ESCOLA DE APRENDIZES DO EVANGELHO CURSO BÁSICO Fluidos e Perispírito Autora: Priscilla Mensinger

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESCOLA DE APRENDIZES DO EVANGELHO CURSO BÁSICO Fluidos e Perispírito Autora: Priscilla Mensinger"

Transcrição

1 1 ESCOLA DE APRENDIZES DO EVANGELHO CURSO BÁSICO Fluidos e Perispírito Autora: Priscilla Mensinger FLUIDOS Cientificamente, um Fluido é toda substância que se deforma quando submetida à ação de uma força, não importando a intensidade desta. Os fluidos incluem, basicamente, os líquidos e os gases. Mas, para o Espiritismo, um fluido é todo tipo de matéria existente. Da mais densa até a mais etérea e sutil.os fluidos podem ter sua constituição física e química variadas, dependendo da necessidade do momento e para melhor servir como intermediário entre os planos material e espiritual. Para continuarmos este estudo, é importante nos lembrarmos dos elementos básicos do Universo ensinados pelo Espiritismo. São eles: Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. Espírito é o princípio inteligente do Universo. Matéria é o instrumento que o Espírito se serve, exercendo sua ação sobre ele. Toda matéria é formada pelo Fluido Universal e, dizem os Espíritos, existe em estados ainda desconhecidos ao homem da Terra. O que é este Fluido Universal? Toda a matéria existente no Universo tem como princípio básico o Fluido Universal. Tudo que não é Deus e não é Espírito, é matéria e deriva do Fluido Universal. Todo o Universo está envolvido por este Fluido Universal, assim como o ar envolve o ambiente em que estamos. Não existe o vazio, o vácuo, sempre haverá o Fluido Universal presente. O Fluido Universal existe em dois estados: etéreo (que não se pode tocar) e material. No estado etéreo, o Fluido Universal está no seu estado normal e é desta forma que participa dos fenômenos espirituais e psíquicos. Tais como: magnetizações e os fenômenos mediúnicos. No estado material, podemos dizer que ocorreu uma condensação do Fluido Universal, de tal forma, que se tornou visível e possível de ser tocado por um ser encarnado. Toda a matéria, orgânica ou inorgânica, é derivada da condensação do Fluido Universal. O Fluido Universal em estado de eterização pode ser manipulado pelos Espíritos através do pensamento, para criar objetos iguais aos que usavam quando encarnados, tais como: roupas, armas, utensílios pessoais, dinheiro, comida, tudo que se possa imaginar. O uso dependerá da evolução do Espírito. Quando tomamos um passe, os Espíritos manipulam o Fluido Universal transformando-o em fluidos capazes de energizar e revitalizar órgãos debilitados, modificando sua estrutura molecular. A energia fluídica é uma derivação do Fluido Universal. A maior estrela do Universo e a menor partícula de um átomo têm origem no Fluido Universal.

2 2 Os Fluidos Espirituais são a matéria do plano espiritual e, por isso, torna-se imperceptível ao ser encarnado. Esses fluidos formam o meio através do qual os pensamentos dos Espíritos viajam pelo Universo, assim como o ar é o meio por onde o som se propaga no mundo material. Os Fluidos Espirituais envolvem os planetas também. Dependendo do grau de evolução de cada mundo, fluidos mais grosseiros ou mais puros estarão ao redor de cada um. Por todo nosso planeta, Jesus manipula esses fluidos e os envia até nós, trazendo toda uma série de benefícios para nossa saúde mental e física. Mas, para ter acesso a estes benefícios, é preciso cultivar o Evangelho dentro de si. Tanto os Espíritos encarnados (pensamento) como os desencarnados são capazes de agir sobre o Fluido Espiritual. É possível torná-lo bom ou ruim, dependendo apenas da mente daquele que o está manipulando. Assim, podemos enviar bons ou maus fluidos a quem quer que seja, sabendo que seremos os responsáveis pelas consequências dos nossos pensamentos. Curas As curas realizadas por Espíritos encarnados ou desencarnados estão diretamente ligadas à manipulação dos fluidos. Cada Espírito tem uma habilidade para curar. Isto depende do grau de evolução de cada um, pois quanto mais evoluído for o Espírito, maior a pureza desse fluido, como também, maior será a energia colocada no processo de cura. Espíritos com grande conhecimento da ação dos fluidos podem curar instantaneamente com imposição das mãos ou com a simples vontade de fazer o bem. Jesus era mestre em conseguir essas curas. O poder de curar através da ação fluídica é algo que se desenvolve através da prática, do estudo e da ação do bem. Existem 3 formas de se transmitir a ação magnética dos fluidos: Através dos fluidos do próprio magnetizador encarnado: o passista transmite seus próprios fluidos. Através dos fluidos de um Espírito desencarnado: o Espírito transmite seus fluidos diretamente, sem intermediários (médiuns). Através dos fluidos do Espírito combinados ou não com os fluidos do magnetizador: o Espírito se utiliza de um médium para enviar seus fluidos, que são transmitidos junto ou não com os fluidos do próprio médium. Princípio Vital e Fluido Vital O Princípio Vital é o princípio da vida material. Todos os seres vivos do Universo são animados através deste Princípio. O Fluido Vital é derivado do Fluido Universal. O que diferencia a matéria orgânica da inorgânica é o FV, pois é ele que dá à matéria orgânica a condição de desenvolver-se. (nascer, crescer, desenvolver-se e morrer) Princípio Vital e Fluido Vital são coisas diferentes. O Principio Vital é o agente do Fluido Vital. No Principio Vital existe a energia da vida em potencial e no Fluido Vital essa mesma energia está colocada em ação.

3 3 O Princípio Vital anima a matéria orgânica utilizando o Fluido Vital como veículo. A quantidade de Fluido Vital absorvida por um ser, na ocasião de seu nascimento, determinará o seu tempo de vida. Quando o fluido se esgotar, ocorrerá a morte das células e dos órgãos e a vida cessará. O Fluido Vital pode ser transmitido de um ser para outro. Isto pode ocorrer através do passe ou pode haver uma doação deste Fluido diretamente do plano espiritual. PERISPÍRITO Para se fazer um estudo, podemos dividir o ser encarnado em 3 partes: O espírito, o corpo material e o corpo espiritual, ou seja, o Perispírito. O Perispírito é o laço que liga o Espírito ao corpo. Sem ele o Espírito não teria condições de interagir com o mundo material. O Perispírito é um corpo constituído de uma matéria muito sutil, envolvendo o Espírito, dandolhe forma. O espírito por si só não possui forma. O corpo físico é uma cópia do Perispírito. Portanto, o Perispírito formou-se antes do corpo físico e sobreviverá à morte deste. O Perispírito começa a colocar suas impressões no corpo físico desde a concepção e a gestação no útero materno. Por isso, todas as características que este novo corpo terá, serão aquelas registradas no Perispírito. Tais como: virtudes e defeitos de nascença. Durante as várias reencarnações, o Perispírito pode sofrer lesões, mutilações e mutações decorrentes da invigilância do Espírito, então, nas próximas vezes que reencarnar, o seu novo corpo físico apresentará os resultados de suas vivencias. Tudo que existe no corpo físico tem uma contrapartida do Perispírito. Tanto órgãos internos, como externos. As percepções dos sentidos do Perispírito são muito mais apuradas que as do corpo físico, em decorrência disso, quando há um desdobramento espiritual de um encarnado, suas impressões e sensações tornam-se muito mais apuradas. Natureza do Perispírito O Perispírito tem uma constituição material e, como toda a matéria existente no Universo, ele é formado pela condensação do Fluido Universal. Ao ter a função de envolver o Espírito, ele também acompanha a evolução desse Espírito no decorrer das encarnações em um mesmo planeta, tornadose mais purificado e sutil. O Perispírito também funciona como um arquivo do Espírito, guardando tudo que se passou durante sua existência espiritual e em todas as reencarnações vividas pelo ser. Forma do Perispírito O Perispírito não tem uma forma definida. Pode tomar a forma que a mente do Espírito ordenar. Muitas vezes os Espíritos se apresentam com a forma que tinham em sua última reencarnação, mas nada os impede de surgirem com outra aparência, desde que tenham o conhecimento para tanto.

