ANALISE DE BALANÇO UNIDADE 1 : INTRODUÇÃO. Extrair informações das Demonstrações Financeiras para a tomada de decisões.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ANALISE DE BALANÇO UNIDADE 1 : INTRODUÇÃO. Extrair informações das Demonstrações Financeiras para a tomada de decisões."

Transcrição

1 ANALISE DE BALANÇO 1.1 Objetivo da análise de Balanços UNIDADE 1 : INTRODUÇÃO Extrair informações das Demonstrações Financeiras para a tomada de decisões. 1.2 Dados versus Informações Dados: São os números brutos, ou seja, aqueles que não foram trabalhados e portanto isoladamente não provocam nenhuma reação no leitor. Informações: Representam para quem as recebe uma comunicação que pode produzir reação ou decisão. Σ Exemplo: Dado: nº de habitantes do Brasil Informação: Renda per Capita = Produto Nacional Bruto/População As demonstrações contábeis apresentam uma grande quantidade de dados, dificultando a sua compreensão. Estes dados devem ser transformados em informações financeiras, permitindo a adequada tomada de decisão. 1.3 Metodologia de Análise A análise de Balanços se baseia no RACIOCÍNIO CIENTÍFICO. 1. Escolha de indicadores 2. Comparação com os padrões 3. Diagnósticos ou conclusões 4. Decisões RACIOCÍNIO CIENTÍFICO EM ANÁLISE DE BALANÇOS: Extraem-se os índices das demonstrações financeiras; Comparam-se índices; Ponderam-se as diferentes informações e chega-se aos diagnósticos ou conclusões; Tomam-se decisões. 1.4 Relatório de Análise de Balanços Através das técnicas de análise de balanços os dados são transformados em informações. Estas informações devem ser transmitidas aos usuários através de um Relatório, que deverá evidenciar de forma transparente a situação econômico e financeira da empresa.

2 Características do Relatório: PRODUTO FINAL = RELATÓRIO DE ANÁLISE DE BALANÇOS linguagem corrente e de fácil compreensão, evitando a utilização de termos técnicos; utilização de gráficos auxiliares para simplificar informações complexas; 1.5 USUÁRIOS DA ANÁLISE DE BALANÇOS Os usuários podem ser externos ou internos à empresa. Cada usuário está interessado em algum aspecto particular da empresa: USUÁRIOS EXTERNOS Fornecedores Clientes UTILIDADE DA INFOMAÇÃO Conhecer a capacidade de pagt. de seus clientes Liquidez, Rentabilidade e Endividamento Normalmente o cliente só avalia a situação da empresa que irá se relacionar quando esta puder lhe oferecer algum risco. Exemplo: Contratos a Longo Prazo, Monopolista, etc. Liquidez, rentabilidade e endividamento Bancos Estão interessados na situação econômico-financeira de curto e longo prazo em virtude de concessão de empréstimos e financiamentos. Endividamento Corretores de valores e público investidor Fazem análise para investimento em ações. Analisam fatores relacionados especificamente ao preço e valorização de ações. Rentabilidade Concorrentes Fator de sucesso ou fracasso da empresa no mercado. Fornecem padrões para a empresa auto-avaliarse. Liquidez, rentabilidade Governo Capacidade de pagamento dos impostos. Escolha de empresa com melhor situação financeira em uma concorrência. Acompanha empresas concessionárias de serviços públicos.

3 Acionistas USUÁRIOS INTERNOS Dirigentes Liquidez, rentabilidade e endividamento Geração de lucros e fluxo de caixa positivo, permitindo pagamento de dividendos por parte da empresa e valorização das ações. Rentabilidade, Liquidez e Endividamento Fundamental para a tomada de decisões e definição de estratégias da empresa. Rentabilidade, Liquidez e Endividamento Empregados Capacidade de pagamento de salários e continuidade da empresa no mercado. Liquidez, Rentabilidade e Endividamento UNIDADE 2 INFORMAÇÕES PARA A ANÁLISE DE BALANÇOS As principais publicações que auxiliam análise de balanços são: Demonstrações Contábeis Balanço Patrimonial Demonstrativo do Resultado do Exercício Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido Demonstração Do Fluxo de Caixa e Demonstração do Valor Adicionado Notas Explicativas Informações que complementam as demonstrações contábeis. Relatório da Diretoria presta informações gerais aos acionistas ou terceiros sobre a situação da empresa. 0 Parecer dos Auditores Independentes É obrigatório para as companhias abertas. É um relatório no qual os auditores emitem uma opinião sobre as demonstrações contábeis analisadas.

4

5 PADRONIZAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Para efeito de Análise de Balanços, é necessário padronizar o Balanço Patrimonial e o Demonstrativo do Resultado do Exercício, visando facilitar a análise. A padronização é feita pelos seguintes motivos: Simplificação; Comparabilidade; Adequação aos objetivos de análise; Precisão na classificação de contas; Descoberta de erros; INICIO TELA -1 Os principais itens a serem padronizados são os seguintes segundo Matarazzo, são: Duplicatas descontadas deverão ser reclassificadas para o PASSIVO CIRCULANTE. As contas do Ativo Imobilizado serão apresentadas liquidas de Depreciação, amortização ou exaustão. As contas de Reservas serão agrupadas A receita líquida de vendas será deduzida das Devoluções e Abatimentos e Impostos; As receitas e despesas financeiras serão apresentadas separadamente das despesas operacionais. FIM TELA -1 UNIDADE 3 - ANÁLISE VERTICAL E HORIZONTAL 3.1 ANÁLISE VERTICAL OU ESTRUTURAL Demonstra o valor de cada conta em relação a um valor-base. A análise vertical é processo comparativo, expresso em porcentagem, que se aplica ao se relacionar uma conta ou grupo de contas com um valor afim relacionável, identificado no mesmo demonstrativo. Também é conhecida como análise estrutural. Dessa forma, dispondo-se dos valores absolutos em forma vertical, pode-se apurar facilmente a participação relativa de cada item contábil no ativo, no passivo ou na demonstração de resultado e sua evolução no tempo. Por exemplo na análise vertical do Balanço Patrimonial, calcula-se o percentual de cada conta em relação ao total do ATIVO e PASSIVO e na análise Vertical do DRE calcula-se o percentual de cada conta em relação a Receita de Vendas.

6 Para calcularmos a análise vertical fixamos o valor base, aquele que pretendemos comparar, neste caso, o Total do Ativo e através de uma regra de três, achamos o percentual de cada conta em relação ao Total do Ativo (valor-base). X = Valor da Conta x 100 Valor-Base 3.2 ANÁLISE HORIZONTAL OU DA EVOLUÇÃO Demonstra a evolução de cada conta de uma série de demonstrações financeiras ao longo do tempo. Deve se escolhida uma demonstração com uma DATA-BASE, geralmente a mais antiga da série. Cada conta do ano-base valerá 100%. Também aplicaremos uma regra de três simples para calcular a análise horizontal. Todas as comparações serão feitas em relação à database. Fórmula: Valor do Conta em exercícios seguintes x 100 Valor da Conta na Data-Base Exemplo: BALANÇO PATRIMONIAL ATIVO ANO 1 AV AH ANO 2 AV AH Ativo Circulante % 100% % 125% Banco % 100% % 200% Estoques % 100% % 100% Ativo Não Circulante % 100% % 166% Veiculos % 100% % 75% Imoveis % 100% % 350% Total do Ativo % 100% % 150%

7 DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO DRE ANO 1 AV AH ANO 2 AV AH Receita liquida % 100% % 150% CMV ( ) 20% 100% ( ) 33% 250% Lucro Bruto % 100% % 125% Desp. Operac. ( ) 50% 100% ( ) 27% 80% Lucro Operc % 100% % 200% IR - 30% (90.000) 9% 100% ( ) 12% 200% Lucro Liquido % 100% % 200% UNIDADE 4 TÉCNICA DE ANÁLISE ATRAVÉS DE ÍNDICES Índice: É a relação entre contas ou grupos de contas das Demonstrações Financeiras. Representa a técnica de análise mais empregada. Não importa a quantidade dos índices, mas a utilização de índices adequados que permitam conhecer a situação da empresa. ÍNDICES DE SITUAÇÃO FINANCEIRA: Estrutura de Capitais quanto menor o índice melhor Liquidez quanto maior o índice melhor ÍNDICES DE SITUAÇÃO ECONÔMICA: Rentabilidade quanto maior o índice melhor A situação financeira está relacionada a capacidade de geração de fluxo de caixa da empresa, ou seja, capacidade de recebimento e pagamentos de uma empresa durante um período. A situação econômica está relacionada a capacidade de geração de resultados da empresa, ou seja, lucros ou prejuízos de um período ÍNDICES DE LIQUIDEZ Mostram a capacidade de pagamentos da empresa. Normalmente, quanto maior for o valor destes índices, melhor será a situação da empresa. Na análise de balanços deve ser feita uma comparação dos índices da empresa com os índices padrões do mercado, mas para a maior parte das empresas o ideal é que os índices de liquidez sejam maior que 1 (um).

