PCPRod. Hastes Ocas para Bombeio por Cavidades Progressivas

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PCPRod. Hastes Ocas para Bombeio por Cavidades Progressivas"

Transcrição

1 PCPRod Hastes Ocas para Bombeio por Cavidades Progressivas

2 Tenaris Tenaris é líder global na produção de tubos de aço e serviços para perfuração, terminação e produção em poços de petróleo e gás, e líder no fornecimento de produtos tubulares e serviços para plantas de processamento e geração de energia para aplicações industriais especializadas e automotrizes. Por meio de nossa rede integrada de produção, serviço ao cliente e centros de pesquisa e desenvolvimento, trabalhamos junto a nossos clientes para responder às suas necessidades na entrega pontual de produtos de alta performance em ambientes operativos cada vez mais complexos.

3 Produtos e Serviços Em suas plantas no Brasil e na Argentina, a Tenaris produz hastes de bombeio de forma totalmente integrada, desenvolvendo produtos especiais para cada tipo de necessidade. Desde a fabricação do aço como matéria-prima até as hastes de bombeio, todo o processo é completado dentro das plantas da Tenaris. Nelas é produzida toda a linha de hastes de bombeio API e também sua gama de produtos Premium e para bombeio por cavidades progressivas (BCP), que respondem com grande eficiência a condições extremas, como altas cargas, ambientes corrosivos e aplicações nas quais se exige o controle da fricção tubing-hastes. As soluções oferecidas vão desde o projeto de engenharia da aplicação e análise de falhas até os procedimentos de manuseio e instalação em poços. Além disso, a empresa conta com o suporte técnico do grupo de especialistas em tecnologia, pesquisa e desenvolvimento do Centro de Pesquisa Industrial da Tenaris, localizado na planta da Tenaris em Campana, Argentina. Com o compromisso constante de agregar valor por meio dos serviços, proporcionamos a nossos clientes: pacotes integrais de materiais na modalidade just-in-time; administração de estoque de materiais novos e usados; entrega e inspeção no poço e a recuperação de material usado através de uma ampla rede em pontos estratégicos ao redor do mundo. Com as normas API 11B no Parque Industrial de Moreira César, no Brasil, e nas instalações de Villa Mercedes, província de San Luis, na Argentina, o sistema de qualidade conta com as certificações ISO 9001:2000 e API Q1. Os produtos API recebem monogramas sob a licença 11B-0067 em suas plantas. Juntamente com os produtos, uma equipe de profissionais presta, entre outros serviços, assistência técnica especializada durante as operações de campo. Desenho da coluna de hastes para bombeio mecânico e por cavidades progressivas (BCP); análise de falha em laboratório; análise integral de intervenções e diagnósticos de campo; otimização do nível de intervenções em campos petrolíferos e desenvolvimento de produtos especiais são alguns dos serviços que a Tenaris oferece a seus clientes. p PCPRod 1000, PCPRod 1500 e PCPRod 2500.

4 PCPRod Hastes Ocas para Bombeio por Cavidades Progressivas No sistema de Bombeio por Cavidades Progressivas (BCP), utiliza-se uma bomba do tipo parafuso rotativo. O movimento de rotação é transmitido a partir da superfície até a bomba, por meio de uma série de hastes de bombeio. Essas hastes são fabricadas conforme a norma API 11B, cujos projetos e especificações foram definidos para trabalho unicamente sob cargas de tração. Tal especificação prevê que as hastes sejam utilizadas em outro sistema de bombeio artificial: o bombeio mecânico alternativo ou bombeio por balancim. Progressivamente, foi-se adotando o uso dessas hastes como padrão para o acionamento dos sistemas BCP; porém, o progresso e o avanço tecnológico das bombas incrementaram as profundidades e os volumes possíveis de ser extraídos, o que se traduziu em maiores exigências para as hastes. Sem dúvida, esse aumento das exigências operacionais implicou um aumento nas fraturas prematuras das hastes, gerando maiores custos operacionais do sistema ou limitando seu campo de aplicação. Durante muito tempo, a indústria esperou o desenvolvimento de um produto especialmente desenhado para resistir a altas cargas de torção. Por meio do Centro de Pesquisa Industrial da Tenaris, foi desenvolvida a haste oca de bombeio PCPRod, uma evolução tecnológica que não só aumenta a confiabilidade do bombeio BCP, mas que também reduz os custos operacionais. Uma das alternativas apresentadas pela haste oca é a injeção no seu interior de um diluente para o bombeio de óleo cru pesado e extrapesado. Isso melhora a eficiência da injeção e reduz bastante a complexidade das instalações, graças à eliminação de tubulação e capilares de injeção. t Cabeçote para bombeio por cavidades progressivas. Inovação Na criação da conexão premium da haste oca PCPRod foram considerados fatores como a experiência prévia dos clientes e usuários de sistemas BCP e dos fabricantes de bombas, e as falhas mais comuns das hastes convencionais. Contou-se também com o apoio de consultores externos de reconhecida experiência com sistemas BCP. Todas essas informações foram combinadas para alcançar uma série de requisitos prévios no processo de projeto e para desenvolver um modelo de cálculo que permitisse determinar as exigências da junta em diferentes condições de trabalho. Dessa maneira, chegou-se à criação da haste oca PCPRod, a solução mais completa para bombeio por cavidades progressivas.

5 Conectores PCPRod 1000 internal flush. u Vantagens Comparativas do Uso de PCPRod Elimina as falhas prematuras por fratura de pinos de hastes causadas por sobretorque durante a operação do poço. Permite operar bombas de alto volume (superior a 100m3/d - 600bpd) de maneira confiável a grandes profundidades (mais de 1.200m/3.600 pés). Reduz a fricção entre hastes e tubing pelo desenho de sua união flush. A fricção localizada entre a luva da haste de bombeio convencional e o tubing gera importantes custos operacionais devido a fraturas no tubing de produção. Isso não ocorre com as hastes ocas PCPRod, já que é eliminada a mudança brusca de geometria nas juntas das hastes, o que permite uma melhor distribuição das cargas de fricção. Reduz em 30-50% os custos de instalação iniciais para extrair idênticos volumes em sistemas de bombeio mecânico ou eletro-submergíveis (BES). Reduz os custos de instalação e operação para a injeção de diluentes na produção de óleos pesados e extra-pesados (relativos a capilares). Acessórios A Tenaris oferece sua linha completa: Pup joints para ajustar a coluna de haste oca. Crossover de combinação entre a rosca convencional API e a rosca PCPRod. Hastes ocas polidas e cromodas. Swivel para injeção de diluentes. PCPRod perfurados (niple derivador de fluxo) que permitem a injeção de fluidos dentro da tubulação. Check válvula. Serviço Técnico A Tenaris oferece suporte total através de seu Serviço de Assistência Técnica, desde a escolha da melhor configuração e do desenho da coluna de produção até finalização do poço. Caso necessite informações adicionais para verificar a disponibilidade das novas aplicações ou solicitar a versão completa do guia de Práticas de Manuseio e Torque recomendado, entre em contato com o Serviço de Assistência Técnica de Hastes de Bombeio especificado no endereço: Aumenta a eficácia na inibição da corrosão. Reduz os problemas de manuseio: PCPRod não requer ferramentas especiais de montagem e pode ser instalada rapidamente (uma série de 1.000m requer de 3 a 5 horas aproximadamente). Reduz o efeito do backspin (giro inverso da bomba ao parar), o que facilita o redimensionamento do cabeçote de superfície e aumenta a segurança operacional. Por exemplo, uma série de m de hastes de bombeio de 1 1/8 acumula 41 giros em deformação elástica. A coluna atua como uma mola e, quando a bomba pára, gira na direção inversa até liberar essa energia. No caso de uma PCPRod 1000 acumulam-se somente 8 giros de deformação elástica, graças à sua maior rigidez de torção. Isso também implica uma transmissão mais efetiva e constante do torque.

