PROJETO ARIRANHA BALBINA

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROJETO ARIRANHA BALBINA"

Transcrição

1 PROJETO ARIRANHA BALBINA O projeto A ariranha (Pteronura brasiliensis) é um mamífero semi-aquático fascinante. É endêmico da America do Sul e atualmente se encontra na lista de espécies ameaçadas de extinção. Um dos principais fatores de riscos para a ariranha nos dias atuais é a destruição e a degradação do seu hábitat devido à expansão populacional humana. A construção de grandes hidrelétricas também representa ameaça a toda fauna devido à destruição massiva dos ambientes utilizados pelos animais. Assim, até pouco mais de uma década acreditava-se que as represas hidrelétricas poderiam ser uma ameaça potencial às ariranhas, não apenas isolando populações geneticamente, como também pelas alterações provocadas no ambiente. Contudo, dados recentes coletados no reservatório da UHE Balbina revelaram que hidrelétricas tem potencial para abrigar populações estáveis de ariranha, se pelo menos duas condições estiverem presentes: a presença da espécie na área antes da formação do lago e a reduzida ocupação humana na área do reservatório. Diante dos fatos, o Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) vem conduzindo um amplo estudo sobre a biologia e ecologia dessa espécie na área do reservatório de Balbina em parceria com a Associação Amigos do Peixe-boi (AMPA), com o Centro de Preservação e Pesquisas de Mamíferos Aquáticos (CPPMA) da Amazonas Energia e com a Reserva Biológica do Uatumã (REBIO Uatumã) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Os estudos iniciados em Balbina em 2001 sugerem que alguns dos aspectos sobre a biologia da espécie, mencionados há décadas na literatura tendem a apresentar variações, tais como menor estabilidade do casal-alfa e provável maior tolerância da espécie frente à invasão de seus territórios por conspecíficos. Com o intuito de comprovar estas hipóteses, bem como, caracterizar os deslocamentos realizados, composição de grupos e sua dinâmica, o presente projeto tem como principais metas continuar a acompanhar e monitorar diferentes grupos de ariranhas do lago de Balbina, utilizando um catálogo de identificação das ariranhas previamente elaborado, além de informações sobre a biologia, ecologia e conservação da ariranha dentro do lago da Hidrelétrica de Balbina. Atualmente, observa-se ainda, no lago de Balbina, a interação de uma ariranha fêmea com os pescadores e freqüentadores do porto às margens do lago. Esse tipo de interação, nem sempre é benéfico, pois algumas pessoas tentam agredi-la. A ariranha por sua vez, é um animal com presas poderosas, que quando ameaçada, pode morder as pessoas ao redor. Esse

2 tipo de interação com humanos também traz riscos a espécie, que perde seus instintos naturais de sobrevivência e de captura de presas para alimentação. Nesse sentido, o projeto ariranha vem trabalhando em parceria com a AMPA, a REBIO Uatumã e o CPPMA, no intuito de minimizar riscos de agressão ao animal e aos freqüentadores do porto de Balbina, bem como, vem realizando palestras e abordagem junto à comunidade em geral com vistas à sensibilização ambiental. A área de estudo A área de estudo envolve a Vila de Balbina, município de Presidente Figueiredo/AM, distante cerca de 190km da capital Manaus. A área permite acompanhamento dos grupos de ariranhas ao longo de todo o ano, possibilitando assim uma descrição dos requerimentos ecológicos da espécie. A área de estudo possui cerca de 450km 2, o que representa aproximadamente 10% do reservatório da UHE Balbina (01º55' S 59º29' W), cuja área total estimada é de km 2 (FUNCATE/INPE/ANEEL, 2000). O lago está situado na porção central do estado do Amazonas, município de Presidente Figueiredo, Amazonas, Brasil. Excursões bimestrais ao lago de Balbina são realizadas, com duração de 8 a 10 dias cada uma. FUNCATE-INPE-ANEEL, Mapeamento por satélite das áreas inundadas por reservatórios de hidrelétricas brasileiras. Relatório do Convênio FUNCATE/INPE/ANEEL. National Institute for Space Research (INPE). P.O. Box Sao Jose dos Campos - SP - Brazil, <www.ltid.inpe.br>. Algumas das atividades do estágio Monitoramento dos grupos de ariranhas no lago de Balbina; Observação direta dos grupos de ariranhas; Censo de tocas de ariranhas; Tabulação dos dados ao final das saídas de campo, os dados coletados são repassados para o computador. Dessa forma, obtêm-se um banco de dados e imagens para posterior análise; Palestras, oficinas, abordagens educativas com vistas à educação ambiental junto aos moradores da Vila de Balbina (escola, colônia de pescadores, associação de moradores e comunidades do entorno) e turistas que visitam a Vila; Elaboração de um relatório a ser entregue no máximo um mês após o estágio.

3 Duração do estágio: Seis meses Período de seleção: Até 28 de fevereiro de Pré-requisitos: Disponibilidade de 6 meses para o estágio, com dedicação exclusiva; Facilidade para trabalhar em equipe; Disposição para trabalhar em locais remotos; Respeito às características culturais da região; Noções básicas de informática; Conhecimento básico do idioma inglês. Alojamento Existe alojamento para o estagiário na Vila de Balbina (casa de trânsito da REBIO Uatumã ou do CPPMA) quando da permanência do estagiário na Vila. No campo, in situ, haverá alojamento nas bases de fiscalização da REBIO Uatumã e, dependendo da situação, haverá necessidade de ficar acampado em barracas. A limpeza do alojamento é de inteira responsabilidade do estagiário. Alimentação A alimentação básica será de responsabilidade do Projeto Ariranha. As refeições deverão ser preparadas pelos próprios estagiários, pois não há cozinheira. É sempre bom ter bolachas, barras de cereais, salgadinhos e itens para preparar lanches rápidos. Para aqueles que tenham restrições alimentares, ou seja, vegetarianos, lembramos que as condições de campo e da Vila de Balbina não favorecem muito uma dieta especial. Recomenda-se trazer alguns complementos que facilitarão o seu bem-estar (grãos, aveia, granola, etc.). Seguro de Vida/Plano de Saúde O estagiário deverá obrigatoriamente possuir um seguro de vida/plano de saúde, que cubra inclusive acidentes de trabalho visando à segurança do mesmo durante o período de estágio. Diferentes instituições bancárias possuem este tipo de seguro (rápido e barato).

