SEGURANÇA PESSOAL ÁREAS DE ALTO RISCO. Dicas para não se tornar uma vítima da VIOLÊNCIA URBANA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SEGURANÇA PESSOAL ÁREAS DE ALTO RISCO. Dicas para não se tornar uma vítima da VIOLÊNCIA URBANA"

Transcrição

1 SEGURANÇA PESSOAL EM ÁREAS DE ALTO RISCO Dicas para não se tornar uma vítima da VIOLÊNCIA URBANA

2 A segurança e o bem-estar de todos por um Guaporé melhor a cada dia. MUNICÍPIO DE GUAPORÉ Av. Silvio Sanson, nº Centro

3 PRINCIPAIS AMEAÇAS 1. Sequestro relâmpago Duração de 1h até 24h, geralmente para realizar saques e transações bancárias. 2. Sequestro com pedido de resgate Selecionado por status, nível hierárquico, tipo de carro, etc. 3. Sequestro com veículo Para levar o carro. Qualquer veículo está sujeito. Geralmente é feito por encomenda de ano, cor e modelo, para se utilizar as peças. 4. Assalto à mão armada Com consequências relacionadas à reação da vítima. 5. Assassinato Bogotá (Colômbia): aproximadamente 98 mortos/dia. São Paulo (Brasil): aproximadamente 12 mortos/dia.

4 PREVENÇÃO Nada é 100% garantido quando o assunto é segurança PREVENÇÃO REAÇÃO SORTE

5 COMO AGE O ASSALTANTE Pré-eleição do alvo Pode levar meses, dias ou apenas alguns segundos. É o momento em que o bandido escolhe quem irá abordar. Identificação do alvo O alvo foi escolhido. Geralmente o mais fraco, mais distraído ou com base no que o bandido procura (bolsa, modelo de carro, etc). Vigilância* Período que o bandido avalia toda a situação antes do ataque (abordagem). Planejamento O bandido já tem todas as informações da vítima e planeja como será o ataque (dia, hora, local, forma de abordagem, arma, etc). Ataque** O bandido faz a abordagem. Nessa fase já não há como fazer prevenção. Menos de 5% de êxito nas ações de interrupção. * Melhor momento para interromper a ação do bandido. ** Pior momento para interromper a ação do bandido.

6 CARACTERÍSTICAS O criminoso Não quer ser exposto; Não tem descrição exata (sexo, traje, idade, nada disso define); Sempre seleciona as vítimas; Sempre escolhe alvos fáceis; No geral, age sob pressão e extremamente nervoso; Reagir é uma atitude de altíssimo risco.

7 Caminhando na rua

8 Caminhando na rua SEMPRE ATENTO: caminhe observando o que acontece ao redor (360º); Observe as mãos e, se possível, os olhos de um suspeito. MANTENHA DISTÂNCIA: o bandido precisa se aproximar da vítima para efetuar a abordagem. Dificulte a ação: mantenha, no mínimo, 20 metros de distância de um suspeito; 360º 20m

9 Caminhando na rua Caso você perceber que o suspeito está se aproximando, proceda da seguinte forma: 1. Mude de calçada e observe discretamente o comportamento do suspeito; 2. Se o sujeito mudar também, a probabilidade de abordagem passa a ser maior; 3. Neste caso, procure um lugar movimentado para se abrigar; 4. Se não houver onde se proteger, mude o sentido de direção e mantenha a distância. Evite circular por locais desertos

10 Caminhando na rua Se não houver lugar para se proteger e o indivíduo apertar o passo em sua direção: 1. CORRA e procure não deixar que o sujeito diminua a distância entre vocês dois; 2. Nunca corra após a abordagem! 3. Se o sujeito se aproximar, GRITE! 4. O bandido dificilmente irá correr atrás de você. Chama muito a atenção. O sujeito irá procurar por alguém mais despreparado.

11 Caminhando na rua O que gritar? SOCORRO! Faz as pessoas recuarem, pois fica claro que há perigo. JOÃO! Gritar o nome de alguém, como João, é a melhor opção. O bandido achará isso muito incomum e ficará com medo de que haja mais pessoas no local (Quem é João? Um homem? Um policial? Um cão feroz?). REGRA Não dê chance ao azar! Se perceber algum movimento suspeito, procure um local seguro ou aumente a distância do sujeito. Muitas pessoas que foram assaltadas relatam que perceberam que algo iria acontecer e não fizeram nada.

12 Caminhando na rua ERRADO Reagir após a abordagem CERTO Agir preventivamente

13 Estacionamento

14 Estacionamento O que fazer: Sempre que possível, utilize estacionamentos pagos; Considere sempre o seu horário de chegada e de saída. Muitas vezes você chega quando está claro e há bastante movimento, e quando vai embora a rua já está deserta e escura; Observe bem ao redor antes de estacionar e também no momento de embarcar para ver se há algum movimento suspeito; Se desconfiar de alguma coisa no momento de embarcar, passe direto por seu carro e reavalie a situação. Em dúvida, chame a polícia (190); Tire sempre a chave da ignição, mesmo que fique parado apenas por alguns instantes.

15 Estacionamento O que não fazer: Nunca fique dentro do carro estacionado. Fazendo isso, você se torna a vítima perfeita; Nunca deixe as chaves de casa dentro do veículo; Não deixe nenhum objeto solto dentro do carro; coloque tudo no porta-luvas ou porta-malas; Não fique parado próximo ao seu carro, especialmente à noite ou em ruas vazias ou área perigosas.

16 Estacionamento DICAS: Se a tampa de gasolina for roubada, troque todas as chaves do seu carro. Roubam a tampa para fazer cópias das chaves; Se o veículo apresentar defeito, procure ajuda de alguém de confiança. Alguém pode ter criado o problema para que você seja surpreendido em um momento de vulnerabilidade. Se ver alguém mexendo no seu carro, não se aproxime. Procure ajuda sem ser notado. Lembre-se: mantenha sempre distância do suspeito.

17 Dirigindo

18 Dirigindo O que fazer: Procure manter os vidros fechados ou minimamente abertos, para a entrada de ar; No táxi, peça ao motorista para travar as portas e fechar os vidros; Em caso de acidentes em locais ermos e à noite, evite parar. Ligue para a polícia e informe; Preste atenção se ocorrer uma "batidinha" na traseira de seu veículo. Se desconfiar dos ocupantes do veículo, sinalize para a pessoa te seguir e dirija até um local movimentado.

19 Dirigindo O que não fazer: Colocar adesivos que possam identificar o local onde você mora, trabalha ou estuda; Parar em locais desertos ou à noite se o pneu furar; Alterar a forma de dirigir se desconfiar que está sendo seguido; Parar o veículo se for atingido por pedras, líquidos ou outros objetos; Se algo inesperado acontecer, pare apenas em um local movimentado e seguro!

