SEGURANÇA, HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SEGURANÇA, HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO"

Transcrição

1 SEGURANÇA, HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO

2 DEFINIÇÕES E CONCEITOS A AUTORIDADE PARA AS CONDIÇÕES DO TRABALHO (ACT) É O NOVO ORGANISMO DA ADMINISTRAÇÃO CENTRAL DO ESTADO RESPONSÁVEL PELA PROMOÇÃO DA MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO E DAS POLÍTICAS DE PREVENÇÃO DOS RISCOS PROFISSIONAIS E PELO CONTROLO DO CUMPRIMENTO DA LEGISLAÇÃO RELATIVA À SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO. SUCEDE AOS EXTINTOS ISHST (INSTITUTO PARA A SEGURANÇA, HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO) E IGT (INSPECÇÃO GERAL DO TRABALHO).

3 DEFINIÇÕES E CONCEITOS LEGISLAÇÃO APLICÁVEL DECRETO-LEI N.º 243/86, DE 20 DE AGOSTO DECRETO-LEI N.º 441/91, DE 14 DE NOVEMBRO DECRETO-LEI N.º 347/93, DE 1 DE OUTUBRO PORTARIA N.º 1179/95, DE 26 DE SETEMBRO PORTARIA N.º 987/93, DE 6 DE OUTUBRO PORTARIA N.º 1009/2002, DE 9 DE AGOSTO PORTARIA N.º 1184/2002, DE 29 DE AGOSTO LEI N.º 99/2003, DE 27 DE AGOSTO LEI N.º 35/2004, DE 29 DE JULHO

4 DEFINIÇÕES E CONCEITOS SEGURANÇA NO TRABALHO É UM CONJUNTO DE METODOLOGIAS ADEQUADAS À PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO, TENDO COMO PRINCIPAL CAMPO DE ACÇÃO O RECONHECIMENTO E CONTROLO DOS RISCOS ASSOCIADOS AOS COMPONENTES MATERIAIS DO TRABALHO. HIGIENE NO TRABALHO CONJUNTO DE METODOLOGIAS NÃO MÉDICAS NECESSÁRIAS À PREVENÇÃO DE DOENÇAS PROFISSIONAIS, TENDO COMO PRINCI- PAL CAMPO DE ACÇÃO O CONTROLO DA EXPOSIÇÃO A AGENTES FÍSICOS, QUÍMICOS E BIOLÓGICOS PRESENTES NOS COMPONEN- TES MATERIAIS DE TRABALHO.

5 DEFINIÇÕES E CONCEITOS SAÚDE NO TRABALHO ABORDAGEM QUE INTEGRA, ALÉM DA VIGILÂNCIA MÉDICA, O CONTROLO DOS AGENTES FÍSICOS, SOCIAIS E MENTAIS QUE POSSAM AFECTAR A SAÚDE DOS TRABALHADORES. AS TÉCNICAS DE GESTÃO DE RISCOS IDENTIFICAM, ANTECIPAM E AVALIAM OS PERIGOS E OS RISCOS E TOMAM MEDIDAS PARA OS CONTROLAR E REDUZIR.

6 SAÚDE NO TRABALHO REALIZAÇÃO DE EXAMES MÉDICOS: (OBRIGATÓRIO NOS TERMOS: LEI Nº 99/2003 DE 27 DE AGOSTO E LEI Nº 35/2004 DE 29 DE JULHO) ADMISSÃO / INICIAIS. PERIÓDICOS. OCASIONAIS. REALIZAÇÃO DE EXAMES DE DIAGNÓSTICO: ELECTROCARDIOGRAMA (EM REPOUSO). ESPIROMETRIA (AVALIAÇÃO FUNCIONAL RESPIRATÓRIA). ANÁLISES AO SANGUE. ANÁLISES À URINA. RASTREIO OFTALMOLÓGICO AUDIOMÉTRICO (PARA TRABALHADORES EXPOSTOS A NÍVEIS DE RUÍDO SUPERIORES A 85DB).

7 SAÚDE NO TRABALHO PERIOCIDADE DOS EXAMES MÉDICOS: ANUAL PARA TRABALHADORES COM MENOS DE 18 E MAIS DE 50 ANOS. BIANUAL PARA TRABALHADORES COM IDADES ENTRE OS 18 E 50 ANOS. SEMPRE QUE SE JUSTIFIQUE, A PERIODICIDADE DOS EXAMES PODERÁ SER ALTERADA, SEMPRE EM CUMPRIMENTO COM O PERÍODO ESTABELECIDO PARA A REALIZAÇÃO DO NOVO EXAME.

8 DEFINIÇÕES E CONCEITOS ACIDENTE DE TRABALHO É TODO O ACONTECIMENTO SÚBITO E ANÓMALO, QUE SE VERIFI- QUE NO TEMPO E NO LOCAL DE TRABALHO OU NO TRAJECTO DE E PARA O TRABALHO. DESTES ACIDENTES PODE RESULTAR INCAPACIDADES GRAVES, POR VEZES A MORTE OU INCAPACIDADES PERMANENTES NÃO SÓ PARA O TRABALHO MAS TAMBÉM PARA UMA BOA QUALIDADE DE VIDA.

9 DEFINIÇÕES E CONCEITOS DOENÇA PROFISSIONAL É TODA A LESÃO RESULTANTE DA EXPOSIÇÃO PROLONGADA E REPETIDA A RISCOS PROFISSIONAIS, HABITUALMENTE SÓ PER- CEPTÍVEIS AO FIM DE ALGUM TEMPO. POR EXEMPLO: DOENÇAS PULMONARES GRAVES, TUMORES OU OUTRAS INTOXICAÇÕES PROVOCADAS POR POEIRAS, FUMOS, PELA UTILIZAÇÃO INADEQUADA DE CERTOS PRODUTOS (EX: DILUENTES, COLAS, VERNIZES, PESTICIDAS) DOENÇAS RESULTANTES DA EXPOSIÇÃO AO RUÍDO PARA ALÉM DE CERTOS LIMITES, DA TRANSMISSÃO DE VIBRAÇÕES OU EXPOSIÇÃO A RADIAÇÕES (EX: UV, SOLDADURAS) DOENÇAS OSTEO-ARTICULARES SE O DOENTE ESTIVER POR TEMPO PROLONGADO EM POSIÇÕES INCÓMODAS, FIZER MOVIMENTOS REPETITIVOS E FIZER MOVIMENTAÇÃO MANUAL DE CARGAS PESADAS EM POSIÇÃO INCORRECTA.

10 DEFINIÇÕES E CONCEITOS AS LESÕES PROFISSIONAIS PROVOCAM ABSENTISMO, INCA- PACIDADE PARA O TRABALHO, COM PREJUÍZOS ECONÓMICOS DIRECTOS PARA O TRABALHADOR E FAMÍLIA, MAS TAMBÉM DIMINUIÇÃO DA PRODUTIVIDADE E COMPETITIVIDADE PARA A EMPRESA. TODOS OS EMPRESÁRIOS E TRABALHADORES DEVEM REFLE- TIR SOBRE FORMAS DE CONTROLAR E REDUZIR OS RISCOS NO SEU LOCAL DE TRABALHO, PARA PREVENIR ACIDENTES E PROTEGER A SUA SEGURANÇA E SAÚDE.

11 DEFINIÇÕES E CONCEITOS NA ORIGEM DOS ACIDENTES DE TRABALHO E DAS DOENÇAS PROFISSIONAIS ESTÃO FREQUENTEMENTE VÁRIAS CAUSAS; DESDE FACTORES ORGANIZACIONAIS, A FACTORES FÍSICOS E HUMANOS, TODOS PODEM CONTRIBUIR COM A SUA PARTE PARA UM MESMO DESFECHO. OS RISCOS PODEM SER CLASSIFICADOS DE VÁRIAS FORMAS: A. CONFORME O TIPO GENÉRICO DE RISCOS MECÂNICOS QUÍMICOS B. CONFORME OS DANOS PROVOCADOS, POR EXEMPLO: DANOS AUDITIVOS INDUZIDOS POR ELEVADOS NÍVEIS DE RUÍDO FERIDAS RESULTANTES DE MAQUINARIA PERIGOSA E PROBLEMAS NOS MEMBROS SUPERIORES DEVIDOS A ESFORÇOS REPETITIVOS

12 DEFINIÇÕES E CONCEITOS AS LESÕES PROFISSIONAIS PODEM, POR EXEMPLO, SER CAUSA- DAS POR: FALTA DE PROTECÇÃO NAS MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS FALTA DE ARRUMAÇÃO, ORDEM E LIMPEZA DIÁRIAS NOS LOCAIS DE TRABALHO CONCENTRAÇÃO DE GASES, POEIRAS OU FUMOS E EXPOSI- ÇÃO DIÁRIA PROLONGADA A ESSES AGENTES FALTA DE SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA COMPORTAMENTOS NÃO ADEQUADOS DOS TRABALHADORES

13 DADOS ESTATÍSTICOS

14 DADOS ESTATÍSTICOS

15 DADOS ESTATÍSTICOS

16 DADOS ESTATÍSTICOS

17 DADOS ESTATÍSTICOS

18 DADOS ESTATÍSTICOS

19 DADOS ESTATÍSTICOS

20 RISCOS

21 OS 9 PRINCÍPIOS GERAIS DA PREVENÇÃO 1. EVITAR OS RISCOS 2. AVALIAR OS RISCOS 3. COMBATER OS RISCOS NA ORIGEM 4. ADAPTAR O TRABALHO AO HOMEM 5. TER EM CONTA O ESTADO DA EVOLUÇÃO DA TÉCNICA 6. SUBSTITUIR O PERIGOSO PELO QUE É ISENTO DE PERIGO OU MENOS PERIGOSO 7. PLANIFICAR A PREVENÇÃO COM UM SISTEMA COERENTE 8. DAR PRIORIDADE ÀS MEDIDAS DE PREVENÇÃO COLECTIVA EM RELAÇÃO ÀS MEDIDAS DE PREVENÇÃO INDIVIDUAL 9. DAR INSTRUÇÕES ADEQUADAS AOS TRABALHADORES

22 LOMBALGIAS 33% DOS TRABALHADORES EUROPEUS QUEI- XAM-SE DE DORES DORSAIS OS TRABALHADORES DOS SECTORES DE CUIDADOS DE SAÚDE E DOS TRANSPORTES CORREM RISCOS SUPLEMENTARES DEVIDO A SEREM FREQUENTEMENTE CONFRONTADOS COM MOVIMENTAÇÕES MANUAIS DE CARGAS NO ÂMBITO DA SUA PROFISSÃO. ALÉM DO PESO DAS CARGAS A MANIPULAR, EXISTEM OUTROS FACTORES QUE AGRAVAM A SITUAÇÃO TAL COMO A DISTRIBUI- ÇÃO DESIGUAL DO PESO, A DIFICULDADE EM AGARRAR A CARGA, A DIFICULDADE PARA MOVER A CARGA E A INSTABILI- DADE DA MESMA, A FREQUÊNCIA E DURAÇÃO DAS OPERAÇÕES, A DISTÂNCIA DA CARGA EM RELAÇÃO AO CORPO, POSIÇÃO DE TRABALHO POUCO NATURAL, ETC.