4 Vacinas Vacinas contra tétano, febre amarela e hepatite são recomendadas. O que trazer (para uso pessoal): Boné/chapéu; Óculos escuros; Protetor solar; Repelente; Capa-de-chuva; Roupas leves* (calça de nylon, camisas de manga comprida para o campo); Roupa de banho; Roupa de cama e banho; Remédios e objetos de higiene de uso pessoal; Saco de dormir (opcional pode haver noites frias na floresta); Rede (preferível de nylon, compacta); Sapatos leves (tênis, sandália tipo papete); Lanterna e quantidade de pilhas suficientes para seu uso; Mochila pequena para campo; Mochila grande para colocar todos os seus pertences nas viagens atenção não tragam malas, que são impróprias para serem carregadas e o transporte até as bases de fiscalização é feito em canoa que não comporta muito volume; * O campo do Projeto Ariranha se dá quase que na sua totalidade em ambiente aquático, portanto, sugere-se roupas leves e fáceis de lavar e enxugar. Saber nadar é condição importante para as atividades, uma vez que o estagiário permanecerá boa parte do tempo embarcado em canoas de alumínio. Termo de responsabilidade O termo de responsabilidade deverá ser assinado e entregue para os coordenadores do projeto no primeiro dia de estágio.

5 Dias livres Durante o estágio, haverá dias livres que serão proporcionados e pré-acordados entre o estagiário e o coordenador. Estes dias livres poderão ser usados de acordo com o critério individual de cada estagiário (descanso, passeios etc), sendo de sua inteira responsabilidade os gastos e despesas decorrentes destes. Outros recursos Telefone celular: Sinal para eles apenas na Vila de Balbina ou nas cidades próximas. Contudo, na Vila de Balbina, a única operadora que atua é a Oi. Durante o período de atividades dentro do lago de Balbina Internet: Somente haverá acesso à internet durante os períodos de estadia na Vila de Balbina ou nas cidades próximas (lan houses). A REBIO Uatumã possui internet sem fio na Vila de Balbina ficando, portanto, a critério do estagiário trazer seu próprio laptop. Todos os participantes deverão estar preparados para passar períodos prolongados com acesso restrito à comunicação. Dinheiro para gastos extras na Vila ou quando em visita/passeio às cidades próximas: Presidente Figueiredo, Manaus e etc. Pessoa de contato em caso de emergência Favor fornecer o nome de uma pessoa de contato em caso de emergência. Como chegar Destino: Vila de Balbina, município de Presidente Figueiredo AM O estagiário deverá chegar a Manaus/AM por meios próprios e pegar um ônibus com destino à Vila de Balbina, que se localiza a cerca de 190km da capital. Ônibus com saídas diárias às 08:00hs e as 16:00hs com preço de tarifa em torno de R$ 27,00. Outra opção é vir de taxi direto da rodoviária com saídas em horários alternativos (lotação) ao preço de RS 35,00 por pessoa. Nesse caso, sugere-se entrar em contato direto com o escritório da REBIO Uatumã em Balbina (Falar com Rayanne ) para solicitar vaga junto aos taxistas. Ao chegar à Vila de Balbina, o estagiário deverá se deslocar até o escritório da REBIO Uatumã (Rua Uatumã nº 8, Bairro Waimiri, Vila de Balbina, Presidente Figueiredo/AM).

6 É imprescindível que os estagiários realizem comunicação prévia sobre sua chegada. Eventualmente poderá haver carona de Manaus até a Vila de Balbina em carros próprios da REBIO Uatumã, Amazonas Energia ou mesmo do INPA/AMPA. Os estagiários deverão enviar para Fernando Rosas e Márcia Munick / com um mínimo de 15 dias de antecedência confirmando a data e o horário de chegada à cidade de Manaus; colocar no campo assunto Estágio Ariranha e o nome do respectivo estagiário. Telefones para contato Os seguintes telefones estarão disponíveis durante todo o estágio: Em horário comercial (das 08:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00 h): Lab. Mamíferos Aquáticos INPA em Manaus Associação Amigos do Peixe-boi AMPA em Manaus Reserva Biológica do Uatumã em Balbina Fora do horário comercial: Marcia Munick (92) (Manaus) e (Vila de Balbina) Como se inscrever: Enviar os seguintes documentos por (colocar no título do Estágio Ariranha ): Curriculum lattes; Carta de intenção. Os documentos devem ser enviados para o até o dia 28 de fevereiro de Itens a serem entregues a coordenação do projeto (1º dia de estágio): Termo de responsabilidade (02 vias); Cópia do seguro de vida (02 vias);

Sub-coordenação do Projeto: BSc. Marcia Munick Cabral (munick@inpa.gov.br), LMA/INPA.

Sub-coordenação do Projeto: BSc. Marcia Munick Cabral (munick@inpa.gov.br), LMA/INPA. EDITAL DE SELEÇÃO 2012/002 EDITAL N.º 02 REBIO DO UATUMÃ - AM, DE 30 DE JULHO DE 2012. PRESTAÇÃO DE SERVIÇO VOLUNTÁRIO NA RESERVA BIOLÓGICA DO UATUMÃ-AM, PROJETO ARIRANHA. O Programa Voluntariado da Reserva

Leia mais

Projeto: Consequências ecológicas de mega-hidrelétricas sobre a comunidade de vertebrados na Amazônia Central brasileira

Projeto: Consequências ecológicas de mega-hidrelétricas sobre a comunidade de vertebrados na Amazônia Central brasileira EDITAL DE SELEÇÃO 2012/001 EDITAL N.º 01 REBIO DO UATUMÃ - AM, DE 09 DE MAIO DE 2012. PRESTAÇÃO DE SERVIÇO VOLUNTÁRIO NA RESERVA BIOLÓGICA DO UATUMÃ-AM, PROJETO GRANDES MAMÍFEROS. O Programa Voluntariado

Leia mais

0.3 Turnos de Colónias de Férias de Verão 2012

0.3 Turnos de Colónias de Férias de Verão 2012 INFORMAÇÃO DETALHADA O Campo de férias de Verão dos Pupilos é um programa de férias escolares, repleto de emoções e atividades lúdico-pedagógicas, para jovens entre os 6 e os 15 anos de idade. Temos sempre

Leia mais

Conseguimos te ajudar?

