GUIA PARA ESCREVER MELHOR. Saiba que erros evitar para ter um bom desempenho na prova de redação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GUIA PARA ESCREVER MELHOR. Saiba que erros evitar para ter um bom desempenho na prova de redação"

Transcrição

1 GUIA PARA ESCREVER MELHOR Saiba que erros evitar para ter um bom desempenho na prova de redação

2 Í N D I C E Capítulo 1 Não exagere nos adjetivos Capítulo 2 Evite o queísmo Capítulo 3 Não seja intrometido(a) Capítulo 4 Cuidado com a atualidade redundante Capítulo 5 Não exagere com o ando, endo, indo Capítulo 6 Fuja do lugar-comum, clichê ou frases feitas Capítulo 7 Não diga o óbvio Capítulo 8 Cuidado com a correlação entre tempos verbais Capítulo 9 Cuidado com o duplo sentido ou ambiguidade Capítulo 10 Cuidado com a interferência da fala no texto escrito

3 1- Dica # 01 Não exagere nos adjetivos Nos gêneros expositivos e jornalísticos, deve-se evitar o uso excessivo de adjetivos. O texto perde a objetividade, e você expõe de forma indelicada e/ou parcial seu ponto de vista, influenciando assim o julgamento do leitor. Lembre-se que os fatos apresentados devem falar por si mesmos. Veja o que NÃO deve ser feito no exemplo abaixo: Não se pode permitir que os políticos corruptos, mentirosos e displicentes se aproveitem de uma população pobre, ignorante de seus direitos e ingênua, sob pena que de nosso vasto e rico país se transforme numa nação atrasada, sem futuro e sem esperança.

4 2-Dica # 02 - Evite o queísmo Queísmo é o uso excessivo do pronome relativo e conjunção integrante que. A língua portuguesa oferece outras alternativas para evitar a repetição dessa palavra. Veja nos exemplos abaixo como o que foi substituído: Esta é uma meta que não pode ser atingida. Esta é uma meta inatingível Publicou-se uma notícia que denunciou mais um caso de corrupção na política brasileira Publicou-se uma notícia denunciando mais um caso de corrupção na política brasileira O bebê que tem olhos azuis O bebê cujos olhos são azuis

5 3- Dica # 03- Não seja intrometido(a) Não escreva Eu acho que ou Em minha opinião. Isso é intromissão, uma maneira direta de mostrar o que pensa e isso não deve acontecer nos gêneros dissertativos, expositivos e informativos, como artigos científicos, reportagens, notícias, etc. Desenvolva o assunto ou apresente um ponto de vista de maneira impessoal, sem usar marcas de 1ª pessoa, como os pronomes eu, minha, meu, e verbos como acho, penso, sei.

6 4- Dica # 04 - Cuidado com a atualidade redundante Não se empolgue com o hoje e o atualmente em seus textos dissertativos ou argumentativos. Às vezes, por distração, nos abusamos deles e exageramos na atualidade. Veja esse problema no exemplo abaixo: Hoje em dia, o acesso à tecnologia portátil está cada vez mais fácil e barato. Atualmente qualquer pessoa, mesmo de classes menos abastadas, hoje, tem um celular com acesso à internet, câmera potente e vários aplicativos.

7 Vo GUIA PARA ESCREVER MELHOR -Dica # 05- Não exagere com o ando, endo, indo Você já ouviu falar no gerundismo? É o nome dado ao uso exagerado e fora de contexto da forma de gerúndio dos verbos. É o que ocorre em frases como : Vou estar lhe enviando uma nova amostra do produto. Você irá estar recebendo toda informação necessária. Esse uso incorreto do gerúndio vai contra o princípio de economia da língua, em que tende-se a reduzir sons, palavras e frases. Em vez de usar uma ou duas formas verbais, no gerundismo, utiliza-se três ou mais para expressar uma mesma ideia. O correto seria, simplesmente, dizer: Vou lhe enviar uma nova amostra e Você receberá toda informação, pois trata-se de um evento que ocorrerá no futuro e não no momento presente. Não é proibido usar gerúndio; porém, deve-se usá-lo quando de fato se quiser expressar uma ação simultânea ou em curso, como por exemplo em: Enquanto eu estava trabalhando, ele ficava dormindo. O aluno parecia não estar entendendo nada do que dizia a professora.

8 6- Dica # 06 - Fuja do lugarcomum, clichê ou frases feitas Nos textos de gêneros argumentativos e expositivos, como editorial, carta, artigo de opinião etc, em que a construção de argumentos é desejável e indispensável, não use no desenvolvimento das ideias e defesa de seu ponto de vista frases feitas, chavões e clichês, pois estes empobrecem e enfraquecem a argumentação. Portanto, não utilize, por exemplo: "Subir os degraus da glória, "fazer das tripas coração", "encerrar com chave de ouro", a nível de", "a grosso modo, colocar os pingos nos is", sair com as mãos abanando", "fazer fé em", em todos os cantos do mundo, com a voz embargada pela emoção", pedra sobre pedra", "dos males o menor", "encher os bolsos", "agora ou nunca", "contorcendo-se em dores, "chorando copiosamente", uma vergonha", a minha pessoa, é oito ou oitenta, O Brasil é o país do futuro, As crianças de hoje são o futuro de amanhã.

9 7-Dica # 07 - Não diga o óbvio As mesmas observações feitas no item anterior se aplicam também ao caso dos truísmos, isto é, informações e conhecimentos cristalizados, já batidos. Seu texto ficará pobre do ponto de vista argumentativo e persuasivo, perdendo credibilidade. Veja exemplos de verdades evidentes ou truísmos: Todos os homens são mortais. São Paulo, o maior centro industrial da América Latina. Pelé considerado rei do futebol. A criança de hoje será o adulto de amanhã. Os idosos são pessoas que viveram mais que os jovens. A água é indispensável à vida, pois ninguém vive sem água. Sem o Sol a vida na terra seria impossível.

10 8- Dica # 08 - Cuidado com a correlação entre tempos verbai Em todos os gêneros textuais deve-se tomar cuidado quando se necessita expressar ações em diferentes tempos, em um mesmo período. Se o namorado tivesse coragem, ele falava para ela toda a verdade, e ela, com certeza, ia ficar muito magoada. O que há de errado nesse período? O tempo verbal de tivesse, falava e ia não estão em sincronia, isto é, estão sem correlação. Isso porque quando utilizo um determinado tempo, como o Pretérito Imperfeito do Subjuntivo tivesse o verbo da oração seguinte deverá estar no Futuro do Pretérito do Indicativo. O período, então, deveria ser escrito assim: Se o namorado tivesse coragem, ele falaria para ela toda a verdade, e ela, com certeza, iria ficar muito magoada.

11 Correlação entre tempos verbais E no período abaixo? Como está a correlação entre os verbos? O vendedor disse que só entrega a mercadoria quando o rapaz trazer o dinheiro que ficou devendo. Como a entrega ainda não ocorreu, mas será realizada no futuro, então o verbo entregar deve ir para o Futuro do Presente. O verbo trazer para manter a correlação com o verbo entregar, deverá ir para o Futuro do Subjuntivo. Veja como deveria ser escrito o trecho: O vendedor disse que só entregará a mercadoria quando o rapaz trouxer o dinheiro que ficou devendo.

