Metas de Aprendizagem a CFQ 3º ciclo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Metas de Aprendizagem a CFQ 3º ciclo"

Transcrição

1 Metas de Aprendizagem a CFQ 3º cicl O prject Metas de Aprendizagem insere-se na Estratégia Glbal de Desenvlviment d Currícul Nacinal que visa assegurar uma educaçã de qualidade e melhres resultads esclares ns diferentes níveis educativs. (16 de Julh 2012)

2 Dmíni: Terra n Espaç Subdmíni: Univers Cód: CFQ001 Meta Final 1) O alun cnstrói uma interpretaçã sbre a rigem e cmpsiçã d Univers, situand Planeta Terra em utras estruturas mais cmplexas e explica as inter-relações Ciência-Tecnlgia n desenvlviment das Ciências d Espaç. Metas intermédias até a 7.º An O alun explica a rigem d Univers, cm base na teria actualmente aceite pela grande mairia ds cientistas O Big Bang. O alun sistematiza, através de pesquisa de infrmaçã, episódis da História da Ciência que trnaram pssível cnheciment d Univers. O alun descreve que existe n Univers e estabelece relações entre astrs, elabrand diagrama/mapa/teia cnceptual, através da reclha e sistematizaçã de infrmaçã em fntes diversas. O alun explica, através da pesquisa e selecçã de infrmaçã, cm a evluçã da tecnlgia fi trnand pssível cnheciment d Univers (exempls: telescópis, raditelescópis, sndas, satélites artificiais ). O alun explica diferentes prcesss para encntrar s pnts cardeais a partir d Sl e de estrelas, n hemisféri nrte e n hemisféri sul. O alun asscia as unidades adequadas às dimensões d bject/sistema a medir na Terra, n Sistema Slar e n Univers. O alun estabelece cmparações entre as dimensões relativas ds astrs em relaçã à Terra e cmpara a distância, em unidades astrnómicas, a que cada um se encntra d Sl a partir de valres de diâmetrs médis e distâncias frnecidas, respectivamente. O alun usa cnceit de an-luz para calcular distâncias astrnómicas.

3 Subdmíni: Sistema Slar Cód: CFQ002 Meta Final 2) O alun interpreta Sistema Slar cm base na teria helicêntrica, distinguind-a d gecentrism, e cmpreendend- cm um sistema de partes interligadas mas distintas umas das utras; identifica e caracteriza tips de astrs que cnstituem. Metas intermédias até a 7.º An O alun evidencia cmpreensã da imprtância histórica d gecentrism e identifica, justificand, helicentrism cm a perspectiva actualmente aceite. O alun sistematiza trabalh e principais ideias ds defensres de cada teria (Ptlmeu, Cpérnic e Galileu). O alun identifica, através de figuras, tips de astrs que cnstituem sistema slar O alun apresenta vantagens e limitações da utilizaçã de mdels d Sistema Slar. O alun sistematiza as principais características ds planetas d sistema slar, reclhend infrmaçã em fntes diversas. O alun cmpara as características da Terra cm as de utrs planetas d sistema slar, justificand que faz da Terra um planeta cm vida. O alun classifica s planetas d sistema slar utilizand váris critéris (interir/exterir; rchs/telúric e gass; primári/secundári e anã).

4 Subdmíni: Planeta Terra Cód: CFQ003 Meta Final 3) O alun cnstrói uma interpretaçã sbre que acntece num dad lcal d Planeta a lng de um dia e a lng de um an; estabelece cmparações entre lcais distanciads segund a latitude e/u lngitude e explica mviment de planetas e utrs fenómens (marés e variaçã de pes de um crp) em terms de frças de interacçã gravítica. Metas intermédias até a 7.º An O alun interpreta s mviments de rtaçã e de translaçã da Terra, cnhece s períds de duraçã assciads a cada tip de mviment e é capaz de s simular. O alun justifica a necessidade de cnvencinar a existência de ans bissexts, cm base n períd de translaçã da Terra. O alun explica, recrrend também a simulações (pr exempl: usand uma fnte de luz, glb terrestre e utrs bjects simples que se adeqúem), a sucessã d dia e nite; s fuss hráris e a variaçã da temperatura a lng d dia. O alun explica, recrrend também a simulações, as estações d an; a existência de Verã n hemisféri nrte quand a Terra está mais afastada; a desigualdade na duraçã ds dias e das nites, cnfrme lcalizaçã gegráfica; a variaçã da inclinaçã ds rais slares n mesm lcal e à mesma hra slar, a lng d an, cnsequências d mviment de translaçã da Terra e da inclinaçã d seu eix. O alun explica, recrrend também a simulações, as fases da Lua; a sequência destas fases bserváveis n hemisféri nrte e n hemisféri sul, e para bservadres dentr e fra da Terra, e a bservaçã da mesma face da Lua para um bservadr na Terra. O alun explica, recrrend também a simulações, s eclipses da Lua e d Sl, a nã crrência destes em tdas as situações de lua nva e lua cheia e a bservaçã ds eclipses d Sl só numa parte da Terra, e faz representações esquemáticas ds mesms. O alun calcula a rapidez média de um planeta, u de utr móvel, sabend espaç percrrid e interval de temp em que esse mviment decrre e exprime a rapidez média em km/h e/u na unidade SI. O alun relacina aument da distância ds planetas a Sl cm a menr rapidez média cm que se mvem à vlta deste.

5 O alun distingue as grandezas massa e pes (cnservaçã da primeira grandeza escalar, e variaçã da segunda grandeza vectrial, cm a latitude, altitude (na Terra) e mudança de planeta). O alun cmpara, qualitativamente, a variaçã d pes de um bject a diferentes distâncias d centr da Terra e em diferentes planetas d sistema slar (pr exempl: Lua e Júpiter); mede seu valr e representa- em cass particulares. O alun caracteriza a frça gravítica cm uma interacçã atractiva à distância, respnsável pel mviment ds planetas em trn d Sl e pela crrência de marés. O alun interpreta infrmaçã qualitativa e quantitativa sbre a previsã e alturas hrárias de marés, em diferentes cstas marítimas, e relacina-a marés vivas cm psições relativas da Terra-Lua-Sl.

6 Dmíni: Terra em Transfrmaçã Subdmíni: Materiais Cód: CFQ004 Meta Final 4) O alun bserva materiais, rganiza-s segund diferentes critéris e explica implicações da utilizaçã excessiva e desregrada de recurss naturais; diferencia significad de material pur n dia-a-dia e em Química; prepara labratrialmente sluções de cncentraçã mássica definida cm rigr técnic e em cndições de segurança; distingue transfrmações físicas de químicas; cmpreende transfrmações que crrem na Terra, recnhecend cntribut da Ciência para cnheciment da diversidade de materiais, seres vivs e fenómens essenciais à vida n Planeta. Metas intermédias até a 7.º An O alun classifica materiais segund critéris diverss (exempls: naturais u manufacturads; rigem mineral, vegetal u animal; slúveis/inslúveis em água,...). O alun identifica materiais existentes na Natureza, a nível reginal e nacinal, que sã matérias-primas, algumas de us industrial e explica pr que muitas dessas fntes sã limitadas. O alun classifica, pr bservaçã macrscópica, materiais em hmgénes e hetergénes; identifica alguns materiais (pr bservaçã micrscópica directa u de ftgrafias), que aparentam ser hmgénes, cm clidais. O alun explica implicações da utilizaçã excessiva e desregrada de recurss naturais (exempl: cnsequências para desequilíbris n Planeta) e vantagens da reciclagem, da reduçã e da reutilizaçã de materiais. O alun explica que a mair parte ds materiais sã misturas de substâncias, recrrend a exempls diverss. O alun interpreta infrmaçã, cntida em rótuls de embalagens de prduts cmerciais (exempls: reagentes labratriais e materiais d dia-a-dia), quant à cmpsiçã e nrmas de manipulaçã em segurança desses materiais. O alun diferencia significad de material pur n dia-a-dia (exempl: material nã cntaminad) e em Química (material frmad pr uma substância). O alun caracteriza uma sluçã cm mistura hmgénea (exempl: hmgéneas sólidas ligas metálicas; hmgéneas líquidas sluções aqusas; hmgénea gassa ar isent de peiras), cnstituída pr um slvente e pr um u mais sluts nele disslvids.

7 O alun interpreta cnceit de cncentraçã mássica cm uma grandeza intensiva que relacina a massa de slut pr unidade de vlume de sluçã, expressa vulgarmente em g dm -3, e aplica- à preparaçã labratrial de sluções. O alun distingue transfrmações físicas de transfrmações químicas, em cass cncrets d dia-a-dia, apresentand, para estas últimas, evidências macrscópicas da frmaçã de nvas substâncias. O alun identifica, labratrialmente e/u em cntexts d qutidian, factres que levam à crrência de transfrmações químicas pr acçã d calr (termólise), da luz (ftólise), da electricidade (electrólise), pr acçã mecânica e, de frma espntânea, pr junçã de substâncias à temperatura ambiente. O alun explica s estads físics da matéria, em terms de agregaçã de partículas, através da explraçã de mdels ilustrativs ds diferentes estads; interpreta a mudança de estad físic de uma substância sem alteraçã da natureza dessa substância. O alun interpreta gráfics que traduzem a variaçã da temperatura, n temp, de amstras aquecidas u arrefecidas, quand a energia frnecida pr unidade de temp é a mesma, de substâncias e de misturas (exempls: água destilada e água salgada); identifica s estads físics crrespndentes ns diverss trçs d gráfic, assim cm pnt de fusã e pnt de ebuliçã, n cas de substâncias. O alun explica significad físic de densidade (também, pr vezes, designada massa vlúmica) de uma substância; explica e executa prcess(s) prátic(s) para determinar, experimentalmente, a densidade de uma substância. O alun identifica amstras descnhecidas recrrend a valres tabelads de temperatura de fusã, temperatura de ebuliçã (a uma dada pressã) e densidade de uma substância (a uma dada temperatura), s quais, em cnjunt, caracterizam a substância. O alun explica cicl da água, identificand as mudanças de estad que crrem, e recnhece, através de exempls cncrets, cmprtament excepcinal da água e imprtância para a vida. O alun explica a utilizaçã de prcesss físics na separaçã ds cmpnentes de misturas; planifica experiências nde se apliquem esses prcesss (usand as técnicas labratriais adequadas inerentes, na sequência crrecta e em segurança) na separaçã ds cmpnentes de misturas hmgéneas e de misturas hetergéneas, d qutidian u simuladas. O alun indica, após pesquisa, aplicações d us de técnicas de separaçã ds cmpnentes de uma mistura na indústria e em utras actividades.

