Evolução das Consolas de Jogos de Video

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Evolução das Consolas de Jogos de Video"

Transcrição

1 Evolução das Consolas de Jogos de Video 1 FCT Faculdade Nova de Lisboa Expressão e Comunicação

2 1 2

3 º Desde sempre que os jogos acompanham a humanidade. Artefactos encontrados no antigo Egipto provam que já há milhares de anos os nossos antepassados se divertiam com jogos de tabuleiro. º Os jogos de vídeo são bastante mais recentes, pois para a sua invenção foi necessária a invenção dos computadores. Os primeiros computadores eram lentos, demasiado grandes e menos poderosos do que uma simples calculadora de bolso actual.

4 º Desde sempre que os jogos acompanham a humanidade. Artefactos encontrados no antigo Egipto provam que já há milhares de anos os nossos antepassados se divertiam com jogos de tabuleiro. º Os jogos de vídeo são bastante mais recentes, pois para a sua invenção foi necessária a invenção dos computadores. Os primeiros computadores eram lentos, demasiado grandes e menos poderosos do que uma simples calculadora de bolso actual.

5 º Depois da Segunda Guerra Mundial, os computadores deixaram de ser objectos apenas existentes nos mais avançados laboratórios tecnológicos e passaram a existir também em universidades e grandes empresas. º No ano de 1983, há um grande crash na indústria das consolas de jogos de vídeo, mas esta rapidamente recupera, para não mais parar de evoluir!

6 º Depois da Segunda Guerra Mundial, os computadores deixaram de ser objectos apenas existentes nos mais avançados laboratórios tecnológicos e passaram a existir também em universidades e grandes empresas. º No ano de 1983, há um grande crash na indústria das consolas de jogos de vídeo, mas esta rapidamente recupera, para não mais parar de evoluir!

7 A primeira consola de jogos de vídeo foi inventada por Ralph Baer em Chamava-se "Brown Box". Em 1972, Ralph Baer juntamente com a Magnavox lançam para o mercado a primeira consola ocial, a Magnavox Odyssey. A consola não tinha som e os grácos hoje em dia seriam considerados bastante primitivos.

8 Uma máquina de arcada da Atari com o jogo Pong estava a ter tanto sucesso em 1973 que a marca decidiu também lançar o jogo numa consola dois anos mais tarde, em No mesmo ano, a Magnavox decide melhorar a sua consola e lança não uma mas duas novas consolas novas, as Magnavox Odyssey 100 e 200. Os jogos continuavam os mesmos, apenas com algumas alterações a nível de grácos e controladores. Sem surpresa, para competir com a Magnavox, a Atari apareceu também com novas consolas tais como a famosa Atari 2600.

9 Uma máquina de arcada da Atari com o jogo Pong estava a ter tanto sucesso em 1973 que a marca decidiu também lançar o jogo numa consola dois anos mais tarde, em No mesmo ano, a Magnavox decide melhorar a sua consola e lança não uma mas duas novas consolas novas, as Magnavox Odyssey 100 e 200. Os jogos continuavam os mesmos, apenas com algumas alterações a nível de grácos e controladores. Sem surpresa, para competir com a Magnavox, a Atari apareceu também com novas consolas tais como a famosa Atari 2600.

10 Uma máquina de arcada da Atari com o jogo Pong estava a ter tanto sucesso em 1973 que a marca decidiu também lançar o jogo numa consola dois anos mais tarde, em No mesmo ano, a Magnavox decide melhorar a sua consola e lança não uma mas duas novas consolas novas, as Magnavox Odyssey 100 e 200. Os jogos continuavam os mesmos, apenas com algumas alterações a nível de grácos e controladores. Sem surpresa, para competir com a Magnavox, a Atari apareceu também com novas consolas tais como a famosa Atari 2600.

11 A Nintendo, uma empresa que foi a principal fabricante de consolas durante quase 3 décadas, lançou as suas primeiras consolas entre 1977 e Mais uma vez, várias empresas apareceram mas nenhuma conseguiu atingir o sucesso. De uma forma similar a Magnavox também continuou a fazer as mais consolas, mas foi perdendo a sua notoriedade a pouco e pouco.

12 A Nintendo, uma empresa que foi a principal fabricante de consolas durante quase 3 décadas, lançou as suas primeiras consolas entre 1977 e Mais uma vez, várias empresas apareceram mas nenhuma conseguiu atingir o sucesso. De uma forma similar a Magnavox também continuou a fazer as mais consolas, mas foi perdendo a sua notoriedade a pouco e pouco.

13 Os anos de ouro da indústria dos jogos de vídeo chegaram: - Grandes avanços nas tecnologias dos jogos; - Os anos 80 foram um período de inovação (novos tipos de jogos, como luta, plataforma e aventura); - Aparecem grandes clássicos como Pac-Man (1980), Mario Bros (1983), The Legend of Zelda (1986), Final Fantasy (1987), Golden Axe (1988), entre outros. Sega e Nintendo dominaram esta década. A primeira consola da Sega, SG-1000 foi lançada em Esta abriu caminho para a sua bem-sucedida sucessora a Sega Mastar System (1985). Mesmo assim, a consolas lançada pela Nintendo em 1983, a Nintendo Entertainment System (NES) levou a melhor, sendo a mais vendida da sua geração.

14 Os anos de ouro da indústria dos jogos de vídeo chegaram: - Grandes avanços nas tecnologias dos jogos; - Os anos 80 foram um período de inovação (novos tipos de jogos, como luta, plataforma e aventura); - Aparecem grandes clássicos como Pac-Man (1980), Mario Bros (1983), The Legend of Zelda (1986), Final Fantasy (1987), Golden Axe (1988), entre outros. Sega e Nintendo dominaram esta década. A primeira consola da Sega, SG-1000 foi lançada em Esta abriu caminho para a sua bem-sucedida sucessora a Sega Mastar System (1985). Mesmo assim, a consolas lançada pela Nintendo em 1983, a Nintendo Entertainment System (NES) levou a melhor, sendo a mais vendida da sua geração.

15 Os anos de ouro da indústria dos jogos de vídeo chegaram: - Grandes avanços nas tecnologias dos jogos; - Os anos 80 foram um período de inovação (novos tipos de jogos, como luta, plataforma e aventura); - Aparecem grandes clássicos como Pac-Man (1980), Mario Bros (1983), The Legend of Zelda (1986), Final Fantasy (1987), Golden Axe (1988), entre outros. Sega e Nintendo dominaram esta década. A primeira consola da Sega, SG-1000 foi lançada em Esta abriu caminho para a sua bem-sucedida sucessora a Sega Mastar System (1985). Mesmo assim, a consolas lançada pela Nintendo em 1983, a Nintendo Entertainment System (NES) levou a melhor, sendo a mais vendida da sua geração.

16 A luta pela liderança do mercado manteve-se entre a Sega e a Nintendo. Em 1988, a Sega lança a sua mais famosa consola, a Mega Drive/Genesis. Como estratégia de contra ataque, a Nintendo apresenta em 1990 a Super Nintendo Entertainment System. A SNK Neo Geo, famosa pelas suas máquinas de arcada, foi avante com a ideia de trazer às consolas a experiência das máquinas de arcada em A Neo Geo AES, equipada com grácos fenomenais devido ao maior tamanho dos jogos.