Conseguimos te ajudar? Controlar suas finanças deve ser um hábito. Não com o objetivo de restringir seus sonhos de consumo, mas sim de convidá-lo a planejar melhor a realização da cada um deles, gastando o seu dinheiro de maneira

Leia mais

Passeios Amazon Explorers

Passeios Amazon Explorers Passeios Amazon Explorers Para os passeios de um dia, sem pernoite, lhe oferecemos a seguinte variedade, cada um com suas especificidades, que lhe proporcionam experiências diferentes e inesquecíveis,

Leia mais

PROJETO SEMEANDO SUSTENTABILIDADE EDITAL DE SELEÇÃO PARA O II CURSO ECOLOGIA DA FLORESTA. Porto Velho e Itapuã do Oeste/RO 27 a 30 de novembro de 2013

PROJETO SEMEANDO SUSTENTABILIDADE EDITAL DE SELEÇÃO PARA O II CURSO ECOLOGIA DA FLORESTA. Porto Velho e Itapuã do Oeste/RO 27 a 30 de novembro de 2013 PROJETO SEMEANDO SUSTENTABILIDADE EDITAL DE SELEÇÃO PARA O II CURSO ECOLOGIA DA FLORESTA Porto Velho e Itapuã do Oeste/RO 27 a 30 de novembro de 2013 INSCRIÇÕES ATÉ O DIA 08/11/2013 Porto Velho, 22 de

Leia mais

Reveillon na Amazônia - Arquipélago de Anavilhanas 6 dias 27 de Dezembro de 2015 a 01 de Janeiro de 2016

Reveillon na Amazônia - Arquipélago de Anavilhanas 6 dias 27 de Dezembro de 2015 a 01 de Janeiro de 2016 Anavilhanas, um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo! A chegada de um novo ano é, sem dúvidas, um momento especial! Reflexões, retrospectiva de momentos importantes, novos planos, desejos e compartilhamento

Leia mais

Acompanhamento. Sejam bem-vindos. 7 dias 1 mês 2 meses 3 meses 6 meses 1 ano

Acompanhamento. Sejam bem-vindos. 7 dias 1 mês 2 meses 3 meses 6 meses 1 ano Acompanhamento Sejam bem-vindos Nós desenvolvemos este guia para ajudá-lo a se preparar para a alta de sua criança. Muitas famílias acreditam que aprendendo e conversando antes da alta hospitalar de sua

Leia mais

INFORMAÇÕES GERAIS E REGRAS PARA PARTICIPAÇÃO

INFORMAÇÕES GERAIS E REGRAS PARA PARTICIPAÇÃO Outubro de 2015 Florianópolis/SC - Brasil Versão 2-28.7.2015 INFORMAÇÕES GERAIS E REGRAS PARA PARTICIPAÇÃO O Mutirão Nacional Pioneiro (MutPio) é um evento muito importante para o Ramo Pioneiro, e reúne

Leia mais

REGULAMENTO DESAFIO DAS SERRAS 2016 SERRA DA MANTIQUEIRA SÃO FRANCISCO XAVIER

REGULAMENTO DESAFIO DAS SERRAS 2016 SERRA DA MANTIQUEIRA SÃO FRANCISCO XAVIER REGULAMENTO DESAFIO DAS SERRAS 2016 SERRA DA MANTIQUEIRA SÃO FRANCISCO XAVIER O Desafio das Serras é um evento de 2 dias, a ser realizado nos dias 03 e 04 de setembro, na Serra da Mantiqueira São Francisco

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO DE ASSESSOR (a) DE IMPRENSA

PROCESSO DE SELEÇÃO DE ASSESSOR (a) DE IMPRENSA EDITAL N.º 002/2009/AMPA- AM PROCESSO DE SELEÇÃO DE ASSESSOR (a) DE IMPRENSA HISTÓRICO A AMPA Associação Amigos do Peixe-boi foi criada em 2001 pelos pesquisadores do Laboratório de Mamíferos Aquáticos

Leia mais

Fundação Rotária Instruções para Pedido de Subsídio Equivalente

Fundação Rotária Instruções para Pedido de Subsídio Equivalente Fundação Rotária Instruções para Pedido de Subsídio Equivalente O que são Subsídios Equivalentes? Subsídios Equivalentes ajudam projetos humanitários internacionais implementados graças à cooperação de

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES Processo de Seleção para o Programa Especial de Formação Pedagógica para Professores de Educação Profissional de nível técnico (Convênio FNDE/MEC nº 400012/2011 Programa

Leia mais

CHAMADA INTERNA Nº 01/2012/Gabinete/IFBAIANO PROGRAMA CIÊNCIA ITINERANTE Programa de Fomento à Institucionalização do Projeto Escola Itinerante

CHAMADA INTERNA Nº 01/2012/Gabinete/IFBAIANO PROGRAMA CIÊNCIA ITINERANTE Programa de Fomento à Institucionalização do Projeto Escola Itinerante MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO GABINETE DA REITORIA CHAMADA INTERNA Nº 01/2012/Gabinete/IFBAIANO PROGRAMA

Leia mais

EDITAL PROPP Nº 143, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2014.

EDITAL PROPP Nº 143, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2014. EDITAL PROPP Nº 143, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2014. O PRÓ-REITOR DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO, da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura

Leia mais

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A COLONIA DE FÉRIAS DA UFAC

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A COLONIA DE FÉRIAS DA UFAC ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A COLONIA DE FÉRIAS DA UFAC As atividades da Colônia de Férias da UFAC serão realizadas no período de 15 a 19 de julho de 2013, das 8h às 12h, e divididas por faixa etária em

Leia mais

GUIA DOS RONDONISTAS

GUIA DOS RONDONISTAS GUIA DOS RONDONISTAS Guia dos Rondonistas Ministério da Defesa Nelson Jobim Ministro de Estado da Defesa General-de-Exército José Carlos de Nardi Secretário de Ensino, Logística, Mobilização, Ciência

Leia mais

EDITAL DE APOIO A PESQUISAS REALIZADAS NA RPPN URU, LAPA, PARANÁ

EDITAL DE APOIO A PESQUISAS REALIZADAS NA RPPN URU, LAPA, PARANÁ EDITAL DE APOIO A PESQUISAS REALIZADAS NA RPPN URU, LAPA, PARANÁ I. Informações gerais sobre a reserva particular do Patrimônio Natural (RPPN) URU Em 2003, a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação

Leia mais

www.setepe2014.com.br

www.setepe2014.com.br NORMAS PARA A UTILIZAÇÃO DO ALOJAMENTO A V SEMANA DE ESTUDOS, TEORIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS disponibilizará alojamento gratuitamente, o que demostra o interesse em promover a acessibilidades a todos os

Leia mais

NORMAS PARA O FUNCIONAMENTO INTERNO DA CRECHE/UFG

NORMAS PARA O FUNCIONAMENTO INTERNO DA CRECHE/UFG NORMAS PARA O FUNCIONAMENTO INTERNO DA CRECHE/UFG A Pró-reitoria de Assuntos da Comunidade Universitária, por meio da Coordenação Administrativa da Creche/UFG, estabelece as seguintes normas, visando seu

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICO ALVO LINHAS DE PESQUISA Sustentabilidade na Mineração

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICO ALVO LINHAS DE PESQUISA Sustentabilidade na Mineração EDITAL DE SELEÇÃO O Instituto Tecnológico Vale (ITV) abre inscrições para o processo seletivo de candidatos ao Curso de Mestrado Profissional em Uso Sustentável de Recursos Naturais em Regiões Tropicais

Leia mais

Perfil: Ser comunicativo; Saber trabalhar em grupo; Ser proativo; Ter compromisso; Ter interesse pela área ambiental.