6 Principais Características do PCPRod Para trabalhar sob cargas rotativas no BCP e resistir indefinidamente à fadiga, foi desenvolvido esse novo produto, que inclui um tubo com extremidades box-box e uma niple de conexão, que possibilita uma união external flush (sem variação de diâmetro na zona de junta), o que minimiza turbulências e perdas de cargas localizadas. A conexão flush reduz consideravelmente a fricção entre o tubing e a coluna de hastes e, conseqüentemente, gera economia graças à redução de falhas e à diminuição do consumo de tubing e hastes. A gama de produtos com rosca PCPRod inclui três modelos de conexões que permitem trabalhar com torques de até 1000, 1500 e 2500lb-ft, conforme o modelo. Características Conexão external flush e internal flush. Maior confiabilidade para sistemas de BCP. Rosca cônica PCPRod com dente trapezoidal de 8 FPP filete por polegada e conicidade diferenciada entre pin e box. Conexão com ombro de torque. Possibilidade de injetar diluentes, inibidores de corrosão ou outros fluidos pelo interior da haste oca. Possibilidade de introduzir sensores de temperatura e pressão. Fabricadas a partir de um tubo sem costura, laminado a quente, de aço ligado de alta dureza com uma resistência a tração de psi. Manuseio e Instalação Para o manuseio e transporte das hastes ocas de bombeio PCPRod, deverão ser observadas as mesmas especificações válidas para as hastes de bombeio convencionais. A instalação no poço é simples, pois não há necessidade de acessórios especiais, como as guias de emboque. A instalação de 1000 metros de PCPRod demanda de três a cinco horas. Elevadores Os elevadores de hastes de bombeio convencionais são utilizados com uma haste curta de 1 x 2 pés e um crossover para ajustar a extremidade da haste oca PCPRod no momento da elevação. Chave Hidráulica Recomenda-se o uso de chaves-padrão para tubos, com mordentes adaptadas para diâmetro externo de 1,66 ou 1,9. O torque de instalação para cada diâmetro de tubo encontra-se indicado na Tabela de torque de ajuste para hastes ocas. Não são necessárias ferramentas especiais. Para melhor rendimento, recomenda-se um dispositivo de controle eletrônico de torque. Cunhas de Suspensão Utilizam-se cunhas pneumáticas para tubos convencionais, adaptadas a diâmetros externos de 1,66 ou 1,9. tabela de torque para ajuste de hastes ocas Produto Torque mín. libras x pé Torque ótimo libras x pé PCRod PCRod PCRod Torque máx. libras x pé tabela especificações técnicas produto Ø ext. do tubo espessura do tubo Ø ext. recalque torque máx. de trabalho * Tenaris recomenda o uso de um fator de segurança 0,9 para maximizar a resistência à fadiga. peso métrico sem niple peso métrico com niple faixa de comprimento Ø int. mín. de junta PCRod ,8 mm 6,7 mm Sem recalque libras x pé 6,95 kg/m 7,1 kg/m 9,35 a 9,75 m 20 mm PCRod ,2 mm 5,0 mm 50 mm libras x pé 4,6 kg/m 4,7 kg/m 8,53 a 9,20 m 17 mm PCRod ,8 mm 6,7 mm 60 mm libras x pé 6,95 kg/m 7,2 kg/m 9,35 a 9,65 m 20 mm

7 Esquema de Instalação em Poço com PCPRod Configurações de Poço Junta rotativa/swivel (para injeção de fluidos) Niple de conexão para uso em haste oca polida Cabeçote para uso em haste oca polida Poço com injeção Fluido injetado Tubing Haste oca PCPRod com extremidades box-box Ombro de torque Linha de fluxo Niple de conexão oco com extremidades pin-pin Conexão external flush Haste oca polida - PCPRod (para injeção de fluidos) Pup joint - PCPRod (para ajustar a profundidade do poço) Casing Tubing Haste oca de bombeio PCPRod Niple derivador de fluxo PCPRod (para injeção de diluente) Poço com produção pelo interior de PCPRod Tubing Haste oca de bombeio PCPRod com extremidades box-box Ombro de torque Niple de conexão oco com extremidades pin-pin Conexão near flush Crossover Conexão para a bomba (Combinação rosca API com rosca PCPRod ) Rotor Poço padrão Niple de retenção Tubing Haste oca de bombeio PCPRod com extremidades box-box Ombro de torque Niple de conexão oco com extremidades pin-pin Conexão near flush

8 HASTES DE BOMBEIO ARGENTINA Alejandro De la Serna (011) tel (011) fax BRASIL Jesley Neves (12) tel CANADÁ Juan Pablo Martín (1) tel (1) fax COLÔMBIA Ramiro Esquiroz (57) ext 4431 tel (57) fax México Eduardo I. Martínez Albarrán (54) tel (54) fax EUA Fernando Labaronne (1) tel (1) fax VENEZUELA José Jaime García (58) tel (58) fax OUTROS PAÍSES Diego Schumansky (54) tel (54) fax Versão 07 / Setembro 2010 Tenaris Marketing Communications Tenaris e suas empresas associadas desenvolveram esta brochure para finalidade de informação geral. A Tenaris não se responsabiliza por perdas, danos ou lesões que resultem do uso das informações e dados contidos nesta brochura. Garantias, indenizações e qualquer outra responsabilidade resultarão somente dos respectivos contratos de venda ou licença, conforme apropriado. Para mais informações, favor contatar um representante Tenaris.