8 Subdmíni: Energia Cód: CFQ005 Meta Final 5) O alun elabra justificações sbre a imprtância de questões energéticas para a sustentabilidade d Planeta n que respeita a fntes de energia e eficiência energética. Metas intermédias até a 7.º An O alun classifica fntes de energia em primárias e secundárias, renváveis e nãrenváveis, utilizand cm critéris a rigem da energia e a renvaçã de tais fntes. O alun identifica prblemas ecnómics e sciais assciads à actual dependência mundial ds cmbustíveis fósseis (exempls: cnsum e esgtament das reservas existentes) e apresenta, fundamentand, alternativas para minrar a dependência. O alun sistematiza critéris de esclha de fnte(s) de energia para uma dada regiã, tend em cnsideraçã recurss aí existentes, lcalizaçã, impactes ambientais, factres ecnómics, sciais, étics e utrs. O alun descreve e usa infrmaçã rganizada em text e/u tabelas e/u gráfics relativamente a recurss e à situaçã energética mundial/nacinal/lcal, apresentada em unidades de energia SI (u utras). O alun identifica e interpreta, em situações d dia-a-dia e/u criadas em cntext labratrial, transferências e transfrmações de energia envlvidas e usa diagramas esquemátics de flux que salientem a cnservaçã ttal da energia, assim cm a energia útil e dissipada. O alun classifica manifestações de energia nas duas frmas fundamentais: cinética e ptencial. O alun identifica e caracteriza prcesss de transferência de calr (cnduçã e cnvecçã) e pr radiaçã, em situações d dia-a-dia e/u em cntext labratrial. O alun descreve medidas práticas eficazes e justifica a sua adpçã na cnstruçã de casas eclógicas, cm precupações a nível da eficiência energética (aprveitament da luz slar para iluminaçã natural e aqueciment passiv; reduçã das transferências de energia térmica entre interir e exterir pr cnduçã).

9 Dmíni: Sustentabilidade na Terra Subdmíni: Reacções Químicas Cód: CFQ006ex.º estratégia Meta Final 6) O alun interpreta a diversidade de materiais existentes, naturais e nã naturais, através das unidades estruturais das substâncias cnstituintes e recnhece que crrem reacções químicas entre substâncias em determinadas cndições, as quais pdem ser cntrladas, verificand-se sempre a cnservaçã da massa. Cmpreende significad da simblgia química e recnhece a imprtância da sua aplicaçã na representaçã de substâncias e de reacções químicas. Metas intermédias até a 8.º An O alun asscia a diferentes substâncias, diferentes unidades estruturais electricamente neutras átms e mléculas, e cm carga eléctrica iões; identifica tip de unidades estruturais em rótuls, tabelas u gráfics de prduts d qutidian (exempl: diferentes tips de água). O alun asscia átms d mesm tip, a um mesm element químic, que se representa pr um símbl químic universal, e fórmula química de uma substância, as diferentes elements químics que a cnstituem (significad qualitativ) e à relaçã em que átms/iões se ligam entre si para frmar a unidade estrutural (significad quantitativ), classificand-as cm simples u cmpstas. O alun explicita prcediments de escrita e de leitura de fórmulas químicas e aplica-s em situações particulares. O alun descreve principais etapas d trabalh desenvlvid experimentalmente pr Lavisier, há mais de dis séculs, e identifica a Lei da Cnservaçã da Massa cm a lei pr ele frmulada Lei de Lavisier. O alun explica as reacções químicas em terms de rearranj de átms ds reagentes, cnduzind à frmaçã de nvas substâncias (cnstituídas pr unidades estruturais diferentes), cnservand-se númer ttal ds átms de cada element. O alun revela pensament científic (prevend, planificand, executand, ) para verificar experimentalmente a Lei da Cnservaçã da Massa em situações diversas e aplica-a à escrita de equações químicas simples. O alun identifica reacções químicas que crrem à sua vlta pr explicitaçã de evidências macrscópicas da frmaçã de nvas substâncias (exempls: frmaçã de substância(s) de cr e/u estad físic diferente).

10 O alun identifica, em reacções de cmbustã em cntexts d qutidian e/u labratriais, as substâncias que se transfrmam (reagentes) e as substâncias que se frmam (prduts da reacçã) e representa-as pr equações químicas; identifica, após pesquisa, cnsequências para ambiente de óxids e partículas prvenientes de queimas. O alun classifica sluções aqusas em ácidas, básicas u neutras, utilizand indicadres clrimétrics e medidres de ph; distingue umas das utras utilizand a escala Srensen e prevê a variaçã de ph de uma mistura de sluções de ph diferente. O alun asscia águas duras a sluções aqusas cm elevada cncentraçã, essencialmente, em iões cálci e magnési e indica métds de tratament de água para diminuir a sua dureza. O alun explica cnsequências da utilizaçã, na indústria e a nível dméstic, de águas naturais de diferente dureza e relacina a dureza da água cm a regiã d subsl de nde brta u percrre. O alun caracteriza reacções de precipitaçã cm reacções em que se frmam sais puc slúveis em água (precipitads) e identifica-as, em demnstrações labratriais e em cntexts reais (frmaçã de estalactites e de estalagmites, de cnchas e de crais). O alun indica, após pesquisa e sistematizaçã de infrmaçã, trataments físic-químics simples usads n tratament de águas de abasteciment públic. O alun classifica reacções químicas de acrd cm a rapidez cm que se prcessam e exemplifica. O alun interpreta, em situações cncretas, labratriais e/u d qutidian, factres que influenciam a rapidez das reacções químicas: cncentraçã ds reagentes, temperatura d sistema, estad de divisã d(s) reagente(s) sólid(s) e presença de um catalisadr aprpriad; apresenta frmas de cntrlar a rapidez da reacçã em cass cncrets.

11 Subdmíni: Mudança Glbal Cód: CFQ007 Meta Final 7) O alun descreve elements d clima que determinam estad d temp e interpreta fenómens atmsférics e previsões d temp apresentads em diferentes frmas; relacina a emissã de pluentes atmsférics cm prblemas ambientais. Metas intermédias até a 8.º An O alun interpreta infrmaçã meterlógica, reclhida em fntes diversas, sbre estad d temp (exempls: humidade d ar, pressã atmsférica, centr barmétric, massa de ar, superfície frntal e frentes quente, fria e clusa). O alun revela pensament científic (prevend, planificand, cnstruind e testand equipament simples) na cnstruçã de uma estaçã meterlógica. O alun identifica pluentes atmsférics, pssíveis rigens, algumas cnsequências e frmas de s minimizar. O alun identifica e interpreta situações d qutidian, nacinais e/u mundiais, em que a pluiçã atmsférica pde cmprmeter a vida na Terra; recrre às TIC e a diferentes fntes de infrmaçã para pesquisar, sistematizar e apresentar infrmaçã sbre pssíveis causas, cnsequências e medidas de prtecçã nas situações seleccinadas.

12 Subdmíni: Sm Cód: CFQ008 Meta Final 8) O alun interpreta fenómens snrs, relacina-s cm características d sm e identifica algumas aplicações tecnlógicas ds mesms. Metas intermédias até a 8.º An O alun explica as cndições necessárias à cmunicaçã snra pel ser human: prduçã, prpagaçã e percepçã. O alun explica a frmaçã de znas de cmpressã e rarefacçã prduzidas pela membrana de um altifalante quand emite um sm pur e relacina-as cm mdel de nda sinusidal representada n espaç e n temp; prevê alterações num sm pur audível quand se varia a frequência/períd (alteraçã da altura: sns graves e aguds) u a amplitude (alteraçã da intensidade: sns frtes e fracs). O alun explica diferenças (pr exempl: timbre) e semelhanças (exempl: a frequência fundamental e a vibraçã de um mei) que permitem distinguir sns cmplexs prduzids pr diferentes tips de pessas u de instruments (de crdas, percussã e/u spr), quand afinads na mesma nta musical. O alun situa n espectr snr infra-sns, sns audíveis e ultra-sns prduzids e percepcinads pr diferentes animais, a partir da gama de frequências atribuída a cada um. O alun revela pensament científic (planificand, prevend, experimentand, cncluind) na determinaçã da velcidade d sm n ar e interpreta infrmaçã tabelada sbre a variaçã da velcidade da frente de nda snra quand se prpaga em meis elástics sólids, líquids e gasss (a diferentes temperaturas); usa cnceit na resluçã de situações prblema (exempl: determinar a que distância crreu um trvã). O alun explica fenómens assciads à prpagaçã de uma nda snra quand é reflectida (ec e reverberaçã), refractada e difractada, e cnhece tecnlgias que têm pr base d seu funcinament a reflexã de sns (exempls: a ecgrafia e snar). O alun planifica e executa um mini-prject prátic para avaliar níveis snrs em ambientes particulares, recrrend a us d snómetr, e trata dads reclhids usand ferramentas TIC; cmpara s valres btids cm s recmendads na legislaçã em vigr e infere cnsequências a nível fisilógic e psiclógic cm base em pesquisa sbre tema.

