Glossário de termos técnicos em inglês de economia, finanças e e-commerce

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Glossário de termos técnicos em inglês de economia, finanças e e-commerce"

Transcrição

1 Glossário de termos técnicos em inglês de economia, finanças e e-commerce A/c, A/C account, account current. conta, conta corrente. A/D after date. após a data. A/P authority to purchase. autorização de compra. a/r, A/R all risks, against all risks. contra todos os riscos. A/W, a/w actual weight. peso real. A-1 first class. primeira classe. Abandonment abandono. Eliminação de um bem de activo fixo. Abandonment to insurers modalidade de regulamentação de danos pela qual, nos casos excepcionais determinados pela política, o segurado cede aos seguradores todos os direitos sobre o objecto em risco ou sobre o que resta deste, contra pagamento da indemnização prevista no contrato para o caso de perda total. Acc., Acce., Acpt. acceptance. aceite. Acceleration clause cláusula de antecipação. Empregada frequentemente nos Estados Unidos para os contratos que prevêem pagamentos parcelados. Estabelece que a totalidade do saldo será exigida quando qualquer das prestações/parcelas deixe de ser paga pelo devedor, e também em caso de interrupção dos pagamentos etc. Acceptance aceite de título, contrato ou cambial por uma das partes envolvidas na transação. ("Bank acceptance": aceite de banco; "trade acceptance": aceite comercial). Quando se trata de saque à vista, há simultaneidade de aceite e pagamento. Accommodation endorsement endosso de favor. Quando a pessoa assina ou endossa promissória ou título unicamente com o objectivo de levar o banco a emprestar dinheiro a cliente cujo crédito não é suficiente para garantir o empréstimo. Outra forma seria a da prática entre bancos em troca de comissão, a fim de tornar os títulos aceitáveis no mercado para negociação. Accommodation note letra de câmbio ou outro título de favor: "papagaio". O mesmo que "Accommodation Bill". Accountancy contabilidade (a profissão). Ciência contável. Accounting contabilidade (o sector, o serviço em si). Accoutant contador, contabilista. Accrual aumento, acúmulo de juros, provisão reserva.

2 accrual date data em que foi feita a provisão. Accruals (accrued interest) apropriação de receitas ou despesas por regime de competência. Antecipa-se o registro contável, em períodos determinados, para evitar a transposição de um exercício financeiro para outro. Accrued interest juros acumulados de uma dívida, não pagos. Acknowledge (to) acusar recebimento de uma carta, um documento etc. Acknowledgement aviso ou notificação de recebimento. Acquittance quitação. Documento que evidencia a desobrigação ou isenção de um débito ou compromisso financeiro. Recibo de pagamento. Act of God Acto da Natureza. Fenómenos da natureza. Expressão encontrada em conhecimentos de embarque e certificados de seguro e que significa motivo ou caso de forca maior. Acting Interino. Usa-se para expressar a interinidade de uma função exercida provisoriamente por outra pessoa. ("Acting Manager": gerente interino). Actual real. (Actual cost: custo real; actual weight: peso real. Additional premium expressão usada em seguros e que significa prémio adicional ou suplementar. Abreviatura: A. P. Add-ons o mesmo que "cash letter". Adjustment bond são "income bonds" utilizados na reorganização empresarial de sociedades anónimas. ADR American Depositary Receipt - são títulos emitidos por bancos americanos destinados a captar recursos de investidores estrangeiros, com base em lastro de acções de empresas não-americanas. São negociados através dos bancos participantes do sindicato de lançamento dos títulos. Advances (from ou to) adiantamentos (termo usado nos países de língua inglesa, ou onde a comunicação se faz nesse idioma). Advertisement anúncio, comercial. Abrev. : ad. After date após a data. Expressão utilizada em promissórias, saques e letras de câmbio que se refere à data de emissão ou aceita a partir da qual é fixado o vencimento desses títulos. Essa expressão, aposta a uma mercadoria, significa que esta é pagável certo número de dias após sua data de fabricação. Against all risks contra todos os riscos. O mesmo que "all risks". Cláusula de seguro que se refere à cobertura de todos os riscos a que se pode estar sujeita a mercadoria. Abrev. a.a.r. Agency arrangement acordo bilateral firmado entre dois bancos, normalmente para prestação de serviços (cobranças, cartas de crédito, ordens de pagamento etc.), compreendendo a troca de chaves secretas e assinaturas autorizadas.

3 Agency contract contrato de agente ou agenciamento. Contrato firmado entre o exportador e o agente que passa a exercer a função de intermediário nas negociações com o importador. Agent é o líder de um empréstimo sindicado. Agindo em nome próprio e dos demais banqueiros-emprestadores, coordena toda a operação, desde as primeira negociações até a liquidação final do negócio. Agreement Acordo, concordância, contrato. Agribusines agro-indústria. Produção, processamento e colocação no mercado de produtos primários agrícolas, alimentícios e não alimentícios. Compreende maquinaria, rações e fertilizantes e têxteis a partir de fibras naturais. Agt. agent. agente. Airmail transfer transferência de fundos por via aérea ou ordem de pagamento por carta. Abrev. AMT. All risks todos os riscos. Cláusula de seguro garantindo perdas físicas ou danos decorrentes de qualquer causa externa, independentemente do percentual de perda e/ou dano, porém, exclui riscos de guerra, greves, motins, apresamentos, detenções e outros riscos, excluídos pelas garantias F.C.&S. (Livre de captura e Apresamento) e S.R.& C.C. (greves, motins e guerras civis), salvo se especificamente citadas na apólice. Abrev. A/R. Allowance adiantamento. Compensação, desconto, abatimento, redução. Crédito concedido em lugar de reembolso em dinheiro à parte insatisfeita numa transação comercial. Usa-se também no sentido de tolerância e às vezes de redução, principalmente nos créditos documentários. Amalgation termo genérico que abrange diferentes formas de combinação de empresas, em que uma ou mais delas perde a existência. É mais restrito que a simples aquisição. Amendment Emenda, mudança. Diz-se da alteração a ser introduzida nas cartas de crédito. Amendment commission comissão de emenda. Comissão, geralmente fixa, cobrada pelos bancos pelas emendas em carta de crédito. American export definitions definições comerciais americanas. Esta expressão após as siglas FOB, FAS, C&F, CIF etc., significa que direitos e obrigações do importador e do exportador se regem pelas normas estabelecidas nessa convenção. AMT air mail transfer. transferência de fundos p/correio. Analysis certificate Certificado de análise. Documento às vezes exigido para certificar a composição de um produto. Annual report relatório anual. Relatório demonstrativo da situação do património e da posição financeira de uma empresa ao término de um exercício. Appropriation orçamento, verba orçamentária, apropriação, fundo de reserva.

