

Leia mais

MINISTÉRIO DA ECONOMIA E DO EMPREGO

MINISTÉRIO DA ECONOMIA E DO EMPREGO 4082 Diário da República, 1.ª série N.º 150 3 de agosto de 2012 2 Os serviços dependentes agrupados nas subalíneas ii) e iv) da alínea a) e nas subalíneas ii) e iii) da alínea b) do número anterior são

Leia mais

REGIME EXTRAORDINÁRIO DE PROTECÇÃO DE DEVEDORES DE CRÉDITO À HABITAÇÃO EM SITUAÇÃO ECONÓMICA MUITO DIFÍCIL

REGIME EXTRAORDINÁRIO DE PROTECÇÃO DE DEVEDORES DE CRÉDITO À HABITAÇÃO EM SITUAÇÃO ECONÓMICA MUITO DIFÍCIL NOTA INFORMATIVA REGIME EXTRAORDINÁRIO DE PROTECÇÃO DE DEVEDORES DE CRÉDITO À HABITAÇÃO EM SITUAÇÃO ECONÓMICA MUITO DIFÍCIL Fruto da forte pressão social que se foi fazendo junto do Governo e de várias

Leia mais

CAPÍTULO I Disposições gerais

CAPÍTULO I Disposições gerais ESTATUTOS DO CONSELHO DAS FINANÇAS PÚBLICAS Aprovados pela Lei n.º 54/2011, de 19 de outubro, com as alterações introduzidas pelo artigo 187.º da Lei n.º 82-B/2014, de 31 de dezembro (Grafia adaptada em

Leia mais

O S I S T E M A D E R E C U P E R A Ç Ã O D E E M P R E S A S P O R V I A E X T R A J U D I C I A L

O S I S T E M A D E R E C U P E R A Ç Ã O D E E M P R E S A S P O R V I A E X T R A J U D I C I A L R E E S T R U T U R A Ç Ã O E R E C U P E R A Ç Ã O D E E M P R E S A S I. I N T R O D U Ç Ã O No Programa de Assistência Económica e Financeira a Portugal, encontra-se prevista a adopção de um conjunto

Leia mais

Trabalhadores Independentes Atualizado em: 30-04-2015

Trabalhadores Independentes Atualizado em: 30-04-2015 SEGURANÇA SOCIAL Trabalhadores Independentes Atualizado em: 30-04-2015 Esta informação destina-se a que cidadãos Trabalhadores independentes Cálculo das contribuições O montante das contribuições é calculado,

Leia mais

Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social

Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social 2012 3ª Edição Actualização nº 1 CÓDIGO DOS REGIMES CONTRIBUTIVOS DO SISTEMA PREVIDENCIAL DE SEGURANÇA SOCIAL Actualização nº

Leia mais

Conciliação para empresas em dificuldades

Conciliação para empresas em dificuldades Conciliação para empresas em dificuldades Em vez de recorrer aos tribunais, uma empresa com dificuldades em cumprir as suas obrigações pode recorrer ao procedimento extrajudicial de conciliação, através

Leia mais

TEXTO ATUALIZADO. Artigo 1.º Objeto

TEXTO ATUALIZADO. Artigo 1.º Objeto Diploma: Portaria n.º 204-B/2013, de 18 de junho Sumário: Cria a medida Estágios Emprego Alterações: Portaria n.º 375/2013, de 27 de dezembro, altera o artigo 3.º e as alíneas a), b) e c) do n.º 1 do artigo

Leia mais

PARECER N.º 175/CITE/2009

PARECER N.º 175/CITE/2009 PARECER N.º 175/CITE/2009 Assunto: Parecer prévio nos termos do n.º 1 e da alínea b) do n.º 3 do artigo 63.º do Código do Trabalho, aprovado pela Lei n.º 7/2009, de 12 de Fevereiro Despedimento colectivo

Leia mais

PARECER N.º 100/CITE/2015

PARECER N.º 100/CITE/2015 PARECER N.º 100/CITE/2015 Assunto: Parecer prévio ao despedimento de trabalhadora grávida e trabalhador em licença parental incluídos em processo de despedimento coletivo, nos termos do n.º 1 e da alínea