12 Cuidado com a correlação entre pessoa verbal e o pronome correspondente No estado de São Paulo, grande parte dos habitantes das cidades, na língua falada, utilizam a forma verbal do imperativo de forma a não corresponder ao pronome pessoal ou de tratamento utilizado. Usam pronomes (seu/sua) de 3ª pessoa (ele/ela/você) e a forma verbal para 2ª pessoa do singular (tu). Veja isso acontecendo nos exemplos a seguir: Chega mais perto para eu pentear seu cabelo. Neste caso, chega é imperativo de 2ª pessoa tu e o pronome seu deveria ser substituído por teu, para manter a correlação. Ou então pode-se mudar a forma verbal para Chegue, mantendo a correlação com o pronome correspondente seu. O período corrigido ficaria assim: Chegue mais perto para eu pentear seu cabelo OU Chega mais perto para eu pentear teu cabelo Vem pra Caixa você também. Slogan tão antigo quanto nossos avós, retrata a falta de correlação entre o Imperativo do verbo ir e o pronome. Vem é Imperativo para 2ª pessoa, portanto no lugar de você deveria haver um tu. Ou então, mantendo-se o você, a forma verbal deveria ser Venha, resultando em: Venha pra Caixa você também.

13 Cuidado com a uniformidade no uso dos pronomes Além da falta de correlação entre verbos e pronomes, a confusão ocorre também entre pronomes de 3ª e 2ª pessoa. Como na região Sudeste do Brasil, por exemplo, não usamos o pronome pessoal de 2ª pessoa tu, mas usamos o você, muitos esquecem ou não percebem que este pronome requer verbos em 3ª pessoa, como você pode ver em: Roberto (ele) vai ao cinema hoje./ Você vai ao cinema hoje? A forma verbal é a mesma para ele e para você Não só a flexão dos verbos é de 3ª pessoa. Os pronomes de 3ª pessoa também devem acompanhar o você. Erros como estes a seguir, por exemplo, ocorrem principalmente na língua falada: Eu te avisei que se você se atrasasse para a entrevista, iria perder tua vaga. No exemplo, ocorreu a mistura de pronomes relativos ao tu e ao você. Corrigindo, teríamos: Eu o avisei de que se você se atrasasse para a entrevista, perderia sua vaga. Ou ainda, se optássemos pela concordância com a 2ª pessoa (tu), teríamos: Eu te avisei de que se tu te atrasasses para a entrevista, perderias tua vaga.

14 9- Dica # 09 - Cuidado com o duplo sentido ou ambiguidade Em gêneros narrativos como piadas, ou poéticos como poesias, músicas, ou ainda jornalísticos, como propagandas, é comum a ocorrência intencional de frases e expressões ambíguas, isto é, que apresentam mais de um sentido. No entanto, em gêneros informativos e argumentativos, por exemplo, esse recurso da língua deve ser evitado. A ambiguidade - propriedade de certas frases que apresentam vários sentidos pode ser causada pelo léxico, isto é, por uma palavra, como companhia no exemplo abaixo: Ele estava em minha companhia. Companhia pode significar empresa ou ao lado de alguém, com alguém Ela pode se originar também do fato de a frase ter uma estrutura sintática suscetível de várias interpretações, como na frase a seguir: O juiz julga as crianças culpadas 1º sentido: O juiz julga que as crianças são culpadas. Isto é, o juiz atribui culpa às crianças. 2º sentido: O juiz julga as crianças que são culpadas. Isto é, as crianças, de fato, são culpadas, antes mesmo de serem julgadas pelo juiz.

15 A máxima da matemática a ordem dos fatores não altera o produto não se aplica à nossa língua, pois a ordem das palavras também altera o sentido da frase, causando ambiguidade. Veja um exemplo desse problema a seguir: Yoko Ono falará de seu marido que foi morto em uma entrevista com Jô Soares. Nosso conhecimento de mundo nos alerta de que há alguma coisa errada nessa frase. O marido de Yoko Ono, John Lenon, ex-integrante da mais famosa banda inglesa Beatles, foi assassinado em 1980, e não em entrevista a Jô Soares, como sugere a construção do trecho. O problema poderia ser resolvido simplesmente mudando-se a ordem: Yoko Ono, em uma entrevista com Jô Soares, falará de seu marido que foi morto. Veja outro exemplo semelhante: O preço para a esterilização de um cachorro é cinquenta reais. Para cachorros de aposentados que ainda não foram esterilizados o preço é dez reais. Nesse caso, os não esterilizados são os cachorros ou os aposentados? Para sanar a ambiguidade, a reescrita ficaria assim: O preço para a esterilização de um cachorro é cinquenta reais. Para cachorros ainda não esterilizados, de aposentados, o preço é dez reais.

16 10- Dica # 10 - Cuidado com a interferência da fala no texto escrito Esse problema chamado de projeção da linguagem oral ou oralidade é a causa de uma diminuição significativa da nota de redação, mais que problemas de ortografia ou concordância. Apesar de a língua escrita tomar como base a fala, ambas são modalidades distintas e dependem do contexto e seus falantes. Nos gêneros escritos formais, você deve evitar expressões comuns na língua falada, tais como aí, você, formas contraídas como pra, tá, cê, e gírias. Veja como se dá a oralidade nos exemplos seguintes, retirados de textos de alunos do Ensino Médio: Quando a pessoa coloca na cabeça que está feia. Estamos aqui para curtir. Nunca foi tão chegado assim em seios fartos. Eu acredito que é uma maravilha. Quer ganhar muito dinheiro em cima de nós brasileiros.

17 Relembrando as 10 dicas... Ao escrever sua redação, lembre-se de: Não exagerar nos adjetivos Não abusar no uso do que Não ser intrometido Não exagerar no atualmente, do hoje em dia e assemelhados Não usar indevidamente o gerúndio Não utilizar frases feitas Não dizer o óbvio Não perder de vista a correlação entre verbos, entre verbos e pronomes Não ser ambíguo Não escrever como se estivesse falando.

