Modelo de Negócios da Televisão Digital Brasileira: Novos Conceitos Sendo Aplicados

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Modelo de Negócios da Televisão Digital Brasileira: Novos Conceitos Sendo Aplicados"

Transcrição

1 1 Modelo de Negócios da Televisão Digital Brasileira: Novos Conceitos Sendo Aplicados Guilherme GARCIA 1 Letícia Passos AFFINI 2 Resumo O presente trabalho apresenta conceitos que são de recente aplicação no modelo de negócios da televisão digital brasileira. Com o aumento de outras fontes de informação e entretenimento, como internet e dispositivos móveis, vem a dificuldade de a televisão se manter, economicamente, com o alto custo de infraestrutura, produção de conteúdo e veiculação. Para ajudar nesse processo de remodelagem 3 (três) conceitos são importantes: Branded Entertainment, Product Placement e Product Integration. Palavras-chave: Modelo de Negócios. Branded Entertainment. Product Placement. Product Integration. Televisão Digital. Advertainment. Introdução O sistema de televisão brasileiro tem passado por grandes mudanças nos últimos anos. Com o início da implantação do Sistema de Televisão Digital Brasileiro, nos anos de 2006 e 2007, abriu-se um leque de novas oportunidades e o aumento da qualidade de imagem e da diversidade de informações é evidente. Porém, nem tudo tem agradado a todos. Apesar das melhorias para os usuários/telespectadores, muito trabalho ainda terá de ser feito. Primeiramente, a infraestrutura para que essa veiculação seja possível tem de ser adequada, o que exige: novos equipamentos, treinamento de profissionais da área, parcerias 1 Profissional de Marketing e Planejamento Estratégico. Docente na UNIFAC - Faculdades Integradas de Botucatu. Cursando o Programa de Pós-Graduação em Televisão Digital na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Pós-Graduado em Marketing Estratégico pela Fundação Getúlio Vargas/Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, MBA em Gestão Empresarial pela UNIFAC FIB s e Administrador pela UFMS/UNIFAC FIB s. Pesquisador no GrAAu - Grupo de Análise do Audiovisual, cadastrado no CNPq. 2 Graduada em Comunicação Social Habilitação em Radialismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestra em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professora assistente da UNESP. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Audiovisual. Pesquisadora líder no GrAAu - Grupo de Análise do Audiovisual, cadastrado no CNPq.

2 2 das redes de televisão com as empresas de telecomunicações. Tudo isso com um alto custo financeiro. Após a infraestrutura, as redes de televisão precisam se adequar, novos cenários, equipamentos, custo maior de produção devido à qualidade dos materiais usados (já que a qualidade de imagem digital não permite mais o uso dos produtos cenográficos antigos, por não parecerem verossímeis na tela) treinamento dos profissionais como câmeras, diretores, cenógrafos, maquiadores. Com essas mudanças, vem uma terceira, que é de extrema importância para qualquer negócio: quem vai pagar a conta?. O modelo de negócios tradicional, que começou nos anos 50 com os programas patrocinados (branding) e posteriormente o popular break comercial, que se firma com a grade de programação implantada pela TV Globo junto com a Time Life no Brasil, tende a tornar-se obsoleto. A grande quantidade de canais disponíveis no Brasil (abertos e pagos) e a popularização da internet, e dos dispositivos móveis, têm diminuído muito o consumo de comerciais tradicionais, de 15 e 30. A oferta de conteúdo on demand - onde o usuário pode consumir o programa no horário que desejar - e a criação de novos produtos para a TV paga, como o Now da empresa NET, o Multi-telas da HBO, TiVo e mais os conteúdos na internet, como a Globo.com disponibiliza, estão mudando o modo de se consumir programas televisivos. No caso da TV aberta, como o da TV Globo, que disponibiliza as novelas para serem assistidas no portal Globo.com, os custos de assinaturas ficam longe de cobrir os altos custos com as produções dos programas. Devido a esses vários fatores é que, como há muito tempo fazemos, estamos trazendo conceitos que vêm sendo trabalhados em outros gêneros e países para a televisão aberta, a fim de tornar possível a sustentabilidade econômica da televisão brasileira. Definição dos Conceitos Utilizados Apesar de haver traduções para os conceitos utilizados no presente trabalho, todos derivam de conceitos norte-americanos; por esse motivo e pela bibliografia nessa área ser maior na língua inglesa, preferimos o uso dos termos em inglês, para mantermos o sentido original empregado na área de negócios. O conceito principal de qualquer negócio é a forma como ele vai entregar valor e obter receita financeira para poder cobrir os custos e gerar lucros para a empresa. Mesmo empresas

3 3 sem fins lucrativos necessitam de receita financeira para continuar investindo e manter estáveis as suas atividades. Nesse contexto, o Modelo de Negócios é definido da seguinte forma, no livro Business Generation Model 3 : Modelo de Negócios - Business Model: A business model describes the rationale of how an organization creates, delivers, and captures value. (OSTERWALDER, p. 14) É importante ressaltar que sem um modelo de negócios viável, uma empresa está fadada à falência por não ser uma empresa sustentável e viável economicamente, sem receita, nenhuma empresa consegue sequer cobrir seus custos operacionais. Na forma como a televisão digital está sendo implementada, a melhor forma de trabalhar é desmembrando as empresas em empresas de Infraestrutura, Produção de Conteúdo, Veiculação e Marketing, utilizando o conceito abaixo: Empresas Desagregadas - Unbundling Business Models: The concept of the unbundled Corporation holds that there are three fundamentally different types of businesses: Customer Relationship businesses, product innovation businesses, and infrastructure businesses. Each type has different economic, competitive, and cultural imperatives. The three types may coexist within a single Corporation, but ideally they are unbundled into separate entities in order to avoid conflicts or undesirable trade-offs. (OSTERWALDER, p. 57) Exemplos de empresas desagregadas: Indústria de dispositivos móveis e bancos privados. Um modelo que se tornou bastante conhecido, trabalhado por Cris Anderson, é o modelo Cauda Longa, o qual trabalha um mercado de nicho para poucos consumidores, mas que estão dispostos a pagar por isso. Esta é a sua definição: A Cauda Longa - The Long Tail: Long Tail Business Models are about selling less of more: They focus on offering a large number of niche products, each of which sells relatively infrequently. Aggregate sales of niche items can be as lucrative as the traditional model whereby a small 3 O livro Business Model Generation utiliza definições de vários estudiosos da área para compor seus conceitos.

4 4 number of best-sellers account for most revenues. Long Tail business models require low inventory costs and Strong platforms to make niche contents readily available to interested buyers. (OSTERWALDER, p. 67) Apesar do fato de o modelo proposto por Anderson ser muito útil e interessante, deve-se tomar cuidado para que a receita seja suficiente para tornar o negócio sustentável, já que o número de usuários é menor. Exemplo de empresas cauda longa: Netflix, ebay, YouTube, Facebook, Lulu.com. O fenômeno das Plataformas Multi-Faces se dá pela integração de ações que valem para vários grupos diferentes; com isso, a empresa ganha em escala e diminui custos de criação de produtos: Plataformas Multi-Faces - Multi-Sided Platforms: Multi-Sided Platforms bring together two or more distinct but interdependent groups of customers. Such platforms are of value to one group of customers only if the other groups of customers are also present. The platform creates value by facilitating interactions between the different groups. A multi-sided platform grows in value to the extent that it attracts more users, a phenomenon known as the network effect. (OSTERWALDER, p. 77) Empresas como Visa, Google, ebay, Microsoft Windows e Financial Times trabalham com esse modelo. Alguns modelos de negócios são criados para que o usuário não tenha que pagar pelo uso de produtos ou serviços, mas a conta fica a cargo de anunciantes ou parceiros. É o caso do modelo abaixo: Modelo de Negócios Gratuito - Free as a Business Model: In the Free Business Model at least one substantial Customer Segment is able to continuously benefit from a free-of-charge offer. Different patterns make the free offer possible. Non-paying customers are financed by another part of the business model or by another Customer Segment. (OSTERWALDER, p. 89) Esse modelo é utilizado por empresas como Metro (free paper), Flickr, Open Source, Skype, Google, Free Mobile Phones.