Hastes de Bombeio com Conexão Premium

Hastes de Bombeio com Conexão Premium Hastes de Bombeio com Conexão Premium hastes de Bombeio com Conexão Premium Bem vindos ao futuro. A Tenaris apresenta seu mais recente desenvolvimento, a haste de bombeio premium com uma conexão de alta

Leia mais

HolloRod TM Series para Bombeio por Cavidades Progressivas

HolloRod TM Series para Bombeio por Cavidades Progressivas HolloRod TM Series para Bombeio por Cavidades Progressivas Tenaris SUCKER RODS HOLLOROD TM SERIES 1 Tenaris A Tenaris é líder no fornecimento de tubos e serviços para a indústria de energia no mundo todo

Leia mais

Tenaris TENARIS. 2 TenarisConfab. Capacidade Produtiva* Número de Funcionários 16.000. *Toneladas/ano.

Tenaris TENARIS. 2 TenarisConfab. Capacidade Produtiva* Número de Funcionários 16.000. *Toneladas/ano. Produtos e Serviços para Poços de Petróleo e Gás Tenaris Tenaris (TS:NYSE, uenos Aires, México e TEN: MTA Itália) é líder global na produção e fornecimento de tubos de aço sem costura e serviços de manuseio,

Leia mais

Especializados na concepção e produção sob medida de equipamentos de secagem, resfriamento e processamento térmico para a indústria.

Especializados na concepção e produção sob medida de equipamentos de secagem, resfriamento e processamento térmico para a indústria. Especializados na concepção e produção sob medida de equipamentos de secagem, resfriamento e processamento térmico para a indústria. Thermal processing solutions Especialistas em processos térmicos A Ingetecsa

Leia mais

1 ATUADORES HIDRÁULICOS

1 ATUADORES HIDRÁULICOS 1 ATUADORES HIDRÁULICOS Danniela Rosa Sua função é aplicar ou fazer atuar energia mecânica sobre uma máquina, levando-a a realizar um determinado trabalho. Aliás, o motor elétrico também é um tipo de atuador.

Leia mais

Bombas de Vácuo e Compressores de Anel Líquido Nash para Indústrias Químicas

Bombas de Vácuo e Compressores de Anel Líquido Nash para Indústrias Químicas Bombas de Vácuo e Compressores de Anel Líquido Nash para Indústrias Químicas Bombas de Vácuo e Compressores de Anel Líquido NASH Tecnologia e Experiência Gardner Denver Nash atende indústrias petroquímicas,

Leia mais

Assuma o controle com as soluções SKF para o setor de siderurgia

Assuma o controle com as soluções SKF para o setor de siderurgia Assuma o controle com as soluções SKF para o setor de siderurgia O Poder do Conhecimento em Engenharia A única coisa mais intensa que o calor é a sua concorrência Poucos ambientes industriais têm condições

Leia mais

BOMBEAMENTO DE ÁGUA COM ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

BOMBEAMENTO DE ÁGUA COM ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA BOMBEAMENTO DE ÁGUA COM ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA Eng. Carlos Alberto Alvarenga Solenerg Engenharia e Comércio Ltda. Rua dos Inconfidentes, 1075/ 502 Funcionários - CEP: 30.140-120 - Belo Horizonte -

Leia mais

Compressores de parafuso

Compressores de parafuso Construídos para toda a vida Compressores de parafuso SÉRIE SM Capacidade: 0.45 a 1.20 m³/min Pressão: 7.5 a 13 bar Compressor de parafusos rotativos Máxima Eficiência e Confiabilidade Há anos os consumidores

Leia mais

Bombas de Vácuo e Compressores de Anel Líquido para Indústrias Petroquímicas

Bombas de Vácuo e Compressores de Anel Líquido para Indústrias Petroquímicas Bombas de Vácuo e Compressores de Anel Líquido para Indústrias Petroquímicas Tecnologia Comprovada Há mais de 50 anos, Gardner Denver Nash fornece os mais confiáveis Compressores de Anel Líquido e Bombas

Leia mais

SOLUÇÔES INTEGRAIS 1

SOLUÇÔES INTEGRAIS 1 SOLUÇÔES INTEGRAIS 111 Sistema estrutural de alumínio Perfis e acessórios Série MICRO Tipo... Liga... Estado... Tolerâncias dimensionais... Terminação... Sistema modular de perfis de alumínio e seus acessórios

Leia mais

Soluções Globais para a Indústria Automobilística

Soluções Globais para a Indústria Automobilística Soluções Globais para a Indústria Automobilística Tenaris A Tenaris é líder global na produção e distribuição de tubos de aço e serviços para a indústria energética, bem como de outras aplicações industriais.

Leia mais

POR QUE OS TUBOS SÃO IMPORTANTES NA INDÚSTRIA DA ENERGIA DE HOJE

POR QUE OS TUBOS SÃO IMPORTANTES NA INDÚSTRIA DA ENERGIA DE HOJE POR QUE OS TUBOS SÃO IMPORTANTES NA INDÚSTRIA DA ENERGIA DE HOJE CASINGS E TUBINGS DE AÇO COM CONEXÕES ROSCADAS SÃO UTILIZADOS NA EXTRAÇÃO DE PETRÓLEO E GÁS LINE PIPES SÃO UTILIZADOS PARA TRANSPORTAR HIDROCARBONETOS

Leia mais

Os sistemas DUOLINE estendem a vida de sua tubulação!

Os sistemas DUOLINE estendem a vida de sua tubulação! Os sistemas DUOLINE estendem a vida de sua tubulação! Os sistemas DUOLINE estendem a vida de sua tubulação! O DUOLINE previne a corrosão onde os outros sistemas falham! RESULTADO: Economia com menos intervenções

Leia mais

CORRENTES. A transmissão por corrente de rolo é um meio altamente eficiente e versátil para transmitir potência mecânica em aplicações industriais.

CORRENTES. A transmissão por corrente de rolo é um meio altamente eficiente e versátil para transmitir potência mecânica em aplicações industriais. CORRENTES Definição A transmissão por corrente de rolo é um meio altamente eficiente e versátil para transmitir potência mecânica em aplicações industriais. A corrente de rolo é tão flexível como as correias

Leia mais

VÁLVULA ESFERA MONOBLOCO LATÃO FORJADO

VÁLVULA ESFERA MONOBLOCO LATÃO FORJADO VÁLVULA MONOBLOCO LATÃO FORJADO A Válvula de Esfera Monobloco GBR, possue corpo e peça única, oferecendo segurança absoluta com vedação estanque. São construídas em latão forjado, conforme DIN 17.660,

Leia mais

Apresentação. A Aceflan Acessórios Industriais Ltda. é uma empresa com mais de 20 anos no

Apresentação. A Aceflan Acessórios Industriais Ltda. é uma empresa com mais de 20 anos no Apresentação A Aceflan Acessórios Industriais Ltda. é uma empresa com mais de 20 anos no mercado, sempre atuando no segmento de acessórios para tubulação, tais como: Curvas, Tês, Flanges, Reduções, Válvulas,

Leia mais

Visão geral do processamento de cimento. Produtos e soluções de transmissão de potência para o processamento de cimento

