COLÉGIO PEDRO II SECRETARIA DE ENSINO CONCURSO PARA PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO 2006

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COLÉGIO PEDRO II SECRETARIA DE ENSINO CONCURSO PARA PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO 2006"

Transcrição

1 SECRETARIA DE ENSINO CONCURSO PARA PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO 2006 Reservado para Avaliação 1º Examinador:... 2º Examinador:... 3º Examinador:... Antes de iniciar a prova, leia atentamente as seguintes instruções: Esta prova contém 6 (seis) questões e uma Dissertação e terá a duração máxima de 05 (cinco) horas. Preencha as informações solicitadas no rodapé da folha, abaixo da linha pontilhada, único local autorizado para a identificação do candidato, sob pena de desclassificação, conforme previsto no Art do Edital nº 07/ 06. Será eliminado do Concurso Público o candidato que: a) UTILIZAR-SE DE QUALQUER ARTIFÍCIO QUE O IDENTIFIQUE EM QUALQUER ESPAÇO FORA DO RODAPÉ DESTA PÁGINA; b) usar, durante a realização da prova, máquina de calcular, rádios, gravadores, fones de ouvido, telefones celulares, pagers ou fontes de consulta de qualquer espécie; c) ausentar-se da sala sem assinar a lista de presença, diante do Fiscal. A prova deverá ser respondida, obrigatoriamente, com caneta esferográfica de tinta azul ou preta. A interpretação dos enunciados faz parte da aferição de conhecimentos e da avaliação, não cabendo, portanto, esclarecimentos adicionais durante a realização da prova. O candidato somente poderá retirar-se da sala onde se realiza a prova após decorridos 60 (sessenta) minutos do início da mesma. Os três últimos candidatos, ao entregarem suas provas, permanecerão em sala como testemunhas do encerramento dos trabalhos a cargo do Fiscal de Sala. Entregue o caderno de questões completo ao Fiscal ao término da prova. AGUARDE AUTORIZAÇÃO PARA COMEÇAR A RESPONDER ÀS QUESTÕES. ATENÇÃO: Comunicamos aos candidatos que a solicitação de vista da PROVA ESCRITA deverá ser apresentada no Protocolo Geral, situado no Campo de São Cristóvão, 177 Prédio da Direção Geral (térreo), no prazo de até 48 (quarenta e oito) horas após a divulgação dos resultados, que ocorrerá no dia 12 de setembro de Reservado para a Coordenação NOME: (letra de forma)... DISCIPLINA:... Nº DE INSCRIÇÃO:... ASSINATURA:...

2 DIRETORIA GERAL SECRETARIA DE ENSINO CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO = 2006 = PRIMEIRA PARTE - QUESTÕES DISCURSIVAS (70 pontos) 1ª QUESTÃO (Valor = 10 pontos) Muitas vezes, o aluno sente dificuldade em perceber a diferença entre os conceitos de andamento, duração e valores musicais e a relação entre eles. Escolha um dos três segmentos (1º segmento ou 2º segmento do Ensino Fundamental ou Ensino Médio) e descreva de que forma você pode desenvolver uma atividade de percepção musical que envolva a construção desses conceitos e dessa relação.

3 2ª QUESTÃO (Valor total = 10 pontos) Conhecendo e apreciando músicas de seu meio sociocultural e do conhecimento musical construído pela humanidade em diferentes períodos históricos e espaços geográficos, o aluno pode aprender a valorizar esta diversidade sem preconceitos estéticos, étnicos, culturais e Considerando a afirmativa acima, retirada dos Parâmetros Curriculares Nacionais de 5 a a 8ª séries do Ensino Fundamental, p. 79: 2.1 Escolha um dos gêneros musicais brasileiros e faça a grafia musical de sua célula rítmica característica (2,5 pontos). 2.2 Descreva uma atividade com o objetivo de desenvolver a percepção e a execução do gênero musical por você escolhido (2,5 pontos).

4 2.3 Contextualize sócio-culturalmente o gênero escolhido e descreva suas principais características musicais (2,5 pontos). 2.4 Comente a relevância de sua escolha (2,5 pontos).

5 3ª QUESTÃO (Valor total = 10 pontos) 3.1 Faça uma harmonização funcional para esta melodia (5,0 pontos).

6 3.2 Escreva um texto abordando os seguintes aspectos da obra acima (5,0 pontos): Identificação da obra: nome e seu(s) compositor(es). Relevância desta composição no contexto musical e sócio-cultural da época. Influência e desdobramento deste gênero no desenvolvimento da música popular brasileira. 4ª QUESTÃO (Valor total = 15 pontos) A flauta doce soprano apresenta-se como um dos recursos utilizados para exploração e vivência musicais, além de favorecer o conhecimento da linguagem musical e o desenvolvimento técnico-instrumental. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental, o domínio técnico básico é uma das condições necessárias para que o aluno possa comunicar-se e expressar-se musicalmente. Segundo Swanwick, técnicas e manuseios de materiais sonoros são importantes, mas sabemos que eles não são a soma total da compreensão musical (SWANWICK, Keith. Ensinando Música Musicalmente. SP: Moderna, 2003, p. 67).

