Guia básico do usuário Site Map > Documentação > Guia básico do usuário

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Guia básico do usuário Site Map > Documentação > Guia básico do usuário"

Transcrição

1 Guia básico do usuário Site Map > Documentação > Guia básico do usuário 1. Apresentação do S1MP3 2. Ligando e desligando S1MP3 3. Utilizando o S1Mp3 como pen drive 4. Navegando pelo sistema 5. Configurando o S1MP3 6. Utilizando o S1Mp3 como MP3 player 7. Utilizando o S1Mp3 como gravador 8. Utilizando a função de rádio FM 9. Reproduzir arquivos gravados 10. Criando e consultando agenda telefônica 11. Criando e consultando arquivos de texto 12. Exibindo letras de músicas durante o modo Mp3 Player Agradecimentos: Meu muito obrigado ao Cho pela iniciativa desse manual. 1. Apresentação do S1MP3 Esses serão os botões mencionados nesse guia. Se o seu player não se parecer com esse, provavelmente você encontrará os botões mencionados aqui escritos no S1MP3.

2 2. Ligando e desligando S1MP3 Para ligar o S1MP3, mantenha pressionado o botão PLAY/STOP até que a animação/logo de entrada seja exibido. Para desligar o S1MP3, mantenha o botão PLAY/STOP pressionado até aparecer a mensagem de desligamento. O desligamento pode ser feito a qualquer momento, e quando o S1MP3 for ligado novamente, ele retornará ao mesmo estado de uso antes de ser desligado, mantendo posição da música que estava tocando ou o aplicativo em uso. 3. Utilizando o S1Mp3 como pen drive Conecte o S1MP3 ao computador, através do cabo USB ou diretamente na porta USB. O Windows XP deve reconhecer e montar automaticamente o S1MP3 como uma unidade de disco removível. No windows 98, que não vem com os drivers necessários para a montagem de pen drives, será necessária a instalação dos dirvers (que vem no mini-cd). Observe a diferença entre a conexão física, que é a ligação do S1MP3 com PC através da porta USB, e a conexão lógica, que é a montagem: tornar o sistema de arquivos acessível ao windows. Algumas vezes, mesmo que o S1MP3 esteja conectado fisicamente, o Windows por algum motivo não consegue montar o disco removível. Nesses casos, tente desligar e ligar o S1MP3, e tente novamente sem a pilha. Desative o HOLD, se ele estiver ativado. Se o windows mesmo assim não conseguiu montar a unidade, tente em outros computadores com Windows XP. Intrunções mais avançadas para resolver este problema podem ser vitas em Instale os drivers e faça o windows detectar o player. Uma vez montado, com o Windows Explorer, pode-se criar e deletar pastas e arquivos no S1MP3, e mover ou copiar arquivos e pastas entre o computador e o S1MP3. Enfim, todas as operações que se fazem com arquivos e pastas num disco rígido podem ser realizadas no disco removível. Agora, voce pode mover as músicas que deseja escutar para o disco removível. Atenção! Se houverem arquivos desconhecidos na raiz do disco removível, como "settings.dat", não os apague! Isso pode inutilizar o S1MP3! Para manter a memória do S1MP3 organizada, organize seus arquivos em sub-pastas: DADOS, na raiz(com de sub-pastas categorizadas), para armazenar qualquer tipo de dados e programas para transporte entre computadores. RECS, na raiz, para armazenar os arquivos RECxx, de gravação de voz. Uma ou mais pastas, de qualquer nome, (ex. MP3A, MP3C, etc.) para armazenar arquivos mp3. Note que o S1MP3 reconhece apenas 99 músicas por pasta e não reconhece sub-pastas. Para usuários que quiserem utilizar os recursos de visualização de pequenos textos(se o seu S1MP3 tiver essa função), criar uma pasta de nome TXTS, na raiz.

3 Evite colocar seus arquivos na raiz da memória do S1MP3. Com o tempo, pode ficar bem bagunçado! Antes de desconetar o S1MP3 da porta USB: Desmonte o S1MP3 do Computador. Clique com o botão direito sobre o ícone do Disco Removível (no Windows Explorer) e selecione Ejetar. Ou, na barra de tarefas, clique no ícone de dispositovos removíveis e clique em Remover USB Mass Storage Device Driver(x) com segurança. Após o desmonte, o disco removível e o ícone da barra de tarefas desaparecem. O S1MP3 mostrará o Menu Principal, e poderá ser utulizado no modo normal, consumindo energia da porta USB. Uma outra forma de desmontar o S1MP3 é através de um clique longo em MODE. APENAS depois da desmontagem, pode-se desconectar fisicamente o S1MP3. Atenção!!! Antes de desconectar físicamente o S1MP3, certifiquese de que ele NÃO está montado! A não observância deste pequeno detalhe pode inutilizar o S1MP3!!! Se você quiser formatar o seu S1MP3, formate utilizando FAT, NOT FAT32! Atenção!! A formatação do S1MP3 através de outro filesystem que não seja FAT ou FAT16 (como por ex. FAT32) pode inutilizar o S1MP3! 4. Navegando pelo sistema Começaremos pelo Menu Principal. Lique o S1MP3, e caso não apareça o menu principal (similar ao da figura ao lado), mantenha pressionado MODE na posição vertical. Observe os aplicativos do S1MP3: 1. MSC => (MuSiC) Reprodutor de música ( MP3 e WMA) 2. REC => (RECorder) Gravador de Voz 3. RPL => (Records PLayer) Reprodutor de arquivos gravados (de voz ou rádio FM) 4. FM => Rádio FM 5. SYS => (SYStem) Configurações 6. TEL => (TELephone) Agenda telefônica 7. TXT => (TeXT) Leitor de arquivos de texto Para nagevar no Sistema: Gire MODE para direita ou esquerda para selecionar o Ícone/Aplicativo desejado.

4 Para entrar/confirmar o Aplicativo/Ícone selecionado, pressione e solte MODE na posição vertical. Esse procedimento será denominado clique em MODE. Cada aplicativo possui um sub-menu de configurações. Para mostrar o menu/opções do aplicativo em uso, clique em MODE. Para retornar ao menu principal, ou sair do aplicativo em uso, mantenha pressionado MODE na posição vertical. Esse procedimento será denominado clique longo em MODE. 5. Configurando o S1MP3 A partir do menu principal, entre em SYS. Entre em cada opção e modifique-a ao seu gosto: 1. Record time => Data que aparece em arquivos gravados. Não se preocupe em arrumar o relógio, pois a cada vez que a pilha do S1MP3 for trocada, a hora será resetada. 2. Backlight => Tempo que a luz backlight ficará aceso após um botão ser pressionado. 3. Backlight mode => Ajusta a cor do backlight. 4. Language => Ajustar o idioma do sistema. 5. Power off : o off time : tempo até o player desligar automaticamente, após o os ultimo botão pressionado. sleep time : tempo até o player desligar automaticamente durante a reprodução de músicas, após o ultimo botão pressionado. 6. Replay mode =>(????) 7. Contrast => Contraste do visor LCD 8. Online mode: o Multidrive : Monta o disco encriptado (se houver) e o disco normal, quando conectado ao computador. o Normal only : Monta apenas o disco normal. o Encripted only : Monta apenas o disco encriptado. 9. Memory info => mostra quanto de memória está sendo utilizada. 10.Firmware version => mostra a versão do firmware utilizado. (ESTA INFORMAÇÃO NÃO É valida para escolher um firmware para o S1MP3) 11.Frimware upgrade => Entra no modo de atualização de firmware (NUNCA atualize o firmware sem SABER o que está fazendo. Isso pode INUTILIZAR o S1MP3.) 12.Exit => Volta para o menu principal. 6. Utilizando o S1Mp3 como MP3 player A partir do menu principal, (veja Navegando pelo sistema), entre no Aplicativo MSC(Music). Se existirem arquivos mp3, o visor mostrará o nome da primeira música. Note que este nome não está se movendo, o que significa que o arquivo não está sendo tocado. Enquanto não estiver tocando, clique em MODE para entrar no Sub- Menu:

