RELATÓRIO DE ATIVIDADES ORGANIZAÇÃO EU PENSO NO FUTURO JANEIRO/2010 JANEIRO/2011

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RELATÓRIO DE ATIVIDADES ORGANIZAÇÃO EU PENSO NO FUTURO JANEIRO/2010 JANEIRO/2011"

Transcrição

1 RELATÓRIO DE ATIVIDADES ORGANIZAÇÃO EU PENSO NO FUTURO JANEIRO/2010 JANEIRO/2011

2 ORGANOGRAMA

3 CONSTRUINDO O SABER O Projeto Construindo o Saber foi o começo de um trabalho que é exemplo de força de vontade e dedicação. A idéia ingênua de um grupo de jovens, preocupados com as desigualdades que atingem a nossa sociedade, deu origem a um projeto que busca na educação a base para democratização das oportunidades. A proposta é oferecer suporte aos alunos da comunidade, complementando o ensino que recebem nas escolas e prepará-los para o acesso às faculdades e escolas técnicas. Além disso, o programa de ensino conta com aulas de cultura e cidadania, oferecendo um ensino que estimula o senso crítico dos alunos. O objetivo central dos voluntários do projeto é formar agentes de transformação social capazes de multiplicar os benefícios sociais e de se tornarem exemplos de superação, cidadania e valores. Esse A boa educação é moeda de ouro. Em toda a parte tem valor. Padre Antônio Vieira ciclo, quando concluído, potencializa os resultados do projeto, pois cumpre com os objetivos da organização de contribuir de forma estrutural para a transformação social.

4 RIO DAS PEDRAS Para iniciar as atividades do projeto e da organização foi escolhida a comunidade Rio das Pedras, onde foram identificadas demandas sociais e oportunidades de atuação do grupo. Rio das Pedras é um bairro não-oficial localizado na Zona-Oeste da cidade, que oficialmente pertencente ao Itanhangá. Atualmente, a comunidade concentra cerca de habitantes, dos quais, grande parte é oriunda do Nordeste. Sobre a comunidade, pode-se ainda, ressaltar três características fundamentais: a inatividade e a ausência de organizações ligadas ao tráfico de drogas, a grande movimentação comercial e a vocação empreendedora dos moradores da comunidade.

5 ESTRUTURA A estrutura do projeto oferece aos alunos um ciclo de aprendizado que visa suprir as necessidades do ensino médio. Além de turmas específicas para as necessidades dos alunos, o projeto oferece uma série de atividades que complementam o ensino da sala de aula. Pré-técnico: Sábados das 8h00 às 18h00. Núcleo CAIC Euclides da Cunha - Rio das Pedras Sábados das 8h00 às 18h00. NEAD- PUC 3º ano / Pré-Vestibular: Segunda a sexta das 18h50 às 22h00 e Sábados de 8h00 às 17h30 Núcleo CAIC Euclides da Cunha -Rio das Pedras

6 ALUNOS E VOLUNTÁRIOS De março a outubro de 2010, o Projeto Construindo o Saber registrou os seguintes resultados: Núcleo PUC Voluntários: Professores/monitores: 13 Coordenadores: 5 Alunos: Início: 30 alunos Término: 15 alunos Núcleo Rio das Pedras Voluntários: Professores/monitores: 33 Coordenadores: 6 Alunos: 9º ano pré-técnico Início: 51 alunos Término: 47 alunos 3º ano pré-vestibular Início: 55 Término: 30 TOTAL: 92 alunos e 57 voluntários

7 SIMULADOS O Projeto Construindo o Saber regularmente aplica simulados baseados nas provas que os alunos irão fazer com o objetivo de prepará-los melhor para as provas das Escolas técnicas e Vestibulares. Núcleo Rio das Pedras Quantidade de Simulados: 5 1º- 55 presentes (nenhuma falta) 2º- 52 presentes 3º- 53 presentes 4º- 50 presentes 5º- 40 presentes Núcleo PUC Quantidade de Simulados: 3 1º - 27 presentes 2º - 25 presentes 3º - 18 presentes AVANÇOS 2010 Em 2010, ocorreram alguns avanços que devem ser comemorados: Diminuição da evasão dos alunos e voluntários. Produção de material didático de qualidade pelos professores. Parceria com a Insight - Empresa Júnior de Psicologia da UFRJ. Cumprimento do planejamento do inicial com maior rigor. Maior planejamento, estruturação administrativa e organizacional. Maior número de voluntários. Criação de arquivo de apostila e simulados. Melhor funcionamento das aulas do Projeto Fiocruz - Aulas de reforços de Biologia, Fisico-Quimica, Geografia e História durante a semana com fim preparatório para a Fiocruz. Realização de mais de 30 entrevistas para a Pesquisa do Livro realizadas com o apoio do sociólogo Luiz Fernando Almeida Pereira. Seleção do Projeto do Documentário, com as primeiras gravações previstas para o dia 26 de fevereiro, sob responsabilidade de Maria Flor Brasil.

8 RESULTADOS Pré-Técnico Rio das Pedras 1 Bárbara Ramalho Paes Maia de Paula PEDRO II 2 Bruna Costa Silvestre da Silva SANTO AGOSTINHO (Bolsa de 100%) PENSI (Bolsa de 50%) SANTA MÔNICA (Bolsa de 30%) 3 Daiane Maria Freitas dos Santos SANTA MÔNICA (Bolsa de 30%) PENSI (Bolsa de 10%) 4 Elizandra Silva Regis MIGUEL COUTO (Bolsa de 70%) SANTA MÔNICA (Bolsa de 30%) 5 Francisco Allan Frota Vieira SANTA MÔNICA (Bolsa de 30%) 6 Gabriel da Silva Gomes PEDRO II / PALAS (Bolsa de 100%) 7 Gabriel Vieira da Silva SANTA MÔNICA (Bolsa de 30%) PENSI (Bolsa de 10%) 8 Leonardo Martins da Silva SANTA MÔNICA (Bolsa de 30%) 9 Maria Vitória Ribeiro Gomes FAETEC 10 Natália França de Alcântara SANTA MÔNICA (Bolsa de 30%) PENSI (Bolsa de 25%) 11 Natan da Silva Beserra FAETEC SANTA MÔNICA (Bolsa de 30%) PENSI (Bolsa de 10%) 12 Orlando Campos Silva SANTA MÔNICA (Bolsa de 30%) PENSI (Bolsa de 10%) 13 Viviane Alves Martins FAETEC PENSI (Bolsa de 15% para o 2 ano) Total de 20 bolsistas em escolas particulares ou aprovados em Escolas Técnicas Pré-Técnico PUC 1 Caius Augusto Furtado FAETEC 2 Gabriel Martins da Silva CEL (Bolsa de 100%) 3 Isabela Vasquez Rodrigues CEL (Bolsa de 100%) 4 Jordana do Socorro de Oliveira da Silva CEL (Bolsa de 100%) 5 Mayara de Lima Silva PENSI (Bolsa de 100%) 6 Mariah Gabrielle de Jesus Ozório CEL (Bolsa de 100%) 7 Thaynara Alves Flores FAETEC Continuamos aguardando resultados das reclassificações, na expectativa por mais aprovações!

