Resolução do Conselho do Governo n.º 131/2017 de 6 de dezembro de 2017

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Resolução do Conselho do Governo n.º 131/2017 de 6 de dezembro de 2017"

Transcrição

1 Resolução do Conselho do Governo n.º 131/2017 de 6 de dezembro de 2017 Considerando que no âmbito da promoção da inovação e do empreendedorismo apresenta-se como principal desafio a identificação dos fatores-chave que proporcionem um contexto favorável ao incremento de iniciativas e atividades empresariais; Considerando que neste desiderato devem ser procuradas medidas que reforcem a capacidade dos empreendedores, adotando-se abordagens que fomentem o desenvolvimento de novas iniciativas empresariais e que promovam o crescimento das empresas já existentes; Considerando que importa dar continuidade e reforçar a estratégia do Governo dos Açores de fomento do empreendedorismo e da inovação, tendo em vista promover a competitividade empresarial nos Açores; Considerando que, na construção de ecossistemas de apoio ao empreendedorismo, é vulgar encontrar situações associadas a dificuldades iniciais sentidas pelos empreendedores, nomeadamente decorrentes da falta de definição da ideia de negócio, de conhecimentos necessários à conceção de planos de negócio eficazes, de experiência na gestão do negócio, de contactos com potenciais clientes e de conhecimento do mercado, assim como dificuldades no acesso a fontes de financiamento, entre outras; Considerando que o mentoring assume um papel fundamental no apoio aos empreendedores, através da partilha de conhecimentos, experiências e rede de contactos, constituindo um contributo positivo para a motivação do empreendedor; Considerando que a criação de uma rede de mentoring possibilitará o surgimento nos Açores de mentores, isto é, de pessoas que, voluntariamente, ajudem outras a desenvolver os seus conhecimentos, um projeto, uma ideia ou uma empresa, potenciando o livre encontro de vontades entre os mentores e quem precisa do seu apoio; Considerando ainda que a rede de mentoring a criar irá fortalecer o ecossistema de empreendedorismo dos Açores, complementando a Rede de Incubadoras de Empresas dos Açores, aprovada pela Resolução do Conselho do Governo n.º 11/2015, de 12 de janeiro. Assim, nos termos da alínea d) do n.º 1 do artigo 90.º do Estatuto Político-Administrativo da Região Autónoma dos Açores, o Conselho do Governo resolve: 1- Aprovar o Regulamento da Rede Açoriana de Mentores nos termos do Anexo à presente resolução, da qual faz parte integrante. 2 - Delegar no Vice-Presidente do Governo Regional os poderes para aprovar os demais atos considerados necessários à implementação, operacionalização e bom funcionamento da Rede Açoriana de Mentores. 3 - A presente resolução entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação. Aprovada em Conselho do Governo Regional, em Angra do Heroísmo, em 20 de novembro de O Presidente do Governo Regional, Vasco Ilídio Alves Cordeiro.

2 ANEXO REGULAMENTO DA REDE AÇORIANA DE MENTORES 1 Âmbito O presente regulamento define as normas que regem a Rede Açoriana de Mentores. 2 Enquadramento A Rede Açoriana de Mentores, adiante designada por RAM, tem por objetivo proporcionar apoio aos empreendedores que queiram desenvolver as suas ideias de negócio e implementar projetos empresariais. Trata-se de uma iniciativa que se insere nas medidas de reforço do ecossistema empreendedor dos Açores e de fomento de negócios baseados em ideias que incorporem conhecimento e inovação. Na construção de ecossistemas de apoio ao empreendedorismo é vulgar encontrar situações associadas a dificuldades iniciais sentidas pelos empreendedores que, por vezes, inibem o empreendedor em prosseguir com o seu projeto empresarial e que no limite podem ter como consequência a não implementação do negócio, com a inerente perda de valor e de criação de emprego. O mentoring assume um papel fundamental no apoio aos empreendedores, através da partilha de conhecimentos, experiências e rede de contactos do mentor. Tal como descrito nos Princípios Orientadores da Rede Açoriana de Mentores, que constitui o Anexo I ao presente Regulamento, os interesses dos empreendedores devem estar sempre em primeiro lugar e a relação de mentoria deve assentar na base da confiança mútua entre o mentor e o empreendedor. O acompanhamento e operacionalização da RAM é da responsabilidade da SDEA Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores, EPER, adiante designada por SDEA, EPER. 3 O conceito de Mentor e Mentorando Para efeitos da RAM, entende-se por: a) «Mentor» - um profissional com experiência e reconhecido mérito que voluntariamente se disponibiliza a apoiar gratuitamente empreendedores, no

3 desenvolvimento da sua ideia de negócio ou projeto empresarial e por conseguinte, aceita integrar a Rede Açoriana de Mentores; b) «Mentorando» - o empreendedor que manifesta interesse em beneficiar do apoio de um Mentor, junto da Rede Açoriana de Mentores, reconhecendo os benefícios decorrentes do processo de mentoring para o desenvolvimento da sua ideia de negócio ou projeto empresarial. 4 Responsabilidades do Mentorando e do Mentor 4.1 Responsabilidades do Mentorando No âmbito da RAM, são responsabilidades do Mentorando: a) Participar com pontualidade e empenho nas sessões de trabalho, nos termos que vier a acordar com o seu Mentor; b) Preencher, conjuntamente com o Mentor, o registo de cada reunião no espaço próprio a disponibilizar na plataforma de gestão da Rede. 4.2 Responsabilidade do Mentor No âmbito da RAM, são responsabilidades do Mentor: a) Prestar aconselhamento e apoio ao Mentorando, através da partilha de conhecimentos, experiências e rede de contactos, constituindo um contributo positivo para a motivação deste; b) Participar com pontualidade e empenho nas sessões de trabalho, nos termos que vier a acordar com o seu Mentorando; c) Preencher, conjuntamente com o Mentorando, o registo de cada reunião no espaço próprio a disponibilizar na plataforma de gestão da Rede. 5 Procedimento de adesão à Rede Açoriana de Mentores A adesão à Rede Açoriana de Mentores pelos candidatos a Mentores faz-se, exclusivamente, mediante o preenchimento de um formulário a disponibilizar na plataforma de gestão da rede. Após a submissão do Formulário de Adesão à RAM, o perfil do candidato a Mentor será validado pela SDEA, EPER e passará a constar nos resultados de pesquisa efetuados pelos Mentorandos.