5 1. Local Folder => Escolhe a pasta que contém arquivos mp3 a serem reproduzidos. 2. Delete file=> Apaga o arquivo mp3 que estava sendo mostrado no visor. 3. Delete All => Apaga todos os arquivos mp3 da pasta atual. 4. Exit => Sai do Sub-Menu e volta ao Aplicativo MSC.(Note que voce também pode sair apertando PLAY/STOP) Para selecionar uma pasta de músicas Selecione e entre em Local Folder, a partir deste Sub-Menu. Aparecerão as pastas que contém arquivos mp3. Se você seguiu as dicas para organização dos arquivos (veja Utilizando o S1Mp3 como pen drive ), suas pastas de músicas(mp3a, MP3B,...) devem estar listadas. Navegue horizontalmente até uma dessas pastas, e a escolha para reprodução, dando um clique em MODE. O visor mostrará a tela principal do Aplicativo MSC, mostrando o nome de um arquivo mp3 dessa pasta. Note que esse nome ainda não está se movendo, o que significa que a música ainda não está sendo reproduzida. Todo esse procedimento foi feito para selecionar uma pasta de músicas. Para reproduzir músicas: Para tocar o arquivo mp3 mostrado no visor, aperte o botão PLAY/STOP. O nome da música começa a mover, indicando que a sua reprodução está em andamento. O visor mostra o Nome do Artista e o Título da Música gravados no ID3 Tag. Se o arquivo não tiver nenhuma tag ID3, o visor mostra o nome do arquivo mp3, inclusive com a sua extensão.mp3. No winamp(tocador mp3 famoso e gratuito para windows), pode-se editar as informações ID3 de um arquivo mp3 selecionado apertando ALT+3. Uma outra forma de editar informações ID3 de um arquivo mp3 no windows: clique com o botão direito no arquivo mp3, clique em propriedades, selecione aba "Resumo", modifique os campos e clique OK. Para pausar, aperte o botão PLAY/STOP. Note que o contador pára de avançar. Para continuar tocando, pressione novamente o botão PLAY/STOP. Note que é possível avançar ou retroceder rapidamente segurando a alavança MODE para quaquer dos lados. Enquanto estiver tocando, clique em MODE, para fazer aparecer o conjunto de ícones do Sub-Menu: 1. Repeat => Escolhe o modo de repetição. 2. Equalizer=> Escolhe a equalização. 3. Tempo rate => Aumenta o dimuniu o 'tempo' (velocidade). 4. Replay => Repetição A B das músicas.(??????)

6 5. Replay times => Número de repetições.(??????) 6. Replay gap => Lapso de tempo entre as repetições.(???????). 7. Exit => Sai do Sub-Menu e volta à tela principal do Aplicativo MSC(também é posível sair apertando PLAY/STOP) Entrando no Repeat, aparecem as opções: 1. Normal => Toca todas as músicas mp3, na ordem que foram gravadas na memória. 2. Repeat One=> Repete a música que está tocando, indefinidamente. 3. Folder => Toca as músicas desta pasta até o fim da pasta. 4. Repeat Folder => Ao chegar o final de músicas da pasta, o reprodutor volta à primeira música da pasta. 5. Repeat All => Repete todas as músicas. 6. Random => Toca em seqüência aleatória, as músicas mp3 da pasta. 7. Intro => Toca somente od primeiros 10 segundos das músicas A função de equalizador funciona "ao vivo", isto é, voce perceberá o efeito do equalizador logo apos selecionar os ícones, antes de confirmar a opção com MODE. 7. Utilizando o S1Mp3 como gravador Conforme descrito em Navegando pelo sistema, entre no Aplicativo REC. O visor mostrará um arquivo REC a ser criado. Clique em MODE. Selecione e clique a opção "Local Folder". Aparecem as pastas anteriormente criadas. Se você seguiu as dicas para organização de pastas (veja Utilizando o S1Mp3 como pen drive ) existirá a pasta RECS. Selecione-a clicando em MODE. O S1MP3 está pronto para gravar na pasta selecionada. Selecionando a opção "Rec Mode", pode-se escolher o bitrate (ou qualidade) da gravação. Quanto maior a qualidade(maior o numero antes do K), maior o tamanho do arquivo REC. Inicie a gravação apertando PLAY/STOP (ou o REC, caso seu S1MP3 tenha este botão). Procure orientar e aproximar o microfone para a fonte sonora que se quer gravar. Isto melhora a qualidade de gravação. Durante a gravação, o visor mostra o contador em andamento. Para suspender a gravação, pressione novamente o botão PLAY/STOP ou REC. Note que o contador fica piscando e pausado. Para retomar a gravação, pressione novamente o botão PLAY/STOP ou REC. Para terminar a gravação, dê um clique longo no botão PLAY/STOP(fique tranquilo, o player NÃO desligará). Aperecerá uma mensagem "Saving...", e logo após o S1MP3 está pronto novamente para gravação. Outro modo de finalizar a gravação é através de um clique longo em MODE até aparecer o Menu Principal. Para ouvir a gravação, veja Reproduzir arquivos gravados. 8. Utilizando a função de rádio FM

