CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA º ano

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA 2016 6º ano"

Transcrição

1 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA º ano Disciplina de Língua Portuguesa PRODUÇÃO PRODUÇÃO PRODUÇÃO Revisão: Classificação dos substantivos. Frase; Tipos de frases, Oração e Período; Substantivoflexão de gênero; Formação do feminino dos substantivos; Flexão de número do substantivo; Artigo e Numeral. Classificação das palavras quanto à tonicidade. Acentuação das oxítonas e paroxítonas. Verbetes no dicionário; Uso de M antes de P e B; Uso de S antes N, L e R (revisão) Textos: Os discos voadores. Crônica número 1. As três Marias. O Quinze. O Ovo. Poema sujo. Crônica Adjetivo e locução adjetiva; Flexão de número do adjetivo. Flexão de grau do substantivo e do adjetivo; Encontro consonantal e dígrafo; Artigo; Estudo dos pronomes, classificação dos pronomes; Sinais de pontuação; Verbos; Advérbio e locução adverbial. Palavras homônimas; uso de conectivos. Textos: O homem nu. O menino e seu amigo. Diário íntimo. Diário pessoal texto narrativo. Estrutura da palavra: letras e fonemas. Verbo: conjugações, flexões, modos e tempos verbais; Advérbio (revisão); Interjeição; Pronomes demonstrativos, possessivos, indefinidos e interrogativos. Emprego do g; uso do S e do Z; uso correto da pontuação. O homem que queria eliminar a memória. O ladrão. Pipistrelo. A mulher que escreveu a Bíblia. Capsula do tempo. O homem cuja orelha cresceu. Narrativa (caracterização de personagem), Poema. Morfologia e Sintaxe: sujeito e predicado; Tipos de sujeitos; Adjunto adnominal; Tipos de predicados. Separação de sílabas. S e Z nas terminações: ês; -ez; e eza; eza; Emprego do CH e do X. A espada. O nariz. Comédias da vida privada.

2 Disciplina de Matemática SISTEMA DE NUMERAÇÃO. CONJUNTO DOS NÚMEROS NATURAIS. OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS. DIVISIBILIDADE. DIVISORES E MÚLTIPLOS. DECOMPOSIÇÃO. MMC. MDC. FRAÇÕES. COMPARAÇÃO DE FRAÇÕES. OPERAÇÕES ENVOLVENDO FRAÇÕES. PORCENTAGEM. PROBABILIDADE. OPERAÇÕES COM NÚMEROS DECIMAIS. GEOMETRIA. MEDINDO COMPRIMENTOS E SUPERFÍCIES. ÁREAS DAS FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS. VOLUME E CAPACIDADE. MEDINDO A MASSA. Sistema egípcio, babilônico, romano e indo-arábico de numeração; Sistema de numeração decimal histórico; Conjunto dos números naturais; Adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação de números naturais. Divisibilidade; Critérios de divisibilidade; Divisores e múltiplos; Números primos; Decomposição em fatores primos; Máximo divisor comum (MDC); Mínimo múltiplo comum (MMC). Forma fracionária dos números racionais; Fração; Comparação de frações; Frações equivalentes; Redução de frações sob o mesmo denominador; Frações mistas; Adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação de frações; Porcentagem; Probabilidade; Forma dos números decimais; Adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação na forma decimal. Ponto, reta e plano; Ângulos; Polígonos; Triângulos e quadriláteros; Unidade de medida de comprimento e superfície; Transformação das unidades de medida de comprimento; Áreas do quadrado, retângulo; paralelogramo, triângulo e trapézio; Unidades de medida de volume e capacidade; Unidades e transformação das unidades de medida de massa. Disciplina de História O QUE PESQUISA O HISTORIADOR? ANTIGAS CULTURAS DA ÁFRICA E DO ORIENTE PRÓXIMO. O que pesquisa o historiador? Como viviam os primeiros homens e mulheres? Quem eram os paleoíndios da Ámerica? Como as comunidades agrícolas se tornaram cidades? Que poderes tinham os primeiros reis da História? Para quem foram erguidas as pirâmides? O que sabemos sobre a África antiga além do Egito? O que faz um povo unir-se? Como se forma e se mantém um Império?

3 ANTIGAS CULTURAS DA AMÉRICA E DA ÁSIA. O MUNDO GREGO ROMA ANTIGA. O MUNDO ROMANO. Quem eram os senhores do jaguar na América? Qual foi a civilização mais antiga da Índia? Quem governava a China? Os Shang, Os Choung e os Han; As ideias de Confúcio. Como a história da Europa começou? Quem era considerado cidadão em Atenas? Qual era o papel do cidadão em Esparta? Como ocorreu a fusão das culturas grega e oriental? Alexandre Magno, o Grande. Roma Antiga; Como Roma se tornou uma cidade poderosa? Como Roma governou seu império? A República; Como o Império Romano chegou ao fim? O que o mundo moderno herdou do mundo romano? Disciplina de Ciências ASTRONOMIA TERRA O SOLO SOLO E SAÚDE O AR OS COMPONENTES DO AR PROPRIEDADES DO AR PRESSÃO ATMOSFÉRICA AR E SAÚDE A ÁGUA A ÁGUA NA NATUREZA PROPRIEDADES DA ÁGUA ÁGUA POTÁVEL O sistema solar; nós e o universo; era uma vez a astronomia. Nosso planeta; Regiões da terra; Estrutura da Terra; De que é feita a crosta terrestre; Formação do solo; Composição do solo; Tipos de solo; o solo se modifica. O lixo e a coleta seletiva; Doenças causadas por produtos químicos; organismos patogênicos. O ar em volta da Terra; A atmosfera. Ar, uma mistura de gases; Nitrogênio; Oxigênio; Gás carbônico; Gases nobres e vapor da água. O ar é compressível e expansível; o ar tem massa e peso; o ar se movimenta. A pressão do ar; a pressão varia com a altitude. Contaminação do ar; poluição do ar. Existência e composição da água As fases da água; as mudanças de fase da água; o ciclo da água. Pressão; a pressão da água; Flutuação na água; a água e energia; Água para beber; saneamento básico; a água do mundo. Água e saúde.

