TSL - Uma linguagem para autoria de tradutores

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TSL - Uma linguagem para autoria de tradutores"

Transcrição

1 TSL - Uma linguagem para autoria de tradutores Abstract. The objective of this article is to present the TSL (Translator Specification Language), a specification language for traslation virtual systems for multiple languages. The specification of these translating programs is made with facts and rules that register the knowledge on the translation among languages. The list of these facts composes a translation memory with the sentencial forms equivalents in the involved languages. A sentencial form of a fact is constituted of elements terminals of a language. A TSL rule contains a syntactic pattern to be looked in the text source and an associated action of translation. A syntactic pattern of a rule is constituted of terminal elements and non-terminal elements of a language. Eventually this action associated with a rule can remotely use available functions in web (webservices). The functioning of TSL interpreter is also presented. Resumo. O objetivo deste artigo é apresentar a TSL (Translator Specification Language), uma linguagem de especificação de sistemas virtuais de tradução para múltiplas linguagens. A especificação desses programas tradutores é feita com fatos e regras que registram o conhecimento sobre a tradução entre linguagens. A lista desses fatos compõe uma memória de tradução com as formas sentenciais equivalentes nas linguagens envolvidas. Uma forma sentencial de um fato é constituída de elementos terminais de uma linguagem. Uma regra TSL contém um padrão sintático a ser procurado no texto fonte e uma ação de tradução associada. Um padrão sintático de uma regra é constituído de elementos terminais e não terminais de uma linguagem. Eventualmente essa ação associada a uma regra pode usar funções disponíveis remotamente na web (webservices). Apresenta-se também o funcionamento do interpretador TSL. 1. Introdução Durante as pesquisas realizadas pelos autores na área de tradução automática, semiautomática e cooperativa, surgiu a necessidade de ser criada uma linguagem de especificação de tradutores para representar as entradas utilizadas nas memórias de tradução e as regras utilizadas na tradução por sintaxe. Existem alguns formatos de especificação parcial de tradutores, como o TMX [SIMÕES 2004], usado para representar memórias de tradução, porém não foi encontrado nenhum que atendesse a todas as necessidades de uma linguagem de especificação de tradutores. Assim sendo, foi criada uma nova linguagem para a especificação de sistemas de tradução. Essa linguagem torna possível a especificação completa do processo de tradução de um texto de entrada para uma linguagem diferente da original.

2 Quando a tradução de um texto exigir métodos de mapeamento especiais, a linguagem de especificação de tradutores (TSL Translator Specification Language) permite o uso de métodos disponíveis na web, chamados de webservices. 2. Tradução A tradução é o ato de mapear um texto de uma linguagem para outra. Computacionalmente existem diversos métodos que se aplicam parcialmente à tarefa de tradução, porém serão abordados apenas os dois métodos tratados diretamente na TSL: memória de tradução e tradução dirigida por sintaxe Memória de Tradução (MT) Um problema muito comum nos sistemas que executam tradução automática de textos se dá quando aparecem expressões idiomáticas e termos técnicos que quando traduzidos de forma direta tem seu sentido alterado. A técnica de memória de tradução consiste em armazenar exemplos de tradução, ou seja, frases e expressões com as suas respectivas traduções, para serem usados nas próximas ocorrências [BREDA 2005]. O uso da Memória de Tradução ganhou força nos anos 90, quando a demanda por tradutores automáticos aumentou por conta do comércio internacional. Surgiram projetos com o objetivo de durante as traduções, coletar as expressões mais usadas e suas traduções para construir bancos de expressões para Memórias de Tradução [GARRÃO 2001] Tradução dirigida por sintaxe (TDS) A tradução dirigida por sintaxe (TDS) utiliza regras gramaticais para encontrar padrões em um texto, ao encontrar um dos padrões dispara-se uma ação de tradução. Sendo utilizada em conjunto com dicionários, essa abordagem torna possível a tradução integral de um texto, de forma automática. Porém, como é baseada em regras gramaticais a TDS não é capaz de preservar a semântica de expressões idiomáticas, termos técnicos etc. Dessa forma, é possível entender as vantagens da combinação da tradução dirigida por sintaxe com a memória de tradução. 3. Trabalhos correlatos e tecnologias usadas A TSL é uma linguagem criada para representar o conhecimento (regras e fatos) que deve ser utilizado no mapeamento de textos entre linguagens diferentes. Uma especificação TSL se concentra nas regras de produção, nos fatos utilizados pela MT e nos serviços (webservices) usados na especificação das ações associadas às regras. Esses serviços podem ser dicionários, executores de consultas sql etc. Os tradutores especificados em TSL usam uma arquitetura baseada em conhecimento [CANUTO 2000].

3 3.1 O formato TMX O TMX é um formato baseado em XML criado para representar entradas de uma memória de tradução. Uma memória de tradução no padrão definido no TMX é composta de um cabeçalho com atributos que guardam o nome do autor, data de criação e alguns outros, dos quais o mais importante é o atributo srclang que define o idioma original da memória de tradução. O quadro 1 apresenta uma entrada TMX, onde unidades de tradução (tu) contêm segmentos de texto na forma de elemento seg dentro de um elemento tuv. O elemento tuv é identificado obrigatoriamente pelo nome do idioma por meio do atributo xml:lang [SIMÕES 2004]. <tu> Quadro 1. Exemplo de uma entrada TMX [SIMÕES 2004] <tuv xml:lang= en > <seg>configure window properties</seg> </tuv> <tuv xml:lang= pt > <seg>configurar propriedades da janela</seg> </tuv> </tu> 4. TSL (Translator Specification Language) A TSL (Translator Specification Language) é uma linguagem de especificação de tradutores. Uma especificação TSL é dividida em duas seções principais - HEAD (Cabeçalho) e BODY (Corpo). 4.1 A seção HEAD O quadro 1 apresenta o conteúdo do cabeçalho, onde ficam registradas as informações relativas ao autor, à criação da especificação e a linguagem de conhecimento a que se aplica a base de tradução. Tabela 1. Campos do cabeçalho de uma especificação TSL Atributo Marcador Descrição Autor <AUTHOR> Nome do autor/autores da especificação TSL Contato <CONTACT> Informações para contato com o autor/autores Data <DATE> Data de criação ou da ultima atualização da especificação TSL Linguagem <DOM> Linguagem ao qual se aplicam as regras e os fatos contidos no arquivo Descrição da linguagem <DESC> Descrição da linguagem ao qual o texto de origem deve estar associado. O objetivo do cabeçalho é informar a qual linguagem a especificação se refere e o quanto ela é atual. Os dados relativos ao autor têm como finalidade permitir o contato para possíveis atualizações e/ou correções.