23 LOMBALGIAS FACTORES DE RISCO DISTRIBUEM-SE EM TRÊS CATEGORIAS: FACTORES INDIVIDUAIS: IDADE, SEXO, CORPULÊNCIA, TABAGISMO, SEDENTARISMO, FACTORES DE PENALIZAÇÃO FÍSICA NO TRABALHO TRANSPORTE E MOVIMENTAÇÃO MANUAL DE CARGAS; MOVIMENTOS FREQUENTES DE INCLINAÇÃO E DE TORÇÃO (NOMEADAMENTE DO TRONCO); POSIÇÕES ESTÁTICAS E/OU PROLONGADAS; VIBRAÇÕES DO CORPO INTEIRO. FACTORES PSICOSSOCIAIS E ORGANIZACIONAIS CONSTRANGIMENTOS DE TEMPO, ORGANIZAÇÃO DO TRABA- LHO, FALTA DE AUTONOMIA, DE ENTREAJUDA, DE COOPERA- ÇÃO, DE RECONHECIMENTO E INSATISFAÇÃO NO TRABALHO.

24 CAUSAS DE LOMBALGIAS 1. A REPETIÇÃO OU MANUTENÇÃO PROLONGADA DE DETERMINA- DAS POSIÇÕES E MOVIMENTAÇÕES A POSIÇÃO EM PÉ, VERTICAL, É A POSIÇÃO DE REFERÊNCIA: É NESTA POSIÇÃO QUE AS PRESSÕES E AS TENSÕES AO NÍVEL DO DISCO E DOS LIGAMENTOS SÃO MAIS FRACAS E MAIS EQUILI- BRADAS.

25 CAUSAS DE LOMBALGIAS OS GESTOS E AS POSIÇÕES ILUSTRADAS ABAIXO SÃO POTEN- CIALMENTE PERIGOSOS PARA A COLUNA VERTEBRAL E, EM PARTICULAR, PARA OS ÚLTIMOS DISCOS LOMBARES QUANDO FREQUENTEMENTE REPETIDOS OU MANTIDOS DURANTE MUITO TEMPO.

26 CAUSAS DE LOMBALGIAS 2. OS RISCOS ASSOCIADOS À MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS O PESO DA CARGA É O FACTOR MAIS FREQUENTEMENTE SENTIDO COMO UM CONSTRANGIMENTO IMPORTANTE. O PESO MÁXIMO, E QUANDO LEVANTADO NUMA BOA POSIÇÃO E PAVIMENTO NIVELADO, É DE 25KG PARA UM HOMEM E DE 15KG PARA UMA MULHER.

27 CAUSAS DE LOMBALGIAS 3. A FALTA DE ACTIVIDADE FÍSICA 4. O STRESS

28 LOMBALGIAS - MEDIDAS PREVENTIVAS

29 LOMBALGIAS - MEDIDAS PREVENTIVAS

30 LOMBALGIAS - MEDIDAS PREVENTIVAS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS A OBSERVAR NA MOVIMENTAÇÃO MANUAL DE CARGAS

31 LOMBALGIAS - MEDIDAS PREVENTIVAS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS A OBSERVAR NA MOVIMENTAÇÃO MANUAL DE CARGAS (CONT.)

32 LOMBALGIAS - MEDIDAS PREVENTIVAS POSTURA CORRECTA NO ESCRITÓRIO

33 LOMBALGIAS - MEDIDAS PREVENTIVAS

34 AGENTES QUÍMICOS POR AGENTE QUÍMICO ENTENDE-SE QUALQUER ELEMENTO OU COMPOSTO QUÍMICO, SÓ OU EM MISTURAS, QUER SE APRESENTE NO SEU ESTADO NATURAL QUER SEJA PRODUZIDO, UTILIZADO OU LIBERTADO, INCLUSIVAMENTE LIBERTADO COMO RESÍDUO, POR UMA ACTIVIDADE LABORAL, QUER SEJA OU NÃO PRODUZIDO INTENCIONALMENTE OU COMERCIALIZADO.

35 AGENTES QUÍMICOS OS AGENTES QUÍMICOS PRESENTES NO LOCAL DE TRABALHO PODEM ORIGINAR RISCOS PARA A SAÚDE OU A SEGURANÇA DOS TRABALHADORES DEVIDO AOS SEGUINTES FACTORES: AS PROPRIEDADES PERIGOSAS (FÍSICO-QUÍMICAS OU TOXI- COLÓGICAS) QUE POSSUEM (P. EX.: PRODUTO EXPLOSIVO OU SENSIBILIZANTE); A TEMPERATURA OU A PRESSÃO A QUE SE ENCONTRAM NO LOCAL DE TRABALHO (P. EX.: VAPOR DE ÁGUA A 150ºC); A SUA CAPACIDADE PARA DESLOCAR O OXIGÉNIO ATMOS- FÉRICO NO LOCAL DE TRABALHO (P. EX.: GÁS INERTE A ALTA PRESSÃO); A FORMA EM QUE ESTÃO PRESENTES NO LOCAL DE TRABA- LHO (P. EX.: SÓLIDO INERTE EM FORMA DE PÓ RESPIRÁVEL).

36 ROTULAGEM DE PRODUTOS QUÍMICOS

37 ROTULAGEM DE PRODUTOS QUÍMICOS

38 ROTULAGEM DE PRODUTOS QUÍMICOS

39 AGENTES QUÍMICOS MEDIDAS PREVENTIVAS SE UTILIZAR SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS DEVE REDUZIR O RISCO NA CONCEPÇÃO DO POSTO DE TRABALHO E SUBSTITUINDO-AS POR SUBSTÂNCIAS MENOS PERIGOSAS. UMA PROTECÇÃO COLECTIVA CONSISTEM EM CONCEBER POS- TOS DE TRABALHO SÃOS, SEM RISCOS DE FUGAS DE FUMOS OU PRODUTOS PERIGOSOS, E EM DOTAR O LOCAL ONDE DECORRE- RÁ A OPERAÇÃO DE UMA VENTILAÇÃO ADEQUADA, COMPLE- TANDO SE NECESSÁRIO COM VENTILAÇÃO OU EXTRACÇÃO.

40 AGENTES QUÍMICOS MEDIDAS PREVENTIVAS REGRAS DE ARMAZENAMENTO + PODEM ARMAZENAR-SE CONJUNTAMENTE 0 SÓ SE PODEM ARMAZENAR CONJUNTAMENTE SE FOREM ADOPTADAS DETERMINADAS MEDIDAS ESPECÍFICAS DE PREVENÇÃO - NÃO SE DEVEM ARMAZENAR CONJUNTAMENTE

41 AGENTES QUÍMICOS MEDIDAS PREVENTIVAS SE NECESSÁRIO DEVERÁ RECORRER-SE A UMA PROTECÇÃO INDIVIDUAL: PARA A PELE (LUVAS, AVENTAL, BOTAS, FATOS DE TRABA- LHO, BATA ) PARA AS VIAS RESPIRATÓRIAS (MÁSCARAS, SIMPLES, MÁS- CARAS FILTRANTES) PARA OS OLHOS (ÓCULOS DE PROTECÇÃO)

42 O RUÍDO

43 SINALIZAÇÃO DE PROIBIÇÃO

44 SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA

45 SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA

46 INTERAÇÃO DE SISTEMAS DE QUALIDADE / AMBIENTE / SEGURANÇA

47

48

49

50 ANEXOS

51 AGENTES QUÍMICOS - Índice das Directivas Comunitárias e sua transposição para o direito interno sobre Agentes Químicos. ACTOS COMUNITÁRIOS Directiva 2006/15/CE, de 07 de Fevereiro, que estabelece uma segunda lista de valores limite de exposição profissional indicativos para execução da Directiva 98/24/CE do Conselho e que altera as Directivas 91/322/CEE e 2000/39/CE Directiva 2000/39/CE, de 08 de Junho, relativa ao estabelecimento de uma primeira lista de valores limite de exposição profissional indicativos para execução da Directiva 98/24/CE do Conselho relativa à protecção da segurança e da saúde dos trabalhadores contra os riscos ligados à exposição a agentes químicos no trabalho Directiva 98/24/CE, de 07 de Abril, relativa à protecção da segurança e da saúde dos trabalhadores contra os riscos ligados à exposição a agentes químicos no trabalho Directiva 91/322/CEE, de 29 de Maio, relativa ao estabelecimento de valores limite com carácter indicativo por meio da aplicação da Directiva 80/1107/CEE do Conselho relativa à protecção dos trabalhadores contra os riscos ligados à exposição a agentes químicos, físicos e biológicos durante o trabalho LEGISLAÇÃO NACIONAL Decreto-lei n.º 305/2007, de 24 de Agosto Decreto-lei n.º 290/2001, de 16 de Novembro

52 ACIDENTES INDUSTRIAIS GRAVES - Índice das Directivas Comunitárias e transposição para o direito interno sobre Acidentes Industriais Graves. ACTOS COMUNITÁRIOS Directiva 2006/89/CEE, de 03 de Novembro, que adapta, pela sexta vez, ao progresso técnico a Directiva 94/55/CE do Conselho relativa à aproximação das legislações dos Estados-Membros respeitantes ao transporte rodoviário de mercadorias perigosas Directiva 2004/112/CE, de 13 de Dezembro, que adapta ao progresso técnico a Directiva 95/50/CE do Conselho relativa a procedimentos uniformes de controlo do transporte rodoviário de mercadorias perigosas Directiva 2004/110/CE, de 09 de Dezembro, que adapta, pela sexta vez, ao progresso técnico a Directiva 96/49/CE do Conselho relativa à aproximação das legislações dos Estados-Membros respeitantes ao transporte ferroviário de mercadorias perigosas Directiva 2004/89/CE, de 13 de Setembro, que adapta, pela quinta vez, ao progresso técnico a Directiva 96/49/CE do Conselho relativa à aproximação das legislações dos Estados-Membros respeitantes ao transporte ferroviário de mercadorias perigosas Directiva 2003/29/CE, de 07 de Abril, que adapta ao progresso técnico, pela quarta vez, a Directiva 96/49/CE do Conselho relativa à aproximação das legislações dos Estados- Membros respeitantes ao transporte ferroviário de mercadorias perigosas