13 Subdmíni: Luz Cód: CFQ009ex.º estratégia Meta Final 9) O alun interpreta fenómens óptics recrrend à prpagaçã da luz n mesm mei u em meis distints, explica mecanism da visã e limitações que pdem crrer e percepcina a cr cm prpriedade nã intrínseca d bject. Metas intermédias até a 8.º An O alun explica as cndições essenciais à visã de um bject pel ser human e representa esquematicamente fenómen óptic em terms d traject ds rais luminss. O alun classifica materiais, a partir de evidências experimentais, segund a diferente capacidade de s mesms absrverem, reflectirem, transmitirem e difundirem a luz visível que neles incide. O alun diferencia as radiações d espectr electrmagnétic segund diferentes critéris e apresenta exempls de aplicações tecnlógicas para algumas delas. O alun cmpara e distingue luz e sm quant a mei de prpagaçã e a tip de nda. O alun explica, cm base na planificaçã e realizaçã de experiências, as leis da reflexã e as características das imagens btidas cm espelhs plans e esférics; usa a óptica gemétrica para explicar as imagens frmadas em espelhs plans e curvs. O alun distingue reflexã especular de reflexã difusa para explicar pr que mtiv se btêm imagens num espelh e nã, pr exempl, numa flha de papel. O alun explicita que acntece na prpagaçã de luz de um para utr mei transparente, cm diferentes ânguls de incidência e interpreta a reflexã interna ttal da luz nas fibras ópticas, usadas, pr exempl, nas telecmunicações. O alun distingue lentes divergentes de cnvergentes, caracterizand percurs de um feixe de luz paralel que nelas incide, e apresenta aplicações de cada tip de lentes. O alun revela pensament científic (planificand, prevend, experimentand, ) na determinaçã experimental da vergência de uma lente. O alun caracteriza principais funções da pupila, íris, córnea, cristalin, retina, nerv óptic e humr vítre n prcess da visã e explica em que cnsiste a mipia e a

14 hipermetrpia, bem cm frmas de crrigir estes defeits de visã; pesquisa sbre a evluçã da tecnlgia assciada a este camp da saúde. O alun interpreta a luz branca cm send cmpsta pr radiações de diferentes cmpriments de nda, pdend-se decmpr, pr exempl, pr dispersã. O alun evidencia que a cr percepcinada de um bject depende d material de que é feit e da luz que nele incide, recrrend a actividades labratriais (exempl: usand filtrs de diversas cres e diferentes tips de luz); explica a cr de bjects usand s mdels subtractiv a aditiv de luz, em cass simples. O alun distingue pret, branc e cinzent em terms da radiaçã reflectida e da estimulaçã simultânea, e na mesma prprçã, ds três tips de cnes na retina. O alun asscia as cres secundárias (magenta, cian e amarel) a resultad da adiçã (mdel aditiv de luz), na mesma prprçã, de duas cres primárias e as utras cres a resultad da sbrepsiçã de cres primárias em diferentes prprções.

15 Dmíni: Viver Melhr na Terra Subdmíni: Frças, Mviments e Segurança Cód: CFQ010 Meta Final 10) O alun interpreta e classifica mviments reais u simulads, de veículs e de utrs móveis e justifica medidas de segurança e prevençã de acidentes rdviáris, cm base em leis de mviments. Metas intermédias até a 9.º An O alun calcula distâncias de reacçã, travagem e segurança a partir de representações gráficas de velcidade em funçã d temp, que traduzam situações reais de trânsit; esbça, n mesm gráfic utras situações: mesm cndutr sb efeit de álcl, de certs medicaments e/u a falar a telemóvel; mesm cndutr e veícul mvend-se a mair velcidade e em piss de diferente estad (sec, mlhad, cm gel). O alun justifica a utilizaçã d capacete e d cint de segurança na prtecçã d cndutr, em cas de acidente u de travagem brusca, usand cnceits de pressã, de inércia e utrs. O alun interpreta efeit da altura da carga na diminuiçã de estabilidade d veícul e sua pssível implicaçã em acidentes rdviáris. O alun distingue, em situações simples: trajectória de espaç percrrid; repus de mviment (em relaçã a um dad referencial); espaç percrrid de deslcament; rapidez média de velcidade média. Asscia a cada grandeza a respectiva unidade SI. O alun asscia a grandeza física vectrial aceleraçã média à variaçã da velcidade n respectiv interval de temp e calcula seu valr em mviments simples d qutidian. O alun asscia frça a uma grandeza vectrial que resulta da interacçã entre crps, pr cntact macrscópic u à distância, e que é percepcinada pr efeits que prvca (defrmaçã e/u alteraçã d estad de repus u de mviment). O alun identifica, em diversas interacções, s pares acçã-reacçã (Terceira Lei de Newtn) e representa-s tend em cnsideraçã as suas características. O alun interpreta a Lei Fundamental da Dinâmica u Segunda Lei de Newtn e aplica-a em cntexts reais e/u labratriais de crps em repus u em mviment. O alun determina pes de crps a partir da massa e d valr da aceleraçã da gravidade, na prximidade das superfícies de diferentes planetas (exempls: Terra,

16 Lua e Júpiter); representa pes, usand escalas adequadas, em situações de crps apiads em superfícies hrizntais e blíquas. O alun revela pensament científic (prevend, planificand e experimentand, ) na determinaçã d valr da frça de impulsã exercida em crps que flutuem u se afundem em líquids de diferentes densidades, a partir de actividades práticas labratriais que apliquem a Lei de Arquimedes; representa a frça de impulsã e pes nessas situações e explica-as. O alun revela pensament científic (prevend, planificand, experimentand, ) explicitand factres que influenciam a frça de atrit; identifica situações d dia-adia em que é vantajs minimizar efeit d atrit e utras em que este efeit é desejável. O alun caracteriza s mviments rectilíne unifrme e rectilíne unifrmemente variad, de mviments d qutidian e/u simulads em cntext labratrial; interpreta (valres de) e calcula, em cass particulares, grandezas cinemáticas assciadas a esses mviments e identifica cndições em que se verificam, pr análise da resultante das frças. O alun relacina as grandezas cinemáticas para caracterizar s mviments, a partir de gráfics y=f(x), x=f(t), v=f(t), a=f(t) e F=f(t) e/u a partir de valres numéric; interpreta crrectamente infrmaçã de mviments simples de crps, descrita e/u traduzida em gráfics.

17 Subdmíni: Circuits Eléctrics e Electrónics Cód: CFQ011ex.º estratégia Meta Final 11) O alun analisa infrmaçã técnica e de segurança relativamente a electrdméstics e/u a cmpnentes eléctrics e electrónics e explica funções específicas de cada um para funcinament glbal de circuits simples; prcede a mntagens práticas e em segurança e mede crrectamente grandezas eléctricas em circuits; elabra respsta a questões/situações prblema, através de experimentaçã adequada. Metas intermédias até a 9.º An O alun interpreta significad de infrmaçã existente em chapas/etiquetas/ fichas técnicas de electrdméstics (tip e valr da tensã, ptência e classe energética). O alun interpreta significads de nrmas gerais e específicas de segurança, para a utilizaçã de aparelhs eléctrics, de md a minimizar efeits fisilógics n crp human quand atravessad pr crrentes eléctricas. O alun identifica cmpnentes em sistemas eléctrics, e caracteriza principais funções ds mesms nmeadamente a(s) transferência(s) e u transfrmaçã(ões) de energia que neles crrem. O alun interpreta circuits eléctrics, identificand elements cnstituintes, md de ligaçã e representaçã esquemática e prcede a mntagens práticas em cass simples. O alun apresenta e trata dads de medições directas de tençã/d.d.p., intensidade de crrente eléctrica e resistência utilizand instruments de medida digitais e/u analógics. O alun identifica tip de assciaçã de geradres electrquímics em pequens aparelhs eléctrics e em pilhas de 4,5V e relacina a diferença de ptencial de cada geradr cm a que resulta da sua assciaçã em série. O alun apresenta vantagens e desvantagens em assciar dis receptres em série e em paralel e prevê implicações a nível da intensidade da crrente eléctrica e da tensã/d.d.p. em diverss pnts de circuit simples. O alun revela pensament científic (prevend, planificand, executand, ) na determinaçã da relaçã que existe entre tensã e intensidade de crrente eléctrica que atravessa um cndutr óhmic (Lei de Ohm) e na identificaçã de factres (cmpriment, secçã e tip de material) de que depende a resistência de um fi

18 cndutr; prevê aplicações tecnlógicas destes efeits (pr exempl: reóstats e cabs eléctrics). O alun calcula cnsums energétics, em unidades SI e em kwh, de electrdméstic(s) a partir da ptência, u da tensã e intensidade de crrente eléctrica que percrre, durante interval de temp de funcinament, e apresenta sluções práticas para reduzir s gasts de energia eléctrica numa habitaçã. O alun apresenta exempls da aplicaçã ds efeits da crrente eléctrica: térmic, pr exempl, em resistências de aqueciment e fusíveis (útil) em curt-circuits u sbrecargas (prejudicial, pr risc de incêndi); químic, pr exempl, na electrólise. O alun explica perig de incêndi aquand da ligaçã de váris electrdméstics cm elevada ptência à mesma tmada. O alun descreve, peracinalmente, a existência de camps magnétics atractivs e repulsivs criads pr ímanes permanentes através da rientaçã de limalha, u pequens fis de aç, relacinand a sua intensidade cm a mair u menr prximidade das linhas de camp. O alun explica funcinament de uma bússla. O alun sistematiza trabalhs imprtantes de alguns cientistas, nmeadamente Vlta (bateria electrquímica), Hans Orested (efeit magnétic da crrente eléctrica) e Michael Faraday (crrentes eléctricas induzidas) assim cm algumas aplicações tecnlógicas destas e de utras descbertas (exempls: electríman, amperímetr, vltímetrs, campainha, alternadr e dínam). O alun descreve frmas de gerar tensã eléctrica cntínua e alternada (electrquímica e/u pr induçã), pesquisand fntes diversas, e traduz algumas dessas prpstas em frmat prátic-labratrial. O alun justifica a necessidade de elevar a tensã (alta tensã) e de baixar a intensidade da crrente eléctrica (através de transfrmadres) e de usar cabs grsss durante a transferência da energia eléctrica das centrais eléctricas para s cnsumidres. O alun interpreta circuits electrónics, identificand elements cnstituintes, md de ligaçã e representaçã esquemática, e prcede a mntagens práticas. O alun identifica cmpnentes (LED, díd de silíci, LDR, termístr, ptenciómetr, transistr, cndensadr ), e caracteriza principais funções ds mesms. O alun distingue circuits electrónics de eléctrics pels cmpnentes e pelas rdens de grandeza da tensã e da intensidade de crrente eléctrica envlvidas.