4 4 Não só Espíritos superiores têm esse conhecimento, Espíritos inferiores podem saber moldar seu Perispírito e tomar formas desagradáveis para aterrorizar seus desafetos encarnados ou desencarnados. Existem casos de Espíritos tomarem formas de animais. Não que tenham regredido em sua condição espiritual, pois seria impossível. Isto ocorre somente com sua aparência. Constituição do Perispírito A constituição do Perispírito no aspecto geral é igual para todos os Espíritos, mas intimamente existem diferentes variações provocadas pela evolução de cada um e pelo planeta a que está ligado. O Espírito retira elementos fluídicos do planeta em que se encontra para formar seu Perispírito. Tudo se principia no Fluido Cósmico Universal. Portanto, quando um ser espiritual é enviado a outro planeta para continuar seu processo evolutivo, seu perispírito se reveste dos fluidos do novo planeta a ser habitado. A evolução do Espírito também é um fator importante na formação do Perispírito. O Perispírito de um ser mais evoluído moralmente é mais etéreo e possui maior pureza e uma luminosidade intensa, pois conseguem adquirir os elementos de melhor qualidade do mundo em que estão. Jesus, quando esteve encarnado na Terra, precisou revestir-se de um Perispírito construído com fluidos terrestres. Mas, devido a sua evolução espiritual, Ele adquiriu o melhor daquilo que havia na natureza do planeta. Regressão do Perispírito A regressão da forma do Perispírito tem origem na mente do Espírito. Quando um Espírito permanece com uma idéia fixa de ódio, vingança, medo, culpa ou por ser vítima de obsessores que lhe hipnotizaram a mente, ele não consegue mais manter a forma do seu Perispírito, que é totalmente ligada à vontade do Espírito. Assim, com o passar do tempo, seu Perispírito vai perdendo a forma humana e toma a forma de um ovoide. Em relação ao seu grau evolutivo, nada muda, apenas estaciona naquele patamar e permanece assim, até que sua mente volte funcionar normalmente. A normalização de tal situação passa por um trabalho de reequilíbrio mental, por passes fluídicos reparadores, por uma reforma íntima e, muitas vezes, por reencarnações especialmente estruturadas para que o Perispírito volte a ter a forma humana. Propriedades do Perispírito A fim de facilitar o estudo do Perispírito, vamos analisar suas propriedades mais importantes: Densidade: esta propriedade nos diz o quanto o Perispírito de um Espírito é mais etéreo ou mais materializado. Quanto maior a densidade, mais materializado o Perispírito se apresenta (Espíritos Imperfeitos) e, ao contrário, uma menor densidade significa uma Perispírito mais eterizado (Espíritos Evoluídos).

5 5 Penetrabilidade: o Perispírito tem a possibilidade de atravessar qualquer tipo de matéria densa, tais como: paredes, portas, madeira, metal e etc. A única maneira de impedir um Espírito de entrar em algum ambiente é colocando barreiras magnéticas, nunca físicas. Se um Espírito sente-se impedido de atravessar uma porta, por exemplo, é porque ele desconhece ser capaz de fazê-lo, ou mesmo não acredita que consiga. Invisibilidade: por ser etéreo, o Perispírito torna-se imperceptível à visão normal dos encarnados. Apenas médiuns conseguem vê-los, mas não pelos olhos do corpo, mas do Espírito. Existe a possibilidade de tornar o Perispírito visível, mas só através de um adensamento de sua constituição, assim como Jesus fez quando apareceu aos Apóstolos após a crucificação. Intangibilidade: também por ser etéreo, os encarnados não conseguem perceber o Perispírito pelo toque. Mas, é possível torná-lo tangível, desde que se aumente sua densidade. Jesus também adensou seu Perispírito para Tomé poder tocá-lo. Expansibilidade: através desta propriedade, o ser encarnado consegue ter uma interação mais direta com o mundo espiritual. Pois, o Perispírito se expande e amplia suas percepções para além do mundo material. Nessa expansão podem ocorrer dois tipos de coisa: a exteriorização, (desdobramento) e a irradiação, mais comumente chamado de aura, sendo luminosa nos Espíritos evoluídos e mais escurecida nos Espíritos imperfeitos. Centros de Força do Perispírito Edgard Armond diz que os centros de força são acumuladores e distribuidores de força espiritual situados no Perispírito, por onde transitam os fluidos energéticos. São eles: Coronário: (alto da cabeça) é o centro que assimila os estímulos do plano espiritual e dá equilíbrio ao ser. É neste centro que o fio de prata faz a ligação entre o Perispírito e o corpo físico. Age, também, como um supervisor dos outros centros de força. Frontal: (centro da testa, entre os olhos) está ligado ao Centro Coronário. Ordena as percepções dos cinco sentidos do corpo e o sistema nervoso. É o mais importante dos centros secundários do Perispírito. Laríngeo: (garganta) controla as funções vocais, a respiração, as atividades das glândulas Timo, Tireóide e Paratireóide. Também regula os processos de crescimento e diferenciação dos tecidos. Cardíaco: (coração) é responsável pelo equilíbrio e intercâmbio das emoções e dos sentimentos. Está ligado às emoções superiores e aos afetos. Esplênico: (baço) é importante nos fenômenos mediúnicos, pois é através do seu campo magnético que os Espíritos se manifestam. Sua função mais importante é absorver recursos vitais, modificá-los e depois distribuí-los a todos os outros centros. Gástrico: (estômago) é também chamado de Plexo Solar e dá ao ser a sensibilidade da intuição e das sensações. Está ligado à fisiologia da alma, ao campo das emoções, aos sentimentos primários e ao sistema nervoso, razão pela qual as emoções violentas paralisam a digestão e afetam o fígado.