Perfil: Ser comunicativo; Saber trabalhar em grupo; Ser proativo; Ter compromisso; Ter interesse pela área ambiental. 1º edital de 2014 Programa de Voluntariado do O objetivo do programa é agregar força de trabalho à equipe gestora do PNSB de forma a aumentar a participação da sociedade na gestão da Unidade de Conservação

Leia mais

DOCUMENTO BASE Versão 2

DOCUMENTO BASE Versão 2 DOCUMENTO BASE Versão 2 Março de 2015 CONTEÚDO 1 Documento base... 3 1.1 Origem da campanha... 3 1.2 Ampliação da abrangência... 3 1.3 Objetivo... 3 1.4 Objetivos secundários... 3 1.5 Meta... 3 2 Como

Leia mais

EDITAL Nº 12/2015, DE 13 DE OUTUBRO DE 2015, DO COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, REDE E-TEC BRASIL

EDITAL Nº 12/2015, DE 13 DE OUTUBRO DE 2015, DO COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, REDE E-TEC BRASIL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA REDE E-TEC BRASIL COORDENADORIA DE ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Leia mais

Instruções Específicas para Desenvolvimento de Trabalho Social em Intervenções de Urbanização de Assentamentos Precários

Instruções Específicas para Desenvolvimento de Trabalho Social em Intervenções de Urbanização de Assentamentos Precários MININSTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação Instruções Específicas para Desenvolvimento de Trabalho Social em Intervenções de Urbanização de Assentamentos Precários Programa: Urbanização Regularização

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO BOSCH SUMMER CAMPUS VERÃO 2015

REGULAMENTO INTERNO BOSCH SUMMER CAMPUS VERÃO 2015 REGULAMENTO INTERNO BOSCH SUMMER CAMPUS VERÃO 2015 CAPITULO I NATUREZA, FINS E OBJETIVOS A empresa de consultoria e assessoria de eventos PORMENOR MÁGICO, com sede em Guimarães juntamente com a empresa

Leia mais

3º Congresso Internacional de Tecnologias para o Meio Ambiente

3º Congresso Internacional de Tecnologias para o Meio Ambiente Pegada Ecológica dos Diferentes Grupos Sociais que compõem a Comunidade Acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande FURG Anaí Fontoura Lessa 1, Thaís Antolini Veçozzi 2 1 Curso de Tecnologia em Gestão

Leia mais

REGULAMENTO DA 2ª FENACEB FEIRA NACIONAL DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

REGULAMENTO DA 2ª FENACEB FEIRA NACIONAL DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica REGULAMENTO DA 2ª FENACEB FEIRA NACIONAL DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA I - CONCEITO, DENOMINAÇÃO, REALIZAÇÃO Art. 1º A 2ª Feira Nacional de Ciências

Leia mais

EDITAL Nº 001/2009, DE 30 DE SETEMBRO DE 2009

EDITAL Nº 001/2009, DE 30 DE SETEMBRO DE 2009 EDITAL Nº 001/2009, DE 30 DE SETEMBRO DE 2009 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, em parceria com os municípios participantes do Programa Escola Técnica Aberta do Brasil

Leia mais

BOOTCAMP LATAM 2016, CANCÚN, RIVIERA MAYA 10 A 14 DE ABRIL DE 2016

BOOTCAMP LATAM 2016, CANCÚN, RIVIERA MAYA 10 A 14 DE ABRIL DE 2016 Prezado participante, BOOTCAMP LATAM 2016, CANCÚN, RIVIERA MAYA 10 A 14 DE ABRIL DE 2016 A seguir, você encontrará os detalhes logísticos e importantes que devem ser considerados para a preparação e estadia

Leia mais

PRÊMIO GRANDES CASES DE EMBALAGEM 2015, da Revista EmbalagemMarca 9ª Edição

PRÊMIO GRANDES CASES DE EMBALAGEM 2015, da Revista EmbalagemMarca 9ª Edição PRÊMIO GRANDES CASES DE EMBALAGEM 2015, da Revista EmbalagemMarca 9ª Edição Iniciativa: Revista EmbalagemMarca Realização: Ciclo de Conhecimento Organização de Eventos Apoio operacional: Centro Universitário

Leia mais

MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA DIREÇÃO-GERAL - CAMPUS JOÃO PESSOA EDITAL N 08/2015

MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA DIREÇÃO-GERAL - CAMPUS JOÃO PESSOA EDITAL N 08/2015 MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA DIREÇÃO-GERAL - CAMPUS JOÃO PESSOA EDITAL N 08/2015 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DO IFPB CAMPUS JOÃO PESSOA PROGRAMA

Leia mais

Idosos de Ontário: Como preparar se para uma emergência

Idosos de Ontário: Como preparar se para uma emergência Idosos de Ontário: Como preparar se para uma emergência Os cidadãos de Ontário têm enfrentado todo tipo de emergência, quer sejam tempestades de gelo, falta de energia elétrica até tornados e acidentes

Leia mais

COLÉGIO ACLIMAÇÃO Normas Internas 2016 *Objetivos Gerais: Instalações:

COLÉGIO ACLIMAÇÃO Normas Internas 2016 *Objetivos Gerais: Instalações: COLÉGIO ACLIMAÇÃO Razão: Ensino Infantil e Fundamental W A C S/C Ltda. CNPJ: 05.337.280/0001-41 Tel: 11 3341-1329 Fax: 11 3271-7424 Rua Teodureto Souto, 970 Aclimação CEP: 01539-000 São Paulo SP. www.colegioaclimacao.com.br

Leia mais

PAIHCbKA PHA PY A CO OBEÑ FOLCLORE UCRANIANO SOLOVEY Rua Pandia Calógeras, 374 Niterói Canoas RS Fone: (51) 9842 0088 / 9815 3294 www.solovey.com.