20 Dirigindo DICAS: Ao entrar no veículo, ligue-o, trave a porta e saia imediatamente; Ao chegar em casa, observe a rua antes de parar o carro; Procure diversificar seus caminhos e horários; Cuide da manutenção de seu veículo, para evitar paradas inesperadas em locais inseguros; Mantenha seu celular carregado e com créditos para ligações de emergência;

21 Abordagem no carro O que fazer? Mantenha-se calmo e peça calma ao bandido. Faça ele se sentir no controle da situação. Bandidos acuados ou com medo podem agir por impulso; Obedeça rapidamente às ordens do assaltante, mas com calma; Mantenha as mãos onde o bandido possa vê-las; Informe ao bandido o que vai fazer, evitando movimentos bruscos;

22 Ao sair do carro ERRADO Ficar entre a porta e o bandido. Com pressa, ele pode empurrá-lo para dentro e levá-lo. CERTO Afastar-se do veículo, deixando a entrada livre para o bandido. Com pressa, ele entrará e deixará o local o quanto antes.

23 Parado no semáforo DICAS: Mantenha seu carro à direita da rua ou na faixa central; Reduza a velocidade devagar, tentando chegar ao cruzamento quando o sinal estiver abrindo; Evite compras no sinal. Você se distrai e acaba se expondo; Coloque maletas e computadores no porta-malas. Carteira e celular, no porta-luvas; Ao parar, mantenha a primeira marcha engatada; Não se distraia com celulares ou tablets. Fique sempre atento ao seu redor.

24 No elevador

25 No elevador DICAS: Se o elevador chega com alguém suspeito, disfarce. Diga que está esperando alguém e dispense o elevador; Desconfie de motoqueiros que estão de capacete. Isso não é comum. Ele pode estar escondendo o rosto;

26 No caixa eletrônico

27 No caixa eletrônico DICAS: Nunca utilize caixas eletrônicos à noite. Em último caso, procure locais movimentados; Só utilize caixas em mercados, shoppings ou outros espaços seguros e de grande circulação; Nunca aceite ajuda se lhe oferecerem; Suspeite de equipamentos estranhos que estejam nos caixas;

28 Durante as compras

29 Durante as compras DICAS: Preste atenção se você encontrar com uma pessoa várias vezes em corredores ou nas lojas. Ela pode estar lhe observando; Se notar algo suspeito, comunique a segurança do local e explique a situação. Ao sair, peça que uma pessoa lhe acompanhe até o carro; Leve apenas o necessário para pagar suas compras, evitando muitos cartões e dinheiro; Não deixe que outras pessoas vejam o que você tem na carteira;

30 Local do crime

31 Local do crime Número 1: O bandido aborda a vítima para realizar um delito, geralmente na rua ou estacionamentos. Número 2: O bandido leva a vítima para outro local, geralmente deserto e afastado de locais movimentados.* * Mulheres estão mais sujeitas a serem levadas para o local nº 2

32 Local do crime Reagir ou não? Ir ou não com o assaltante é uma decisão extremamente pessoal e de muitos riscos. Considere que: 80% das mulheres levadas para outro local são estupradas e/ou mortas (EUA); No trajeto ou no local, o bandido poderá usar drogas e álcool, alterando suas intenções e sua agressividade; As chances de socorro são mínimas em um local isolado; Se você for abordado e o bandido lhe exigir apenas dinheiro e objetos, NUNCA REAJA.

33 Durante a abordagem Fique calmo; Peça calma ao bandido e faça-o se sentir no controle; Nunca resista. Entregue objetos que forem pedidos; Não carregue grandes valores, documentos importantes ou objetos de estima; Não transmita raiva ou sentimento de vingança; Contra uma arma de fogo não existe força física suficiente; Evite movimentos bruscos; Não revide a agressões físicas; Lembre-se: o objetivo principal é sobreviver. Pessoas que são assaltadas e sobrevivem não viram notícia de jornal. Pessoas mortas, sim.

34 VALORIZE A VIDA Preocupe-se sempre em evitar assaltos. Atue na prevenção e adquira uma postura segura; Releve provocações no trânsito, bares ou boates. Isso é sinal de inteligência, não de covardia; Durante um assalto, entregue objetos de valor. Não há nada mais valioso que a vida; Evite toda e qualquer situação que possa lhe expor a riscos. VALORIZE A VIDA, PROMOVA A PAZ

REGRAS PARA NÃO SE TORNAR UMA VÍTIMA DA VIOLÊNCIA URBANA

REGRAS PARA NÃO SE TORNAR UMA VÍTIMA DA VIOLÊNCIA URBANA SEGURANÇA PESSOAL EM ÁREAS DE ALTO RISCO REGRAS PARA NÃO SE TORNAR UMA VÍTIMA DA VIOLÊNCIA URBANA (Adaptação) BANCO DO BRASIL DILOG/ PRINCIPAIS AMEAÇAS Seqüestro relâmpago Com duração de 1 a 24 horas,

Leia mais

BANCO DO BRASIL GEREL Belo Horizonte (MG) NUSEG - Núcleo de Segurança SEGURANÇA PESSOAL EM ÁREAS DE ALTO RISCO

BANCO DO BRASIL GEREL Belo Horizonte (MG) NUSEG - Núcleo de Segurança SEGURANÇA PESSOAL EM ÁREAS DE ALTO RISCO SEGURANÇA PESSOAL EM ÁREAS DE ALTO RISCO REGRAS PARA NÃO SE TORNAR UMA VÍTIMA DA VIOLÊNCIA URBANA (Adaptação) DILOG/ PRINCIPAIS AMEAÇAS Seqüestro relâmpago Com duração de 1 a 24 horas, geralmente para

Leia mais

SEGURANÇA PESSOAL EM ÁREAS DE ALTO RISCO REGRAS PARA NÃO SE TORNAR UMA VÍTIMA DA VIOLÊNCIA URBANA

SEGURANÇA PESSOAL EM ÁREAS DE ALTO RISCO REGRAS PARA NÃO SE TORNAR UMA VÍTIMA DA VIOLÊNCIA URBANA SEGURANÇA PESSOAL EM ÁREAS DE ALTO RISCO REGRAS PARA NÃO SE TORNAR UMA VÍTIMA DA VIOLÊNCIA URBANA PREVENÇÃO Nada é 100% garantido quando o assunto é Segurança. PREVENÇÃO REAÇÃO SORTE A prevenção representa