Leia mais

COMPANHIA DE SEGUROS TRANQUILIDADE, S.A. PROVEDOR DO CLIENTE

COMPANHIA DE SEGUROS TRANQUILIDADE, S.A. PROVEDOR DO CLIENTE CAPÍTULO I - PRINCÍPIO GERAIS Artigo 1º - Objeto 1. O presente documento tem por objetivo definir o estatuto do Provedor do Cliente da Companhia de Seguros Tranquilidade, S.A. e estabelecer um conjunto

Leia mais

CAPÍTULO I Rádio e Televisão de Portugal, S. A. Artigo 1º. Natureza, objecto e Estatutos

CAPÍTULO I Rádio e Televisão de Portugal, S. A. Artigo 1º. Natureza, objecto e Estatutos Lei n.º 8/2007, de 14 de Fevereiro, alterada pela Lei n.º 8/2011, de 11 de Abril, e Lei n.º 39/2014, de 9 de julho CAPÍTULO I Rádio e Televisão de Portugal, S. A. Artigo 1º Natureza, objecto e Estatutos

Leia mais

Responsabilidade Civil para Órgãos de Administração e Fiscalização

Responsabilidade Civil para Órgãos de Administração e Fiscalização Este contrato de seguro garante a responsabilidade civil imputável aos membros dos órgãos de administração e fiscalização de sociedades comerciais, de acordo com o legalmente exigível no Código das Sociedades

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO GOVERNO REGIONAL Resolução do Conselho do Governo n.º 107/2010 de 14 de Julho de 2010

PRESIDÊNCIA DO GOVERNO REGIONAL Resolução do Conselho do Governo n.º 107/2010 de 14 de Julho de 2010 PRESIDÊNCIA DO GOVERNO REGIONAL Resolução do Conselho do Governo n.º 107/2010 de 14 de Julho de 2010 O Programa Estagiar, nas suas vertentes L, T e U, dirigido a recém-licenciados e mestres, recém-formados

Leia mais

ESTATUTO E REGULAMENTO DO PROVEDOR DO CLIENTE ESTATUTO E REGULAMENTO DO PROVEDOR DO CLIENTE. Data: 2016-01-14 Pág. 1 de 13

ESTATUTO E REGULAMENTO DO PROVEDOR DO CLIENTE ESTATUTO E REGULAMENTO DO PROVEDOR DO CLIENTE. Data: 2016-01-14 Pág. 1 de 13 ESTATUTO E REGULAMENTO DO PROVEDOR DO CLIENTE Data: 2016-01-14 Pág. 1 de 13 Artigo 1.º Âmbito Em cumprimento do disposto no Artigo 158.º, n.º 3, do Anexo I, da Lei n.º 147/2015, de 9 de setembro (que aprova

Leia mais

Alterações ao Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas

Alterações ao Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas Alterações ao Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas O Governo divulgou recentemente um conjunto de medidas de revisão e aperfeiçoamento do atual Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas,

Leia mais

NOVOS PRAZOS. Prazo para confirmação e comunicação pelo consumidor final de faturas no e-fatura

NOVOS PRAZOS. Prazo para confirmação e comunicação pelo consumidor final de faturas no e-fatura NOVOS PRAZOS Prazo para confirmação e comunicação pelo consumidor final de faturas no e-fatura Disponibilização pela AT do valor das despesas e encargos no Portal das Finanças Prazo de reclamação prévia

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO GOVERNO Resolução do Conselho do Governo n.º 104/2015 de 15 de Julho de 2015

PRESIDÊNCIA DO GOVERNO Resolução do Conselho do Governo n.º 104/2015 de 15 de Julho de 2015 PRESIDÊNCIA DO GOVERNO Resolução do Conselho do Governo n.º 104/2015 de 15 de Julho de 2015 Considerando que um dos objetivos do Programa do XI Governo Regional assenta no fomento de medidas de apoio ao

Leia mais

ARRENDAMENTO DO RESTAURANTE-BAR, NO RAMO DE ESTABELECIMENTO DE RESTAURAÇÃO, SITO NA PISCINA MUNICIPAL, RUA DR. EDMUNDO CURVELO, EM ARRONCHES

ARRENDAMENTO DO RESTAURANTE-BAR, NO RAMO DE ESTABELECIMENTO DE RESTAURAÇÃO, SITO NA PISCINA MUNICIPAL, RUA DR. EDMUNDO CURVELO, EM ARRONCHES 1 ARRENDAMENTO DO RESTAURANTE-BAR, NO RAMO DE ESTABELECIMENTO DE RESTAURAÇÃO, SITO NA PISCINA MUNICIPAL, RUA DR. EDMUNDO CURVELO, EM ARRONCHES CADERNO DE ENCARGOS Artigo 1.º Objeto A Câmara Municipal de

Leia mais

O PÚBLICO fez um guia explicativo para as cinco grandes mudanças deste regime.