8 4.1.1 LIQUIDEZ CORRENTE - LC Mostra quanto empresa possui de recursos a curto prazo em relação ás suas dívidas de curto prazo. Fórmula: AC PC Podemos associar o cálculo da LC à análise do Capital Circulante Líquido (CCL). O CCL é calculado pela diferença entre o Ativo Circulante e o Passivo Circulante e mostra Quando a LC > 1, o CCL será positivo, pois o AC > PC. Quando a LC < 1, o CCL será negativo, pois o AC < PC. Quando a LC = 1, o CCL será igual a zero, pois o AC = PC. CCL positivo significa que existe folga financeira de curto prazo. CCL negativo significa que a empresa não possui recursos suficientes para saldar suas dívidas de curto prazo. CCL nulo a situação é equilibrada, mas pode representar risco devido ao tempo para realização dos ativos necessários para pagar as dívidas de curto prazo LIQUIDEZ GERAL LG Mostra quanto a empresa possui de recursos de curto e longo prazo, em relação ás suas dívidas totais. Fórmula: AC + ARLP PC + PNC LIQUIDEZ IMEDIATA LI Relaciona quanto a empresa possui de disponibilidades (Caixa, Bancos e Aplicações Financeiras de liquidez imediata) em relação às suas dívidas de curto prazo. Fórmula: Disponível PC LIQUIDEZ SECA LS Mostra quanto a empresa possui de recursos a curto prazo, exceto Estoques, em relação às suas dívidas totais. Caso este índice seja muito pequeno pode indicar estoques invendáveis ou obsoletos.

9 Fórmula: AC ESTOQUES PC 4.2. ÍNDICES DE ESTRUTURA Mostram como a empresa obtém e aplica recursos, apresentando assim a relação entre fontes de recursos (Passivo) e sua aplicação (Ativo), que compreende a estrutura de capitais da empresa. Normalmente quanto menores forem estes índices, melhor será a situação da empresa PARTICIPAÇÃO DE CAPITAIS DE TERCEIROS ou GRAU DE ENDIVIDAMENTO Índica quanto a empresa possui de capitais de terceiros para cada 100 de capitais próprios. Fórmula: CT x 100 PL Também é bastante utilizado o índice de Endividamento Total, que utiliza a seguinte fórmula: Fórmula: CT x 100 Ativo Total COMPOSIÇÃO DO ENDIVIDAMENTO Indica quanto a empresa possui de obrigações a curto prazo em relação às obrigações totais. Fórmula: PC x 100 CT IMOBILIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO Indica quanto a empresa aplicou no AP (investimento, imobilizado e intangível) para cada 100 de capitais próprios. Fórmula: AP x 100 PL Podemos associar ao cálculo do índice de Imobilização do PL o Cálculo do Capital Circulante Próprio (CCP), que é calculado pela diferença entre o Patrimônio Líquido e o AP (investimento, imobilizado e intangível).

10 Se CCP positivo indica que os recursos próprios financiam o AP e ainda sobram recursos próprios para financiar outros ativos. Se CCP negativo indica que os recursos próprios são insifucientes para financiar o AP, sendo necessário utilizar recursos de terceiros. Se CCP nulo todo capital próprio financia o AP IMOBILIZAÇÃO DE RECURSOS NÃO CORRENTES Indica que percentual de recursos não correntes (longo prazo) a empresa aplicou no AP (investimento, imobilizado e intangível). Fórmula: AP x 100 PL + PNC 4.3. ÍNDICES DE RENTABILIDADE Mostram a rentabilidade dos capitais investidos. Normalmente quanto maior melhor a situação da empresa GIRO ou ROTAÇÃO DO ATIVO Indica quanto a empresa vendeu para cada $ 100 de investimento total. Fórmula: Vendas Líquidas ATIVO MARGEM BRUTA OU LUCRATIVIDADE BRUTA Indica quanto a empresa obtém de lucro bruto para cada $100 vendidos. Fórmula: Lucro Bruto x 100 Vendas Líquidas MARGEM OPERACIONAL OU LUCRATIVIDADE OPERACIONAL Indica quanto a empresa obtém de lucro operacional para cada $100 vendidos. Fórmula: Lucro Operacional x 100 Vendas Líquidas

11 4.3.5 MARGEM LÍQUIDA OU LUCRATIVIDADE LÍQUIDA Indica quanto a empresa obtém de lucro líquido para cada $100 vendidos. Fórmula: Lucro Líquido x 100 Vendas Líquidas RENTABILIDADE DO ATIVO Indica quanto a empresa obtém de lucro, para cada $ 100 de investimento total. Fórmula: Lucro Líquido x 100 ATIVO Também pode ser calculada a rentabilidade do Ativo Médio (Ativo inicial + Ativo Final)/ RENTABILIDADE DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO Mede quanto a empresa obteve de lucros para cada $ 100 de capital próprio investido. Fórmula: Lucro Líquido x 100 PL médio PL médio = (PL inicial + PL final)/2 Pode ser feito também o calculo da rentabilidade do PL final. 1 Calcule os índices de Estrutura, Liquidez e Rentabilidade e faça as interpretações com base nos dados a seguir:

12 BALANÇO PATRIMONIAL - X1 Banco 50 Dupl. Pag. 30 Dupl.rec. 40 Dupl. Desc. 20 Estoques 50 Emprestimo 30 AC 140 PC 80 Imobilizado 80 PNC 40 PL 100 Total 220 Total 220 BALANÇO PATRIMONIAL - X2 Banco 20 Dupl. Pag. 40 Dupl.rec. 80 Dupl. Desc. 20 Estoques 60 Emprestimo 40 AC 160 PC 100 Imobilizado 120 PNC 80 PL 100 Total 280 Total 280 DRE - SIMPLIFICADA - X1 Receita Liq. 200 Lucro Bruto 150 Lucro Operac. 30 Lucro Liquido 10 DRE - SIMPLIFICADA - X2 Receita Liq. 350 Lucro Bruto 280 Lucro Operac. 100 Lucro Liquido 70

13 UNIDADE 5 - ANÁLISE DO CAPITAL DE GIRO (rotação e prazos médios) Rotação ou Giro indica quantas vezes um Contas a Receber, Contas a pagar os Estoques, giram durante o ano. Prazos Médios mostra o tempo médio de renovação de um Contas a Receber, Contas a Pagar e Estoques. Existe uma relação inversa entre Giro e Prazos Médios: quanto maior o giro menor o prazo médio. Apresentaremos as seguintes rotações e prazos médios: 5.1 ESTOQUES GIRO = C M V Estoque Médio Estoque Médio = (Estoque Inicial em t 0 e Estoque Final em t 1 ) / 2 Prazo Médio de Renovação de Estoques PMRE = 360 = X dias GIRO 5.2 CONTAS A RECEBER (Clientes) GIRO = Vendas a Prazo Contas a Receber Médio Contas a Receber Médio = (Contas a Receber Inicial em t 0 e Cont. a Receber Final em t 1 ) / 2 Prazo Médio de Recebimento de Vendas PMRV = 360 = X dias GIRO 5.3 CONTAS A PAGAR (Fornecedores) GIRO = Compras a Prazo Contas a Pagar Médio

14 Contas a Pagar Médio = (Contas a Pagar Inicial em t 0 e Contas a Pagar Final em t 1 ) / 2 Prazo Médio de Pagamento de Compras PMPC = 360 = X dias GIRO ANÁLISE DOS PRAZOS MÉDIOS CICLO OPERACIONAL Demonstra quanto tempo dura o ciclo das operações da empresa, desde o momento da compra das mercadorias até a sua venda e efetivo recebimento pela venda. É calculado somando-se o PMRE + o PMRV. CICLO DE CAIXA Mostra quanto tempo a empresa precisa de recursos de terceiros ou próprios para financiar as suas atividades operacionais. É calculado pela diferença entre o PMPC e o ciclo operacional. CC = PMPC ( PMRE + PMRV) 2) Com base nos dados a seguir calcule o PMRE, PMRV e o PMPC de X1 e X2, bem como o ciclo operacional e de caixa ou financeiro. ITENS X1 X2 CMV Estoque Vendas a Prazo Dupl. Receber Compras a Prazo Dupl. A Pagar

15 6. ANÁLISE DA NECESSIDADE DE CAPITAL DE GIRO NCG representa a parcela que o financiamento operacional não cobre, sendo financiada por recursos de terceiros ou do próprio acionista. DETERMINAÇÃO DA NCG Para analisar a NCG é importante identificar as contas que compõem o Ativo Circulante Operacional e o Passivo Circulante Operacional. O Ativo Circulante Operacional ACO é o investimento que decorre automaticamente das atividades de compra/produção/estocagem/vendas, enquanto o Passivo Circulante Operacional PCO é o financiamento, também automático, que decorre dessas atividades. A diferença entre esses investimentos (ACO) e os financiamentos (PCO) é quanto a empresa necessita de capital para financiar o giro, ou seja, a NCG. NCG = ACO - PCO ACO - É representado principalmente pelas contas de Duplicatas a Receber, Estoques. PCO - É representado principalmente por Fornecedores, e Outras Obrigações (Impostos a Pagar, Salários, etc.). As situações básicas que ocorrem em uma empresa, com relação ao ACO/PCO podem ser assim resumidas: ACO > PCO Há uma NCG para a qual a empresa deve encontrar fontes adequadas de financiamento. Os fornecedores só financiam parte das atividades operacionais da empresa. ACO = PCO Neste caso a NCG é igual a zero e portanto a empresa não tem necessidade de financiamento para o giro. Os fornecedores financiam todo o ACO. ACO < PCO A empresa tem mais finaciamentos operacionais do que investimentos operacionais. Sobram recursos das atividades operacionais, os quais poderão ser usados para aplicação no mercado financeiro ou para expansão da planta fixa. Podemos dizer que os fornecedores financiam todas as atividades operacionais e ainda sobram recursos que podem estar financiando outros investimentos no CIRCULANTE ou PERMANENTE da empresa.