4 4.2 A seção BODY O corpo (body) de uma especificação TSL é dividido em duas seções - FACTS e RULES - que são as seções onde ficam os registros de fatos e regras respectivamente. 4.3 A seção FACTS Um fato TSL é uma lista de formas sentenciais equivalentes nas linguagens tratadas na tradução especificada. No contexto dos ambientes virtuais de tradução os fatos representam as expressões que devem ser tratadas pela memória de tradução, como expressões idiomáticas, termos técnicos etc e as correspondentes traduções. De modo geral, os fatos são exceções às regras, são utilizados quando é necessário associar um determinado segmento fixo de texto, com o equivalente segmento de texto em outra representação lingüística, a ser usado em uma tradução direta. A seção FACTS (fatos) é formada por uma série de registros do tipo FACT, sendo cada registro FACT formado pelo campo ORIGIN, com um padrão a ser procurado no texto de entrada, seguido de uma seqüência de átomos de tradução (TA: Translation Atom). Cada átomo de tradução representa um mapeamento do padrão descrito em ORIGIN para uma linguagem diferente. Um átomo de tradução possuí dois atributos, o DOM, que informa a linguagem para o qual o átomo mapeia o padrão original, e o PATTERN que armazena uma representação do padrão original(origin) na linguagem(lng). Quadro 2. Um registro FACT associado aa linguagem PORTUGUÊS COLOQUIAL <FACT> </FACT> <ORIGIN>Pega leve</origin> <LNG>PORTUGUÊS FORMAL</LNG> <PATTERN>Tenha calma</pattern> <LNG>INGLÊS COLOQUIAL</LNG> <PATTERN>Take it easy</pattern> <LNG>ESPANHOL COLOQUIAL</LNG> <PATTERN>Coge ha conducido</pattern>

5 4.4 A seção RULE Uma regra possui uma condição e uma ação associada. A condição precisa ser satisfeita para a ação ser executada. A condição de uma regra normalmente é um padrão sintático a ser procurado no texto de entrada. A ação associada à regra pode ser uma função imediatamente acessível pelo interpretador TSL ou uma função remota, acessível pela web um webservice [MENÉNDEZ 2002]. Um webservice é uma aplicação, executada em um computador remoto, que aceita solicitações de outros sistemas através da web. Utilizando o exemplo da regra que inverte a ordem do substantivo e adjetivo na tradução português-inglês, é possível observar que mesmo após a inversão, as palavras continuam em português e precisam ser substituídas por palavras do outro idioma. Nesse caso, a ação adequada é usar um webservice de transformação de termos em português para inglês. A seção RULES (regras) permite a especificação das regras de um tradutor. O quadro 3 apresenta um exemplo de especificação de uma regra da seção RULES. Os registros que representam os fatos e as regras são semelhantes quanto à estrutura. O que os diferencia é o atributo SERVICE contido nos átomos de tradução (TA) de uma regra. Esse atributo tem como finalidade especificar qual webservice deve ser utilizado para executar as funções remotas referenciadas na ação associada a uma regra. Quadro 3. Exemplo da seção RULE em uma especificação TSL <RULE> </RULE> <ORIGIN>SUBSTANTIVO ADJETIVO</ORIGIN> <LNG>INGLÊS FORMAL</LNG> <PATTERN>ADJETIVO SUBSTANTIVO</PATTERN> <SERVICE>Dicionario-Portugues-Ingles</SERVICE> <LNG>PORTUGUÊS REBUSCADO</LNG> <PATTERN>ADJETIVO SUBSTANTIVO</PATTERN> <SERVICE>NULL</SERVICE> Uma característica importante aparece no segundo átomo de tradução do Quadro 3 - o atributo SERVICE com seu valor definido como NULL. Isso significa que nenhuma função remota (webservice) será usada na execução da ação definida na regra. No exemplo deste quadro 3, a ação definida na regra inverte a ordem dos elementos terminais do texto de entrada que tenham disparado a regra.

6 É possível observar nos Quadros 2 e 3 que um único Fato (FACT) ou Regra (RULE) pode representar padrões de mapeamento para diversas linguagens. 4.5 A Regra Padrão A regra padrão existe para definir qual ação deve ser aplicada aos tokens que não se encaixam em nenhum fato ou regra. Esses tokens são chamados de tokens soltos. Esta regra pode ser identificada pelo valor do seu atributo ORIGIN que é igual a NULL. Quando o atributo PATTERN for NULL, significa que nenhum padrão é gerado localmente no texto alvo e apenas ações remotas podem ser aplicadas. Quadro 4. Regra padrão que direciona os tokens soltos para serviços de dicionário <RULE> </RULE> 5. A Execução <ORIGIN>NULL</ORIGIN> A execução de uma especificação TSL segue as etapas descritas nesta seção. 5.1 O esboço do procedimento <DOM>INGLÊS</DOM> <PATTERN>NULL</PATTERN> <SERVICE>Dicionario-Portugues-Ingles</SERVICE> <DOM>Espanhol</DOM> <PATTERN>NULL</PATTERN> <SERVICE>Dicionario-Portugues-Espanhol</SERVICE> <DOM>Italiano</DOM> <PATTERN>NULL</PATTERN> <SERVICE>Dicionario-Portugues-Italiano</SERVICE> O quadro 5 apresenta o procedimento de interpretação de uma especificação TSL. O texto de entrada é percorrido desde o inicio até o final. Os tokens (sequências de caracteres delimitados por espaço, virgula ou ponto) são acumulados em uma pilha enquanto existir alguma regra ou fato que tenha reconhecido todos eles, na ordem em que tenham sido empilhados. Os fatos têm prioridade sobre as regras. A busca por padrões que disparem um fato ou uma regra prioriza os maiores padrões localizados no texto de entrada.