17 A luta pela liderança do mercado manteve-se entre a Sega e a Nintendo. Em 1988, a Sega lança a sua mais famosa consola, a Mega Drive/Genesis. Como estratégia de contra ataque, a Nintendo apresenta em 1990 a Super Nintendo Entertainment System. A SNK Neo Geo, famosa pelas suas máquinas de arcada, foi avante com a ideia de trazer às consolas a experiência das máquinas de arcada em A Neo Geo AES, equipada com grácos fenomenais devido ao maior tamanho dos jogos.

18 A luta pela liderança do mercado manteve-se entre a Sega e a Nintendo. Em 1988, a Sega lança a sua mais famosa consola, a Mega Drive/Genesis. Como estratégia de contra ataque, a Nintendo apresenta em 1990 a Super Nintendo Entertainment System. A SNK Neo Geo, famosa pelas suas máquinas de arcada, foi avante com a ideia de trazer às consolas a experiência das máquinas de arcada em A Neo Geo AES, equipada com grácos fenomenais devido ao maior tamanho dos jogos.

19 Surgiram os jogos em CD's. A primeira consola a suportar CD's foi lançada pela Phillips em 1991, a CD-i. Em 1992, apareceu a NEC TurboGrafx-CD. A Atari lançou a sua última consola em 1993, a Atari Jaguar que competiria com os outros sistemas de 16-bit como a Sega Genesis ou a SNES.

20 Surgiram os jogos em CD's. A primeira consola a suportar CD's foi lançada pela Phillips em 1991, a CD-i. Em 1992, apareceu a NEC TurboGrafx-CD. A Atari lançou a sua última consola em 1993, a Atari Jaguar que competiria com os outros sistemas de 16-bit como a Sega Genesis ou a SNES.

21 Surgiram os jogos em CD's. A primeira consola a suportar CD's foi lançada pela Phillips em 1991, a CD-i. Em 1992, apareceu a NEC TurboGrafx-CD. A Atari lançou a sua última consola em 1993, a Atari Jaguar que competiria com os outros sistemas de 16-bit como a Sega Genesis ou a SNES.

22 Surgiram os jogos em CD's. A primeira consola a suportar CD's foi lançada pela Phillips em 1991, a CD-i. Em 1992, apareceu a NEC TurboGrafx-CD. A Atari lançou a sua última consola em 1993, a Atari Jaguar que competiria com os outros sistemas de 16-bit como a Sega Genesis ou a SNES.

23 Em 1994, a Sony lança a Playstation. Ao mesmo tempo, a Sega lança mais consolas da série Mega Drive/Genesis, a Genesis 2 (1994) e Genesis 3 (1997). A Nintendo manteve-se nos sistemas com cassetes e não avançou para os CD's com a Nintendo 64. A SNK Neo Geo avançou com uma versão em 1994.

24 Em 1994, a Sony lança a Playstation. Ao mesmo tempo, a Sega lança mais consolas da série Mega Drive/Genesis, a Genesis 2 (1994) e Genesis 3 (1997). A Nintendo manteve-se nos sistemas com cassetes e não avançou para os CD's com a Nintendo 64. A SNK Neo Geo avançou com uma versão em 1994.

25 Em 1994, a Sony lança a Playstation. Ao mesmo tempo, a Sega lança mais consolas da série Mega Drive/Genesis, a Genesis 2 (1994) e Genesis 3 (1997). A Nintendo manteve-se nos sistemas com cassetes e não avançou para os CD's com a Nintendo 64. A SNK Neo Geo avançou com uma versão em 1994.

26 Em 1994, a Sony lança a Playstation. Ao mesmo tempo, a Sega lança mais consolas da série Mega Drive/Genesis, a Genesis 2 (1994) e Genesis 3 (1997). A Nintendo manteve-se nos sistemas com cassetes e não avançou para os CD's com a Nintendo 64. A SNK Neo Geo avançou com uma versão em 1994.

27 Em 1998 a Sega lança uma nova consola, a Sega Dreamcast. Dois anos mais tarde, a Sony lança a PlayStation 2. Em 2001, aparece no mercado a Microsoft com a sua muito bem recebida Xbox, com um sistema de jogo online, a Xbox Live. Em 2004 apareceu a consola XaviXPORT, uma consola com sistema de cassetes e que tinha controladores que pareciam equipamentos desportivos para interagir com os jogos.

28 Em 1998 a Sega lança uma nova consola, a Sega Dreamcast. Dois anos mais tarde, a Sony lança a PlayStation 2. Em 2001, aparece no mercado a Microsoft com a sua muito bem recebida Xbox, com um sistema de jogo online, a Xbox Live. Em 2004 apareceu a consola XaviXPORT, uma consola com sistema de cassetes e que tinha controladores que pareciam equipamentos desportivos para interagir com os jogos.

29 Em 1998 a Sega lança uma nova consola, a Sega Dreamcast. Dois anos mais tarde, a Sony lança a PlayStation 2. Em 2001, aparece no mercado a Microsoft com a sua muito bem recebida Xbox, com um sistema de jogo online, a Xbox Live. Em 2004 apareceu a consola XaviXPORT, uma consola com sistema de cassetes e que tinha controladores que pareciam equipamentos desportivos para interagir com os jogos.

30 Em 1998 a Sega lança uma nova consola, a Sega Dreamcast. Dois anos mais tarde, a Sony lança a PlayStation 2. Em 2001, aparece no mercado a Microsoft com a sua muito bem recebida Xbox, com um sistema de jogo online, a Xbox Live. Em 2004 apareceu a consola XaviXPORT, uma consola com sistema de cassetes e que tinha controladores que pareciam equipamentos desportivos para interagir com os jogos.

31 Na actual geração de consolas, apenas há espaço para três competidores, Xbox 360, PlayStation 3 e Nintendo Wii. As 3 consolas possuem expansões como o MotionPlus para a Wii (2009) o Kinect para a Xbox 360 (2010) e o Move para a PlayStation 3 (2010). Estas três expansões envolvem a capacidade de reconhecer os movimentos do jogador. A EVO Smart Console (2008), que parece ser promissora com os seus grácos HD, acesso à internet, 120 GB e 2 GB de RAM.

32 Na actual geração de consolas, apenas há espaço para três competidores, Xbox 360, PlayStation 3 e Nintendo Wii. As 3 consolas possuem expansões como o MotionPlus para a Wii (2009) o Kinect para a Xbox 360 (2010) e o Move para a PlayStation 3 (2010). Estas três expansões envolvem a capacidade de reconhecer os movimentos do jogador. A EVO Smart Console (2008), que parece ser promissora com os seus grácos HD, acesso à internet, 120 GB e 2 GB de RAM.