6 Genésico: (base da coluna vertebral, região do cóccix) centro de força ligado à função sexual, como força criadora. 6 Sentidos do Perispírito As percepções dos sentidos do Perispírito não estão localizadas em determinados órgãos ou lugares do corpo espiritual. Tudo que o Perispírito sente ou percebe é capturado por ele como um todo. Depois, as sensações são transmitidas ao Espírito, que as utiliza para interagir com o mundo físico. Funções do Perispírito Instrumental: representa um instrumento de ligação entre o Espírito e o corpo físico, além de permitir a interação do Espírito com os mundos espiritual e físico. Identificadora e Individualizadora: identifica e individualiza o Espírito. Não somente através da aparência, mas também nos aspectos psicológicos. O Perispírito retrata a evolução do ser e guarda, dentro de si, a memória das vivências passadas. Organizadora: O Perispírito atua como um organizador biológico do corpo material. O Espírito, acompanhado de seu Perispírito, começa a se ligar ao corpo físico do reencarnante desde o começo da vida embrionária. Então, age como um molde fluídico e vai orientando a divisão celular de acordo com os parâmetros existentes na sua forma e no seu padrão evolutivo. Sustentadora: esta função faz com que o Perispírito transfira gradualmente a energia vital absorvida no nascimento, para o corpo físico, sustentando a vida deste corpo por todo o tempo previsto da reencarnação. O Perispírito também desempenha uma importante função na hora do passe e em todos os fenômenos baseados no magnetismo, pois é o meio de veiculação da vontade do Espírito e de suas energias. Nas comunicações mediúnicas, o Perispírito participa de todo processo. Em todo o ato mediúnico, o Espírito aproxima-se do médium e o envolve nas suas vibrações espirituais. Essas vibrações irradiam-se do seu Perispírito, atingindo o Perispírito do médium, fazendo-o reagir como se fosse atingido por um pequeno choque elétrico. Movimentação do Perispírito A movimentação do Perispírito, e por consequência do Espírito, ocorre através do pensamento. Dá-se através da volitação e, teoricamente, o ser espiritual pode passar através de qualquer obstáculo de matéria densa. Somente sua natureza moral poderá impedi-lo de estar em algum lugar, pois há ambientes e locais onde Espíritos imperfeitos não possuem o padrão vibratório compatível para frequentar. A não ser que sejam auxiliados por Espíritos superiores. Espíritos pouco evoluídos podem não saber da capacidade do Perispírito de volitar, por isso, apenas conseguem se mover caminhando, assim como faziam quando encarnados.

7 Como se pode ver, em vários aspectos estudados até aqui, o conhecimento e a força do pensamento têm um papel essencial em tudo que diz respeito à vida de qualquer Espírito. 7 Desprendimento Durante o Sono Habitualmente, o Perispírito, juntamente com o Espírito, se desprende durante o sono do corpo físico, mas sem haver desligamento. Existirá sempre um cordão prateado localizado no centro de força Coronário, mantendo as partes sempre unidas. Cada Espírito, ao desprender-se, estará livre para ir onde tiver vontade. As suas preferências estarão relacionadas ao grau de evolução e entendimento de cada um. Alguns aproveitam esses momentos para buscar conhecimento e estudo, a fim de elevar-se espiritualmente. Outros vão atrás de prazeres e satisfações pessoais. Também existem aqueles que, por medo, comodidade ou falta de conhecimento mesmo, se mantém ao lado do corpo adormecido. Consequências dos Vícios e Paixões no Perispírito Como é sabido, os vícios e as paixões indisciplinadas causam grandes prejuízos à saúde física e mental da criatura humana. Os vícios e paixões procedentes do mau uso do corpo físico, tais como, a ingestão exagerada de bebida alcoólica, o fumo e a prática desregrada do sexo, além de debilitarem e trazerem doenças ao corpo material, também alcançam a sensível constituição do Perispírito. Da mesma forma, a viciação em cultivar os maus pensamentos, o egoísmo, a maledicência, o orgulho, o ódio, a vingança, também podem ferir a organização Perispiritual do ser, marcando-o profundamente. Tudo isto irá refletir-se no próprio corpo físico, trazendo doenças graves, que servirão como expurgo dessas energias nocivas acumuladas. Como se vê, as consequências dos vícios e das paixões podem ter origem tanto na matéria, como na organização espiritual da criatura, mas, primeiro, toda a doença, seja qual for sua origem, começa a desenvolver-se na mente do Espírito, passando ao Perispírito, para depois manifestar-se no corpo físico. Essas doenças não precisam, obrigatoriamente, manifestarem-se na presente encarnação, mas permaneceram marcadas no tecido perispiritual aguardando o momento propício para serem expurgadas e trazerem um ensinamento de caráter educativo para o Espírito. Quantas vezes não vemos pessoas boas, caridosas e de caráter irrepreensível serem vitimadas por doenças graves, marcadas por sofrimentos terríveis. E é comum se perguntar como o plano espiritual permite que pessoas assim sofram tanto. Estas situações demonstram a grande sensibilidade do Perispírito perante nossos atos e pensamentos. Tudo fica gravado e marcado em seu tecido, sendo somente purificado mediante a um trabalho árduo de reforma íntima. Portanto, aquilo que foi feito em outras reencarnações permanece marcado no Perispírito e quando o Espírito encontrar-se em condições de curar essas marcas e aprender com o processo, a espiritualidade superior permitirá a manifestação daquela energia negativa no corpo físico.

8 8 Isto ocorre porque, muitas vezes, o Espírito ainda não é maduro o suficiente para entender a causa de uma determinada adversidade, então, de nada lhe servirá, naquele momento, passar por um sofrimento inútil à sua evolução. Bibliografia: A Gênese, Allan Kardec. O Livro dos Espíritos, Allan Kardec. O Passe, Jacob Melo. Passes e Curas Espirituais, Wenefledo de Toledo. Perispírito, Zalmino Zimmermann

- Tudo isto através das mensagens do RACIONAL SUPERIOR, um ser extraterreno, publicadas nos Livros " SO EM DESENCANTO ". UNIVER

- Tudo isto através das mensagens do RACIONAL SUPERIOR, um ser extraterreno, publicadas nos Livros  SO EM DESENCANTO . UNIVER TIRE ALGUMAS DE SUAS DUVIDAS SOBRE CULTURA RACIONAL - O que é CULTURA RACIONAL? R - A Cultura Racional é a cultura do desenvolvimento do raciocínio. A cultura natural da Natureza. É o conhecimento da origem

Leia mais

Jan/2009. Cartografia Humana Claudio C. Conti www.ccconti.com

Jan/2009. Cartografia Humana Claudio C. Conti www.ccconti.com Cartografia Humana Claudio C. Conti www.ccconti.com Jan/2009 Joanna de Ângelis afirma que os questionamentos e desafios da humanidade terrena somente poderão ser resolvidos quando o ser humano for considerado

Leia mais

CEMB- CURSO DE RECICLAFEM DE PASSE 22.07.2015

CEMB- CURSO DE RECICLAFEM DE PASSE 22.07.2015 1. Fluido Cósmico Universal 2. Fluido Vital 3. Perispírito 4. Centro de Força 5. Passes 6. Mediunidade Curadora 7. Mediunidade Gratuita (Parte Moral) 1. Fluído Cósmico: a. Se constitui da matéria elementar

Leia mais

Hippolyte Léon Denizard Rivail 03-10-1804-31-03-1869

Hippolyte Léon Denizard Rivail 03-10-1804-31-03-1869 Hippolyte Léon Denizard Rivail 03-10-1804-31-03-1869 Centros de Força são acumuladores e distribuidores de força espiritual, situados no corpo etéreo, pelos quais transitam os fluidos energéticos de uns

Leia mais

1ª) o CORPO ou SER MATERIAL, análogo ao dos animais e animado pelo mesmo princípio vital; ENCARNADO que tem no corpo a sua habitação;