4 A plataforma de gestão da Rede Açoriana de Mentores disponibilizará uma área de trabalho privada para Mentores e Mentorandos, onde poderão proceder ao registo de cada reunião, disponibilizando ainda documentos, notícias e outras informações relevantes para o funcionamento da Rede. O Mentorando deve proceder ao registo prévio na plataforma de gestão da Rede, passando a dispor de uma área reservada onde poderá acionar a pesquisa de mentores. A plataforma proporcionará uma lista de mentores que correspondem à sua área geográfica, setor de atividade e interesse específico. O Mentorando deve entrar em contacto com os mentores listados, apresentar o seu projeto e as dificuldades que pretende ver ultrapassadas, no sentido de chegar a acordo com um mentor. A relação de mentoria é um ato livre e voluntário dos Mentores e Mentorandos. Ambos, Mentor e Mentorando, devem indicar na plataforma de gestão da Rede que estabeleceram a relação de parceria e abrir um espaço de trabalho privado. Neste espaço de trabalho deve, obrigatoriamente, ser registado pelas partes o agendamento das reuniões a efetuar e o registo das questões e decisões tomadas em cada reunião. A SDEA, EPER, enquanto entidade gestora da RAM, não fornece qualquer aconselhamento ou recomendação quanto às relações a realizar através da plataforma, nem assume qualquer tipo de representação ou patrocínio das partes. Não poderá ser atribuída qualquer tipo de responsabilidade à SDEA, EPER por danos ou prejuízos decorrentes da relação de mentoria e ou das relações que se venham a estabelecer entre Mentores, Mentorandos e terceiros.

5 ANEXO I PRINCÍPIOS ORIENTADORES DA REDE AÇORIANA DE MENTORES O Governo dos Açores, através da SDEA Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores, no âmbito das suas competências de fomento do empreendedorismo e da inovação, disponibiliza uma plataforma informática de gestão e dinamização da Rede Açoriana de Mentores, adiante designada por RAM, com o objetivo de possibilitar a ligação entre profissionais experientes, com reconhecido mérito, e empreendedores que estejam a desenvolver as suas ideias de negócio e projetos empresariais. A RAM tem como suporte os profissionais que decidam integrar a rede, assumindo o papel de mentores, em respeito pelos princípios orientadores constantes dos títulos A e B do presente anexo. A - Condições gerais 1- No sentido de se assegurar o potencial sucesso dos projetos empresariais, os mentores devem estar disponíveis para prestar o apoio pretendido pelos respetivos mentorandos através de contactos regulares, tantos quantos as partes entenderem, de preferência mensais; 2- O apoio de mentoria é disponibilizado voluntariamente pelo mentor; 3- A relação de mentoria efetiva-se mediante uma aceitação formal por parte do mentor e do mentorando na plataforma de gestão da rede; 4- O mentor e o mentorando devem efetuar, em espaço próprio a disponibilizar na plataforma de gestão da rede, registos das questões e decisões tomadas em cada reunião realizada. B - Regras de conduta 1- É fundamental a existência de um relacionamento baseado na confiança entre o mentor e o mentorando, do qual deve resultar o aproveitamento das redes de contacto, experiência prática, competências técnicas do negócio e do mercado do mentor; 2- Os interesses dos mentorandos devem estar sempre em primeiro lugar e devem ser sempre salvaguardados em tudo o que diga respeito à relação de mentoria estabelecida;

6 3- Os mentores não podem aceitar participar no acompanhamento de mentorandos em que se registem conflitos de interesse relacionados com os seus negócios, as suas atividades financeiras ou outros interesses; 4- Os mentores devem obrigatoriamente respeitar os direitos de autor e de propriedade industrial associados ao projeto empresarial que acompanham; 5- O mentor compromete-se a guardar sigilo sobre quaisquer informações a que tenha acesso no âmbito do serviço de mentoria que venha a realizar, exceto se devidamente autorizado pelo seu promotor; 6- Todas as atividades do mentor no âmbito da prestação do apoio de mentoria são realizadas voluntariamente, sem lugar a qualquer tipo de remuneração, não sendo admissível a cobrança de qualquer tipo de comissões, honorários, prémios ou bens para pagamento dos serviços individuais de consultoria ao mentorando; 7- Os mentores não podem aceitar comissões ou bens de terceiros por terem recomendado ao mentorando qualquer serviço, equipamento ou consumíveis, nem devem recomendar a compra de bens ou serviços em que têm um interesse direto, indireto, financeiro ou de qualquer outro tipo; 8- Qualquer das partes pode determinar o final da relação de mentoria, devendo, através da plataforma de gestão da rede, informar a SDEA, EPER; 9- O mentor aceita disponibilizar os seus dados de perfil na plataforma de gestão da rede, propriedade da SDEA.

ARTIGO 1.º Âmbito. ARTIGO 2.º Conceitos. ARTIGO 3.º Objeto

ARTIGO 1.º Âmbito. ARTIGO 2.º Conceitos. ARTIGO 3.º Objeto REGULAMENTO 2017 1 A Bolsa de Mentores do Litoral Alentejano, adiante referida igualmente como Bolsa, foi desenvolvida no âmbito projeto Inovar e Empreender no Litoral Alentejano (IELA), com enquadramento

Leia mais

REDE NACIONAL DE MENTORES. Regulamento

REDE NACIONAL DE MENTORES. Regulamento REDE NACIONAL DE MENTORES Regulamento ÍNDICE Capitulo I (REDE Nacional de Mentores)... 3 Artigo 1º (Enquadramento)... 3 Artigo 2º (Objetivo)... 3 Artigo 3º (Conceito de mentoria)... 3 Artigo 4º (Relação

Leia mais

Resolução do Conselho do Governo n.º 130/2017 de 6 de dezembro de 2017

Resolução do Conselho do Governo n.º 130/2017 de 6 de dezembro de 2017 Resolução do Conselho do Governo n.º 130/2017 de 6 de dezembro de 2017 Considerando a importância da iniciativa privada na criação de emprego e de riqueza, o fomento do empreendedorismo tem merecido por

Leia mais

Presidência do Governo Resolução do Conselho do Governo n.º 30/2017 de 28 de abril de 2017

Presidência do Governo Resolução do Conselho do Governo n.º 30/2017 de 28 de abril de 2017 Presidência do Governo Resolução do Conselho do Governo n.º 30/2017 de 28 de abril de 2017 O Governo dos Açores tem vindo a desenvolver, de forma sistemática e coerente, um conjunto de iniciativas ligadas