33 Na actual geração de consolas, apenas há espaço para três competidores, Xbox 360, PlayStation 3 e Nintendo Wii. As 3 consolas possuem expansões como o MotionPlus para a Wii (2009) o Kinect para a Xbox 360 (2010) e o Move para a PlayStation 3 (2010). Estas três expansões envolvem a capacidade de reconhecer os movimentos do jogador. A EVO Smart Console (2008), que parece ser promissora com os seus grácos HD, acesso à internet, 120 GB e 2 GB de RAM.

34 Resumidamente.. Os jogos de video atravessaram um longo caminho desde os longínquos tempos de jogos como o Pong ou o Pac Man. Podemos hoje em dia disfrutar, no conforto de nossas casas, de jogos com excelentes grácos 3D e uma fenomenal intercatividade tomando como garantidos cada pequeno e subltil melhoramento feito em cada consola.

35 Bibliograa Bibliograa [1] Evolution of home video game consoles [online] Available: video-game-consoles [2] History of video games [online] Available: [3] The evolution of gaming: computers, consoles, and arcade [online] Available: [4] Evolution of Home Video Game Consoles: [online] Available:

36 Bibliograa Bibliograa [1] Evolution of home video game consoles [online] Available: video-game-consoles [2] History of video games [online] Available: [3] The evolution of gaming: computers, consoles, and arcade [online] Available: [4] Evolution of Home Video Game Consoles: [online] Available:

37 Bibliograa Bibliograa [1] Evolution of home video game consoles [online] Available: video-game-consoles [2] History of video games [online] Available: [3] The evolution of gaming: computers, consoles, and arcade [online] Available: [4] Evolution of Home Video Game Consoles: [online] Available:

38 Bibliograa Bibliograa [1] Evolution of home video game consoles [online] Available: video-game-consoles [2] History of video games [online] Available: [3] The evolution of gaming: computers, consoles, and arcade [online] Available: [4] Evolution of Home Video Game Consoles: [online] Available:

4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Matemática Nome: A EVOLUÇÃO DOS CONSOLES

4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Matemática Nome: A EVOLUÇÃO DOS CONSOLES 4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Matemática Nome: Texto I A EVOLUÇÃO DOS CONSOLES Na década de 1960 surgiam os primeiros videogames. De lá para cá, os consoles e plataformas gamers sofreram

Leia mais

O Boom Tecnológico dos Últimos 40 Anos

O Boom Tecnológico dos Últimos 40 Anos O Boom Tecnológico Dos Últimos 40 Anos Leonardo Vieira Tomás Rogeiro FCT-UNL 2012 O Boom Tecnológico 1 Computadores e Armazenamento 2 3 4 5 6 7 Boom Tecnologico 1 Computadores e Armazenamento 2 3 4 5 6

Leia mais

História das Consolas de Jogos

História das Consolas de Jogos FCT-UNL Expressao e Comunicação 2011/2012 1 Origem 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Origem Em 1958 Willy Higinbotham e Rovert Dvorak desenvolveram um sistema de simulação de um jogo de ténis virtual ao qual chamaram

Leia mais

Top 10 videojogos de sempre... segundo a Metacritic

Top 10 videojogos de sempre... segundo a Metacritic Top 10 videojogos de sempre... segundo a Metacritic Date : 3 de Outubro de 2015 Hoje vamos recordar quais os 10 melhores videojogos já alguma vez criados. Lembram-se daqueles jogos tão espetaculares, que

Leia mais

Aula: 13.2 Conteúdo: - Os jogos eletrônicos e computadorizados DINÂMICA LOCAL INTERATIVA I APRENDER A APRENDER APRENDER A APRENDER EDUCAÇÃO FÍSICA

Aula: 13.2 Conteúdo: - Os jogos eletrônicos e computadorizados DINÂMICA LOCAL INTERATIVA I APRENDER A APRENDER APRENDER A APRENDER EDUCAÇÃO FÍSICA Aula: 13.2 Conteúdo: - Os jogos eletrônicos e computadorizados Habilidades: - Identificar as implicações dos jogos eletrônicos e computadorizados na vida dos sujeitos Da pedra aos jogos eletrônicos Histórico

Leia mais

Gestão da Qualidade em Projetos

Gestão da Qualidade em Projetos Gestão da Qualidade em Projetos Fonte: Clemente, James P. Gestão de Projetos. Cengage Learning. 2015 São Paulo O que é escopo? Escopo Escopo se refere a aquilo que se pretende atingir. É um substantivo

Leia mais

A (R)evolução dos Games

A (R)evolução dos Games A (R)evolução dos Games Meu Histórico... Guilherme Camargo, 37 anos Formação em Comunicação Social pela ESPM/97 FGV, Fundação Dom Cabral, Kellogg Marketing Academy + de 15 anos de experiência em consumo

Leia mais

Interação Humana com Computador

Interação Humana com Computador Interação Humana com Computador Tecnologias de Computadores André Ferraz N.º24881 Jason Costa N.º25231 Ana Pereira N.º25709 IHC Estudo, planeamento e desenho de uma interação entre o utilizador e computadores.

Leia mais

Sumário. Organização de Computadores Módulo 3. Primeira Geração Válvulas (1945 1955) Primeira Geração Válvulas (1945 1955)

Sumário. Organização de Computadores Módulo 3. Primeira Geração Válvulas (1945 1955) Primeira Geração Válvulas (1945 1955) Sumário M. Sc. Luiz Alberto lasf.bel@gmail.com www.professorluizalberto.com.br Organização de Computadores Módulo 3 1. História da Arquitetura de Computadores - Continuação 1.1. 1.2. Segunda Geração Transistores

Leia mais

DISPOSITIVOS DE BLOCO. Professor: João Paulo de Brito Gonçalves

DISPOSITIVOS DE BLOCO. Professor: João Paulo de Brito Gonçalves DISPOSITIVOS DE BLOCO Professor: João Paulo de Brito Gonçalves INTRODUÇÃO Periférico Dispositivo conectado a um computador de forma a possibilitar sua interação com o mundo externo. Conectados ao computador

Leia mais

Aula 06. Memórias RAM

Aula 06. Memórias RAM Aula 06 Memórias RAM Memória RAM As memórias RAM são responsáveis por armazenar as informações que estão em uso no computador, fazendo com que o acesso aos dados seja mais rápido. 17/01/2013 2 Encapsulamento

Leia mais

Estudo de Caso da Nintendo

Estudo de Caso da Nintendo Estudo de Caso da Nintendo Roberto Paulo da Silva Pinto Junior robertjr@furnas.com.br 1 Universidade Federal Fluminense (UFF), Centro Tecnológico - Niterói, RJ, Brasil 2 Furnas Centrais Elétricas S.A.