9 Aprovações Pré-Vestibular* 1 Ari dos Reis UERJ - História 2 Jéssica Andrade UERJ- Engenharia Elétrica 3 Luana Lima UERJ - Relações Públicas 4 Maicon Soares UERJ - Educação Física 5 Marcelo Alves UERJ- Letras * UFRJ e PROUNI ainda não divulgaram seus resultados. Parabéns a todos os aprovados! Mas na Eu Penso no Futuro nós sabemos que os resultados vão muito além das aprovações, esperamos que as sementes plantadas pelo Projeto Construindo o Saber floresçam e que esses jovens tenham sucesso não só em sua vida profissional, mas também pessoal e possam usar o que aprenderam nesse ano de convivência para transformar sua comunidade. REUNIÃO NOVOS VOLUNTÁRIOS No dia 16 de dezembro foi realizada, no Colégio Santo Inácio, uma reunião para convocação de novos voluntários. Em um clima amistoso foi mostrado o trabalho desenvolvido pela ONG nos últimos 5 anos e as perspectivas para o próximo ano. Após alguns depoimentos emocionados de voluntários e ex-alunos, houve uma confraternização, onde os novos membros puderam conversar individualmente com os coordenadores e se candidatar para uma área na qual tenha maior interesse e conhecimento, permitindo assim expandir não só o trabalho da OEPF como também as perspectivas pessoais e profissionais individuais.

10 DEPOIMENTOS DE ALUNOS Aleff Henrique Pereira de Paiva Idade: 16 anos Aluno do Pré Vestibular em Rio das Pedras A maioria das pessoas que moram em comunidades não tem uma renda boa a ponto de poder pagar um pré-vestibular bom uma vez que o preço não é acessível. Além disso, nem todas as escolas estaduais de ensino médio têm uma base de ensino boa a ponto de nos capacitar a passar para uma faculdade pública, pois os exames têm certo grau de dificuldade e exigem certo conhecimento geral. O projeto visa muito esse problema e nos ajuda a vencer todas essas barreiras nos impulsionando a crescer e mostrando que se nós queremos, nós podemos de modo que mostram que com esforço e determinação nossas metas poderão ser alcançadas. Além de me ajudar na absorção de conhecimento, cada vez mais me vejo na obrigação de ajudar o próximo e ter solidariedade com aqueles que precisam de oportunidades, aprendo isso tanto com os professores como com os coordenadores e criadores dessa família que com certeza gerou e continuará gerando vitórias na vida daqueles que tem vontade de vencer e melhorar de vida. O projeto é um grande aprendizado!

11 Nome: Glécia Bruna do Nascimento Machado Idade: 16 anos Aluna do Pré-Vestibular em Rio das Pedras Desde o ano de 2009 tentava participar do projeto. Não desistindo e sempre tentando, consegui no ano seguinte, após várias etapas de sobrevivência, pude perceber o quão o projeto havia mudado em meu cotidiano, pude estabelecer um aprimoramento educacional, bastante qualificado, levando a ter vantagem na escola. Apesar de todas as dificuldades diárias o projeto ao todo, sempre tentou nos motivar a cada dia levando-nos a crer em nós mesmos e a nunca desistir de nossos sonhos e metas. O projeto em minha vida representa força de vontade, onde pude aprender além das matérias, me conhecer mais ao descobrir minhas dificuldades e a enfrentá-las, a conhecer novos conceitos de outras pessoas e entendê-los. Me ajudou a ser uma pessoa mais persistente e guerreira, a sempre tentar cada vez mais com uma dose um pouco mais avançada. E com toda essa experiência no ano em que o vestibular não era pra mim, no meu ano serei mais experiente e aceitarei bem mais as dificuldades impostas e lutarei para vencê-las!

12 DEPOIMENTOS DE VOLUNTÁRIOS Mario Marcio Felix Graduando em Letras: Português/Latim Professor voluntário de Redação Sempre procurei uma ONG para dedicar um pouco do meu tempo vago e, quando fui convidado a estar na ONG Eu Penso no Futuro, fiquei deveras satisfeito com o acolhimento e sinceramente impressionado com a infra-estrutura oferecida, bem como a total atenção e dedicação aos voluntários e aos beneficiados pelos projetos. Atuar como educador no Projeto Construindo o Saber é uma experiência única, pois além da oportunidade de atuar como agente modificador social pode-se acompanhar o amadurecimento dos alunos prestigiados por essa iniciativa. Além do mais, é um complemento muito importante às minhas atividades como graduando na área de educação (Bacharelado/Licenciatura em Letras), pois posso colocar em prática toda a habilidade apreendida nos bancos da Universidade. Leonardo Alves Bracchi Licenciado pleno em História Professor voluntário de História Como não sou poeta não consigo traduzir em palavras minha imensa gratidão em poder compartilhar momentos de trocas e experiências junto a esta magnífica instituição comunitária de educação. E tenho dito! Saudações vascaínas de um mortal professor de História.

13 Yuri Bonfeld Oliveira de Almeida (despedindo-se do Projeto e em mudança para Curitiba) Engenheiro Mecânico - IME/RJ Professor e Coordenador do 9º ano Após inúmeras tentativas de amigos, em abril de 2007, aceitei o convite para conhecer uma ONG que acabara de ser fundada na comunidade do Rio das Pedras, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Como não sabia bem como colaborar, meus primeiros passos foram na cozinha, ajudando a preparar o almoço. Mais tarde, assisti à aula de um desses amigos e comecei a entender o envolvimento deles com aquele Projeto Social. Na semana seguinte fui novamente à ONG e, dessa vez, me convidaram para lecionar um tempo de Aritmética. Foi um desastre! No outro sábado, um professor de Física faltou e eu entrei pra substituí-lo. Neste ponto, já era impossível imaginar um final de semana sem aparecer por lá! Alguns sábados depois, fui convidado para assumir a Coordenação do 9º ano... e aí não tinha mais como sair! De lá pra cá, trabalhei nas mais diversas áreas do Projeto Construindo o Saber, atuando como professor (de, pelo menos, três matérias) e coordenador. Participei de atividades estratégicas e de divulgação; incentivei, motivei e acompanhei o desenvolvimento de alunos e voluntários; enfim, fiz de tudo. Ver esse trabalho surtindo efeito é uma experiência indescritível e impagável. Lá, vemos o desabrochar de jovens, que mudam completamente sua forma de pensar, reescrevendo seus futuros e se transformando em grandes homens e mulheres que, certamente, farão parte do crescimento do país! Cara, eu fiz parte disso! E se enganam os que pensam que eles são os únicos que mudam: nós também mudamos! Fizemos turmas dobrarem de tamanho, aperfeiçoamos processos, desenvolvemos e aplicamos metodologias, enfim, transformamos aquele pequeno Projeto Social na ONG Eu Penso No Futuro, que mudou a vida de centenas de jovens daquela comunidade.