Leia mais

Resolução do Conselho do Governo n.º 45/2019 de 2 de abril de 2019

Resolução do Conselho do Governo n.º 45/2019 de 2 de abril de 2019 Resolução do Conselho do Governo n.º 45/2019 de 2 de abril de 2019 O Governo dos Açores tem vindo a desenvolver um conjunto de medidas que têm por objetivo a promoção da iniciativa privada no que respeita

Leia mais

Código de Ética e de Conduta

Código de Ética e de Conduta Código de Ética e de Conduta 0 Ponta Delgada, 21 de março de 2018 Preâmbulo A Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores, adiante abreviadamente designada por SDEA, EPER, é uma pessoa coletiva

Leia mais

REGULAMENTO DAS BOLSAS DE EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO B2AVE BUSINESS TO AVE

REGULAMENTO DAS BOLSAS DE EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO B2AVE BUSINESS TO AVE REGULAMENTO DAS BOLSAS DE EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO B2AVE BUSINESS TO AVE P4E S PROMOÇÃO DO ESPÍRITO EMPREENDEDOR E ESTÍMULO AO EMPREGO Artigo 1º Âmbito Ao abrigo do programa B2AVE Programa de Estímulo

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO GOVERNO Resolução do Conselho do Governo n.º 21/2015 de 30 de Janeiro de 2015

PRESIDÊNCIA DO GOVERNO Resolução do Conselho do Governo n.º 21/2015 de 30 de Janeiro de 2015 PRESIDÊNCIA DO GOVERNO Resolução do Conselho do Governo n.º 21/2015 de 30 de Janeiro de 2015 Considerando a firme convicção do Governo dos Açores de continuar a prosseguir e intensificar a sua estratégia

Leia mais

Presidência do Governo Resolução do Conselho do Governo n.º 31/2017 de 2 de maio de 2017

Presidência do Governo Resolução do Conselho do Governo n.º 31/2017 de 2 de maio de 2017 Presidência do Governo Resolução do Conselho do Governo n.º 31/2017 de 2 de maio de 2017 A utilização das novas tecnologias está a mudar a forma como as empresas desenvolvem a sua atividade, desde a conceção

Leia mais

Presidência do Governo Resolução do Conselho do Governo n.º 32/2018 de 11 de abril de 2018

Presidência do Governo Resolução do Conselho do Governo n.º 32/2018 de 11 de abril de 2018 Presidência do Governo Resolução do Conselho do Governo n.º 32/2018 de 11 de abril de 2018 Considerando que os efeitos negativos, económicos, sociais e ambientais, da decisão norteamericana em diminuir

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO PARA PROGRAMA DE VOLUNTARIADO

REGULAMENTO INTERNO PARA PROGRAMA DE VOLUNTARIADO 1 de 10 REGULAMENTO INTERNO PARA PROGRAMA DE VOLUNTARIADO 2 de 10 Índice 1. Enquadramento... 3 2. Definição... 3 3. Princípios... 4 4. Objetivos... 4 5. Direitos... 5 6. Deveres... 5 7. Inscrição... 7

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO GOVERNO Resolução do Conselho do Governo n.º 98/2013 de 3 de Outubro de 2013

PRESIDÊNCIA DO GOVERNO Resolução do Conselho do Governo n.º 98/2013 de 3 de Outubro de 2013 PRESIDÊNCIA DO GOVERNO Resolução do Conselho do Governo n.º 98/2013 de 3 de Outubro de 2013 Considerando que um dos objetivos fulcrais do Programa do XI Governo Regional assenta no fomento de medidas de

Leia mais

Presidência do Governo Resolução do Conselho do Governo n.º 129/2017 de 6 de dezembro de 2017

Presidência do Governo Resolução do Conselho do Governo n.º 129/2017 de 6 de dezembro de 2017 Presidência do Governo Resolução do Conselho do Governo n.º 129/2017 de 6 de dezembro de 2017 Considerando que o Programa CPE - Premium, criado pela Resolução do Conselho do Governo n.º 15/2013, de 19

Leia mais

Apoios à Inovação e Empreendedorismo. Rede de Incubadoras de Empresas dos Açores

Apoios à Inovação e Empreendedorismo. Rede de Incubadoras de Empresas dos Açores Ficha Resumo Finalidade Apoios à Inovação e Empreendedorismo ID do Programa/ Incentivo Objetivo Promotores Rede de Incubadoras de Empresas dos Açores A Rede de Incubadoras de Empresas dos Açores visa intensificar

Leia mais

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO PROGRAMA RISE FOR IMPACT CASA DO IMPACTO. Enquadramento

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO PROGRAMA RISE FOR IMPACT CASA DO IMPACTO. Enquadramento CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO PROGRAMA RISE FOR IMPACT CASA DO IMPACTO Enquadramento Tendo em conta o espectro de ação da Casa do Impacto, pretendemos articular as diferentes intervenções no que diz respeito

Leia mais

SISTEMA DE APOIO A AÇÕES COLETIVAS (SIAC)

SISTEMA DE APOIO A AÇÕES COLETIVAS (SIAC) AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS Nº 01 / SIAC / 2012 SISTEMA DE APOIO A AÇÕES COLETIVAS (SIAC) PROGRAMA ESTRATÉGICO +E+I PROMOÇÃO DA PARTICIPAÇÃO NO 7.º PROGRAMA- QUADRO DE I&DT (UNIÃO EUROPEIA)

Leia mais

NORMAS DE PARTICIPAÇÃO NO CONCURSO DE IDEIAS DE NEGO CIO WINE DISCOVERIES

NORMAS DE PARTICIPAÇÃO NO CONCURSO DE IDEIAS DE NEGO CIO WINE DISCOVERIES NORMAS DE PARTICIPAÇÃO NO CONCURSO DE IDEIAS DE NEGO CIO WINE DISCOVERIES ENQUADRAMENTO: Os Municípios de Torres Vedras e Alenquer em parceria com Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Torres Vedras, promovem,

Leia mais

I2b Idea to Business. Concurso Preâmbulo

I2b Idea to Business. Concurso Preâmbulo I2b Idea to Business. Concurso Preâmbulo A Estratégia Praia Links, resultante do Plano Estratégico de Desenvolvimento Local da Praia da Vitória 2020, e que tem como polo agregador a Praia Links Incubadora