4 Arbitrage Arbitragem. Trata-se da terceira função do mercado de divisas e que se apoia na função do "clearing", sem a qual a arbitragem seria impossível. Podemos afirmar que o mercado de divisas tem uma função primária que opera como seu suporte; tal função é a de "clearing" internacional. Denomina-se arbitragem aquela operação de natureza especulativa que tem por intuito obter um lucro das eventuais diferenças de cotações, de uma determinada moeda, em duas praças diferentes. A arbitragem consiste em comprar uma moeda numa praça onde está a um preço inferior, para vende-la imediatamente em outra praça onde seu preço é superior. Arrangement acordo, ajuste, combinação. Arrears geralmente plural. Débito vencido e não pago; obrigação não cumprida ("In arrears": atrasado, em atraso). ASAP as soon as possible (telegr.). o mais breve possível. Assessment avaliação (para cobrança de imposto), tributação. Assets & liabilities activos e passivos. As empresas americanas dividem o activo em circulante (current asset) e fixo (fixed asset), o primeiro compreendendo activo disponível e realizável, e o segundo o activo imobilizado. Assignable transmissível, transferível (em créditos documentários). Assigne procurador, agente, beneficiário de uma transferência. Assignment Cessão. Transferência escrita de bens ou direitos de uma pessoa física ou jurídica para a outra. Assignor cedente, transmissor. At full lenght por extenso. Usa-se também "in words" para designar uma importância por extenso. At sight à vista. Expressão usada em saques e letras de câmbio para indicar que o pagamento será efectuado contra apresentação. Auction sale venda em leilão. Auctions, ou leilões. "Local" virtual onde os compradores licitam competitivamente os produtos de fornecedores individuais. Adequado para bens difíceis de comercializar, como equipamento usado ou excedentário, e bens perecíveis. Está a tornar-se o canal mais popular para este tipo de produtos. Os preços sobem, mas os compradores podem adquirir os bens abaixo dos valores que constam da lista, enquanto que os vendedores, por sua vez, obtêm preços mais altos do que aqueles que atingiriam numa liquidação. Os leilões estão a tornar-se uma das modalidades disponíveis em muitos e-marketplaces. Alguns destes já usam o leilão como principal mecanismo de comercialização. Nos Estados Unidos é o caso, por exemplo, da AdAuction e da TradeOut.com, que comercializam equipamento usado. Os leilões podem ser dirigidos por clientes ou por fornecedores. Authority to purchase autorização de compra. Documento geralmente usado nos negócios com o Extremo-Oriente. É o substituto da carta de crédito comercial e

5 permite ao banco ao qual é dirigido o instrumento negociar títulos sacados sobre o importador em vez de sobre outro banco. Average cost custo médio. B/C bill for collection. letra para cobrança. B/E bill of exchange. letra de câmbio. b/f, B/F brought forward. transporte (escrita). B2B (business to business) Comércio electrónico entre empresas, instituições e um outro agente económico, tendo como suporte a Internet. Fonte: icep B2C (business to consumer) Negócio electrónico entre empresas e particulares. Fonte: icep Back Office Por oposição ao Front Office, o Back Office reúne a parte do sistema de informação com a qual o utilizador final (interno ou externo à empresa) não tem contacto. Podem ser bases de dados, sistemas transaccionais, processos de tratamento interno das aplicações de gestão e ferramentas ligadas ao CRM (ver CRM) -, bem como todas as aplicações que não necessitem da intervenção do utilizador final. Back to back garantia em moeda forte constituída no exterior. Operação financeira com clientes, para capital de giro, realizada por banco nacional, mediante garantia pelo financiador no exterior(depósitos em outro país na mesma ou em diferente moeda). Geralmente é feito entre firmas do mesmo grupo económico. Back to back credit crédito documentário vinculado a primeiro crédito denominado "crédit maïtre" ou crédito principal. O beneficiário do primeiro crédito actua como intermediário que abre segundo crédito em favor do fornecedor da mercadoria. Back value lançamento valorizado. Bail fiança, garantia. Bailee mutuário, fiador, depositário. Bailment transferência por contrato. Balance saldo, balanço. Balance of payments balanço de pagamentos. Define-se correctamente, balanço de pagamentos como um registro compreendendo o lançamento sistemático de todas as transações económicas ocorridas em dado período entre indivíduos económicos do país (residentes) e indivíduos económicos do exterior (nãoresidentes).

6 Balance of trade balança comercial. Diferença entre importações e exportações de mercadorias. Balance on capital account balanço de capitais. São registradas na conta de capitais as operações que implicam mudanças na situação devedora-credora da nação e, bem assim, as alterações havidas nos estoques de ouro e divisas. Decorre, ainda do precedente, que o saldo das transações correntes e o das transações inclusas no balanço de capitais devem apresentar valores idênticos e de sinais contrários, servindo o resultado final no balanço de capitais para compensar o déficit ou superavit verificado nas contas correntes. O balanço de pagamentos na sua totalidade é, pois, necessariamente equilibrado. Balance on current account balanço de transações correntes. Abrange, por sua vez, transações nitidamente distinguíveis: as importações e exportações de mercadorias (registradas no balanço comercial), os pagamentos e recebimentos referentes a serviços internacionais (incluindo fundamentalmente serviços de transporte, seguro, turismo, despesas de Governo etc.) e a remessa e o recebimento de rendimentos de factores. Balance sheet balancete, balanço geral. Bandwidth (Largura da Banda) Termo que (na linguagem comum) designa a quantidade de informação passível de ser transmitida por unidade de tempo, num determinado meio de comunicação (fio, onda rádio, fibra óptica etc). Normalmente medida em bits por segundo, kilobits por segundo, megabits por segundo, kilobytes por segundo, megabytes por segundo. Em canais analógicos, a largura de banda é medida em hertz, mas é comum falar-se sempre em Kbps, Mbps etc. Fonte: icep Bank discount desconto bancário. Juros pagos antecipadamente, melhor dizendo, juros descontados do valor do empréstimo a ser concedido, calculados sobre o valor a ser restituído no vencimento. Banker s acceptance título (cambial = draft) aceito por um banco para desconto no mercado mobiliário (securities) Bankruptcy bancarrota. Situação de insolvência, judicialmente declarada, dando início ao processo legal de liquidação. Suas duas formas - "voluntary" e "involuntary", correspondendo à concordata e à falência do Direito, respectivamente. Banner Ad Anúncio colocado num site na Internet. Basis point A cada ponto percentual da yield, ou do rendimento de uma determinada obrigação, correspondem 100 basis points. Por exemplo, quando o yield de uma obrigação se altera em meio ponto percentual (por exemplo, de 5,11% para 4,61%), diz-se que variou 50 basis points (neste caso, desceu 50 basis points). Basket cheque-ouro de exportação. O mesmo que LISP. Basket purchase - cesta de compras. Aquisição de lote de diversos bens ou mercadorias, geralmente por preço global. Bear Market Nome que se dá ao mercado quando os preços se encontram em baixa. Mercado em depressão ou em descida. Tendência de queda generalizada das