14 Esse resultado não é positivo somente do ponto de vista ideológico ou social, mas profissional também. Participei de processos seletivos que buscam jovens para integrar o time de líderes das principais organizações do país e, em todos eles, minhas experiências na ONG foram consideradas extremamente relevantes. Tenho orgulho do trabalho que fiz, das pessoas com quem atuei, dos alunos cujo futuro ajudei a mudar e, principalmente, da pessoa que me tornei após viver essa experiência, mas meus tempos aqui acabaram, acabo de receber uma proposta inegável para trabalhar fora! Obrigado a todos pelas experiências, pelas risadas, pelas realizações.

15 PARCERIA COM A SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO A ONG Eu Penso no Futuro foi um dos 150 selecionados para ser um Ponto de Cultura no estado do Rio de Janeiro no triênio 2010/2011/2012. Isso representa um reconhecimento por parte do governo da seriedade e importância do trabalho realizado pela OEPF, além de possibilitar que novos projetos sejam realizados. O convênio assinado está possibilitando a execução de 5 atividades: - Melhorias no Projeto Construindo o Saber, com material didático, uniforme e equipamentos. O projeto tem execução permanente. - Realização da Pesquisa O Jovem, a Escola e a Comunidade, sobre as condições de acessos a Educação e Cultura no Rio das Pedras. Previsão de término: Dezembro/ A Publicação de um livro com os resultados da pesquisa e a contribuição de outros autores do mesmo eixo temático. Previsão de publicação: Maio/ Produção do Documentário As Pedras no Caminho, que vai acompanhar os desafios vividos por jovens do Rio das Pedras que lutam por uma vaga na Universidade ou em Escolas Técnicas. Previsão de lançamento: Maio/ Realização do ciclo de debates A culpa é de quem? com representantes da comunidade, empresários e autoridades políticas, discutindo as soluções para as demandas educacionais e culturais no Rio de Janeiro. Nos eventos, teremos como pano de fundo documentário e o livro, contando ainda com a participação dos envolvidos na sua a exposição de trechos do documentário e a participação dos envolvidos na sua Produção. Previsão de Execução: 2º semestre/2012

16 PESQUISA O Jovem, a Escola e Comunidade Até agora, já foram realizadas mais de 30 entrevistas com alunos, professores e diretores do CAIC Euclides da Cunha, em Rio das Pedras, sobre o acesso dos jovens da comunidade a Educação e Cultura. Além disso, avançamos ainda na coleta de dados secundários, reunindo informações importantes disponíveis em Institutos de Pesquisa e Órgãos Governamentais. Agora, estamos prontos para aprofundar as discussões com o novo grupo de alunos que se formará em Março. Vamos ampliar o nosso entendimento sobre as questões sociais que impactam o Rio das Pedras, fomentando o debate e o mais importante a busca por soluções eficazes. DOCUMENTÁRIO As Pedras no Caminho Com a colaboração da produtora Maria Flor Brazil e a Sobretudo Produção Audiovisual e Artística, a Eu Penso no Futuro iniciou a produção do documentário As Pedras no Caminho. O convênio com a Secretaria Estadual de Cultura vai viabilizar a aquisição dos equipamentos necessários à produção do documentário e a estrutura montada servirá ainda para a realização de oficinas ligadas a Cinema e Televisão, como Filmagem, Fotografia e Iluminação. É a cultura estimulando a expressão popular, ao mesmo tempo em que gera oportunidades de emprego e renda. As gravações terão início no dia 26 de Fevereiro. Estamos contando as horas!

17 E pra já entrar no clima das gravações, confira abaixo o texto do pré-projeto de As Pedras no Caminho Depois de quatro anos desenvolvendo atividades culturais e educacionais com jovens de baixa renda, sentimos a necessidade de aprofundar nosso entendimento sobre as questões com as quais lidamos todos os dias. O objetivo da Eu Penso no Futuro é claro: promover o desenvolvimento humano em comunidades de baixa renda. Também sabemos o caminho escolhido para chegar lá: levar Educação e Cultura aos jovens dessas comunidades. Apostamos no jovem como motor de transformação social. No Rio das Pedras, encontramos jovens com enorme potencial de transformação. São criativos, entusiastas, trabalhadores, apaixonados - só para citar algumas de suas qualidades. Queremos então colocar os meios para que todo esse potencial se traduza em ação. A questão é: quais são esses meios? Sabemos que há fatores técnicos e materiais absolutamente fundamentais. Esses jovens precisam ser competitivos no mercado de trabalho, precisam ser bem remunerados para dar boas condições de moradia, saúde e alimentação às suas famílias. Afinal, da Economia sabemos que não existe almoço grátis. No entanto, ter dinheiro para comer, beber e pagar as contas da casa é uma condição necessária, mas não suficiente para o desenvolvimento das comunidades. Para transformar, é preciso antes querer transformar. Só que vontade não se compra. Por isso, além de ter um bom emprego, queremos que o jovem do Rio das Pedras perceba quais são as estruturas de poder hoje totalmente pautadas no conhecimento - que estão à sua volta. Queremos que ele perceba que as condições da sua vida não são apenas as naturais. São também sociais. E se são sociais, podem ser transformadas. Mais do que isso: ele pode transformá-las as dele, e as de outros. Com essa proposta, conseguimos mobilizar muitos jovens da comunidade a lutarem por uma vida melhor e por uma sociedade mais justa. As pedras no caminho será um mergulho na vida desses jovens, mostrando os desafios que vão enfrentar nessa empreitada. Qual é o acesso que têm a Cultura e a Educação? Qual é a estrutura que têm em casa? Quais são seus medos? Seus sonhos? Como ele enxerga o mundo? Vamos acompanhar os principais acontecimentos ao longo do ano de jovens do Rio das Pedras que estão se preparando para o Vestibular ou para concursos de ingresso a Escolas Técnicas. Suas casas são parecidas, eles estudam na mesma escola e possuem rendas semelhantes. Mas como é que cada um vai reagir aos problemas que vão surgir? E qual será o resultado que cada um vai alcançar? Para levar esse projeto a frente, precisamos agora de pessoas cansadas. Cansadas de assistir aos problemas do Rio de Janeiro na televisão, mas dispostas a usar o seu conhecimento em prol de algo concreto para solucionar esses problemas. Sabemos que a caminhada é longa. Mas queremos dar um primeiro passo. Não há outro jeito. O caminho só se faz caminhando.