7 Os padrões no texto de entrada que não dispararem nenhum fato ou regra são repetidos no texto alvo, a não ser que exista uma regra padrão especificada. A cada fato encontrado é gerada uma substituição direta. A cada regra encontrada é aplicada a ação associada e a saída é encaminhada para o serviço especificado no atributo SERVICE do respectivo TA (átomo de tradução). 5.2 Exemplo de processamento de um fato Tomando o Quadro 2 como referência é possível processar um fragmento de texto gerando um mapeamento do português coloquial para o português formal. Tabela 2. Exemplo de aplicação de um fato Texto de entrada Fato encontrado Mapeamento para o português formal Texto de saída pega leve com o menino pega leve tenha calma tenha calma com o menino É possível observar que o tratamento de um fato é direto e preserva a semântica do texto original. 5.3 Exemplo de processamento de uma regra Para ilustrar o processamento de uma regra, será utilizado o registro RULE contido no quadro 3. Para tornar o exemplo mais completo, será admitido que o webservice referido por Dicionário-Português-Inglês receba como entrada uma seqüência de palavras em português, separadas por vírgula, e forneça como saída uma seqüência com a representação em inglês das palavras, também separadas por vírgulas, preservando a ordem de entrada. Também será considerada a regra padrão representada no quadro 4. Seja o texto de entrada: o cachorro feio morreu. O exemplo, apresentado nas tabelas 3, 4 e 5, ilustra os passos importantes dessa tradução. Tabela 3. Pilha = {o} Texto de Entrada Regra encontrada Mapeamento para o Inglês Resultado da produção Entrada fornecida para o WebService Saída fornecida pelo WebService Texto de saída o cachorro feio morreu REGRA PADRÃO o o o the the cachorro feio morreu

8 Tabela 4. Pilha = {cachorro feio} Texto de Entrada Regra encontrada Mapeamento para o Inglês Resultado da produção Entrada fornecida para o WebService Saída fornecida pelo WebService Texto de saída the cachorro feio morreu SUBSTANTIVO ADJETIVO ADJETIVO SUBSTANTIVO feio cachorro feio,cachorro ugly,dog the ugly dog morreu Tabela 5. Pilha = {morreu} Texto de Entrada Regra encontrada Mapeamento para o Inglês Resultado da produção Entrada fornecida para o WebService Saída fornecida pelo WebService Texto de saída the ugly dog morreu REGRA PADRÃO morreu morreu morreu died the ugly dog died Dessa forma o estado final do processamento do segmento o cachorro feio morreu foi traduzido como the ugly dog died. 6. Considerações Finais Uma linguagem capaz de agilizar o desenvolvimento de ambientes de tradução, mostrase importante por permitir a especificação do tradutor focada no conhecimento lingüístico minimizando o esforço de implementação. A TSL permite o reaproveitamento de regras e fatos conhecidos sobre traduções, assim como a utilização de serviços web existentes, evitando a repetição de trabalho. Todas as ações associadas às regras da TSL que referenciam funções remotas são executadas pelos webservices. Um outro ponto forte identificado é a possibilidade de que pessoas sem profundos conhecimentos em programação criem especificações de tradutores. Como trabalhos futuros, com o objetivo de tornar a TSL mais atraente, torna-se interessante que sejam disponibilizados interpretadores na web, facilitando a criação de sistemas web via a TSL.

9 7. Referências SIMÕES, Alberto Manuel ; ALMEIDA, José João ; GOMEZ GUINOVART, Xavier - Memórias de tradução distribuídas. [S.l. : s.n.], [c. 2004]. ISBN Tradução Automática: ainda um enigma multidisciplinar. In V congresso Nacional de Lingüística e Filologia. Instituto de Letras da UERJ, Rio de Janeiro. Breda, W.L. (2005) Falibras-MT Um sistema para autoria e uso de tradutores automáticos Português Libras, baseados em memória de tradução. Monografia do Projeto Final de Graduação do Curso de Engenharia de Computação, UFES, Espírito Santo MENÉNDEZ, Andrés Ignácio Martínez. Uma ferramenta de apoio ao desenvolvimento de Web Services. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Campina Grande, curso de Pós-Graduação em Informática, p. CANUTO, Anne Magaly de Paula; HOWELLS, Gareth; FAIRHURST, Michael. Network Combination Strategies for a Hybrid Neur-Fuzzy Multi-Expert System. In: INFORMATION PROCESSING AND MANAGEMENT OF UNCERTAINTY IN KNOWLEDGE-BASED SYSTEMS, 2000, Madri. 8 th.

Alberto Manuel Simões, José João Almeida, and Xavier Gomez Guinovart

Alberto Manuel Simões, José João Almeida, and Xavier Gomez Guinovart Memórias de Tradução Distribuídas Alberto Manuel Simões, José João Almeida, and Xavier Gomez Guinovart Departamento de Informática, Universidade do Minho {albie@alfarrabio. jj@}di.uminho.pt Universidade

Leia mais

Computador E/S, Memória, Barramento do sistema e CPU Onde a CPU Registradores, ULA, Interconexão interna da CPU e Unidade de controle.

Computador E/S, Memória, Barramento do sistema e CPU Onde a CPU Registradores, ULA, Interconexão interna da CPU e Unidade de controle. Introdução Os principais elementos de um sistema de computação são a unidade central de processamento (central processing unit CPU), a memória principal, o subsistema de E/S (entrada e saída) e os mecanismos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA AULA 14 PROFª BRUNO CALEGARO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA AULA 14 PROFª BRUNO CALEGARO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA AULA 14 PROFª BRUNO CALEGARO Santa Maria, 01 de Novembro de 2013. Revisão aula passada Projeto de Arquitetura Decisões de projeto de Arquitetura

Leia mais

Gerenciamento do ciclo de vida de um documento Simone de Abreu

Gerenciamento do ciclo de vida de um documento Simone de Abreu Gerenciamento do ciclo de vida de um documento Simone de Abreu É o gerenciamento do ciclo de vida de todos os registros, em todos os tipos de mídia, desde a criação até a destruição ou arquivo permanente.

Leia mais

O Gerenciamento de Documentos Analógico/Digital

O Gerenciamento de Documentos Analógico/Digital Tipos de GED: Document imaging Document management Document Imaging / Document Management O Gerenciamento de Documentos Analógico/Digital Mundo analógico Criação Revisão Processamento Arquivo Mundo digital

Leia mais

agility made possible

agility made possible RESUMO DA SOLUÇÃO Utilitário ConfigXpress no CA IdentityMinder a minha solução de gerenciamento de identidades pode se adaptar rapidamente aos requisitos e processos de negócio em constante mudança? agility

Leia mais

Manual do Usuário. Protocolo

Manual do Usuário. Protocolo Manual do Usuário Protocolo Índice de capítulos Parte I - Processos............................... 01 1 - Buscar................................ 01 2 - Listar................................ 02 3 - Abertura..............................