O PÚBLICO fez um guia explicativo para as cinco grandes mudanças deste regime. Guia para o novo regime de subsídio de desemprego 02.01.2007 João Manuel Rocha, PÚBLICO O subsídio de desemprego tem, desde ontem, novas regras. Menos possibilidades de os desempregados poderem recusar

Leia mais

VICE-PRESIDÊNCIA DO GOVERNO REGIONAL, S.R. DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE SOCIAL Despacho n.º 1009/2012 de 20 de Julho de 2012

VICE-PRESIDÊNCIA DO GOVERNO REGIONAL, S.R. DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE SOCIAL Despacho n.º 1009/2012 de 20 de Julho de 2012 VICE-PRESIDÊNCIA DO GOVERNO REGIONAL, S.R. DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE SOCIAL Despacho n.º 1009/2012 de 20 de Julho de 2012 O Decreto Regulamentar n.º 84-A/2007, de 10 de dezembro, alterado pelos Decretos

Leia mais

AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS. Reforçar a Competitividade das Empresas

AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS. Reforçar a Competitividade das Empresas AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS PROGRAMA OPERACIONAL DA 2014-2020 (MADEIRA 14-20) EIXO PRIORITÁRIO 3 Reforçar a Competitividade das Empresas PRIORIDADE DE INVESTIMENTO (PI) 3.b Desenvolvimento

Leia mais

3. A autonomia político-administrativa regional não afecta a integridade da soberania do Estado e exerce-se no quadro da Constituição.

3. A autonomia político-administrativa regional não afecta a integridade da soberania do Estado e exerce-se no quadro da Constituição. TÍTULO VII - Regiões autónomas Artigo 225.º (Regime político-administrativo dos Açores e da Madeira) 1. O regime político-administrativo próprio dos arquipélagos dos Açores e da Madeira fundamenta-se nas

Leia mais

ESTATUTO E REGULAMENTO DO PROVEDOR DO CLIENTE. CAPÍTULO I Estatuto do Provedor

ESTATUTO E REGULAMENTO DO PROVEDOR DO CLIENTE. CAPÍTULO I Estatuto do Provedor ESTATUTO E REGULAMENTO DO PROVEDOR DO CLIENTE Artigo 1.º Âmbito Em cumprimento do disposto no Artigo 158.º, n.º 3, do Anexo I, da Lei n.º 147/2015, de 9 de setembro (que aprova o regime jurídico de acesso

Leia mais

Decreto-Lei nº 103/2009, de 12 de Maio

Decreto-Lei nº 103/2009, de 12 de Maio Diploma consolidado Decreto-Lei nº 103/2009, de 12 de Maio Perante a actual conjuntura económica e o respectivo reflexo no mercado do emprego, revela-se ser de toda a conveniência a flexibilização das

Leia mais

PROJECTO DE CARTA-CIRCULAR SOBRE POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

PROJECTO DE CARTA-CIRCULAR SOBRE POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS PROJECTO DE CARTA-CIRCULAR SOBRE POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS No âmbito da avaliação realizada, a nível internacional, sobre os fundamentos da crise financeira iniciada no Verão

Leia mais

Regulamento do Provedor do Cliente

Regulamento do Provedor do Cliente Vr5-0_Março/2016 Índice Artigo 1.º - Atribuições... 3 Artigo 2.º - Duração do mandato e incompatibilidades... 3 Artigo 3.º - Reclamações elegíveis para apreciação pelo Provedor do Cliente... 5 Artigo 4.º

Leia mais

Jornal Oficial nº L 018 de 21/01/1997 p. 0001-0006

Jornal Oficial nº L 018 de 21/01/1997 p. 0001-0006 Directiva 96/71/CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 16 de Dezembro de 1996 relativa ao destacamento de trabalhadores no âmbito de uma prestação de serviços Jornal Oficial nº L 018 de 21/01/1997 p.

Leia mais

DECRETO N.º 265/XII. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: Artigo 1.