Leia mais

Capítulo I Disposições Gerais

Capítulo I Disposições Gerais Preâmbulo Competindo ao Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado (CNPV), conforme art. 21º do Decreto-Lei n.º 389/99, de 30 de Setembro, a promoção, coordenação e qualificação do voluntariado,

Leia mais

REGULAMENTO Banco Local de Voluntariado

REGULAMENTO Banco Local de Voluntariado REGULAMENTO Banco Local de Voluntariado Aprovação Câmara Municipal: 12-05-2014 Assembleia Municipal: 23-06-2014 REGULAMENTO DO BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO PREÂMBULO A perspetiva de garantir a todos a participação

Leia mais

MUNICÍPIO DE OURÉM Câmara Municipal EDITAL N.º 35/2012

MUNICÍPIO DE OURÉM Câmara Municipal EDITAL N.º 35/2012 EDITAL N.º 35/2012 Paulo Alexandre Homem de Oliveira Fonseca, Presidente da de Ourém, faz público que o REGULAMENTO DO BANCO DE VOLUNTARIADO MUNICIPAL DE OURÉM, aprovado nas reuniões camarárias de 18 de

Leia mais

PREÂMBULO. ARTIGO 1.º Âmbito. ARTIGO 2.º Objeto

PREÂMBULO. ARTIGO 1.º Âmbito. ARTIGO 2.º Objeto 1 2017 PREÂMBULO I Através da presente iniciativa, inserida na Componente 5. Apoio ao Empreendedorismo, do projeto Inovar e Empreender no Litoral Alentejano, desenvolvido em parceria pela ADRAL- Agência

Leia mais

VIII CONFERÊNCIA DE CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA

VIII CONFERÊNCIA DE CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA VIII CONFERÊNCIA DE CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA XV REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE MINISTROS Luanda, 22 de Julho de 2010 Resolução sobre o Regulamento dos

Leia mais

JORNAL OFICIAL I SÉRIE NÚMERO 37 QUINTA-FEIRA, 20 DE MARÇO DE 2014

JORNAL OFICIAL I SÉRIE NÚMERO 37 QUINTA-FEIRA, 20 DE MARÇO DE 2014 I SÉRIE NÚMERO 37 QUINTA-FEIRA, 20 DE MARÇO DE 2014 ÍNDICE: PRESIDÊNCIA DO GOVERNO Resolução n.º 65/2014: Procede à atribuição da remuneração complementar regional aos trabalhadores em regime de contrato

Leia mais

Competir + Subsistema de Apoio à Eficiência Empresarial. Apoia a realização de projetos que se desenvolvam numa das seguintes tipologias:

Competir + Subsistema de Apoio à Eficiência Empresarial. Apoia a realização de projetos que se desenvolvam numa das seguintes tipologias: Ficha Resumo Finalidade ID do Programa/ Incentivo Objetivo Apoios ao Investimento Competir + Subsistema de Apoio à Eficiência Empresarial Apoia a realização de projetos que se desenvolvam numa das seguintes

Leia mais

Bandeira da Ética. Regulamento

Bandeira da Ética. Regulamento Bandeira da Ética Regulamento Artigo 1.º Objeto 1. A Bandeira da Ética consiste na certificação e promoção dos valores éticos no desporto. 2. O processo de certificação da Bandeira da Ética assenta nos

Leia mais

StartUP Voucher Projetos Empreendedores

StartUP Voucher Projetos Empreendedores Aviso de Concurso 2018-01 StartUP Voucher Projetos Empreendedores 1. Preâmbulo A Estratégia Nacional para o Empreendedorismo, designada por Programa Startup Portugal, lançada pelo XXI Governo Constitucional,

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO GOVERNO Resolução do Conselho do Governo n.º 100/2013 de 8 de Outubro de 2013

PRESIDÊNCIA DO GOVERNO Resolução do Conselho do Governo n.º 100/2013 de 8 de Outubro de 2013 PRESIDÊNCIA DO GOVERNO Resolução do Conselho do Governo n.º 100/2013 de 8 de Outubro de 2013 A Resolução do Conselho do Governo n.º 18/2013, de 19 de fevereiro, criou o programa para integração de ativos,

Leia mais

Regulamento do Apoio Social Extraordinário do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Regulamento do Apoio Social Extraordinário do Instituto Politécnico de Castelo Branco Regulamento do Apoio Social Extraordinário do Instituto Politécnico de Castelo Branco Artigo 1º Natureza O Programa de Apoio Social Extraordinário do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) é uma

Leia mais

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Sexta-feira, 8 de agosto de Série. Número 120

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Sexta-feira, 8 de agosto de Série. Número 120 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Sexta-feira, 8 de agosto de 2014 Série Sumário SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E RECURSOS HUMANOS Portaria n.º 138/2014 Aprova a ação Mobilidade e Intercâmbio

Leia mais

Concurso de Ideias AgrInnovation. Instruções de participação

Concurso de Ideias AgrInnovation. Instruções de participação Concurso de Ideias AgrInnovation Instruções de participação Âmbito e objetivos As presentes instruções consagram os termos e as condições de participação no Concurso de Ideias AgrInnovation, promovido

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO GOVERNO Resolução do Conselho do Governo n.º 39/2014 de 27 de Fevereiro de 2014

PRESIDÊNCIA DO GOVERNO Resolução do Conselho do Governo n.º 39/2014 de 27 de Fevereiro de 2014 PRESIDÊNCIA DO GOVERNO Resolução do Conselho do Governo n.º 39/2014 de 27 de Fevereiro de 2014 Considerando que o Regime de Enquadramento das Políticas de Juventude na Região Autónoma dos Açores, plasmado

Leia mais

Presidência do Governo Resolução do Conselho do Governo n.º 127/2017 de 6 de dezembro de 2017

Presidência do Governo Resolução do Conselho do Governo n.º 127/2017 de 6 de dezembro de 2017 Presidência do Governo Resolução do Conselho do Governo n.º 127/2017 de 6 de dezembro de 2017 Considerando que o incentivo à empregabilidade através de apoios financeiros aos empregadores que celebrem

Leia mais

Protocolo de Cooperação Rede de Bibliotecas Escolares e Municipais do Conselho de Almeida