Leia mais

Gerência de Memória. Paginação

Gerência de Memória. Paginação Gerência de Memória Paginação Endereçamento Virtual (1) O programa usa endereços virtuais É necessário HW para traduzir cada endereço virtual em endereço físico MMU: Memory Management Unit Normalmente

Leia mais

Portal do Projeto Tempo de Ser

Portal do Projeto Tempo de Ser Sumário Portal do Projeto Tempo de Ser O que é um Wiki?...2 Documentos...2 Localizando documentos...3 Links...3 Criando um Documento...4 Criando um link...4 Editando um Documento...5 Sintaxe Básica...5

Leia mais

TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO

TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO (Adaptado do texto do prof. Adair Santa Catarina) ALGORITMOS COM QUALIDADE MÁXIMAS DE PROGRAMAÇÃO 1) Algoritmos devem ser feitos para serem lidos por seres humanos: Tenha em mente

Leia mais

Introdução ao Paradigma Orientado a Objetos. Principais conceitos

Introdução ao Paradigma Orientado a Objetos. Principais conceitos Introdução ao Paradigma Orientado a Objetos Principais conceitos Paradigmas de Programação PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA X PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS Paradigma Programação estruturada Na programação estrutura

Leia mais

MAPEAMENTO DE CONSULTAS SQL EM XML ENTRE SISTEMAS GERENCIADORES DE BANCO DE DADOS RELACIONAIS

MAPEAMENTO DE CONSULTAS SQL EM XML ENTRE SISTEMAS GERENCIADORES DE BANCO DE DADOS RELACIONAIS Universidade Federal de Santa Catarina Centro Tecnológico Departamento de Informática e Estatística Curso de Sistemas de Informação RENATO SULZBACH MAPEAMENTO DE CONSULTAS SQL EM XML ENTRE SISTEMAS GERENCIADORES

Leia mais

sendo bastante acessível e compreendido pelos usuários que o utilizarem.

sendo bastante acessível e compreendido pelos usuários que o utilizarem. APLICATIVO WEB PARA O SETOR DE EXTENSÃO IFC VIDEIRA Claudiléia Gaio Bandt 1 ; Tiago Heineck 2 ; Patrick Kochan 3 ; Leila Lisiane Rossi 4 ; Angela Maria Crotti da Rosa 5 INTRODUÇÃO Este artigo descreve

Leia mais

Introdução a Java. Hélder Nunes

Introdução a Java. Hélder Nunes Introdução a Java Hélder Nunes 2 Exercício de Fixação Os 4 elementos básicos da OO são os objetos, as classes, os atributos e os métodos. A orientação a objetos consiste em considerar os sistemas computacionais

Leia mais

Armazenamento e Pesquisa de Topic Maps em Banco de Dados Relacional

Armazenamento e Pesquisa de Topic Maps em Banco de Dados Relacional Armazenamento e Pesquisa de Topic Maps em Banco de Dados Relacional Lucas Indrusiak, Renato Azevedo, Giovani R. Librelotto UNIFRA Centro Universitário Franciscano Rua dos Andradas, 1614 97.010-032 Santa

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 1

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 1 ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 1 Índice 1. Introdução...3 1.1. O que é um Computador?... 3 1.2. Máquinas Multiníveis... 3 2 1. INTRODUÇÃO 1.1 O QUE É UM COMPUTADOR? Para estudarmos como um computador

Leia mais

3. Fase de Planejamento dos Ciclos de Construção do Software

3. Fase de Planejamento dos Ciclos de Construção do Software 3. Fase de Planejamento dos Ciclos de Construção do Software A tarefa de planejar os ciclos de construção do software pode partir de diretrizes básicas. Estas diretrizes visam orientar que os ciclos de

Leia mais

Orientação a Objetos

Orientação a Objetos 1. Domínio e Aplicação Orientação a Objetos Um domínio é composto pelas entidades, informações e processos relacionados a um determinado contexto. Uma aplicação pode ser desenvolvida para automatizar ou

Leia mais

Regras Métodos Identificadores Variáveis Constantes Tipos de dados Comandos de atribuição Operadores aritméticos, relacionais e lógicos

Regras Métodos Identificadores Variáveis Constantes Tipos de dados Comandos de atribuição Operadores aritméticos, relacionais e lógicos Lógica Aula 2 Técnicas de Programação Criando algoritmos Regras Métodos Identificadores Variáveis Constantes Tipos de dados Comandos de atribuição Operadores aritméticos, relacionais e lógicos Criando

Leia mais

18º Congresso de Iniciação Científica IMPLEMENTAÇÃO DE UM MODELO DE TESTE DE APLICAÇÕES WEB

18º Congresso de Iniciação Científica IMPLEMENTAÇÃO DE UM MODELO DE TESTE DE APLICAÇÕES WEB 18º Congresso de Iniciação Científica IMPLEMENTAÇÃO DE UM MODELO DE TESTE DE APLICAÇÕES WEB Autor(es) HARLEI MIGUEL DE ARRUDA LEITE Orientador(es) PLÍNIO ROBERTO SOUZA VILELA Apoio Financeiro PIBIC/CNPQ

Leia mais

Metadados. 1. Introdução. 2. O que são Metadados? 3. O Valor dos Metadados

Metadados. 1. Introdução. 2. O que são Metadados? 3. O Valor dos Metadados 1. Introdução O governo é um dos maiores detentores de recursos da informação. Consequentemente, tem sido o responsável por assegurar que tais recursos estejam agregando valor para os cidadãos, as empresas,

Leia mais

3 Estratégia para o enriquecimento de informações

3 Estratégia para o enriquecimento de informações 34 3 Estratégia para o enriquecimento de informações Podemos resumir o processo de enriquecimento de informações em duas grandes etapas, a saber, busca e incorporação de dados, como ilustrado na Figura

Leia mais

CRIAÇÃO DE MAPAS TEMÁTICOS COM ALOV MAP

CRIAÇÃO DE MAPAS TEMÁTICOS COM ALOV MAP CRIAÇÃO DE MAPAS TEMÁTICOS COM ALOV MAP INTRODUÇÃO Este é o segundo tutorial sobre o desenvolvimento de webmapping com o ALOV Map. Para obter informações sobre como elaborar uma aplicação básica com o

Leia mais

Introdução à Arquitetura de Computadores. Renan Manola Introdução ao Computador 2010/01

Introdução à Arquitetura de Computadores. Renan Manola Introdução ao Computador 2010/01 Introdução à Arquitetura de Computadores Renan Manola Introdução ao Computador 2010/01 Introdução Conceitos (1) Computador Digital É uma máquina que pode resolver problemas executando uma série de instruções

Leia mais

6.1 A Simulação Empresarial tem utilização em larga escala nos cursos de Administração, em seus diversos níveis de ensino no Brasil?