DECRETO N.º 265/XII. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: Artigo 1. DECRETO N.º 265/XII Aprova o regime de concessão de crédito bonificado à habitação a pessoa com deficiência e revoga os Decretos-Leis n.ºs 541/80, de 10 de novembro, e 98/86, de 17 de maio A Assembleia

Leia mais

Antes de entrar na análise desta questão, permitíamo-nos tecer algumas considerações sobre a génese causal da flexibilização do direito de trabalho.

Antes de entrar na análise desta questão, permitíamo-nos tecer algumas considerações sobre a génese causal da flexibilização do direito de trabalho. Crise económica e flexibilização do direito do trabalho, segundo o Memorando de Entendimento entre o Governo Português, e o FMI/BCE/Comissão Europeia, vulgo, TROIKA Antes de entrar na análise desta questão,

Leia mais

REPÚBLICA DE ANGOLA. Lei n.º 2/13 de 7 de Março

REPÚBLICA DE ANGOLA. Lei n.º 2/13 de 7 de Março REPÚBLICA DE ANGOLA ASSEMBLEIA NACIONAL Lei n.º 2/13 de 7 de Março O Orçamento Geral do Estado é o principal instrumento da política económica e financeira do Estado Angolano que, expresso em termos de

Leia mais

ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO PARA A PROMOÇÃO CULTURAL DA CRIANÇA (APCC) in Diário da República - III Série - N.º 227-30/09/1996

ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO PARA A PROMOÇÃO CULTURAL DA CRIANÇA (APCC) in Diário da República - III Série - N.º 227-30/09/1996 ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO PARA A PROMOÇÃO CULTURAL DA CRIANÇA (APCC) in Diário da República - III Série - N.º 227-30/09/1996 CAPÍTULO I Da denominação, sede, âmbito, duração, objeto e princípios ARTIGO 1.º

Leia mais

Auxílio estatal n SA.32012 (2010/N) Portugal Alteração do regime de auxílios para a modernização empresarial (SIRME)

Auxílio estatal n SA.32012 (2010/N) Portugal Alteração do regime de auxílios para a modernização empresarial (SIRME) COMISSÃO EUROPEIA Bruselas, 16.11.2011 C(2011)8317 final Assunto: Auxílio estatal n SA.32012 (2010/N) Portugal Alteração do regime de auxílios para a modernização empresarial (SIRME) Excelência, Procedimento

Leia mais

Projecto de diploma. que estabelece o regime jurídico aplicável aos aparelhos áudio portáteis

Projecto de diploma. que estabelece o regime jurídico aplicável aos aparelhos áudio portáteis Projecto de diploma que estabelece o regime jurídico aplicável aos aparelhos áudio portáteis A exposição prolongada ao ruído excessivo é, a nível mundial, a maior causa de distúrbios auditivos. O ruído

Leia mais

O NOVO REGIME DO SECTOR PÚBLICO EMPRESARIAL INTRODUÇÃO

O NOVO REGIME DO SECTOR PÚBLICO EMPRESARIAL INTRODUÇÃO 15 de outubro 2013 O NOVO REGIME DO SECTOR PÚBLICO EMPRESARIAL INTRODUÇÃO Motivados pelas exigências constantes do Memorando de Entendimento sobre as Condicionalidades de Política Económica celebrado entre

Leia mais

Município de Oliveira do Hospital PROJETO DO REGULAMENTO DE APOIO A INICIATIVAS EMPRESARIAIS

Município de Oliveira do Hospital PROJETO DO REGULAMENTO DE APOIO A INICIATIVAS EMPRESARIAIS PROJETO DO REGULAMENTO DE APOIO A INICIATIVAS EMPRESARIAIS O Município de Oliveira do Hospital entende como de interesse municipal as iniciativas empresariais que contribuem para o desenvolvimento e dinamização

Leia mais

GUIA PRÁTICO REGULARIZAÇÃO DE DÍVIDAS INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P

GUIA PRÁTICO REGULARIZAÇÃO DE DÍVIDAS INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P GUIA PRÁTICO REGULARIZAÇÃO DE DÍVIDAS INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático de Regularização de Dívidas (2018 v4.11) PROPRIEDADE Instituto da Segurança Social, I.P. AUTOR

Leia mais

P.º R. P. 301/04 DSJ-CT

P.º R. P. 301/04 DSJ-CT P.º R. P. 301/04 DSJ-CT - Registo de hipoteca legal por dívidas à Segurança Social sobre bens dos gerentes da sociedade devedora. Documentos instrutórios : certidão comprovativa da dívida e cópia autenticada