Visão geral do processamento de cimento. Produtos e soluções de transmissão de potência para o processamento de cimento Visão geral do processamento de cimento Produtos e soluções de transmissão de potência para o processamento de cimento Escolha a Rexnord para ajudá-lo a produzir hoje o cimento de amanhã. Da especificação

Leia mais

Figura 2.1 Localização de uma APU em aeronave e seu sistema pneumático

Figura 2.1 Localização de uma APU em aeronave e seu sistema pneumático 1 Capítulo 2 - Seleção do local para a APU Os passos que devem ser dados desde a concepção de uma aeronave são: 1) No Planejamento: Admitir que a seleção e a instalação da APU são tão importantes quanto

Leia mais

Motor de Palhetas de Alto Torque Série 37 Folha de Dados Técnicos

Motor de Palhetas de Alto Torque Série 37 Folha de Dados Técnicos Motor de Palhetas de Alto Torque Série 37 Folha de Dados Técnicos RP 10550 Edição: 2012-10 Pressão de funcionamento máximo: 3000 psi (207 bar) Código 61 4500 psi (310 bar) Código 62 Características Seis

Leia mais

Soluções de Retrofit Modernize, aumentando confiabilidade e eficiência do seu equipamento

Soluções de Retrofit Modernize, aumentando confiabilidade e eficiência do seu equipamento Soluções de Retrofit Modernize, aumentando confiabilidade e eficiência do seu equipamento É hora de renovar O mercado de retrofit tem crescido exponencialmente nos últimos anos. Novas regulamentações

Leia mais

Acoplamentos de conexão HyCon, HyLoc e HyGrip

Acoplamentos de conexão HyCon, HyLoc e HyGrip Acoplamentos de conexão HyCon, HyLoc e HyGrip Voith Turbo Safeset Somos experts em limitação de torque e acoplamentos de conexão na Voith Turbo. A Voith Turbo, especialista em sistemas de transmissão hidrodinâmica,

Leia mais

Presença global. Competência local. www.hydac.com. Cilindros hidráulicos e sistemas de cilindros para a hidráulica móbil

Presença global. Competência local. www.hydac.com. Cilindros hidráulicos e sistemas de cilindros para a hidráulica móbil Sistemas de resfriamento 5.700 Eletrônica 180.000 Acessórios 61.000 Hidráulica compacta 53.000 Fluidservice 79.000 Tecnologia de processos D 77.000 Tecnologia de filtração 70.000 Tecnologia de acumuladores

Leia mais

Instruções complementares. Centragem. para VEGAFLEX Série 80. Document ID: 44967

Instruções complementares. Centragem. para VEGAFLEX Série 80. Document ID: 44967 Instruções complementares Centragem para VEGAFLEX Série 80 Document ID: 44967 Índice Índice 1 Descrição do produto 1.1 Vista geral... 3 1.2 Centragens... 3 2 Montagem 2.1 Informações gerais... 10 2.2 Estrelas

Leia mais

Gas-Lift - Vantagens

Gas-Lift - Vantagens Gas-Lift - Vantagens Método relativamente simples para operar O equipamento necessário é relativamente barato e é flexível Podem ser produzidos baixos ou altos volumes É efetivo sob condições adversas

Leia mais

Selecione o tipo de rolamento e configuração. Limitações dimensionais

Selecione o tipo de rolamento e configuração. Limitações dimensionais Seleção do 2. Seleção do Os s e de estão disponíveis numa variedade de tipos, formas e dimensões. Quando se faz a correta seleção do para a sua aplicação, é importante considerar diversos fatores, e analisar

Leia mais

Iluminação de piscinas com fibras ópticas Fábio Magalhães

Iluminação de piscinas com fibras ópticas Fábio Magalhães 1 de 9 01/11/2010 22:17 Iluminação de piscinas com fibras ópticas Fábio Magalhães O sistema mais utilizado atualmente para a iluminação de piscinas é composto por projetores submersíveis, portanto, instalados

Leia mais

Termômetro à expansão de gás Modelo 73, série em aço inoxidável

Termômetro à expansão de gás Modelo 73, série em aço inoxidável Medição mecânica de temperatura Termômetro à expansão de gás Modelo 73, série em aço inoxidável WIKA folha de dados TM 73.01 outras aprovações veja página 15 Aplicações Instrumentação geral de s nas indústrias

Leia mais

AULA 2 CONTEÚDO: Capítulo 3. Capítulo 5. Capítulo 6. Volume I do Livro Texto. Meios de Ligação de Tubos. Conexões de Tubulação. Juntas de Expansão

AULA 2 CONTEÚDO: Capítulo 3. Capítulo 5. Capítulo 6. Volume I do Livro Texto. Meios de Ligação de Tubos. Conexões de Tubulação. Juntas de Expansão AULA 2 Volume I do Livro Texto CONTEÚDO: Capítulo 3 Capítulo 5 Capítulo 6 Meios de Ligação de Tubos. Conexões de Tubulação. Juntas de Expansão 1 MEIOS DE LIGAÇÃO DE TUBOS PRINCIPAIS MEIOS LIGAÇÕES ROSQUEADAS

Leia mais

CORTE DOS METAIS. Prof.Valmir Gonçalves Carriço Página 1

CORTE DOS METAIS. Prof.Valmir Gonçalves Carriço Página 1 CORTE DOS METAIS INTRODUÇÃO: Na indústria de conformação de chapas, a palavra cortar não é usada para descrever processos, exceto para cortes brutos ou envolvendo cortes de chapas sobrepostas. Mas, mesmo

Leia mais

Conectores Elétricos Rotativos

Conectores Elétricos Rotativos Conectores Elétricos Rotativos Serior aos coletores escovas convencionais Blindado com rolamentos de esferas Maior confiabilidade, livre de manutenção Livre de ruídos elétricos Resistência de condução

Leia mais

FIGURA 63 - a) TUBULAÇÕES DE RETORNO DIRETO b) TUBULAÇÕES DE RETORNO INVERSO

FIGURA 63 - a) TUBULAÇÕES DE RETORNO DIRETO b) TUBULAÇÕES DE RETORNO INVERSO 82 7 DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA Os sistemas de distribuição de água podem ser classificados como: - Sem Recirculação: A água flui através do sistema sem reaproveitamento. - Recirculação Aberta: A água é bombeada

Leia mais

Bicos Pulverizadores. Análise da Pulverização. Fabricação da Pulverização. Controle da Pulverização. Sistema de Lubrificação Spraying Systems

Bicos Pulverizadores. Análise da Pulverização. Fabricação da Pulverização. Controle da Pulverização. Sistema de Lubrificação Spraying Systems Bicos Pulverizadores Controle da Análise da Fabricação da Sistema de Lubrificação Spraying Systems Sistemas de Lubrificação Spray Os Sistemas de Lubrificação Spray fornecem um método altamente eficiente