18 OUTRAS AÇÕES ENQUANTO PONTO DE CULTURA Além das ações já iniciadas em 2010, o Ponto de Cultura Eu Penso no Futuro já está trabalhando para o lançamento do livro com os resultados da pesquisa O Jovem, a Escola e a Comunidade e para a realização do Ciclo de Debates A culpa é de quem? no primeiro semestre de Diversos órgãos universitários de instituições como a Pontifícia Universidade Católica, Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Universidade Federal Fluminense já demonstraram apoio e interesse em receber o evento. O avanço é significativo. O ambiente acadêmico é mesmo muito propício para pensarmos novas soluções para os antigos problemas da Educação e Cultura em nosso Estado. Serão convidados aos eventos representantes políticos, empresários e moradores do Rio das Pedras, que contarão com os resultados do Livro e do Documentário para iluminar as discussões. Renovamos assim o nosso compromisso em Pensar no Futuro, para poder transformá-lo.

19 RODADAS CULTURAIS NO RIO DAS PEDRAS CINECLUBE - CINEMA E CULTURA PARA EXERCER CIDADANIA Com exposição de filmes e debates sobre os temas abordados, a Eu Penso no Futuro realizou mais de dez sessões ao longo do ano Rio das Pedras. A maior parte das ficções e documentários apresentados era brasileira. Além de serem abordados temas mais próximos ao cotidiano dos alunos, facilitando o debate, trata-se de um esforço da instituição em promover o cinema nacional. Alguns filmes exibidos: Quase Dois Irmãos Tropa de Elite Meninas Darcy Ribeiro, o Guerreiro Sonhador Pro Dia Nascer Feliz O ano em que meus pais saíram de férias FESTA JUNINA Integração com a cultura nordestina, origem de grande parte dos moradores da comunidade. Valorizando a cultura nacional e incentivando a integração dos participantes do projeto. ENCONTROS LITERÁRIOS Jornadas de leitura e debate de textos, num verdadeiro passeio pela literatura brasileira, do Arcadismo ao Modernismo, de Tomás Antônio Gonzaga a Oswald de Andrade.

20 MUITO OBRIGADO! A Organização Eu Penso no Futuro agradece aos parceiros que junto conosco construíram e pensaram no futuro! CAIC EUCLIDES DA CUNHA RESTAURANTE MR.ALI

RELATÓRIO DE ATIVIDADES ORGANIZAÇÃO EU PENSO NO FUTURO ABRIL/2011

RELATÓRIO DE ATIVIDADES ORGANIZAÇÃO EU PENSO NO FUTURO ABRIL/2011 RELATÓRIO DE ATIVIDADES ORGANIZAÇÃO EU PENSO NO FUTURO ABRIL/2011 INÍCIO DAS AULAS DO 9º ANO No dia 16 de Abril, foi dado início as atividades educacionais do 9º ano com a realização de uma aula inaugural

Leia mais

Informações gerais Colégio Decisão

Informações gerais Colégio Decisão 1 Informações gerais Colégio Decisão 2 Carta da Diretora Colégio Decisão Venha, que estamos de portas abertas para você. Carta da Direção Prezados país e responsáveis, A Organização de uma escola pede

Leia mais

Relatório de Atividades Maio e Junho

Relatório de Atividades Maio e Junho Relatório de Atividades Maio e Junho ANA LISE MENSAL MAIO/JUNHO Devido a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 o horário do Projeto Construindo o Saber Pré Vestibular durante a semana foi modificado (16h50min

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957.

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. FORMAÇÃO

Leia mais

ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Revista Linha Direta

ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Revista Linha Direta ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Valéria Araújo Quando crianças, adolescentes, jovens e familiares do distrito da Brasilândia

Leia mais

Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE

Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE ÍNDICE 1 Introdução 2 Qual a importância da educação financeira para estudantes? 3 Comece definindo onde é possível economizar 4 Poupar é muito

Leia mais

POR QUE FAZER ENGENHARIA FÍSICA NO BRASIL? QUEM ESTÁ CURSANDO ENGENHARIA FÍSICA NA UFSCAR?

POR QUE FAZER ENGENHARIA FÍSICA NO BRASIL? QUEM ESTÁ CURSANDO ENGENHARIA FÍSICA NA UFSCAR? POR QUE FAZER ENGENHARIA FÍSICA NO BRASIL? QUEM ESTÁ CURSANDO ENGENHARIA FÍSICA NA UFSCAR? Póvoa, J. M, Ducinei Garcia Departamento de Física - Universidade Federal de São Carlos Via Washington Luiz, Km

Leia mais

PRODUTO FINAL ASSOCIADA A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

PRODUTO FINAL ASSOCIADA A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO PRODUTO FINAL ASSOCIADA A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Universidade Federal de Itajubá Título da dissertação: OS MANUAIS DOS PROFESSORES DOS LIVROS DIDÁTICOS

Leia mais

Talento Jovem Programa de Bolsas de Estudos

Talento Jovem Programa de Bolsas de Estudos PROJETO Talento Jovem Programa de Bolsas de Estudos MANUAL DO CANDIDATO Rotary e Faculdades Integradas Rio Branco em prol da Educação EDIÇÃO JAN/2016 Programa de Bolsa de Estudos Viabilização Fundação

Leia mais

GS Educacional www.gseducacional.com.br

GS Educacional www.gseducacional.com.br Curso: Completo de Importação Henrique, boa noite. Nós que pensamos a Meritocracia e valoramos a quem Realiza, nos vimos na obrigação de dar feedbacks. Em pouco tempo de curso e sem nem receber ainda a

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

20 ANOS DE UNESCO NO COLÉGIO BENJAMIN CONSTANT

20 ANOS DE UNESCO NO COLÉGIO BENJAMIN CONSTANT 20 ANOS DE UNESCO NO COLÉGIO BENJAMIN CONSTANT Fachada restaurada e preservada do Colégio Benjamin Constant (igual de 1924) Neste ano de 2012, o Colégio Benjamin Constant comemora 20 anos de associação

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 24 Discurso na solenidade de entrega

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO ASSISTENTE SOCIAL NOS PROJETOS SOCIAIS E NA EDUCAÇÃO - UMA BREVE ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO PROJETO DEGRAUS CRIANÇA

A IMPORTÂNCIA DO ASSISTENTE SOCIAL NOS PROJETOS SOCIAIS E NA EDUCAÇÃO - UMA BREVE ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO PROJETO DEGRAUS CRIANÇA A IMPORTÂNCIA DO ASSISTENTE SOCIAL NOS PROJETOS SOCIAIS E NA EDUCAÇÃO - UMA BREVE ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO PROJETO DEGRAUS CRIANÇA Tamara Nomura NOZAWA 1 Telma Lúcia Aglio GARCIA 2 Edmárcia Fidelis ROCHA

Leia mais

Consumidor e produtor devem estar

Consumidor e produtor devem estar A produção científica tem um produtor e um consumidor e, evidentemente, todo produtor é também um consumidor: quanto melhor consumidor ele for, melhor será como produtor. Há pesquisas em psicologia que

Leia mais

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo.