53 ACTOS COMUNITÁRIOS (CONT.) Directiva 94/55/CE, de 21 de Novembro, relativa à aproximação das legislações dos Estados-membros respeitantes ao transporte rodoviário de mercadorias perigosas Directiva 88/610/CEE, de 24 de Novembro, que altera a Directiva 82/501/CEE, relativa aos riscos de acidentes graves de certas actividades industriais Directiva 87/216/CEE, de 19 de Março, que altera a Directiva 82/501/CEE relativa aos riscos de acidentes graves de certas actividades industriais Directiva 82/501/CEE, de 24 de Junho, relativa aos riscos de acidentes graves de certas actividades industriais LEGISLAÇÃO NACIONAL Decreto-lei n.º 63-A/2008, de 03 de Abril Decreto-lei n.º 391-B/2007, de 24 de Dezembro Decreto-lei n.º 170-A/2007, de 04 de Maio Decreto-lei n.º 124-A/2004, de 26 de Maio Portaria n.º 193/2002, de 4 de Março Decreto-lei n.º 164/2001, de 23 de Maio Decreto-lei n.º 76/2000, de 09 de Maio

54 RISCOS DE INCÊNDIO E EXPLOSÃO 1) Introdução O fogo e as explosões estão na origem de grandes danos pessoais e materiais em instalações onde se desenvolvem actividades económicas. A promoção da segurança contra riscos de incêndio nos estabelecimentos industriais, comerciais ou de serviços tem como objectivo: Reduzir os riscos de eclosão de um incêndio; Limitar o risco de propagação do fogo e dos fumos; Garantir a evacuação rápida e segura dos ocupantes; Facilitar a intervenção eficaz às equipas de 1ª intervenção dos bombeiros. Com vista à satisfação destas exigências devem ser tomadas as precauções necessárias nas instalações (fabris e administrativas), com o objectivo de: Providenciar caminhos de evacuação protegidos contra a propagação do fogo e dos fumos; Garantir uma estabilidade satisfatória, dos elementos estruturais face ao fogo; Garantir um comportamento satisfatório dos elementos de compartimentação face ao fogo; Dispor de equipamentos técnicos (instalação eléctrica, de gás, de ventilação e outros) que funcionem em boas condições de segurança com comandos de emergência devidamente localizados e sinalizados; Dispor de sistema de alarme, alerta, iluminação de emergência e sinalização apropriados; Dispor de meios de primeira intervenção apropriados; Organizar a formação e a instrução de pessoal; Assegurar a conservação e manutenção dos equipamentos técnicos, incluindo os de segurança. Existe regulamentação publicada que apoia os intervenientes na sua actividade como, por exemplo, as notas técnicas do Serviço Nacional de Bombeiros (SNB) e as regras técnicas do Instituto de Seguros de Portugal.

55 RISCOS DE INCÊNDIO E EXPLOSÃO 2) Natureza do fogo O fogo é uma reacção química de oxidação - redução, acompanhada de libertação de energia em forma de luz, calor e gases próprios da combustão. O tetraedro do fogo descreve os quatro factores necessários para que se inicie e mantenha uma combustão. Combustível É o agente redutor, que pode ser oxidado, constituído por qualquer substância susceptível de arder, portanto capaz de se combinar com um comburente numa reacção rápida e exotérmica (que desenvolve calor). Pode apresentar-se nos três estados: Sólido: carvão, madeira, papel, têxteis, metais como o alumínio, magnésio, sódio, potássio, etc. Líquido: petróleo, gasolina, álcool, tinta, verniz, etc. Gasoso: acetileno, hidrogénio, butano, propano, etc. Todos os combustíveis ardem em fase gasosa. Comburente É o agente oxidante, constituído pelo oxigénio existente no ar, sendo necessário cerca de 16% (a concentração de oxigénio na atmosfera é de cerca de 21% em volume). Pode ainda ser constituído por uma mistura de oxigénio com outros gases. O aumento da concentração do oxigénio provoca o aumento da intensidade da combustão.

56 De origem térmica: Utilização de meios de ignição (fósforos, acendedores, pontas de cigarro); Geradores de calor (fornos, caldeiras, etc.); Raios solares; Soldadura. De origem eléctrica: Faíscas provocadas por interruptores, motores, etc.; Curto-circuitos; Electricidade estática; Descargas atmosféricas. RISCOS DE INCÊNDIO E EXPLOSÃO Energia de activação ou causas de inflamação É a energia mínima capaz de elevar a temperatura do combustível e do ar ambiente até ao ponto de ignição. Esta energia pode ter diversas origens e é fornecida pelos focos de ignição, podendo considerar-se dois tipos de fornecimento energético: Energias de alta intensidade, extensão e longa duração Chamas de várias origens: forjas, aparelhos de soldadura, etc. Energias de alta intensidade, pequena extensão e curta duração Chispas, que superando a temperatura de ignição podem dar início à combustão. Energias de baixa temperatura, independentemente da extensão e duração Superfícies ou pontos quentes, transmitindo calor a corpos vizinhos por condução, radiação ou convecção. Principais focos de ignição:

57 RISCOS DE INCÊNDIO E EXPLOSÃO De origem mecânica Chispas provocadas por ferramentas; Atrito. De origem química: Reacções exotérmicas Substâncias reactivas e auto-oxidantes. Reacção em cadeia É um processo mediante o qual a reacção progride no seio da mistura comburente-combustível, devido à libertação de radicais livres. É esta reacção que permite a propagação do incêndio no espaço e no tempo. Formas de combustão Em relação à velocidade, a combustão pode classificar-se em: Lenta Ocorre a uma temperatura suficientemente baixa, não chegando a emitir luz (oxidações de metais). Viva ou rápida A que produz emissão de luz (radiação luminosa), e designada de fogo. Explosão é uma libertação súbita de gás a alta pressão. O gás expande-se dissipando a sua energia de modo incontrolável através de uma onda de choque. A energia libertada pode assumir a forma de calor, luz, som e força mecânica, isoladamente ou em conjunto.

58 RISCOS DE INCÊNDIO E EXPLOSÃO Distinguem-se dois tipos: Deflagração com velocidade de propagação um pouco inferior à velocidade do som. Detonação com velocidade de propagação superior à velocidade do som. 2.1) Produtos da combustão Chama É o corpo visível e luminoso da combustão. É uma zona de gases incandescentes no seio dos quais se produz a reacção em cadeia. Calor É uma forma de energia libertada pela combustão que pode elevar as temperaturas de outros produtos combustíveis presentes até à proximidade das temperaturas de inflamação, facilitando a continuação do incêndio. Provoca ainda queimaduras, desidratação e bloqueio das vias respiratórias bem como a alteração das propriedades mecânicas de elementos de construção. Fumo É também um produto visível, resultante de uma combustão incompleta. Gases São produtos que se vaporizam na combustão. Podem ser: Tóxicos: podem provocar a destruição de tecidos pulmonares. Asfixiantes: impedem ou dificultam a chegada de oxigénio às células.

59 RISCOS DE INCÊNDIO E EXPLOSÃO 2.2) Prevenção e controlo do fogo De acordo com a NP 1553, os fogos são classificados, em função da natureza do material de combustão envolvido, em quatro classes: Classe A Fogos de materiais sólidos, geralmente de natureza orgânica, e que ao arder, normalmente deixam brasas. Ex.: madeira, carvão, papel, plásticos. Classe B Fogos de líquidos ou de sólidos liquidificáveis. Ex.: óleo, gasolina, gasóleo, alcatrão, ceras, tintas, álcool, etc. Classe C Fogos de gases. Ex.: gás natural, butano, propano, hidrogénio, acetileno, etileno. Classe D Fogos de metais. Ex.: ácido sulfúrico, alumínio, sódio, magnésio, titânio, fósforo. A electricidade A electricidade representa um risco acrescido em relação ao fogo, sobretudo no seu combate, pois não se podem utilizar determinados agentes extintores numa instalação eléctrica sob tensão, como é o caso da água.

60 RISCOS DE INCÊNDIO E EXPLOSÃO Métodos de extinção A extinção de um fogo está relacionada com os quatro elementos (tetraedro) que são necessários para que exista combustão. São quatro os métodos: Arrefecimento O mais utilizado, consistindo em baixar a temperatura do combustível e do meio ambiente, abaixo do seu ponto de ignição. Abafamento Consiste no isolamento do combustível e do oxigénio, ou na redução da concentração deste no ambiente. Diluição ou eliminação do combustível Consiste na separação do combustível da fonte de calor. Inibição da chama ou interrupção da reacção em cadeia Consiste na alteração da reacção química, modificando a libertação dos radicais livres produzidos e libertados na combustão.

61 RISCOS DE INCÊNDIO E EXPLOSÃO 2.3) Agentes extintores Agente extintor é o produto cuja acção, ao ser projectado sobre um fogo, provoca a extinção do mesmo. De acordo com os métodos de extinção, existem agentes extintores capazes de actuar de acordo com os mesmos. Deve ter-se em atenção que alguns dos agentes extintores podem ser incompatíveis com alguns dos produtos, sub-produtos, materiais ou substâncias utilizadas em determinados processos de fabrico. Água É o agente mais disponível. Actua arrefecendo o combustível e o ambiente. Espuma Resultante de uma combinação de um "espumífero" com a água e o ar, a espuma actua por abafamento, recobrindo o combustível, isolando-o do oxigénio do ar, permitindo ainda um arrefecimento devido à água. Dióxido de Carbono É um gás comprimido que actua por abafamento envolvendo o combustível e diminuindo a concentração de oxigénio. Pós químicos secos São sais inorgânicos finamente pulverizados com componentes básicos diversos. Actuam por inibição, combinando-se com os radicais livres impedindo a manutenção da combustão. Têm um largo âmbito de aplicação.