Leia mais

Técnico em Informática - Instalação e Manutenção de Computadores PROCESSADORES

Técnico em Informática - Instalação e Manutenção de Computadores PROCESSADORES Técnico em Informática - Instalação e Manutenção de Computadores PROCESSADORES Processador... 2 Clock... 5 Multiplicador de clock / FSB... 6 Memória Cache... 6 Processador O processador é o cérebro do

Leia mais

INTRODUÇÃO À ROBÓTICA

INTRODUÇÃO À ROBÓTICA Material de estudo 2010 INTRODUÇÃO À ROBÓTICA André Luiz Carvalho Ottoni Introdução à Robótica Capítulo 1 - Introdução Robótica é um ramo da tecnologia que engloba mecânica, eletrônica e computação, que

Leia mais

Evolução das Consolas

Evolução das Consolas Paulo Martins Téssio Medeiros Departamento de Informática UNL-FCT Trabalho de Expressão e Comunicação, 2012 Evolução e história das consolas 1 Introdução 2 3 Xbox Playstation Nintendo 4 5 6 Introdução

Leia mais

soluções inovadoras para desafios de negócios Manual explicativo do quadro do modelo de negócios passo a passo com exemplos

soluções inovadoras para desafios de negócios Manual explicativo do quadro do modelo de negócios passo a passo com exemplos soluções inovadoras para desafios de negócios Manual explicativo do quadro do modelo de negócios passo a passo com exemplos O quadro do modelo de negócios O Business Model Canvas (Quadro do Modelo de Negócios)

Leia mais

ADVERGAMES. Esqueça banners, pop ups e spams. O marke;ng digital sai da obscuridade com um chamariz bem mais simpá;co e eficiente: O ENTRETENIMENTO

ADVERGAMES. Esqueça banners, pop ups e spams. O marke;ng digital sai da obscuridade com um chamariz bem mais simpá;co e eficiente: O ENTRETENIMENTO ADVERGAMES Esqueça banners, pop ups e spams. O marke;ng digital sai da obscuridade com um chamariz bem mais simpá;co e eficiente: O ENTRETENIMENTO Evolução dos Games 1972 Odyssey (Philips) 1973 Atari 2600

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES. lrarcades. www.lrarcades.com. info@lrarcades.com 2016 L&R ARCADES V.1.2-BR

MANUAL DE INSTRUÇÕES. lrarcades. www.lrarcades.com. info@lrarcades.com 2016 L&R ARCADES V.1.2-BR 2016 L&R ARCADES V.1.2-BR MANUAL DE INSTRUÇÕES A L&R Arcades é a materialização do sonho dos amigos Luiz Lavos, designer gráfico com incursões pelo mundo da luthieria e obcecado por detalhes, e Hernán

Leia mais

Conceitos e Evolução Capítulos 1 e 2

Conceitos e Evolução Capítulos 1 e 2 Aula 2 ARQUITETURA DE COMPUTADORES Conceitos e Evolução Capítulos 1 e 2 Prof. Osvaldo Mesquita E-mail: oswaldo.mesquita@gmail.com 1/48 CONTEÚDO DA AULA Conceitos Importantes O que é arquitetura de computadores?

Leia mais

GRUPO IV 2 o BIMESTRE PROVA A

GRUPO IV 2 o BIMESTRE PROVA A A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: 6 o ano (5 a série) Período: MANHÃ Data: 12/5/2010 PROVA GRUPO GRUPO IV 2 o BIMESTRE PROVA

Leia mais

A Evolução Gráfica nos Jogos de Computador

A Evolução Gráfica nos Jogos de Computador A Evolução Gráfica nos Jogos de Computador Henrique Costa Nos últimos trinta anos, assistimos uma evolução tecnológica que permitiu aos jogos de computador passarem de uma simples modulação de sinal de

Leia mais

Introdução/Histórico da Informática. O Computador

Introdução/Histórico da Informática. O Computador Universidade do Contestado Campus Concórdia Curso de Engenharia Civil Prof.: Maico Petry Introdução/Histórico da Informática O Computador DISCIPLINA: Informática Aplicada para Engenharia Idade da Pedra

Leia mais

Uma Breve História dos Jogos

Uma Breve História dos Jogos Uma Breve História dos Jogos Escavações arqueológicas encontraram diversos jogos que datam centenas de anos antes de cristo, mas a ideia de jogo pode ser relacionada às primeiras brincadeiras que pais

Leia mais

1. Introdução. 1.1 Contextualização do problema e questão-problema

1. Introdução. 1.1 Contextualização do problema e questão-problema 1. Introdução 1.1 Contextualização do problema e questão-problema A indústria de seguros no mundo é considerada uma das mais importantes tanto do ponto de vista econômico como do ponto de vista social.

Leia mais

Ano Lectivo 2012/2013. Governo da República Portuguesa

Ano Lectivo 2012/2013. Governo da República Portuguesa Ano Lectivo 2012/2013 Governo da República Portuguesa Não há a mínima dúvida de que hoje em dia não podemos viver sem os computadores. Eles são infiltrados em todos os aspectos das nossas vidas, são eles

Leia mais

Aula 2 Sistemas de Numeração (Revisão)

Aula 2 Sistemas de Numeração (Revisão) Aula 2 Sistemas de Numeração (Revisão) Anderson L. S. Moreira anderson.moreira@recife.ifpe.edu.br http://dase.ifpe.edu.br/~alsm 1 O que fazer com essa apresentação 2 Agenda Breve revisão da aula anterior

Leia mais

Introdução à Computação. Conceitos básicos sobre computadores. ISEP DEI, Angelo Martins 2006 Conceitos básicos sobre computadores - 1

Introdução à Computação. Conceitos básicos sobre computadores. ISEP DEI, Angelo Martins 2006 Conceitos básicos sobre computadores - 1 Introdução à Computação Conceitos básicos sobre computadores ISEP DEI, Angelo Martins 2006 Conceitos básicos sobre computadores - 1 Conteúdo Computadores Apresentação sumária da estrutura interna dos computadores

Leia mais

Título: A Indústria De Videogames Sob O Enfoque Do Modelo Delta

Título: A Indústria De Videogames Sob O Enfoque Do Modelo Delta Título: A Indústria De Videogames Sob O Enfoque Do Modelo Delta Resumo Autoria: Luiz Alberto Marcondes Homen de Mello e Castro, André Hein Kliemann Com a mudança do ambiente competitivo empresarial e o

Leia mais

PLANO DE AULA. DESAFIOS SONOBE: Conteúdos da geometria euclidiana

PLANO DE AULA. DESAFIOS SONOBE: Conteúdos da geometria euclidiana UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Educação Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/UFPR Projeto Interdisciplinar Pedagogia e Matemática 1 Tema: Origami PLANO DE AULA DESAFIOS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ BRUNO DE ALCÂNTARA AS ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO NA INDÚSTRIA DE CONSOLES: O CASO DO PLAYSTATION

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ BRUNO DE ALCÂNTARA AS ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO NA INDÚSTRIA DE CONSOLES: O CASO DO PLAYSTATION UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ BRUNO DE ALCÂNTARA AS ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO NA INDÚSTRIA DE CONSOLES: O CASO DO PLAYSTATION CURITIBA 2014 BRUNO DE ALCÂNTARA AS ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO NA INDÚSTRIA DE

Leia mais

Montepio, Portugal. Tecnologia de recirculação de notas na optimização dos processos de autenticação e de escolha por qualidade