5 5 Há ainda negócios que não utilizam um modelo fixo, pois se aproveitam de parcerias para ajudar na criação e distribuição de seus produtos e serviços, como na definição abaixo: Modelo de Negócios Aberto - Open Business Models: Open Business Models can be used by companies to create and capture value by systematically collaborating with outside partners. This may happen from the outside-in by exploiting external ideas within the firm, or from the inside-out by providing external parties with ideas or assets lying idle within the firm. (OSTERWALDER, p. 109) Esse é o modelo escolhido por empresas como P&G, GlaxoSmithKline e Innocentive. Além dos modelos de negócios, há formas nas quais podem ser trabalhadas a questão do marketing nas empresas e pelas empresas, quando essas querem fazer uma ação de marketing. É através dessas formas que a TV digital aberta brasileira pode conseguir trabalhar seu modelo de negócios. São três (3) os conceitos principais, os quais já são utilizados nos filmes e em séries, há anos, e em alguns programas de televisão, mas que agora parecem ter um lugar definitivo na receita das empresas ligadas ao entretenimento e à informação, assim como é a TV aberta brasileira. O primeiro já é bastante usado na dramaturgia brasileira, com o nome de merchandising, mas cujo nome correto é Placement. Segue abaixo a sua definição: Merchandising - Product Placement: The expression 'product placement', or 'branded placement', essentially describes the location or, more accurately, the integration of a product or a brand into a film or televised series. It is also possible, however, to find commercial insertions within other cultural vehicles, such as songs or novels. In the visual arts and entertainment world, these brand or product placements are grouped under the banner of 'branded entertainment'.... In future, they will be the principal piece of a progressively more sophisticated communication strategy on the marketing chessboard that is 'branded entertainment' - or, quite literally, entertainment by or in conjunction with a brand. This is a world in which a brand is able to get closer to its target audience via a film, a television program or series, a play, a novel, song or show, indeed even a video game, using lines of

6 6 communication quite different from those employed to date by the three main families of above the line, bellow the line and internet marketing. Hence the broader concept of 'entertainment marketing', sometimes used to describe the experiential consumption stemming from these many and varied brand and product placements. (LEHU, p. 1) O segundo conceito, também muito importante nessa nova fase, é um conceito já conhecido dos brasileiros, mas um pouco melhor formatado aqui. O conceito de Branded Entertainment, o de associar marcas aos programas, já é, como dito, bastante utilizado no Brasil, desde o início da era do rádio, com o Reporter Esso, e depois, nos anos 1950 e 1960, popularizou-se com outros programas patrocinados na TV. A diferença é que o novo conceito faz uma aliança mais abrangente com a marca, o qual se transforma em uma referência para o conteúdo dos programas e para a estratégia de marketing da empresa. A definição para esse conceito segue abaixo: Branded Entertainment: Branded entertainment, also known as branded content or advertainment, is an entertainment-based vehicle that is funded by and complementary to a brand's marketing strategy. The purpose of a branded entertainment program is to give a brand the opportunity to communicate its image to its target audience in an original way, by creating positive links between the brand and the program. These projects are often the result of a content partnership between brands, producers and broadcasters. Anything you do outside of work, money spent on activities outside "necessary" is entertainment. When you have internet access from home, but you go to the local coffee/internet cafe to surf the web, that's branded entertainment. For example, people don't go to a coffee shop and sit for 2 hours just to drink coffee, they go to a coffee shop to enjoy the jazz, the people, and the coffee. Branded Entertainment is the "sexy" new approach to connecting with your consumer - "Two decades ago there was a fear that TV commercials would be less relevant as VCRs became ubiquitous. Today, right now, the issue is the fact, not the fear." (ANA, 2007) Talvez, a forma mais interessante, do ponto de vista comercial, seja este terceiro conceito, o de Product Integration, que é uma variação do Product Placement, o qual permite

7 7 que o produto, ou a empresa, faça parte da história, transformando a divulgação de uma marca em uma forma mais orgânica e menos forçada, o que é benéfico para ambos os segmentos, tanto da produção como da empresa anunciante. A sua definição, detalhada, é a seguinte: Product Integration: A variant of product placement is product integration. Product integration varies from product placement because product integration goes beyond just having the product on the screen as part of the show. According to Amanda Lotz, product integration is defined as instances when the product or company name becomes part of the show in such a way that it contributes to the narrative and creates an environment of brand awareness beyond that produced by advanced placement. (LOTZ, pg ) A Concorrência com a Internet De acordo com um relatório divulgado este ano pelo Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil) 4, o Brasil é, hoje, um país com 80 milhões de internautas, e esse número está em franco crescimento. Quanto ao consumo semanal de mídia (navegar na web através de vários dispositivos) 42% desses internautas passam pelo menos duas (2) horas conectados, enquanto que 25% dos internautas passam o mesmo tempo diante da televisão. A atividade preferida, com quinze (15) minutos de tempo livre dedicado, é a internet, em todas as faixas etárias. A internet é considerada importante para 82% dos usuários, enquanto a televisão é para 50%. Em casa, a internet é a mais utilizada das mídias (manhã, tarde e noite). O uso da Internet já supera a leitura de jornais pela manhã e o hábito de assistir televisão à noite. Média de 73,3% para internet, contra 37,3% da televisão. A Internet é, também, a mídia mais utilizada em todos os demais lugares e situações de um dia típico. Média de 46% para internet, contra 13% da televisão. A maioria dos usuários de Internet navega na web várias vezes ao dia, 79%. A metade destes também assiste televisão mais de uma vez ao dia, 56%. Aproximadamente seis em cada dez (61%) brasileiros usuários de Internet usam pelo menos frequentemente o computador, desktop, laptop e dispositivos móveis enquanto veem TV. 4