19 Subdmíni: Estrutura de Materiais Cód: CFQ012 Meta Final 12) O alun explica a rganizaçã actual da Tabela Periódica e usa infrmaçã sbre s elements representativs e respectivas substâncias elementares para explicar a diversidade de substâncias e algumas prpriedades físicas e químicas de algumas delas. Metas intermédias até a 9.º An O alun sistematiza cntributs de váris cientistas para a rganizaçã ds elements químics até à Tabela Periódica actual, recrrend a fntes de infrmaçã diversas. O alun interpreta infrmaçã da Tabela Periódica sbre elements químics representativs (símbl químic, númer atómic, massa atómica relativa); lcaliza na Tabela Periódica (grup e períd) elements químics, cnhecend seu númer atómic u númer de electrões de valência e nível de energia em que se encntram n átm respectiv. O alun interpreta significad de isótp e explica cntribut da existência de váris isótps para valr da massa atómica relativa d element químic crrespndente. O alun descreve mdel simplificad para átm de um element químic, cm aquele que é cnstituíd pr um núcle (cm prtões e neutrões) e electrões, girand à sua vlta; recnhece que, n cnjunt, átm é electricamente neutr. O alun identifica um iã cm uma partícula mn u pliatómica, cm carga eléctrica psitiva (catiã) u negativa (aniã). O alun explica a diversidade de substâncias a partir da ligaçã que se pde estabelecer através da cmpartilha de electrões (ligaçã cvalente), da atracçã eléctrica entre iões de cargas de sinal cntrári (ligaçã iónica) e ns metais (ligaçã metálica). O alun justifica, recrrend à lcalizaçã na Tabela Periódica, a tendência de frmar iões estáveis ds elements químics d grup 1 (exempls: líti, sódi e ptássi), d grup 2 (exempls: magnési e cálci), d grup 16 (exempls: xigéni e enxfre) e d grup 17 (exempls: flúr e clr) e a frmaçã de cmpsts iónics entre elements metálics e nã metálics (exempls: NaCl, MgCl 2, Na 2O).

20 O alun interpreta as ligações cvalentes simples, dupla e tripla entre átms de elements químics nã metálics, usand a ntaçã de Lewis, em substâncias elementares (Cl 2, O 2 e N 2) e em substâncias cmpstas (HCl, H 2O, CH 4, NH 3 e CO 2). O alun identifica famílias de cmpsts rgânics e tip de ligaçã que s átms estabelecem entre si, a partir de tabelas cm infrmaçã (nme, grup funcinal e fórmulas de estrutura); ilustra a estrutura 3D de algumas mléculas através de mdels simplificads (exempls: butan, etanl, prpanna, ácid etanóic); asscia alguns destes cmpsts a cntexts de utilizaçã (exempls: aliments, cmbustíveis). O alun sistematiza, através de pesquisa de infrmaçã, exempls de matérias-primas que resultam directa u indirectamente da extracçã d petróle e que melhraram a qualidade de vida das pessas. O alun identifica na Tabela Periódica características d element químic (exempls: númer atómic e massa atómica relativa) e prpriedades da(s) substância(s) elementar(es) respectivas (exempls: pnt de fusã, pnt de ebuliçã e densidade). O alun distingue metais de nã metais, através de ensais prátics de cndutibilidade eléctrica e de reacções químicas aprpriadas (xigéni e nã metais; xigéni e metais alcalins e/u alcalin-terrss); interpreta cmprtament alcalin u ácid da reacçã entre s óxids frmads e a água e escreve as equações químicas crrespndentes.

Escla Superir Agrária de Cimbra Prcessament Geral de Aliments LEAL 2009/2010 Aqueciment Óhmic Brenda Mel, nº 20803030 Inês Ricard, nº 20090157 Nádia Faria, nº 20803060 O que é? Prcess nde a crrente eléctrica

Leia mais

GESTÃO DE LABORATÓRIOS

GESTÃO DE LABORATÓRIOS Seminári Luanda, 26,27,28,29 e 30 de Mai de 2014 - Htel **** Guia Prática GESTÃO DE LABORATÓRIOS Finanças Assegure uma gestã eficaz de tdas as áreas 40 hras de Frmaçã Especializada Cnceits ecnómic-financeirs

Leia mais

Questão 46. Questão 47. Questão 48. alternativa D. alternativa B. Dados: calor específico do gelo (água no estado sólido)...

Questão 46. Questão 47. Questão 48. alternativa D. alternativa B. Dados: calor específico do gelo (água no estado sólido)... Questã 46 A partir de um bjet real de altura H, dispst verticalmente diante de um instrument óptic, um artista plástic necessita bter uma imagemcnjugadadealturaigualah.nesse cas, dependend das cndições

Leia mais

OBJECTIVO. Ligação segura às redes públicas de telecomunicações, sob o ponto de vista dos clientes e dos operadores;

OBJECTIVO. Ligação segura às redes públicas de telecomunicações, sob o ponto de vista dos clientes e dos operadores; Prcediments de Avaliaçã das ITED ANACOM, 1ª ediçã Julh 2004 OBJECTIVO De acrd cm dispst n nº 1, d artº 22º, d Decret Lei nº 59/2000, de 19 de Abril (adiante designad cm DL59), a cnfrmidade da instalaçã

Leia mais

E.B. 2,3 VISCONDE DE CHANCELEIROS

E.B. 2,3 VISCONDE DE CHANCELEIROS DISCIPLINA: Educaçã Musical ANO LETIVO: 2015/2016 Critéris de Avaliaçã Avaliar nã é apenas examinar e classificar. A avaliaçã cnstitui um prcess reguladr das aprendizagens, rientadr d percurs esclar e

Leia mais

Prova Escrita e Prova Oral de Inglês

Prova Escrita e Prova Oral de Inglês AGRUPAMENTO DE ESCOLAS AURÉLIA DE SOUSA PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Prva Escrita e Prva Oral de Inglês 11.º An de esclaridade DECRETO-LEI n.º 139/2012, de 5 de julh Prva (n.º367) 1.ªe 2.ª Fase 6

Leia mais

ISO 9001:2008 alterações à versão de 2000

ISO 9001:2008 alterações à versão de 2000 ISO 9001:2008 alterações à versã de 2000 Já passaram quase it ans desde que a versã da ISO 9001 d an 2000 fi publicada, que cnduziu à necessidade de uma grande mudança para muitas rganizações, incluind

Leia mais

Transformadores. Transformadores 1.1- INTRODUÇÃO 1.2- PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO

Transformadores. Transformadores 1.1- INTRODUÇÃO 1.2- PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO Transfrmadres 1.1- INTRODUÇÃO N estud da crrente alternada bservams algumas vantagens da CA em relaçã a CC. A mair vantagem da CA está relacinada cm a facilidade de se elevar u abaixar a tensã em um circuit,

Leia mais

3 Fundamentos do Comportamento dos Hidrocarbonetos Fluidos

3 Fundamentos do Comportamento dos Hidrocarbonetos Fluidos 3 Fundaments d Cmprtament ds Hidrcarbnets Fluids 3.1. Reservatóris de Petróle O petróle é uma mistura de hidrcarbnets, que pde ser encntrada ns estads: sólid, líquid, u ass, dependend das cndições de pressã

Leia mais

Regulamento para realização do Trabalho de Conclusão de Curso

Regulamento para realização do Trabalho de Conclusão de Curso Universidade Federal d Ceará Campus de Sbral Curs de Engenharia da Cmputaçã Regulament para realizaçã d Trabalh de Cnclusã de Curs Intrduçã Este dcument estabelece as regras básicas para funcinament das

Leia mais

EIXO 3 CONECTIVIDADE E ARTICULAÇÃO TERRITORIAL AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO N.º 2

EIXO 3 CONECTIVIDADE E ARTICULAÇÃO TERRITORIAL AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO N.º 2 EIXO 3 CONECTIVIDADE E ARTICULAÇÃO TERRITORIAL REGULAMENTO ESPECÍFICO: EQUIPAMENTOS PARA A COESÃO LOCAL AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO N.º 2 Ns terms d regulament específic Equipaments para a Cesã Lcal,

Leia mais

Formação Pedagógica Inicial de Formadores

Formação Pedagógica Inicial de Formadores www. escla-apel.cm Frmaçã Pedagógica Inicial de Frmadres DESIGNAÇÃO DO CURSO Frmaçã Pedagógica Inicial de Frmadres OBJECTIVOS GERAIS DO CURSO Cnsciencializar-se das cmpetências e d perfil de um frmadr;

Leia mais

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS PP. 1/6 FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS 1 TAREFA ABATE E DESRAME DE ÁRVORES 2 DESCRIÇÃO As tarefas de abate e desrame de árvres estã habitualmente relacinadas cm s seguintes trabalhs Levantaments

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS Cidade Universitária de Limeira

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS Cidade Universitária de Limeira DIRETRIZES PARA ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DOS CURSOS DE GESTÃO 1 Sumári I. O Estági em Gestã...3 II. O Estági curricular...4 III. Acmpanhament e avaliaçã...5 IV. Mdels de Plan de Atividades e de Relatóri...5

Leia mais

Passo 1 - Conheça as vantagens do employeeship para a empresa

Passo 1 - Conheça as vantagens do employeeship para a empresa Manual Cm intrduzir emplyeeship na empresa Índice Intrduçã Pass 1 - Cnheça as vantagens d emplyeeship para a empresa Pass 2 - Saiba que é a cultura emplyeeship Pass 3 - Aprenda a ter "bns" empregads Pass