7 4.1 Crie uma melodia de 8 (oito) compassos, com o objetivo de, proporcionando a prática instrumental inicial com flauta doce soprano, introduzir a leitura musical para os alunos (3,0 pontos). 4.2 Analise essa melodia quanto aos elementos constitutivos (análise morfológica, elementos expressivos, sinais de repetição) (3,0 pontos). 4.3 A partir da melodia criada, faça um arranjo para duas flautas com a finalidade de ser executado por turmas iniciantes na prática deste instrumento (4,0 pontos).

8 4.4 Escreva os principais aspectos a serem sinalizados aos alunos iniciantes na prática instrumental da flauta doce (5,0 pontos). Utilize as linhas abaixo para responder aos itens 4.2 e 4.4 da questão nº 4.

9 5ª QUESTÃO (Valor total = 15 pontos) Uma vez que a música tem expressão por meio dos sons, uma obra que ainda não tenha sido interpretada só existe como música na mente do compositor que a concebeu. O momento da interpretação é aquele em que o projeto ou a partitura se torna música viva. As interpretações são importantes na aprendizagem, pois tanto o contato direto com elas quanto a sua utilização como modelo são maneiras de o aluno construir conhecimento em música. Além disso, as interpretações estabelecem os contextos onde os elementos da linguagem musical ganham significado. (Parâmetros Curriculares Nacionais - 1ª a 4ª série, p. 75 e 76) Com base neste texto: 5.1 Crie um arranjo instrumental para a congada A Guerra, cuja partitura se encontra na página seguinte. Este arranjo deverá ser executado por alunos do 1 o segmento do Ensino Fundamental (7,0 pontos). 5.2 Defina o(s) conteúdo(s) que você pretende trabalhar com estes alunos, explicitando os objetivos a serem desenvolvidos durante o processo de execução/ interpretação deste arranjo (2,0 pontos). 5.3 Relacione o(s) instrumento(s) e/ ou material(is) sonoro(s) a ser(em) utilizado(s) em consonância com os objetivos propostos e identifique-os na partitura através de legenda (1,0 ponto).

10 A Guerra (Congada recolhida em Mogi das Cruzes) PAZ, Ermelinda. 500 Canções Brasileiras. RJ : Luiz Bogo p. 44.

11 5.4 Leia o texto abaixo: Vários autores ao analisar e interpretar os Congos, Congada, Congado, situaram este folguedo de várias denominações entre as expressões folclóricas afro-brasileiras, em que se destacam sobremaneira tradições históricas e costumes tribais de Angola e Congo. A estas tradições, o africano escravo relacionou as danças de espada, que sabemos pertencer aos mais distintos agrupamentos humanos e fundiu, como escreve Florestan Fernandes, traços culturais adquiridos no contato com o europeu, especialmente o elemento ibérico, seja na ordem profana seja na religiosa do catolicismo catequético, recordando no culto à Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. LIMA, Rossini Tavares de. Folguedos Populares do Brasil, SP: Ricordi. p. 29. Aponte outra manifestação afro-brasileira do folclore musical, descrevendo suas principais características (5,0 pontos).

12 6ª QUESTÃO (Valor total = 10 pontos) Ao escrever uma peça de música, o compositor está combinando simultaneamente diversos elementos musicais importantes que chamaremos de componentes básicos da música. Empregamos a palavra estilo para designar a maneira pela qual compositores de épocas e países diferentes apresentam esses elementos em suas obras. BENNETT, Roy. Uma Breve História Da Música. Jorge Zahar Ed.,1986. p.11 Observe as partituras a seguir e, para cada uma delas, escreva um parágrafo em que constem os seguintes itens: ¾ Período da história da música a que pertence, apresentando breve contextualização sóciocultural; as principais características musicais (formas, gêneros, texturas, inovações técnicas e teóricas) e um compositor significativo deste período musical.

13

14

15

16

17 SEGUNDA PARTE - QUESTÕES DISCURSIVAS (30 pontos) Desenvolva o tema sorteado sob a forma de dissertação, utilizando, no mínimo 2 (duas) páginas e, no máximo, 4 (quatro) páginas. Se desejar, utilize as folhas de rascunho, sem destacá-las do corpo da prova. Lembramos que: para efeito de avaliação, o rascunho não será considerado. as páginas da dissertação e de qualquer parte da prova não podem conter nenhuma espécie de assinatura ou rubrica, o que implicará em sua anulação A música popular brasileira no século XX e na atualidade. A criação musical no Ensino Básico. Educação musical e interdisciplinaridade. Folclore musical brasileiro e diversidade cultural. Parâmetros do som e o desenvolvimento das competências de perceber, compor e executar. A construção e a descontrução da tonalidade na música ocidental. Avaliação em Educação Musical. A flauta doce no Ensino Básico. A percepção musical: uma das bases da Educação Musical. 10. O canto e a sua dinâmica em sala de aula. TEMA SORTEADO: Nº 05