Leia mais

SEGURANÇA PESSOAL EM ÁREAS DE ALTO RISCO REGRAS PARA NÃO SE TORNAR UMA VÍTIMA DA VIOLÊNCIA URBANA

SEGURANÇA PESSOAL EM ÁREAS DE ALTO RISCO REGRAS PARA NÃO SE TORNAR UMA VÍTIMA DA VIOLÊNCIA URBANA SEGURANÇA PESSOAL EM ÁREAS DE ALTO RISCO REGRAS PARA NÃO SE TORNAR UMA VÍTIMA DA VIOLÊNCIA URBANA PRINCIPAIS AMEAÇAS Seqüestro relâmpago Com duração de 1 a 24 horas, geralmente para realizar saques e transações

Leia mais

Copyright RHVIDA S/C Ltda. www.rhvida.com.br

Copyright RHVIDA S/C Ltda. www.rhvida.com.br SEGURANÇA PESSOAL NO TRÂNSITO Estatísticas vêm demonstrando que o risco de perder a vida dentro do seu carro, num sinal de trânsito, é maior do que em qualquer outra situação. A RHVIDA fez um resumo das

Leia mais

Como se prevenir Procure usar um carro que não chame a atenção. Mantenha os vidros fechados e as portas travadas por dentro. parar, alin seu retrov

Como se prevenir Procure usar um carro que não chame a atenção. Mantenha os vidros fechados e as portas travadas por dentro. parar, alin seu retrov Como se prevenir Procure usar um carro que não chame a atenção. Mantenha os vidros fechados e as portas travadas por dentro. Não dê carona a desconhecidos. Evite transportar objetos de valor quando estiver

Leia mais

Tel. (11) 5592-5592 / www.fortknox.com.br. Manual de Segurança

Tel. (11) 5592-5592 / www.fortknox.com.br. Manual de Segurança Tel. (11) 5592-5592 / www.fortknox.com.br Segurança no dia-a-dia Vol. X Manual de Segurança Apresentação N ão há estratégias ou sistemas de segurança intransponíveis. Isso é o que dizem todos os especialistas

Leia mais

MANUAL DE SEGURANÇA PESSOAL

MANUAL DE SEGURANÇA PESSOAL MANUAL DE SEGURANÇA PESSOAL O Grupo Haganá elaborou este manual de dicas de segurança pessoal com algumas informações importantes para o dia a dia. As informações contidas aqui são de caráter prático e

Leia mais

Mantenha os vidros fechados e as portas travadas por dentro. Não dê carona a desconhecidos.

Mantenha os vidros fechados e as portas travadas por dentro. Não dê carona a desconhecidos. NO CARRO Como se prevenir Procure usar um carro que não chame a atenção. Mantenha os vidros fechados e as portas travadas por dentro. Não dê carona a desconhecidos. Evite transportar objetos de valor quando

Leia mais

DICAS DE SEGURANCA, SAIBA COMO AGIR DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA

DICAS DE SEGURANCA, SAIBA COMO AGIR DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA DICAS DE SEGURANCA, COMO SE PREVINIR COMO IDENTIFICAR SITUAÇÕES DE RISCO O QUE FAZER SAIBA COMO AGIR RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA QUERIDOS ALUNOS E

Leia mais

Mensagem ao Trabalhador

Mensagem ao Trabalhador Mensagem ao Trabalhador Ao elaborar esta cartilha de apoio ao trabalhador contra a violência, a União Geral dos Trabalhadores do Rio de Janeiro (UGT-RJ) pretende dar a sua parcela de contribuição para

Leia mais

Manual do usuário Rastreador GPS/GPRS/GSM

Manual do usuário Rastreador GPS/GPRS/GSM Manual do usuário Rastreador GPS/GPRS/GSM Seja bem vindo a SKYSAT Rastreadores, sua tranquilidade, este é o nosso negócio Como cliente da SKYSAT Rastreadores você irá se beneficiar de nossa vasta experiência

Leia mais

Família e Passageiros

Família e Passageiros Visão Geral Família e Passageiros: Como escolher um veículo para a família? Em primeiro lugar, você tem que decidir o que você realmente quer. Você quer um utilitário (SUV), uma minivan ou um veículo de

Leia mais

SEQUESTROS. Como se prevenir

SEQUESTROS. Como se prevenir SEQUESTROS Como se prevenir Não carregue cartões de visita na carteira, principalmente aqueles que identifiquem altos cargos. Essa informação pode transformar um seqüestro-relâmpago em um seqüestro com

Leia mais

13. Desatenção e cansaço

13. Desatenção e cansaço 13. Desatenção e cansaço Aula Interdisciplinar Indicação: 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental Ilustração do manual de Direção Defensiva do DENATRAN O ato de dirigir um veículo requer atenção permanente.

Leia mais

Não abra a carteira ou a bolsa na frente de estranhos. Separe pequenas quantias de dinheiro para pagar passagem, café, cigarros etc.

Não abra a carteira ou a bolsa na frente de estranhos. Separe pequenas quantias de dinheiro para pagar passagem, café, cigarros etc. Dicas de Segurança I Cuidados no dia-a-dia Nas Ruas Previna-se contra a ação dos marginais não ostentando objetos de valor como relógios, pulseiras, colares e outras jóias de valor. Evite passar em ruas

Leia mais

Dicas para segurança. no trânsito. realização. apoio

Dicas para segurança. no trânsito. realização. apoio Dicas para segurança no trânsito realização apoio 1 Dicas de viagem segura. Viajar sozinho ou com toda a família requer certas responsabilidades. Aqui você encontrará várias recomendações para uma viagem

Leia mais

INTRODUÇÃO Seja bem vindo a SKYSAT Rastreadores, sua tranquilidade, este é o nosso negócio Como cliente da SKYSAT Rastreadores você irá se beneficiar

INTRODUÇÃO Seja bem vindo a SKYSAT Rastreadores, sua tranquilidade, este é o nosso negócio Como cliente da SKYSAT Rastreadores você irá se beneficiar INTRODUÇÃO Seja bem vindo a SKYSAT Rastreadores, sua tranquilidade, este é o nosso negócio Como cliente da SKYSAT Rastreadores você irá se beneficiar de nossa vasta experiência em tecnologia de rastreio

Leia mais

Segurança e Saúde Ocupacional. Comunicação e Prevenção de Acidentes de Trabalho

Segurança e Saúde Ocupacional. Comunicação e Prevenção de Acidentes de Trabalho Segurança e Saúde Ocupacional Comunicação e Prevenção de Acidentes de Trabalho 1ª Edição 2015 Principais orientações relacionadas ao acidente de trabalho Você sabe o que é um acidente de trabalho? É o