18

Divulgação Gratuita - Kit Concursos

Divulgação Gratuita - Kit Concursos Por Alexandre L.C. Versão 2014 Divulgação Gratuita - Kit Concursos Introdução Parabéns! Você deu um grande passo para conquistar sua vaga em um concurso público. Depois de muitos estudos e muito interesse

Leia mais

DETALHES IMPORTANTES PARA ATINGIR A BOA COMUNICAÇÃO

DETALHES IMPORTANTES PARA ATINGIR A BOA COMUNICAÇÃO Página 1 de 7 INDICE Nenhuma entrada de sumário foi encontrada. Página 2 de 7 Autor: Alkíndar de Oliveira (alkindar@terra.com.br) Dentre outros atributos, o exercício da oratória exige o conhecimento e

Leia mais

MATERIAL DE AULA CURSO DE PORTUGUÊS APLICADO PROF. EDUARDO SABBAG REDE LFG

MATERIAL DE AULA CURSO DE PORTUGUÊS APLICADO PROF. EDUARDO SABBAG REDE LFG MATERIAL DE AULA CURSO DE PORTUGUÊS APLICADO PROF. EDUARDO SABBAG REDE LFG I EXERCÍCIOS SOBRE O USO DE CONECTIVOS: Observe o modelo: Frase errada: Embora o Brasil seja um país de grandes recursos naturais,

Leia mais

EMPREGO DE PALAVRAS E EXPRESSÕES

EMPREGO DE PALAVRAS E EXPRESSÕES EMPREGO DE PALAVRAS E EXPRESSÕES ASPECTOS TEÓRICOS. POR QUE /POR QUÊ / PORQUE / PORQUÊ a) POR QUE: Equivale a POR QUAL MOTIVO ou a pelo qual e variações; vem também depois de EIS e DAÍ. b) POR QUÊ: Equivale

Leia mais

www.rockstarsocial.com.br

www.rockstarsocial.com.br 1 1 Todos os Direitos Reservados 2013 Todas As Fotos Usadas Aqui São Apenas Para Descrição. A Cópia Ou Distribuição Do Contéudo Deste Livro É Totalmente Proibida Sem Autorização Prévia Do Autor. AUTOR

Leia mais

INDICE Introdução 03 Você é muito bonzinho 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade Pg: 05 Evite pedir permissão

INDICE Introdução 03 Você é muito bonzinho 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade Pg: 05 Evite pedir permissão 1 INDICE Introdução... Pg: 03 Você é muito bonzinho... Pg: 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade... Pg: 05 Evite pedir permissão... Pg: 07 Não tenha medo de ser você mesmo... Pg: 08 Não

Leia mais

Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires

Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires Professora: Daniela Bunn Disciplina: Técnicas de Redação Série: 8ª. série Tema da aula: CRASE Objetivo da aula: Fornecer aos alunos noções básicas sobre o

Leia mais

Manual para acesso às disciplinas na modalidade EAD

Manual para acesso às disciplinas na modalidade EAD Manual para acesso às disciplinas na modalidade EAD Para acessar sua senha: 1. Entrar no portal Metodista online Acesse o site www.bennett.br. No lado superior direito aparecerá a janela da área de login,

Leia mais

CONTEÚDO E HORÁRIO DAS AVALIAÇÕES Nº 1 4º BIMESTRE/2015

CONTEÚDO E HORÁRIO DAS AVALIAÇÕES Nº 1 4º BIMESTRE/2015 , CONTEÚDO E HORÁRIO DAS AVALIAÇÕES Nº 1 4º BIMESTRE/2015 Senhores pais, segue enviando o Horário das Avaliações Nº 01 do 4º Bimestre/2015. 5º Ano A Dia Disciplina Conteúdo Geografia = Capítulo 1 - Mundo,

Leia mais

O QUE CHECAR ANTES DE COMPRAR UM IMÓVEL EM LEILÃO

O QUE CHECAR ANTES DE COMPRAR UM IMÓVEL EM LEILÃO PROLEILOES.COM O QUE CHECAR ANTES DE COMPRAR UM IMÓVEL EM LEILÃO PONTOS PRINCIPAIS A SEREM VERIFICADOS ANTES DE COMPRAR UM IMÓVEL EM LEILÃO PARA EVITAR QUE OCORRAM IMPREVISTOS APÓS A ARREMATAÇÃO O que

Leia mais

O Ponto entrevista Letícia Odorizi, aprovada em 1º lugar para ATRFB!

O Ponto entrevista Letícia Odorizi, aprovada em 1º lugar para ATRFB! O Ponto entrevista Letícia Odorizi, aprovada em 1º lugar para ATRFB! A história da Letícia Odorizi, aprovada em 1º lugar para Analista Tributário da Receita Federal do Brasil, é mais uma das histórias

Leia mais

MÉTODO DE APROVAÇÃO 2.0

MÉTODO DE APROVAÇÃO 2.0 MÉTODO DE APROVAÇÃO 2.0 Os 3 Passos Estratégicos para ser Aprovado em Concursos Priorizando os temas do Edital Gerson Aragão Ex-Defensor Público VERSÃO 2.1 Atualizado 12.11.2015 Índice Apresentação.. 03

Leia mais

Vamos mudar o mundo? Mais esta mudança deve começar por você!

Vamos mudar o mundo? Mais esta mudança deve começar por você! Vamos mudar o mundo? Mais esta mudança deve começar por você! Este Livro Digital (Ebook) é fruto de uma observação que eu faço no mínimo há dez anos nas Redes Sociais, e até pessoalmente na convivência

Leia mais

Economia Doméstica - Finanças Pessoais -

Economia Doméstica - Finanças Pessoais - Economia Doméstica - Finanças Pessoais - Parte A Introdução e Visão Geral Parte B Planejamento e Acompanhamento - Técnicas Prof. Maurício Cury POUPAR x GASTAR Situação: Dois casais amigos onde, cada casal

Leia mais

Sua Tríplice de um Curso de Sucesso

Sua Tríplice de um Curso de Sucesso Sua Tríplice de um Curso de Sucesso Um guia para identificar a sua grande idéia para um curso on-line Todo curso on-line de sucesso começa como uma idéia... Existem muitas formas de se identificar idéias

Leia mais

Gabinete de Apoio ao Aluno e à Comunidade Educativa (GACE)

Gabinete de Apoio ao Aluno e à Comunidade Educativa (GACE) Núcleos de Estudo Caderno de Apoio Núcleos de Estudo 1 Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui? [perguntou a Alice] Isso depende muito de para onde é que queres ir disse o Gato.

Leia mais

O LIVRO SOLIDÁRIO. Texto: Letícia Soares Ilustração: Hildegardis Bunda Turma 9º A

O LIVRO SOLIDÁRIO. Texto: Letícia Soares Ilustração: Hildegardis Bunda Turma 9º A O LIVRO SOLIDÁRIO Texto: Letícia Soares Ilustração: Hildegardis Bunda Turma 9º A 1 Era uma vez um rapaz que se chamava Mau-Duar, que vivia com os pais numa aldeia isolada no Distrito de Viqueque, que fica

Leia mais

I. Complete o texto seguinte com as formas correctas dos verbos ser ou estar. (5 pontos)

I. Complete o texto seguinte com as formas correctas dos verbos ser ou estar. (5 pontos) I. Complete o texto seguinte com as formas correctas dos verbos ser ou estar. Hoje. domingo e o tempo. bom. Por isso nós. todos fora de casa.. a passear à beira-mar.. agradável passar um pouco de tempo

Leia mais

Arte do Namoro - Manual de Como Seduzir pelo Telefone por Rico 2009-2010, Todos Direitos Reservados - Pg 1

Arte do Namoro - Manual de Como Seduzir pelo Telefone por Rico 2009-2010, Todos Direitos Reservados - Pg 1 Direitos Reservados - Pg 1 Aviso aos que se acham malandros, ou que querem ser processados ou parar na cadeia. Este livro é registrado com todos os direitos reservados pela Biblioteca Nacional. A cópia,