4 ECOLOGIA ECOSSISTEMA OS BIOMAS TERRESTRES Entendendo ecologia; o ambiente dos seres vivos; o ambiente e os seres vivos; o movimento da matéria. O que é ecossistema? Relação entre os organismos; Ecossistemas componentes vivos e não vivos. Domínios morfo climáticos; Domínios brasileiros. Disciplina de Geografia AS TRANSFORMAÇÕES DA GEOGRAFIA AO LONGO DO TEMPO A TERRA, O SOL E O UNIVERSO. CARTOGRAFIA I: NOÇÕES DE LOCALIZAÇÃO CARTOGRAFIA II:CONSTRUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE MAPAS LITOSFERA LITOSFERA: RELEVO ATMOSFERA ATMOSFERA II: TEMPO E CLIMA ATMOSFERA: ELEMENTOS DO CLIMA FATORES DO CLIMA HIDROSFERA HIDROSFERA: RIOS Como o território do Brasil foi alterado; O mundo está em constante construção. A Origem do Universo; O sistema Solar. A Terra é redonda; As grandes Navegações ampliam o espaço conhecido; O movimento de translação e de rotação; As estações do ano; E solstícios e os equinócios. Os primeiros mapas; Paralelos e meridianos; Coordenadas geográficas; Como representar a terra em um mapa. Origem da litosfera; Como se formou a terra; A litosfera é um conjunto de placas; As rochas e os solos. As forças internas no planeta: tectonismo; Agentes internos formadores do relevo; O intemperismo; A formação do relevo terrestre; As formas do relevo. A formação da atmosfera; Como é a atmosfera: Troposfera; Estratosfera; Mesosfera; Ionosfera. Mudanças do clima ao longo do tempo; Tempo e clima são diferentes. Temperatura; Pressão atmosférica; Vento; Umidade do as; Chuva. Altitude; Maritimidade; Continentalidade; Latitude; Massas de ar; correntes marinhas; cobertura vegetal; os grandes tipos climáticos. De onde veio a água, o ciclo da águas; as geleiras e conhecendo os oceanos. Água doce do planeta; As nascentes dos rios; O

5 OS GRANDES BIOMAS E OS PROBLEMAS AMBIENTAIS DA TERRA AS GRANDES QUESTÕES AMBIENTAIS regime dos rios; O curso dos rios; A foz dos rios; A degradação dos rios. Os biomas da terra; Bioma da terra; Biomas da região temperada; Biomas da zona quente; Biomas da zona quente; Os desertos; E os bimos marinhos. O que é biosfera; Grandes ameaças ao ambiente; O efeito estuda e o aquecimento; Desenvolvimento sustentável; A Agenda 21. Disciplina de Inglês PERGUNTAS DE SALA FAZER PERGUNTAS PESSOAIS APRESENTAR E CUMPRIMENTAR PESSOAS PERGUNTAS COM WHERE DESCREVER LUGARES DESCREVER UM QUARTO Gramática: Modo Imperativo. Perguntas com what. Vocabulário: Cores e palavras relacionadas à festa. Leitura: As bandeiras e seus símbolos. Pronúncia: O alfabeto Inglês. Abreviações. Dicas de cultura: Contato com um professor nos EUA. Projeto: Continentes. Gramática: Pronomes pessoais. Pronomes possessivos. Artigo indefinido. Perguntas com Who. Pronomes demonstrativos. Vocabulário: Membros da família. Leitura: Um da família de Kate Akemi. Pronúncia: Ố Dicas de cultura: Los Angeles. Projeto: Famílias famosas. Gramática: Verbo to be forma afirmativa, negative e interrogativa. Verbo to be respostas curtas. Perguntas com How old. Vocabulário: Números. Leitura: Cumprimentos ao redor do mundo. Pronúncia: t and d Dicas de cultura: Cumprimentos formais e informais. Projeto: Cumprimentos de alguns lugares do mundo. Gramática: s Caso genitivo. Vocabulário: Partes da casa. Adjetivos Leitura: Casa móvel. Pronúncia: Ố and ᶿ Dicas de cultura: Lares americanos. Projeto: Arquiteto por um dia. Gramática: There is. There are. Vocabulário: Móveis. Objetos escolares. Leitura: Um quarto especial. Pronúncia: l Dicas de cultura: Quartos de adolescentes americanos.

6 DESCREVER PESSOAS CONVERSAR SOBRE HABILIDADES CONVERSAR SOBRE ANIMAIS DOMÉSTICOS Projeto: Gincana dos móveis. Gramática: Present continuous. Vocabulário: Adjetivos usados para descrever pessoas.rotina de uma sala de aula. Os dias da semana. Leitura: Escolas internacionais. Pronúncia: -ing - Iᵑ Dicas de cultura: Escolas americanas. Projeto: Escolas internacionais. Gramática: Modal can expressando habilidades. Vocabulário: Formas. Leitura: Esportes populares nos EUA. Mascotes olímpicos. Pronúncia: can e can t. Dicas de cultura: Os jogos olímpicos. Projeto: Os jogos olímpicos. Gramática: Have/Has Vocabulário: Animais. Leitura: O Biodôme. Pronúncia: h e r Dicas de cultura: Animais nos EUA. Projeto: Zoológicos Disciplina de Educação Física INICIAÇÃO ESPORTIVA DO FUTEBOL JOGOS RECREATIVOS INICIAÇÃO ESPORTIVA VOLEIBOL DANÇA INICIAÇÃO ESPORTIVA DO BASQUETEBOL LUTAS DO Histórico; Passes; Chutes e variações; Dribles; Tempo de bola; Fintas; Finalizações. Atividades para o desenvolvimento de habilidades. Histórico; Fundamentos: Saque, manchete, toque, corte, bloqueio; Mini Jogo, Regras; Danças de salão, Danças regionais. Histórico; Fundamentos: passes e suas variações, Arremessos; Jogos adaptados. Jogos de oposição: Mini sumô, luta de cócoras, a garrafa é minha, a bola é minha, pé com pé; Esgrima; Luta Olímpica; Sumô.

7 HANDEBOL JOGOS DE REBATER Histórico; Fundamentos; Passes, dribles, fintas. Bete Ombro; Peteca; Badminton; tênis; beisebol; Tibol; Four Square Disciplina de Arte LINHA PONTO ARTE RUPESTRE Conceito; principais artistas. Conceito; principais artistas. Conceito; principais estilos da arte rupestre. FOLCLORE CORES ESTILO MUSICAL Cultura e apresentação de cada região do Brasil; música de cada região; pequeno Teatro ou Dança. Definição, primárias e secundárias, neutras, monocromia e policromia, quentes e frias, aplicação tema livre. Períodos da História da música, melodia, harmonia, ritmo, timbre, forma e tessitura. Música Medieval - Cantochão; modos; organum; motetos; danças e canções Medievais; instrumentos; Ars Nova; compositores do período. MODERNISMO Modernismo Brasileiro; semana de Arte de 1922; Tarsila do Amaral; Candido Portinari.

ROTEIRO DE ESTUDOS AVALIAÇÃO PARCIAL 2º TRIMESTRE: ATUALIZAÇÃO ÁREA: MATEMÁTICA CONTEÚDOS CONCEITUAIS GLOBAIS

ROTEIRO DE ESTUDOS AVALIAÇÃO PARCIAL 2º TRIMESTRE: ATUALIZAÇÃO ÁREA: MATEMÁTICA CONTEÚDOS CONCEITUAIS GLOBAIS ROTEIRO DE ESTUDOS AVALIAÇÃO PARCIAL º TRIMESTRE: ATUALIZAÇÃO ÁREA: MATEMÁTICA MATEMÁTICA (º TRIMESTRE) MATEMÁTICA ( 4/06/015) DESCRITORES AVALIATIVOS DO º TRIMESTRE AVALIAÇÃO PARCIAL Reconhecer raiz quadrada

Leia mais

OBJETIVOS 2 o TRIMESTRE 2014 6 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA. Objetivos Essenciais:

OBJETIVOS 2 o TRIMESTRE 2014 6 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA. Objetivos Essenciais: OBJETIVOS 2 o TRIMESTRE 2014 6 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA Interpretar os diversos gêneros textuais (crônica, notícia, debate oral regrado e paródia), identificando os mecanismos estruturais da narrativa;