Montepio, Portugal. Tecnologia de recirculação de notas na optimização dos processos de autenticação e de escolha por qualidade Montepio, Portugal Tecnologia de recirculação de notas na optimização dos processos de autenticação e de escolha por qualidade A qualidade e fiabilidade dos recirculadores Vertera foram determinantes na

Leia mais

Jogos digitais: interfaces gráficas e interação

Jogos digitais: interfaces gráficas e interação Jogos digitais: interfaces gráficas e interação Thais Arrias Weiller 1 Resumo Há algumas décadas, as novas mídias vêm paulatinamente fazendo parte de nossa vida. Este contato se deu de forma mais poderosa

Leia mais

HIERARQUIA DE MEMÓRIAS

HIERARQUIA DE MEMÓRIAS MEMÓRIA SECUNDARIA HIERARQUIA DE MEMÓRIAS Memórias Memória Secundaria Memória Terciária Sigla NOME TECNOLOGIA ROM Read Only Memory (memória somente de leitura) Gravada na fábrica uma única vez PROM EPROM

Leia mais

Seminário discute o desenvolvimento de sonares com tecnologia nacional

Seminário discute o desenvolvimento de sonares com tecnologia nacional Seminário discute o desenvolvimento de sonares com tecnologia nacional Inaugurado em julho deste ano, o Laboratório de Tecnologia Sonar (LabSonar) do Instituto de Pós- Graduação e Pesquisa de Engenharia

Leia mais

Futebol Mundial Redefinido, Restruturado, Revitalizado

Futebol Mundial Redefinido, Restruturado, Revitalizado Futebol Mundial Redefinido, Restruturado, Revitalizado A FIFA deverá recuperar o seu estado enquanto organização de confiança, profissional e com uma gestão sólida, que respeita as necessidades e as circunstâncias

Leia mais

EDITORA JOGOS DE TABULEIRO EVENTOS LIVE ACTION ROLE PLAY

EDITORA JOGOS DE TABULEIRO EVENTOS LIVE ACTION ROLE PLAY EDITORA JOGOS DE TABULEIRO EVENTOS LIVE ACTION ROLE PLAY EMPRESA ÀREAS DE ACTUAÇÃO A Torre de Jogos é uma empresa portuguesa especializada em jogos de tabuleiro e de vida real (LARP). Dedicamos toda a

Leia mais

Magic Games Um Mundo de Possibilidades 1

Magic Games Um Mundo de Possibilidades 1 Magic Games Um Mundo de Possibilidades 1 Cibelle Israel De Souza MACÊDO 2 Eryckson De Lima SANTANA 3 Fernando Antonio Teixeira LIBERATO 4 Gilberto De Barros Lins NETO 5 Marcella Rosseline Travassos Amorim

Leia mais

CPU Unidade Central de Processamento. História e progresso

CPU Unidade Central de Processamento. História e progresso CPU Unidade Central de Processamento História e progresso O microprocessador, ou CPU, como é mais conhecido, é o cérebro do computador e é ele que executa todos os cálculos e processamentos necessários,

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 3

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 3 ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 3 Índice 1. História da Arquitetura de Computadores - Continuação..3 1.1. Primeira Geração Válvulas (1945 1955)... 3 1.2. Segunda Geração Transistores (1955 1965)...

Leia mais

36 Anais da Semana de Ciência e Tecnologia, Ouro Preto, v. 4, p. 1 120, 2012.

36 Anais da Semana de Ciência e Tecnologia, Ouro Preto, v. 4, p. 1 120, 2012. CONTROLE À DISTÂNCIA DE UM MOTOR UTILIZANDO RECURSOS DE VISÃO COMPUTACIONAL Matheus Henrique Almeida Nascimento 1, Gean Carlo Neves Correa 2, Cristiano Lúcio Cardoso Rodrigues 3 e Sílvia Grasiella Moreira

Leia mais

Interacção Humano-Computador 2012/2013-2º Semestre. Trabalho Prático nº2: Projecto e Desenvolvimento de uma Aplicação Interactiva

Interacção Humano-Computador 2012/2013-2º Semestre. Trabalho Prático nº2: Projecto e Desenvolvimento de uma Aplicação Interactiva Interacção Humano-Computador 2012/2013-2º Semestre Trabalho Prático nº2: Projecto e Desenvolvimento de uma Aplicação Interactiva Entrega no Moodle até 27 de Maio às 23h50m: Apresentação final e código

Leia mais

ESTAMOS TODOS NO MESMO BARCO

ESTAMOS TODOS NO MESMO BARCO ESTAMOS TODOS NO MESMO BARCO Há muitos anos, Tom era funcionário de uma empresa muito preocupada com a educação. Um dia, o executivo principal decidiu que ele e todo grupo gerencial, um total de 12 pessoas,

Leia mais

Montagem e Manutenção. Luís Guilherme A. Pontes

Montagem e Manutenção. Luís Guilherme A. Pontes Montagem e Manutenção Luís Guilherme A. Pontes Introdução Qual é a importância da Montagem e Manutenção de Computadores? Sistema Binário Sistema Binário Existem duas maneiras de se trabalhar e armazenar

Leia mais

Cronologia 1958 1962 1968 1971 1972

Cronologia 1958 1962 1968 1971 1972 Cronologia 1958 O primeiro jogo para computadores é inventado nos Estados Unidos pelo físico Willy Higinbotham, mais exatamente no laboratório de pesquisas militares Brooknaven National Laboratory. O programa

Leia mais

Um estudo sobre o desenvolvimento de jogos para portadores de necessidades especiais Proposta de Trabalho de Graduação em Ciência da Computação

Um estudo sobre o desenvolvimento de jogos para portadores de necessidades especiais Proposta de Trabalho de Graduação em Ciência da Computação UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE INFORMÁTICA Um estudo sobre o desenvolvimento de jogos para portadores de necessidades especiais Proposta de Trabalho de Graduação em Ciência da Computação

Leia mais

UM ESTUDO SOBRE A HISTÓRIA DOS JOGOS ELETRÔNICOS

UM ESTUDO SOBRE A HISTÓRIA DOS JOGOS ELETRÔNICOS UM ESTUDO SOBRE A HISTÓRIA DOS JOGOS ELETRÔNICOS Mônica de Lourdes Souza Batista, Patrícia Lima Quintão, Sérgio Muinhos Barroso Lima, Luciana Conceição Dias Campos, Thiago José de Souza Batista Bacharelado

Leia mais

O ESTUDO E A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA INTERFACE INTERATIVA PARA ENTRETENIMENTO DIGITAL

O ESTUDO E A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA INTERFACE INTERATIVA PARA ENTRETENIMENTO DIGITAL 26 a 29 de outubro de 2010 ISBN 978-85-61091-69-9 O ESTUDO E A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA INTERFACE INTERATIVA PARA ENTRETENIMENTO DIGITAL Maurílio Mardegan Mendes 1 ; Anderson Brito Garcia 1 ; Carlos Cezar

Leia mais

A Epistemologia de Humberto Maturana

A Epistemologia de Humberto Maturana ESPECIALIZAÇAO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO Fundamentos Históricos e Filosóficos das Ciências A Epistemologia de Humberto Maturana Prof. Nelson Luiz Reyes Marques Humberto Maturana Biólogo. Chileno,