Leia mais

UFRGS INSTITUTO DE LETRAS Curso de Especialização em Gramática e Ensino da Língua Portuguesa 8ª Edição Trabalho de Conclusão de Curso

UFRGS INSTITUTO DE LETRAS Curso de Especialização em Gramática e Ensino da Língua Portuguesa 8ª Edição Trabalho de Conclusão de Curso UFRGS INSTITUTO DE LETRAS Curso de Especialização em Gramática e Ensino da Língua Portuguesa 8ª Edição Trabalho de Conclusão de Curso REFLEXÕES SOBRE A DESCRIÇÃO DE SUBSTANTIVOS E ADJETIVOS EM LIVROS DIDÁTICOS

Leia mais

Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros

Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros Modo: indicativo O modo indicativo expressa um fato de maneira definida, real, no presente, passado ou futuro, na frase afirmativa, negativa ou interrogativa. Presente Presente Passado (=Pretérito) Pretérito

Leia mais

Conteúdos das Avaliações Oficiais do 3º Trimestre/Ensino Fundamental

Conteúdos das Avaliações Oficiais do 3º Trimestre/Ensino Fundamental Conteúdos das Avaliações Oficiais do 3º Trimestre/Ensino Fundamental 6º ano Ciências: Livro 1 - Unidade 3 - capítulo 1 ( pag. 81 ): cálculo de média e cálculo de energia elétrica. Livro 2 - Unidade 1 -

Leia mais

Inglesar.com.br Aprender Inglês Sem Estudar Gramática

Inglesar.com.br Aprender Inglês Sem Estudar Gramática 1 Sumário Introdução...04 O segredo Revelado...04 Outra maneira de estudar Inglês...05 Parte 1...06 Parte 2...07 Parte 3...08 Por que NÃO estudar Gramática...09 Aprender Gramática Aprender Inglês...09

Leia mais

guia básico do captador de patrocínios para eventos 1 Guia básico do

guia básico do captador de patrocínios para eventos 1 Guia básico do guia básico do captador de patrocínios para eventos 1 Guia básico do captador de PATROCÍNIOS PARA EVENTOS guia básico do captador de patrocínios para eventos 2 SUMÁRIO guia básico do captador de patrocínios

Leia mais

RENDIMENTO NESTE PERÍODO

RENDIMENTO NESTE PERÍODO ALUNO (A): ANO: 5º ANO FUNDAMENTAL 23/11/2012 A SEGUIR ALGUMAS ORIENTAÇÕES PARA UM MELHOR RENDIMENTO NESTE PERÍODO: ( ) MELHORAR A CALIGRAFIA. ( ) MAIS ATENÇÃO NA ORTOGRAFIA. ( ) REALIZAR AS ATIVIDADES

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA Prova de 2 a Etapa SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO. Leia atentamente as instruções que se seguem. 1 - Este caderno contém seis questões, abrangendo um total de nove

Leia mais

Artigos. Artigo Subclasse de determinantes que se antepõem ao nome para identificar e determinar o que este exprime. Artigo. Definido.

Artigos. Artigo Subclasse de determinantes que se antepõem ao nome para identificar e determinar o que este exprime. Artigo. Definido. Artigos Artigo Subclasse de determinantes que se antepõem ao nome para identificar e determinar o que este exprime. Indefinido Artigo Definido 1 Masculino um uns Masculino o os Feminino Artigo indefinido

Leia mais

Série: CRESCIMENTO Preletor: Dr. Bob Harrison Cd: 1/11

Série: CRESCIMENTO Preletor: Dr. Bob Harrison Cd: 1/11 TEMA: CRESCIMENTO, AVANÇO E CONQUISTA! 1/11. PRINCIPES E PRINCESAS SE VOCÊ É UMA DAS MILHARES DE PESSOAS QUE DESEJAM CRESCER, QUE DE VERDADE QUEREM CRESCIMENTO PARA SUA VIDA, AQUI VÃO ALGUMAS BOAS NOTÍCIAS.

Leia mais

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROLEILOES.COM COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROCESSOS QUE PODEM FAZER COM QUE VOCÊ CONSIGA QUITAR DÍVIDAS PENDENTES DE UM ÍMOVEL ARREMATADO EM LEILÃO, PAGANDO MENOS QUE O SEU VALOR

Leia mais

MATERIAL DE APOIO OFICINA EVANGELISMO PESSOAL MIN. FILIPE ARAÚJO

MATERIAL DE APOIO OFICINA EVANGELISMO PESSOAL MIN. FILIPE ARAÚJO MATERIAL DE APOIO OFICINA EVANGELISMO PESSOAL MIN. FILIPE ARAÚJO DO CONCEITO PARA PRATICA E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos

Leia mais

MANUAL DO ALUNO DO CURSO DE EJA ENSINO MÉDIO MANUAL DO ALUNO EJA - ENSINO MÉDIO. Praça Marechal Deodoro, 356 Santa Cecília São Paulo SP CEP: 01150-010

MANUAL DO ALUNO DO CURSO DE EJA ENSINO MÉDIO MANUAL DO ALUNO EJA - ENSINO MÉDIO. Praça Marechal Deodoro, 356 Santa Cecília São Paulo SP CEP: 01150-010 MANUAL DO ALUNO EJA - ENSINO MÉDIO Caro Aluno, Este manual tem o objetivo de tirar suas dúvidas e tornar seu curso no INED o mais completo possível. Leia tudo com muita atenção e, se ao final ainda tiver

Leia mais

UFMG - 2006 2º DIA PORTUGUÊS BERNOULLI COLÉGIO E PRÉ-VESTIBULAR

UFMG - 2006 2º DIA PORTUGUÊS BERNOULLI COLÉGIO E PRÉ-VESTIBULAR UFMG - 2006 2º DIA PORTUGUÊS BERNOULLI COLÉGIO E PRÉ-VESTIBULAR Português/Literatura Questão 01 Leia esta tirinha: A gramática, tradicionalmente, concebe os pronomes pessoais como palavras que indicam,

Leia mais

30 DE NOVEMBRO DIA DA CONECTIVIDADE GUIA PRÁTICO PARA ORGANIZAR O DIA DA CONECTIVIDADE NA SUA ESCOLA. Vamos nessa?

30 DE NOVEMBRO DIA DA CONECTIVIDADE GUIA PRÁTICO PARA ORGANIZAR O DIA DA CONECTIVIDADE NA SUA ESCOLA. Vamos nessa? 30 DE NOVEMBRO DIA DA CONECTIVIDADE GUIA PRÁTICO PARA ORGANIZAR O DIA DA CONECTIVIDADE NA SUA ESCOLA Vamos nessa? 1. Missão da Campanha A mobilização Internet na Escola tem um pedido simples: investimento

Leia mais

Existe uma terapia específica para problemas sexuais?

Existe uma terapia específica para problemas sexuais? Existe uma terapia específica para problemas sexuais? Maria de Melo Azevedo Eu acho que a terapia sexual para casos bem específicos até que pode funcionar. Ou, pelo menos, quebra o galho, como se diz.