7 Conforme descrito em Navegando pelo sistema, entre no Aplicativo FM. Gire MODE para direita ou para esquerda e mantenha-o virado até que o cursor que indica a estação comece a se mover sozinho (autoseek). Quando uma estação for encontrada, clique em MODE para mostrar o Sub-Menu: 1. Save => Grava a estação encontrada na memória 2. Delete => Apaga a estação da memória(se ela estiver gravada) 3. Delete All => Apaga todas as estações gravadas 4. Normal Band => Ajusta o receptor FM para funcoinar na faixa padrão da maioria dos países do mundo 5. Japan Band => Ajusta o receptor FM para funcoinar na faixa FM do Japão 6. Fine REC => Inicia a gravação da estação sintonizada em qualidade alta 7. Long REC =>Inicia a gravação da estação sintonizada em qualidade baixa (permite maior tempo de gravação) 8. Exit => Sai do Sub-Menu e volta ao Aplicativo FM.(Note que voce também pode sair apertando PLAY/STOP) Escolha a opção 'Save' e clique em MODE. A estação selecionada ficará gravada como CH01. Repetir a operação para as outras estações preferidas. Podem ser gravadas até 20 ou 10 estações. Para alternar entre as estações gravadas, pressione o botão PLAY/STOP. Para gravar a transmissão de rádio, escolha "Fine Rec" ou "Long Rec". O processo de gravação é similar à gravação de voz (veja Utilizando o S1Mp3 como gravador) 9. Reproduzir arquivos gravados Conforme descrito em Navegando pelo sistema, entre no Aplicativo RPL. O visor mostrará um arquivo RECXX(se houver). Click em MODE para entrar no Sub-Menu, e escolha a pasta onde estão os arquivos RECXX a serem reproduzidos. Pressione o botão PLAY/STOP para reproduzir o arquivo REC mostrado. Pressione novamente o botão PLAY/STOP para parar a reprodução. Para ouvir um outro arquivo, incline MODE para direita ou para esquerda até mostrar o arquivo REC desejado. Observação: Os arquivos REC01, REC02, REC03,... podem ser de rádio ou de voz (microfone embutido). Todos os arquivos REC criados (de FM ou Voz), tem natureza parecida(act, vor ou wav). Assim sendo, a reprodução desses arquivos se procede da mesma maneira.. Caso voce queira escutar os arquivos RECXX no computador, converta-os para MP3 utlilizando o "Sound Convert tool", que vem no mini-cd que acompanha o player. 10. Criando e consultando agenda telefônica

8 Baixe o Telbook Aplication (em Telbook aplication ). Extraia o telbook.exe com o 7ZIP(open source e gratuito) ou com o WinRAR. Então, rode o telbook.exe. Você verá uma tela parecida com esta: Para cada item da sua lista, preencha os campos Name, Mobile(Celular), Tel(Telefone), , QQ(qualquer?) e Fax. O campo Name é o único obrigatório. Quando terminar, clique no botão Add, e todas as informações digitadas vão para a primeira linha da planilha. Quando a lista estiver estiver pronta, aperte o botão 'Save', salvando o conteúdo da planilha no arquivo de nome 'TelBook.bin'. Caso queria manter a lista em um formato legível fora do S1MP3, clique em 'Export', salvando a lista no arquivo texto de nome telbook.txt. Ambos os arquivos são gravados na pasta onde se encontra o programa Telbook2.exe. Monte (conecte) o S1MP3 no computador, copie o arquivo "TelBook.bin" para a raiz do MP3 Player, e por fim desmonte o S1MP3 (veja como aqui: Utilizando o S1Mp3 como pen drive). Ligue o S1MP3 e entre no aplicativo TEL. Selecione o ítem Import Tel, e comfirme a importação. Se o arquivo gerado não puder ser importado, você deve tentar os mesmos procedimentos, mas usando outras versões to telbook.exe(1.0 ou 1.1). A lista telefônica está preparada para ser consultada! Para tal, entre no Aplicativo TEL e selecione a opção Browse Tel. Aparecerá a lista de nomes. Escolha o nome desejado deitando MODE para direita ou esquerda, e aperte o botão PLAY/STOP para ver o primeiro item desse registro(nome). Para ver outros itens, gire MODE para direita ou esquerda. Se um item ultrapassar o limite da tela, pressione o botão PLAY/STOP para ver o restante da linha. 11. Criando e consultando arquivos de texto Preparing a text file Primeiro, crie um pequeno arquivo texto com o Bloco de notas.

9 A seguir, faça a conexão lógica do S1MP3 ao computador (veja a seção Utilizando o S1Mp3 como pen drive). Com Windows Explorer, copie o arquivo texto para a pasta TXTS do S1MP3. Faça a desmontagem do S1MP3. Após, desconecte-o fisicamente. Veja a seção Utilizando o S1Mp3 como pen drive. Visualizando o arquivo texto Entre no Aplicativo TXT. Entre em Dir Select. Selecione a pasta TXTS. Selecione o menu File Select. Aparece o nome do arquivo texto preparado anteriormente. Se tiver mais de um arquivo texto, selecione o nome do arquivo texto desejado. Com isto, o arquivo para visualização foi selecionado, e o sistema de menua volta a um nível anterior. Selecione o menu Text Read. O conteúdo do arquivo é visualizado no LCD. Dificilmente todo o conteúdo será mostrado de uma vez. Para ver o resto do texto, navegue horizontalmente pelo texto, girando MODE. 12. Exibindo letras de músicas durante o modo Mp3 Player Para poder acompanhar a música juntamente com a letra, deve ser colocado um arquivo de nome "[nome_do_mp3].lrc", contendo as lyrics com os timestamps(opcionais) para a música "[nome_do_mp3].mp3". Ambos os arquivos devem estar no mesmo diretório. Não se esqueça que este mecanismo é sensível à MAIÚSCULAS/minúsculas. Quando voce estiver reproduzindo uma arquivo.mp3 que tem um arquivo.lrc de mesmo nome, um pequeno "L" ou "T" vai aparecer no ícone de nota musical. Então, para começar a exibir as letras, mantenha pressionado MODE por 3 ou 4 segundos. Esta funcão aparenta ter vários bugs, tente manter o arquivo.lrc o mais simples possível. Use os timestamps da seguinte forma, no arquivo.lrc: [00:55.68]Lyrics are fun [00:58.49]...dadada... [00:57.61]...lalala... O arquivo.lrc deve ser salvo em formato ANSI padrão. O "Bloco de notas" ou "Notepad" do windows é o suficiente para fazer o serviço. Existem também alguns freewares e programas pagos que poder exportar/montar/baixar da internet o arquivo.lrc para você. Procure na internet, e use o que você achar melhor. Site hosted by GTLinx.com Site translator(português) : Wladston Viana - wladston at gmail.com Protected by the FreeBSD Documentation License - click for details

Index. 1. Introdução 2 2. Operação Básica..2. 3. Operação..3. 4. Resolução de Problemas...13. 3.1 Modo Música... 3. 3.2 Modo Gravar...

Index. 1. Introdução 2 2. Operação Básica..2. 3. Operação..3. 4. Resolução de Problemas...13. 3.1 Modo Música... 3. 3.2 Modo Gravar... Index 1. Introdução 2 2. Operação Básica..2 3. Operação..3 3.1 Modo Música... 3 3.2 Modo Gravar....7 3.3 Modo Voz.... 9 3.4 Modo FM..10 3.5 Ajuste de sistema......10 3.6 Saída..12 4. Resolução de Problemas...13

Leia mais

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais.

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. MICROSOFT WINDOWS O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. Apresentaremos a seguir o Windows 7 (uma das versões do Windows)

Leia mais

Manual de Utilizador

Manual de Utilizador Modelo BMP4816 MP4 player Manual de Utilizador Introdução Obrigada por ter comprado o Leitor BMP4816. A tecnologia de alta integração reduz o peso e as dimensões do dispositivo e a sua utilização é confortável.