7 cotações, relativamente prolongada, reflectindo o sentimento de pessimismo dos investidores. Bear Pessoa com uma previsão pessimista sobre os mercados. Contrasta com a posição do Bull. Bear Trap (armadilha Bear) Situação em que se colocam os Bears, num cenário de inversão de bear market para bull market. Ao anteciparem maiores quedas no mercado, estes continuam a vender, sendo forçados com a subida do mercado, a fecharem posições pela compra a preços cada vez mais altos. Bearer depositary receipts (B.D.R.) vide Floating Rate Notes. Bearer stock (SHARE) acção ao portador. Bearish gíria que designa os que acreditam em tendência de baixa no mercado. Deriva de "bear" (urso), que ataca de cima para baixo. Na Bolsa, diz-se que o mercado está bearish quando as cotações da generalidade das acções estão em queda. Reflecte portanto, um sentimento de pessimismo relativamente à evolução de um mercado bolsista. Benchmarking Processo contínuo de avaliação e comparação do nível de desempenho das melhores empresas do mercado, com o objectivo final de obter melhorias de desempenho. Este tipo de análise utiliza a concorrência como termo comparativo, podendo também utilizar empresas ligadas a outros sectores de actividade. Benchmarking (1) Aplicado à informática, este método de análise técnicoeconómica consiste em avaliar a produtividade do sistema de informação duma empresa. Compara os resultados obtidos com os de um referencial de performances estabelecido com base em práticas de sucesso. O problema é que o benchmarking constitui para os dirigentes internos um meio de mostrar aos seus superiores que são eficazes e que por isso todo o dinheiro gasto é sempre bem empregue Best efforts basis contrato de venda de uma emissão de títulos, em que os intermediários financeiros não assumem com a empresa emitente o compromisso de comprar por conta própria. Best-efforts underwriting Tomada não-garantida de uma emissão de títulos por parte de um intermediário financeiro, que se compromete perante o emitente apenas a desenvolver os melhores esforços com vista à colocação da emissão no mercado. Bid oferta, adjudicação, lance (leilão). Bid (taxa de juros) nível mais baixo de taxa diária de mercado, remuneratória de depósitos interbancários. Bid bond garantia de participação em concorrência internacional e de assinatura de contrato, se vencedora a empresa. Bill conta, nota, factura; nota, cédula (de papel-moeda); nota promissória, saque. Bill of exchange letra de câmbio, saque ou cambial. Ordem de pagamento emitida pelo credor (sacador) contra o devedor (sacado), para que seja paga a ele

8 (sacador) ou à pessoa por ele designada, determinada importância. Título equivalente no mercado interno: duplicata. Abrev.: B/E. Bill of sale contrato de venda, factura. Billing facturação. Acto de extrair uma factura ou enviá-la ao vendedor. Bills of materials function, ou função de lista de materiais. Conceito usado no comércio electrónico "b2b" para definir a capacidade de apresentar uma lista préestabelecida dos items habitualmente procurados pelos compradores. Tem como principal vantagem simplificar o processo de planeamento. Em mercados sectoriais, o desafio que se coloca é o de criar uma lista completa dos items necessários ao desenvolvimento de cada produto ou projecto. A PartMiner, empresa norteamericana que fabrica componentes electrónicos, utilizou esta função para desenvolver uma visão completa da actividade compradora, tanto a nível das aquisições feitas a fornecedores contratados como das que são satisfeitas pontualmente por diferentes fornecedores. A "função de lista de materiais" torna possível combinar num mesmo mercado uma abordagem de criação de canais com uma perspectiva de exchange (ver exchange). Black market mercado negro, mercado paralelo de compra e venda de moedas. Blocked account conta bloqueada. Fundos de não residentes que não podem ser transferidos livremente. Blue Chips Empresas com boa notoriedade e dimensão, com um longo historial de resultados positivos estáveis e com uma política consistente de distribuição de dividendos. As blue chips caracterizam-se ainda por apresentarem elevada liquidez em Bolsa. Blue-collar workers operários, trabalhadores braçais, cujo ambiente de trabalho exigem roupas resistentes, geralmente macacões. Board of directors direcção. Bona fide holder portador de boa-fé. Diz-se da pessoa que negocia um título sem conhecimento de que ele está irregular. Bond obrigação, título. "Reconhecimento formal, por escrito, de uma dívida, pelo qual uma das partes, promete pagar certa importância, em determinada data futura, e mais juros, em datas prefixadas, até o vencimento. Bond (to) reter na alfândega. ("In bond": retido na alfândega; armazenagem de mercadoria até o pagamento das taxas alfandegárias). Bonded warehouse armazém onde mercadorias são depositadas sem pagar direitos aduaneiros até serem retiradas. Bondholder ou stockholder accionista. Bonus stock bonificação em acções. Book value valor contável.

9 Bookbuilding Sistema de venda de valores mobiliários por oferta pública que fixa um preço máximo e um preço mínimo para as ordens de compra dos investidores. O processo permite adequar o preço final da transacção às condições de procura efectivamente registadas. Boom Termo inglês que traduz um crescimento súbito muito acentuado. Diz-se que houve um boom nas acções quando os seus preços aumentaram rapidamente para valores muito acima dos anteriores, acompanhados de aumento do volume de transacções. Border tax imposto de fronteira. Tributação ou isenção que se relaciona com os impostos de um país. Borrower mutuário. Aquele que obtém fundos através de empréstimo por período de tempo determinado. Bottom Fisher Investidor permanentemente atento a acções que se encontrem a fazer mínimos anuais ou históricos, na expectativa de uma possível inversão de tendência. Boxing day primeiro dia útil após o Natal, que nos países de língua inglesa observa-se como feriado, dia em que tradicionalmente distribuíam-se os presentes (gifts ou boxes). Brainstorming Método colectivo que visa a geração de um conjunto de novas ideias através da participação em grupo. Este método baseia-se no pressuposto de que um grupo consegue gerar mais e melhores ideias do que um único indivíduo sozinho. Brand marca. Um nome, termo, sinal, símbolo ou uma combinação deles, que serve para identificar os bens e serviços de uma vendedor. Branding Diferenciação de um bem ou serviço através da atribuição de um nome ou marca indicativa, que representa para o consumidor um determinado nível de qualidade e garantia. Breadth (fôlego) Percentagem de acções que participam num determinado movimento de mercado. Os analistas consideram que uma adequada contribuição para esse movimento (diário ou não) deverá ser sempre superior a dois terços das acções listadas numa determinada Bolsa. Break even concluir uma operação de compra e venda ou vice-versa, sem lucro ou prejuízo. Break-even point Ponto crítico em que as receitas de uma empresa igualam os seus custos (fixos e variáveis), ou seja, representa o ponto a partir do qual a empresa começará a evidenciar lucros. Breakout Ponto em que a cotação de um título cruza uma linha de tendência (ou um canal) com volume. Este cruzamento tanto pode ser no sentido ascendente, como no sentido descendente. Bridge loan ou bridging advance empréstimo de curto prazo a que o tomador recorre enquanto espera o deferimento de financiamento de longo prazo.