PAIHCbKA PHA PY A CO OBEÑ FOLCLORE UCRANIANO SOLOVEY Rua Pandia Calógeras, 374 Niterói Canoas RS Fone: (51) 9842 0088 / 9815 3294 www.solovey.com. XXII FESTIVAL DE DANÇAS UCRANIANAS PORTO ALEGRE 2015 REGULAMENTO O presente regulamento visa à interação dos grupos participantes do XXII FESTIVAL DE DANÇAS UCRANIANAS. I. DA DATA E LOCAL Art. 1 O XXII

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2014

PROCESSO SELETIVO 2014 PROCESSO SELETIVO 2014 EDITAL N 47/2014 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: GESTÃO E ATENÇÃO NO SUS - LATO SENSU O Centro de Educação Tecnológica e Pesquisa em Saúde Escola GHC e o Instituto

Leia mais

Of. Circular n 01/2013 Juiz de Fora, 15 de abril de 2013

Of. Circular n 01/2013 Juiz de Fora, 15 de abril de 2013 Of. Circular n 01/2013 Juiz de Fora, 15 de abril de 2013 ASSUNTO: Agenda de Orientações Docente Prezados Professores, De modo geral, quando se conversa com nossos egressos e alunos sobre a Faculdade Machado

Leia mais

3. O que é estágio não obrigatório? É uma atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória. ( 2º do art. 2º da Lei nº 11.

3. O que é estágio não obrigatório? É uma atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória. ( 2º do art. 2º da Lei nº 11. 1. O que é o estágio? A Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, define o estágio como o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - Campus Sorocaba Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção PPGEP-S Curso de Mestrado Acadêmico

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - Campus Sorocaba Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção PPGEP-S Curso de Mestrado Acadêmico UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - Campus Sorocaba Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção PPGEP-S Curso de Mestrado Acadêmico EDITAL Nº 002/2013/PPGEP-S SELEÇÃO PARA MESTRADO ACADÊMICO (para

Leia mais

Chamada de Propostas. Comitê Técnico de Videocolaboração CT-Vídeo

Chamada de Propostas. Comitê Técnico de Videocolaboração CT-Vídeo Chamada de Propostas Comitê Técnico de Videocolaboração CT-Vídeo Introdução A RNP mantem, desde 2014, o Comitê Técnico de Videocolaboração (CT-Vídeo), cujo objetivo é estudar o futuro das aplicações em

Leia mais

Termo de Referência para Elaboração de Plano de Gestão de Praça do PAC modelo de 3000m 2

Termo de Referência para Elaboração de Plano de Gestão de Praça do PAC modelo de 3000m 2 MINISTÉRIO DA CULTURA Diretoria de Infraestrutura Cultural Secretaria Executiva Termo de Referência para Elaboração de Plano de Gestão de Praça do PAC modelo de 3000m 2 1. Objetivos A Praça do PAC é de

Leia mais

1º EDITAL DE PRORROGAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO 001/2013. Manaus,05 de Abril de 2013.

1º EDITAL DE PRORROGAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO 001/2013. Manaus,05 de Abril de 2013. 1º EDITAL DE PRORROGAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO 001/2013. Por determinação do SENAR-AR/AM, fica prorrogado o prazo de inscrições para o Processo Seletivo SENAR-AR/AM 001/2013, até as 18 horas do dia 12 de

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO ALUNO ESPECIAL Nº. 01/2016 SEMESTRE 2016.1 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA MESTRADO ACADÊMICO

EDITAL DE SELEÇÃO ALUNO ESPECIAL Nº. 01/2016 SEMESTRE 2016.1 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA MESTRADO ACADÊMICO EDITAL DE SELEÇÃO ALUNO ESPECIAL Nº. 01/2016 SEMESTRE 2016.1 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA MESTRADO ACADÊMICO 1. PREÂMBULO A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade

Leia mais

PROGRAMA EDUCA SeRe. ltid.inpe..inpe.br. As imagens de satélite nos auxiliam a conhecer feições geográficas únicas no mundo:

PROGRAMA EDUCA SeRe. ltid.inpe..inpe.br. As imagens de satélite nos auxiliam a conhecer feições geográficas únicas no mundo: As imagens de satélite permitem o estudo do espaço geográfico e dos recursos naturais em diferentes escalas de trabalho e distintas áreas de abrangência: TANIA MARIA SAUSEN ATIVIDADE DE TREINAMENTO E DIFUSÃO

Leia mais

O Anavilhanas Lodge é um destino singular. As informações, sugestões e dicas a seguir irão ajudar o viajante a se preparar para esta experiência.

O Anavilhanas Lodge é um destino singular. As informações, sugestões e dicas a seguir irão ajudar o viajante a se preparar para esta experiência. O Hotel O Anavilhanas Lodge é um destino singular. As informações, sugestões e dicas a seguir irão ajudar o viajante a se preparar para esta experiência. TRASLADO Em todos os pacotes estão inclusos traslados

Leia mais

DESAFIO DAS SERRAS SERRA DA BOCAINA 2012 REGULAMENTO

DESAFIO DAS SERRAS SERRA DA BOCAINA 2012 REGULAMENTO DESAFIO DAS SERRAS SERRA DA BOCAINA 2012 REGULAMENTO O Desafio das Serras será um evento de 2 dias, 01 e 02 de Setembro, na Serra da Bocaina, com percursos de 40 e 80 km feito em duplas e demarcado pela

Leia mais

Guia de Planejamento para Cidades do Revezamento da Tocha Rio 2016

Guia de Planejamento para Cidades do Revezamento da Tocha Rio 2016 2 Guia de Planejamento para Cidades do Revezamento da Tocha Rio 2016 Agosto de 2015 3 Parte I Mensagem do Rio 2016 Propósito do Guia de Planejamento para Cidades Índice 1. Introdução aos Jogos Olímpicos

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA EDITAL 026/2014 PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSORES ORIENTADORES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA - LATO

Leia mais

Viagem ao rio Arapiuns - 05 dias Santarém, Pará, Amazônia 2010

Viagem ao rio Arapiuns - 05 dias Santarém, Pará, Amazônia 2010 Viagem ao rio Arapiuns - 05 dias Santarém, Pará, Amazônia 2010 1º dia, Santarém - Anã café da manhã no barco saída de Santarém as 06:30, em direção a comunidade de Anã (de 3 a 4 horas de navegação) chegada

Leia mais

Santo André, 20 de Julho 2013.