Leia mais

Caneta Espiã NOVY. Página1. 1 - Introdução:

Caneta Espiã NOVY. Página1. 1 - Introdução: Página1 1 - Introdução: A NOVA CANETA ESPIÃ representa um novo conceito no universo da espionagem. Trazendo um novo design e uma nova tecnologia, a nova caneta oferece a você, um produto elegante, discreto

Leia mais

www.moxelectronics.com.br

www.moxelectronics.com.br MANUAL PARA AUTOFALANTE PORTÁTIL MO-S603 www.moxelectronics.com.br Para operar corretamente, por favor, leia este manual com atenção antes de usar. Qualquer revisão de conteúdo do manual não será citada

Leia mais

O QUE É A CENTRAL DE JOGOS?

O QUE É A CENTRAL DE JOGOS? O QUE É A CENTRAL? A Central de Jogos consiste de duas partes: Um site na Internet e um programa de computador (Central) que deve ser instalado em sua máquina. No site www.centraldejogos.com.br, você pode

Leia mais

COMO IMUNIZAR SEU PENDRIVE CONTRA VÍRUS. Introdução

COMO IMUNIZAR SEU PENDRIVE CONTRA VÍRUS. Introdução COMO IMUNIZAR SEU PENDRIVE CONTRA VÍRUS Introdução Os vírus de computador que infectam os pendrives sempre se infiltram pela raiz do mesmo, que é a primeira área onde o pendrive começa a ser utilizado,

Leia mais

Fale.com. Manual do Usuário

Fale.com. Manual do Usuário Fale.com Manual do Usuário Serviço Fale.com Índice 1. Introdução 3 2. Instalando o Fale.com 3 a. Configurando o áudio para atendimento pela Internet 9 3. Configurando o Fale.com 14 4. Utilizando o Fale.com

Leia mais

1. SOBRE O MANUAL 2. CONHECENDO O MEU MP3 PLAYER 3. OPERAÇÕES BÁSICAS 3.1. Ligando e desligando 3.2. Executando arquivos de música 3.3.

1. SOBRE O MANUAL 2. CONHECENDO O MEU MP3 PLAYER 3. OPERAÇÕES BÁSICAS 3.1. Ligando e desligando 3.2. Executando arquivos de música 3.3. 1. SOBRE O MANUAL 2. CONHECENDO O MEU MP3 PLAYER 3. OPERAÇÕES BÁSICAS 3.1. Ligando e desligando 3.2. Executando arquivos de música 3.3. Controle de volume 3.4. Travando o dispositivo 3.5. Ativando o MENU

Leia mais

Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP

Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP Aula de hoje: Verificando data e hora, desligando o computador, janelas, copiar colar, excluindo um arquivo. Prof: Lucas Aureo Guidastre Verificando data

Leia mais

Conhecendo o Decoder

Conhecendo o Decoder Conhecendo o Decoder O Decoder da sua ion TV, ou receptor, também é chamado de STB, sigla em inglês para Set Top Box, que é o aparelho responsável por receber o sinal de TV, decodificá-lo e enviá-lo para

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

Para modelos: LE32H158i, LE42H158i, LE46H158i, LE46H158z

Para modelos: LE32H158i, LE42H158i, LE46H158i, LE46H158z Você pode instalar o Yahoo! Connected TV atualizando o software (firmware) da sua SMART TV AOC. Veja como fazer: VEJA O QUE VOCÊ PRECISA ANTES DE INSTALAR Antes de iniciar a atualização, leia atentamente

Leia mais

Manual Fácil 1 DOWNLOAD E INSTALAÇÃO. 1. Como faço o download do Jimbo Mobile?

Manual Fácil 1 DOWNLOAD E INSTALAÇÃO. 1. Como faço o download do Jimbo Mobile? Seja bem-vindo(a) ao Manual Fácil Jimbo. O jeito mais simples de você aprender a usar o nosso software gratuito. Com esse passo a passo você fica sabendo como acrescentar despesas, alterar lançamentos,

Leia mais

LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO

LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO 2015 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 REQUISITOS DO SISTEMA... 3 3 INSTALAÇÃO... 3 4 O QUE MUDOU... 3 5 COMO COMEÇAR... 4 6 FORMULÁRIOS DE CADASTRO... 5 7 CADASTRO DE

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO CD PLAYER PORTÁTIL COM MP3 CÓD.: 6511-1

MANUAL DO USUÁRIO CD PLAYER PORTÁTIL COM MP3 CÓD.: 6511-1 MANUAL DO USUÁRIO CD PLAYER PORTÁTIL COM MP3 CÓD.: 6511-1 1. CONTEÚDO DA EMBALAGEM CD Player Portátil com MP3. Manual do usuário. 2. CARACTERÍSTICAS Reproduz músicas no formato MP3. Entrada USB para leitura

Leia mais

Antes de iniciar a atualização, leia atentamente todo o informativo;

Antes de iniciar a atualização, leia atentamente todo o informativo; Você pode atualizar o software (firmware) de seu televisor LE42D5520, veja como fazer : VEJA O QUE VOCÊ PRECISA ANTES DE INSTALAR Antes de iniciar a atualização, leia atentamente todo o informativo; É

Leia mais

Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook

Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook Maio de 2012 Conteúdo Capítulo 1: Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook... 5 Introdução ao Conference Manager do Microsoft Outlook... 5 Instalando

Leia mais

VEJA O QUE VOCÊ PRECISA ANTES DE INSTALAR

VEJA O QUE VOCÊ PRECISA ANTES DE INSTALAR Você pode atualizar o software (firmware) de seu televisor LC32W053, vejacomofazer : VEJA O QUE VOCÊ PRECISA ANTES DE INSTALAR Antes de iniciar a atualização, leia atentamente todo o informativo; É necessário

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual UNIFAP MACAPÁ-AP 2012 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela Meus

Leia mais

Manual de Orientação para Acesso e Uso do SARA Versão ERA s

Manual de Orientação para Acesso e Uso do SARA Versão ERA s Manual de Orientação para Acesso e Uso do SARA Versão ERA s 1. Introdução O SARA foi elaborado visando facilitar o dia a dia do produtor, foi desenvolvido em Delphi, utilizando banco de dados Firebird,

Leia mais

ipod shuffle Manual do Usuário

ipod shuffle Manual do Usuário ipod shuffle Manual do Usuário Índice 3 Capítulo 1: Sobre o ipod shuffle 4 Capítulo 2: Noções básicas do ipod shuffle 4 Visão geral do ipod shuffle 5 Como usar os controles do ipod shuffle 5 Como conectar

Leia mais

Lync Acessando o Lync Web App

Lync Acessando o Lync Web App Lync Acessando o Lync Web App Saiba como ingressar em uma reunião, quais são os recursos disponíveis, as configurações e conheça o layout do Lync Web App. Sumário Lync Web App... 1 Ingressar em uma Reunião

Leia mais

Orientações para gravar a playlist comentada

Orientações para gravar a playlist comentada Orientações para gravar a playlist comentada Com auxílio do programa Audacity, você pode gravar a playlist. Antes da gravação Prepare-se: familiarize-se com o texto. Experimente: prove diferentes tons,

Leia mais

MP4 / MP3 / WMA / WAV / FM / PEN DRIVE / VÍDEOS

MP4 / MP3 / WMA / WAV / FM / PEN DRIVE / VÍDEOS MP4 / MP3 / WMA / WAV / FM / PEN DRIVE / VÍDEOS Leia este manual com atenção antes de usar seu produto pela 1ª vez. Parabéns pela aquisição do MP4 Portátil. Nós preparamos este manual detalhado para você

Leia mais

Redes Ponto a Ponto. Os drivers das placas de rede devem estar instalados.