10 Broker corretor. ("customs broker": agente de navios). Broker Palavra inglesa que significa intermediário especializado na compra e venda de uma determinada categoria de bens, geralmente aplicações financeiras tais como acções, em mercado próprio, cobrando, por esse efeito, uma comissão que geralmente representa uma percentagem do montante de cada negócio efectuado. É alguém que faz da sua profissão a compra e venda, por conta de terceiros (os seus clientes), de bens num mercado onde possui uma posição priveligiada. Um broker é um corretor e também faz o serviço de aconselhamento ao cliente. Brokerage corretagem sobre serviços. Amplamente utilizado no mercado financeiro quando são feitas negociações bancárias através de corretores. Browser Programa utilizado para aceder e interpretar arquivos HTML, existentes na Web, formatando-os e exibindo-os para o utilizador. A maioria dos browsers pode também exibir arquivos de vídeo ou som. Fonte: icep Budget orçamento, previsão, verba ("Monetary Budget": orçamento monetário). Plano em que se quantificam as projecções para os custos e proveitos de uma empresa, a ocorrer num dado período futuro. Bull Market Nome que se dá ao mercado quando os preços se encontram em alta. Mercado em ascensão ou em euforia. Tendência de subida generalizada das cotações, relativamente prolongada, reflectindo o sentimento optimista dos investidores. Bull Pessoa com uma previsão optimista sobre os mercados. Contrasta com a posição do Bear. Bulletin Board A forma mais simples de troca. Boletim onde os compradores e vendedores anunciam os produtos que pretendem comprar ou vender, o que significa, que quem entra no emarket não sabe quais os produtos que irão constar do Bulletin Board numa próxima visita. Fonte: icep Bullish Termo inglês para designar uma tendência de valorização dos preços num determinado mercado financeiro. Na Bolsa, diz-se que o mercado está bullish quando as cotações da generalidade das acções estão em fase de crescimento. Bushel medida de capacidade para cereais. Business day dia útil. Também "workday" ou "weekday". Bust depressão. Buyer s credit financiamento ao comprador. Buyers market Diz-se quando o mercado está favorável aos compradores. Mercado para compradores. Bylaw estatuto. regulamento (de uma companhia, associação etc.). By-product subproduto.

11 C.I.A., c.i.a. cash in advance. pagamento antecipado. C.O.D., c.o.d. cash on delivery. pagamento contra entrega. C/D certificate of deposit. certificado de depósito. C/N credit note. nota de crédito. c/o care of. aos cuidados de. Call opção de compra de acções a preço determinado por um certo período de tempo. Trata-se de uma modalidade de operação a termo, efectuada na Bolsa de Nova York, realizada através de contrato, de que participam um comprador, um vendedor, um corretor, um endossador. Difere da operação a termo efectuada noutras bolsas, uma vez que esta "não é uma opção de compra ou venda, como call ou put, praticados na bolsa de NY, mas sim um contrato irrevogável de compra e venda de acções, para pagamento e entrega no futuro. Call a bond (to) dar aviso de resgate de título. Call a loan (to) exigir o pagamento de um empréstimo. Call Center É um conjunto de meios materiais, humanos e organizacionais que gere à distância as comunicações provenientes dos clientes actuais e potenciais da empresa. Inclui tanto o correio electrónico como os formulários on-line e outros mecanismos de interacção utilizados na Internet, como a gestão de voz no IP. A tecnologia de base do call-center é o CTI. Call deposits depósitos de pré-aviso. Os saques a esse tipo de depósito dependem de aviso antecipado, a prazos que variam entre 7 a 15 dias, ou de acordo com a praxe local. Ver CONTAS CALL. Call premium prémio pagável pelo devedor de uma obrigação para resgate antes do vencimento. Cancelled check diz-se do cheque que foi pago e debitado na conta do depositante. Capital Asset Pricing Model (CAPM) Modelo que estuda a relação entre risco esperado e rentabilidade esperada. O modelo baseia-se na teoria que os investidores exigem maior rentabilidade para assumirem maiores riscos. Afirma que a rentabilidade de um activo resulta da soma de uma taxa de juro sem risco com um prémio de risco. Capital goods bens de capital. Capital market mercado de capital, onde se negociam investimentos e fundos a longo prazo. Carry over transferir, passar adiante. Diz-se da parcela remanescente de stock que passa de um para outro exercício, ou que se transfere para o exercício seguinte. Diz-se igualmente de prejuízos que se compensam em exercícios futuros.

12 Cash dinheiro em espécie, pagamento em dinheiro, numerário, moeda corrente. Cash and carry Compra de um título e venda simultânea de um contrato futuro, sendo o respectivo saldo financiado por um empréstimo ou por fundos obtidos através de acordos de recompra. Cash basis regime financeiro de determinação. Métodos de contabilidade em que as receitas são registradas no momento em que são recebidas (entrada na caixa) e as despesas são registradas no momento do desembolso (saída da caixa). Venda a dinheiro. Cash budget orçamento de caixa. Cash Cow Negócio ou empresa que gera uma continuidade de cash-flows ao longo do tempo. Este tipo de negócios apresenta normalmente marcas bem estabelecidas no mercado, cuja familiaridade estimula a compra repetida por parte dos consumidores. Cash Dinheiro em numerário (notas ou moedas) ou activos facilmente transformáveis em numerário. Cash discount desconto para pagamento à vista. Cash flow fluxo de caixa. Demonstração financeira dos recebimentos e desembolsos de caixa efectivamente ocorridos durante um determinado período. Cash flow É um indicador financeiro que mede os fundos gerados por uma empresa ao longo de um determinado exercício. Distingue-se dos lucros pelo facto de incorporar, para além do resultado do exercício, as provisões e amortizações. Cash letter formulário de depósito para encaminhamento de quaisquer documentos cujos pagamentos se processem à vista (travelers checks, cheques bancários, International Money Orders - IMO etc.), desde que tais papeis estejam desacompanhados de instruções especiais. Cash on delivery entrega de mercadoria contra pagamento. Abrev. COD. Cash with order pagamento efectuado com o pedido de compra. Cashier's check cheque sacado contra o próprio banco que o emite. Cheques bancários negociáveis fora do mercado. cd. forwd. - carried forward. a transportar (escrita). Certificate of deposit certificado de depósito. O mesmo que "warrant". Certificate of manufacture certificado emitido por um fabricante, confirmando que a mercadoria foi fabricada e se encontra à disposição dos compradores. Certificate of origin certificado de origem da mercadoria. Certified check cheque visado. Ch. ppd. charges prepaid. despesas pagas antecipadamente.

13 Chairman presidente (de sociedade anónima, de junta, de conselho etc.) Charge account acordo de venda ou de compra a crédito, mediante o qual o comprador é debitado em conta corrente pelos valores comprados, pagando-os de acordo com combinação previamente estabelecida. Charges forward expressão bancária inglesa significando que as comissões bancárias, juros, despesas e taxas decorrentes de embalagem de um artigo no estrangeiro são por conta do sacado. Charm price preço chamariz; preço de promoção. Chattel mortgage penhor no qual os bens empenhados permanecem em poder do devedor. Checking account conta bancária que permite a emissão de cheques contra saldos disponíveis. Chief Executive Officer (CEO) O principal responsável pelas actividades de uma determinada empresa. Habitualmente, CEO é o título também atribuido ao Presidente do Conselho de Administração de uma empresa. Chief Financial Officer (CFO) O principal responsável pelas actividades ligadas à área financeira de uma determinada empresa. Habitualmente, CFO é o título também atribuído ao Director Financeiro de uma empresa. Chips fecho diário da COMPE em New York. CIF, C.I.&F., c.i.&f. cost, insurance and freight. custo, seguro e frete. Circa cerca de, aproximadamente. Expressão que aparece nas cartas de crédito e serve para indicar uma tolerância, para mais ou para menos, de até 10% sobre o valor do crédito, quantidade, valor ou peso da mercadoria. Abrev. CA. Clean credit crédito realizável sem apresentação de documentos. Clean draft saque limpo, é quando o jogo de documentos é remetido directamente ao importador e entregue ao banco apenas o saque. Clean letter of credit carta de crédito utilizável sem apresentação de documentos de embarque. Clean on board mercadoria posta a bordo em perfeitas condições. Diz-se dos documentos de embarque sem qualquer anotação indicando o estado defeituoso da mercadoria e/ou embalagem, o que evidencia estarem em boas condições. Clean payment Diz-se do pagamento efectuado a uma pessoa sem a exigência da apresentação de documentos comprobatórios e/ou justificativas (ex.: factura). Clearing compensação. Sistema de pagamento internacional por compensação. Clearing account conta em que se efectuam os débitos e os créditos decorrentes das transações entre países que operam com base em convénio.