1ª) o CORPO ou SER MATERIAL, análogo ao dos animais e animado pelo mesmo princípio vital; ENCARNADO que tem no corpo a sua habitação; CURSO PASSE 2 EDITORA 1 / 8 1ª) o CORPO ou SER MATERIAL, análogo ao dos animais e animado pelo mesmo princípio vital; 2ª) a ALMA, ESPÍRITO ENCARNADO que tem no corpo a sua habitação; 2 / 8 3ª) o princípio

Leia mais

FLUIDO CÓSMICO UNIVERSAL

FLUIDO CÓSMICO UNIVERSAL FLUIDO CÓSMICO UNIVERSAL O Livro dos Espíritos, qq. 1 e 27 Obra codificada por Allan Kardec Figuras: Elio Mollo Deus é a inteligência s uprema, causa primária de todas as coisas. Resposta dada pelos Espíritos

Leia mais

precisamos considerar que a mente permanece na base de todos os fenômenos mediúnicos. (...)" (05)

precisamos considerar que a mente permanece na base de todos os fenômenos mediúnicos. (...) (05) ADAPTAÇÃO PSÍQUICA precisamos considerar que a mente permanece na base de todos os fenômenos mediúnicos. (...)" (05) Esta afirmação, simples e objetiva, define com clareza o papel da mente nas atividades

Leia mais

SALVAÇÃO não basta conhecer o endereço Atos 4:12

SALVAÇÃO não basta conhecer o endereço Atos 4:12 SALVAÇÃO não basta conhecer o endereço Atos 4:12 A SALVAÇÃO É A PRÓPRIA PESSOA DE JESUS CRISTO! VOCÊ SABE QUAL É O ENDEREÇO DE JESUS! MAS ISSO É SUFICIENTE? Conhecer o endereço de Jesus, não lhe garantirá

Leia mais

Os Quatro Tipos de Solos - Coração

Os Quatro Tipos de Solos - Coração Os Quatro Tipos de Solos - Coração Craig Hill Marcos 4:2-8 Jesus usava parábolas para ensinar muitas coisas. Ele dizia: 3 Escutem! Certo homem saiu para semear. 4 E, quando estava espalhando as sementes,

Leia mais

Súmula Teoria Energética. Paulo Gontijo

Súmula Teoria Energética. Paulo Gontijo Súmula Teoria Energética Paulo Gontijo O Universo Chama-se Universo ao conjunto de todas as coisas. Sua existência pressupõe a necessidade de dois conceitos anteriores a ele, que se denominam existência

Leia mais

Pluralidade dos Mundos Habitados. Paulo Roberto de Mattos Pereira Centro Espírita Casa do Caminho - DF

Pluralidade dos Mundos Habitados. Paulo Roberto de Mattos Pereira Centro Espírita Casa do Caminho - DF Habitados Paulo Roberto de Mattos Pereira Centro Espírita Casa do Caminho - DF Jesus referiu-se em algum momento de suas pregações à existência de outros mundos habitados? Qualquer pessoa que pensa, ao

Leia mais

Curso de Passes 2015 (Aula 1 - Reflexões) Grupo de Fraternidade Fabiano de Cristo

Curso de Passes 2015 (Aula 1 - Reflexões) Grupo de Fraternidade Fabiano de Cristo Curso de Passes 2015 (Aula 1 - Reflexões) Grupo de Fraternidade Fabiano de Cristo Informações sobre o curso Início: Neste dia Duração: Algumas Reencarnações Objetivo: Melhoria pessoal ( ajuda na reforma

Leia mais

CURA ESPIRITUAL DA DEPRESSÃO

CURA ESPIRITUAL DA DEPRESSÃO CURA ESPIRITUAL DA DEPRESSÃO DEPRESSÃO E SUICÍDIO DEPRESSÃO E SUICÍDIO Há uma conexão direta entre a depressão e o suicídio. O suicídio é o auge do estado de rebeldia que a criatura pode se entregar.

Leia mais

Palestra Virtual. Promovida pelo IRC- Espiritismo http://www.ircespiritismo.org.br. Tema: Passes e Curas Espirituais. Palestrante: Alexandre Lobato

Palestra Virtual. Promovida pelo IRC- Espiritismo http://www.ircespiritismo.org.br. Tema: Passes e Curas Espirituais. Palestrante: Alexandre Lobato Palestra Virtual Promovida pelo IRC- Espiritismo http://www.ircespiritismo.org.br Tema: Passes e Curas Espirituais Palestrante: Alexandre Lobato Rio de Janeiro 09/01/2004 Organizadores da palestra: Moderador:

Leia mais

Programação reencarnatória

Programação reencarnatória Programação reencarnatória UM ENFOQUE EM PACIENTE DIABÉTICO TIPO I Elaboração: www.searadomestre.com.br O LIVRO DOS ESPÍRITOS 258. No estado errante, e antes de começar nova existência corporal, o Espírito

Leia mais

FUIDOTERAPIA - IRRADIAÇÃO

FUIDOTERAPIA - IRRADIAÇÃO FUIDOTERAPIA - IRRADIAÇÃO 284 FLUIDOTERAPIA NA CASA ESPÍRITA IRRADIAÇÃO O QUE É IRRADIAÇÃO? Irradiação: [do latim irradiare = irradiar + ção]. Ato ou efeito de emitir ondas, lançar raios de luz ou de calor,

Leia mais

Visão Espírita do Sono e dos Sonhos. Fontes de pesquisa:

Visão Espírita do Sono e dos Sonhos. Fontes de pesquisa: Visão Espírita do Sono e dos Sonhos Fontes de pesquisa: O Livro dos Espíritos: questões 400 a 420; O Evangelho Segundo o Espiritismo: cap. 5, item 11; cap. 28, item 38; O Livro dos Médiuns: cap. 6, item

Leia mais

AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE

AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE WHOQOL-120 HIV AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE Genebra Versão em Português 1 Departamento de Saúde Mental e Dependência Química Organização Mundial da Saúde CH-1211 Genebra

Leia mais

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração A UU L AL A Respiração A poluição do ar é um dos problemas ambientais que mais preocupam os governos de vários países e a população em geral. A queima intensiva de combustíveis gasolina, óleo e carvão,

Leia mais

Aspectos relacionados à Projeção Astral. Apostila nº 3 Introdução a Projeção Astral: Ectoplasma

Aspectos relacionados à Projeção Astral. Apostila nº 3 Introdução a Projeção Astral: Ectoplasma Apresentação Em nossos estudos anteriores, mais precisamente na apostila nº 2, citamos que o Duplo Etérico contribui e é formado pela substância que é um subproduto do processo de transformação dos fluídos

Leia mais

A Alienação (Karl Marx)

A Alienação (Karl Marx) A Alienação (Karl Marx) Joana Roberto FBAUL, 2006 Sumário Introdução... 1 Desenvolvimento... 1 1. A alienação do trabalho... 1 2. O Fenómeno da Materialização / Objectivação... 2 3. Uma terceira deterninação

Leia mais

À medida que o ser humano aprende qualquer coisa, as ligações entre grupos de neurônios mudam a sua composição química.