Leia mais

Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Nível II

Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Nível II Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Nível II Módulo II Aula 05 1. Introdução A mecânica dos gases é a parte da Mecânica que estuda as propriedades dos gases. Na Física existem três estados da matéria

Leia mais

CARNEIRO HIDRÁULICO O QUE É - E COMO CONSTRUÍ-LO. Prof. Geraldo Lúcio Tiago Filho Revisão: Prof. Augusto Nelson Carvalho Viana

CARNEIRO HIDRÁULICO O QUE É - E COMO CONSTRUÍ-LO. Prof. Geraldo Lúcio Tiago Filho Revisão: Prof. Augusto Nelson Carvalho Viana CARNEIRO HIDRÁULICO O QUE É - E COMO CONSTRUÍ-LO Prof. Geraldo Lúcio Tiago Filho Revisão: Prof. Augusto Nelson Carvalho Viana Acesse www.hidrovector.com.br para baixar outros ebooks gratuitamente CARNEIRO

Leia mais

REGULADOR DE AÇÃO DIRETA

REGULADOR DE AÇÃO DIRETA REGULADOR DE AÇÃO DIRETA ÍNDICE GENERALIDADES... 1 CARACTERÍSTICAS... 2 MARCAÇÃO... 2 DESCRIÇÃO... 3 PEÇAS DE SUBSTITUIÇÃO... 3 DIMENSÕES E PESOS... 3 FUNCIONAMENTO... 4 AJUSTE DA VÁLVULA... 4 INSTALAÇÃO...

Leia mais

GRUNDOBURST Sistema estático de substituição de tubulação sob o mesmo encaminhamento

GRUNDOBURST Sistema estático de substituição de tubulação sob o mesmo encaminhamento GRUNDOBURST Sistema estático de substituição de tubulação sob o mesmo encaminhamento O sistema estático de pipe bursting é recomendado para substituição de tubulações de água e esgoto especialmente em

Leia mais

CALDEIRAS A LENHA AQUASOLID. Página 1

CALDEIRAS A LENHA AQUASOLID. Página 1 CALDEIRAS A LENHA AQUASOLID Página 1 Índice Caldeiras a Lenha - Todo o conforto com a máxima economia Uma solução de aquecimento eficiente 03 Principais Características 04 Componentes e Benefícios 05 Princípio

Leia mais

Instruções de uso. Indicador de posição eletrônico ESR 2SX9000-1WR00 (R410134; C73451-A383-A1) 2SX9000-1MR00 (R410136; C73451-A383-A2)

Instruções de uso. Indicador de posição eletrônico ESR 2SX9000-1WR00 (R410134; C73451-A383-A1) 2SX9000-1MR00 (R410136; C73451-A383-A2) Instruções de uso Indicador de posição eletrônico ESR 2SX9000-1WR00 (R410134; C73451-A383-A1) 2SX9000-1MR00 (R410136; C73451-A383-A2) 2SX9000-1WR01 (R410145) Versão 12.12 Sujeito a alterações! Conteúdo

Leia mais

Divisão Elétrica/Hidráulica

Divisão Elétrica/Hidráulica Divisão Elétrica/Hidráulica CARBINOX. O Brasil passa por aqui. Elétrica/Hidráulica A Carbinox é uma empresa que atua há 30 anos fornecendo soluções sob medida para impulsionar o desenvolvimento da economia.

Leia mais

VALVES & CONTROLS SÉRIE 87B

VALVES & CONTROLS SÉRIE 87B VALVES & CONTROLS SÉRIE 87B ISSUED JANUARY, 20 Válvula Borboleta biexcêntrica de alto desempenho para diversas aplicações em indústrias em geral Características A válvula de controle tipo borboleta, de

Leia mais

06.06-PORB. Adaptadores Vic-Flange. Nº. Sistema Enviado por Seção Espec. Parágr. Local Data Aprovado Data TUBO DE AÇO-CARBONO ACOPLAMENTOS RANHURADOS

06.06-PORB. Adaptadores Vic-Flange. Nº. Sistema Enviado por Seção Espec. Parágr. Local Data Aprovado Data TUBO DE AÇO-CARBONO ACOPLAMENTOS RANHURADOS PARA MAIS DETALHES CONSULTE A PUBLICAÇÃO VICTAULIC 10.01 Modelo 741 O adaptador Modelo 741 é desenhado para incorporar diretamente componentes flangeados com padrões de orifício do parafuso ANSI CL. 125

Leia mais

Tecnologia em equilíbrio entre força e movimento

Tecnologia em equilíbrio entre força e movimento Tecnologia em equilíbrio entre força e movimento Parker Hannifin A Parker é a líder global na fabricação de componentes destinados aos mercados de movimento e controle do movimento, dedicada a oferecer

Leia mais

Desenho e Projeto de Tubulação Industrial

Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Módulo IV Aula 01 Bombas São máquinas acionadas que recebem energia mecânica de uma fonte motora (máquina acionadora) e a transformam em energia cinética (movimento),

Leia mais

Tecnologias de Moagem Outotec

Tecnologias de Moagem Outotec Tecnologias de Moagem Outotec Com mais de 100 anos de experiência em tecnologia de moagem, a Outotec é um dos maiores fornecedores de moinhos do mundo. A equipe de especialistas em moagem da Outotec fornece

Leia mais

Foco. ALLROUNDER verticais. Injetoras para a sobreinjeção ergonômica de insertos. www.arburg.com

Foco. ALLROUNDER verticais. Injetoras para a sobreinjeção ergonômica de insertos. www.arburg.com Foco ALLROUNDER verticais Injetoras para a sobreinjeção ergonômica de insertos www.arburg.com Sinopse Ergonomia: sistema vertical de espaço livre com placa de fixação imóvel presa na parte de baixo, proporcionando

Leia mais

POLIAS DE CORRENTE PARA OPERAÇÃO DE VÁLVULAS ELEVADAS. Ferro dúctil Aço inox Alumínio Aço carbono

POLIAS DE CORRENTE PARA OPERAÇÃO DE VÁLVULAS ELEVADAS. Ferro dúctil Aço inox Alumínio Aço carbono POLIAS DE CORRENTE E ACESSÓRIOS PARA OPERAÇÃO DE VÁLVULAS ELEVADAS Ferro dúctil Aço inox Alumínio Aço carbono Industries, Inc. POLIAS DE CORRENTE AJUSTÁVEIS DE FERRO DÚCTIL USADAS PARA OPERAR VÁLVULAS

Leia mais

Keystone RMI DUBEX Válvula Borboleta

Keystone RMI DUBEX Válvula Borboleta Keystone RMI DUBEX Válvula Borboleta Dubex é uma válvula de sede resiliente triexcêntrica com flange duplo, projetada para serviços na indústria de água Características Aplicação geral Estação de bombeamento