8 8 Métodos O método utilizado neste trabalho foi o estudo de caráter bibliográfico exploratório, estruturando a pesquisa com base nas obras sobre modelo de negócios e marketing que podem ser aplicadas à televisão brasileira. Analisando as características do novo modelo de televisão digital e o impacto de seu modelo de negócios é possível apontar possíveis caminhos futuros desse sistema televisivo e sua sustentabilidade econômica. Também foram analisadas pesquisas nacionais e internacionais sobre tendências de consumo de sistemas televisivos e tecnológicos que afetam ou podem afetar a televisão digital brasileira. Resultados Marketing indireto ou publicidade indireta é a forma de se inserir mensagens publicitárias, de forma sutil, no conteúdo de programas de televisão, filmes, games, revistas, rádios, eventos, aplicativos, ao invés de simplesmente as exibir como anúncios comerciais. É uma forma de comunicar um produto, ou uma marca, sem que o espectador possa rejeitar as mensagens publicitárias. A lista oficial do filme "O Espetacular Homem-Aranha" traz como parceiros comerciais oficiais: Visa, Schick, Kellogg s, Gameloft, Karl s Jr., Hardy s, O.P.I, Twizzlers, D-Box, Stand Up To Cancer, e Vuforia. Além destes, o filme possui um número considerável de product placements. A Sony tem uma das participações mais proeminentes, com a integração de seus produtos ao filme, como por exemplo, o celular utilizado pela personagem Peter Parker. Também podemos citar os esforços promocionais com Target, Nintendo, Bing e muitos outros. O trabalho mais conhecido de product placement foi o do filme "O Náufrago", com Tom Hanks, com a FedEx e seu inesquecível "parceiro", uma bola de vôlei da marca Wilson. O conceito de branded entertainment é simples; consiste em ser o conteúdo derivado da indústria do entretenimento, no qual uma marca está diretamente envolvida, desde a criação ao financiamento. Esse conteúdo pode ser no formato de áudio, eventos esportivos, multimídia, jogos de vídeo game e vídeos. The Hire é uma série de sete (7) curtas, criados e financiados pela BMW, que conta a história de um motorista, protagonizado por Clive Owen, o qual é contratado por diversas pessoas para transportá-las. Um desses curtas tem a direção de Guy Ritchie e participação de Madonna. A série começou com "Ambush", em 2001, e foi seguido pela criação de mais quatro (4) curtas, mostrando diferentes modelos de BMW:

9 9 "Chosen"; "The Follow"; "Powder Keg" e "Star" (acima). Em 2002, após o sucesso da primeira série, lançaram mais três (3) curtas: "Ticker", "Hostagee" e "Beat the Devil". Um caso brasileiro interessante é o do Big Brother Brasil, programa formatado pela holandesa Endemol e veiculado pela TV Globo no Brasil. O programa mescla várias formas de receita. Utiliza o branding, com algumas marcas patrocinadoras do programa e de provas durante as atividades, mantendo um site na internet, o qual vende publicidade também. Possui grade com breaks para os tradicionais spots comerciais e ainda obtém receita com as ligações e mensagens de seus telespectadores. Discussão As dificuldades de se criar um modelo de negócios para a televisão digital aberta são grandes no momento, pois o sistema passa por uma transição e a maioria dos projetos ainda está em estágio embrionário. As grandes redes de televisão estão sentindo o mercado aos poucos, para poder testar o que funciona e o que não funciona, mas uma tendência tem se mostrado muito forte, o fim do modelo comercial voltado aos breaks, nos intervalos dos programas. A atenção das pessoas aos comerciais está diminuindo em um ritmo acelerado. O bombardeio de informações que as mídias fazem está deixando de ser efetivo, por tornar-se mais do mesmo. A grande ideia está em conseguir ser mais direto e efetivo. Com a televisão digital, será mais fácil se mapear a audiência, assim como já é possível na internet, para que se possa melhor segmentar o mercado e atingir os objetivos das receitas que são necessárias para a infraestrutura, a produção de conteúdo e a veiculação dos gêneros televisivos. Ainda é cedo para se afirmar com certeza qual o futuro desse cenário, mas as pesquisas e algumas experiências estão apontando para uma convergência de informação com a televisão digital, conectada à internet e dispositivos móveis. Dos exemplos vistos nos resultados deste trabalho, todos podem ser aplicados ao modelo de negócios da televisão digital aberta no Brasil. É uma forma eficiente de conectar anunciantes e audiência, sem parecer uma ação forçada e podendo oferecer mais informação, melhor qualidade de imagem e programas mais interessantes, com conteúdo diversificado.

10 10 Referências Bibliográficas OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Business Model Generation (John Wiley & sons, Eds.). New Jersey USA, ULIN, Jeffrey C., The Business of Media Distribution: Monetizing Film, TV and Video Content in an Online World. USA: Elsevier, ANDERSON, Chris.The Long Tail: why the future of business is selling less of more. 1st print. New York: Hyperion, CANNITO, Newton. A Televisão na era digital: interatividade, convergência e novos modelos de negócio. São Paulo: Summus, LEHU, Jean-Marc (2007), Branded Entertainment: Product Placement & Brand Strategy in the Entertainment Business, London, Kogan Page. SUTTON, R., ZACK, B. Best Practices in Branded Entertainment, ANA LOTZ, Amanda. The Television Will Be Revolutionized. New York, NY: New York University Press. pp JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2 e. São Paulo: Aleph, Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil) - Acessado de 03/07/2012 a 05/08/2012 Product Placement News - Acessado de 05/07/2012 a 10/08/2012. Produto em Cena: Product Placement para Cinema e TV - Acessado de 15/07/2012 a 12/08/2012. Wikipédia - Acessado de 20/07/2012 a 10/08/

+ de 69 milhões. 80% de alcance +10% de time spending. Internet e vídeo online

+ de 69 milhões. 80% de alcance +10% de time spending. Internet e vídeo online Fonte: comscore VideoMetrix, Total Audience, Total Videos, Top 100 Video Properties (undup.), Fevereiro de 2014 Internet e vídeo online + de 69 milhões de unique viewers na internet brasileira Cada um

Leia mais

A TECNOLOGIA REINVENTOU COMO CONSUMIDORES ASSISTEM TV

A TECNOLOGIA REINVENTOU COMO CONSUMIDORES ASSISTEM TV A TECNOLOGIA REINVENTOU COMO CONSUMIDORES ASSISTEM TV Como deve ser a resposta da Medição de Audiência? O DESAFIO NÃO É A FALTA DE DADOS DE AUDIÊNCIA. O DESAFIO É COMBINAR OS DADOS DE UMA FORMA QUE NOS

Leia mais

30 Dicas Sobre Marketing Online que toda empresa precisa saber

30 Dicas Sobre Marketing Online que toda empresa precisa saber 1 30 Dicas Sobre Marketing Online que toda empresa precisa saber reachlocal.com.br 11. 3081.0777 2014 ReachLocal, Inc. Todos os direitos reservados. ReachLocal é uma marca registrada. Todas as outras marcas

Leia mais

MIDIA KIT. Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br

MIDIA KIT. Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br MIDIA KIT Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br Sobre nosso site O Notícias de Alagoinhas hoje é o portal mais completo da cidade. Somos um Canal de comunicação online que integra

Leia mais

Brasil Conectado Hábitos de Consumo de Mídia

Brasil Conectado Hábitos de Consumo de Mídia Brasil Conectado Hábitos de Consumo de Mídia Objetivos Buscar compreender a audiência online no Brasil, seu envolvimento com a Internet e os diversos tipos de tecnologia (habitos), percepções e atitudes

Leia mais

quarta-feira, 21 de novembro de 12

quarta-feira, 21 de novembro de 12 31.outubro.2012 Email Marketing na Era do Mobile First Está Preparado? Ricardo Longo ricardo@ftips.mobi @ricolongo quarta-feira, 21 de novembro de 12 O que eu estou fazendo aqui? quarta-feira, 21 de novembro

Leia mais

O mercado de e-commerce e como torná-lo mais rentável usando o marketing digital. Julia Lopes - gerente de parcerias de canais

O mercado de e-commerce e como torná-lo mais rentável usando o marketing digital. Julia Lopes - gerente de parcerias de canais O mercado de e-commerce e como torná-lo mais rentável usando o marketing digital Julia Lopes - gerente de parcerias de canais Dados de e-commerce no Brasil dimensionando o mercado Faturamento do e-commerce

Leia mais

CONVITE COMERCIAL Rio de Janeiro, 2014

CONVITE COMERCIAL Rio de Janeiro, 2014 CONVITE COMERCIAL Rio de Janeiro, 2014 O Rio ao Vivo é a primeira plataforma de transmissão online, em tempo real,com imagens de alta qualidade dos locais mais movimentados do Rio de Janeiro para o mundo.