Leia mais

1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015

1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015 1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015 JESUS ESTÁ COMIGO QUANDO SOU DESAFIADO A CRESCER! OBJETIVO - Saber que sempre que são desafiados a crescer ou assumir responsabilidades, Jesus está com

Leia mais

O ATO DE ESTUDAR 1. (Apresentação a partir do texto de Paulo Freire.)

O ATO DE ESTUDAR 1. (Apresentação a partir do texto de Paulo Freire.) O ATO DE ESTUDAR 1 (Apresentação a partir do texto de Paulo Freire.) Paulo Freire, educador da atualidade, aponta a necessidade de se fazer uma prévia reflexão sobre o sentido do estudo. Segundo suas palavras:

Leia mais

LÍNGUA INTERATIVIDADE REVISÃO 2 INTERATIVIDADE. Unidade II. Cultura- A pluralidade na expressão humana. Aula 20. Revisão e avaliação da unidade II.

LÍNGUA INTERATIVIDADE REVISÃO 2 INTERATIVIDADE. Unidade II. Cultura- A pluralidade na expressão humana. Aula 20. Revisão e avaliação da unidade II. Unidade II Cultura- A pluralidade na expressão humana. Aula 20 Revisão e avaliação da unidade II. 2 Ervas O caule das ervas (plantas herbáceas) é geralmente verde, ao contrário das árvores e arbustos.

Leia mais

REDAÇÃO PARA VESTIBULAR

REDAÇÃO PARA VESTIBULAR REDAÇÃO PARA VESTIBULAR A principal técnica de redação utilizada é sem dúvida a dissertação. Na realidade nós fazemos dissertação todos os nossos dias, quando procuramos soluções para nossos problemas,

Leia mais

Conversando com os pais

Conversando com os pais Conversando com os pais Motivos para falar sobre esse assunto, em casa, com os filhos 1. A criança mais informada, e de forma correta, terá mais chances de saber lidar com sua sexualidade e, no futuro,

Leia mais

COMO CRIAR UMA LISTA DE EMAILS GASTANDO MUITO POUCO

COMO CRIAR UMA LISTA DE EMAILS GASTANDO MUITO POUCO COMO CRIAR UMA LISTA DE EMAILS GASTANDO MUITO POUCO O dinheiro está na lista Junte emails e você estará mais perto da lista dos homens mais ricos do mundo. Essa é uma frase repleta de exageros, mas foi

Leia mais

01. Dinâmica: do 1, 2, 3

01. Dinâmica: do 1, 2, 3 01. Dinâmica: do 1, 2, 3 Objetivo: Quebra-gelo 1º momento: Formam-se duplas e então solicite para que os dois comecem a contar de um a três, ora um começa, ora o outro. Fica Fácil. 2º momento: Solicite

Leia mais

CAPÍTULO 9: CONCORDÂNCIA DO VERBO SER

CAPÍTULO 9: CONCORDÂNCIA DO VERBO SER CAPÍTULO 9: CONCORDÂNCIA DO VERBO SER Vejamos os exemplos de concordância do verbo ser: 1. A cama eram (ou era) umas palhas. Isto são cavalos do ofício. A pátria não é ninguém: são todos. (Rui Barbosa).

Leia mais

a p r e s e n t a CARTILHA WIKI

a p r e s e n t a CARTILHA WIKI a p r e s e n t a CARTILHA WIKI ÍNDICE Registrando - se e Logando - se, 03 Adicionando páginas, 04 Editando, 05 Formatando, 06 Adicionando links, 10 REGISTRANDO-SE E LOGANDO-SE Você pode ler páginas do

Leia mais

ESTUDAR. Mas o sucesso do seu filho(a) não depende apenas do professor. Antes de mais, ele terá que dizer "Eu quero aprender!".

ESTUDAR. Mas o sucesso do seu filho(a) não depende apenas do professor. Antes de mais, ele terá que dizer Eu quero aprender!. 6º ANO Janeiro 2014 TRAÇO DE UNIÃO ENTRE EDUCADORES Nº 369 ESTUDAR Um professor educa numa disciplina, como um jardineiro que apenas cultiva rosas. Todos juntos, pais e professores, podemos fazer um lindo

Leia mais

PESQUISA DATAPOPULAR: PERCEPÇÃO SOBRE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO

PESQUISA DATAPOPULAR: PERCEPÇÃO SOBRE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO PESQUISA DATAPOPULAR: PERCEPÇÃO SOBRE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO OBJETIVOS QUALIDADE NAS ESCOLAS Mapear percepções de Professores, Pais e Alunos de São Paulo sobre o que

Leia mais

A PREENCHER PELO ALUNO

A PREENCHER PELO ALUNO Prova Final do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico PLNM (A2) Prova 43 63/2.ª Fase/2015 Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho A PREENCHER PELO ALUNO Nome completo Documento de identificação Assinatura

Leia mais

As coisas estavam indo bastante bem. Na verdade, eu diria que uma onda de paradas maneiras vinha rolando há uns seis meses. Por exemplo: mamãe se

As coisas estavam indo bastante bem. Na verdade, eu diria que uma onda de paradas maneiras vinha rolando há uns seis meses. Por exemplo: mamãe se 1 As coisas estavam indo bastante bem. Na verdade, eu diria que uma onda de paradas maneiras vinha rolando há uns seis meses. Por exemplo: mamãe se livrou do Steve, o namorado escroto dela. Por exemplo:

Leia mais

Alô, alô. www.bibliotecapedrobandeira.com.br

Alô, alô. www.bibliotecapedrobandeira.com.br Alô, alô Quero falar com o Marcelo. Momento. Alô. Quem é? Marcelo. Escuta aqui. Eu só vou falar uma vez. A Adriana é minha. Vê se tira o bico de cima dela. Adriana? Que Adriana? Não se faça de cretino.

Leia mais

Livro revela olhar pedagógico de Moacir Gadotti sobre o Fórum Social Mundial Juliana Rocha Barroso 05/03/2007

Livro revela olhar pedagógico de Moacir Gadotti sobre o Fórum Social Mundial Juliana Rocha Barroso 05/03/2007 Livro revela olhar pedagógico de Moacir Gadotti sobre o Fórum Social Mundial Juliana Rocha Barroso 05/03/2007 No dia 1º de março, em um debate no Sesc Pinheiros, o educador, diretor geral do Instituto

Leia mais

Alguns truques do Excel. 1- Títulos com inclinação. 2- Preencha automaticamente células em branco

Alguns truques do Excel. 1- Títulos com inclinação. 2- Preencha automaticamente células em branco Alguns truques do Excel 1- Títulos com inclinação No Excel é possível colocar o conteúdo das células na vertical. Para além disto, pode-se escolher o grau de inclinação. Para isto, seleccione as células

Leia mais

Inglesar.com.br. asasasadsddsçlf

Inglesar.com.br. asasasadsddsçlf 1 Sumário Introdução...04 Passo 1...04 Passo 2...05 Passo 3...05 É possível Aprender Inglês Rápido?...07 O Sonho da Fórmula Mágica...07 Como Posso Aprender Inglês Rápido?...09 Porque isto Acontece?...11

Leia mais

COVERSAS COLABORATIVAS ENTRE PROFESSORES DE INGLÊS: PRINCÍPIO PARA A DESNATURALIZAÇÃO DE CRENÇAS?