Protocolo de Cooperação Rede de Bibliotecas Escolares e Municipais do Conselho de Almeida Página1 Protocolo de Cooperação 2010 Rede de Bibliotecas Escolares e Municipais do Conselho de Almeida Página2 A Rede de Bibliotecas de Almeida, adiante designada RBA, foi criada por protocolo assinado

Leia mais

NORMAS DE FUNCIONAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR

NORMAS DE FUNCIONAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NORMAS DE FUNCIONAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR Artigo 1.º - OBJETIVO DO ESTÁGIO 1 - O estágio curricular tem como objetivo essencial o contacto do estudante em formação com a realidade profissional no terreno,

Leia mais

FAQs - Perguntas Frequentes ao StartUp Voucher

FAQs - Perguntas Frequentes ao StartUp Voucher FAQs - Perguntas Frequentes ao StartUp Voucher 2018-2020 P.01. O que é o StartUp Voucher? R.01. A medida StartUP Voucher visa promover o desenvolvimento de projetos empresariais, durante um período máximo

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO GOVERNO Resolução do Conselho do Governo n.º 47/2015 de 27 de Março de 2015

PRESIDÊNCIA DO GOVERNO Resolução do Conselho do Governo n.º 47/2015 de 27 de Março de 2015 PRESIDÊNCIA DO GOVERNO Resolução do Conselho do Governo n.º 47/2015 de 27 de Março de 2015 A Resolução do Conselho do Governo n.º 18/2013, de 19 de fevereiro, alterada e republicada pela Resolução do Conselho

Leia mais

Regulamento Concurso de Empreendedorismo Made In ISEP

Regulamento Concurso de Empreendedorismo Made In ISEP Regulamento Concurso de Empreendedorismo Made In ISEP Artigo 1º Enquadramento O Concurso de Empreendedorismo Made in ISEP é organizado pela Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia

Leia mais

Protocolo. Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. Universidade do Minho. Câmara Municipal de Guimarães

Protocolo. Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. Universidade do Minho. Câmara Municipal de Guimarães Protocolo Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica Universidade do Minho Câmara Municipal de Guimarães 1 Entre A Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica

Leia mais

GOVERNO REGIONAL DOS AÇORES. Resolução Nº 46/2000 de 30 de Março

GOVERNO REGIONAL DOS AÇORES. Resolução Nº 46/2000 de 30 de Março GOVERNO REGIONAL DOS AÇORES Resolução Nº 46/2000 de 30 de Março Considerando que as novas tecnologias, ao garantirem uma melhor qualidade de produtos e serviços, potenciam o aumento da competitividade

Leia mais

Regulamento de Apoio a Iniciativas Regulares ou Pontuais, de Natureza Educativa, Desportiva, Recreativa, Cultural, Social e Outras

Regulamento de Apoio a Iniciativas Regulares ou Pontuais, de Natureza Educativa, Desportiva, Recreativa, Cultural, Social e Outras Regulamento de Apoio a Iniciativas Regulares ou Pontuais, de Natureza Educativa, Desportiva, Recreativa, Cultural, Social e Outras 1 NOTA JUSTIFICATIVA O Município de Chaves entende como sendo de interesse

Leia mais

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS DE VERÃO

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS DE VERÃO REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS DE VERÃO Nos termos do art.º 24º da Lei nº 62/2007 de 10 de Setembro, compete às Instituições de Ensino Superior apoiar a inserção dos seus estudantes no mundo do trabalho. Tal

Leia mais

PROGRAMA DE ESTÁGIOS DE VERÃO DO P.PORTO

PROGRAMA DE ESTÁGIOS DE VERÃO DO P.PORTO PROGRAMA DE ESTÁGIOS DE VERÃO DO P.PORTO Introdução Na prossecução da sua missão, o Instituto Politécnico do Porto (P. PORTO) promove, dinamiza e apoia o estabelecimento de relações, projetos e parcerias

Leia mais

Startup VISA Certificação de Incubadoras

Startup VISA Certificação de Incubadoras Aviso de Concurso 2018-01- Startup VISA Certificação de Incubadoras 1. Preâmbulo No âmbito do apoio e promoção do empreendedorismo, insere-se o estímulo à criação de Startup e de novas ideias e modelos

Leia mais

Startup. Concurso Preâmbulo

Startup. Concurso Preâmbulo Startup. Concurso Preâmbulo A Estratégia Praia Links, resultante do Plano Estratégico de Desenvolvimento Local da Praia da Vitória 2020, e que tem como polo agregador a Praia Links Incubadora de Negócios

Leia mais

Contrato de Adesão à Central Nacional de Compras Municipais

Contrato de Adesão à Central Nacional de Compras Municipais Contrato de Adesão à Central Nacional de Compras Municipais Entre: Central Nacional de Compras Municipais (CNCM), aqui representada por Municípia Empresa de Cartografia e Sistemas de Informação, E.M.,

Leia mais

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO Novembro 2012 Índice CAPÍTULO I Da Natureza, Objeto e Objetivos da RBA... 2 Artigo 1. Natureza... 2 Artigo 2. Objeto... 3 Artigo 3. Objetivos... 3 CAPÍTULO II Organização e funcionamento

Leia mais

CAPITULO I. Regulamento de Formação

CAPITULO I. Regulamento de Formação CAPITULO I Disposições Gerais Artigo 1º (Objeto e Âmbito) 1. O presente regulamento é aplicável aos formandos, jovens ou adultos, que frequentem as ações de formação desenvolvidas pela FORME. 2. O presente

Leia mais

REGULAMENTO DE CONCURSO DE IDEIAS DE NEGÓCIO B2AVE BUSINESS TO AVE B2AVE CIN 2018

REGULAMENTO DE CONCURSO DE IDEIAS DE NEGÓCIO B2AVE BUSINESS TO AVE B2AVE CIN 2018 REGULAMENTO DE CONCURSO DE IDEIAS DE NEGÓCIO B2AVE BUSINESS TO AVE B2AVE CIN 2018 O Concurso de Ideias de Negócio B2AVE CIN 2018 (doravante B2AVE CIN) visa estimular o desenvolvimento de conceitos de negócio

Leia mais

Concurso de Ideias Empreende + da Universidade de Aveiro REGULAMENTO

Concurso de Ideias Empreende + da Universidade de Aveiro REGULAMENTO Concurso de Ideias Empreende + da Universidade de Aveiro REGULAMENTO A Universidade de Aveiro, através da sua Unidade de Transferência de Tecnologia (UATEC) promove o Concurso de Ideias Empreende+ com