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Material referente ao texto do Módulo 3: Ações Básicas de Mobilização. O conhecimento da realidade é a base fundamental ao desenvolvimento social, que visa

Leia mais

PROPOSTA DE TRABALHO ENSINO MÉDIO 2010. Pais e Alunos

PROPOSTA DE TRABALHO ENSINO MÉDIO 2010. Pais e Alunos PROPOSTA DE TRABALHO ENSINO MÉDIO 2010 Pais e Alunos Proposta de Trabalho Ensino Médio 2010 A partir de 2010 o nosso projeto pedagógico do Ensino Médio estará ainda mais comprometido com a formação integral

Leia mais

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Brasília-DF, 30 de outubro de 2006 Jornalista Ana Paula Padrão: Então vamos às perguntas, agora ao vivo, com

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR Índice Índice Prefácio Sobre o autor Introdução Como ser produtivo estudando corretamente Você já organizou o seu tempo e os seus dias para estudar? Definir o que vai estudar Organizando

Leia mais

difusão de idéias QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Um processo aberto, um conceito em construção

difusão de idéias QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Um processo aberto, um conceito em construção Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias janeiro/2007 página 1 QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Um processo aberto, um conceito em construção Maria Lucia Machado e Maria Malta Campos: Na maioria dos países

Leia mais

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Michele Gomes Felisberto; Micheli de Oliveira; Simone Pereira; Vagner Lean dos Reis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Introdução O mundo em que vivemos

Leia mais

Transcrição aula inaugural Professor Irineu Mario Colombo, reitor do Instituto Federal do Paraná Fevereiro de 2013

Transcrição aula inaugural Professor Irineu Mario Colombo, reitor do Instituto Federal do Paraná Fevereiro de 2013 Transcrição aula inaugural Professor Irineu Mario Colombo, reitor do Instituto Federal do Paraná Fevereiro de 2013 Olá Pessoal Quero desejar as boas-vindas a todos os nossos estudantes, alunos, alunas,

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Grupo Atitude Vila Macedo

Mostra de Projetos 2011. Grupo Atitude Vila Macedo Mostra de Projetos 2011 Grupo Atitude Vila Macedo Mostra Local de: Piraquara Categoria do projeto: I - Projetos em implantação, com resultados parciais. Nome da Instituição/Empresa: Centro de Referência

Leia mais

A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros. Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS

A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros. Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS O PAPEL DA FORMAÇÃO ACADÊMICA Segundo diversos autores que dominam e escrevem a respeito do tema,

Leia mais

O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino

O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino Wérica Pricylla de Oliveira VALERIANO 1 Mestrado em Educação em Ciências e Matemática wericapricylla@gmail.com

Leia mais

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA Como é sabido existe um consenso de que é necessário imprimir qualidade nas ações realizadas pela administração pública. Para alcançar esse objetivo, pressupõe-se

Leia mais

Futuro Profissional um incentivo à inserção de jovens no mercado de trabalho

Futuro Profissional um incentivo à inserção de jovens no mercado de trabalho Futuro Profissional um incentivo à inserção de jovens no mercado de trabalho SOUSA, Pedro H. 1 Palavras-chave: Mercado de Trabalho, Formação Acadêmica, Empreendedorismo. Introdução: O mercado de trabalho

Leia mais

Empreendedorismo. Tópico 1 O (a) Empreendedor (a)

Empreendedorismo. Tópico 1 O (a) Empreendedor (a) Empreendedorismo Tópico 1 O (a) Empreendedor (a) Conteúdo 1. Objetivos do Encontro... 3 2. Introdução... 3 3. A formação do empreendedor... 3 4. Empreendedorismo nato ou desenvolvido?... 4 4.1 Características

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

Universidade Federal de Roraima Centro de Educação CEDUC Curso de Pedagogia Laboratório de Informática

Universidade Federal de Roraima Centro de Educação CEDUC Curso de Pedagogia Laboratório de Informática Universidade Federal de Roraima Centro de Educação CEDUC Curso de Pedagogia Laboratório de Informática Fundação Universidade Virtual de Roraima UNIVIRR Boa Vista 2010 Daniely Rodrigues Padilha Lenise Carvalho

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções.

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções. 12 NOME DA AULA: Escrevendo músicas Duração da aula: 45 60 minutos de músicas durante vários dias) Preparação: 5 minutos (se possível com introduções Objetivo principal: aprender como definir e chamar

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMEÇA NA ESCOLA: COMO O LIXO VIRA BRINQUEDO NA REDE PÚBLICA EM JUAZEIRO DO NORTE, NO SEMIÁRIDO CEARENSE

EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMEÇA NA ESCOLA: COMO O LIXO VIRA BRINQUEDO NA REDE PÚBLICA EM JUAZEIRO DO NORTE, NO SEMIÁRIDO CEARENSE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMEÇA NA ESCOLA: COMO O LIXO VIRA BRINQUEDO NA REDE PÚBLICA EM JUAZEIRO DO NORTE, NO SEMIÁRIDO CEARENSE Emmanuelle Monike Silva Feitosa 1 Celme Torres Ferreira da Costa 2 Niraldo Muniz

Leia mais

Prevenção ao uso de drogas na escola: o que você pode fazer?

Prevenção ao uso de drogas na escola: o que você pode fazer? Prevenção ao uso de drogas na escola: o que você pode fazer? O educador pode contribuir para prevenir o abuso de drogas entre adolescentes de duas formas básicas: incentivando a reflexão e a adoção de

Leia mais

RELENDO A HISTÓRIA AO LER HISTÓRIAS

RELENDO A HISTÓRIA AO LER HISTÓRIAS RELENDO A HISTÓRIA AO LER HISTÓRIAS BRASÍLIA ECHARDT VIEIRA (CENTRO DE ATIVIDADES COMUNITÁRIAS DE SÃO JOÃO DE MERITI - CAC). Resumo Na Baixada Fluminense, uma professora que não está atuando no magistério,

Leia mais

OS SENTIDOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA CONTEMPORANEIDADE Amanda Sampaio França

OS SENTIDOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA CONTEMPORANEIDADE Amanda Sampaio França OS SENTIDOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA CONTEMPORANEIDADE Amanda Sampaio França amandi'a_07@hotmail.com Jaqueline dos Santos Costa santoscosta_jaqueline@hotmail.com Mirsa Gabriela gabiflorosa@hotmail.com

Leia mais

05/12/2006. Discurso do Presidente da República

05/12/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, no encerramento da 20ª Reunião Ordinária do Pleno Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Palácio do Planalto, 05 de dezembro de 2006 Eu acho que não cabe discurso aqui,

Leia mais

Gabriela Zilioti, graduanda de Licenciatura e Bacharelado em Geografia na Universidade Estadual de Campinas.