Leia mais

CIRCULAR. Circular nº 17/DSDC/DEPEB/2007. Gestão do Currículo na Educação Pré-Escolar. Contributos para a sua Operacionalização

CIRCULAR. Circular nº 17/DSDC/DEPEB/2007. Gestão do Currículo na Educação Pré-Escolar. Contributos para a sua Operacionalização CIRCULAR Data: 2007/10/10 Númer d Prcess: DSDC/DEPEB/2007 Assunt: GESTÃO DO CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR Circular nº 17/DSDC/DEPEB/2007 Para: Inspecçã-Geral de Educaçã Direcções Reginais de Educaçã

Leia mais

1.º PERÍODO. n.º de aulas previstas DOMÍNIOS SUBDOMÍNIOS/CONTEÚDOS OBJETIVOS. De 36 a 41

1.º PERÍODO. n.º de aulas previstas DOMÍNIOS SUBDOMÍNIOS/CONTEÚDOS OBJETIVOS. De 36 a 41 DE FÍSICO-QUÍMICA - 7.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO O aluno é capaz de: o Conhecer e compreender a constituição do Universo, localizando a Terra, e reconhecer o papel da observação e dos instrumentos

Leia mais

Questão 11. Questão 12. Resposta. Resposta S 600. Um veículo se desloca em trajetória retilínea e sua velocidade em função do tempo é apresentada

Questão 11. Questão 12. Resposta. Resposta S 600. Um veículo se desloca em trajetória retilínea e sua velocidade em função do tempo é apresentada Questã Um veícul se deslca em trajetória retilínea e sua velcidade em funçã d temp é apresentada na fiura. a) Identifique tip de mviment d veícul ns intervals de temp de 0 a 0 s,de 0 a 30 s e de 30 a 0

Leia mais

Informática II INFORMÁTICA II

Informática II INFORMÁTICA II Jrge Alexandre jureir@di.estv.ipv.pt - gab. 30 Artur Susa ajas@di.estv.ipv.pt - gab. 27 1 INFORMÁTICA II Plan Parte I - Cmplementar cnheciment d Excel cm ferramenta de análise bases de dads tabelas dinâmicas

Leia mais

DISSERTAÇÃO NOS MESTRADOS INTEGRADOS NORMAS PARA O SEU FUNCIONAMENTO

DISSERTAÇÃO NOS MESTRADOS INTEGRADOS NORMAS PARA O SEU FUNCIONAMENTO DISSERTAÇÃO NOS MESTRADOS INTEGRADOS NORMAS PARA O SEU FUNCIONAMENTO 1. PREÂMBULO... 1 2. NATUREZA E OBJECTIVOS... 1 3. MODO DE FUNCIONAMENTO... 2 3.1 REGIME DE ECLUSIVIDADE... 2 3.2 OCORRÊNCIAS... 2 3.3

Leia mais

PROJECTO EDUCATIVO ANO LECTIVO 2007-2008

PROJECTO EDUCATIVO ANO LECTIVO 2007-2008 PROJECTO EDUCATIVO ANO LECTIVO 2007-2008 INTRODUÇÃO Prject educativ dcument que cnsagra a rientaçã educativa da escla, elabrad e aprvad pels órgãs de administraçã e gestã, n qual se explicitam s princípis,

Leia mais

Unidade 7: Sínteses de evidências para políticas

Unidade 7: Sínteses de evidências para políticas Unidade 7: Sínteses de evidências para plíticas Objetiv da Unidade Desenvlver um entendiment cmum d que é uma síntese de evidências para plíticas, que inclui e cm pde ser usada 3 O que é uma síntese de

Leia mais

Física E Extensivo V. 1

Física E Extensivo V. 1 Física E Extensiv V. 1 Exercícis 01) Verdadeira. Verdadeira. Temperatura mede a agitaçã ds átms. Verdadeira. Temperatura e energia cinética sã diretamente prprcinais. Verdadeira. Falsa. Crp nã tem calr.

Leia mais

METAS DE COMPREENSÃO:

METAS DE COMPREENSÃO: 1. TÓPICO GERADOR: Vivend n sécul XXI e pensand n futur. 2. METAS DE COMPREENSÃO: Essa atividade deverá ter cm meta que s aluns cmpreendam: cm se cnstrói saber científic; cm as áreas d saber estã inter-relacinadas

Leia mais

Gestão de SHST e Ambiente. Regras de Qualidade, Ambiente e Segurança aplicáveis às entidades externas

Gestão de SHST e Ambiente. Regras de Qualidade, Ambiente e Segurança aplicáveis às entidades externas 1 / 7 I. OBJETIVO E ÂMBITO Este dcument estabelece as regras de Segurança n Trabalh e Ambiente aplicáveis a entidades que venham a desenvlver actividades dentr da RESIESTRELA, em regime de cntrat, prestaçã

Leia mais

9º ANO CURRÍCULOS LÍNGUA PORTUGUESA. Domínios: Leitura / Escrita / Comunicação oral / Funcionamento da língua. Conteúdos estruturantes

9º ANO CURRÍCULOS LÍNGUA PORTUGUESA. Domínios: Leitura / Escrita / Comunicação oral / Funcionamento da língua. Conteúdos estruturantes 9º ANO CURRÍCULOS LÍNGUA PORTUGUESA Dmínis: Leitura / Escrita / Cmunicaçã ral / Funcinament da língua Cnteúds estruturantes Tiplgias textuais Funcinament da língua Text dramátic Aut da Barca d Infern de

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA. Pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas A I PROVA 3 FINANÇAS PÚBLICAS

PADRÃO DE RESPOSTA. Pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas A I PROVA 3 FINANÇAS PÚBLICAS Questã n 1 Cnheciments Específics O text dissertativ deve cmtemplar e desenvlver s aspects apresentads abaix. O papel d PPA é de instrument de planejament de médi/lng praz que visa à cntinuidade ds bjetivs

Leia mais

Agenda. A interface de Agendamento é encontrada no Modulo Salão de Vendas Agendamento Controle de Agendamento, e será apresentada conforme figura 01.

Agenda. A interface de Agendamento é encontrada no Modulo Salão de Vendas Agendamento Controle de Agendamento, e será apresentada conforme figura 01. Agenda Intrduçã Diariamente cada um ds trabalhadres de uma empresa executam diversas atividades, muitas vezes estas atividades tem praz para serem executadas e devem ser planejadas juntamente cm utras

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS Sã Paul 2013 1 1 INTRODUÇÃO Este Manual tem a finalidade de servir à nrmalizaçã da elabraçã de Trabalhs de Cnclusã de Curs TCC pr mei de artigs científics,

Leia mais

As informações apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação referida e do Programa da disciplina.

As informações apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação referida e do Programa da disciplina. Infrmaçã Exame de Equivalência à Frequência Educaçã Visual e Tecnlógica 2º cicl d Ensin Básic 2012 1. Intrduçã O presente dcument visa divulgar as características da prva final d 2.º cicl d ensin básic

Leia mais

GUIA DE RELACIONAMENTO MT-COR: 001 Revisão: 000

GUIA DE RELACIONAMENTO MT-COR: 001 Revisão: 000 GUIA DE RELACIONAMENTO MT-COR: 001 Revisã: 000 A Mercur S.A., empresa estabelecida desde 1924, se precupa em cnduzir as suas relações de acrd cm padrões étics e cmerciais, através d cumpriment da legislaçã

Leia mais

Reconhecimento e explicação da importância da evolução tecnológica no nosso conhecimento atual sobre o Universo.

Reconhecimento e explicação da importância da evolução tecnológica no nosso conhecimento atual sobre o Universo. ESCOLA BÁSICA2,3 EUGÉNIO DOS SANTOS 2013 2014 página 1 ESCOLA BÁSICA DO 2.º E 3.º CICLOS EUGÉNIO DOS SANTOS PLANIFICAÇÃO E METAS DE APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS 7.º ANO DE ESCOLARIDADE

Leia mais

Novas Salvaguardas Ambientais e Sociais

Novas Salvaguardas Ambientais e Sociais Nvas Salvaguardas Ambientais e Sciais Discussões Técnicas de Gvern ESS10 Acess a Infrmaçã e engajament de stakehlders 15 de utubr, 2014 Objetivs da ESS10 (1/2) Delinear uma abrdagem sistemática para engajament

Leia mais

Promover a obtenção de AIM (Autorização de Introdução no Mercado) no estrangeiro de medicamentos criados e desenvolvidos em Portugal.

Promover a obtenção de AIM (Autorização de Introdução no Mercado) no estrangeiro de medicamentos criados e desenvolvidos em Portugal. SIUPI SISTEMA DE INCENTIVOS À UTILIZAÇÃO DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL FICHA DE MEDIDA Apia prjects que visem estimular investiment em factres dinâmics de cmpetitividade, assciads à invaçã tecnlógica, a design

Leia mais

REP REGISTO DOS PROFISSIONAIS DO EXERCICIO

REP REGISTO DOS PROFISSIONAIS DO EXERCICIO REP REGISTO DOS PROFISSIONAIS DO EXERCICIO Um prject eurpeu em clabraçã cm a EHFA Eurpean Health and Fitness Assciatin, cm sede em Bruxelas Regist ds Prfissinais Intrduçã Estams numa fase em que a Tutela

Leia mais

TECNOLOGIAS DE MICRO-GERAÇÃO E SISTEMAS PERIFÉRICOS. 6 Painéis Solares Fotovoltaicos

TECNOLOGIAS DE MICRO-GERAÇÃO E SISTEMAS PERIFÉRICOS. 6 Painéis Solares Fotovoltaicos 6 Painéis Slares Ftvltaics 48 6.1 Descriçã da tecnlgia A funçã de uma célula slar cnsiste em cnverter directamente a energia slar em electricidade. A frma mais cmum das células slares fazerem é através

Leia mais

MUSEU VIRTUAL DE CIÊNCIAS E SALA VIRTUAL DE LEITURA: Entendimento e Informações Técnicas

MUSEU VIRTUAL DE CIÊNCIAS E SALA VIRTUAL DE LEITURA: Entendimento e Informações Técnicas MUSEU VIRTUAL DE CIÊNCIAS E SALA VIRTUAL DE LEITURA: Entendiment e Infrmações Técnicas A elabraçã da prpsta baseu se em alguns pressupsts que fcam nã só us presente d Museu e da Sala de Leitura, cm suas

Leia mais

5 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

5 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 54 5 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL O nss bjetiv é avaliar desempenh ds dispsitivs pteletrônics LED e ftdetectres cm sensres de mediçã da variaçã da cncentraçã de pluentes particulads atmsférics. Cm este prpósit

Leia mais

Lista de Exercício COMPLEMENTAR de Termoquímica e Termodinâmica

Lista de Exercício COMPLEMENTAR de Termoquímica e Termodinâmica Lista de Exercíci COMPLEMENTAR de Termquímica e Termdinâmica 1) A água expande-se quand cngela. Quant trabalh realiza uma amstra de 100g de água quand cngela a 0 C e estura um can de água quand a pressã

Leia mais

SEM QUEBRAR AS TAÇAS!!