14 Clearing funds são fundos disponíveis após um (1) dia útil referentes a transferências bancárias ou a cheques encaminhados à compensação. Clearing house câmara de compensação. Client-Server, ou Cliente-Servidor. Conceito obrigatório quando os PC começaram a substituir os terminais não-inteligentes, Teve como efeito tornar obsoleta a lógica de programação vigente em inúmeros processos, como os serviços de dados, serviços de tratamento e serviços de aplicações. Este modelo de informática distribuída levou, contudo, a uma sobrecarga de postos de trabalho, conduzindo a grandes problemas de expansão e de segurança. A segunda geração de clientesservidores viu surgir um reequílibrio das tarefas em benefício dos servidores, tendo a Internet acentuado essa tendência - nomeadamente com a chegada dos clientes "magros". Closing rate (exchange) taxa de fecho (câmbio). Co. Company. Companhia. Coaching O coaching pode ser tomado como um processo que visa fomentar no colaborador o conhecimento de si mesmo e impulsionar o desejo de melhorar ao longo do tempo, bem como a orientação necessária para que a mudança se produza. Collaborative Commerce Trocas on-line para facilitar o fluxo de informação em vez de processar transacções. Collateral garantia, caução. Bens oferecidos pelo devedor ao credor, como garantia do pagamento de um empréstimo. Geralmente são aceitos como tais: matérias-primas, títulos e imóveis. Salários e bens de consumo duráveis podem garantir o crédito ao consumidor. Co-manager é o banqueiro que, não integrando o grupo de "managers" de determinado empréstimo, subscreve, nesse negócio, parcela de valor significativo. Combination export manager profissional ou técnico de exportação que trabalha para diversas empresas exportadoras. Autónomos especializados em exportação. Abrev. CEM. Comission fee taxa de comissão cobrada pelos bancos sobre operações de câmbio com seus clientes. Commercial invoice factura comercial emitida por empresas exportadoras. Commercial paper título comercial, de curto prazo, sem garantia real, emitido por empresas, podendo ser objecto de colocação junto a investidores por parte de instituições financeiras. Commitment obrigações; ordem de compra e venda de acções. Commitment são os montantes que os managers de determinado empréstimo se obrigam a subscrever e/ou a repassar a terceiros. Commitment fee é a comissão destinada a remunerar o compromisso de manter disponíveis o valor subscrito e não desembolsado em determinado empréstimo.

15 Commodities mercadorias, no sentido de produtos primários ou básicos, como café, algodão, açúcar, trigo e minérios etc. Commodity Mercadoria ou bem económico. Expressão atribuída a bens transaccionáveis, como produtos agro-pecuários e recursos naturais. Commodity Exchange Semelhante a uma Bolsa de Valores tradicional. Encontram-se sempre os mesmos produtos, embora os preços possam variar, de acordo com as flutuações da oferta e da procura. Os emarkets que utilizam esta função, comercializam geralmente produtos normalizados, como por exemplo bens de consumo. Commom stock acções ordinárias ou comuns Completely knocked down produto fornecido completamente desmontado. Abrev. CKD. Composition concordata; composição, acordo com credores. Compound interest juro composto; juros periodicamente computados e adicionados ao principal Concerted lending dinheiro novo. Confirmed credit crédito confirmado. Diz-se quando o banco avisador/pagador assegura ao beneficiário o pagamento do crédito aberto por banco seu correspondente, desde que cumpridas todas as condições e exigências do crédito. Consignee consignatário; destinatário; recebedor da mercadoria em consignação. Consignement consignação. Mercadorias entregues para vendas futuras. Equivalente a embarque. Consolidation fusão. União de duas ou mais empresas, visando a constituição de uma nova. Consortia emarkets Portal constituído por um grupo de companhias, que procuram satisfazer um objectivo particular. Podem ser categorizados, como orientados para a venda (sales-oriented) ou orientados para a compra (purchasingoriented) e verticais ou horizontais. Fonte: icep Consular invoice factura consular; documento emitido pelo Consulado do país importador. Consumer goods bens de consumo. Container cofre de carga; recipiente; equipamento composto por módulos rectangulares, internacionalmente padronizado para o transporte de mercadorias. Contentor. Contas call (Call Account ou Call Deposits) depósitos remunerados, cujos saques dependem de aviso antecipado, com prazos que variam de 7 a 15 dias.

16 Convenience goods bens de conveniência. Itens de baixo preço, cuja compra é repetitiva e frequente e cujos pontos de venda são altamente disseminados; exemplo típico é o cigarro. Convertible currency moeda conversível; moeda que pode ser livremente convertida em outra moeda. Correction approved emenda aprovada. Expressão utilizada para ressalvar emendas feitas em documentos. Corretor (Broker) Indivíduo ou entidade que compra ou vende títulos por conta de outrem, cobrando uma comissão por esse serviço. Possui clientes particulares e institucionais. Counterfeit contrafacção, falsificação. Counterfoil talão; canhoto (de cheque etc). Countersignature contra-assinatura, como nos travelers checks, por exemplo. Assinatura com que se autentica uma outra; também nos documentos em que se exigem duas assinaturas, a assinatura adicional é chamada contra-assinatura. Countertrade também conhecido pelo nome de "barter" é, em grande parte, um fenómeno decorrente da actual crise de pagamentos que enfrentam os países em vias de desenvolvimento. Operação de comércio exterior em que o pagamento é feito com mercadorias, comercializáveis interna ou externamente no país do recebedor. Entre as modalidades operativas de counter trade podemos distinguir três tipos bem definidos: a) Barter Trade - ou troca absoluta de mercadorias, materializa-se sempre por meio de um contrato acompanhado de garantia bancária. Supõe execução prolongada e é sempre imprescindível uma cláusula de revisão periódica dos preços. b) Counter Purchase - é o caso em que a operação é integrada, em parte por troca de mercadorias e em parte por pagamento em dinheiro. c) Buy Back - é empregado na venda de projectos de engenharia, como, por exemplo, seria do caso da venda de uma fábrica na modalidade "turn-key", que será paga em parte com os produtos a serem elaborados pela fabrica a se instalar. Countervailing duties direitos compensatórios estabelecidos por um país para compensar subsídios à exportação concedidos por outros país. CR., cr. credit, creditor. crédito, credor. Crash Queda precipitada nas cotações, resultante de quebras na actividade económica e/ou na confiança dos investidores, após períodos de elevadas subidas nas mesmas. O crash de 1929 e a segunda-feira negra de 1987 nos EUA são exemplos deste tipo de fenómeno. Crating charges despesas de embalagem. Crawling peg (sliding peg) mini-desvalorizações cambiais. Política cambial que consiste em reajustar a renda dos exportadores, desestimular a especulação e evitar os movimento de "hot money". O mesmo que "Flexible exchange rate"; taxa de câmbio flexível. Credit line linha de crédito. É uma forma de crédito rotativo concedido a bancos e serve geralmente para financiar/estimular as exportações do país que a concede.