16 Quando há NCG a empresa pode recorrer a CAPITAIS DE TERCEIROS ou CAPITAIS PRÓPRIOS. 3 BR/CESGRANRIO/06 Extraíram-se das demonstrações contábeis da Cia. Monte Alegre os seguintes dados: GRUPO DE CONTAS ANO 2004 ANO 2005 ATIVO TOTAL PASSIVO CIRCULANTE PASSIVO NÃO CIRCULANTE Com base exclusivamente nesses dados, pode-se afirmar que a variação do índice de Participação de Capital de Terceiros (PCT), em relação ao capital próprio, entre 2004 e 2005, foi: (A) 78,57% (B) 66,44% (C) 50,00% (D) 30,77% (E) 25,73% 4 BR/ CESGRANRIO O índice de liquidez corrente é definido como sendo: (A) ativo circulante / passivo circulante (B) ativo circulante / patrimônio liquido (C) (ativo circulante estoques ) / passivo circulante (D) ativo total / patrimônio liquido (E) ativo total / passivo total

17 5 BR/CESGRANRIO Foram extraídos, da analise de demonstrações contábeis da cia Brasília os seguintes dados: Índices Liquidez Geral 1,18 0,88 Liquidez Corrente 1,46 1,61 Com base exclusivamente nessas informações pode-se afirmar que a empresa esta: (A) melhorando o perfil da liquidez geral entre 2004 e 2005; (B) dependendo de geração futura de recursos para liquidar suas dividas totais em 2005; (C) dependendo de geração futura de recursos para liquidar suas dividas de curto prazo, em 2005; (D) comprometida com dividas destinando metade do capital total da empresa para liquidar suas dividas em 2005; (E) impossibilitada de pagar suas dividas de curto ou de longo prazo em 2005 sem utilizar empréstimos de curto prazo. 6 BR/CESGRANRIO Obtiveram da cia Mega as seguintes informações considerando o ano de 360 dias: Rotação de duplicatas a receber 12 vezes Rotação de fornecedores 24 vezes Rotação de estoque 8 vezes Com base nesses dados, o ciclo de caixa da empresa em dias é de: (A) 44 (B) 45 (C) 60 (D) 75 (E) 90

18 7- A empresa Giro LTDA, pretende aumentar suas vendas a prazo para manter suas vendas totais em 2005, iguais as de Em 2004, o valor total das vendas foi de $ , considerando um ano comercial de 360 dias e que a empresa operou com um prazo médio de recebimento de vendas de 30 dias. Para alcançar esse objetivo a empresa terá que ampliar para 32 dias o prazo médio de recebimento de vendas. Desse modo, o valor das duplicatas a receber, em 31 de dezembro de 2005 deve ser de? (A) (B) (C) (D) (E) BR/CESGRANRIO A cia XYZ apresentou as seguintes contas patrimoniais em reais ao final do ano de 2004: Capital 500 Bancos 100 Estoques 100 Duplicata a receber 900 Provisão para devedores duvidosos 50 Duplicatas descontadas 200 Fornecedores 200 Financiamentos (50% do saldo vence em 2005) 200 Adiantamentos de clientes 100 Terrenos 150 Com base apenas nas informações acima e considerando a padronização das demonstrações financeiras para fins de analise de balanços o índice de liquidez corrente da empresa é: (A) 1,5 (B) 1,692 (C) 1,75 (D) 2,125 (E) 2,3

19 9 EPE/CESGRANRIO Determinada empresa apresenta as seguintes contas patrimoniais em dez/2005 Estoques 500 ICMS a recuperar 200 ICMS a pagar 400 Adiantamento a fornecedor 100 Fornecedores 600 Aplicação financeira 280 Adiantamento de clientes 100 Dividendos a pagar 100 Contas a receber 800 Provisão para devedores duvidosos 20 Maquinas e equipamentos 400 Depreciação acumulada 80 Empréstimos concedidos a coligadas 60 Com base na informação acima a liquidez corrente da empresa é de: (A) 1,55 (B) 1,60 (C) 1,66 (D) 1,69 (E) 1,73 10 TRANSPETRO/CESGRANRIO A análise vertical tem como objetivo avaliar o(a): (A) quociente entre elementos patrimoniais e de resultados. (B) evolução real de cada uma das contas em relação ao período anterior. (C) diferença absoluta entre os componentes patrimoniais e de resultados. (D) diferença de cada conta em relação ao total de seu grupo, em termos absolutos. (E) participação de cada conta em relação ao total de seu grupo em termos relativos. 11 TRANSPETRO/CESGRANRIO A Cia. Zodíaco possui um índice de participação de capitais de terceiros (CT/PL) igual a 1,5, enquanto a composição do endividamento (PC/CT) apresenta um resultado igual a 0,7. Em vista desses dados, é correto concluir que a empresa:

20 (A) está numa situação pré-falimentar. (B) apresenta um quadro de endividamento elevado, além de concentrado no curto prazo. (C) apresenta baixo endividamento, pois o patrimônio líquido representa 2/3 do total dos ativos, sendo irrelevante o perfil da dívida. (D) tem uma situação excelente, tanto no volume da dívida quanto no seu perfil, concentrado no longo prazo. (E) não apresenta maiores problemas em manter um endividamento elevado, já que tem perfil da dívida todo concentrado no curto prazo. 12 TRANSPETRO/CESGRANIO Se a imobilização do patrimônio líquido (AP/PL) apresentar um resultado superior a 1 (um), pode-se depreender que: (A) todos os índices de atividade da empresa são positivos. (B) o ativo permanente é financiado inteiramente por capitais próprios. (C) além do ativo permanente, o capital próprio financia o realizável a longo prazo e parte do ativo circulante. (D) a empresa está usando recursos de terceiros para completar o montante necessário ao financiamento do ativo permanente. (E) a alavancagem financeira da empresa apresenta um resultado inferior ao custo do capital de terceiros. 13 BR/CESGRANRIO Determinada empresa apresentou os seguintes prazos médios referentes ao ano de 2004: Prazo médio de renovação de estoques 24 dias Prazo médio de recebimento de vendas 15 dias Prazo médio de pagamentos de compras 34 dias È correto afirmar que esta empresa obteve, em 2004, um ciclo financeiro: (A) positivo de cinco dias (B) positivo de dezenove dias (C) negativo de cinco dias (D) negativo de dezenove dias (E) negativo de quarenta e três dias

21 14 BR/CESGRANRIO A analise vertical do balanço patrimonial da cia alfa apontou uma participação de 10% do ativo imobilizado no ativo total da empresa no ano 1. A analise horizontal diz que o crescimento do ativo imobilizado do ano 1 para o ano 2 atingiu 50% e que o aumento do ativo total atingiu 25% no mesmo período. Com base apenas nas informações apresentadas, a analise vertical do ano 2 aponta participação do imobilizado, no ativo total de: (A) 10% (B) 12% (C) 15% (D) 25% (E) 35% 15 - Dados extraídos das demonstrações contábeis da Cia.Brandeburgo S.A.: ATIVO ATIVO CIRCULANTE , ,00 ATIVO NÃO CIRCULANTE , ,00 REALIZÁVEL L. PRAZO , ,00 IMOBILIZADO , ,00 TOTAL ATIVO , ,00 PASSIVO PASSIVO CIRCULANTE , ,00 PASSIVO NÃO CIRCULANTE , ,00 PATRIMÔNIO LÍQUIDO , ,00 TOTAL PASSIVO , ,00 Considerando exclusivamente as informações acima, a variação, em percentual, da composição do endividamento (perfil da dívida) em 2008, em relação a 2007, em percentual, foi (A) 12,50% (B) (50,00%) (C) (61,90%) (D) 80,00% (E) 130,77% 16 - Observe os dados abaixo, em reais, referentes ao exercício de Caixa e Bancos ,00 Custo das Mercadorias Vendidas ,00 Duplicatas a Receber ,00