À medida que o ser humano aprende qualquer coisa, as ligações entre grupos de neurônios mudam a sua composição química. 2 Índice 1 - Objetivo... 3 2 Arquivo Mental... 4 3 - Filtros Cerebrais... 9 4 - Paradigmas e Percepções... 13 5 - Alterações do Mapa Mental... 16 Resumo... 22 Saiba mais...... 24 3 1 - OBJETIVO Este texto

Leia mais

Lição 9 - Ansiedade (Parte 02) De pais para filhos

Lição 9 - Ansiedade (Parte 02) De pais para filhos Lição 9 - Ansiedade (Parte 02) Texto Bíblico: Efésios 4.32 Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. Não caberia neste

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

Suely Caldas Schubert. Obsessão Desobsessão. Profilaxia e Terapêutica Espíritas

Suely Caldas Schubert. Obsessão Desobsessão. Profilaxia e Terapêutica Espíritas Suely Caldas Schubert Obsessão Desobsessão Profilaxia e Terapêutica Espíritas Sumário Dedicatória, 9 Em torno da Desobsessão, 11 Problema de Emergência, 15 Introdução, 19 PRIMEIRA PARTE A OBSESSÃO 1 As

Leia mais

Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. (João 3:3).

Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. (João 3:3). Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. (João 3:3). O capítulo três do Evangelho de João conta uma história muito interessante, dizendo que certa noite

Leia mais

POR QUE SONHAR SE NÃO PARA REALIZAR?

POR QUE SONHAR SE NÃO PARA REALIZAR? POR QUE SONHAR SE NÃO PARA REALIZAR? Como Encontrar a Verdadeira Felicidade Rosanne Martins Introdução Este livro foi escrito com o intuito de inspirar o leitor a seguir o sonho que traz em seu coração.

Leia mais

DILMA MARIA DE ANDRADE. Título: A Família, seus valores e Counseling

DILMA MARIA DE ANDRADE. Título: A Família, seus valores e Counseling DILMA MARIA DE ANDRADE Título: A Família, seus valores e Counseling Projeto de pesquisa apresentado como Requisito Para obtenção de nota parcial no módulo de Metodologia científica do Curso Cousenling.

Leia mais

Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo

Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo 4ª Semana Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo I- CONECTAR: Inicie o encontro com dinâmicas que possam ajudar as pessoas a se conhecer e se descontrair para o tempo que terão juntas. Quando

Leia mais

41 Por que não bebemos água do mar?

41 Por que não bebemos água do mar? A U A UL LA Por que não bebemos água do mar? Férias no verão! Que maravilha! Ir à praia, tomar um solzinho, nadar e descansar um pouco do trabalho. Enquanto estamos na praia nos divertindo, não devemos

Leia mais

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica A U L A 3 Metas da aula Descrever a experiência de interferência por uma fenda dupla com elétrons, na qual a trajetória destes

Leia mais

Índice. 3. Referências Bibliográficas...6

Índice. 3. Referências Bibliográficas...6 1 Índice Aula VI: Legiões Espirituais, Incorporação e Psicografia... 3 1.2. Legiões Espirituais... 3 1.3. Mediunidade da Incorporação e Psicografia... 4 1.4. Desenvolvimento Mediúnico na Prática Aula VI...

Leia mais

Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS

Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS Neste inicio de curso de Formação em Coaching e Mentoring do Sistema ISOR, eu quero fazer a seguinte pergunta: o que vocês mais querem da vida hoje? Alguém pode começar?

Leia mais

Cada célula do ser vivo contém imensa

Cada célula do ser vivo contém imensa ECTOPLASMA Cada célula do ser vivo contém imensa variedade de características vitais e vibracionais, organizacionais no todo ou em partes específicas, que dependem das condições física, mental e vibracional

Leia mais

Curso de Passes 2015 (Aula 6 P3A, P3B, Depressão) Grupo de Fraternidade Fabiano de Cristo

Curso de Passes 2015 (Aula 6 P3A, P3B, Depressão) Grupo de Fraternidade Fabiano de Cristo Curso de Passes 2015 (Aula 6 P3A, P3B, Depressão) Grupo de Fraternidade Fabiano de Cristo Aula 6 P3A P3B Passes para depressão Passe P3A Destinado às perturbações materiais graves, não eliminadas com P1,

Leia mais

O homem transforma o ambiente

O homem transforma o ambiente Acesse: http://fuvestibular.com.br/ O homem transforma o ambiente Vimos até agora que não dá para falar em ambiente sem considerar a ação do homem. Nesta aula estudaremos de que modo as atividades humanas

Leia mais

THEREZINHA OLIVEIRA ANTE OS QUE PARTIRAM. 8 a edição

THEREZINHA OLIVEIRA ANTE OS QUE PARTIRAM. 8 a edição THEREZINHA OLIVEIRA ANTE OS QUE PARTIRAM 8 a edição Campinas SP 2009 ANTE OS QUE PARTIRAM Morrer é mudar continuando em essência o mesmo O que a morte parece ser C ostuma-se simbolizar a morte por um esqueleto

Leia mais

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS 11. Já vimos que Jesus Cristo desceu do céu, habitou entre nós, sofreu, morreu, ressuscitou e foi para a presença de Deus. Leia João 17:13 e responda: Onde está Jesus Cristo agora? Lembremo-nos que: Jesus

Leia mais

E, algumas vezes, a pessoa que mais precisa do seu perdão é você mesmo. Devemos nos lembrar que, ao dormirmos, o corpo astral sai do corpo físico.

E, algumas vezes, a pessoa que mais precisa do seu perdão é você mesmo. Devemos nos lembrar que, ao dormirmos, o corpo astral sai do corpo físico. MEDITAÇÃO DO PERDÃO Jesus ensinou que devemos perdoar a alma de todas as pessoas, pedindo ao Criador que detenha o lado negativo dela. Não importa o grau de negatividade de alguém, precisamos sempre perdoar,

Leia mais

Palestra Virtual. Tema: Os Anjos da Guarda. Palestrante: Miguel Labolida. Promovida pelo IRC-Espiritismo http://www.irc-espiritismo.org.

Palestra Virtual. Tema: Os Anjos da Guarda. Palestrante: Miguel Labolida. Promovida pelo IRC-Espiritismo http://www.irc-espiritismo.org. Palestra Virtual Promovida pelo http://www.irc-espiritismo.org.br Tema: Os Anjos da Guarda Palestrante: Miguel Labolida Rio de Janeiro 15/10/1999 Organizadores da palestra: Moderador: "jaja" (nick: Moderador

Leia mais

26 DE MARÇO DE 2010 AYAHUASCA? - ESTADO ALTERADO DA CONSCIÊNCIA? LOUCURA? OBSESSÃO?

26 DE MARÇO DE 2010 AYAHUASCA? - ESTADO ALTERADO DA CONSCIÊNCIA? LOUCURA? OBSESSÃO? 26 DE MARÇO DE 2010 AYAHUASCA? - ESTADO ALTERADO DA CONSCIÊNCIA? LOUCURA? OBSESSÃO? Parentes e o advogado de Carlos Eduardo Sundfeld Nunes, suspeito de ter matado o cartunista Glauco e o filho Raoni, afirmam

Leia mais

A ENERGIA MENTAL E O PROCESSO SAÚDE/DOENÇA. www.espiritizar.com.br

A ENERGIA MENTAL E O PROCESSO SAÚDE/DOENÇA. www.espiritizar.com.br A ENERGIA MENTAL E O PROCESSO SAÚDE/DOENÇA A ENERGIA MENTAL E O PROCESSO SAÚDE/DOENÇA Meditando sobre a essência e o significado de ser um Espírito imortal em evolução: Feche os olhos e entre em contato