Leia mais

SEGURANÇA PÚBLICA. Saiba como proteger sua família e seu patrimônio

SEGURANÇA PÚBLICA. Saiba como proteger sua família e seu patrimônio O vereador Joel Moreira Filho esteve com o Deputado Federal Rodrigo Pacheco, em Brasília/DF, discutindo projetos para Belo Horizonte. Informativo de mandato parlamentar SEGURANÇA PÚBLICA Saiba como proteger

Leia mais

II CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM CÃES

II CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM CÃES II CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM CÃES II CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM CÃES Todos os dias os hospitais do Paraná atendem mais de 100 vítimas de mordida

Leia mais

GRUPO ALIADOS SEGURANÇA INDICA MANUAL DE AUTO PROTEÇAO DO CIDADÃO

GRUPO ALIADOS SEGURANÇA INDICA MANUAL DE AUTO PROTEÇAO DO CIDADÃO GRUPO ALIADOS SEGURANÇA INDICA MANUAL DE AUTO PROTEÇAO DO CIDADÃO INDICE GERAL ACIDENTES; O LEMBRE-SE SEMPRE; O NO TRABALHO; O NO MEIO RURAL; O NO TRÂNSITO. AFOGAMENTOS; AIDS E DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS;

Leia mais

5 Regras de Ouro da Segurança

5 Regras de Ouro da Segurança 5 Regras de Ouro da Segurança APRESENTAÇÃO As são regras mínimas que devem ser seguidas por todos os funcionários e prestadores de serviços na Instituição, em todas as suas Unidades. Seguir as Regras de

Leia mais

Segurança pessoal. Cuidados indispensáveis para evitar situações de risco dentro e fora do Campus.

Segurança pessoal. Cuidados indispensáveis para evitar situações de risco dentro e fora do Campus. Segurança pessoal Cuidados indispensáveis para evitar situações de risco dentro e fora do Campus. Você sabe como iden.ficar situações de risco? Ao decorrer de uma roena diária de aevidades, métodos prevenevos

Leia mais

SEGURANÇA A PESSOAL NO TRÂNSITO

SEGURANÇA A PESSOAL NO TRÂNSITO SEGURANÇA A PESSOAL NO TRÂNSITO Estatísticas sticas vêm demonstrando que o risco de perder a vida dentro de seu carro, em um sinal de trânsito, é maior do que em qualquer outra situação. SEU CARRO Instale

Leia mais

Projeto da prevenção primária como instrumento de prevenção na área da 1ª Cia do 41º BPM/M:

Projeto da prevenção primária como instrumento de prevenção na área da 1ª Cia do 41º BPM/M: Projeto da prevenção primária como instrumento de prevenção na área da 1ª Cia do 41º BPM/M: Capitão PM Temístocles Telmo Ferreira Araújo 1 Todos sabem que o criminoso não herdou esta característica de

Leia mais

Abra sua. Conta CAIXA Fácil. caixa.gov.br. CAIXA. O banco que acredita nas pessoas.

Abra sua. Conta CAIXA Fácil. caixa.gov.br. CAIXA. O banco que acredita nas pessoas. Abra sua Conta CAIXA Fácil caixa.gov.br CAIXA. O banco que acredita nas pessoas. Este guia vai ajudar você a entender os termos mais usados no dia-a-dia dos bancos, além de mostrar como é fácil e seguro

Leia mais

DICAS PARA VOCÊ PILOTAR MOTO COM MAIS SEGURANÇA E PERDER O MEDO

DICAS PARA VOCÊ PILOTAR MOTO COM MAIS SEGURANÇA E PERDER O MEDO DICAS PARA VOCÊ PILOTAR MOTO COM MAIS SEGURANÇA E PERDER O MEDO #1 ATENÇÃO Essa é a dica mais importante, parece clichê mas não é! Não mesmo! Atenção é tudo no trânsito quando estamos pilotando. Pelo Método

Leia mais

Lubritec Distribuidora de Lubrificantes Ltda

Lubritec Distribuidora de Lubrificantes Ltda Ver. 4.0 Data Out/2010 Vigência: Out/2011 1 Prezado colaborador, Este manual foi elaborado visando transmitir algumas noções de segurança no trânsito. Desejamos que os nossos colaboradores e pessoas ligadas

Leia mais

C A R T I L H A DE ORIENTAÇÃO AO CIDADÃO Divisão de Repressão aos Crimes contra o Patrimônio

C A R T I L H A DE ORIENTAÇÃO AO CIDADÃO Divisão de Repressão aos Crimes contra o Patrimônio Mantenha a cidade limpa. Não jogue este material em via pública. GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA, DEFESA E CIDADANIA DIREÇÃO GERAL DE POLÍCIA CIVIL C A R T I L H A DE ORIENTAÇÃO

Leia mais

SAIA DA MIRA SAIA DA MIRA DICAS DE PREVENÇÃO

SAIA DA MIRA SAIA DA MIRA DICAS DE PREVENÇÃO SAIA DICAS DE PREVENÇÃO Todos os dias, em vários lugares, estamos expostos a riscos. Seja no trabalho, em casa, na escola, ou quando estamos passeando. Por isso, a Prefeitura de São José dos Campos elaborou

Leia mais

Roupas e acessórios mais seguros. 1. Introdução

Roupas e acessórios mais seguros. 1. Introdução Roupas e acessórios mais seguros 1. Introdução Há um número muito grande de criminosos que atuam em vias públicas e locais de aglomeração de pessoas, como lojas, shoppings, ou mesmo nas ruas mais movimentadas,

Leia mais

Categorias Subcategorias Unidades de registo. Situação. Sai da escola e ia para casa da minha mãe (F1) Experiência de assalto

Categorias Subcategorias Unidades de registo. Situação. Sai da escola e ia para casa da minha mãe (F1) Experiência de assalto Categorias Subcategorias Unidades de registo Experiência de assalto Situação Sai da escola e ia para casa da minha mãe (F1) Estava a ir para a escola (F2) Estava a sair da escola e quando cheguei à porta

Leia mais

Índice. - Introdução... 3. - Economize em Gastos... 7 com Supérfluos. - Controle Seus Sentimentos... 11

Índice. - Introdução... 3. - Economize em Gastos... 7 com Supérfluos. - Controle Seus Sentimentos... 11 1 Índice - Introdução... 3 - Economize em Gastos... 7 com Supérfluos - Controle Seus Sentimentos... 11 - Quite suas Dívidas, mesmo... 14 que Seja Necessário Fazer um Empréstimo - Não Siga a Massa, Existem...