Leia mais

Avisos do Banco de Portugal. Aviso do Banco de Portugal nº 2/2010

Avisos do Banco de Portugal. Aviso do Banco de Portugal nº 2/2010 Avisos do Banco de Portugal Aviso do Banco de Portugal nº 2/2010 A Instrução nº 27/2003 consagrou no ordenamento jurídico nacional os procedimentos mais relevantes da Recomendação da Comissão nº 2001/193/CE,

Leia mais

REGULAMENTO FINANCEIRO DO CDS/PP

REGULAMENTO FINANCEIRO DO CDS/PP DO CDS/PP (APROVADO EM CONSELHO NACIONAL A 24 DE NOVEMBRO DE 2007) Capítulo I Disposições Gerais Artigo 1º (Âmbito de aplicação) 1. O presente Regulamento aplica-se a todos os órgãos nacionais, regionais

Leia mais

Maternidade, Paternidade e Família dos Trabalhadores

Maternidade, Paternidade e Família dos Trabalhadores Maternidade, Paternidade e Família dos Trabalhadores A empresa tem de respeitar os direitos dos trabalhadores em matérias relativas à maternidade e paternidade e a outras relações familiares. Desta forma,

Leia mais

Proteção Jurídica Atualizado em: 12-12-2012

Proteção Jurídica Atualizado em: 12-12-2012 SEGURANÇA SOCIAL Proteção Jurídica Atualizado em: 12-12-2012 Esta informação destina-se a que cidadãos Pessoas e entidades sem fins lucrativos que não tenham condições para pagar as despesas associadas

Leia mais

O novo regime de protecção de clientes bancários particulares

O novo regime de protecção de clientes bancários particulares A parte da imagem com o ID de relação rid4 não foi encontrada no ficheiro. O novo regime de protecção de clientes bancários particulares Cristina Catarino Enquadramento legal Decreto-Lei 227/2012, de 25

Leia mais

Procedimento de Contratação. (artº 5º do CCP Contratação Excluída) Procedimento 5/2013

Procedimento de Contratação. (artº 5º do CCP Contratação Excluída) Procedimento 5/2013 Procedimento de Contratação (artº 5º do CCP Contratação Excluída) Procedimento 5/2013 Aquisição de Serviços de Consultores-formadores de Ligação e Especialistas para a execução do Projecto nº 084749/2012/831

Leia mais

Nota: Por enquanto ainda não existem ME s no mercado pelo que ainda não é possível contratar o ME em vez do FCT.

Nota: Por enquanto ainda não existem ME s no mercado pelo que ainda não é possível contratar o ME em vez do FCT. Fundo de Compensação do Trabalho e o PHC Entrou em vigor no passado dia 1 de outubro de 2013 a Lei nº 70/2013, de 30 de Agosto, que criou dois fundos de compensação do trabalho, com o intuito de assegurar

Leia mais

FINANCIAMENTO DE UNIDADES DE I&D (2015-2020)

FINANCIAMENTO DE UNIDADES DE I&D (2015-2020) FINANCIAMENTO DE UNIDADES DE I&D (2015-2020) FAQ SOBRE A ELEGIBILIDADE DE DESPESAS Aquisição de instrumentos e equipamento científico e técnico, enquadráveis em Despesa Direta "Aquisição de instrumentos

Leia mais

PROGRAMAS OPERACIONAIS REGIONAIS DO CONTINENTE. Deliberações CMC POR: 18/06/2010, 25/11/2010, 4/04/2011, 30/01/2012, 20/03/2012 e 8/08/2012

PROGRAMAS OPERACIONAIS REGIONAIS DO CONTINENTE. Deliberações CMC POR: 18/06/2010, 25/11/2010, 4/04/2011, 30/01/2012, 20/03/2012 e 8/08/2012 PROGRAMAS OPERACIONAIS REGIONAIS DO CONTINENTE Deliberações CMC POR: 18/06/2010, 25/11/2010, 4/04/2011, 30/01/2012, 20/03/2012 e 8/08/2012 ECONOMIA DIGITAL E SOCIEDADE DO CONHECIMENTO - ENTRADA EM VIGOR