Leia mais

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO PROGRAMA PAES ACELERAÇÃO SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LISBOA. Enquadramento

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO PROGRAMA PAES ACELERAÇÃO SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LISBOA. Enquadramento CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO PROGRAMA PAES ACELERAÇÃO SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LISBOA Enquadramento Para apoiar a estruturação de projetos de empreendedorismo social, foi concebido o Programa de Apoio

Leia mais

BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO. Manual de Apoio à Implementação Requisitos e Regras de Funcionamento

BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO. Manual de Apoio à Implementação Requisitos e Regras de Funcionamento BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO Manual de Apoio à Implementação Requisitos e Regras de Funcionamento - Anexos 2019 1 18 ÍNDICE 1. OBJETO 2. LEGISLAÇÃO APLICÁVEL 3. BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO (BLV) 4. OBJETIVOS

Leia mais

Regulamento do Programa AlumnISA Mentoring

Regulamento do Programa AlumnISA Mentoring Regulamento do Programa AlumnISA Mentoring Capítulo I Definição, âmbito e objectivos Artigo 1º Definição 1. O Programa de Mentoring consiste num programa de interligação do ISA com o mundo profissional

Leia mais

CAPITULO I Disposições Gerais

CAPITULO I Disposições Gerais REGULAMENTO da Unidade Curricular Dissertação/Projeto/Estágio dos Cursos de Mestrado em Contabilidade, Mestrado em Contabilidade e Administração Pública e Mestrado em Marketing, do Instituto Superior de

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE ARRUDA DOS VINHOS

CÂMARA MUNICIPAL DE ARRUDA DOS VINHOS PROJECTO DE REGULAMENTO DO BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO Preâmbulo A perspectiva de garantir a todos a participação solidária em acções de voluntariado, definido como conjunto de acções de interesse social

Leia mais

Regulamento da Raízes para o voluntariado

Regulamento da Raízes para o voluntariado Regulamento da Raízes para o voluntariado Capítulo I Disposições Gerais Artigo 1º Âmbito de Aplicação O presente Regulamento visa definir as regras de actuação do voluntariado, nas actividades desenvolvidas

Leia mais

Bandeira da Ética. Regulamento. Artigo 1º Objeto

Bandeira da Ética. Regulamento. Artigo 1º Objeto Bandeira da Ética Regulamento Artigo 1º Objeto A Bandeira da Ética é um processo de certificação dos valores éticos no desporto. A sua razão de ser baseia-se na vontade de melhorar as instituições desportivas

Leia mais

MODELO DA INCUBADORA DO TAGUSPARK

MODELO DA INCUBADORA DO TAGUSPARK MODELO DA INCUBADORA DO TAGUSPARK V 1.0 JULHO 2018 ÍNDICE 1. Âmbito 3 2. A quem se dirige 3 3. Processo de Candidatura e Avaliação 3 4. Localização e Instalações 4 5. Equipa de Gestão 4 6. Modelo de Incubação

Leia mais

UM FUTURO: RECRUTAMENTO PROJETO SOCIAL E DE VOLUNTARIADO BAIRRO DAS ENGUARDAS DEPARTAMENTO SOCIAL - VOLUNTARIADO

UM FUTURO: RECRUTAMENTO PROJETO SOCIAL E DE VOLUNTARIADO BAIRRO DAS ENGUARDAS DEPARTAMENTO SOCIAL - VOLUNTARIADO UM FUTURO: RECRUTAMENTO PROJETO SOCIAL E DE VOLUNTARIADO BAIRRO DAS ENGUARDAS DEPARTAMENTO SOCIAL - VOLUNTARIADO UM FUTURO O QUE É? É um projeto de cariz social e de voluntariado que tem como objetivo

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO GOVERNO Resolução do Conselho do Governo n.º 8/2015 de 6 de Janeiro de 2015

PRESIDÊNCIA DO GOVERNO Resolução do Conselho do Governo n.º 8/2015 de 6 de Janeiro de 2015 PRESIDÊNCIA DO GOVERNO Resolução do Conselho do Governo n.º 8/2015 de 6 de Janeiro de 2015 O Programa de Incentivo à Inserção do Estagiar L e T PIIE visa a contratação, com ou sem termo, a tempo completo,

Leia mais

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO Parlamento Europeu 2014-2019 Documento de sessão B8-1126/2016 19.10.2016 PROPOSTA DE RESOLUÇÃO apresentada na sequência da pergunta com pedido de resposta oral B8-1803/2016 nos termos do artigo 128.º,

Leia mais

Enquadramento/Considerandos

Enquadramento/Considerandos Enquadramento/Considerandos a. O MBIA Agrolab é uma iniciativa da MBIA McDonald s Business Initiative for Agriculture que pretende apoiar os jovens agricultores portugueses, promovendo o desenvolvimento

Leia mais

Regulamento de empresas Spin-off IPCB. Artigo 4.º

Regulamento de empresas Spin-off IPCB. Artigo 4.º Regulamento de empresas Spin-off IPCB Artigo.º Definição e objetivos Entendem-se por empresas spin-off IPCB as sociedades criadas para efeitos de exploração comercial de produtos e ou serviços resultantes

Leia mais

Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, E.P.E.

Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, E.P.E. IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, E.P.E. MISSÃO O Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, E.P.E. (IPO Lisboa) é um centro oncológico

Leia mais

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DO BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO DE ALENQUER

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DO BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO DE ALENQUER EDITAL N.º 69 / 2009 -------ÁLVARO JOAQUIM GOMES PEDRO, PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALENQUER:------------------------------------------------------------------------ -------TORNA PÚBLICO que, após

Leia mais

MINUTA DE PROTOCOLO DE ESTÁGIO CURRICULAR

MINUTA DE PROTOCOLO DE ESTÁGIO CURRICULAR MINUTA DE PROTOCOLO DE ESTÁGIO CURRICULAR A/O (Organização), com sede em (...), pessoa coletiva nº. (...), representada(o) pelo(a) (...), na qualidade de (...), como primeiro outorgante, adiante designada

Leia mais

Regulamento Interno de Voluntariado

Regulamento Interno de Voluntariado CENTRO SOCIAL DA SÉ CATEDRAL DO PORTO Pessoa Colectiva nº501.057.609 Telefone +351222005338/ Fax +351222081778 Endereço Electrónico: secretaria.csscp@gmail.com Rua Senhora das Verdades, s/nº 4050-580 PORTO