Santo André, 20 de Julho 2013. Endereço Rua Vitória Régia, 997, CEP: 09080-320. Bairro Campestre/Santo André São Paulo - Brasil Portal: www.missaosal.org.br E-mail: contato@sal.org.br Telefone: 0055(11) 4438-0368 C.N.P.J: 009.369.963.0001-31

Leia mais

Este informativo tem como objetivo apresentar aos pais e responsáveis as características e o

Este informativo tem como objetivo apresentar aos pais e responsáveis as características e o Educar-se é impregnar de sentido cada momento da vida, cada ato do cotidiano. PAULO FREIRE Este informativo tem como objetivo apresentar aos pais e responsáveis as características e o funcionamento do

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA VISITA DE GRUPOS ORGANIZADOS

PROCEDIMENTOS PARA VISITA DE GRUPOS ORGANIZADOS PROJETO AICÁS EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRAIA DA ALMADA UBATUBA/SP O Projeto Aicás é uma ong, formada por moradores da praia da Almada uma vila de pescadores localizada ao norte de Ubatuba. Tem como objetivo

Leia mais

EDITAL N 02/LCB-EaD-UFSC/2015 PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS UAB/FNDE

EDITAL N 02/LCB-EaD-UFSC/2015 PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS UAB/FNDE Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Coordenadoria de Educação a Distância Campus Prof. João David Ferreira Lima CEP 88040-900 Trindade - Florianópolis - Santa Catarina - Brasil www.ead.ufsc.br / +55 (48)

Leia mais

AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO CPPMQA PARA PROTEÇÃO AO PEIXE-BOI NO RIO UATUMÃ E BAIXO OPERAÇÃO PEIXE-BOI

AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO CPPMQA PARA PROTEÇÃO AO PEIXE-BOI NO RIO UATUMÃ E BAIXO OPERAÇÃO PEIXE-BOI AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO CPPMQA PARA PROTEÇÃO AO PEIXE-BOI NO RIO UATUMÃ E BAIXO AMAZONAS AO LONGO DE DUAS DÉCADAS: OPERAÇÃO PEIXE-BOI Parceiros: ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL As atividades de educação

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO CULTURAL SILICON TRIP

REGULAMENTO DO CONCURSO CULTURAL SILICON TRIP REGULAMENTO DO CONCURSO CULTURAL SILICON TRIP A Faculdade de Tecnologia Bandeirantes, com sede na Rua Estela, nº. 268 Paraíso, na cidade de São Paulo, Estado de São Paulo CEP 04011-001, inscrita no CNPJ/MF

Leia mais

Relatório de Intercâmbio

Relatório de Intercâmbio Relatório de Intercâmbio 1. Dados de identificação: Informações pessoais e acadêmicas: Aline Vieira de Lima +55 83 9986 1705 aline.vieira@gmail.com Programa: PIANI Universidade anfitriã: Instituto Superior

Leia mais

Relatório de Intercâmbio

Relatório de Intercâmbio UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO INTERNACIONAL PARA GRADUAÇÃO Relatório de Intercâmbio Aluno(a): VINÍCIUS SANTOS AVELAR

Leia mais

REGULAMENTO DO DESAFIO INVENT A NEW FUTURE

REGULAMENTO DO DESAFIO INVENT A NEW FUTURE REGULAMENTO DO DESAFIO INVENT A NEW FUTURE 1. Descrição do desafio Invent a New Future O desafio Invent a New Future (adiante designado por "INFC") é organizado pela 3M Company e suas subsidiárias (lista

Leia mais

INSTITUTO CNA. Regulamento Senar Rondon 2011

INSTITUTO CNA. Regulamento Senar Rondon 2011 Regulamento Senar Rondon 2011 O Instituto CNA, com sede em Brasília, faz saber que estão abertas as inscrições, junto às universidades parceiras mencionadas no quadro abaixo, para a seleção de estudantes

Leia mais

Reveillon - Alter do Chão - 6 dias 27 de Dezembro de 2015 a 01 de Janeiro de 2016

Reveillon - Alter do Chão - 6 dias 27 de Dezembro de 2015 a 01 de Janeiro de 2016 Lago Verde: areia branca, água fresca e cristalina Comece 2016 com o pé direito em meio à tranquilidade e paz da natureza! Alter do Chão localiza-se na margem direita do rio Tapajós, a 32 km de Santarém,

Leia mais

Art. 6º A inscrição deverá ser realizada de acordo com a ficha constante no anexo I, desta Lei.

Art. 6º A inscrição deverá ser realizada de acordo com a ficha constante no anexo I, desta Lei. LEI Nº 1.947, DE 13 DE OUTUBRO DE 2015. Autoriza o Poder Executivo a premiar os Profissionais da Educação Básica, na categoria de Gestor e Professor, da Rede Municipal de Ensino, que obtiverem experiências

Leia mais

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Viana - COMDICAVI Lei Municipal Nº. 1214/94

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Viana - COMDICAVI Lei Municipal Nº. 1214/94 EDITAL Nº. 01/2014 - COMDICAVI Dispõe sobre o chancelamento de projetos das entidades não governamentais e órgãos governamentais de atendimento à criança e ao adolescente, para financiamento com recursos

Leia mais

Pró Reitoria de Extensão Universitária. Reitoria

Pró Reitoria de Extensão Universitária. Reitoria EDITAL N 004/2015 PROEX/Central de Cursos de Inovação e da UNESP Apoio para Cursos de em temas ambientais Seleção de propostas de cursos de extensão universitária em temas ambientais no âmbito da PROEX

Leia mais

EXPEDIÇÃO E WORKSHOP DE FOTOGRAFIA PANTANAL SUL E BONITO/2016 João Marcos Rosa & Nature Brazil Tours

EXPEDIÇÃO E WORKSHOP DE FOTOGRAFIA PANTANAL SUL E BONITO/2016 João Marcos Rosa & Nature Brazil Tours EXPEDIÇÃO E WORKSHOP DE FOTOGRAFIA PANTANAL SUL E BONITO/2016 João Marcos Rosa & Nature Brazil Tours Apresentação: O pantanal sul-matogrossesnse ocupa cerca de 140 mil quilometros quadrados do estado do

Leia mais

Experiências de cadastramento e atendimento da população em situação de rua. Brasília, 31 de julho de 2015

Experiências de cadastramento e atendimento da população em situação de rua. Brasília, 31 de julho de 2015 Experiências de cadastramento e atendimento da população em situação de rua Brasília, 31 de julho de 2015 Cadastro Único em Números 27.506.689 23.504.382 13.827.097 Total de famílias no Cadastro Único

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE-FURG PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE-FURG PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE-FURG PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Av. Itália, Km8 Campus Carreiros Rio Grande, RS Brasil 96201-900 fone: 53.32336772 e-mail:prograd@furg.br

Leia mais

FACULDADE CATÓLICA DE UBERLÂNDIA COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU

FACULDADE CATÓLICA DE UBERLÂNDIA COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE CATÓLICA DE UBERLÂNDIA COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU Sobre normas gerais Art.1º- Os cursos de especialização lato sensu, oferecidos pela Faculdade Católica

Leia mais

Programa de Voluntariado do Parque Nacional da Serra da Bocaina 1º Edital de 2015 Ano III

Programa de Voluntariado do Parque Nacional da Serra da Bocaina 1º Edital de 2015 Ano III -01 vaga -análise estatística de dados da visitação. -01 vaga -ações de reestruturação do Conselho Consultivo do PNSB. -10 vagas-operação de ordenamento do PNSB em Trindade durante o Carnaval. (2 vagas

Leia mais

CODC - 2012. Administração de Abrigos Temporários. Cap BM PABLO

CODC - 2012. Administração de Abrigos Temporários. Cap BM PABLO CODC - 2012 Administração de Abrigos Temporários Cap BM PABLO O Administrador do Abrigo O seu papel é fundamental em situações de emergência, pois, cabe a ele onde investir e mobilizar recursos humanos,

Leia mais

Estes que devem ser cultivados e cumpridos tanto pela família quanto pela escola, por isso seguem algumas orientações para casos específicos.