22 Estoques ,00 Passivo Circulante ,00 Vendas do Período ,00 Considerando exclusivamente as informações acima, o Prazo Médio de Recebimento de Vendas (PMRV) referente somente a este exercício social, em dias, sem arredondamento e desprezando todas as casas decimais, será (Dado: considerar nos cálculos o ano comercial) (A) 24 (B) 34 (C) 45 (D) 55 (E) 76 D 17 - Balanço Patrimonial da Cia. Pedra em 31/12/2006 ATIVO PASSIVO Circulante 2.400,00 Circulante 2.300,00 Realizável a Longo Prazo 1.900,00 Não Circulante 3.400,00 Imobilizado 5.200,00 Patrimônio Líquido 3.800,00 Total 9.500,00 Total 9.500,00 Considere o Balanço Patrimonial da Cia. Pedra em 31/12/2006, em reais. O índice de liquidez geral é de (utilize duas casas decimais): (A) 0,42 (B) 0,56 (C) 0,75 (D) 1,04 (E) 1, A Cia. Manhattan S/A apresentou os seguintes demonstrativos, com valores em reais: Contas Receita Bruta , ,00 Deduções da Receita Bruta ( ,00) ( ,00) Receita Líquida , ,00 CMV ( ,00) ( ,00) Lucro Bruto , ,00 Despesas de Vendas ( ,00) ( ,00) Despesas Administrativas ( ,00) ( ,00) Despesas Financeiras ( ,00) ( ,00) Resultado Avaliado ao MEP , ,00 Lucro Operacional , ,00 Resultado não Operacional (31.000,00) (35.000,00) LAIR , ,00 Provisão IR e CSL ,00 (13.750,00) Lucro Líquido , ,00

23 Com base exclusivamente nos dados acima, o percentual de variação do lucro líquido (análise horizontal) do exercício de 2007, em relação a 2006, foi (A) 42,31 (B) 36,36 (C) (53,64) (D) (56,97) (E) (57,69) 19 - A Cia. Patagônia S/A, ao realizar sua análise anual, apresentou os seguintes demonstrativos de resultados, em reais: CONTAS Receita Bruta de Vendas , ,00 (-) Impostos sobre Vendas , ,00 (=) Receita Líquida de Vendas , ,00 (-) Custo dos Produtos Vendidos , ,00 (=) LUCRO BRUTO , ,00 (-) Despesas Comerciais , ,00 (-) Despesas Administrativas , ,00 (-) Despesas Financeiras Líquidas , ,00 (=) RESULTADO OPERACIONAL , ,00 (+) Resultado não Operacional ,00 0 (=) Resultado Líquido antes IR e CSL , ,00 (-) Provisão para IR e CSL 0 0 (=) Resultado Líquido do Exercício , ,00 Com base exclusivamente nos dados acima, o percentual de participação relativa do item de Despesas Administrativas (análise vertical) do exercício de 2008 foi (A) 21,55 (B) 4,84 (C) (13,89) (D) (25,91) (E) (31,55) Dados para responder às questões de nos 20 e 21. Balanço Patrimonial da Cia. Alvorada S/A (em reais) ATIVO ATIVO CIRCULANTE , ,00 Caixa , ,00 Bancos , ,00 Duplicatas a Receber , ,00 Estoques , ,00

24 NÃO CIRCULANTE REALIZÁVEL LP , ,00 Contas a Receber , ,00 Empréstimos a Controladas , ,00 Investimentos , ,00 Imobilizado , ,00 Intangível , ,00 TOTAL ATIVO , ,00 PASSIVO PASSIVO CIRCULANTE , ,00 Fornecedores , ,00 Contas a Pagar , ,00 NÃO CIRCULANTE , ,00 Empréstimos , ,00 Repasses Externos , ,00 PATRIMÔNIO LÍQUIDO , ,00 Capital Social Subscrito , ,00 A Realizar ( ,00) ( ,00) Reserva Capital , ,00 Reserva Lucros Legal , ,00 Estatutária , ,00 Contingência , ,00 Lucros Acumulados , ,00 TOTAL , , Considerando exclusivamente os dados apresentados, o índice de liquidez seca da Cia. Alvorada, em 2010, é (A) 0,6612 (B) 0,7692 (C) 0,8875 (D) 1,3846 (E) 1, A relação entre capital de terceiros e capital próprio, no exercício de 2009 da Cia. Alvorada, é (A) 1,0629 (B) 1,0475 (C) 1,0263 (D) 0,8189 (E) 0,8176

Análise demonstrações financeiras instrumento de grande utilidade; Previsão de insolvência; Análise de informação objetiva do desempenho.

Análise demonstrações financeiras instrumento de grande utilidade; Previsão de insolvência; Análise de informação objetiva do desempenho. 1. Histórico Análise de Balanço: ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Prof. Uérito Cruz Na década de 30, surgiu dentro da empresa Du Pont, de Nemours, um modelo de análise da rentabilidade de empresa que

Leia mais

Analise Financeira ou de Balanço

Analise Financeira ou de Balanço ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS FASF- FACULDADE SAGRADA FAMÍLIA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CONTABILIDADE GERENCIAL PROF. EDENISE Analise Financeira ou de Balanço Avaliação da Situação da Empresa em seus

Leia mais

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO 1) Considere os demonstrativos a seguir: Balanço Patrimonial em 31.12.2011 Ativo Passivo Ativo Circulante R$ 252.000,00 Passivo Circulante R$ 168.000,00 Ativo Imobilizado R$ 348.000,00

Leia mais

FUNDAMENTOS DA GESTÃO DO CAPITAL DE GIRO. Isabele Cristine e Vivian Vasconcelos

FUNDAMENTOS DA GESTÃO DO CAPITAL DE GIRO. Isabele Cristine e Vivian Vasconcelos FUNDAMENTOS DA GESTÃO DO CAPITAL DE GIRO Isabele Cristine e Vivian Vasconcelos Objetivos Apresentar o conceito e em que contexto está inserido o capital de giro; Explicar a importância do capital de giro;

Leia mais

Tópicos Especiais de Análise de Balanços

Tópicos Especiais de Análise de Balanços Tópicos Especiais de Análise de Balanços 1- ECONÔMICO X FINANCEIRO Talvez não existam palavras mais empregadas no mundo dos negócios do que econômico e financeiro. Econômico: Refere-se a lucro, no sentido

Leia mais

Balanço Patrimonial. Ativos e Passivos. Análise Financeira de Balanços 29/10/2012. Planejamento Financeiro Profa.: Elaine Silvia Pasquini

Balanço Patrimonial. Ativos e Passivos. Análise Financeira de Balanços 29/10/2012. Planejamento Financeiro Profa.: Elaine Silvia Pasquini Balanço Patrimonial Relembrando da ultima aula!!!! Planejamento Financeiro Profa.: Elaine Silvia Pasquini Análise Financeira de Balanços O balanço Patrimonial de uma organização é uma peça contábil, em

Leia mais

INDICADORES FINANCEIROS NA TOMADA DE DECISÕES GERENCIAIS

INDICADORES FINANCEIROS NA TOMADA DE DECISÕES GERENCIAIS INDICADORES FINANCEIROS NA TOMADA DE DECISÕES GERENCIAIS ANA BEATRIZ DALRI BRIOSO¹, DAYANE GRAZIELE FANELLI¹, GRAZIELA BALDASSO¹, LAURIANE CARDOSO DA SILVA¹, JULIANO VARANDAS GROPPO². 1 Alunos do 8º semestre

Leia mais

4. O balancete de verificação de uma certa empresa apresentava os seguintes saldos em 31.12.x1: $ 4.500 $ 2.750 $ 800 $ 4.250

4. O balancete de verificação de uma certa empresa apresentava os seguintes saldos em 31.12.x1: $ 4.500 $ 2.750 $ 800 $ 4.250 MÚLTIPLA ESCOLHA 1 Não integra o Ativo: a contas representativas de origem dos recursos b contas com saldo devedor c contas representativas de bens d contas representativas de direitos e capital fixo e

Leia mais

Faculdade Carlos Drummond de Andrade Profa. Katia de Angelo Terriaga

Faculdade Carlos Drummond de Andrade Profa. Katia de Angelo Terriaga Faculdade Carlos Drummond de Andrade Profa. Katia de Angelo Terriaga CONTABILIDADE GERENCIAL ANÁLISE ECONÔMICO-FINANCEIRA ATRAVÉS DE ÍNDICES Importância da Análise Através de Indicadores. Visa obter através

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS» ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA «

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS» ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA « CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS» ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA «21. O sistema de intermediação financeira é formado por agentes tomadores e doadores de capital. As transferências de recursos entre esses agentes são

Leia mais

ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS. Análise Através de Índices

ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS. Análise Através de Índices ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Análise Através de Índices PRINCIPAIS ASPECTOS REVELADOS PELOS ÍNDICES FINANCEIROS Situação Financeira ESTRUTURA LIQUIDEZ Situação Econômica RENTABILIDADE QUADRO RESUMO

Leia mais

10. Balanço Patrimonial. 10.1 Plano de Contas

10. Balanço Patrimonial. 10.1 Plano de Contas 10. Balanço Patrimonial 10.1 Plano de Contas É um elemento sistematizado e metódico de todas as contas movimentadas por uma empresa. Cada empresa deverá ter seu próprio plano de contas de acordo com suas