Leia mais

Projeto de Interatividade II

Projeto de Interatividade II Projeto de Interatividade II As câmeras utilizadas nos jogos eletrônicos Para entendermos a forma como as câmeras são utilizadas nos jogos eletrônicos, precisamos compreender primeiro como o espaço dos

Leia mais

Aquisição de Parede de Escalada

Aquisição de Parede de Escalada Aquisição de Parede de Escalada Olá, começo esta proposta de uma forma pouco forma e invulgar, mas penso que será importante entender a motivação por trás de algo que acredito poder fazer a diferença na

Leia mais

TÍTULO: SIMULADOR DE SUSPENSÃO AUTOMOTIVA - SSA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E TECNOLOGIAS SUBÁREA: ENGENHARIAS

TÍTULO: SIMULADOR DE SUSPENSÃO AUTOMOTIVA - SSA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E TECNOLOGIAS SUBÁREA: ENGENHARIAS Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: SIMULADOR DE SUSPENSÃO AUTOMOTIVA - SSA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E TECNOLOGIAS

Leia mais

CIA. INDUSTRIAL VALE DO PARAÍBA S/A. UM CASO DE SUCESSO?

CIA. INDUSTRIAL VALE DO PARAÍBA S/A. UM CASO DE SUCESSO? CIA. INDUSTRIAL VALE DO PARAÍBA S/A. UM CASO DE SUCESSO? Autoria: Amadeu Nosé Junior Mestre em Administração de Empresas Universidade Presbiteriana Mackenzie A Cia. Industrial Vale do Paraíba S/A., é uma

Leia mais

Área Cultura, Língua e Comunicação; UFCD CLC_5 - Cultura, Comunicação e Média. Reflexão

Área Cultura, Língua e Comunicação; UFCD CLC_5 - Cultura, Comunicação e Média. Reflexão Área Cultura, Língua e Comunicação; UFCD CLC_5 - Cultura, Comunicação e Média Reflexão As Tecnologias de Informação e Comunicação na minha Vida Pessoal e Profissional A quando do meu nascimento, no dia

Leia mais

Escola Secundária de Paços de Ferreira Trabalho Pratico Organização de Eventos

Escola Secundária de Paços de Ferreira Trabalho Pratico Organização de Eventos Escola Secundária de Paços de Ferreira Trabalho Pratico Organização de Eventos Organização de uma Festa de Aniversário Tânia Marlene Silva Nº21 Novembro de 2009 Conteúdo Introdução... 3 Preparação... 4

Leia mais

ESPÍRITO EMPREEENDEDOR NO IPS. Aplicação do Carland Entrepreneurship Index = Resultados =

ESPÍRITO EMPREEENDEDOR NO IPS. Aplicação do Carland Entrepreneurship Index = Resultados = ESPÍRITO EMPREEENDEDOR NO IPS Aplicação do Carland Entrepreneurship Index = Resultados = Índice O que é o Carland Entrepreneurship Index (CEI)?... 3 Caracterização dos perfis empreendedores segundo o CEI:...

Leia mais

Consolas de Jogos: Perspetiva de Evolução Histórica e Comparação com os Computadores de Uso Pessoal

Consolas de Jogos: Perspetiva de Evolução Histórica e Comparação com os Computadores de Uso Pessoal 1 : Perspetiva de Evolução Histórica e Comparação com os Computadores de Uso Pessoal Lucas Brandão de Sousa e Ricardo Tavares Ferreira Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Porto, Portugal

Leia mais

mspeed (modelling and Simulation of Emergency Evacuation Dynamics) Modelo Dinâmico de Simulação Pedonal em Emergências

mspeed (modelling and Simulation of Emergency Evacuation Dynamics) Modelo Dinâmico de Simulação Pedonal em Emergências mspeed (modelling and Simulation of Emergency Evacuation Dynamics) João Emílio Almeida (FEUP) Rosaldo J. F. Rossetti (FEUP) António Leça Coelho (LNEC) 1 Estrutura da apresentação Simulação e simuladores

Leia mais

Estatísticas do Emprego 1º trimestre de 2010

Estatísticas do Emprego 1º trimestre de 2010 Estatísticas do Emprego 1º trimestre de 2010 18 de Maio de 2010 A taxa de desemprego foi de 10,6% no 1º trimestre de 2010 A taxa de desemprego estimada para o 1º trimestre de 2010 foi de 10,6%. Este valor

Leia mais

Peças para diferentes sites

Peças para diferentes sites Encontre aqui um apanhado de indicadores, estudos, análises e pesquisas de variadas fontes, todas vitais para avaliação e mensuração do desempenho e dos negócios no mundo digital. Confira Aunica The Tagnology

Leia mais

Case Study. Sport Lisboa e Benfica instala uma solução Wi-Fi no seu estádio.

Case Study. Sport Lisboa e Benfica instala uma solução Wi-Fi no seu estádio. Case Study Sport Lisboa e Benfica instala uma solução Wi-Fi no seu estádio. Case Study Objectivos Implementação de uma solução de Wi-Fi, permitindo mobilidade, densidade de utilizadores, qualidade de serviço,

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 609/XI/2.ª

PROJECTO DE LEI N.º 609/XI/2.ª Grupo Parlamentar PROJECTO DE LEI N.º 609/XI/2.ª Cria o Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família Exposição de motivos A Escola defronta-se hoje com uma multiplicidade de tarefas a que a sociedade e principalmente

Leia mais

Sobre o Jogo da Economia Brasileira

Sobre o Jogo da Economia Brasileira Sobre o Jogo da Economia Brasileira O Jogo da Economia Brasileira - pretende exercitar conceitos e mecanismos básicos que facilitem o entendimento do que vem acontecendo com a economia brasileira, a partir

Leia mais

Os Segredos da Produtividade. por Pedro Conceição

Os Segredos da Produtividade. por Pedro Conceição Os Segredos da Produtividade por Pedro Conceição Em 1950, cada português produzia durante uma hora de trabalho um quinto do que um trabalhador norte-americano conseguia na mesma hora. Em 1999 esta diferença

Leia mais

Por que você precisa de um Processador Gráfico?

Por que você precisa de um Processador Gráfico? Por que você precisa de um Processador Gráfico? Tudo que eu faço é ler emails e navegar na Internet. Bem você precisa de um processador gráfico Porque tudo está mudando Desde a maneira como você visualiza

Leia mais

FUNDAMENTOS DE HARDWARE CD-ROM. Professor Carlos Muniz

FUNDAMENTOS DE HARDWARE CD-ROM. Professor Carlos Muniz FUNDAMENTOS DE HARDWARE CD-Rom Até pouco tempo atrás, as opções mais viáveis para escutar música eram os discos de vinil e as fitas cassete. Porém, a Philips, em associação com outras empresas, desenvolveu

Leia mais

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA Luiz Cleber Soares Padilha Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande lcspadilha@hotmail.com Resumo: Neste relato apresentaremos

Leia mais

alegria, prazer, desejo e entusiasmo

alegria, prazer, desejo e entusiasmo ,, a ideia Os escalões de formação são, ou deveriam ser encarados por todos, como a base que pode garantir o futuro e até o sucesso de uma modalidade quer dentro de um clube quer a nível nacional. Actualmente

Leia mais

SIMCAP Simpósio de Computação Aplicada Cloud Computing

SIMCAP Simpósio de Computação Aplicada Cloud Computing SIMCAP Simpósio de Computação Aplicada Cloud Computing A importância da nuvem na indústria dos games. Fábio Araújo Quintas / 2009027846 Micaely Bernardo Freire/2009036250 Ana Carolina M. Castro / 2008117299

Leia mais

Press Release - Comunicado de Imprensa Programa de Torneios da Multiversus e Pressplay.