Leia mais

CONTEÚDO PREVISTO/2015 6º ANO

CONTEÚDO PREVISTO/2015 6º ANO CONTEÚDO PREVISTO/2015 6º ANO DISCIPLINA 1º BIMESTRE 2º BIMESTRE 3º BIMESTRE 4º BIMESTRE GRAMÁTICA Cap. 1 Uso do dicionário. Alfabeto Cap. 2 Fonema e letra. Encontros vocálicos Cap. 3 Estudo da sílaba

Leia mais

Listagem de Conteúdo Artes - 6º ano

Listagem de Conteúdo Artes - 6º ano Listagem de Conteúdo Artes - - De onde vem a arte? Arte Rupestre - Arte Egípcia - Arte Grega - O texto teatral - A música - A dança - A riqueza das cores - A técnica pontilhista - A técnica mista 1 Listagem

Leia mais

Planificação do trabalho a desenvolver no 5.ºA Grelha de conteúdos/aulas previstas

Planificação do trabalho a desenvolver no 5.ºA Grelha de conteúdos/aulas previstas Ano Letivo 2015/2016 Planificação do trabalho a desenvolver no 5.ºA Grelha de conteúdos/aulas previstas Português Período Aulas Previstas Oralidade - Interpretar discursos orais breves. - Utilizar procedimentos

Leia mais

Geografia: O Planeta Terra: apresentação, localização e movimentos; A organização política do Brasil; O relevo do Brasil; Os climas do Brasil.

Geografia: O Planeta Terra: apresentação, localização e movimentos; A organização política do Brasil; O relevo do Brasil; Os climas do Brasil. 2º Ano E.F. em 2014 Cursar 3º Ano E.F. em 2015 Português: Leitura, compreensão e interpretação de textos verbais e não-verbais; Uso da letra maiúscula; Ordem alfabética; Letra, sílaba e palavra; Divisão

Leia mais

CONTEÚDOS AVALIATIVOS 3ª ETAPA NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS) Período: 19 a 26 de novembro de 2010

CONTEÚDOS AVALIATIVOS 3ª ETAPA NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS) Período: 19 a 26 de novembro de 2010 1 º Ano A Ensino Religioso Língua Portuguesa Cores secundárias. Mosaico. Releitura de obras. Dobradura. O desenvolvimento dos animais. Animais ovíparos e vivíparos. Animais mamíferos. Animais aquáticos.

Leia mais

MATRIZ BÁSICA DO REFERENCIAL CURRICULAR DE BETIM 1 CICLO- GEOGRAFIA

MATRIZ BÁSICA DO REFERENCIAL CURRICULAR DE BETIM 1 CICLO- GEOGRAFIA PREFEITURA MUNICIPAL DE BETIM SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SEMED DIVISÃO PEDAGÓGICA 2010 MATRIZ BÁSICA DO REFERENCIAL CURRICULAR DE BETIM 1 CICLO- GEOGRAFIA 06 ANOS 07 ANOS 08 ANOS COMPETÊNCIAS HABILIDADES

Leia mais

Aula 3.1 Conteúdo: As grandes regiões naturais. O que é uma paisagem natural? As diversas paisagens naturais da Terra. FORTALECENDO SABERES

Aula 3.1 Conteúdo: As grandes regiões naturais. O que é uma paisagem natural? As diversas paisagens naturais da Terra. FORTALECENDO SABERES CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Aula 3.1 Conteúdo: As grandes regiões naturais. O que é uma paisagem natural? As diversas paisagens naturais da Terra. 2 CONTEÚDO E HABILIDADES

Leia mais

6º ano. 7º ano. 8ºano. 9ºano. Turmas: 6º ao 9º. Conteúdos dos EXAMES FINAIS e das AVALIÇÕES ESPECIAIS. - Arte Rupestre; - Arte Grega; - Arte Romana;

6º ano. 7º ano. 8ºano. 9ºano. Turmas: 6º ao 9º. Conteúdos dos EXAMES FINAIS e das AVALIÇÕES ESPECIAIS. - Arte Rupestre; - Arte Grega; - Arte Romana; Turmas: 6º ao 9º ARTES - Arte Rupestre; - Arte Grega; - Arte Romana; 7º ano - Arte Bizantina; - Arte Ameríndia; - Arte Chinesa; - Arte Coreana; - Arte Japonesa; 8ºano - Arte Expressionista; - Arte Impressionista;

Leia mais

CONTEÚDOS ESSENCIAIS PARA RECUPERAÇÃO INTENSIVA 2015. 6º ANO Ensino Fundamental

CONTEÚDOS ESSENCIAIS PARA RECUPERAÇÃO INTENSIVA 2015. 6º ANO Ensino Fundamental 6º ANO Ensino Fundamental Segmento de reta Semirreta Mediatriz Ângulos: elementos, bissetriz e classificação Polígonos estrelados Simetria e assimetria Linhas poligonais Texto narrativo; história em quadrinhos

Leia mais

Conteúdos das Avaliações Oficiais do 3º Trimestre/Ensino Fundamental

Conteúdos das Avaliações Oficiais do 3º Trimestre/Ensino Fundamental Conteúdos das Avaliações Oficiais do 3º Trimestre/Ensino Fundamental 6º ano Ciências: Livro 1 - Unidade 3 - capítulo 1 ( pag. 81 ): cálculo de média e cálculo de energia elétrica. Livro 2 - Unidade 1 -

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Disciplina: Língua Portuguesa Ano: 6º anos A e B Nome do professor: Gustavo Jacinto Leitura e Análise der Texto Substantivo e Classificação (comum, próprio, concreto, abstrato, primitivo, derivado, coletivo)

Leia mais

Números Primos; Decomposição em produto; Fatoração de um número; Adição; Cálculo do Máximo divisor comum (mdc);

Números Primos; Decomposição em produto; Fatoração de um número; Adição; Cálculo do Máximo divisor comum (mdc); Adição; MATEMÁTICA Algumas Propriedades da Adição: Comutativa, Associativa e Elemento Neutro; Subtração; Multiplicação; Problemas de contagem; Algumas Propriedades da Multiplicação: Comutativa, Associativa,

Leia mais

COLÉGIO SANTA MARCELINA INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 5º ANO - 2016

COLÉGIO SANTA MARCELINA INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 5º ANO - 2016 COLÉGIO SANTA MARCELINA INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 5º ANO - 2016 LÍNGUA PORTUGUESA Reconhecer o gênero de um texto a partir de seu contexto; Analisar textos de diferentes gêneros;

Leia mais

6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL. MATEMÁTICA Álgebra PORTUGUÊS. Geometria REDAÇÃO ESPANHOL CIÊNCIAS INGLÊS

6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL. MATEMÁTICA Álgebra PORTUGUÊS. Geometria REDAÇÃO ESPANHOL CIÊNCIAS INGLÊS 6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL MATEMÁTICA Álgebra - Números naturais, operações e resolução de problemas - Raiz quadrada e potenciação - Múltiplos e divisores - Critérios de divisibilidade - MMC e MDC - Frações

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2012 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2012 Conteúdos Habilidades Avaliação COLÉGIO LA SALLE Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Geografia Trimestre: 1º

Leia mais

1º dia 30/07 2º dia 31/07. Disciplina Número de questões Disciplina Número de questões. Português 10 Matemática 10. Geografia 10 História 10

1º dia 30/07 2º dia 31/07. Disciplina Número de questões Disciplina Número de questões. Português 10 Matemática 10. Geografia 10 História 10 11/06/2014 6º ano Nos dias 30 e 31/07 faremos o primeiro Teste Intermediário da Etapa TIE. A prova valerá 4 pontos. As Número de questões Número de questões 10 10 10 10 10 10 Interpretação de textos (trechos,

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação COLÉGIO LA SALLE Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Geografia Trimestre: 1º

Leia mais

"Todo dia que passa é uma nova aprendizagem. Aproveite, viva e aprenda sempre."