Leia mais

VENAS CORRETORA DE SEGUROS LTDA Segunda Avenida Qda. 1-B Lt. 39 3º Andar Cidade Empresarial CEP 74934-605 Aparecida de Goiânia Goiás Fone: (62)

VENAS CORRETORA DE SEGUROS LTDA Segunda Avenida Qda. 1-B Lt. 39 3º Andar Cidade Empresarial CEP 74934-605 Aparecida de Goiânia Goiás Fone: (62) INTRODUÇÃO Educando com valores O trânsito é feito pelas pessoas. E, como nas outras atividades humanas, quatro princípios são importantes para o relacionamento e a convivência social no trânsito. 1. O

Leia mais

Guia de Boas Práticas para o Ciclista

Guia de Boas Práticas para o Ciclista Guia de Boas Práticas para o Ciclista Sumário Guia de Boas Práticas para o Ciclista Fortaleza - CE Dezembro de 2014 Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará Sinduscon-CE www.sindusconce.com.br

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 01. Tratando se das atribuições de um Vigia de um órgão público municipal, é correto afirmar que: A) A realização de rondas diurnas e noturnas tem como objetivo evitar roubos,

Leia mais

ENTRE FERAS CAPÍTULO 16 NOVELA DE: RÔMULO GUILHERME ESCRITA POR: RÔMULO GUILHERME

ENTRE FERAS CAPÍTULO 16 NOVELA DE: RÔMULO GUILHERME ESCRITA POR: RÔMULO GUILHERME ENTRE FERAS CAPÍTULO 16 NOVELA DE: RÔMULO GUILHERME ESCRITA POR: RÔMULO GUILHERME CENA 1. HOSPITAL. QUARTO DE. INTERIOR. NOITE Fernanda está dormindo. Seus pulsos estão enfaixados. Uma enfermeira entra,

Leia mais

Dicas de Segurança Pessoal

Dicas de Segurança Pessoal Dicas de Segurança Pessoal Como se prevenir? Como identificar situações de risco? O que fazer? Saiba como agir. NA RUA NO BANCO DE CARRO Expediente Órgãos da Administração Superior do MPDFT Procuradoria-Geral

Leia mais

Cuidados com a sua casa durante a viagem. Não comente sua viagem perto de pessoas estranhas. Uma opção é contratar um caseiro de confiança.

Cuidados com a sua casa durante a viagem. Não comente sua viagem perto de pessoas estranhas. Uma opção é contratar um caseiro de confiança. VIAGENS Cuidados com a sua casa durante a viagem Não comente sua viagem perto de pessoas estranhas. Uma opção é contratar um caseiro de confiança. Nas áreas externas, não deixe ferramentas e escadas, elas

Leia mais

MANUAL DOS PAIS UM PROJETO DESTINADO ÀS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

MANUAL DOS PAIS UM PROJETO DESTINADO ÀS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 1 UM PROJETO DESTINADO ÀS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL É hora de promover a segurança e a harmonia no trânsito. E os pais podem dar o exemplo. No Brasil, o índice

Leia mais

Presidência da República Secretaria -Geral

Presidência da República Secretaria -Geral PLANO DE SEGURANÇA (versão simplificada para utilizadores) 1 1. Introdução Um Plano de Segurança é definido como um conjunto de medidas de autoprotecção (organização e procedimentos) tendentes a evitar

Leia mais

1. Por que portar arma de fogo fora do serviço?

1. Por que portar arma de fogo fora do serviço? Não se discute a Legalidade do porte de arma de fogo de "uso permitido e restrito (P.40)" por policiais, mesmo fora de serviço, desde que estejam também de posse do CRAF (Certificado de Registro de Arma

Leia mais

Ande Seguro Quem se prepara, não para. 1

Ande Seguro Quem se prepara, não para. 1 Ande Seguro 1 A Newton divulga dicas de segurança para todos os alunos, professores e funcionários da Instituição. Esta cartilha trará informações importantes que poderão ajudar a comunidade acadêmica.

Leia mais

Jornal de Piracicaba Piracicaba, SP, Em 22 de julho de 1990 à página 20. Reencontre seu cão

Jornal de Piracicaba Piracicaba, SP, Em 22 de julho de 1990 à página 20. Reencontre seu cão Jornal de Piracicaba Piracicaba, SP, Em 22 de julho de 1990 à página 20. Reencontre seu cão Em seu artigo publicado na revista americana Dog World de dezembro de 1987, Shannon T. Hiatt alerta todos os

Leia mais

Vitimização e Armas de fogo no Brasil. Claudio Beato CRISP Centro de Estudos em Criminalidade e Segurança Pública

Vitimização e Armas de fogo no Brasil. Claudio Beato CRISP Centro de Estudos em Criminalidade e Segurança Pública Vitimização e Armas de fogo no Brasil Claudio Beato CRISP Centro de Estudos em Criminalidade e Segurança Pública Questões relacionadas ao controle de armas As armas protegem as pessoas? A sociedade está

Leia mais

www.nascarbrasil.com Manual de pilotagem e aprendizado

www.nascarbrasil.com Manual de pilotagem e aprendizado Manual de pilotagem e aprendizado Bem vindo ao mundo das corrida virtuais! A razão deste documento é ajudar os novatos em corridas multi-player entender as grandes diferenças entre correr Online e Offline

Leia mais

A Integração como Meio de Prevenção e Proteção nos Condomínios. Palestrante: Cap PM José Elias de Godoy

A Integração como Meio de Prevenção e Proteção nos Condomínios. Palestrante: Cap PM José Elias de Godoy A Integração como Meio de Prevenção e Proteção nos Condomínios Palestrante: Cap PM José Elias de Godoy São Paulo, 29 de Maio de 2010 Objetivo Conscientizar os participantes sobre a real necessidade de

Leia mais

nicobelo@hotmail.com NICOLAU BELLO

nicobelo@hotmail.com NICOLAU BELLO NICOLAU BELLO 1 * ATUALMENTE EXISTEM NO TRÂNSITO NO BRASIL MAIS DE CINCO MILHÕES DE MOTOS NO TRÂNSITO. * 10 MILHÕES DE CARROS, ONIBUS, TAXIS E CAMINHÕES. * MOTOS PASSAM CÉLERES ENTRE OS CARROS, ESTES DÃO

Leia mais

Clipping FENTECT CORREIOS - BRASIL. BEM PÚBLICO Correios divulgam resultado de concurso

Clipping FENTECT CORREIOS - BRASIL. BEM PÚBLICO Correios divulgam resultado de concurso Página 1 CORREIOS - BRASIL BEM PÚBLICO Correios divulgam resultado de concurso Os Correios divulgaram nesta terça-feira (5) o resultado das provas objetivas para 9.190 vagas de emprego oferecidas pelo

Leia mais

TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA GRAVAR SUA ENTREVISTA

TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA GRAVAR SUA ENTREVISTA CRIANDO UM BOM AMBIENTE PARA GRAVAR A ENTREVISTA... É importante ter tudo preparado antes de começar. Evite distrações para que o foco esteja em você. Abaixo algumas dicas para criar um bom ambiente para