Leia mais

Teoria Dos Cinco Movimentos

Teoria Dos Cinco Movimentos Teoria Dos Cinco Movimentos Constitui a base teórica da MTC. Caracteriza-se por cinco processos básicos decorrentes das qualidades de cinco elementos comuns, encontrados na natureza, e que simbolizam todos

Leia mais

Uma volta no tempo de Atlântida

Uma volta no tempo de Atlântida Cristais mestres Esse curso, tratar-se de conhecimentos sagrados deixados por mestres antigos e passados adiante por aqueles que acreditavam que os que descobrissem zelariam por ele. Há muitos anos atrás,

Leia mais

Adolescência Márcio Peter de Souza Leite (Apresentação feita no Simpósio sobre Adolescência- Rave, EBP, abril de 1999, na Faculdade de Educação da

Adolescência Márcio Peter de Souza Leite (Apresentação feita no Simpósio sobre Adolescência- Rave, EBP, abril de 1999, na Faculdade de Educação da Adolescência 1999 Adolescência Márcio Peter de Souza Leite (Apresentação feita no Simpósio sobre Adolescência- Rave, EBP, abril de 1999, na Faculdade de Educação da USP) O que é um adolescente? O adolescente

Leia mais

A origem dos filósofos e suas filosofias

A origem dos filósofos e suas filosofias A Grécia e o nascimento da filosofia A origem dos filósofos e suas filosofias Você certamente já ouviu falar de algo chamado Filosofia. Talvez conheça alguém com fama de filósofo, ou quem sabe a expressão

Leia mais

0 cosmo revela-se ao homem inicialmente do lado da Terra e do lado do mundo extra terrestre, do mundo das estrelas.

0 cosmo revela-se ao homem inicialmente do lado da Terra e do lado do mundo extra terrestre, do mundo das estrelas. 0 cosmo revela-se ao homem inicialmente do lado da Terra e do lado do mundo extra terrestre, do mundo das estrelas. 0 homem se sente aparentado com a Terra e suas forças. A própria vida instrui-o claramente

Leia mais

AULA 20 MEDIUNIDADE: O QUE É E COMO PRATICÁ-LA

AULA 20 MEDIUNIDADE: O QUE É E COMO PRATICÁ-LA É natural que nos comuniquemos com os Espíritos desencarnados e eles conosco, porque também somos Espíritos, embora estejamos encarnados. Pelos sentidos físicos e órgãos motores, tomamos contato com o

Leia mais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 1º Ciclo. Título: Reencarnação

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 1º Ciclo. Título: Reencarnação Plano de Aula 12 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 1º Ciclo Educadora: Andréa, Rafael e Erenilton Dia: 04/05/2015 Horário: 20 às 21hs Título: Reencarnação

Leia mais

6. Considerações Finais

6. Considerações Finais 6. Considerações Finais O estudo desenvolvido não permite nenhuma afirmação conclusiva sobre o significado da família para o enfrentamento da doença, a partir da fala das pessoas que têm HIV, pois nenhum

Leia mais

Palestra Virtual. Promovida pelo IRC-Espiritismo http://www.irc-espiritismo.org.br

Palestra Virtual. Promovida pelo IRC-Espiritismo http://www.irc-espiritismo.org.br Palestra Virtual Promovida pelo http://www.irc-espiritismo.org.br Tema: Vida em Sociedade Palestrante: Regina de Agostini Rio de Janeiro 05/02/1999 Organizadores da palestra: Moderador: "Brab" (nick: [Moderador])

Leia mais

CURSO FLUIDOTERAPIA ESPÍRITA: PASSES E ÁGUA FLUIDIFICADA

CURSO FLUIDOTERAPIA ESPÍRITA: PASSES E ÁGUA FLUIDIFICADA CURSO FLUIDOTERAPIA ESPÍRITA: PASSES E ÁGUA FLUIDIFICADA O QUE É E EM QUE SE FUNDAMENTA O PASSE O QUE É O PASSE O QUE É O PASSE Q. 98 O Consolador Emmanuel Nos processos de cura, como deveremos compreender

Leia mais

Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. PRIMEIRA LEI ESPIRITUAL: O AMOR DE DEUS TEXTO: João 3:16 Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Jo 3:16 1 Qual

Leia mais

TIPOS DE RELACIONAMENTOS

TIPOS DE RELACIONAMENTOS 68 Décima-Segunda Lição CONSTRUINDO RELACIONAMENTOS DE QUALIDADE Quando falamos de relacionamentos, certamente estamos falando da inter-relação de duas ou mais pessoas. Há muitas possibilidades de relacionamentos,

Leia mais

COEM. CEUH Centro Espírita União e Humildade. Curso de Orientação e Educação Mediúnica. 7ª Sessão Classificação Mediúnica

COEM. CEUH Centro Espírita União e Humildade. Curso de Orientação e Educação Mediúnica. 7ª Sessão Classificação Mediúnica CEUH Centro Espírita União e Humildade Ponta Grossa / PR COEM Curso de Orientação e Educação Mediúnica 7ª Sessão Classificação Mediúnica - Mediunidade - Médium - Fenômenos Mediúnicos COEM - Curso de Orientação

Leia mais

Piaget diz que os seres humanos passam por uma série de mudanças previsíveis e ordenadas; Ou seja, geralmente todos os indivíduos vivenciam todos os

Piaget diz que os seres humanos passam por uma série de mudanças previsíveis e ordenadas; Ou seja, geralmente todos os indivíduos vivenciam todos os Teoria cognitivista Piaget utilizou os princípios conhecidos como o conceito da adaptação biológica para desenvolver esta teoria; Ela diz que o desenvolvimento da inteligência dos indivíduos acontece à

Leia mais

Palestra Virtual. Tema: Reuniões Mediúnicas. Palestrante: Carlos Feitosa. Promovida pelo IRC-Espiritismo http://www.irc-espiritismo.org.

Palestra Virtual. Tema: Reuniões Mediúnicas. Palestrante: Carlos Feitosa. Promovida pelo IRC-Espiritismo http://www.irc-espiritismo.org. Palestra Virtual Promovida pelo IRC-Espiritismo http://www.irc-espiritismo.org.br Tema: Reuniões Mediúnicas Palestrante: Carlos Feitosa Rio de Janeiro 04/10/2002 Organizadores da Palestra: Moderador: "_Alves_"

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

Aula 1 Uma visão geral das comorbidades e a necessidade da equipe multidisciplinar

Aula 1 Uma visão geral das comorbidades e a necessidade da equipe multidisciplinar Aula 1 Uma visão geral das comorbidades e a necessidade da equipe multidisciplinar Nesta aula, apresentaremos o panorama geral das comorbidades envolvidas na dependência química que serão estudadas ao

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO Atualizado em 11/01/2016 MOTIVAÇÃO Estar motivado é visto como uma condição necessária para que um trabalhador entregue um desempenho superior. Naturalmente, como a motivação

Leia mais

Compreenda as mudanças da nova era energética. www.uthoi.com.br

Compreenda as mudanças da nova era energética. www.uthoi.com.br Produtos Os livros da UTHOI possibilitam que você reconheça seu poder cocriador, se harmonize com as hierarquias e desperte seus dons com ética espiritual. Como comprar? brasil: atendimento@uthoi.com.br

Leia mais

Escola de Aprendizes do Evangelho à Distância

Escola de Aprendizes do Evangelho à Distância Sem organização de horário e previsão de tarefas, é impossível conservar a ordem e a tranquilidade... (Fonte: Sinal Verde ; médium: Francisco C. Xavier; espírito:andré; capítulo: 8 ) 1) DATA E HORÁRIO

Leia mais

Assuntos abordados. Projeção astral IV - buscando o conhecimento objetivo. Considerações Finais. Meus Sites. http://www.universoholisticodoser.