Gabriela Zilioti, graduanda de Licenciatura e Bacharelado em Geografia na Universidade Estadual de Campinas. Relato de Experiência Eixo temático: Direitos Humanos - inclusão Gabriela Zilioti, graduanda de Licenciatura e Bacharelado em Geografia na Universidade Estadual de Campinas. A importância de maquetes para

Leia mais

PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA

PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA Naiane Novaes Nogueira 1 Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB n_n_nai@hotmail.com José

Leia mais

Conversando sobre a REALIDADE. Propostas Educação. Ano 1 - nº 3 - Nov/15

Conversando sobre a REALIDADE. Propostas Educação. Ano 1 - nº 3 - Nov/15 Conversando sobre a REALIDADE social do BRASIL Propostas Educação Ano 1 - nº 3 - Nov/15 Partido da Social Democracia Brasileira Presidente: Senador Aécio Neves Instituto Teotônio Vilela Presidente: José

Leia mais

PESQUISA DATAPOPULAR: PERCEPÇÃO SOBRE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO

PESQUISA DATAPOPULAR: PERCEPÇÃO SOBRE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO PESQUISA DATAPOPULAR: PERCEPÇÃO SOBRE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO OBJETIVOS QUALIDADE NAS ESCOLAS Mapear percepções de Professores, Pais e Alunos de São Paulo sobre o que

Leia mais

CRIANDO A NOVA GERAÇÃO DE EMPREENDEDORES BRASILEIROS

CRIANDO A NOVA GERAÇÃO DE EMPREENDEDORES BRASILEIROS CRIANDO A NOVA GERAÇÃO DE EMPREENDEDORES BRASILEIROS ONDE ESTÃO OS FUTUROS EMPREENDEDORES QUE TRANSFORMARÃO O BRASIL? PROVAVELMENTE, NA SALA AO LADO. DOS UNIVERSITÁRIOS PENSAM EM ABRIR UM NOVO NEGÓCIO

Leia mais

O Curso de Graduação em Ciências da Religião nas Faculdades Integradas Claretianas em São Paulo

O Curso de Graduação em Ciências da Religião nas Faculdades Integradas Claretianas em São Paulo O Curso de Graduação em Ciências da Religião nas Faculdades Integradas Claretianas em São Paulo Entrevista a Moacir Nunes de Oliveira * [mnoliveira pucsp.br] Em 1999, as Faculdades Integradas Claretianas

Leia mais

UMA PARCERIA DE SUCESSO

UMA PARCERIA DE SUCESSO Relatório Final de Atividades Gerdau Barão de Cocais e : UMA PARCERIA DE SUCESSO 1 SUMÁRIO Relatório de Atividades... 3 Resultados Gerais... 3 Resultados do Programa Miniempresa... 6 Aprendizagem dos Conceitos

Leia mais

Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011

Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011 Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011 INTRODUÇÃO A Fundação Tide Setubal nasce em 2005 para ressignificar e inovar o trabalho pioneiro

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

Relatório do estágio de prática de ensino em ciências sociais

Relatório do estágio de prática de ensino em ciências sociais UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS UMANAS IFCH FACULDADE DE EDUCAÇÃO FACED Relatório do estágio de prática de ensino em ciências sociais Curso: Ciências Sociais

Leia mais

JOGOS MATEMÁTICOS: EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS

JOGOS MATEMÁTICOS: EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS JOGOS MATEMÁTICOS: EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS Denise da Costa Gomes denisedacosta11@hotmail.com Dalila Regina da Silva Queiroz dalilazorieuq@hotmail.com Alzenira Oliveira de Carvalho oliveiraalzenira@hotmail.com

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO ENEM / 2015

PROJETO PEDAGÓGICO ENEM / 2015 PROJETO PEDAGÓGICO ENEM / 2015 Profª Esp.Carla Menezes Coord. Pedagógica A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das mais importantes do país, tendo em vista seu crescente número de candidatos

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE Bruna Cardoso Cruz 1 RESUMO: O presente trabalho procura conhecer o desempenho profissional dos professores da faculdade

Leia mais

Averiguar a importância do Marketing Ambiental numa organização cooperativista de agroindustrial de grande porte da região de Londrina.

Averiguar a importância do Marketing Ambiental numa organização cooperativista de agroindustrial de grande porte da região de Londrina. INTRODUÇÃO No mundo globalizado a disciplina de Marketing se torna cada dia mais evidente e importante para as decisões das organizações do mundo contemporâneo. Numa mudança constante de estratégias para

Leia mais

Seminário Intersetorial Empresas e Povos Indígenas 13/03/14

Seminário Intersetorial Empresas e Povos Indígenas 13/03/14 Seminário Intersetorial Empresas e Povos Indígenas 13/03/14 1 ANDAMENTOS DOS TRABALHOS GTAI/FMASE FMASE 2005 = Coordena ações de interesse do setor sobre aspectos socioambientais geração, transmissão,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Relatório referente ao encontro realizado no Departamento de educação física (03/06/2015)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Relatório referente ao encontro realizado no Departamento de educação física (03/06/2015) UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PAULO CÉSAR DUTRA JUNIOR PIBID SUBPROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA 0 física (03/06/2015) O primeiro assunto pautado na reunião foi sobre o V SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID/UFPR 2015,

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 60 Pronunciamento após reunião da

Leia mais

PRÁTICAS LÚDICAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA DO INFANTIL IV E V DA ESCOLA SIMÃO BARBOSA DE MERUOCA-CE

PRÁTICAS LÚDICAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA DO INFANTIL IV E V DA ESCOLA SIMÃO BARBOSA DE MERUOCA-CE 1 PRÁTICAS LÚDICAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA DO INFANTIL IV E V DA ESCOLA SIMÃO BARBOSA DE MERUOCA-CE 1 Rochelle Lopes da Silva- UVA 2 Andrea Abreu Astigarraga- UVA INTRODUÇÃO De acordo

Leia mais

O PIBID E AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS: UMA PERSPECTIVA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DA DOCÊNCIA EM GEOGRAFIA

O PIBID E AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS: UMA PERSPECTIVA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DA DOCÊNCIA EM GEOGRAFIA O PIBID E AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS: UMA PERSPECTIVA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DA DOCÊNCIA EM GEOGRAFIA Larissa Alves de Oliveira 1 Eixos Temáticos 4. Educação Superior e Práticas educacionais Resumo O Programa

Leia mais

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Serviço de Rádio Escuta da Prefeitura de Porto Alegre Emissora: Rádio Guaíba Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Data: 07/03/2007 14:50 Programa: Guaíba Revista Apresentação:

Leia mais

QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO.

QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO. RESUMO QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO. Francinilda Raquel Cardoso Silva (1); José Jorge Casimiro dos Santos (2) Faculdade São Francisco da Paraíba raquelmk06@gmail.com ¹

Leia mais

3 Dicas Poderosas Para Investir Em Ações. "A única maneira de fazer um grande trabalho é. amar o que você faz." Steve Jobs. Por Viva e Aprenda 2

3 Dicas Poderosas Para Investir Em Ações. A única maneira de fazer um grande trabalho é. amar o que você faz. Steve Jobs. Por Viva e Aprenda 2 "A única maneira de fazer um grande trabalho é amar o que você faz." Steve Jobs Por Viva e Aprenda 2 Por Viva e Aprenda Declaração De Ganhos Com O Uso De Nossos Produtos A empresa O Segredo Das Ações"

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO PROFISSIONAL TALENTOS GLOBAIS

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO PROFISSIONAL TALENTOS GLOBAIS PROGRAMA DE INTERCÂMBIO PROFISSIONAL TALENTOS GLOBAIS AIESEC em Belo Horizonte Rua dos Goitacazes, 1159 - Sala 2107 Barro Preto - Belo Horizonte - MG Fone: (31) 2512-1019 belohorizonte@aiesec.org.br facebook.com.br/aiesecbh

Leia mais

A APAE E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

A APAE E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA A APAE E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA - APRESENTAÇÃO 1- COMO SURGIU A IDÉIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA? 2- O QUE SIGNIFICA INCLUSÃO ESCOLAR? 3- QUAIS AS LEIS QUE GARANTEM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA? 4- O QUE É UMA ESCOLA

Leia mais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Educação de Qualidade ao seu alcance EDUCAR PARA TRANSFORMAR O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CURSO: LICENCIATURA

Leia mais

O sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã

O sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã Com certeza, esse final de século XX e começo de século XXI mudarão nossas vidas mais do que elas mudaram há 30-40 anos atrás. É muito difícil avaliar como será essa mudança, mas é certo que ela virá e

Leia mais

coleção Conversas #15 - NOVEMBRO 2014 - eg o. m r e é r q Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #15 - NOVEMBRO 2014 - eg o. m r e é r q Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. o coleção Conversas #15 - NOVEMBRO 2014 - Sou d advoga Será a que e é nã p o r consigo e q u e sou n m pr eg r eg o a?. Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção

Leia mais

Pesquisa. A participação dos pais na Educação de seus filhos

Pesquisa. A participação dos pais na Educação de seus filhos Pesquisa A participação dos pais na Educação de seus filhos 1 Objetivos do movimento Todos Pela Educação Ampliar os conhecimentos do Todos Pela Educação, da Fundação SM, de nossos parceiros e da sociedade

Leia mais

É hora de celebrar! No mês de dezembro mais uma turma de jovens se formou em emocionante celebração M

É hora de celebrar! No mês de dezembro mais uma turma de jovens se formou em emocionante celebração M Janeiro São Paulo. Brasil www.vidajovem.org 2015 É hora de celebrar! No mês de dezembro mais uma turma de jovens se formou em emocionante celebração M ais uma turma se encerrou no mês de dezembro e como

Leia mais

O que é Programa Rio: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher? Quais suas estratégias e ações? Quantas instituições participam da iniciativa?

O que é Programa Rio: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher? Quais suas estratégias e ações? Quantas instituições participam da iniciativa? Destaque: Somos, nós mulheres, tradicionalmente responsáveis pelas ações de reprodução da vida no espaço doméstico e a partir da última metade do século passado estamos cada vez mais inseridas diretamente

Leia mais

Marketing Educacional como manter e captar novos alunos

Marketing Educacional como manter e captar novos alunos Marketing Educacional como manter e captar novos alunos Baiard Guggi Carvalho Publicitário, consultor em marketing educacional e em tecnologia aplicada à educação N os dias de hoje, se perguntarmos para

Leia mais

DESAFIOS DE UMA PRÁTICA INOVADORA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÃO SOBRE O CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA COM ÊNFASE EM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

DESAFIOS DE UMA PRÁTICA INOVADORA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÃO SOBRE O CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA COM ÊNFASE EM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DESAFIOS DE UMA PRÁTICA INOVADORA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÃO SOBRE O CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA COM ÊNFASE EM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Ketiane dos Santos Alves 1 ; Milca Jorge de Souza 1 ; José

Leia mais

Programa de Gestão Estratégica da chapa 1

Programa de Gestão Estratégica da chapa 1 Programa de Gestão Estratégica da chapa 1 Apresentamos a primeira versão do programa de gestão estratégica da chapa Construindo Juntos um ICT de Excelência. Esse documento é fruto de uma construção coletiva,

Leia mais

LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM COM LUDICIDADE

LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM COM LUDICIDADE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM COM LUDICIDADE Martyhellen Maria Monteiro da Silva - Acadêmica do 8º período do Curso de Pedagogia-UVA, Bolsista do PIBID/UVA-Pedagogia

Leia mais

Orientação Profissional e de Carreira

Orientação Profissional e de Carreira Orientação Profissional e de Carreira Um processo para a vida toda Powered by: S U A C ARREIRA N A D IRE Ç Ã O CER T A Sponsored by: INTRODUÇÃO 25 anos de experiência 4.000 jovens contratados por ano Quem

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS SIMONSEN INTERVENÇÃO EDUCATIVA INSTITUCIONAL PROJETO PSICOPEDAGÓGICO

FACULDADES INTEGRADAS SIMONSEN INTERVENÇÃO EDUCATIVA INSTITUCIONAL PROJETO PSICOPEDAGÓGICO FACULDADES INTEGRADAS SIMONSEN INTERVENÇÃO EDUCATIVA INSTITUCIONAL PROJETO PSICOPEDAGÓGICO Justificativa O conhecimento contemporâneo apresenta, entre outras características, as do crescimento acelerado,

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES. Inatel Competence Center. Business School. Gestão de Projetos

INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES. Inatel Competence Center. Business School. Gestão de Projetos INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES Inatel Competence Center Business School Gestão de Projetos Projeto Pedagógico de Curso de Extensão Curricular Aprovado no dia 15/05/2013 Pró diretoria de Desenvolvimento

Leia mais

BEM-VINDA!! WWW.BOLSADEIDEASDENEGOCIO.COM

BEM-VINDA!! WWW.BOLSADEIDEASDENEGOCIO.COM BEM-VINDA!! Meu nome é Ives Lopes e eu sou a autora deste guia 22 ideias de negócios para começar já. Vê essa foto? Sou eu em minha Esmalteria, a Eva Nail Club. Foi um sucesso enquanto durou, mas infelizmente

Leia mais

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL COMO FERRAMENTA PARA DO PLANEJAMENTO DE CARREIRA

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL COMO FERRAMENTA PARA DO PLANEJAMENTO DE CARREIRA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL COMO FERRAMENTA PARA DO PLANEJAMENTO DE CARREIRA SILVA, Jackeliny Dias³; PEREIRA, Marina Portilho³; SOUZA, Karen Silva³; TONACO, Viviane Melo³; FERREIRA, Sueyde Géssika³; LOURENÇO,

Leia mais

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES OBJETIVO Assegurar a satisfação do cliente no pós-venda, desenvolvendo um relacionamento duradouro entre o vendedor e o cliente, além de conseguir indicações através de um sistema de follow-up (acompanhamento).