Redes Ponto a Ponto. Os drivers das placas de rede devem estar instalados. Redes Ponto a Ponto É fácil configurar uma rede ponto-a-ponto em qualquer versão do Windows. Antes entretanto é preciso tomar algumas providências em relação ao hardware: Todos os computadores devem estar

Leia mais

Motorola Phone Tools. Início Rápido

Motorola Phone Tools. Início Rápido Motorola Phone Tools Início Rápido Conteúdo Requisitos mínimos...2 Antes da instalação Motorola Phone Tools...3 Instalar Motorola Phone Tools...4 Instalação e configuração do dispositivo móvel...6 Registro

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES. RELÓGIO ESPIÃO Elegance

MANUAL DE INSTRUÇÕES. RELÓGIO ESPIÃO Elegance MANUAL DE INSTRUÇÕES RELÓGIO ESPIÃO Elegance Antes de manusear leia atentamente todas as instruções deste manual: Este aparelho é constituído de mecanismos internos muito sensíveis e delicados, sendo que

Leia mais

Etapa 1: Limpar o computador e executar o Windows Update

Etapa 1: Limpar o computador e executar o Windows Update Usuários do Windows 7: Tente usar o utilitário de diagnóstico gratuito da HP para ajudá-lo a encontrar o melhor driver! IMPORTANTE: Você deve seguir estas soluções na ordem que são apresentadas para resolver

Leia mais

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA GRUPO DE PESQUISA LEITURA NA TELA

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA GRUPO DE PESQUISA LEITURA NA TELA INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA GRUPO DE PESQUISA LEITURA NA TELA Núcleo de Educação a Distância UniEvangélica 2 ÍNDICE 1 Introdução à Informática... 3 1. O Computador... 3 Teclado... 3 Mouse... 5 Monitor...

Leia mais

Manual do Instar Mail v2.0

Manual do Instar Mail v2.0 Manual do Instar Mail v2.0 Sumário Conteúdo Menu Principal... 2 Menu Cliente... 3 Pagina Categorias do Instar-Mail... 4 Importação... 4 Campanhas... 8 Cadastramento de campanhas do Instar-Mail... 9 Ações

Leia mais

Atualizações de Software Guia do Usuário

Atualizações de Software Guia do Usuário Atualizações de Software Guia do Usuário Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows e Windows Vista são marcas registradas da Microsoft Corporation nos EUA. Aviso sobre o produto

Leia mais

KF2.4 MANUAL DE UTILIZADOR

KF2.4 MANUAL DE UTILIZADOR MANUAL DE UTILIZADOR Conteúdo Marcas comerciais IKIMOBILE é uma marca registada da Univercosmos, Lda., uma empresa do Grupo FF, com uma participação na Technology Solutions IT INT. Android e Google Search

Leia mais

Tutorial para Atualização do Laboratório de Informática

Tutorial para Atualização do Laboratório de Informática Tutorial para Atualização do Laboratório de Informática Esse tutorial mostra os procedimentos a serem realizados para atualização correta do Laboratório de Informática. Leia atentamente o passo a passo

Leia mais

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá LibreOffice Impress Editor de Apresentação Iniciando o Impress no Linux Educacional 4 1. Clique no botão 'LE' no

Leia mais

Driver da KODAK D4000 Duplex Photo Printer para WINDOWS

Driver da KODAK D4000 Duplex Photo Printer para WINDOWS ReadMe_Driver.pdf 11/2011 Driver da KODAK D4000 Duplex Photo Printer para WINDOWS Descrição O driver da D4000 Printer é um driver da impressora MICROSOFT personalizado para uso com a D4000 Duplex Photo

Leia mais

Caro cliente. Guia do cliente. Página 1

Caro cliente. Guia do cliente. Página 1 Caro cliente. Os procedimentos a seguir se destinam somente em resolver problemas referentes á internet, não servindo para resolver qualquer outro problema no computador, como por exemplo, um computador

Leia mais

Atenção ainda não conecte a interface em seu computador, o software megadmx deve ser instalado antes, leia o capítulo 2.

Atenção ainda não conecte a interface em seu computador, o software megadmx deve ser instalado antes, leia o capítulo 2. Atenção ainda não conecte a interface em seu computador, o software megadmx deve ser instalado antes, leia o capítulo 2. Interface megadmx SA Firmware versão 1, 2 e 3 / software megadmx 2.000 (Windows/MAC

Leia mais

Instruções para download e instalação da atualização de Mapa GPS (v3)

Instruções para download e instalação da atualização de Mapa GPS (v3) Instruções para download e instalação da atualização de Mapa GPS (v3) Antes de iniciar o processo, você precisará um pen drive USB com uma capacidade de 2 GB ou maior. Em caso de dúvida ou dificuldade

Leia mais

..:Restaurantes:.. Manual completo do sistema de vendas Restaurantes. Site..: http:// www.giovaneinformatica.com.br

..:Restaurantes:.. Manual completo do sistema de vendas Restaurantes. Site..: http:// www.giovaneinformatica.com.br ..:Restaurantes:.. Manual completo do sistema de vendas Restaurantes Site..: http:// www.giovaneinformatica.com.br E-mail..: suporte@giovaneinformatica.com.br :.. Índice ndice..: 1-) CADASTRANDO DE PRODUTOS

Leia mais

Veja em Tela cheia abaixo: Página nº 2

Veja em Tela cheia abaixo: Página nº 2 Neste pequeno manual iremos conhecer as diversas impressoras que poderemos utilizar no sistema park service, a impressora poderá ser matricial ou térmica utilizando uma bobina de papel 40 colunas, facilmente

Leia mais

Guia de Instalação rápida HD-CVI 7104SF / 7108SF / 7116MF

Guia de Instalação rápida HD-CVI 7104SF / 7108SF / 7116MF 1 Guia de Instalação rápida HD-CVI 7104SF / 7108SF / 7116MF Índice 2 1. HDD Instalação 3 1.1 Conexão de Dispositivos 3 2. Entrada 3 3. Função A gravação 3 3.1 Gravação Manual 3 4 Playback 4 4.1 Consulta

Leia mais

ENERGIA DA BATERIA & GERENCIAMENTO DA ENERGIA

ENERGIA DA BATERIA & GERENCIAMENTO DA ENERGIA CAPÍTULO VINTE TRÊS ENERGIA DA BATERIA & GERENCIAMENTO DA ENERGIA Neste capítulo, você aprenderá os fundamentos do gerenciamento de energia e como usá-los para adquirir uma vida média da bateria mais longa.