Leia mais

INFORME PUBLICITÁRIO TECHTUDO. a tecnologia descomplicada

INFORME PUBLICITÁRIO TECHTUDO. a tecnologia descomplicada INFORME PUBLICITÁRIO TECHTUDO a tecnologia descomplicada INTRODUÇÃO TECHTUDO O TechTudo reúne o melhor conteúdo sobre tecnologia, como jogos, eletrônicos, celulares, programas, TV, softwares, internet

Leia mais

Workshop Comunicação e Marketing para terapeutas e administradores de espaços holísticos. Lançamento do site Portal do Bem Rio de Janeiro, 31/05/2012

Workshop Comunicação e Marketing para terapeutas e administradores de espaços holísticos. Lançamento do site Portal do Bem Rio de Janeiro, 31/05/2012 Workshop Comunicação e Marketing para terapeutas e administradores de espaços holísticos Lançamento do site Portal do Bem Rio de Janeiro, 31/05/2012 Marketing criar produtos e serviços que atendam necessidades

Leia mais

Propriedade Intelectual e a segunda tela: conteúdo autoral em qualquer lugar, a qualquer hora. Roberta Westin 26.08.14

Propriedade Intelectual e a segunda tela: conteúdo autoral em qualquer lugar, a qualquer hora. Roberta Westin 26.08.14 Propriedade Intelectual e a segunda tela: conteúdo autoral em qualquer lugar, a qualquer hora Roberta Westin 26.08.14 AGENDA O fenômeno da segunda tela O impacto para os usuários e o mercado Potenciais

Leia mais

MÍDIA KIT DIGITAL SEMPRE AO SEU LADO.

MÍDIA KIT DIGITAL SEMPRE AO SEU LADO. MÍDIA KIT DIGITAL ESTRATÉGIA E POSICIONAMENTO Nosso objetivo é gerar valor aos nossos patrocinadores a partir do desenvolvimento de projetos de mídia, patrocínio e customizados - trabalhados a 04 mãos

Leia mais

Jornalismo Interativo

Jornalismo Interativo Jornalismo Interativo Antes da invenção da WWW, a rede era utilizada para divulgação de informações direcionados a públicos muito específicos e funcionavam através da distribuição de e-mails e boletins.

Leia mais

Somos uma agência de soluções online, especializada em marketing digital e inovações.

Somos uma agência de soluções online, especializada em marketing digital e inovações. Somos uma agência de soluções online, especializada em marketing digital e inovações. Nós criamos marcas, desenvolvemos estratégias, produzimos conteúdo, além de cuidar do posicionamento estratégico da

Leia mais

YouTube Insights: o que considerar na hora de criar o vídeo da sua campanha

YouTube Insights: o que considerar na hora de criar o vídeo da sua campanha YouTube Insights: o que considerar na hora de criar o vídeo da sua campanha Nesses dez anos de vida do YouTube, o vídeo online passou por transformações significativas, moldou a relação das pessoas Publicado

Leia mais

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões MÍDIA KIT INTERNET Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões Segundo pesquisa da Nielsen IBOPE, até o 1º trimestre/2014 número 18% maior que o mesmo período de 2013. É a demonstração

Leia mais

Inteligência para ESTRATÉGIA DIGITAL

Inteligência para ESTRATÉGIA DIGITAL Inteligência para ESTRATÉGIA DIGITAL INTRODUÇÃO Já imaginou ter acesso a dados e estatísticas do website do concorrente? Com alguns aplicativos e ferramentas, isso já é possível. Com ajuda deles, você

Leia mais

Edição 3 - Dezembro 2009

Edição 3 - Dezembro 2009 Edição 3 - Dezembro 2009 Indicadores Categorias + vistas na internet (usuários únicos) 33,7 Telecomunicações e Serviços de Internet -10,5% +13% Buscadores, Portais e Comunidades 33,5 Ocasiões Especiais

Leia mais

Usuários na web Em 2015, a internet alcançará 42,4% da população...

Usuários na web Em 2015, a internet alcançará 42,4% da população... Usuários na web Em 2015, a internet alcançará 42,4% da população... Serão mais de 3 bi de usuários Crescimento no próximo ano será de 6,2% Pela 1ª vez, a internet vai alcançar mais de 2 em cada 5 pessoas

Leia mais

UBIQUITOUS COLLABORATION. http://www.trprocess.com

UBIQUITOUS COLLABORATION. http://www.trprocess.com UBIQUITOUS COLLABORATION http://www.trprocess.com Our Company TR PROCESS SMART PROCESS EXPERTS A expressão Smart Process Application, como utilizamos hoje, foi definida e utilizada em seus relatórios pelos

Leia mais

O Modelo DX sumário executivo

O Modelo DX sumário executivo White Paper O Modelo DX sumário executivo INTRODUÇÃO 2 O MODELO BROADCAST 3 MODELO TRADICIONAL DE BROADCAST 3 O MODELO DX 4 NOVOS MODELOS DE RECEITA 5 O MODELO DX PARA TELAS COLETIVAS 6 1 www.dx.tv.br

Leia mais

13ª EDIÇÃO OUT 2013 F/RADAR PANORAMA DO BRASIL NA INTERNET

13ª EDIÇÃO OUT 2013 F/RADAR PANORAMA DO BRASIL NA INTERNET 13ª EDIÇÃO OUT 2013 F/RADAR PANORAMA DO BRASIL NA INTERNET AGENDA METODOLOGIA PANORAMA GERAL GRANDES APRENDIZADOS F/RADAR METODOLOGIA TÉCNICA Pesquisa quantitativa, com abordagem pessoal em pontos de fluxo

Leia mais

As 100 melhores piadas de todos os tempos (Portuguese Edition)

As 100 melhores piadas de todos os tempos (Portuguese Edition) As 100 melhores piadas de todos os tempos (Portuguese Edition) Click here if your download doesn"t start automatically As 100 melhores piadas de todos os tempos (Portuguese Edition) As 100 melhores piadas

Leia mais

COMUNICAÇÃO NA ERA DO BIG DATA

COMUNICAÇÃO NA ERA DO BIG DATA COMUNICAÇÃO NA ERA DO BIG DATA Sorria, você está sendo monitorado Numa sociedade em que praticamente tudo é digital, nossos passos podem e são rastreados, monitorados, compilados e analisados para fins,

Leia mais

Marcia Avruch Tel: (11) 3674-3762 marcia.avruch@br.pwc.com

Marcia Avruch Tel: (11) 3674-3762 marcia.avruch@br.pwc.com Press release Data 30 de abril de 2014 Contato Guilherme Meireles Tel: (11) 3526-4567 guilherme.meireles@imagemcorporativa.com.br Marcia Avruch Tel: (11) 3674-3762 marcia.avruch@br.pwc.com Páginas 4 Anúncios

Leia mais

Rede IPTV DX - Clubes Desportivos

Rede IPTV DX - Clubes Desportivos White Paper 24 de Setembro de 2014 Rede IPTV DX - Clubes Desportivos Alcançando e realizando o potencial do torcedor móvel IPTV Móvel para Clubes Desportivos - DX - 1 O negócio de mídia e venda para torcedores