COVERSAS COLABORATIVAS ENTRE PROFESSORES DE INGLÊS: PRINCÍPIO PARA A DESNATURALIZAÇÃO DE CRENÇAS? COVERSAS COLABORATIVAS ENTRE PROFESSORES DE INGLÊS: PRINCÍPIO PARA A DESNATURALIZAÇÃO DE CRENÇAS? SILVA, Arivan Salustiano da Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem MeEL/UFMT arivanss@yahoo.com

Leia mais

ETAPA DA DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS

ETAPA DA DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba Curso de Administração DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FINANCEIRA PROF. ELISSON DE ANDRADE TEXTO 3: ETAPA DA DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS Estrutura do texto 1 Traçando

Leia mais

29/05/2012 13h37 - Atualizado em 30/05/2012 16h54

29/05/2012 13h37 - Atualizado em 30/05/2012 16h54 29/05/2012 13h37 - Atualizado em 30/05/2012 16h54 Empresa de cadeiras recruta talentos para superar concorrência chinesa Giroflex-Forma eleva produtividade em 30% com gestão e terceirização. Companhia

Leia mais

O Coração Sujo. Tuca Estávamos falando sobre... hm, que cheiro é esse? Tuca Parece cheiro de gambá morto afogado no esgoto.

O Coração Sujo. Tuca Estávamos falando sobre... hm, que cheiro é esse? Tuca Parece cheiro de gambá morto afogado no esgoto. O Coração Sujo Personagens - Tuca - Teco - Tatá - Tia Tuca e Tatá estão conversando. Teco chega. Teco Oi, meninas, sobre o que vocês estão falando? Tuca Estávamos falando sobre... hm, que cheiro é esse?

Leia mais

SÍNTESE DOS RESULTADOS DAS CONSULTAS

SÍNTESE DOS RESULTADOS DAS CONSULTAS Plataforma dos Centros Urbanos SÍNTESE DOS RESULTADOS DAS CONSULTAS PARTICIPATIVAS DE SÃO PAULO INTRODUÇÃO Este relatório sintetiza os dados consolidados do processo de consulta participativa, realizado

Leia mais

http://www.comoorganizarcasamento.com

http://www.comoorganizarcasamento.com Como Planejar seu Casamento Sem Stress Copyright 2014 Este e- book é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei 9.610/98), é proibida a reprodução do livro por meio eletrônico ou impresso. O e- book

Leia mais

Entrevista com Aires Alves

Entrevista com Aires Alves 1 Entrevista com Aires Alves Hélder Bértolo (Professor da Faculdade de Medicina de Lisboa) e Maria Lúcia Batezat Duarte Transcrição: Maria Lúcia Batezat Duarte 1 38 anos técnico de computador - cego congênito

Leia mais

Ensino Fundamental 2. Nome: Nº: Data: / /2012 TARDE Ano: 9 o Bimestre: 4 o Código da Prova: NOTA:

Ensino Fundamental 2. Nome: Nº: Data: / /2012 TARDE Ano: 9 o Bimestre: 4 o Código da Prova: NOTA: 1º TEMPO / GAMA Nome: Nº: Ensino Fundamental 2 AVALIAÇÃO MULTIDISCIPLINAR Data: / /2012 TARDE Ano: 9 o Bimestre: 4 o Código da Prova: 1209404936 NOTA: Leia o texto a seguir e responda ao que se pede: O

Leia mais

Como Passar em Química Geral*

Como Passar em Química Geral* 1 Como Passar em Química Geral* por Dra. Brenna E. Lorenz Division of Natural Sciences University of Guam * traduzido livremente por: Eder João Lenardão; acesse o original em : http://www.heptune.com/passchem.html

Leia mais

ATITUDES INOCENTES QUE REFORÇAM ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

ATITUDES INOCENTES QUE REFORÇAM ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL ATITUDES INOCENTES QUE REFORÇAM ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Marcela da Fonseca Lemos Grupo de Pesquisa Linguagem desenhadas e educação ProPEd/UERJ celalora_rj@hotmail.com INTRODUÇÃO O texto

Leia mais

O texto I servirá de base para responder às questões de 01 a 04. COMO AS GRANDES CIDADES AFETAM A QUALIDADE DE VIDA

O texto I servirá de base para responder às questões de 01 a 04. COMO AS GRANDES CIDADES AFETAM A QUALIDADE DE VIDA LÍNGUA PORTUGUESA O texto I servirá de base para responder às questões de 01 a 04. COMO AS GRANDES CIDADES AFETAM A QUALIDADE DE VIDA 01 05 10 15 Uma pesquisa do Instituto de Psiquiatria do Hospital das

Leia mais

CONGRESSO EMPRESARIAL COMO FALAR EM PÚBLICO

CONGRESSO EMPRESARIAL COMO FALAR EM PÚBLICO CONGRESSO EMPRESARIAL COMO FALAR EM PÚBLICO Romulo Gutierrez www.rgtreinamentos.com.br www.romulogutierrez.com.br 1 2 ENTREVISTOU TRÊS MIL PESSOAS EM 2012 3 19% - MEDO DA MORTE 4 32% - MEDO DE ALTURA 5

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 70 Cerimónia de sanção do projeto

Leia mais

CONTEÚDO DE RECUPERAÇÃO DO 2º SEMESTRE 2015 FUNDAMENTAL II 6º ANO

CONTEÚDO DE RECUPERAÇÃO DO 2º SEMESTRE 2015 FUNDAMENTAL II 6º ANO CONTEÚDO DE RECUPERAÇÃO DO 2º SEMESTRE 2015 FUNDAMENTAL II 6º ANO Disciplina GEOGRAFIA Turma 6º ano 1. População Mundial - Grupo7 Páginas 207 a 215- Bônus demográfico e fases da transição demográfica (material

Leia mais

TÓPICO ESPECIAL DE CONTABILIDADE: IR DIFERIDO

TÓPICO ESPECIAL DE CONTABILIDADE: IR DIFERIDO TÓPICO ESPECIAL DE CONTABILIDADE: IR DIFERIDO! O que é diferimento?! Casos que permitem a postergação do imposto.! Diferimento da despesa do I.R.! Mudança da Alíquota ou da Legislação. Autores: Francisco

Leia mais

COMBINADOS PARA O SEMESTRE:

COMBINADOS PARA O SEMESTRE: COMBINADOS PARA O SEMESTRE: Temas de redação serão dados durantes as aulas. É importante pesquisá-los e estudá-los, pois alguns deles serão utilizados para as produções em sala ou em simulados; Toda a

Leia mais

Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a

Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a João do Medo Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a mamãe dele. Um dia, esse menino teve um sonho ruim com um monstro bem feio e, quando ele acordou, não encontrou mais