Todo dia que passa é uma nova aprendizagem. Aproveite, viva e aprenda sempre. "Todo dia que passa é uma nova aprendizagem. Aproveite, viva e aprenda sempre." ÁREA DE CONHECIMENTO: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS COORDENADOR: Professor Lucas Rocha Disciplina: Língua Portuguesa

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 4º ANO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 4º ANO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 4º ANO I UNIDADE LÍNGUA PORTUGUESA Gêneros literários Contos de aventura Biografia Gramática Tempos verbais Análise de verbetes Adjetivos Substantivos próprios e comuns Escrita de

Leia mais

Roteiro de Avaliações - I Unidade

Roteiro de Avaliações - I Unidade Unidade: 1ª Professor(a): Data: Nível : Ensino Fundamental Série : 6º Ano Turma: Roteiro de Avaliações - I Unidade 02.04.2013 TERÇA-FEIRA LÍNGUA INGLESA 04.04.2013 QUINTA-FEIRA LÍNGUA PORTUGUESA 05.04.2013

Leia mais

5ºANO CURRÍCULOS LÍNGUA PORTUGUESA

5ºANO CURRÍCULOS LÍNGUA PORTUGUESA 5ºANO CURRÍCULOS LÍNGUA PORTUGUESA O programa de Língua Portuguesa contempla o desenvolvimento de competências específicas nos domínios do modo oral (compreensão e expressão oral), do modo escrito (leitura

Leia mais

ANEXO 1 CONTEÚDOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EDITAL CONCURSO DE BOLSAS 2016 COLÉGIOS PROJEÇÃO

ANEXO 1 CONTEÚDOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EDITAL CONCURSO DE BOLSAS 2016 COLÉGIOS PROJEÇÃO ANEXO 1 S PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EDITAL CONCURSO DE BOLSAS 2016 COLÉGIOS PROJEÇÃO S PRÉVIOS DO 5º ANO PARA CANDIDATOS A BOLSA NO 6 ANO PORTUGUÊS Leitura e interpretação textual Artigo Substantivo (comum,

Leia mais

Planificação do trabalho a desenvolver no 7ºA Grelha de Conteúdos/Aulas Previstas

Planificação do trabalho a desenvolver no 7ºA Grelha de Conteúdos/Aulas Previstas Ano Letivo 2015/2016 Planificação do trabalho a desenvolver no 7ºA Grelha de Conteúdos/Aulas Previstas Português Período Aulas Previstas Texto não literário: Notícia, reportagem, texto expositivo, entrevista,

Leia mais

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES BIMESTRAIS 3º BIM / 6º ano (601) DATA DISCIPLINA CONTEÚDOS

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES BIMESTRAIS 3º BIM / 6º ano (601) DATA DISCIPLINA CONTEÚDOS CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES BIMESTRAIS 3º BIM / 6º ano (601) Unidades 5,6 e7; Caderno; Texto; El cuerpo humano. LITERATURA CIÊNCIAS 30/09 PORTUGUÊS/REDAÇÃO GEOGRAFIA Leitura e interpretação do livro Meu avô

Leia mais

Conteúdos dos Exames Finais Anos Finais EF

Conteúdos dos Exames Finais Anos Finais EF dos Exames Finais Anos Finais EF Componente Matemática Geografia Exames Finais 6º ano Reading (p. 78,79); Vocabulary (80); Reading (p. 90,91, 92, 93) WH questions (p. 94,95); To be into/ to be a fan of

Leia mais

Brasília-DF, junho de 2012.

Brasília-DF, junho de 2012. COLÉGIO MARIA IMACULADA QI 05 ch. 72 LAGO SUL BRASÍLIA DF E-MAIL: cmidf@cmidf.com.br FONE: 3248 4768 SITE: www.cmidf.com.br Brasília-DF, junho de 2012. Os exemplos de vida falam com mais clareza que as

Leia mais

6 o Ano AC 1 + AC 2. 4 a ETAPA

6 o Ano AC 1 + AC 2. 4 a ETAPA ROTEIRO DE ESTUDO 6 o Ano AC 1 + AC 2 4 a ETAPA 2015 Querido(a) Aluno(a), Ensino Fundamental II APRESENTAÇÃO Este é o seu roteiro de estudo da 4 a etapa. Esperamos que juntos possamos desenvolver um belo

Leia mais

Quadro de conteúdos GEOGRAFIA

Quadro de conteúdos GEOGRAFIA Quadro de conteúdos GEOGRAFIA 6 o ano 1 - PAISAGENS Paisagem e lugar Observação da paisagem A ação humana e as mudanças na paisagem Ação humana e desenvolvimento sustentável Natureza e mudança Paisagens

Leia mais

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 2º TRIMESTRE AGOSTO/2013 TURMA 311. Professora Grace

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 2º TRIMESTRE AGOSTO/2013 TURMA 311. Professora Grace TURMA 311 Professora Grace 01 02 Vocabulário. Peso: 4,0 06 Língua Texto, produção textual, sinônimos e antônimos. Prova de Ens. Religioso: Texto- Atitudes solidárias. 08 09 10 13 Artes: Análise e releitura

Leia mais

Horário de Aulas de Recuperação 6º ano

Horário de Aulas de Recuperação 6º ano CONTEÚDOS DE RECUPERAÇÃO 2º BIMESTRE 6º ANO Geografia Tempo Geológico Fósseis Rochas Minerais Tipos de Erosão Tectonismo de Placas: Terremotos e Vulcanismo. Potenciação Radiciação Expressões Numéricas

Leia mais

Geografia Leituras e Interação

Geografia Leituras e Interação Apontamentos das obras LeYa em relação às Orientações Teórico-Metodológicas para o Ensino Médio do estado de PERNAMBUCO Geografia Leituras e Interação 2 Caro professor, Este guia foi desenvolvido para

Leia mais

Conteúdos - AP1/2015-2º ano

Conteúdos - AP1/2015-2º ano Língua Portuguesa: Conteúdos - AP1/2015 Conteúdos - AP1/2015-2º ano Gramática Unidade 1: O alfabeto Unidade 2: Ordem alfabética Unidade 3: Sílaba Unidade 4: Vogais Encontro vocálicos Unidade 5: Consoantes

Leia mais

Programação Anual. 6 ọ ano (Regime 9 anos) 5 ạ série (Regime 8 anos) VOLUME VOLUME