Leia mais

DIMENSÕES DO MARKETING VIRTUAL APLICADO ÀS REDES SOCIAIS:

DIMENSÕES DO MARKETING VIRTUAL APLICADO ÀS REDES SOCIAIS: DIMENSÕES DO MARKETING VIRTUAL APLICADO ÀS REDES SOCIAIS: Daniel do Vale Nunes Orientador: Anderson Miranda APRESENTAÇÃO Objetivos; Metodologia; Justificativa; Apresentação dos capítulos; Conclusão. OBJETIVOS

Leia mais

Nosso Planeta Mobile: Brasil

Nosso Planeta Mobile: Brasil Nosso Planeta Mobile: Brasil Como entender o usuário de celular Maio de 2013 1 Resumo executivo Os smartphones se tornaram indispensáveis para nosso cotidiano. A difusão dos smartphones atinge 26 % da

Leia mais

Quem Somos? www.bsi-brasil.com OBJETIVO: CONVERSÃO. Agência Digital com soluções para proporcionar aos nossos clientes uma presença profissional;

Quem Somos? www.bsi-brasil.com OBJETIVO: CONVERSÃO. Agência Digital com soluções para proporcionar aos nossos clientes uma presença profissional; Quem Somos? Agência Digital com soluções para proporcionar aos nossos clientes uma presença profissional; Estamos no mercado desde 2004; Oferecemos um serviço de 360º; Com uma história construída com pioneirismo

Leia mais

MOBILE MARKETING. Prof. Fabiano Lobo

MOBILE MARKETING. Prof. Fabiano Lobo MOBILE MARKETING Prof. Fabiano Lobo - Conforme estipulado no Termo de Uso, todo o conteúdo ora disponibilizado é de titularidade exclusiva do IAB ou de terceiros parceiros e é protegido pela legislação

Leia mais

UM PASSEIO PELA NAB 2011. Geraldo Cesar de Oliveira Star One

UM PASSEIO PELA NAB 2011. Geraldo Cesar de Oliveira Star One UM PASSEIO PELA NAB 2011 Geraldo Cesar de Oliveira Star One NAB 2011 em Números Mais de 1500 Expositores 151 países representados 92.708 visitantes cadastrados 25.601 visitantes internacionais Brasil uma

Leia mais

Importância da Comunicação Digital para o mercado corporativo

Importância da Comunicação Digital para o mercado corporativo Importância da Comunicação Digital para o mercado corporativo Cláudio Coelho Café da Manhã 22.05.2012 Agenda Evolução da Comunicação Serviços de Comunicação Digital Importância do Planejamento Estratégico

Leia mais

*Todos os direitos reservados.

*Todos os direitos reservados. *Todos os direitos reservados. A cada ano, as grandes empresas de tecnologia criam novas ferramentas Para o novo mundo digital. Sempre temos que nos renovar para novas tecnologias, a Karmake está preparada.

Leia mais

Nosso Planeta Mobile: Brasil

Nosso Planeta Mobile: Brasil Nosso Planeta Mobile: Brasil Como entender o usuário de celular Maio de 2012 1 Resumo executivo Os smartphones se tornaram indispensáveis para nosso cotidiano. A difusão dos smartphones atinge 14% da população,

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia Área de Comunicação Produção Multimídia Curta Duração Produção Multimídia Carreira em Produção Multimídia O curso superior de Produção Multimídia da FIAM FAAM forma profissionais preparados para o mercado

Leia mais

12ª Edição plano comercial. Plano Comercial BBB 12 3

12ª Edição plano comercial. Plano Comercial BBB 12 3 12ª Edição plano comercial Plano Comercial BBB 12 3 Sua marca de malas prontas! Com este Plano Comercial você fica sabendo como hospedar sua Marca no site do BBB12 e aproveitar as exclusivas oportunidades

Leia mais

Guia básico do MARKETING DIGITAL Como atrair e reter clientes na era digital

Guia básico do MARKETING DIGITAL Como atrair e reter clientes na era digital Guia básico do MARKETING DIGITAL Como atrair e reter clientes na era digital digital? Por que sua marca deve investir em marketing + 100 milhões 90 % de internautas no Brasil dos consumidores, ouvem sugestões

Leia mais

Crie seu mecanismo de engajamento: parte 2. David Mogensen. Novembro 2013

Crie seu mecanismo de engajamento: parte 2. David Mogensen. Novembro 2013 Crie seu mecanismo de engajamento: ESCRITO POR David Mogensen PUBLICADO Novembro 2013 parte 2 O RESUMO A jornada de decisão do consumidor já foi uma linha reta, mas agora é um caminho circular e em desenvolvimento.

Leia mais

:: COMO ESCOLHER UMA ESCOLA IDIOMAS PDF ::

:: COMO ESCOLHER UMA ESCOLA IDIOMAS PDF :: :: COMO ESCOLHER UMA ESCOLA IDIOMAS PDF :: [Download] COMO ESCOLHER UMA ESCOLA IDIOMAS PDF COMO ESCOLHER UMA ESCOLA IDIOMAS PDF - Are you looking for Como Escolher Uma Escola Idiomas Books? Now, you will

Leia mais

17.350.364. TNH1 Líder Absoluto. Alcançando mais de 17 milhões de exibições de páginas por mês, o TNH1 é o site líder de acessos em Alagoas*.

17.350.364. TNH1 Líder Absoluto. Alcançando mais de 17 milhões de exibições de páginas por mês, o TNH1 é o site líder de acessos em Alagoas*. TNH1 Líder Absoluto Alcançando mais de 17 milhões de exibições de páginas por mês, o TNH1 é o site líder de acessos em Alagoas*. Comprovadamente o maior, mais completo e mais acessado portal de notícias

Leia mais

Caldeirão do Huck. Créditos: Globo e João Cotta

Caldeirão do Huck. Créditos: Globo e João Cotta Caldeirão do Huck Créditos: Globo e João Cotta Créditos: Globo e Kiko Cabral Caldeirão do Huck Humor, boa música, convidados especiais, pessoas comuns, desafios, brincadeiras e entrevistas são os ingredientes

Leia mais

Trabalho sobre Social Media Como implementar Social Media na empresa

Trabalho sobre Social Media Como implementar Social Media na empresa Como implementar Social Media na empresa 1 As razões: Empresas ainda desconhecem benefícios do uso de redes sociais Das 2,1 mil empresas ouvidas em estudo do SAS Institute e da Harvard Business Review,

Leia mais

YouTube Insights: o que considerar na hora de criar o vídeo da sua campanha

YouTube Insights: o que considerar na hora de criar o vídeo da sua campanha YouTube Insights: o que considerar na hora de criar o vídeo da sua campanha Nesses dez anos de vida do YouTube, o vídeo online passou por transformações significativas, moldou a relação das pessoas Publicado

Leia mais

VOLKSWAGEN - VAREJO JORNAL DA BAND

VOLKSWAGEN - VAREJO JORNAL DA BAND VOLKSWAGEN - VAREJO JORNAL DA BAND BAND.COM.BR O BAND.com.br é o endereço da melhor informação na web, com acesso direto ao conteúdo de 4 canais de televisão, 14 emissoras de rádio e 2 jornais impressos.