Press Release - Comunicado de Imprensa Programa de Torneios da Multiversus e Pressplay. Press Release - Comunicado de Imprensa Programa de Torneios da Multiversus e Pressplay. Lisboa, 30 de Setembro de 2014 - O evento de LAN Party - Meet up que terá lugar entre os dias 3 e 5 de Outubro, no

Leia mais

STC5 Redes de informação e comunicação

STC5 Redes de informação e comunicação STC5 Redes de informação e comunicação João Paulo Ferreira Técnico de organização de eventos Modulo: STC5 Redes de informação e comunicação Formador: Hélder Alvalade 0 Índice Introdução... 2 Desenvolvimento...

Leia mais

Artigo Opinião AEP /Novembro 2010 Por: Agostinho Costa

Artigo Opinião AEP /Novembro 2010 Por: Agostinho Costa Artigo Opinião AEP /Novembro 2010 Por: Agostinho Costa COMO ESTIMULAR A MUDANÇA NA SUA EMPRESA Parte II «O novo líder é aquele que envolve as pessoas na acção, que transforma seguidores em líderes, e que

Leia mais

O PAPEL EMPREENDEDOR NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE * PALAVRAS-CHAVE: Sistema de Gestão da Qualidade. Representante da Diretoria. ISO 9001.

O PAPEL EMPREENDEDOR NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE * PALAVRAS-CHAVE: Sistema de Gestão da Qualidade. Representante da Diretoria. ISO 9001. O PAPEL EMPREENDEDOR NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE * Adalberto Luiz de Souza ** RESUMO: Este texto tem por finalidade descrever o papel do representante da direção, referente ao atendimento de requisito

Leia mais

Metodologia. Entrevistas com usuárias brasileiras de Internet via questionário online.

Metodologia. Entrevistas com usuárias brasileiras de Internet via questionário online. Sophia Mind A Sophia Mind Pesquisa e Inteligência de Mercado é a empresa do grupo de comunicação feminina Bolsa de Mulher voltada para pesquisa e inteligência de mercado. Cem por cento focada em compreender

Leia mais

E Entrevistador E18 Entrevistado 18 Sexo Masculino Idade 29anos Área de Formação Técnico Superior de Serviço Social

E Entrevistador E18 Entrevistado 18 Sexo Masculino Idade 29anos Área de Formação Técnico Superior de Serviço Social Transcrição de Entrevista nº 18 E Entrevistador E18 Entrevistado 18 Sexo Masculino Idade 29anos Área de Formação Técnico Superior de Serviço Social E - Acredita que a educação de uma criança é diferente

Leia mais

Uma cena em extinção. Número de robôs que lucram investindo no mercado financeiro cresce e mostra que a economia pende cada vez mais para o virtual

Uma cena em extinção. Número de robôs que lucram investindo no mercado financeiro cresce e mostra que a economia pende cada vez mais para o virtual Finanças Uma cena em extinção Número de robôs que lucram investindo no mercado financeiro cresce e mostra que a economia pende cada vez mais para o virtual Ana Paula Baltazar Beto Barata/AE Se o desafio

Leia mais

Todos os sonhos do mundo

Todos os sonhos do mundo Todos os sonhos do mundo Desidério Murcho Universidade Federal de Ouro Preto Não sou nada. Nunca serei nada. Não posso querer ser nada. À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo. Fernando Pessoa

Leia mais

Henrique Moraes Ramos Disciplina: Computadores e Sociedade Professora: Andréa Charão Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Henrique Moraes Ramos Disciplina: Computadores e Sociedade Professora: Andréa Charão Universidade Federal de Santa Maria - UFSM A História dos Jogos de Computadores Henrique Moraes Ramos Disciplina: Computadores e Sociedade Professora: Andréa Charão Universidade Federal de Santa Maria - UFSM 16 de Outubro de 2007 Roteiro Década

Leia mais

Calendário e Regulamento do Campeonato Nacional PES 2013 - WORTEN

Calendário e Regulamento do Campeonato Nacional PES 2013 - WORTEN Calendário e Regulamento do Campeonato Nacional PES 2013 - WORTEN O Campeonato Nacional PES 2013 - Worten será disputado em partidas de 1 contra 1 no Pro Evolution Soccer 2013 para a PlayStation 3 e visa

Leia mais

OBJETIVOS Conquistar exposição qualificada e grande visibilidade para o lançamento do Xbox One perante a concorrência, cada vez mais acirrada.

OBJETIVOS Conquistar exposição qualificada e grande visibilidade para o lançamento do Xbox One perante a concorrência, cada vez mais acirrada. 2 CONTEXTO O mercado brasileiro de games é o quarto maior do mundo, atrás apenas de Estados Unidos, Japão e México, e apresenta um grande potencial de crescimento. O aumento de renda e acesso ao crédito

Leia mais

Fibra óptica. A. Lopes e A. Martins. Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologias. Janeiro de 2012

Fibra óptica. A. Lopes e A. Martins. Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologias. Janeiro de 2012 Fibra óptica A. Lopes e A. Martins Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologias Janeiro de 2012 Fibra óptica A fibra óptica: Foi inventada pelo físico indiano NARINDER SINGH KAPANY;

Leia mais

Design e inovação tecnológica na indústria de videogames: Nintendo, um estudo de caso

Design e inovação tecnológica na indústria de videogames: Nintendo, um estudo de caso Design e inovação tecnológica na indústria de videogames: Nintendo, um estudo de caso Rodrigo Brandão Paula Lins Flávio Lima Amilton Arruda André Neves Walter Correia Universidade Federal de Pernambuco,

Leia mais

13º Encontro / Cibercultura REALIDADES ALTERNATIVAS E AS NOVAS SOCIABILIDADES. O UNIVERSO DOS GAMES.