Programação Anual. 6 ọ ano (Regime 9 anos) 5 ạ série (Regime 8 anos) VOLUME VOLUME Programação Anual 6 ọ ano (Regime 9 anos) 5 ạ série (Regime 8 anos) 1 ọ 2 ọ O OLHAR GEOGRÁFICO: LENTES NOVAS PARA ENTENDER NOSSO MUNDO 1. O espaço em transformação Geografia para quê? O espaço geográfico:

Leia mais

Conteúdo de Recuperação 4º Bimestre ENSINO FUNDAMENTAL II

Conteúdo de Recuperação 4º Bimestre ENSINO FUNDAMENTAL II Conteúdo de Recuperação 4º Bimestre ENSINO FUNDAMENTAL II Educação Física Willian Judô, Atletismo e Distúrbios Alimentares Trabalho Solicitado: Questionário realizado em sala de aula no 1º dia de recuperação

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 2º PERÍODO/2015 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 2º PERÍODO/2015 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 2º PERÍODO/2015 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL LÍNGUA PORTUGUESA (Unidades 1 e 2) Gêneros História em quadrinhos Letra de canção Diário Notícia Conto de fadas Texto de opinião Conto

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II MATÉRIAS DE RECUPERAÇÃO FINAL 3º TRIMESTRE

ENSINO FUNDAMENTAL II MATÉRIAS DE RECUPERAÇÃO FINAL 3º TRIMESTRE REDE SAGRADO - COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA UBÁ - ANO 2014 Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Pré-Vestibular, Curso Técnico em Meio Ambiente Praça São Januário, 276 CEP:36500-000

Leia mais

DATAS DAS AVALIAÇÕES 2 ETAPA/ TRIMESTRE

DATAS DAS AVALIAÇÕES 2 ETAPA/ TRIMESTRE ª Caro (a) Aluno (a) e Srs. Responsáveis. Brasília, 06 de março de 2015. Seguem informações importantes a respeito dos conteúdos programáticos que serão abordados nas avaliações mensais (A1) do 1º Trimestre/2015

Leia mais

Conteúdo Programático 3º ano Ensino Fundamental I LÍNGUA PORTUGUESA 1º PERÍODO

Conteúdo Programático 3º ano Ensino Fundamental I LÍNGUA PORTUGUESA 1º PERÍODO Conteúdo Programático 3º ano Ensino Fundamental I LÍNGUA PORTUGUESA 1º PERÍODO Fevereiro Leitura: Vida de Criança - O menino Maluquinho - Infância 1 e 2 - Poema - Alfabeto - Ordem alfabética - c/g, - b-p/mb-mp/

Leia mais

Roteiro 4ª série/ii Unidade FUNDAÇÃO JOSÉ CARVALHO ESCOLA MARIA CARVALHO. Um caminho para a construção da cidadania

Roteiro 4ª série/ii Unidade FUNDAÇÃO JOSÉ CARVALHO ESCOLA MARIA CARVALHO. Um caminho para a construção da cidadania FUNDAÇÃO JOSÉ CARVALHO ESCOLA MARIA CARVALHO Um caminho para a construção da cidadania Roteiro de Estudo II Unidade 4ª série Informações Gerais da Unidade: Período de aulas: 16/04 a 22/06 Período de Avaliações

Leia mais

processo seletivo 1 a série ensino médio

processo seletivo 1 a série ensino médio processo seletivo 1 a série ensino médio 1 a série ensino médio Regulamento do Processo Seletivo para 2015 O processo seletivo do Colégio Vital Brazil tem por objetivo conhecer a atuação do aluno no processo

Leia mais

Sistemática 7º ano. 1º Bimestre - 2016

Sistemática 7º ano. 1º Bimestre - 2016 Colégio Adventista de Cruzeiro - SP Rua José Cipriano Sobrinho, 37 Retiro da Mantiqueira Cruzeiro/SP Cep: 12712-550 Tel.: (12) 3141-7000 Sistemática 7º ano 1º Bimestre - 2016 Porque o Senhor dá a sabedoria,

Leia mais

02- Agrupamento de estrelas que juntas formam figuras imaginárias. R.: 03- Ciência que estudo os corpos celestes. R.:

02- Agrupamento de estrelas que juntas formam figuras imaginárias. R.: 03- Ciência que estudo os corpos celestes. R.: PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS 5º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== De acordo com as dicas, responda: 01- Foi

Leia mais

Obs.: Nos dias do simulado os alunos do 1º turno entrará as 8h e sairá as 10h, e do 2º turno entrará as 13h e 30min e sairá as 15h e 30min.

Obs.: Nos dias do simulado os alunos do 1º turno entrará as 8h e sairá as 10h, e do 2º turno entrará as 13h e 30min e sairá as 15h e 30min. Conteúdos a serem estudados. PORTUGUÊS Escrita do nome, alfabeto, ordenar palavras, masculino e feminino, separação silábica, números de sílabas, auto-ditado, texto com interpretação e sequência da história.

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA

LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA LÍNGUA PORTUGUESA Leitura oral de palavras e frases simples Compreensão de texto (registrar como souber) Formação de palavras (com recursos pedagógicos) Treino ortográfico (auto-ditado). MATEMÁTICA Relação

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL CRITÉRIOS 7 ANO

ENSINO FUNDAMENTAL CRITÉRIOS 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL Cruzeiro 3213-3838 Octogonal 3213-3737 www.ciman.com.br CRITÉRIOS 7 ANO Brasília, 12 de fevereiro de 2015. Caro aluno, Segue a agenda do 1º bimestre. Nela, você encontra informações

Leia mais

GRUPO VI 2 o BIMESTRE PROVA A

GRUPO VI 2 o BIMESTRE PROVA A Sistema de Ensino Unidade Portugal Série: 6 o ano (5 a série) Período: MANHÃ Data: 24/6/2009 PROVA GRUPO GRUPO VI 2 o BIMESTRE PROVA A Nome: Turma: Valor da prova: 4,0 Nota: Sou água cristalina Sou água

Leia mais

GRUPO V 2 o BIMESTRE PROVA A

GRUPO V 2 o BIMESTRE PROVA A Sistema de Ensino PROVA V 2 o BIMESTRE PROVA A Valor da prova: 4,0 forum.netxplica.com Autoridades não conseguem diminuir poluição para os Jogos Olímpicos. Tempestade de areia faz situação piorar. Os US$16

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 2º TRIMESTRE 2011 1º ano do Ensino Médio

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 2º TRIMESTRE 2011 1º ano do Ensino Médio CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 2º TRIMESTRE 2011 1º ano do Ensino Médio GRAMÁTICA Fascículo 3 As palavras da nossa língua Estrutura das palavras: o Palavra, frase e texto; o Letra e fonema; o Classificação quanto

Leia mais

Dividiremos nossa aula em:

Dividiremos nossa aula em: Curso: Pedagogia Profa. Ms. Mara Pavani da Silva Gomes Ciências, tecnologia e qualidade de vida Dividiremos nossa aula em: 1) Algumas considerações sobre a ciência 2) A atividade científica 3) Construção

Leia mais

Escola do Campus da Caparica Ano Lectivo 2006/2007 Ciências Naturais 9º Ano. Nome: N.º: Turma:

Escola do Campus da Caparica Ano Lectivo 2006/2007 Ciências Naturais 9º Ano. Nome: N.º: Turma: Escola do Campus da Caparica Ano Lectivo 2006/2007 Ciências Naturais 9º Ano Teste de avaliação = Alterações climáticas Duração 90 min. Nome: N.º: Turma: O teste é constituído por 3 grupos: Grupo I 15 questões

Leia mais

O MEIO AMBIENTE CLIMA E FORMAÇÕES VEGETAIS

O MEIO AMBIENTE CLIMA E FORMAÇÕES VEGETAIS 2011/2012 Geografia 7º Ano de escolaridade O MEIO AMBIENTE CLIMA E FORMAÇÕES VEGETAIS Estado do tempo e clima Elementos e fatores do clima A ATMOSFERA: Invólucro gasoso (camada de ar) que envolve a Terra;

Leia mais

Conteúdo: Aula: 12 assíncrona. Ciclo da água e dos nutrientes. Ciclo do nitrogênio, carbono e oxigênio. CONTEÚDO E HABILIDADES

Conteúdo: Aula: 12 assíncrona. Ciclo da água e dos nutrientes. Ciclo do nitrogênio, carbono e oxigênio. CONTEÚDO E HABILIDADES CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA Aula: 12 assíncrona Conteúdo: Ciclo da água e dos nutrientes. Ciclo do nitrogênio, carbono e oxigênio. 2 CONTEÚDO E

Leia mais

6º ANO CIÊNCIAS / PEDRO Astronomia: Capítulos: 3 e 7 Água: Capítulos: 10, 14, 18 e 19 Terra: Capítulos: 22 e 23 Atmosfera: Capítulos: 28, 29, 30 e 31

6º ANO CIÊNCIAS / PEDRO Astronomia: Capítulos: 3 e 7 Água: Capítulos: 10, 14, 18 e 19 Terra: Capítulos: 22 e 23 Atmosfera: Capítulos: 28, 29, 30 e 31 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PARA EXAMES FINAIS ENSINO FUNDAMENTAL 6º ANO CIÊNCIAS / PEDRO Astronomia: Capítulos: 3 e 7 Água: Capítulos: 10, 14, 18 e 19 Terra: Capítulos: 22 e 23 Atmosfera: Capítulos: 28, 29,

Leia mais

Professores: Clodoaldo e Jaime

Professores: Clodoaldo e Jaime Professores: Clodoaldo e Jaime A atmosfera é uma camada gasosa que envolve a Terra composta por vários gases. Ela é dividida em camadas de acordo com a altitude e as propriedades físicas, e composição

Leia mais

CONCURSO DE BOLSAS 2016 CONTEÚDOS PRÉVIOS DO 5º ANO PARA CANDIDATOS A BOLSA NO 6 ANO DISCIPLINA CONTEÚDO

CONCURSO DE BOLSAS 2016 CONTEÚDOS PRÉVIOS DO 5º ANO PARA CANDIDATOS A BOLSA NO 6 ANO DISCIPLINA CONTEÚDO CONTEÚDOS PRÉVIOS DO 5º ANO PARA CANDIDATOS A BOLSA NO 6 ANO INGLÊS Leitura e interpretação textual; Tipologia Textual; Artigo; Substantivo; Adjetivo; Pronome; Verbos; Advérbio; Preposição; Fonema e letra.

Leia mais

RENDIMENTO NESTE PERÍODO

RENDIMENTO NESTE PERÍODO ALUNO (A): ANO: 5º ANO FUNDAMENTAL 23/11/2012 A SEGUIR ALGUMAS ORIENTAÇÕES PARA UM MELHOR RENDIMENTO NESTE PERÍODO: ( ) MELHORAR A CALIGRAFIA. ( ) MAIS ATENÇÃO NA ORTOGRAFIA. ( ) REALIZAR AS ATIVIDADES

Leia mais

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 1º TRIMESTRE MAIO/2014 TURMA 311. Professora Simone

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 1º TRIMESTRE MAIO/2014 TURMA 311. Professora Simone TURMA 311 Professora Simone Minha cidade. Criar fantoches e apresentar uma história (em trio) Prova de Ciências: Animais (mamíferos, répteis, anfíbios, aves e peixes), zona rural e urbana 11 12 Desenhar

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 3ª PROVA DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 3ª PROVA DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 3ª PROVA DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: Nota: Professor(a): Élida Valor da Prova: 65 pontos Orientações gerais: 1) Número

Leia mais

REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO MÉDIO. Metas de Realização - Prova Final / Prova de Recuperação. 2º Ano

REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO MÉDIO. Metas de Realização - Prova Final / Prova de Recuperação. 2º Ano Língua Portuguesa - Conhecer as classes gramaticais; - Conceituar sintaxe e as funções sintáticas; - Apresentar as noções de substantivo e adjetivo caracterizando a relação existente entre eles; - Apresentar

Leia mais

ASSUNTOS PARA RECUPERAÇÃO 6º ANO

ASSUNTOS PARA RECUPERAÇÃO 6º ANO ASSUNTOS PARA RECUPERAÇÃO 6º ANO ARTES - Ponto e linha...tipos de ponto e linha; - Cores quentes e frias; - Desenho...memória...cego...observação; - Abstracionismo. CIÊNCIAS - O ciclo da água; - Tectônica

Leia mais

COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA

COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL para o 6º ANO LÍNGUA PORTUGUESA Abordagem linguístico-gramatical: Leitura e interpretação dos diferentes gêneros textuais. Reconhecimento e identificação das características

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS -1º TRIMESTRE- -1º ANO/2012-

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS -1º TRIMESTRE- -1º ANO/2012- CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS -1º TRIMESTRE- -1º ANO/2012- BIOLOGIA Interdependência da vida. *Níveis de organização. *Dinâmica das populações. *Relações Ecológicas. O Movimento dos Materiais e da Energia na

Leia mais

RELAÇÃO DOS DVDS USINA CIÊNCIA-PROEX-UFAL.

RELAÇÃO DOS DVDS USINA CIÊNCIA-PROEX-UFAL. RELAÇÃO DOS DVDS USINA CIÊNCIA-PROEX-UFAL. CÓDIGO: 7000 - CIÊNCIAS CÓDIGO CIÊNCIAS 7001 VER CIÊNCIA 2006 - Módulo 1 Santos Dumont: Uma vida não se conta em uma hora 7002 VER CIÊNCIA 2006 - Módulo 2 Do

Leia mais

Aula 01 Introdução à Ecologia: níveis de organização ecológica; ecossistema; níveis tróficos do ecossistema; a energia nos ecossistemas.

Aula 01 Introdução à Ecologia: níveis de organização ecológica; ecossistema; níveis tróficos do ecossistema; a energia nos ecossistemas. Aula 01 Introdução à Ecologia: níveis de organização ecológica; ecossistema; níveis tróficos do ecossistema; a energia nos ecossistemas. O que é? O que estuda? Qual a sua importância? HISTÓRICO Homem primitivo

Leia mais

PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências

PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências 6 ANO / ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS (LÍNGUA PORTUGUESA, REDAÇÃO, ARTES E LÍNGUA

Leia mais

Conhecimento exigido: Questão exigia do aluno conhecimento sobre conflitos atuais bem como algumas atualidades políticas geográficas.