Assuntos abordados. Projeção astral IV - buscando o conhecimento objetivo. Considerações Finais. Meus Sites. http://www.universoholisticodoser. Assuntos abordados Projeção astral IV - buscando o conhecimento objetivo Considerações Finais Meus Sites http://www.universoholisticodoser.com http://www.bemestareconhecimento.com Skype: filha.da.mata

Leia mais

Aula 7. Qualidades Morais do Passista 1 / 8

Aula 7. Qualidades Morais do Passista 1 / 8 CURSO PASSE 7 do Passista EDITORA 1 1 / 8 Conduta... O médium passista necessitará vigilância no seu campo de ação, porquanto de sua higiene espiritual resultará o reflexo benfasejo naqueles que se proponha

Leia mais

Os Sete Centros de Energia Guia de Debate 4. TERCEIRO CENTRO DE ENERGIA: PLEXO SOLAR Páginas 60-87

Os Sete Centros de Energia Guia de Debate 4. TERCEIRO CENTRO DE ENERGIA: PLEXO SOLAR Páginas 60-87 TERCEIRO CENTRO DE ENERGIA: PLEXO SOLAR Páginas 60-87 Compartilhar: Tudo bem com vocês? Alguém teve alguma idéia ou inspiração que queira nos contar? 1. O chakra do plexo solar (pp. 60-62) De onde este

Leia mais

Dia 4. Criado para ser eterno

Dia 4. Criado para ser eterno Dia 4 Criado para ser eterno Deus tem [...] plantado a eternidade no coração humano. Eclesiastes 3.11; NLT Deus certamente não teria criado um ser como o homem para existir somente por um dia! Não, não...

Leia mais

Palestra Virtual. Promovida pelo IRC-Espiritismo http://www.irc-espiritismo.org.br

Palestra Virtual. Promovida pelo IRC-Espiritismo http://www.irc-espiritismo.org.br Palestra Virtual Promovida pelo http://www.irc-espiritismo.org.br Tema: Mediunidade (Consciência, Desenvolvimento e Educação) Palestrante: Vania de Sá Earp Rio de Janeiro 16/06/2000 Organizadores da palestra:

Leia mais

AULA 27 Vivência Mediúnica

AULA 27 Vivência Mediúnica AULA 27 Vivência Mediúnica 1 O perfeito conhecimento dos objetivos da mediunidade equipa o intermediário para a desincumbência do compromisso assumido antes da reencarnação, e o seu menosprezo acarreta

Leia mais

Figura 1. Habitats e nichos ecológicos diversos. Fonte: UAN, 2014.

Figura 1. Habitats e nichos ecológicos diversos. Fonte: UAN, 2014. Ecologia de Comunidades e Ecossistemas Habitat e nicho ecológico Para entendermos o funcionamento da vida dos seres vivos em comunidade (dentro de um ecossistema) se faz necessário abordarmos dois conceitos

Leia mais

Centralidade da obra de Jesus Cristo

Centralidade da obra de Jesus Cristo Centralidade da obra de Jesus Cristo MÓDULO 3 3ª AULA AULA 3 MÓDULO 3 SALVAÇÃO EM CRISTO Jesus no Centro Por que deve ficar claro isso? Dá para evangelizar sem falar de Jesus? É possível partir de outro

Leia mais

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Michele Gomes Felisberto; Micheli de Oliveira; Simone Pereira; Vagner Lean dos Reis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Introdução O mundo em que vivemos

Leia mais

O Guia Coach do Coach O livro para quem deseja mudar vidas.

O Guia Coach do Coach O livro para quem deseja mudar vidas. O Guia do Coach O livro para quem deseja mudar vidas. Que livro é este? Este livro foi criado a partir do conteúdo da formação de LIFE COACH do Instituto RM de Coaching. Sendo assim o livro contempla tudo

Leia mais

Profa. Maria Fernanda - Química nandacampos.mendonc@gmail.com

Profa. Maria Fernanda - Química nandacampos.mendonc@gmail.com Profa. Maria Fernanda - Química nandacampos.mendonc@gmail.com Estudo de caso Reúnam-se em grupos de máximo 5 alunos e proponha uma solução para o seguinte caso: A morte dos peixes ornamentais. Para isso

Leia mais

Índice. Introdução 2. Quais funcionalidades uma boa plataforma de EAD deve ter? 4. Quais são as vantagens de ter uma plataforma EAD?

Índice. Introdução 2. Quais funcionalidades uma boa plataforma de EAD deve ter? 4. Quais são as vantagens de ter uma plataforma EAD? Índice SUA EMPRESA DE TREINAMENTOS ESTÁ PARADA NO TEMPO? Introdução 2 Quais funcionalidades uma boa plataforma de EAD deve ter? 4 Quais são as vantagens de ter uma plataforma EAD? 6 A gestão de cursos

Leia mais

Sumário. Introdução - O novo hábito... 1. Capítulo 1 - Pra que serve tudo isso?... 3. Sobre o vocabulário... 4. Benefícios... 7

Sumário. Introdução - O novo hábito... 1. Capítulo 1 - Pra que serve tudo isso?... 3. Sobre o vocabulário... 4. Benefícios... 7 Sumário Introdução - O novo hábito... 1 Capítulo 1 - Pra que serve tudo isso?... 3 Sobre o vocabulário... 4 Benefícios... 7 Perguntas Frequentes sobre o Orçamento Doméstico... 10 Capítulo 2 - Partindo

Leia mais

DESENHOS ESPÍRITAS Um aprendiz do Evangelho

DESENHOS ESPÍRITAS Um aprendiz do Evangelho 1 DESENHOS ESPÍRITAS Um aprendiz do Evangelho 2 3 A consciência e Deus A consciência é o fio invisível de contato com Deus e analisa cada um dos nossos pensamentos, sentimentos e ações, aprovando-os ou

Leia mais

Anexo F Grelha de Categorização da Entrevista à Educadora Cooperante

Anexo F Grelha de Categorização da Entrevista à Educadora Cooperante Anexo F Grelha de Categorização da Entrevista à Educadora Cooperante CATEGORIAS SUBCATEGORIAS INDICADORES 1.1. Tempo de serviço docente ( ) 29 anos (1) 1.2. Motivações pela vertente artística ( ) porque

Leia mais

I Tessalonicensses 4:13~18; a descrição do encontro

I Tessalonicensses 4:13~18; a descrição do encontro Arrebatamento (continuação) #70 Vamos agora, ver em detalhes a descrição do encontro de Jesus com a Igreja e a transformação dos nossos corpos para corpos gloriosos, iguais ao de Jesus. I Tessalonicensses

Leia mais

INFORMATIVO. Novas Regras de limites. A Datusprev sempre pensando em você... Classificados Datusprev: Anuncie aqui!