Leia mais

FEDERAÇÃO NACIONAL DOS MÉDICOS

FEDERAÇÃO NACIONAL DOS MÉDICOS FEDERAÇÃO NACIONAL DOS MÉDICOS INFORMAÇÃO Carreiras Médicas e Contratação Colectiva Na sequência da entrada em vigor da nova legislação laboral da Administração Pública (Lei n.º 12 A/2008 e Lei n.º 59/2008),

Leia mais

Projeto de Decreto-Lei de regulamentação do Balção Nacional do Arrendamento. Preâmbulo

Projeto de Decreto-Lei de regulamentação do Balção Nacional do Arrendamento. Preâmbulo Projeto de Decreto-Lei de regulamentação do Balção Nacional do Arrendamento Preâmbulo A Lei n.º 31/2012, de 27 de fevereiro aprovou medidas destinadas a dinamizar o mercado de arrendamento urbano, alterando

Leia mais

Concurso público para a prestação de serviços de iluminação, som e palco para a Feira do Livro a realizar entre 20 e 29 de Maio de 2011

Concurso público para a prestação de serviços de iluminação, som e palco para a Feira do Livro a realizar entre 20 e 29 de Maio de 2011 Concurso público para a prestação de serviços de iluminação, som e palco para a Feira do Livro a realizar entre 20 e 29 de Maio de 2011 Programa de concurso CMF Abril de 2011 Programa de concurso Pág.

Leia mais

Tudo o que precisa de saber

Tudo o que precisa de saber Pág. 1 de 10 Com a publicação, no passado mês de Agosto, dos Decretos-Lei n. os 197/2012 e 198/2012, várias e (bastante) substanciais foram as alterações introduzidas em matéria de regras a observar ao

Leia mais

Política de Seleção e Avaliação dos Membros dos Órgãos de Administração e Fiscalização e dos Titulares de Funções Essenciais

Política de Seleção e Avaliação dos Membros dos Órgãos de Administração e Fiscalização e dos Titulares de Funções Essenciais Política de Seleção e Avaliação dos Membros dos Órgãos de Administração e Fiscalização e dos Titulares de Funções Essenciais Proposta do Conselho de Administração aprovada pela Assembleia Geral em 15 de

Leia mais

Regimento. Conselho Municipal de Educação de Mira

Regimento. Conselho Municipal de Educação de Mira Regimento ÂMBITO A lei 159/99, de 14 de Setembro estabelece no seu artigo 19º, nº 2, alínea b) a competência dos órgãos municipais para criar os Conselhos Locais de Educação. A Lei 169/99, de 18 de Setembro,

Leia mais

Manual do Revisor Oficial de Contas. Projecto de Directriz de Revisão/Auditoria 860

Manual do Revisor Oficial de Contas. Projecto de Directriz de Revisão/Auditoria 860 Índice Projecto de Directriz de Revisão/Auditoria 860 PROJECTO DE DIRECTRIZ DE REVISÃO/AUDITORIA 860 Dezembro de 2008 Relatório Sobre o Sistema de Controlo Interno das Instituições de Crédito e Sociedades

Leia mais

MINISTÉRIO DO TRABALHO E DA SOLIDARIEDADE SOCIAL

MINISTÉRIO DO TRABALHO E DA SOLIDARIEDADE SOCIAL 6910 Diário da República, 1.ª série N.º 187 25 de Setembro de 2009 Artigo 110.º Entrada em vigor 1 O presente decreto -lei entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação. 2 O certificado de conformidade

Leia mais

GOVERNO REGIONAL DOS AÇORES

GOVERNO REGIONAL DOS AÇORES GOVERNO REGIONAL DOS AÇORES Decreto Regulamentar Regional n.º 26/2007/A de 19 de Novembro de 2007 Regulamenta o Subsistema de Apoio ao Desenvolvimento da Qualidade e Inovação O Decreto Legislativo Regional

Leia mais

JUNTA DE FREGUESIA DE ANOBRA

JUNTA DE FREGUESIA DE ANOBRA JUNTA DE FREGUESIA DE ANOBRA (CONDEIXA-A-NOVA) REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS Índice CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS... 3 Artigo 1.º (Objeto)... 3 Artigo 2.º (Sujeitos)... 3 Artigo 3.º (Isenções)...