Leia mais

2 Quais os tipos de cinto de segurança que temos? Qual o cinto é o mais seguro?

2 Quais os tipos de cinto de segurança que temos? Qual o cinto é o mais seguro? 1 Quais são os 5 elementos da direção defensiva? 2 Quais os tipos de cinto de segurança que temos? Qual o cinto é o mais seguro? 3 O que significa DIREÇÃO DEFENSIVA? 4 Cite um exemplo de condição adversa

Leia mais

cartilha direitos humanos layout:layout 1 2008-09-05 13:42 Página 1 CAPA

cartilha direitos humanos layout:layout 1 2008-09-05 13:42 Página 1 CAPA cartilha direitos humanos layout:layout 1 2008-09-05 13:42 Página 1 CAPA cartilha direitos humanos layout:layout 1 2008-09-05 13:42 Página 2 TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI* *Artigo 5º da Constituição Brasileira

Leia mais

1 Fique atento ao entrar ou sair de sua casa ou apartamento

1 Fique atento ao entrar ou sair de sua casa ou apartamento 1 Fique atento ao entrar ou sair de sua casa ou apartamento O momento em que entramos ou saímos de nossas residências, costuma oferecer grande risco, pois normalmente estamos distraídos, além de abrirmos,

Leia mais

7 7 E8BOOK7CURSO7DE7 ORATÓRIA7

7 7 E8BOOK7CURSO7DE7 ORATÓRIA7 HTTP://WWW.SUPEREDESAFIOS.COM.BR/SEGREDO/FORMULANEGOCIOONLINE E8BOOKCURSODE ORATÓRIA Prof.DaniloMota Prof.&Danilo&Mota& &Blog&Supere&Desafios& 1 Introdução:Tempodeouvir,tempodefalar. Não saber ouvir bem,

Leia mais

Campanha de direção defensiva

Campanha de direção defensiva Riscos, perigos e acidentes Em tudo o que fazemos há uma dose de risco: seja no trabalho,quando consertamos alguma coisa em casa, brincando, dançando,praticando um esporte ou mesmo transitando pelas ruas

Leia mais

Prevenção do bullying. Quando o seu filho é a vítima, o agressor (bully) ou o espectador

Prevenção do bullying. Quando o seu filho é a vítima, o agressor (bully) ou o espectador Prevenção do bullying Quando o seu filho é a vítima, o agressor (bully) ou o espectador O que é bullying? Bullying não é um conflito nem uma briga. O bullying é o abuso físico, verbal ou emocional deliberado,

Leia mais

CURSOS AVANÇADOS 2 / 5

CURSOS AVANÇADOS 2 / 5 Cursos especializados em várias áreas de prevenção e combate à criminalidade, bem como em prevençã CURSOS BÁSICOS Técnicas Operacionais de Prevenção Estratégica - A prevenção é o fator-chave do sucesso

Leia mais

Boas Práticas de Segurança nas Actividades de

Boas Práticas de Segurança nas Actividades de Boas Práticas de Segurança nas Actividades de Ourivesaria Indice Introdução e objectivos 1 PRINCIPAIS DELITOS E VULNERABILIDADES 3 PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA EM MOMENTOS CRÍTICOS 5 Trajectos entre a residência

Leia mais

MEDIDAS DE PREVENÇÃO E AUTOPROTECÇÃO

MEDIDAS DE PREVENÇÃO E AUTOPROTECÇÃO MEDIDAS DE PREVENÇÃO E AUTOPROTECÇÃO Os sismos são fenómenos naturais que não se podem prever nem evitar. Os seus efeitos podem ser minimizados com comportamentos adequados. Há que saber agir correctamente.

Leia mais

O sistema de Reiki do Dr. Mikao Usui, tem por base três pilares: GASSHO, REJI-HO E CHIRYO, cuja prática é extremamente valiosa na aplicação do Reiki.

O sistema de Reiki do Dr. Mikao Usui, tem por base três pilares: GASSHO, REJI-HO E CHIRYO, cuja prática é extremamente valiosa na aplicação do Reiki. O sistema de Reiki do Dr. Mikao Usui, tem por base três pilares: GASSHO, REJI-HO E CHIRYO, cuja prática é extremamente valiosa na aplicação do Reiki. MEDITAÇÃO GASSHO A palavra japonesa Gassho significa

Leia mais

Indicador de Recuperação de Crédito SPC CDL/BH ABRIL/2016

Indicador de Recuperação de Crédito SPC CDL/BH ABRIL/2016 Indicador de Recuperação de Crédito SPC CDL/BH ABRIL/2016 Elaborado: Economia - Pesquisa & Mercado Equipe Técnica: Economista Ana Paula Bastos Estatística Sarah Ribeiro Analista de economia André Correia

Leia mais

Informação da Polícia de Shizuoka

Informação da Polícia de Shizuoka Informação da Polícia de Shizuoka OS PRINCIPAIS SERVIÇOS DE CADA SEÇÃO Seção de Administração Medidas de suporte às vítimas de crimes,consultas gerais,superintendência administrativa da detençao Seção

Leia mais

S E G U R A N Ç A E M C O N DO MÍN IO S, P R É DIO S E R E S IDÊ N C IA S

S E G U R A N Ç A E M C O N DO MÍN IO S, P R É DIO S E R E S IDÊ N C IA S S E G U R A N Ç A E M C O N DO MÍN IO S, P R É DIO S E R E S IDÊ N C IA S Caxias do Sul, RS, Outubro de 2012. S lide - 1 S um á rio Apresentação do Palestrante e sua empresa; Objetivo da Palestra Dados

Leia mais

Declare guerra às dívidas!

Declare guerra às dívidas! Declare guerra às dívidas! Na semana passada nossa primeira dica foi dirigida aos trabalhadores que têm algum dinheiro guardado. Demos algumas sugestões simples para evitar que o tão sacrificado pé de

Leia mais

As 12 Vitimas do Medo.

As 12 Vitimas do Medo. As 12 Vitimas do Medo. Em 1980 no interior de São Paulo, em um pequeno sítio nasceu Willyan de Sousa Filho. Filho único de Dionizia de Sousa Millito e Willian de Sousa. Sempre rodeado de toda atenção por

Leia mais

ENTREVISTA DE EMPREGO. Prof. Hamilton Ferreira de Assis aprimore.capacitacao@hotmail.com www.aprimore.net

ENTREVISTA DE EMPREGO. Prof. Hamilton Ferreira de Assis aprimore.capacitacao@hotmail.com www.aprimore.net ENTREVISTA DE EMPREGO Prof. Hamilton Ferreira de Assis aprimore.capacitacao@hotmail.com www.aprimore.net CNPJ: 13.103.583/0001-28 Rua Tomé de Souza, 418, Sarandi. Candeias-Ba E-mail: aprimore.capacitacao@hotmail.com

Leia mais

Qual a importância da Segurança da Informação para nós? Quais são as características básicas de uma informação segura?