SEM QUEBRAR AS TAÇAS!! SEM QUEBRAR AS TAÇAS!! CADERNO CATARINENSE DE ENSINO DE ENSINO DE FÍSICA, 1(): 15-156, 1995. CADERNO BRASIEIRO DE ENSINO DE ENSINO DE FÍSICA, 1 Ed. Especial: 64-68, 004. Fernand ang da Silveira Institut

Leia mais

Regulamento da Feira de Ciência

Regulamento da Feira de Ciência Regulament da Feira de Ciência A Feira A Feira de Ciência é um é um prject rganizad pel Núcle de Física d Institut Superir Técnic (NFIST). Esta actividade cnsiste em desenvlver um prject científic pr um

Leia mais

Resumo Executivo - Funcionalidades 1 INTRODUÇÃO

Resumo Executivo - Funcionalidades 1 INTRODUÇÃO 1 INTRODUÇÃO A crescente cmplexidade ds prjets, a quantidade de infrmaçã que lhes está assciada e aument d númer de intervenientes n prcess cnstrutiv, transfrmaram a indústria da cnstruçã numa indústria

Leia mais

PRINCIPAIS REQUISITOS: Regra final sobre Programas de Verificação do Fornecedor Estrangeiro Em resumo

PRINCIPAIS REQUISITOS: Regra final sobre Programas de Verificação do Fornecedor Estrangeiro Em resumo O FDA ferece esta traduçã cm um serviç para um grande públic internacinal. Esperams que vcê a ache útil. Embra a agência tenha tentad bter uma traduçã mais fiel pssível à versã em inglês, recnhecems que

Leia mais

CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS

CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS À BEIRA DOURO Escola Básica e Secundária À Beira Douro Medas PLANIFICAÇÃO ANUAL CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS 9.º º ANO TEMA: Viver melhor na Terra CAPÍTULO I EM TRÂNSITO 1 SEGURANÇA

Leia mais

Copyright 1999-2006 GrupoPIE Portugal, S.A. Manual Utilizador

Copyright 1999-2006 GrupoPIE Portugal, S.A. Manual Utilizador Reprts Relatóris à sua Medida Reprts Cpyright 1999-2006 GrupPIE Prtugal, S.A. Reprts 1. WinREST Reprts...5 1.1. Licença...6 1.2. Linguagem...7 1.3. Lgin...7 1.4. Página Web...8 2. Empresas...9 2.1. Cm

Leia mais

XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica

XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica XVIII Seminári Nacinal de Distribuiçã de Energia Elétrica SENDI 2008-06 a 10 de utubr 7.2 Olinda - Pernambuc - Brasil Autmaçã na Distribuiçã: O Prcess de autmaçã ds equipaments de linha na rede CELPE.

Leia mais

Posição CELPA Associação da Indústria Papeleira

Posição CELPA Associação da Indústria Papeleira R. Marquês Sá da Bandeira, 74, 2º 1069-076 Lisba, Prtugal Tel. +351 217-611-510 Fax. +351 217-611-529 E-mail. celpa@celpa.pt http://www.celpa.pt Psiçã CELPA Assciaçã da Indústria Papeleira Para: De: Estatut:

Leia mais

PROJETO 22ª MOSTRA ESTUDANTIL TECNOLÓGICA Dias 22 e 23 DE OUTUBRO CURSOS: Eletrônica, Informática, Mecânica, Mecatrônica, Química e Petróleo e Gás

PROJETO 22ª MOSTRA ESTUDANTIL TECNOLÓGICA Dias 22 e 23 DE OUTUBRO CURSOS: Eletrônica, Informática, Mecânica, Mecatrônica, Química e Petróleo e Gás PROJETO 22ª MOSTRA ESTUDANTIL TECNOLÓGICA Dias 22 e 23 DE OUTUBRO CURSOS: Eletrônica, Infrmática, Mecânica, Mecatrônica, Química e Petróle e Gás Objetiv: Elabrar e desenvlver um prjet na área prfissinal,

Leia mais

Mestrado em Sistemas de Informação

Mestrado em Sistemas de Informação U n i v e r s i d a d e d M i n h Departament de Sistemas de Infrmaçã Mestrad em Sistemas de Infrmaçã 2003/2005 Tecnlgias de Streaming em Cntexts de Aprendizagem Sb a rientaçã d Prfessr Dutr Henrique Sants

Leia mais

Anexo V. Software de Registro Eletrônico em Saúde. Implantação em 2 (duas) Unidades de Saúde

Anexo V. Software de Registro Eletrônico em Saúde. Implantação em 2 (duas) Unidades de Saúde Anex V Sftware de Registr Eletrônic em Saúde Implantaçã em 2 (duas) Unidades de Saúde Índice 1 INTRODUÇÃO... 3 2 ESTRATÉGIAS E PROCEDIMENTOS DE IMPLANTAÇÃO... 3 4 INFRAESTRUTURA NAS UNIDADES DE SAÚDE -

Leia mais

Processos de desumidificação visam manter a Umidade Relativa do Ar em níveis abaixo de 50%.

Processos de desumidificação visam manter a Umidade Relativa do Ar em níveis abaixo de 50%. 1. TEORIA Para prcesss específics de utilizaçã, é necessári manter cndições de temperatura e umidade relativa d ar em cndições específicas para prduçã e u trabalh. Prcesss de desumidificaçã visam manter

Leia mais

ANA, Aeroportos de Portugal, S.A. Plano de Acções de Gestão e Redução de Ruído para o Aeroporto de Lisboa Resumo Não-Técnico

ANA, Aeroportos de Portugal, S.A. Plano de Acções de Gestão e Redução de Ruído para o Aeroporto de Lisboa Resumo Não-Técnico ANA, Aerprts de Prtugal, S.A. Plan de Acções de Gestã e Reduçã de Ruíd para Aerprt de Lisba Resum Nã-Técnic Janeir 2014 Aerprt de lisba Plan de Ações de Gestã e Reduçã de Ruíd 2013-2018 Cnteúd CONTEÚDO...

Leia mais

2012/13 [PLANO ANUAL - AEC DE EXPRESSÃO PLÁSTICA]

2012/13 [PLANO ANUAL - AEC DE EXPRESSÃO PLÁSTICA] 2012/13 [PLANO ANUAL - AEC DE EXPRESSÃO PLÁSTICA] Plan Anual de Expressã Plástica An Letiv 2012/2013 Intrduçã: A Arte é cm um vulcã, alg que brta espntaneamente, alg que vem d interir, das entranhas, d

Leia mais

Capítulo VII Projetos de eficiência energética em iluminação pública Por Luciano Haas Rosito*

Capítulo VII Projetos de eficiência energética em iluminação pública Por Luciano Haas Rosito* 20 Api O Setr Elétric / Julh de 2009 Desenvlviment da Iluminaçã Pública n Brasil Capítul VII Prjets de eficiência energética em iluminaçã pública Pr Lucian Haas Rsit* Neste capítul abrdarems s prjets de

Leia mais

Física FUVEST ETAPA. Resposta QUESTÃO 1 QUESTÃO 2. b) A energia cinética (E c ) do meteoro é dada por:

Física FUVEST ETAPA. Resposta QUESTÃO 1 QUESTÃO 2. b) A energia cinética (E c ) do meteoro é dada por: Física QUSTÃO 1 Uma das hipóteses para explicar a extinçã ds dinssaurs, crrida há cerca de 6 milhões de ans, fi a clisã de um grande meter cm a Terra. stimativas indicam que meter tinha massa igual a 1

Leia mais

ANEXO CONDIÇÕES OU RESTRIÇÕES RESPEITANTES À UTILIZAÇÃO SEGURA E EFICAZ DO MEDICAMENTO A SEREM IMPLEMENTADAS PELOS ESTADOS-MEMBROS

ANEXO CONDIÇÕES OU RESTRIÇÕES RESPEITANTES À UTILIZAÇÃO SEGURA E EFICAZ DO MEDICAMENTO A SEREM IMPLEMENTADAS PELOS ESTADOS-MEMBROS ANEXO CONDIÇÕES OU RESTRIÇÕES RESPEITANTES À UTILIZAÇÃO SEGURA E EFICAZ DO MEDICAMENTO A SEREM IMPLEMENTADAS PELOS ESTADOS-MEMBROS 1 Os Estads-Membrs devem garantir que tdas as cndições u restrições relativas

Leia mais

CURRÍCULO DAS DISCIPLINAS DO 8º ANO TURMA A 2012/2013

CURRÍCULO DAS DISCIPLINAS DO 8º ANO TURMA A 2012/2013 Direçã Reginal de Educaçã d Nrte Centr de Área Educativa de Entre Dur e Vuga AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO COUTO MINEIRO DO PEJÃO Disciplinas L. Prtuguesa Leitura de texts narrativs em articulaçã cm texts

Leia mais

Máquinas Eléctricas. b2 D. Sobre dois elementos de circuito dotados de resistência eléctrica ABC e ADC deriva-se um ramo ou ponte BD e