Leia mais

MEIOS DE LIGAÇÃO DE TUBOS

MEIOS DE LIGAÇÃO DE TUBOS MEIOS DE LIGAÇÃO DE TUBOS Ligações rosqueadas; Ligações soldadas; Ligações flangeadas; Ligações de ponta e bolsa; Outras Ligações: - Ligações de compressão; - Ligações patenteadas. 1 Fatores que influenciam

Leia mais

Tubos Traceados com Isolamento

Tubos Traceados com Isolamento Tubos Traceados com Isolamento www.swagelok.com Características Simplificam a instalação no campo Disponíveis com e sem costura nos tamanhos de 1/8" a 3/4" e 6 a 12 mm Em aço inoxidável 316/316L, Cobre

Leia mais

Procedimentos de montagem e instalação

Procedimentos de montagem e instalação Procedimentos de montagem e instalação de elementos filtrantes Pall grau P (farmacêutico) 1. Introdução Os procedimentos abaixo devem ser seguidos para a instalação dos elementos filtrantes Pall grau P

Leia mais

BS 7 Sistema de Detecção e Extinção de Faíscas Segurança Para a Sua Produção

BS 7 Sistema de Detecção e Extinção de Faíscas Segurança Para a Sua Produção BS 7 Sistema de Detecção e Extinção de Faíscas Segurança Para a Sua Produção G Sistema de Detecção/Extinção de Faíscas Segurança para a sua produção Sistemas de Detecção e Extinção de Faíscas são capazes

Leia mais

EPS 617 Bancada de teste Diesel Eficiência e versatilidade

EPS 617 Bancada de teste Diesel Eficiência e versatilidade EPS 617 Bancada de teste Diesel Eficiência e versatilidade Características e vantagens da bancada EPS 617 Acessórios necessários para o uso da bancada. A nova bancada de teste Diesel Bosch EPS 617 apresenta

Leia mais

Compressores a parafuso

Compressores a parafuso Construídos para toda a vida Compressores a parafuso Série CSD Capacidade: 5.50 a 16.10 m³/min Pressão: 7.5 a 13 bar Compressor de parafusos rotativos Máxima Eficiência e Confiabilidade Há anos os clientes

Leia mais

www.torcisao.ind.br Catálogo de Produtos

www.torcisao.ind.br Catálogo de Produtos www.torcisao.ind.br Catálogo de Produtos A TORCISÃO A Torcisão foi fundada em 1968, iniciando suas atividades na fabricação de peças para a indústria automobilística. Em 2006, o grupo se expandiu e fundou

Leia mais

solução modular led para aplicações de elevada potência

solução modular led para aplicações de elevada potência road + urban solução modular led para aplicações de elevada potência até 120,000lm várias opções de montagem design térmico sem manutenção máxima FLEXIBILIdade para a sua SOLUção CUSTOMIzada o nosso sistema

Leia mais

Calandra de 4 Rolos modelo VRM

Calandra de 4 Rolos modelo VRM Calandra de 4 Rolos modelo VRM Sumário Construção de Máquinas é nossa Profissão com Criatividade e Paixão. Nós da HAEUSLER 3 Calandra de 4 Rolos 4 Particularidades da Calandra de 4 Rolos HAEUSLER Modelo

Leia mais

Sistema de Proporcionamento FireDos de aditivos/ LGE para Corpos de Bombeiros

Sistema de Proporcionamento FireDos de aditivos/ LGE para Corpos de Bombeiros Sistema de Proporcionamento FireDos de aditivos/ LGE para Corpos de Bombeiros Unidades portáteis Viaturas de bombeiros Contêineres Aplicações especiais Sobre nós A FireDos GmbH Somos uma empresa de médio

Leia mais

NPT 015 CONTROLE DE FUMAÇA PARTE 8 18 ASPECTOS DE SEGURANÇA DO PROJETO DE SISTEMA DE CONTROLE DE FUMAÇA

NPT 015 CONTROLE DE FUMAÇA PARTE 8 18 ASPECTOS DE SEGURANÇA DO PROJETO DE SISTEMA DE CONTROLE DE FUMAÇA Janeiro 2012 Vigência: 08 Janeiro 2012 NPT 015 Controle de fumaça Parte 8 Aspectos de segurança CORPO DE BOMBEIROS BM/7 Versão: 02 Norma de Procedimento Técnico 6 páginas SUMÁRIO 18 Aspectos de segurança

Leia mais

Petróleo e Meio Ambiente

Petróleo e Meio Ambiente Instituto Superior de Tecnologia de Paracambi Petróleo e Meio Ambiente Curso:Tecnólogo em Gestão Ambiental Professora: Raquel Simas Pereira Maio de 2012 Completação Objetivo da Completação Deixar o poço

Leia mais

Bicos Automação Análise Técnica. Sistemas. Guia de Tecnologia de Pulverização para Processos Farmacêuticos

Bicos Automação Análise Técnica. Sistemas. Guia de Tecnologia de Pulverização para Processos Farmacêuticos Bicos Automação Análise Técnica Sistemas Guia de Tecnologia de Pulverização para Processos Farmacêuticos Revestimento de Comprimidos com Baixa Manutenção Os maiores desafios no revestimento de comprimidos

Leia mais

V Á L V U L A S. MANIFOLD Série 2700 LAMINADO

V Á L V U L A S. MANIFOLD Série 2700 LAMINADO V Á L V U L A S MANIFOLD Série 2700 LAMINADO Índice Informações gerais... 02 Manifold de 2 vias... 04 Manifold de 3 vias... 09 Manifold de 5 vias... 12 Suporte... 15 1 As modernas válvulas Manifold Série

Leia mais

Aperfeiçoe o desempenho do injetor no refino de petróleo

Aperfeiçoe o desempenho do injetor no refino de petróleo Bicos de Controle de Análise de Fabricação de pulverizadores Aperfeiçoe o desempenho do injetor no refino de petróleo Tecnologia de injetores: Crítica para dúzias de operações de refino Injetores, às vezes

Leia mais

Solução em Ar Comprimido: Tubulações em Alumínio

Solução em Ar Comprimido: Tubulações em Alumínio Solução em Ar Comprimido: Tubulações em Alumínio Quais são os principais problemas encontrados em redes de Ar Comprimido? Quais são os principais problemas encontrados em redes de Ar Comprimido? ❶ Vazamentos

Leia mais

Desenho de Placas para Husky Manifold Systems

Desenho de Placas para Husky Manifold Systems Desenho de Placas para Husky Manifold Systems Como utilizar este Guia Este guia foi criado para auxiliar o fabricante de molde a integrar a Câmara Quente Husky Manifold System com as placas e ao molde.