Leia mais

ASPECTOS AVANÇADOS NA ANÁLISE

ASPECTOS AVANÇADOS NA ANÁLISE ASPECTOS AVANÇADOS NA ANÁLISE! O que é Necessidade de Capital de Giro (NCG)! Como se determina a NCG! Reclassificação das contas do Ativo e Passivo Circulante! Causas das variações da NCG Autores: Francisco

Leia mais

AULA 04 EXERCÍCIO 06 - ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS (FINANCEIRAS ):

AULA 04 EXERCÍCIO 06 - ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS (FINANCEIRAS ): Contabilidade Gerencial e Controladoria Prof. Oscar Scherer Dia 23/03/2012. AULA 04 EXERCÍCIO 06 - ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS (FINANCEIRAS ): Parte importante da administração financeira, devendo

Leia mais

Simulado: Análise das Demonstrações Contábeis p/ TCU

Simulado: Análise das Demonstrações Contábeis p/ TCU Simulado: Análise das Demonstrações Contábeis p/ TCU Prezados(as), para fins de revisão de alguns pontos da disciplina de Análise das Demonstrações Contábeis, exigida no concurso para Auditor Federal de

Leia mais

ASPECTOS AVANÇADOS NA ANÁLISE

ASPECTOS AVANÇADOS NA ANÁLISE ASPECTOS AVANÇADOS NA ANÁLISE! O desdobramento da NCG (Necessidade de Capital de Giro)! Causas das variações da NCG! Aprofundando a análise da NCG! Continuação do Up-To-Date 70 Autores: Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br)!

Leia mais

Turno/Horário Noturno PROFESSOR: Salomão Soares AULAS Apostila nº.

Turno/Horário Noturno PROFESSOR: Salomão Soares AULAS Apostila nº. Disciplina Estrutura e Análise das Demonstrações Contábeis CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS TURMA 6º CCN Turno/Horário Noturno PROFESSOR: Salomão Soares AULAS Apostila nº.

Leia mais

Análise Horizontal. Consiste no estabelecimento de um ano-base, no qual cada item componente da demonstração

Análise Horizontal. Consiste no estabelecimento de um ano-base, no qual cada item componente da demonstração Análise Horizontal Consiste no estabelecimento de um ano-base, no qual cada item componente da demonstração será designado pelo número-índice 100. Será verificada a tendência do item a partir de sua variação,

Leia mais

Neste contexto, o Fluxo de Caixa torna-se ferramenta indispensável para planejamento e controle dos recursos financeiros de uma organização.

Neste contexto, o Fluxo de Caixa torna-se ferramenta indispensável para planejamento e controle dos recursos financeiros de uma organização. UNIDADE II FLUXOS DE CAIXA Em um mercado competitivo, a gestão eficiente dos recursos financeiros, torna-se imprescindível para o sucesso da organização. Um bom planejamento do uso dos recursos aliado

Leia mais

WWW.CARREIRAFISCAL.COM.BR

WWW.CARREIRAFISCAL.COM.BR ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Fatos ou Eventos Econômico- Financeiros Processo ========> Contábil Demonstrações Financeiras = DADOS Técnicas de Análise ===========> de Balanço Informações Financeiras

Leia mais

Básico Fiscal. Contabilidade Avançada. Módulo 1. 20 Exercícios de Apoio. Prof. Cláudio Cardoso

Básico Fiscal. Contabilidade Avançada. Módulo 1. 20 Exercícios de Apoio. Prof. Cláudio Cardoso Básico Fiscal Contabilidade Avançada Módulo 1 20 Exercícios de Apoio Prof. Cláudio Cardoso 1. (Analista CVM/2003 FCC Adaptada) A Cia. Omega comprou, à vista, ações representativas de 20% do capital votante

Leia mais

ANÁLISE DE BALANÇO DAS SEGURADORAS. Contabilidade Atuarial 6º Período Curso de Ciências Contábeis

ANÁLISE DE BALANÇO DAS SEGURADORAS. Contabilidade Atuarial 6º Período Curso de Ciências Contábeis ANÁLISE DE BALANÇO DAS SEGURADORAS Contabilidade Atuarial 6º Período Curso de Ciências Contábeis Introdução As empresas de seguros são estruturas que apresentam características próprias. Podem se revestir

Leia mais

- Gestão Financeira 1 -

- Gestão Financeira 1 - 1 Cap 2 - Administração do Capital de Giro 2.1 Introdução 2.2 O capital circulante e capital circulante líquido 2.3 Políticas de gerenciamento do capital circulante 2.4 Capital de Giro Próprio 2.5 Capital

Leia mais

Índices de Análise das Demonstrações Contábeis

Índices de Análise das Demonstrações Contábeis Índices de Análise das Demonstrações Contábeis Índices de Estrutura Patrimonial Índices de Estrutura Índices de Estrutura Estrutura do Balanço Patrimonial Estrutura das Aplicações (Ativo) Estrutura das

Leia mais

Prof. Me. Alexandre Saramelli. Unidade III ESTRUTURA DAS

Prof. Me. Alexandre Saramelli. Unidade III ESTRUTURA DAS Prof. Me. Alexandre Saramelli Unidade III ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Estrutura das demonstrações contábeis Dividida em quatro Unidades: Unidade I 1. Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados

Leia mais

Prefácio, xvii. Parte I Ambiente da Análise Financeira, 1

Prefácio, xvii. Parte I Ambiente da Análise Financeira, 1 Prefácio, xvii Parte I Ambiente da Análise Financeira, 1 1 Amplitude da análise financeira, 3 1.1 Visão estratégica da empresa, 3 1.2 Que é análise financeira de empresas, 6 1.3 Análise financeira e áreas

Leia mais

Turno/Horário Noturno PROFESSOR: Salomão Dantas Soares AULA Apostila nº

Turno/Horário Noturno PROFESSOR: Salomão Dantas Soares AULA Apostila nº Disciplina Estrutura e Análise das Demonstrações Contábeis CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS TURMA 6º CCN Turno/Horário Noturno PROFESSOR: Salomão Dantas Soares AULA Apostila

Leia mais

Unidade II CONTABILIDADE. Prof. Jean Cavaleiro

Unidade II CONTABILIDADE. Prof. Jean Cavaleiro Unidade II CONTABILIDADE Prof. Jean Cavaleiro Objetivo Conhecer a estrutura do balanço patrimonial: ativo; passivo. Conhecer a estrutura do DRE. Conhecer a estrutura do DFC: direto; indireto. Balanço patrimonial

Leia mais

AVALIAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

AVALIAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Unidade III AVALIAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Prof. Walter Dominas Conteúdo da unidade III 1) Fixaçao dos Indices Padrões Elaboração dos índices padrões Comparação com os índices padrões 2) Análise

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS ANÁLISE DOS DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS ANÁLISE DOS DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS CENTRO DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ANÁLISE DOS DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS PROF. Msc. JOSÉ VICENTE CAMPINAS - SP 2009 2 ANÁLISE

Leia mais

UNIDADE I INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO 1.1 NATUREZA E DEFINIÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO

UNIDADE I INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO 1.1 NATUREZA E DEFINIÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO Resumo: UNIDADE I INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO 1.1 NATUREZA E DEFINIÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO Capital de giro refere-se aos recursos correntes (curto prazo) da empresa,

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Texto para as questões de 31 a 35 conta saldo despesa de salários 10 COFINS a recolher 20 despesas de manutenção e conservação 20 despesa de depreciação 20 PIS a recolher 30 despesas

Leia mais

Análise das Demonstrações financeiras

Análise das Demonstrações financeiras Estrutura de Capitais A empresa pode contar com duas fontes de recursos: Capital Próprio; São recursos aplicados na empresa pelos sócios, ou gerados pelo resultado das operações ( lucros e reservas) CAPITAL

Leia mais

Palestra. Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) e Demonstração do Valor Adicionado (DVA) - Novas Normas Contábeis. Março 2012.