Estes que devem ser cultivados e cumpridos tanto pela família quanto pela escola, por isso seguem algumas orientações para casos específicos. ENSINO FUNDAMENTAL 1 NECESSIDADE DE REGRAS Para organização e convivência em qualquer segmento da sociedade se faz necessário a construção de regras que assegurem aos cidadãos tranquilidade e satisfação,

Leia mais

Projeto Nacional de Ações Público Privadas para a Biodiversidade PROBIO II. QUINTA CHAMADA PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS ICMBio - PROBIO II

Projeto Nacional de Ações Público Privadas para a Biodiversidade PROBIO II. QUINTA CHAMADA PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS ICMBio - PROBIO II SERVIÇO PÚBLICO FED ER AL MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE DIRETORIA PESQUISA, AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DA BIODIVERSIDADE Projeto Nacional de Ações Público

Leia mais

Projeto Nacional de Ações Público Privadas para a Biodiversidade PROBIO II. QUINTA CHAMADA PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS ICMBio - PROBIO II

Projeto Nacional de Ações Público Privadas para a Biodiversidade PROBIO II. QUINTA CHAMADA PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS ICMBio - PROBIO II SERVIÇO PÚBLICO FED ER AL MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE DIRETORIA PESQUISA, AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DA BIODIVERSIDADE Projeto Nacional de Ações Público

Leia mais

Projeto Básico Ambiental (PBA) UHE Teles Pires

Projeto Básico Ambiental (PBA) UHE Teles Pires UHE Teles Pires P.38 - Programa de Apoio à Revitalização e Incremento da Atividade de Turismo Equipe Responsável pela Elaboração do Programa Responsável Registro Cadastro Técnico Profissional Federal IBAMA

Leia mais

TERAPIA OCUPACIONAL PADRÃO DE RESPOSTA

TERAPIA OCUPACIONAL PADRÃO DE RESPOSTA TERAPIA OCUPACIONAL PADRÃO DE RESPOSTA QUESTÃO 38 Rosa está com 56 anos de idade e vive em um hospital psiquiátrico desde os 28 anos de idade. Em seu prontuário, encontra-se que ela é doente mental desde

Leia mais

Anexo XIII Planilha de Registro de Caixa de Sugestões

Anexo XIII Planilha de Registro de Caixa de Sugestões Anexo XIII Planilha de Registro de Caixa de Sugestões Mês: Junho Nº Data de abertura da caixa de sugestão 1 16/06/ 2 30/06/ Nome, endereço, telefone município Bárbara Dantas. Rua da Pista, 117, fone: 3237-3104,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SUSTENTABILIDADE

Leia mais

Viaje na sustentabilidade

Viaje na sustentabilidade A Tory Viagens e Turismo constrói programas préformatados e também cria rotas e programações sob demanda, de acordo com os interesses de aprendizagem dos viajantes e das organizações/experiências visitadas.

Leia mais

Praznik Foz do Arelho. Campos de férias 2015

Praznik Foz do Arelho. Campos de férias 2015 Praznik Foz do Arelho Campos de férias 2015 1. A Praznik A Praznik dedica-se, desde 2002, à organização e animação de eventos. As nossas áreas de actividade incluem festas infantis, baby sitting, espectáculos,

Leia mais

Formação de nível médio ou superior. Experiência mínima de 1 (um) ano no magistério básico, técnico ou superior.

Formação de nível médio ou superior. Experiência mínima de 1 (um) ano no magistério básico, técnico ou superior. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL Campus Rio Grande REDE ESCOLA TÉCNICA ABERTA DO BRASIL (e-tec BRASIL) EDITAL Nº 01, DE 29 DE JANEIRO DE 2014

Leia mais

Contribuição da Atividade de Projeto para o Desenvolvimento Sustentável. II Contribuição da Atividade de Projeto para o Desenvolvimento Sustentável

Contribuição da Atividade de Projeto para o Desenvolvimento Sustentável. II Contribuição da Atividade de Projeto para o Desenvolvimento Sustentável Anexo III da Resolução n o 1 da CIMGC Contribuição da Atividade de Projeto para o Desenvolvimento Sustentável I Introdução O Projeto da Usina Eólica Casa Nova consiste na implantação e operação de uma

Leia mais

COLÉGIO ACLIMAÇÃO Normas Internas / 2013

COLÉGIO ACLIMAÇÃO Normas Internas / 2013 COLÉGIO ACLIMAÇÃO Normas Internas / 2013 Normas Internas 2013 *Objetivos Gerais: Nosso objetivo á desenvolver a construção do conhecimento das competências e habilidades, a formação dos valores éticos

Leia mais

A Coordenação de Estágios informa:

A Coordenação de Estágios informa: A Coordenação de Estágios informa: I Informações gerais e Dúvidas frequentes sobre o Estágio: Tudo que você precisa saber sobre a nova lei de estágio 1. O que é o estágio? A Lei nº 11.788, de 25 de setembro

Leia mais

Expedição Bibliotecas Comunitárias Vaga Lume 4 dias 09 a 12 de Julho de 2015 Navegando pelo Rio Unini, no coração da Amazônia

Expedição Bibliotecas Comunitárias Vaga Lume 4 dias 09 a 12 de Julho de 2015 Navegando pelo Rio Unini, no coração da Amazônia Navegando pelo coração da Amazônia Com uma riqueza ambiental imensa, o Rio Negro é protegido em praticamente todo seu leito por Unidades de Conservação. Nosso destino nesta viagem será a Reserva Extrativista

Leia mais

Reveillon na Amazônia - Arquipélago de Anavilhanas 6 dias 27 de Dezembro de 2015 a 01 de Janeiro de 2016