Leia mais

REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS DA FREGUESIA DE NEIVA

REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS DA FREGUESIA DE NEIVA REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS DA FREGUESIA DE NEIVA Í N D I C E Preâmbulo Regulamento Capítulo I Disposições Gerais Capítulo II Taxas Capítulo III Liquidação Capítulo IV - Disposições Gerais Anexo

Leia mais

Projeto de Resolução n.º 565/XII/2.ª

Projeto de Resolução n.º 565/XII/2.ª Projeto de Resolução n.º 565/XII/2.ª Recomenda ao Governo que aprove, para o período de vigência do Programa de Assistência Financeira a Portugal, uma moratória para as ações de despejo que tiverem fundamento

Leia mais

POC 13 - NORMAS DE CONSOLIDAÇÃO DE CONTAS

POC 13 - NORMAS DE CONSOLIDAÇÃO DE CONTAS POC 13 - NORMAS DE CONSOLIDAÇÃO DE CONTAS 13.1 - Aspectos preliminares As demonstrações financeiras consolidadas constituem um complemento e não um substituto das demonstrações financeiras individuais

Leia mais

Fundo de Apoio às Microempresas no Concelho Montemor-o-Novo NORMAS E CONDIÇÕES DE ACESSO. Capítulo I. Disposições Gerais. Artigo 1º.

Fundo de Apoio às Microempresas no Concelho Montemor-o-Novo NORMAS E CONDIÇÕES DE ACESSO. Capítulo I. Disposições Gerais. Artigo 1º. Fundo de Apoio às Microempresas no Concelho Montemor-o-Novo NORMAS E CONDIÇÕES DE ACESSO Capítulo I Disposições Gerais Artigo 1º. (Objectivo) Pretende-se pôr à disposição das microempresas do Concelho

Leia mais

FUNDOS DE COMPENSAÇÃO

FUNDOS DE COMPENSAÇÃO FUNDOS DE COMPENSAÇÃO FCT, FGCT e ME W: www.centralgest.com E: comercial@centralgest.com 1987-2013 CentralGest - Produção de Software S.A. T: (+351) 231 209 530 Todos os direitos reservados Portugal Angola

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO ENSINO BÁSICO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO ENSINO BÁSICO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO ENSINO BÁSICO Considerando que a Portaria nº 9 /2013, de 11 de fevereiro revogou a Portaria nº 29/2012, de 6 de março referente à avaliação das aprendizagens e competências no

Leia mais

Programa Horizon 2020. Algumas Regras de Participação. Disposições Gerais

Programa Horizon 2020. Algumas Regras de Participação. Disposições Gerais Programa Horizon 2020 Fonte: Proposta de Regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho que estabelece as Regras de Participação e Difusão relativas ao «Horizonte 2020 Programa-Quadro de Investigação

Leia mais

Nos termos da alínea c) do n.º 1 do artigo 200.º da Constituição, o Governo decreta o seguinte:

Nos termos da alínea c) do n.º 1 do artigo 200.º da Constituição, o Governo decreta o seguinte: Decreto n.º 43/89 Acordo entre o Governo da República Portuguesa e o Governo da República Federal da Alemanha sobre as relações no sector cinematográfico Nos termos da alínea c) do n.º 1 do artigo 200.º

Leia mais

O FUTURO DA RECUPERAÇÃO DE CRÉDITOS (agir sobre o sistema vigente, potenciando as suas virtudes e agindo sobre as suas fragilidades)

O FUTURO DA RECUPERAÇÃO DE CRÉDITOS (agir sobre o sistema vigente, potenciando as suas virtudes e agindo sobre as suas fragilidades) O FUTURO DA RECUPERAÇÃO DE CRÉDITOS (agir sobre o sistema vigente, potenciando as suas virtudes e agindo sobre as suas fragilidades) Tempos de crise são tempos de exigência nas propostas e responsabilidade

Leia mais

Regulamento do Programa de Apoio à Economia e Emprego Nota Justificativa

Regulamento do Programa de Apoio à Economia e Emprego Nota Justificativa Regulamento do Programa de Apoio à Economia e Emprego Nota Justificativa Considerando que, Os Municípios dispõem de atribuições no domínio da promoção do desenvolvimento; Que para a execução das referidas

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS DE VENDA DA NEFAB (tradução para Português)

CONDIÇÕES GERAIS DE VENDA DA NEFAB (tradução para Português) CONDIÇÕES GERAIS DE VENDA DA NEFAB (tradução para Português) Válidas desde 10-10-2005 Em caso de discrepância entre a versão inglesa e a tradução portuguesa das condições gerais de venda, ou em caso de