17 Credit rating Índice de crédito. Avaliação de classificação de pessoas ou firmas quanto a sua capacidade de cumprir obrigações financeiras assumidas. Credit squeeze contenção de crédito. Termo indicativo de uma conjuntura em que o sistema financeiro apresenta baixa liquidez, resultante da escassez de crédito e da consequente elevação das taxas de juros. Credit standing capacidade de crédito, limite de crédito de empresa ou pessoa. Credit terms condições de crédito. Cross rates taxas cruzadas. Em câmbio, as taxas servem para expressar a equivalência de uma moeda estrangeira com relação à moeda doméstica. Crossed check cheque cruzado. Não é reconhecido nos Estados Unidos, mas só na Inglaterra e outros países. Curate curador. Trata-se de exibir os produtos e serviços da empresa de forma especial tendo em vista seduzir uma comunidade distintiva de utilizadores que visitará as lojas da marca como se fossem museus. Exemplos: Ikea, Starbucks e ipod. in revista DIA D de 09/01/06, pag. 26. Currency rate taxa de câmbio de uma moeda. Current asset activo corrente ou circulante (disp. + realizável em um ano). Current liabilities passivo corrente ou circulante. Custom house alfândega. Aduana. Customer Journey mapa do cliente. Consiste em estudar e "mapear" a forma como o consumidor interage com o nosso produto antes de comprar. Exemplo: se viu os anúncios, foi à Internet comparar preços ou visitou a loja pela primeira vez. in revista DIA D de 09/01/06, pag. 26. Customs barrier barreira aduaneira, no sentido de obstáculos tarifários à importação. Customs clearance desembaraço aduaneiro ou alfandegário. Customs declaration declaração aduaneira; despacho alfandegário. Customs duties direitos ou impostos aduaneiros. Direitos de importação. Customs entry form formulário de declaração à alfândega. Customs warehouse armazém da alfândega. D/A document against acceptance. documento contra aceite.

18 D/d day's date. dias de data. D/P documents against payment. entrega de documentos contra pagamento. Damage and cost danos e prejuízos. Data bank banco de dados. Sistema de armazenamento de informações, para efeitos de processamento electrónico de dados. Day trader Tipo de corretores nos mercados identificados pelo seu estilo de intervenção, que consiste em manter posições abertas apenas durante o dia, encerrando no final de cada dia qualquer posição que detenham. Days of grace dias de carência ou de tolerância concedidos para pagamento após o prazo de vencimento ou para contagem do prazo de vencimento. Na Inglaterra são concedidos 3 dias após o vencimento, assim como antigamente o eram nos Estados Unidos. Dead Cat Bounce Forte subida nas cotações depois de uma queda abrupta. Normalmente, esta recuperação resulta do facto de existirem vendedores a descoberto (short sellers) que estão a fechar posições no mercado, comprando as acções e encaixando as respectivas mais-valias. Deadline prazo de entrega; prazo final para pagamento de uma obrigação. Deal negócios, transação. ("a great deal" = grande quantidade; "it's deal: negócio fechado"). Dealer Intermediário na transacção de títulos em Bolsas organizadas, que também pode comprar e vender títulos para a sua própria carteira. Em Portugal, equivalem às sociedades financeiras de corretagem. Dealers-room lugar especial (sala) onde é mantido contacto permanente com o mundo financeiro local e internacional, para efeito de contratação de operações. Dear money dinheiro obtido somente a altas taxas de juros. Debt trading compra e venda de títulos representativos de dívidas oficiais de qualquer país. O Banco actua por conta e risco de muitas instituições, empresas e governos. Decision making tomada de decisões, processo decisório. Deep-in-the-money Diz-se de uma opção que se fosse imediatamente exercida, dadas as actuais condições de mercado, geraria um lucro muito significativo. Deep-out-of-the-money Diz-se de uma opção que, nas actuais condições de mercado, se encontra distante de poder ser exercida com lucro. Deferred payments pagamentos a serem feitos no futuro. Todas as transações de crédito, assim como instrumento de crédito a prazo envolvem "deferred payments". Delay interest juros de mora.

19 Delivery against acceptance entrega contra aceite. Diz-se quando se pretende que os documentos relativos a uma venda sejam entregues contra aceite de uma letra de câmbio, duplicata etc. Abrev. DA. Delivery against payment entrega ou liberação de mercadoria somente contra o pagamento de seu valor. Abrev. DAP e DP. O mesmo que "delivery payment". del'y, dely delivery. entrega. Demand procura, demanda, pretensão, exigência ("on demand": à vista, contra entrega). Demand deposits depósitos à vista de livre movimentação. Não são remunerados com juros ou correcção monetária. Pelas suas características de semelhança com a moeda circulante, estão incluídos no conceito de meios de pagamento. Demand draft cheque pagável contra apresentação ao sacado. Também denominado "à vista" ou "contra apresentação". Depletion allowance cota de exaustão. Importância correspondente à diminuição do valor de recursos (minerais e florestais) resultante de sua exploração, podendo ser computada como custo ou encargo da empresa em cada exercício. Deposits placed aplicações com terceiros em contas de depósitos (demand, call ou time) Deposits taken obrigações assumidas com terceiros por depósitos recebidos Depreciation depreciação. Importância correspondente à diminuição do valor dos bens do activo, resultante do desgaste pelo uso, acção da natureza e obsolescência normal, que poderá ser computada como custo ou encargo da empresa em cada exercício. Deputy representante, delegado, adjunto, substituto, vice, interino etc. Direct cost custo directo. Direct purchasing compra directa do produtor, sem interferência de agente ou corretor. Direct shipment embarque directo (do fabricante ou fornecedor ao consumidor). disc. discount. desconto. Discharge descarga, descarregamento, desembarque, pagamento, quitação (de débito). Discretionary income renda discricionária. Parcela da renda pessoal total, não comprometida com despesas ou poupanças fixas essenciais, sobre a qual o indivíduo pode exercer algum grau de discrição quanto ao seu destino. Dishonor (to) deixar de pagar um título; recusar-se a aceitar ou a pagar um título.