13º Encontro / Cibercultura REALIDADES ALTERNATIVAS E AS NOVAS SOCIABILIDADES. O UNIVERSO DOS GAMES. REALIDADES ALTERNATIVAS E AS NOVAS SOCIABILIDADES. O UNIVERSO DOS GAMES. Base dos slides: texto de Lúcia Santaella, Linguagens Líquidas na Era da Mobilidade. Principalmente, capítulos: 16 Games e Ambientes

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE economia solidária, ensino fundamental, jogos cooperativos, clube de troca. Introdução

PALAVRAS-CHAVE economia solidária, ensino fundamental, jogos cooperativos, clube de troca. Introdução ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA Economia solidária no ensino fundamental

Leia mais

Jogos Olímpicos de Verão - Londres 2012

Jogos Olímpicos de Verão - Londres 2012 Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores Investigação Operacional 2011.10.19 1 o Mini-teste Prova com consulta Duração: 1h30min Jogos Olímpicos de Verão - Londres 2012 Os Jogos

Leia mais

Pesquisa de Avaliação da Feira do Empreendedor 2010. Visitantes e Expositores SEBRAE/SE SETEMBRO/2010

Pesquisa de Avaliação da Feira do Empreendedor 2010. Visitantes e Expositores SEBRAE/SE SETEMBRO/2010 Pesquisa de Avaliação da Feira do Empreendedor 2010 Visitantes e Expositores SEBRAE/SE SETEMBRO/2010 Sumário Introdução 3 Objetivos Estratégicos 4 Metodologia 5 Resultados Estratégicos 9 Resultados Reação

Leia mais

ESTUDO STERN: Aspectos Económicos das Alterações Climáticas

ESTUDO STERN: Aspectos Económicos das Alterações Climáticas Resumo das Conclusões Ainda vamos a tempo de evitar os piores impactos das alterações climáticas, se tomarmos desde já medidas rigorosas. As provas científicas são presentemente esmagadoras: as alterações

Leia mais

Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha E-mail: veniciopaulo@gmail.com Site: www.veniciopaulo.com

Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha E-mail: veniciopaulo@gmail.com Site: www.veniciopaulo.com Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha E-mail: veniciopaulo@gmail.com Site: www.veniciopaulo.com Formação: Graduando em Analises e Desenvolvimento de Sistemas (8º Período) Pregoeiro / Bolsa de Valores

Leia mais

Microeconomia II. Cursos de Economia e de Matemática Aplicada à Economia e Gestão

Microeconomia II. Cursos de Economia e de Matemática Aplicada à Economia e Gestão Microeconomia II Cursos de Economia e de Matemática Aplicada à Economia e Gestão AULA 1.2 Conceitos de Equilíbrio em jogos não-cooperativos na forma normal Isabel Mendes 2007-2008 Na aula teórica 1.1 mostrámos

Leia mais

A ESCOLHA DOS TRABALHADORES

A ESCOLHA DOS TRABALHADORES A ESCOLHA DOS TRABALHADORES Economia A escolha dos trabalhadores Em princípio, são duas as escolhas relevantes aqui: Trabalhar ou não trabalhar? Trabalhar quanto? A escolha dos trabalhadores Benefícios

Leia mais

HISTÓRIA DA COMPUTAÇÃO

HISTÓRIA DA COMPUTAÇÃO HISTÓRIA DA COMPUTAÇÃO Apesar da maior parte do público leigo considerar computação e computador termos necessariamente interligados, a história da computação é mais antiga do que o componente físico que

Leia mais

8 de Março 2011- E urgente acabar com as discriminações que a mulher continua sujeita em Portugal Pág. 2

8 de Março 2011- E urgente acabar com as discriminações que a mulher continua sujeita em Portugal Pág. 2 8 de Março 2011- E urgente acabar com as discriminações que a mulher continua sujeita em Portugal Pág. 1 A SITUAÇÃO DA MULHER EM PORTUGAL NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER DE 2011 RESUMO DESTE ESTUDO No dia

Leia mais

TER NOÇÃO DA CONSTRUÇÃO DE UMA NAÇÃO

TER NOÇÃO DA CONSTRUÇÃO DE UMA NAÇÃO TER NOÇÃO DA CONSTRUÇÃO DE UMA NAÇÃO Por: Edson Incopté * 18.05.2008 Como se pode desejar o desenvolvimento sem termos a real noção do que de facto aconteceu, acontece e o que realmente queremos?!

Leia mais

Aprenda a jogar Go! Volume I Atari Go. intersecção. As pedras permanecem no tabuleiro a não ser que sejam capturadas. Introdução

Aprenda a jogar Go! Volume I Atari Go. intersecção. As pedras permanecem no tabuleiro a não ser que sejam capturadas. Introdução Aprenda a jogar Go! intersecção. As pedras permanecem no tabuleiro a não ser que sejam capturadas. Volume I Atari Go Introdução O Go é um fascinante jogo de tabuleiro de origem Chinesa com mais de 3000

Leia mais

Reaproveitamento de Máquinas Caça-Níqueis

Reaproveitamento de Máquinas Caça-Níqueis Reaproveitamento de Máquinas Caça-Níqueis Gustavo Rissetti 1 1 Acadêmico do Curso de Ciência da Computação Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) rissetti@inf.ufsm.br Resumo. Este artigo trata sobre

Leia mais

Maker Faire: Entrevista a Aldric Négrier do Projecto 3D PRINTED

Maker Faire: Entrevista a Aldric Négrier do Projecto 3D PRINTED Maker Faire: Entrevista a Aldric Négrier do Projecto 3D PRINTED Date : 16 de Setembro de 2015 A poucos dias de começar a Maker Faire tudo se prepara para três dias de emoção e de conhecimento. A totalidade

Leia mais

Equipe Dragon Ball World Z

Equipe Dragon Ball World Z Equipe Dragon Ball World Z Introdução 3 Cadastro.4 Tela Inicial...5 Personagens Principais...8 Sala do Tempo...10 Troca de Personagens...11 Treinar...12 Batalha...13 Vitória e Derrota...15 Contato...16

Leia mais

O QUE É A ESCALA RICHTER? (OU COMO SE MEDE UM TERREMOTO)

O QUE É A ESCALA RICHTER? (OU COMO SE MEDE UM TERREMOTO) 1 O QUE É A ESCALA RICHTER? (OU COMO SE MEDE UM TERREMOTO) Ilydio Pereira de Sá Atualmente, com o crescimento da tecnologia e da informação, tem sido muito comum o noticiário sobre catástrofes, principalmente

Leia mais

Aspectos Sócio-Profissionais da Informática

Aspectos Sócio-Profissionais da Informática ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA I N S T I T U T O P O L I T É C N I C O D E C A S T E L O B R A N C O ENGENHARIA INFORMÁTICA Aspectos Sócio-Profissionais da Informática Jovens Empresários de Sucesso e Tendências

Leia mais

A taxa de desemprego foi de 11,1% no 4º trimestre de 2010

A taxa de desemprego foi de 11,1% no 4º trimestre de 2010 Estatísticas do Emprego 4º trimestre de 2010 16 de Fevereiro de 2011 A taxa de desemprego foi de 11,1% no 4º trimestre de 2010 A taxa de desemprego estimada para o 4º trimestre de 2010 foi de 11,1%. Este

Leia mais

Aula 14: Instruções e Seus Tipos

Aula 14: Instruções e Seus Tipos Aula 14: Instruções e Seus Tipos Diego Passos Universidade Federal Fluminense Fundamentos de Arquiteturas de Computadores Diego Passos (UFF) Instruções e Seus Tipos FAC 1 / 35 Conceitos Básicos Diego Passos

Leia mais