Leia mais

O QUE É GESTÃO DE PESSOAS? 1

O QUE É GESTÃO DE PESSOAS? 1 Os dados mostram... O QUE É GESTÃO DE PESSOAS? 1 Uma boa gestão de pessoas pode contribuir significativamente para o desempenho da empresa. Se uma organização trata seus empregados de uma forma que eles

Leia mais

Na Internet Gramática: atividades

Na Internet Gramática: atividades Na Internet Gramática: atividades Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia os documentos Modo subjuntivo geral e Presente do subjuntivo, no Banco de Gramática. 1. No trecho a seguir, extraído da

Leia mais

2 Pesquisa de valores em uma lista de dados

2 Pesquisa de valores em uma lista de dados 2 Pesquisa de valores em uma lista de dados Vinicius A. de Souza va.vinicius@gmail.com São José dos Campos, 2011. 1 Sumário Tópicos em Microsoft Excel 2007 Introdução...3 Funções PROCV e PROCH...3 PROCV...3

Leia mais

017. Segunda-Feira, 05 de Julho de 1997.

017. Segunda-Feira, 05 de Julho de 1997. 017. Segunda-Feira, 05 de Julho de 1997. Acordei hoje como sempre, antes do despertador tocar, já era rotina. Ao levantar pude sentir o peso de meu corpo, parecia uma pedra. Fui andando devagar até o banheiro.

Leia mais

Realizado a partir do Roteiro para grupo focal com monitores - Pesquisa UCA/BA [Escola CETEP/Feira de Santana] 1

Realizado a partir do Roteiro para grupo focal com monitores - Pesquisa UCA/BA [Escola CETEP/Feira de Santana] 1 Realizado a partir do Roteiro para grupo focal com monitores - Pesquisa UCA/BA [Escola CETEP/Feira de Santana] Categorias Apresentação do instrumento [-] Mobilidade/ portabilidade [,] 0 0 Transcrição Alguns

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE ENFERMAGEM

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE ENFERMAGEM 1 DIRETORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE ENFERMAGEM CACOAL 2011 2 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Leia mais

O DESAFIO DE CONCILIAR TRABALHO E ESTUDO PARA OS JOVENS TRABALHADORES ESTUDANTES

O DESAFIO DE CONCILIAR TRABALHO E ESTUDO PARA OS JOVENS TRABALHADORES ESTUDANTES O DESAFIO DE CONCILIAR TRABALHO E ESTUDO PARA OS JOVENS TRABALHADORES ESTUDANTES Janes Teresinha Fraga Siqueira UNISC janess@terra.com.br GT Educação e Trabalho Nº 5 Trabalhar e estudar ao mesmo tempo

Leia mais

Escolha sua melhor opção e estude para concursos sem gastar nada

Escolha sua melhor opção e estude para concursos sem gastar nada Escolha sua melhor opção e estude para concursos sem gastar nada CARGO: AGENTE SANITÁRIO GH V 1 Mendigo Eu estava diante de uma banca de jornais na Avenida, quando a mão do mendigo se estendeu. Dei lhe

Leia mais

III Meeting dos Profissionais do Direito Privado Brasileiro

III Meeting dos Profissionais do Direito Privado Brasileiro III Meeting dos Profissionais do Direito Privado Brasileiro EDITAL OLIMPÍADAS DO CONHECIMENTO JURÍDICO A Academia Brasileira de Direito Civil (ABDC), nos termos do presente edital, torna público que estão

Leia mais

ATO I CENA I KENT: GLOUCESTER: KENT: GLOUCESTER: KENT: GLOUCESTER: KENT:

ATO I CENA I KENT: GLOUCESTER: KENT: GLOUCESTER: KENT: GLOUCESTER: KENT: ATO I CENA I (Salão nobre do palácio do Rei Lear. Entram Kent, Gloucester e Edmundo.) KENT: Pensei que o Rei preferisse o Duque de Albânia ao Duque de Cornualha. GLOUCESTER: Também sempre pensamos assim,

Leia mais

Acólitos. São João da Madeira. Cancioneiro

Acólitos. São João da Madeira. Cancioneiro Acólitos São João da Madeira Cancioneiro Índice Guiado pela mão...5 Vede Senhor...5 Se crês em Deus...5 Maria a boa mãe...5 Quanto esperei por este momento...6 Pois eu queria saber porquê?!...6 Dá-nos

Leia mais

Introdução... 3. 2 Organização do Tempo... 12 2.1 Vantagens de Organizar o Tempo... 12 2.2 A tua Agenda... 12. 3 As pausas... 14

Introdução... 3. 2 Organização do Tempo... 12 2.1 Vantagens de Organizar o Tempo... 12 2.2 A tua Agenda... 12. 3 As pausas... 14 ÍNDICE Introdução... 3 1 Organização do Espaço... 4 1.1 O Local de Estudo... 4 1.1.1 No Quarto... 4 1.1.2 Num escritório... 4 1.1.3 Na Cozinha... 4 1.1.4 Na Sala... 5 1.1.5 Na Biblioteca... 5 1.2 A Iluminação...

Leia mais

Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros

Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil Sugestão: estes exercícios devem ser feitos depois de estudar a Unidade 11 por

Leia mais

LEITURA ORIENTADA NA SALA DE AULA

LEITURA ORIENTADA NA SALA DE AULA LEITURA ORIENTADA NA SALA DE AULA UMA AVENTURA NA FALÉSIA COLEÇÃO UMA AVENTURA ATIVIDADES PROPOSTAS Leitura orientada por capítulos Interpretação do texto/funcionamento da Língua Fichas de trabalho para

Leia mais

GINCANA 2013 - FUNDAÇÃO / FUNVIC

GINCANA 2013 - FUNDAÇÃO / FUNVIC GINCANA 2013 - FUNDAÇÃO / FUNVIC ENCERRAMENTO DIA 24/05/2013 (6ª Feira) GINÁSIO DE ESPORTES DA A.E.M. 19 HORAS:- CONCENTRAÇÃO DAS EQUIPES 19H15 :- INÍCIO (composição da mesa / abertura com Hino Nacional).

Leia mais

Movendo para a Carreira. Josiane Barbosa Diretora Executiva Elite de Vendas Independente

Movendo para a Carreira. Josiane Barbosa Diretora Executiva Elite de Vendas Independente Movendo para a Carreira Josiane Barbosa Diretora Executiva Elite de Vendas Independente O que te move a fazer Mary Kay? Josiane Barbosa Diretora Executiva Elite de Vendas Independente SONHOS Quais são

Leia mais

Leandro Guimarães Faria Corcete Dutra, 12/0 035 341 Thaís Fernanda, 10/0 124 739 Murilo Papa, 12/0 038 901 Waysman Venâncio da Silva, 12/0 023 903

Leandro Guimarães Faria Corcete Dutra, 12/0 035 341 Thaís Fernanda, 10/0 124 739 Murilo Papa, 12/0 038 901 Waysman Venâncio da Silva, 12/0 023 903 Leandro Guimarães Faria Corcete Dutra, 12/0 035 341 Thaís Fernanda, 10/0 124 739 Murilo Papa, 12/0 038 901 Waysman Venâncio da Silva, 12/0 023 903 Vade Mecum Brasília, DF 2012 4 10 Leandro Guimarães Faria

Leia mais

Coragem, Solidariedade, Confiança, Justiça.