Leia mais

... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB

... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB ... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB ÍNDICE 1. IMPLEMENTAÇÃO 4 1.1 PAINEL DE CONTROLE 4 1.2 SENHA 4 1.3 INSTALAÇÃO 4 1.3.1 INSTALAÇÃO PARA MODERADOR 4 1.3.2 INSTALAÇÃO PARA PARTICIPANTES 8 1.3.2.1 PELO

Leia mais

Carrera Pessoal 2015. Guia de uso

Carrera Pessoal 2015. Guia de uso Carrera Pessoal 2015 Guia de uso Bem vindo ao Carrera Pessoal 2015, o gerenciador financeiro ideal. Utilizando o Carrera Pessoal você poderá administrar com facilidade as suas finanças e/ou da sua família.

Leia mais

Windows. Atualizar o firmware para unidades de comunicações UT-1. Prepare-se

Windows. Atualizar o firmware para unidades de comunicações UT-1. Prepare-se Atualizar o firmware para unidades de comunicações UT- Windows Obrigado por ter escolhido um produto Nikon. Este guia descreve como atualizar o firmware para unidades de comunicações UT-. Se você não tiver

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Versão 1.2.3 27 de novembro de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação

Leia mais

Figura 1: Interface 3G Identech

Figura 1: Interface 3G Identech Sumário 1 INTRODUÇÃO...3 2 INSTALAÇÃO NO WINDOWS XP...5 3 INSTALAÇÃO NO WINDOWS VISTA...12 4 INSTALAÇÃO NO WINDOWS 7...18 5 CADASTRANDO OPERADORA...25 6 CONECTANDO NA INTERNET...27 7 SERVIÇO DE SMS...29

Leia mais

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral Índice 03 Capítulo 1: Visão Geral 04 Capítulo 2: Conta de Usuário 04 Criação 08 Edição 09 Grupo de Usuários 10 Informações da Conta 12 Capítulo 3: Download do Backup Online Embratel 16 Capítulo 4: Cópia

Leia mais

Usando o computador portátil GIGABYTE pela primeira vez. 2 Conecte o adaptador AC no conector de entrada DC no lado esquerdo do computador portátil.

Usando o computador portátil GIGABYTE pela primeira vez. 2 Conecte o adaptador AC no conector de entrada DC no lado esquerdo do computador portátil. Parabéns por adquirir um Notebook GIGABYTE. Este manual irá ajudá-lo a começar com a configuração do seu computador portátil. A configuração do produto final depende do modelo no momento da sua compra.

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO AQUARIUS STRAP

MANUAL DO USUÁRIO AQUARIUS STRAP MANUAL DO USUÁRIO AQUARIUS STRAP Índice Características 1 Precauções.. 1 Aviso. 1 Botões e Funções 2 Operação Básica.. 2 Menu Principal. 3 Modo músicas.. 3 Modo relógio. 5 Modo cronômetro. 6 Modo vídeos..

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES. RELÓGIO ESPIÃO Elegance

MANUAL DE INSTRUÇÕES. RELÓGIO ESPIÃO Elegance MANUAL DE INSTRUÇÕES RELÓGIO ESPIÃO Elegance Antes de manusear leia atentamente todas as instruções deste manual: Este aparelho é constituído de mecanismos internos muito sensíveis e delicados, sendo que

Leia mais

MP5 Player Automotivo

MP5 Player Automotivo MP5 Player Automotivo Manual do Usuário Você acaba de adquirir um produto Leadership, testado e aprovado por diversos consumidores em todo Brasil. Neste manual estão contidas todas as informações necessárias

Leia mais

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE 2 1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE ATENDIMENTO... 6 4 - A TELA AGENDA... 7 4.1 - TIPOS

Leia mais

Manual do Usuário CMS WordPress Versão atual: 3.0

Manual do Usuário CMS WordPress Versão atual: 3.0 Manual do Usuário CMS WordPress Versão atual: 3.0 1 - Introdução O Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional, CGCO, criou, em março de 2008, uma equipe para atender à demanda de criação de novos

Leia mais

..:Sgi-Plus:.. Manual completo do sistema de vendas Sgi-plus. Site..: http:// www.giovaneinformatica.com.br

..:Sgi-Plus:.. Manual completo do sistema de vendas Sgi-plus. Site..: http:// www.giovaneinformatica.com.br ..:Sgi-Plus:.. Manual completo do sistema de vendas Sgi-plus Site..: http:// www.giovaneinformatica.com.br E-mail..: suporte@giovaneinformatica.com.br 1-) CADASTRANDO DE PRODUTOS -Detalhes da tela -Salvando

Leia mais

Manual de Configuração de Exportação/Importação de arquivos (MultiSET/SISCEL)

Manual de Configuração de Exportação/Importação de arquivos (MultiSET/SISCEL) Manual de Configuração de Exportação/Importação de arquivos (MultiSET/SISCEL) ÍNDICE Configuração do MultiSET para exportação de arquivo para o SISCEL... 3 Transporte do arquivo do MACINTOSH para o PC...

Leia mais

1 Instalando o LimerSoft SisVendas em computadores Mac/Apple

1 Instalando o LimerSoft SisVendas em computadores Mac/Apple 1 Instalando o LimerSoft SisVendas em computadores Mac/Apple Requisitos mínimos: Conhecimentos intermediários de informática, uma cópia genuína do Microsoft Windows. 1. Certifique-se de que seu sistema

Leia mais

A TV INVADIU A REALIDADE.

A TV INVADIU A REALIDADE. A TV INVADIU A REALIDADE. SUA EMOÇÃO ACABA DE GANHAR AINDA MAIS REALIDADE. É A SUA SKY COM QUALIDADE DE IMAGEM E SOM IMPRESSIONANTES. A partir de agora, você tem nas mãos a maior evolução da TV por assinatura.

Leia mais

,QWURGXomRDR(GLWRUGH $SUHVHQWDo}HV3RZHU3RLQW

,QWURGXomRDR(GLWRUGH $SUHVHQWDo}HV3RZHU3RLQW Universidade Federal de Viçosa Departamento de Informática,QWURGXomRDR(GLWRUGH $SUHVHQWDo}HV3RZHU3RLQW Flaviano Aguiar Liziane Santos Soares Jugurta Lisboa Filho (Orientador) PROJETO UNESC@LA Setembro

Leia mais

Importante seguir corretamente as instruções do Manual para não invalidar a garantia.

Importante seguir corretamente as instruções do Manual para não invalidar a garantia. Parabéns pela escolha de um produto da linha Philco. Para garantir o melhor desempenho do produto, é importante ler atentamente as recomendações a seguir. Devido aos avanços tecnológicos e ao sistema de

Leia mais

Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET www.concursosecursos.com.br INFORMÁTICA AULA 11

Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET www.concursosecursos.com.br INFORMÁTICA AULA 11 INFORMÁTICA AULA 11 INTERNET (CONTINUAÇÃO) Outlook EXPRESS A janela principal do Outlook Express pode ser divida basicamente em: Área de Comando (superior) - Contém a barra de botões e a barra de menus.