Palestra. Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) e Demonstração do Valor Adicionado (DVA) - Novas Normas Contábeis. Março 2012. Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400, 3824-5433 (teleatendimento), fax (11) 3824-5487 Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DE CURTO PRAZO

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DE CURTO PRAZO ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DE CURTO PRAZO 1.1. Capital de Giro O Capita de Giro refere-se aos recursos correntes de curto prazo pertencentes à empresa. Dessa forma, o capital de giro corresponde aos recursos

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS NOTA FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Curso: Administração de Empresas Turma: Disciplina: Administração Financeira Professor : Maxwell Lucena / Aluno(a): Maxwe R.A.: Assinatura: Data: / / 1ª. Questão

Leia mais

ANÁLISE DE INDICADORES FINANCEIROS E A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINANCEIRO

ANÁLISE DE INDICADORES FINANCEIROS E A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINANCEIRO ANÁLISE DE INDICADORES FINANCEIROS E A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINANCEIRO Potenciais interessados na análise Sócios/acionistas: extraem da análise das demonstrações financeiras os dados necessários para

Leia mais

Contabilidade Empresarial

Contabilidade Empresarial Contabilidade Empresarial PROGRAMA DO CURSO Conceitos básicos de contabilidade Balanço patrimonial Demonstrativo de resultado de exercício Demonstrativo de fluxo de caixa Demonstrativo das Origens e Aplicações

Leia mais

APSP. Análise do Projeto do Sistema Produtivo. Aula 7. 22/8/2006 Por: Lucia Balsemão Furtado 1

APSP. Análise do Projeto do Sistema Produtivo. Aula 7. 22/8/2006 Por: Lucia Balsemão Furtado 1 APSP Análise do Projeto do Sistema Produtivo Aula 7 Por: Lucia Balsemão Furtado 1 Análise da Viabilidade Econômica O que é Economia? É a ciência que se preocupa em administrar escassos recursos disponíveis

Leia mais

1- Introdução. 1.1- Objetivos. 1.2- Justificativas

1- Introdução. 1.1- Objetivos. 1.2- Justificativas Alluno:: Karrllos Eduarrdo Souza Corrrrêa Mattrríículla:: 10657 Currso:: Engenharriia de Prrodução Prroffessorr:: Edson Pampllona Conttabiilliidade Gerrenciiall 1- Introdução 1.1- Objetivos Este trabalho

Leia mais

Unidade I FINANÇAS EMPRESARIAIS. Prof. Me. Alexandre Saramelli

Unidade I FINANÇAS EMPRESARIAIS. Prof. Me. Alexandre Saramelli Unidade I FINANÇAS EMPRESARIAIS Prof. Me. Alexandre Saramelli Finanças empresariais Objetivos gerais Fazer com que os alunos possam adquirir e/ou produzir os conhecimentos necessários para o desenvolvimento

Leia mais

Prof. Cleber Oliveira Gestão Financeira

Prof. Cleber Oliveira Gestão Financeira Aula 3 Gestão de capital de giro Introdução Entre as aplicações de fundos por uma empresa, uma parcela ponderável destina-se ao que, alternativamente, podemos chamar de ativos correntes, ativos circulantes,

Leia mais

Curso Completo de Contabilidade Geral e Avançada Professor: Silvio Sande

Curso Completo de Contabilidade Geral e Avançada Professor: Silvio Sande ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS É a técnica que consiste na decomposição, comparação e interpretação dos demonstrativos do estado patrimonial e do resultado econômico de uma entidade. Técnicas de análise

Leia mais

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS UNIDADE VI - ÍNDICES DE RENTABILIDADE

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS UNIDADE VI - ÍNDICES DE RENTABILIDADE ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS UNIDADE VI - ÍNDICES DE RENTABILIDADE 0 6. ÍNDICES DE RENTABILIDADE Caro aluno, você já sabe todo empresário ou investidor espera que o capital investido seja adequadamente

Leia mais

Unidade III. Existe uma técnica própria para a construção de padrões para a Análise de Balanços, e tal se encontra neste capítulo.

Unidade III. Existe uma técnica própria para a construção de padrões para a Análise de Balanços, e tal se encontra neste capítulo. Unidade III FIXAÇÃO DOS ÍNDICES PADRÕES Matarazzo (08) afirma: A Análise de Balanços através de índices só adquire consistência e objetividade quando os índices são comparados com padrões, pois, do contrário,

Leia mais

ANALISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS. Prof. Mário Leitão

ANALISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS. Prof. Mário Leitão ANALISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Prof. Mário Leitão Estrutura das Demonstrações Financeiras A análise das demonstrações financeiras exige conhecimento do que representa cada conta que nela figura. Há

Leia mais

Pessoal, ACE-TCU-2007 Auditoria Governamental - CESPE Resolução da Prova de Contabilidade Geral, Análise e Custos

Pessoal, ACE-TCU-2007 Auditoria Governamental - CESPE Resolução da Prova de Contabilidade Geral, Análise e Custos Pessoal, Hoje, disponibilizo a resolução da prova de Contabilidade Geral, de Análise das Demonstrações Contábeis e de Contabilidade de Custos do Concurso para o TCU realizado no último final de semana.

Leia mais

Unidade II ESTRUTURA DAS. Prof. Me. Alexandre Saramelli

Unidade II ESTRUTURA DAS. Prof. Me. Alexandre Saramelli Unidade II ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Prof. Me. Alexandre Saramelli Estrutura das demonstrações contábeis Relatório Anual Porto Seguro Introdução Processo de Convergência Contábil Internacional

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA APOSTILA DE ESTUDO ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Marcelo Cauduro de Castro - Mestre mccastro@terra.com.br MINI CURRÍCULO: Marcelo Cauduro de Castro é Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal

Leia mais

EXEMPLO COMPLETO DO CÁLCULO DO FLUXO DE CAIXA COM BASE EM DEMONSTRATIVOS FINANCEIROS

EXEMPLO COMPLETO DO CÁLCULO DO FLUXO DE CAIXA COM BASE EM DEMONSTRATIVOS FINANCEIROS EXEMPLO COMPLETO DO CÁLCULO DO FLUXO DE CAIXA COM BASE EM DEMONSTRATIVOS FINANCEIROS! O pagamento de juros conjunturais! O pagamento de juros estruturais! O recebimento de dividendos! A contratação de

Leia mais

Decisões Empresariais. Logística. Administração Financeira. Administração financeira (finanças corporativas) Investimento.

Decisões Empresariais. Logística. Administração Financeira. Administração financeira (finanças corporativas) Investimento. Logística Prof. Clóvis Luiz Galdino Administração Financeira Administração financeira (finanças corporativas) Administração: ato de reger, governar ou gerir negócios públicos ou particulares. Finanças:

Leia mais

Princípios Fundamentais Contabilidade

Princípios Fundamentais Contabilidade Princípios Fundamentais Contabilidade 1 Princípios Contábeis. Resolução CFC 750 de 29 de dezembro de 1993. Art. 3 São Princípios de Contabilidade:(2) I o da ENTIDADE; II o da CONTINUIDADE; III o da OPORTUNIDADE;

Leia mais

Análise do Capital de Giro e Elaboração e Análise do Fluxo de Caixa

Análise do Capital de Giro e Elaboração e Análise do Fluxo de Caixa Análise do Capital de Giro e Elaboração e Análise do Fluxo de Caixa 1 ANÁLISE DO CAPITAL DE GIRO A Necessidade de Capital de Giro é a chave para a administração financeira de uma empresa. Necessidade de

Leia mais

Curso: Ciências Contábeis. Disciplina: ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Entrega dia 30 de Novembro

Curso: Ciências Contábeis. Disciplina: ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Entrega dia 30 de Novembro Faculdade Atenas Maranhense - FAMA Professor: Esp. CLEIDIANA SACCHETTO Curso: Ciências Contábeis. Disciplina: ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Entrega dia 30 de Novembro DEMONSTRAÇÃO DE LUCROS OU

Leia mais

1.1 Demonstração dos Fluxos de Caixa

1.1 Demonstração dos Fluxos de Caixa 1 Exercícios de Fixação (Questões de concurso) 1.1 Demonstração dos Fluxos de Caixa 1.1.1 Concurso para AFRF 2000 prova de contabilidade avançada - Questão 15 ENUNCIADO 15- Aplicações em Investimentos

Leia mais

ATIVIDADE ESTRUTURADA

ATIVIDADE ESTRUTURADA ATIVIDADE ESTRUTURADA Disciplina: Análise das Demonstrações Financeiras Curso: Administração Prof.: Marcelo Valverde Período: 5º Pontos: de 0 a 2,0p AV1 Pede-se: 1) A análise financeira se utiliza de dois

Leia mais

Balanço Patrimonial ( em R$ 000 )

Balanço Patrimonial ( em R$ 000 ) Demonstrações Financeiras Índice de Endividamento Professor: Roberto César Balanço Patrimonial ( em R$ 000 ) Circulante X X-1 Caixa... 363 288 Títulos Negociáveis... 68 51 Duplicatas a Receber... 503

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL PROFESSOR: OTÁVIO SOUZA QUESTÕES COMENTADAS. Neste artigo comentarei algumas questões de provas sobre o tema Análise de Balanços.

CONTABILIDADE GERAL PROFESSOR: OTÁVIO SOUZA QUESTÕES COMENTADAS. Neste artigo comentarei algumas questões de provas sobre o tema Análise de Balanços. QUESTÕES COMENTADAS Neste artigo comentarei algumas questões de provas sobre o tema Análise de Balanços. 01. (FCC Analista Contabilidade TRT 24ª Região 2011) Considere: ATIVO CIRCULANTE Companhia X Companhia

Leia mais

Aula 2 Contextualização

Aula 2 Contextualização Planejamento Financeiro Aula 2 Contextualização Profa. Claudia Abramczuk Definição da quantidade de capital para investimento Movimentações financeiras constituem o patrimônio da empresa O bom planejamento

Leia mais

ANÁLISE E APLICAÇÃO DOS ÍNDICES DE LIQUIDEZ APLICADOS AS EMPRESAS EM GERAL COM BASE EM SEUS EMONSTRATIVOS CONTÁBEIS

ANÁLISE E APLICAÇÃO DOS ÍNDICES DE LIQUIDEZ APLICADOS AS EMPRESAS EM GERAL COM BASE EM SEUS EMONSTRATIVOS CONTÁBEIS ANÁLISE E APLICAÇÃO DOS ÍNDICES DE LIQUIDEZ APLICADOS AS EMPRESAS EM GERAL COM BASE EM SEUS EMONSTRATIVOS CONTÁBEIS PAULO NAZARENO CARDOSO DA SILVA GRADUANDO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS UNIVERSIDADE

Leia mais

Demonstração dos Fluxos de Caixa - DFC. Renato Tognere Ferron

Demonstração dos Fluxos de Caixa - DFC. Renato Tognere Ferron Demonstração dos Fluxos de Caixa - DFC Renato Tognere Ferron Relatórios Contábeis Relatórios Contábeis Obrigatórios Exigidos pela Lei das Sociedades por ações Sociedade Anônima Deverão ser publicados Ltdas.