6.1 A Simulação Empresarial tem utilização em larga escala nos cursos de Administração, em seus diversos níveis de ensino no Brasil? 195 6 Discussão Neste capítulo, são discutidos os resultados apresentados nas suas unidades de pesquisa e a relação existente entre cada uma dessas unidades. Assim, este capítulo traz subsídios para a

Leia mais

Python Intermediário. terça-feira, 4 de agosto de 15

Python Intermediário. terça-feira, 4 de agosto de 15 Python Intermediário I FUNÇÕES Módulo Python (Intermediário) Função Uma função é uma sequência de comandos que desempenham algum tipo de tarefa no seu programa Evita duplicação de código Facilita alterações:

Leia mais

Tópicos Avançados em Banco de Dados Gerenciamento de Transações em Banco de Dados. Prof. Hugo Souza

Tópicos Avançados em Banco de Dados Gerenciamento de Transações em Banco de Dados. Prof. Hugo Souza Tópicos Avançados em Banco de Dados Gerenciamento de Transações em Banco de Dados Prof. Hugo Souza Até agora vimos como é formada a infraestrutura física e lógica das bases de dados com os principais componentes

Leia mais

ENGENHARIA DE SOFTWARE ExtremePlanner

ENGENHARIA DE SOFTWARE ExtremePlanner ENGENHARIA DE SOFTWARE ExtremePlanner Acesso ao sistema: https://es.extremeplannerlive.com Procedimento de Login: O login e password é definido pelos caracteres iniciais do endereço de email do aluno,

Leia mais

Gerenciamento de Entrada e Saída Hélio Crestana Guardia e Hermes Senger

Gerenciamento de Entrada e Saída Hélio Crestana Guardia e Hermes Senger Gerenciamento de Entrada e Saída Hélio Crestana Guardia e Hermes Senger O controle da entrada e saída (E/S ou I/O, input/output) de dados dos dispositivos é uma das funções principais de um sistema operacional.

Leia mais

PORTABILIDADE NUMÉRICA UMA SOLUÇÃO ORIENTADA PELA SIMPLICIDADE, QUALIDADE E BAIXO CUSTO

PORTABILIDADE NUMÉRICA UMA SOLUÇÃO ORIENTADA PELA SIMPLICIDADE, QUALIDADE E BAIXO CUSTO PORTABILIDADE NUMÉRICA UMA SOLUÇÃO ORIENTADA PELA SIMPLICIDADE, QUALIDADE E BAIXO CUSTO 1 Introdução A portabilidade é a facilidade que possibilita ao assinante de telefonia manter o número do seu telefone

Leia mais

Prof. Me. Marcos Echevarria

Prof. Me. Marcos Echevarria Prof. Me. Marcos Echevarria Já vimos que existem vários tipos de testes de software que podemos usar para que nossos sistemas tenham uma qualidade maior. Além disso, esses testes podem ser executados em

Leia mais

Manual Web.Newhotel Configuração NewHotel

Manual Web.Newhotel Configuração NewHotel Manual Web.Newhotel Configuração NewHotel Versão: 1.1 Rev. 2008-11-17 Av. Almirante Gago Coutinho, 70 1700-031 Lisboa PORTUGAL Tel. 21 7817810, 53-52631959 Faxx 21 7971579 marketing@newhotel.com helpdesk@newhotel.com

Leia mais

UM MODELO DE DADOS VOLTADO AO SERVIÇO DE INTELIGÊNCIA POLICIAL. 1. Introdução. 2. Problemática

UM MODELO DE DADOS VOLTADO AO SERVIÇO DE INTELIGÊNCIA POLICIAL. 1. Introdução. 2. Problemática UM MODELO DE DADOS VOLTADO AO SERVIÇO DE INTELIGÊNCIA POLICIAL 1. Introdução Herbson de Carvalho O uso de um Banco de Dados na atividade de Inteligência Policial possibilita aos agentes envolvidos desempenharem

Leia mais

Figure 2 - Nós folhas de uma árvore binária representando caracteres ASCII

Figure 2 - Nós folhas de uma árvore binária representando caracteres ASCII A ocorrência tamanho ASCII codificação de Huffman é um A Codificação método de compactação de Huffman caracteres (American e a variável codificação dos usado símbolos Standard para por cada muitas no Code

Leia mais

Astra LX Frases Codificadas Guia para o processo de Configuração de Frases Codificadas no Programa AstraLX.

Astra LX Frases Codificadas Guia para o processo de Configuração de Frases Codificadas no Programa AstraLX. 2011 www.astralab.com.br Astra LX Frases Codificadas Guia para o processo de Configuração de Frases Codificadas no Programa AstraLX. Equipe Documentação Astra AstraLab 24/08/2011 1 Sumário Frases Codificadas...

Leia mais

Introdução à Engenharia de Computação

Introdução à Engenharia de Computação Introdução à Engenharia de Computação Tópico: O Computador como uma Máquina Multinível (cont.) José Gonçalves - LPRM/DI/UFES Introdução à Engenharia de Computação Máquina Multinível Moderna Figura 1 Máquina

Leia mais

Introdução à Engenharia de Computação

Introdução à Engenharia de Computação Introdução à Engenharia de Computação Tópico: O Computador como uma Multinível José Gonçalves - Introdução à Engenharia de Computação Visão Tradicional Monitor Placa-Mãe Processador Memória RAM Placas

Leia mais

ILP - Introdução à Linguagem de Programação. Plano de estudo: - Constantes e variáveis. - Atribuindo valores às variáveis.

ILP - Introdução à Linguagem de Programação. Plano de estudo: - Constantes e variáveis. - Atribuindo valores às variáveis. Plano de estudo: -. - Atribuindo valores às variáveis. - Expressões Na maioria das vezes, precisamos armazenar dados para manipulá-los. Por exemplo, em um escritório de contabilidade, armazenamos os dados

Leia mais

Orientações para Usuários

Orientações para Usuários Sistema de Gestão de Certificados Eletrônicos Orientações para Usuários Organizadores de evento Controladores de qualidade Objetivos do Sistema Os principais objetivos da concepção do sistema são: automatização,

Leia mais

Capítulo 7 Nível da Linguagem Assembly

Capítulo 7 Nível da Linguagem Assembly Capítulo 7 Nível da Linguagem Assembly Presente em quase todos os computadores modernos. Implementado por tradução. Linguagem fonte => Linguagem alvo. O programa no arquivo fonte não é executado diretamente

Leia mais

A PRESERVAÇÃO DOS ARQUIVOS NO MUNICÍPIO DE PALMITAL (SP)

A PRESERVAÇÃO DOS ARQUIVOS NO MUNICÍPIO DE PALMITAL (SP) Fontes e Arquivos A PRESERVAÇÃO DOS ARQUIVOS NO MUNICÍPIO DE PALMITAL (SP) Rodrigo Modesto Nascimento * O objetivo do artigo é divulgar os resultados da pesquisa que procurou analisar as formas de relação

Leia mais

COORDENAÇÃO DE EAD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL ALUNO. Versão 1.0

COORDENAÇÃO DE EAD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL ALUNO. Versão 1.0 COORDENAÇÃO DE EAD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL ALUNO Versão 1.0 2015 SUMÁRIO 1. O MOODLE 3 2. Acesso à Plataforma 3 2.1. Cadastrar-se em uma disciplina 4 2.2. Página Inicial do Curso 5 3.