Leia mais

Aplicativos. Metodologia de concepção e planejamento

Aplicativos. Metodologia de concepção e planejamento Aplicativos Metodologia de concepção e planejamento Quem é o gordinho que vos fala? Aquecimento - 2 pontos fundamentais... São as PESSOAS que estão em movimento, e não os DEVICES. Pense mobile para o público

Leia mais

soluções inovadoras para desafios de negócios Manual explicativo do quadro do modelo de negócios passo a passo com exemplos

soluções inovadoras para desafios de negócios Manual explicativo do quadro do modelo de negócios passo a passo com exemplos soluções inovadoras para desafios de negócios Manual explicativo do quadro do modelo de negócios passo a passo com exemplos O quadro do modelo de negócios O Business Model Canvas (Quadro do Modelo de Negócios)

Leia mais

ÍNDICE PORTUGUÊS INDEX ENGLISH

ÍNDICE PORTUGUÊS INDEX ENGLISH ÍNDICE PORTUGUÊS 1. Características... 2 2. Conteúdo da Embalagem... 3 3. Como usar o Receptor de TV Digital... 3 4. Tela de Vídeo... 6 5.Requisitos Mínimos... 6 6. Marcas Compatíveis... 8 INDEX ENGLISH

Leia mais

Créditos: Sem crédito / Alex Carvalho

Créditos: Sem crédito / Alex Carvalho Créditos: Sem crédito / Alex Carvalho Créditos: Sem crédito Créditos: Sem crédito Audiência A região mais acessada é a Sudeste, sendo a maior concentração em SP (31%). Audiência Região Visitas 12 milhões

Leia mais

Desafios da convergência em um mundo totalmente IP. Sidney Longo

Desafios da convergência em um mundo totalmente IP. Sidney Longo Desafios da convergência em um mundo totalmente IP Sidney Longo 13 de abril de 2011 Agenda O CPqD Cenário Roadmap Tecnológico Tendências Tecnológicas Computação em Nuvem Mobilidade e Redes Sociais Multiplos

Leia mais

Vídeo In-Stream É isso que os consumidores querem

Vídeo In-Stream É isso que os consumidores querem 1 Introdução Um vídeo qualquer tela. A MediaMind está trabalhando para transformar essa ideia em realidade. Uma plataforma e um único fluxo de trabalho que gerencia, serve e rastreia os recursos de vídeo

Leia mais

A PARCERIA. O Portal Virgula e a Band estão juntos na criação site oficial do maior programa humorístico do Brasil, o Programa Pânico.

A PARCERIA. O Portal Virgula e a Band estão juntos na criação site oficial do maior programa humorístico do Brasil, o Programa Pânico. A PARCERIA + O Portal Virgula e a Band estão juntos na criação site oficial do maior programa humorístico do Brasil, o Programa Pânico. Com um conceito multiplataforma, reunindo em um único ambiente, rádio,

Leia mais

GfK Audience Measurements & Insights MEDIÇÃO DE AUDIÊNCIA DE TV E VÍDEO

GfK Audience Measurements & Insights MEDIÇÃO DE AUDIÊNCIA DE TV E VÍDEO MEDIÇÃO DE AUDIÊNCIA DE TV E VÍDEO Em nenhum momento de toda a história dos meios de comunicação modernos houve tantas mudanças fundamentais na distribuição e mensuração da mídia. Com o surgimento da transmissão

Leia mais

Pretendemos aqui analisar as melhores peças publicitárias concebidas e produzidas para o meio rádio.

Pretendemos aqui analisar as melhores peças publicitárias concebidas e produzidas para o meio rádio. Televisão Acção Especial / Brand Entertainment Nesta categoria pretendemos premiar as acções comerciais que, extravasando o âmbito do spot convencional, utilizam de forma criativa o meio televisão e também

Leia mais

PROPOSTA DE UM MODELO DE SISTEMA HIPERMÍDIA PARA APRESENTAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

PROPOSTA DE UM MODELO DE SISTEMA HIPERMÍDIA PARA APRESENTAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO PROPOSTA DE UM MODELO DE SISTEMA HIPERMÍDIA PARA APRESENTAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Fabiana Pacheco Lopes 1 1 Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC) fabipl_21@yahoo.com.br Resumo.Este

Leia mais

1 O Problema 1.1 Introdução

1 O Problema 1.1 Introdução 1 O Problema 1.1 Introdução As teorias de adoção e de difusão de novos produtos em tecnologia sustentam que, no lançamento, os produtos ainda são acessíveis a apenas poucos consumidores que estão dispostos

Leia mais

PLANO DE PATROCÍNIO INTEGRADO VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL

PLANO DE PATROCÍNIO INTEGRADO VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL PLANO DE PATROCÍNIO INTEGRADO VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL Dir. Nac. de Marketing Out/13 TROFÉU MUNDIAL DE NADO SINCRONIZADO 2013 De 29 de Novembro a 1 de Dezembro A partir de Novembro, os telespectadores

Leia mais

Tabela de Preços Sugeridos

Tabela de Preços Sugeridos WEBSITE Estrutura básica Área institucional Área estática: quem somos, o que fazemos, onde estamos etc. Área de contato E-mail, telefone, formulário etc. Área core Gerenciador de conteúdo para cadastro

Leia mais

MARKETING NA INTERNET

MARKETING NA INTERNET MARKETING NA INTERNET HUGO HOCH CONSULTOR DE MARKETING ER. BAURU SEBRAE-SP hugoh@sebraesp.com.br Marketing na Internet O que é? o Marketing na Internet, também referido como: i-marketing, web marketing,

Leia mais

Comunicação por meio de dispositivos móveis ainda tem muito para crescer no país

Comunicação por meio de dispositivos móveis ainda tem muito para crescer no país Comunicação por meio de dispositivos móveis ainda tem muito para crescer no país Atualmente, não dá para falar em mídias digitais sem considerar o mobile. Se por um lado os acessos móveis ganham força,

Leia mais

História Diferenciações Assessoria o que é? Estrutura Comunicação x Imprensa Papéis e funções Planejamento Conteúdo Processamento interno x externo

História Diferenciações Assessoria o que é? Estrutura Comunicação x Imprensa Papéis e funções Planejamento Conteúdo Processamento interno x externo Morgana Hamester História Diferenciações Assessoria o que é? Estrutura Comunicação x Imprensa Papéis e funções Planejamento Conteúdo Processamento interno x externo Contexto atual Modelização digital contemporaneidade;

Leia mais

Website para dispositivos Móveis. O futuro na palma de sua mão!

Website para dispositivos Móveis. O futuro na palma de sua mão! Website para dispositivos Móveis O futuro na palma de sua mão! Sites Mobile A Internet está sendo cada vez mais acessada através de telefones móveis e, como resultado, sites estão recebendo uma boa quantidade

Leia mais

THE VOICE ESTUDO EXPLORATÓRIO. Integrado Ações de Merchandising

THE VOICE ESTUDO EXPLORATÓRIO. Integrado Ações de Merchandising THE VOICE ESTUDO EXPLORATÓRIO Integrado Ações de Merchandising Imagem ilustrativa. GLOBO.COM THE VOICE A Globo.com propõe a extensão das ações de merchandising na TV, criando envolvimento e interação da

Leia mais

A Estrutura da Web. Redes Sociais e Econômicas. Prof. André Vignatti

A Estrutura da Web. Redes Sociais e Econômicas. Prof. André Vignatti A Estrutura da Web Redes Sociais e Econômicas Prof. André Vignatti A Estrutura da Web Até agora: redes onde unidades eram pessoas ou entidades sociais, como empresas e organizações Agora (Cap 13, 14 e

Leia mais

Apresentação. Novembro 2011

Apresentação. Novembro 2011 Apresentação Novembro 2011 Sobre o Velocidade O blog surgiu em setembro de 2006 para mostrar o universo do automobilismo de uma forma diferenciada, com opiniões e curiosidades, sendo uma alternativa aos

Leia mais

CRIED IED Centro Ricerche Núcleo de inteligência, pesquisa avançada, formação executiva e consultoria do IED.