Leia mais

Professor conteudista: Hildebrando Oliveira

Professor conteudista: Hildebrando Oliveira Contabilidade Professor conteudista: Hildebrando Oliveira Sumário CONTABILIDADE Unidade I 1 CONCEITO DE CONTABILIDADE...1 2 OBJETO DA CONTABILIDADE...2 3 O BALANÇO PATRIMONIAL...3 4 A CONTA...4 O RESULTADO...6

Leia mais

FANOR. MBA Internacional - Finanças. DISCIPLINA: Análise Financeira Estratégica. PROFESSOR: José Moraes Feitosa (Neto)

FANOR. MBA Internacional - Finanças. DISCIPLINA: Análise Financeira Estratégica. PROFESSOR: José Moraes Feitosa (Neto) Bibliografia Básica: FANOR MBA Internacional - Finanças DISCIPLINA: Análise Financeira Estratégica PROFESSOR: José Moraes Feitosa (Neto) CONTATOS: www.netofeitosa.com.br contato@netofeitosa.com.br (85)

Leia mais

Ciclo Operacional. Venda

Ciclo Operacional. Venda Sumário 1 Introdução... 1 2 Dinâmica dos Fluxos de Caixa... 2 3 Capital Circulante Líquido (CCL) e Conceitos Correlatos... 4 4 Necessidade de capital de giro (NCG)... 6 5 Saldo em Tesouraria (ST)... 9

Leia mais

Introdução. Graduanda do Curso de Administração - FACISA/UNIVIÇOSA. E-mail: geisesilva_3@yahoo. com.br. 2

Introdução. Graduanda do Curso de Administração - FACISA/UNIVIÇOSA. E-mail: geisesilva_3@yahoo. com.br. 2 APURAÇÃO DA NECESSIDADE DE CAPITAL DE GIRO PARA A PREVENÇÃO DE FALÊNCIA DAS EMPRESAS Geisiane da Silva Sousa 1, Jovelino Márcio de Souza 2, Ana Cláudia da Silva 3 Resumo: Este trabalho teve como objetivo

Leia mais

Auditor Federal de Controle Externo/TCU - 2015

Auditor Federal de Controle Externo/TCU - 2015 - 2015 Prova de Análise das Demonstrações Comentada Pessoal, a seguir comentamos as questões de Análise das Demonstrações Contábeis aplicada na prova do TCU para Auditor de Controle Externo (2015). Foi

Leia mais

ANÁLISE FINANCEIRA DE BALANÇO FINANCEIRO DA EMPRESA COCAMAR - COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL DE MARINGÁ RESUMO

ANÁLISE FINANCEIRA DE BALANÇO FINANCEIRO DA EMPRESA COCAMAR - COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL DE MARINGÁ RESUMO ISSN 1807-6467 ANÁLISE FINANCEIRA DE BALANÇO FINANCEIRO DA EMPRESA COCAMAR - COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL DE MARINGÁ RESUMO O mercado muda a um ritmo acelerado. Com a globalização, tendências que antes eram

Leia mais

Vamos, então, à nossa aula de hoje! Demonstração de Fluxo de Caixa (2.ª parte) Método Indireto

Vamos, então, à nossa aula de hoje! Demonstração de Fluxo de Caixa (2.ª parte) Método Indireto Olá, pessoal! Aqui estou eu de novo, para continuar o assunto da aula passada: Fluxo de Caixa e Demonstração do Fluxo de Caixa. Assunto da maior importância, que está sendo cobrado nos atuais concursos

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL E GERENCIAL

CONTABILIDADE GERAL E GERENCIAL CONTABILIDADE GERAL E GERENCIAL AULA 06: ANÁLISE E CONTROLE ECONÔMICO- FINANCEIRO TÓPICO 01: ANÁLISE POR ÍNDICES Fonte (HTTP://WWW.FEJAL.BR/IMAGES/CURS OS/CIENCIASCONTABEIS.JPG) ANÁLISE POR INTERMÉDIO

Leia mais

GLOSSÁRIO DE TERMOS CONTÁBEIS

GLOSSÁRIO DE TERMOS CONTÁBEIS GLOSSÁRIO DE TERMOS CONTÁBEIS AMORTIZAÇÃO: Representa a conta que registra a diminuição do valor dos bens intangíveis registrados no ativo permanente, é a perda de valor de capital aplicado na aquisição

Leia mais

TERRITORIAL SÃO PAULO MINERAÇÃO LTDA. Balanços patrimoniais (em Reais)

TERRITORIAL SÃO PAULO MINERAÇÃO LTDA. Balanços patrimoniais (em Reais) Balanços patrimoniais Ativo 2010 (não auditado) 2011 2012 2013 Novembro'14 Dezembro'14 Circulante Caixa e equivalentes de caixa 6.176.733 12.245.935 4.999.737 709.874 1.666.340 2.122.530 Contas a receber

Leia mais

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS. Aula 12- Unidade III. Análise avançada das demonstrações contábeis. Prof.: Marcelo Valverde

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS. Aula 12- Unidade III. Análise avançada das demonstrações contábeis. Prof.: Marcelo Valverde ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS Aula 12- Unidade III. Análise avançada das demonstrações contábeis Prof.: Marcelo Valverde Unidade III. Análise avançada das demonstrações contábeis 3.1 Análise do

Leia mais

ANÁLISE DE DEMONSTRATIVOS FINANCEIROS

ANÁLISE DE DEMONSTRATIVOS FINANCEIROS ANÁLISE DE DEMONSTRATIVOS FINANCEIROS Prof. Herbert Kimura INTRODUÇÃO À ANÁLISE DE BALANÇOS CONTEXTUALIZAÇÃO Prof. Herbert Kimura INFORMAÇÕES Interna Externa Armazenagem Contábil! Relatórios contábeis

Leia mais

2ª edição Ampliada e Revisada. Capítulo 10 Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos

2ª edição Ampliada e Revisada. Capítulo 10 Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos 2ª edição Ampliada e Revisada Capítulo Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos Tópicos do Estudo Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (Doar). Uma primeira tentativa de estruturar

Leia mais

Prefácio à 3ª edição, xiii Apresentação, xv. Parte I - Introdução, 1

Prefácio à 3ª edição, xiii Apresentação, xv. Parte I - Introdução, 1 Prefácio à 3ª edição, xiii Apresentação, xv Parte I - Introdução, 1 1 Conceitos Introdutórios, 3 1.1 Conceitos, 3 1.2 Objetivos da Análise das Demonstrações Contábeis, 5 1.3 Usuários da Análise das Demonstrações

Leia mais

Análise das Demonstrações Financeiras

Análise das Demonstrações Financeiras FUPAC - FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE UBERLÂNDIA Análise das Demonstrações Financeiras Prof a. Thays Silva Diniz Uberlândia MG Profª Thays Silva Diniz 1 PARTE

Leia mais

APOSTILA DE AVALIAÇÃO DE EMPRESAS POR ÍNDICES PADRONIZADOS

APOSTILA DE AVALIAÇÃO DE EMPRESAS POR ÍNDICES PADRONIZADOS UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E GERÊNCIA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS PROGRAMA DE EXTENSÃO: CENTRO DE DESENVOLVIMENTO EM FINANÇAS PROJETO: CENTRO DE CAPACITAÇÃO

Leia mais

Departamento de Desenvolvimento Profissional ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Departamento de Desenvolvimento Profissional ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Departamento de Desenvolvimento Profissional ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Profª Adriana Valente e-mail: adrianatvalente@hotmail.com Rio de Janeiro, 2º semestre de 2015. Rua 1º de Março, 33 Centro

Leia mais

Contabilidade Geral e Avançada Correção da Prova AFRFB 2009 Gabarito 1 Última Parte Prof. Moraes Junior CONTABILIDADE GERAL E AVANÇADA

Contabilidade Geral e Avançada Correção da Prova AFRFB 2009 Gabarito 1 Última Parte Prof. Moraes Junior CONTABILIDADE GERAL E AVANÇADA CONTABILIDADE GERAL E AVANÇADA 15- A empresa Livre Comércio e Indústria S.A. apurou, em 31/12/2008, um lucro líquido de R$ 230.000,00, antes da provisão para o Imposto de Renda e Contribuição Social sobre

Leia mais

Obrigações. Fornecedores 45.000. Salários a pagar 75.000. Impostos a recolher 20.000. Patrimônio Líquido. Capital Social 100.000. Reservas 30.