62 RISCOS DE INCÊNDIO E EXPLOSÃO Em função da sua composição e da capacidade de extinção, dividem-se em dois grupos: Pó químico seco BC O componente básico é o bicarbonato de sódio ou potássio. Tem grande eficácia no combate aos fogos das classes B e C. Pó químico polivalente ou ABC Difere do anterior por incorporação de fosfato monoamónico o que lhe confere também eficácia na presença de fogos da classe A, mantendo-se eficaz em relação aos fogos das classes B e C. Agentes extintores especiais São agentes destinados a combater fogos produzidos por metais. Neste caso o agente extintor, pó na maioria dos casos, tem que ser escolhido em função da natureza do metal combustível. 2.4) Extintores portáteis Os extintores portáteis constituem o designado meio de primeira intervenção, pela sua rapidez de utilização. Classificam-se em função dos seguintes factores: Mobilidade Normalmente de peso inferior a 20 Kg (6 e 12 KG); Os de peso superior a 20 Kg utilizam-se montados sobre um carrinho.

63 RISCOS DE INCÊNDIO E EXPLOSÃO Eficácia ou capacidade de extinção Segundo a sua eficácia determinada por ensaios normalizados. Estes estão definidos pela Norma NP 1589 (1984). Sistema de impulsão Em função do sistema adoptado, podem ser: Extintores de pressão permanente - Estão sempre pressurizados, quer pela tensão do vapor do próprio agente, quer pela pressão auxiliar conferida por um agente propulsor. Extintores de pressão não permanente - São pressurizados na altura da utilização, através da acção de um gás impulsor comprimido no interior de uma garrafa colocada no interior ou exterior do corpo do extintor. Número e tipo de extintores A Norma NP 3064 (1988) refere o mínimo exigível para os extintores portáteis. Como já observado, numa indústria existe a probabilidade de fogos dos tipos A, B e C em presença ou não de tensão eléctrica. Assim devem existir os seguintes tipos de extintores: Extintores de pó químico ABC Para assegurar uma cobertura geral, aconselha-se 1 extintor de 6Kg para cobrir um raio de 10 metros; Devem existir obrigatoriamente em locais de riscos especiais (pintura, soldadura, etc.); Qualquer que seja a área, devem existir, no mínimo, 2 extintores; Por cada 2500 m2, deve existir um extintor de 50 Kg.

64 RISCOS DE INCÊNDIO E EXPLOSÃO Extintores de CO2 ou Halon (alternativos) Deve existir um extintor de 6 Kg deste tipo próximo dos equipamentos electrónicos (diagnóstico, etc.) pois podem ser aplicados sobre material em tensão, e em caso de incêndio não os danifica, sobretudo o Halon (actualmente proibido) ou seus alternativos; Este tipo de extintor também é aconselhado para as zonas de pintura. Colocação dos extintores Os extintores devem ser colocados em suportes de parede ou montados em pequenos receptáculos de modo a que o topo do extintor não fique a altura superior a 1,50 m acima do solo, a menos que seja do tipo sobre rodas; Os extintores devem estar em locais acessíveis e visíveis em caso de incêndio, e sinalizados segundo as normas portuguesas aplicáveis - Norma NP 3992 (1994); Devem estar localizados nas áreas de trabalho e ao longo dos percursos normais, incluindo as saídas; Os acessos aos extintores não devem estar obstruídos e estes não devem estar ocultos; Em grandes compartimentos ou em certos locais, quando a obstrução visual não possa ser evitada, devem existir meios suplementares que indiquem a sua localização; Os extintores colocados em locais de onde possam ser deslocados acidentalmente devem ser instalados em suportes especiais para o efeito; Extintores colocados em locais em que possam sofrer danos físicos devem ser protegidos contra os mesmos; Modo de funcionamento de qualquer extintor deve estar colocado de forma bem visível; Os extintores devem ser adequados para a sua colocação em ambientes de temperaturas compreendidas entre 4 e 50 ºC.

65 RISCOS DE INCÊNDIO E EXPLOSÃO Inspecção, manutenção e recarga dos extintores: A manutenção e recarga devem ser feitas por pessoal habilitado; Os extintores devem ser inspeccionados com a frequência que as circunstâncias imponham, devendo contudo sê-lo pelo menos mensalmente; Ao inspeccionar-se um extintor, deve ter-se em consideração que o extintor deve estar no local designado; Acesso ao extintor não deve estar obstruído e este deve estar bem visível; Rótulo do extintor deve estar visível e as instruções nele impressas perfeitamente legíveis e em língua portuguesa; Os seios ou outros indicadores de violação destruídos ou em falta devem ser substituídos; Quando uma inspecção revelar que houve violação ou que o extintor está danificado, com fugas, com carga superior ou inferior à normal ou que apresente indícios visíveis de corrosão, o extintor deve ser submetido a medidas de manutenção adequadas; Deve existir um registo permanentemente actualizado que contenha as datas das inspecções, as iniciais de quem as fez e todas as indicações das medidas correctivas necessárias Os extintores devem ser submetidos a medidas de manutenção sempre que uma inspecção o indique explicitamente ou, pelo menos, uma vez por ano;

66 RISCOS DE INCÊNDIO E EXPLOSÃO Inspecção, manutenção e recarga dos extintores (cont.) Os extintores de CO2 ou de pressurização permanente equipados com manómetro ou indicador de pressão, que não necessitem de ser examinados interiormente na manutenção anual, devem no entanto ser cuidadosamente examinados exteriormente; Os extintores retirados de serviço para manutenção ou recarga devem ser substituídos por outros, de reserva, do mesmo tipo e com a mesma eficácia; Cada extintor deve possuir uma etiqueta, bem segura, que indique o mês e o ano em que foi feita a manutenção, identifique a pessoa ou entidade responsável que a fez e que assegure que a recarga foi efectuada; Todos os extintores devem ser recarregados após usados, quando indicado por uma inspecção ou aquando da manutenção; 2.5) Rede de incêndio armada A designada rede de incêndios armada (RIA), porque está em pressão, é a seguir aos extintores outro meio de primeira intervenção. Alguns dos elementos fundamentais a ter em conta para o bom desempenho da RIA, são: Abastecimento de água Qualquer rede de incêndios assenta no pressuposto da existência e disponibilidade de água: Existir em quantidade suficiente (proveniente de rede municipal ou depósito próprio); Ter caudal e pressão suficiente (um caudal entre 10 a 15 m3/h e uma pressão de 2,5 Kg/cm2).

67 RISCOS DE INCÊNDIO E EXPLOSÃO Uma rede geral de incêndios, entre outros componentes, é formada essencialmente por: Uma rede de tubagens e válvulas de seccionamento; Hidrantes exteriores; No mínimo, 2 bocas de incêndio (interiores ou exteriores), distanciadas cerca de 50 metros. O diâmetro mais frequente para as bocas de incêndio é o de 45 ou 50 mm. São normalmente constituídas por: uma agulheta; um lanço de mangueira com uniões; uma chave de manobra; um difusor (facultativo).

68 RISCOS DE INCÊNDIO E EXPLOSÃO 3) Medidas Estruturais Preventivas Embora os edifícios possam estar protegidos por sistemas de detecção, alarme e até mesmo de extinção de incêndios, deverá durante a elaboração do projecto de cada edifício ser conferida especial atenção à função para a qual o edifício é projectado, ao grau de risco existente, aos ocupantes possíveis do edifício e, a partir destes dados, escolher os materiais de construção, dimensionar as vias de evacuação e protegê-las, ajustar as portas e escadas. 3.1) Classificação dos Materiais Face aos Fogos A estabilidade ao fogo dos elementos estruturais deve ser suficiente para suportar a intensidade e duração de um incêndio de máxima gravidade previsível. Os materiais de construção são agrupados em 5 categorias: M0 - Materiais não combustíveis; M1 - Materiais não inflamáveis; M2 - Materiais dificilmente inflamáveis; M3 - Materiais moderadamente inflamáveis; M4 - Materiais facilmente inflamáveis. Do ponto de vista da resistência ao fogo, os materiais podem classificar-se em: Estável ao fogo (EF) quando a m elemento de construção se pede que tenha uma função de suporte (resistência mecânica);

69 RISCOS DE INCÊNDIO E EXPLOSÃO Pára Chamas (PC) quando se pretende que esse elemento garanta as funções de estabilidade e estanquidade (resistência mecânica + estanquidade aos gases e chamas + ausência de emissão de ases e chamas pelo lado não exposto); Corta Fogo (CF) quando se pretende que esse elemento garanta as funções de estabilidade, estanquidade e isolamento térmico, aplica-se a estes dois últimos casos o factor tempo (totalidade dos anteriores + isolamento térmico). 3.2) Características Construtivas O comportamento ao fogo dos elementos estruturais deve ser adequado para assegurar, em caso de incêndio, a estabilidade do conjunto durante um período de tempo considerado suficiente, em função dos riscos existentes. Deve ter sobretudo: Compartimentação corta-fogo A compartimentação deve ser especialmente aplicada, em locais onde o risco é mais elevado (cozinhas, casa das caldeiras, lavandarias, postos de transformação, locais onde a numero de pessoas é elevado), podendo ser feita, através de paredes ou portas resistentes ao fogo; Meios de evacuação Todos os edifícios devem possuir meios de circulação e saídas suplementares par situações de emergência. Estes meios devem ser suficientemente seguros e adequados ao risco e estarem desimpedidos; Sinalização A sinalização é uma parte fundamental na. concepção de meios de, evacuação e esta poderá ser luminosa, através de placas indicativas e sinais acústicos.

70 RISCOS DE INCÊNDIO E EXPLOSÃO Sistemas de ventilação As tomadas de ar novo, devem ser colocadas a uma distância suficientemente afastada de condutas de fumos e de aberturas que comuniquem com locais susceptíveis de risco particular de incêndio, de modo a evitar a poluição do ar e a propagação de incêndio. As condutas de ar devem ser- de material incombustível (MO). Sistema de desenfumagem As unidades devem possuir um sistema automático ou manual de abertura. de janelas no tecto das instalações para, em caso de incêndio, permitir a saída dos fumos resultantes da inflamação do material. 3.3) Detecção automática de incêndios O êxito da luta com contra o fogo reside fundamentalmente na velocidade de actuação em várias frentes. Assim, os meios de detectar o fogo no seu início revestem-se de grande importância. O objectivo principal de um sistema de detecção automática (SADI) é: Detectar rapidamente um princípio de incêndio e alertar utilizando sinalização óptica ou sonora; Localizar o incêndio em determinada área; Permitir outras funções, como por exemplo transmitir o sinal de alarme a uma central de bombeiros. A detecção automática baseia-se nas manifestações de fumo, calor, chamas e gases de combustão. Sprinklers Um dos métodos automáticos de controlo do fogo mais utilizados em instalações fixas, é o sistema de sprinklers ou chuveiros, cujo "fusível" responde a temperaturas determinadas.