CRIED IED Centro Ricerche Núcleo de inteligência, pesquisa avançada, formação executiva e consultoria do IED. CRIED IED Centro Ricerche Núcleo de inteligência, pesquisa avançada, formação executiva e consultoria do IED. Toda a inteligência do IED Brasil e Mundo a favor dos teus negócios. Design Estratégico Formação

Leia mais

ESTRATÉGIA DIGITAL. Prof. Luli Radfahrer

ESTRATÉGIA DIGITAL. Prof. Luli Radfahrer ESTRATÉGIA DIGITAL Prof. Luli Radfahrer - Conforme estipulado no Termo de Uso, todo o conteúdo ora disponibilizado é de titularidade exclusiva do IAB ou de terceiros parceiros e é protegido pela legislação

Leia mais

http://dinheiroganhe.com

http://dinheiroganhe.com Você pode distribuir, imprimir, compartilhar por e-mail ou citar em seu site ou blog, desde que o conteúdo não seja alterado e que a fonte original seja citada. http://dinheiroganhe.com SUMÁRIO 1. Introdução...3

Leia mais

Accessing the contents of the Moodle Acessando o conteúdo do Moodle

Accessing the contents of the Moodle Acessando o conteúdo do Moodle Accessing the contents of the Moodle Acessando o conteúdo do Moodle So that all the available files in the Moodle can be opened without problems, we recommend some software that will have to be installed

Leia mais

... MERCADO DE GAMES NO BRASIL EM FASE DE CONSTRUÇÃO! MUITOS CAMPOS ABERTOS, PORÉM SEM A ESPECIALIZAÇÃO NECESSÁRIA. Precisa-se de mão de obra para:

... MERCADO DE GAMES NO BRASIL EM FASE DE CONSTRUÇÃO! MUITOS CAMPOS ABERTOS, PORÉM SEM A ESPECIALIZAÇÃO NECESSÁRIA. Precisa-se de mão de obra para: MERCADO DE GAMES NO BRASIL EM FASE DE CONSTRUÇÃO! Precisa-se de mão de obra para: Marketing Vendas Distribuição Finanças Localização Desenvolvimento de novos negócios Programação... MUITOS CAMPOS ABERTOS,

Leia mais

UOL e o Segmento Imobiliário

UOL e o Segmento Imobiliário UOL e o Segmento Imobiliário Já somos mais de 83 milhões de internautas no Brasil 11% NORDESTE 8% NORTE/ CENTRO- OESTE 67% SUDESTE 14% SUL Fonte: Estimativa comscore (outubro/ 2011) 3º meio com mais Penetração

Leia mais

Projeto Especial Mapas Juninos 2014

Projeto Especial Mapas Juninos 2014 Projeto Especial Mapas Juninos 2014 Hub de Mídia O portal ibahia é o hub de mídia digital da Rede Bahia. Além de conteúdo próprio e desenvolvimento de projetos especiais, através de sua home o internauta

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO METROPOLITANO DE SÃO PAULO CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

CENTRO UNIVERSITÁRIO METROPOLITANO DE SÃO PAULO CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS CENTRO UNIVERSITÁRIO METROPOLITANO DE SÃO PAULO CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS UMA VANTAGEM COMPETITIVA COM A TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS AMANDA ZADRES DANIELA LILIANE ELIANE NUNES ELISANGELA MENDES Guarulhos

Leia mais

Revista Inteligência Competitiva Daniela Ramos Teixeira

Revista Inteligência Competitiva Daniela Ramos Teixeira 15 INTELIGÊNCIA DE MERCADO: TRANSFORMANDO AS OLIMPÍADAS EM NEGÓCIOS 1 RESUMO Um dos grandes desafios das organizações hoje é a aplicabilidade assertiva das técnicas de análise e métodos utilizados em Inteligência

Leia mais

Curso Completo de Marketing Multinível MARKETING DE ATRAÇÃO

Curso Completo de Marketing Multinível MARKETING DE ATRAÇÃO Curso Completo de Marketing Multinível MARKETING DE ATRAÇÃO MARKETING DE ATRAÇÃO Uma das estratégias mais poderosas que você pode usar para trabalhar com contatos frios é o marketing de atração. Esse é

Leia mais

TV Digital : Convergência e Interatividade. 2010 HXD Interactive Television

TV Digital : Convergência e Interatividade. 2010 HXD Interactive Television TV Digital : Convergência e Interatividade. A TELEVISÃO. A Televisão... o mais subversivo instrumento da comunicação deste século!" Assis Chateaubriand (1950). A Televisão Sem TV é duro de dizer quando

Leia mais

Marketing Visão 360º. O nosso objetivo é ter uma visão ampla dos temas de Marketing, abordando os seguintes tópicos.

Marketing Visão 360º. O nosso objetivo é ter uma visão ampla dos temas de Marketing, abordando os seguintes tópicos. Marketing Visão 360º O Mundo do Marketing em parceria com a TNS Research International está realizando pesquisas mensais com profissionais da área de marketing para investigar temas relacionados ao dia-a-dia

Leia mais

Solução CA Technologies Garante Entrega de Novo Serviço de Notícias do Jornal Valor Econômico

Solução CA Technologies Garante Entrega de Novo Serviço de Notícias do Jornal Valor Econômico CUSTOMER SUCCESS STORY Abril 2014 Solução CA Technologies Garante Entrega de Novo Serviço de Notícias do Jornal Valor Econômico PERFIL DO CLIENTE Indústria: Mídia Companhia: Valor Econômico Funcionários:

Leia mais

Uma nova perspectiva sobre a experiência digital do cliente

Uma nova perspectiva sobre a experiência digital do cliente Uma nova perspectiva sobre a experiência digital do cliente Redesenhando a forma como empresas operam e envolvem seus clientes e colaboradores no mundo digital. Comece > Você pode construir de fato uma

Leia mais

Seguros em um mundo conectado. As novas gerações e as novas formas de negócio

Seguros em um mundo conectado. As novas gerações e as novas formas de negócio Seguros em um mundo conectado As novas gerações e as novas formas de negócio A IBM realiza investimentos significativos em pesquisa e desenvolvimento para trazer pensamento inovador IBM Industry Models

Leia mais

Para multiplar os visitantes do seu site

Para multiplar os visitantes do seu site 7Fontes de Tráfego Para multiplar os visitantes do seu site apresentação youtube Link Building Midias Socias SEO Email Marketing Blog Remarketing /raphael.ciciriello @rciciriello @rciciriello email marketing

Leia mais

Proposta de trabalho para produção do website do Programa Café Colombo. Walmar Andrade atendimento@fatorw.com (81) 9922-7168

Proposta de trabalho para produção do website do Programa Café Colombo. Walmar Andrade atendimento@fatorw.com (81) 9922-7168 Proposta de trabalho para produção do website do Programa Café Colombo Walmar Andrade atendimento@fatorw.com (81) 9922-7168 01. Apresentação Fator W é a marca fantasia através da qual o desenvolvedor web