20 DITTO idem; a mesma coisa. Dividend Yield Rácio entre o dividendo por acção e a cotação de uma acção. Corresponde à rendibilidade da acção ignorando as flutuações no respectivo preço. Do. ditto. idem. Documentary credit crédito documentário. Instrumento emitido por um banco, a pedido e de conformidade com instruções de cliente (tomador do crédito) e que autoriza outro banco a efectuar pagamento a terceiro (beneficiário) contra entrega de documentos nele estipulados e cumpridos seus termos e condições. Documentary draft saque ou título acompanhado de documentos de embarque, tais com factura, apólice de seguro, conhecimento de embarque etc. Documents against acceptance notificação de que os documentos não podem ser libertados ao sacado antes de o título ser aceito. Abrev. D/A. Documents against payment notificação de que os documentos não podem ser libertados ao sacado antes de o título ser pago. Abrev. D/P. Door to door porta a porta. Fórmula utilizada em operações comerciais de exportação, através da qual o importador exige, no respectivo contrato, a entrega da mercadoria em seus armazéns dentro dos prazos fixados. Double Witching Dia em que duas classes relacionadas de futuros e opções expiram. Por exemplo, as opções e os futuros em relação a um mesmo índice subjacente podem expirar no mesmo dia, dando origem a diversas estratégias por parte dos arbitragistas, visando o fecho das suas posições. Down payment sinal, entrada. Downsizing Estratégia empresarial em que uma empresa reduz o seu tamanho e complexidade, tentanto aumentar os seus rácios de eficiência e rentabilidade. Esta estratégia é implementada normalmente através de uma reestruturação, que significa, na prática, redução de efectivos e a venda de activos ou áreas de negócio não directamente ligadas com o negócio principal da empresa (core business). Downtime paralisação. Período de tempo em que uma máquina permanece parada, independentemente da vontade do operador, para ajustamentos, manutenção ou reparos. Dr. debitor, drawer. devedor, sacador. Draft saque. Ordem de pagamento, emitida por um credor ou sacador (creditor ou drawer), contra um devedor ou sacado (debtor ou drawee) para o pagamento de uma importância determinada a uma terceira parte identificada ou ao portador (payee). O lançamento do aceite (acceptance) pelo sacado na ordem de pagamento implica o reconhecimento de sua responsabilidade pelo pagamento. Se o saque é pagável no momento de sua apresentação ao sacado, denomina-se saque à vista (sight draft). Se o pagamento é efectuado em prazo certo, a contar da apresentação, ou em data futura predeterminada é chamado de saque a prazo (time draft). Draft contract minuta de contrato.

Glossário de Termos Relativos a Instrumentos Financeiros

Glossário de Termos Relativos a Instrumentos Financeiros 1 Glossário de Termos Relativos a Instrumentos Financeiros Abertura de Posição: Operação inicial de investimento que expõe o investidor às consequências da variação do preço de um activo financeiro. O

Leia mais

INTRODUÇÃO AO MERCADO DE CAPITAIS

INTRODUÇÃO AO MERCADO DE CAPITAIS INTRODUÇÃO AO MERCADO DE CAPITAIS 2 Índice Introdução... 5 O que é Sistema Financeiro Nacional... 7 Poupança e investimento... 8 Por que e no que investir... 9 O que é mercado de capitais... 13 Por que

Leia mais

Guia Prático do Capital de Risco

Guia Prático do Capital de Risco welcome Guia Prático do Capital de Risco 1. O Capital de Risco 46 1.1. A história do Capital de Risco 1.2. Enquadramento Geral 5 5 1.3. As vantagens do Capital de Risco 7 1.4. Tipos de Investimento: as

Leia mais

COMISSÃO DO MERCADO DE VALORES MOBILIÁRIOS

COMISSÃO DO MERCADO DE VALORES MOBILIÁRIOS COMISSÃO DO MERCADO DE VALORES MOBILIÁRIOS Índice Apresentação... 03 1. A CMVM... 04 2. Valores Mobiliários... 09 3. Ofertas Públicas... 23 4. Informação e Emitentes de Valores Mobiliários... 27 5. Mercados

Leia mais

J.P. Sá Couto, SA Relatório e Contas

J.P. Sá Couto, SA Relatório e Contas 0 ÍNDICE Relatório de Gestão... 1 Demonstrações financeiras para o período findo em 31 de Dezembro de 2013 - Balanço em 31 de Dezembro de 2013 e 2012....... 13 - Demonstração dos Resultados para os períodos

Leia mais

MERCADO DE CAPITAIS INTRODUÇÃO

MERCADO DE CAPITAIS INTRODUÇÃO MERCADO DE CAPITAIS INTRODUÇÃO 2 Mercado de Capitais Índice 5-6 - O que é Sistema Financeiro Nacional? 6 - O que é Poupança e Investimento? 6 - Por que e onde Investir 7 - O que é Mercado de Capitais?

Leia mais

Como Elaborar um Plano de Negócios: O SEU GUIA PARA UM PROJECTO DE SUCESSO

Como Elaborar um Plano de Negócios: O SEU GUIA PARA UM PROJECTO DE SUCESSO Como Elaborar um Plano de Negócios: O SEU GUIA PARA UM PROJECTO DE SUCESSO Como Elaborar um Plano de Negócios Ao pensar em procurar um parceiro de Capital de Risco, um empreendedor necessita de estruturar

Leia mais

PORTUGAL TELECOM, SGPS, S.A.

PORTUGAL TELECOM, SGPS, S.A. PORTUGAL TELECOM, SGPS, S.A. 15 de Outubro de 2007 Transcrevem-se de seguida as partes traduzidas para a língua portuguesa do Information Statement divulgado pela Portugal Telecom no dia 15 de Outubro

Leia mais

CPA-10 EDGAR ABREU. Edição: Julho/2014. cursos. Professor Edgar Abreu. edgarabreu@yahoo.com.br www.edgarabreu.com.br. prof.

CPA-10 EDGAR ABREU. Edição: Julho/2014. cursos. Professor Edgar Abreu. edgarabreu@yahoo.com.br www.edgarabreu.com.br. prof. cursos prof. EDGAR ABREU prepara você para CERTIFICAÇÕES CPA-10 Edição: Julho/2014 Professor Edgar Abreu edgarabreu@yahoo.com.br www.edgarabreu.com.br Sobre o autor Professor Edgar Abreu é mestrando em

Leia mais

Abril Comunicações S.A.

Abril Comunicações S.A. Abril Comunicações S.A. e empresas controladas DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS em 31 de Dezembro de 2013 e Relatório dos Auditores Independentes Abril Comunicações S.A. e empresas controladas DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

Leia mais

AUDITORIA GERAL DO MERCADO DE VALORES MOBILIÁRIOS RECOMENDAÇÕES DA AGMVM AOS INVESTIDORES NA BOLSA DE VALORES

AUDITORIA GERAL DO MERCADO DE VALORES MOBILIÁRIOS RECOMENDAÇÕES DA AGMVM AOS INVESTIDORES NA BOLSA DE VALORES AUDITORIA GERAL DO MERCADO DE VALORES MOBILIÁRIOS RECOMENDAÇÕES DA AGMVM AOS INVESTIDORES NA BOLSA DE VALORES Praia, 2007 Banco de Cabo Verde AGMVM Auditoria Geral do Mercado de Valores Mobiliários Avenida

Leia mais

INVE$TGUIA O GUIA DO INVESTIDOR DE SUCESSO

INVE$TGUIA O GUIA DO INVESTIDOR DE SUCESSO INVE$TGUIA O GUIA DO INVESTIDOR DE SUCESSO I - Entenda suas finanças II - Aprendendo a controlar suas finanças III - O poder dos juros compostos IV A regra de 72 V Faça seu dinheiro trabalhar para você

Leia mais

Como abrir o capital da sua empresa no Brasil (IPO)

Como abrir o capital da sua empresa no Brasil (IPO) www.pwc.com.br Como abrir o capital da sua empresa no Brasil (IPO) Início de uma nova década de crescimento A Nova Bolsa Como abrir o capital da sua empresa no Brasil (IPO) 1 2 PwC BM&FBOVESPA Índice i