Leia mais

Unidade 8: Padrão MVC e DAO Prof. Daniel Caetano

Unidade 8: Padrão MVC e DAO Prof. Daniel Caetano Programação Servidor para Sistemas Web 1 Unidade 8: Padrão MVC e DAO Prof. Daniel Caetano Objetivo: Apresentar a teoria por trás dos padrões na construção de aplicações Web. INTRODUÇÃO Nas aulas anteriores

Leia mais

Capítulo 2. Processos de Software. 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. slide 1

Capítulo 2. Processos de Software. 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. slide 1 Capítulo 2 Processos de Software slide 1 Tópicos apresentados Modelos de processo de software. Atividades de processo. Lidando com mudanças. Rational Unified Process (RUP). Um exemplo de um processo de

Leia mais

Tutorial 7 Fóruns no Moodle

Tutorial 7 Fóruns no Moodle Tutorial 7 Fóruns no Moodle O Fórum é uma atividade do Moodle que permite uma comunicação assíncrona entre os participantes de uma comunidade virtual. A comunicação assíncrona estabelecida em fóruns acontece

Leia mais

Guia de utilização da notação BPMN

Guia de utilização da notação BPMN 1 Guia de utilização da notação BPMN Agosto 2011 2 Sumário de Informações do Documento Documento: Guia_de_utilização_da_notação_BPMN.odt Número de páginas: 31 Versão Data Mudanças Autor 1.0 15/09/11 Criação

Leia mais

DIGPROP Manual de Instalação

DIGPROP Manual de Instalação DIGPROP Manual de Instalação Criado por: Marcio Tomazelli Alterado por: Emilson Paranhos Ruys SMARapd Informatica Ltda. DIGPROP Manual de Utilização Página 1 de 8 Índice Introdução...3 O que é o DIGPROP?...3

Leia mais

Unidade 5: Sistemas de Representação

Unidade 5: Sistemas de Representação Arquitetura e Organização de Computadores Atualização: 9/8/ Unidade 5: Sistemas de Representação Números de Ponto Flutuante IEEE 754/8 e Caracteres ASCII Prof. Daniel Caetano Objetivo: Compreender a representação

Leia mais

REPRESENTAÇÃO DE REQUISITOS VARIÁVEIS COM UML, SEGUINDO O MÉTODO ICONIX

REPRESENTAÇÃO DE REQUISITOS VARIÁVEIS COM UML, SEGUINDO O MÉTODO ICONIX REPRESENTAÇÃO DE REQUISITOS VARIÁVEIS COM UML, SEGUINDO O MÉTODO ICONIX Murilo Augusto Tosatti (ICV-Unicentro), Marcos Antonio Quináia (Orientador), e-mail: maquinaia@gmail.com. Universidade Estadual do

Leia mais

BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EaD UAB/UFSCar Sistemas de Informação - prof. Dr. Hélio Crestana Guardia

BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EaD UAB/UFSCar Sistemas de Informação - prof. Dr. Hélio Crestana Guardia O Sistema Operacional que você usa é multitasking? Por multitasking, entende-se a capacidade do SO de ter mais de um processos em execução ao mesmo tempo. É claro que, num dado instante, o número de processos

Leia mais

VIII. VARIÁVEIS. Tabela I ARQUITETURA DA MEMÓRIA. 0x0000 0x34 0x0001 0xB0 0x0002 0x23. 0xFFFF 0x00

VIII. VARIÁVEIS. Tabela I ARQUITETURA DA MEMÓRIA. 0x0000 0x34 0x0001 0xB0 0x0002 0x23. 0xFFFF 0x00 Fundamentos da Programação 32 A. Conceito Variáveis contém dados: VIII. VARIÁVEIS de entrada que o computador precisa manipular; de saída que o computador precisa imprimir; e temporários, utilizados de

Leia mais

Manual do Usuário - ProJuris Web - Biblioteca Jurídica Página 1 de 20

Manual do Usuário - ProJuris Web - Biblioteca Jurídica Página 1 de 20 As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem o prévio aviso, o que não representa um compromisso da Virtuem Informática. As pessoas, organizações ou empresas e eventos de exemplos

Leia mais

Requisitos de Software

Requisitos de Software Requisitos de Software (Cap 6 - Sommerville) UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Curso de Ciência da Computação Engenharia de Software I Prof. Rômulo Nunes de Oliveira Requisitos funcionais e não funcionais

Leia mais

Aula de JavaScript 05/03/10

Aula de JavaScript 05/03/10 Objetos Sabe-se que variável são contêiners que podem armazenar um número, uma string de texto ou outro valor. O JavaScript também suporta objetos. Objetos são contêiners que podem armazenar dados e inclusive

Leia mais

Capítulo 13 Pastas e Arquivos

Capítulo 13 Pastas e Arquivos Capítulo 13 Pastas e Arquivos À medida que a tecnologia avança, os dispositivos móveis vão ganhando cada vez mais funções e características que antes só pertenciam aos computadores pessoais. Com a expansão

Leia mais

ANEXO V Edital nº 03508/2008

ANEXO V Edital nº 03508/2008 ANEXO V Edital nº 03508/2008 Projeto de integração das informações de mandado de prisão e processos dos Tribunais Regionais Federais e do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios O objetivo

Leia mais

5.1 Sistemas de Arquivos

5.1 Sistemas de Arquivos Capítulo 5 Os Sistemas de Arquivos 5.1 Sistemas de Arquivos Neste capítulo nós iremos examinar, a partir da visão do usuário, as estruturas que possibilitam o armazenamento persistente de informações no

Leia mais

AULA 16 - Sistema de Arquivos

AULA 16 - Sistema de Arquivos AULA 16 - Sistema de Arquivos Arquivos podem ser vistos como recipientes que contêm dados ou como um grupo de registros correlatos. Os arquivos armazenam informações que serão utilizadas, em geral, por

Leia mais

Figura 5 - Workflow para a Fase de Projeto

Figura 5 - Workflow para a Fase de Projeto 5. Fase de Projeto A Fase de Projeto caracteriza-se por transformar as informações modeladas durante a Fase de Análise em estruturas arquiteturais de projeto com o objetivo de viabilizar a implementação