Leia mais

Nos últimos anos o mercado brasileiro de imóveis vivenciou um crescimento inacreditável, o lançamento de novas unidades mais a valorização de imóveis

Nos últimos anos o mercado brasileiro de imóveis vivenciou um crescimento inacreditável, o lançamento de novas unidades mais a valorização de imóveis Nos últimos anos o mercado brasileiro de imóveis vivenciou um crescimento inacreditável, o lançamento de novas unidades mais a valorização de imóveis usados, além do crescimento de renda da população e

Leia mais

Guião M. Descrição das actividades

Guião M. Descrição das actividades Proposta de Guião para uma Prova Grupo: Inovação Disciplina: Inglês, Nível de Continuação, 11.º ano Domínio de Referência: O Mundo do trabalho Duração da prova: 15 a 20 minutos 1.º MOMENTO Guião M Intervenientes

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária Área de Comunicação Tecnologia em Produção Publicitária Curta Duração Tecnologia em Produção Publicitária CARREIRA EM PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA Nos últimos anos, a globalização da economia e a estabilização

Leia mais

Content Marketing - Turismo & Lifestyle

Content Marketing - Turismo & Lifestyle Content Marketing - Turismo & Lifestyle QUEM SOMOS O INTRIP Ads, é um serviço de marketing de conteúdo, criado para atender de forma personalizada as empresas do mercado de turismo ou com interesse em

Leia mais

O / 4 FAIXA ETÁRIA SEXO 1.5% 0.2% 6.1% 0.2% 13.5% 25.8% 52.6% 407 entrevistas foram realizadas nos dias 27 e 28 de janeiro de 2010. Feminino.

O / 4 FAIXA ETÁRIA SEXO 1.5% 0.2% 6.1% 0.2% 13.5% 25.8% 52.6% 407 entrevistas foram realizadas nos dias 27 e 28 de janeiro de 2010. Feminino. A TERCEIRA EDIÇÃO DA CAMPUS PARTY BRASIL, REALIZADA EM SÃO PAULO ENTRE OS DIAS 25 E 31 DE JANEIRO DE 2010, REUNIU QUASE 100 MIL PARTICIPANTES PARA DISCUTIR AS TENDÊNCIAS DA INTERNET E DAS MÍDIAS DIGITAIS.

Leia mais

Comportamento do Shopper no Varejo

Comportamento do Shopper no Varejo Seminário GVcev Comportamento do Shopper no Varejo Case Dafiti Malte Huffmann A Dafiti traz alegria na hora de comprar We deliver fashion & lifestyle products conveniently and accessibly at one click This

Leia mais

Mídia Kit 2015. Veículos de comunicação Abendi

Mídia Kit 2015. Veículos de comunicação Abendi Veículos de comunicação Abendi Revista Abendi Apresentação A revista Abendi é o veículo oficial da associação. Publicada bimestralmente, traz informações sobre os diversos setores industriais atrelados

Leia mais

CAMPEOES PARA SEMPRE PDF

CAMPEOES PARA SEMPRE PDF CAMPEOES PARA SEMPRE PDF ==> Download: CAMPEOES PARA SEMPRE PDF CAMPEOES PARA SEMPRE PDF - Are you searching for Campeoes Para Sempre Books? Now, you will be happy that at this time Campeoes Para Sempre

Leia mais

INTELIGÊNCIA DE MERCADO APLICADA À SOCIAL MEDIA. Alfredo Passos, apassos@espm.br

INTELIGÊNCIA DE MERCADO APLICADA À SOCIAL MEDIA. Alfredo Passos, apassos@espm.br INTELIGÊNCIA DE MERCADO APLICADA À SOCIAL MEDIA Alfredo Passos, apassos@espm.br ALFREDO PASSOS É o primeiro profissional da América Latina a ser destacado pela Strategic and Competitive Intelligence Professionals,

Leia mais

g r u p O p o n t o i n i c i a l d a c o m u n i c a ç ã o.

g r u p O p o n t o i n i c i a l d a c o m u n i c a ç ã o. g r u p O p o n t o i n i c i a l d a c o m u n i c a ç ã o. GRUPO ZERO No mercado publicitário desde 2000, o Grupo Zero tem forte atuação no Paraná, São Paulo e Santa Catarina. Durante todos esses anos

Leia mais

Prezado Futuro Cliente

Prezado Futuro Cliente Prezado Futuro Cliente É com grade satisfação que encaminhamos nossa apresentação institucional e certos de estabelecermos uma parceria de sucesso e duradoura. Ela foi desenvolvida com objetivo de mostrar

Leia mais

Ações de Interatividade

Ações de Interatividade Ações de Interatividade Fundação Padre Anchieta TV Cultura Julho de 2007 Diário de Bárbara Em agosto de 2007, 14 adolescentes de várias partes do mundo foram convidados a conhecer o Pólo Norte para ver

Leia mais

Introdução A Delphi Com Banco De Dados Firebird (Portuguese Edition)

Introdução A Delphi Com Banco De Dados Firebird (Portuguese Edition) Introdução A Delphi Com Banco De Dados Firebird (Portuguese Edition) Ricardo De Moraes / André Luís De Souza Silva Click here if your download doesn"t start automatically Introdução A Delphi Com Banco

Leia mais

5 Conclusões. 5.1. Sumário do estudo

5 Conclusões. 5.1. Sumário do estudo 5 Conclusões 5.1. Sumário do estudo Esta pesquisa procurou estimar o futuro das transmissões de vídeo online e os novos formatos desse mercado como o conteúdo audiovisual e seus grandes desafios em relação

Leia mais

Searching for Employees Precisa-se de Empregados

Searching for Employees Precisa-se de Empregados ALIENS BAR 1 Searching for Employees Precisa-se de Empregados We need someone who can prepare drinks and cocktails for Aliens travelling from all the places in our Gallaxy. Necessitamos de alguém que possa

Leia mais

INTRODUÇÃO. Desde que a imprensa surgiu, a comunicação se baseia na tecnologia:

INTRODUÇÃO. Desde que a imprensa surgiu, a comunicação se baseia na tecnologia: INTRODUÇÃO Desde que a imprensa surgiu, a comunicação se baseia na tecnologia: 1450 Imprensa de Gutemberg 1940 Primeiras transmissões na TV 1960 Internet começa a ser desenvolvida 1973 Primeira ligação

Leia mais

Google AdWords Fundamentals

Google AdWords Fundamentals Google AdWords Fundamentals Introdução O Google AdWords é a principal ferramenta publicitária do Google a qual integra os principais mídias publicitárias disponíveis na Internet, atualmente é usada por

Leia mais

SISTEMÁTICA WEBMARKETING

SISTEMÁTICA WEBMARKETING SISTEMÁTICA WEBMARKETING Breve descrição de algumas ferramentas Sobre o Webmarketing Web Marketing é uma ferramenta de Marketing com foco na internet, que envolve pesquisa, análise, planejamento estratégico,

Leia mais

EVTE Rede Pessoal de Negócios

EVTE Rede Pessoal de Negócios 68 ANAIS DO CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO INATEL - INCITEL 2012 EVTE Rede Pessoal de Negócios Rafael Halfeld da Silva halfeld@gee.inatel.br Eduardo César Grizendi egrizendi@inatel.br INATEL Instituto

Leia mais