Leia mais

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Use o Google Drive para armazenar e acessar arquivos, pastas e documentos do Google Docs onde quer que você esteja. Quando você altera um arquivo na web, no

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO CD PLAYER MP3 PORTÁTIL DZ-65269 CÓD.: 6526-9

MANUAL DO USUÁRIO CD PLAYER MP3 PORTÁTIL DZ-65269 CÓD.: 6526-9 MANUAL DO USUÁRIO CD PLAYER MP3 PORTÁTIL DZ-65269 CÓD.: 6526-9 CD Player MP3 Portátil Manual do usuário Cabo de Energia 1. CONTEÚDO DA EMBALAGEM 2. CARACTERÍSTICAS Reproduz CDs de MP3, CD e CD-RW Entrada

Leia mais

1.Roteador Re054 e RE108

1.Roteador Re054 e RE108 Guia rápido - Roteador 1.Roteador Re054 e RE108 1. Instalação e Conexão de cabos. Instalação 2. Não consigo acessar a http (não conseguiu começar a configurar), o que deve ser ou o que devo fazer? Instalação

Leia mais

2. Cadastrar Cargo de Funcionário: Gestão> Cadastro> RH> Cargo Cadastro auxiliar necessário quando for preciso cadastrar os funcionários da loja.

2. Cadastrar Cargo de Funcionário: Gestão> Cadastro> RH> Cargo Cadastro auxiliar necessário quando for preciso cadastrar os funcionários da loja. ASASYS INFORMÁTICA GUIA DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO CTRL HORÁRIO A. PREPARATIVO CONTROLE DE HORARIO Antes de fazer a instalação e configuração do Controle de Horário, é necessário que previamente seja

Leia mais

Sumário Etapa 1: Verificar os acessórios

Sumário Etapa 1: Verificar os acessórios Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o scanner IRIScan Pro 3 Cloud. Esse scanner é fornecido com os aplicativos de software Readiris Corporate 14 (PC e Mac), Cardiris Corporate 5 for

Leia mais

Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi)

Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi) Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi) Este módulo irá ensinar-lhe como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica usando o programa Prezi. A produção de uma apresentação

Leia mais

Guia Rápido ClaireAssist

Guia Rápido ClaireAssist Guia Rápido ClaireAssist Informações do Evento Nossa equipe de Operações enviará por email todos os dados para o evento. Você receberá dois numeros de acesso, um para moderador e outro para os participantes,

Leia mais

Escaneando seu computador com o Avira AntiVir 10

Escaneando seu computador com o Avira AntiVir 10 Escaneando seu computador com o Avira AntiVir 10 Para fazer um scan, clique com o botão direito do mouse sobre o símbolo do Avira AntiVir (aquele guarda-chuva vermelho aberto ao lado do relógio do Windows)

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 1 Sumário 1. Instalando a Chave de Proteção 3 2. Novas características da versão 1.3.8 3 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 4. Executando o PhotoFacil Álbum 9 3.1. Verificação da Chave 9 3.1.1. Erro 0001-7

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES TABLET TAB TV DUAL

MANUAL DE INSTRUÇÕES TABLET TAB TV DUAL MANUAL DE INSTRUÇÕES TABLET TAB TV DUAL Termos de Garantia Este produto é garantido contra defeitos de fabricação. Os casos abaixo não estãocobertos pela garantia:. Vazamento ou oxidação das pilhas/bateria..

Leia mais

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa P OW ERPOI NT 1 INTRODUÇÃO... 3 1. Iniciando o PowerPoint... 3 2. Assistente de AutoConteúdo... 4 3. Modelo... 5 4. Iniciar uma apresentação em branco... 6 5. Modo de Exibição... 6 6. Slide Mestre... 7

Leia mais

MANUAL DO SOFTWARE. EPmfd II. Standard. Rev. Nro. Notas. Data da cópia 03/10/2008 Copiado por EGS EPSON PAULISTA LTDA. SEIKO EPSON CORPORATION

MANUAL DO SOFTWARE. EPmfd II. Standard. Rev. Nro. Notas. Data da cópia 03/10/2008 Copiado por EGS EPSON PAULISTA LTDA. SEIKO EPSON CORPORATION MANUAL DO SOFTWARE EPmfd II Rev. Nro. Notas Standard F Data da cópia 03/10/2008 Copiado por EGS EPSON PAULISTA LTDA. SEIKO EPSON CORPORATION 1 Produto: EPmfd II Rev. F Data: 03/10/2008 Pg. 2/42 Índice

Leia mais

MANUAL DA SECRETARIA

MANUAL DA SECRETARIA MANUAL DA SECRETARIA Conteúdo Tela de acesso... 2 Liberação de acesso ao sistema... 3 Funcionários... 3 Secretaria... 5 Tutores... 7 Autores... 8 Configuração dos cursos da Instituição de Ensino... 9 Novo

Leia mais

Câmera frontal. Liga/Desliga. Voltar

Câmera frontal. Liga/Desliga. Voltar MEU AN400 Conector USB Fone de ouvido Receptor Subir/baixar volume Câmera frontal Liga/Desliga LCD Início Menu Voltar Câmera traseira Flash Tampa traseira Viva voz 1 C O N FI GU R A Ç Ã O D O S E U TE

Leia mais

DVD PH190 D Guia Rápido Consultar o Manual de Instruções para maiores informações.

DVD PH190 D Guia Rápido Consultar o Manual de Instruções para maiores informações. DVD PH190 Guia Rápido Consultar o Manual de Instruções para maiores informações. Devido ao rápido avanço tecnólogico e ao sistema de produção por lotes, algumas descrições de funcionamento ou ilustrações

Leia mais

SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT

SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT Esse tutorial traz passo a passo instruções para criação de um desenho no ambiente Draft. Na criação dos desenhos você aprenderá as técnicas

Leia mais

Capture Pro Software. Introdução. A-61640_pt-br

Capture Pro Software. Introdução. A-61640_pt-br Capture Pro Software Introdução A-61640_pt-br Introdução ao Kodak Capture Pro Software e Capture Pro Limited Edition Instalando o software: Kodak Capture Pro Software e Network Edition... 1 Instalando

Leia mais

Início Rápido para o Templo

Início Rápido para o Templo Início Rápido para o Templo O FamilySearch.org facilita realizar as ordenanças do templo por seus antepassados. Todo o processo tem apenas alguns passos simples: 1. Descobrir antepassados que precisam

Leia mais

SISTEMA DE CLIMATIZAÇÃO

SISTEMA DE CLIMATIZAÇÃO AUTOMAÇÃO SEGURANÇA SOM SISTEMA DE CLIMATIZAÇÃO MANUAL DO UTILIZADOR www.only-pt.pt INTRODUÇÃO... 4 EQUIPAMENTOS... 4 CONTROLOS E INDICAÇÕES... 5 CONFIGURAÇÃO ATRAVÉS DO OTC-CLIMA... 6 1. Ajuste de data

Leia mais

Relógio Espião de Pulso - Clássico

Relógio Espião de Pulso - Clássico Relógio Espião Relógio Espião de Pulso - Clássico Página1 1 - Introdução: Obrigado por adquirir este produto. Por favor, leia atentamente este manual. Ele contém informações importantes sobre o uso e a

Leia mais

Como instalar uma impressora?