Leia mais

CALL FOR IDEAS REGULAMENTO. Criação do Próprio Emprego, Negócio ou Empresa. apreender.pt

CALL FOR IDEAS REGULAMENTO. Criação do Próprio Emprego, Negócio ou Empresa. apreender.pt Criação do Próprio Emprego, Negócio ou Empresa APREENDER 3.0 2º Call for Ideas Drive in do Empreendedor Criação do Próprio Emprego, Negócio ou Empresa Regulamento Artigo 1º Âmbito 1. O 2º Call for Ideas

Leia mais

PROPOSTA n.º 288/2018. Criação da Equipa de Projeto para a Implementação do. Regulamento Geral de Proteção de Dados

PROPOSTA n.º 288/2018. Criação da Equipa de Projeto para a Implementação do. Regulamento Geral de Proteção de Dados PROPOSTA n.º 288/2018 Criação da Equipa de Projeto para a Implementação do Regulamento Geral de Proteção de Dados Pelouro: Vereador João Paulo Saraiva Considerando que: I. O novo Regulamento Geral de Proteção

Leia mais

«atrevo.me 15» concurso de ideias de negócio. REGULAMENTO Preâmbulo. O site oficial do Concurso é: doravante denominado Site

«atrevo.me 15» concurso de ideias de negócio. REGULAMENTO Preâmbulo. O site oficial do Concurso é:  doravante denominado Site «atrevo.me 15» concurso de ideias de negócio REGULAMENTO Preâmbulo A Universidade de Évora, através do Gabinete de Cooperação dos Serviços de Ciência, enquanto parte integrante do Serviço de Ciência e

Leia mais

REGULAMENTO. ARRISCA C Concurso de Ideias e Planos de Negócio - 10ª edição

REGULAMENTO. ARRISCA C Concurso de Ideias e Planos de Negócio - 10ª edição ARRISCA C Concurso de Ideias e Planos de Negócio - 10ª edição REGULAMENTO 1. Este Concurso visa estimular o desenvolvimento de conceitos de negócio em torno dos quais se perspetive a criação de novas empresas.

Leia mais

Concurso Regional de Ideias Empreendedoras. Regulamento

Concurso Regional de Ideias Empreendedoras. Regulamento Concurso Regional de Ideias Empreendedoras Regulamento 1.º Âmbito e objetivos O presente regulamento consagra os termos e as condições de participação no CRISE Concurso Regional de Ideias Empreendedoras,

Leia mais

LAB2INNOVATION CONCURSO DE IDEIAS E PROGRAMA DE PRÉ-ACELERAÇÃO DE IDEIAS

LAB2INNOVATION CONCURSO DE IDEIAS E PROGRAMA DE PRÉ-ACELERAÇÃO DE IDEIAS LAB2INNOVATION CONCURSO DE IDEIAS E PROGRAMA DE PRÉ-ACELERAÇÃO DE IDEIAS REGULAMENTO Preâmbulo O projeto Lab2Business, operação NORTE-01-0246-FEDER-000011, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento

Leia mais

A Incubadora de Empresas da UNISUL - CRIE abre as inscrições para a participação no Programa de Mentoria Ciclo 02 EDIÇÃO 2019.

A Incubadora de Empresas da UNISUL - CRIE abre as inscrições para a participação no Programa de Mentoria Ciclo 02 EDIÇÃO 2019. UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA - UNISUL CAMPUS UNIVERSITÁRIO TUBARÃO GEPPEXI - Gerência de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Inovação Centro Regional de Inovação e Empreendedorismo INCUBADORA

Leia mais

AFESP Associação Portuguesa de Sinalização e Segurança Rodoviária

AFESP Associação Portuguesa de Sinalização e Segurança Rodoviária Associação Portuguesa de Sinalização e Segurança Rodoviária REGULAMENTO DO FORMADOR AFESP Associação Portuguesa de Sinalização e Segurança Rodoviária Alvalade Office Center Praça de Alvalade, N.º 6 1º

Leia mais

Diploma DRE. Artigo 1.º. Objeto

Diploma DRE. Artigo 1.º. Objeto Diploma Estabelece os princípios orientadores e o enquadramento a que deve obedecer a cooperação entre o Estado e as entidades do setor social e solidário Decreto-Lei n.º 120/2015 de 30 de junho O n.º

Leia mais

Regulamento do Programa AlumnISA Mentoring

Regulamento do Programa AlumnISA Mentoring Regulamento do Programa AlumnISA Mentoring Capítulo I Definição, âmbito e objectivos Artigo 1º Definição 1. O Programa de Mentoring consiste num programa de interligação do ISA com o mundo profissional

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA «DEFESA EMPREENDE»

REGULAMENTO PROGRAMA «DEFESA EMPREENDE» REGULAMENTO PROGRAMA «DEFESA EMPREENDE» Powered by Janeiro de 2015 Preâmbulo O Ministério da Defesa Nacional (MDN), através da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional (DGRDN) e a SBI Consulting enquanto

Leia mais

REPUBLICAÇÃO DO ANÚNCIO PARA PARTICIPAÇÃO NO LEVANTAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DA REDE DE INFRAESTRUTURAS TECNOLÓGICAS

REPUBLICAÇÃO DO ANÚNCIO PARA PARTICIPAÇÃO NO LEVANTAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DA REDE DE INFRAESTRUTURAS TECNOLÓGICAS REPUBLICAÇÃO DO ANÚNCIO PARA PARTICIPAÇÃO NO LEVANTAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DA REDE DE INFRAESTRUTURAS TECNOLÓGICAS PROCESSO DE MAPEAMENTO DAS INFRAESTRUTURAS TECNOLÓGICAS NACIONAIS (13 DE OUTUBRO DE 2016)

Leia mais

REGULAMENTO. Artigo 1º Objeto

REGULAMENTO. Artigo 1º Objeto REGULAMENTO A Comunidade Intermunicipal do Ave (CIM do Ave), em conjunto com os municípios que a integram, nomeadamente, Cabeceiras de Basto, Fafe, Guimarães, Mondim de Basto, Póvoa de Lanhoso, Vieira

Leia mais

ANÚNCIO PARA PARTICIPAÇÃO NO LEVANTAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DA REDE DE INFRAESTRUTURAS TECNOLÓGICAS

ANÚNCIO PARA PARTICIPAÇÃO NO LEVANTAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DA REDE DE INFRAESTRUTURAS TECNOLÓGICAS ANÚNCIO PARA PARTICIPAÇÃO NO LEVANTAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DA REDE DE INFRAESTRUTURAS TECNOLÓGICAS PROCESSO DE MAPEAMENTO DAS INFRAESTRUTURAS TECNOLÓGICAS NACIONAIS 9 de agosto de 2016 Página 1 de 6 Índice

Leia mais

[PROTOCOLO DA REDE DE BIBLIOTECAS DE PAREDES]

[PROTOCOLO DA REDE DE BIBLIOTECAS DE PAREDES] [PROTOCOLO DA REDE DE BIBLIOTECAS DE PAREDES] [PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO] 1 Índice Preâmbulo:... 3 CAPÍTULO I - Da Natureza, Objeto e Objetivos da RBP... 4 Artigo 1.º - Objeto... 4 Artigo 2.º - Natureza...