Qual a importância da Segurança da Informação para nós? Quais são as características básicas de uma informação segura? Qual a importância da Segurança da Informação para nós? No nosso dia-a-dia todos nós estamos vulneráveis a novas ameaças. Em contrapartida, procuramos sempre usar alguns recursos para diminuir essa vulnerabilidade,

Leia mais

[ Parte integrante da View 49 ] Curso Essilor. de Vendas. [Conferindo qualidade à venda na óptica] e se o cliente disser "não"?

[ Parte integrante da View 49 ] Curso Essilor. de Vendas. [Conferindo qualidade à venda na óptica] e se o cliente disser não? Curso Essilor 5 [ Parte integrante da View 49 ] de Vendas [Conferindo qualidade à venda na óptica] e se o cliente disser "não"? o clien e se o cliente disser u m "não" significa "NÃO", certo? Por incrível

Leia mais

SOBRE O GRUPO GR GRUPO GR

SOBRE O GRUPO GR GRUPO GR SOBRE O GRUPO GR Atuando no mercado desde 1992, o GRUPO GR conta com uma sólida experiência em prestação de serviços, especializado em oferecer soluções eficientes e customizadas em vigilância e segurança

Leia mais

1-1 Primeiros Socorros, Incêndios e Acidentes de Tráfego, Telefones de Emergência em Caso de Crimes

1-1 Primeiros Socorros, Incêndios e Acidentes de Tráfego, Telefones de Emergência em Caso de Crimes Em caso de emergência Quando ocorrerem situações de primeiros socorros, incêndios, acidentes de tráfego, roubos e outros crimes, procure manter a calma e, sem se precipitar, procure por socorro. Explicaremos

Leia mais

INFORMAÇÕES PARA O TURISTA, MAPAS E DICAS DE SEGURANÇA. As rotas delineadas neste mapa vão facilitar seus passeios e sua estadia.

INFORMAÇÕES PARA O TURISTA, MAPAS E DICAS DE SEGURANÇA. As rotas delineadas neste mapa vão facilitar seus passeios e sua estadia. INFORMAÇÕES PARA O TURISTA, MAPAS E DICAS DE SEGURANÇA Benvindo à Grande Miami e suas praias As rotas delineadas neste mapa vão facilitar seus passeios e sua estadia. Dirigir pela Grande Miami e suas praias

Leia mais

MANUAL INFORMATIVO NÚCLEO DE ESTÁGIOS

MANUAL INFORMATIVO NÚCLEO DE ESTÁGIOS MANUAL INFORMATIVO NÚCLEO DE ESTÁGIOS O Mercado de Trabalho está cada vez mais exigente e nesse sentido quanto mais capacitado na era da informação os sujeitos estiverem, mais oportunidades terão no mundo

Leia mais

NOÇÕES BÁSICAS SOBRE SEGURANÇA. Dicas e procedimentos para aumentar a sua segurança e a dos seus familiares

NOÇÕES BÁSICAS SOBRE SEGURANÇA. Dicas e procedimentos para aumentar a sua segurança e a dos seus familiares NOÇÕES BÁSICAS SOBRE SEGURANÇA Dicas e procedimentos para aumentar a sua segurança e a dos seus familiares condomínios residências trabalho trânsito viagens compras trânsito viagem Documento Público pg

Leia mais

VARREDEIRA ZE072. Manual de serviço

VARREDEIRA ZE072. Manual de serviço VARREDEIRA ZE072 Manual de serviço A varredeira ZE072 foi desenvolvida para trabalhos na construção civil, de manutenção em estradas, ou locais que necessitem o mesmo sistema de remoção de resíduos. Qualquer

Leia mais

Dicas de Segurança II

Dicas de Segurança II Dicas de Segurança II Ao Viajar Casa ou apartamento Não comente sua viagem com pessoas estranhas por perto. Avise a um vizinho de confiança sobre a sua viagem. Se possível, deixe um número de telefone

Leia mais

SEGURANÇA PÚBLICA ASSUNTO DE TODOS

SEGURANÇA PÚBLICA ASSUNTO DE TODOS SEGURANÇA PÚBLICA ASSUNTO DE TODOS Minhas áreas de atuação são, pela ordem de número de eventos: Gestão de Projetos; Gestão de Ativos; Gestão de Segurança Industrial e Gestão Estratégica de empresas. Considero-me,

Leia mais

Tel. (11) 5592-5592 / www.fortknox.com.br. Manual de Segurança

Tel. (11) 5592-5592 / www.fortknox.com.br. Manual de Segurança Tel. (11) 5592-5592 / www.fortknox.com.br Instituições de Lazer Vol. VIII Manual de Segurança Apresentação O momento é de relaxamento. Quem procura um clube ou associação esportiva não quer se preocupar

Leia mais

Tudo o que você precisa saber sobre o estacionamento rotativo zona azul

Tudo o que você precisa saber sobre o estacionamento rotativo zona azul Tudo o que você precisa saber sobre o estacionamento rotativo zona azul A Comtempo cuida do sistema de pagamento do rotativo eletrônico de Itajubá. Um sistema moderno que permite ao motorista ativar o

Leia mais

"ATIROU PARA MATAR" Um roteiro de. Nuno Balducci (6º TRATAMENTO)

ATIROU PARA MATAR Um roteiro de. Nuno Balducci (6º TRATAMENTO) "ATIROU PARA MATAR" Um roteiro de Nuno Balducci (6º TRATAMENTO) Copyright 2013 de Nuno Balducci Todos os direitos reservados. balducci.vu@gmail.com (82) 96669831 1 INT. DIA. LANCHONETE CHINESA Uma GAROTA

Leia mais

Guia de. Compras PARAGUAI. Dicas

Guia de. Compras PARAGUAI. Dicas Guia de Compras PARAGUAI 19 Dicas 19 melhores dicas para comprar o seu importado nas fronteiras com o Paraguai Verifique se o produto que foi adquirido e retirado do pacote é o mesmo que foi escolhido

Leia mais

II CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM CÃES

II CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM CÃES II CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM CÃES II CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM CÃES Todos os dias os hospitais do Paraná atendem mais de 100 vítimas de mordida

Leia mais

Pagamento via Celular. Guia Prático. Cartão Ecopag. Pagamento via Celular

Pagamento via Celular. Guia Prático. Cartão Ecopag. Pagamento via Celular Pagamento via Celular Guia Prático Cartão Ecopag Pagamento via Celular VALIDADE MARCELO TELLES 08/15 Parabéns! Agora você já pode dizer para todo mundo que tem um fantástico cartão de crédito e pagamento