Como instalar uma impressora? Como instalar uma impressora? Antes de utilizar uma impressora para imprimir seus documentos, arquivos, fotos, etc. é necessário instalá-la e configurá-la no computador. Na instalação o computador se prepara

Leia mais

Usar o Office 365 em seu telefone Android

Usar o Office 365 em seu telefone Android Usar o Office 365 em seu telefone Android Guia de Início Rápido Verificar o email Configure o seu telefone Android para enviar e receber emails de sua conta do Office 365. Verificar o seu calendário onde

Leia mais

Obrigado por comprar os produtos HURRICANE!

Obrigado por comprar os produtos HURRICANE! HR 410 MANUAL DO USUÁRIO Obrigado por comprar os produtos HURRICANE! Por favor, leia por completo este manual do usuário para saber como instalar e operar corretamente este produto. Depois de efetuar a

Leia mais

Manual de instalação do Cartão da OAB e baixa do certificado A3 AR Soluti - Goiânia. Versão 1.0 de 22 de setembro de 2014. Classificação: Ostensivo

Manual de instalação do Cartão da OAB e baixa do certificado A3 AR Soluti - Goiânia. Versão 1.0 de 22 de setembro de 2014. Classificação: Ostensivo Manual de instalação do Cartão da OAB e baixa do AR Soluti - Goiânia Catalogação do Documento Titulo Manual de instalação do Cartão da OAB e baixa do Classificação Versão 1.0 de 22 de setembro de 2014

Leia mais

FAQ. Erros, e dúvidas frequentes

FAQ. Erros, e dúvidas frequentes FAQ Erros, e dúvidas frequentes Sumário ERROS CONHECIDOS... 2 1. Botões da tela principal desabilitados... 2 2. Erro de cadastro... 3 3. Região Nordeste não encontrada no cadastro de obras;... 3 4. Célula

Leia mais

Passo- a- passo SKILLSPECTOR Software gratuito para análise cinemática Procedimentos para configuração, digitalização e calibragem

Passo- a- passo SKILLSPECTOR Software gratuito para análise cinemática Procedimentos para configuração, digitalização e calibragem Passo- a- passo SKILLSPECTOR Software gratuito para análise cinemática Procedimentos para configuração, digitalização e calibragem Prof. Dr. Ricardo Martins de Souza O passo- a- passo a seguir tem como

Leia mais

Blu Aria Manual do Usuário

Blu Aria Manual do Usuário Blu Aria Manual do Usuário -1- -2- Conteúdo Iniciando... 4 1.1 Instalação do Chip (cartão SIM) e da Bateria... 4 1.2 Recarga da Bateria... 4 1.3 Conexão à Rede... 5 Tipo de Entrada... 5 1.4 Para Mudar

Leia mais

Manual de Utilização do PDV Klavix

Manual de Utilização do PDV Klavix Manual de Utilização do PDV Klavix Página 1/20 Instalando a partir do CD Se você recebeu um CD de instalação, rode o programa Instalador que se encontra no raiz do seu CD. Ele vai criar a pasta c:\loureiro

Leia mais

3.1) Baixe os arquivos necessários para preparação neste link: http://www.emumaniacos.com.br/gateway/gw_release_1.1a.zip

3.1) Baixe os arquivos necessários para preparação neste link: http://www.emumaniacos.com.br/gateway/gw_release_1.1a.zip Gateway Manual do Usuario 1.1 (25/08/2013) (atualizado com link para download para nova firmware spoof e multi região) Por Cirino Souza Goulart www.playtronics.com.br facebook.com/lojaplaytronics 1) Conteúdo

Leia mais

Visualizador de Documentos Fiscais Eletrônicos FAQ (Perguntas frequentes)

Visualizador de Documentos Fiscais Eletrônicos FAQ (Perguntas frequentes) Visualizador de Documentos Fiscais Eletrônicos FAQ (Perguntas frequentes) 1. Quais são os requisitos de software para executar o Visualizador em meu computador? Para executar o Visualizador é necessário

Leia mais

Procedimentos de Configuração Técnica SEGDVR04N, SEGDVR08N e SEGDVR16N www.greatek.com.br

Procedimentos de Configuração Técnica SEGDVR04N, SEGDVR08N e SEGDVR16N www.greatek.com.br de Configuração Técnica SEGDVR04N, SEGDVR08N e SEGDVR16N www.greatek.com.br Imagens meramente ilustrativas. Índice Clique no procedimento que deseja consultar: 1- Procedimento de Login... 2 2- Procedimento

Leia mais

Procedimento de Atualização - ONECLICK

Procedimento de Atualização - ONECLICK Procedimento de Atualização - ONECLICK Para começarmos a atualizar o equipamento, precisamos primeiramente realizar o download do programa necessário em sua sala de downloads. Para isso, realize o procedimento

Leia mais

Brasil. 5. Aspecto da câmera de vídeo. A. Modo de pré-visualização. B. Foto instantânea. C. Modo de videoclipe

Brasil. 5. Aspecto da câmera de vídeo. A. Modo de pré-visualização. B. Foto instantânea. C. Modo de videoclipe Aviso importante: Instale primeiro o driver e somente então conecte a VideoCAM Messenger à porta USB Leia este importante aviso antes da instalação 1. Instalação do software VideoCAM Messenger 1. Insira

Leia mais

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia LGTi Tecnologia Soluções Inteligentes Manual - Outlook Web App Siner Engenharia Sumário Acessando o Outlook Web App (Webmail)... 3 Email no Outlook Web App... 5 Criar uma nova mensagem... 6 Trabalhando

Leia mais

Assinatura ainda não verificada

Assinatura ainda não verificada Assinatura ainda não verificada Adobe Reader versão 9 Atenção! Se Assinatura não válida for apresentado no painel de assinaturas do documento PDF significa que a assinatura ainda não foi verificada. Siga

Leia mais

LINEAR-HCS RUA SÃO JORGE, 269 TELEFONE: (11) 2823-8800 SÃO CAETANO DO SUL SÃO PAULO CEP: 09530-250

LINEAR-HCS RUA SÃO JORGE, 269 TELEFONE: (11) 2823-8800 SÃO CAETANO DO SUL SÃO PAULO CEP: 09530-250 LINEAR-HCS RUA SÃO JORGE, 269 TELEFONE: (11) 2823-8800 SÃO CAETANO DO SUL SÃO PAULO CEP: 09530-250 1 SOFTWARE HCS 2005 - VERSÃO 4.5 (Compatível com Guarita Vr4.03 ou superior) Recomendações Iniciais Para

Leia mais