Conhecimento exigido: Questão exigia do aluno conhecimento sobre conflitos atuais bem como algumas atualidades políticas geográficas. Prova de Geografia (versão amarela) Professor Marcelo da Silva Questão 11 Nível - Fácil Conhecimento exigido: Questão exigia domínio sobre o histórico do processo migratório para Santa Catarina bem como

Leia mais

COLÉGIO AFAM SÃO MIGUEL Conteúdo Processo Seletivo 2014

COLÉGIO AFAM SÃO MIGUEL Conteúdo Processo Seletivo 2014 ENSINO FUNDAMENTAL I 2º ANO PORTUGUÊS: Famílias silábicas simples e formação de palavras; Auto-ditado; Reconhecer e aplicar vogais e consoantes; Completar palavras com vogais e consoantes; letra cursiva

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 6 ANO

ENSINO FUNDAMENTAL CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL Cruzeiro 3213-3838 Octogonal 3213-3737 www.ciman.com.br CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 6 ANO Brasília, 5 de agosto de 2014. Caro aluno, Segue a agenda do 3º bimestre. Nela, você encontra informações

Leia mais

EXERCÍCIOS DE REVISÃO - CAP. 04-7ºS ANOS

EXERCÍCIOS DE REVISÃO - CAP. 04-7ºS ANOS EXERCÍCIOS DE REVISÃO - CAP. 04-7ºS ANOS LEIA AS INFORMAÇÕES, CONSULTE O LIVRO PARA ADQUIRIR MAIS CONHECIMENTO E RESPONDA OS EXERCÍCIOS EM SEU CADERNO. 1- Quente e frio: um país de extremos O Brasil é

Leia mais

Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar GEOGRAFIA

Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar GEOGRAFIA Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar GEOGRAFIA A proposta A proposta do Material Didático Positivo é a de construir um entendimento do geográfico com a perspectiva de que os

Leia mais

Conteúdo para Exames Finais

Conteúdo para Exames Finais Conteúdo para Exames Finais 1º ano Português Elementos da comunicação; Linguagem verbal e não verbal; Linguagem formal e informal; Variações linguísticas; História e origem da Língua Portuguesa; Estrutura

Leia mais

1º ano - Ensino Médio

1º ano - Ensino Médio PLANOS DE ESTUDOS 2º TRIMESTRE 1º ano - Ensino Médio Componente curricular: Língua Espanhola Professora: Angela Bono Formación del plural Vocabulario de familia Los días y meses Acentuación Vocabulario

Leia mais

COLÉGIO VERITAS. 6º ANO - MA e MB. 3ª feira 14/07 Português Redação. 4ª feira 15/07. Inglês. Possessive Case

COLÉGIO VERITAS. 6º ANO - MA e MB. 3ª feira 14/07 Português Redação. 4ª feira 15/07. Inglês. Possessive Case Desde 1979 a serviço da Educação. RJ,01/07//2015. 6º ANO - MA e MB * dia * 2ª chamada dia 04/08 às 12h - (SOMENTE COM ATESTADO MÉDICO) e / Cap 3 Cuidando do solo Cap 4 O solo e a saúde Cap 5 O lixo Possessive

Leia mais

Ciências/15 6º ano Turma:

Ciências/15 6º ano Turma: Ciências/15 6º ano Turma: 2º trimestre Nome: Data: / / 6ºcie302r Roteiro de Estudos- Recuperação de Ciências 6 ANO 2º trimestre Atividades para a oficina de estudo: Ciências - 6º ano 2º trimestre * Organizador-

Leia mais

MATRIZ GEEKIE 1º Ano 1ª Aplicação Área Matéria Assunto

MATRIZ GEEKIE 1º Ano 1ª Aplicação Área Matéria Assunto MATRIZ GEEKIE 1º Ano 1ª Aplicação Estrutura celular Impactos ambientais da ação humana Método científico e o estudo da Tratamento de resíduos Estudo do movimento: aceleração Estudo do movimento: velocidade

Leia mais

Data: / / Analise as proposições sobre as massas de ar que atuam no Brasil, representadas no mapa pelos números arábicos.

Data: / / Analise as proposições sobre as massas de ar que atuam no Brasil, representadas no mapa pelos números arábicos. -* Nome: nº Ano: 1º Recuperação de Geografia / 2º Bimestre Professor: Arnaldo de Melo Data: / / 1-(UDESC) Observe o mapa abaixo.. Analise as proposições sobre as massas de ar que atuam no Brasil, representadas

Leia mais

MATÉRIA DAS PROVAS 4 BIMESTRE 6º ANO

MATÉRIA DAS PROVAS 4 BIMESTRE 6º ANO PORTUGUÊS PROFª. NATALIA Pronome Verbo parte I (livro páginas 253 a 263) Verbo parte II (livro páginas 274 a 279) Caderno, livro e gramática MATÉRIA DAS PROVAS 4 BIMESTRE 6º ANO Livro ''O chute que a bola

Leia mais

Conteúdo: O planeta onde vivemos. Globo terrestre e planisfério. Consumismo. Latifúndio. A fome. CIÊNCIAS HUMANAS

Conteúdo: O planeta onde vivemos. Globo terrestre e planisfério. Consumismo. Latifúndio. A fome. CIÊNCIAS HUMANAS 2 Conteúdo: O planeta onde vivemos. Globo terrestre e planisfério. Consumismo. Latifúndio. A fome. 3 Habilidades: Conhecer e descrever as características do planeta terra. Diferenciar consumo e consumismo.

Leia mais

Unidade 8. Ciclos Biogeoquímicos e Interferências Humanas

Unidade 8. Ciclos Biogeoquímicos e Interferências Humanas Unidade 8 Ciclos Biogeoquímicos e Interferências Humanas Ciclos Biogeoquímicos Os elementos químicos constituem todas as substâncias encontradas em nosso planeta. Existem mais de 100 elementos químicos,

Leia mais

Tempo & Clima. podendo variar durante o mesmo dia. é o estudo médio do tempo, onde se refere. às características do

Tempo & Clima. podendo variar durante o mesmo dia. é o estudo médio do tempo, onde se refere. às características do Definição A é uma ciência de pesquisa meteorológica e geográfica dedicada ao estudo do clima em seus vários aspectos. Ela investiga as causas e as relações físicas entre os diferentes fenômenos climáticos

Leia mais

Profª: Sabrine V. Welzel

Profª: Sabrine V. Welzel Geografia 6 Ano Águas Continentais e Oceânicas 1 - Observe a imagem a seguir e explique com suas palavras sobre o que se trata: 2 Complete os espaços em branco com palavras abaixo destacadas: Solos subterrâneas

Leia mais

Ecologia BB.. 0 4 0 4 Pa P isa s ge g ns s n at a ura r is s e bio i d o iv i e v rs r i s d i ad a e e (P ( a P r a t r e t I ). ) Pá P g. á g.