PUBLICAÇÕES: TECNOMETAL n.º 149 (Novembro/Dezembro de 2003) KÉRAMICA n.º 264 (Janeiro/Fevereiro de 2004)

PUBLICAÇÕES: TECNOMETAL n.º 149 (Novembro/Dezembro de 2003) KÉRAMICA n.º 264 (Janeiro/Fevereiro de 2004) TÍTULO: Atmosferas explosivas risco de explosão AUTORIA: Paula Mendes PUBLICAÇÕES: TECNOMETAL n.º 149 (Novembro/Dezembro de 2003) KÉRAMICA n.º 264 (Janeiro/Fevereiro de 2004) INTRODUÇÃO A protecção contra

Leia mais

Projecto de SCIE e medidas de autoprotecção em lares de idosos e edifícios hospitalares

Projecto de SCIE e medidas de autoprotecção em lares de idosos e edifícios hospitalares Título 1 Projecto de SCIE e medidas de autoprotecção em lares de idosos e edifícios hospitalares 2 Sumário Breve caracterização do risco de incêndio Medidas de segurança de natureza física Projecto de

Leia mais

1. INTRODUÇÃO 2 2. OBJECTO 2 3. RESPONSÁVEL DE SEGURANÇA 2 4. MEDIDAS DE PREVENÇÃO 2 ANEXO - LISTA DE VERIFICAÇÕES 7

1. INTRODUÇÃO 2 2. OBJECTO 2 3. RESPONSÁVEL DE SEGURANÇA 2 4. MEDIDAS DE PREVENÇÃO 2 ANEXO - LISTA DE VERIFICAÇÕES 7 Directivas Técnicas 01-02/2007 Prevenção de incêndios em hospitais Ficha técnica Número 01-02/2007 Data de publicação MAI 2007 Data última revisão MAI 2008 Revisão obrigatória MAI 2009 Autoria e edição

Leia mais

SEGURANÇA DE MÁQUINAS

SEGURANÇA DE MÁQUINAS SEGURANÇA DE MÁQUINAS SITUAÇÃO PERIGOSA: Toda a situação em que uma pessoa é exposta a um ou mais riscos ou fenómenos perigosos Zona perigosa Toda a zona interior e/ou ao redor de uma máquina, na qual

Leia mais

AN1.13 - DESCRIÇÃO DAS MEDIDAS DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

AN1.13 - DESCRIÇÃO DAS MEDIDAS DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO AN1.13 - DESCRIÇÃO DAS MEDIDAS DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO ÍNDICE 1. Organização da Segurança... 2 2. Medidas de Segurança de Protecção dos Trabalhadores... 3 3. Sinalização e Equipamentos de Segurança...

Leia mais

Riscos de Incêndio e Explosão

Riscos de Incêndio e Explosão 1) Introdução O fogo e as explosões estão na origem de grandes danos pessoais e materiais em instalações onde se desenvolvem atividades económicas. A promoção da segurança contra riscos de incêndio nos

Leia mais

Escolas. Segurança nas. Escolas. nas. Segurança. Escolas. Segurança das Escolas ajudar os órgãos de gestão dos estabelecimentos.

Escolas. Segurança nas. Escolas. nas. Segurança. Escolas. Segurança das Escolas ajudar os órgãos de gestão dos estabelecimentos. egurança Segurança Segurança A segurança deve ser uma preocupação comum a todos os membros da comunidade educativa pessoal docente e não docente, alunos, pais, encarregados de educação e representantes

Leia mais

PLANO DE TRABALHOS COM RISCOS ESPECIAIS Execução de pinturas

PLANO DE TRABALHOS COM RISCOS ESPECIAIS Execução de pinturas Página 1 de 7 PLANO DE TRABALHOS COM RISCOS ESPECIAIS Execução de pinturas Página 2 de 7 PROCESSO CONSTRUTIVO 1. EECUÇÃO DE PINTURAS Esta actividade consiste nos trabalhos de pinturas nas paredes simples

Leia mais

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR Vidas alheias, riquezas a salvar

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR Vidas alheias, riquezas a salvar CORPO DE BOMBEIROS MILITAR Vidas alheias, riquezas a salvar COMBATE A INCÊNDIOS E EXTINTORES Apresentação: 1º Sgt Evandro de Mello do Amaral FATORES DE ÊXITO NA PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS Estar em dia com

Leia mais

NR-23 Proteção Contra Incêndio

NR-23 Proteção Contra Incêndio NR-23 Proteção Contra Incêndio Fatores de Êxito na Prevenção de Incêndio PREPARAO PRÉVIO ESTAR EM DIA COM OS DOCUMENTOS DO BOMBEIRO; MANUTENÇÃO EM DIA; EQUIPAMENTOS ADEQUADOS AO RISCO; SINALIZAÇÃO; FAMILIARIZAÇÃO

Leia mais

Substâncias perigosas: Esteja atento, avalie e proteja

Substâncias perigosas: Esteja atento, avalie e proteja Substâncias perigosas: Esteja atento, avalie e proteja Sector da Limpeza Industrial www.campanhaquimicos.eu Avaliação de riscos na utilização de substâncias perigosas Campanha Europeia CARIT Comité dos

Leia mais

職 業 安 全 健 康 廳 Departamento de Segurança e Saúde Ocupacional. Lista de controle das condições de Segurança e Saúde Ocupacional para Hotelaria e afins

職 業 安 全 健 康 廳 Departamento de Segurança e Saúde Ocupacional. Lista de controle das condições de Segurança e Saúde Ocupacional para Hotelaria e afins Local de Trabalho 1 Manter o local de trabalho sempre limpo. 2 Não obstruir as vias de circulação. 3 Desimpedir as saídas de emergência e escapatórias. 4 Arrumar materiais ordenadamente e não demasiado

Leia mais

NORMA TÉCNICA N. O 004/2008

NORMA TÉCNICA N. O 004/2008 ESTADO DO CEARÁ SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR COORDENADORIA DE ATIVIDADES TÉCNICAS NORMA TÉCNICA N. O 004/2008 SISTEMA DE PROTEÇÃO POR APARELHOS EXTINTORES

Leia mais

A segurança como sinónimo de prevenção de acidentes engloba vários aspetos:

A segurança como sinónimo de prevenção de acidentes engloba vários aspetos: Fundamentos da segurança no trabalho A segurança como sinónimo de prevenção de acidentes engloba vários aspetos: Aspeto ético-sociais Segurança social 1 Aspeto jurídicos Legislação do trabalho Aspeto económicos

Leia mais

ARMAZENAGEM DE PRODUTOS QUÍMICOS

ARMAZENAGEM DE PRODUTOS QUÍMICOS ARMAZENAGEM DE PRODUTOS QUÍMICOS 2011 Índice 1. Sinalização... 3 2. Organização do Armazém... 3 3. Estabelecer um esquema de armazenamento para:... 4 4. Manter em local visível... 6 5. Deveres do Responsável

Leia mais

IT - 32 SUBESTAÇÕES ELÉTRICAS

IT - 32 SUBESTAÇÕES ELÉTRICAS IT - 32 SUBESTAÇÕES ELÉTRICAS SUMÁRIO ANEXO 1 Objetivo - Figuras, separações e afastamentos entre equipamentos e edificações. 2 Aplicação 3 Referências normativas e bibliográficas 4 Definições 5 Procedimentos

Leia mais

Portaria n.º 1276/2002 de 19 de Setembro

Portaria n.º 1276/2002 de 19 de Setembro Portaria n.º 1276/2002 de 19 de Setembro O artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 410/98, de 23 de Dezembro, que aprovou o Regulamento de Segurança contra Incêndio em Edifícios de Tipo Administrativo, determina

Leia mais

A) INCÊNDIO PROBLEMAS. SEGURANÇA contra INCÊNDIO e outros ACIDENTES:

A) INCÊNDIO PROBLEMAS. SEGURANÇA contra INCÊNDIO e outros ACIDENTES: P R O J E C T O i g r e j a s e g u r a SEGURANÇA contra INCÊNDIO e outros ACIDENTES: A) INCÊNDIO Para haver um incêndio é necessário haver um combustível (sólido, líquido ou gasoso), um comburente (o

Leia mais

Conceito de fogo. Elementos que compõem o fogo

Conceito de fogo. Elementos que compõem o fogo Conceito de fogo Fogo é um processo químico de transformação. Podemos também defini-lo como o resultado de uma reação química que desprende luz e calor devido à combustão de materiais diversos. Elementos

Leia mais

Art. 1 Aprovar e colocar em vigor a NORMA TÉCNICA N 03/2015-CBMDF, na forma do anexo a presente Portaria.

Art. 1 Aprovar e colocar em vigor a NORMA TÉCNICA N 03/2015-CBMDF, na forma do anexo a presente Portaria. Sistema Integrado de Normas Jurídicas do Distrito Federal SINJ-DF PORTARIA N 09, DE 20 DE MARÇO DE 2015. Aprova a Norma Técnica N 03/2015- CBMDF - Sistema de Proteção por Extintores de Incêndio. O COMANDANTE-GERAL

Leia mais

Resolução da Assembleia da República n.º 64/98 Convenção n.º 162 da Organização Internacional do Trabalho, sobre a segurança na utilização do amianto.

Resolução da Assembleia da República n.º 64/98 Convenção n.º 162 da Organização Internacional do Trabalho, sobre a segurança na utilização do amianto. Resolução da Assembleia da República n.º 64/98 Convenção n.º 162 da Organização Internacional do Trabalho, sobre a segurança na utilização do amianto. Aprova, para ratificação, a Convenção n.º 162 da Organização

Leia mais

Riscos Ambientais. Projeto dos Requisitos das Instalações. -Segurança. -Conforto. - Requisitos legais

Riscos Ambientais. Projeto dos Requisitos das Instalações. -Segurança. -Conforto. - Requisitos legais Projeto dos Requisitos das Instalações Riscos Ambientais -Segurança -Conforto - Requisitos legais ILUMINAÇÃO 1.Nível de Iluminamento adequado[lux=lúmen/m2] ABNT: NBR5413, NB 57 e TB 23 2.Contrastes 3.Ofuscamento

Leia mais

Manda o Governo, pelos Ministros da Administração Interna e da Economia, o seguinte:

Manda o Governo, pelos Ministros da Administração Interna e da Economia, o seguinte: A leitura deste documento, que transcreve o conteúdo do Decreto-Lei n.º 1063/97, de 21 de Outubro, não substitui a consulta da sua publicação em Diário da República. Portaria n.º 1063/97 de 21 de Outubro

Leia mais

Informação a comunicar ao público sobre estabelecimento abrangido pelo regime de prevenção de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas

Informação a comunicar ao público sobre estabelecimento abrangido pelo regime de prevenção de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas Informação a comunicar ao público sobre estabelecimento abrangido pelo regime de prevenção de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas Porquê ler este documento? Terminal da Trafaria OZ Energia

Leia mais

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS 1 TAREFA ASSISTÊNCIA À CONTAGEM EM PT S E SISTEMAS DE ALIMENTAÇÃO E COMANDO IP (ILUMINAÇÃO PÚBLICA)

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS 1 TAREFA ASSISTÊNCIA À CONTAGEM EM PT S E SISTEMAS DE ALIMENTAÇÃO E COMANDO IP (ILUMINAÇÃO PÚBLICA) PP. 1/9 FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS 1 TAREFA ASSISTÊNCIA À CONTAGEM EM PT S E SISTEMAS DE ALIMENTAÇÃO E COMANDO IP (ILUMINAÇÃO PÚBLICA) 2 DESCRIÇÃO Trabalhos diversos relacionados com a

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA Pag. 1/6 Número de Telefone de Emergência Centro de Informação Anti-Venosos (CIAV): 808 250 143 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 1.1 Identificação da substância: Nome do Produto: INCKGROU- Incrementador

Leia mais

PRÉ-FABRICAÇÃO QUE MAIS VALIA PARA A SEGURANÇA?