Leia mais

REGULAMENTO DE TAXAS E PROPINAS APLICÁVEIS AOS ESTUDOS E CURSOS DA UNIVERSIDADE DE AVEIRO

REGULAMENTO DE TAXAS E PROPINAS APLICÁVEIS AOS ESTUDOS E CURSOS DA UNIVERSIDADE DE AVEIRO REGULAMENTO DE TAXAS E PROPINAS APLICÁVEIS AOS ESTUDOS E CURSOS DA UNIVERSIDADE DE AVEIRO A regulamentação existente na Universidade de Aveiro em matéria de propinas encontra-se relativamente dispersa,

Leia mais

Os privilégios creditórios em especial a sua influência no concurso de credores

Os privilégios creditórios em especial a sua influência no concurso de credores Os privilégios creditórios em especial a sua influência no concurso de credores I Traços gerais da figura do privilégio creditório (art.ºs 733.º a 753.º do Código Civil) 1. Espécies: em função da natureza

Leia mais

Processo Especial de Revitalização (PER) Guia Rápido

Processo Especial de Revitalização (PER) Guia Rápido Processo Especial de Revitalização (PER) Guia Rápido Maio 2012 Nota prévia No presente Guia procura dar-se resposta a um conjunto de questões sobre o novo Processo Especial de Revitalização (PER), instrumento

Leia mais

Norma de Pagamentos. Os incentivos a conceder revestem a forma de subsídio não reembolsável.

Norma de Pagamentos. Os incentivos a conceder revestem a forma de subsídio não reembolsável. Norma de Pagamentos 1. Âmbito Nos termos do previsto no Contrato de Concessão de Incentivos estabelece-se a norma de pagamentos aplicável ao Empreende Jovem Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo. O

Leia mais

ACTUALIZAÇÃO ANUAL DO PROGRAMA DE ESTABILIDADE E CRESCIMENTO: PRINCIPAIS LINHAS DE ORIENTAÇÃO. 11 de Março de 2011

ACTUALIZAÇÃO ANUAL DO PROGRAMA DE ESTABILIDADE E CRESCIMENTO: PRINCIPAIS LINHAS DE ORIENTAÇÃO. 11 de Março de 2011 Ministério das Finanças e da Administração Pública ACTUALIZAÇÃO ANUAL DO PROGRAMA DE ESTABILIDADE E CRESCIMENTO: PRINCIPAIS LINHAS DE ORIENTAÇÃO 11 de Março de 2011 Enquadramento No actual quadro de incerteza

Leia mais

DOCUMENTO DE CONSULTA REGULAMENTO DO BCE RELATIVO ÀS TAXAS DE SUPERVISÃO PERGUNTAS E RESPOSTAS

DOCUMENTO DE CONSULTA REGULAMENTO DO BCE RELATIVO ÀS TAXAS DE SUPERVISÃO PERGUNTAS E RESPOSTAS DOCUMENTO DE CONSULTA REGULAMENTO DO BCE RELATIVO ÀS TAXAS DE SUPERVISÃO PERGUNTAS E RESPOSTAS MAIO DE 2014 1 POR QUE RAZÃO O BCE COBRA UMA TAXA DE SUPERVISÃO? Ao abrigo do Regulamento (UE) n.º 1024/2013,

Leia mais

VERSÃO A. Exame de Matérias Estatutárias e Deontológicas (A que se refere alínea f) do nº 1 do artº15º do Decreto de Lei 452/99 de 5 de Novembro)

VERSÃO A. Exame de Matérias Estatutárias e Deontológicas (A que se refere alínea f) do nº 1 do artº15º do Decreto de Lei 452/99 de 5 de Novembro) 1. A Câmara dos Técnicos Oficias de Contas substitui: a) A DGCI enquanto entidade pública a quem compete representar e superintender os TOC; b) A Associação dos Técnicos Oficiais de Contas, criada pelo

Leia mais

FUNDO DE EMERGÊNCIA SOCIAL DE LISBOA. Câmara Municipal de Lisboa

FUNDO DE EMERGÊNCIA SOCIAL DE LISBOA. Câmara Municipal de Lisboa FUNDO DE EMERGÊNCIA SOCIAL DE LISBOA Câmara Municipal de Lisboa FUNDO DE EMERGÊNCIA SOCIAL DE LISBOA O que é o Fundo de Emergência Social de Lisboa (FES)? É um programa municipal criado em 2012 e que se

Leia mais