Ecologia BB.. 0 4 0 4 Pa P isa s ge g ns s n at a ura r is s e bio i d o iv i e v rs r i s d i ad a e e (P ( a P r a t r e t I ). ) Pá P g. á g. Ecologia BB. 04 Paisagens naturais e biodiversidade (Parte I). Pág. 61 Estrutura da Terra Atmosfera camada gasosa Hidrosfera massa líquida (rios,lagos, oceanos) Biosfera porção do planeta onde se desenvolvem

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS EMENTAS DO CURSO DE GEOGRAFIA CURRÍCULO NOVO, A PARTIR DE 2011 NÍVEL I 15359-04 Epistemologia da Geografia Introdução ao campo teórico da Geografia. Construção de uma Base Teórica e Epistemológica dos

Leia mais

ENSINO MÉDIO. Geografia

ENSINO MÉDIO. Geografia ENSINO MÉDIO Geografia 2011 Governador do Estado de Pernambuco EDUARDO HENRIQUE ACCIOLY CAMPOS Secretário de Educação do Estado ANDERSON STEVENS LEÔNIDAS GOMES EQUIPE DE ELABORAÇÃO Evandro Ribeiro de Souza

Leia mais

FORTALECENDO SABERES APRENDER A APRENDER CONTEÚDO E HABILIDADES GEOGRAFIA DESAFIO DO DIA. Conteúdo:

FORTALECENDO SABERES APRENDER A APRENDER CONTEÚDO E HABILIDADES GEOGRAFIA DESAFIO DO DIA. Conteúdo: CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA A Conteúdo: O gás carbônico se acumula na atmosfera; O buraco na camada de ozônio. A crescente escassez de água potável no mundo; A relação sociedade-natureza.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI PROGRAMA DE ACESSO SERIADO (PAS) Programa de Provas Módulo I

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI PROGRAMA DE ACESSO SERIADO (PAS) Programa de Provas Módulo I UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI PROGRAMA DE ACESSO SERIADO (PAS) Programa de Provas Módulo I O programa das matérias do 1º módulo do PAS relaciona-se aos conteúdos curriculares indicados pelos

Leia mais

CONTEÚDOS E DISTRIBUIÇÃO DE PONTOS 1ª

CONTEÚDOS E DISTRIBUIÇÃO DE PONTOS 1ª CONTEÚDOS E DISTRIBUIÇÃO DE PONTOS 1ª Etapa/2013-1ª série EM z 1 Todo trabalho merece seu prêmio Santo Antônio Maria Zaccaria Português O processo comunicativo Tipos de linguagem O signo linguístico Conceito

Leia mais

Os fenômenos climáticos e a interferência humana

Os fenômenos climáticos e a interferência humana Os fenômenos climáticos e a interferência humana Desde sua origem a Terra sempre sofreu mudanças climáticas. Basta lembrar que o planeta era uma esfera incandescente que foi se resfriando lentamente, e

Leia mais

COLÉGIO MILLENNIUM CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES I AVALIAÇÃO FUNDAMENTAL MENOR 3º ANO B (2ª SÉRIE) MATEMÁTICA PORTUGUÊS

COLÉGIO MILLENNIUM CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES I AVALIAÇÃO FUNDAMENTAL MENOR 3º ANO B (2ª SÉRIE) MATEMÁTICA PORTUGUÊS Comunicado nº 006 /2011. I AVALIAÇÃO FUNDAMENTAL MENOR 3º ANO B (2ª SÉRIE) / RELIGIÃO / - Interpretação de Textos - Ortografia: H / LH, NH e CH / RR e SS - Adjetivo; - Gênero do substantivo: Masculino

Leia mais

Ciclos do elementos Carbono, Nitrogênio e Enxofre

Ciclos do elementos Carbono, Nitrogênio e Enxofre Ciclos do elementos Carbono, Nitrogênio e Enxofre Atmosfera Atmosfera é a camada gasosa ao redor da Terra. Hidrosfera é a parte líquida da Terra que corresponde a cerca de 80% da superfície. A água dos

Leia mais

CONTEÚDO DAS PROVAS/ MENSAIS E BIMESTRAIS

CONTEÚDO DAS PROVAS/ MENSAIS E BIMESTRAIS CALENDÁRIO DAS PROVAS DO 6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL - 1º BIMESTRE 22/02 3ªF HISTÓRIA 22/03 3ªF HISTÓRIA 23/02 4ªF PORTUGUÊS 23/03 4ªF PORTUGUÊS 28/02 2ªF INGLÊS 01/03 3ªF FILOSOFIA 28/03 2ªF INGLÊS 29/03

Leia mais

Provas de Conhecimento Específico. Módulo I (conhecimentos básicos) (resposta obrigatória a todas as Partes: I, II e III) Programa

Provas de Conhecimento Específico. Módulo I (conhecimentos básicos) (resposta obrigatória a todas as Partes: I, II e III) Programa Provas de Admissão para maiores de 23 anos Ano lectivo: 2012 Curso de Engenharia do Ambiente Provas de Conhecimento Específico Módulo I (conhecimentos básicos) (resposta obrigatória a todas as Partes:

Leia mais

CONTEÚDOS AVALIATIVOS 3ª VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3ª ETAPA

CONTEÚDOS AVALIATIVOS 3ª VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3ª ETAPA 1 º Ano A Formas Geométricas Simetria Auto retrato Vida e obras de Romero Britto Linhas retas e curvas Ervas Medicinais Poluição Lixo Animais da Mata Atlântica Livro sagrado (bíblia) Religião e religiosidade

Leia mais

Elementos e fatores climáticos

Elementos e fatores climáticos Elementos e fatores climáticos O entendimento e a caracterização do clima de um lugar dependem do estudo do comportamento do tempo durante pelo menos 30 anos: das variações da temperatura e da umidade,

Leia mais

Nacionalidade:... Naturalidade:...

Nacionalidade:... Naturalidade:... ANEXO I Nº Inscrição FICHA DE INSCRIÇÃO *Nome completo DADOS DE IDENTIFICAÇÃO *E-mail *CPF *Endereço completo *Telefone (fixo / móvel) Sexo F ( ) M ( ) Nascimento / / Número do RG Nacionalidade:... Naturalidade:...

Leia mais

HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE 2015 8 os ANOS

HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE 2015 8 os ANOS HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE 2015 8 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA 1. Identificar, interpretar e utilizar as características sociocomunicativas e os recursos de persuasão nos textos de opinião e publicitários.

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL DR.JOÃO CÂNDIDO FERREIRA ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

COLÉGIO ESTADUAL DR.JOÃO CÂNDIDO FERREIRA ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO COLÉGIO ESTADUAL DR.JOÃO CÂNDIDO FERREIRA ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Plano de Trabalho Docente 2014 Curso: Ensino Médio e Profissional Série: 7 B Disciplina: Educação Física Bimestre: 1-2 -3-4 Professor:

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE MOGI GUAÇU - SP

CÂMARA MUNICIPAL DE MOGI GUAÇU - SP CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS Nº 01/2010 ANEXO II CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS E BIBLIOGRÁFICOS CARGO: 1.1 - AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS 03 VAGAS LÍNGUA PORTUGUÊSA - 10 QUESTÕES De acordo com o novo acordo ortográfico

Leia mais