Leia mais

UNIVERSIDADE DOS AÇORES REITORIA

UNIVERSIDADE DOS AÇORES REITORIA Edital N.º 42/2019 Concurso de Acesso e Ingresso no mestrado em Educação e Formação Nos termos previstos no artigo 17.º do Regulamento Geral dos Mestrados da Universidade dos Açores faz-se saber que estão

Leia mais

O QUE É O PASSAPORTE PARA O EMPREENDEDORISMO

O QUE É O PASSAPORTE PARA O EMPREENDEDORISMO O QUE É O PASSAPORTE PARA O EMPREENDEDORISMO Promover o desenvolvimento de projetos de empreendedorismo inovador: com potencial de elevado crescimento; para jovens com qualificações superiores; APOIOS

Leia mais

TERMOS E CONDIÇÕES DE ACESSO E UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA ACCELERATE AZORES EM MATÉRIA DE CROWDFUNDING

TERMOS E CONDIÇÕES DE ACESSO E UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA ACCELERATE AZORES EM MATÉRIA DE CROWDFUNDING TERMOS E CONDIÇÕES DE ACESSO E UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA ACCELERATE AZORES EM MATÉRIA DE CROWDFUNDING 1) AMBITO a) Os presentes Termos e Condições de Acesso e Utilização da Plataforma Accelerate Azores

Leia mais

Regulamento do Prémio Fundação Ilídio Pinho Ciência na Escola 16.ª Edição 2018/2019

Regulamento do Prémio Fundação Ilídio Pinho Ciência na Escola 16.ª Edição 2018/2019 Regulamento do Prémio Fundação Ilídio Pinho Ciência na Escola 16.ª Edição 2018/2019 CAPÍTULO I Disposições gerais Artigo 1.º Prémio Fundação Ilídio Pinho Ciência na Escola 1. O Prémio Fundação Ilídio Pinho

Leia mais

EIXO PRIORITÁRIO V ASSISTÊNCIA TÉCNICA. Convite Público à Apresentação de Candidaturas no Domínio da Assistência Técnica aos Órgãos de Governação

EIXO PRIORITÁRIO V ASSISTÊNCIA TÉCNICA. Convite Público à Apresentação de Candidaturas no Domínio da Assistência Técnica aos Órgãos de Governação EIXO PRIORITÁRIO V ASSISTÊNCIA TÉCNICA Convite Público à Apresentação de Candidaturas no Domínio da Assistência Técnica aos Órgãos de Governação EIXO PRIORITÁRIO V ASSISTÊNCIA TÉCNICA Convite Público à

Leia mais

AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS Nº 01 / SI / 2013

AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS Nº 01 / SI / 2013 AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS Nº 01 / SI / 2013 SI QUALIFICAÇÃO PME PASSAPORTE EMPREGO INDUSTRIALIZAÇÃO, PASSAPORTE EMPREGO INOVAÇÃO E PASSAPORTE EMPREGO INTERNACIONALIZAÇÃO PROJETOS CONJUNTOS

Leia mais

REGULAMENTO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO JOVEM PÓVOA DE VARZIM

REGULAMENTO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO JOVEM PÓVOA DE VARZIM REGULAMENTO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO JOVEM PÓVOA DE VARZIM PREÂMBULO O afastamento dos cidadãos, em particular dos mais jovens, da participação ativa na vida dos órgãos da democracia local e nos respetivos

Leia mais

Regulamento do Programa de Apoio Social a Estudantes através de atividades de tempo Parcial (PASEP) da Universidade de Coimbra Versão

Regulamento do Programa de Apoio Social a Estudantes através de atividades de tempo Parcial (PASEP) da Universidade de Coimbra Versão Regulamento do Programa de Apoio Social a Estudantes através de atividades de tempo Parcial (PASEP) da Universidade de Coimbra 2013-07-01 - Versão para discussão pública A situação económica e financeira

Leia mais

Programa de Promoção da Prática Desportiva. Desenvolvimento da Atividade Interna. Enquadramento e Regulamento 2018_2019

Programa de Promoção da Prática Desportiva. Desenvolvimento da Atividade Interna. Enquadramento e Regulamento 2018_2019 Programa de Promoção da Prática Desportiva Desenvolvimento da Atividade Interna Enquadramento e Regulamento PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA PRÁTICA DESPORTIVA - DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE INTERNA Programa e

Leia mais

Regimento da Plataforma moodle do Colégio São Filipe

Regimento da Plataforma moodle do Colégio São Filipe Regimento da Plataforma moodle do Colégio São Filipe O moodle do Colégio São Filipe é uma plataforma digital, de partilha de recursos, de informações e de promoção das Tecnologias de Informação e Comunicação,

Leia mais

INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL, IP-RAM

INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL, IP-RAM INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL, IP-RAM Sistema de Apoio às Iniciativas empresariais das micro e pequenas empresas da Região Autónoma da Madeira INICIE + 23-05-2019 INICIE + PROGRAMA INTERVIR

Leia mais

SUPLEMENTO II SÉRIE ÍNDICE. Economia PARTE C. Quinta-feira, 5 de julho de 2018 Número 128

SUPLEMENTO II SÉRIE ÍNDICE. Economia PARTE C. Quinta-feira, 5 de julho de 2018 Número 128 II SÉRIE Quinta-feira, 5 de julho de 2018 Número 128 ÍNDICE SUPLEMENTO PARTE C Economia Gabinete da Secretária de Estado da Indústria: Despacho n.º 6619-A/2018: Aprova, em anexo ao presente despacho e

Leia mais