Leia mais

PROGRAMA DE PROTEÇÃO AO PEDESTRE

PROGRAMA DE PROTEÇÃO AO PEDESTRE OBJETIVO DO PROGRAMA PROGRAMA DE PROTEÇÃO AO PEDESTRE O objetivo do Programa de Proteção ao Pedestre, da Secretaria Municipal de Transportes SMT é criar a cultura de respeito ao pedestre, resgatando os

Leia mais

Como preparar sua casa após cirurgia de quadril

Como preparar sua casa após cirurgia de quadril PÓS-OPERATÓRIO Como preparar sua casa após cirurgia de quadril Retire os tapetes, extensões e fios telefônicos, pois eles podem ocasionar quedas. Caso ainda não tenha, instale corrimãos em pelo menos um

Leia mais

Local: Jardim de Alah. Horário da largada 08h00. Estacionamento. Av. Otávio Mangabeira, 3298. Armação - Bahia, Brasil

Local: Jardim de Alah. Horário da largada 08h00. Estacionamento. Av. Otávio Mangabeira, 3298. Armação - Bahia, Brasil Bem-vindo à The Color Run! Agradecemos a você e aos seus novos amigos, por fazerem da The Color Run um dos maiores eventos de 5 km do mundo! Este guia da corrida disponibiliza todas as informações necessárias

Leia mais

10 dicas para você negociar melhor

10 dicas para você negociar melhor 10 dicas para você negociar melhor Diretor Workshop Seminários Práticos www.workshop.com.br São Paulo SP marcio@workshop.com.br Brasil RESUMO Todo empreendedor precisa de regras práticas para poder negociar

Leia mais

www.detran.pr.gov.br

www.detran.pr.gov.br www.detran.pr.gov.br INFELIZMENTE, A MAIOR PARTE DOS ACIDENTES COM MORTES NO TRÂNSITO BRASILEIRO ENVOLVEM MOTOCICLISTAS. POR ISSO, O DETRAN PREPAROU ALGUMAS DICAS IMPORTANTES PARA VOCÊ RODAR SEGURO POR

Leia mais

Manual do Usuário Bicicleta elétrica VERDE BIKE

Manual do Usuário Bicicleta elétrica VERDE BIKE Manual do Usuário Bicicleta elétrica VERDE BIKE Modelo JACARANDA VBX14 Os Direitos autorais pertencem a VB IMPORTAÇAO LTDA proibindo a reprodução sem previa autorização Obrigado por escolher a VERDE BIKE.

Leia mais

FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES

FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES 1 FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES Londrina (PR) 2009 Caro cidadão londrinense: 2 Londrina quer um trânsito mais seguro. E convida você para entrar nesta campanha. Esta cartilha traz informações sobre como

Leia mais

O seguro de automóvel pela via da informação.

O seguro de automóvel pela via da informação. O seguro de 2 Guarde este guia no seu porta-luvas. O seguro de A Fenaseg Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização é uma instituição que congrega e representa as companhias

Leia mais

Em caso de sismo. Segurança escolar. Plano de emergência escolar

Em caso de sismo. Segurança escolar. Plano de emergência escolar Duas saídas Segurança escolar Plano de emergência escolar (em caso de sismo ou ) Procure conhecer sempre nos edifícios da sua escola, assim como o a realizar em caso de emergência Procure sempre conhecer

Leia mais

Roteiro para curta-metragem. Aparecida dos Santos Gomes 6º ano Escola Municipalizada Paineira NÃO ERA ASSIM

Roteiro para curta-metragem. Aparecida dos Santos Gomes 6º ano Escola Municipalizada Paineira NÃO ERA ASSIM Roteiro para curta-metragem Aparecida dos Santos Gomes 6º ano Escola Municipalizada Paineira NÃO ERA ASSIM SINOPSE José é viciado em drogas tornando sua mãe infeliz. O vício torna José violento, até que

Leia mais

MANUAL DO PROPRIETÁRIO

MANUAL DO PROPRIETÁRIO 1 MANUAL DO PROPRIETÁRIO MANUAL DO PROPRIETÁRIO Parabéns! Você acaba de adquirir a bicicleta elétrica Felisa, projetada pela Porto Seguro. Felisa quer dizer felicidade. Mas é também a composição das iniciais

Leia mais

Dicas de Como Gravar sua Apresentação

Dicas de Como Gravar sua Apresentação Dicas de Como Gravar sua Apresentação 1. Selecione o Local da Gravação Você pode gravar em um ambiente interno (dentro de sua casa ou seu escritório, por exemplo) ou em um ambiente externo (em um parque,

Leia mais

O que fazer em meio às turbulências

O que fazer em meio às turbulências O que fazer em meio às turbulências VERSÍCULO BÍBLICO Façam todo o possível para viver em paz com todos. Romanos 12:18 OBJETIVOS O QUÊ? (GG): As crianças assistirão a um programa de auditório chamado Geração

Leia mais

PLANEJANDO A FUGA NO CASO DE INCÊNDIO

PLANEJANDO A FUGA NO CASO DE INCÊNDIO PLANEJANDO A FUGA NO CASO DE INCÊNDIO Planejando a fuga de incêndio Ninguém espera um incêndio. Mas é muito importante ter um plano de fuga no caso de um sinistro. O incêndio pode acontecer em qualquer

Leia mais

Disciplina Objetivos Carga Horária

Disciplina Objetivos Carga Horária ANEXO V CURSO DE EXTENSÃO EM ESCOLTA ARMADA CEA PROGRAMA DE CURSO 1. REQUISITO Ter concluído o CFV. 2. OBJETIVO Dotar o aluno de conhecimentos, técnicas, habilidades e atitudes que o capacitem para o exercício

Leia mais

Não deixem nenhuma criança Em suas terras trabalhar Lhes digo com segurança Melhor pra elas é estudar

Não deixem nenhuma criança Em suas terras trabalhar Lhes digo com segurança Melhor pra elas é estudar EMPREGADO VERSOS EMPREGADOR Você empregador Cumpra o seu dever Registre o trabalhador E aperreio não vai ter Ele será seu defensor E vai fazer você crescer A carteira eu entrego Pra ter tudo anotado Ninguém

Leia mais

Texto para a questão 4

Texto para a questão 4 CONHECIMENTOS GERAIS 05 QUESTÕES 1. Assinale o nome que se dá para o conjunto de regras que trata dos Direitos e Deveres dos funcionários públicos civis do Município de Ponte Alta/SC: a. Constituição do

Leia mais