PRÉ-FABRICAÇÃO QUE MAIS VALIA PARA A SEGURANÇA? INDICE - Enquadramento legislativo PRÉ-FABRICAÇÃO QUE MAIS VALIA PARA A SEGURANÇA? - Princípios Gerais da Prevenção - Orientações da directiva estaleiros - O custo dos acidentes - Análise de riscos das

Leia mais

ILUMINAÇÃO DE SEGURANÇA

ILUMINAÇÃO DE SEGURANÇA ILUMINAÇÃO DE CIRCULAÇÃO OU DE EVACUAÇÃO Tem como objectivo permitir a evacuação das pessoas em segurança, garantindo ao longo dos caminhos de evacuação condições de visão e de evacuação adequadas e possibilitar

Leia mais

INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA E INSTALAÇÃO

INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA E INSTALAÇÃO l INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA E INSTALAÇÃO DOCUMENTO TRADUZIDO A PARTIR DO ORIGINAL IMPORTANTE: Deverá ler atentamente todos os documentos antes do armazenamento, da instalação ou da utilização do material

Leia mais

Projecto de diploma. que estabelece o regime jurídico aplicável aos aparelhos áudio portáteis

Projecto de diploma. que estabelece o regime jurídico aplicável aos aparelhos áudio portáteis Projecto de diploma que estabelece o regime jurídico aplicável aos aparelhos áudio portáteis A exposição prolongada ao ruído excessivo é, a nível mundial, a maior causa de distúrbios auditivos. O ruído

Leia mais

Plataforma móvel de trabalho em altura Manual de Instruções

Plataforma móvel de trabalho em altura Manual de Instruções Spot Picker V 0.1 Plataforma móvel de trabalho em altura Manual de Instruções SPOT JET Serviços de Manutenção Industrial, Lda Rua D. Luís de Noronha n.º 22, 4 Dto. 1050-072 Lisboa Portugal Tel. (+351)

Leia mais

Mod 10-381 rev 0. Manual de Boas Práticas Ambientais. Prestadores de Serviços de Manutenção de Material Circulante

Mod 10-381 rev 0. Manual de Boas Práticas Ambientais. Prestadores de Serviços de Manutenção de Material Circulante Mod 10-381 rev 0 Manual de Boas Práticas Ambientais Prestadores de Serviços de Manutenção de Material Circulante Mensagem do Conselho de Administração Mensagem do Conselho de Administração A implementação

Leia mais

PUBLICAÇÕES: TECNOMETAL n.º 162 (Janeiro/Fevereiro de 2006) KÉRAMICA n.º 282 (Janeiro/Fevereiro de 2007)

PUBLICAÇÕES: TECNOMETAL n.º 162 (Janeiro/Fevereiro de 2006) KÉRAMICA n.º 282 (Janeiro/Fevereiro de 2007) TÍTULO: Agentes Físicos - Vibrações AUTORIA: Paula Mendes PUBLICAÇÕES: TECNOMETAL n.º 162 (Janeiro/Fevereiro de 2006) KÉRAMICA n.º 282 (Janeiro/Fevereiro de 2007) INTRODUÇÃO O Decreto-Lei n.º 46/2006,

Leia mais

Substâncias perigosas: Esteja atento, avalie e proteja

Substâncias perigosas: Esteja atento, avalie e proteja Substâncias perigosas: Esteja atento, avalie e proteja Sector da Panificação www.campanhaquimicos.eu Avaliação de riscos na utilização de substâncias perigosas Campanha Europeia CARIT Comité dos Altos

Leia mais

FORMAÇÃO 2013/ 2014 1. ACESSO A ESTRUTURAS. 1.2. Acesso a Estruturas c/ Resgate e Salvamento. 1.7. Acesso a Estruturas e Instalador de Linhas de Vida

FORMAÇÃO 2013/ 2014 1. ACESSO A ESTRUTURAS. 1.2. Acesso a Estruturas c/ Resgate e Salvamento. 1.7. Acesso a Estruturas e Instalador de Linhas de Vida FORMAÇÃO 2013/ 2014 1. ACESSO A ESTRUTURAS 1.1. Acesso a Estruturas 1.2. Acesso a Estruturas c/ Resgate e Salvamento 1.3. Verificação de Acesso a Estruturas 1.4. Acesso a Espaços Confinados 1.5. Instaladores

Leia mais

Instrução Técnica nº 25/2011 - Segurança contra incêndio para líquidos combustíveis e inflamáveis - Parte 3 Armazenamento... 625

Instrução Técnica nº 25/2011 - Segurança contra incêndio para líquidos combustíveis e inflamáveis - Parte 3 Armazenamento... 625 Instrução Técnica nº 25/2011 - Segurança contra incêndio para líquidos combustíveis e inflamáveis - Parte 3 Armazenamento... 625 SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO

Leia mais

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS PP. 1/7 FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS 1 TAREFA GRUAS TORRE 2 DESCRIÇÃO As gruas torre são máquinas utilizadas para elevação de cargas (por meio de um cabo), e transporte dentro de um raio

Leia mais

NE 01: DIAS E HORÁRIOS (ART.9º DO REGULAMENTO GERAL)

NE 01: DIAS E HORÁRIOS (ART.9º DO REGULAMENTO GERAL) NORMAS ESPECÍFICAS ÍNDICE NE 01: DIAS E HORÁRIOS (ART.9º DO REGULAMENTO GERAL)... 2 NE 02: ACESSO DE VEÍCULOS AO MERCADO (ART.11º DO REGULAMENTO GERAL)... 3 NE 03: CIRCULAÇÃO INTERNA (ART.12º DO REGULAMENTO

Leia mais

NPT 015 CONTROLE DE FUMAÇA PARTE 8 18 ASPECTOS DE SEGURANÇA DO PROJETO DE SISTEMA DE CONTROLE DE FUMAÇA

NPT 015 CONTROLE DE FUMAÇA PARTE 8 18 ASPECTOS DE SEGURANÇA DO PROJETO DE SISTEMA DE CONTROLE DE FUMAÇA Janeiro 2012 Vigência: 08 Janeiro 2012 NPT 015 Controle de fumaça Parte 8 Aspectos de segurança CORPO DE BOMBEIROS BM/7 Versão: 02 Norma de Procedimento Técnico 6 páginas SUMÁRIO 18 Aspectos de segurança

Leia mais

Manda o Governo, pelos Ministros de Estado e das Finanças, do Ambiente, do Ordenamento do

Manda o Governo, pelos Ministros de Estado e das Finanças, do Ambiente, do Ordenamento do Diploma: Ministérios das Finanças e da Administração Pública, do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, da Economia e da Inovação, da Agricultura, do Desenvolvimento Rural

Leia mais

MINISTÉRIOS DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA E DA ECONOMIA. N. o 244 21-10-1997 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-B

MINISTÉRIOS DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA E DA ECONOMIA. N. o 244 21-10-1997 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-B N. o 244 21-10-1997 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-B 5689 8 No desempenho das suas funções, o chefe de projecto é equiparado para todos os efeitos legais a director-geral e os chefes de projecto-adjuntos

Leia mais

RISCOS ESPECIAIS. Obra:" Infraestruturas da AUGI 42 Casal do Sapo Sesimbra

RISCOS ESPECIAIS. Obra: Infraestruturas da AUGI 42 Casal do Sapo Sesimbra Escavação/Abertura de valas Factores de risco - Invasão do espaço do estaleiro por veículos rodoviários - Danificação das paredes da vala devido às cargas exercidas pela passagem dos veículos rodoviários

Leia mais

Guia Prático do Certificado Energético da Habitação

Guia Prático do Certificado Energético da Habitação Guia Prático do Certificado Energético da Habitação Fonte: ADENE O QUE É UM CERTIFICADO ENERGÉTICO? Um Certificado Energético (CE) de um edifício ou fracção autónoma é o documento emitido no âmbito do

Leia mais

PLANO DE GESTÃO DE RESIDUOS ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. IDENTIFICAÇÃO DOS RESÍDUOS PRODUZIDOS... 4 3. MODO OPERATIVO... 5 4. RESPONSABILIDADES...