Coragem, Solidariedade, Confiança, Justiça. Valores: Coragem, Solidariedade, Confiança, Justiça. Competências -chave: Saber reagir a atentados à integridade física ou psicológica; Saber medir consequências de um segredo; Ser capaz de confiar e pedir

Leia mais

O Que Os Homens Realmente Pensam E Não Tem Coragem De Falar

O Que Os Homens Realmente Pensam E Não Tem Coragem De Falar O Que Os Homens Realmente Pensam E Não Tem Coragem De Falar Pedimos perdão pela sinceridade mas o manifesto vai mostrar que você foi totalmente iludida sobre o que um homem procura em uma mulher. E digo

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Musicoterapia, Consigna, Dinâmica Grupal. INTRODUÇÃO

PALAVRAS-CHAVE: Musicoterapia, Consigna, Dinâmica Grupal. INTRODUÇÃO AS CONSIGNAS EM MUSICOTERAPIA GRUPAL * Éber Marques Júnior Claudia Regina de Oliveira Zanini Ivany Fabiano Medeiros Escola de Música e Artes Cênicas/UFG Contatos: marquesjunior.e@hotmail.com, mtclaudiazanini@gmail.com,

Leia mais

Orientações de Como Estudar Segmento II

Orientações de Como Estudar Segmento II Orientações de Como Estudar Segmento II Aprender é uma tarefa árdua que exige esforço e método e por isso organizamos algumas dicas para ajudá-lo(la) a aprender Como Estudar! Você verá que as orientações

Leia mais

1 64-1-068/2012/55422 068/1.10.0002179-1 (CNJ:.0021791-10.2010.8.21.0068)

1 64-1-068/2012/55422 068/1.10.0002179-1 (CNJ:.0021791-10.2010.8.21.0068) COMARCA DE SÃO SEBASTIÃO DO CAÍ 1ª VARA Rua São Lourenço, 1113 Processo nº: 068/1.10.0002179-1 (CNJ:.0021791-10.2010.8.21.0068) Natureza: Ação Civil Pública Autor: Ministério Público Réu: Município de

Leia mais

Ebook Copywriter Para Iniciantes Versão Demo

Ebook Copywriter Para Iniciantes Versão Demo Ebook Copywriter Para Iniciantes Versão Demo Copyright 2015 Todos os direitos reservados e protegido pela lei 9.610 de 19/02/1998 Nenhuma parte deste livro pode ser produzido ou transmitida sem prévia

Leia mais

ebook FUNIL DE VENDAS

ebook FUNIL DE VENDAS NO ebook FUNIL DE VENDAS 2 A FERRAMENTA IDEAL PARA PEQUENAS E MÉDIAS EQUIPES DE VENDAS GANHAREM MAIS NEGÓCIOS! Sumário 3 Agradecimento. pág 4 Introdução. pág 5 A importância dos indicadores em Vendas pág

Leia mais

Uma chaminé esfumaçante em forma de arma apontada contra a cabeça só pode colocar a poluição como uma arma letal.

Uma chaminé esfumaçante em forma de arma apontada contra a cabeça só pode colocar a poluição como uma arma letal. 1. A legenda mais apropriada para a charge é: A poluição é uma arma que pode matar. Uma chaminé esfumaçante em forma de arma apontada contra a cabeça só pode colocar a poluição como uma arma letal. 02.

Leia mais

1 - Razão social da pessoa jurídica requerente e das aderentes, se for o caso: RBS ZERO HORA EDITORA JORNALÍSTICA S/A.

1 - Razão social da pessoa jurídica requerente e das aderentes, se for o caso: RBS ZERO HORA EDITORA JORNALÍSTICA S/A. PLANO DE OPERAÇÃO DE PROMOÇÃO COMERCIAL 1 - Razão social da pessoa jurídica requerente e das aderentes, se for o caso: RBS ZERO HORA EDITORA JORNALÍSTICA S/A. 2 - Nome fantasia da pessoa jurídica requerente

Leia mais

A invasão do funk: embates entre racismo e conhecimento na sala de aula

A invasão do funk: embates entre racismo e conhecimento na sala de aula CURSO EDUCAÇÃO, RELAÇÕES RACIAIS E DIREITOS HUMANOS VANESSA COUTO SILVA A invasão do funk: embates entre racismo e conhecimento na sala de aula SÃO PAULO 2012 Introdução Este trabalho buscará uma problematização

Leia mais

Em algum lugar de mim

Em algum lugar de mim Em algum lugar de mim (Drama em ato único) Autor: Mailson Soares A - Eu vi um homem... C - Homem? Que homem? A - Um viajante... C - Ele te viu? A - Não, ia muito longe! B - Do que vocês estão falando?

Leia mais

Gabinete de Aconselhamento Vocacional e Psicológico FCT/UNL

Gabinete de Aconselhamento Vocacional e Psicológico FCT/UNL Sugestões Para o Teu Estudo Não há regras rígidas para um estudo efectivo e bem sucedido, pelo que cada pessoa deve desenvolver a sua própria abordagem ao mesmo. Contudo, no geral, o acto de estudar envolve

Leia mais

COLÉGIO TERESIANO CAP/PUC Ensino Médio

COLÉGIO TERESIANO CAP/PUC Ensino Médio COLÉGIO TERESIANO CAP/PUC Ensino Médio ESTUDO DIRIGIDO DO 1º BIMESTRE DE 2012 DISCIPLINA Língua Portuguesa - 1ª Série Prof.(a): Manuela Colamarco I. CONTEÚDOS FUNDAMENTAIS TRABALHADOS NO 1º BIMESTRE: Variações

Leia mais

Nome: N.º: endereço: data: Telefone: E-mail: PARA QUEM CURSA O 9 Ọ ANO EM 2014. Disciplina: PoRTUGUÊs TALVEZ VOCÊ TENHA SENTIDO

Nome: N.º: endereço: data: Telefone: E-mail: PARA QUEM CURSA O 9 Ọ ANO EM 2014. Disciplina: PoRTUGUÊs TALVEZ VOCÊ TENHA SENTIDO Nome: N.º: endereço: data: Telefone: E-mail: Colégio PARA QUEM CURSA O 9 Ọ ANO EM 2014 Disciplina: PoRTUGUÊs Prova: desafio nota: Texto para as questões 1 e 2. O MELHOR DE CALVIN / Bill Watterson OI, SUSIE,

Leia mais

de 8 Que tipo de concurseiro é você? www.concurseirosolitario.com.br

de 8 Que tipo de concurseiro é você? www.concurseirosolitario.com.br de 8 4 Que tipo de concurseiro é você? FASCÍCULO 4 - MAIO DE 2014 www.concurseirosolitario.com.br [ EDITORIAL] N ão poderíamos estar mais satisfeitos com a repercussão causada por esta nova série de fascículos,

Leia mais