Obrigações. Fornecedores 45.000. Salários a pagar 75.000. Impostos a recolher 20.000. Patrimônio Líquido. Capital Social 100.000. Reservas 30. Você acessou como Administrador Usuário (Sair) Info Resultados Visualização prévia Modificar Visualização prévia de Contabilidade Geral Iniciar novamente 1 Considerando: I- A contabilidade estuda e controla

Leia mais

Contabilidade Geral - Teoria e Exercícios Curso Regular Prof. Moraes Junior Aula 10 Demonstração do Fluxo de Caixa. Conteúdo

Contabilidade Geral - Teoria e Exercícios Curso Regular Prof. Moraes Junior Aula 10 Demonstração do Fluxo de Caixa. Conteúdo Aula 10 Demonstração do Fluxo de Caixa. Conteúdo 12. Demonstração do Fluxo de Caixa 2 12.1. Introdução 2 12.2. Conceitos Importantes 2 12.3. Atividades Operacionais 5 12.4. Atividades de Investimento 7

Leia mais

De acordo com a NBC TG16(R1), estoques, seu item número 9 define como os estoques devem ser mensurados, assim transcrito abaixo:

De acordo com a NBC TG16(R1), estoques, seu item número 9 define como os estoques devem ser mensurados, assim transcrito abaixo: PROVA BACHAREL PRIMEIRO EXAME DE SUFICIÊNCIA 2014. TESE PARA RECURSOS Questão 1 De acordo com a NBC TG16(R1), estoques, seu item número 9 define como os estoques devem ser mensurados, assim transcrito

Leia mais

Pelotas, 24 de abril de 2012 Disciplina: Economia CAPITAL DE GIRO. Professor Alejandro Martins..

Pelotas, 24 de abril de 2012 Disciplina: Economia CAPITAL DE GIRO. Professor Alejandro Martins.. 1) Qual a definição de Capital Circulante Líquido- CCL? 2) O que são recursos não onerosos? 3) Qual o objetivo da administração do capital de giro? 4) Como podemos medir o risco e o retorno de uma empresa?

Leia mais

ISS/Niterói 2015 Simulado 2 Resolução da Prova de Contabilidade Geral Professor Feliphe Araújo

ISS/Niterói 2015 Simulado 2 Resolução da Prova de Contabilidade Geral Professor Feliphe Araújo ISS/Niterói 2015 Simulado 2 Resolução da Prova de Contabilidade Geral Professor Feliphe Araújo Prof. Luciano Moura 1 de 6 (Questão Inédita ) As contas escrituradas no livro razão da empresa Aprovados S/A,

Leia mais

FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CADERNO DE EXERCÍCIOS ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA II

FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CADERNO DE EXERCÍCIOS ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA II FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CADERNO DE EXERCÍCIOS ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA II Professora: Alessandra Vieira Cunha Marques 1 AMBIENTE FINANCEIRO E CONCEITOS FINACEIROS Atividades

Leia mais

CONTABILIDADE AVANÇADA CAPÍTULO 1: DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS

CONTABILIDADE AVANÇADA CAPÍTULO 1: DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS CONTABILIDADE AVANÇADA CAPÍTULO 1: DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS 1.1 - CONCEITO A Demonstração das Origens e Aplicações de recursos (DOAR) deixou de ser obrigatória por força da lei

Leia mais

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS Considerações Gerais

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS Considerações Gerais ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS Considerações Gerais Sumário 1. A Importância Dos Índices Nas Demonstrações Financeiras 1.1 - Preparação e Reclassificação Das Contas 2. Grupos de Índices 3. Capital

Leia mais

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL Renara Tavares da Silva* RESUMO: Trata-se de maneira ampla da vitalidade da empresa fazer referência ao Capital de Giro, pois é através deste que a mesma pode

Leia mais

Universidade Federal de Itajubá

Universidade Federal de Itajubá Universidade Federal de Itajubá Contabilidade e Custos Análise Financeira de Balanços 09-04-2012 Prof. José Arnaldo B. Montevechi 1 Planejamento de caixa Índices de prazos médios Prazo Médio de Recebimento

Leia mais

Universidade Federal do Pará. Disciplina: Análise das Demonstrações Contábeis I. Professor: Héber Lavor Moreira. Aluna: Ivanete Silva Caldas

Universidade Federal do Pará. Disciplina: Análise das Demonstrações Contábeis I. Professor: Héber Lavor Moreira. Aluna: Ivanete Silva Caldas Universidade Federal do Pará Disciplina: Análise das Demonstrações Contábeis I Professor: Héber Lavor Moreira Aluna: Ivanete Silva Caldas Turma: 010 Turno: Manhã Semestre/ Ano: 7º Sem/ 2007 Análise Econômico-Financeira

Leia mais

INDICADORES FINANCEIROS 1

INDICADORES FINANCEIROS 1 42 INDICADORES FINANCEIROS 1 A série SAIBA MAIS esclarece as dúvidas mais frequentes dos empresários atendidos pelo SEBRAE nas mais diversas áreas: organização empresarial, finanças, marketing, produção,

Leia mais

AS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS REFERENTES AOS INDICADORES ECONÔMICO- FINANCEIROS: IMPORTANTE CONHECIMENTO NAS TOMADAS DE DECISÕES.

AS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS REFERENTES AOS INDICADORES ECONÔMICO- FINANCEIROS: IMPORTANTE CONHECIMENTO NAS TOMADAS DE DECISÕES. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ UFPA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS AS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS REFERENTES AOS INDICADORES ECONÔMICO- FINANCEIROS: IMPORTANTE CONHECIMENTO

Leia mais

SUCESSO EM ALGUMAS EM OUTRAS... XXXXX. Salário para boa condição de vida. Leva à PRODUTIVIDADE que é buscada continuamente

SUCESSO EM ALGUMAS EM OUTRAS... XXXXX. Salário para boa condição de vida. Leva à PRODUTIVIDADE que é buscada continuamente ADMINISTRAR ----- NÃO É ABSOLUTO. SUCESSO EM ALGUMAS EM OUTRAS... INTEGRAÇÃO = PESSOAS / EMPRESAS = ESSENCIAL SATISFAÇÃO FINANCEIRA RESULTANTE DA SINERGIA Leva à PRODUTIVIDADE que é buscada continuamente

Leia mais

CURSOS ON-LINE CONTABILIDADE GERAL EM EXERCÍCIOS PROFESSOR ANTONIO CÉSAR AULA 11: EXERCÍCIOS (CONTINUAÇÃO)

CURSOS ON-LINE CONTABILIDADE GERAL EM EXERCÍCIOS PROFESSOR ANTONIO CÉSAR AULA 11: EXERCÍCIOS (CONTINUAÇÃO) AULA 11: EXERCÍCIOS (CONTINUAÇÃO) 11- (AFRE MG/ESAF 2005) Duas empresas coligadas avaliam seus investimentos pelo método da equivalência patrimonial. A primeira empresa tem Ativo Permanente de R$ 500.000,00,

Leia mais

4º E 5º PERIODOS CIENCIAS CONTABEIS PROF NEUSA. 1- A empresa Brasil S/A apresenta inicialmente os seguintes saldos contábeis:

4º E 5º PERIODOS CIENCIAS CONTABEIS PROF NEUSA. 1- A empresa Brasil S/A apresenta inicialmente os seguintes saldos contábeis: 4º E 5º PERIODOS CIENCIAS CONTABEIS PROF NEUSA Exercícios: 1- A empresa Brasil S/A apresenta inicialmente os seguintes saldos contábeis: Banco 100.000 Duplicatas a receber 80.000 Financiamentos 80.000

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO

DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO Olá, pessoal! Hoje trago uma aula sobre a Demonstração do Valor Adicionado DVA, que foi recentemente tornada obrigatória para as companhias abertas pela Lei 11.638/07, que incluiu o inciso V ao art. 176

Leia mais

Uma das marcas de uma empresa falida é o alto. (endividamento) A falência, entretanto, nunca se deve exclusivamente ao. endividamento.

Uma das marcas de uma empresa falida é o alto. (endividamento) A falência, entretanto, nunca se deve exclusivamente ao. endividamento. Unidade 5 Análise de índices Índices de Estrutura de Capitais Participação do capital de terceiros (endividamento) Professor: Renato Thiago Participação do capital de terceiros (endividamento) Este índice

Leia mais

Este índice indica o percentual de Capital de Terceiros em relação ao Patrimônio Líquido. Retrata a dependência da empresa em relação aos recursos

Este índice indica o percentual de Capital de Terceiros em relação ao Patrimônio Líquido. Retrata a dependência da empresa em relação aos recursos Unidade 5 Análise de índices Índices de Estrutura de Capitais Professor: Renato Thiago Participação do capital de terceiros (endividamento) Participação do capital de terceiros (endividamento) Este índice

Leia mais

CENTRO DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA I CAPITAL DE GIRO

CENTRO DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA I CAPITAL DE GIRO CENTRO DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA I CAPITAL DE GIRO 1 Fundamentos sobre Capital de Giro O objetivo da Administração Financeira de Curto

Leia mais