Leia mais

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário CADERNO DE INFORMÁTICA FACITA Faculdade de Itápolis Aplicativos Editores de Texto WORD 2007/2010 Sumário Editor de texto... 3 Iniciando Microsoft Word... 4 Fichários:... 4 Atalhos... 5 Área de Trabalho:

Leia mais

MANIPULANDO BANCO DE DADOS NO POSTGRESQL SEM FAZER USO DE COMANDOS SQL

MANIPULANDO BANCO DE DADOS NO POSTGRESQL SEM FAZER USO DE COMANDOS SQL MANIPULANDO BANCO DE DADOS NO POSTGRESQL SEM FAZER USO DE COMANDOS SQL INTRODUÇÃO: O PostgreSQL é um dos mais populares e avançados sistemas gerenciadores de banco de dados (SGBD) com código aberto. É

Leia mais

Chaves. Chaves. O modelo relacional implementa dois conhecidos conceitos de chaves, como veremos a seguir:

Chaves. Chaves. O modelo relacional implementa dois conhecidos conceitos de chaves, como veremos a seguir: Chaves 1 Chaves CONCEITO DE CHAVE: determina o conceito de item de busca, ou seja, um dado que será empregado nas consultas à base de dados. É um conceito lógico da aplicação (chave primária e chave estrangeira).

Leia mais

UNEMAT SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SI) Professora: Priscila Pelegrini priscila_pelegrini@unemat-net.br

UNEMAT SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SI) Professora: Priscila Pelegrini priscila_pelegrini@unemat-net.br UNEMAT SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SI) Professora: Priscila Pelegrini priscila_pelegrini@unemat-net.br SINOP MT 2015-1 COMO SÃO DESENVOLVIDOS OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO? São desenvolvimento como uma estrutura

Leia mais

UNIDADE 6 - PROGRAMAÇÃO MODULAR

UNIDADE 6 - PROGRAMAÇÃO MODULAR UNIDADE 6 - PROGRAMAÇÃO MODULAR Até o momento as estruturas de controle (seqüência, seleção e repetição) de um algoritmo definia-o como um bloco lógico (início e fim). À medida que os problemas a serem

Leia mais

Implementando uma Classe e Criando Objetos a partir dela

Implementando uma Classe e Criando Objetos a partir dela Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 04 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Parte: 2 Prof. Cristóvão Cunha Implementando uma Classe

Leia mais

Unidade II MODELAGEM DE PROCESSOS

Unidade II MODELAGEM DE PROCESSOS Unidade II 3 MODELAGEM DE SISTEMAS 1 20 A fase de desenvolvimento de um novo sistema de informação (Quadro 2) é um momento complexo que exige um significativo esforço no sentido de agregar recursos que

Leia mais

A seguir são apresentadas as etapas metodológicas da Pesquisa CNT de Rodovias.

A seguir são apresentadas as etapas metodológicas da Pesquisa CNT de Rodovias. Metodologia A Pesquisa CNT de Rodovias propõe-se a avaliar a situação das rodovias brasileiras a partir da perspectiva dos usuários da via. As características - pavimento, sinalização e geometria - são

Leia mais

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Sistemas Operacionais Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Estruturas de Sistemas Operacionais Um sistema operacional fornece o ambiente no qual os programas são executados. Internamente,

Leia mais

5 Exemplo de aplicação

5 Exemplo de aplicação 111 5 Exemplo de aplicação Este capítulo apresenta um exemplo de uso da linguagem proposta como forma de validação. Através da implementação da linguagem utilizando o potencial de extensão da ferramenta

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA E INFORMÁTICA BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO RAPID APPLICATION DEVELOPMENT

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA E INFORMÁTICA BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO RAPID APPLICATION DEVELOPMENT UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA E INFORMÁTICA BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO RAPID APPLICATION DEVELOPMENT Disciplina: Modelagem a Programação Orientada a Objetos

Leia mais

www.profpimentel.com.br

www.profpimentel.com.br CENTRAL DE CURSOS PROF. PIMENTEL 12/03/2016 SIMULADO - INFORMÁTICA TURMA - INSS - TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL Você recebeu sua folha de respostas e este caderno contendo 30 questões objetivas. Leia cuidadosamente

Leia mais

3. Faça uma breve descrição sobre a topologia da rede e o Active Directory-AD DISCIPLINA DE ARQUITETURA FECHADA WINDOWS SERVER

3. Faça uma breve descrição sobre a topologia da rede e o Active Directory-AD
 DISCIPLINA DE ARQUITETURA FECHADA WINDOWS SERVER Lista de Exercícios-01 1. Faça uma breve descrição sobre o Active Directory-AD O Active Directory-AD é uma implementaçao de serviço de diretório no protocolo LDAP que armazena informaçoes sobre objetos

Leia mais

Planejamento de Projeto Gestão de Projetos

Planejamento de Projeto Gestão de Projetos Planejamento de Projeto Gestão de Projetos O gerenciamento de projetos consiste na aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas adequadas às atividades do projeto, a fim de cumprir seus

Leia mais

DALUA: BIBLIOTECA PARA APLICAÇÕES DISTRIBUÍDAS

DALUA: BIBLIOTECA PARA APLICAÇÕES DISTRIBUÍDAS DALUA: BIBLIOTECA PARA APLICAÇÕES DISTRIBUÍDAS Aluno: Ricardo Gomes Leal Costa Orientadora: Noemi de la Rocque Rodriguez Introdução A biblioteca DALua [1], fruto do projeto anterior, tem por objetivo oferecer

Leia mais

Introdução a Programação Funcional

Introdução a Programação Funcional UNIPAC - Universidade Presidente Antônio Carlos Departamento de Sistemas de Informação Wendell Pereira da Silva Objetivos Gerais Iniciar os estudos sobre o paradigma da programação funcional. Construir

Leia mais

3.1 Definições Uma classe é a descrição de um tipo de objeto.

3.1 Definições Uma classe é a descrição de um tipo de objeto. Unified Modeling Language (UML) Universidade Federal do Maranhão UFMA Pós Graduação de Engenharia de Eletricidade Grupo de Computação Assunto: Diagrama de Classes Autoria:Aristófanes Corrêa Silva Adaptação:

Leia mais

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO. Professor Celso Masotti http://ead.celsomasotti.com.br

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO. Professor Celso Masotti http://ead.celsomasotti.com.br LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Professor Celso Masotti http://ead.celsomasotti.com.br Ano: 2015 1 HTML & PHP em Ambiente Web PARTE II Sumário I Decisão... 4 Operadores de Comparação... 6 II IF ELSEIF ELSE... 7

Leia mais

2 METODOLOGIA DA PESQUISA

2 METODOLOGIA DA PESQUISA 2 METODOLOGIA DA PESQUISA A pesquisa, como toda atividade racional e sistemática, exige que as ações desenvolvidas ao longo de seu processo sejam efetivamente planejadas. Para Gil (1991), o conhecimento