Máquinas Eléctricas. b2 D. Sobre dois elementos de circuito dotados de resistência eléctrica ABC e ADC deriva-se um ramo ou ponte BD e Labratóri de Máquinas léctricas Métd da Pnte de Wheatstne Manuel Vaz uedes Núcle de studs de Máquinas léctricas FUL NNHRI UNIVRSI O PORTO O estud experimental das máquinas eléctricas exige cnheciment d

Leia mais

Estratégias de Conservação da Biodiversidade

Estratégias de Conservação da Biodiversidade Estratégias de Cnservaçã da Bidiversidade Estratégia Glbal De entre tds esses prcesss internacinais desenvlvids será de destacar decrrid após a Cnferência de Estclm, de 1972, que daria lugar à criaçã d

Leia mais

Versão 1.1.1.3. Descrição do produto, 2009. www.graycell.pt

Versão 1.1.1.3. Descrição do produto, 2009. www.graycell.pt Versã 1.1.1.3 Descriçã d prdut, 2009 www.graycell.pt 1 ENQUADRAMENTO A platafrma ask-it! é uma aplicaçã web-based que permite criar inquérits dinâmics e efectuar a sua dispnibilizaçã n-line. A facilidade

Leia mais

Primeira Intervenção (Oradores)

Primeira Intervenção (Oradores) Oeiras, Ambiente e Mei Urban - Relatóri da Sessã Cm bjectiv de trnar prcess de revisã d PDM Oeiras numa prtunidade de definir um cnjunt de estratégias e linhas de acçã sólidas e eficazes na cncretizaçã,

Leia mais

Contabilidade financeira, contabilidade de gestão e contabilidade de custos

Contabilidade financeira, contabilidade de gestão e contabilidade de custos LEC205 Cntabilidade de Custs e de Gestã 1. Intrduçã à Cntabilidade de Custs e de Gestã Cntabilidade financeira, cntabilidade de gestã e cntabilidade de custs Cntabilidade financeira (CF) Cntabilidade de

Leia mais

PROJETO 23ª MOSTRA ESTUDANTIL TECNOLÓGICA Dias 28 e 29 DE OUTUBRO DE 2015 CURSO: SEGURANÇA DO TRABALHO

PROJETO 23ª MOSTRA ESTUDANTIL TECNOLÓGICA Dias 28 e 29 DE OUTUBRO DE 2015 CURSO: SEGURANÇA DO TRABALHO PROJETO 23ª MOSTRA ESTUDANTIL TECNOLÓGICA Dias 28 e 29 DE OUTUBRO DE 2015 CURSO: SEGURANÇA DO TRABALHO Objetivs: SEGURANÇA DO TRABALHO Desenvlver cmpetências para eliminar u minimizar s riscs de acidentes

Leia mais

PROCEDIMENTO ESPECÍFICO OPERAÇÕES DE DESMATAÇÃO, DESARBORIZAÇÃO E APLICAÇÃO DE FITOFARMACÊUTICOS

PROCEDIMENTO ESPECÍFICO OPERAÇÕES DE DESMATAÇÃO, DESARBORIZAÇÃO E APLICAÇÃO DE FITOFARMACÊUTICOS Página 1 de 9 0 CONTROLO DE REVISÕES... 2 1 OBJECTIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO... 2 2 REFERÊNCIAS... 2 3 DEFINIÇÕES... 2 4 ABREVIATURAS... 3 5 PROCEDIMENTO... 3 5.1 NECESSIDADE DE DESARBORIZAÇÃO OU DESMATAÇÃO...

Leia mais

DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE REDES E CRONOGRAMAS SUMÁRIO 1 OBJETIVO...2 2 ELABORAÇÃO...2 2.1 PLANEJAMENTO...2

DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE REDES E CRONOGRAMAS SUMÁRIO 1 OBJETIVO...2 2 ELABORAÇÃO...2 2.1 PLANEJAMENTO...2 1 / 5 SUMÁRIO 1 OBJETIVO...2 2 ELABORAÇÃO...2 2.1 PLANEJAMENTO...2 2.1.1 CRITÉRIOS PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO CRONOGRAMA DE BARRAS TIPO GANTT:...2 2.1.2 CRITÉRIOS PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO

Leia mais

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA ATUAL

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA ATUAL INFORME EPIDEMIOLÓGICO Nº 05/2015 SEMANA EPIDEMIOLÓGICA 50 (13 A 19/12/2015) MONITORAMENTO DOS CASOS DE MICROCEFALIAS NO BRASIL Este infrme d COES Micrcefalias visa dcumentar e divulgar infrmações atualizadas

Leia mais

PROGRAMA DE AÇÃO PARA O ANO 2016

PROGRAMA DE AÇÃO PARA O ANO 2016 PROGRAMA DE AÇÃO PARA O ANO 2016 Tend presente a Missã da Federaçã Prtuguesa de Autism: Defesa incndicinal ds direits das pessas cm Perturbações d Espectr d Autism e suas famílias u representantes. Representaçã

Leia mais

Banco Industrial do Brasil S.A. Gerenciamento de Capital

Banco Industrial do Brasil S.A. Gerenciamento de Capital Banc Industrial d Brasil S.A. Gerenciament de Capital 2014 1 Sumári 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVO... 3 3. ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE CAPITAL... 4 4. PLANO DE CAPITAL... 5 5. RESPONSABILIDADES... 6

Leia mais

Oficina de Capacitação em Comunicação

Oficina de Capacitação em Comunicação Oficina de Capacitaçã em Cmunicaçã APRESENTAÇÕES: DICAS E INSTRUMENTOS Marcele Basts de Sá Cnsultra de Cmunicaçã mbasts.sa@gmail.cm Prjet Semeand Águas n Paraguaçu INTERESSE DO PÚBLICO Ouvir uma ba história

Leia mais

Matriz do Teste de Avaliação de Física e Química A - 11.º ano 1 de fevereiro de 2016 120 minutos

Matriz do Teste de Avaliação de Física e Química A - 11.º ano 1 de fevereiro de 2016 120 minutos Ano Letivo 2015/ 2016 Matriz do Teste de Avaliação de Física e Química A - 11.º ano 1 de fevereiro de 2016 120 minutos Objeto de avaliação O teste tem por referência o programa de Física e Química A para

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SAMORA CORREIA ESCOLA BÁSICA PROF. JOÃO FERNANDES PRATAS ESCOLA BÁSICA DE PORTO ALTO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SAMORA CORREIA ESCOLA BÁSICA PROF. JOÃO FERNANDES PRATAS ESCOLA BÁSICA DE PORTO ALTO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SAMORA CORREIA ESCOLA BÁSICA PROF. JOÃO FERNANDES PRATAS ESCOLA BÁSICA DE PORTO ALTO Prova Extraordinária de Avaliação Físico-Química 3º Ciclo - 7.º Ano de Escolaridade Despacho

Leia mais

Aula 03 Circuitos CA

Aula 03 Circuitos CA Campus I Jã Pessa Disciplina: Análise de Circuits Curs Técnic Integrad em Eletrônica Prfª: Rafaelle Felician 1. Elements de Circuits n dmíni de Fasres Intrduçã Para cmpreender a respsta de dispsitivs básics

Leia mais

DIRETORIA DE UNIDADE COORDENAÇÃO DE CURSOS

DIRETORIA DE UNIDADE COORDENAÇÃO DE CURSOS DIRETORIA DE UNIDADE COORDENAÇÃO DE CURSOS PROJETO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (X) PROJETO DE PESQUISA PROJETO DE EXTENSÃO Acadêmic ; Scial PROJETO DE INTERDISCIPLINARIDADE

Leia mais

ESCOLA MONDRIAN FUNDAMENTAL SÃO GABRIEL - RS. Tema da proposta: O ensino de Ciências através da literatura infantil: Tudo por causa do pum?

ESCOLA MONDRIAN FUNDAMENTAL SÃO GABRIEL - RS. Tema da proposta: O ensino de Ciências através da literatura infantil: Tudo por causa do pum? ESCOLA MONDRIAN FUNDAMENTAL SÃO GABRIEL - RS PROFESSORA LIA HEBERLÊ DE ALMEIDA TURMAS KANDINSKY Tema da prpsta: O ensin de Ciências através da literatura infantil: Tud pr causa d pum? Objetiv Geral: Estimular

Leia mais

SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO Manual de Prevenção de Riscos Profissionais

SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO Manual de Prevenção de Riscos Profissionais Manual de Prevençã de Riscs Prfissinais NORMAS TÉCNICAS Listagem nã exaustiva de Nrmas Técnicas prtuguesas sbre aspects que se relacinam cm a segurança e saúde d trabalh Fernand Cabral SEGURANÇA E SAÚDE

Leia mais

Questão 13. Questão 14. alternativa C

Questão 13. Questão 14. alternativa C Questã 13 O suc de laranja cncentrad da marca M cntém 20 mg de vitamina C pr 50 ml de suc cncentrad. Para ser cnsumid, deve ser diluíd cm água até que seu vlume seja 4 vezes mair que inicial. Pr utr lad,

Leia mais

Anexo 03 Recomendação nº 3: estatuto padrão, estatuto fundamental e contrato social

Anexo 03 Recomendação nº 3: estatuto padrão, estatuto fundamental e contrato social Anex 03 Recmendaçã nº 3: estatut padrã, estatut fundamental e cntrat scial 1. Resum 01 Atualmente, Estatut da Crpraçã da Internet para a atribuiçã de nmes e númers (ICANN) tem um mecanism únic para alterações.

Leia mais

Universidade Luterana do Brasil Faculdade de Informática. Disciplina de Engenharia de Software Professor Luís Fernando Garcia www.garcia.pro.