Leia mais

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL (PPI) DISCUSSÃO PARA REESTRUTURAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL (PPI) DISCUSSÃO PARA REESTRUTURAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL (PPI) DISCUSSÃO PARA REESTRUTURAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL APRESENTAÇÃO O presente texto tem por finalidade apresentar os resultados obtidos

Leia mais

Discurso de Luiz Inácio Lula da Silva Seminário do Prêmio Global de Alimentação Des Moines, Estados Unidos 14 de outubro de 2011

Discurso de Luiz Inácio Lula da Silva Seminário do Prêmio Global de Alimentação Des Moines, Estados Unidos 14 de outubro de 2011 Discurso de Luiz Inácio Lula da Silva Seminário do Prêmio Global de Alimentação Des Moines, Estados Unidos 14 de outubro de 2011 Estou muito honrado com o convite para participar deste encontro, que conta

Leia mais

Formação e Gestão em Processos Educativos. Josiane da Silveira dos Santos 1 Ricardo Luiz de Bittencourt 2

Formação e Gestão em Processos Educativos. Josiane da Silveira dos Santos 1 Ricardo Luiz de Bittencourt 2 1 FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE EAD E A FORMAÇÃO COMPLEMENTAR NO CURSO DE MAGISTÉRIO PRESENCIAL: AS PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES Formação e Gestão em Processos Educativos Josiane

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 40 Discurso na solenidade de sanção

Leia mais

GESTÃO DEMOCRÁTICA EDUCACIONAL

GESTÃO DEMOCRÁTICA EDUCACIONAL GESTÃO DEMOCRÁTICA EDUCACIONAL Nanci Cunha Vilela Rost ; Amanda Carvalho ; Edimara Soares Gonçalves ; Juliane Rocha de Moraes BILAC, Faculdade de pedagogia Bilac, graduação em Pedagogia, nancirost@hotmail.com

Leia mais

RELATÓRIO MESA DEVOLVER DESIGN (EXTENSÃO) Falta aplicação teórica (isso pode favorecer o aprendizado já que o aluno não tem a coisa pronta)

RELATÓRIO MESA DEVOLVER DESIGN (EXTENSÃO) Falta aplicação teórica (isso pode favorecer o aprendizado já que o aluno não tem a coisa pronta) 1ª RODADA RELAÇÃO PRÁTICA E TEORIA Pouca teoria, muitas oficinas Matérias não suprem as necessidades de um designer Falta aplicação teórica (isso pode favorecer o aprendizado já que o aluno não tem a coisa

Leia mais

Tema: evasão escolar no ensino superior brasileiro

Tema: evasão escolar no ensino superior brasileiro Entrevista com a professora Maria Beatriz de Carvalho Melo Lobo Vice- presidente do Instituto Lobo para o Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia e Sócia- diretora da Lobo & Associados Consultoria.

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS GRADUANDOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS GRADUANDOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS GRADUANDOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Wanderlânyo de Lira Barboza * Emmanuel De Sousa Fernandes Falcão ** Resumo: O presente trabalho aborda reflexões

Leia mais

FORMAÇÃO DE JOGADORES NO FUTEBOL BRASILEIRO PRECISAMOS MELHORAR O PROCESSO? OUTUBRO / 2013

FORMAÇÃO DE JOGADORES NO FUTEBOL BRASILEIRO PRECISAMOS MELHORAR O PROCESSO? OUTUBRO / 2013 FORMAÇÃO DE JOGADORES NO FUTEBOL BRASILEIRO PRECISAMOS MELHORAR O PROCESSO? OUTUBRO / 2013 Recentemente, escrevi uma crônica cujo texto apresentava algumas possíveis causas para que o processo de formação

Leia mais

Desigualdade Entre Escolas Públicas no Brasil: Um Olhar Inicial

Desigualdade Entre Escolas Públicas no Brasil: Um Olhar Inicial 29 Desigualdade Entre Escolas Públicas no Brasil: Um Olhar Inicial Gabriel Barreto Correa (*) Isabel Opice (**) 1 Introdução Não é novidade que o Brasil apresenta, além de índices educacionais muito baixos

Leia mais

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt São Paulo-SP, 05 de dezembro de 2008 Presidente: A minha presença aqui

Leia mais

Gestão diária da pobreza ou inclusão social sustentável?

Gestão diária da pobreza ou inclusão social sustentável? ARTIGO Gestão diária da pobreza ou inclusão social sustentável? Marcelo Garcia. Este ano, a Lei Orgânica da Assistência Social faz 17 anos. Já não é tão menina como a professora Aldaíza Sposatti da PUC

Leia mais

CONCERTOS BANRISUL PARA JUVENTUDE

CONCERTOS BANRISUL PARA JUVENTUDE APRESENTAÇÃO O Banrisul é agente viabilizador de iniciativas comunitárias, valorizando e apoiando atitudes que impactam sobre a qualidade de vida da comunidade gaúcha. Confirmando o seu compromisso histórico

Leia mais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA CONVIVER COM OS HUMANOS APRIMORADOS? http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=voce-esta-preparado-conviver-humanosaprimorados&id=010850090828 Redação do

Leia mais

Lógicas de Supervisão Pedagógica em Contexto de Avaliação de Desempenho Docente. ENTREVISTA - Professor Avaliado - E 5

Lógicas de Supervisão Pedagógica em Contexto de Avaliação de Desempenho Docente. ENTREVISTA - Professor Avaliado - E 5 Sexo Idade Grupo de Anos de Escola docência serviço Feminino 46 Filosofia 22 Distrito do Porto A professora, da disciplina de Filosofia, disponibilizou-se para conversar comigo sobre o processo de avaliação

Leia mais

UMA PARCERIA DE SUCESSO

UMA PARCERIA DE SUCESSO Relatório Final de Atividades Gerdau Três Marias e : UMA PARCERIA DE SUCESSO 1 SUMÁRIO Relatório de Atividades... 3 Resultados Gerais... 3 Resultados do Programa Miniempresa... 5 Aprendizagem dos Conceitos

Leia mais

ABRIL 2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES PRÉ - VESTIBULAR

ABRIL 2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES PRÉ - VESTIBULAR ABRIL 2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES PRÉ - VESTIBULAR ANÁLISE MENSAL - ABRIL No mês de abril ocorreram dois eventos para as turmas do Pré vestibular. Uma palestra sobre Teoria do Conhecimento com o ex voluntario

Leia mais

Bibliotecas comunitárias e espaços públicos de informação

Bibliotecas comunitárias e espaços públicos de informação Bibliotecas comunitárias e espaços públicos de informação Roger de Miranda Guedes Introdução As bibliotecas comunitárias são ambientes físicos criados e mantidos por iniciativa das comunidades civis, geralmente

Leia mais