Reveillon na Amazônia - Arquipélago de Anavilhanas 6 dias 27 de Dezembro de 2015 a 01 de Janeiro de 2016 Anavilhanas, um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo! A chegada de um novo ano é, sem dúvidas, um momento especial! Reflexões, retrospectiva de momentos importantes, novos planos, desejos e compartilhamento

Leia mais

3. Quais são as modalidades de estágio? Estágio obrigatório e Estágio não obrigatório (art. 2º da Lei 11.788/2008).

3. Quais são as modalidades de estágio? Estágio obrigatório e Estágio não obrigatório (art. 2º da Lei 11.788/2008). 1. O que é o estágio? Estágio é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de estudantes. O estágio integra o itinerário

Leia mais

Página 1 ABRIGO PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA. Coordenadora: Priscila Laurindo de Carvalho. Email: abrigopmvadfa@hotmail.com

Página 1 ABRIGO PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA. Coordenadora: Priscila Laurindo de Carvalho. Email: abrigopmvadfa@hotmail.com ABRIGO PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA Coordenadora: Priscila Laurindo de Carvalho Email: abrigopmvadfa@hotmail.com Endereço: Rua Manoel Vivácqua, 295 Bairro: Jabour Telefone: (27) 3317-2171 Horário de

Leia mais

www.institutoproterra.org.br

www.institutoproterra.org.br APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL Missão O Instituto Pró Terra é uma entidade sem fins lucrativos criada em 1997 sob o CNPJ: 04728488/0001-29, que reúne amigos, educadores, técnicos e pesquisadores com a missão

Leia mais

Imersão na Missão Urbana

Imersão na Missão Urbana Programa de Verão 2015 Imersão na Rio de Janeiro - RJ A seara é imensa e os trabalhadores são poucos. Lucas 10.2 Sumário 1. Convite 03 2. Agenda tentativa 05 3. FAQ 06 4. Inscrição 08 5. Contato 09 02

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02.05.2006 EDITAL N.º 028/2014

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02.05.2006 EDITAL N.º 028/2014 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02.05.2006 EDITAL N.º 028/2014 O Reitor da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB, no uso de suas

Leia mais

Atividades de educação ambiental

Atividades de educação ambiental 1213 Centro Atividades de educação ambiental Ambiental da Pena 1 Introdução / Com vista à preservação e gestão equilibrada dos recursos naturais existentes no nosso planeta e face às alterações que o mesmo

Leia mais

GOVERNO DE MINAS GERAIS Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social Projeto Estruturador Poupança Jovem

GOVERNO DE MINAS GERAIS Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social Projeto Estruturador Poupança Jovem 1º Relatório da Comissão de Acompanhamento e Avaliação Trimestral do Termo de Parceria celebrado entre Secretaria de Desenvolvimento Social SEDESE e o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento

Leia mais

Paraíso azul CONCEITOS A EXPLORAR. B iologia. M atemática COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER. G eografia. Agressão ao ecossistema e extinção de espécies.

Paraíso azul CONCEITOS A EXPLORAR. B iologia. M atemática COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER. G eografia. Agressão ao ecossistema e extinção de espécies. CONCEITOS A EXPLORAR B iologia Agressão ao ecossistema e extinção de espécies. Populações: contagem, densidade, taxas de crescimento, determinantes populacionais. Dinâmica de populações: crescimento, oscilação

Leia mais

Acamp Carnaval 2014. Tema: Unidos

Acamp Carnaval 2014. Tema: Unidos Acamp Carnaval 2014 O Acamp Carnaval é um acampamento que o Conexão Alegria desenvolve em algumas instituições com o intuito de trabalhar o lado sócio emocional e espiritual de crianças e adolescentes.

Leia mais

Festa Mariri Yawanawá 2016 Terra Indígena do Rio Gregório, Acre - 16 a 22 de Julho

Festa Mariri Yawanawá 2016 Terra Indígena do Rio Gregório, Acre - 16 a 22 de Julho O encontro das comunidades Yawanawás na Aldeia Mutum, no Acre. A Festa Mariri chega a sua quarta edição em 2016. O encontro das comunidades indígenas da etnia yawanawá na Aldeia Mutum, território indígena

Leia mais

REGULAMENTO 1. DA PROVA

REGULAMENTO 1. DA PROVA REGULAMENTO O evento Sigma Run Corrida e Caminhada da Saúde é uma iniciativa da Clinica Sigma de caráter esportivo-social, dirigida ao público praticante de caminhada e corrida de rua. 1. DA PROVA 1.1

Leia mais

REGULAMENTO PARA A REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NÃO OBRIGATÓRIO

REGULAMENTO PARA A REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NÃO OBRIGATÓRIO D E P A R T A M E N T O D E C I Ê N C I A D A C O M P U T A Ç Ã O C O L E G I A D O D O C U R S O D E B A C H A R E L A D O E M C I Ê N C I A D A C O M P U T A Ç Ã O COLEGIADO DO CURSO DE BACHARELADO EM

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE SEMA DEPARTAMENTO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E GESTAO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DEMUC

SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE SEMA DEPARTAMENTO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E GESTAO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DEMUC SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE SEMA DEPARTAMENTO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E GESTAO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DEMUC DOCUMENTO DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DE PROPOSTA RELACIONADA NO ÂMBITO DOS TEMAS

Leia mais

Navegação Jauaperi-Xixuaú - 9 dias 25 de Setembro a 03 de Outubro de 2015

Navegação Jauaperi-Xixuaú - 9 dias 25 de Setembro a 03 de Outubro de 2015 A imensidão da natureza em uma das regiões mais preservadas da Amazônia. Se dentre todas as atrações que a Amazônia oferece, seu maior desejo é contemplar a vida selvagem, este é seu roteiro! Além das

Leia mais

(sheilapopoca@uol.com.br) ÁREA TEMÁTICA: Meio Ambiente

(sheilapopoca@uol.com.br) ÁREA TEMÁTICA: Meio Ambiente TÍTULO: A CRIANÇA E A MATA ATLÂNTICA AUTORES: Lima¹, Sheila Renata Alves de; Portela 1, Valdelira Maria Costa; Barbosa 2, Dilosa Carvalho de Alencar; Barbosa 3, Marlene Carvalho de Alencar. 1 Alunas de

Leia mais

Contrato de Locação de Imóvel e Mobília por Temporada

Contrato de Locação de Imóvel e Mobília por Temporada Contrato de Locação de Imóvel e Mobília por Temporada LOCATÁRIO: Profissão: RG: CPF: Residente e domiciliado: LOCADOR: VILA DOS MANACÁS ATIVIDADES IMOBILIARIAS, empresa estabelecida nesta cidade de Ubatuba/SP,

Leia mais