Universidade Luterana do Brasil Faculdade de Informática. Disciplina de Engenharia de Software Professor Luís Fernando Garcia www.garcia.pro. Universidade Luterana d Brasil Faculdade de Infrmática Disciplina de Engenharia de Sftware Prfessr Luís Fernand Garcia www.garcia.pr.br EVOLUÇÃO EM ENGENHARIA DE SOFTWARE 10 Sistemas Legads O investiment

Leia mais

PM 3.5 Versão 2 PdC Versão 1

PM 3.5 Versão 2 PdC Versão 1 Prcediment de Cmercializaçã Cntrle de Alterações SAZONALIZAÇÃO DE CONTRATO INICIAL E DE ENERGIA ASSEGURADA PM 3.5 Versã 2 PdC Versã 1 Alterad Layut d dcument. Alterad term de Prcediment de Mercad para

Leia mais

Escola Secundária de Forte da Casa

Escola Secundária de Forte da Casa Escola Secundária de Forte da Casa Informação - Prova de Equivalência à Frequência / 2012 2013 (Decreto Lei nº 139/2012, de 5 de Julho, e Portaria nº 243/2012, de 10 de agosto) 12º Ano Cursos Científico-Humanísticos

Leia mais

Utilizando o Calculador Etelj Velocidade do Som no Ar

Utilizando o Calculador Etelj Velocidade do Som no Ar Utilizand Calculadr telj Velcidade d Sm n Ar Hmer Sette 8 0 0 ste utilitári permite cálcul da velcidade de prpagaçã d sm n ar C, em funçã da temperatura d ar, da umidade relativa d ar e da pressã atmsférica

Leia mais

o que se entende por lente.

o que se entende por lente. 1062.0041 As lentes esféricas e suas principais características. 1. Habilidades e cmpetências. 3. Mntagem. B ::; A términ desta atividade alun deverá ter Cas necessári cnsulte a instruçã ]992.021. cmpetência

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO - CEPAE ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA SUBÁREA DE FÍSICA E QUÍMICA PLANEJAMENTO ANUAL

Leia mais

Colégio de Nossa Senhora de Fátima - Leiria. Geografia. Planificação a longo prazo. Filipe Miguel Botelho

Colégio de Nossa Senhora de Fátima - Leiria. Geografia. Planificação a longo prazo. Filipe Miguel Botelho Clégi de Nssa Senhra de Fátima - Leiria Gegrafia Planificaçã a lng praz Filipe Miguel Btelh 01-01 Planificaçã a lng praz 7º an - Gegrafia 1º Períd Temps º Períd Temps º Períd Temps TEMA A A TERRA: ESTUDOS

Leia mais

Ano letivo: 2011/2012 TERRA EM TRANSFORMAÇÃO

Ano letivo: 2011/2012 TERRA EM TRANSFORMAÇÃO Agrupamento de Escolas de Aveiro ESCLA BÁSICA 2º E 3º CICLS JÃ AFNS DE AVEIR CIÊNCIAS FÍSIC-QUÍMICAS - 7º AN PLANIFICAÇÃ Ano letivo: 2011/2012 1º P E R Í D 2º P E R Í D 3º P E R Í D TEMAS TERRA EM TRANSFRMAÇÃ

Leia mais

Ano lectivo: 2011 / 2012

Ano lectivo: 2011 / 2012 Agrupamento de scolas de Aveiro SCLA BÁSICA 2º 3º CICLS JÃ AFNS AVI CIÊNCIAS FSIC-QUMICAS - 8º AN LANIFICAÇÃ Ano lectivo: 2011 / 2012 TMAS Tempos SUSTNTABILIA NA TA 1º 2º 1.Som e luz: rodução e transmissão

Leia mais

Domínio: Terra no Espaço

Domínio: Terra no Espaço Escola Secundária Vitorino Nemésio Disciplina de Ciências Físico-Químicas Metas de Aprendizagem - 7º Ano de Escolaridade Domínio: Terra no Espaço Subdomínio: Universo O aluno constrói uma interpretação

Leia mais

Escola Secundária de Eça de Queirós-Póvoa de Varzim PLANIFICAÇÃO A MÉDIO / LONGO PRAZO

Escola Secundária de Eça de Queirós-Póvoa de Varzim PLANIFICAÇÃO A MÉDIO / LONGO PRAZO 2015/201 1.º Período DISCIPLINA: Ciências Físico-Químicas ANO: 7.º CURSO: 3.º Ciclo do Ensino Básico Total de aulas previstas: 38 Domínio: I. Espaço Subdomínio: I.1. Universo Objetivo Geral: 1. Conhecer

Leia mais

Manual de Procedimentos

Manual de Procedimentos Manual de Prcediments Prcediments para Submissã de Prjets de MDL à Cmissã Interministerial de Mudança Glbal d Clima Secretaria Executiva Cmissã Interministerial de Mudança Glbal d Clima Prcediments para

Leia mais

Pré-requisito: Nenhum Período Letivo: 2016.1 Professor: Isabel Celeste Caíres Pereira Gusmão Titulação: Mestre PLANO DE CURSO

Pré-requisito: Nenhum Período Letivo: 2016.1 Professor: Isabel Celeste Caíres Pereira Gusmão Titulação: Mestre PLANO DE CURSO CURSO DE ENFERMAGEM Recnhecid pela Prtaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seçã 1. Pág. 20 Cmpnente Curricular: BIOLOGIA GERAL Códig: ENF - 101 Pré-requisit: Nenhum Períd Letiv: 2016.1 Prfessr:

Leia mais

WORKSHOPS SOBRE AS POSSIBILIDADES DE COOPERAÇÃO / CONCENTRAÇÃO NO SECTOR AUXILIAR NAVAL

WORKSHOPS SOBRE AS POSSIBILIDADES DE COOPERAÇÃO / CONCENTRAÇÃO NO SECTOR AUXILIAR NAVAL WORKSHOPS SOBRE AS POSSIBILIDADES DE COOPERAÇÃO / CONCENTRAÇÃO NO SECTOR AUXILIAR NAVAL ÍNDICE I. Apresentaçã e bjectivs d wrkshp II. III. Resultads ds inquérits Ambiente cmpetitiv Negóci Suprte Prcesss

Leia mais

Alteração à Linha de Crédito para apoio às Empresas de Produção, Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas, Pecuários e Florestais

Alteração à Linha de Crédito para apoio às Empresas de Produção, Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas, Pecuários e Florestais Inf - Estruturas Infrmaçã Mensal d Sectr Linha de Crédit PME 2009 Alteraçã à Linha de Crédit para api às Empresas de Prduçã, Transfrmaçã e Cmercializaçã de Prduts Agríclas, Pecuáris e Flrestais A Linha

Leia mais

FACULDADE AGES CURSO DE ENFERMAGEM REGULAMENTAÇÃO DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS ADMINISTRAÇÃO APLICADA A ENFERMAGEM

FACULDADE AGES CURSO DE ENFERMAGEM REGULAMENTAÇÃO DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS ADMINISTRAÇÃO APLICADA A ENFERMAGEM FACULDADE AGES CURSO DE ENFERMAGEM REGULAMENTAÇÃO DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS ADMINISTRAÇÃO APLICADA A ENFERMAGEM As Práticas Educativas serã realizadas em hráris pré-determinads n períd diurn para aluns regularmente

Leia mais

Profa. Dra. Silvia M de Paula

Profa. Dra. Silvia M de Paula Prfa. Dra. Silvia M de Paula Espelhs Esférics Certamente tds nós já estivems diante de um espelh esféric, eles sã superfícies refletras que têm a frma de calta esférica. Em nss ctidian ficams diante de

Leia mais

DISCIPLINA: FÍSICA E QUÍMICA (Componente de Formação Científica) ANO LECTIVO: 2008/2009 2º ano (11º ano) Nº AULAS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO

DISCIPLINA: FÍSICA E QUÍMICA (Componente de Formação Científica) ANO LECTIVO: 2008/2009 2º ano (11º ano) Nº AULAS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO Módulo Q2 - SOLUÇÕES 1. Dispersões 1.1. Disperso e dispersante. 1.2. Dispersão sólida, líquida e gasosa. 1.3. Critérios para a classificação de dispersões em soluções, colóides e suspensões. 2. Soluções

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CAMARATE

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CAMARATE ESCOLA SECUNDÁRIA DE CAMARATE Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Ano Letivo 2014/15 Planificação Grupo 510 8º Ano e 7º( subdomínios em falta) Ciências Físico-Químicas Gestão Temporal 8º

Leia mais

Botões e Sinaleiros Ø 30 mm Serviços Pesados

Botões e Sinaleiros Ø 30 mm Serviços Pesados Btões e Sinaleirs Ø 30 mm Serviçs Pesads Tecnlgia para serviçs pesads Btões e Sinaleirs Mair e mais cmpleta linha Baix cust de manutençã Os btões de cmand e sinaleirs cm a furaçã internacinal de Ø 30 mm

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES ON-LINE

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES ON-LINE MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES ON-LINE N prcess de renvaçã de matrículas para an lectiv 2008/2009, e na sequência d plan de melhria cntínua ds serviçs a dispnibilizar as aluns, IPVC ferece, pela

Leia mais

CURSO PROFISSIONAL TÉCNICO DE ANÁLISE LABORATORIAL ANÁLISES QUÍMICAS

CURSO PROFISSIONAL TÉCNICO DE ANÁLISE LABORATORIAL ANÁLISES QUÍMICAS ANO LECTIVO 015 016 DIREÇÃO GERAL DOS ESTABELECIMENTOS ESCOLARES DIREÇÃO DE SERVIÇOS DA REGIÃO CENTRO CURSO PROFISSIONAL TÉCNICO DE ANÁLISE LABORATORIAL ANÁLISES QUÍMICAS INTRODUÇÃO AOS MÉTODOS ELECTROANALÍTICOS

Leia mais

Relatório de Gerenciamento de Riscos

Relatório de Gerenciamento de Riscos Relatóri de Gerenciament de Riscs 2º Semestre de 2014 1 Sumári 1. Intrduçã... 3 2. Gerenciament de Riscs... 3 3. Risc de Crédit... 4 3.1. Definiçã... 4 3.2. Gerenciament... 4 3.3. Limites de expsiçã à

Leia mais