Leia mais

Conheça a Reforma Tributária por dentro e por fora Principais alterações

Conheça a Reforma Tributária por dentro e por fora Principais alterações Conheça a Reforma Tributária por dentro e por fora Principais alterações Nota introdutória A aprovação de um pacote legislativo que altera os principais códigos fiscais angolanos é o corolário da primeira

Leia mais

Contribuinte n.º 254302033 (Entidade Emitente)

Contribuinte n.º 254302033 (Entidade Emitente) CABO VERDE FAST FERRY, SA Sede: Praia Chã de Areia Cabo-Verde Capital Social: 10.000.000$00 (dez milhões) de Escudos Registada na Conservatória do Registo Comercial da Praia sob o n.º 2792 Contribuinte

Leia mais

Central Geradora Eólica Colônia S.A. Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2013 e relatório dos auditores independentes

Central Geradora Eólica Colônia S.A. Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2013 e relatório dos auditores independentes Central Geradora Eólica Colônia S.A. Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2013 e relatório dos auditores independentes Relatório dos auditores independentes sobre as demonstrações financeiras

Leia mais

OS INSTRUMENTOS DERIVADOS

OS INSTRUMENTOS DERIVADOS UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA INSTITUTO SUPERIOR DE ECONOMIA E GESTÃO Mestrado em Economia Monetária e Financeira Economia dos Intermediários Finaceiros OS INSTRUMENTOS DERIVADOS SIMULAÇÃO DE UM MERCADO

Leia mais

Ø Nas linhas 1 e 2, a conjunção e liga transformações

Ø Nas linhas 1 e 2, a conjunção e liga transformações De acordo com o comando de cada uma das questões de 1 a 40, marque, na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o código C, caso julgue o item CERTO; o campo designado com o código E,

Leia mais

ALEXANDRE ASSAF NETO FINANÇAS CORPORATIVAS E VALOR MANUAL DO MESTRE. EXERCÍCIOS PROPOSTOS CORRESPONDE À 4 a EDIÇÃO DO LIVRO-TEXTO

ALEXANDRE ASSAF NETO FINANÇAS CORPORATIVAS E VALOR MANUAL DO MESTRE. EXERCÍCIOS PROPOSTOS CORRESPONDE À 4 a EDIÇÃO DO LIVRO-TEXTO ALEXANDRE ASSAF NETO FINANÇAS CORPORATIVAS E VALOR MANUAL DO MESTRE EXERCÍCIOS PROPOSTOS CORRESPONDE À 4 a EDIÇÃO DO LIVRO-TEXTO ALEXANDRE ASSAF NETO FINANÇAS CORPORATIVAS E VALOR EXERCÍCIOS PROPOSTOS

Leia mais

WHITE PAPER TARIFAS BANCÁRIAS UMA LUZ PARA O DEBATE

WHITE PAPER TARIFAS BANCÁRIAS UMA LUZ PARA O DEBATE WHITE PAPER TARIFAS BANCÁRIAS UMA LUZ PARA O DEBATE Novembro/2007 Sumário 1 Conceitos... 5 2 Um pouco de história... 7 3 Esclarecendo as abordagens... 8 4 Evolução dos serviços e das receitas... 11 5 Composição

Leia mais

ABASTECIMENTO INDUSTRIAL

ABASTECIMENTO INDUSTRIAL Glossário de Termos Utilizados na Logística Este dicionário de termos técnicos logísticos é o resultado de uma ampla pesquisa que utilizou como fontes publicações técnicas em logística como a Revista Tecnologística,

Leia mais

COMO CRIAR UMA EMPRESA DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE EVENTOS

COMO CRIAR UMA EMPRESA DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE EVENTOS PORTUGAL EMPREENDEDOR GUIA PRÁTICO SECTORIAL DE EMPREENDEDORISMO E DA PROMOÇÃO DA COMPETITIVIDADE COMO CRIAR UMA EMPRESA DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE EVENTOS ÍNDICE INTRODUÇÃO 2 TESTEMUNHO DE EMPRESÁRIO

Leia mais

cidadania financeira Glossário Simplificado de Termos Financeiros

cidadania financeira Glossário Simplificado de Termos Financeiros cidadania financeira Glossário Simplificado de Termos Financeiros Banco Central do Brasil Brasília Novembro 2013 Glossário Simplificado de Termos Financeiros Novembro de 2013 Banco Central do Brasil Departamento

Leia mais

Conhecer a dívida para sair da armadilha

Conhecer a dívida para sair da armadilha Conhecer a dívida para sair da armadilha RELATÓRIO PRELIMINAR DO GRUPO TÉCNICO Esta é a primeira versão do Relatório Preliminar do Grupo Técnico da Iniciativa para uma Auditoria Cidadã à Dívida Pública

Leia mais

FACULDADE LOURENÇO FILHO RONDINELLY COELHO RODRIGUES

FACULDADE LOURENÇO FILHO RONDINELLY COELHO RODRIGUES 0 FACULDADE LOURENÇO FILHO RONDINELLY COELHO RODRIGUES UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA DE TRABALHO BASEADA EM CONTABILIDADE GERENCIAL PARA UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE SITUADA NO INTERIOR DO ESTADO DO CEARÁ

Leia mais

UNESP MANUAL DE IMPORTAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO' R E I T O R I A

UNESP MANUAL DE IMPORTAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO' R E I T O R I A UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO' R E I T O R I A MANUAL DE IMPORTAÇÃO DA UNESP P R Ó-R E I T O R I A D E A D M I N I S T R A Ç Ã O 2 0 0 3 SUMÁRIO I INTRODUÇÃO.....................4

Leia mais

Comparações entre Práticas Contábeis

Comparações entre Práticas Contábeis kpmg Comparações entre Práticas Contábeis 2ª edição - Maio 2001 DPP Bras il KPMG Brazil - Office Directory São Paulo Rua Dr. Renato Paes de Barros, 33 04530-904 São Paulo, SP Tel 55 (11) 3067.3000 Fax

Leia mais

CAIXAGEST OBRIGAÇÕES MAIS

CAIXAGEST OBRIGAÇÕES MAIS PROSPETO OIC/FUNDO FUNDO DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO ABERTO DE OBRIGAÇÕES CAIXAGEST OBRIGAÇÕES MAIS 01 de julho de 2015 A autorização do Fundo pela CMVM baseia-se em critérios de legalidade, não envolvendo

Leia mais

O presente caderno aborda um conjunto de informação considerada relevante sobre a abertura e movimentação de contas de depósito bancário.

O presente caderno aborda um conjunto de informação considerada relevante sobre a abertura e movimentação de contas de depósito bancário. O presente caderno aborda um conjunto de informação considerada relevante sobre a abertura e movimentação de contas de depósito bancário. Por não serem contas de depósito bancário, as Contas de Depósito

Leia mais

5. Esta Norma aplica-se a todas as entidades do setor público, exceto as Empresas Estatais não dependentes.

5. Esta Norma aplica-se a todas as entidades do setor público, exceto as Empresas Estatais não dependentes. NBC TSP 1 Apresentação das Demonstrações Contábeis Objetivo 1. O objetivo desta Norma é definir a forma pela qual as demonstrações contábeis destinadas a atender propósitos gerais devem ser apresentadas,

Leia mais