INFORMATIVO. Novas Regras de limites. A Datusprev sempre pensando em você... Classificados Datusprev: Anuncie aqui! INFORMATIVO Novas Regras de limites A Datusprev sempre pensando em você... Classificados Datusprev: Anuncie aqui! A Datusprev abre espaço para divulgação. Aqui você pode anunciar compra, venda, troca,

Leia mais

1. Fatos Espíritas através dos Tempos... 11 2. Kardec e a Codifi cação... 21 3. O Que o Espiritismo Prega... 29 4. Diferenças Fundamentais...

1. Fatos Espíritas através dos Tempos... 11 2. Kardec e a Codifi cação... 21 3. O Que o Espiritismo Prega... 29 4. Diferenças Fundamentais... CAMPINAS-SP 2003 Sumário A Doutrina 1. Fatos Espíritas através dos Tempos...11 O anúncio de uma nova era...12 Em Hydesville, o primórdio...13 O neo-espiritualismo...17 2. Kardec e a Codificação...21 Primeiras

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A PATERNIDADE GERALMENTE FEITAS POR MÃES

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A PATERNIDADE GERALMENTE FEITAS POR MÃES PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A PATERNIDADE GERALMENTE FEITAS POR MÃES P. O QUE É A PATERNIDADE? R. Paternidade significa ser um pai. A determinação da paternidade significa que uma pessoa foi determinada

Leia mais

Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE

Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE ÍNDICE 1 Introdução 2 Qual a importância da educação financeira para estudantes? 3 Comece definindo onde é possível economizar 4 Poupar é muito

Leia mais

Enfrentando a Tentação

Enfrentando a Tentação Livro 1 página 36 Lição Cinco Enfrentando a Tentação Perguntas Básicas Leia cada pergunta e resposta em baixo, e medite nelas até que as compreenda bem. Examine as referências bíblicas indicadas que apoiam

Leia mais

Palestra Virtual. Tema: Fascinação e Subjugação. Palestrante: Mauro Operti. Promovida pelo IRC-Espiritismo http://www.irc-espiritismo.org.

Palestra Virtual. Tema: Fascinação e Subjugação. Palestrante: Mauro Operti. Promovida pelo IRC-Espiritismo http://www.irc-espiritismo.org. Palestra Virtual Promovida pelo http://www.irc-espiritismo.org.br Tema: Fascinação e Subjugação Palestrante: Mauro Operti Rio de Janeiro 03/09/1999 Organizadores da palestra: Moderador: jaja (nick: Moderador

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 1

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 1 ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 1 Índice 1. Introdução...3 1.1. O que é um Computador?... 3 1.2. Máquinas Multiníveis... 3 2 1. INTRODUÇÃO 1.1 O QUE É UM COMPUTADOR? Para estudarmos como um computador

Leia mais

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Aline Trindade A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Introdução Existem várias maneiras e formas de se dizer sobre a felicidade. De quando você nasce até cerca dos dois anos de idade, essa

Leia mais

UMA TOPOLOGIA POSSÍVEL DA ENTRADA EM ANÁLISE 1

UMA TOPOLOGIA POSSÍVEL DA ENTRADA EM ANÁLISE 1 UMA TOPOLOGIA POSSÍVEL DA ENTRADA EM ANÁLISE 1 Celso Rennó Lima A topologia..., nenhum outro estofo a lhe dar que essa linguagem de puro matema, eu entendo por aí isso que é único a poder se ensinar: isso

Leia mais

GRUPOS. são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar.

GRUPOS. são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar. GRUPOS são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar. QUANTOS ADOLESCENTES A SUA CLASSE TEM? Pequenos (de 6 a 10 pessoas) Médios ( de 11 pessoa a 25 pessoas) Grandes ( acima

Leia mais

SEGUNDO S E T Ê N I O

SEGUNDO S E T Ê N I O SEGUNDO S E T Ê N I O Segundo Setênio O nascimento dos sentimentos Quando o corpo está estruturado e especialmente o cérebro bem formado, também os dentes de leite herdados são eliminados. Inicia-se a

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

Leiamos o Texto Sagrado:

Leiamos o Texto Sagrado: Um encontro com Jesus Mateus 14.22-32 Pr. Fernando Fernandes (PIB em Penápolis) Cristo em Casa Glicério, 27/08/2009 Leiamos o Texto Sagrado: Logo em seguida, Jesus insistiu com os discípulos para que entrassem

Leia mais

BIOFÍSICA DAS RADIAÇÕES IONIZANTES

BIOFÍSICA DAS RADIAÇÕES IONIZANTES BIOFÍSICA DAS RADIAÇÕES IONIZANTES DANOS RADIOINDUZIDOS NA MOLÉCULA DE DNA Por ser responsável pela codificação da estrutura molecular de todas as enzimas da células, o DNA passa a ser a molécula chave

Leia mais

Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25

Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25 1 Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25 Domingo, 7 de setembro de 2014 19 Então o levaram a uma reunião do Areópago, onde lhe perguntaram: "Podemos saber que novo ensino é esse que você está anunciando?

Leia mais

www.entrenacoes.com.br UMA IGREJA FORTE, SE FAZ COM MINISTÉRIOS FORTES

www.entrenacoes.com.br UMA IGREJA FORTE, SE FAZ COM MINISTÉRIOS FORTES www.entrenacoes.com.br UMA IGREJA FORTE, SE FAZ COM MINISTÉRIOS FORTES A RESPONSABILIDADE É PESSOAL A CEEN é uma igreja que tem a responsabilidade de informar e ensinar os valores e princípios de Deus,

Leia mais

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções.

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções. 12 NOME DA AULA: Escrevendo músicas Duração da aula: 45 60 minutos de músicas durante vários dias) Preparação: 5 minutos (se possível com introduções Objetivo principal: aprender como definir e chamar

Leia mais

Catecismo da Doutrina Cristã

Catecismo da Doutrina Cristã Catecismo da Doutrina Cristã (Edição revista e atualizada) EDITORA AVE-MARIA Apresentação à nova edição Estamos apresentando aos fiéis cristãos o Catecismo da doutrina cristã, revisto e atualizado. Conservamos

Leia mais

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Camila Lopes Ferreir a (UTFPR) camila@pg.cefetpr.br Dr. Luiz Alberto Pilatti (UTFPR) lapilatti@pg.cefetpr.br

Leia mais

AULA 17 MEDIUNIDADE NAS CRIANÇAS E NOS ANIMAIS

AULA 17 MEDIUNIDADE NAS CRIANÇAS E NOS ANIMAIS Às vezes, as manifestações mediúnicas que a criança apresenta são por causa das perturbações no ambiente do lar. Neste caso, o recomendável é atende-la com assistência espiritual, passes (para não favorecer

Leia mais

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES OBJETIVO Assegurar a satisfação do cliente no pós-venda, desenvolvendo um relacionamento duradouro entre o vendedor e o cliente, além de conseguir indicações através de um sistema de follow-up (acompanhamento).

Leia mais

Ciências E Programa de Saúde

Ciências E Programa de Saúde Governo do Estado de São Paulo Secretaria de Estado da Educação Ciências E Programa de Saúde 19 CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI PRAIA GRANDE SP Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de

Leia mais