Leia mais

Ambiente de Simulação Virtual para Capacitação e Treinamento na Manutenção de. Disjuntores de Subestações de Energia Elétrica,

Ambiente de Simulação Virtual para Capacitação e Treinamento na Manutenção de. Disjuntores de Subestações de Energia Elétrica, Ambiente de Simulação Virtual para Capacitação e Treinamento na Manutenção de Disjuntores de Subestações de Energia Elétrica Prof. Dr. Lineu Belico dos Reis EPUSP Resumo: O informe técnico apresenta a

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE UM FRAMEWORK PARA O DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES WEB

CONSTRUÇÃO DE UM FRAMEWORK PARA O DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES WEB ISBN 978-85-61091-05-7 V EPCC Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 CONSTRUÇÃO DE UM FRAMEWORK PARA O DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES WEB Lincoln Fernandes Paulino

Leia mais

Especificação do Trabalho Prático

Especificação do Trabalho Prático Especificação do Trabalho Prático O trabalho prático da disciplina consiste em desenvolver um programa utilizando a linguagem de programação C. A seguir, encontram-se a descrição do problema, a forma de

Leia mais

ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES SISTEMAS DE NUMERAÇÃO: REPRESENTAÇÃO EM PONTO FLUTUANTE. Prof. Dr. Daniel Caetano 2012-1

ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES SISTEMAS DE NUMERAÇÃO: REPRESENTAÇÃO EM PONTO FLUTUANTE. Prof. Dr. Daniel Caetano 2012-1 ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES SISTEMAS DE NUMERAÇÃO: REPRESENTAÇÃO EM PONTO FLUTUANTE Prof. Dr. Daniel Caetano 2012-1 Objetivos Compreender o que é notação em ponto flutuante Compreender a

Leia mais

Prof. Antonio Almeida de Barros Jr. Prof. Antonio Almeida de Barros Junior

Prof. Antonio Almeida de Barros Jr. Prof. Antonio Almeida de Barros Junior Prof. Antonio Almeida de Barros Jr. Introdução Dados Informações Banco de Dados Conceitos Básicos em Bancos de Dados Definição BD - Banco de Dados SGBD - Sistema de Gerenciamento de BD Programa de Aplicação

Leia mais

Ontologias na Computação

Ontologias na Computação Ontologias na Computação Claudio Akio Namikata, Henrique Sarmento, Marcio Valença Ramos cjnamikata90@hotmail.com, rique-182@hotmail.com, maxtr3m3@hotmail.com Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar

Leia mais

Aula 4 Conceitos Básicos de Estatística. Aula 4 Conceitos básicos de estatística

Aula 4 Conceitos Básicos de Estatística. Aula 4 Conceitos básicos de estatística Aula 4 Conceitos Básicos de Estatística Aula 4 Conceitos básicos de estatística A Estatística é a ciência de aprendizagem a partir de dados. Trata-se de uma disciplina estratégica, que coleta, analisa

Leia mais

TRANSMISSÃO DE DADOS Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar http://www.ricardobarcelar.com

TRANSMISSÃO DE DADOS Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar http://www.ricardobarcelar.com - Aula 3-1. A CAMADA DE REDE (Parte 1) A camada de Rede está relacionada à transferência de pacotes da origem para o destino. No entanto, chegar ao destino pode envolver vários saltos em roteadores intermediários.

Leia mais

Desenvolvimento estruturado versus orientado a objetos.

Desenvolvimento estruturado versus orientado a objetos. Desenvolvimento estruturado versus orientado a objetos. Curso de Especialização DEINF - UFMA Desenvolvimento Orientado a Objetos Prof. Geraldo Braz Junior Objetivos Identificar diferenças entre: Desenvolvimento

Leia mais

CAPÍTULO 25 COERÊNCIA REGULATÓRIA

CAPÍTULO 25 COERÊNCIA REGULATÓRIA CAPÍTULO 25 COERÊNCIA REGULATÓRIA Artigo 25.1: Definições Para efeito deste Capítulo: medida regulatória coberta significa a medida regulatória determinada por cada Parte a ser objeto deste Capítulo nos

Leia mais

2 Ferramentas Utilizadas

2 Ferramentas Utilizadas 2 Ferramentas Utilizadas Esta dissertação utiliza vários outros trabalhos para implementar os mecanismos de adaptação abordados. Essas ferramentas são descritas nas seções seguintes. 2.1 Lua Lua [7, 8]

Leia mais

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cronograma das Aulas. Hoje você está na aula Semana

Leia mais

MAPEAMENTO OBJETO RELACIONAL: UM ESTUDO DE CASO

MAPEAMENTO OBJETO RELACIONAL: UM ESTUDO DE CASO MAPEAMENTO OBJETO RELACIONAL: UM ESTUDO DE CASO UTILIZANDO O HIBERNATE Rafael Laurino GUERRA, Dra. Luciana Aparecida Martinez ZAINA Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba FATEC-ID 1 RESUMO Este artigo apresenta

Leia mais

Memórias de Tradução: auxiliando o humano a traduzir

Memórias de Tradução: auxiliando o humano a traduzir Memórias de Tradução: auxiliando o humano a traduzir 1. Introdução Devido aos avanços tecnológicos que ocorreram nos últimos anos, em especial, à popularização da internet, principalmente com o surgimento

Leia mais

Figura 1 - Memória 1. OBJETIVO. Conhecer os principais tipos de memórias entendendo suas funcionalidades e características.

Figura 1 - Memória 1. OBJETIVO. Conhecer os principais tipos de memórias entendendo suas funcionalidades e características. MEMÓRIA Memória Principal BIOS Cache BIOS ROOM Cache Externo HD DVD DRIVE DE DISQUETE DE 3 1/2 1/2 DISQUETE DE 3 DISQUETE DE 5 1/4 Figura 1 - Memória MP 1. OBJETIVO Conhecer os principais tipos de memórias

Leia mais

Aula 2 Revisão 1. Ciclo de Vida. Processo de Desenvolvimento de SW. Processo de Desenvolvimento de SW. Processo de Desenvolvimento de SW

Aula 2 Revisão 1. Ciclo de Vida. Processo de Desenvolvimento de SW. Processo de Desenvolvimento de SW. Processo de Desenvolvimento de SW Ciclo de Vida Aula 2 Revisão 1 Processo de Desenvolvimento de Software 1 O Processo de desenvolvimento de software é um conjunto de atividades, parcialmente ordenadas, com a finalidade de obter um produto

Leia mais