Leia mais

Comportas Stop Logs Caixa D água Calha Parshall Peneiras Estáticas Tanques e peças especiais

Comportas Stop Logs Caixa D água Calha Parshall Peneiras Estáticas Tanques e peças especiais Medidor de Vazão Calha Parshall Finalidade A Calha Parshall é um dispositivo tradicional para medição de vazão em canais abertos de líquidos fluindo por gravidade. Muito utilizado em estações de tratamento

Leia mais

Mais flexibilidade e controlo com a nova geração HYDROVAR

Mais flexibilidade e controlo com a nova geração HYDROVAR Mais flexibilidade e controlo com a nova geração HYDROVAR Uma nova geração dos grupos de pressurização de velocidade variável HYDROVAR eleva a bombagem para um novo patamar em flexibilidade e eficiência.

Leia mais

INCENTIVO AO ATERRAMENTO ELÉTRICO RESIDENCIAL RESUMO

INCENTIVO AO ATERRAMENTO ELÉTRICO RESIDENCIAL RESUMO INCENTIVO AO ATERRAMENTO ELÉTRICO RESIDENCIAL Fernando Nascimento 1-21370122 Gabriela Sampaio Rêma 2-21370051 Marcos Vinícius Lemos da Silva 3-21270116 Paula da Silva Nogueira 4-21370049 RESUMO Poucas

Leia mais

Série V-500. Unidades de controle de temperatura para caminhões

Série V-500. Unidades de controle de temperatura para caminhões Série V-500 Unidades de controle de temperatura para caminhões Mais ecológico Rendimento superior Capacidade de aquecimento melhorada Confiabilidade garantida Versão Spectrum disponível Série V-500: satisfaz

Leia mais

Rodas Laminadas EXL e Discos Roloc EXL Scotch-Brite Industrial

Rodas Laminadas EXL e Discos Roloc EXL Scotch-Brite Industrial 3 Rodas Laminadas EXL e Discos Roloc EXL Scotch-Brite Industrial Dados Técnicos Fevereiro/2004 Substitui: Janeiro/2002 Página 1 de 8 Introdução: As Rodas Laminadas EXL e EXL Roloc Scotch-Brite para rebarbação

Leia mais

Ingersoll Rand. Sistema de Automação Série-X

Ingersoll Rand. Sistema de Automação Série-X Ingersoll Rand Sistema de Automação Série- Economia de Energia Por Encomenda! Ingersoll Rand 20% a 60% da energia utilizada para operar os sistemas de ar comprimido são desperdiçados. Isso ocorre principalmente

Leia mais

Visão geral do Guia de seleção do limitador de torque. Limitadores de torque Autogard Guia de seleção

Visão geral do Guia de seleção do limitador de torque. Limitadores de torque Autogard Guia de seleção Visão geral do Guia de seleção do limitador de torque Limitadores de torque Guia de seleção Limitadores de torque Há mais de 80 anos, a tem sido líder no setor de proteção contra sobrecargas em equipamentos,

Leia mais

Manual Técnico de Instalação, Operação e Manutenção

Manual Técnico de Instalação, Operação e Manutenção Registros e Válvulas - 05/09/2012 - MT-RV-01-01/05 Manual Técnico de Instalação, Operação e Manutenção Registro de Agulha Macho 1/4 NPT Ref. RMSS 1/4 NPT-HR-HPE (HPTFE)-DS Características: HR - Haste Não

Leia mais

Conexões JIC SAE J 514 ISO 8434-2. e Adaptadores. Componentes de sistemas hidráulicos com tecnologia de primeira. Konnect Ind Com Ltda

Conexões JIC SAE J 514 ISO 8434-2. e Adaptadores. Componentes de sistemas hidráulicos com tecnologia de primeira. Konnect Ind Com Ltda SE J 514 ISO 8434-2 e daptadores Conexões JIC SE J 514 ISO 8434-2 e daptadores Componentes de sistemas hidráulicos com tecnologia de primeira. Konnect Ind Com Ltda 1 www.konnect.com.br SE J 514 ISO 8434-2

Leia mais

Sensores e Atuadores (2)

Sensores e Atuadores (2) (2) 4º Engenharia de Controle e Automação FACIT / 2009 Prof. Maurílio J. Inácio Atuadores São componentes que convertem energia elétrica, hidráulica ou pneumática em energia mecânica. Através dos sistemas

Leia mais

Continuação aula 3 - unidades do Sistema de Esgotamento Sanitário

Continuação aula 3 - unidades do Sistema de Esgotamento Sanitário Continuação aula 3 - unidades do Sistema de Esgotamento Sanitário e) Órgãos acessórios: Dispositivos fixos e não mecanizados destinados a facilitar a inspeção e limpeza dos coletores, construídos em pontos

Leia mais

Instruções de montagem e operação EB 2430 PT. Termóstato Tipo 2430 K para Válvulas da Série 43

Instruções de montagem e operação EB 2430 PT. Termóstato Tipo 2430 K para Válvulas da Série 43 Termóstato Tipo 2430 K para Válvulas da Série 43 Fig. 1 Termóstato Tipo 2430 ligado a Válvula Tipo 2432 K (Regulador de Temperatura Tipo 43-2) Instruções de montagem e operação EB 2430 PT Edição de Setembro

Leia mais

MOINHOS GRANULADORES

MOINHOS GRANULADORES MOINHOS GRANULADORES DESDE 1980 Fundada em 1980 sediada em Farroupilha, RS em uma área própria de 15.000m², com área construída de 2.250 m², a Mecanofar mantém mais de 3.500 máquinas no mercado de transformação.

Leia mais

Calibradores de Minerais

Calibradores de Minerais uma Companhia Astec Industries Calibradores de Minerais Calibradores de Minerais/Calibradores de Rolos para Aplicações Primárias/Secundárias e Terciárias A gama Osborn de Calibradores de Rolos de Eixo

Leia mais

Cálculo de resistência para poços de proteção

Cálculo de resistência para poços de proteção Informação técnica Cálculo de resistência para poços de proteção WIKA folha de dados IN 00.15 Aplicações O cálculo de resistência para um poço de proteção é uma prova matemática da capacidade do mesmo

Leia mais

A NOVA GERAÇÃO DE AUTO BOMBA LANÇA MODELOS BSF S 32Z, 36Z E 42.5Z

A NOVA GERAÇÃO DE AUTO BOMBA LANÇA MODELOS BSF S 32Z, 36Z E 42.5Z A NOVA GERAÇÃO DE AUTO BOMBA LANÇA MODELOS BSF S 32Z, 36Z E 42.5Z Com o Peso Bruto Total (PBT) inferior a 23 TON, possibilitando uma reserva para carga de materiais para operação. Sua lança estável se

Leia mais

Neste capítulo abordaremos alguns métodos de elevação artificial de petróleo, seu funcionamento, suas características e suas propriedades.