PLANO DE GESTÃO DE RESIDUOS ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. IDENTIFICAÇÃO DOS RESÍDUOS PRODUZIDOS... 4 3. MODO OPERATIVO... 5 4. RESPONSABILIDADES... PLANO DE GESTÃO DE RESIDUOS ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. IDENTIFICAÇÃO DOS RESÍDUOS PRODUZIDOS... 4 3. MODO OPERATIVO... 5 3.1. FASE DE PLANEAMENTO (PRÉ-OBRA)...5 3.2. FASE DE CONSTRUÇÃO...5 3.2.1. Deposição

Leia mais

Impostos sobre os veículos automóveis ligeiros de passageiros *

Impostos sobre os veículos automóveis ligeiros de passageiros * P6_TA(2006)0334 Impostos sobre os veículos automóveis ligeiros de passageiros * Resolução legislativa do Parlamento Europeu sobre uma proposta de directiva do Conselho relativa à tributação aplicável aos

Leia mais

Decreto do Governo n.º 1/85 Convenção n.º 155, relativa à segurança, à saúde dos trabalhadores e ao ambiente de trabalho

Decreto do Governo n.º 1/85 Convenção n.º 155, relativa à segurança, à saúde dos trabalhadores e ao ambiente de trabalho Decreto do Governo n.º 1/85 Convenção n.º 155, relativa à segurança, à saúde dos trabalhadores e ao ambiente de trabalho O Governo, cumprido o disposto nos artigos 4.º e seguintes da Lei n.º 16/79, de

Leia mais

Automatismos Industriais

Automatismos Industriais Automatismos Industriais Introdução à Pneumática Nos actuais sistemas de automação a pneumática é um elemento muito importante pois está presente num vasto numero de aplicações, seja como sistema totalmente

Leia mais

PNV Divulgação de Boas Práticas. Rede de Frio. Ana Paula Abreu

PNV Divulgação de Boas Práticas. Rede de Frio. Ana Paula Abreu PNV Divulgação de Boas Práticas Rede de Frio Dezembro 2011 Ana Paula Abreu S. Farmacêuticos A efectividade e a segurança das vacinas dependem também das suas condições de transporte, de conservação e de

Leia mais

PRIMEIRO A SEGURANÇA. Armazenamento e Manuseamento Seguro de Produtos de Limpeza e de Desinfecção. Seguir as Regras de Segurança:

PRIMEIRO A SEGURANÇA. Armazenamento e Manuseamento Seguro de Produtos de Limpeza e de Desinfecção. Seguir as Regras de Segurança: Seguir as Regras de Segurança: 1. Seguir sempre as recomendações e instruções de aplicação dos produtos de limpeza e de desinfecção. 2. Observar os pictogramas de perigo, as advertências de perigo e as

Leia mais

DOMÓTICA, VIDEOPORTEIRO E SISTEMAS DE SEGURANÇA

DOMÓTICA, VIDEOPORTEIRO E SISTEMAS DE SEGURANÇA 17 DOMÓTICA, VIDEOPORTEIRO E SISTEMAS DE SEGURANÇA 207 17. DOMÓTICA, VIDEOPORTEIRO E SISTEMAS DE SEGURANÇA 17.1 INTRODUÇÃO Para que os investidores, operadores e ocupantes possam usufruir dos edifícios

Leia mais

31995L0063. Página Web 1 de 7. Jornal Oficial nº L 335 de 30/12/1995 p. 0028-0036

31995L0063. Página Web 1 de 7. Jornal Oficial nº L 335 de 30/12/1995 p. 0028-0036 Página Web 1 de 7 Avis juridique important 31995L0063 Directiva 95/63/CE do Conselho, de 5 de Dezembro de 1995, que altera a Directiva 89/655/CEE, relativa às prescrições mínimas de segurança e de saúde

Leia mais

Um sistema bem dimensionado permite poupar, em média, 70% a 80% da energia necessária para o aquecimento de água que usamos em casa.

Um sistema bem dimensionado permite poupar, em média, 70% a 80% da energia necessária para o aquecimento de água que usamos em casa. Mais Questões Isildo M. C. Benta, Assistência Técnica Certificada de Sistemas Solares Quanto poupo se instalar um painel solar térmico? Um sistema bem dimensionado permite poupar, em média, 70% a 80% da

Leia mais

Módulo 2 - Sistemas básicos de proteção passiva contra incêndio

Módulo 2 - Sistemas básicos de proteção passiva contra incêndio Módulo 2 - Sistemas básicos de proteção passiva contra incêndio Apresentação do módulo Os sistemas de proteção contra incêndio e pânico são classificados em duas categorias distintas: proteção passiva

Leia mais

GUIA DA LEGISLAÇÃO COMUNITÁRIA INDÚSTRIA AUTOMÓVEL

GUIA DA LEGISLAÇÃO COMUNITÁRIA INDÚSTRIA AUTOMÓVEL GUIA DA LEGISLAÇÃO COMUNITÁRIA INDÚSTRIA AUTOMÓVEL AFIA Setembro 2010 Guia elaborado no âmbito do INO_COOP Programa de dinamização de factores intangíveis de competitividade das empresas fornecedoras da

Leia mais

Infra estrutura precária Máquinas e Equipamentos

Infra estrutura precária Máquinas e Equipamentos Variável: Infra estrutura precária Máquinas e Equipamentos Participantes do Aprofundamento da Variável: Coordenador: Mário Vinícius Bueno Cerâmica Betel - Uruaçu-Go Colaboradores: Juarez Rodrigues dos

Leia mais

GuiadeProjectoeObra ANEXO I- TERMINOLOGIA

GuiadeProjectoeObra ANEXO I- TERMINOLOGIA GuiadeProjectoeObra ANEXO I- A B C Acessórios Aparelhos Bateria de Contadores Boca de Incêndio Tamponada Boca de Rega Boca Tamponada Bomba Caixa de Contador Caleira Técnica Canalete Canalização Canalização

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E VIAÇAO ESCRITÓRIO DE PROJETOS E OBRAS

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E VIAÇAO ESCRITÓRIO DE PROJETOS E OBRAS PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E VIAÇAO ESCRITÓRIO DE PROJETOS E OBRAS Anexo XIII - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PARA INSTALAÇÕES DE PREVENÇÃO DE INCÊNDIO Obra: Edifício

Leia mais

Serviços de SEGURANÇA do TRABALHO

Serviços de SEGURANÇA do TRABALHO Serviços de SEGURANÇA do TRABALHO Auditorias Técnicas de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, visam parametrizar Instalações, Equipamentos e materiais Manuseamento de máquinas e produtos químicos Equipamentos

Leia mais

Trabalho Realizado por: Filipa Sanches e Sílvio Dias 26/11/2011

Trabalho Realizado por: Filipa Sanches e Sílvio Dias 26/11/2011 2011 Trabalho Realizado por: Filipa Sanches e Sílvio Dias 26/11/2011 Índice: Níveis de probabilidades e respectiva caracterização Pág. 3 Níveis de gravidade e respectiva caracterização Pág. 4 Avaliação

Leia mais

Requisitos do Sistema de Gestão de Segurança para a Prevenção de Acidentes Graves (SGSPAG)

Requisitos do Sistema de Gestão de Segurança para a Prevenção de Acidentes Graves (SGSPAG) Requisitos do Sistema de Gestão de Segurança para a Prevenção de Acidentes Graves (SGSPAG) Política de Prevenção de Acidentes Graves Revisão Revisão Identificação e avaliação dos riscos de acidentes graves

Leia mais

Armazenagem de Mercadorias

Armazenagem de Mercadorias Especialização Armazenagem de Mercadorias Armazenagem de Mercadorias Os objectivos da armazenagem eficiente serão concretizados se a empresa providenciar espaços adequados ao produto que comercializa e

Leia mais

Ingredientes que contribuam para o perigo: Nome químico ou genérico n CAS % Classificação e rotulagem - - - -

Ingredientes que contribuam para o perigo: Nome químico ou genérico n CAS % Classificação e rotulagem - - - - FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ Nome do produto: ENZIMAX HTD Página 1 de 5 1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto: ENZIMAX HTD Nome da Empresa: INDÚSTRIA

Leia mais

REGRAS DE SEGURANÇA NO LABORATÓRIO (NO FINAL DO MANUAL)

REGRAS DE SEGURANÇA NO LABORATÓRIO (NO FINAL DO MANUAL) A segurança no laboratório de química Os laboratórios são lugares de trabalho que necessariamente não são perigosos, desde que sejam tomadas certas precauções. Todos aqueles que trabalham em laboratório

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ. Produto: POROSO SC - C Data da última revisão: 01/11/2010 Página: 1 de 5 POROSO SC - C

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ. Produto: POROSO SC - C Data da última revisão: 01/11/2010 Página: 1 de 5 POROSO SC - C Data da última revisão: 01/11/2010 Página: 1 de 5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome: Código interno de identificação: 000884 Nome da empresa: Endereço: POROSO SC - C Telefone para emergências:

Leia mais

PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO. Material elaborado pelo Professor Edison T Rego

PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO. Material elaborado pelo Professor Edison T Rego PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO Material elaborado pelo Professor Edison T Rego SISTEMA DE PROTEÇÃO POR EXTINTORES Extintores Sistema de proteção mais simples e mais usado Tem como objetivo: Armazenar os agentes

Leia mais

Sugere-se a passagem dos slides e explicação sumário durante 5 a 10 minutos. 2/19/2014 Instituto Superior Técnico

Sugere-se a passagem dos slides e explicação sumário durante 5 a 10 minutos. 2/19/2014 Instituto Superior Técnico DECivil, Fevereiro 2014 A necessidade A segurança e as respostas a emergências são aspectos vitais em qualquer organização e edifício. Assim importa assegurar que no DECivil os colaboradores (docentes

Leia mais

1. Introdução 2. 2. As funções da embalagem 2. 3. Classificação das embalagens 5. 4. Principais características dos materiais de embalagem 6

1. Introdução 2. 2. As funções da embalagem 2. 3. Classificação das embalagens 5. 4. Principais características dos materiais de embalagem 6 Capítulo I CONCEITOS GERAIS SOBRE EMBALAGEM 1. Introdução 2 2. As funções da embalagem 2 3. Classificação das embalagens 5 4. Principais características dos materiais de embalagem 6 5. O ambiente e a embalagem

Leia mais

Gestão do Risco e da Qualidade no Desenvolvimento de Software

Gestão do Risco e da Qualidade no Desenvolvimento de Software Gestão do Risco e da Qualidade no Desenvolvimento de Software Questionário Taxinómico do Software Engineering Institute António Miguel 1. Constrangimentos do Projecto Os Constrangimentos ao Projecto referem-se

Leia mais

Aquecimento / Arrefecimento forma de climatização pela qual é possível controlar a temperatura mínima num local.