Neste capítulo abordaremos alguns métodos de elevação artificial de petróleo, seu funcionamento, suas características e suas propriedades. CAPÍTULO 3 MÉTODOS DE ELEVAÇÃO ARTIFICIAL DE PETRÓLEO. Neste capítulo abordaremos alguns métodos de elevação artificial de petróleo, seu funcionamento, suas características e suas propriedades. BOMBEIO

Leia mais

Automatização. de Persianas

Automatização. de Persianas Automatização de Persianas Externas Índice Motores... 3 Motor para Tubo Octogonal 40 mm... 4 Motor para Tubo Octogonal 60 mm... 6 Fixação da Esteira... 8 Controles Remotos... 9 Transmissores Portáteis...

Leia mais

1.1 Objetivo. 1.2 Considerações Iniciais

1.1 Objetivo. 1.2 Considerações Iniciais 1 Introdução 1.1 Objetivo O objetivo deste trabalho é avaliar o desempenho de um reparo em dutos, que utiliza multicamadas metálicas coladas; estudando seu comportamento e propondo modelos numéricos e

Leia mais

built build to LAJES LITEFORM

built build to LAJES LITEFORM uilt build to LAJES LAJES LITEFORM Lajes_LITEFORM 338 LITEFORM é o novo sistema de escoramento para lajes tradicionais de concreto moldado in loco. Apresenta as vantagens de incrementar a produtividade,

Leia mais

Estes sensores são constituídos por um reservatório, onde num dos lados está localizada uma fonte de raios gama (emissor) e do lado oposto um

Estes sensores são constituídos por um reservatório, onde num dos lados está localizada uma fonte de raios gama (emissor) e do lado oposto um Existem vários instrumentos de medição de nível que se baseiam na tendência que um determinado material tem de reflectir ou absorver radiação. Para medições de nível contínuas, os tipos mais comuns de

Leia mais

CAPÍTULO 8 - SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO (MOTORES OTTO) CARBURAÇÃO INJEÇÃO INTRODUÇÃO

CAPÍTULO 8 - SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO (MOTORES OTTO) CARBURAÇÃO INJEÇÃO INTRODUÇÃO CAPÍTULO 8 - SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO (MOTORES OTTO) CARBURAÇÃO INJEÇÃO INTRODUÇÃO Requisitos de mistura. Em geral, a ótima razão ar/combustível com determinada velocidade do motor consiste naquela em que

Leia mais

ESCOLHA ADEQUADA DA TUBULAÇÃO

ESCOLHA ADEQUADA DA TUBULAÇÃO 01 ESCOLHA ADEQUADA DA TUBULAÇÃO.... 1 DIAGRAMA TEÓRICO PARA CÁLCULO DE TUBULAÇÕES........................... TUBO DE AÇO TREFILADO SEM COSTURA... 3 TUBO CURVADO DE AÇO.................. 4 TUBO DE COBRE

Leia mais

Manual de Operação e Instalação

Manual de Operação e Instalação Manual de Operação e Instalação Transmissor de nível Cod: 073AA-005-122M Rev. A Série LT-200 Fevereiro / 2004 S/A. Rua João Serrano, 250 Bairro do Limão São Paulo SP CEP 02551-060 Fone: (11) 3488-8999

Leia mais

Introdução. Bem vindo, ao mundo dos automatizadores para portas de enrolar!!!

Introdução. Bem vindo, ao mundo dos automatizadores para portas de enrolar!!! D I S T R I B U I D O R Introdução Bem vindo, ao mundo dos automatizadores para portas de enrolar!!! A NEW AUTOMATIZADORES atua no mercado nacional há 1 ano, distribuindo para todo Brasil e America Latina.

Leia mais

EXAUSTOR MUNTERS MANUAL DE INSTALAÇÃO EXAUSTOR MUNTERS REV.00-11/2012-MI0047P

EXAUSTOR MUNTERS MANUAL DE INSTALAÇÃO EXAUSTOR MUNTERS REV.00-11/2012-MI0047P MANUAL DE INSTALAÇÃO EXAUSTOR MUNTERS REV.00-11/2012-MI0047P 0 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 2 IMPORTANTE... 3 SEGURANÇA... 3 CUIDADOS AO RECEBER O EQUIPAMENTO... 4 1) Instalação dos exaustores... 5 2) Instalação

Leia mais

Rolamento Autocompensador de Rolos Esféricos SÉRIE EA

Rolamento Autocompensador de Rolos Esféricos SÉRIE EA Rolamento Autocompensador de Rolos Esféricos SÉRIE EA Rolamento autocompensador de rolos esféricos de alta performance com maior capacidade de carga Rolamento Autocompensador de Rolos Esféricos SÉRIE EA

Leia mais

Tubos cladeados. Tubos resistentes à corrosão. Tubos cladeados

Tubos cladeados. Tubos resistentes à corrosão. Tubos cladeados 1 Tubos cladeados Tubos resistentes à corrosão Tubos cladeados Tubos especiais e componentes prontos para a instalação Tubulações pré-fabricadas e componentes soldados Vasos, tanques e torres Construção

Leia mais

GreenPack. Dando uma força para a plantação. pacote tecnológico

GreenPack. Dando uma força para a plantação. pacote tecnológico pacote tecnológico Dando uma força para a plantação Para equipar ou retrofitar veículos-tanques e reboques-tanques que manejam calda-pronta, com a finalidade de formular, homogenizar e abastecer implementos

Leia mais

Aula 17 Projetos de Melhorias

Aula 17 Projetos de Melhorias Projetos de Melhorias de Equipamentos e Instalações: A competitividade crescente dos últimos anos do desenvolvimento industrial foi marcada pela grande evolução dos processos produtivos das indústrias.

Leia mais

Tecnologia Audi Space Frame

Tecnologia Audi Space Frame + Entrevista: Alumínio é tendência global + Tendência: Consumo contingenciado + Transporte: Ônibus do futuro + Na linha de montagem: GM sai na frente + Tecnologia: Audi space frame Tecnologia Audi Space

Leia mais

Cobresul Metais Ltda. Plasinco Empreendimentos Ltda.

Cobresul Metais Ltda. Plasinco Empreendimentos Ltda. A Cobresul Metais Ltda., afiliada e controlada pela Plasinco Empreendimentos Ltda. proprietária das empresas Plasinco Ltda, Plasinco Importação e Exportação S/A, e acionista da CBL Laminação Brasileira

Leia mais

Edson Duarte Sistemas Eletropneumáticos Lista Geral

Edson Duarte Sistemas Eletropneumáticos Lista Geral 1) Calcule o volume de ar comprimido necessário para o acionamento de 10 cilindros pneumáticos (modelo A), 4 cilindros pneumáticos com retorno por mola (modelo B) e 2 cilindros sem haste (modelo C), todos

Leia mais

------------------------------- -----------------------------Henflex. Henflex------------------------------ Índice

------------------------------- -----------------------------Henflex. Henflex------------------------------ Índice Índice 1.Características Gerais... 2 2.Seleção do Tamanho do Acoplamento... 2 2.1- Dimensionamento dos acoplamentos Henflex HXP para regime de funcionamento contínuo... 2 2.2 Seleção do Acoplamento...

Leia mais