Aquecimento / Arrefecimento forma de climatização pela qual é possível controlar a temperatura mínima num local. ANEXO I CONCEITOS E DEFINIÇÕES (A) Águas quentes sanitárias (AQS) é a água potável a temperatura superior a 35ºC utilizada para banhos, limpezas, cozinha e outros fins específicos, preparada em dispositivo

Leia mais

SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL. Indústria da Panificação

SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL. Indústria da Panificação SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL Indústria da Panificação PROGRAMAÇÃO: Palestra Segurança Geral - SESI - Segurança do Trabalho; - Riscos Ambientais e Acidentes do Trabalho; - PPRA/PCMSO; - Normas regulamentadoras;

Leia mais

Código: CHCB.PI..EST.01 Edição: 1 Revisão: 0 Páginas:1 de 12. 1. Objectivo. 2. Aplicação

Código: CHCB.PI..EST.01 Edição: 1 Revisão: 0 Páginas:1 de 12. 1. Objectivo. 2. Aplicação Código: CHCB.PI..EST.01 Edição: 1 Revisão: 0 Páginas:1 de 12 1. Objectivo o Estabelecer normas para o processamento dos dispositivos médicos, baseadas em padrões de qualidade. o Estabelecer condições de

Leia mais

COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS. Proposta de DECISÃO DO CONSELHO

COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS. Proposta de DECISÃO DO CONSELHO COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS Bruxelas, 1.7.2005 COM(2005) 291 final Proposta de DECISÃO DO CONSELHO que altera o anexo II da Directiva 2000/53/CE do Parlamento Europeu e do Conselho relativa aos

Leia mais

PARLAMENTO EUROPEU. Comissão do Meio Ambiente, da Saúde Pública e da Política do Consumidor

PARLAMENTO EUROPEU. Comissão do Meio Ambiente, da Saúde Pública e da Política do Consumidor PARLAMENTO EUROPEU 1999 2004 Comissão do Meio Ambiente, da Saúde Pública e da Política do Consumidor 31 de Março de 2004 PE 340.787/1-10 ALTERAÇÕES 1-10 Projecto de relatório (PE 340.787) Hans Blokland

Leia mais

Conclusões CAPÍTULO 7 CONCLUSÕES. O Ambiente Interior e a Saúde dos Ocupantes de Edifícios de Habitação. 217

Conclusões CAPÍTULO 7 CONCLUSÕES. O Ambiente Interior e a Saúde dos Ocupantes de Edifícios de Habitação. 217 Conclusões CAPÍTULO 7 CONCLUSÕES O Ambiente Interior e a Saúde dos Ocupantes de Edifícios de Habitação. 217 Capítulo 7 7. CONCLUSÕES 7.1. CONSIDERAÇÕES FINAIS 7.2. SÍNTESE DE INOVAÇÃO 7.3. DESENVOLVIMENTOS

Leia mais

Programa Janela Eficiente tem potencial de negócio de 500 milhões 08/03/11, 18:31

Programa Janela Eficiente tem potencial de negócio de 500 milhões 08/03/11, 18:31 1 de 9 Programa Janela Eficiente tem potencial de negócio de 500 milhões 08/03/11, 18:31 NOTÍCIAS A substituição de janelas antigas por janelas eficientes pode gerar na indústria, um potencial de negócio

Leia mais

1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA

1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA FISPQ Nº. 038/BR REVISÃO: 00 Página 1 de 5 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Código interno de identificação do produto: Nome da empresa: Endereço: HOMOPOLÍMERO DE POLIPROPILENO

Leia mais

Segurança com serra mármore. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho

Segurança com serra mármore. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho Segurança com serra mármore Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho Segurança da área de trabalho Mantenha a área de trabalho sempre limpa e bem iluminada. Áreas de trabalho desorganizadas

Leia mais

Índice. Página 1 de 10

Índice. Página 1 de 10 Índice 1 - Identificação do projecto...2 2 - Introdução...2 2.1 - Objectivo...2 3 - Caracterização do Edifício...2 3.1 - Descrição geral...2 3.2 - Implantação do Edifício...3 3.3 - Evacuação...3 3.3.1

Leia mais

INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO

INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO ANTES DE UTILIZAR A PLACA DE FOGÃO SUGESTÕES PARA A PROTECÇÃO DO AMBIENTE PRECAUÇÕES E RECOMENDAÇÕES GERAIS SUGESTÕES PARA POUPANÇA DE ENERGIA CUIDADOS E MANUTENÇÃO GUIA PARA RESOLUÇÃO

Leia mais

Ficha de Segurança. 1. Identificação da preparação e da companhia

Ficha de Segurança. 1. Identificação da preparação e da companhia 1. Identificação da preparação e da companhia Nome do Produto/Preparação Código do produto Uso específico Ver Ficha Técnica do Produto. Métodos de aplicação Ver Ficha Técnica do Produto. Nome da Empresa

Leia mais

D I R E C Ç Ã O D E I N S T R U Ç Ã O

D I R E C Ç Ã O D E I N S T R U Ç Ã O PROVA DE AVALIAÇÃO TÉCNICO- MILITAR (PARTE ESPECÍFICA) Operadores de Sistemas de assistência e Socorros OPSAS ESTRUTURA DA PROVA Disciplina Organização e Sistemas de Comando e Controlo Segurança e Higiene

Leia mais

PROTOCOLO ENERGIA POSITIVA CONTRA A OBESIDADE

PROTOCOLO ENERGIA POSITIVA CONTRA A OBESIDADE PROTOCOLO ENERGIA POSITIVA CONTRA A OBESIDADE A incidência e a prevalência quer da pré-obesidade quer da obesidade têm vindo a aumentar na União Europeia e, também, em Portugal, constituindo um importante

Leia mais

UVW 9. SÍNTESE DE IMPACTES

UVW 9. SÍNTESE DE IMPACTES 9. SÍNTESE DE IMPACTES Um dos objectivos fundamentais deste Estudo de Ambiental é o de identificar os impactes diferenciais da utilização de RIP como combustíveis alternativos. Assim, a existência ou não

Leia mais

Seminário Eficiência Energética : Políticas, Incentivos e Soluções. Sertã, 06 de Junho 2011

Seminário Eficiência Energética : Políticas, Incentivos e Soluções. Sertã, 06 de Junho 2011 Seminário Eficiência Energética : Políticas, Incentivos e Soluções Promover a eficiência energética É tornar o mundo melhor e mais assustentável tá e ADENE Agência para a Energia Paulo Nogueira Auditório

Leia mais

O ACOMPANHAMENTO TÉCNICO COMO CONTRIBUTO PARA A MELHORIA DO DESEMPENHO DA INDÚSTRIA EXTRACTIVA

O ACOMPANHAMENTO TÉCNICO COMO CONTRIBUTO PARA A MELHORIA DO DESEMPENHO DA INDÚSTRIA EXTRACTIVA O ACOMPANHAMENTO TÉCNICO COMO CONTRIBUTO PARA A MELHORIA DO DESEMPENHO DA INDÚSTRIA EXTRACTIVA Guerreiro, Humberto Eng. de Minas - Visa Consultores, S.A., Oeiras. 1. INTRODUÇÃO Na exploração de minas e

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA Produto: NITROQUISA 20,5 Pág. 1 de 6 1. Designação de substância/preparação e empresa NITROQUISA 20,5 Adubo granulado Empresa: Agroquisa Agroquímicos, S.A. Rua dos Navegantes, 48-53 1200-732 LISBOA Tel:

Leia mais

Aquecimento Doméstico

Aquecimento Doméstico Aquecimento Doméstico Grande variedade de escolha Dos cerca de 4.000 kwh de energia consumidos por uma família portuguesa durante o ano, 15% é destinado ao aquecimento ambiente. A zona climática, o tipo

Leia mais

Os agentes extintores mais usados são: água Água + adiivos espuma pó químico dióxido de carbono

Os agentes extintores mais usados são: água Água + adiivos espuma pó químico dióxido de carbono Escolha do agente extintor Os agentes extintores mais usados são: água Água + adiivos espuma pó químico dióxido de carbono É de notar que não se refere as substâncias halogenados por se encontrarem proibidos

Leia mais

De acordo com o Regulamento (CE) 453/2010. 1.2. Utilizações identificadas relevantes da substância ou mistura e utilizações desaconselhadas

De acordo com o Regulamento (CE) 453/2010. 1.2. Utilizações identificadas relevantes da substância ou mistura e utilizações desaconselhadas 1 de 5 SECÇÃO 1. IDENTIFICAÇÃO DA SUBSTÂNCIA/MISTURA E DA SOCIEDADE/EMPRESA 1.1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO Nome do produto: Urea Referência(s) de catálogo: MB19701, 1000 g Marca: NZYTech Número REACH: não

Leia mais

DIVISÃO DE PROMOÇÃO E VIGILÂNCIA DA SAÚDE (DPVS) RESPONSÁVEIS: EQUIPE DE SEGURANÇA DO TRABALHO S.T.

DIVISÃO DE PROMOÇÃO E VIGILÂNCIA DA SAÚDE (DPVS) RESPONSÁVEIS: EQUIPE DE SEGURANÇA DO TRABALHO S.T. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRO-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS COORDENAÇÃO DE ATENÇÃO INTEGRAL A SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DIVISÃO DE PROMOÇÃO E VIGILÂNCIA

Leia mais

Direcção-Geral da Solidariedade e Segurança Social

Direcção-Geral da Solidariedade e Segurança Social Direcção-Geral da Solidariedade e Segurança Social Janeiro/2004 Í N D I C E INTRODUÇÃO Págs. 1. Conceito 2. Objectivos. Destinatários 4. Serviços prestados 5. Capacidade 6. Recursos Humanos 7. Organização

Leia mais

Posição da SPEA sobre a Energia Eólica em Portugal. Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves

Posição da SPEA sobre a Energia Eólica em Portugal. Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves Posição da SPEA sobre a Energia Eólica em Portugal Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves 1. Introdução A energia eólica é a fonte de energia que regista maior crescimento em todo o mundo. A percentagem

Leia mais

NOTA TÉCNICA nº 08 Complementar do Regime Jurídico de SCIE

NOTA TÉCNICA nº 08 Complementar do Regime Jurídico de SCIE NOTA TÉCNICA nº 08 Complementar do Regime Jurídico de SCIE RESUMO Definir o tempo de resposta exigido ao socorro e os meios humanos e materiais adequados ao combate a incêndios (grau de prontidão), para

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 37/2011

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 37/2011 Instrução Técnica nº 37/2011 - Subestação elétrica 739 SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 37/2011 Subestação

Leia mais

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS PP. 1/9 FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS 1 TAREFA ABERTURA DE VALAS OU TRINCHEIRAS 2 DESCRIÇÃO Nos trabalhos realizados em valas ocorrem com frequência acidentes graves e fatais devido principalmente

Leia mais

Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade Avaliação Sumativa - Ciências Físico - Químicas 11.º Ano - Ano Lectivo 09/10

Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade Avaliação Sumativa - Ciências Físico - Químicas 11.º Ano - Ano Lectivo 09/10 Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade Avaliação Sumativa - Ciências Físico - Químicas 11.º Ano - Ano ectivo 09/10 Duração da Actividade: 90 minutos Data: 04/ 12 / 09 Responda com clareza às questões

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 37/2004

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 37/2004 SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Aplicação INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 37/2004 Subestação Elétrica ANEXO Modelo

Leia mais